COMPARAÇÃO ENTRE LIMIAR GLICÊMICO, LIMIAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPARAÇÃO ENTRE LIMIAR GLICÊMICO, LIMIAR"

Transcrição

1 COMPARAÇÃO ENTRE LIMIAR GLICÊMICO, LIMIAR ANAERÔBICO INDIVIDUAL ESTIMADO E VELOCIDADE CRÍTICA EM SUJEITOS NÃO ATLETAS Anhanguera Educacional S.A. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo rc.ipade@unianhanguera.edu.br pic.ipade@unianhanguera.edu.br Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Publicação: 09 de março de 2009 ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. XI, Nº. 12, Ano 2008 João Marcos Pereira Duarte Gustavo Mello Rissato Vitor Karlos Piubelli Carrara Prof. Dr. Runer Augusto Marson (orientador) Prof. Ms. Paulo Henrique Silva Marques de Azevedo (co-orientador) Curso: Educação Física FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU UNIDADE NORTE ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. Trabalho apresentado no I Encontro Internacional de Fisiologia do Exercício da UFSCar. RESUMO O limiar anaeróbio individual (IAT), velocidade crítica (VC), velocidade média nos 3000m (Vm3000) e limiar glicêmico (LG) têm sido utilizados como avaliação diagnóstica da aptidão aeróbia e importante ferramenta para a prescrição da intensidade de treinamento. Esta pesquisa foi do tipo experimental. O presente estudo teve como objetivo comparar e estabelecer relações entre o IAT indireto, VC e LG. Foram selecionados 16 sujeitos (idade: 23±3,74 anos; peso: 72±10,97 kg; estatura: 1,76±0,07 m; percentual de gordura corporal: 21±5,36) não atletas, que realizaram os seguintes testes: a) determinação da velocidade média dos 3000 metros (Vm3000); b) velocidade de corrida nos 500 metros; e c) teste incremental em esteira ergométrica para determinação do LG. A VC foi determinada por regressão linear (distância x tempo) a partir dos testes de 3000m e 500m. Foram encontradas diferenças significantes (P<0,05) entre a velocidade da VC, IAT e LG (10,1±1,6; 9,6±1,6 e 8,3±1,1 km/h) após aplicação da ANOVA para medidas repetidas, com posthoc de Bonferroni. Foi encontrada correlação entre Vm3000 e a VC (R 2 =0,99), IAT (R 2 =0,99), e LG (R 2 =0,89); VC e IAT (R 2 =0,99), e LG (R 2 =0,87); IAT e LG (R 2 =0,89). Conclui-se que apesar da forte correlação entre os dados a velocidade crítica não pode ser utilizada como estimativa do limiar anaeróbio, assim como o IAT estimado, para a amostra estudada, pois superestimaram o LG. Palavras-Chave: velocidade crítica, limiar anaeróbio individual, limiar glicêmico. Trabalho realizado com o incentivo e fomento da Anhanguera Educacional S.A.

2 130 Comparação entre limiar glicêmico, limiar anaeróbio individual estimado e velocidade critica em sujeitos não atletas 1. INTRODUÇÃO A aptidão aeróbia foi primeiramente avaliada através do consumo máximo de oxigênio (HILL; LONG et al., 1924), através de teste máximo. Posteriormente foi difundida a avaliação através de teste submáximo, analisando-se parâmetros ventilatórios, o qual foi chamado de Anaerobic Threshold, ou Limiar Anaeróbio (WASSERMAN; MCILROY, 1964). A partir disto outras variáveis têm sido utilizadas para a determinação do limiar anaeróbio, como a lactatemia (FARREL; WILMORE et al., 1979; COYLE; MARTIN et al., 1983; HECK; MADER et al., 1985; TEGTBUR; BUSSE et al., 1993; BALDARI; GUIDETTI, 2000; BENEKE; HUTLER et al., 2000; HOLLMANN, 2001; OLIVEIRA; BALDISSERA et al., 2006), velocidade crítica (DI PRAMPERO, 1999; HILL; FERGUSON, 1999; BERTHOIN; BAQUET et al., 2003; BERTHOIN; BAQUET et al., 2006) e glicemia (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a; SIMÕES; CAMPBELL et al., 2003; OLIVEIRA; BALDISSERA et al., 2006). Este índice fisiológico apresenta importante implicação para a prescrição da intensidade de exercício físico e avaliação das adaptações fisiológicas frente ao treinamento físico sistematizado. O Limiar Glicêmico (LG) tem sido sugerido como um meio alternativo para a determinação do limiar anaeróbio (LAn) sendo demonstrada alta correlação entre o LG e limiar de lactato, limiar anaeróbio individual, lactato mínimo e limiar ventilatório (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998b; SIMOES; GRUBERT CAMPBELL et al., 1999; SIMOES; CAMPBELL et al., 2003; SIMÕES; SOUZA et al., 2003). Esta variável fisiológica se torna interessante na determinação do limiar anaeróbio por ser de fácil determinação, baixo custo e menor volume de sangue para sua análise. Nos últimos anos alguns cientistas do exercício vêm buscando alternativas não invasivas que possa estimar o LAn. Uma metodologia bastante estuda, porém que gera muita controvérsia, é a potência ou velocidade crítica (DI PRAMPERO, 1999; HILL; FERGUSON, 1999; BERTHOIN; BAQUET et al., 2006; PACHECO; SILVA et al., 2006). Há diferentes modelos de determinação da velocidade crítica, o que pode influenciar nos resultados obtidos nos diversos estudos. A velocidade crítica é utilizada com o objetivo de se determinar a máxima intensidade em que há estabilização do lactato sanguíneo, e que teoricamente o sujeito pode realizar indefinidamente sem a instalação da fadiga (DI PRAMPERO, 1999; HILL; FERGUSON, 1999). Este artigo está organizado em seções. A primeira seção é referente à introdução, a seção 2 apresenta os objetivos da pesquisa. A metodologia utilizada na realização da pesquisa é apresentada na seção 3. Na seção 4 serão apresentados os resultados. A seção 5

3 João Marcos Pereira Duarte, Gustavo Mello Rissato, Vitor Karlos Piubielli Carrara, Runer Augusto Marson e Paulo Henrique S. M. de Azevedo 131 a discussão dos resultados obtidos e sua comparação com a literatura corrente. Por fim a seção 6 apresentará a conclusão final do presente estudo. 2. OBJETIVO Os objetivos do presente estudo foram: 1) comparar as intensidades associadas ao IAT indireto, LG, VC e velocidade média para percorrer 3000 metros (Vm3km); 2) correlacionar o IAT indireto, LG, VC e Vm3km. 3. METODOLOGIA Participaram deste estudo 16 sujeitos (23±3,74 anos; 72±10,97 kg; 1,76±0,07 m; 21±5,36 % gordura corporal) não atletas. Os procedimentos utilizados neste estudo foram aprovados pelo comitê de ética de pesquisa em seres humanos (Protocolo n. 32/2008) e todos os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido sobre os procedimentos experimentais, o qual informava todos os riscos e benefícios da participação na pesquisa. Determinação da Vm3km e VC A Vm3km foi obtida através de uma corrida de 3.000m realizada no menor tempo possível e com velocidade constante. A VC foi determinada por modelo linear utilizando-se da relação distância-tempo a partir do desempenho em corrida nas distâncias de 3.000m e 500m, os quais foram mensurados em pista de atletismo com piso do tipo carvão e em dias distintos (intervalo de 48 a 72 horas entre os testes). A inclinação da reta de regressão linear definiu a VC (HILL, 1993). Limiar Anaeróbio Individual (IAT) indireto Após calculo da Vm3km, esta foi aplicada à equação que segue (SIMÕES, H.G., CAMPBELL, C. S.G. et al., 1996): LA = (Vm3km*0,97) 15,81. O resultado corresponde à intensidade do IAT indireto, dada em metros/minuto. Determinação Limiar Glicêmico (LG) Seguindo a metodologia utilizada por Simões et al. (2003), o teste foi realizado em esteira ergométrica (Movement LX-150) a 1% de inclinação (JONES; DOUST, 1996), com velocidade inicial de 65% da Vm3km, com incremento de 0,5km/h a cada três minutos.

