UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE AUTOMATIZAÇÃO DE RELATÓRIOS E PLANILHAS DE CÁLCULOS DE CONTRIBUIÇÃO E ALIMENTAÇÃO DA RESERVA FINANCEIRA DOS CLIENTES DA FUNDAÇÃO LATOSA Por: Leonardo Rodrigo Pessanha de Souza Orientador Prof. Jorge Tadeu Vieira Lourenço Rio de Janeiro 2009

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE AUTOMATIZAÇÃO DE RELATÓRIOS E PLANILHAS DE CÁLCULOS DE CONTRIBUIÇÃO E ALIMENTAÇÃO DA RESERVA FINANCEIRA DOS CLIENTES DA FUNDAÇÃO LATOSA Apresentação de monografia ao Instituto A Vez do Mestre Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Projetos Por: Leonardo Rodrigo Pessanha de Souza

3 3 AGRADECIMENTOS Em primeiro lugar, a Deus todo poderoso que move céus e terras apenas com a sua vontade, pela determinação, coragem, persistência, por colocar na minha vida pessoas maravilhosas, que me amparou nos momentos de desespero e angustia que me deu e dá todos os dias forças nos momentos de fracasso para continuar meus caminhos nos estudos e na vida, ao meu tio Sr. Jairo Marcos, a Srta. Renata Rodrigues, a todos meus professores do Curso pelos seus ensinamentos durante as aulas. Merecendo menção à parte, o Prof. Marcelo Viola e Sra. Nadia Cristina.

4 4 DEDICATÓRIA A uma mulher que abriu mão de todo um sonho e de sua liberdade, para dar-me o alimento e a educação necessária para me tornar um homem digno e admirável perante todos, sem ela eu nada seria, dedico cada linha e cada letra desta Monografia a minha avó Sra. Luiza Ferreira Pessanha que sempre me incentivou ir mais além, que por muitas vezes quando estive cara a cara com o fracasso e não encontrava ninguém para dar-me uma palavra de estímulo, ela me oferecia o seu colo repleto de amor e carinho, com palavras ásperas, porém repletas de conhecimentos e sabedoria, que mais pareciam broncas e que na verdade foram palavras que me direcionaram ao caminho correto, árduo sim, entretanto só assim pode superar as baixas expectativas que a vida me ofereceu. Sem ela eu não seria nada eu não seria ninguém.

5 5 RESUMO Este trabalho monográfico busca demonstra a eficácia e a eficiência da ferramenta Visual Basic for Applications aplicada aos controles internos de uma gerência onde há uma series de atividades que envolvem cálculos e conferencias de valores e dados cadastrais. Ele também busca apresentar uma solução pratica e viável para os risco e ameaças existentes nesta gerência utilizando Visual Basic for Applications aplicada ao Microsoft Excel, reduzindo significativamente o tempo e os riscos e ameaças da execuções das tarefas desta gerência.

6 6 METODOLOGIA Os métodos que levam ao problema proposto através de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação do objeto de estudo, etc.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I - Gerência de Controle da Arrecadação 10 CAPÍTULO II - Visual Basic for Applications Vba 14 CAPÍTULO III VBA Aliado ao Controle Interno 22 CONCLUSÃO 35 BIBLIOGRAFIA 36 ÍNDICE 38

8 8 INTRODUÇÃO Antes de iniciarmos este trabalho monográfico informo que por motivos de sigilo empresarial o nome da empresa Fundação LATOSA é fictício. Podemos definir Controles Internos de varias maneiras e de vários pontos de vista diferentes, porem devemos voltar a origem de cada palavra e buscar seus significados parar obtermos uma conclusão mais nítida e sucinta. Segundo o dicionário Aurélio, controle é Ato ou poder de controlar, Fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, etc. Deste modo podemos afirmar que, controle interno é o ato de controlar as atividades internas de um determinado local, neste caso de uma determinada gerência, podendo ser estas atividades gerenciais ou não, utilizando ferramentas próprias, com a finalidade de atingir resultados seguros e favorecedores para a empresa. Quanto às ferramentas utilizadas para os controles internos de uma determinada empresa, pode ser bastante variado tendo em vista o quantitativo de ferramentas oferecidas pelo mercado atualmente. Porém uma ferramenta que vem ganhando espaço na empresas e sendo utilizadas para o controle é o a ferramenta Visual Basic for Applications VBA com seus métodos de automatização das planilhas e relatórios, que visa diminuir o tempo total dos processos e diminui potencialmente o risco de erros humano. Esta ferramenta será a base dessa monografia que busca um melhor controle e melhores resultados para os cálculos de contribuição e alimentação da reserva financeira dos clientes da Fundação LATOSA.

