Vetores. Toda grandeza vetorial possui:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vetores. Toda grandeza vetorial possui:"

Transcrição

1 Vetores Vetores são ferramentas matemáticas usadas para representar grandezas físicas como deslocamento, força, velocidade e aceleração. Existem grandezas que não precisam de mais que seus valores para serem compreendidas como altura, temperatura, peso (como medida da balança) estas são grandezas ditas escalares. Grandezas vetoriais necessitam de direcionamento para serem completamente compreendidas. Toda grandeza vetorial possui: Módulo: É o valor da grandeza física. Exemplo: 5 m/s, 2 Kg, 1 m/s². Direção: Determina o plano que contém a grandeza, pode ser horizontal, vertical ou diagonal. Sentido: Determina o destino da grandeza. Exemplo: um deslocamento para o norte, uma força puxa o corpo para a direita. 10 m/s Direção: Horizontal Sentido: O vetor aponta para o leste Módulo: O tamanho do vetor determina seu valor, neste caso é um vetor velocidade de valor 10 m/s Representação de grandezas vetoriais Para diferenciar das grandezas que não precisam de orientação (escalares) usamos uma seta no topo da letra que representa a grandeza vetorial, a seta aponta sempre para a direita e não tem nenhuma outra função além de mostrar que aquela grandeza precisa de orientação para ser compreendida. Seguem alguns exemplos

2 a F v d Aceleração Força Velocidade Deslocamento Relação entre vetores Sempre que dois ou mais vetores atuam em um corpo é possível determinar o efeito final da aplicação de todos eles juntos, este efeito será representado pelo vetor resultante: 1º Caso: Vetores com a mesma direção e sentido F 1 = 3 N F 2 = 4 N Neste caso os vetores estão ajudando um ao outro, o efeito final será uma força maior que qualquer uma das forças aplicadas. F Resultante = F 1 + F 2 F Resultante = F Resultante = 7 N Explicando os detalhes Perceba que quando substitui os módulos (valores) dos vetores retirei a notação vetorial da força resultante, ela não se faz necessária já que estou calculando apenas seu valor, uma outra alternativa seria usar a notação para módulo, duas barrinhas na vertical que envolvem a grandeza F Resultante, neste caso não seria necessário retirar a notação de grandeza vetorial mesmo ao se calcular seu valor.

3 F 1 = 3 N F 2 = 4 N F Resultante = 7 N O efeito da aplicação das duas forças é idêntico ao de aplicar uma força de 7 N com a mesma orientação do vetor resultante. 2º Caso: Vetores com a mesma direção mas sentidos opostos F 1 = 3 N F 2 = 4 N Neste caso os vetores estão atrapalhando um ao outro, o efeito final será uma força menor que qualquer uma das forças aplicadas. F Resultante = F 2 F 1 F Resultante = 4 3 F Resultante = 1 N Explicando os detalhes A subtração pode sempre ser feita da forma subtraindo o maior vetor do menor desde você se atente para o fato de que o vetor resultante sempre estará orientado para o lado do maior vetor. F 1 = 3 N F Resultante = 1 N F 2 = 4 N O efeito da aplicação das duas forças é idêntico ao de aplicar uma força de 1 N com a mesma orientação do vetor resultante.

4 3º Caso: Vetores perpendiculares entre si F 1 = 3 N F 2 = 4 N Neste caso os vetores o efeito final será uma força orientada na diagonal. O vetor resultante seria calculado através de: (F R ) 2 = (F 2 ) 2 + (F 1 ) 2 (F R ) 2 = (4) 2 + (3)² (F R ) 2 = (F R ) 2 = 25 F R = 25 = 5 N O efeito da aplicação destas duas forças pode ser representada a seguir: F 1 = 3 N F Resultante = 5 N F 2 = 4 N Uma outra maneira de representar o mesmo resultante seria: F Resultante = 5 N F 1 = 3 N F 2 = 4 N O efeito da aplicação das duas forças é idêntico ao de aplicar uma força de 5 N com a mesma orientação do vetor resultante.