4 132 Comparação entre limiar glicêmico, limiar anaeróbio individual estimado e velocidade critica em sujeitos não atletas Era realizado intervalo de 30 segundos para coleta de 5 µl de sangue do lóbulo da orelha. O LG foi identificado como sendo a velocidade correspondente ao momento em que a glicemia apresentou seu valor mínimo durante o teste. Para cada amostra coletada nova assepsia foi feita no local de coleta a fim de se evitar a contaminação pelo suor ou outro material que inutilize as amostras sanguíneas. A Glicemia foi determinada por glicosímetro de marca Johnson & Johnson, modelo OneTouch ultra-2 e expresso em mg/dl. Análise Estatística Primeiramente foi realizada uma análise descritiva dos dados (estão apresentados em média e desvio padrão). Para verificar possíveis diferenças na velocidade associada ao IAT indireto, LG e VC foi usado o teste de análise de variância para medidas repetidas. Foi aplicado o teste de esfericidade de Mauchly W. Quando o teste F foi significante, complementou-se a análise por meio do teste de comparações múltiplas de Bonferroni. Correlações entre Vm3km, VC, IAT indireto e LG foram determinadas através da correlação de Pearson. Foi aceito nível de significância de P<0,05. Para a análise dos dados foi usado o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 16.0 para Windows. 4. DESENVOLVIMENTO A determinação do limiar anaeróbio é de suma importância para a correta prescrição e controle do treinamento físico aeróbio. Atualmente várias metodologias indiretas estão sendo investigadas na tentativa de determinar aquela que melhor estima a máxima fase estável do lactato sanguíneo, reduzindo assim custo e aumentando a precisão da medida. Não obstante, a resposta glicêmica frente ao esforço incremental também tem sido utilizada como parâmetro confiável e de baixo custo financeiro para a determinação do LAn. Limiar Anaeróbio Individual Indireto Através da regressão linear entre a velocidade média para completar os 3 km e o IAT foi desenvolvida uma fórmula de predição do IAT (SIMÕES et al., 1996). A amostra original foi composta de atletas de endurance da modalidade corrida no atletismo. Posteriormente, outros estudos mostraram a viabilidade de utilização de tal metodologia para atletas do triatlon (LEITE; URTADO et al., 2006; LEITE; SALLES et al., 2007). Contudo, ainda não foi verificada a validade do IAT indireto para sujeitos não atletas.

5 João Marcos Pereira Duarte, Gustavo Mello Rissato, Vitor Karlos Piubielli Carrara, Runer Augusto Marson e Paulo Henrique S. M. de Azevedo 133 Velocidade Crítica A velocidade crítica representa a máxima velocidade em que o sujeito pode, teoricamente, sustentar por longos períodos (horas) sem entrar em exaustão (HILL, 1993). O fator limitante seria o esgotamento das reservas energéticas, principalmente o glicogênio muscular (HILL, 1993). Há várias metodologias propostas para a determinação da VC, entretanto, neste estudo, foi utilizada a regressão linear distância vs tempo para corridas nas distâncias de 500 m e 3000 m. Segundo alguns autores, a VC corresponde à máxima fase estável de lactato sanguíneo (HILL, 1993; DI PRAMPERO, 1999). Contudo, assim como o IAT individual, pouco se sabe sobre a validade da VC como parâmetro confiável para estimar o LAn. Limiar Glicêmico A primeira publicação sobre o limiar glicêmico foi em 1998 (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a). Vários estudos compararam o limiar glicêmico com parâmetros lactatêmicos (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a; SIMÕES; CAMPBELL et al., 2003; OLIVEIRA; BALDISSERA et al., 2006) e ventilatórios (SIMÕES; CAMPBELL et al., 2003) demonstrando sua validade para a determinação do LAn. Contudo, todos os estudos em que foi determinado o LG, a mensuração da glicemia foi realizada através de método eletroenzimático, o que encarece tal medida, e dificulta o acesso aos professores de educação física. Neste estudo foi utilizado o método fotocolorimétrico, através da utilização de glicosímetro portátil, o que reduz os custos das medidas, sendo também de fácil acesso aos profissionais de educação física. 5. RESULTADOS Os resultados gerais referentes aos parâmetros estudados estão apresentados nas Tabelas 1 e 2. Foi verificada diferença estatisticamente significante entre todas as variáveis (Vm3km, VC, IAT estimado e LG) (P<0,05) (Tabela 1). A Tabela 2 apresenta a relação percentual entre Vm3km, VC, IAT estimado e LG. Tabela 1. Vel. média dos 3km, limiar anaeróbio individual estimado, limiar glicêmico e vel. crítica (média ± DP). Variáveis Vm3km 1 IAT 1 LG 1 VC 1 km/h Média 10,90 *+# 9,63 * 8,33 10,16 *+ (± DP) 1,66 1,62 1,15 1,63 * P< 0,05 para LG em relação ao IAT, Vm3km, e VC. + P< 0,05 para IAT em relação à VC e Vm3km. # P<0,05 para VC em relação à Vm3km. 1 Vm3km - velocidade média obtida no teste de 3km; VC - velocidade crítica; IAT - limiar anaeróbio individual estimado; LG limiar glicêmico.

6 134 Comparação entre limiar glicêmico, limiar anaeróbio individual estimado e velocidade critica em sujeitos não atletas Tabela 2. Valores relativos (%) da Vm3km, IAT, LG e VC em relação à Vm3km, IAT, LG e VC. Variáveis Vm3km 1 IAT 1 LG 1 VC 1 Vm3km - 113,1 130,8 107,2 IAT 88-80,2 94,7 LG 76,4 86,5-82 VC 93,2 105, Na Tabela 3 estão apresentadas as correlações entre os parâmetros estudados. Correlação significativa foi observada entre Vm3km e LG (R 2 =0,80), IAT (R 2 =0,99) e VC (R 2 =0,99); LG com IAT (R 2 =0,80) e VC (R 2 =0,76); e entre IAT e VC (R 2 =0,99). Tabela 3. Correlações entre as variáveis estudadas. Variáveis Vm3km IAT LG VC Vm3km - 0,99 0,89 0,99 IAT 0,99-0,89 0,99 LG 0,89 0,89-0,87 VC 0,99 0,99 0,87 - Os resultados do presente estudo indicam que não é possível estimar parâmetros de aptidão aeróbia em indivíduos não atletas a partir do desempenho em testes indiretos. Inicialmente poderia ser admitido que os parâmetros aqui analisados sejam similares, devido è alta correlação entre eles (Tabela 3). Entretanto, as intensidades associadas às variáveis analisadas apresentaram diferenças estatísticas significantes entre elas (Tabela 1), não representando, portanto, o mesmo índice fisiológico. Uma década após a primeira publicação sobre a determinação do limiar glicêmico (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a), outros estudos estão sendo realizados na tentativa de elucidar os mecanismos de sua ocorrência. A diminuição inicial da glicemia em intensidade sub-lg se deve ao aumento do fluxo sanguíneo nos músculos ativos sem queda significativa da concentração de insulina plasmática, o que promove maior estimulação do GLUT-4 e captação de glicose. Adicionalmente, no momento da contração muscular há grande liberação de Ca++ do reticulo sarcoplasmático, o que estimula maior translocação de GLUT-4 para o sarcolema aumentando a captação de glicose para os músculos ativos. Em intensidade supra-lg há uma forte estimulação simpática com aumento das concentrações de catecolaminas circulantes e liberação de outros hormônios hiperglicemiantes como glucagon e cortisol. Sinergicamente, estes hormônios estimulam a liberação de glicose na corrente sanguínea através do fígado, sendo esta liberação maior do que a captação pelo músculo esquelético (WINDER, 1985). A importância fisiológica do LG para prescrição da carga de treinamento e avaliação funcional é uma das preocupações do nosso grupo de estudo. Alguns estudos demonstraram sua similaridade com a resposta do lactato sanguíneo em exercícios cíclicos