9 9 No Capitulo I deste trabalho monográfico, iremos conhecer a Gerência de Controle da Arrecadação, sua historia, suas atividades, seus riscos e suas ameaças. No Capitulo II iremos abordar as aplicações, as vantagens e as desvantagens da ferramenta Visual Basic for Applications e como ela tem evoluído ao longo da sua historia. No Capitulo III veremos os conceitos de controles internos e suas aplicabilidades, vermos também como podemos utilizar o Visual Basic for Applications para realizarmos os controles internos da Gerência de controle da Arrecadação e suas vantagens.

10 10 CAPÍTULO I GERÊNCIA DE CONTROLE DA ARRECADAÇÃO 1.1 Fundação LATOSA A Fundação LATOSA (nome fictício), segundo a experiência do autor, pode ser descrita, como uma entidade de previdência complementar fechada multipatrocinada, sem fins lucrativos, e foi fundada em 31 de fevereiro de 1970, de acordo com a legislação em vigor. Inicialmente foi criada para administrar o fundo de pensão dos funcionários da malha férrea. Possui participantes, portanto, em todos os Estados do Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O patrimônio da Fundação LATOSA, de cerca de R$ 5 bilhões, é constituído pelas contribuições das patrocinadoras, dos participantes ativos, e, também, pelos rendimentos auferidos com a aplicação desses recursos nos mercados financeiro e imobiliário. A Fundação LATOSA, é dividida em três diretorias sendo elas Diretoria Financeira e Administrativa, Diretoria de Superintendência e Diretoria de Seguridade. A Diretoria Financeira e tem como finalidade cuidar de toda a parte de investimentos e administração da empresa, a Diretoria de Seguridade administra os planos previdenciários e os recursos recebidos dos participantes e das patrocinadoras e a Diretoria de Superintendência tem como principal atividade supervisionar as demais diretorias e tratar de assuntos internos com as patrocinadoras. O foco deste trabalho monográfico está na Diretoria de Seguridade, mas especificamente na Gerência de Arrecadação.

11 Gerência de Controle da Arrecadação Segundo a experiência do autor, a Gerência de Controle da Arrecadação foi criada em 01 junho de 2003, após ser separada da Gerência de Cadastro, a Gerência de Controle da Arrecadação passou a ter como principais atividades calcular e arrecadar as contribuições, alimentar os saldos das contas dos participantes, cobrar os participantes e as patrocinadoras que possuem débitos, informar aos participantes através de extratos os valores reais dos saldos de suas contas, informar mensalmente a Diretoria de Seguridade e a Gerência Contábil os valores arrecadados no mês corrente, os valores a serrem arrecadados no mês subseqüente e os valores que não foram arrecadados per falta de pagamento dos participantes ou das patrocinadoras. Passou também a gerar o arquivo digital de cobrança das patrocinadoras para recebimento das contribuições no sistema da Fundação LATOSA. 1.3 Ameaças e riscos A Gerência de Controle da Arrecadação apresenta algumas deficiências no controle de suas atividades, pois os processos de gerar os arquivos de recebimentos de contribuições das patrocinadoras, gerar os extratos dos saldos dos participantes, calcular os débitos das contribuições em atrasos e corrigi-las, gerar o relatório informativo de valores recebidos e receber são realizados manualmente aumentando a possibilidade de erros e informações incorretas. Podendo gerar um retrabalho e uma perda financeira para a empresa. Quando são identificados riscos adicionais associados a diversas alternativas de pessoal, é necessário reexaminar um ou mais desses processos (PMBOK, 2004, p.77).

