Chapa Gestão SBCF Diretrizes Principais da Gestão:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Chapa Gestão SBCF Diretrizes Principais da Gestão:"

Transcrição

1 Chapa Gestão SBCF Diretrizes Principais da Gestão: As metas dessa gestão levarão em consideração demandas levantadas pelos sócios e também dúvidas/solicitações frequentes que chegam por à secretaria da SBCF. Nesse contexto, convém ressaltar: a) Promoção de evento/congresso bianual da SBCF. b) Aumento dos mecanismos de comunicação sobre as ações da SBCF. c) Criação de um processo de certificação profissional para elaboração de um banco de profissionais sócios da SBCF que atuam na área de ensino e pesquisa. d) Metodologias de avaliação de programas de especialização e pósgraduação lato sensu em ciências forenses e futura certificação. e) Estabelecimento de representantes regionais. f) Discussão sobre aspectos éticos e profissionais para nortear a atividade de assistência técnica e elaboração de um código de ética. O elenco acima não é taxativo, podendo as ações serem adaptadas e ampliadas conforme novas demandas forem surgindo.

2 Diretoria Executiva Cargo Currículo Fotografia Presidente Vice-Presidente Aline Thaís Bruni Graduada em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Química e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Direito pela Universidade Paulista-UNIP com aprovação no Exame de Ordem da OAB. Possui MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Possui pós-doutorado em química pela USP e pós-doutorado em física pela UNESP. Atualmente é professora do Departamento de Química da FFCLRP/USP. Foi Diretora Jurídica da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), biênios 2013/ /2017. No momento atua na área de Criminalística e Ciências Forenses, utilizando métodos de química teórica e estatística para avaliar problemas de interesse forense, envolvendo estudo de drogas de desenho e ciências criminais. Jesus Antonio Velho É graduado em Farmácia-bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina com doutorado em Fisiopatologia pela UNICAMP. É Perito Criminal Federal, atuando nas áreas de Análises de Locais de Crime, Química Forense, Documentoscopia, Balística Forense, entre outras. Em relação às atividades de ensino, é professor de Criminalística da Universidade de São Paulo (USP), e professor convidado da área de Criminalística/Locais de Crime na Academia Nacional de Polícia, em cursos de formação profissional da Polícia Federal. É autor organizador da série de livros Criminalística Premium da Editora Millennium.

3 Diretor Jurídico Diretor Financeiro Erick Simões da Camara e Silva Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia IME/RJ (1995), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UniRio/RJ (2003), Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL/SC-LFG (2008), Mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia IME/RJ (2001) e Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES/SP (2012). Atua como Perito Criminal Federal, desde 2003, com ênfase nas áreas de Documentoscopia, Química Forense e Análise de Locais de Crime. É conteudista, professor e orientador nos cursos de formação e de especialização em Documentoscopia da Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF) e professor das disciplinas Documentoscopia, Grafoscopia e Estrutura Legal-Processual da Prova Pericial no curso de Perícia Criminal e Ciências Forenses do Instituto de Pós Graduação (IPOG). É autor e organizador do livro Documentoscopia: Aspectos Científicos, Técnicos e Jurídicos. Bruno Spinosa De Martinis Possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no exterior (National Institute on Drug Abuse - National Institutes of Health (NIDA/NIH) - Baltimore, Maryland, Estados Unidos ( ). Foi docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP de dezembro de 2002 a dezembro de 2009 e responsável pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense do Centro de Medicina Legal da FMRP/USP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química Analítica Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos analíticas para a investigação de drogas de abuso, aspectos médico-legais do álcool, amostras alternativas para a investigação toxicológica.

4 Diretora de Ensino e Pesquisa Diretor do Conselho de Assessores Márcia Andreia Mesquita Silva da Veiga Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1991), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e pós-doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2004). Atuou como pesquisadora no Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA), trabalhando na implementação da Central Analítica (2005). É docente na Universidade de São Paulo, campi de Ribeirão de Preto, desde Realizou estágio de pesquisa na Universidad de Zaragoza, Espanha, em Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Química de 2012 a 2016 e, atualmente, é supervisora do Cursinho Popular Hypatia de Exatas, representante do PROFQUI na USP/RP e coordenadora da Comissão USP Recicla da FFCLRP/USP. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de extração e pré-concentração, desenvolvimento de procedimentos analíticos visando a determinando elementar por HR-CS M/AAS, ICP-MS e ICP OES, preparo de amostras, toxicidade de nanopartículas, resíduos de disparo de arma de fogo e ensaios de bioacessibilidade em poluentes urbanos, alimentos e solos. Celso Perioli Foi Secretário Nacional de Segurança Pública. Perito Criminal de Classe Especial. Superintendente da Polícia Científica de São Paulo, no período de 1998 a Presidente do Conselho dos Dirigentes dos Órgãos Periciais do Brasil de 2009 a fevereiro de Professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo. International Instructor of Crime Scene Investigation at United States Instructor Team US PIT - Orlando - Florida. Professor convidado do Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP, disciplina Criminalística.

