GT3: Organização da informação e do conhecimento no século XXI METADADOS PARA CONSERVAÇÃO FOTOGRÁFICA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GT3: Organização da informação e do conhecimento no século XXI METADADOS PARA CONSERVAÇÃO FOTOGRÁFICA 1"

Transcrição

1 1 GT3: Organização da informação e do conhecimento no século XXI METADADOS PARA CONSERVAÇÃO FOTOGRÁFICA 1 VIEIRA, D.C.O 2 ; SIMIONATO, A.C 3. Damaris Cardoso de Oliveira Vieira RESUMO O presente trabalho tem se propõe a analisar os metadados que identificam o estado de conservação e armazenamento de documentos fotográficos em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentos, com o intuito de contribuir para uma melhor representação descritiva das fotografias e para garantir o acesso adequado desse tipo de material aos usuários dessas Unidades de Informação. O trabalho foi elaborado a partir da leitura e análise crítica da bibliografia sugerida, tendo como resultado teórico a constatação da grande importância social do desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem a difusão do conhecimento e da informação através de banco de dados elaborados a partir da concepção de que os benefícios dessa ação terão alcance imensuráveis. Palavras-chave: Fotografia. Metadados. Conservação e armazenamento de fotografias. 1 INTRODUÇÃO Na primeira metade do século XIX, surge a fotografia revolucionando as artes visuais, em sua história permanece como uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos construídos por vários personagens. A primeira descoberta importante para 1 Este é um projeto de Iniciação Científica, financiado pela Fundação Araucária, PR. Esta pesquisa se insere no projeto de pesquisa "Tratamento temático e descritivo de acervos fotográficos: abordagem teórica e aplicada nas instituições do Paraná coordenado pelas professoras Ana Cristina de Albuquerque e Ana Carolina Simionato. 2 Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). d.cliiv@gmail.com. Endereço de contato: Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina PR. 3 Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

2 2 fotografia foi a "câmara obscura" que foi desenvolvida para observar os eclipses solares, o princípio básico da máquina fotográfica. Tempos após ao desenvolvimento da câmera escura, em 1832, Daguerre pesquisou a possibilidade de se reproduzir usando a luz do sol e descobriu um processo fotográfico que chamou de photographie, e desde então é originado o recurso imagético que conhecemos até hoje a fotografia. (BENJAMIN, 1992) A fotografia propicia lembranças e fatos históricos, além de cenários; contudo para sua fixação em um suporte é advinda de fatores químicos e por isso está susceptível aos fatores de naturais e artificiais de seu armazenamento. Do ponto de vista da área de Ciência da Informação, a preocupação com o armazenamento e conservação de documentos é um desafio, pois muitas instituições que possuem esse tipo de material em seu acervo não estão atentas à para a preservação de memória e a a degradação dos documentos imagéticos esta suscetível ao tempo, a física e química do material, todavia, a conservação fotográfica oferece maior durabilidade e qualidade para que este registro possua maior tempo de vida e consequentemente atribui para cultura das próximas gerações (FILIPPI; LIMA; CARVALHO, 2002). Da mesma forma, esse tipo de informação sobre a conservação e armazenamento deveriam ser informadas aos usuários corretamente, ou seja, as Unidades de Informação como os Arquivos, Bibliotecas, Museus e outros tipos de Centros de Informação devem em seu catálogo público concentrar descritores que caracterizam o documento por um todo e ao mesmo tempo individualizando o recurso para que ele tenha sua recuperação, acesso e uso. Os descritores são denominados de metadados, e por isso, a utilização dos metadados faz-se necessário para que os recursos informacionais sejam padronizados a fim da otimização de seu acesso como Santos; Arakaki e Simionato (2014) abordam. E Alves (2012, p. 47) define: [...] os metadados são atributos que representam uma entidade (objeto do mundo real) em um sistema de informação, em outras palavras, são elementos descritivos ou atributos referenciais codificados que representam características próprias ou atribuídas às entidades. A função dos metadados é descrever recursos informacionais, apresentando uma divisão em cinco níveis: administrativos (metadados usados no gerenciamento e administração dos recursos informacionais), descritivos (metadados usados para descrever e identificar informações sobre recursos), conservação (metadados relacionados à conservação de recursos de informação), técnicos (metadados relacionados ao funcionamento do sistema e comportamento dos metadados) e uso (metadados relacionados ao nível e tipo de uso dos recursos informacionais). (GILLILAND-SWETLAND, 1999).