12 12 As ferramentas da análise de risco, como análise da árvore de decisão, podem ser usadas para escolher as respostas mais adequadas. Em seguida, são desenvolvidas ações específicas para implementar essa estratégia. Podem ser selecionadas estratégias principais e de reserva. É possível desenvolver um plano alternativo para ser implementado se a estratégia selecionada não for totalmente eficaz ou se um risco aceito ocorrer. (PMBOK, 2004, p.261). Atualmente a Gerência de Controle da Arrecadação utiliza como ferramenta de controle e de execução planilhas do Microsoft Excel, onde são informadas series de dados que são calculados e/ou informados pelo sistema da Fundação LATOSA. Alguns desses dados informados manualmente, são valores calculados com base no salário dos participantes e estes valores são inseridos manualmente no sistema da Fundação LATOSA. Um dos grandes problemas da Gerência de Controle da Arrecadação é o processo de acertos de salários e contribuições dos participantes que estão solicitando algum benefício previdenciário. As organizações percebem os riscos quando eles estão relacionados a ameaças ao sucesso do projeto ou a oportunidades para aumentar as chances de sucesso do projeto. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos. (PMBOK, 2004, p.240). Os problemas mais comuns nesse processo são as cobranças de parcelas pró-rata, ou seja, as parcelas cobradas das contribuições calculadas proporcionalmente com os dias trabalhados dos participantes da Fundação LATOSA. Este processo requer uma grande atenção e um comprometimento humano muito alto, necessitando ser conferido varias vezes, para intensificar e diminuir a probabilidade de erros. Entretanto mesmo com toda a atenção dedicada pelos funcionários da Gerência de Controle da Arrecadação, ainda há de falhas humanas, tendo em vista que na maioria dos casos são utilizados

13 13 vários relatórios com centenas de informações sobre o histórico de contribuições participante, que por fim podem gerar erros de valores calculados e que fatalmente provocará uma perda financeira para a Fundação LATOSA.

14 14 CAPÍTULO II VISUAL BASIC FOR APPLICATIONS VBA 2.1 O quê é Visual Basic for Applications aplicado ao Excel Para explicar o que é Visual Basic for Applications aplicado ao Excel ou VBA para Excel como é chamado pelos seus usuários, temos que primeiro conhecer um pouco sobre as ferramentas Excel e Visual Basic for Applications O quê é Excel Em 1978, um aluno da Escola de Administração da Universidade de Harvard, chamado Daniel Bricklin percebeu que seu mestre de finanças gastava muito tempo para modificar e realizar, no quadro negro, novos cálculos, que estavam dispostos em colunas e linhas, criando desta forma uma tabela e, e quando ele alterava uma variável, todos os dados referentes deveriam ser atualizados também! Neste momento o professor tinha de calcular cada fórmula, o que provocava bastante demora. Bricklin (1978), juntamente com seu amigo e programador Robert Frankston, elaborou um programa que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira Planilha Eletrônica! Os dois então fundaram a empresa VisCorp, em que o produto desenvolvido era o VisiCalc. Naquele momento, os micros eram vistos como brincadeira e suas vendas cresciam muito pouco, mas com o VisiCalc houve um repentino crescimento nas vendas, pois percebeu-se que poderia ser utilizado para assuntos mais sérios e práticos do cotidiano.

15 15 Não só VisiCalc surgiu, mas também aparecem outros programas de Planilhas Eletrônicas disputando espaço num mercado em grande expansão. Em 1983 ocorreu o lançamento de um programa integrado chamado 1.2.3, criado pela empresa Lótus Development Corporation, hoje pertencente à IBM. O além de ser planilha gerava Gráficos e tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Desbancou o VisiCalc da sua posição de líder. Nos anos 80, a Lótus seria a líder de mercado, concorrendo com outras Planilhas (SuperCalc, Multiplan e Quattro Pro). Já nos anos 90, é lançado o MS Windows pela Microsoft e, em seguida, aparece uma Planilha Eletrônica que rodava neste ambiente (MS Excel 3.0) que se tornou líder em seu segmento, ainda que concorrendo com os posteriores: Quattro Pro for Windows e Lótus for Windows. O Microsoft Office Excel é um programa de planilha eletrônica de calculo, escrito e produzido pela Microsoft, para computadores usando o sistema operacional Microsoft Windows e computadores Macintosh da Apple. A versão para Windows também roda no Linux, via Wine. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. (BOOKMAN, 2009, p.8) O quê é Planilha Eletrônica A Planilha é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, na qual poderão ser efetuados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos. De acordo com uma filosofia matricial, pode ser utilizada por qualquer pessoa de qualquer setor profissional que tenha no seu trabalho a necessidade de efetuar cálculos financeiros, estatísticos ou científicos.

