ptisp SERVIÇOS DE INTERNET. manual da marca. versão 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ptisp SERVIÇOS DE INTERNET. manual da marca. versão 1.0"

Transcrição

1 ptisp SERVIÇOS DE INTERNET versão 1.0 manual da marca

2 PTisp manual da marca a marca 1.1. símbolo 1.2. logotipo 2. identidade 2.1. versões 2.2. áreas de proteção 2.3. dimensão mínima 2.4. proteção da marca 2.5. aplicações sobre fundos 3. cor 3.1. paleta principal 3.2. paleta secundária 4. tipografia 4.1. família tipográfica 4.2. fonte 4.3. fonte e aplicação 4.4. maiúsculas mínúsculas 4.5. assinatura Este documento pretende fornecer informação detalhada para a utilização correta da marca, especificações e eemplos de aplicações sobre como a identidade da marca PTisp se implementa. É indispensável a colaboração de todos no cumprimento e aplicação destas normas, de modo a assegurar uma identidade visual coerente e uniforme. 5. aplicações 5.1. vestuário 5.2. objetos 5.3. arte final glossário ficha técnica

3 PTisp manual da marca a marca As marcas de sucesso gerem a sua imagem de forma eficaz através de um conhecimento profundo sobre os seus valores e o caráter que estes veiculam. Na diferença econtramos a distinção por apresentar soluções adaptadas a todos os investimentos ligados aos serviços de internet. Atentos ao progresso das técnicas e estando na vanguarda das ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos servços de internet que você possa desejar. Na essencia da PTisp estão três valores principais: Inovação, Escalabilidade e Compromiso. Estas caracteristicas ajudam a dar forma à marca e orienta-nos na forma de comunicar.

4 PTisp manual da marca 1. a marca símbolo 1.1. boomerang Enquanto empresa dinâmica, na vanguarda do setor dos serviços de internet, a PTisp é possuidor de um símbolo igualmente ágil, como principal representação visual da marca. A PTisp adotou o símbolo de um boomerang como epressão da marca. A cor azul predominante reflete a frescura e suavidade para uma imagem limpa e sempre renovada.

5 PTisp manual da marca 1. a marca logotipo 1.2. símbolo logotipo ptisp SERVIÇOS DE INTERNET nome assinatura O logotipo é constituido pelo símbolo, o nome e a assinatura numa relação fia, como aqui se eemplifica. A símbolo consiste no boomerang, o nome e a assinatura são constituídos por um grupo de letras da mesma família, formando respectivamente as palavras PTisp e Serviços de Internet. Para garantir a consistência visual, o logotipo não deverá nunca ser redesenhado ou de alguma forma modificado. O logotipo terá de ser sempre reproduzido a partir da arte final original.

6 PTisp manual da marca identidade Este capítulo define um conjunto de regras e recomendações que garantem a correta implementação dos elementos básicos da marca. Conhecer a marca é o ponto de partida para a correta aplicação e entendimeto do espírito e da integridade da PTisp.

7 PTisp manual da marca 2. identidade versões 2.1. Policromática PRINCIPAL positivo/negativo Nota: as versões monocromáticas do logotipo PTisp devem ser sempre utilizadas em fundo preto ou branco, e nunca em fundos de cor. Preto e branco SECUNDÁRIA positivo/negativo Alto contraste EXCEÇÃO positivo/negativo Sempre que possível, é recomendado a utilização do logotipo PTisp na sua versão principal policromática. No entanto, algumas técnicas de reprodução ou aplicações podem requerer outras versões da marca. Para reforçar o peso e a visibilidade da marca PTisp, deve ser aplicada, sempre que possível, a versão a cores. Na impossibilidade de reproduzir o logotipo a cores, eistem as versões a preto e branco e de alto contraste. Estas versões devem ser aplicadas quando eistam limitações no uso de cor, ou quando a técnica de reprodução o eija, salvaguardando sempre a melhor leitura do logotipo.

8 PTisp manual da marca 2. identidade logotipo eemplo 1 área de 2.2. O X representa a altura do nome PTisp, do topo do i à base do p. Esta unidade de medida é utilizada para determinar a área de proteção da marca. proteção logotipo com descritivo logotipo eemplo 2 O logotipo PTisp necessita de espaço generoso para aumentar a sua visibilidade e tonificar a sua credibilidade. Para preservar a boa leitura do logotipo PTisp foi definida uma àrea de segurança à sua volta. Esta área tem como referência a medida X, que corresponde à altura do nome PTisp. O espaço livre mínimo ilustrado aplica-se a todas as versões da marca e destina-se a proteger o logotipo de qualquer outro elemento que esteja próimo e possa impedir ou influenciar a sua boa leitura e visibilidade.

9 PTisp manual da marca 2. identidade dimensões para impressão 2.3. dimensão mínima H 12 mm H 10 mm dimensões para suporte digital Nota : a dimensão mínima em píeis da altura do nome é de 15p. Ajustar o logotipo com esta referência. dimensão mínima para aplicação do logotipo. Em aplicações de dimensão inferior utilizar apenas o nome. H 8 mm H 6 mm H 15 p H 4 mm A altura (H) do logotipo PTisp é utilizada como referencia de dimensão em impressão ou numa aplicação digital. A dimensão mínima do logotipo em impressão é definida pela altura de 8mm do nome PTisp. Para dimensões inferiores, a forma principal do logotipo é substituida pelo nome PTisp apenas. A altura mínima do nome é de 4mm. Numa aplicação digital, o nome nunca pode ter uma altura inferior a 15p, esteja integrado no símbolo ou aplicado isoladamente.

10 PTisp manual da marca 2. identidade proteção 2.4. não é permitido alterar as cores do logotipo. não é permitido substituir o tipo de fonte. da marca não é permitido redimensionar/mudar a posição dos elementos pertencentes ao logotipo. não é permitido aplicar efeitos nas cores do nome, como por eemplo degrady. não é permitido utilizar o nome isoladamente em dimensões superiores a 6mm. não é permitido rodar ou utilizar a logotipo na vertical. marca registada da... não é permitido utilizar o logotipo como elemento integrante de um teto. não é permitido apagar elementos que integram o logotipo. O logotipo PTisp é o primeiro ponto de contacto da marca com as pessoas, parceiros e clientes. Procuramos por isso, manter uma abordagem coerente e consistente na representação e aplicação da nossa imagem. Para além, de ser necessário respeitar as orientações dadas nas páginas anteriores, apresentamos diversos eemplos de aplicações não permitidas do logotipo PTisp.