5 Nos exemplos foram usadas forças como vetores e encontramos a força resultante, poderíamos usar velocidades para achar velocidade resultante, deslocamento para achar deslocamento resultante e assim por diante. Podemos criar uma regra geral para se determinar um vetor resultante com base na orientação Antes de determinarmos o vetor resultante note que apesar do valor dos vetores não terem sido explicitados é possível contar pelos quadradinhos a influência dos vetores em cada eixo. Por exemplo: Se cada quadradinho tiver o valor de 1 N o vetor A ocupa, na vertical, 3 quadradinhos logo sua influência na vertical é de 3 N, já na horizontal ele ocupa 4 quadradinhos o que representa uma influência de 4 N na horizontal (isso te lembra de algo?). A influência dos vetores em cada direção costuma ser chamada de componente do vetor naquele direção. Uma vez que se conheça os valores das componentes de um vetor é possível calcular seu valor utilizando sempre o 3º caso de vetor resultante: Calculando o valor do vetor A : Você pode calcular o valor do vetor B? (A) 2 = (A horizontal ) 2 + (A vertical ) 2 (A) 2 = (4) 2 + (3) 2 (A) 2 = A = 25 = 5 N

6 Agora encontrando o vetor resultante, a ideia é mover o vetor B de forma que sua origem coincida com a extremidade do vetor A. Agora, a partir da origem do vetor A traçamos um terceiro vetor até a extremidade do vetor B.

7 O vetor C representa o vetor resultante formado pelos vetores A e B, está é uma regra geral que é capaz de determinar o vetor resultante em qualquer caso e com qualquer número de vetores. Exercícios resolvidos (Tente resolver os exercícios antes de ver a resolução) Questão 1: Perdido na mata uma militar sabe que seu acampamento está 4 km ao norte e 3 km a leste da sua posição atual, percebendo que uma tempestade se aproxima ela faz cálculos para determinar o melhor trajeto para chegar ao acampamento rapidamente. Quanto a situação descrita responda: a) Quais as características do vetor que representa este trajeto? b) Qual a redução do deslocamento em relação ao caminho conhecido pela militar? Resolução a) Representando a situação usando a regra geral para determinação do vetor resultante: Esta situação se encaixa no 3º caso portanto o vetor deslocamento resultante seria: (d R ) 2 = (d 2 ) 2 + (d 1 ) 2

8 (d R ) 2 = (4) 2 + (3)² (d R ) 2 = (d R ) 2 = 25 d R = 25 = 5 Km Logo o vetor resultante tem direção diagonal, sentido nordeste e módulo 5 km. b) Percorrendo o caminho lembrado ela percorreria 7km (4 + 3) já pelo vetor resultante seriam 5 km logo a militar reduziria seu trajeto em 2 km. Questão 2: Um bloco está sob a ação de 5 forças e a F 1 está orientada exatamente na diagonal dos vetores F 2 e F 5 conforme a figura a seguir ilustra: Quais as características da força resultante que atua no bloco (módulo, direção e sentido)? Resolução Primeiramente vamos usar os casos 1 e 2 para simplificar o sistema: F 5 F 3 = 5 2 = 3 N F 1 = 5 N F 2 F 4 = 7 3 = 4 N

9 Agora aplicando o 3º caso aos vetores perpendiculares: 3 N F Resultante F 1 = 5 N 4 N (F R ) 2 = (4) 2 + (3)² (F R ) 2 = (F R ) 2 = 25 F R = 25 = 5 N Logo o sistema ficará: F Resultante = 5 N F 1 = 5 N Aplicando o caso 1 o vetor resultante total será: F Resultante TOTAL = = 10 N Então o vetor resultante será uma força de módulo 10 N, direção diagonal, sentido nordeste.

10 Questão 3: Na figura a seguir um transatlântico navega com velocidade definida pelo vetor de direção vertical amarelado, o vetor avermelhado representa a velocidade com que o vento perturba o movimento da embarcação e o vetor esverdeado representa a velocidade de uma corrente marítima existente nesta região. Determine a direção, o sentido e o módulo do vetor velocidade do transatlântico considerando que cada quadradinho tem lado 1 m/s. Resolução A velocidade do barco (vetor amarelado) vale 3 m/s e aponta para o norte, a do vento (avermelhado) tem valor 3 m/s e aponta para o oeste e a corrente marítima (esverdeado) tem valor 2 m/s na vertical e 2 m/s na horizontal (já analisando as influências do vetor em cada direção). Separando as componentes (influências) da velocidade da corrente marítima:

11 Agora é fácil simplificar a situação e perceber que: A velocidade resultante na vertical terá módulo 1 m/s na direção vertical e sentido norte (3 m/s do motor subtraídos de 2 m/s do vento) A velocidade resultante na horizontal terá módulo 1 m/s na direção horizontal e sentido oeste (3 m/s do vento subtraídos de 2 m/s do vento) Por fim podemos relacionar as velocidades usando o 3ºcaso:

12 V R 1,41 m/s

13 O vetor resultante de preto pode ser calculado através do teorema de Pitágoras: V R 2 = V R 2 = 2 V R = 2 1,41 m/s Exercícios Exercício 1: Três forças de valores F 1, F 2 e F 3, respectivamente iguais a 6 N, 2 N e 3 N atuam em um mesmo corpo. Determine o valor, a direção e o sentido do vetor força resultante. Exercício 2: Após sair da escola, situada no ponto A, um grupo de estudantes caminha em direção à estação de metrô, no ponto B. Considerando que cada vetor represente um deslocamento de 10 metros calcule o valor do vetor deslocamento, em metros, resultante entre os pontos A e B. Exercício 3: Os blocos a seguir estão sob ação de diversas forças, simplifiqueas e calcule o módulo da força resultante em cada caso.

