Portfólio VER-SUS Uberlândia Vivente: Raiza Rangel Alves de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portfólio VER-SUS Uberlândia Vivente: Raiza Rangel Alves de Oliveira"

Transcrição

1 Portfólio VER-SUS Uberlândia Vivente: Raiza Rangel Alves de Oliveira Dia 11 de novembro de 2016, hoje se inicia o VER-SUS Uberlândia no Acampamento Sem-Terra 1º de Maio. Ao acordar as 6 horas da manhã, pensei muito sobre o que me movia à sair de casa em busca de um novo horizonte. Pensei em desistir com medo dos obstáculos que estavam por vir. Logo pensei que aquela experiência seria única na minha vida e que poderia me trazer muito crescimento profissional, mas, principalmente, pessoal. Assim, me enchi de curiosidade e expectativa. Nos encontramos às 8 horas no Centro de Convivência da UFU-Umuarama de Uberlândia-MG. Lá recebemos algumas orientações, houve apresentação dos participantes, do cronograma, divisão dos núcleos de base (compostos por 4 pessoas cada um), estabelecimento de regras de convivência e divisão de tarefas para cada núcleo de base. Assim, as tarefas eram divididas em limpeza, refeição e alvorada e ao passar dos dias os núcleos de base iam se alternando entre as três tarefas. Ali estávamos todos com os mesmos direitos, deveres e oportunidades. Logo em seguida, pegamos um ônibus rumo ao Acampamento Sem Terra 1º de Maio que fica a 22 Km do local de saída. Dentro do ônibus fomos conhecendo as pessoas que também participariam dessa experiência única. A maioria dos viventes eram do curso de Medicina, assim como eu. Mas também haviam estudantes do curso de Psicologia, de Uberaba e de Uberlândia. Posso dizer que todos eram muito diferentes e cada um tinha suas particularidades e isso despertou ainda mais minha curiosidade. Ao chegar no Acampamento 1º de Maio, fomos direcionados ao alojamento. Os moradores do local haviam construído dois barracões para nossa estadia. Assim, nos dividimos em 2 grupos e nos acomodamos. Os barracões eram feitos de lona, chão de terra batida e havia apenas um chuveiro e uma pia em um deles. Para dormir, algumas pessoas armaram as barracas e outras preferiram estender apenas um colchão de ar.

2 Figura 1: Barracão do Acampamento 1º de maio. Posteriormente, fomos conhecer o acampamento 1º de Maio e foi ali que percebi o quanto as condições de vida daquelas pessoas eram precárias. Conversamos com alguns moradores do local que, por incrível que pareça, se diziam felizes por morar ali. Eles se queixavam, principalmente da dificuldade de acesso a serviços básicos, como saúde, pois não tinham como se locomover para a cidade. Às 18:30h, após jantarmos, nos reunimos com os núcleos de base e repassamos as experiências vividas até ali e, posteriormente, houve um momento de confraternização, o qual foi um espaço de sociabilidade em que podemos nos conhecer melhor. Figura 2: Viventes do VER-SUS de Uberlândia-MG.

3 No segundo dia, acordamos às 07:00, tomamos café da manhã e fomos para a oficina chamada O pulso ainda pulsa onde foi discutido sobre o que é saúde e seu conceito ampliado. A tarde houve outro debate sobre a formação do povo brasileiro. Todas as discussões eram feitas em uma plenária já existente, que era usada pelos participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para reuniões e repasses para comunidade local sobre a luta do movimento. Figura 3: Plenária onde eram feitas as discussões. Na segunda-feira (terceiro dia), participamos de um debate pela manhã sobre a formação econômica e política do Brasil. Esse debate foi guiado pelo historiador Diego e foi discutido a história do Brasil, desde à abolição da escravatura até os dias atuais e como isso interferiu no atual momento político e econômico do país. Posteriormente, houve um espaço com o professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia, Nilton Pereira Junior, para analisarmos sobre a atual conjuntura econômica do Brasil e como ela afeta o SUS. Nesse espaço foi discutido sobre a dívida pública, sobre a PEC 55 e como ela interfere diretamente no Sistema Único de Saúde e, consequentemente, na população brasileira.