16 16 Antigamente, o termo planilha dizia respeito às folhas de papel quadriculadas que eram usadas por contadores e administradores de empresas, que as utilizavam para armazenar uma grande quantidade de números, dispostos em linhas e colunas. Esses números poderiam, então, ser somados, subtraídos e comparados, uns aos outros. (BENEVIDES, 2004, p.7). A Planilha Eletrônica é o programa que impulsionou e revolucionou o mercado da informática. O tempo passou e o conceito de planilha também mudou. Hoje, uma planilha eletrônica representa o programa de computador (software) que é utilizado, de modo geral, para manipular cálculos, construir gráficos, gerenciar dados, fazer simulações, etc. (BENEVIDES, 2004, p.8). Em sua evolução, a humanidade sempre tentou criar ferramentas para suprir as novas necessidades que foram aparecendo. Com a Planilha Eletrônica não foi diferente. De fato, o primeiro nome que nos vêm em mente quando falamos desse assunto é o Microsoft Excel, mas embora ele exerça um papel preponderante na evolução desse mercado, não podemos nos esquecer de seus precursores, tais como Visicalc, Supercalc, Multiplan, Quatro Pro for Windows e a famosa Lotus 1-2-3, que durante certo tempo foi a grande aposta dessa área. (LUCIANA BENEVIDES, 2004, p.10). Basta ver que muitas escolas, laboratórios e empresas de diversos ramos cresceram após explorar todo o potencial oferecido pelas planilhas eletrônicas. Em outras palavras, o computador deixou de ser um mero brinquedo e passou a ser um forte aliado no mundo dos negócios, sobretudo, por causa de três grandes características que passaram a determinar, em síntese, a qualidade de uma planilha eletrônica O Microsoft Excel ou Excel

17 17 A Planilha Eletrônica Microsoft Excel está caracterizada como um dos mais importantes aplicativos da área para uso em microcomputadores. O nome Excel vem da abreviatura da Excelent, ou seja, Excelente. O termo Excel em inglês significa primar, superar, ser superior. A operação do Microsoft Excel e das demais Planilhas Eletrônicas, mesmo tendo passado quase 20 anos, continua similar. Mas claro que com o passar dos anos, foram acontecendo melhorias, porém a estrutura principal de operação continua a mesma. Podemos definir o Excel como um programa de software que permite a criação tabelas e calcular e analisar dados. Este tipo de software é denominado software de folha de cálculo. O Excel permite criar tabelas que calculam automaticamente os totais de valores numéricos introduzidos, imprime tabelas em esquemas atrativos e criar gráficos simples. No Excel 2003, você pode criar listas na planilha para agrupar e agir de acordo com dados relacionados. Pode também criar uma lista de dados existentes ou criar uma lista a partir de um intervalo vazio. Quando especifica um intervalo como uma lista, você pode facilmente gerenciar e analisar os dados independentemente dos outros dados que estejam fora dela. Além disso, as informações contidas em uma lista podem ser compartilhadas com outras através da integração com o Windows SharePoint Services.. (BENEVIDES, 2004, p.22) Cálculo Automático Podemos realizar qualquer cálculo no Microsoft Excel, desde que ele seja precedido pelo sinal de igualdade =, caso contrário, o cálculo não será realizado. Após digitar a fórmula, você deve pressionar a tecla ENTER. A tabela 1 a seguir traz alguns exemplos: Tabela 1 Cálculos CÁLCULOS SUPORTADOS PELO MICROSOFT EXCEL

18 18 OPERADOR NOME DA OPERAÇÃO EXEMPLO + Adição =2+3 Subtração =2-3 * Multiplicação =2*3 / Divisão =2/3 ^ Exponenciação =2^3 & Concatenação =2&3 % Porcentagem =2%*3 Além dos cálculos aritméticos, podemos também pode implementar cálculos relacionais para comparar valores contidos nas planilhas. A tabela 2 a seguir traz alguns exemplos: Tabela 2 Relacionais OPERADORES RELACIONAIS OPERADOR NOME DA OPERAÇÃO EXEMPLO = Igualdade =10=20 < Menor que =10<20 > Maior que =10>20 <= Menor ou igual =10<=20 >= Maior ou igual =10>=20 <> Diferente de =10<>10 A última e principal característica de qualquer planilha eletrônica é a geração automática de gráficos. É exatamente nesse ponto que o Microsoft Excel se diferencia das demais planilhas, pois com ele você poderá criar diversos tipos de gráficos, cada qual com seu objetivo, e apenas pressionando uma única tecla. Conforme visualizado nas figura 1 e figura 2. Figura1 Seleção (Extraído do Microsoft Excel 2003).

