Construção da exposição VIA CRUCIS DA ÁGUA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção da exposição VIA CRUCIS DA ÁGUA"

Transcrição

1 Construção da exposição VIA CRUCIS DA ÁGUA A exposição Via Crucis da Água é composta por doze painéis que ilustram da preservação à deterioração do ambiente natural, especialmente a água. A exposição original apresenta fotos de paisagens nacionais como Fernando de Noronha, Serra do Cipó, Rio das Velhas e Lagoa da Pampulha, permitindo a abordagem de temas e termos técnicos, como mata ciliar, assoreamento, quedas d água, lixo doméstico, saneamento e outros. A Via Crucis da Água pode ser construída pelos alunos da seguinte forma: O professor indica aos alunos doze palavras-chave que permitirão a busca por imagens que irão retratar o caminho da água até a degradação. (Veja a composição da Via Crucis da Água original, Bloco III - Anexo VIII) Os alunos devem buscar construir a exposição a partir de fotos de locais da própria cidade onde residem. Quando for possível, o professor pode organizar uma expedição fotográfica para que a autoria da exposição seja totalmente dos alunos e o envolvimento seja completo. Quanto à divisão dos grupos: Se optar por trabalhar por turma, os alunos devem ser divididos em grupos, ficando cada grupo responsável por desenvolver uma palavra-chave. Se optar por envolver todo o ensino fundamental, pode cada série ficar responsável por determinados temas.

2 Exemplo da exposição Via Crucis da Água do Projeto Amigo da Água 1. GÊNESIS (Foto de Fernando de Noronha) Exaltação da água, enquanto presente divino. Sentimentos ao olhar a foto. À que remete? Necessidade do cuidado O primeiro painel explicita a exuberância da ilha, representando a água em sua beleza máxima.o Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, que descreve a criação do mundo, por isso fazemos a analogia a esta foto. Ao olhar o painel é de fácil compreensão essa comparação, pois este enche nosso coração de amor, paz e alegria. Para conservar essa, dentre outras paisagens, é necessária uma consciência de preservação. 2. ÊXTASE (Plantas aquáticas do Parque das Mangabeiras Belo Horizonte) Questionamento Em qual lugar foi fotografada esta paisagem? Importância das plantas aquáticas. Condição da água para a sobrevivência da planta. Esta foto é do Parque das Mangabeiras, reserva natural de Belo Horizonte. O lago onde estão essas plantas aquáticas, fica na Praça das Águas e é abrigo de algumas formas de vida.a planta aquática desenvolve um importante papel nesse ambiente, pois é abrigo e serve de alimento para alguns insetos, que respectivamente também tem suas funções no ecossistema. Ao visitar o parque, um local construído para o lazer da população objetivando o contato direto do homem com a natureza, é preciso que haja um respeito para sua conservação. O lixo em hipótese alguma deve ser jogado no chão, nem na água. Também, não devemos alimentar os animais, pois estes já são alimentados pelos funcionários do parque ou livremente na natureza. Nossos alimentos podem estar contaminados, o que pode ocasionar até a morte do animal. Para a planta aquática se manter viva é necessário que a água esteja limpa, ou seja, livre de materiais poluentes que possam comprometer o nível de oxigênio da água. E no caso da foto, a beleza das flores transparece essas condições.

3 3. BELEZA (Cachoeira Serra Morena/Serra do Cipó Minas Gerais) Localização da cachoeira À que a cachoeira remete Lixo produzido em visitas às cachoeiras A cachoeira deste painel está localizada na Serra do Cipó. As cachoeiras são locais que atraem muitos visitantes e onde há pessoas há produção de lixo. Sabemos que nesses locais não existe coleta de lixo, por isso devemos levar sacos para guardar o nosso lixo e traze-lo de volta até um local onde haja o serviço de coleta. 4. ENCANTAMENTO (Fundo do Mar) Harmonia dos elementos da foto Relação entre os seres vivos marinhos Riqueza do ambiente marinho Lixo produzido nas praias Lixo e mar A foto é do fundo do mar de Fernando de Noronha. É de fácil percepção que existe uma harmonia entre os elementos. Os peixes, as algas, a água e até as bolhas de oxigênio transmitem essa harmonia. Todos esses componentes dentre outros, que não aparecem na foto, constituem uma cadeia alimentar criando uma relação de interdependência, a qual pode ser abalada se houver presença de lixo, derramamento de óleo, ou pesca indiscriminada.