4 Figura 4: Foto dos viventes com o professor Nilton Pereira Junior. Já no quarto dia, confesso que batiam o cansaço e a saudade de casa, principalmente, por ser feriado (15 de novembro) e saber que todos da família estariam reunidos. Porém, ao mesmo tempo, a vivência estava sendo tão produtiva que isso me enchia de energia para conhecer mais sobre aquela comunidade e sobre os moldes do SUS. Nesse dia, vivenciamos como é a vida do assentado da Reforma Agrária, participamos de colheitas de mandioca, cuidamos de hortas e trocamos experiências com vários moradores do acampamento. Esse momento foi de suma importante, pois pude perceber o quanto a vida daquelas pessoas é difícil, o quanto elas trabalham dia-a-dia sob o sol quente para o sustento de suas famílias. Ali, percebi o quanto sou uma pessoa favorecida, percebi tamanho o privilégio de poder ter uma casa com condições adequadas de moradia, por poder ter acesso à saúde de qualidade, segurança e educação em uma faculdade federal renomada. Naquele momento, compreendi o quanto a desigualdade ainda está presente no nosso país e isso me alimentou a ideia de que eu tenho que fazer algo para mudar aquela situação. Entendi que o dever para lutar contra a desigualdade social não é só do Estado, mas sim de toda a população.

5 Figura 5: Viventes participando da colheita da mandioca. Figura 6: Horta presente no acampamento 1º de Maio. Logo após vivenciarmos como é a vida do assentado, fomos conhecer o acampamento Ernesto Che Guevara onde moravam mais de 20 famílias. Nesse momento, conhecemos os moradores e participamos de um grupo de discussão sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra com o professor Abrahão Nunes. Na quarta-feira, pela manhã, nos dividimos em dois grupos. Um grupo foi conhecer a Unidade de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e outro foi fazer uma vivência no Horto de Uberlândia, para que depois ambos pudessem trocar experiências. Eu participei do grupo que foi conhecer a Unidade de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e lá podemos conhecer mais sobre técnicas ainda pouco conhecida pelos profissionais de saúde, entre elas: Reiki, Massoterapia, Musicoterapia, Dança Circular, Acupuntura, ente outros. Essa experiência foi de grande importância,

6 visto que são técnicas que podem amenizar ou até curar patologias, diminuindo o uso de medicamentos pelos pacientes e diminuindo a sobrecarga de postos de saúde e hospitais tradicionais. Figura 7: Vivência na Unidade de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde. No período da tarde, cada Núcleo de Base ficou responsável por conversar com um participante do Movimento Sem Terra e discutir com ele O que é saúde?. O Núcleo de Base o qual eu era integrante conversou com a Maria, uma acampada de 40 anos, que morava com seus 4 filhos e seu marido em um barracão de lona no acampamento 1º de Maio. O marido era pedreiro e enquanto ele passava o dia fora para dar condições de vida dignas para sua família, Maria ficava em casa cuidando dos filhos. Seus filhos estudavam em uma escola da zona rural próxima ao acampamento, chamada EM Dom Bosco. Maria era uma pessoa com múltiplas patologias (HAS, DM, tabagismo, obesidade), mas quando questionada sobre o que é saúde, Maria respondeu que saúde para ela é viver feliz e tranquila. Ela se dizia feliz por viver em um local tranquilo, sem barulho, trânsito e poluição, e aquilo, para ela, era saúde. A resposta de Maria me trouxe muitos questionamentos acerca do quanto o conceito de saúde é amplo. Eu considerava saúde um estado de não-doença, em que a pessoa não era portadora de nenhuma patologia, mas para Maria, saúde é poder estar perto da família, em um lugar agradável, vendo seus filhos crescerem e se desenvolverem.