11 PTisp manual da marca 2. identidade proteção da marca não é permitido usar o logotipo em versão monocromática a preto e branco sobre fundos de cor. não é permitido aplicar o logotipo sobre fundo de cor semelhante. não é permitido aplicar molduras ao logotipo. não é permitido colocar o logotipo sobre fundos com teturas. não é permitido utilizar sombreados para dar realce ao logotipo. não é permitido utilizar o nome com ou como outline. É muito importante que a marca PTisp mantenha a sua integridade em qualquer suporte utilizado. Por isso, representam-se nesta como na página anterior alguns alertas para as incorrecções mais frequentes. Este enunciado não pretende abranger todas as possibilidades de má utilização.

12 PTisp manual da marca 2. identidade aplicação sobre fundos versão principal do logotipo policromático sobre fundo em planos claros. versão secundária do logotipo policromático sobre fundo em planos escuros. A grelha a cima apresenta os tons claros e escuros dos fundos onde é permitido aplicar a versão principal do logotipo PTisp. O princípio básico será manter a integridade cromática em situações com o máimo contraste possível. Em situações ecepcionais, quando não for possível aplicar o logotipo PTisp nas versões anteriores indicadas devem ser respeitadas as regras aqui definidas. O logotipo quando aplicado em fundos com estes tons, deve ser representado como mostra a grelha a cima.

13 PTisp manual da marca 2. identidade aplicação sobre fundos zona proibida fundo escuro fundo claro Num fundo fotográfico, como a imagem a cima eemplifica, também deve ser mantida a integridade cromática com o máimo contraste possível. As áreas com fundos quentes que possam causar má perceção do logotipo ou impedir a sua legibilidade, devem ser evitadas. Reproduzir o logotipo sobre fundos que não sejam lisos, a sua colocação deve recair sobre as áreas da imagem que possibilitem uma boa leitura, utilizando a versão preto e branco do logotipo caso necessário.

14 PTisp manual da marca cor 3. A paleta de cor PTisp é um elemento importante e epressivo do sistema de identidade. O azul é cor de eleição, reflete a frescura e suavidade para uma imagem limpa e sempre renovada. A reprodução do logotipo PTisp deve seguir, sem ecepção, as indicações apresentadas a seguir.

15 PTisp manual da marca 3. cor paleta principal 3.1. cor utilizado no pt do nome no logotipo PANTONE (PMS) solid coated 3035 C Cores CMYK C:100% M:17% Y:0% K:51% Cores RGB Heachrome R:0 G:89 B:132 # cor utilizado no isp do nome no logotipo PANTONE (PMS) solid coated 298 C Cores CMYK C:69% M:7% Y:0% K:0% Cores RGB Heachrome R:19 G:181 B:234 # 13B5EA cor utilizado na assinatura no logotipo PANTONE (PMS) solid coated 308 C Cores CMYK C:100% M:5% Y:0% K:47% Cores RGB Heachrome R:0 G:104 B:146 # cor degrady utilizado no símbolo no logotipo 3,93 85,96 A paleta de cor principal deriva do logotipo PTisp. As seguintes matizes foram cuidadosamente selecionadas de modo a manter a integridade da marca. A reprodução do logotipo PTisp a cores deve seguir, sem ecepção, as indicações apresentadas. Sempre que possível deve ser utilizado sobre fundo branco de modo a garantir a sua máima legibilidade.

16 PTisp manual da marca 3. cor paleta secundária 3.2. cor utilizado no pt do nome no logotipo Cores PANTONE solid coated black C Cores CMYK C:0% M:13% Y:49% K:93 % Cores RGB Heachrome R:38 G:28 B:2 # 261C02 cor utilizado no isp do nome no logotipo Cores PANTONE solid coated 421 C Cores CMYK C:69% M:7% Y:0% K:0% Cores RGB Heachrome R:19 G:181 B:234 # 13B5EA cor utilizado na assinatura no logotipo Cores PANTONE solid coated 425 C Cores CMYK C:100% M:5% Y:0% K:47% Cores RGB Heachrome R:0 G:104 B:146 # azul degrady utilizado no símbolo no logotipo 3,93 85,96 A paleta de cor secundária deriva do logotipo PTisp. As seguintes matizes foram cuidadosamente selecionadas de modo a manter a integridade da marca. A reprodução do logotipo PTisp a preto e branco deve seguir, sem ecepção, as indicações apresentadas. Sempre que possível deve ser utilizado sobre fundo branco de modo a garantir a sua máima legibilidade.

17 PTisp manual da marca tipografia 4. O tipo de letra que utilizamos na nossa comunicação é distinta e inovadora quanto a própria PTisp. A sua correta utilização são etremamente importantes para uma representação consistente da marca PTisp.

18 PTisp manual da marca 4. tipografia família tipográfica afg 319 A tipografia oficial faz parte da identidade, e deve ser sempre respeitada para que todo o material de comunicação seja coerente. Na comunicação eterna - publicidade, publicações, entre outros - utilizar a tipografia aqui representada. A fonte utilizada no logotipo PTisp é a Flama. Esta segue os prencípios de singularidade, simplicidade e modernidade, para além de ter uma boa legibilidade e suportar bem reduções. Deve ser utilizada em todos os suportes que integrem o logo PTisp.

