A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DAS ÁGUAS NA VIDA DOS RIBEIRINHOS NO PARANÁ DO CAMBIXE NO CAREIRO DA VÁRZEA AM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DAS ÁGUAS NA VIDA DOS RIBEIRINHOS NO PARANÁ DO CAMBIXE NO CAREIRO DA VÁRZEA AM"

Transcrição

1 A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DAS ÁGUAS NA VIDA DOS RIBEIRINHOS NO PARANÁ DO CAMBIXE NO CAREIRO DA VÁRZEA AM Pinto, Haroldo Almeida Universidade Federal do Amazonas UFAM Departamento de Geografia (92) Nogueira, Amélia Regina Batista Universidade Federal do Amazonas UFAM (92) O enfoque principal deste trabalho é tentar demonstrar de maneira sucinta como os habitantes do lugar, Paraná do Cambixe, no Careiro da Várzea, atuam de acordo com o movimento das águas (cheia e vazante). Como os homens e as mulheres do lugar realizam suas atividades sócio-econômicas e culturais. E, a maneira que eles, percebem o rio, a fauna e a flora no período de cheias e vazantes. O rio é um dos elementos mais importantes na composição do cenário do lugar. Além de ser um corredor por onde se transportam pessoas, e mercadorias é grande fornecedor de alimento, (o pescado), que além de ser consumido pelos ribeirinhos é comercializado em pequena, média e grande escala, abastecendo principalmente os mercados e feiras de Manaus. Embora os habitantes da área de várzea não conheçam o valor científico do solo após a deposição dos sedimentos que foram carreados pelo rio Solimões-Amazonas, compreendem através da percepção que as águas depois que baixam, ou seja, no período da vazante, deixam nutrientes no solo, tornando-os mais férteis e próprios para o plantil. E através de técnicas rudimentares, por exemplo: os canteiros suspensos, a produção da farinha, e a construção de marombas currais suspensos - os homens e as mulheres do lugar mantêm a produção familiar durante todo o ano. Também a caça representa um auxilio para a manutenção da família no período da cheia. Porém, é feito de maneira modesta, porque atualmente há escassez de pequenos e médios animais. O objetivo é caracterizar o modo de vida dos habitantes do lugar a partir de suas experienciações e qual a influencia do movimento das águas (período de cheia e vazante) E como o dinamismo da natureza influencia no comportamento dos homens e mulheres do lugar. De que maneira os mesmos constroem suas habitações, as casa flutuantes e as palafitas. Os meios de transporte, a variação de suas atividades econômicas, como a agricultura, a pesca, a criação de pequenos e grandes animais e o extrativismo. A base de fundamentação do nosso trabalho esta presente na perspectiva fenomenológica e para tal buscaremos autores inseridos na discussão como: RELPH, C. E (1979), quando firma que a fenomenologia tem haver com princípios, com as origens do significado e da experiência. E em NOGUEIRA, A. (2001), que enfatiza as qualidades: mundo-vivido, representação, percepção e lugar. Além das obras de Fraxe, T. J. P. Homens Anfíbios:

2 etnografia de um campesinato das águas, e, STERNBERGER, H. O Reilly. A Água e o homem na Várzea do Careiro. Vamos buscar apoio para compreender a importância do sistema fluvial na vida dos ribeirinhos. O desenvolvimento desse trabalho abrange o Careiro da Várzea no Amazonas. Porém, dando ênfase ao Paraná do Cambixe no Careiro da Várzea Am. Com o intuito de demonstrar a percepção peculiar que os habitantes do lugar fazem, de acordo com o movimento das águas (enchentes e vazantes). Para isso ouvimos os moradores do lugar: homens, mulheres, idosos, pastores e padres, e os representantes das entidades governamentais, comandantes de embarcações e outros. A pesquisa tem nos mostrado que apesar da dinâmica que o lugar oferece, bem como da expansão do capitalismo, os homens e mulheres valorizam suas experienciações mantendo um ritmo de vida diferenciado e diversificado através das relações culturais, sociais e econômicas onde, a relações familiares são muito marcantes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FRAXE, Terezinha J.P. Homens Anfíbios: etnografia de um campesinato das águas / Terezinha J. P. Fraxe São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Tese de doutorado Percepção e Representação Gráfica: a geograficidade nos mapas mensais dos comandantes de embarcações no Amazonas R, C. Edward. As Bases Fenomenológicas da Geografia Boletim de Geografia, 4 (7), abril, 1979.Rio Claro-SP. STERNBERGER, Hilgard O Reilly. A Água e o homem na Várzea do Careiro 2ª Ed. Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém PA, 1998.

3 LA INFLUENCIA DEL MOVIMIENTO DE LAS ÁGUAS EM LA VIDA DE LOS RIBEIRINHOS NO PARANÁ DO CAMBIXE NO CAREIRO DA VÁRZEA AMAZONAS / BRASIL Pinto, Haroldo Almeida Universidade Federal do Amazonas UFAM. Departamento de Geografia haroldo_ap@ig.com.br - Fone: (092) Nogueira, Amélia Regina Batista Universidade Federal do Amazonas UFAM ab.nogueira@uol.com.br - Fone (092) El enfoque principal de este trabajo es intentar demostrar de manera sucinta como los habitantes del lugar llamado Paraná do Cambixe, en el Careiro da Várzea en el Amazonas Brasil, actúan de acuerdo con el movimiento de las aguas (río cheio es cuando el nivel del agua esta alto y vazante es cuando el nivel del río es bajo). Además, reflejar como los hombres y mujeres del lugar realizan sus actividades socioeconómicas y culturales. La manera en que ellos perciben el río, la fauna y la flora en los períodos conocidos como cheias e vazantes. El río es un de los elementos más importantes en la composición del escenario del lugar. Además de ser un corredor por donde se transportan personas y mercancías, el río es un importante fuente de alimentos para los nativos del lugar, el pescado es la principal fuente de proteína animal en la región, pues además de ser consumido por los ribeirinhos es comercializado en pequeña, media y gran escala, abasteciendo principalmente los mercados y ferias de Manaus (capital del Amazonas en Brasil). Aunque los habitantes del área llamada de várzea no conozcan el valor científico del suelo después de la deposición de los sedimentos que fueron cargados por el río Solimões- Amazonas, ellos comprenden a través de la observación que las aguas después que bajan, es decir, en el período de vazante, dejan nutrientes en el suelo, tornandolos más fértiles y propios para el plantío. Así, a través de técnicas rudimentales, por ejemplo: los canteros suspensos, la producción de harina de yuca, y la construcción de marombas ( corrales suspensos ) los hombres y las mujeres del lugar mantienen la producción familiar durante todo el año. También la caza representa un auxilio para el mantenimiento de la familia en el período llamado cheia. Sin embargo, la caza es realizada de manera modesta, pues actualmente hay escasez de animales pequeños y medianos. El objetivo de nuestro trabajo es caracterizar el modo de vida de los habitantes de cada lugar, a partir de sus vivencias, de acuerdo a la influencia del movimiento de las aguas