5 Diretor de Comunicação Diretora de Relações Internacionais Claudemir Rodrigues Dias Filho Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2003) e Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Desde 2006 é Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SP), atuando também como professor da Academia de Polícia de São Paulo, instrutor da Secretaria Naciopnal de Segurança Pública/MJ e professor universitário das disciplinas de Medicina Legal, Criminalística e Biologia Forense. É editor da Revista Brasileira de Criminalística, membro do Conselho Editorial da Millennium Editora e autor de artigos, capítulos e livros na área pericial criminal, entre eles o "Introdução à Biologia Forense". Narumi Pereira Lima Engenharia Agronômica pela escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Perita Criminal Federal no Serviço de Perícias Documentoscópicas do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal desde Professora e conteudista em cursos de formação, atualização e pós-graduação da Academia da Polícia Federal (ANP/DPF). Palestrante em cursos e eventos nacionais e internacionais na área de documentos de segurança. Membro do ICBWG (Implementation and Capacity Building Working Group) da ICAO (International Civil Aviation Organization).Co-autora dos livros: Documentoscopia Aspectos Técnicos, Científicos e Jurídicos" e "Ciências Forenses: uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna".

6 Conselho Fiscal Cargo Currículo Fotografia 1 0 Membro Coordenador 2 0 Membro Celso Teixeira Mendes Júnior Possui graduação (1998) em Ciências Biológicas (FFCLRP-USP), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética (FMRP-USP) e pós-doutorado (2007) junto ao Departamento de Clínica Médica (Divisão de Imunologia Clínica) da FMRP-USP. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Genética, com ênfase em Genética de Populações, Genética Evolutiva e Genética Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: ancestralidade, pigmentação humana, estudos de associação casocontrole, SNPs, microssatélites, cromossomo Y, DNA mitocondrial, HLA, HLA-E e HLA-G. Daniel Junqueira Dorta É Professor de Toxicologia e Química Clínica no Departamento de Química da FFCLRP-USP. Tem Pós-Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutorado em Toxicologia (2007) pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado parte do trabalho na Universidade de Minnesota- Duluth (EUA), e Mestrado em Ciências Farmacêuticas, área de concentração Toxicologia (2003) também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (biênio ) e Membro Diretor do Comitê Executivo da IUTOX (International Union of Toxicology).

7 3 0 Membro Ricardo Henrique Alves da Silva Professor Doutor responsável pela área de Odontologia Legal no Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo (FORP- USP). Possui graduação em Odontologia pela FOB-USP (Bauru), Especialização em Odontologia Legal pelo CFO, Mestrado pela FOB-USP (Bauru), Doutorado pela FOUSP (São Paulo). Atualmente é responsável, na FORP- USP, pelas disciplinas de: (I) Odontologia Legal, (II) Deontologia e Diceologia Odontológica, (III) Bioética e Ética Profissional; e atua como colaborador na disciplina (I) Clínica Integrada Profissionalizante, em temáticas de Orientação Profissional. No ensino de pós-graduação e formação de recursos humanos, atualmente coordena a Prática Profissionalizante em Odontologia Legal da FORP-USP e o curso de especialização em Odontologia Legal da FORP-USP. É Orientador Crecendiado (Mestrado e Doutorado) junto ao Programa de Pós-Graduação em Patologia (USP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco- Dental (UNICAMP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba). Atua, principalmente, nas áreas de ODONTOLOGIA LEGAL (Identificação Humana, Responsabilidade Profissional, Ética Profissional, Técnicas Periciais, Perícia Civil, Assistência Técnica Pericial); ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E ODONTO-LEGAL PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL (Normas inerentes à Odontologia; Planejamento e gestão do empreendimento odontológico); BIOÉTICA (relacionado à Odontologia e atuação do cirurgiãodentista). Desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: (I) Técnicas periciais de identificação humana aplicadas a Odontologia Legal, (II) Responsabilidade profissional em Odontologia. Em orientações, já finalizou e executa orientações de: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação; Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação; Iniciação Científica; Mestrado e Doutorado. É o Representante Brasileiro junto ao