3 3 Nesse sentido, os metadados podem registrar qualquer tipo de informação característica de um recurso informacional, e no caso desse trabalho, os metadados se atentarão ao escopo da conservação e armazenamento de fotografias e se elas estão sendo informadas ao seu usuário. Por exemplo, se caso a fotografia estiver com um dano ou outra forma que altere seu estado original, essa informação deve estar disponível ao usuário por meio de um metadado. Além disso, [...] destaca-se a importância do tratamento descritivo da informação, uma etapa da catalogação para a imagem digital, na construção de formas mais eficientes para sua representação e apresentação é o modo de torná-las disponíveis, acessíveis e recuperáveis. (SIMIONATO, 2012, p. 78). Portanto, este subprojeto propõe um estudo sobre o estado de conservação e armazenamento para as fotografias, por meio das formas de descrição no catálogo dos diversos ambientes informacionais como arquivos, bibliotecas, museus ou centros de documentação e cultura, ambientes. A questão norteadora da pesquisa é: a descrição do documento fotográfico por meio dos metadados nos catálogos mantém em seus descritores o estado de conservação e armazenamento? O objetivo geral da pesquisa é analisar os metadados, inseridos no tratamento descritivo e que identificam o estado de conservação e armazenamento de documentos fotográficos. Os objetivos específicos se definem por: identificar os procedimentos referentes a conservação e armazenamento de fotografias; sistematizar os metadados referentes ao estado de conservação e armazenamento dos catálogos das instituições; verificar como é realizada a representação descritiva para os documentos fotográficos; comparar os resultados obtidos com os padrões de descrição referentes ao tratamento descritivo de documentos fotográficos. Logo, destaca-se a importância desse estudo que apresenta uma proposta de investigação do processo de descrição (também denominados como catalogação) de fotografias para o âmbito do estado de conservação e armazenamento desse tipo de recurso. E, além disso, os questionamentos sobre o tema se refletem na necessidade de que a área de Ciência da Informação ainda possui sobre as discussões questões teórico/práticas para os diversos tipos de recursos informacionais, tanto os tradicionais quanto os digitais.

4 4 2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Esse estudo pode ser caracterizado como pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, uma vez que consistirá na coleta de dados junto às instituições e além da identificação dos conceitos e definições sobre os metadados para o estado de conservação e armazenamento dos documentos fotográficos além da comparação com os padrões de descrição referentes ao tratamento descritivo. Esta pesquisa está inserida no projeto de pesquisa Tratamento temático e descritivo de acervos fotográficos: abordagem teórica e aplicada nas instituições do Paraná, e a contextualização do documento fotográfico no âmbito do tratamento descritivo por meio de sua representação pelos metadados além de sua ênfase pelos estado de conservação e armazenamento do documento, se dará pelo estudo das seguintes instituições: Arquivo Público de Londrina, Arquivo Público do Paraná, Museu Histórico de Londrina, Museu Paranaense, Biblioteca Pública do Paraná, Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, Museu da Gravura de Curitiba, Centro de Arte Digital de Curitiba e Centro de Estudos do Movimento de Curitiba. A coleta de dados se dará através de questionários específicos que serão devidamente elaborados enfocando o assunto principal e poderá ser aplicado através de formulário eletrônico ou via . Para a realização da pesquisa, propõe-se que a pesquisa seja desenvolvida de acordo com os eixos estabelecidos pelo projeto maior, ao qual esse estudo visa colaborar, muitas vezes de forma concomitante, conforme apresentados a seguir: 1ª fase: Levantamento bibliográfico dos assuntos propostos: representação descritiva, documentos fotográficos, tratamento de documentos fotográficos, acervos fotográficos, os padrões de descrição referentes ao tratamento descritivo de documentos fotográficos, estado de conservação e armazenamento do documento fotográfico. E neste momento, a pesquisa será de base bibliográfica e exploratória ao buscar na literatura vigente as bases para que discussões e definições sejam construídas. 2ª fase: Contato com as instituições definidas no Estado do Paraná. Nesta fase a pesquisa será de base exploratória e descritiva.

5 5 3ª fase: Aplicação do instrumento de coleta de dados e diagnósticos dos acervos. A coleta de dados se fará por instrumentos de pesquisa a serem definidos como questionários, formulários eletrônicos, com responsáveis pelos acervos para que os dados coletados sirvam de base para o diagnóstico dos acervos. Quando possível, as visitas técnicas serão de grande auxílio por possibilitarem um maior contato com os pesquisadores e profissionais que realizam os trabalhos acerca dos documentos fotográficos nas instituições mapeadas. A pesquisa encontra-se na primeira fase de realização. 3 DISCUSSÃO: A CONSERVAÇÃO FOTOGRÁFICA É sabido que uma das principais características do documento fotográfico diz respeito à sua fragilidade e também ao seu papel essencial na preservação da memória cultura, o que remetem à uma determinada época, a qual estão relacionadas costumes e processos históricos. É, portanto, um material de fundamental importância para o entendimento da sociedade e para salva-guardar as memórias de um grupo, de uma pessoa ou lugar, e assim sendo requer esforços para que sua durabilidade seja garantida pelo maior espaço de tempo. Para a Ciência da Informação, buscar métodos que possibilitem a conservação de acervos fotográficos é vital, pois as causas de deterioração desse tipo de material são variadas e vão desde locais de armazenamento inapropriado até a inadequação no manuseio. Nesse contexto se faz necessário que a manutenção de acervos fotográficos seja delegada à pessoas que tenham um grau de conhecimento técnico que as possibilitem, minimamente, entender o acervo como uma entidade portadora de valor material e imaterial. Uma das principais causas de danos à fotografia está relacionada às suas condições de armazenamento, isso se deve ao fato de que o local de armazenagem deve ser livre de umidade, nesse caso se deve levar em consideração a umidade relativa (UR), ou seja avaliar no ambiente escolhido a temperatura e a quantidade de vapor de água contida no ar. (MUSTARDO; KENNEDY, 2001) No que tange os problema advindos da alta UR podemos citar danos como o amolecimento do papel fotográfico o que facilitaria sua aderência a outros materiais ou objetos com os quais estejam em contato, há que se considerar ainda a questão do favorecimento do proliferação de agentes biológicos relacionados às condições favoráveis propiciadas pela umidade elevada: Os níveis da umidade relativa dentro dos ambientes do armazenamento são importantes pois a presença da água é necessária para que ocorra a maioria