4 (período de cheia e vazante ) y como el dinamismo de la naturaleza influye en el comportamiento de los hombres y mujeres de Paraná do Cambixe. Así mismo, conocer de que manera estas personas construyen sus habitaciones, las casas flotantes, las casas suspensas palafitas, los medios de transporte que utilizan y la variación de sus principales actividades económicas: como la agricultura, la pesca, la recolección de productos de la selva y la creación de pequeños y grandes animales. El fundamento de nuestro trabajo se basa en la perspectiva fenomenológica, por lo cual buscaremos autores inseridos en la discusión como: RELPH, C. E (1979), cuando dice que la fenomenología tiene que ver con los principios, con los orígenes del significado y la experiencia ; NOGUEIRA, A. (2001), que enfatiza las cualidades: mundo-vivido, representaciones, percepción y lugar. Además de las obras de Fraxe, T. J. P. Homens Anfíbios: etnografia de um campesinato das águas y STERNBERGER, H. O Reilly. A Água e o homem na Várzea do Careiro. En nuestro trabajo, por medio de visitas de campo, fuimos a buscar apoyo para comprender la importancia del sistema fluvial en la vida de los ribeirinhos. El desarrollo de este trabajo incluye el pueblo Careiro da Várzea en el Amazonas / Brasil. Sin embargo, tratamos de resaltar el lugar Paraná do Cambixe en Careiro da Várzea Amazonas / Brasil. Con la intención de demostrar la percepción peculiar que los habitantes del lugar tienen, eso de acuerdo con el movimiento de las aguas (río con nivel alto enchentes y río con nivel bajo vazantes ). Por eso, hemos escuchado a los moradores del lugar: hombres, mujeres, personas mayores, sacerdotes de iglesias evangélicas, curas de la iglesia católica, representantes de las entidades gubernamentales, comandantes de embarcaciones y otros. La investigación nos ha mostrado que mismo con la dinámica que el lugar ofrece, bien como la expansión del capitalismo, los hombres y mujeres valorizan sus vivencias manteniendo un ritmo de vida diferenciado y diversificado a través de las relaciones culturales, sociales y económicas, predominando relaciones familiares muy fuertes. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS FRAXE, Terezinha J.P. Homens Anfíbios: etnografia de um campesinato das águas / Terezinha J. P. Fraxe São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Tese de doutorado Percepção e Representação Gráfica: a geograficidade nos mapas mensais dos comandantes de embarcações no Amazonas R, C. Edward. As Bases Fenomenológicas da Geografia Boletim de Geografia, 4 (7), abril, 1979.Rio Claro-SP.

5 STERNBERGER, Hilgard O Reilly. A Água e o homem na Várzea do Careiro 2ª Ed. Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém PA, 1998.

LOS MINERALES INDUSTRIALES LOS ÁRIDOS Y EL CEMENTO LA PIEDRA NATURAL LA MINERÍA Y EL MEDIO AMBIENTE ANEXOS

LOS MINERALES INDUSTRIALES LOS ÁRIDOS Y EL CEMENTO LA PIEDRA NATURAL LA MINERÍA Y EL MEDIO AMBIENTE ANEXOS www.madrid.org IMPRIME: Gráfi cas Arias Montano, S. A. Depósito Legal: M. 15.989-2007 LOS MINERALES INDUSTRIALES 129 QUÉ SON LOS MINERALES INDUSTRIALES? 134 EL RECORRIDO DE LOS MINERALES INDUSTRIALES

Leia mais

CHEIAS NA AMAZÔNIA: ESTUDO SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE TEFÉ - AM

CHEIAS NA AMAZÔNIA: ESTUDO SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE TEFÉ - AM NA CIDADE DE TEFÉ - AM Amanda Caroline Cabral da Silva Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas mandinha.geo.cabral@gmail.com José Alberto Lima de Carvalho

Leia mais

ESPAÇO E CULTURA: A RELAÇÃO COM O LUGAR NO CAREIRO DA VÁRZEA-AM.

ESPAÇO E CULTURA: A RELAÇÃO COM O LUGAR NO CAREIRO DA VÁRZEA-AM. ESPAÇO E CULTURA: A RELAÇÃO COM O LUGAR NO CAREIRO DA VÁRZEA-AM. JÔNATAS DE ARAÚJO MATOS 1 AMÉLIA REGINA BATISTA NOGUEIRA 2 Resumo: O ambiente de várzea na Amazônia apresenta uma dinâmica sazonal. Esta,

Leia mais

Vectores. Sentido de un vector. (origen) al punto B (extremo). Dirección de un vector

Vectores. Sentido de un vector. (origen) al punto B (extremo). Dirección de un vector Vectores Un vector fijo es un segmento orientado que va del punto A (origen) al punto B (extremo). Elementos de un vector Dirección de un vector La dirección del vector es la dirección de la recta que

Leia mais

O MODO DE VIDA DOS MORADORES DA COMUNIDADE MIRACAUERA, MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM. População, gênero e identidade.

O MODO DE VIDA DOS MORADORES DA COMUNIDADE MIRACAUERA, MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM. População, gênero e identidade. O MODO DE VIDA DOS MORADORES DA COMUNIDADE MIRACAUERA, MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM. População, gênero e identidade. MSc. Jônatas de Araújo Matos (IFAM-CMZL). jmatos.araujo@gmail.com Drª. Amélia Regina

Leia mais

TERRITORIALIZAÇÃO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CAPANEMA Ltda (COAGRO): UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL

TERRITORIALIZAÇÃO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CAPANEMA Ltda (COAGRO): UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL TERRITORIALIZAÇÃO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CAPANEMA Ltda (COAGRO): UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL José Marcos Sinhorini Aluno do curso de Mestrando no programa de Pós- Graduação em Geografia

Leia mais

Velad, manteneos firmes en la fe, sed hombres, sed fuertes. Hacedlo todo con amor.