7 Após essa vivência tão emocionante, fomos socializar com os outros Núcleos de Base sobre suas experiências. Fizemos uma roda de conversa sobre SUS e conceito ampliado de saúde em que nos dividimos em dois grupos e lemos dois textos, um sobre os determinantes de doença e outro sobre determinação social no processo saúde-doença. No sexto-dia, participamos de uma vivência na atenção primária da saúde. O Núcleo de Base o qual eu era membro, visitou a UBSF Rio das Pedras. A unidade de saúde atendia toda a população rural da região, porém funcionava apenas às terças e quintas-feiras. A unidade era pequena, faltava insumos básicos e faltava funcionários. A médica do local era de nacionalidade cubana e se mostrava muito empenhada na promoção da saúde. Porém, um problema que o Núcleo de Base encontrou foi que as pessoas naquela região não tinham como se locomoverem até a Unidade Básica de Saúde. Por mais que, teoricamente, elas tinham acesso à saúde, na prática, esse acesso não funcionava de forma efetiva. No período da tarde participamos de um debate sobre O que foi o Movimento da Reforma Sanitária? e sobre A história do SUS. Esse também foi um momento muito importante para consolidar o conhecimento teórico sobre o SUS e sobre suas abrangências. No debate houve a participação de dois moradores do acampamento e participantes ativos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Senhor Jaime e Dona Eni. Ambos, já desanimados com a luta pela Reforma Agrária, contatam experiências vividas e nos mostraram o quanto ainda há para fazer pelos trabalhadores rurais. Figura 8: Poema sobre a Ditadura Militar escrito por Dona Eni da Silva para a revista do MST.

8 No período da noite, fomos contemplados com a visita da professora de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia e fundadora do ambulatório LGBT na Universidade, professora Flávia Teixeira. Neste espaço, foi exposto a história da luta antimanicomial no Brasil através de dois documentários: Em nome da razão e A casa dos mortos e, posteriormente, foi aberto um debate para discussão do assunto. Na sexta-feira, os Núcleos de Base se dividiram e cada um foi visitar um local diferente, entre eles: CAPS Oeste, CAPS infantil e Hospital Municipal. Meu Núcleo de Base visitou o Hospital Municipal de Uberlândia e eu, que não conhecia o local, fiquei espantada com o tamanho do espaço físico, mas o quanto ele é subutilizado. No período da tarde, nos dividimos novamente para conhecer melhor o ambulatório Em cima do salto, o ambulatório Herbert de Souza e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Meu grupo se locomoveu até o CAPS AD, local especializado para apoio psicológico de usuários de álcool e drogas. O local tem porta aberta, ou seja, os pacientes entram e saem quando acharem necessário e lá eles têm acompanhamento multiprofissional com psicólogos, psiquiatra, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros. Além disso, os pacientes participam de oficinas terapêuticas, entre elas, roda de música, grupos terapêuticos e oficinas de artesanatos. Figura 9: Roda de música no CAPS AD de Uberlândia. No mesmo dia, porém no período da noite, participamos de um debate acerca da saúde da população LGBT. O assunto discutido foi de extrema importância para fixar os

9 conceitos sobre gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros. Além disso, foi de suma importância pois percebi que, quanto profissionais da saúde, nos falta conhecimento para lidar com essa população e o quanto esse assunto é pouco discutido no curso de Medicina e nos cursos de graduação em geral. No sábado, dia 19 de novembro, participamos de uma roda de conversa com a psicóloga e professora Mariana sobre As mulheres e a sexualidade onde discutimos sobre violência contra mulher, porque essa violência ainda é pouco denunciada, porque a rede de atenção à mulher ainda é pouco efetiva, entre outros tópicos. Posteriormente, participamos de uma Oficina de Bonequinhas Negras. Na tarde de sábado fizemos uma discussão sobre As tarefas revolucionárias da juventude e a noite socializamos os diferentes pontos de vistas sobre as atividades do dia. Ao acordar no domingo, último dia de vivência, percebi que por mais que estivesse com saudades de casa e da família, eu sentiria falta daquelas pessoas das quais nos tornamos tão próximos. Mas era hora de partir. O grupo fez uma avaliação coletiva do encontro, limpamos os barracões onde ficamos hospedados e nos despedimos dos acampados que nos receberam tão bem. Todos ficaram com o coração apertado e com vontade de voltar para outras vivências no local. Levo dessa experiência um imenso aprendizado teórico e prático. Acredito que esses 9 dias de vivência no Acampamento 1º de Maio foram muito importantes para meu crescimento profissional, mas principalmente, para meu crescimento pessoal. Aprendi muito sobre o funcionamento do SUS, sobre o conceito ampliado de SUS, sobre sua história, entre outros. Além disso, vou embora com a certeza de que quero voltar para ajudar aquelas pessoas, seja com doações, ações em saúde ou apenas para levar uma palavra de conforto.