19 Armazenamento e tratamento de dados Armazenar, organizar e tratar uma grande quantidade de dados também é outra característica fundamental de uma planilha eletrônica do Excel. Desde o seu advento, essa capacidade vem aumentando consideravelmente. Quando abrimos o Microsoft Excel uma nova pasta de trabalho (arquivo) é exibida. Cada pasta de trabalho é composta inicialmente por 3 folhas de cálculos, ou seja, três planilhas. Cada planilha é formada por um conjunto de 256 colunas e linhas. Se multiplicarmos o número de colunas pelo número de linhas existentes teremos exatamente células em cada planilha. E se pensarmos que o Excel nos permite acrescentar até 256 planilhas em cada pasta de trabalho, teremos aproximadamente células em um único arquivo, ou seja, podemos tratar uma quantidade de dados monstruosa visto que cada célula pode armazenar aproximadamente caracteres, o que nos leva ao numero aproximado de caracteres para serem tratados de uma única vez em alguns minutos. O que é muito rápido, considerando que um ser humano levaria meses talvez anos para tratar tamanha quantidade de dados. O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. Por exemplo, imagine que na planilha de vendas, nas células onde seriam inseridas as quantidades vendidas, você quisesse bloquear a entrada de números "quebrados" (com casas decimais), permitindo somente a entrada de números inteiros. (BENEVIDES, 2004, p.54).

20 Visual Basic for Applications A partir da versão 97 do Office toda suite Microsoft (incluido o Project) incluiu o VBA como linguagem embutida. Com o VBA podemos utilizar todas as aplicações e todas a sua funcionalidade de maneira a permitir que outras aplicações a acessem via VBA. Ou seja, podemos acessar toda a funcionalidade do Word, Excel, PowerPoint, Access através do Visual Basic. O VBA é uma linguagem de programação, baseada na linguagem BASIC, desenvolvida para atuar em conjunto com as aplicações do Microsoft Office. Trata-se de uma linguagem de programação visual, utilizando o paradigma de orientação a objetos e orientada a eventos. A linguagem VBA é baseada na implementação de macros. Uma macro é um conjunto de instruções com a finalidade de desempenhar uma determinada tarefa. Uma macro é criada de forma a poder ser reutilizada em ocasiões futuras. (SHEPHERD, 2006, p.5). Para trabalhar com VBA utiliza-se a mesma interface, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE). No Office o IDE é chamado de Visual Basic Editor. Podemos acessar o Visual Basic Editor no Word, Excel e PowerPoint selecionando o menu Ferramentas e a opção Macro clicando a seguir em Editor do Visual Basic (ou Alt+F11). Conforme visualizado nas figura 3 e figura 4. O ambiente de programação do VBA no Excel é acionado pela opção Ferramentas/Macro/Editor do Visual Basic ou através das teclas de atalho ALT+F11. (SHEPHERD, 2006, p.7).

21 21 Figura 3 Editor de MACRO (Extraído do Microsoft Excel 2003). Figura Deste 4 modo Editor teremos de MACRO acesso 2 Microsoft ao editor Office do Visual Visual Basic. Basic for Applications 2003).

22 22 Uma problemática do uso do VBA é a susceptibilidade perante a ameaça de vírus informáticos. Os chamados macro-vírus fazem uso do VBA. Por esse problema o Excel vem equipado com uma ferramenta de segurança que permite ou não a utilização da macro. Conforme visualizado nas figura 5 e figura 6: Figura 4 Segurança (Extraído do Microsoft Excel 2003). Figura 6 Segurança 2 (Extraído do Microsoft Excel 2003).

23 Visual Basic for Applications aplicado ao Microsoft Excel - Macro Uma macro é um pequeno programa que contém uma lista de instruções a realizar no Excel. Como sendo um repositório de operações, uma macro pode executar um conjunto de tarefas através de um único procedimento o qual pode ser invocado rapidamente ou em um determinado momento. As instruções que formam o corpo da macro são escritas num código próprio para que o computador as possa entender, essa linguagem é designada por VBA Visual Basic for Applications. Conforme visualizado na figura 7: Figura 7 Editor de MACRO 3 (Microsoft Office Visual Basic for Applications 2003).

24 24 As Macros podem ser geradas ou criadas dos seguintes modos, através do Gravador de Macros do Microsoft Excel ou utilizando o editor e programando em Visual Basic for Applications. Conforme visualizado na figura 8: Figura 8 Editor de MACRO 4 (Microsoft Office Visual Basic for Applications 2003).