6 6 das reações químicas que causam a deterioração dos materiais fotográficos. Altos níveis de UR geralmente estimulam reações químicas prejudiciais, especialmente quando se trata de materiais fotográficos. Acima de 60%, aumenta a probabilidade da germinação de esporos de fungos. (MUSTARDO; KENNEDY, 2001, p.8) Dentre os agentes biológicos, dos quais trata Mustardo e Kennedy (2001), estão também os insetos e roedores que por sua vez causam danos irreversíveis ao material fotográfico inviabilizando à sua restauração. Para os autores citados anteriormente, as seguintes etapas de proteção devem ser seguidas para diminuir o risco de atividade biológica dentro do acervo, conforme trata: revisão inicial das coleções que entram no repositório; atenção rigorosa em manter as áreas de armazenamento e de trabalho livres de alimentos e de bebidas, incluindo embalagens e vasilhames; revisão periódica das condições de armazenamento; boas condições de limpeza e de manutenção; exterminação programada e supervisionada, caso seja necessário. A partir disso podemos inferir que para assegurar a integridade física do acervo fotográfico às instituições detentoras de tais acervos, além da mão de obra qualificada devem investir em recursos tecnológicos, como por exemplo, climatizadores, que ajudem a propiciar as condições necessárias à conservação das fotografias, o que por sua vez pressupõe uma elevação considerável nos custos dessas instituições. 3.1 A organização de coleções fotográficas A apresentação do material fotográfico e a forma como ele é disposto não pode em hipótese alguma ser negligenciado, pois sua devida organização, levando-se em conta critérios técnicos, permite que sua finalidade seja alcançada, ou seja, quando se inicia uma pesquisa num arquivo de fotografias há que se identificar, inicialmente, aspectos gerais que a caracterizem e que possam dizer ao consultante a abrangência daquele material no que se refere ao espaço e ao tempo. Para que isso seja possível se faz necessário um minucioso trabalho de organização que requer a atenção para uma série de quesitos que resultarão num acervo lógico e de fácil acesso.

7 7 Em primeiro lugar é imprescindível saber a origem da coleção se foi adquirida pela comercialização ou é fruto de doação à instituição, essa conduta permite o controle patrimonial e o estabelecimento da posse legal daquele documento, são portanto, processos de cunho administrativo. Em seguida é feita a parte que diz respeito ao material propriamente dito, pois nesse momento serão feitos os registros quanto ao nome da coleção, a data-período à que se refere, total de fotografias adquirida (separadas por tipo de suporte), autorias (quando identificadas), descrição do conteúdo temático, data e forma de aquisição, provinênciahistórico e por fim descrições gerais. Nem sempre o material fotográfico recebido pela instituição de destino estão organizados quanto as informações necessária para a catalogação, motivo pelo qual, muitas vezes, os responsáveis pela coleção deve receber todas as informações, através de entrevistas e depoimentos, afim de concluir a etapa de organização e proceder a disponibilização do material no acervo. Essa coleta de informações e o enriquecimento de dados sobre os materiais dispostos no acervo podem continuar posteriormente com o tratamento contínuo quanto ao armazenamento, higienização, digitalização etc. 4 METADADOS Segundo Barbosa (1978), do processo evolutivo e da necessidade de registrar a origem, a autoria e o período da criação de documentos surgiu a catalogação, que após passar por diversos processos de desenvolvimento teve a sua existência valorizada pelo lançamento do projeto MARC (Machine Readable Cataloging) em 1965 com o intuito de padronizar a linguagem de troca de informações bibliográficas. Esse novo mecanismo de descrição de códigos de catalogação passou a ser muito utilizado por facilitar o intercâmbio de informações bibliográficas de modo mecanizado e eficaz. Seguindo o passo evolutivo da Ciência da Comunicação na década de 90 se populariza o conceito de metadados, que de modo simples e acessível, podemos dizer se tratar do conjunto de dados relacionados a um dado. Assim, para a organização de um arquivo de metados é indispensável que haja, primeiramente, uma padronização da forma como os dados e metadados serão dispostos, em um banco de dados, por exemplo. Isso posto, fica evidente que a função dos metadados é descrever conceitualmente documentos para que o entendimento desses documentos seja o mais efetivo possível. Entretanto, a sistematização desse engenhoso mecanismo que visa a interconexão de vários

8 8 elementos é desafiador e requer inovações constantes, uma vez que o volume de informações circulantes, com o advento das tecnologias da informação, se torna cada vez maior. Por outro lado, os avanços tecnológicos e a rapidez com que ocorrem são elementos que contribuem de modo determinante para que a busca e recuperação de conteúdo informacional sejam cada vez mais complexas, elaboradas, rápidas e eficientes. Esse aspecto deve ser considerado de extrema importância não apenas por facilitar e enriquecer o trabalho dos profissionais ligados à ciência da informação, mas também porque a melhor difusão da informação e do conhecimento está intimamente relacionada com uma sociedade mais igualitária e consciente. Considerando-se tudo o que foi dito previamente é importante ressaltar que os esforços empreendidos pelos profissionais da Ciência da Comunicação devem estar em consonância com o desenvolvimento de novas estruturas tecnológicas pelos profissionais da área de tecnologias informacionais, dado que estes últimos darão o suporte necessário ao tráfego, recuperação e organização dos documentos nos ambientes virtuais. Para que isso seja possível foram criados protocolos que norteiam, regulamentam e padronizam a criação de metadados. Assim, para que os metadados possam ser considerado de boa qualidade, segundo a National Information Standards Organization, eles devem apresentar os seguintes requisitos: Metadados de qualidade devem ser apropriados aos materiais de uma coleção, aos usuários da coleção e destinados ao provável uso por objetos digitais; Metadados de qualidade devem ser apropriados para proporcionar a interoperabilidade; Metadados de qualidade devem proporcionar a utilização de padrões como vocabulários controlados, para refletir o que, onde, quando e quem em relação ao conteúdo; Metadados de qualidade devem incluir declarações claras sobre as condições e termos de uso do recurso informacional; Registros de metadados de qualidade são objetos em si e, portanto, devem ter a qualidade de arquivamento, persistência e identificação única. Metadados de qualidade devem ser confiáveis e verificáveis; Metadados de qualidade apoiam a gestão a longo prazo de recursos em coleções. (NISO, 2004, p. 10, tradução nossa)