Velad, manteneos firmes en la fe, sed hombres, sed fuertes. Hacedlo todo con amor. Velad, manteneos firmes en la fe, sed hombres, sed fuertes. Hacedlo todo con amor. 1Cor. 16,13-14. Oficina Internacional En este mes queremos presentarles a todos ustedes las Cartas Laudatorias que nuestros

Leia mais

A REPRODUÇÃO DA VIDA NAS ÁGUAS DO PARANÁ DE TERRA NOVA CAREIRO DA VÁRZEA/AM

A REPRODUÇÃO DA VIDA NAS ÁGUAS DO PARANÁ DE TERRA NOVA CAREIRO DA VÁRZEA/AM A REPRODUÇÃO DA VIDA NAS ÁGUAS DO PARANÁ DE TERRA NOVA CAREIRO DA VÁRZEA/AM Cardoso, Ricardo de Jesus Universidade Federal do Amazonas UFAM ricardojc_geo@yahoo.com.br Nogueira, Amélia Regina Batista Universidade

Leia mais

Normas de Decência Cristã

Normas de Decência Cristã Normas de Decência Cristã Para comprender las exigencias sobre el vestir en la Iglesia Palmariana es conveniente recordar los tiempos en que estaba prohibido por la Iglesia Verdadera (en aquel tiempo la

Leia mais

14. BASE DE DATOS ErgoBD

14. BASE DE DATOS ErgoBD 14. BASE DE DATOS ErgoBD Introducción Criterios de diseño Buenas prácticas Catálogo de productos Bibliografía Legislación y normativa Enlaces web Otros documentos de interés INTRODUCCIÓN Descripción y

Leia mais

AS TERRAS-CAÍDAS NO CAREIRO DE VÁRZEA E AS IMPLICAÇÕES PARA OS MORADORES DA COMUNIDADE MIRACAUERA NO PARANÁ DO CAREIRO (CAREIRO DA VÁRZEA-AM).

AS TERRAS-CAÍDAS NO CAREIRO DE VÁRZEA E AS IMPLICAÇÕES PARA OS MORADORES DA COMUNIDADE MIRACAUERA NO PARANÁ DO CAREIRO (CAREIRO DA VÁRZEA-AM). AS TERRAS-CAÍDAS NO CAREIRO DE VÁRZEA E AS IMPLICAÇÕES PARA OS MORADORES DA COMUNIDADE MIRACAUERA NO PARANÁ DO CAREIRO de Araújo Matos, J. 1 ; Regina Batista Nogueira, A. 2 ; 1 UFAM Email:jmatos.araujo@gmail.com;

Leia mais

Desarrollo sostenible de los pueblos indígenas: con ellos, para ellos

Desarrollo sostenible de los pueblos indígenas: con ellos, para ellos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - POSGRAP Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - EPLE Idioma: Língua Espanhola NOME: NÚMERO DE ORDEM: DATA: 14/10/2018 INSTRUÇÕES: 1-Este é o caderno de questões

Leia mais

Apercepção transcendental e Reflexão Dependência do sentido de reflexão em Kant para com a filosofia de Wolff e aos dogmáticos

Apercepção transcendental e Reflexão Dependência do sentido de reflexão em Kant para com a filosofia de Wolff e aos dogmáticos Apercepção transcendental e imaginação (Continuação) Se em nosso sujeito não fosse dado nenhum espaço a priori como forma de sua intuição sensível e se objetos fora de nós não fossem dados senão nessa

Leia mais

[2012] Saberes Bolivianos Su espacio En la web. Boletín [Mayo]

[2012] Saberes Bolivianos Su espacio En la web.   Boletín [Mayo] www.saberesbolivianos.com Saberes Bolivianos Suespacio Enlaweb SaberesBolivianosesunespacioconstruidopor todosparadifundiryvalorizarelconocimiento científicoenbolivia. Boletín[Mayo] [2012] www.saberesbolivianos.com

Leia mais

Experiencias, dificultades y avances en las negociaciones territoriales en el Litoral Centro Norte de Santa Catarina

Experiencias, dificultades y avances en las negociaciones territoriales en el Litoral Centro Norte de Santa Catarina Con el apoyo de la Fundacion Ford LABTER de Desarrollo Territorial Sustentable con Identidad Cultural en la Zona Costera de Santa Catarina, Brasil 21 23 de Noviembre 2010 Experiencias, dificultades y avances

Leia mais

TEXTO. Post no Estratégia Tradução Livre 22/2016 Prof. Adinoél e Profa. Elenice. (Fonte:

TEXTO. Post no Estratégia Tradução Livre 22/2016 Prof. Adinoél e Profa. Elenice. (Fonte: TEXTO Evaluarán a contribuyentes por su historial tributario La Superintendencia Nacional de Aduanas y de Administración Tributaria (Sunat) busca desde este año al 2017 un "cambio de chip", reinventándose

Leia mais

LUGAR E CULTURA: a produção da vida no Careiro da Várzea-AM

LUGAR E CULTURA: a produção da vida no Careiro da Várzea-AM LUGAR E CULTURA: a produção da vida no Careiro da Várzea-AM DOI: 10.5654/actageo2007.0102.0006 * Amélia Regina Batista NOGUEIRA Universidade Federal do Amazonas Resumo Este trabalho é resultado de pesquisa

Leia mais

O MST NA LEITURA DOS JORNAIS: O IMPARCIAL E FOLHA DE SÃO PAULO

O MST NA LEITURA DOS JORNAIS: O IMPARCIAL E FOLHA DE SÃO PAULO O MST NA LEITURA DOS JORNAIS: O IMPARCIAL E FOLHA DE SÃO PAULO Sônia Maria Ribeiro de Souza Mestranda em Geografia, PPGG/FCT/UNESP/Presidente Prudente sonirib@ig.com.br Antonio Thomaz Júnior Prof. de Geografia

Leia mais

Amazonas. 1 Trabalho resultado de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo a pesquisa do Estado do

Amazonas. 1 Trabalho resultado de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo a pesquisa do Estado do LUGAR E CULTURA: A PRODUÇÃO DA VIDA NO CAREIRO DA VÁRZEA-AM 1 PLACE AND CULTURE: THE LIFE IN THE CAREIRO DA VÁRZEA Amélia Regina Batista Nogueira. Universidade Federal do Amazonas. ab.nogueira @uol.com.br.

Leia mais

Lucimar Silva dos Santos-UFAM hotmail.com. Adorea Rebello da Cunha Albuquerque-UFAM RESUMO

Lucimar Silva dos Santos-UFAM hotmail.com. Adorea Rebello da Cunha Albuquerque-UFAM RESUMO CAREIRO DA VÁRZEA: UM OLHAR GEOGRÁFICO NUMA ESCALA MICRO, DOS PROCESSOS ESPACIAIS QUE SE DESENROLAM DENTRO DA GEOGRAFIA URBANA-RIO AMAZONAS- SOLIMÕES/2010 Lucimar Silva dos Santos-UFAM Lucimargeo@ hotmail.com

Leia mais

HERMANAMIENTO- ENTRE LAS ASOCIACIONES BICAVALARIO DO MINHO Y CLUB 2CV ZAMORA.