14 Exercício 4: Dois vetores a e b atuam em um objeto no ponto P, determine o valor, a direção e o sentido do vetor resultante. Exercício 5: No diagrama a seguir estão representados diversos vetores, julgue os itens quanto a relação entre eles. D A B C E F 1 ( ) A = B 2 ( ) C = A 3 ( ) E + B < A + D

15 4 ( ) E + F > B + C Exercício 6: Usando os vetores mostrados no quadro abaixo e considerando que o lado de cada quadradinho vale 1 m calcule e desenhe o que se pede: a) b + c b) c + d c) a + b + d d) a + e + c Exercício 7: No diagrama a seguir estão representados 10 vetores, calcule e represente o vetor resultante.

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico.

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. Grandezas Vetores É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. GRANDEZA ESCALAR São aquelas medidas que precisam

Leia mais

Velocidade Aceleração Força Tempo Comprimento Massa Energia Temperatura Corrente elétrica Quantidade de calor Carga elétrica Campo elétrico

Velocidade Aceleração Força Tempo Comprimento Massa Energia Temperatura Corrente elétrica Quantidade de calor Carga elétrica Campo elétrico ELE FOI NAQUELA DIREÇÃO! OU SERIA, NAQUELE SENTIDO? CONTEÚDOS Grandezas escalares Grandezas vetoriais Força resultante Vetor AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Grandezas escalares e grandezas vetoriais Vimos

Leia mais

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO TURMA: FÍSICA B - 2012 1ª SÉRIE DATA: / / 1) Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de grandezas escalares e vetoriais. I Uma grandeza é chamada de escalar quando

Leia mais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Na Física tratamos de dois tipos principais de grandezas: as grandezas escalares e grandezas vetoriais. Grandezas Escalares A grandeza escalar é aquela

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2018.1 Vetores Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES Diariamente nos deparamos com muitas grandezas físicas. Algumas dessas grandezas ficam perfeitamente definidas com um valor numérico e sua unidade

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz

Bacharelado Engenharia Civil. Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Bacharelado Engenharia Civil Disciplina:Física Geral e Experimental I 1 período Prof.a: Msd. Érica Muniz Cálculo Vetorial Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para

Leia mais

Física 1 - Aula 4. 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais. 2 Vetores. Prof. Afonso Henriques Silva Leite. 23 de março de 2016

Física 1 - Aula 4. 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais. 2 Vetores. Prof. Afonso Henriques Silva Leite. 23 de março de 2016 Física 1 - Aula 4 Prof. Afonso Henriques Silva Leite 23 de março de 2016 1 Grandezas Físicas Escalares e Vetoriais Algumas Grandezas Físicas são determinadas (ou conhecidas) por completo por apenas um

Leia mais

Variantes... O que isso significa? Qual a importância disso? Isso está relacionado a que?

Variantes... O que isso significa? Qual a importância disso? Isso está relacionado a que? Variantes... O que isso significa? Qual a importância disso? Isso está relacionado a que? GRANDEZA ESCALAR: São grandezas físicas em que apenas o seu valor numérico, com uma unidade correspondente, é

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES B a A B 5m A v - v a b b a s a b c b S a a s b s = a 2 + b 2 d = a - b d = a + (-b) d a -b b y a a x a y x Como pode cair no enem? (UFRJ) Sejam três cartazes idênticos

Leia mais

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e

Vetores. 2. (G1 - ifpe 2012) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A 4. i 3. j e Vetores 1. (Uece 2014) Duas únicas forças, uma de 3 N e outra de 4 N, atuam sobre uma massa puntiforme. Sobre o módulo da aceleração dessa massa, é correto afirmar-se que a) é o menor possível se os dois

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES DURANTE AS AULAS DE VETORES VOCÊ APRENDERÁ: Diferença entre grandezas escalares e vetoriais

Leia mais

Física D Semiextensivo v. 1

Física D Semiextensivo v. 1 Física D Semiextensivo v. 1 Exercícios 01) 01 02) B 03) A 01. Verdadeira. 02. Falsa. Pressão é uma grandeza escalar. 04. Falsa. Quantidade de movimento é grandeza vetorial. 08. Falsa. Impulso e velocidade

Leia mais

Grandeza Vetorial. Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I. Considerações. Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período

Grandeza Vetorial. Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I. Considerações. Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Vetores- Unidade 2 Prof.a : Msd Érica Muniz 1 período Grandeza Vetorial Algumas vezes necessitamos mais que um número e uma unidade para representar

Leia mais

Conceitos de vetores. Decomposição de vetores

Conceitos de vetores. Decomposição de vetores Conceitos de vetores. Decomposição de vetores 1. Introdução De forma prática, o conceito de vetor pode ser bem assimilado com auxílio da representação matemática de grandezas físicas. Figura 1.1 Grandezas

Leia mais

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores.

ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. ROTEIRO: 1. Cap. 2 Plano Cartesiano; 2. Vetores. Capítulo 2 Plano Cartesiano / Vetores: Plano Cartesiano Foi criado pelo matemático René Descartes, associando a geometria à álgebra. Desse modo, ele pôde

Leia mais

Expressão cartesiana de um vetor

Expressão cartesiana de um vetor Expressão cartesiana de um vetor Seja o vetor : Todo vetor em três dimensões pode ser escrito como uma combinação linear dos vetores de base Multiplicação de vetores Expressões analíticas para multiplicação

Leia mais

FÍSICA I CASOS PARTICULARES AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES

FÍSICA I CASOS PARTICULARES AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES FÍSICA I AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES TÓPICO 05: SOMA E SUBTRAÇÃO DE VETORES O carro quebrou. E agora? Vai ser preciso empurrá-lo e você pede ajuda a várias pessoas. É claro

Leia mais

Exercícios complementares Física Conteúdos: Força resultante e 2ª Lei de Newton 3 N 4 N. 8 N 2 kg 16 N 12 N 9 N

Exercícios complementares Física Conteúdos: Força resultante e 2ª Lei de Newton 3 N 4 N. 8 N 2 kg 16 N 12 N 9 N 1. Nas situações mostradas a seguir, cada objeto foi submetido a ação de diversas forças. Para cada situação realize os cálculos necessários e determine o valor da força resultante. Depois disso, desenhe

Leia mais

FÍSICA I AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES

FÍSICA I AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES FÍSICA I AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES TÓPICO 04: VETORES E ESCALARES; CARACTERÍSTICAS DE UM VETOR VERSÃO TEXTUAL Quem é que nunca sonhou encontrar um antigo mapa de tesouro?

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: VETORES Vetor: segmento de reta orientado com origem e extremidade. A + B = S VERIFICAR

Leia mais

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares.

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares. FÍSICA - VETORES Conteúdo: Grandezas vetoriais x escalares; Soma de vetores: Método da poligonal, método do paralelogramo e método das projeções; subtração de vetores, multiplicação por número real e versores.

Leia mais

Física - vetores. Página 1 de 9

Física - vetores. Página 1 de 9 1. (Ita) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer

Leia mais

Objectivos de aprendizagem: No final desta lição, você será capaz de:

Objectivos de aprendizagem: No final desta lição, você será capaz de: 3 For orças Per erpendicular pendiculares es 234567890345678903456789034567890345678 Objectivos de aprendizagem: No final desta lição, você será capaz de: Identificar forças perpendiculares. Determinar

Leia mais

GABARITO COMENTADO DE PROVAS DE FÍSICA CINEMÁTICA

GABARITO COMENTADO DE PROVAS DE FÍSICA CINEMÁTICA GABARITO COMENTADO DE PROVAS DE FÍSICA CINEMÁTICA 1ª Prova 2007 Questão 1: FÁCIL O valor de H é calculado pela equação de Torricelli: Para isso, deve-se calcular a velocidade inicial e final: (sinal negativo,

Leia mais

Cinemática Bidimensional

Cinemática Bidimensional Cinemática Bidimensional INTRODUÇÃO Após estudar cinemática unidimensional, vamos dar uma perspectiva mais vetorial a tudo isso que a gente viu, abrangendo mais de uma dimensão. Vamos ver algumas aplicações

Leia mais

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade.

