Certificação Personal Trainer Bases Técnicas

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1 Certificação Personal Trainer Bases Técnicas Prof. Givanildo Holanda Matias Givanildo Holanda Matias - Graduado em Educação Física UNICID - Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício ICB/USP - Pós-Graduado em Gestão Empresarial FGV - Teve passagem por alguns dos principais laboratórios de pesquisa em SP - Professor dos cursos de extensão universitária na Estácio - Coordenador da Pós Graduação em Personal Trainer - UNICID - Conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainer SBPT - Colunista do site Minha Vida e Portal da Educação Física - Participa de matérias e entrevistas em rádios, sites, jornais e programas de TV - Fundador e diretor da: Test Trainer Franchising, Academia Inovafit e Meu Personal Online 1

2 Qual é a sua função como Personal Trainer? Quais são a bases metodológicas para o trabalho do Personal Trainer? 2

3 Bases Metodológicas da Prescrição 1- Anamnese 2- Avaliação Física 3 Prioridades 4 Capacidades Físicas 5 Meios e Métodos 6 -Princípios do Treinamento 7- Princípios Adicionais 8 - Planejamento Conhecimentos Técnicos Necessários Gerais Fisiologia do Exercício Biomecânica Treinamento Desportivo Avaliação Física Métodos/Técnicas de Treino Específicos Grupos Especiais Terceira Idade Crianças / Adolescentes Força e hipertrofia Emagrecimento 3

4 Importância da Ananmese Conhecer o nível de aptidão física Fornecer parâmetros para prescrição do treinamento Descobrir possíveis restrições Analisar histórico de saúde e atividade física Principais Questões Se já praticou/pratica atividade física? Dores/Cirurgias/medicamentos/problemas de saúde? Restrições e limitações? Objetivos e preferencias? Dias e horários de Treino? Atividades extras e estilo de vida? 4

5 Avaliação Física Utilização Gordura Circunferências Cardiorespiratório Flexibilidade Força Postural Segurança X X Parâmetro X x X X X Comparação X X X X X X Determinando Prioridades O que é mais importante naquele momento? Emagrecer Objetivos x Necessidades Custo x Beneficio Problema Saúde 5

6 Planejamento: Gestão do Tempo X Como determinar a distribuição de tempo destinado as capacidades físicas que desejo trabalhar durante o treino? 6

7 Capacidades Físicas Força Muscular Cardiorespiratório Flexibilidade Coordenação Equilíbrio Força Muscular Meios Musculação Tradicional Treinamento Funcional Treinamento Suspenso Pilates Métodos Alternando por seguimento Circuito / Hiit Biset/Triset Drop set / Pirâmide Agonista/Antagonista Isodinâmico / Isometria Tensional / Metabólica 7

8 Cardiorrespiratório Meios Esteira, bikee elíptico Corda, jump e step Cinto de tração Exercícios combinados Métodos Continuo Intervalado Crescente Decrescente Tiro Pausa Ativa HIT Flexibilidade Meios Alongamento Musculação Exercícios Funcionais Pilates Métodos Passivo Ativo Balístico FNP Pliometria 8

9 Coordenação e Equilíbrio Meios Musculação Exercícios Funcionais Propriocepção Pilates Métodos? Princípios do Treinamento Individualidade Biológica Adaptação Neuromotora Especificidade Reversibilidade Sobre Carga Progressão Variabilidade 9

10 Princípios Adicionais Não Concorrência Adaptação Logística Conscientização Recursos Disponíveis Planejamento: Prescrição/Periodização Prescrição Quantos Treinos? Grupos Musculares Seleção dos Exercícios Gestão da Informação Periodização Reavaliações Não Concorrência Mudança Prioridades Variação Estímulos KPI Aplicação Ciência 10

11 Planejamento: Indicadores Performance Trabalho Muscular Percepção Subjetiva de Esforço Trabalho Cardio Respostas de Frequencia Cardiaca Percepção Subjetiva de Esforço Hiperventilação Percepção Subjetiva de Dor Flexibilidade Pouco - Médio Muito, Tolerável Muito, Intolerável Coordenação / Equilíbrio Percepção Subjetiva de Dificuldade Muito Difícil Difícil Razoável Fácil Muito Fácil Prescritograma Anamnese Idadee Sexo Problemas de Saúde Dias etempo de treino Restrições AvaliaçãoFísica ComposiçãoCorporal Analise Postural Teste Cardiorespiratório Testes Neuromotores Capacidades Físicas Força Cardiorespiratório Flexibilidade Coordenação/ Equilíbrio Meios e Métodos Tradicional/ Funcional Tensional / Metabólico Passivo/ Ativo Intervalado /Constante Prioridades Minimizar uma dor Emagrecer Aumentar massa muscular Melhorar a postura Princípios do Treinamento Adaptação / Individualidade Sobre carga / Especificidade Progressão / Reversilidade Variabilidade Princípios Adicionais Não concorrência Conscientização Logística Recursos Disponíveis Planejamento Tempo x Capa. Físicas Prescrição / Periodização Prescrição / Periodização Indicadores motivacionais 11

12 Até a Próxima 12

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