8 Forensic Odontology DVI INTERPOL Working Group desde Maio/2013. Participa como membro de Corpo Editorial e Revisor de periódicos nacionais e internacionais. É autor e coordenador do livro "Orientação Profissional para o Cirurgião-Dentista: Ética e Legislação" (Grupo Gen - Editora Santos). Em atividades de extensão, por meio de atividades periciais, executa perícias cíveis em colaboração com diversas comarcas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e é colaborador junto ao Centro de Medicina Legal (CEMEL/FMRP/USP) no Laboratório de Antropologia Forense, voltado para identificação humana. Em atividades associativas, foi o Secretário- Geral da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL) - Gestão 2010/2012 e Presidente da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL) - Gestão 2012/2014; Foi Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF - Gestão: )

DATA: de julho de 2017

DATA: de julho de 2017 Sabe aquelas dúvidas do dia-a-dia da profissão odontológica? Ou aquelas discussões intermináveis em redes sociais? Será que pode? Mas e se não pode? Como devo agir? Quais as condutas? São tantos questionamentos

Leia mais

5º Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:

5º Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia: JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a melhoria da vida das pessoas, quanto para o cometimento

Leia mais

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA LEGAL NOVA TURMA USP Faculdade de Odontologia de Ribeirão

Leia mais

DATA: de julho de 2017

DATA: de julho de 2017 Sabe aquelas dúvidas do dia-a-dia da profissão odontológica? Ou aquelas discussões intermináveis em redes sociais? Será que pode? Mas e se não pode? Como devo agir? Quais as condutas? São tantos questionamentos

Leia mais

DATA: de julho de 2017

DATA: de julho de 2017 Sabe aquelas dúvidas do dia-a-dia da profissão odontológica? Ou aquelas discussões intermináveis em redes sociais? Será que pode? Mas e se não pode? Como devo agir? Quais as condutas? São tantos questionamentos

Leia mais

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A 2 0 1 8-2 0 2 0 OBJETIVOS DO CURSO N O S S O C U R S O T E M C O M O O B J E T I V O O D I A G N Ó S T I C O, A P

Leia mais

BIOGRAFIA SANDRO ROBERTO VALENTINI

BIOGRAFIA SANDRO ROBERTO VALENTINI BIOGRAFIA SANDRO ROBERTO VALENTINI CANDIDATO A REITOR Formado em Farmácia-Bioquímica pela Unesp. Ingressou na Unesp como Auxiliar de Ensino em 1987. Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DE PORTAS ABERTAS BEM VINDOS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DE PORTAS ABERTAS BEM VINDOS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DE PORTAS ABERTAS BEM VINDOS INGRESSO NA USP 1ª FASE: (90 QUESTÕES OBJETIVAS) 2ª FASE: (QUESTÕES DISSERTATIVAS E REDAÇÃO) https://www.fuvest.br/ 180 QUESTÕES OBJETIVAS E REDAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO. Nº de Vaga

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO. Nº de Vaga CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO Analista de Informática II - Graduação de Nível Superior na área de Informática CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - FACULDADE DE ENGENHARIA Assistente

Leia mais

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS Departamento de Física Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física Licenciatura em Física e Mestrado em Educação, ou em Ensino

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM FARMÁCIA - 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Renovado pela Portaria

Leia mais

RESOLUÇÃO CA N o 439 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO CA N o 439 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO CA N o 439 19 ZEMBRO 2005. Aprova a abertura de vagas em testes seletivos para a contratação de professores colaboradores, na UEPG. O CONSELHO ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Janda Thibes Mediação, Técnicas e Ambiente da Mediação Advogada, Membro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Leia mais

Área de avaliação Administração pública e de empresa, ciência contábeis e turismo Administração pública e de empresa, ciência contábeis e turismo

Área de avaliação Administração pública e de empresa, ciência contábeis e turismo Administração pública e de empresa, ciência contábeis e turismo SÃO PAULO Programa Administração Administração de empresas Agronomia (Fitopatologia) Agronomia (Genética e melhoramento de plantas) Agronomia (Solos e nutrição de plantas) Instituição de ensino de Fundação

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS!!! CURSO DE INVERNO ODONTOLOGIA LEGAL

SEJAM BEM-VINDOS!!! CURSO DE INVERNO ODONTOLOGIA LEGAL SEJAM BEM-VINDOS!!! CURSO DE INVERNO ODONTOLOGIA LEGAL Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto 2017 INFORMAÇÕES ÚTEIS - Hotel oficial do evento: Hotel Pousada Santa Rita. (Avenida

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

Relatório de Laboratório por Curso

Relatório de Laboratório por Curso de cursos de ensino Cód. 57 Ortodontia 89 Técnica cirúrgica 9 Técnica operatória Dentística restauradora 53 9709 ODONTOLOGIA Graduação Bacharelado Presencial 8 373 Espaços para esportes Serviços 9 Anatomia

Leia mais

EDITAL Nº 13/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação

EDITAL Nº 13/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação EDITAL Nº 13/2018 SELEÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (MODALIDADE EAD) EM INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERÍCIA CRIMINAL Abre inscrições