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Vetores Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Grandeza Vetorial precisa de módulo, direção e sentido para ficar perfeitamente representado. VETOR É o ente matemático que nos ajuda

Leia mais

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor:

MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: MÓDULO 5 aula 41 (vetores) FERA, o segmento de reta orientado utilizado para caracterizar uma grandeza vetorial é chamado de vetor: Simbologia: B AB a vetor a AB a módulo do vetor a A O segmento orientado

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS

LISTA DE EXERCICIOS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS horizontal um ângulo de 60. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade. 06) (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Vetores Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos Tópicos Abordados Nesta Aula Cálculo de Força Resultante. Operações Vetoriais. Lei dos Senos. Lei dos Cossenos. Grandezas Escalares Uma grandeza escalar é caracterizada

Leia mais

Força de interação entre qualquer corpo de massa m com um campo gravitacional e pode ser calculado com a equação:

Força de interação entre qualquer corpo de massa m com um campo gravitacional e pode ser calculado com a equação: Principais forças da dinâmica Resumo Após o estudo das Leis de Newton, podemos definir as principais forças que usamos na Dinâmica: força peso, força normal, força elástica, tração e força de atrito. Para

Leia mais

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético.

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético. Prof. Paulino Mourão VETORES Física MARÇO/009 ursos C 1. GRANDEZAS FÍSICAS 3. SOMA DE VETORES º E.M. Master 11/03/09 1.1. Grandezas Escalares São totalmente definidas somente por um valor numérico associado

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Conceito de Momento de uma Força O momento de uma força em relação a um ponto ou eixo fornece uma medida da tendência dessa força de provocar a rotação de um corpo em torno do

Leia mais

Medição. Os conceitos fundamentais da física são as grandezas que usamos para expressar as suas leis. Ex.: massa, comprimento, força, velocidade...

Medição. Os conceitos fundamentais da física são as grandezas que usamos para expressar as suas leis. Ex.: massa, comprimento, força, velocidade... Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Mecânica Clássica Professora: Subênia Medeiros Medição Os conceitos fundamentais da física são as grandezas

Leia mais

Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor resultante) dos vetores AB e BC. Essa soma não é uma soma algébrica comum.

Chamaremos AC de vetor soma (um Vetor resultante) dos vetores AB e BC. Essa soma não é uma soma algébrica comum. Vetores Uma partícula que se move em linha reta pode se deslocar em apenas uma direção, sendo o deslocamento positivo em uma e negativo na outra direção. Quando uma partícula se move em três dimensões,

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Prof. Esp. Thiago Magalhães VETORES NO PLANO E NO ESPAÇO INTRODUÇÃO Cumpre de início, distinguir grandezas escalares das grandezas vetoriais. Grandezas escalares são aquelas que para sua perfeita caracterização basta informarmos

Leia mais

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade

VETORES. DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade 1 DEFINIÇÃO DE GRANDEZA É tudo aquilo que pode ser medido Exemplos: Comprimento Aceleração Força Velocidade GRANDEZAS ESCALARES São grandezas que se caracterizam apenas por um valor acompanhado uma unidade

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 1) Uma pessoa puxa horizontalmente o bloco B da figura 1, fazendo com que

Leia mais

2007 3ª. fase Prova para alunos da 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 9º. ano.

2007 3ª. fase Prova para alunos da 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 9º. ano. 2007 3ª. fase Prova para alunos da 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 9º. ano. 02) A prova contém oito (8) questões e TODAS DEVEM SER RESOLVIDAS.

Leia mais

Sumário. Da Terra à Lua. As forças e os seus efeitos. Uma força que atue num corpo 05/10/2015

Sumário. Da Terra à Lua. As forças e os seus efeitos. Uma força que atue num corpo 05/10/2015 Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Movimentos na Terra e no Espaço. 1.2- - As forças e os seus efeitos. - Aceleração média e aceleração instantânea. - Movimento acelerado e movimento retardado. - Relação entre

Leia mais

QUESTÃO DE FORÇA ELÉTRICA EM CARGAS POSICIONADAS NOS VÉRTICES DE TRIÂNGULO EQUILÁTERO RESOLVIDA PELO PROF. PAULO CANAL ILHA FÍSICA ENUNCIADO

QUESTÃO DE FORÇA ELÉTRICA EM CARGAS POSICIONADAS NOS VÉRTICES DE TRIÂNGULO EQUILÁTERO RESOLVIDA PELO PROF. PAULO CANAL ILHA FÍSICA ENUNCIADO QUESTÃO DE FORÇA ELÉTRICA EM CARGAS POSICIONADAS NOS VÉRTICES DE TRIÂNGULO EQUILÁTERO RESOLVIDA PELO PROF. PAULO CANAL ILHA FÍSICA ENUNCIADO Há 3 cargas puntiformes, q 1, q 2 e q 3, cada uma em um vértice

Leia mais

3 Vetores

3 Vetores https://assets.wired.com/photos/w_1720/wp-content/uploads/2017/01/vector-495300389-2-1.jpg 3 Vetores 3-1 Vetores e suas componentes Qual é a física? Várias grandezas possuem amplitude e orientação no espaço