4 5. DELICADEZA (Cascata da Serra do Cipó Minas Gerais) Mata Ciliar Verificação quanto à fixação do conceito Condição da água Importância das quedas d água O quinto painel também é uma foto da Serra do Cipó, representando uma cascata que se difere da cachoeira principalmente quanto à altura e forma da queda. Nesta foto observamos um elemento de extrema importância para a conservação do rio a mata ciliar. Sabemos que os cílios têm a função de proteger nossos olhos, a mata ciliar tem a função de proteger as águas. Esse tipo de vegetação se desenvolve ao entorno ou às margens do curso d água, criando uma espécie de cinturão verde, protegendo o de possíveis desmoronamentos de terra, na maioria das vezes causados pelas chuvas. Caso isso ocorra, a vazão da água fica comprometida devido ao assoreamento Observando a água e a vegetação, temos a prova da importância da mata ciliar, que por estar preservada, manteve a água em suas condições naturais. Vale ressaltar que as quedas d água são muito importantes para a oxigenação da água. 6. DESCASO (Lagoa da Pampulha Belo Horizonte/MG) O que é descaso? Quais as condições da água? Por que? A partir deste painel temos a representação de vários estágios da degradação da água. Através do título podemos interpreta-la perfeitamente. A foto representa a falta de cuidado, por parte de órgãos competentes, da própria comunidade e a conseqüente poluição na Lagoa da Pampulha. Infelizmente a Lagoa não recebe os cuidados merecidos, uma grande carga de esgoto doméstico é lançada in natura, além de lixo e móveis velhos que são jogados pelos próprios moradores da região. No fundo da lagoa já foi encontrado de tudo: sofás, lataria de automóvel, barco, pneus e etc...

5 7. DESAMOR (Lagoa da Pampulha Belo Horizonte/MG) Quais sentimentos estão relacionados a esta foto Condições da paisagem: o Ausência da mata ciliar o Assoreamento o Lixo Neste painel a foto mais ampliada nos dá uma melhor visão da realidade da lagoa. Percebemos que a ausência da mata ciliar acarreta terríveis conseqüências para o curso d água, pois sem a vegetação o solo fica desprotegido e através do deslizamento a terra percorre o caminho em busca do rio, causando o assoreamento. 8. VIOLÊNCIA (Lagoa da Pampulha Belo Horizonte/MG) O que é violência O homem que cuida x o homem que violenta Ações da Prefeitura de Belo Horizonte na Lagoa da Pampulha. Na seqüência, a Lagoa continua sendo representação do mau trato com a água. Este painel tem o título de Violência, e pode ser interpretado de duas formas. A primeira seria um funcionário trabalhando a favor da água, retirando o lixo e a segunda interpretação seria o contrário. Neste caso o homem estaria praticando a violência contra a lagoa - fazer os alunos refletirem, por meio de perguntas, qual das duas interpretações é mais adequada e por que. Atualmente a Prefeitura desenvolveu o Projeto de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha Propam, que separa o esgoto da água que estará desembocando na Lagoa, através de tubulações subterrâneas.

6 9. POLUIÇÃO (Ribeirão Arrudas - região central de Belo Horizonte/MG) O que está representado na foto? Onde foi fotografada? Condição das nascentes do Ribeirão Arrudas Esgoto de Belo Horizonte e seu destino A cultura do desperdício O painel intitulado Poluição não poderia ser melhor representado, se não fosse o Ribeirão Arrudas. Infelizmente todo o esgoto de Belo Horizonte é lançado in natura no ribeirão, comprometendo todo o caminho percorrido por ele. No inicio da década de 80 o Arrudas tinha 58 nascentes, hoje são apenas 20, as quais estão ameaçadas devido a ocupação desordenada na região. Proteger a nascente de um rio é de vital importância, pois na sua ausência o rio pode secar. Sabemos que o Ribeirão Arrudas segue em direção ao Rio das Velhas que por sua vez desembocará no Rio São Francisco que desembocará no mar, por isso é necessário que haja um cuidado muito especial com as nascentes e com os afluentes de um rio principal. 10. ASSOREAMENTO (Lagoa da Pampulha Belo Horizonte/MG) O que é um rio assoreado? Enchentes O décimo painel aborda o tema assoreamento, que consiste na "elevação de uma superfície por deposição de sedimentos" (DNAEE,1976). O assoreamento se apresenta em forma de bancos de areia e entulho que ao se depositarem no leito do rio diminuirão a vazão da água. Enchentes descontroladas são conseqüências do assoreamento.

7 11. MORTE (Lixo) Questionamento sobre o lixo presente na fotografia Lixo doméstico Coleta Seletiva Reciclagem Este coloca em evidência a ação humana contra o meio ambiente: lixo doméstico depositado em lugar impróprio. Todo o lixo registrado nesta fotografia é de origem doméstica, vemos: garrafa de refrigerante, pote de margarina e leite, dentre outros. Devido aos altos padrões de consumo, a produção de lixo está cada vez maior e isso é um problema muito grave. A coleta seletiva, que é o processo que antecede a reciclagem, é uma forma de controlar e reaproveitar o lixo produzido. A coleta seletiva consiste em separar o lixo conforme o tipo de material. Cada material corresponde a uma cor: azul - papel, verde vidro, amarelo alumínio, vermelho - plástico. 12. APOCALIPSE (Esgoto - Ribeirão Arrudas Belo Horizonte/MG) Destino da água e da própria vida, caso nossas atitudes não mudem. Reflexão com os alunos sobre desejos em relação à água. Finalmente o último painel traduz o futuro do meio ambiente o apocalipse. O último livro da bíblia descreve o fim dos tempos. Imagine o mundo sem água. Quando a Copasa corta o abastecimento de água nas nossas casas, podemos sentir o que é ficar sem água. Por isso precisamos refletir sobre o que podemos fazer a favor da água e do meio ambiente, como um todo.

IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil

IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil IBGE apresenta ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil Os indicadores do IBGE revelam quais bacias de água doce estão em situação mais crítica, apresentando os 10 rios mais poluídos do país. Os IQAs

Leia mais

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1 Poluição do Solo Trabalho elaborado por: Diana Dinis Nº7 Inês Marques Nº9 Sónia Nunes Nº20 Vera Oliveira Nº23 Turma: Disciplina: Ciências Naturais Professora: Raquel Soares 1 Índice Poluição do Solo...

Leia mais

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia 76 as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia do rio Vacacaí Mirim apresenta um agravante que é

Leia mais

Ficha catalofráfica. Organização: Grupo de Educação Ambiental - GEA-Arrudas. Subcomitê de Bacia Hidrográfica Ribeirão Arrudas

Ficha catalofráfica. Organização: Grupo de Educação Ambiental - GEA-Arrudas. Subcomitê de Bacia Hidrográfica Ribeirão Arrudas Belo Horizonte, 2009 Organização: Grupo de Educação Ambiental - GEA-Arrudas. Subcomitê de Bacia Hidrográfica Ribeirão Arrudas Texto: Aimée do Amaral Figueiredo, Cecília Rute de Andrade e Silva, Jaqueline

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIBEIRÃO SURUQUÁ - TRECHO ENTRE O MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ E TAMBOARA (PR)

IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIBEIRÃO SURUQUÁ - TRECHO ENTRE O MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ E TAMBOARA (PR) IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIBEIRÃO SURUQUÁ - TRECHO ENTRE O MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ E TAMBOARA (PR) 18 Alessandra Alves Acadêmica - 4º Geografia - UNESPAR/Fafipa alessandra_alves327@hotmail.com Eunice Fagundes

Leia mais

Projeto Manuelzão da UFMG realiza expedição Rio das Velhas, te quero vivo durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

Projeto Manuelzão da UFMG realiza expedição Rio das Velhas, te quero vivo durante a Semana Nacional do Meio Ambiente Projeto Manuelzão da UFMG realiza expedição Rio das Velhas, te quero vivo durante a Semana Nacional do Meio Ambiente Agência de Notícias UFMG Projeto Manuelzão da UFMG realiza expedição Rio das Velhas,

Leia mais

-> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de km2.

-> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de km2. CBH PARAOPEBA -> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de 13.643 km2. -> O rio Paraopeba, tem como seus principais afluentes o

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia TEXTO 1 Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 6 / 2017 LEIA a reportagem: MÁFIA DA CAÇAMBA

Leia mais

Proposta para Despoluição dos Rios da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói

Proposta para Despoluição dos Rios da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói Proposta para Despoluição dos Rios da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói Projeto Piloto da Bacia do Rio Jacaré Piratininga Niterói RJ Apresentada pelo CCRON- Conselho Comunitário da RO de

Leia mais

do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental.

do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental. do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental. 5.2.2 ASSOREAMENTO Os resíduos sólidos, quando lançados em áreas

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU CONHECENDO O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E OS SEUS PROBLEMAS Temos uma bela paisagem, arquitetura e patrimônio cultural (Rodolfo Gedeon, morador

Leia mais

GUARANI. TIPO DE PATRIMÔNIO Patrimônio natural. IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio FOTO

GUARANI. TIPO DE PATRIMÔNIO Patrimônio natural. IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio FOTO GUARANI IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio Rua 3 irmãos Espaço público Comandaí- empresa destinado à Gioveli agroindústria, onde fornece energia a Empresa Gioveli.

Leia mais

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura.

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES Conceitos básicos Paisagem A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. Refere-se ao espaço ou extensão territorial que é possível

Leia mais

Estudo Sobre A Água: Alunos: Amanda e Beatriz. Professores: ...Lucia Ferreira Vanessa Oliveira Tiago Valter Abraão...

Estudo Sobre A Água: Alunos: Amanda e Beatriz. Professores: ...Lucia Ferreira Vanessa Oliveira Tiago Valter Abraão... Estudo Sobre A Água: Alunos: Amanda e Beatriz Professores:...Lucia Ferreira......Vanessa Oliveira......Tiago......Valter Abraão...... Valdomiro Junior......Miss Larissa...... Selma Vilela......Gianna Venticique......