Leia mais

ANEXO I SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA

ANEXO I SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA ANEXO I SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola Extensão Rural Graduação em Agronomia com Mestrado em Agronomia Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade

Leia mais

12/20/2010. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral. (Nerio. Rojas)

12/20/2010. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral. (Nerio. Rojas) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Departamento de Química 2 Encontro Nacional de Química Forense Ribeirão Preto SP 8 a 11/12/2010 O dever de um PERITO é dizer a verdade;

Leia mais

XXI SEMANA JURÍDICA DO DIREITO - PUCMINAS BARREIRO Orientações:

XXI SEMANA JURÍDICA DO DIREITO - PUCMINAS BARREIRO Orientações: XXI SEMANA JURÍDICA DO DIREITO - PUCMINAS BARREIRO Orientações: 1. A semana jurídica será realizada nos dias: 17 e 18 de abril/2018 (manhã e noite); 2. As inscrições serão feitas pelo DIRETÓRIO ACADÊMICO;

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 ATOS REGULATÓRIOS BACHARELADO EM ODONTOLOGIA - 2018 Curso Autorizado pela

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 260/2008 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Farmácia O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA da UNIVERSIDADE

Leia mais

DATA: de julho de LOCAL: USP Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Avenida do Café, s/n, Campus USP Ribeirão Preto

DATA: de julho de LOCAL: USP Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Avenida do Café, s/n, Campus USP Ribeirão Preto Quer conhecer um pouco sobre a Odontologia Legal? Tem interesse em seguir essa especialidade, mas não sabe os caminhos? Tem curiosidade sobre o atuar da Odontologia na área pericial? Participe da 2ª edição

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC Adriana dos Santos Silva(Professora do IF Goiano Urutaí) Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFG (2006), Residência em Patologia Animal pela UFRGS (2007),

Leia mais

184º CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NAMAGISTRATURA DO ESTADO DE SÃO PAULO

184º CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NAMAGISTRATURA DO ESTADO DE SÃO PAULO 184º CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NAMAGISTRATURA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMISSÃO DE CONCURSO 1. Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery- Presidente 2. Roberto Galvão De França Carvalho

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado.

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado. NUTRIÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE Matriz Curricular do Curso de Graduação em Bacharelado. COMPONENTE CURRICULAR DIMENSÃO / CAMPO DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE Biologia Celular Anatomia

Leia mais

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE 2019 FARMÁCIA Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL TEMPO CASA 1. Ana Carolina Lima Frade Gomes DISCIPLINAS Doutorado Farmacêutica-bioquímica 13 anos. Controle de Qualidade Microbiológico

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM FARMÁCIA - 2019 ATOS REGULATÓRIOS Curso Renovado pela Portaria

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA RELAÇÃO DE DOCENTES E MÓDULOS 2017/2018

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA RELAÇÃO DE DOCENTES E MÓDULOS 2017/2018 MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA RELAÇÃO DE DOCENTES E MÓDULOS 2017/2018 MÓDULO 02 PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA E PERÍCIA (26/08, 02 e 16/09) Docente Responsável: Prof. Esp. Moacir Ramos

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA 12007 Noturno 01 1 12001 Anatomia Humana 80 1 12003 Biologia Celular e Histologia 80 1 12102 Farmácia Social 50 10 1 12103 Farmacobotânica 30 30 1 12104 Química Geral 30 30 Total 190 150 3 2 12099 Bioestatística

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Farmácia Semestre 1

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Farmácia Semestre 1 Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Farmácia Semestre 1 1 Inserção à vida universitária 15 - - 15-1 2 Leitura e produção de texto I 60 - - 60-1 3 Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos 60

Leia mais

QUANDO EU CRESCER... EU VOU SER...

QUANDO EU CRESCER... EU VOU SER... QUANDO EU CRESCER... EU VOU SER... CHEGOU A HORA!! E AGORA? QUE PROFISSÃO VOCÊ QUER TER? UNIVERSIDADE E AS Profissões UNIVERSIDADE FACULDADE DEPARTAMENTOS CEIQ Link: https://www.youtube.com/watch?v=gg8tyask44w

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química. Química Forense

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química. Química Forense Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química Química Forense Prof. Dr. Marcelo Firmino de Oliveira QUÍMICA FORENSE Aplicação da química

Leia mais

Expansão das Universidades Públicas Brasileiras:

Expansão das Universidades Públicas Brasileiras: Expansão das Universidades Públicas Arthur Roquete de Macedo Maio 2010 Qualidade Acadêmica relação direta Financiamento da Universidade Ensino Pesquisa Extensão Custeio Investimento Recursos Humanos Expansão

Leia mais

O aumento expressivo e constante de pacientes com câncer no Brasil, o aumento da expectativa de vida do brasileiro tem demonstrado uma necessidade cada vez maior de bons serviços e bons profissionais prestadores

Leia mais

Estrutura Curricular - Vigência a partir do 2º semestre de 2006 (Alteração homologada pela Resolução nº 36 CONSEPE, de 12/12/2008).