25 25 CAPÍTULO III VISUAL BASIC FOR APPLICATIONS ALIADO AOS CONTROLES INTERNOS 3.1 Controles Internos Controles internos são processos operado pelo conselho de administração, pela administração e outras pessoas, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias: a) confiabilidade de informações financeiras; b) obediência (compliance) às leis e regulamentos aplicáveis; c) eficácia e eficiência de operações. (BOYTON, 2002, p.320). Para melhor entender e situar a importância da função de controle, torna-se necessário fazer uma digressão conceitual e lembrar os fundamentos que orientam a atividade de administração. A Administração de uma entidade deve estar estruturada e organizada de acordo com princípios científicos aplicáveis às funções básicas que a compõem, para melhor realizar os seus planos e alcançar os objetivos que constituem a razão da sua existência. Segundo os clássicos, como Frederick Taylor e Henri Fayol, e outros mais modernos que os sucederam, a administração deve atender, particularmente, aos princípios de organização, planejamento, comando e controle. O controle constitui um dos princípios basilares da administração, de tal forma que a inexistência dessa função ou as deficiências que apresentar tem reflexos diretos e negativos com a mesma intensidade nas demais funções (organização, planejamento e comando), decretando invariavelmente a frustração parcial ou total dos seus objetivos. Os resultados medíocres ou

26 26 desastrosos na administração pública ou privada têm sempre como responsáveis às falhas do controle, de igual forma como o sucesso repousa fundamentalmente na sua eficiência. somente o planejamento não assegurará a realização dos planos; também será necessário controle. Este processo de controle exige que estejam estabelecidos padrões de desempenho, que atuarão como guias para a realização bem sucedida desse planejamento estratégico. (KRONMEYER, 2000, p.3). Controles internos devem ser entendidos como qualquer ação tomada pela administração (assim compreendida tanto a Alta Administração como os níveis gerenciais apropriados) para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. (AUDIBRA, 1992, p.48). O bom administrador aquele que sabe tirar proveito do controle, pois através dele obtém informações sobre o plano organizacional, quanto à sua dinâmica e eficácia, sobre a execução dos projetos e atividades, se está de conformidade, ou não, com o planejamento, sobre o comportamento dos agentes e promotores da execução de projetos e de atividades, e do seu grau de adesão às políticas da Administração, sobre o comportamento da ação executiva e do nível de consecução das metas estabelecidas, e sobre os resultados obtidos, em confronto com as metas planejadas. Hoje o controle encontra-se num estágio ainda mais avançado e estrutura-se, basicamente, sobre princípios de comprovada eficiência. Espelha-se nos modelos aplicados aos grandes conglomerados empresariais do mundo desenvolvido. O controle interno, como foi visto, faz parte do plano de organização da Administração e tem os mesmos objetivos. Ocupa-se essencialmente com o processamento de informações que retro alimentem a função de comando, concorrendo para a correta tomada de decisões, coexiste com as demais funções da Administração e com elas, por vezes, se confunde, sendo cada

27 27 qual indispensável para o funcionamento do sistema que formam, de tal maneira que a falha em uma delas pode embaraçar o funcionamento de todo o conjunto. O controle interno tem expressão funcional e sua ação não admite concentração puramente orgânica. Embora não haja unanimidade na identificação de suas funções básicas, as mais freqüentemente mencionadas são, organização (administrativa, jurídica e técnica), procedimentos e métodos, informações (planejamento, orçamentação, contabilidade, estatística e informatização), recursos humanos e a auto-avaliação. O sistema de controle interno se constitui na alma do plano de organização de qualquer entidade, fundamentalmente comprometido com a realização dos objetivos da própria Administração, os quais constituem a razão de sua existência. O esforço do planejamento é essencial para todos os fatores que afetam a organização, independente do fato de serem controláveis ou não. Quanto melhor for o processo de planejamento e controle, melhores suas possibilidades de crescer com continuidade. (CATELLI, 1999, p.149) Controles Internos Gerenciais O controle representa o acompanhamento, a monitoração e a avaliação do desempenho organizacional para verificar se tudo está acontecendo de acordo com o planejamento, organizado.controle é a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades a fim de manter a organização no caminho adequado para o alcance dos objetivos, permitindo as correções necessárias para atenuar os desvios. (CHIAVENATO, 2004, p.16). Uma das funções do Controle Interno é a avaliação de sua própria atividade. Sabendo-se que suas funções convivem na administração com