7 João Marcos Pereira Duarte, Gustavo Mello Rissato, Vitor Karlos Piubielli Carrara, Runer Augusto Marson e Paulo Henrique S. M. de Azevedo 135 (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a; SIMÕES; CAMPBELL et al., 2003), exercício resistido (OLIVEIRA; BALDISSERA et al., 2006) e sujeitos diabéticos (MOREIRA; SIMÕES et al., 2007). Uma informação relevante deste estudo está no fato de a determinação do LG ter sido realizada utilizando-se de glicosímetro portátil. Como esperado, mas não antes reportado, a cinética da glicemia foi a mesma observada em estudos anteriores (Figura 1) em que a análise da glicemia foi feita através de equipamento eletroenzimático (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a; SIMÕES; CAMPBELL et al., 2003; RIBEIRO; MALACHIAS et al., 2004; OLIVEIRA; BALDISSERA et al., 2006; MOREIRA; SIMÕES et al., 2007). Quando a carga relativa de trabalho é comparada a outros estudos (SIMÕES; CAMPBELL et al., 1998a; SIMÕES; CAMPBELL et al., 2003; SILVA; PACHECO; CAMPBELL; BALDISSERA; SIMÕES, 2005; MOREIRA; SIMÕES et al., 2007) nossos dados são semelhantes. Tal fato denota a confiabilidade da determinação do LG através de glicosímetro portátil, proporcionando menores custos para a avaliação e a necessidade de menor volume sanguíneo. Limiar Glicêmico Glicemia (mg/dl) LG Velocidade (km/h) Figura 1. Exemplo de determinação do LG para um sujeito da amostra. A velocidade crítica tem sido utilizada ao longo dos anos como uma alternativa não invasiva de se determinar a máxima intensidade em que o sujeito poderia realizar esforço físico sem entrar em fadiga (HILL, 1993; DI PRAMPERO, 1999). Nossos dados concordam com outros estudos, em que a VC foi determinada em intensidades acima do LAn e abaixo da Vm3km (SILVA; PACHECO; CAMPBELL; BALDISSERA; SIMOES, 2005; HIYANE; SIMÕES et al., 2006; PACHECO; SILVA et al., 2006). Portanto, mesmo a VC tendo sido estudada e validada por diversos outros autores, este parâmetro não pode ser usado como uma estimativa confiável de LAn. A VC representa outro índice fisiológico

8 136 Comparação entre limiar glicêmico, limiar anaeróbio individual estimado e velocidade critica em sujeitos não atletas distinto do LAn, pois apresentou diferença estatística significante quando comparado ao LG (Tabela 1). Mesmo a VC apresentando alta correlação com o LG, Vm3km e IAT indireto, não parece ser aconselhado utilizá-la para a avaliação da aptidão aeróbia de sujeitos com características semelhantes ao do presente estudo. O limiar anaeróbio individual (IAT) foi proposto com o objetivo de individualizar a carga de ocorrência do limiar anaeróbio, assim como a concentração de lactato na intensidade do LAn (STEGMANN; KINDERMANN et al., 1981). Adicionalmente, foi verificada a possibilidade de determinação do IAT através de regressão linear entre Vm3km e velocidade associada ao IAT (SIMÕES et al., 1996). Foi observada alta correlação entre o IAT direto e estimado (r=0,98). Nossos dados não suportam os achados de Simões et al. (1996), visto que a intensidade associada ao LG foi estatisticamente diferente do IAT indireto (P<0,05), mesmo sendo observada alta correlação entre os dois parâmetros (r=0,89). Em contraste com nossos achados, estudo feito com triatletas demonstra a viabilidade da utilização do IAT indireto na predição de performance no triatlon de curta duração, prescrição de treinamento e avaliação destes atletas (LEITE; URTADO et al., 2006; LEITE; SALLES et al., 2007). A explicação possível para a discordância dos estudos anteriores com os resultados aqui apresentados é a diferença de aptidão física dos sujeitos. No presente estudo os sujeitos eram fisicamente ativos, enquanto nos outros estudos a amostra era composta de corredores de endurance (SIMÕES et al., 1996) e triatletas (LEITE; URTADO et al., 2006; LEITE; SALLES et al., 2007). Portanto, a fórmula de predição do IAT não apresenta validade concorrente para sujeitos de baixa à média aptidão aeróbia. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS Como conclusão, este estudo demonstrou que as variáveis VC, Vm3km, IAT estimado e LG foram altamente correlacionadas entre si. Contudo, apresentaram diferença estatística significante, sugerindo que um parâmetro não representa o outro. A VC, Vm3km e o IAT estimado não foram sensíveis em estimar o LG para a amostra estudada, não podendo ser utilizadas para avaliar a capacidade aeróbia de sujeitos com baixa e média aptidão aeróbia. PARECER DE APROVAÇÃO DE COMITÊ Pesquisa autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Anhanguera Educacional S/A (AESA)/AESA - em 27/05/2008 por meio do parecer: 32/2008.

9 REFERÊNCIAS João Marcos Pereira Duarte, Gustavo Mello Rissato, Vitor Karlos Piubielli Carrara, Runer Augusto Marson e Paulo Henrique S. M. de Azevedo 137 BALDARI, C.; GUIDETTI, L. A simple method for individual anaerobic threshold as predictor of max lactate steady state. Med Sci Sports Exerc., v. 32, n. 10, p , BENEKE, R.; HUTLER, M.; LEITHAUSER, R. M. Maximal lactate-steady-state independent of performance. Med Sci Sports Exerc, v. 32, n. 6, p , Jun ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. BERTHOIN, S. et al. Critical velocity and anaerobic distance capacity in prepubertal children. Can J Appl Physiol, v. 28, n. 4, p , Aug ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >.. Critical velocity during continuous and intermittent exercises in children. Eur J Appl Physiol, v. 98, n. 2, p , Sep ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. COYLE, E. F. et al. Blood lactate threshold in some well-trained ischemic heart disease patients. J Appl Physiol, v. 54, p , DI PRAMPERO, P. E. The concept of critical velocity: a brief analysis. Eur J Appl Physiol Occup Physiol, v. 80, n. 2, p , Jul ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. FARREL, P. A. et al. Plama lactate accumulation and distance running performance. Med Sci Sports Exerc, v. 11, p , HECK, H. et al. Justification of the 4-mmol/l lactate threshold. Int J Sports Med, v. 6, n. 3, p , Jun ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. HILL, A. V.; LONG, C. N. H.; LUPTON, H. Muscular exercise, lactic acid and the supply and utilization of oxygen VII-VIII. Proceedings of the Royal Society of London. Series B, Containing Papers of a Biological Character, v. 97, p , HILL, D. W. The critical power concept. A review. Sports Med, v. 16, n. 4, p , Oct ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. HILL, D. W.; FERGUSON, C. S. A physiological description of critical velocity. Eur J Appl Physiol Occup Physiol, v. 79, n. 3, p , Feb ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. HIYANE, W. C.; SIMÕES, G. C.; CAMPBELL, C. S. Velocidade crítica como um método não invasivo para estimar a velocidade de lactato mínimo no ciclismo. Rev Bras Med Esporte, v. 12, n. 6, p , HOLLMANN, W. 42 years ago--development of the concepts of ventilatory and lactate threshold. Sports Med, v. 31, n. 5, p , ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. JONES, A. M.; DOUST, J. H. A 1% treadmill grade most accurately reflects the energetic cost of outdoor running. J Sports Sci, v. 15, p , LEITE, G. S. et al. Limiar Anaeróbio Indireto: busca de relações com desempenho no short triathlon. Saúde Rev., v. 9, n. 21, p. 7-12, Relação entre limiar anaeróbio indireto e desempenho no triatlo. Ciências Agrárias e da Saúde, v. 4, p. 13, 2006.

10 138 Comparação entre limiar glicêmico, limiar anaeróbio individual estimado e velocidade critica em sujeitos não atletas MOREIRA, S. R. et al. Identificação do limiar anaeróbio em indivíduos com diabetes tipo-2 sedentários e fisicamente ativos. Rev. bras. fisioter., v. 11, n. 4, p , OLIVEIRA, J. C. et al. Identificação do limiar de lactato e limiar glicêmico em exercícios resistidos. Rev Bras Med Esporte, v. 12, n. 6, p , PACHECO, M. E. et al. Relação entre velocidade crítica, limiar anaeróbio, parâmetros associados ao VO 2 max, capacidade anaeróbia e custo de O 2 submáximo. Motriz, v. 12, n. 2, p , RIBEIRO, L. F. P. et al. Lactate and glucose minimun speeds and running performance. J Sci Med Sports Med, v. 7, n. 1, p , SILVA, L. G. M. et al. Comparação entre protocolos diretos e indiretos de avaliação da aptidão aeróbia em indivíduos fisicamente ativos. Rev Bras Med Esporte, v. 11, n. 4, p , Comparação entre protocolos diretos e indiretos de avaliação da aptidão aeróbia em indivíduos fisicamente ativos. Rev Bras Med Esporte, v. 11, n. 4, p , SIMOES, H. G. et al. Blood glucose threshold and the metabolic responses to incremental exercise tests with and without prior lactic acidosis induction. Eur J Appl Physiol, v. 89, n. 6, p , Aug ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. SIMÕES, H. G. et al. Determinação do Limiar Anaeróbio por Meio de Dosagens Glicêmicas e Lactacidêmicas em Teste de Pista para Corredores. Rev Paul Educ Fís, v. 12, n. 1, p , 1998a.. Determinação do limiar anaeróbio por meio de dosagens glicêmicas e lactacidêmicas em testes de pista para corredores. Rev Paul Educ Física, v. 12, n. 1, p , 1998b.. indirect assesment of anaerobic threshold in track test for endurance runners. In: (Ed.). INTERNATIONAL PRE-OLYMPIC SCIENTIFIC CONGRESS. Dallas-USA, p Indirect assessment of anaerobic threshold in track test for endurance runners. Abstract book of the International Pre-Olympic Scientific Congress, v. Annals, p , Blood glucose threshold and the metabolic responses to incremental exercise tests with and without prior lactic acidosis induction. Eur J Appl Physiol, v. 89, p , SIMOES, H. G. et al. Blood glucose responses in humans mirror lactate responses for individual anaerobic threshold and for lactate minimum in track tests. Eur J Appl Physiol Occup Physiol, v. 80, n. 1, p , Jun ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. SIMÕES, H. G. et al. Identificação do lactato mínimo e glicose mínima em indivíduos fisicamente ativos. Rev. Bras. Cienc. Mov., v. 11, n. 2, p , STEGMANN, H.; KINDERMANN, W.; SCHNABEL, A. Lactate kinetics and individual anaerobic threshold. Int J Sports Med, v. 2, n. 3, p , Aug ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. TEGTBUR, U.; BUSSE, M. W.; BRAUMANN, K. M. Estimation of an Individual Equilibrium Between Lactate Production and Removal During Exercise. Med Sci Sports Exerc, v. 25, p , WASSERMAN, K.; MCILROY, M. B. Detecting the Threshold of Anaerobic Metabolism in Cardiac Patients during Exercise. Am J Cardiol, v. 14, p , Dec ISSN (Print). Disponível em: < _uids= >. WINDER, W. W. Control of hepatic glucose production during exercise. Med Sci Sports Exerc, v. 17, n. 1, p. 2-5, 1985.

PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO E % DA V máx ESTIMADA PELO CUSTO DE FREQUÊNCIA CARDÍACA PREDIZEM LIMIAR GLICÊMICO EM CORREDORES RECREACIONAIS

PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO E % DA V máx ESTIMADA PELO CUSTO DE FREQUÊNCIA CARDÍACA PREDIZEM LIMIAR GLICÊMICO EM CORREDORES RECREACIONAIS PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO E % DA V máx ESTIMADA PELO CUSTO DE FREQUÊNCIA CARDÍACA PREDIZEM LIMIAR GLICÊMICO EM CORREDORES RECREACIONAIS Eduardo Silva* Marcelo Magalhães Sales * Ricardo Yukio Asano*

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR GLICÊMICO EM PRÉ-PÚBERES E ADULTOS

IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR GLICÊMICO EM PRÉ-PÚBERES E ADULTOS IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR GLICÊMICO EM PRÉ-PÚBERES E ADULTOS Anhanguera Educacional S.A. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo - 13.278-181 rc.ipade@unianhanguera.edu.br

Leia mais

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964 Limiar Anaeróbio Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14:844-852, 1964 Introdução do termo Limiar de Metabolismo Anaeróbio Definido como a taxa de trabalho ou VO2 a partir

Leia mais

Identificação do lactato mínimo e glicose mínima em indivíduos fisicamente ativos

Identificação do lactato mínimo e glicose mínima em indivíduos fisicamente ativos Identificação do lactato mínimo e glicose mínima em indivíduos fisicamente ativos Lactate Minimum and Glucose Minimum Identification in Physically Active Subjects Thomas Nilton Teixeira Souza 1 Silvia

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

TESTE AERÓBIO DE DUPLOS ESFORÇOS ESPECÍFICO PARA O KARATÊ: UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE BRAÇO KIZAMI E GUYAKU-ZUKI

TESTE AERÓBIO DE DUPLOS ESFORÇOS ESPECÍFICO PARA O KARATÊ: UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE BRAÇO KIZAMI E GUYAKU-ZUKI TESTE AERÓBIO DE DUPLOS ESFORÇOS ESPECÍFICO PARA O KARATÊ: UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE BRAÇO KIZAMI E GUYAKU-ZUKI Ramon Martins de Oliveira, Fúlvia de Barros Manchado-Gobatto Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE A VELOCIDADE DE LIMIAR ANAERÓBIO E A VELOCIDADE CRÍTICA EM NADADORES COM IDADE DE 10 A 15 ANOS RESUMO

COMPARAÇÃO ENTRE A VELOCIDADE DE LIMIAR ANAERÓBIO E A VELOCIDADE CRÍTICA EM NADADORES COM IDADE DE 10 A 15 ANOS RESUMO 128 CDD. 20.ed. 612.044 COMPARAÇÃO ENTRE A VELOCIDADE DE LIMIAR ANAERÓBIO E A VELOCIDADE CRÍTICA EM NADADORES COM IDADE DE 10 A 15 ANOS Benedito Sérgio DENADAI * Camila Coelho GRECO* Marta R. DONEGA **

Leia mais

28/10/2016.

28/10/2016. alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br 1 O exercício é um grade desafio para as vias energéticas! Exercício intenso: 15 a 25X o gasto energético em repouso Os músculos aumentam

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ESTIMAR A CAPACIDADE AERÓBICA ATRAVÉS DO TESTE DE 2400 METROS E VELOCIDADE CRÍTICA APÓS OITO SEMANAS DE TREINAMENTO AERÓBICO EM MILITARES DA POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS 410 Airton Siqueira dos Santos

Leia mais

RESUMO INTRODUÇÃO: Pessoas com sintomas de ansiedade apresentam maiores níveis de pressão arterial. A presença de ansiedade está associada com as

RESUMO INTRODUÇÃO: Pessoas com sintomas de ansiedade apresentam maiores níveis de pressão arterial. A presença de ansiedade está associada com as RESUMO INTRODUÇÃO: Pessoas com sintomas de ansiedade apresentam maiores níveis de pressão arterial. A presença de ansiedade está associada com as doenças cardiovasculares. Embora o exercício físico seja

Leia mais

Influência da Forma de Indução à Acidose na Determinação da Intensidade de Lactato Mínimo em Corredores de Longa Distância

Influência da Forma de Indução à Acidose na Determinação da Intensidade de Lactato Mínimo em Corredores de Longa Distância Influência da Forma de Indução à Acidose na Determinação da Intensidade de Lactato Mínimo em Corredores de Longa Distância Influence of the Acidosis Induction Manner in the Determination of Minimal Lactate

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE LIMIAR ANAERÓBIO DETERMINADO POR VARIÁVEIS VENTILATÓRIAS E PELO LIMIAR GLICÊMICO INDIVIDUAL EM CICLISTAS

COMPARAÇÃO ENTRE LIMIAR ANAERÓBIO DETERMINADO POR VARIÁVEIS VENTILATÓRIAS E PELO LIMIAR GLICÊMICO INDIVIDUAL EM CICLISTAS COMPARAÇÃO ENTRE LIMIAR ANAERÓBIO DETERMINADO POR VARIÁVEIS VENTILATÓRIAS E PELO LIMIAR GLICÊMICO INDIVIDUAL EM CICLISTAS COMPARISON OF ANAEROBIC THRESHOLD DETERMINED BY VENTILATORY VARIABLE AND INDIVIDUAL

Leia mais

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo Bioquímica da Atividade Motora Calorimetria Medida do Gasto Energético No Exercício Físico Objetivo da aula Medida do gasto energético no exercício

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica RELAÇÃO ENTRE TESTES INVASIVO E NÃO INVASIVO, VERIFICADA ATRAVÉS DO LIMIAR ANAERÓBIO OBSERVANDO O PONTO DE MENOR VALOR GLICÊMICO E O PONTO DE PERDA DE LINEARIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM INDIVÍDUOS FISICAMENTE

Leia mais

Comparação entre protocolos diretos e indiretos de avaliação da aptidão aeróbia em indivíduos fisicamente ativos

Comparação entre protocolos diretos e indiretos de avaliação da aptidão aeróbia em indivíduos fisicamente ativos ARTIGO ORIGINAL Comparação entre protocolos diretos e indiretos de avaliação da aptidão aeróbia em indivíduos fisicamente ativos Luiz Gustavo da Matta Silva 1, Mateus Elias Pacheco 1, Carmen Sílvia Grubert

Leia mais

Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro. Fisiologia da Corrida

Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro. Fisiologia da Corrida Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro Fisiologia da Corrida Fisiologia da Corrida Objetivo: abordar a fisiologia básica e partir para a forma como o corpo se adapta ao esforço da corrida.

Leia mais

LIMIAR DE LACTATO EM REMADORES: COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO

LIMIAR DE LACTATO EM REMADORES: COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO LIMIAR DE LACTATO EM REMADORES: COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO RAFAEL REIMANN BAPTISTA, LETÍCIA GANDOLFI DE OLIVEIRA, GABRIEL BOSAK DE FIGUEIREDO, JOSÉ RICARDO CONTIERI, JEFFERSON FAGUNDES

Leia mais

Validade da velocidade crítica para a determinação dos efeitos do treinamento no limiar anaeróbio em corredores de endurance

Validade da velocidade crítica para a determinação dos efeitos do treinamento no limiar anaeróbio em corredores de endurance Validade da velocidade crítica para a determinação dos efeitos do treinamento no limiar anaeróbio em corredores de endurance BS Denadai 1, MJ Ortiz 1, S Stella 2, MT Mello 2 1 Laboratório de Avaliação

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DO LIMIAR ANAERÓBIO EM CADEIRANTES PRATICANTES DE MODALIDADE HANDEBOL ATRAVÉS DO MENOR VALOR GLICÊMICO Ana Cláudia Bianconi 1, Elizabeth de Cássia Bianconi 1, Vilmar Baldissera 1 74 RESUMO O handebol

Leia mais

Determinação do limiar anaeróbio em jogadores de futebol com paralisia cerebral e nadadores participantes da Paraolimpíada de Sidney 2000

Determinação do limiar anaeróbio em jogadores de futebol com paralisia cerebral e nadadores participantes da Paraolimpíada de Sidney 2000 ARTIGO ORIGINAL Determinação do limiar anaeróbio em jogadores de futebol com paralisia cerebral e nadadores participantes da Paraolimpíada de Sidney 2000 Benedito Sérgio Denadai 1 RESUMO Os objetivos desse

Leia mais

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM NADADORES

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM NADADORES DOI: 10.4025/reveducfis.v22i2.9998 COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM NADADORES COMPARISON OF DIFFERENT METHODS TO INDENTIFY THE ANAEROBIC THRESHOLD IN SWIMMERS

Leia mais

Comparação das intensidades correspondentes ao lactato mínimo, limiar de lactato e limiar anaeróbio durante o ciclismo em atletas de endurance

Comparação das intensidades correspondentes ao lactato mínimo, limiar de lactato e limiar anaeróbio durante o ciclismo em atletas de endurance ARTIGO ORIGINAL Comparação das intensidades correspondentes ao lactato mínimo, limiar de lactato e limiar anaeróbio durante o ciclismo em atletas de endurance Ricardo Dantas de Lucas 1, Renato Rocha 2,

Leia mais

VANESSA HOLTZ FRANCO CORRELAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CRITÉRIOS DE DETERMINAÇÃO DO LACTATO MÍNIMO

VANESSA HOLTZ FRANCO CORRELAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CRITÉRIOS DE DETERMINAÇÃO DO LACTATO MÍNIMO VANESSA HOLTZ FRANCO CORRELAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CRITÉRIOS DE DETERMINAÇÃO DO LACTATO MÍNIMO Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo

Leia mais

8º Congresso de Pós-Graduação MÉTODOS INVASIVO E NÃO INVASIVO PARA DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES AERÓBIA E ANAERÓBIA DE VELOCISTAS E MEIO-FUNDISTAS

8º Congresso de Pós-Graduação MÉTODOS INVASIVO E NÃO INVASIVO PARA DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES AERÓBIA E ANAERÓBIA DE VELOCISTAS E MEIO-FUNDISTAS 8º Congresso de Pós-Graduação MÉTODOS INVASIVO E NÃO INVASIVO PARA DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES AERÓBIA E ANAERÓBIA DE VELOCISTAS E MEIO-FUNDISTAS Autor(es) VINICIUS DE CARVALHO ANDRADE Co-Autor(es) MÁRIO

Leia mais

Fisiologia do Esforço

Fisiologia do Esforço Fisiologia do Esforço Curso Desporto e BemEstar 3º Semestre 008/09 Capítulo II Bases da Bioenergética Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Leiria 7 Out 08 ATP-CP e energia O sistema ATP-CP

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica 433 ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE A INTENSIDADE DE ESFORÇO CORRESPONDENTE A OBLA E O LIMIAR GLICÊMICO Alexander Ferreira Santos 1 Walmir Romário Santos 2 Wlaldemir Roberto Santos 3 RESUMO O estudo teve como

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DO LIMIAR ANAERÓBIO POR MÉTODO VENTILATÓRIO E ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE LACTATO RESUMO

ESTUDO COMPARATIVO DO LIMIAR ANAERÓBIO POR MÉTODO VENTILATÓRIO E ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE LACTATO RESUMO ESTUDO COMPARATIVO DO LIMIAR ANAERÓBIO POR MÉTODO VENTILATÓRIO E ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE LACTATO Michele Muniz* Mariana Boquady* Patrícia Santos* Samuel Vidal* Larissa Nogueira* Paula Leonel* Marcos

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA A capacidade do organismo de resistir à fadiga numa actividade motora prolongada. Entende-se por fadiga a

Leia mais

Efeito da cadência de pedalada sobre a relação entre o limiar anaeróbio e máxima fase estável de lactato em indivíduos ativos do sexo masculino

Efeito da cadência de pedalada sobre a relação entre o limiar anaeróbio e máxima fase estável de lactato em indivíduos ativos do sexo masculino Efeito da cadência de pedalada sobre a relação entre o limiar anaeróbio e máxima fase estável de lactato em indivíduos ativos do sexo masculino VDA Ruas TR Figueira F Caputo DF Barbeitos BS Denadai Universidade

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO POR MEIO DE DOSAGENS GLICÊMICAS E LACTACIDÊMICAS EM TESTES DE PISTA PARA CORREDORES RESUMO

DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO POR MEIO DE DOSAGENS GLICÊMICAS E LACTACIDÊMICAS EM TESTES DE PISTA PARA CORREDORES RESUMO 17 CDD. 20.ed. 612.044 DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO POR MEIO DE DOSAGENS GLICÊMICAS E LACTACIDÊMICAS EM TESTES DE PISTA PARA CORREDORES Herbert Gustavo SIMÕES * Carmen Silvia Grubert CAMPBELL ** Vilmar

Leia mais

IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS

IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS Ewerton Gassi 1 Gilberto R. A. Silva 2 Vicente P. B. Dalla Déa 2 Poliana Rizzotto de Carvalho

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. Bruno P. da Silva 1 ; Willian D. Silva²; Josiane F. Lino; Ana Carolina C. Pereira; Henrique F. Ferreira;

Leia mais

EFEITO DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO SOBRE A VALIDADE DO TESTE DE LACTATO MÍNIMO PARA DETERMINAR A MÁXIMA FASE ESTÁVEL DE LACTATO EM CORREDORES DE FUNDO

EFEITO DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO SOBRE A VALIDADE DO TESTE DE LACTATO MÍNIMO PARA DETERMINAR A MÁXIMA FASE ESTÁVEL DE LACTATO EM CORREDORES DE FUNDO CDD. 20.ed. 612.044 EFEITO DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO SOBRE A VALIDADE DO TESTE DE LACTATO MÍNIMO PARA DETERMINAR A MÁXIMA FASE ESTÁVEL DE LACTATO EM CORREDORES DE FUNDO Wonder Passoni HIGINO * Benedito

Leia mais

Ergonomia Fisiologia do Trabalho. Fisiologia do Trabalho. Coração. Módulo: Fisiologia do trabalho. Sistema circulatório > 03 componentes

Ergonomia Fisiologia do Trabalho. Fisiologia do Trabalho. Coração. Módulo: Fisiologia do trabalho. Sistema circulatório > 03 componentes Bioenergética Ergonomia 2007 Módulo: Fisiologia do trabalho Aspectos cardiovasculares Medidas do custo energético do trabalho pelo consumo de O2 Correlação VO2 x FC Estimativa da carga de trabalho com

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

Inclusão do equivalente energético do lactato na regressão VO 2. -intensidade em corrida horizontal e inclinada (10,5%)

Inclusão do equivalente energético do lactato na regressão VO 2. -intensidade em corrida horizontal e inclinada (10,5%) Inclusão do equivalente energético do lactato na regressão -intensidade em corrida horizontal e inclinada (10,5%) CDD. 20.ed. 796.022 796.426 http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000200255 Resumo Victor

Leia mais

Uma das maiores preocupações dos atletas

Uma das maiores preocupações dos atletas RESUMO Uma das maiores preocupações dos atletas de endurance é conseguir manter um ritmo considerado ideal durante toda prova. Para isso, além de um treinamento físico bem direcionado, o atleta precisa

Leia mais

HENRIQUE DE CARVALHO HILDEBRAND

HENRIQUE DE CARVALHO HILDEBRAND UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - RIO CLARO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA HENRIQUE DE CARVALHO HILDEBRAND PREDIÇÃO DA INTENSIDADE DE CORRIDA EM MÁXIMA FASE

Leia mais

Ergoespirometria. Avaliação em Atividades Aquáticas

Ergoespirometria. Avaliação em Atividades Aquáticas Avaliação em Atividades Aquáticas Ergoespirometria Vo2 máximo (potência aeróbia) Limiar de lactato Equações de regressão Velocidade crítica F. Cardíaca PSE (Escala de Borg) % de esforço (melhor tempo de

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 159 A 164 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 2ª ª Parte ARTIGO ORIGINAL EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício. Ms. Sandro de Souza

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício. Ms. Sandro de Souza UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício Ms. Sandro de Souza Discutir alguns aspectos associados à medida do VO2máx. Conhecer os mecanismos envolvidos

Leia mais

Revista Brasileira de Medicina do Esporte ISSN versão impressa

Revista Brasileira de Medicina do Esporte ISSN versão impressa Revista Brasileira de Medicina do Esporte ISSN 1517-8692 versão impressa Rev Bras Med Esporte v.11 n.4 Niterói jul./ago. 2005 ARTIGO ORIGINAL Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

LIMITAÇÕES DO MODELO DE POTÊNCIA CRÍTICA APLICADO A EXERCÍCIO INTERMITENTE

LIMITAÇÕES DO MODELO DE POTÊNCIA CRÍTICA APLICADO A EXERCÍCIO INTERMITENTE DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.2890 LIMITAÇÕES DO MODELO DE POTÊNCIA CRÍTICA APLICADO A EXERCÍCIO INTERMITENTE LIMITATIONS OF THE CRITICAL POWER MODEL APPLIED TO INTERMITTENT EXERCISE Nilo Massaru Okuno

Leia mais

EFEITO DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO SOBRE A VALIDADE DO TESTE DE LACTATO MÍNIMO PARA DETERMINAR A MÁXIMA FASE ESTÁVEL DE LACTATO EM CORREDORES DE FUNDO

EFEITO DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO SOBRE A VALIDADE DO TESTE DE LACTATO MÍNIMO PARA DETERMINAR A MÁXIMA FASE ESTÁVEL DE LACTATO EM CORREDORES DE FUNDO CDD. 20. ed.612.044 EFEITO DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO SOBRE A VALIDADE DO TESTE DE LACTATO MÍNIMO PARA DETERMINAR A MÁXIMA FASE ESTÁVEL DE LACTATO EM CORREDORES DE FUNDO Wonder Passoni HIGINO* Benedito

Leia mais

A intensidade e duração do exercício determinam o dispêndio calórico total durante uma sessão de treinamento, e estão inversamente relacionadas.

A intensidade e duração do exercício determinam o dispêndio calórico total durante uma sessão de treinamento, e estão inversamente relacionadas. Mst.. Sandro de Souza A intensidade e duração do exercício determinam o dispêndio calórico total durante uma sessão de treinamento, e estão inversamente relacionadas. Para a aptidão cardiorrespiratória,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO Professor Guilherme de Camargo Ferraz guilherme.de.ferraz@terra.com.br INTRODUÇÃO Mercado Nacional de Eqüinos: Inter-relações Complexo Agronegócio Cavalo Esporte

Leia mais

Relação entre velocidade crítica, limiar anaeróbio, parâmetros associados ao VO 2 max, capacidade anaeróbia e custo de O 2 submáximo

Relação entre velocidade crítica, limiar anaeróbio, parâmetros associados ao VO 2 max, capacidade anaeróbia e custo de O 2 submáximo Motriz, Rio Claro, v.12 n.2 p.103-111, mai./ago. 2006 Relação entre velocidade crítica, limiar anaeróbio, parâmetros associados ao VO 2 max, capacidade anaeróbia e custo de O 2 submáximo Mateus Elias Pacheco

Leia mais

BIOENERGÉTICA PRODUÇÃO ATP

BIOENERGÉTICA PRODUÇÃO ATP FISIOLOGIA BIOENERGÉTICA PRODUÇÃO ATP Vias Bioquímicas e produção de ATP O ATP pode ser obtido por 3 vias:!! Anaeróbia aláctica, através da fosfocreatina. Anaeróbia láctica, através dos glúcidos (HC).!

Leia mais

Artigo Original INDICADORES DE PARÂMETROS DE CONTROLE DE TREINAMENTO E CICLO CIRCADIANO

Artigo Original INDICADORES DE PARÂMETROS DE CONTROLE DE TREINAMENTO E CICLO CIRCADIANO Artigo Original INDICADORES DE PARÂMETROS DE CONTROLE DE TREINAMENTO E CICLO CIRCADIANO INDICATORS OF CONTROL PARAMETERS OF TRAINING AND CIRCADIAN CYCLE Ramon Cruz 1 Sandro Fernandes da Silva 2 RESUMO

Leia mais

INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM

INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM ARTIGO ORIGINAL INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM Fábio Yuzo Nakamura 1,2 Thiago Oliveira Borges 1,2 Fabrício Azevedo Voltarelli 3 Luis Alberto Gobbo

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Natal/RN Fevereiro de 2011 Metabolismo do exercício Durante o exercício físico

Leia mais

FERNANDA PIASECKI MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR DE TRANSIÇÃO FISIOLÓGICA EM PROTOCOLO PROGRESSIVO INTERMITENTE COM PAUSA

FERNANDA PIASECKI MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR DE TRANSIÇÃO FISIOLÓGICA EM PROTOCOLO PROGRESSIVO INTERMITENTE COM PAUSA FERNANDA PIASECKI MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR DE TRANSIÇÃO FISIOLÓGICA EM PROTOCOLO PROGRESSIVO INTERMITENTE COM PAUSA FLORIANÓPOLIS - SC 2006 Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011 Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano ENSINO PRÁTICO E TEORICO-PRÁTICO 7ª AULA TEÓRICO-PRÁTICA

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO INDIVIDUAL COM TESTE PROGRESSIVO EM JOVENS NADADORES E SUA CORRELAÇÃO COM A VELOCIDADE CRÍTICA

IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO INDIVIDUAL COM TESTE PROGRESSIVO EM JOVENS NADADORES E SUA CORRELAÇÃO COM A VELOCIDADE CRÍTICA , p. 134-142 IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO INDIVIDUAL COM TESTE PROGRESSIVO EM JOVENS NADADORES E SUA CORRELAÇÃO COM A VELOCIDADE CRÍTICA Juliano Magalhães Guedes Américo Pierangeli Costa Raphael José

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso VELOCIDADE CRÍTICA ESTIMA VELOCIDADE DE LACTATO MÍNIMO EM CORREDORES ADOLESCENTES Autor: Rodrigo Alberto Vieira Browne

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO ATRAVÉS DE ESFORÇO PROGRESSIVO EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS

DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO ATRAVÉS DE ESFORÇO PROGRESSIVO EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO ATRAVÉS DE ESFORÇO PROGRESSIVO EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS Silvan Silva de Araujo Mestre em Ciências da Saúde/UFS/SE silvan.saraujo@gmail.com Thássio Ricardo Ribeiro Mesquita

Leia mais

LACTATO EM TESES DE ENDURANCE E DE VELOCIDADE

LACTATO EM TESES DE ENDURANCE E DE VELOCIDADE LACTATO EM TESES DE ENDURANCE E DE VELOCIDADE KISS, M. A. P. D. M.* MACHIDA, J.** DIRANI,!.*** ZUCAS, S. M.**** RESUMO O objetivo do trabalho é analisar o comportamento do lactato sanguíneo em testes repetidos

Leia mais

TRANSIÇÃO METABÓLICA E TESTE DO LACTATO MÍNIMO EM RATOS: NOVA PROPOSTA DE QUANTIFICAÇÃO DO ESFORÇO

TRANSIÇÃO METABÓLICA E TESTE DO LACTATO MÍNIMO EM RATOS: NOVA PROPOSTA DE QUANTIFICAÇÃO DO ESFORÇO TRANSIÇÃO METABÓLICA E TESTE DO LACTATO MÍNIMO EM RATOS: NOVA PROPOSTA DE QUANTIFICAÇÃO DO ESFORÇO METABOLIC TRANSITION AND LACTATE MINIMUM TEST IN RATS: NEW PROPOSAL OF EFFORT QUANTIFICATION Fabrício

Leia mais

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações Metabólicas do Treinamento Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações ao Treinamento Aeróbio Adaptações centrais e periféricas Realização do exercício submáximo

Leia mais

MARIANA ROSADA DE SOUZA

MARIANA ROSADA DE SOUZA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - RIO CLARO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MARIANA ROSADA DE SOUZA EFEITO DA RECUPERAÇÃO ATIVA NA DETERMINAÇÃO DA MÁXIMA

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN

EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN Rev. Educ. Fís. 2009 Jun: 145: 21-27. Rio de Janeiro - RJ - Brasil 21 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN 0102-8464 Artigo ORIGINAL COMPARAÇÃO ENTRE PROTOCOLOS PARA DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM CANOÍSTAS

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA A MELHORIA DO VO2 MÁXIMO DOS CORREDORES DE RUA

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA A MELHORIA DO VO2 MÁXIMO DOS CORREDORES DE RUA A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA A MELHORIA DO VO2 MÁXIMO DOS CORREDORES DE RUA CEAFI- GOIÂNIA-GOIÁS-BRASIL vitor_alvesmarques@hotmail.com RESUMO VITOR ALVES MARQUES Este trabalho teve como objetivo

Leia mais

Prof. Ms Artur Monteiro

Prof. Ms Artur Monteiro EMAGRECIMENTO EXERCÍCIO DE FORÇA X EXERCÍCIO AERÓBIO Prof. Ms Artur Monteiro IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO E DO EXERCÍCIO EVANS et al. (1999) avaliaram as alterações na composição corporal através dieta/exercício

Leia mais

25/4/2011 MUSCULAÇÃO E DIABETES. -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes

25/4/2011 MUSCULAÇÃO E DIABETES. -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes MUSCULAÇÃO E DIABETES -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes -Alguns trabalhos demonstram que os exercícios de força (3 a 6 séries semanais, 10-15 repetições

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN

EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN 23 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ISSN 0102-8464 Artigo Original MENSURAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA ATRAVÉS DOS TESTES DE 12 MINUTOS E VELOCIDADE CRÍTICA APÓS OITO SEMANAS DE TREINAMENTO AERÓBIO EM MILITARES Assesment

Leia mais

VI Congresso Internacional de Corrida- 2015

VI Congresso Internacional de Corrida- 2015 VI Congresso Internacional de Corrida- 2015 Treino de resistência e níveis de performance Gonçalo Vilhena de Mendonça 2015 Estrutura geral 1. Treino de resistência cardiorrespiratória (CR) na corrida.

Leia mais

Limiar Anaeróbio Indireto: busca de relações com desempenho no short triathlon

Limiar Anaeróbio Indireto: busca de relações com desempenho no short triathlon ORIGINAL / ORIGINAL Limiar Anaeróbio Indireto: busca de relações com desempenho no short triathlon Indirect Anaerobic Threshold: relations with perfomance during short triathlon GERSON DOS SANTOS LEITE*

Leia mais

Otimização da prescrição e controlo do treino desportivo na natação com recurso a análise de trocas gasosas

Otimização da prescrição e controlo do treino desportivo na natação com recurso a análise de trocas gasosas Otimização da prescrição e controlo do treino desportivo na natação com recurso a análise de trocas gasosas Autores Mário Espada 1, 2 Francisco Alves 1 mario.espada@ese.ips.pt Resumo Doze nadadores participaram

Leia mais

Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação da capacidade aeróbia em futebolistas profissionais

Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação da capacidade aeróbia em futebolistas profissionais ARTIGO ORIGINAL Comparação entre métodos invasivos e não invasivo de determinação da capacidade aeróbia em futebolistas profissionais Adelino Sanchez Ramos da Silva 1, Flávia Nitolo Corrêa dos Santos 1,

Leia mais

Avaliação da composição corporal de acadêmicos dos cursos de educação física e nutrição

Avaliação da composição corporal de acadêmicos dos cursos de educação física e nutrição Avaliação da composição corporal de acadêmicos dos cursos de educação física e nutrição Paulo Henrique Foppa de Almeida Darci Venâncio Rosa Filho Ana Paula Nunes Resumo dêmicos de Educação Física (Licenciatura

Leia mais

ANEXO I ESCALA DE PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO

ANEXO I ESCALA DE PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO 77 ANEXOS 78 ANEXO I ESCALA DE PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO 06-07 - MUITO, MUITO LEVE 08-09 - MUITO LEVE 10-11 - RAZOAVELMENTE LEVE 12-13 - ALGO DIFÍCIL 14-15 - DIFÍCIL 16-17 - MUITO DIFÍCIL 18-19 -

Leia mais

Velocidade crítica e velocidade média nos 2000 m: diferenças entre o desempenho no remoergômetro e na água

Velocidade crítica e velocidade média nos 2000 m: diferenças entre o desempenho no remoergômetro e na água Velocidade crítica e velocidade média nos 2000 m: diferenças entre o desempenho no remoergômetro e na água Critical velocity and mean velocity in 2000 m: differences between performance on rowing ergometer

Leia mais

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo Referências Bibliográficas Livro: McArdle & Katch & Katch. Fisiologia do Exercício: Metabolismo de Lipídeos Durante o Exercício Físico Aeróbico Prof. Dr. Paulo Rizzo Ramires Escola de Educação Física e

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica 217 A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO AERÓBIO COM INTENSIDADES DE 90% E 110% DA VELOCIDADE DE CORRIDA CORRESPONDENTE A 4,0mM DE LACTATO SANGUÍNEO SOBRE O VO 2 máx E O LIMIAR DE LACTATO EM JOVENS DE 18 E 19 ANOS

Leia mais

Velocidade crítica como um método não invasivo para estimar a velocidade de lactato mínimo no ciclismo *

Velocidade crítica como um método não invasivo para estimar a velocidade de lactato mínimo no ciclismo * ARTIGO ORIGINAL Velocidade crítica como um método não invasivo para estimar a velocidade de lactato mínimo no ciclismo * Wolysson Carvalho Hiyane, Herbert Gustavo Simões e Carmen Sílvia Grubert Campbell

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica Periódico do I nstituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício ANÁLISE DO LACTATO EM DUAS SESSÕES DE CORRIDA PRESCRITAS ATRAVÉS DO PONTO DE DEFLEXÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA 522 Henver

Leia mais

STEP TRAINING: EFEITO DA PAUSA PASSIVA E ATIVA NO COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO RESUMO:

STEP TRAINING: EFEITO DA PAUSA PASSIVA E ATIVA NO COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO RESUMO: STEP TRAINING: EFEITO DA PAUSA PASSIVA E ATIVA NO COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO Stefani. A. M.dos. REIS 1 ; Diana. M. CARVALHO 2 ; Erica. C. da. COSTA 3 ; Leticia.

Leia mais

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Alterações Metabólicas Durante o Exercício na Gestação Durante a gestação as alterações são direcionadas para a manutenção da gestação

Leia mais

Efeitos de oito semanas de treinamento de natação no limiar anaeróbio determinado na piscina e no ergômetro de braço

Efeitos de oito semanas de treinamento de natação no limiar anaeróbio determinado na piscina e no ergômetro de braço ARTIGO ORIGINAL Efeitos de oito semanas de treinamento de natação no limiar anaeróbio determinado na piscina e no ergômetro de braço Fabrizio Caputo, Renata Schmidt Machado, Ricardo Dantas de Lucas e Benedito

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

RESPOSTA LACTACIDÊMICA DE NADADORES E TRIATLETAS EM FUNÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ESTEIRA DURANTE NATAÇÃO EM VELOCIDADE CORRESPONDENTE AO LIMIAR ANAERÓBIO

RESPOSTA LACTACIDÊMICA DE NADADORES E TRIATLETAS EM FUNÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ESTEIRA DURANTE NATAÇÃO EM VELOCIDADE CORRESPONDENTE AO LIMIAR ANAERÓBIO 55 CDD. 20.ed. 612.44 RESPOSTA LACTACIDÊMICA DE NADADORES E TRIATLETAS EM FUNÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ESTEIRA DURANTE NATAÇÃO EM VELOCIDADE CORRESPONDENTE AO LIMIAR ANAERÓBIO Luiz Fernando Paulino RIBEIRO

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E ESTIMATIVA DE ADIPOSIDADE CORPORAL POR MEIO DE DE DOBRAS CUTÂNEAS EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS RAFAEL MACEDO SULINO HENRIQUE

Leia mais

Fisologia do esforço e metabolismo energético

Fisologia do esforço e metabolismo energético Fisologia do esforço e metabolismo energético 1 Fisiologia Comparativa (animais) Tem como objetivo o entendimento de como funcionam os animais durante a atividade física e das caraterísticas que permitem

Leia mais

CURSO PREPARADOR FÍSICO CURSO METODÓLOGO DO TREINO CURSO TREINADOR GUARDA- REDES MÓDULO I: FISIOLOGIA

CURSO PREPARADOR FÍSICO CURSO METODÓLOGO DO TREINO CURSO TREINADOR GUARDA- REDES MÓDULO I: FISIOLOGIA CURSO PREPARADOR FÍSICO CURSO METODÓLOGO DO TREINO CURSO TREINADOR GUARDA- REDES MÓDULO I: FISIOLOGIA Formador: Alberto Carvalho Alto Rendimento 961923009 / 228331303 www.altorendimento.net info@altorendimento.net

Leia mais

Fisiologia Comparativa (animais) Fisologia do esforço e metabolismo energético. Fisiologia Aplicada (Humanos) Potência. Duração

Fisiologia Comparativa (animais) Fisologia do esforço e metabolismo energético. Fisiologia Aplicada (Humanos) Potência. Duração are needed to see this picture. Fisologia do esforço e metabolismo energético Fisiologia Comparativa (animais) Tem como objetivo o entendimento de como funcionam os animais durante a atividade física e

Leia mais

Revista Intellectus N 37 Vol

Revista Intellectus N 37 Vol EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE BICARBONATO DE SÓDIO EM TESTE ERGOMETRICO INCREMENTAL Effects of Sodium Bicarbonate Supplementation In Incremental Exercise Test SILVA, Vinícius Rissato Universidade Federal

Leia mais

LIMIAR ANAERÓBIO E BIOENERGÉTICA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA

LIMIAR ANAERÓBIO E BIOENERGÉTICA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.4743 ARTIGOS DE REVISÃO LIMIAR ANAERÓBIO E BIOENERGÉTICA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ANAEROBIC THRESHOLD AND BIOENERGETICS: A DIDACTIC APPROACH Paulo Henrique Silva Marques de

Leia mais

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO Profa. Raquel Simões Reserva de CHO Principal fonte de energia Estoques corporais 200-300g de glicogênio muscular (cerca 15 g/kg de músculo) Glicogênio i hepático

Leia mais

Adaptação do modelo de potência crítica no exercício resistido para predição de uma carga capaz de ser sustentada durante longo tempo

Adaptação do modelo de potência crítica no exercício resistido para predição de uma carga capaz de ser sustentada durante longo tempo 94 ARTIGO Adaptação do modelo de potência crítica no exercício resistido para predição de uma carga capaz de ser sustentada durante longo tempo Gustavo Barquilha Rodolfo Medrado Olga de Castro Mendes Centro

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios do Treinamento: São os aspectos cuja observância irá diferenciar o trabalho feito à base de ensaios e erros, do científico. (DANTAS, 2003)

Leia mais

COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PAUSAS ATIVAS E PASSIVAS NA REMOÇÃO DE LACTATO EM UM TREINAMENTO. RESUMO

COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PAUSAS ATIVAS E PASSIVAS NA REMOÇÃO DE LACTATO EM UM TREINAMENTO. RESUMO 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PAUSAS ATIVAS E PASSIVAS NA REMOÇÃO DE LACTATO

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso 10 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso A IMPORTÂNCIA DA VELOCIDADE NO LIMIAR ANAERÓBIO DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Autor: Wesley

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica EFEITO DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE OS NÍVEIS SANGUÍNEOS DE LACTATO DE CAMUNDONGOS 325 Wendel Simões Fernandes 1 Ricardo César Alves Ferreira 1 RESUMO Introdução: A utilização

Leia mais

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO ESPECÍFICO

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO ESPECÍFICO TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO ESPECÍFICO AULA 3 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA ORGANIZAÇÃO E CONDUÇÃO DO PROCESSO DE TREINO As Componentes da Carga de Treino A Carga...no esforço

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO Bacharelado em Educação Física

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO Bacharelado em Educação Física 0 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO Bacharelado em Educação Física CRISTOVÃO ANTONIO DOS REIS SOUZA VILELA DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE CRÍTICA

Leia mais

Relações Cineantropométricas e Fisiológicas Durante Exercício Incremental em Esteira Rolante

Relações Cineantropométricas e Fisiológicas Durante Exercício Incremental em Esteira Rolante Relações Cineantropométricas e Fisiológicas Durante Exercício Incremental em Esteira Rolante Kineanthropometric and Physiological Relations During Incremental Treadmill Exercise Ciências Do Exercício E

Leia mais