9 9 Como pudemos observar os sistemas que interagem para que seja possível correlacionar dados descritivos de materiais bibliográficos requerem um nível complexo de entendimento sobre diversas áreas do conhecimento e assim, possibilitem que o acesso às informações, tanto aos profissionais das Ciências da Comunicação quanto aos demais usuários, seja em sua totalidade organizado e eficiente. 5 CONCLUSÃO PARCIAL Embora ainda haja uma grande quantidade de informações a serem consideradas, tanto sobre conservação fotográfica quanto sobre metadados, tem-se, até o momento, a percepção de que a criação de padrões de metadados representam um avanço de inestimável valor para que o trabalho da conservação do documento fotográfico seja cada vez mais elaborado e consiga cumprir o seu papel de preservação de memória cultural e histórica da sociedade. Assim, os recursos que podem ser disponibilizados, principalmente no ambiente virtual, cumprem também o papel de disseminar com facilidade o conteúdo dos acervos constantes nas instituições aos usuários que tenham interesse em acessar o material disponível para os mais diversos fins, tais como informacional, educacional etc. Vê-se portanto, que há uma conjunção de esforços de diversas áreas do conhecimento que convergem para além da mera criação de novas técnicas destinadas a determinada área, pois possibilitam um alcance que atinge a sociedade como um todo em dimensões que não podem ser previstas devido ao alcance de suas potencialidades.

10 10 6 REFERÊNCIAS PRELIMINARES ALVES, R. C. V. Metadados como elementos do processo de catalogação f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, BARBOSA, Alice Príncipe. Novos rumos da catalogação. Rio de Janeiro: BNG/BRASILART, BARUKI, Sandra. Conservação e preservação de fotografias. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; ROCHA, Claudia Regina da (Orgs). Conservação de acervos/ Museu de Astronomia e Ciências Afins. Série Mast Colloquia, v.9. Rio de Janeiro: MAST, p BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Antropos, p BUCKLAND, Michael K. Descrição e pesquisa: metadados como infra-estrutura. Brazilian Journal of Information Science Marília, v. 0, n. 0, p. 3-14, jul./dez Disponível em: < Acesso em: 15 out FILIPPI, P.; LIMA, S. F.; CARVALHO, V. C. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial do Estado, GILLILAND-SWETLAND, A. J. La definición de los metadatos. In: Introducción a los metadatos: vías a la información digital. [S. l.]: GETTY, p MARCONDES, Marli. Conservação e preservação de coleções fotográficas. São Paulo: Arquivo do Estado: Revista Histórica, matéria 02. Disponível em: < Acesso em: 28 jan MUSTARDO, Peter.; KENNEDY, Nora. Preservação de fotografias: métodos básicos para salvaguardar suas fotogarfias. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica 2. Rio de Janeirio: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, NISO. Understanding Metadata. Bethesda: NISO Press, Disponível em: < Acesso em: 11 nov SANTOS, P. L. V. A. C.; SIMIONATO, A. C.; ARAKAKI, F. A. Definição de metadados para recursos informacionais: apresentação da metodologia BEAM. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 1, p , fev Disponível em: Acesso em: 19 Mai SIMIONATO, A. C. Representação, acesso, uso e reuso da imagem digital. 141f Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP, 2012.

Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB

Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB Maria Madalena Schmid Martins (FCRB) - mschmidig@gmail.com Mariana

Leia mais

1 Formatos de registro

1 Formatos de registro Sumário 1 Formatos de registro bibliográficos 1.1 Introdução 1.2 Formato MARC 1.3 Formato comum de comunicação (FCC) 1.3.1 ISO 2709 1.3.1.1 Registro para FCC 1.3.1.1 Exemplos 2 Metadados 2.1a Definições

Leia mais

Denise Gomes Silva Morais Cavalcante. Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação/ECA- USP. Orientador: Nair Yumiko Kobashi

Denise Gomes Silva Morais Cavalcante. Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação/ECA- USP. Orientador: Nair Yumiko Kobashi INTEGRAÇÃO DE ACERVOS MULTIMÍDIA NO CONTEXTO DA WEB SEMÂNTICA: ANÁLISE DE INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS MULTIMÍDIA. Denise Gomes Silva Morais Cavalcante denisegsmc@usp.br

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Organização e preservação de fotografias para o digital: construção de álbuns digitais Ana Carolina Simionato Amanda Azevedo dos Santos José Lotúmolo Junior Maria Lígia Triques Samanta do Prado Palavras-chave:

Leia mais

O PROCESSO DE MODELAGEM CONCEITUAL CATALOGAÇÃO:

O PROCESSO DE MODELAGEM CONCEITUAL CATALOGAÇÃO: O PROCESSO DE MODELAGEM CONCEITUAL (ENTIDADE-RELACIONAMENTO) NA CATALOGAÇÃO: a criação dos Requisitos Funcionais para Dados Imagéticos Digitais (RFDID) ANA CAROLINA SIMIONATO DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI.