28 28 todas as demais funções, resulta que se encontra presente em cada desdobramento da organização. Evidencia-se, por exemplo, na atividade de triagem de ingresso e saída de pessoas, veículos, bens e mercadorias, no acompanhamento das condições de qualidade dos serviços e dos produtos, na feitura de estatísticas, na contabilização física e financeira, nos registros dos recursos humanos e dos correspondentes dados cadastrais, funcionais e financeiros. A supervisão das atividades de controle interno compete à função de Comando, que dele necessita para bem administrar. Importa-lhe, por isso, preservar seu funcionamento com eficiência. O tamanho e a complexidade das organizações modernas, porém, têm dificultado e, por vezes, impossibilitado a supervisão direta de todas as operações por parte dos dirigentes superiores, obrigando-os a delegar parte dessas funções a outros profissionais. Estes, com a devida independência, coletam dados estratégicos, analisam-nos e colocam à disposição da direção as informações finais sobre o comportamento operacional da entidade. A organização do sistema de controle interno e o seu funcionamento eficiente é da inteira responsabilidade do administrador, como corolário do dever de bem administrar e de prestar contas. Incumbe ao administrador, primeiramente, gerir o patrimônio e os recursos a ele confiados com proficiência, sem desperdícios e desvios, em segundo lugar, cumpre-lhe prover as condições para demonstrar a prática da boa administração e permitir a verificação, por parte dos órgãos de controle externo, de que agiu com correção e competência. Uma vez organizado o controle interno, há que mantê-lo sob permanente vigilância e avaliação, pois se sabe que as falhas de seu funcionamento trazem reflexos inevitáveis nos resultados da administração, podendo comprometê-la irremediavelmente. A prevenção de riscos envolve mudanças no plano de gerenciamento do projeto para eliminar a ameaça apresentada por um risco adverso, para isolar os objetivos do projeto do impacto do

29 29 risco ou para flexibilizar o objetivo que está sendo ameaçado, como extensão do cronograma ou redução do escopo. O esclarecimento dos requisitos, obtenção de informações, melhoria da comunicação ou aquisição de especialização podem prevenir alguns riscos que surgem. (PMBOK, 2004, p.261). 3.2 Softwares de controles Atualmente existem centenas de softwares utilizados para realizar controles internos. Estes softwares podem ser comprados, criados ou simplesmente podem ser baixados da Internet pelo usuário interessado. Os softwares que comprado comprados necessitam de uma licença para serem executados nas maquinas da empresa e em alguns casos e necessário uma licença para cada maquina e na maioria das vezes para cada licença a empresa necessita pagar uma taxa, tornando assim o software uma ferramenta muito cara dependendo do custo - beneficio da empresa. Os softwares gratuitos (baixados da Internet), podem não suprir a necessidade da empresa, pois nem sempre este é completo ou possui todas as ferramentas especificas ou necessárias para a execução do controle interno. Os softwares criados pela empresa por outro lado pode ser muito uma boa escolha, pois o custo é muito menor que os softwares comprados e não necessitam de licenças para serem executados nos computadores da empresa. Porém os softwares criados pela empresa não são criados da noite para o dia, na maioria das vezes é necessário um largo período de tempo para que o software seja criado, testado e implementado.

30 30 Softwares de gerenciamento de projetos, como aplicativos de software para estimativa de custos, planilhas computadorizadas e ferramentas estatísticas e de simulação, são amplamente usados para auxiliar na estimativa de custos. Essas ferramentas podem simplificar o uso de algumas técnicas de estimativa de custos e, portanto, facilitar uma análise rápida de diversas alternativas de estimativa de custos. (PMBOK, 2004, p.165). 3.3 Visual Basic for Applications utilizado como software de controle interno Caso a empresa utilize uma base de dados extensa e utilize planilhas do Microsoft Excel para realizar as suas tarefas. A criação de uma interface com o usuário utilizando o Microsoft Excel para a realização de tarefas é uma alternativa viável e de custo infinitamente baixo. Sim podemos criar um uma interface com o usuário utilizando o Microsoft Excel, mas especificamente utilizando o Visual Basic for Applications aplicado ao Microsoft Excel (Macro), neste caso ele funciona como um software que integrará todas as informações do banco de dados em um único sistema simples e de baixíssimo custo de manutenção. Este sistema pode efetuar cálculos gigantescos, realizar operações lógicas, tratar e identificar risco e ameaças em questão de segundos, tornado assim as atividades da empresa ou da gerência muito mais seguras e fácies de se controlar. Outra grande vantagem de utilizarmos o Visual Basic for Applications aplicado ao Microsoft Excel é que o sistema não requer nenhuma licença para que possa ser instalado, pois é desenvolvido através do sistema operacional Microsoft Excel.