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS A apresentação deste relatório tem como objetivo central tanto a contextualização da realidade da Região da Bacia do Ribeirão Onça em sua porção baixa quanto a identificação dos principais fatores socioambientais

Leia mais

PROJETO ÁGUA VIVA. Autor: Aldair da Silva Operador de Estação de Tratamento de Água do SAAE Itabirito

PROJETO ÁGUA VIVA. Autor: Aldair da Silva Operador de Estação de Tratamento de Água do SAAE Itabirito PROJETO ÁGUA VIVA Autor: Aldair da Silva Operador de Estação de Tratamento de Água do SAAE Itabirito Endereço: SAAE Itabirito Rua Araújo Lima, 107 - Centro - Itabirito - MG Cep: 35450-000 Fone; 3561-5678

Leia mais

PROJETO RIO MANOEL ALVES GRANDE: TUA HISTÓRIA NOSSA HISTÓRIA

PROJETO RIO MANOEL ALVES GRANDE: TUA HISTÓRIA NOSSA HISTÓRIA GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇAO E CULTURA COLÉGIO ESTADUAL ADÁ DE ASSIS TEIXEIRA GOIATINS - TOCANTINS PROJETO RIO MANOEL ALVES GRANDE: TUA HISTÓRIA NOSSA HISTÓRIA GOIATINS-2007 GOVERNO

Leia mais

Estudo sobre a Água 1

Estudo sobre a Água 1 Estudo sobre a Água 1 Índice - Introdução - Mapa Conceitual; - Análise do consumo de água da Moppe; - Trabalho de campo; - Análise da água no laboratório da Moppe - Conclusão 2 INTRODUÇÃO Neste trabalho

Leia mais

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água é um recurso natural fundamental ao ser humano, uma das principais fontes de vida. Necessárias são posturas

Leia mais

Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR

Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR Início da missão: 10/02/2010 Data deste relatório: 10/02/2010 Integrantes da missão: Rosângela Tapia Carla Camargo Corrêa Obs. A

Leia mais

Ambientes de água doce. Esses se dividem em ambientes: -Lóticos: água corrente -Lênticos: água parada

Ambientes de água doce. Esses se dividem em ambientes: -Lóticos: água corrente -Lênticos: água parada Bruno de Ávila Sbampato Ambientes de água doce Esses se dividem em ambientes: -Lóticos: água corrente -Lênticos: água parada Eutrofização O processo se inicia devido ao excesso de nutrientes no corpo

Leia mais

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1 ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1 2 Anderson Peretto andersonperetto@hotmail.com ²Ione Cristina de Souza Sodré 3 Célia Alves de Souza Celiaalvesgeo@globo.com 3 Juberto

Leia mais

5/11/2009. O impacto da ocupação do solo na qualidade de água. SOLO é um componente fundamental do ecossistema terrestre SOLO

5/11/2009. O impacto da ocupação do solo na qualidade de água. SOLO é um componente fundamental do ecossistema terrestre SOLO Curso sobre Políticas Públicas, voltadas ao reuso da água e à utilização de água de chuva O impacto da ocupação do solo na qualidade de água Dr.a. Kátia Resende Netto Cirelli Bióloga SOLO é um componente

Leia mais

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos Recursos Hídricos e Meio Ambiente Matheus Lemos Elementos de Hidrografia Água como Recurso Elementos de Hidrografia O Ciclo da Água Recursos Hídricos Degradação e Recuperação A poluição das águas: Resíduos

Leia mais

A estação das chuvas. Elemento fundamental para a vida na Terra e recurso natural cada dia mais valioso, a água exige cuidados.

A estação das chuvas. Elemento fundamental para a vida na Terra e recurso natural cada dia mais valioso, a água exige cuidados. 1 A estação das chuvas Elemento fundamental para a vida na Terra e recurso natural cada dia mais valioso, a água exige cuidados. É preciso preservar a sua qualidade, garantir a sua quantidade e respeitar

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE INVESTIGAÇÃO ESTAÇÃO CIÊNCIAS

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE INVESTIGAÇÃO ESTAÇÃO CIÊNCIAS ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE INVESTIGAÇÃO ESTAÇÃO CIÊNCIAS Conteúdos curriculares: Ciências da Natureza, Ciclo Hidrológico, Importância da Mata Ciliar, Lixiviação do solo, Perda de nutrientes, processos erosivos

Leia mais

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (2)

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (2) ESTUDO DE CASO PARA IDENTIFICAÇAO DE POSSÍVEIS CAUSAS DE POLUIÇÃO PONTUAL E DIFUSA - UTILIZANDO O SIG E VISITAS NA ÁREA DE ESTUDO. Júnior Tavares Machado (1) ; Luiz Henrique Rodrigues de Oliveira (1) ;

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ECOLÓGICO DA LAGOA DA MARAPONGA E O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS

AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ECOLÓGICO DA LAGOA DA MARAPONGA E O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ECOLÓGICO DA LAGOA DA MARAPONGA E O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS Vanessa Nunes CHAVES (1); Paulo César Cunha LIMA (2). (1) Instituto Federal

Leia mais

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta Ciclo hidrológico e qualidade da água Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta A água está em constante movimento e descreve um ciclo na natureza: evapora do mar, açudes, rios lagoas

Leia mais

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, fevereiro/2011 ASPECTOS GERAIS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE Área superficial : 330 km 2 População : 2,5 milhões