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. Resumo: Jeziel De Paula Historiador Docente e Pesquisador Unaerp - Universidade

Leia mais

PODCAST: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE PADRÕES DE METADADOS

PODCAST: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE PADRÕES DE METADADOS PODCAST: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE PADRÕES DE METADADOS METADADOS O termo metadados é definido como dados sobre dados e é usado por diversas áreas com o objetivo de tratar recursos informacionais

Leia mais

METADADOS PARA A REPRESENTAÇÃO DAS IMAGENS DIGITAIS

METADADOS PARA A REPRESENTAÇÃO DAS IMAGENS DIGITAIS SHINTAKU, M.; MEIRELLES, R. Manual do DSPACE: administração de repositórios. Salvador: EDUFBA, 2010. PÔSTER METADADOS PARA A REPRESENTAÇÃO DAS IMAGENS DIGITAIS Ana Carolina Simionato Resumo: As redes se

Leia mais

A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL

A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL Ivanilda Bezerra Cavalcanti 1 ; Aurekelly Rodrigues da Silva 2; Pedro Augusto de Lima Barroso 3; Profa. Ma. Claudialyne da S. Araújo 4 1 Graduanda no curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E CULTURA. Projeto Programa de Iniciação Científica (PIC)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E CULTURA. Projeto Programa de Iniciação Científica (PIC) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E CULTURA Projeto Programa de Iniciação Científica (PIC) Métodos e referenciais teóricos nos critérios de raridade bibliográfica

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele de Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia

Leia mais

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Parte II A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Etapas de trabalho 1 Aquisição Diretrizes institucionais: política de aquisição Análise preliminar do arquivo/relatório

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II

Leia mais

Dados Abertos de Pesquisa na Área de Rede de computadores: Como a comunidade está se organizando para tornar os dados FAIR?

Dados Abertos de Pesquisa na Área de Rede de computadores: Como a comunidade está se organizando para tornar os dados FAIR? Dados Abertos de Pesquisa na Área de Rede de computadores: Como a comunidade está se organizando para tornar os dados FAIR? Rafael Port da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul Compartilhamento

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Andreia Sousa Da Silva (UFSC)

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe

A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe Sandra Vieira Santos Bibliotecária Universidade Federal de Sergipe Prof. Dr. Fabiano Ferreira de

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO BIBFRAME PARA VISIBILIDADE DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS

A INFLUÊNCIA DO BIBFRAME PARA VISIBILIDADE DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS A INFLUÊNCIA DO BIBFRAME PARA VISIBILIDADE DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS Ma. Priscilla Lüdtke Espíndola priscillaludtke@gmail.com CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente, o perfil dos usuários está mais voltado à utilizar

Leia mais

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Eliane Monteiro de Santana Dias

Leia mais

Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento

Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento Fernando César Lima Leite Universidade

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2016-2 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) Adilson Luiz Pinto (licença

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2016-1 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) Adilson Luiz Pinto (licença

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória institucional: relato de experiência da biblioteca virtual da fundação de amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (BV- ) Thais Fernandes de Morais Rosaly Fávero Krzyzanowski Fabiana

Leia mais

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Isabel Ariño Grau (UNIRIO) - bibdocla@gmail.com

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

Descrição de metadados mínimos para integração e preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz: Um estudo de caso

Descrição de metadados mínimos para integração e preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz: Um estudo de caso Descrição de metadados mínimos para integração e preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação Oswaldo Cruz: Um estudo de caso Aline da Silva Alves ICICT Barbara Dias de Oliveira

Leia mais

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local Encontro Internacional de Arquivos Évora, 3 de outubro de 2014 Guida Cândido Ana Domingues O Arquivo Fotográfico Municipal

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0 CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.0 Brasília, maio de 1998 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO...3 II REDE CCN...4 2.1 Introdução...4 2.2 Objetivos...5 2.3 Conceitos...5

Leia mais

Sumário: Tipos de Metadados

Sumário: Tipos de Metadados Sumário: Tipos de Metadados 1 Qual o motivo para tipos de metadados? 2 Primeira forma de classificar os metadados 2.1 Metadados segundo a sua aplicação: exemplos 2.2 Metadados segundo a sua aplicação:

Leia mais

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Instituto de Ciência da Informação Biblioteconomia e Documentação Disciplinas Obrigatórias CÓDIGO ICI 014 TÌTULO Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Ementa: Biblioteconomia, Documentação

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA PROGRAMA: (X ) PIBIC PIBIC-Af

Leia mais

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO ATIVIDADE ACADÊMICA: Administração TGA EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO CÓDIGO: CAD-103 Princípios de administração. Funções administrativas. Evolução da teoria das organizações.