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS

VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL VER-SUS/BRASIL MARCIO LUIZ DA SILVA SANTOS RELATÓRIO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/BRASIL: JOÃO

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e

Dia 09 Nesse segundo dia foi estabelecido que ele estava separado para conhecer melhor a cidade e para termos uma interação maior. Alugamos um carro e Portfolio do dia 8 Finalmente chegou o grande dia, o início de mais uma vivência, o dia que marcaria o inicio de uma caminhada longa e árdua, cheia de desafios e de fortes emoções. Ao desembarcamos no

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

Relatório 04. Dia: 11/10/2016

Relatório 04. Dia: 11/10/2016 Relatório 04 Dia: 11/10/2016 Hoje fomos acordados pelo grupo alvorada as 6:30hs e o café foi servido as 7:30hs. Depois do café tivemos um momento de interação, meu grupo ficou responsável pela faxina e

Leia mais

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia:

Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Acadêmica Janaina Duarte de Oliveira Enfermagem UEA 08/08/15 - Primeiro dia: Teve início a 4ª vivência do VerSus. Cada equipe foi encaminhada para seus locais conforme o sorteio. Minha equipe foi composta

Leia mais

Deixando de lado agora essa parte mais descritiva, abro um espaço maior para o afeto.

Deixando de lado agora essa parte mais descritiva, abro um espaço maior para o afeto. Antes de iniciar propriamente a escrita do portfólio, gostaria de pontuar que o que as palavras contam aqui não expressa nem 1% do que foi a experiência do VERSUS e como esta me inundou, me transformando

Leia mais

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO

VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO VER-SUS TOCANTINS 2016/1 EDIÇÃO DE VERÃO Facilitadora: Fabiane Santos Barros Acadêmica de Enfermagem UFT Palmas-TO O VER-SUS Tocantins, edição de verão 2016 aconteceu do dia 11 a 17 de janeiro, na cidade

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015

Portfólio. Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Portfólio Vivências e Estágios na realidade do Sistema do Único de Saúde em João Pessoa - PB, 2015 Um grupo de 27 viventes e 8 facilitadores vindouros de diversos estados do país, inclusive de outro país,

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

Relatório 06. Dia 13/10/2016

Relatório 06. Dia 13/10/2016 Relatório 06 Dia 13/10/2016 ` Hoje acordamos as 6:30hs e após o café fiquei sabendo que fui uma das sorteadas para ir a uma visita extra a Fundação Gregório F. Baremblitt, uma clínica de saúde mental que

Leia mais

EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA

EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA EXPERIÊNCIAS EM PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite para estar aqui expondo um pouco da minha experiência como psiquiatra. Bom, sou psiquiatra e trabalho em uma cidade

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Reforma Psiquiátrica Brasileira Em 1978,

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EDIÇÃO 2016.2 VER SUS PARÁ/ MOSQUEIRO VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins Relatório de Vivência 2016/1 Inicialmente ocorreu o acolhimento. Apresentação do projeto, histórico, estabelecimento

Leia mais

Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei)

Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei) RELATÓRIO FINAL VER-SUS UBERABA 2016/1 - Raquel Yumi Sakamoto Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei) Quem quer passar além do Bojador Tem que

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

VER-SUS SOBRAL de agosto de 2016

VER-SUS SOBRAL de agosto de 2016 VER-SUS SOBRAL 2016.2 20 de agosto de 2016 Ultimo dia de vivencia e acordei com o coração apertado, lembrando do primeiro dia e de tudo que eu esperava viver desde o dia em que eu soube que fui aprovado.

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08

Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Roteiro de vivência entre os dias 08/08 a 14/08 Dia 08/08/16 O primeiro dia de vivência foi um momento um tanto quanto explicativo nos dando uma noção do que compunha a rede de saúde em Caxias do Sul.

Leia mais

Tal vistoria foi uma demanda do Ministério Público do Estado de Pernambuco e teve como objetivo as demissões ocorridas após as eleições municipais.