Estrutura Curricular - Vigência a partir do 2º semestre de 2006 (Alteração homologada pela Resolução nº 36 CONSEPE, de 12/12/2008). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Estrutura Curricular - Vigência a partir do 2º

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE EM MARKETING FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE (80) SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (40)

ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE EM MARKETING FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE (80) SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (40) UNP - Universidade Potiguar PROGRAD Oferta Especial 2011 - JULHO A DEZEMBRO Lista de Disciplinas Ofertadas ANEXO ÚNICO do Edital de Oferta Especial 2011.2, de 03 de agosto de 2011 Curso Disciplina ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Edital n 59/2013. Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ANEXO I CARGOS E VAGAS

Edital n 59/2013. Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ANEXO I CARGOS E VAGAS Cód. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Áreas de Atuação / Conhecimento Edital n 59/2013 Concurso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA CONTEÚDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES E DISCIPLINAS DA UFSM NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS FSC 1102

Leia mais

Resumo do Perfil dos Docentes Permanentes

Resumo do Perfil dos Docentes Permanentes Resumo do Perfil dos Docentes Permanentes Linha de atuação científico/tecnológica em Gestão na Indústria Animal 1. Augusto Hauber Gameiro VNP/FMVZ/USP: Doutor e mestre em Economia Aplicada pela Escola

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 ATOS REGULATÓRIOS BAARELADO EM BIOMEDICINA Curso Autorizado pela Portaria

Leia mais

Área de Concentração: Toxicologia

Área de Concentração: Toxicologia Área de Concentração: Toxicologia Código 5935928 Descrição Fundamentos Bioquímicos e Toxicológicos do Doping Esportivo Responsável: Prof. Dr. Daniel Junqueira Dorta Credenciamento: 05/02/2015 a 05/02/2020

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC Adriana dos Santos Silva (Professora do IF Goiano Urutaí) Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFG (2006), Residência em Patologia Animal pela UFRGS (2007),

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA NAJA BRANDÃO SANTANA http://lattes.cnpq.br/4950197164940762 Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Bahia (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal

Leia mais

PMBqBM. Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Mestrado/doutorado CAPES 2013

PMBqBM. Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Mestrado/doutorado CAPES 2013 PMBqBM Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular Mestrado/doutorado CAPES 2013 Programas de pós-graduação Número de Doutores Maria Helena Machado de Moraes- FURG Danilo

Leia mais

Área de Concentração: Toxicologia

Área de Concentração: Toxicologia Área de Concentração: Toxicologia Código 5935928 Descrição Fundamentos Bioquímicos e Toxicológicos do Doping Esportivo Credenciamento: 05/02/2015 a 05/02/2020 5935945 Desenvolvimento de Métodos por Cromatografia

Leia mais

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE 2018 FARMÁCIA Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL REGIME DE TRABALHO 1. Ana Carolina Lima Frade Gomes TEMPO CASA DISCIPLINAS Doutorado Farmacêutica-bioquímica Integral 12 anos.

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 005/2017

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 005/2017 Unidade Acadêmica FACED CAUA CED QUADRO I VAGAS PARA AS UNIDADES ACADEMICAS DA CAPITAL Carga Classe/ Horária Padrão Depto. Área de Conhecimento Requisito Mínimo Métodos e Técnicas Teoria e Fundamentos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 CURSO: Farmácia-Bioquímica PERÍODO: Integral CÓDIGO DE CURSO: 60013 XO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 MÓDULO REQUISITO INDICAÇÃO CONJUNTO VIGÊNCIA A PARTIR DO 2º SEMESTRE

Leia mais

PALESTRANTES II SimCaPeq

PALESTRANTES II SimCaPeq PALESTRANTES II SimCaPeq 1. Débora Maria Callado Graduação em Medicina Veterinária pela UDESC (2010); Extensão universitária no Serviço de Traumatologia del Hospital Clinico Veterinario de Universidad

Leia mais

PAUTA DA 1 а REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 16 de janeiro de 2017

PAUTA DA 1 а REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 16 de janeiro de 2017 PAUTA DA 1 а REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA 16 de janeiro de 2017 1. Leitura, discussão e aprovação da Ata da 11ª Reunião Plenária Extraordinária, realizada em 12/12/2016. 2. Aprovação da pauta dos trabalhos

Leia mais

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Horário de aula. Química Geral e Inorgânica. Biologia Celular e Tecidual.