HERMANAMIENTO- ENTRE LAS ASOCIACIONES BICAVALARIO DO MINHO Y CLUB 2CV ZAMORA. HERMANAMIENTO- ENTRE LAS ASOCIACIONES BICAVALARIO DO MINHO Y CLUB 2CV ZAMORA. LOS CLUBES Bicavalario do Minho está compuesto por 170 asociados y es una asociación que encuadra a diferentes provincias por

Leia mais

32 explican como un enfrentamiento de raíces étnicas entre árabes y africanos, la realidad 33 es más compleja. 34 Hay que tener en cuenta el

32 explican como un enfrentamiento de raíces étnicas entre árabes y africanos, la realidad 33 es más compleja. 34 Hay que tener en cuenta el Cambio climático 1 En el año 2007 el cambio climático logró por fin situarse en la agenda política global 2 como uno de los grandes problemas que afronta la humanidad. Así lo reflejaron las 3 conclusiones

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO O único fragmento em que não se aponta um tipo de discurso formal ou informal está em [C], isto é, nesse quadrinho, devido a seu contexto, não se informa qualquer estilo, seja formal ou informal. F - F

Leia mais

O Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Estimular a Aprendizagem através do Lúdico. Índice. Introdução 11

O Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Estimular a Aprendizagem através do Lúdico. Índice. Introdução 11 Índice Índice Geral Índice de Gráficos e Tabelas Resumo Resumen Introdução 11 Capítulo 1 Evolução do Ensino do Espanhol em Portugal 17 Capítulo 2- Breve Histórico das Metodologias de Ensino de Língua Estrangeira.

Leia mais

FUNDAÇÃO CONSELHO ESPANHA BRASIL

FUNDAÇÃO CONSELHO ESPANHA BRASIL FUNDAÇÃO CONSELHO ESPANHA BRASIL UN SELLO DE CALIDAD EN LAS RELACIONES BILATERALES FUNDAÇÃO CONSELHO ESPANHA BRASIL UM SELO DE QUALIDADE NAS RELAÇÕES BILATERAIS FUNDAÇÃO CONSELHO ESPANHA BRASIL diseño

Leia mais

A REPRODUÇÃO SOCIAL NA VÁRZEA DO CAREIRO. A RELAÇÃO COM A VÁRZEA COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO NA COMUNIDADE MIRACAUERA, CAREIRO DA VÁRZEA-AM.

A REPRODUÇÃO SOCIAL NA VÁRZEA DO CAREIRO. A RELAÇÃO COM A VÁRZEA COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO NA COMUNIDADE MIRACAUERA, CAREIRO DA VÁRZEA-AM. A REPRODUÇÃO SOCIAL NA VÁRZEA DO CAREIRO. A RELAÇÃO COM A VÁRZEA COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO NA COMUNIDADE MIRACAUERA, CAREIRO DA VÁRZEA-AM. Jônatas de Araújo Matos Universidade Federal do Amazonas -

Leia mais

GT Sujeitos: Pessoas com Deficiência e Educação Especial O SURDO NO ENSINO SUPERIOR: O QUE PENSAM OS SURDOS E O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

GT Sujeitos: Pessoas com Deficiência e Educação Especial O SURDO NO ENSINO SUPERIOR: O QUE PENSAM OS SURDOS E O QUE DIZEM OS PROFESSORES? GT Sujeitos: Pessoas com Deficiência e Educação Especial O SURDO NO ENSINO SUPERIOR: O QUE PENSAM OS SURDOS E O QUE DIZEM OS PROFESSORES? EL SURDO EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR: QUÉ PENSAN LOS SURDOS Y QUÉ

Leia mais

Ciências Humanas / Geografia

Ciências Humanas / Geografia Ciências Humanas / Geografia Caracterização da Produção de Alimentos da Agricultura em Ambientes de Várzea em Parintins: perspectiva da segurança alimentar no município. Elainy Duque de Souza edds.geo@uea.edu.br

Leia mais

Simone Rezende da Silva Depto. de Geografia/FFLCH/ Universidade de São Paulo

Simone Rezende da Silva Depto. de Geografia/FFLCH/ Universidade de São Paulo A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DOS CONFLITOS ENTRE POPULAÇÕES TRADICIONAIS CAMPONESAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL O CASO DE CAMBURI/ UBATUBA SP Simone Rezende da Silva Depto.

Leia mais

Hoja 1/26 Folha 1/26. Condensadores Remotos con motor EC Condensadores Remotos com motor EC M19. Condensadores Remotos 10/02/2010.

Hoja 1/26 Folha 1/26. Condensadores Remotos con motor EC Condensadores Remotos com motor EC M19. Condensadores Remotos 10/02/2010. Hoja 1/26 Folha 1/26 Motor EC Heatcraft do Brasil agrega a su línea de productos los Condensadores Remotos con motores EC (velocidad variable). El Condensador Remoto con motor EC, tiene como principales

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS / INFORMACIONES GENERALES

INFORMAÇÕES GERAIS / INFORMACIONES GENERALES RELATÓRIO HISTÓRICO 6º a 9º DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO HISTORIAL DEL ALUMNO 6º al 9º DE ENSEÑANZA FUNDAMENTAL Y ENSEÑANZA MEDIA Ano 20 Curso INFORMAÇÕES GERAIS / INFORMACIONES GENERALES Nome

Leia mais

ERGOS SHELL: UMA CADEIRA, INFINITAS POSSIBILIDADES.

ERGOS SHELL: UMA CADEIRA, INFINITAS POSSIBILIDADES. ERGOS SHELL: UMA CADEIRA, INFINITAS POSSIBILIDADES. Quando idealizamos a Ergos Shell, pensamos em todos os lugares onde passamos tempo sentados: no escritório, nas salas de aula ou formação, mesmo para

Leia mais

BuscadorCoruja.com BuscadorBuho.com

BuscadorCoruja.com BuscadorBuho.com BuscadorCoruja.com BuscadorBuho.com Manual do Usuário https://play.google.com/store/ apps/details? id=com.ufvjm.buscadorcoruja. buscadorcorujacom 2 3 Este manual destina-se a usuários cadastrados no BuscadorCoruja.