Tal vistoria foi uma demanda do Ministério Público do Estado de Pernambuco e teve como objetivo as demissões ocorridas após as eleições municipais. Relatório de Fiscalização CAPS SÃO LOURENÇO MÁRTIR Rua Barão de Caruaru, 116 Muribara São Lourenço da Mata Telefone: não tem Diretor técnico: não tem Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa:

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa: PLANO DE ENSINO Curso: Pós graduação em Psicologia Hospitalar Docente: Profa. Ms. Roxane Mangueira Sales Carga horária : 8HORAS/Aula Ano/Semestre 2018.1 DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde

Leia mais

Desfile da Luta Antimanicomial colore avenidas de BH para reivindicar direito à cidade

Desfile da Luta Antimanicomial colore avenidas de BH para reivindicar direito à cidade Desfile da Luta Antimanicomial colore avenidas de BH para reivindicar direito à cidade Cores. Muitas cores marcaram o Desfile da Luta Antimanicomial, realizado na segunda-feira, 19 de maio, em Belo Horizonte.

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATO, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n Centro

Leia mais

2ª Reunião de Orientação Programa Juventude sem Fronteiras

2ª Reunião de Orientação Programa Juventude sem Fronteiras 2ª Reunião de Orientação Programa Juventude sem Fronteiras Quais os próximos passos? Como vai sera minha rotina? Como será a acomodação? Hábitos culturais, transporte o que eu preciso saber? Datas Oficiais

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL FONTE: Google Região de Saúde Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes (identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Raissa Ribeiro Saraiva de Carvalho CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

Leia mais

Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental

Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental Pauta da Reunião 1. Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. 2. Apresentação do projeto de campo - locais visitados e assuntos abordados. 3. Apresentação das equipes de campo. 4. Logística do campo

Leia mais

Projeto Educando Educadores 2º CURSO de Imersão em DM1 Educação e manejo do DM1, da teoria à prática PROGRAMAÇÃO GERAL

Projeto Educando Educadores 2º CURSO de Imersão em DM1 Educação e manejo do DM1, da teoria à prática PROGRAMAÇÃO GERAL Projeto Educando Educadores 2º CURSO de Imersão em DM1 Educação e manejo do DM1, da teoria à prática NR1 Sapucaí Mirim MG - 28/01/19 a 03/02/19 PROGRAMAÇÃO GERAL Segunda Feira 28/01/19 1) 15h30 - Reunião

Leia mais

PROMOÇÃO DA EQUIDADE: UM DESAFIO PARA A GESTÃO

PROMOÇÃO DA EQUIDADE: UM DESAFIO PARA A GESTÃO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 PROMOÇÃO DA EQUIDADE: UM DESAFIO PARA A GESTÃO Katia Maria Barreto Souto Reginaldo Alves Chagas Painel 24/086 Gestão participativa,

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

REDE SAUDE MENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO

REDE SAUDE MENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO REDE SAUDE MENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO ARTICULAÇÃO COM ATENÇÃO BÁSICA Descentralização do Ambulatório de Saúde Mental para os 10 territórios da Saúde. Casos leves vem sendo inseridos nos programas de

Leia mais

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná

Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Relatório VER-SUS Lapa,Paraná Sou Ana Flavia Fontes, acadêmica de Nutrição na Universidade Federal do Paraná e venho através deste, descrever a minha experiência de vivente no VER- SUS. Ocorreu na cidade

Leia mais

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA.

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA. A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA. SUZANNA GALVÃO SOARES MUNIZ ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA EM SAÚDE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde

PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES 06/8 A 17/8 UNIVERSITÁRIO SANGUE BOM CADASTRAMENTO

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO ANO ACADÊMICO [2013.2] Após o preenchimento, enviar via para:

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO ANO ACADÊMICO [2013.2] Após o preenchimento, enviar via  para: RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO ANO ACADÊMICO [2013.2] Esta é uma contribuição para ajudar futuros intercambistas no exterior. As informações aqui disponibilizadas serão de grande valia para os alunos da UFPB

Leia mais

ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO.

ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre CAMPUS CARREIROS E SAÚDE ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES 06/8 A 17/8 UNIVERSITÁRIO

Leia mais

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril 2ª FEIRA 29 de abril NA SANTIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Esta semana somos convidados a refletir sobre a santidade. Todos conhecemos alguns santos, talvez até um pouco da sua vida e como podem ser

Leia mais

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB

RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO. Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB RELATÓRIO VER-SUS 2016/1- EDIÇÃO DE VERÃO Mayara Araújo Rocha 1 CAJAZEIRAS/PB 1.0 VIVÊNCIAS DO DIA: 15 DE JANEIRO DE 2016 Foi dado inicio ao VER-SUS (Vivências Estágios na Realidade do Sistema Único de

Leia mais

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994)

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) Calendário Temático Janeiro 02.01 Dia do Sanitarista 04.01 Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) 09.01 Sanção da Lei n 10.639/2003 que obriga a inclusão da história e da cultura africana

Leia mais

Educação. em Saúde VOL. 100 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA. Internação psiquiátrica de crianças e adolescentes Orientações para pacientes e familiares

Educação. em Saúde VOL. 100 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA. Internação psiquiátrica de crianças e adolescentes Orientações para pacientes e familiares Educação em Saúde VOL. 100 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Internação psiquiátrica de crianças e adolescentes Orientações para pacientes e familiares Enfrentando o desafio da internação Manter uma criança ou adolescente

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

Plano de Estágio Profissionalizante

Plano de Estágio Profissionalizante Plano de Estágio Profissionalizante Nome do Estágio e/ou sub-área: Acompanhamento Terapêutico (AT) na Rede de Atenção em Saúde (RAS) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Orientador: Prof. Dr. Ricardo

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO THAYSSA CARVALHO SOUZA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço:

Leia mais

Políticas de Promoção da Equidade em Saúde

Políticas de Promoção da Equidade em Saúde Políticas de Promoção da Equidade em Saúde Superintendência de Atenção Primária à Saúde Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Políticas de Promoção da Equidade em Saúde

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL A importância dos projetos de vida na terceira idade ação na UNIGUAÇU/FAESI Idosos da comunidade de São Miguel do Iguaçu PERÍODO Setembro e outubro de 2014 Objetivo Geral: Realizar com discentes de Terapia

Leia mais

CRONOGRAMA ESCOLAR 2019 EDUCAÇÃO INFATIL

CRONOGRAMA ESCOLAR 2019 EDUCAÇÃO INFATIL 2019 EDUCAÇÃO INFATIL 1º T 2 Q 3 Q 4 S 5 S 6 D 7 S 8 T 9 Q 10 Q 11 S 12 S 13 D 14 S 15 T 16 Q 17 Q 18 S 19 S 20 D 21 S Retorno das Férias - Auxiliares 22 T Início das atividades de Horário Especial AEC

Leia mais

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA Equipe Pop Rua Especializada de Proteção aos Direitos Humanos A Defensoria Pública tem como atribuições

Leia mais

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Saúde Mental Prof.: Beto Cruz betocais2@gmail.com PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

o sus e as políticas de saúde mental no brasil

o sus e as políticas de saúde mental no brasil O que é atenção psicossocial? 1. antagônica ao isolamento hospitalar, um lugar de cuidado, disponível à circulação de pessoas e acontecimentos (visitantes, alunos, professores, políticos, voluntários,

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar!

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar! Quem Somos A concepção do Projeto Fleur de Lis foi idealizada por profissionais experientes na área da Longevidade. Em sua essência, um conceito inovador. É um projeto de excelência na promoção da qualidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ. 6h00: Amanhecer Sagrado

26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ. 6h00: Amanhecer Sagrado 26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ 8h00 12h00: Credenciamento, orientações das atividades e encaminhamento para acomodações (orientação de rotinas de uso do espaço).

Leia mais

O Carteiro Chegou! Conhecendo pessoas, lugares e novas histórias Professora Elaine Azevedo

O Carteiro Chegou! Conhecendo pessoas, lugares e novas histórias Professora Elaine Azevedo O Carteiro Chegou! Conhecendo pessoas, lugares e novas histórias Professora Elaine Azevedo Apresentação Para que escrevemos? Por que escrevemos? Para quem escrevemos? A escrita faz parte da nossa vida.