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Horário de aula. Química Geral e Inorgânica. Biologia Celular e Tecidual. CURSO: ANO: 2016 SÉRIE: 1 série SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( X ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Horário de aula Biologia Introdução ao Geral e Biologia Celular e

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação DI400 Direito Direito Civil. DI2002 Direito Direito Constitucional; Teoria Geral do Processo. DI2003 Direito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE FARMÁCIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE FARMÁCIA * 1º PERÍODO* Anatomia Humana -------- Bioestatística e Metodologia da pesquisa aplicada às Ciências Farmacêuticas -------- Biologia celular e molecular -------- Introdução às Ciências Farmacêuticas e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 CURSO: Farmácia-Bioquímica PERÍODO: Integral CÓDIGO DE CURSO: 60013 XO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 MÓDULO REQUISITO INDICAÇÃO CONJUNTO VIGENTE A PARTIR DO 1º SEMESTRE

Leia mais

Matriz 1 - Farmácia Semipresencial

Matriz 1 - Farmácia Semipresencial Matriz 1 - Farmácia Semipresencial 1º PERÍODO Projeto Integrador I 20 1 0 1 Sociologia e Antropologia 40 2 1 1 Primeiros Socorros e Biossegurança 40 2 1 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Ética e Bioética 40

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 CURSO: Farmácia-Bioquímica PERÍODO: Integral CÓDIGO DE CURSO: 60013 XO CÓDIGO MAIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 MÓDULO REQUISITO INDICAÇÃO CONJUNTO DURAÇÕES: VIGENTE ATÉ O 2º

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 48/2015-UFAM

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 48/2015-UFAM Unidade Acadêmica FAO Depto. QUADRO I VAGAS PARA AS UNIDAS ACADÊMICAS DA CAPITAL Área de Conhecimento Clínica Integrada - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial e Anatomia de Cabeça e Pescoço Requisito

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco. 1901 Arte visuais Ensino de Artes Visuais EDITAL Nº 007/2019, DE 26 DE ABRIL DE 2019 ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO Cód. Curso Área Vagas Lotação Perfil 1902 Artes Visuais Linguagens

Leia mais

RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E COORDENADORES DE CURSOS EFETIVAMENTE EM EXERCÍCIO

RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E COORDENADORES DE CURSOS EFETIVAMENTE EM EXERCÍCIO A - DIRIGENTES RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E ES DE CURSOS EFETIVAMENTE EM EXERCÍCIO DEPARTAMENTO CARGO NOME TITULAÇÃO REITORIA PRÓ-REITORAS REITOR VICE-REITORA ACADÊMICA PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO

Leia mais

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA P SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O SEMESTRE LETIVO 208/ CRONOGRAMA Inscrições De 22 de novembro a 08 de dezembro de

Leia mais

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA ANEXO I Campus: Anísio Teixeira Vitória da Conquista INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS Área de conhecimento: Psicanálise e Processos em Saúde Titulação: Graduação

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Farmácia Adriana Maria Patarroyo Vargas 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Farmácia Adriana Maria Patarroyo Vargas 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)

Leia mais

Área de Concentração: Toxicologia

Área de Concentração: Toxicologia Área de Concentração: Toxicologia Código 5935928 Descrição Fundamentos Bioquímicos e Toxicológicos do Doping Esportivo Responsável: Prof. Dr. Daniel Junqueira Dorta Credenciamento: 05/02/2015 a 05/02/2020

Leia mais

DIREITO. Regime de Trabalho. Ultima Titulação. Nº. Nome do docente Formação

DIREITO. Regime de Trabalho. Ultima Titulação. Nº. Nome do docente Formação DIREITO Nº. Nome do docente Formação 1 Alexandre Augusto Costa 2 3 Alexandre Levy Nogueira de Barros Alexandre Shimizu Clememte 4 Amauri José do Nascimento 5 Ana Paula Polacchini de Oliveira 6 André Barcelos

Leia mais

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Profissional e Tecnológica Instituto Federal de, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Formosa Departamento das Áreas Acadêmicas TCC - Linhas de pesquisa Professores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Nauraima da Rocha Martins

Nauraima da Rocha Martins ADVOGADA, MEMBRO DA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - OAB/SP. TUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL PELO MJ/ UNB/ ENAM, INSTRUTORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA EM MEDIAÇÃO JUDICIAL CNJ, SUPERVISORA

Leia mais

Autoavaliação Institucional Quantitativos por Campus - Número de Respondentes Técnicos Campus

Autoavaliação Institucional Quantitativos por Campus - Número de Respondentes Técnicos Campus UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

TENDÊNCIA MUNDIAL DE ACREDITAÇÃO DAS PERÍCIAS FORENSES. Núbia Fernanda Gomes Pereira Instituto Nacional de Criminalística Polícia Federal