Leia mais

Recursos Hídricos e Eco-turismo

Recursos Hídricos e Eco-turismo Recursos Hídricos e Eco-turismo Recursos Hídricos e Eco-turismo Recursos Hídricos e Eco-turismo ??? ESTA É A BACIA DE ADUÇÃO DO LAGO DA SERRA DA MESA RIO DAS ALMAS ENTRANDO AQUI AQUI ATUA O CONÁGUA ESTÁ

Leia mais

Brasil y Estados Unidos. El nuevo acuerdo de cooperación en materia de defensa

Brasil y Estados Unidos. El nuevo acuerdo de cooperación en materia de defensa Brasil y Estados Unidos. El nuevo acuerdo de cooperación en materia de defensa Por Roberta Braz Ribeiro Después de treinta y tres años sin firmar un acuerdo de cooperación militar, Brasil y Estados Unidos

Leia mais

ASSENTAMENTOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA SP: UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO OU DE COMPENSAÇÃO SOCIAL?

ASSENTAMENTOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA SP: UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO OU DE COMPENSAÇÃO SOCIAL? ASSENTAMENTOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA SP: UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO OU DE COMPENSAÇÃO SOCIAL? Eliane de Jesus Teixeira Mazzini Geógrafa, Pós Graduação em Geografia Unesp/Campus de Presidente Prudente

Leia mais

ESCALA E TERRITÓRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL: INTERPELAÇÕES PARA A GEOGRAFIA

ESCALA E TERRITÓRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL: INTERPELAÇÕES PARA A GEOGRAFIA ESCALA E TERRITÓRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL: INTERPELAÇÕES PARA A GEOGRAFIA Montenegro Gómez, Jorge R. FCT/UNESP, Presidente Prudente jorgemon00@hotmail.com As políticas de desenvolvimento

Leia mais

INTERREG V-A ESPANHA-PORTUGAL Circuito financeiro

INTERREG V-A ESPANHA-PORTUGAL Circuito financeiro INTERREG V-A ESPANHA-PORTUGAL 2014-2020 Circuito financeiro Seminários Territoriais Novembro - Dezembro 2017 Cooperando más Mais cooperação 1 FASES Beneficiário Controlo de primeiro nível BP AG AC Executa

Leia mais

ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL PRATICADAS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL A GRUPOS VULNERÁVEIS

ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL PRATICADAS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL A GRUPOS VULNERÁVEIS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL PRATICADAS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL A GRUPOS VULNERÁVEIS por GABRIELA BARRETO HENRIQUE TINOCO VALÉRIA SANTOS ACTIVIDADES DE ASISTENCIA E INCLUSIÓN SOCIAL

Leia mais

MOBILIDADE PRA VOCÊ QUE NUNCA PARA DE EVOLUIR. MOVILIDAD PARA QUE USTED NUNCA DEJE DE EVOLUCIONAR.

MOBILIDADE PRA VOCÊ QUE NUNCA PARA DE EVOLUIR. MOVILIDAD PARA QUE USTED NUNCA DEJE DE EVOLUCIONAR. MOBILIDADE PRA VOCÊ QUE NUNCA PARA DE EVOLUIR. MOVILIDAD PARA QUE USTED NUNCA DEJE DE EVOLUCIONAR. Em um mundo competitivo, manter-se em movimento é fundamental. E, para isso, é preciso mais que metas

Leia mais

O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DIANTE DO INADIMPLEMENTO CONTRATUAL PRELIMINAR DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL URBANO PRIVADO

O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DIANTE DO INADIMPLEMENTO CONTRATUAL PRELIMINAR DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL URBANO PRIVADO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM

Leia mais

La dimensión de la PEA total

La dimensión de la PEA total La dimensión de la PEA total PEA total según categorias, Brasil - 2008 (milhares de personas) 100.000 90.000 92.395 Milhares de Personas 80.000 70.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 60.813 4.144

Leia mais

BRASIL ELECTROCARDIOGRAFOS (NCM 9018.11) INFORMACIÓN DE MERCADO

BRASIL ELECTROCARDIOGRAFOS (NCM 9018.11) INFORMACIÓN DE MERCADO BRASIL ELECTROCARDIOGRAFOS (NCM 9018.11) INFORMACIÓN DE MERCADO IMPORTADORES BRASILEÑOS - Produto = 90181100 eletrocardiógrafos aparelhos de eletrodiagnóstico - BIOMEDICAL PRODUTOS CIENTIF MÉDICOS E HOSPITALARES

Leia mais

Elementos-chave no desenvolvimento de itinerários de formação, através da avaliação de competências.

Elementos-chave no desenvolvimento de itinerários de formação, através da avaliação de competências. 4-5-6 Septiembre 2014 WORKSHOP TALLER 5-E Elementos-chave no desenvolvimento de itinerários de formação, através da avaliação de competências. Elementos claves en la elaboración de itinerarios formativos

Leia mais

Baterías. Baterias. Productos de automoción de alta calidad BA04

Baterías. Baterias. Productos de automoción de alta calidad BA04 Baterías de arranque Baterias de arranque Productos de automoción de alta calidad BA4 Talones Talões Cajas Caixas B L/LB L2/L2B L/LB L4/L4B L5/L5B L6 MAC B 6,5 L,5,5 B,5,5 B 29 B9 C 5452 54524 552 5522

Leia mais

Cuando debemos substituir pernos y tuercas

Cuando debemos substituir pernos y tuercas Cuando debemos substituir pernos y tuercas LÍNEA DE CAMIONES Y BUSES RODAFUSO HACE CON NUESTROS EMPLEADOS, LA INSPECCIÓN DE TUERCAS DE LA RUEDA EN UNA FERIA PARA CHOFÉRES DE VEÍCULOS PESADOS. ESTE TRABAJO

Leia mais

Home C o l l e c t i o n Coleção Metamorfose 2016

Home C o l l e c t i o n Coleção Metamorfose 2016 Home Collection 2016 2016 é uma coleção que inspira vida. Ela instiga mudança e abraça o novo, que começa dentro de si e transborda para dentro de sua casa. Tem a arte que brota despretensiosamente das

Leia mais

TEXTO. Post no Estratégia Tradução Livre 23/2016 Prof. Adinoél e Profa. Elenice. (Fonte: elpais.es) - adaptado

TEXTO. Post no Estratégia Tradução Livre 23/2016 Prof. Adinoél e Profa. Elenice. (Fonte: elpais.es) - adaptado TEXTO Cuando Hacienda le investiga En pocos días se dará el pistoletazo de salida a la campaña de renta 2014. De nuevo, preparar y verificar datos, confirmar borradores, hacer cuentas por la venta de la

Leia mais

Por isso, um eficiente sistema de isolamento térmico é imprescindível para se obter ganhos de produção e maior rentabilidade.