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS. SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS. SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 Karen Athié e Lui Leal Apoiadoras GUIA DE ARGUMENTOS

Leia mais

Relatório de Viagem. Nome: Giulia Pérez Gazaneo Curso: Administração Período: 8º País: França Universidade: Sciences Po, Paris

Relatório de Viagem. Nome: Giulia Pérez Gazaneo Curso: Administração Período: 8º País: França Universidade: Sciences Po, Paris Relatório de Viagem Nome: Giulia Pérez Gazaneo Curso: Administração Período: 8º País: França Universidade: Sciences Po, Paris Desde que ingressei na faculdade, sempre tive vontade de fazer intercâmbio

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATOS, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Acampamento, Cultura e Luta Social

Acampamento, Cultura e Luta Social Ponto Urbe Revista do núcleo de antropologia urbana da USP 18 2016 Ponto Urbe 18 Acampamento, Cultura e Luta Social Camp Culture and Social Fight Marciano Kappaun Electronic version URL: http://pontourbe.revues.org/3026

Leia mais

POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB Nordeste do brasil 800.000 habitantes PONTO MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS QUEM SOU E MEU ATIVISMO SOCIAL SERVIÇOS COORDENADORIA LGBT E

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO UFG PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. CURSO: NUTRIÇÃO 2. UNIDADE: FANUT 3. DISCIPLINA: Fundamentos teórico-práticos

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN CURSO DE TREINAMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luana Cristina Florencio de Lima

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Ministério da Saúde RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS Vivente: Jainara Dias da Silva Ciências Farmacêuticas

Leia mais

Link:

Link: Sind-UTE/MG Fonte: O Tempo Data: publicado em 15/03/2017 Link: http://www.otempo.com.br/cidades/manifestantes-j%c3%a1-come%c3%a7am-a-tomar-conta-dapra%c3%a7a-da-esta%c3%a7%c3%a3o-1.1447565 Paralisação

Leia mais

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Há alguns anos, o Centro de Uberaba foi presenteado por uma personalidade marcante, de sorriso largo, que gosta de dançar, conversar, rir e tenta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirangaba publica:

Prefeitura Municipal de Mirangaba publica: Prefeitura Municipal de Mirangaba 1 Quarta-feira Ano III Nº 1027 Prefeitura Municipal de Mirangaba publica: Calendário Escolar 2015 Mirangaba Bahia. Gestor - Dirceu Mendes Ribeiro / Secretário - Governo

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS

RELATÓRIO VERSUS RELATÓRIO VERSUS 2015.1 Natália Luiza Matos de Sousa Discente em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba Vivente e facilitadora do VERSUS João Pessoa-2015.1 João Pessoa 2015 Portfolio como

Leia mais

Comunica Liceu. 08/09 - Emenda de feriado. nº 07/17

Comunica Liceu. 08/09 - Emenda de feriado. nº 07/17 Comunica Liceu Mês da Bíblia 07/09 - FERIADO - Independência do Brasil - Não haverá aula. 08/09 - Emenda de feriado. Coisas de Santo nº 07/17 SÁBADO ESPORTIVO Imperdível! Participe já das atividades físicas

Leia mais

II Semana de Psicologia da USCS e I Semana de Psicologia da SMS-SCS. Práticas psicológicas: pluralidades em foco SEGUNDA 22/08

II Semana de Psicologia da USCS e I Semana de Psicologia da SMS-SCS. Práticas psicológicas: pluralidades em foco SEGUNDA 22/08 II Semana de Psicologia da USCS e I Semana de Psicologia da Práticas psicológicas: pluralidades em foco SEGUNDA 22/08 307 9:00 10h30 Aprendizagem e Psicopedagogia Fábio L. S. da Fonseca 311 9:00 10h30

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 4ª FEIRA 27 de Fevereiro Bom dia! No início desta semana terminámos a Semana Missionária Salesiana. Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários foi a importância de cuidarmos uns dos outros.

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de fevereiro promovemos um treinamento interno com os colaborados da Pedagogia a fim

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas)

PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas) PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas) Projeto do Estágio Professor Campo de estágio / Endereço Atividades a serem realizadas

Leia mais