19 PTisp manual da marca 4. tipografia fonte 4.2. Flama book regular Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa. Flama book italic Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa. FLAMA LIGHT REGULAR abc ABC 123 FLAMA LIGHT ITALIC abc ABC 123 FLAMA BLACK REGULAR abc ABC 123 FLAMA BLACK ITALIC abc ABC 123 FLAMA BOOK REGULAR abc ABC 123 FLAMA BOOK ITALIC abc ABC 123 abcdefghijklmnopqrstuvwyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ &# $ ƒ ¹²³ abcdefghijklmnopqrstuvwyz *% \/ - _ ΣΠ + =^<>~ l fffiffiflffl_`@?>=<;: àáâãäåāăąææçćĉċčďđèéêëẽēĕėęěĝğġģĥħìíîïıĩīĭįĵķ łĺļľñńņňòóôõöōŏőøoeoeŕŗřšśŝşšșßțťŧùúûüũūŭůűų ŵẁẃẅýỳÿyžðþ ÀÁÂÃÄÅĂĄÆÆÇĆĈĊČĎÐÈÉÊËẼĒĔĖĘĚĜĞĠĢĤĦÌ ÍÎÏĪĬĮİĴĶŁĹĻĽĿÑŃŅŇÒÓÔÕÖŌŎŐØOEŔŖŘŠŚŜŞȘȚŤ ŦÙÚÛÜŨŪŬŮŰŲŴẀẂẄÝỲŸYŽÐÞ Flama light regular Flama light italic Flama black regular Flama black italic Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa. Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa. Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa. Criada em 2001, a marca PTisp, nasceu pela mão da Empresa Almouroltec, Lda para identificar a actividade da empresa.

20 PTisp manual da marca 4. tipografia fonte e aplicação Teto Teto em Maiúsculas Selecionada a pensar na utilização como Apesar da PTisp poder ser utilizada tipo de letra robusto, e como tal poderá em maiúsculas para legendas de ser utilizada em título, teto regular ou pequena dimensão, como previamente em legendas. A PTisp recomenda para referido, recomendamos a utilização de teto regular 9 pontos no corpo de letra, minúsculas na maior parte das com 15 pontos de entrelinha. aplicações tipográficas. 21pt Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, 17pt Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase 13pt Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos Serviços de Internet 9pt Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos Serviços de Internet que um cliente possa procurar. Distinguimo-nos por apresentar soluções adaptadas a 6pt Mantemo-nos atentos ao progresso das técnicas e sendo vanguardistas nas ofertas que disponibilizamos, apresentamos quase a totalidade dos Serviços de Internet que um cliente possa procurar. Distinguimo-nos por apresentar soluções adaptadas a todos os investimentos, mas sempre inovadoras, escaláveis e comprometidas num Suporte ao Cliente 24/7. Por , Espessura Legendas Teto em Maiúsculas Apesar de diferentes aplicações requerer diferentes estruturas tipográficas na espessura, normalmente quanto maior a espessura, mais amigável e próima será percecionada. Espessuras mais finas transmitem um tom mais refinado. Nota: Quanto mais fina a espessura da letra, menor a sua legibilidade em corpo reduzido. Por este motivo não é recomendada a utilização da espessura Flama light abaio dos 25 pontos no caso de títulos A fonte Flama é etremamente legível e pode suportar um corpo de letra reduzido. Por essa razão pode ser utilizada em legendas, tanto em maiúsculas como em minúsculas. A fonte não deve ser utilizada com menos de 6 pontos. Apesar da fonte Flama poder ser utilizada em maiúsculas para legendas de pequena dimensão, como previamente referido, recomendamos a utilização de minúsculas na maior parte das aplicações tipográficas.

21 PTisp manual da marca 4. tipografia maiúsculas minúsculas Nota: Em caso algum a designação PTisp deve ser alterada ou reproduzida de outra forma que não a representada nesta e outras páginas atrás descritas. Título e subtítulos em minúsculas ou maiúsculas/minúsculas num título ou subtítulo em minúsculas, a designação PTisp deve estar em maiúsculas e minúsculas como representada. Título e subtítulos em maiúsculas. NUM TÍTULO OU SUBTÍTULO EM MAIÚSCULAS, A DESIGNAÇÃO PTisp DEVE ESTAR EM MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS COMO REPRESENTADA. Teto regular. Em teto regular, a designação PTisp deve ser composta em maiúsculas e minúculas. A tipografia oficial faz parte da identidade, e deve ser sempre respeitada para que todo o material de comunicação seja coerente. Na comunicação eterna - publicidade, publicações, entre outros - utilizar a tipografia aqui representada. A fonte utilizada no logotipo PTisp é a Flama. Esta segue os prencípios de singularidade, simplicidade e modernidade, para além de ter uma boa legibilidade e suportar bem reduções. Deve ser utilizada em todos os suportes que integrem o logo PTisp.

22 PTisp manual da marca 4. tipografia assinatura 4.5. ptisp SERVIÇOS DE INTERNET PT ptisp SERVIÇOS DE INTERNET ptisp EN ptisp INTERNET SERVICES Nota: a assinatura foi cuidadosamente construída e refinada, não a altere ou recrie de modo algum. Não a componha em teto, utilize sempre a respetiva arte-final. Adicionalmente ao logotipo, eiste uma assinatura que reforça de forma eplícita a área a que está associada a nossa marca - Serviços de Internet. Esta assinatura é representante da marca e só pode ser eibida na forma fia ao logotipo PTisp e nunca separadamente. No entanto, eiste total liberdade de representar ou não a assinatura no logotipo PTisp.

23 PTisp manual da marca aplicações Tal como mencionado anteriormente, eistem múltiplos suportes para aplicação da identidade PTisp. Neste capítulo apresentamos um conjunto de eemplos desses suportes. Em sintonia com a nossa preocupação ambiental, a PTisp recomenda fortemente a utilização de materiais, produtos e métodos de produção amigos do ambiente, na seleção e criação de aplicações da identidade da marca como as que aqui se apresentam.

24 PTisp manual da marca 5. aplicações vestuário 5.1. ptisp Frente costas Frente costas A roupa ajustam-se bem à estética divertida e alegre da marca PTisp. Itens como estes podem envolver padrões ou imagens mais compleas. Mas no caso de objetos ou acessórios mais pequenos será melhor utilizar apenas o logotipo simples PTisp. Em casos como estes, as técnicas de reprodução devem determinar o tipo de elementos da marca mais ajustados.

25 PTisp manual da marca 5. aplicações objetos 5.2. CTO chief technical officer Wherever internet can take you Estrada Nacional 3, Constância Portugal p f m. w. Luís Inverno Seja numa caneca ou na criação de um porta-chaves promocional, deve procurar articular, de forma clara e inteligente, o logotipo PTisp. Ou há uma forma criativa de eplorar o dinamismo do logotipo, ou o caminho é manter a simplicidade. Lembre-se de utilizar o logotipo, cor, tipografia, respeitando sempre as suas regras.