Por isso, um eficiente sistema de isolamento térmico é imprescindível para se obter ganhos de produção e maior rentabilidade. GRI De acordo com as estatísticas, o Brasil abate por ano 4,988 bilhões de frangos e 92 milhões de suínos. Um mercado que vem aumentando a cada ano, tanto para consumo interno quanto externo, com expectativas

Leia mais

Los pronombres personales: cuál es la importancia?

Los pronombres personales: cuál es la importancia? LOS PRONOMBRES PERSONALES: CUÁL ES LA IMPORTANCIA? ORIENTADOR METODOLÓGICO Los pronombres personales: cuál es la importancia? Descrição: Regras de uso dos artigos diretos e indiretos em Espanhol e suas

Leia mais

Home Collection COLEÇÃO. Vizinhança

Home Collection COLEÇÃO. Vizinhança Home Collection 2017 HOME COLECTION AÇORES BALI Na hora de decorar, os tecidos são os nossos maiores aliados. Então, aproveite para renovar seus ambientes usando seu próprio estilo. Os lançamentos da coleção

Leia mais

Cesta básica ( rancho ) das populações ribeirinhas na Amazônia Edila Arnaud Ferreira Moura Ana Claudeise da Silva Nascimento

Cesta básica ( rancho ) das populações ribeirinhas na Amazônia Edila Arnaud Ferreira Moura Ana Claudeise da Silva Nascimento XIII Congresso Brasileiro de Sociologia 29 de maio a 1 de junho de 2007, UFPE, Recife (PE) Grupo de trabalho: Agricultura familiar, desenvolvimento rural e segurança alimentar. Título do trabalho: Cesta

Leia mais

Programa ABC na Educação Científica Mão na Massa IOC FIOCRUZ

Programa ABC na Educação Científica Mão na Massa IOC FIOCRUZ Programa ABC na Educação Científica Mão na Massa IOC FIOCRUZ Relatório Mês: outubro de 2010 Contrato de Prestação de Serviços entre: SEEDUC/RJ e a FIOTEC Introdução: O Programa ABC na Educação Científica

Leia mais

Conocimiento Tradicional y Derecho Indígena

Conocimiento Tradicional y Derecho Indígena Conocimiento Tradicional y Derecho Indígena Justicia y Ética: Equilíbrio y Decisión Los Derechos Indígenas Palabras y Acción de Equilibrio y Justicia Valorização dos conhecimentos indígenas. Diálogo dos

Leia mais

Aprender a crescer em ambientes turbulentos

Aprender a crescer em ambientes turbulentos A PME dinamica Aprender a crescer em ambientes turbulentos Prof. Klaus North Wiesbaden Business School, Alemanha Prof. Gregorio Varvakis Universidade Federal de Santa Cantarina. Brasil Hochschule RheinMain

Leia mais

Programa Especial de Desenvolvimiento de la Suino cultura Programa Especial para el Desarrollo del cerdo

Programa Especial de Desenvolvimiento de la Suino cultura Programa Especial para el Desarrollo del cerdo Programa Especial de Desenvolvimiento de la Suino cultura Programa Especial para el Desarrollo del cerdo Qualificação Profissional em Suinocultura Calificación profesional en la creación de los cerdos

Leia mais

Editorial. Portugal e Espanha estão na rota certa! E, atrevo-me a dizê-lo, à frente de muitos países dos comummente chamados de desenvolvidos.

Editorial. Portugal e Espanha estão na rota certa! E, atrevo-me a dizê-lo, à frente de muitos países dos comummente chamados de desenvolvidos. Editorial De entre a evolução das múltiplas áreas do conhecimento científico, é facilmente constatável que a Acústica tem assumido um protagonismo digno de realce. De facto, seja na melhoria da qualidade

Leia mais

POR UMA GEOGRAFIA DOS FEIOS, SUJOS E MALVADOS

POR UMA GEOGRAFIA DOS FEIOS, SUJOS E MALVADOS POR UMA GEOGRAFIA DOS FEIOS, SUJOS E MALVADOS Carlos Alberto Feliciano Doutorando em Geografia Humana/USP cacafeliciano@hotmail.com Este trabalho que pretendemos apresentar parte do pressuposto que estamos

Leia mais

home decor COLLECTION

home decor COLLECTION home decor COLLECTION Dohler Brasileira. Essa talvez seja a melhor palavra para definir a Döhler S/A, uma empresa 100% nacional, que se agigantou junto ao setor têxtil ao longo dos seus 137 anos de história.

Leia mais

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA 1 T E X T O 0 4 PSICÓLOGO RAFAEL ALEXANDRE PRADO BLOOM LA PSICOLOGIA COMUNITARIA ES EL CAMPO DE LA PSICOLOGIA QUE INTENTA RESOLVER LOS PROBLEMAS SOCIALES EN LUGAR DE LOS PROBLEMAS

Leia mais

MANUAL DE INSTRUCCIONES LAR-10MB LICUADORA COMERCIAL INOXIDABLE, VASO MONO BLOQUE INOXID- ABLE, 10 LITROS MODELO

MANUAL DE INSTRUCCIONES LAR-10MB LICUADORA COMERCIAL INOXIDABLE, VASO MONO BLOQUE INOXID- ABLE, 10 LITROS MODELO LICUADORA COMERCIAL INOXIDABLE, VASO MONO BLOQUE INOXID- ABLE, 10 LITROS MODELO LAR-10MB MANUAL DE INSTRUCCIONES WWW.SIEMSEN.COM.BR METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. CNPJ: 82.983.032/0001-19 Brusque - Santa Catarina

Leia mais

Nota introdutória. Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira

Nota introdutória. Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira Nota introdutória Com uma tradição académica que remonta a meados do século XX, os estudos de comunicação têm acompanhado as principais transformações sociais e culturais operadas sob o signo dos média

Leia mais

OCORRÊNCIAS IMPACTANTES NA BACIA DO RIBEIRÃO OUVIDOR/GO: UM ESTUDO TERRITORIAL ATRAVÉS DE GEOTECNOLOGIAS 1

OCORRÊNCIAS IMPACTANTES NA BACIA DO RIBEIRÃO OUVIDOR/GO: UM ESTUDO TERRITORIAL ATRAVÉS DE GEOTECNOLOGIAS 1 OCORRÊNCIAS IMPACTANTES NA BACIA DO RIBEIRÃO OUVIDOR/GO: UM ESTUDO TERRITORIAL ATRAVÉS DE GEOTECNOLOGIAS 1 Antonio Santiago da Silva 2 UFG/CAC santiagoart@ig.com.br Manoel Rodrigues Chaves 3 UFG/CAC manoel@innet.psi.br

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia USO DO SENSORIAMENTO REMOTO PARA O MANEJO DA PESCA DO PIRARUCU NA REGIÃO DO MAIANA MUNICÍPIO DE FONTE BOA - AM

Leia mais

CONDE PALACIOS MOBILIÁRIO MOBILIÁRIO ACESSÓRIOS ACCESORIOS COLCHOARIA COLCHONERÍA P. 2 P. 14 P. 16 P. 20 2 ANOS AÑOS GARANTIA GARANTÍA CORK GRID PVC WOOD P. 2 LOTUS A linha LOTUS concilia a simplicidade

Leia mais

NORMAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

NORMAS PORTUGUÊS E ESPANHOL NORMAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - Português Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções: 1. Originais - contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadass na literatura recente, bem como

Leia mais

w w w. c e n t r o p a c k. p t c o m e r c i a c e n t r o p a c k. p t

w w w. c e n t r o p a c k. p t c o m e r c i a c e n t r o p a c k. p t w w w. c e n t r o p a c k. p t c o m e r c i a l @ c e n t r o p a c k. p t O prestígio reconhece-se no primeiro olhar El prestigio se reconoce a primera vista Centropack A N G O L A Um olhar para o

Leia mais

El proceso de Evaluación de Investigadores en el CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil

El proceso de Evaluación de Investigadores en el CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil El proceso de Evaluación de Investigadores en el CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil Ana Lúcia Delgado Assad Política de Estado Plano de Ação 2007-2010 Ciência,

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS 1 NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS Boletim Binacional Brasil e Chile concluem negociações sobre acordo de livre comércio Brasil e Chile concluíram nesta sextafeira (19 de outubro) discussões

Leia mais

LECCION 1 DE PORTUGUES. eu e tu / eu e vocé

LECCION 1 DE PORTUGUES. eu e tu / eu e vocé Yo LECCION 1 DE PORTUGUES Personas Eu Pessoas yo y tú nosotros / nosotras dos él ellos / ellas dos el hombre la mujer el niño una familia mi familia Mi familia está aquí. Yo estoy aquí. Tú estás aquí.

Leia mais

TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO BRASIL ( )

TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO BRASIL ( ) TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO BRASIL (2000-2004) Eraldo da Silva Ramos Filho Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Unesp/Presidente Prudente eramosfilhos@yahoo.com.br

Leia mais

SOLICITUD DE PENSION DE SOBREVIVENCIA / SOLICITAÇÃO DE PENSÃO DE SOBREVIVENCIA

SOLICITUD DE PENSION DE SOBREVIVENCIA / SOLICITAÇÃO DE PENSÃO DE SOBREVIVENCIA CONVENIO DE SEGURIDAD SOCIAL ENTRE LA REPUBLICA DE CHILE Y LA REPUBLICA FEDERATIVA DEL BRASIL RCH / BRASIL 3B ACORDO DE SEGURIDADE SOCIAL ENTRE A REPÚBLICA DE CHILE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOLICITUD

Leia mais

Armários independentes Armarios independientes

Armários independentes Armarios independientes 1 Os armários INBOX podem ser utilizados independentes ou integrando os sistemas de divisórias da INNERE, dotando a compartimentação projectada de capacidade de arquivo. Sendo muito versáteis, além de

Leia mais

Duranox - uma marca forte!

Duranox - uma marca forte! CATÁLOGO 2018/1 Duranox - uma marca forte! Marca da GhelPlus desde agosto de 2015, a Duranox é sinônimo de qualidade na fabricação de pias de aço inox. Com mais de 40 anos de tradição, seus produtos tem

Leia mais

CENTRO INTERUNIVERSITARIO DE DESARROLLO CINDA 2ª REUNIÓN DE VICERRECTORES DE INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN CINDA

CENTRO INTERUNIVERSITARIO DE DESARROLLO CINDA 2ª REUNIÓN DE VICERRECTORES DE INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN CINDA CENTRO INTERUNIVERSITARIO DE DESARROLLO CINDA 2ª REUNIÓN DE VICERRECTORES DE INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN CINDA FORMACIÓN DE INVESTIGADORES Consideraciones iniciales La primera dificultad que encontramos

Leia mais

ANÁLISE QUALITATIVA SUPORTADA POR COMPUTADOR ANÁLISIS CUALITATIVO APOYADO POR ORDENADOR COMPUTER SUPPORTED QUALITATIVE ANALYSIS

ANÁLISE QUALITATIVA SUPORTADA POR COMPUTADOR ANÁLISIS CUALITATIVO APOYADO POR ORDENADOR COMPUTER SUPPORTED QUALITATIVE ANALYSIS " " meeting2016 ANÁLISE QUALITATIVA SUPORTADA POR COMPUTADOR ANÁLISIS CUALITATIVO APOYADO POR ORDENADOR COMPUTER SUPPORTED QUALITATIVE ANALYSIS 11 DE JULHO DE 2016 PORTO - PORTUGAL O Meeting 2016 tem por

Leia mais

002. Prova de Acompanhamento II

002. Prova de Acompanhamento II Sistema de Ingresso Seriado SIS 2012 2.ª série do ensino médio Prova 2 - Língua Espanhola 002. Prova de Acompanhamento II Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 60 questões objetivas

Leia mais

Archivos e índices. Agenda

Archivos e índices. Agenda Archivos e índices Integrantes: Javier Carrasco Johnny Corbino Agenda Archivos de Registros del SGBD Organización e indexación de archivos Estructuración de índices Comparaciones de organización y costo

Leia mais

www.loqueleo.santillana.com Título original: Duarte para jóvenes 2015, José Rafael Lantigua De esta edición: 2016, Santillana Infantil y Juvenil, S. L. Calle Juan Sánchez Ramírez No. 9, Ens. Gascue Apartado

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia O USO DO SOLO DE VÁRZEA NA COMUNIDADE DE PRAIA DE FÁTIMA TABATINGA/AM Márcia Vieira da Silva, Raimundo Nonato Freitas

Leia mais

NOVITÀ FILANO DROPS. Devuelve la alegria a tu ducha Devolve a alegria a teu duche DETERGENTE PROTECTOR ANTI-GOTAS

NOVITÀ FILANO DROPS. Devuelve la alegria a tu ducha Devolve a alegria a teu duche DETERGENTE PROTECTOR ANTI-GOTAS NOVITÀ FILANO DROPS Devuelve la alegria a tu ducha Devolve a alegria a teu duche DETERGENTE PROTECTOR ANTI-GOTAS FILANO DROPS El nuevo producto con doble función O novo produto com doble função Limpia