Leia mais

Impactes sectoriais. Sistemas ecológicos e biodiversidade. Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Impactes sectoriais. Sistemas ecológicos e biodiversidade. Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Engenharia Civil, 5º ano / 10º semestre Engenharia Territorio, 4º ano/ 8º semestre Impactes sectoriais Sistemas ecológicos e biodiversidade Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

Questionário do Programa Bandeira Azul Brasil para Praias

Questionário do Programa Bandeira Azul Brasil para Praias Questionário do Programa Bandeira Azul Brasil para Praias 1. Informações sobre a praia candidata: 1.1 Nome da Praia 1.2 Região da Praia 1.3 Localização Geográfica Latitude: Longitude: 1.4 Nome do responsável

Leia mais

Pode integrar roteiros de ecoturismo. Pode integrar roteiros de ecoturismo. Pode integrar roteiros de ecoturismo

Pode integrar roteiros de ecoturismo. Pode integrar roteiros de ecoturismo. Pode integrar roteiros de ecoturismo PORTO XAVIER IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Praia da Ilha de São Linha São Francisco Francisco Ilha do Rio Uruguai, possui mata nativa, é utilizada para lazer, o acesso

Leia mais

TEMA 7. A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções. Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter

TEMA 7. A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções. Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter TEMA 7 A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter INTRODUÇÃO Processo rápido e desordenado de urbanização: Carência de infra-estrutura;

Leia mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO DO ARROIO DA CIDADE DE GETÚLIO VARGAS/RS

PLANO DE RECUPERAÇÃO DO ARROIO DA CIDADE DE GETÚLIO VARGAS/RS Salvador/BA 25 a 28/11/2013 PLANO DE RECUPERAÇÃO DO ARROIO DA CIDADE DE GETÚLIO VARGAS/RS Pamela Michaela de Bortoli (*), Jaciara Walschinsky, Suelen Marques, Vanderlei Rodrigo Bettiol, Alcindo Neckel

Leia mais

AS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES E MATA CILIAR DO ARROIO SÃO LOURENÇO NA LOCALIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL-RS LEDA MARISA LAMPE

AS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES E MATA CILIAR DO ARROIO SÃO LOURENÇO NA LOCALIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL-RS LEDA MARISA LAMPE AS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES E MATA CILIAR DO ARROIO SÃO LOURENÇO NA LOCALIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL-RS LEDA MARISA LAMPE Orientadora: Profª Drª. Marlise Amália Reinehr Dal Forno Coorientadora:

Leia mais

ENTRE A TERRA E O MAR

ENTRE A TERRA E O MAR ENTRE A TERRA E O MAR ESCOLA DE MAR INVESTIGAÇÃO, PROJECTOS E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE E ARTES No mar existem muitos animais e todos eles se relacionam entre si de alguma forma! BIODIVERSIDADE A água é um

Leia mais

LIXO NO MEIO AMBIENTE MARINHO 1

LIXO NO MEIO AMBIENTE MARINHO 1 LIXO NO MEIO AMBIENTE MARINHO 1 Inajara Marcela Grenzel Dal Molin 2, William Albrecht Fruet 3, Carmem Konarzewski 4 1 Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto, Colégio Tiradentes da Brigada

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO COM AÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CÍVIS

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO COM AÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CÍVIS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO COM AÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CÍVIS Fernando Vieira de Sousa (*), Catarina Teixeira, Tatiane Castano Valadares. * Fundação

Leia mais

MAPEAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO 1

MAPEAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO 1 MAPEAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO 1 Katyuce Silva katysilv470@gmail.com Diego Tarley Ferreira Nascimento - diego.tarley@gmail.com Universidade Estadual de Goiás Campus

Leia mais

Ecossistemas Humanos

Ecossistemas Humanos Ecossistemas Humanos Ecossistemas humanos Necessidades e desejos da população controle ambiental Ambientes completamente novos ecossistemas humanos Do ponto de vista humano, a biosfera pode ser dividida

Leia mais

ANEXO XIII RELATÓRIO ARBÓRIO DA FUTURA ÁREA DA MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ANEXO XIII RELATÓRIO ARBÓRIO DA FUTURA ÁREA DA MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ANEXO XIII RELATÓRIO ARBÓRIO DA FUTURA ÁREA DA MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Realizou-se visita ao terreno localizado em São José dos Campos nos dias 03/10/14 e 14/10/2014, com o propósito

Leia mais

TEMA 9 Ocupação do Solo Urbano e Poluição de

TEMA 9 Ocupação do Solo Urbano e Poluição de Universidade de São Paulo Escola Politécnica PHD-2537 Águas em Ambientes Urbanos TEMA 9 Ocupação do Solo Urbano e Poluição de Guilherme Prando de Almeida Luiz Fabiano de Lima Lucas Anastasi Fiorani Renato

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Visualização das Lagoas para onde a agua é desviada.