26 PTisp manual da marca 5. aplicações arte final 5.3. Para implementar as orientações e especificações incluídas neste documento, devem ser utilizados os materiais corretos. A utilização da arte final original bem como as cores conforme especificado neste documento, é fundamental para assegurar o sucesso e a consistência da identidade PTisp. No sentido de assegurar a consistência visual da marca PTisp, o logotipo deve ser sempre reproduzido a partir da arte final original, e não deve ser alterada em qualquer circunstância. É indispensável a colaboração de todos, na correta aplicação e entendimento da marca PTisp. Em caso de situações que não estejam aqui epressas, é aconselhável contactar o departamento responsável pela definição dos parâmetros do comportamento da marca PTisp. Para fazer download do logotipo PTisp, consulte o site

27 PTisp manual da marca glossário Apresentamos um glossário de termos com as respetivas definições, para ser utilizado como referência na consulta deste manual. RELAÇÃO FIXA: uma relação fia que se estabelece entre elementos gráficos que não podem ser separados (e. logotipo e assinatura). LOGOTIPO: representação visual ou representação gráfica da marca composta pelo símbolo, nome e assinatura. NOME: epressão tipográfica PTisp no centro do logotipo. PMS: sigla do Pantone Matching System, sistema internacional de cor. Para a paleta de cor PTisp, fornece uma referência universal da especificação de cada cor que a compõe, independentemente de como, quem, e onde a aplicação da marca seja reproduzida. TIPOGRAFIA: neste conteto, tipografia é equivalente a família tipográfica - a PTisp utiliza a Flama como família tipográfica. Para questões adicionais referentes à utilização do manual da marca PTisp e/ou sobre a sua identidade, contactar a PTisp empresa ou info@ptisp.pt

28 PTisp manual da marca ficha técnica TÍTULO: Manual da Marca PTisp EDIÇÃO: 1.0 Maio 2012 PROPRIEDADE: PTisp é uma marca registada da AlmourolTec, Lda MORADA: Estrada Nacional Nº 3-9-C Constância TEL: Segunda a Seta, dias úteis das 9:00h - 22:00h FAX: INFO: info@ptisp.pt Informações Gerais WEB: DESIGN E PAGINAÇÃO: Departamento Design e Comunicação PTisp.

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas 1. A marca 2. Identidade 2.1. Logotipo 2.2. Margem de Segurança 2.3. Dimensão mínima 2.4. Cor 2.5. Versões 2.6. Fundos de Cor 2.7. Fundos Fotográficos 2.8. Tipografia 2.9. Utilizações

Leia mais

Manual de Normas Erasmus+ JA

Manual de Normas Erasmus+ JA Manual de Normas Erasmus+ JA Um Mundo de Oportunidades para TI >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A Cor >>> 12

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Logótipo Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Positivo/negativo Aplicação sobre fundos de cor

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Logótipo Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Positivo/negativo Aplicação sobre fundos de cor

Leia mais

Identidade Visual da Unitel T+

Identidade Visual da Unitel T+ Manual da Marca O manual de Normas Básicas estabelece um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta e coerente da marca UNITEL T+. A aplicação consistente deste conjunto de

Leia mais

Manual de Elementos Básicos

Manual de Elementos Básicos Manual de Elementos Básicos Março 2011 ÍNDICE A MARCA FORMAS DA MARCA VERSÕES DA MARCA APLICAÇÕES DA MARCA CORES DA MARCA ZONA DE EXCLUSÃO DA MARCA DIMENSÕES MÍNIMAS PROTECÇÃO DA MARCA TIPOS DE LETRA ASSINATURA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS GRÁFICAS MANUAL DE GRÁFICAS Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Casa das Associações e o modo como eles se aplicam de forma a dar vida e sustentabilidade

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Marca Versões Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Tons de cinza, positivo/negativo Aplicação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Viseu Empreendedor e o modo como eles se aplicam de

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Marca Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Tons de cinza, positivo/negativo Aplicação com fundos

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. TeleSaúde

Manual de Normas Gráficas. TeleSaúde VALORES ASSOCIADOS AO CNTS Cooperação Confidencialidade Equidade Humanismo Integridade Inovação Segurança INTRODUÇÃO Este manual estabelece regras gráficas para que a identidade Centro Nacional de seja

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Logótipo Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Positivo/negativo Aplicação sobre fundos de cor

Leia mais

Manual de Normas C ONSELHO D E

Manual de Normas C ONSELHO D E Manual de Normas Manual de Normas Julho 2010 O manual da marca Conselho de Prevenção da Corrupção define um conjunto de regras e recomendações que garantem a sua correcta utilização. É indispensável o

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NORMAS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NORMAS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NORMAS GRÁFICAS FEDERAÇÃO ACADÉMICA DO PORTO Este Manual de Identidade Visual define um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta do logótipo. Para

Leia mais

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL 1.MARCA ULISBOA 1.1 IDENTIDADE VISUAL 4 1.2 VERSÕES 4 1.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 5 1.4 MARGENS DE SEGURANÇA 5 1.5 TAMANHO MÍNIMO 6 1.6 COR 7 1.7 COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS: CROMÁTICOS/FOTOGRÁFICOS 8 1.8

Leia mais

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DA MARCA

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas Este manual estabelece as normas básicas da Identidade Visual PROMAIS, bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e reprodução. Perante

Leia mais

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo é composto pelo símbolo e pela tipografia. A relação entre estes elementos foi cuidadosamente estudada de forma a criar um equilíbrio

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. MARCA 03. VERSÕES DA MARCA 04. UNIVERSO CROMÁTICO 05. VERSÕES POSITIVO/NEGATIVO 06. COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS 07. MARGENS DE SEGURANÇA 08. DIMENSÃO

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. Portugal Inovação Social

Manual de Normas Gráficas. Portugal Inovação Social Manual de Normas Gráficas Portugal Inovação Social 2017 ÍNDICE A MARCA 3. Versão principal 4. Versão principal: Sobre branco / Sobre preto 5. Versão principal P&B: Sobre branco / Sobre preto 6. Cor 7.

Leia mais

Manual de Normas Gráficas da Identidade Visual. versão 1.1 fevereiro 2018

Manual de Normas Gráficas da Identidade Visual. versão 1.1 fevereiro 2018 A Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, tem um já longo percurso de 78 anos. Mudámos de nome, de INEF para ISEF, somos desde 1989 FMH. Mudámos até de cultura institucional por diversas

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ARRIFANA DE SOUSA CONTACTOS Endereço HOSPITAL - PENAFIEL Largo Santo António dos Capuchos 4560-454 Penafiel CLÍNICA MÉDICA - PENAFIEL Rua Fonte do Carvalho 4560-466 Penafiel Telefone

Leia mais

Guia de normas de aplicação da identidade visual

Guia de normas de aplicação da identidade visual Introdução O guia de normas de aplicação da Nova - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas resume de forma prática as características fundamentais desta nova identidade. Pretende-se que seja uma ferramenta

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS MANUAL DE NORMAS IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO Este manual fornece os elementos standard da Identidade Visual Norte 2020, bem como as respetivas

Leia mais

15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT

15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT 15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT Identidade CTT 2 A identidade é composta por dois elementos, o símbolo do mensageiro em cima do cavalo e da sigla CTT. Os dois elementos devem viver em conjunto

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Identidade gráfica (parte 1) v.1.2 > 20/11/2015

MANUAL DE NORMAS Identidade gráfica (parte 1) v.1.2 > 20/11/2015 MANUAL DE NORMAS v.1.2 > 20/11/2015 Este documento pretende ser uma orientação prática e aspiracional para a marca ISEL articulando uma perspetiva estratégica sobre o reforço de implementação de uma de

Leia mais

MANUAL IDENTIDADE PRODUTOS i2s

MANUAL IDENTIDADE PRODUTOS i2s agosto 2017 MANUAL IDENTIDADE PRODUTOS i2s MARCAS PRODUTOS i2s agosto 2017 Introdução 3 Logótipo - versão vertical e versão horizontal 6 Estudo de proporções e área de segurança 7 Dimensões mínimas 8 Cores

Leia mais

FPAK MANUAL DE NORMAS

FPAK MANUAL DE NORMAS JUNHO 2015 Este manual fornece os elementos standards da identidade visual da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e reprodução.

Leia mais

Manual de normas gráficas

Manual de normas gráficas LOGOTIPO VARIANTES O logotipo da Universidade Aberta apresenta estas variantes que deverão ser utilizadas consoante as necessidades de comunicação dos objectos gráficos. A indicação www.uab.pt que aparece

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING

DEPARTAMENTO DE MARKETING JANEIRO.2018 v.01 MARCA RANGEL MANUAL DE IDENTIDADE DEPARTAMENTO DE MARKETING #01.01 INTRODUÇÃO O Manual de identidade corporativa da Rangel visa estabelecer um padrão na comunicação, de forma que a marca

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas 6 MARCA GRÁFICA 6 7 Marca principal Variações formais da marca 13 DIMENSÕES MÍNIMAS 13 14 Marca principal Marcas complementares 21 COR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 21 22 Versões cromáticas Cores oficiais 26 26 27

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Ficha técnica Título Associação de Moradores da Costa da Guia MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Design 1.ª Edição Março 2018 Este manual de norma gráficas é propriedade da Associação

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo assume um papel fundamental nas relações que se estabelecem com o público interno e externo. Por ser um elemento

Leia mais

ÍNDICE. 01 Introdução. 09 Comportamento sobre Fundos de Cor Diversa. 10 Comportamento sobre Fundos Fotográficos. 02 Logótipo. 11 Margem de Segurança

ÍNDICE. 01 Introdução. 09 Comportamento sobre Fundos de Cor Diversa. 10 Comportamento sobre Fundos Fotográficos. 02 Logótipo. 11 Margem de Segurança MANUAL DE NORMAS ÍNDICE 01 Introdução 02 Logótipo 09 Comportamento sobre Fundos de Cor Diversa 10 Comportamento sobre Fundos Fotográficos 03 Grelha de Construção 11 Margem de Segurança 04 Versão a Cores

Leia mais

LOGÓTIPO. Manual de Normas Gráficas

LOGÓTIPO. Manual de Normas Gráficas LOGÓTIPO Manual de Normas Gráficas Manual de normas gráficas Este manual fornece os elementos standard da Identidae Visual do, bem como, as respetivas normas para a sua correta utilização e reprodução.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. Associação Nacional de Estudantes de Medicina

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. Associação Nacional de Estudantes de Medicina MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Associação Nacional de Estudantes de Medicina 2016 Índice 03. Introdução 03. Valores da Marca 04. Versão Descritiva 05. Versão Simplificada 06. Versão Internacional 07. Submarcas

Leia mais

MANUAL NORMAS GRÁFICAS

MANUAL NORMAS GRÁFICAS MANUAL NORMAS GRÁFICAS MANUAL NORMAS GRÁFICAS ORIGEM CONCEITO ENERGIA RIGOR CONFIANÇA SOLIDEZ A marca Armasul entrou numa nova etapa da sua vida. Enquanto empresa teve um papel preponderante no sector

Leia mais

2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 2.1 IDENTIDADES VISUAIS ULISBOA/UNIDADES E SERVIÇOS 12 2.2 VERSÕES 13 2.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 14 2.4 MARGENS DE SEGURANÇA 14 2.5 TAMANHO MÍNIMO 15 2.6

Leia mais

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa janeiro 2018

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa janeiro 2018 Manual de Normas Gráficas Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa janeiro 2018 ÍNDICE 1 IDENTIDADE FFULISBOA 1.1 3 COMPONENTES DA IDENTIDADE 2 4 CONSTRUÇÃO E PROPORÇÕES 2.1 5 MARGENS DE SEGURANÇA

Leia mais

Kit de normas gráficas

Kit de normas gráficas Kit de normas gráficas DUAS BANDEIRAS UM DESÍGNIO UMA MARCA QUE PROMOVE A INCLUSÃO A AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., foi criada com o objetivo de favorecer a coordenação da Política

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS INTRODUÇÃO A fim de proteger e promover a marca adaptada, foi desenvolvido um kit de normas que permitirá, no futuro, reforçar e valorizar a imagem de qualidade e de sucesso

Leia mais

Apresentação da Imagem Corporativa do MUNICÍPIO DE PORTO DE MÓS. município de PORTO DE MÓS. cenário de afirmação