Leia mais

TÍTULO: REVITALIZA CEMEC: PESQUISA, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS E FOTOGRÁFICOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS

TÍTULO: REVITALIZA CEMEC: PESQUISA, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS E FOTOGRÁFICOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS TÍTULO: REVITALIZA CEMEC: PESQUISA, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS E FOTOGRÁFICOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

REPOSITÓRIO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR: CURADORIA DIGITAL, PUBLICAÇÕES AMPLIADAS E GESTÃO DE PESQUISA

REPOSITÓRIO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR: CURADORIA DIGITAL, PUBLICAÇÕES AMPLIADAS E GESTÃO DE PESQUISA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) REPOSITÓRIO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR: CURADORIA DIGITAL, PUBLICAÇÕES AMPLIADAS E GESTÃO DE PESQUISA Luana Farias Sales (CNEN-IEN) - luanafsales@gmail.com Luís

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

Ensino Superior: aspectos

Ensino Superior: aspectos I Seminário Gestão de Dados de Pesquisa Preservação Digital nas Instituições de Ensino Superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos José Carlos Abbud Grácio Preservação digital na Unesp Política

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Microfilmagem como método de preservação Paula Wivianne Quirino dos Santos Ana Rosa da Silva Mitilene Fereira Eixo temático: GT- Preservação das coleções físicas e digitais Resumo: O processo de microfilmagem

Leia mais

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Fonte: Riley, J. Seeing Standards: a visualization of the metadata universe. USA: Indiana University Libraries, 2009-2010. Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Compilação, tradução

Leia mais

Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo

Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo Gleide Bitencourte José Ordovás (UFSC) - gleide.bjo@ufsc.br Gisela Eggert Steindel ((UDESC)) - f9giza@gmail.com

Leia mais

VISITAS TÉCNICAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

VISITAS TÉCNICAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS VISITAS TÉCNICAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Guilherme Barboza Lima Alvarenga João Vasques Neto Pedro Luiz Henriques Alacarini Sandro Martin Rodrigues Linguagens Documentárias I - Professora Dra. Cibele

Leia mais

Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB

Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos UFSCar São Carlos

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 3 Descrição Arquivística Formas de descrição de documentos e acervos. Os instrumentos de pesquisa. O perfil de metadados. Aplicando os instrumentos de pesquisa: divulgação,

Leia mais

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD:

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: ANEXO I DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: DISCIPLINAS Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais Análise de Imagens (30h) Análise da Informação (30h) Bases Teóricas da Administração de Ambientes

Leia mais

DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II APOSTILA DE AULA. São Paulo Versão 2007

DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II APOSTILA DE AULA. São Paulo Versão 2007 CBD/ECA/USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II APOSTILA DE AULA Catalogação, cooperação e

Leia mais

ONG para crianças e adolescentes: a experiência de atuação de um estudante de Biblioteconomia.

ONG para crianças e adolescentes: a experiência de atuação de um estudante de Biblioteconomia. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ONG para crianças e adolescentes: a experiência de atuação de um estudante de Biblioteconomia. Edmilson Alves dos Santos Júnior (FFCLRP/USP) - edmilson.santos@usp.br Claudio

Leia mais

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929 Curitiba Paraná;

Leia mais

Márcia Ivo Braz (UFPE) - Evanise Souza Carvalho (UFPE) - Resumo:

Márcia Ivo Braz (UFPE) - Evanise Souza Carvalho (UFPE) - Resumo: Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Ensino e aprendizagem em Representação Temática: práticas na biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco Márcia Ivo Braz

Leia mais

Esses princípios norteiam a elaboração de uma política institucional de preservação e gestão de seus acervos científicos e culturais.

Esses princípios norteiam a elaboração de uma política institucional de preservação e gestão de seus acervos científicos e culturais. O Preservo tem como princípios a conservação integrada; a conservação preventiva; o desenvolvimento e o emprego de estratégias sustentáveis, e a articulação entre a preservação patrimonial e as tecnologias

Leia mais

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Roger De Miranda Guedes (FJP) - rogerotoni@gmail.com Resumo: Relato de experiência

Leia mais

Titulo PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE (GO): O CASO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Titulo PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE (GO): O CASO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Titulo PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE (GO): O CASO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Autora Principal Roberta Vieira de O. Ramos Coautor Idelvone

Leia mais

Organização da Informação

Organização da Informação Organização da Informação P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A Organização da Informação Na Ciência

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Digitalização do acervo de obras e documentos de Iberê Camargo Alexandre Bastos Demétrio Marcela Peters Perlott Palavras-chave: Digitalização de acervos. Museologia. Documentação. Acervo digital. Artes

Leia mais

UNIDADE Escola de Ciência da Informação CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS créditos ANO LETIVO 1. O Semestre de 2012

UNIDADE Escola de Ciência da Informação CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS créditos ANO LETIVO 1. O Semestre de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA Fundamentos da Organização da Informação OTI 072 A1 PROFESSOR Lídia Alvarenga DEPARTAMENTO

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE COMO TRABALHAR COM IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

UMA ABORDAGEM SOBRE COMO TRABALHAR COM IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA UMA ABORDAGEM SOBRE COMO TRABALHAR COM IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA 1 Danielle Thais Vital Gonçalves (UEM-CRV) RESUMO: O presente artigo apresenta resultados

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS SOBRE O CONCEITO DE AMANUALIDADE

PLANO DE TRABALHO: DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS SOBRE O CONCEITO DE AMANUALIDADE PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBITI - 2014/15 RODRIGO FREESE GONZATTO PLANO DE TRABALHO:

Leia mais

Fotografias e documentação iconográfica

Fotografias e documentação iconográfica Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo Mariane Parente Nascimento Graduanda do curso de História Orientação Profa. Dra. Elizabeth F. C. R. Azevedo TIPOLOGIA DOCUMENTAL PARA O AQUIVO

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS BASEADA NAS FUNÇÕES PRIMÁRIAS DA IMAGEM: UMA PROPOSTA DE FORMULÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE CONCEITOS Autor: Gislene Rodrigues da Silva gislenerds@gmail.com

Leia mais

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: Professores orientadores: Angélica Conceição Dias Miranda. Fabiano Couto Correa da Silva

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: Professores orientadores: Angélica Conceição Dias Miranda. Fabiano Couto Correa da Silva SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2018 Professores orientadores: Angélica Conceição Dias Miranda Fabiano Couto Correa da Silva Cláudio Renato Moraes da Silva Geise Ribeiro da Silva Gisele

Leia mais

FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FADEP

FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FADEP FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FADEP Pato Branco Janeiro/ 2018 1 APRESENTAÇÃO A Associação Patobranquense de Ensino Superior, instituição mantenedora da Faculdade de Pato Branco

Leia mais

Formas de Representação em Ambientes Informacionais Digitais

Formas de Representação em Ambientes Informacionais Digitais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS (LTI) - NUCI Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Biblioteconomia I e II Formas de Representação em Ambientes Informacionais

Leia mais

Planejamento da Elaboração de Índice

Planejamento da Elaboração de Índice UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Carla Viganigo Rangel de Castilhos Carolina Patrícia

Leia mais

INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes

INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes 2017 ORGANIZAM Instituições Arquivísticas PRESERVAM DISPONIBILIZAM http://www.arquivonacional.gov.br/

Leia mais

1 Base de Dados, são conjuntos de registros similares entre si e que contém relações entre esses registro.(jennifer Rowley.)

1 Base de Dados, são conjuntos de registros similares entre si e que contém relações entre esses registro.(jennifer Rowley.) I Ao longo da existências das bibliotecas, é seus respectivos serviços, sempre obteve-se de base de dados,catálogos,arquivos e lista de leitores assim todos tipos de base de dados. 1951 - Bases de dados

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: HISTÓRIA

Leia mais

MAPA DE EQUIVALÊNCIA

MAPA DE EQUIVALÊNCIA MAPA DE EQUIVALÊNCIA APÊNDICE F CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 DISCIPLINA () () de HFC0008 Comunicação 1º. 60 4 1 HFC0008 Comunicação 4º 6º

Leia mais

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro RONALDO VIEIRA I I I I EDITORA INTERCIÊNCIA Rio de Janeiro - 2014 Copyright 2014, by Ronaldo da Mota Vieira Direitos Reservados em 2014 por Editora Interciência Ltda. Diagramação:Wilma Gesta de Andrade

Leia mais

Metadados e aplicação em Repositórios Digitais Institucionais

Metadados e aplicação em Repositórios Digitais Institucionais Metadados e aplicação em Repositórios Digitais Institucionais Karina Gama Cubas da Silva Disciplina: CBD5140-1 Produção e Recepção de Informações: Teorias e Métodos Profa. Dra. Nair Yumiko Kobashi e Profa.

Leia mais

Descrição bibliográfica: a construção de um guia

Descrição bibliográfica: a construção de um guia Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Descrição bibliográfica: a construção de um guia Clemilda Santana dos Reis de Jesus (UEFS) - clereis@uefs.br Rejane Maria Rosa Ribeiro (UEFS) - rribeiro@uefs.br Solange

Leia mais

Resumo: Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

Resumo: Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Serviços de informação em Bibliotecas Universitárias: estudo comparativo entre bibliotecas de Instituições de Ensino Superior da cidade de Juazeiro do Norte (CE) Ana Rafaela

Leia mais

Comunicação e Documentos

Comunicação e Documentos Habilidades e Qualificações do Bibliotecário em Ciências da Saúde Informe Técnico Grupo de Bibliotecários da Área da Saúde A área da Biblioteconomia foi e, continua sendo, uma das mais impactadas pela

Leia mais

Gerenciamento de conteúdo semântico ECI/UFMG. Eduardo Ribeiro Felipe.

Gerenciamento de conteúdo semântico ECI/UFMG. Eduardo Ribeiro Felipe. Gerenciamento de conteúdo semântico ECI/UFMG Eduardo Ribeiro Felipe www.erfelipe.com.br Proposta Trabalhar com tecnologias ligadas à gestão da informação com enfoque computacional utilizando a Ciência

Leia mais

Representação Temática I Unidade 1. Bacharelado em Biblioteconomia Prof.: Marcus Vinícius Silva

Representação Temática I Unidade 1. Bacharelado em Biblioteconomia Prof.: Marcus Vinícius Silva Representação Temática I Unidade 1 Bacharelado em Biblioteconomia Prof.: Marcus Vinícius Silva 1 Tópicos Apresentação Representação Descritiva X Representação Temática Indexação 2 Apresentação Professor

Leia mais

1.1 META VEM DO PREFIXO GREGO E SIGNIFICA JUNTO A, DEPOIS DE, ENTRE, COM PREFIXO QUE INDICA ALGO QUE SE APLICA A SI MESMO