Visualização das Lagoas para onde a agua é desviada. Relatório Parecer acerca de denúncia de degradação ambiental e desvio de vazão do Ribeirão Traíras, próximo à Comunidade de Morro Vermelho, Montes Claros, MG. O Ribeirão Traíras é um importante afluente

Leia mais

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO CÓRREGO DO CAJU EM CUIABÁ, MATO GROSSO

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO CÓRREGO DO CAJU EM CUIABÁ, MATO GROSSO DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO CÓRREGO DO CAJU EM CUIABÁ, MATO GROSSO Edson José de Castro Júnior (1) Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Lívia, João e Laura Página 1

Lívia, João e Laura Página 1 Lívia, João e Laura Página 1 Índice - Introdução - Mapa Conceitual; - Análise do consumo de água da Moppe; - Pesquisa de campo; - Análise da água - Conclusão Lívia, João e Laura Página 2 Introdução Nós

Leia mais

DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MICROBACIA DO TIJUCO PRETO, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP.

DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MICROBACIA DO TIJUCO PRETO, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MICROBACIA DO TIJUCO PRETO, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP. Giulia Guillen Mazzuco 1 Aline Doria de Santi 2 Barbara Hass Miguel ³ Taynara

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Projeto Mutirão do reflorestamento a UC 2016 Reflorestamento em áreas urbanas: a experiência da Cidade do Rio de Janeiro Ambientes

Leia mais

RECOLHA SELECTIVA ECOPONTOS

RECOLHA SELECTIVA ECOPONTOS RECOLHA SELECTIVA ECOPONTOS O QUE É UM ECOPONTO? Ecoponto é uma bateria de contentores individuais destinados a receber separadamente os diversos materiais para reciclagem. Os ecopontos de Oliveira de

Leia mais

Questionário Investigativo. Prezado senhor (a),

Questionário Investigativo. Prezado senhor (a), Prezado senhor (a), O projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político tem como intuito sensibilizar a sociedade para que percebam o rio e

Leia mais

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II QUESTÃO 1 A FLORESTA É UM AMBIENTE TERRESTRE, PORQUE POSSUI ( A ) SOLO E PEIXES. ( B ) ÁGUA E PEIXES. ( C ) AR E PEIXES. ( D ) SOLO E PLANTAS. QUESTÃO 2 SÃO SERES

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 02 Crise Ambiental e Leis de Conservação de Massa e de Energia Profª Heloise G. Knapik 1 Produção industrial de gado, Brasil Depósito

Leia mais

sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus lixos

sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus lixos 49 Figura 14 - Deposição de lixo. Na área estudada, é comum outra prática inadequada de tratamento dos resíduos sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus

Leia mais

Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD

Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD Reduz a poluição nas ruas, não deites lixo para o chão Enche os ecopontos e não o chão. TAR 3ºD O tempo

Leia mais

O PROBLEMA DAS ENCHENTES

O PROBLEMA DAS ENCHENTES O PROBLEMA DAS ENCHENTES Água - preservação e uso consciente/ Maria Bertoldi São Paulo: Editora Eureka, 2018. Ao vermos na TV imagens dos estragos provocados pelas enchentes nas cidades, fica até difícil

Leia mais

Praias Antropizadas Conforme citado anteriormente, os perfis 1, 5, 7, 9 (Passo de Torres), 13, 14, (Balneário Gaivota), 19, 21, 24, 25, 27 (Balneário

Praias Antropizadas Conforme citado anteriormente, os perfis 1, 5, 7, 9 (Passo de Torres), 13, 14, (Balneário Gaivota), 19, 21, 24, 25, 27 (Balneário Praias Antropizadas Conforme citado anteriormente, os perfis 1, 5, 7, 9 (Passo de Torres), 13, 14, (Balneário Gaivota), 19, 21, 24, 25, 27 (Balneário Arroio do Silva), 37, 38 e 39 (Rincão, Içara) apresentam

Leia mais

A história de toda essa região e da Serra da Moeda como um todo se confunde com a história de Minas Gerais e do Brasil. Mesmo antes da ocupação

A história de toda essa região e da Serra da Moeda como um todo se confunde com a história de Minas Gerais e do Brasil. Mesmo antes da ocupação SERRA DA CALÇADA Porção norte da Serra da Moeda, braço meridional da Cadeia do Espinhaço reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera. A toponímia da Serra da Calçada tem razões históricas, derivando

Leia mais

Um Mar de Pequenos Nadas

Um Mar de Pequenos Nadas Um Mar de Pequenos Nadas Nível de ensino: 5º, 6º, 8º e 9º anos Articulação Curricular: 5º ano Ciências Naturais no domínio A água, o Ar, as Rochas e o Solo materiais terrestre. no subdomínio a importância

Leia mais

CBH Rio das Velhas. Relatório Comprobatório UNIDADE TERRITORIAL ESTRATÉGICA RIO BICUDO LAGOA ASSOMBRADA

CBH Rio das Velhas. Relatório Comprobatório UNIDADE TERRITORIAL ESTRATÉGICA RIO BICUDO LAGOA ASSOMBRADA CBH Rio das Velhas Relatório Comprobatório UNIDADE TERRITORIAL ESTRATÉGICA RIO BICUDO LAGOA ASSOMBRADA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA DESENVOLVIMENTO E ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS

Leia mais

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água O CICLO DA ÁGUA Pressão antropogénica sobre o ciclo da água 2. Poluição difusa 3. Poluição urbana 1. Rega 8. Barragens 7. Erosão do solo 4. Poluição industrial 5. Redução das zonas húmidas Adaptado de:

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS CONFEA / CREA E O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS William Alvarenga Portela Engenheiro Agrônomo Tel.: (12) 9 7408-5000 william@portelaambiental.com.br São José dos Campos - SP Arborização

Leia mais

DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DO ASSOREAMENTO NO RIO SÃO FRANCISCO ENTRE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA.

DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DO ASSOREAMENTO NO RIO SÃO FRANCISCO ENTRE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA. DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DO ASSOREAMENTO NO RIO SÃO FRANCISCO ENTRE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA. Márcia Evangelista Sousa (UPE, discente); marah-sousa@hotmail.com Nilson Evangelista da Silva Santos Filho

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO PARQUE LINEAR DA MICRO-BACIA DO CÓRREGO DO TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP

DIAGNÓSTICO DO PARQUE LINEAR DA MICRO-BACIA DO CÓRREGO DO TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP EIXO TEMÁTICO: Tecnologias DIAGNÓSTICO DO PARQUE LINEAR DA MICRO-BACIA DO CÓRREGO DO TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP Taynara Letícia Barbosa 1 Barbara Hass Miguel 2 Aline Doria de Santi 3 Giulia

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA QUALIDADE DA ÁGUA E FONTES DE ABASTECIMENTO Prof. Felipe Corrêa QUALIDADE DA ÁGUA:

Leia mais

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva.

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva. Mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo nas bacias do ribeirão Carioca, córrego do Bação e córrego da Carioca, no município de Itabirito - MG: uma análise preliminar. AUTORES: MSc. Clibson Alves

Leia mais

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia?

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia? O BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE O Bosque da UFSC é uma área verde de convivência no campus Trindade. Um espaço que para descanso e lazer de professores, universitários, servidores e moradores do entorno da UFSC.

Leia mais

O PROBLEMA DO LIXO. Autores: Marco Aurélio Gattamorta Cintia Rocini Simone Soares Gregório Verônica Rodrigues Teixeira Viviane Schulz

O PROBLEMA DO LIXO. Autores: Marco Aurélio Gattamorta Cintia Rocini Simone Soares Gregório Verônica Rodrigues Teixeira Viviane Schulz Autores: Marco Aurélio Gattamorta Cintia Rocini Simone Soares Gregório Verônica Rodrigues Teixeira Viviane Schulz O PROBLEMA DO LIXO Contexto: A aula será ministrada para a 5 a série (3 o ciclo do Ensino

Leia mais

Pode integrar roteiros de ecoturismo

Pode integrar roteiros de ecoturismo SÃO LUIZ GONZAGA IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Paisagem do Sítio São Luiz Gonzaga Espaço público?? Arqueológico São federal destinado ao Lourenço Mártir turismo, onde

Leia mais

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Valor da prova: 3,0 Água Consciência e preservação Hoje, metade da população mundial (mais de três bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento

Leia mais

Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação

Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação Marco Antonio Diodato (1) ; Kleane Targino Oliveira Pereira (2) (1) Professor, UFERSA/ Universidade Federal Rural do Semi-Árido, diodato@ufersa.edu.br;

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO ESCOPO A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, objetivando a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente,

Leia mais

TIM-1. Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área da Bacia do Córrego Navio

TIM-1. Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área da Bacia do Córrego Navio UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Engenharia Curso de Engenharia Civil TIM-1 Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área da Bacia do Córrego Navio 1º SEMESTRE

Leia mais

AAVA. Associação dos Amigos do Vale do Aracatu

AAVA. Associação dos Amigos do Vale do Aracatu AAVA Associação dos Amigos do Vale do Aracatu Conceitos importantes Bacia Hidrográfica Divisor de águas Nascente Bacia Hidrográfica * Bacias hidrográficas são áreas da superfície terrestre separadas topograficamente

Leia mais

Módulo Bentos. Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente

Módulo Bentos. Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente Módulo Bentos Equipe envolvida: Prof. Marcos Callisto Joseline Molozzi doutoranda ECMVS-UFMG Bacia do rio das velhas

Leia mais

Julgamento do Código Florestal no STF

Julgamento do Código Florestal no STF Julgamento do Código Florestal no STF Tema Dispositivos na lei Consequência prática Voto do relator Luiz Fux 1 Extensão dos conceitos de interesse social e utilidade pública e desconsideração de alternativa

Leia mais

Recuperação de Matas Ciliares na Bacia do Rio das Velhas. Profa Maria Rita Scotti Muzzi Depto de Botânica/ICB/UFMG

Recuperação de Matas Ciliares na Bacia do Rio das Velhas. Profa Maria Rita Scotti Muzzi Depto de Botânica/ICB/UFMG Recuperação de Matas Ciliares na Bacia do Rio das Velhas Profa Maria Rita Scotti Muzzi Depto de Botânica/ICB/UFMG Programa de Recuperação de Matas Ciliares do Rio das Velhas Meta 2010 Rio Acima Nova Lima

Leia mais

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição.