TENDÊNCIA MUNDIAL DE ACREDITAÇÃO DAS PERÍCIAS FORENSES. Núbia Fernanda Gomes Pereira Instituto Nacional de Criminalística Polícia Federal TENDÊNCIA MUNDIAL DE ACREDITAÇÃO DAS PERÍCIAS FORENSES Núbia Fernanda Gomes Pereira Instituto Nacional de Criminalística Polícia Federal O QUE É ACREDITAÇÃO? Processo formal de reconhecimento da competência

Leia mais

PERFIL DESEJADO DO DOCENTE. TIPO DE VAGA 02 (01 efetiva + 01 reserva) Hospitalidade/ Gastronomia. (CAMPI) Realengo

PERFIL DESEJADO DO DOCENTE. TIPO DE VAGA 02 (01 efetiva + 01 reserva) Hospitalidade/ Gastronomia. (CAMPI) Realengo NÚMERO DE VAGAS/ ESCOLA/CURSO TIPO DE VAGA 02 (01 efetiva + 01 reserva) Hospitalidade/ Gastronomia CAMPUS (CAMPI) Realengo PERFIL DESEJADO DO DOCENTE Formação: Superior de Tecnologia ou Bacharelado em

Leia mais

HORÁRIO DE AULA DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA 2016*

HORÁRIO DE AULA DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA 2016* HORÁRIO DE AULA DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA * Alteração em Reunião de Conselho de Curso realizado em 25/11/2015 2016* 1º SEMESTRE 1º ANO Física I Biologia Celular Introdução

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE º PERÍODO Currículo Novo (513)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE º PERÍODO Currículo Novo (513) 1º PERÍODO Currículo Novo (513) 13:30 15:20 1) Introdução à 1) Introdução à Bioquímica e Biologia Molecular Bioquímica e Biologia Molecular 1) Bioquímica 1) Bioquímica Introdução à Introdução à Biologia

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE MINAS GERAIS 2º TURNO Fevereiro de 2017.

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE MINAS GERAIS 2º TURNO Fevereiro de 2017. CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE MINAS GERAIS 2º TURNO Fevereiro de 2017.. VERSION 1 PAGE 1 / 8 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO. 3 2. DOS PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS. 4 3. APRESENTAÇÃO DA THE PERFECT

Leia mais

QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2

QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2 QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2 CAMPUS VAGA(S) CURSO(S) DISCIPLINA(S) C/H PERFIL ANÁPOLIS 1 AGRONOMIA Introdução à Ciência dos Solos (4h) Agrometeorologia e climatologia

Leia mais

Treinamento RLM Corte 2014

Treinamento RLM Corte 2014 Treinamento RLM Corte 2014 Campo Grande - MS 12 e 13 de Novembro de 2014 Patrocinador Introdução Desenvolvido na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ESALQ, USP, Piracicaba, este software formula

Leia mais

V. 4, N. 3, OUT ISSN

V. 4, N. 3, OUT ISSN V. 4, N. 3, OUT. 2011 - ISSN 1984-3577 ISSN 1984-3577 São Paulo, v. 4, n. 3, out. 2011 2011 Intertox Periódico científico de acesso aberto, quadrimestral e arbitrado meses: (2) fevereiro, (6) junho e (10)

Leia mais

COMISSÃO JULGADORA. Possui graduação (1973), mestrado (1979) e doutorado (1983) em Odontologia pela

COMISSÃO JULGADORA. Possui graduação (1973), mestrado (1979) e doutorado (1983) em Odontologia pela COMISSÃO JULGADORA PROF. DR. PAULO VILLELA SANTOS JUNIOR Unidade: Faculdade de Odontologia Campus: São José dos Campos Função: Assessor Técnico de Gabinete PRAd Fone: 11.5627.0550 Email: villela@reitoria.unesp.br

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Odontologia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Odontologia PERÍODO DISCIPLINA C.H. TEÓR. PRÁT. Nº. CÓ-REQUISITOS Anatomia Descritiva e Topográfica 64 32 32 02 Bioquímica e Biologia Molecular 80 62 18 02 Biologia Celular e dos tecidos 80 62 18 02 1º Embriologia

Leia mais

Manual de administração e cálculo de medicamentos DADOS TÉCNICOS 240 PÁGINAS TAMANHO 12 CM X 15 CM CAPA: COLORIDA/BROCHURA MIOLO: P/B

Manual de administração e cálculo de medicamentos DADOS TÉCNICOS 240 PÁGINAS TAMANHO 12 CM X 15 CM CAPA: COLORIDA/BROCHURA MIOLO: P/B Manual de administração e cálculo de medicamentos DADOS TÉCNICOS 240 PÁGINAS TAMANHO 12 CM X 15 CM CAPA: COLORIDA/BROCHURA MIOLO: P/B Autores José Jardes da Gama Bitencourt Farmacêutico Bioquímico e Mestre