1.1 META VEM DO PREFIXO GREGO E SIGNIFICA JUNTO A, DEPOIS DE, ENTRE, COM PREFIXO QUE INDICA ALGO QUE SE APLICA A SI MESMO SUMÁRIO 1 Metadados? 1.1 Meta 1.2 Dado 1.3 Primeira definição 1.4 Segunda definição 1.4 Metabuscador 1.5 Metaetiquetas 1.6 Um pouco de história 1.7 Um pouco de história 2 1.8 Outras definições 1.9 Quem

Leia mais

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAC SC. Daniela Spudeit Elisa Correa Noeli Viapiana

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAC SC. Daniela Spudeit Elisa Correa Noeli Viapiana DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAC SC Daniela Spudeit Elisa Correa Noeli Viapiana Objetivo Apresentar o relato do desenvolvimento de uma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II

ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II RESUMO ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II Luana Pires de Arantes (PPGCI/UFF) pires.luana.luapi@gmail.com Elisabete G. de Souza (PPGCI/UFF)

Leia mais

Biblioteca Digital de Meio Ambiente

Biblioteca Digital de Meio Ambiente COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL: QUESTÕES SOBRE DADOS AMBIENTAIS ABERTOS NA AMÉRICA LATINA 23 e 24 de agosto de 2012 Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre, Brasil IBAMA

Leia mais

R E S U M O S T E S E S E D I S S E R T A Ç Õ E S

R E S U M O S T E S E S E D I S S E R T A Ç Õ E S R E S U M O S T E S E S E D I S S E R T A Ç Õ E S Teses defendidas pelos professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina no primeiro semestre de 2014. MOLINA,

Leia mais

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Grupo de Bibliotecários em Ciências da Saúde A área da Biblioteconomia foi, e continua sendo, uma das mais impactadas

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( x ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS DE ARQUITETURA EM AMBIENTE COLABORATIVO

Leia mais

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS M ESA REDONDA: O RGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS COLABORATIVOS E INTEGRADOS EM REDE POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita (Nível

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória extensionista da Universidade Federal Fluminense Ellen Cortez Contreiras Eloisa Ramos Sousa Rafael Haddad Cury Pinto Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Eixo temático: Preservação

Leia mais

TRATAMENTO TÉCNICO DO ACERVO DE FITAS DO ESTÚDIO COMUNICA DA FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

TRATAMENTO TÉCNICO DO ACERVO DE FITAS DO ESTÚDIO COMUNICA DA FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) TRATAMENTO TÉCNICO DO ACERVO DE FITAS DO ESTÚDIO COMUNICA DA FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Maria Fátima Garbelini (UFG) - mariagarbelini@gmail.com

Leia mais

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2017

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2017 Professores orientadores: Angélica Conceição

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 02/11/ :53

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 02/11/ :53 1 Registro 401667 Revisão 10/12/2014 Status Ativo Título CENTRO DE MEMÓRIA DA FARMÁCIA DA UFMG Data de início 15/01/2007 Previsão de término 31/12/2015 Data da última aprovação pelo Órgão Competente 12/01/2007

Leia mais

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília ARQUIVO, BIBLIOTECA, MUSEUS Arquivos, Bibliotecas, Museus Semelhanças: Todos

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Pró - Reitor de Pós Graduação Maria de Fátima Dias Costa Diretora do Sistema de Bibliotecas Maria das

Leia mais

O QUE DIZEM AS REVISTAS SOBRE AS TIC E O ENSINO DA MATEMÁTICA

O QUE DIZEM AS REVISTAS SOBRE AS TIC E O ENSINO DA MATEMÁTICA O QUE DIZEM AS REVISTAS SOBRE AS TIC E O ENSINO DA MATEMÁTICA Emílio Celso de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo emilio.celso@gmail.com Irene Coelho de Araujo Universidade Estadual

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

A Seção Memória da Biblioteca Central "Reitor Macedo Costa. e seu papel na preservação da produção técnica, científica e cultural da UFBA.

A Seção Memória da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa. e seu papel na preservação da produção técnica, científica e cultural da UFBA. A Seção Memória da Biblioteca Central "Reitor Macedo Costa e seu papel na preservação da produção técnica, científica e cultural da UFBA. eção Memória da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa e o seu

Leia mais

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação

Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Central da USP - Campus de Ribeirão Preto: estudo do uso de base de dados por alunos de graduação e pós-graduação Paulo Rogério Gonçalves Dantas (USP) - paulo.rogerio.dantas@usp.br

Leia mais

Aplicação de metadados

Aplicação de metadados PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CULTURA E INFORMAÇÃO Mestrado profissional em Gestão da informação MPI4002 Bibliotecas Digitais: Implementação e Avaliação de Sistemas e Serviços Digitais

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2017-1 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) TEMAS Adilson Luiz Pinto

Leia mais

A INDEXAÇÃO DE LIVROS A PERCEPÇÃO DE CATALOGADORES E USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS MARIÂNGELA SPOTTI LOPES FUJITA (ORG.)

A INDEXAÇÃO DE LIVROS A PERCEPÇÃO DE CATALOGADORES E USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS MARIÂNGELA SPOTTI LOPES FUJITA (ORG.) A INDEXAÇÃO DE LIVROS A PERCEPÇÃO DE CATALOGADORES E USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS MARIÂNGELA SPOTTI LOPES FUJITA (ORG.) A INDEXAÇÃO DE LIVROS MARIÂNGELA SPOTTI LOPES FUJITA (ORG.) VERA REGINA

Leia mais