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição. O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona de erosão Maior

Leia mais

Antoniel dos Santos Pimenta* Solange Bongiovanni. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis.

Antoniel dos Santos Pimenta* Solange Bongiovanni. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. A saúde dos rios: o caso do ribeirão Água do Cervo na cidade de Assis, SP Antoniel dos Santos Pimenta* Solange Bongiovanni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Departamento

Leia mais

PANTANAL E MANGUEZAIS

PANTANAL E MANGUEZAIS PANTANAL E MANGUEZAIS CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 A presença de água em abundância é um dos fatores que mais influi na fauna, na flora e nas atividades humanas do Pantanal e dos Manguezais. PANTANAL -

Leia mais

Os problemas ambientais podem ser divididos de acordo com a forma como contaminam o ambiente. Desta forma as principais formas são: o A poluição atmosférica (do ar) o Poluição dos corpos hídricos (água

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia 2 Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona

Leia mais

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Biologia Disciplina Educação Ambiental Profa. Lúcia de Fátima Estevinho Guido Monitores: Daniella, Lucas, Mayara e Vanessa AULA DE CAMPO Visita ao Parque

Leia mais

Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação de Área dentro da Bacia do Córrego Floresta (zona norte de Belo Horizonte)

Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação de Área dentro da Bacia do Córrego Floresta (zona norte de Belo Horizonte) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Engenharia Curso de Engenharia Civil Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação de Área dentro da Bacia do Córrego Floresta (zona

Leia mais

Tiago e Guilherme Página 1

Tiago e Guilherme Página 1 6o87o Tiago e Guilherme Página 1 Índice Introdução Mapa Conceitual; Análise do consumo de água da Moppe; Trabalho de campo; Análise da água no laboratório da Escola Moppe Conclusão Tiago e Guilherme Página

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO ACARACUZINHO, MARACANAÚ-CE

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO ACARACUZINHO, MARACANAÚ-CE RESUMO AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO ACARACUZINHO, MARACANAÚ-CE Alana de Aquino Cajazeira - Universidade Federal do Ceará- alana.geoufc@gmail.com Juliana Felipe Farias - Universidade Federal

Leia mais

RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR Bacia do Rio do Peixe

RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR Bacia do Rio do Peixe RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR Bacia do Rio do Peixe MANEJO Veja como recuperar áreas degradadas Espécies nativas CONHEÇA + Funções e benefícios da Mata Ciliar Legislação sobre faixa de vegetação permanente

Leia mais

OFERENDAS A IEMANJÁ NAS PRAIAS DO MUNDO

OFERENDAS A IEMANJÁ NAS PRAIAS DO MUNDO OFERENDAS A IEMANJÁ NAS PRAIAS DO MUNDO Dirigentes Espirituais das Religiões Afro e seus simpatizantes, deixo aqui a minha mensagem sobre as Oferendas nas Praias em homenagem a nossa Mãe Iemanjá. Como

Leia mais

Entre 26 de novembro e 5 de dezembro de 2006, a expedição Caminhos dos Gerais, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais,

Entre 26 de novembro e 5 de dezembro de 2006, a expedição Caminhos dos Gerais, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, FRONTEIRAS GRANDE SERTÃO: P O R G E R M A N O N E T O Entre 26 de novembro e 5 de dezembro de 2006, a expedição Caminhos dos Gerais, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, revelou

Leia mais

IV CONEFLOR III SEEFLOR/ Vitória da Conquista (BA), 25 a 28 de Novembro de Resumo Expandido - [948] ISSN:

IV CONEFLOR III SEEFLOR/ Vitória da Conquista (BA), 25 a 28 de Novembro de Resumo Expandido - [948] ISSN: Percepção Ambiental das Águas em Ambientes Urbanos do Semiárido: O caso de Mossoró-RN Kleane Targino Oliveira Pereira (1) ; Marco Antonio Diodato (2) (1) Estudante de Engenharia Florestal; Universidade

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA ALTERNATIVAS AMBIENTAIS COMO SOLUÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA ESCASSEZ HIDRICA Luiz Henrique Ferraz Miranda Engenheiro Florestal Chefe do Escritório Regional

Leia mais

Palavras-chave: Educação Ambiental, Representações, Conservação Ambiental Patrimonial, Campus Itumbiara.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Representações, Conservação Ambiental Patrimonial, Campus Itumbiara. AS REPRESENTAÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE DE SERVIDORES E ALUNOS DO CAMPUS ITUMBIARA: ENCAMINHAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL E COLETA SELETIVA DO LIXO. Damilla Araújo de

Leia mais

II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte

II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, maio/2010 Município de

Leia mais