Leia mais

Movimento em duas e três dimensões

Movimento em duas e três dimensões Movimento em duas e três dimensões Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como representar a posição de um corpo em duas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica. ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica. ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica ENG1705 Dinâmica de Corpos Rígidos (Período: 2016.1) Notas de Aula Capítulo 1: VETORES Ivan Menezes ivan@puc-rio.br

Leia mais

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANÁLITICA Consideremos uma reta r e sejam A e B dois pontos de r Ao segmento de reta AB, podemos associar 2 sentidos : de A para B e de B para A Escrevemos AB para representar

Leia mais

RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS

RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MÓDULO 01 RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS NOTAS DE AULA: - Prof. Borja 2016.2 MÓDULO 1 Relações Trigonométricas OBJETIVOS Ao final deste módulo o aluno deverá ser capaz de: resolver problemas

Leia mais

Experimento prático. Módulo do vetor deslocamento. Objetivos:

Experimento prático. Módulo do vetor deslocamento. Objetivos: Experimento prático Módulo do vetor deslocamento Objetivos: 1. Resolver um problema prático utilizando geometria analítica. 2. Explorar o conceito de vetor a partir da noção de vetor deslocamento. 3. Treinar

Leia mais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Capítulo 2 Vetores 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Eistem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que ficam definidas por apenas um número real, acompanhado

Leia mais

1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares

1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares 1 1: Grandezas vetoriais e grandezas escalares A Física lida com um amplo conjunto de grandezas Dentro dessa gama enorme de grandezas existem algumas cuja caracterização completa requer tão somente um

Leia mais

Irineu dos Santos Yassuda

Irineu dos Santos Yassuda MECÂNICA TÉCNICA 2 Curso: Técnico em Automação Industrial Irineu dos Santos Yassuda Revisão de Matemática Conceito de Momento de uma Força O momento de uma força em relação a um ponto ou eixo fornece uma

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO

REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO A NOVA TURMA MED ENEM 2018 VAI COMEÇAR OLHA SÓ QUANTA COISA VOCÊ VAI TER NESTA TURMA: ROTEIROS DE ESTUDO SEMANAIS EM PDF (RESUMO

Leia mais

Lista 1 - Física /1. 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b.

Lista 1 - Física /1. 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b. Lista 1 - Física - 2019/1 1. Para os vetores abaixo, calcule a b, a b, a, b, a b, e o ângulo θ entre a e b. Lembramos que o produto escalar entre dois vetores é definido como a b = abcosθ, (1) em que θ

Leia mais

Trabalho Menu Introdução Energia Unidades no SI Trabalho de uma força constante Classificação Unidades de trabalho Casos particulares de trabalho

Trabalho Menu Introdução Energia Unidades no SI Trabalho de uma força constante Classificação Unidades de trabalho Casos particulares de trabalho Trabalho Menu 1 Introdução 2 Energia 3 Unidades no SI 4 Trabalho de uma força constante 5 Classificação 6 Unidades de trabalho 7 Casos particulares de trabalho 8 Trabalho de uma força variável 9 Trabalho

Leia mais

Aula 2 Vetores de força

Aula 2 Vetores de força Aula 2 Vetores de força slide 1 Escalares e vetores Um escalar é qualquer quantidade física positiva ou negativa que pode ser completamente especificada por sua intensidade. Exemplos de quantidades escalares:

Leia mais

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Aula 02: Movimento Retilíneo Observe o movimento da tartaruga acima. Note que a cada segundo, ela anda 10cm e mantém sempre esse movimento. A velocidade

Leia mais

Física. Introdução. Professor Alexei Muller.

Física. Introdução. Professor Alexei Muller. Física Introdução Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física INTRODUÇÃO Grandezas Físicas Grandeza Física é tudo que pode ser medido. Medir uma grandeza é compará-la com outra grandeza

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

tenha tamanho igual a 5. Determinar o valor de k, se existir, para que os vetores u k,2,k

tenha tamanho igual a 5. Determinar o valor de k, se existir, para que os vetores u k,2,k Vetores Questão 1 Determine o valor de k para que o vetor v (2k,k, 3k) tenha tamanho igual a 5. Questão 2 Ache w tal que w i k 2 i k 2 i j k e w 6. Questão 3 Determinar o valor de k, se existir, para que

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Professora Bruna FÍSICA A. Aula 17 Desenhando Vetores. Página 203

Professora Bruna FÍSICA A. Aula 17 Desenhando Vetores. Página 203 FÍSICA A Aula 17 Desenhando Vetores Página 203 CARACTERIZAÇÃO DE GRANDEZAS VETORIAIS Como já vimos, grandezas vetoriais se diferenciam das escalares pela necessidade de indicar para onde elas apontam.

Leia mais

Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática

Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática Estática Conceito de Momento de uma Força O momento de uma força em relação a um ponto ou eixo fornece uma medida da tendência dessa força de provocar a rotação de um corpo em torno do ponto ou do eixo.

Leia mais

MECÂNICA GERAL VETORES POSIÇÃO E FORÇA

MECÂNICA GERAL VETORES POSIÇÃO E FORÇA MECÂNICA GERAL VETORES POSIÇÃO E FORÇA Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Recordar o conceito de vetor posição Recordar o conceito de vetor força Recordar as operações vetoriais no plano Atividade

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I EQUILÍBRIO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I EQUILÍBRIO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I EQUILÍBRIO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: As condições que

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO RESOLUÇÃO COMENTADA Prof.: Pedro Bittencourt Série: 1ª Turma: A Disciplina: Física Nota: Atividade: Avaliação mensal 1º bimestre Valor da Atividade: 10 Instruções Esta avaliação é individual e sem consulta.

Leia mais

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 NOTA AULA PRÁTICA No. 05 VETORES PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA ! Objetivos: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação de vetores em um plano

Leia mais

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA II 1) Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos? 2) Responda os itens

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio Exercícios de Fixação Vetores Primeiro Ano Ensino Médio 1) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado? 2) O que são vetores iguais? E vetores opostos? Dê exemplo

Leia mais

a) Triângulo retângulo: É o triângulo que possui um ângulo reto (90 ).

a) Triângulo retângulo: É o triângulo que possui um ângulo reto (90 ). Geometria Analítica Módulo 1 Revisão de funções trigonométricas, Vetores: Definições e aplicações Módulo, direção e sentido. Igualdades entre vetores 1. Revisão de funções trigonométricas a) Triângulo

Leia mais

CINEMÁTICA E DINÂMICA

CINEMÁTICA E DINÂMICA PETROBRAS TECNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR CINEMÁTICA E DINÂMICA QUESTÕES RESOLVIDAS PASSO A PASSO PRODUZIDO POR EXATAS CONCURSOS www.exatas.com.br v3 RESUMÃO GRANDEZAS E UNIDADES (S.I.) s: Espaço (distância)

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 4. Vetores

Curso Física 1. Aula - 4. Vetores Curso Física 1 Aula - 4 Vetores Escalares e Vetores Uma quantidade escalar é completamente especificada por um único valor com uma unidade apropriada e não tem nenhuma direção especifica. Exemplos: - Distância

Leia mais

FÍSICA - I. Força e Movimento I. 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I. Força e Movimento I. 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I Força e Movimento I 2ª. Parte Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Trabalhar FORÇAS como grandezas vetoriais. Enunciar as três Leis de Newton. Aplicar as três Leis de Newton em problemas

Leia mais

Mecânica Geral 17/02/2016. Resultante de Duas Forças

Mecânica Geral 17/02/2016. Resultante de Duas Forças Mecânica Geral Capítulo 2 Estática de Partículas Resultante de Duas Forças Força: ação de um corpo sobre outro; caracterizada por seu ponto de aplicação, sua intensidade, sua direção, e seu sentido. Evidênciaseperimentaismostramque

Leia mais

Aula 13 e 14. Leis de Newton e Energia

Aula 13 e 14. Leis de Newton e Energia Aula 13 e 14 Leis de Newton e Energia Revisão Estudo dos Movimentos Princípio da Independência dos Movimentos (Galileu) O movimento da bola é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal

Leia mais

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física.

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Dione Dom Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Valor: 1 Ponto 1) A figura a seguir mostra seis vetores que formam

Leia mais

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler.

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. DINÂMICA APLICADA Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. Samuel Sander de Carvalho Samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora MG Introdução: Objetivo: Desenvolver

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL r P r 1 1 r 2 r 2 vm r 2 1 a a t Eixo tangente à trajetória a c a Fixação 1) Um móvel percorre 4,0km para leste e 3,0km para norte. Isso ocorre em 20 minutos.

Leia mais

MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA

MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona E 2 Estática CAPÍTULO MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Teas Tech Universit das Partículas Conteúdo Introdução Resultante

Leia mais

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas Escalares e Vetoriais VETORES Grandezas Escalares e Vetoriais Uma grandeza física é um escalar quando pode ser caracterizada apenas por um número, sem necessidade de associar-lhe alguma orientação. Exemplos: Massa de uma bola:

Leia mais

Vetores de força. Objetivos da aula. Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo.

Vetores de força. Objetivos da aula. Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Objetivos da aula Vetores de força Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Expressar a força e sua posição na forma de um vetor cartesiano e explicar como

Leia mais

DEFINIÇÃO OPERAÇÕES COM VETORES DECOMPOSIÇÃO VETORIAL. CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Professor: MSc.