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DO TRABALHO OSÓRIO/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DO TRABALHO OSÓRIO/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DO TRABALHO OSÓRIO/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC INSCRIÇÕES: 1/1 a 31/3 (051) 2161-0200 facos.cnec.br/presencial-2/

Leia mais

CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO

CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO PROFESSOR TITULAÇÃO DISCIPLINAS/ÁREAS DE ATUAÇÃO MINICURRÍCULO Andreia Cristiane Stamger Dr. Processo Decisório e Criatividade Possui graduação em Bacharelado Em Informática

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Bioquímica Farmacologia Básica

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Bioquímica Farmacologia Básica * 1º PERÍODO* Anatomia Humana -------- Biosegurança e Primeiros Socorros -------- 30 Processos Biológicos e Genética Humana -------- Histologia e Embriologia -------- Introdução às Ciências Farmacêuticas

Leia mais

Química Geral Química Geral Biologia Celular Anatomia Humana Métodos Físicos Aplicados à Farmácia

Química Geral Química Geral Biologia Celular Anatomia Humana Métodos Físicos Aplicados à Farmácia 1FAAD Introdução aos Estudos Farmacêuticos Química Orgânica I Biologia Celular Anatomia Humana Seminário Interdisciplinar em Bioética, Cidadania e Responsa Introdução aos Estudos Farmacêuticos Química

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO NOTURNO

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO NOTURNO 1º ANO Estrutura Curricular 2017 1º semestre Créditos 407 Anatomia 04 2T 2P 60 638 Biossegurança e Primeiros Socorros 03 2T 1P 45 410 Histologia 05 3T 2P 75 639 Introdução ao Direito Sanitário 02 2T 30

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO INTEGRAL

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO INTEGRAL 1º ANO Estrutura Curricular 2017 1º semestre Créditos 245 Anatomia 04 2T 2P 60 603 Biossegurança e Primeiros Socorros 03 2T 1P 45 604 Física Aplicada à Farmácia 03 3T 45 248 Histologia 05 3T 2P 75 605

Leia mais

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA P SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O SEMESTRE LETIVO 208/ CRONOGRAMA Inscrições De 22 de novembro a 08 de dezembro de

Leia mais

Capacitação Teórico-Prática em Citopatologia do Colo do Útero

Capacitação Teórico-Prática em Citopatologia do Colo do Útero Capacitação Teórico-Prática em Citopatologia do Colo do Útero OBJETIVO Oferecer atualização em citologia cérvico-vaginal. PÚBLICO ALVO Profissionais farmacêuticos especialistas em Citopatologia ou que

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA Campus: Curso: Modalidade: Integralização: Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo Farmácia Bacharelado Mínimo: 10 semestres Máximo: 15 semestres

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA NPC II DIREITO

HORÁRIO DE PROVA NPC II DIREITO DE PROVA NPC II DIREITO DIREITO DO TRABALHO II DIREITO EMPRESARIAL III - TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO_ 2009 DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO_2014 DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 9:00 308 DIREITO

Leia mais

ODONTOLOGIA LEGAL 05/05/2017 CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

ODONTOLOGIA LEGAL 05/05/2017 CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ODONTOLOGIA LEGAL Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto USP Ribeirão Preto, SP, Brasil PROF. DR. RICARDO HENRIQUE ALVES DA SILVA Docente responsável pela área de Odontologia Legal da Faculdade de

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 5/2018 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS DE EXAME DE PROFICIÊNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho

Leia mais

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Humberto G. Ferraz Programa de Pós-graduação em Fármaco e Medicamentos Faculdade de Ciências Farmacêuticas Universidade de São Paulo 1 Prof. Dr. Humberto G. Ferraz

Leia mais

Requisito Mínimo. Graduação em licenciatura ou Ciências Biológicas, Ciências ou Ciências Naturais com mestrado na área de Educação

Requisito Mínimo. Graduação em licenciatura ou Ciências Biológicas, Ciências ou Ciências Naturais com mestrado na área de Educação Unidade Depto. Área de Conhecimento Requisito Mínimo Regime de Classe/ Padrão Vagas de AC* ICB Ciências Fisiológicas Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício Graduação em Ciências Biológicas ou Ciências

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

CURSO: ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA (h) 1º ANO - 1º SEMESTRE 8-10 - 116 1 Trabalho Interdisciplinar Orientado I 8-10 - 116 2 Trabalho Interdisciplinar Orientado I 8-10 - 308 Cálculo Diferencial e Integral I 10-12 - 308 Química Geral - 14-18

Leia mais