Leia mais

AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SORRISO; MATO GROSSO - BRASIL

AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SORRISO; MATO GROSSO - BRASIL AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SORRISO; MATO GROSSO - BRASIL Jucilene Lourdes Tomazin Universidade Federal de Mato Grosso jucilene@top.com.br Onélia Carmem Rossetto Universidade

Leia mais

O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS

O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS 1 O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS Maria das Graças Pereira Soares 1 Eixo Temático 2: Didática e prática de ensino nas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUCCIONES RADIO PORTÁTIL RD-5699

MANUAL DE INSTRUCCIONES RADIO PORTÁTIL RD-5699 MANUAL DE INSTRUCCIONES RADIO PORTÁTIL RD-5699 ESTIMADO CLIENTE Con el fin de que obtenga el mayor desempeño de su producto, por favor lea este manual de instrucciones cuidadosamente antes de comenzar

Leia mais

Vision & Values. Código de Trabalho em Equipe e Liderança. Código de Trabajo en Equipo y Liderazgo

Vision & Values. Código de Trabalho em Equipe e Liderança. Código de Trabajo en Equipo y Liderazgo Vision & Values Código de Trabalho em Equipe e Liderança Código de Trabajo en Equipo y Liderazgo 1 Código de Trabalho em Equipe e Liderança Nossa visão e valores formam a base de nosso comportamento e

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E O MODO DE VIDA NA COMUNIDADE MIRACAUERA, PARANÁ DO CAREIRO (MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM). JÔNATAS DE ARAÚJO MATOS

A ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E O MODO DE VIDA NA COMUNIDADE MIRACAUERA, PARANÁ DO CAREIRO (MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM). JÔNATAS DE ARAÚJO MATOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA-PPGGEO CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA A ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL

Leia mais

AÇÃO MIDIÁTICA, n.15. Jan./Jun Curitiba. PPGCOM-UFPR. ISSN

AÇÃO MIDIÁTICA, n.15. Jan./Jun Curitiba. PPGCOM-UFPR. ISSN e n t r e v i s t a 188 DOI 10.5380/2238-0701.2018n15p187-195 F O T O : L I LY B A N S E > U N S P L A S H Educação Superior. Relações Brasil-Argentina. Ciências da Comunicação. Cooperação Sul-Sul: um

Leia mais

Prova Escrita de Espanhol

Prova Escrita de Espanhol EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/04, de 26 de Março Prova Escrita de Espanhol 12.º Ano de Escolaridade Iniciação trienal Prova 747/2.ª Fase 6 Páginas Duração da Prova: 1 minutos.

Leia mais

(Para mayor información se sugiere consultar el Directorio de Importadores que consta en este Portal)

(Para mayor información se sugiere consultar el Directorio de Importadores que consta en este Portal) BRASIL CHAPAS DE FIBRO-ASFALTICAS (NCM 6807.90.00) INFORMACIÓN DE MERCADO IMPORTADORES BRASILEÑOS Produto = 68079000 - OUTS.OBRAS D/ASFALT.PROD.SEM.(BREU,PEZ) ONDULINE DO BRASIL LTDA AV RIO BRANCO, 99

Leia mais

La educación en los primeros señales de vida

La educación en los primeros señales de vida espaço ibero-americano espacio iberoamericano La educación en los primeros señales de vida Foto: www.inversionenlainfancia.net A educação nos primeiros sinais de vida Gaby Fujimoto, especialista en Educación

Leia mais

Espanhol. Gabarito Final com Distribuição de Pontos

Espanhol. Gabarito Final com Distribuição de Pontos Primeira Questão Los indigentes vivían en la Plaza Tirso de Molina. Lo que les hizo cambiar el lugar de vivir fueron las obras de construcción del Mercado de las Flores. La alcaldía (o el ayuntamiento)

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Viviane Vieira

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação. Viviane Vieira Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Viviane Vieira A construção da autonomia na Educação Infantil: uma experiência a partir da cultura corporal São Paulo 2007 Viviane Vieira A construção da

Leia mais

Bonifácio Andrada abordou Os fatos históricos de 1964 e a situação

Bonifácio Andrada abordou Os fatos históricos de 1964 e a situação EDITORIAL EDITORIAL Dijon Moraes Júnior É sempre um privilégio escrever o editorial de uma publicação científica. Tornar público fatos, análises e ideias é enriquecer o debate e o próprio trabalho. É compartilhar

Leia mais

FIjacIóN de HerraMIeNtas: calidad en la perfección MaNdrIs para FerraMeNtas: QualIdade Na perfeição www.haimer.com

FIjacIóN de HerraMIeNtas: calidad en la perfección MaNdrIs para FerraMeNtas: QualIdade Na perfeição www.haimer.com Fijación de herramientas: calidad en la perfección MANDRIS PARA FERRAMENTAS: QUALIDADE NA PERFEIÇÃO www.haimer.com Refrigeración llevada hasta la cima REFRIGERAÇÃO DIRECIONADA AO TOPO COOL FLASH Sistema

Leia mais

RONDINELLY PEREIRA DE SOUZA

RONDINELLY PEREIRA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - PPGEOG INSTITUTO DE FILOSOCIA, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS IFCHS MESTRADO EM GEOGRAFIA RONDINELLY PEREIRA DE SOUZA PERCEPÇÃO

Leia mais

Terras, Florestas e Águas de Trabalho. A tríade da vida camponesa na várzea amazônica

Terras, Florestas e Águas de Trabalho. A tríade da vida camponesa na várzea amazônica Terras, Florestas e Águas de Trabalho. A tríade da vida camponesa na várzea amazônica Aldenor da Silva Ferreira ** O livro de Antonio Carlos Witkoski, Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses

Leia mais

CALL FOR ABSTRACTS A Conference of the International Communication Section (INC) of IAMCR Digital Services in the Audiovisual World Markets,

CALL FOR ABSTRACTS A Conference of the International Communication Section (INC) of IAMCR Digital Services in the Audiovisual World Markets, CALL FOR ABSTRACTS A Conference of the International Communication Section (INC) of IAMCR Digital Services in the Audiovisual World Markets, Boundaries and Policies An Overview of the Digital Audiovisual

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) TOOL COMMUNICATION LAMINADORES

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) TOOL COMMUNICATION LAMINADORES Rua do Manifesto, 2216 - Ipiranga - São Paulo TOOL COMMUNICATION PÁGINA 284 Laminadores Rolos e Pentes Laminadores Rodillos y Peines Laminadores As ferramentas de laminação OSG são fabricadas com a mais

Leia mais