DEFINIÇÃO OPERAÇÕES COM VETORES DECOMPOSIÇÃO VETORIAL. CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Professor: MSc. DEFINIÇÃO OPERÇÕES COM VETORES DECOMPOSIÇÃO VETORIL CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Professor: MSc. Demetrius Leão 1 GRNDEZ FÍSIC TUDO QUE PODE SER MEDIDO. GRNDEZ ESCLR GRNDEZ

Leia mais

Educação para o Trabalho e Cidadania.

Educação para o Trabalho e Cidadania. Sumário Introdução 5 Relação de fase entre grandezas CA 6 Ângulo de defasagem entre grandezas CA 9 Vetores 1 Resultante de um sistema de vetores 14 Fasores Representação fasorial de grandezas senoidais

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1 A velocidade relativa do barco II medida pelo barco I, vale: v v v v v v rel II,I II I II v II I v I v rel A direção do vetor V rel é compatível com a direção do vetor

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

2.1 Forças e a lei. 2.1 Forças e a lei da ação-reação. Resultante das Forças. Representação, caracterização e medição de forças

2.1 Forças e a lei. 2.1 Forças e a lei da ação-reação. Resultante das Forças. Representação, caracterização e medição de forças .1 Forças e a lei da ação-reação. Resultante das forças 1 Representação, caracterização e medição de forças Todos os corpos estão sujeitos a forças. Nós detetamos as forças pelos efeitos que provocam nos

Leia mais

A partir dessas definições, podemos afirmar que se a força resultante F R 3 SEGUNDA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA

A partir dessas definições, podemos afirmar que se a força resultante F R 3 SEGUNDA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA 1 INTRODUÇÃO À Quando falamos de Cinemática, nosso interesse é em entender os movimentos, mas sem levar em conta a causa, lembra? Bom, agora é a hora de falarmos sobre as causas, ou seja, a relação entre

Leia mais

FÍSICA COMENTÁRIO DA PROVA DE FÍSICA

FÍSICA COMENTÁRIO DA PROVA DE FÍSICA COMENTÁRIO DA PROVA DE FÍSICA Diferente da primeira fase, que apresentou questões de variados níveis de dificuldade, a prova da segunda fase da UFPR foi muito simples. Acreditamos que tal procedimento

Leia mais

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 1 11/05/2016 REVISÃO PRODUTO ESCALAR ENTRE VETORES. Propriedades:

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 1 11/05/2016 REVISÃO PRODUTO ESCALAR ENTRE VETORES. Propriedades: FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 1 TRABALHO DE FORÇAS E O TEOREMA TRABALHO-ENERGIA CINÉTICA REVISÃO PRODUTO ESCALAR ENTRE VETORES O produto escalar entre dois vetores é simbolizado por É calculado de duas maneiras

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Departamento de Física Física Fundamental Prof. Normando Lista de Exercícios 1

Universidade Federal do Ceará Departamento de Física Física Fundamental Prof. Normando  Lista de Exercícios 1 Universidade Federal do Ceará Departamento de Física Física Fundamental Prof. Normando (normandof@gmail.com/ normando@ufc.br) Lista de Exercícios 1 1ª) Achar o módulo e a direção dos vetores que cada um

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO DE UM VETOR POR UM ESCALAR

MULTIPLICAÇÃO DE UM VETOR POR UM ESCALAR FÍSICA I AULA 01: GRANDEZAS FÍSICAS; SISTEMAS DE UNIDADES; VETORES TÓPICO 06: MULTIPLICANDO VETORES Os vetores podem ser multiplicados de três maneiras. Entretanto o que chamamos de multiplicação de vetores

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Princípio da transmissibilidade Produto Vetorial Componentes cartesianas Momento de uma força em relação a um ponto Projeção de um vetor sobre

Leia mais

( ) Velocidade e Aceleração Vetorial. Gabarito: Página 1 A A B B. = Q= m v = 85 22= 1870 N s.

( ) Velocidade e Aceleração Vetorial. Gabarito:  Página 1 A A B B. = Q= m v = 85 22= 1870 N s. Gabarito: Velocidade e Aceleração Vetorial Resposta da questão 1: Todo movimento circular contém uma componente centrípeta voltada para o centro da circunferência de módulo não nulo. Resposta da questão

Leia mais

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de:

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de: Apresentação: Equiĺıbrio estático INTRODUÇÃO As grandezas físicas são geralmente classificadas como quantidades escalares ou vetoriais. Uma grandeza física escalar (ou simplesmente um escalar) é aquela

Leia mais