APRENDIZAGEM MUSICAL AO VIOLÃO EM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE. Comunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRENDIZAGEM MUSICAL AO VIOLÃO EM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE. Comunicação"

Transcrição

1 APRENDIZAGEM MUSICAL AO VIOLÃO EM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE Comunicação Eddy Lincolln Freitas de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará lincolnviolonista@gmail.com Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência a cerca de um curso de violão ministrado em um projeto social no bairro do Papicu, na cidade de Fortaleza-CE. O público alvo é constituído de jovens entre 12 e 21 anos, que vivem em situação de risco social. Discorre-se no corpo do trabalho em torno do referido projeto, dos principais desafios encontrados; dentre outros, aquele que envolve a dicotomia entre formação acadêmica e a realidade em questão. Conclui-se com uma abordagem em torno da metodologia adotada e dos resultados parciais alcançados. Para isso contou-se com o aporte teórico de autores como Tourinho (2003), Cruvinel (2005), Swanwick (2003) e Hikiji (2006). Palavras chave: Violão, risco social, ensino coletivo Considerações preliminares A transmissão do saber musical e suas formas variantes de aprendizagem, tem se apresentado como temas geradores de amplas discussões no âmbito acadêmico. Pensar nas maneiras como se aprende ou se ensina música, nos objetivos pretendidos ao longo de um curso, e nos resultados ao final da ação educativa, estão intrinsecamente arraigados ao planejamento da ação pedagógica, e de como a mesma se desenvolve no decorrer do processo. Desse modo eclodem paradigmas, pressupostos de ordem organizacional, experiências que consistem em um constante diálogo envolvendo educadores, educandos, e todo o contexto em que se dá a ação pedagógica. Partindo disso, eis que surgem novos saberes que são gerados ao longo de referida ação, e que eclodem em grande parte dos saberes adquiridos ao longo do percurso de formação do educador musical, a partir das suas experiências e reflexões.

2 No presente artigo, discorro sobre um curso de violão ofertado na comunidade do Papicu, bairro situado na cidade de Fortaleza-CE. Como público alvo, temos alunos jovens com idades que variam entre 12 e 21 anos, todos em situação de risco 1. O curso acontece na sala de uma casa de terreno amplo, cuja área totaliza quase um quarteirão. Nessa casa, além do curso de violão, também funcionam outros: Artes e iniciação a flauta doce; assim como um centro espírita e encontros semanais de pessoas da 3ª idade. Nesses encontros acontece distribuição de sopa, pães, leite e outros alimentos. Abordaremos aqui especificamente a ação educativa no curso de violão, seus pressupostos teóricos e metodológicos, bem como os reflexos e resultados parciais obtidos. Pretende-se com isso fomentar novas ações, reflexões e diretrizes para aqueles que porventura estão envolvidos ou pretendem envolverse em contextos de natureza similares a que é aqui abordada. Primeiros desafios - Professor, o que vamos aprender? Esta pergunta instigante, feita no primeiro dia de aula por um dos alunos, refletia bem o anseio da turma em saber o que eu havia me proposto a ensinar. Oriundo de um curso de bacharelado em música com habilitação em violão, tendo experiência na docência em dois cursos de licenciatura 2 e atualmente professor de violão do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE 3, deparava-me ali com um desafio: Como interagir com realidades tão distintas das quais eu ainda não havia tido experiência, de modo a atingir positivamente do ponto de vista musical e social, um público cujo capital linguístico e cultural limitava a ação pedagógica prevista no planejamento inicial? Falar dessa limitação é refletir sobre o choque existente em uma formação dentro de um repertório tradicional e a necessidade de compartilhar a experiência musical dos alunos, tal como nos ensina Swanwick (2003): O bom educador musical deve proporcionar novas experiências musicais, mas também compartilhar a experiência musical dos educandos. O 1 Hikiji (2006) aponta que referido termo pode ser pensado tendo o Estatuto da Criança e do Adolescente como base. Desse modo pode ser definido como um conjunto de fatores que impediriam o exercício de direitos como lazer, respeito, vida e liberdade. Assim, tem mais probabilidade de serem vítimas ou autores de violência, terem ascesso a drogas, ao tráfico, etc. 2 Universidade Federal da Paraíba e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

3 primeiro grande desafio foi mediar essas experiências, de modo a tornar a aula próxima ao universo musical da turma. Uma lista de músicas que eles costumavam ouvir permitiu-me aproximar-me desse universo, e seria a partir aí que eles iriam aprender inconscientemente a importância do som e do silêncio, de uma escuta atenta, de elementos como timbre, dinâmica, postura e gêneros musicais. Sim, seria necessário repensar alguns parâmetros, e a partir dos contatos iniciais, conhecendo melhor a turma, vieram algumas ideias... Compartilhando saberes Percebi na primeira aula a diversidade da turma. Alguns tinham experiência com o instrumento, outros pouca, ou mesmo nenhuma. Tourinho (2003) nos ensina que no início, exercícios simples como arpejos, favorecem uma maior integração da turma, desperta um gosto maior por parte de iniciantes, pelo fato de estarem tocando juntos, a sonoridade é mais agradável em conjunto. Elementos como ritmo e dinâmica eram explorados já nessa prática. Vamos tocar juntos, e era dada a contagem! Crescendo, forte, piano, em exercícios simples como tocar na sexta corda com o polegar, na terceira, segunda e primeira com os dedos indicador, médio e anelar respectivamente, possibilita ao educador trabalhar conceitos como postura, andamento e dinâmica na prática musical. Somando-se a isso a improvisação, uma segunda voz, duas, três notas, ritmos e durações diferentes, isso mostra de forma divertida para os educandos, como algo relativamente simples pode vir a tornar-se uma ideia musical mais elaborada. Após esse momento passamos ao repertório: Minha alma, composição do grupo O Rappa, Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Let it be do grupo britânico The Beatles e Felicidade de Marcelo Jeneci, foram as escolhidas dentre as listadas. Começava aí o trabalho que envolvia repertório, apreciação musical e criação de arranjos, este último parâmetro por parte do professor. Trabalhar musicalmente em conjunto requer da parte do educador musical o conhecimento de uma metodologia adequada para essa finalidade. O ensino coletivo de instrumento musical é uma ideia que já é a algum tempo, amplamente discutida no campo da educação musical, e não é especificamente sobre tal temática que pretendo ater-me. Quero destacar o gosto dos educandos pelo fazer musical coletivo. Diante da diversidade do

4 grupo, foram criados arranjos que explorassem o nível musical dos mesmos, sendo que em nenhum momento optou-se por ensina-los por meio da partitura, utilizou-se como notação a cifra. Cada parte melódica era ensinada na prática, todos ouviam com atenção o que era combinado sob o ponto de vista musical, eu e uma aluna do grupo cantávamos as letras das canções. Cruvinel (2005, p.95), no seu trabalho sobre ensino coletivo de cordas, aponta por meio de entrevistas realizadas, vantagens que o ensino coletivo tem sobre o individual. A interação entre os alunos, o despertar da socialização, a cooperação, a motivação, o rendimento e o ambiente lúdico provocado por essa interação, entre outros, foram aspectos que foram destacados [...]. Além desses aspectos que também pude perceber dentro da turma em questão, elenco sob o ponto de vista musical: Desenvolvimento do senso rítmico, da percepção, da escuta atenta ao resultado sonoro do conjunto, a compreensão da importância de elementos musicais como a dinâmica, o desenvolvimento de aspectos relacionados à técnica, já que o fazer musical coletivo desperta no jovem o interesse em sairse bem dentro do grupo. Resultados parciais O fazer musical coletivo revelou-se como uma metodologia eficaz no processo de iniciação ao violão. Percebeu-se por parte dos jovens uma constante motivação em fazer parte do grupo, somando-se a isso, uma nítida melhora no que concerne ao desenvolvimento rítmico e motor, a percepção musical e demais elementos musicais outrora citados. Em nenhum momento das aulas pensou-se em formar músicos profissionais, mas antes de tudo cidadãos. Era comum ao final das aulas conversarmos sobre o cotidiano de cada um que estivesse sentindo-se a vontade para falar. A escola, o bairro, as amizades, o meio em que eles viviam. Assim nos aproximávamos, e tal como nos ensinou Paulo Freire, é de suma importância no ato educativo falar a linguagem do educando, conhecer e aproximar-se de sua realidade. Ao longo do processo o respeito, a atenção, a motivação e o desejar fazer parte de um grupo focado em aspectos como música e exercício da cidadania, tornou-se algo crescente. Continuaram a existir algumas dificuldades, considerando que uma pequena minoria por diversos fatores, dos quais posso elencar pelo histórico e observação:

5 Nutrição inadequada na primeira infância, um ambiente musical pouco favorável, problemas familiares, necessidade de trabalhar, tudo isso dificultava o aprendizado e o consequente acompanhamento desses educandos aos demais integrantes do grupo. Apesar disso estamos juntos, buscando estratégias e formas de contribuir com o desenvolvimento musical de todos. Por fim, as aulas de música são uma ferramenta importante de socialização e formação de cidadãos, embora este não seja o seu principal objetivo. O fato é que diante da realidade daquela comunidade, muitos jovens, apesar da lei que trata da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, ainda não tem acesso a essa linguagem no contexto escolar. Com isso, é importante trabalhar em torno da democratização do ensino de música, do contrário, aprender música em um ambiente escolar será algo restrito na sua grande maioria aos que podem pagar. Aprender música deve estar ao alcance de todos, independentemente de local, cor ou classe social.

6 Referências HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A música e o risco: etnografia da performance de crianças e jovens. São Paulo: Edusp, CRUVINEL, Flavia Maria. Educação musical e transformação social: uma experiência com ensino coletivo de cordas. ICBC, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educatiava. São Paulo: Paz e Terra, SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda de Oliveira e CristinaTourinho. São Paulo: Moderna, TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de violão: princípios de estrutura e organização. In Revista Espaço Intermediário. Vol. I, nº II, p (Novembro). São Paulo: TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de violão: Articulações entre práticas e possibilidades. In Ensino de música: Propostas para agir e pensar em sala de aula. Liane Hentschke; Luciana Del Bem (Organizadoras). São Paulo: Moderna, 2003.

Extension course in music - ecm: group guitar lessons

Extension course in music - ecm: group guitar lessons Revista Intercâmbio - vol. XI - 2018/ISNN - 2176-669x - Página 249 Curso de extensão em música cem: aulas de violão em grupo Extension course in music - ecm: group guitar lessons Isaías Pereira Silva 1

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA DA ESCOLA. Pôster

PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA DA ESCOLA. Pôster PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA DA ESCOLA Elcio Antonio de Almeida Junior Franciele Pereira Oliveira UNESPAR, Campus I, EMBAP el-cio@hotmail.com franpereoliveira@gmail.com Pôster Resumo: Este

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

Fanfarra um toque além da música. Pôster

Fanfarra um toque além da música. Pôster Fanfarra um toque além da música Pôster Robison Bologna Oliveira 1 Universidade Estadual de Londrina (UEL) contato@robisonbologna.com.br Helena E. M. N. Loureiro 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL. DO COLÉGIO Pedro II. Pôster

ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL. DO COLÉGIO Pedro II. Pôster ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO COLÉGIO Pedro II Pôster Ana Cristina Santos de Paula anacristpaula@uol.com.br Ana Paula Teixeira da Cruz anapaulacruz6@gmail.com Daniel Costa Fernandes

Leia mais

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO OLHAR DO FUTURO PROFESSOR

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO OLHAR DO FUTURO PROFESSOR 1 ÁREA TEMÁTICA:(marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO NARRATIVAS DE FORMAÇÃO:

Leia mais

TÍTULO: HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇA NA PRÁTICA DE ENSINO

TÍTULO: HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇA NA PRÁTICA DE ENSINO 16 TÍTULO: HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇA NA PRÁTICA DE ENSINO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

* Rio de Janeiro

* Rio de Janeiro * 25-12-1949 Rio de Janeiro Formação e Atuação Formação em Pedagogia, Licenciatura em Música e Piano na Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Educação e Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA,

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE EXTENSÃO TÍTULO DO CURSO: Piano e Teclado Nível Básico Título dado ao aluno ao concluir o curso: Pianista/tecladista iniciante Crateús Dezembro

Leia mais

O USO DA PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DA PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DA PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jorge Luís Nogueira 1* ; Neidimar Lopes Matias de Paula. 1.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

EDITAL N 05/2017/COPEXT CURSO: NÍVEL BÁSICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NAS MODALIDADES VIOLÃO E TROMPETE

EDITAL N 05/2017/COPEXT CURSO: NÍVEL BÁSICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NAS MODALIDADES VIOLÃO E TROMPETE O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Tabuleiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de candidatos da comunidade externa e interna do IFCE,

Leia mais

O ENSINO DA FLAUTA DOCE NAS AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA

O ENSINO DA FLAUTA DOCE NAS AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA O ENSINO DA FLAUTA DOCE NAS AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA Mônica Marques Resumo O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência em sala de aula como educadora musical. Relato aqui os desafios encontrados

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

Curso de Extensão em Música 2017/1

Curso de Extensão em Música 2017/1 Universidade Federal do Rio Grande - FURG Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC Diretoria de Arte e Cultura - DAC Núcleo de Extensão em Música Curso de Extensão em Música 2017/1 Rio Grande, 20 de

Leia mais

As 500 Canções Brasileiras e o ensino de piano: contribuições da 3ª edição. Pôster

As 500 Canções Brasileiras e o ensino de piano: contribuições da 3ª edição. Pôster As 500 Canções Brasileiras e o ensino de piano: contribuições da 3ª edição Pôster Fernando Vago Santana Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro fernandovagopianista@gmail.com Cindy Helenka Alves

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Iniciação ao Violão. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Iniciação ao Violão. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Iniciação ao Violão Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Iniciação ao Violão

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS PERÍODO CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA DA PERCEPÇÃO I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos. Funções

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS APLICAÇÃO DE ESCALAS PARA IMPROVISO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É IMPROVISO... 02 MODELOS DE ESCALAS... 02 ENCERRAMENTO... 05 O QUE É IMPROVISO? Improvisar

Leia mais

Projeto de extensão Violonista Mirim da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão

Projeto de extensão Violonista Mirim da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão Projeto de extensão Violonista Mirim da EMUFRN: Musicalização a partir da leitura musical em aulas Coletivas de Violão José Simião Severo Universidade Federal do Rio Grande do Norte josesimiaosevero@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano Professor Responsável: Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel Carga horária Anual: 60 horas Carga horária

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 041_PROForma_18/21 (DREAçores/AAFC/000/2019) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 25 horas Unidades de Crédito: 1 unidade (de acordo com o artigo 231.º do EPDRAA)

Leia mais

Relato de experiência: Importância da Música na Terceira Idade

Relato de experiência: Importância da Música na Terceira Idade Relato de experiência: Importância da Música na Terceira Idade Resumo Gisellen Maximiano Este trabalho tem por objetivo relatar o projeto de estágio com o foco do ensino da flauta e a percussão instrumental

Leia mais

Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior

Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior Jonatas Souza Silva GRADUALE/Faculdade Padre Dourado jonatas.ok@hotmail.com Gabriel Nunes Ferreira Universidade

Leia mais

OFICINAS PEDAGOGICAS: COMO FORMA DE AUXILIO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

OFICINAS PEDAGOGICAS: COMO FORMA DE AUXILIO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA OFICINAS PEDAGOGICAS: COMO FORMA DE AUXILIO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA Angeline Batista da Cruz Universidade Estadual da Paraíba pibidcruz@bol.com.br Clara Mayara de Almeida Vasconcelos

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

Avaliação Escrita 1ª Etapa

Avaliação Escrita 1ª Etapa Caderno de Questões PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Edital Nº 87/2017 Atenção! Não abra este caderno antes de ser

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID CARVALHO, Samila Costa 1 SOUZA, Thais Lima de 2 TURINO, Roberta3 FRANCISCO, Alda Maria Silva 4 INTRODUÇÃO As dificuldades encontradas

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Professor: Filipe Gonzalez Martinez CURSO DE GUITARRA E VIOLÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO

Professor: Filipe Gonzalez Martinez CURSO DE GUITARRA E VIOLÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO Professor: Filipe Gonzalez Martinez CURSO DE GUITARRA E VIOLÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO 2014 RESUMO O projeto Curso de guitarra e violão individual ou em grupo visa proporcionar para os alunos alguns caminhos

Leia mais

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário).

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário). CURSOS DE MÚSICA DO SESC (2º Semestre) MODALIDADE INICIANTE 1) VIOLÃO POPULAR Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO 2º CICLO DOMÍNIO DA CRITÉRIOS GERAIS PERFIL DO ALUNO: DESCRITORES GERAIS INSTRUMENTOS INDICADORES DE % Coordenação psico-motora. Sentido de pulsação/ritmo/harmonia/ fraseado. COGNITIVOS: APTIDÕES CAPACIDADES

Leia mais

Música no contexto escolar

Música no contexto escolar Música no contexto escolar Professor Marcelo Melo Licenciado em Música Pós Graduado em Educação Popular e Movimento Social Mestrando em Educação Superior Experiências - SMED - Prefeitura Municipal de Cidreira-

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DISTRIBUIÇÃO ANUAL/SEMESTRAL DAS DISCIPLINAS. 1º Ano

MATRIZ CURRICULAR DISTRIBUIÇÃO ANUAL/SEMESTRAL DAS DISCIPLINAS. 1º Ano MATRIZ CURRICULAR DISTRIBUIÇÃO ANUAL/SEMESTRAL DAS DISCIPLINAS Código Nome da Disciplina Forma de Prérequisito Carga Horária Oferta Sem. Anual (Código) Teórica Prática Extensão (S) (A) 1º Ano MTE 101 Pesquisa

Leia mais

PRÁTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

PRÁTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA PRÁTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA Vanessa Andrade da Silva (1); Joyce Dayane dos Santos da Mata (1); Kadja Marluan da Silva (2); Érica Pollyana Santos Andrade (3) Universidade Federal

Leia mais

MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ RESUMO

MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ RESUMO MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires RS Brasil RESUMO Este projeto oferece

Leia mais

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Rita Maria Luz Freitas Soares (1) ; Luciana Rocha Paula (2) ; Ernandes Damasceno da Costa (2) ; João da Paixão

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA TURMA: 1º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO.

Leia mais

Planificação das sessões do Projeto Educativo

Planificação das sessões do Projeto Educativo Planificação das sessões do Projeto Educativo Composição Musical em Banda Pop/Rock em contexto extracurricular: Que aprendizagens e motivações são desenvolvidas no projeto de composição de canções a partir

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 6ª DISCIPLINA: Música e ensino

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL ISBN 978-85-7846-516-2 PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL Evandro Camargo Email: evandrocamargo6@yahoo.com.br Danielle Nunes Lopes Email:

Leia mais

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano Astrofísica Voltado para alunos de 9º ano e Ensino Médio, o curso de Astrofísica permite o desenvolvimento da curiosidade e de habilidades como a observação, o aprimoramento de conceitos físicos, o trabalho

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ANÁLISE DO TRABALHO

Leia mais

CANTIGAS DE RODA. Cláudio Antônio Dias E. M. Sebastiana Silveira Pinto - UDI /

CANTIGAS DE RODA. Cláudio Antônio Dias E. M. Sebastiana Silveira Pinto - UDI / CANTIGAS DE RODA Cláudio Antônio Dias E. M. Sebastiana Silveira Pinto - UDI / 3216-4786 - 3216-0646 Resumo O objetivo desse trabalho denominado de Cantigas de roda é desenvolver estratégias dentro do eixo

Leia mais

O ensino de clarineta no curso de licenciatura em música da UFSM

O ensino de clarineta no curso de licenciatura em música da UFSM O ensino de clarineta no curso de licenciatura em música da UFSM Guilherme Sampaio Garbosa Universidade Federal de Santa Maria ggarbosa@gmail.com Resumo: Este relato tem como objetivo descrever a minha

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Produção Textual; Almanaque.

Palavras-chave: Formação de Professores; Produção Textual; Almanaque. O ALMANAQUE COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CARMEM VÉRA NUNES SPOTTI (Doutoranda em Educação: Currículo PUC/SP) MARIA REJANE LIMA BRANDIM (Doutoranda em Educação: Currículo-PUC/SP) Resumo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INICIAÇÃO AO VIOLÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INICIAÇÃO AO VIOLÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Rua Antônio Teixeira Benevides, 01 - Bairro Colibris - CEP 63660-000 - Tauá - CE - www.ifce.edu.br EDITAL Nº 1/2019 CPE-TAU/DG-TAU/TAUA-IFCE

Leia mais

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Ana Emília Martins Veríssimo, Giordana Karoline da Silva Estevão Universidade Federal da Paraíba-UFPB, emiliaverissimo@hotmail.com

Leia mais

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Caroline Pires Ruas 1 ; Viviane Conceição D. Madeira 2 Introdução Esse trabalho é o resultado de duas aplicações

Leia mais

Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Poster. Introdução

Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Poster. Introdução Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Rafael Gonçalves Oliveira da Silva Universidade Federal do Pampa Acordeon.rafael.oliveira@gmail.com

Leia mais

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. Profissional: Erick Luiz Vilela de Souza Atividade: Educação Musical Período de realização: fevereiro a dezembro de 2010 Setor: NAC Coordenadora:

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: PESQUISA E CURRÍCULO.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: PESQUISA E CURRÍCULO. IVSEMINARIO DE FILOSOFIA E SOCIEDADE: GOVERNO E GOVERNANÇA, DIREITOS HUMANOS E BIOPOLÍTICA E V COLÓQUIO SOBRE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO CULTURAL E SOCIEDADE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: PESQUISA E CURRÍCULO. Amanda

Leia mais

Eixo: 3 - Ciências Agrárias RESUMO

Eixo: 3 - Ciências Agrárias RESUMO O papel do monitor- educador nos cursos de Licenciatura da Esalq: um relato de experiência Francynês da Conceição Oliveira Macedo, Débora Gomes Ruiz e Vânia Galindo Massabni Universidade de São Paulo,

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE MANDURI JOSÉ LUIZ MÜLLER DE GODOY PEREIRA

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE MANDURI JOSÉ LUIZ MÜLLER DE GODOY PEREIRA RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA MÊS FEVEREIRO 2018 CONVENIADO: Centro de Convivência de Manduri José Luiz Müller de Godoy Pereira ENDEREÇO: Rua Bahia, 103

Leia mais

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR INTRODUÇÃO Rafael da Silva da Cunha* - Autor rafael.dudu.r@gmail.com Maria Teobanete da Cunha* - Co-autora Rita

Leia mais

Chamada 1/ Curso de Extensão em Música /2

Chamada 1/ Curso de Extensão em Música /2 Chamada 1/2017 - Curso de Extensão em Música - 2017/2 A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, por meio do Núcleo de Extensão em Música vinculado a Diretoria de

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

A MÚSICA NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A MÚSICA NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A MÚSICA NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Amanda de Melo Jorge 1 Sandra Mantovani Leite 2 Este trabalho é uma parte da pesquisa bibliográfica realizada para o trabalho de conclusão

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

Ensino coletivo de violão: relato de experiência no curso de extensão na UEFS/BA

Ensino coletivo de violão: relato de experiência no curso de extensão na UEFS/BA Ensino coletivo de violão: relato de experiência no curso de extensão na UEFS/BA Genivan Silva Universidade Estadual de Feira de Santana gnvcastroalves@gmail.com Resumo: O presente trabalho trata de um

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão

Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão Johnatan Martins de Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB johnatan.martins.sousa@gmail.com Michel Soares de

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

O extasiante encontro do arco com as cordas

O extasiante encontro do arco com as cordas 2 O extasiante encontro do arco com as cordas Camerata de instrumentos da família do violino vem há mais de 10 anos promovendo a prática e a propagação da música na UERN e em Mossoró Estudos revelam que

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

OFICINA DE REPERTÓRIO MUSICAL PARA PROFESSORES

OFICINA DE REPERTÓRIO MUSICAL PARA PROFESSORES OFICINA DE REPERTÓRIO MUSICAL PARA PROFESSORES Área Temática: Educação Isabel Bonat Hirsch 1 Dionísio Lemos Souza, Lia Viegas Mariz de Oliveira Pelizzon, Priscila Kuhn Scherdien, Vitor Hugo Rodrigues Manzke

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO Adriano Cavalcante da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN adricat@bol.com.br Resumo

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3.598, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº. 5.395,

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical

Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical Alex Sandro Dias do Alto e-mail: alex173sandro@gmail.com Guilherme Donizete Martimiano Ramos e-mail: guilherme_dmr@hotmail.com

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

A MÚSICA NA ESCOLA COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A MÚSICA NA ESCOLA COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A MÚSICA NA ESCOLA COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Adriana de Freitas Dutra 1 * (IC), Andreia Cristina da Silva (PQ) 2, drikadutra10@gmail.com 1 Bolsista Pró-Licenciatura, acadêmica do curso

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Projeto Educativo Planificação

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Projeto Educativo Planificação Projeto Educativo Planificação Simão Gabriel Rodrigues Câmara A planificação é um importante auxiliar da prática pedagógica, contribuindo para o sucesso do processo ensino-, uma vez que permite ao docente

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual

Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual Pôster Chandra Mendes UFRN c_thais13@hotmail.com Jonas Oliveira UFRN Jonas_lovemoney@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA Carliene Alves Gomes Universidade Estadual da Paraíba Carliene.leninha@hotmail.com Gessimara Carneiro Ferreira Universidade Estadual da Paraíba gessimaracarneiro@hotmail.com

Leia mais

OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO OFICINAS DE LEITURA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS TAUÁ EDITAL N.º 02/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS TAUÁ EDITAL N.º 02/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS TAUÁ EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INICIAÇÃO AO

Leia mais