Apresentação da Imagem Corporativa do MUNICÍPIO DE PORTO DE MÓS. município de PORTO DE MÓS. cenário de afirmação Corporativa do MUNICÍPIO DE 14 A CORES OU FOTOGRÁFICA VERSÕES DA LOGOMARCA VERSÃO PRINCIPAL Foram defenidas 24 versões oficiais: a cores ou fotografica, a preto e branco ou escala de cinzas e de alto contraste,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Versão 2.1 GEBALIS- Gestão do Arrendamento Social em Bairros Municipais de Lisboa, EM, SA Rua Costa Malheiro, Lote B 12-1800-412 Lisboa Tel.: + 351 217 510 000 Fax: + 351 217

Leia mais

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados Manual da Marca Logo Design e Conceito O conceito geral dessa marca deu-se pela função de atendimento da instituição, e busca mostrar serenidade com as cores utilizadas e com uma fonte moderna sem perder

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 ÍNDICE 01 01. Índice 02. Introdução 03. 04. 05. 06. Logotipo Logotipo + Slogan Logotipo - Versões Cromáticas Logotipo - Versões Monocromáticas 07. Logotipo - Fundos Constantes

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE

MANUAL DE IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE ÍNDICE 04 LOGÓTIPO_VERSÃO PRINCIPAL 04 LOGÓTIPO_CORES POSITIVO 05 LOGÓTIPO_VERSÃO MONOCROMÁTICA 05 LOGÓTIPO_SOB FUNDO PRETO 05 LOGÓTIPO_VERSÃO EM NEGATIVO 05 APLICAÇÃO SOB FUNDOS DE

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MANUAL DE NORMAS DA IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE NORMAS MANUAL DE NORMAS DA IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE NORMAS DA IDENTIDADE CORPORATIVA 1 2 A identidade corporativa Algarve Autocaravanismo Rede refere-se a uma estratégia de acolhimento ao autocaravanismo na Região do Algarve, tendo em conta que

Leia mais

a marca 3 Manual de normas

a marca 3 Manual de normas MANUAL DE NORMAS índice a marca construção do logótipo área de segurança dimensões mínimas referências cromáticas variações cromáticas comportamentos sobre fundos de cor comportamentos sobre fundos fotográficos

Leia mais

Manual de Normas de Identidade

Manual de Normas de Identidade Manual de Normas de Identidade ÍNDICE 2 1. A Essência da Identidade 2. Identidade 2.1 Versões oficiais da Marca A Cores (CMYK e RGB) Escala de Cinzas 1 Cor Pantone 2.2 Marca Oficial com Assinatura A Cores

Leia mais

MANUAL DE NORMAS BÁSICO DA LOGOMARCA N INVEST

MANUAL DE NORMAS BÁSICO DA LOGOMARCA N INVEST MANUAL DE NORMAS BÁSICO DA LOGOMARCA N INVEST INTRODUÇÃO Este documento contém regras de utilização da logomarca N INVEST. Descreve a construção, as cores, o tipo de letra e o estilo gráfico com que deve

Leia mais

Manual de Identidade Visual. An ASSA ABLOY Group brand

Manual de Identidade Visual. An ASSA ABLOY Group brand Manual de Identidade Visual An ASSA ABLOY Group brand Apresentação Manual de Marca - Yale O objetivo deste Manual de Marca é uniformizar as aplicações do logo da Yale, na criação de documentos, papelaria,

Leia mais

lustrada manual de normas

lustrada manual de normas manual de normas P02 > índice o evento logótipo oficial construção do logótipo versões do logótipo a cor a preto e branco fundos de cor aplicação sobre fotografia margem de segurança dimensão mínima utilizações

Leia mais

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa Assinatura Visual O símbolo e o logotipo devem ser sempre usados com tamanho e relação de proporção fixos. Versão vertical Símbolo acima do logotipo. Esta

Leia mais

w e A manual de normas gráficas 2016

w e A manual de normas gráficas 2016 r w e A manual de normas gráficas 2016 manual de normas gráficas 2016 índice Este manual tem como objetivo orientar a utilização prática da identidade visual weareaware, fornecendo um conjunto de regras

Leia mais

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Apresentação Logotipo Nomenclatura Símbolo Exemplo das marcas das outras Superintendências: A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ALMA SHOPPING GRAPHIC GUIDELINES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS INDÍCE TOM DE COMUNICAÇÃO 1. LOGÓTIPO 2. TIPOGRAFIA 4. COMUNICAÇÃO 1.A VERSÃO HORIZONTAL 1.B VERSÃO VERTICAL 2.A TIPOGRAFIA MARCA 2.B TIPOGRAFIA

Leia mais

MANUAL DE MARCA.

MANUAL DE MARCA. MANUAL DE MARCA 2. ARQUILED - MANUAL DE MARCA ARQUILED - MANUAL DE MARCA. 3 A NOSSA MARCA A Nossa Visão e Missão Os Nossos Valores A NOSSA IDENTIDADE O Logotipo Versões Universo Cromático Aplicação sobre

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual apresentação A marca de uma instituição é o seu maior patrimônio. É através dela que os atributos e valores da organização são traduzidos e representados. O manual de identidade

Leia mais

Introdução. Marcas PROS. IDENTIDADE VISUAL é o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo do logotipo.

Introdução. Marcas PROS. IDENTIDADE VISUAL é o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo do logotipo. Introdução IDENTIDADE VISUAL é o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo do logotipo. Neste manual, apresentamos regras e orientações para u tilizá-los de maneira coerente e consistente,

Leia mais

A marca TURISMO DE PORTUGAL. Manual de Identidade Visual

A marca TURISMO DE PORTUGAL. Manual de Identidade Visual A marca TURISMO DE PORTUGAL Manual de Identidade Visual Índice INTRODUÇÃO 01 LOGOTIPO: SÍMBOLO E LETTERING 02 Cores do logotipo 03 LOGOTIPO Grelha de construção, relação com as margens Área de exclusão

Leia mais

O cumprimentos destas normas evita a ocorrência de erros técnicos que prejudiquem a marca e fortalece a identidade da empresa.

O cumprimentos destas normas evita a ocorrência de erros técnicos que prejudiquem a marca e fortalece a identidade da empresa. ÍNDICE 03 INTRODUÇÃO 04 LOGOTIPO Versão Principal 05 CONSTRUÇÃO & ZONA DE EXCLUSÃO 06 DIMENSÕES MÍNIMAS 07 REFERÊNCIAS CROMÁTICAS 08 LOGOTIPO Variações Cromáticas 09 LOGOTIPO Variações Monocromáticas 10

Leia mais

Manual de normas gráficas HF Hotels A marca HF Hotels. A marca HF Hotels foi constituída em 2004 e dela fazem parte nove submarcas.

Manual de normas gráficas HF Hotels A marca HF Hotels. A marca HF Hotels foi constituída em 2004 e dela fazem parte nove submarcas. BRANDBOOK A marca HF Hotels 2 A marca HF Hotels foi constituída em 2004 e dela fazem parte nove submarcas. O Grupo HF Hotels e os seus oito hotéis devem ser referenciados das seguintes formas: O Grupo:

Leia mais

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 1.1 Logo 06 1.2 Símbolo 07 1.3 Marca vertical 08 1.4 Marca horizontal 09 1.5 Aplicação sobre fundos 10 1.6 Paleta de cores 11 1.7 Aplicação monocromática 12 1.8 Aplicação

Leia mais

Normas gráficas Março 2016

Normas gráficas Março 2016 Normas gráficas Março 2016 Estas normas gráficas pretendem definir a aplicação correta dos elementos gráficos da identidade visual do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro para garantir uma comunicação

Leia mais

IDENTIDADE INSTITUCIONAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS V

IDENTIDADE INSTITUCIONAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS V MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS V.01 2009 Gerir a imagem de uma marca é gerir todos os elementos através dos quais ela se dá a conhecer, se expressa ou comunica. Enquanto elemento primário de identificação e

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas manual de normas gráficas 01 introdução Este manual de normas gráficas constitui um guia dos elementos da identidade visual da Viamodul, bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual. Versão reduzida

Manual da Marca e da Identidade Visual. Versão reduzida Manual da Marca e da Identidade Visual Versão reduzida conceito Design O ensino do futuro do mundo: pessoas inovando pela transformação do Brasil A representação gráfica do pensamento inovador é dada

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2014 Manual de Identidade Visual Dealernet Automotive Ecosystem Identidade Visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa. TK ATHAYDE DEALERNET Automotive Ecosystem 08/04/2014 Uma marca é

Leia mais

ARS. ARS algarve - Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. Ministério da Saúde

ARS. ARS algarve - Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. Ministério da Saúde ARS - ÍNDICE 1. Introdução 04 2. A marca 06 3. Logotipo 08 4. Margens de segurança 14 5. Escala e legibilidade 16 6. Cores 18 7. Comportamento sobre fundos 22 8. Utilizações incorretas 26 9. Tipografia

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015 MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015 VERSÃO 1.0 JUNHO DE 2014 JMM GUIA DE CONTEÚDO Utilize este manual para criação de qualquer material de comunicação da Campanha de Missões

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 INTRODUÇÃO A nova visão do Sindilegis representada pelo seu logotipo faz questão de ficar mais longe da imagem empresarial, representada pelo seu antigo logo e se torna mais

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 VERSÕES DA MARCA.... 6 PROPORÇÕES E ELEMENTOS... 8 VERSÕES, POSITIVA, NEGATIVA E PB.... 10 ÁREA DE RESERVA E REDUÇÃO.... 12 IDENTIDADE TIPOGRÁFICA....

Leia mais

Manual de Identidade Visual Certificação Profissional

Manual de Identidade Visual Certificação Profissional Manual de Identidade Visual Certificação Profissional 1.1 Apresentação Este é o selo de Certificação Profissional FEBRABAN. Um símbolo que possui alta credibilidade e tem por finalidade certificar conhecimentos

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA GUIA DE CONTEÚDO Utilize este manual para criação de qualquer material de comunicação da Campanha de Missões Mundiais 2016. Nunca tente redesenhar a marca da campanha. Seja

Leia mais

LOGOTIPO SELO DE QUALIDADE 2017 ERSAR ELEMENTOS BÁSICOS

LOGOTIPO SELO DE QUALIDADE 2017 ERSAR ELEMENTOS BÁSICOS ERSAR ELEMENTOS BÁSICOS 1 ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DOS ELEMENTOS CHAVE DO LOGOTIPO REPRESENTANTE DOS VÁRIOS SELOS ERSAR

Leia mais

MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s

MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s abril 2016 MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s abril 2016 Pág. 2 MARCA i2s Introdução Logótipo, Estudo de Proporções, Dimensões Mínimas e Cores Tipografia Versões policromáticas e monocromáticas Comportamento

Leia mais

LOGOTIPO SELO DE QUALIDADE 2017 ERSAR ELEMENTOS BÁSICOS

LOGOTIPO SELO DE QUALIDADE 2017 ERSAR ELEMENTOS BÁSICOS ERSAR ELEMENTOS BÁSICOS 1 ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DOS ELEMENTOS CHAVE DO LOGOTIPO REPRESENTANTE DOS VÁRIOS SELOS ERSAR

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 4Normas para a construção do Logotipo 4Uso correto da Marca 4Aplicações em material Promocional 4Papelaria Institucional

Manual de Identidade Visual. 4Normas para a construção do Logotipo 4Uso correto da Marca 4Aplicações em material Promocional 4Papelaria Institucional Manual de Identidade Visual 4Normas para a construção do Logotipo 4Uso correto da Marca 4Aplicações em material Promocional 4Papelaria Institucional ÍNDICE Introdução A Marca Um pouco da História... 03

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Manual com regras e instruções de aplicação e uso da marca BonaSecco

Manual de Identidade Visual. Manual com regras e instruções de aplicação e uso da marca BonaSecco Manual de Identidade Visual Manual com regras e instruções de aplicação e uso da marca BonaSecco O logotipo A assinatura do logotipo foi modificada em fevereiro de 215, com o objetivo de transmitir de

Leia mais

Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação.

Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação. Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação. Qualquer dúvida entre em contato com ascom@fuvs.br 1 2 3 4 5 6 7 Sumário ASSINATURA PRINCIPAL

Leia mais

Apresentação da ANABB

Apresentação da ANABB 2 Índice Apresentação da ANABB...3 Apresentação da Marca...4 Assinatura Visual...5 Significado da Marca...6 Cores da Marca...7 Família Tipográfica...9 Diagrama de Construção...10 Área de Reserva...11 Convivência

Leia mais

Manual de Identidade Visual Golin MIV55

Manual de Identidade Visual Golin MIV55 Manual de Identidade Visual Golin MIV55 Sumário Manual de Identidade Visual Golin A marca de uma empresa é parte integrante do seu capital intelectual 3 Módulo I - Essencial 4 Introdução 4 Definições 4

Leia mais

WCA Inteligência de Negócio Manual de Identidade Visual 2016

WCA Inteligência de Negócio Manual de Identidade Visual 2016 WCA Inteligência de Negócio Manual de Identidade Visual 2016 02 Manual de Identidade Visual 2016 O Objetivo deste Manual e das cores, procuram estabelecer uma relação direta com o lado humano ( Pensar

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E NORMAS GRÁFICAS Este documento deve ser utilizado de modo a garantir uma correcta utilização e identificação da marca: + Turismo + Sabor - Alto Tâmega. Este documento

Leia mais

Manual Aplicação Marca. Edição 2015

Manual Aplicação Marca. Edição 2015 Manual Aplicação Marca Edição 2015 Por que devo usar? Este manual foi baseado no Manual de Aplicação da Marca IF, Instituido pela Portaria Setec/MEC nº 31, de 15 de setembro de 2015, tem por objetivo orientar

Leia mais

Manual de Uso da Marca

Manual de Uso da Marca Manual de Uso da Marca SUMÁRIO Clique no item para navegar até a página APRESENTAÇÃO Elementos Gráficos Marca... 5 Malha Construtiva... 6 Cores Institucionais... 7 Tipografia... 8 Uso da Marca Aplicações...

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas anual de Normas Gráficas 2 cooper para inov 3 apoio às reformas políticas Este manual contém as regras básicas de utiliz dos elementos fundamentais de design das ações da Agência Nacional Erasmus+ Educ

Leia mais

ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE

ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE MANUAL DE MARCA SBC ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE 3 Agora, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está de cara nova. Uma nova identidade, que representa melhor tudo o que somos. E, para que possamos

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015

Manual de Identidade Visual. Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015 Manual de Identidade Visual Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015 Diretrizes para gestão da marca A marca, é a representação simbólica de determinada entidade, produto ou serviço. Sendo assim, regras

Leia mais

Mini-kit de Normas Gráficas 2014

Mini-kit de Normas Gráficas 2014 Mini-kit de Normas Gráficas 2014 Índice 1. Logótipo 1.1. 1.2. 1.3. ELEMENTOS DA MARCA MARGENS DE SEGURANÇA REDUÇÃO MÁXIMA 03 04 05 2. Universo Cromático 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. CORES INSTITUCIONAIS POSITIVO

Leia mais

guia de uso da marca

guia de uso da marca guia de uso da marca sumário Clique nos itens abaixo para navegar pelo conteúdo. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 HISTÓRIA DA MARCA FNQ VERSÕES DA MARCA CONSTRUÇÃO DA MARCA MARGEM DE SEGURANÇA REDUÇÕES MONOCROMIA

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual CONCEITO, ESTRATÉGIA E APLICAÇÕES Versão atualizada setembro de 14 marca Dimensionamento mínimo Para garantir a reprodução legível da marca, foi estabelecida a redução

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL INTRODUÇÃO A finalidade deste Manual é normatizar a utilização da nova marca do Governo do Estado de Pernambuco, de forma a garantir a uniformidade de sua

Leia mais

Manual de Aplicação do Selo Comemorativo de 20 anos

Manual de Aplicação do Selo Comemorativo de 20 anos Manual de Aplicação do Selo Comemorativo de 20 anos Índice 03 A marca de 20 anos da FAMA 06 Área de proteção 07 Redução mínima 08 Cores e aplicações - cores da marca 09 Aplicações sobre fundos 10 Permissões

Leia mais

Manual de identidade Visual. Manual da Marca

Manual de identidade Visual. Manual da Marca Manual de identidade Visual 1 Manual da Marca 1. Introdução...05 2. Estrutura Geral da Marca...06 3. Assinatura Visual com Linhas de Produtos...08 3. Padrão Cromático...10 4. Normatização Geral 4.1 Assinatura

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 9.1 9.2 9.3 10 Introdução Apresentação Grid Arejamento Paleta de cores Tipografia Usos incorretos Redução Aplicações Monocromática Uma cor Negativa

Leia mais

Este manual foi elaborado no sentido de definir e normalizar a utilização da logomarca e esclarecer as eventuais dúvidas que possam surgir.

Este manual foi elaborado no sentido de definir e normalizar a utilização da logomarca e esclarecer as eventuais dúvidas que possam surgir. Brand Book 1. INTRODUÇÃO Este manual foi elaborado no sentido de definir e normalizar a utilização da logomarca e esclarecer as eventuais dúvidas que possam surgir. Assim, é fundamentalmente necessário

Leia mais

CADERNO DE NORMAS DE APLICAÇÃO

CADERNO DE NORMAS DE APLICAÇÃO MARQUES, S.A. COMO USAR ESTE MANUAL SÍMBOLO LOGÓTIPO MALHA CONSTRUTIVA PADRÃO TIPOGRÁFICO PADRÃO CROMÁTICO PANTONE MARCA PRETO E BRANCO / MARCA NEGATIVA MARCA SOBRE FUNDOS DE COR DA PALETA MARCA SOBRE

Leia mais

LOGÓTIPO: MARGENS MÍNIMAS 2.4. ELEMENTOS DA MARCA MANUAL DE NORMAS

LOGÓTIPO: MARGENS MÍNIMAS 2.4. ELEMENTOS DA MARCA MANUAL DE NORMAS 2.4. LOGÓTIPO: MARGENS MÍNIMAS MANUAL DE NORMAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. 2.1. Valores 2.2. Logótipo 2.3. Logótipo: Variações 2.4. Logótipo: Margens mínimas 2.5. Logótipo: Tamanhos mínimos 2.6. Cor 2.7.

Leia mais