31 Visual Basic for Applications utilizado como ferramenta de controle interno na Gerência de Controle da Arrecadação Com base na experiência do autor, o Visual Basic for Applications aplicado ao Microsoft Excel, utilizado como uma ferramenta para a realização e de controle das tarefas da Gerência de Controle da Arrecadação, teria as seguintes características: Realizaria uma busca por matricula, nome ou CPF do participante; Traria as informações do banco de dados da Fundação LATOSA pertinetes ao a matricula, nome ou CPF utilizado para a realização da busca; Realizaria os cálculos de salários proporcionais; Realizaria os cálculos de contribuições proporcionais; Atualizaria o saldo da conta do participante; Realizaria um levantamento dos valores a serem cobrados; Realizaria um levantamento dos valores a serem devolvidos; Geraria um relatório gerencial de débitos e créditos. Considera as especificações supracitadas teríamos o seguinte sistema projetado em Visual Basic for Applications, conforme pode ser visualizado na figura a seguir: Um sistema de senha para registrar o funcionário que está realizando as operações;

Excel 2010 Módulo i. Incrementando. Seus conhecimentos

Excel 2010 Módulo i. Incrementando. Seus conhecimentos Excel 2010 Módulo i Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página 1/10 ÍNDICE. Histórico... 003. Definição de Planilha Eletrônica... 006. Formas de Ponteiro... 013. Referências...

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

SEQÜÊNCIA DE DEPÓSITOS

SEQÜÊNCIA DE DEPÓSITOS TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO - PROF. MARCELO CÓSER 1 SEQÜÊNCIA DE DEPÓSITOS Vimos que a variação de um capital ao longo do tempo pode ser ilustrada em uma planilha eletrônica. No

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL! Como otimizar e agilizar os procedimentos operacionais em suas planilhas?! Como gravar uma seqüência lógica de procedimentos operacionais

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

COMO CRIAR SUA PRÓPRIA FUNÇÃO UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO VBA - EXCEL

COMO CRIAR SUA PRÓPRIA FUNÇÃO UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO VBA - EXCEL COMO CRIAR SUA PRÓPRIA FUNÇÃO UTILIZANDO Como criar a minha própria função no Excel? O que é VBA? Quais são os parâmetros necessários para a criação de uma nova função em VBA - Excel? Como criar a função

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

FLUXO DE CAIXA: Módulo BI (Business Intelligence)

FLUXO DE CAIXA: Módulo BI (Business Intelligence) RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Tânia Cristina Leite RA: 046567 Orientador: Prof. Dr. Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira FLUXO DE CAIXA: Módulo BI (Business Intelligence) Universidade Estadual de Campinas Instituto

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND Aspectos Sociais de Informática Simulação Industrial - SIND Jogos de Empresas Utilizada com sucesso para o treinamento e desenvolvimento gerencial Capacita estudantes e profissionais de competência intelectual

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE.

O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE. O EXCEL NÃO É UM SOFTWARE NATIVO DO WINDOWS. É UM SOFTWARE QUE INTEGRA O PACOTE MICROSOFT OFFICE. MICROSOFT OFFICE É UM PACOTE DE APLICATIVOS DE ESCRITÓRIO. CONTÉM OS SEGUINTES SOFTWARES: - WORD EDITOR

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Sonho Planejado, Sonho Realizado

Sonho Planejado, Sonho Realizado Sonho Planejado, Sonho Realizado Escola Estadual Alceu Gomes da Silva Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Lilian Gomes dos Santos Realização: Foco Educação Financeira e apoio às habilidades

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Banco de Dados. Microsoft Access

Banco de Dados. Microsoft Access Banco de Dados Microsoft Access PARTE 01 edição 2007 Índice 01-) Conceito... 2 02) Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR)... 3 03) Access... 3 04) Etapas para elaboração de um Banco de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

Manual Portal Ambipar

Manual Portal Ambipar Manual Portal Ambipar Acesso Para acessar o Portal Ambipar, visite http://ambipar.educaquiz.com.br. Login Para efetuar o login no Portal será necessário o e-mail do Colaborador e a senha padrão, caso a

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Objetivos Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel! Como utilizar o comando Consolidar do Excel?! Quais são os diferenciais em relação ao cálculo aritmético normal?! Quais são

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Instalação do SisAlu 1. Apostila de Instalação do SisAlu

Instalação do SisAlu 1. Apostila de Instalação do SisAlu Instalação do SisAlu 1 Apostila de Instalação do SisAlu 2 Instalação do SisAlu Instalação do SisAlu 3 Índice 1. Objetivo... 4 2. Instalação... 5 2.1. Kit de Instalação... 5 2.2. Requisitos do sistema...

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Versão 1.0. Visão Transportador

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Versão 1.0. Visão Transportador MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Visão Transportador 2 Sumário Introdução... 3 Requisitos mínimos... 3 Acesso... 3 Primeiro acesso... 5 Navegando pelo sistema... 6 Menu Perfil... 7 Dados do Fornecedor...

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais