Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus."

Transcrição

1

2 Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo, e por isso a inspiração se dá quando registram mensagens sopradas por Deus.

3 1. A Inspiração é Conceitual Deus fala ao profeta, dando-lhe ideias e pensamentos, e o profeta, por sua vez, emprega seu vocabulário e estilo próprio.

4 2. A Inspiração é Plena A inspiração não é apenas em partes, mas total, pois Paulo diz: TODA a escritura é divinamente inspirada.

5 3. A Inspiração é Inerrante A inspiração é inerrante, no sentido de que o que a Bíblia transmite como mensagem de salvação é isento de erro.

6

7 1. A Bíblia se Auto confirma 2. Testemunho do Espírito Santo (II Pedro 1:20-21) 3. Capacidade Transformadora da Bíblia 4. Unidade da Bíblia

8

9 1. Historicidade da Bíblia Existem duas espécies principais de apoio da história bíblica: Os artefatos arqueológicos e os documentos escritos. No que diz respeito aos artefatos desenterrados, nenhuma descoberta arqueológica invalidou o relato bíblico.

10 2. A Profecia Até o presente momento, nenhuma profecia incondicional da Bíblia a respeito de acontecimentos previstos ficou sem cumprimento. Centenas de predições, algumas delas feitas centenas de anos antes de se cumprirem, concretizaram-se literalmente.

11 2. A Profecia A época do nascimento de Jesus (Dn 9), a cidade em que ele haveria de nascer (Mq 5:2) e a natureza de sua concepção e nascimento (Is 7:14) foram preditos no Antigo Testamento bem como a exata quantidade de moedas de prata que seria seu preço.

12 3. A Influência da Bíblia Nenhum outro livro tem sido disseminado, nem exercido tão forte influência sobre o mundo do que a Bíblia. A Bíblia foi traduzida em mais 15 de mil línguas, abrangendo mais de 90% da população mundial.

13 4. A Indestrutibilidade da Bíblia. Bíblia tem sofrido muitos ataques. No entanto, tem resistido a todos os ataques e a todos os atacantes. Diocleciano tentou exterminá-la (c.303 d.c.); no entanto não conseguiu.

14 4. A Indestrutibilidade da Bíblia. No ano de 1215, o papa Inocêncio III emitiu uma lei ordenando "que devem ser presos para interrogatório e julgamento, QUEM ESTIVER ENVOLVIDO NA TRADUÇÃO DOS VOLUMES SACROS, ou que mantém reuniões secretas, ou que pregue sem a autorização dos superiores; contra quem o processo deve ser iniciado sem qualquer permissão para apelo. (J.P. Callender, Illustrations of Popery, 1838, p. 387)

15 4. A Indestrutibilidade da Bíblia. O Concílio de Toulouse (1229) PROIBIU OS LEIGOS DE POSSUIR OU LER TRADUÇÕES DO VERNÁCULO DA BÍBLIA. Allix, Ecclesiastical History, II, p. 213

16 5. A Indestrutibilidade da Bíblia. O concílio de Tarragona (1234) "ORDENOU QUE TODAS AS VERSÕES DO VERNÁCULO DEVERIAM SER TRAZIDAS AOS BISPOS PARA SEREM QUEIMADAS" Paris Simms, Bible from the Beginning, p. 1929, 162

17 5. A Indestrutibilidade da Bíblia. Em 1483, o infame inquisidor general Tomás de Torquemada, chefe da inquisição espanhola; o rei Fernando e sua rainha "PROIBIRAM TODOS, SOB SEVERAS PENALIDADES, DE TRADUZIR A ESCRITURA SAGRADA PARA O DIALETO POPULAR, OU DE USÁ-LA QUANDO TRADUZIDA DE OUTROS IDIOMAS" (M Crie, p. 192). Por mais de três séculos a Bíblia na linguagem comum foi um livro proibido na Espanha e milhares de cópias foram queimadas nas fogueiras, junto com aqueles que as possuíam.

18 5. A Indestrutibilidade da Bíblia. A Bíblia continua mais forte do que nunca, depois desses ataques. Assim se manifesta a seu respeito o Senhor Jesus: passarão o céu e terra, mais as minhas palavras não passarão (Mc 13:31).

19

20 CANONICIDADE É o estudo que trata do reconhecimento e da compilação dos livros que nos foram dados por inspiração de Deus. Há, portanto, dois processos complementares, porém distintos aí implicados: Reconhecimento da Sacralidade e Procedência dos Escritos e sua Compilação.

21 A palavra cânon deriva do grego Kanon (cana, régua), que por sua vez se origina do hebraico Kaneh (ou qaneh), palavra do Antigo Testamento que significa vara ou cana de medir (Ez. 40:3 a 5).

22 Logo a palavra adquiriu também um sentido metafórico, sendo empregada para definir normas ou padrões que servem para regular e medir. Foi aplicada no contexto cristão como sinônimo às Escrituras Sagradas.

23 Esta última acepção foi utilizada pela primeira vez para o NT por Atanásio, bispo de Alexandria, no ano de 367 d.c. (SÁNCHEZ. 1998, p. 156).

24 O Cânon bíblico, segundo Sánchez (1998), é o catálogo de livros considerados normativos para os crentes e que, portanto, pertencem, com todo direito, às coleções incluídas no Antigo Testamento e no Novo.

25 O cânon da Bíblia delimita os livros que os crentes têm considerado como inspirados por Deus para transmitir a revelação divina à humanidade, ou seja, estabelece os limites entre o divino e o mundo: apresenta a revelação de Deus de forma escrita. (SÁNCHEZ, 1998, p. 155).

26

27 Há cinco critérios básicos que parecem perpassar o processo de canonização dos livros que foram incluídos na Bíblia.

28 1. Autoridade de um Livro Expressões como assim diz o Senhor revelam tal autoridade. Tais expressões ficam mais implícitas nos livros históricos, mas os livros proféticos estão repletos de frases tais como o Senhor me disse e a palavra do Senhor veio a mim.

29 1. Autoridade de um Livro Os livros que não tinham nenhuma reivindicação de procederem de Deus eram rejeitados como canônicos. O livro de Ester, por exemplo, foi inicialmente questionado como canônico, porém aceito posteriormente pelos judeus.

30 2. Autoridade Profética de um Livro A palavra de Deus só foi entregue a seu povo mediante os profetas de Deus. Todos os autores bíblicos tinham um dom ou função profética, embora nem todos tenham sido profetas por ocupação (Hb. 1:1).

31 3. Confiabilidade de um Livro Todo e qualquer livro que contenha erros doutrinários (segundo o julgamento de revelações anteriores), não pode ter sido inspirado por Deus. Não pode haver incoerência na inspiração. Por esse motivo foi rejeitada grande parte dos livros Apócrifos. Suas anomalias históricas e heresias teológicas fizeram com que fossem rejeitados.

32 4. A Natureza Dinâmica de um Livro A capacidade de um texto para transformar vidas. A palavra de Deus é viva e eficaz (Hb. 4:12). Alguns livros foram postos de lado, pois não conduziam os crente ao crescimento na verdade de Jesus Cristo.

33 5. A Aceitação de um Livro A marca final de um documento escrito e autorizado é o seu reconhecimento pelo povo de Deus a quem estava destinado. Quando muitos não davam pronto reconhecimento às mensagens dos profetas, Deus assumia a defesa de tais textos, como nos casos de Moisés desafiado por Coré, ou Elias desafiado pelos profetas de Baal.

34

35 Por volta do Século IV a.c, o Cânon hebraico já estava formado, contendo 22 livros (total: 39). Estudiosos e eras posteriores levantaram questionamentos sobre determinados livros que se candidataram à canonicidade.

36 A discussão originou a seguinte classificação: Homologoumena (falar comum) livros aceitos por todos. Antilegomena (falar contra) livros questionados. Pseudoepígrafo (falso nome) livros rejeitados por todos. Apócrifo (oculto, escondido, duvidoso) livros aceitos somente por alguns.

37 Os Homologoumena do AT (Aceito por Todos) A canonicidade destes livros (34 dos 39) jamais foi questionada por nenhum dos grandes rabis da comunidade judaica.

38 Os Antilegomena do AT (Questionados) Cânticos dos Cânticos Sensual. Eclesiastes Conteúdo cético, descrente. Ester Ausência do nome de Deus. Ezequiel Anti-mosaico. Provérbios Contradição entre si. Todos estes questionamentos devia-se a interpretação e não a canonicidade e a inspiração. Assim sendo, logo foram aceitos como inspirados.

39 Os Pseudoepígrafos do AT (Rejeitados por Todos) Grande número de documentos religiosos espúrios circulavam entre a antiga comunidade hebraica - eram conhecidos como pseudoepígrafos.

40 Os Pseudoepígrafos do AT Estes documentos eram atribuídos a pessoas que não o tinham escrito, ou seja, o nome (epigrafe) era pseudo (falsos) nomes falsos ou falsos autores. O nome referia-se a serem escritos falsos.

41 Os Pseudoepígrafos do AT No entanto nem tudo nestes escritos são falsos, existe verdade neles e estas são citadas por autores bíblicos. Ex: Paulo fala sobre Janes e Jambres (II Tm 3:8), e Judas sobre a ressurreição de Moisés (Jd 14,15). O fato de serem citados não lhes confere autoridade como inspirados.

42 Lista de Pseudoepígrafos O Livro do Jubileu Epístola de Aristéia O Livro de Adão e Eva O Martírio de Isaías 1Enoque Testamento dos Doze Patriarcas O Oráculo Sibilino Assunção de Moises 2 Enoque 2 Baruque 3 Baruque 3 Macabeus 4 Macabeus Pirque e Abote A História de Aicar Salmos de Salomão Salmo 151 Fragmentos de uma obra de Sadoque

43 Apócrifos do AT Apócrifo quer dizer, escondido, oculto, duvidoso. Eles preenchem a lacuna entre Malaquias e Mateus. Compreende dois ou três séculos a.c. Foram rejeitados pelo cristianismo mas, em 1546, foram reconhecidos, pela Igreja Católica Romana, como inspirado.

44 Apócrifos do AT Alguns livros apócrifos precisaram ser aceitos como canônicos para sustentar pontos doutrinários da Igreja Católica. Eles são rejeitados como canônicos pelos protestantes e judeus mas aceitos por estes como fonte de valor histórico e religioso.

45 Apócrifos do AT Desde o concílio de Trento (1546), os livros apócrifos foram considerados canônicos e detentores de autoridade espiritual e inspirada, pela a Igreja Católica Romana.

46 1. A comunidade judaica jamais os aceitou como canônicos. 2. Não foram aceitos por Jesus, nem pelos autores do Novo Testamento. 3. A maior parte dos primeiros Pais da Igreja rejeitou sua canonicidade. 4. Nenhum concílio da igreja os considerou canônicos se não no final do século IV.

47 5. Jerônimo, rejeitou fortemente os livros apócrifos. 6. Muitos estudiosos católicos, ainda ao longo da Reforma rejeitaram os livros apócrifos. 7. Nenhuma Igreja Ortodoxa Grega, Anglicana ou Protestante, até a presente data, os reconhece como inspirados e canônicos.

48 Com efeito, quando examinados segundo os critérios de canonicidade, verificamos que: Não reivindicam serem proféticos. Não detêm a autoridade de Deus. Nada acrescentam ao nosso conhecimento das verdades messiânicas.

49 Há evidente ausência de profecia. O povo de Deus, a quem os apócrifos teriam sido originalmente apresentados, recusou-os terminantemente. A Igreja como um todo nunca aceitou os livros apócrifos como Escrituras Sagradas

50 CONTÉM ERROS HISTÓRICOS 1. ENSINO DE ARTE MÁGICA Tobias 6: 4 8; Marcos 16:17 / Atos 16:18 2. DAR ESMOLAS COMO PURIFICAÇÃO DE PECADO Tobias 12: 8, 9. I Pedro 1:18, 19 Doutrina da Igreja Católica é: Obras de Santificação.

51 CONTÉM ERROS HISTÓRICOS 3. Oração Pelos Mortos 2 Macabeus 12:42 46 A Igreja Católica afirma que estes versículos lhe autorizam: A doutrina do purgatório Oração pelos mortos Missa pelos mortos.

52 Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados.

53 Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.

54 Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas. 2 Macabeus 12:42 46

55 Lista de Apócrifos Sabedoria de Salomão Eclesiastico (Siraque) Tobias Judite 1 Esdras 1 Macabeus 2 Macabeus Baruque Epistola de Jeremias 2Esdras Adições a Ester Oração de Azarias Suzana Bel e o Dragão Oração de Manassés

56

57 Homologoumena (falar comum) livros aceitos por todos. Antilegomena (falar contra) livros questionados. Pseudoepígrafo (falso nome) livros rejeitados por todos. Apócrifo (oculto, escondido, duvidoso) livros aceitos somente por alguns.

58 Homologoumenas do NT Dos 27 livros do N.T, 20 deles foram aceitos por todos os pais da igreja, sem nenhuma objeção; Os que encontraram objeção foram: Hebreus, Tiago, 2 Pedro, 2 e 3 João, Judas e Apocalipse.

59 Pseudepigrafos do NT Surgiram durante os séculos II e III e eram, totalmente absurdos, heréticos e espúrios, praticamente nenhum Pai da Igreja, ou cânon, ou concílio aceitou tais livros como canônicos, pois, eram cheios de erros e ensinos gnósticos, docetas e ascéticos.

60 Pseudepigrafos do NT O número desses livros é difícil de ser apurado, no século XIX, Fótio havia relacionado 280 obras divididas em quatro partes (Evangelhos, Atos, Epístolas e Apocalipses) das quais podemos citar: O Evangelho de Tomé (séc. I); dos Ebionitas (séc. II); um falso evangelho de Pedro (séc. II; Os atos de Pedro; de João; de André; de Tomé; a carta perdida aos corintios; a carta de Paulo aos laodicensses e outros.

61 Antilegomenas do NT Foram questionados somente enquanto não chegavam a todas a igrejas; logo que isso se deu foram aceitos por todos os Pais da Igreja. Foram eles os livros seguintes:

62 Antilegomenas do NT Tiago Hebreus 2 Pedro 1 e 2 João Judas Apocalipse

63 Apócrifos do NT Apócrifo quer dizer, escondido, oculto, duvidoso. Alguns livros apócrifos são aceitos pelos católicos como canônicos, e são usados para sustentar pontos doutrinários. Eles são rejeitados como canônicos pelos protestantes e judeus mas aceitos por estes como fonte de valor histórico e religioso.

64 Apócrifos do NT A Epístola de Pseudo-Barnabé; uma Epístola aos Coríntios; Segunda Epístola de Clemente; o Pastor de Hermas; o Didaquê, ou ensino dos doze discípulos; Apocalipse de Pedro; Atos de Paulo; Carta aos Laodiceanos; o fragmento Muratório; o Evangelho Segundo os Hebreus; a Epístola de Policarpo aos Filipenses e Sete Epístolas de Inácio.

65 Conclusão Concluindo este estudo podemos dizer que a grande maioria dos livros do NT, jamais sofreram polêmicas quanto à inspiração, os que foram questionados, o foram por pouco tempo e TODOS os que a igreja rejeitou foram sendo separados do cânon, portanto, os 27 livros que compõem o NT são sem dúvida alguma, fiéis e confiáveis e, portanto merecedores de total confiança.

66 1. Podemos citar que a inspiração é: Conceitual, Plena e Inerrante. 2. Algumas das Evidências Internas da Inspiração Bíblica é que ela se auto confirma e tem o poder de transformar vidas. 3. Como Evidências Externas da Inspiração Bíblica podemos citar sua indestrutibilidade e seu poder profético. 4. Canon é o conjunto de Livros considerados pelos cristãos como Inspirados por Deus.

67 5. Sobre a Extenção do Canon do A.T e N.T, temos a seguinte classificação para os livros que se candidataram a canonicidade: Homologoumena, Antilegoumena, Pseudoepígrafo e Apócrifo. 6. Os homologoumena são aqueles livros que foram aceitos por todos como Inspirados. 7. Os Livros apócrifos, foram aceitos pela Igreja como inspirados pela Católica Romana para alicerçar suas doutrinas quanto à morte e pagamento para perdão de pecados.

68 8. Os pseudoepígrafos são aqueles livros que tiveram sua inspiração rejeitada por todos. 9. Foi no Concílio de Trento que os Livros Apócrifos foram aceitos como Inspirados e Canônicos pela Igreja Católica Romana. 10. Os livros que tiveram sua inspiração questionada no Antigo Testamento são: Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Ester, Ezequiel e Apocalipse.

69 1. Podemos citar que a inspiração é: Conceitual, Plena e Inerrante. 2. Algumas das Evidências Internas da Inspiração Bíblica é que ela se auto confirma e tem o poder de transformar vidas. 3. Como Evidências Externas da Inspiração Bíblica podemos citar sua indestrutibilidade e seu poder profético. 4. Canon é o conjunto de Livros considerados pelos cristãos como Inspirados por Deus.

70 5. Sobre a Extenção do Canon do A.T e N.T, temos a seguinte classificação para os livros que se candidataram a canonicidade: Homologoumena, Antilegoumena, Pseudoepígrafo e Apócrifo. 6. Os homologoumena são aqueles livros que foram aceitos por todos como Inspirados. 7. Os Livros apócrifos, foram aceitos pela Igreja como inspirados pela Católica Romana para alicerçar suas doutrinas quanto à morte e pagamento para perdão de pecados.

71 8. Os pseudoepígrafos são aqueles livros que tiveram sua inspiração rejeitada por todos. 9. Foi no Concílio de Trento que os Livros Apócrifos foram aceitos como Inspirados e Canônicos pela Igreja Católica Romana. 10. Os livros que tiveram sua inspiração questionada no Antigo Testamento são: Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Ester, Ezequiel e Apocalipse. (Provérbios)

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 5.1. Definições 5.2. Por Que os Livros Apócrifos Foram Rejeitados 5.3. Por Que os Apócrifos Não São Inspirados 5.4. A Inclusão dos Deuterocanônicos na Versão Católica Romana 5.5. Lista de Livros Apócrifos

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 18 de Novembro de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico

Propedêutica Bíblica. 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico Propedêutica Bíblica 10 de Abril de 2013 Cânone Bíblico ORAÇÃO 2.ª Coríntios 10 13 Quanto a nós, não nos gloriaremos desmedidamente, mas de acordo com a norma que Deus nos atribuiu para poder chegar até

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1

Verificação de Aprendizagem Glossário. Página 1 4.1. Definição de Cânon 4.2. Necessidade de um Cânon das Escrituras 4.3. O Cânon do Antigo Testamento 4.4. O Cânon do Novo Testamento 4.5. Cronologia do Cânon Verificação de Aprendizagem Glossário Página

Leia mais

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento

PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento. 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento PARTE III - A extensão do cânon do Antigo Testamento 5. Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento Há quinze livros chamados apócrifos (catorze se a Epístola de Jeremias se unir a Baruque, como

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

Canonicidade. Aprovar, certificar ou proclamar santo. Sempre houveram falsos escritos.

Canonicidade. Aprovar, certificar ou proclamar santo. Sempre houveram falsos escritos. Canonicidade Aprovar, certificar ou proclamar santo Sempre houveram falsos escritos. Gnósticos=Grupo sincretista, esotérico e filosófico que se desenvolveu paralelo ao cristianismo e que influencia até

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

Definição de canonicidade

Definição de canonicidade A partir desta lição e nas próximas vamos estudar sobre como a Bíblia se formou. Por que temos 66 livros na Bíblia, e quanto aos livros apócrifos? A canonicidade vai tratar disto. A inspiração é meio pelo

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

O Novo Testamento reivindica inspiração divina

O Novo Testamento reivindica inspiração divina O Novo Testamento reivindica inspiração divina Temos 2 fatores que comprovam a inspiração divina do Novo Testamento: A promessa de Jesus de que o Espírito Santo guiaria os discípulos a toda verdade; Cumprimento

Leia mais

A Historicidade da Bíblia

A Historicidade da Bíblia A Historicidade da Bíblia O livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. 1. Introdução 2. Cânon Bíblico 3. O antigo Testamento

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica)

5. O Cânon da Bíblia. BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) BIBLIOLOGIA AULA III (Teológica) 5. O Cânon da Bíblia 5.1 Escrituras Cânonicas Cânon ou Escrituras Canônicas é a coleção completa dos livros divinamente inspirados, constituindo a Bíblia. Cânon é uma palavra

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS Augustus Nicodemus Lopes O ATAQUE LIBERAL Ataques feitos à Bíblia em nossos dias. O ataque do liberalismo teológico. Johan Solomo Semler (séc. XVIII) distinção

Leia mais

ANTIGO TESTAMENTO. Apocalipse de Adão. Apocalipse de Baruc. Apocalipse de Moisés. Apocalipse de Sidrac. As Três Estelas de Seth. Ascensão de Isaías

ANTIGO TESTAMENTO. Apocalipse de Adão. Apocalipse de Baruc. Apocalipse de Moisés. Apocalipse de Sidrac. As Três Estelas de Seth. Ascensão de Isaías Esses livros, embora não sejam canônicos; isto é, não são Palavra de Deus, nem tenham valor doutrinário, podem, no entanto, esclarecer alguns aspectos históricos da época em que foram escritos ou mostrar

Leia mais

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith

O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Cânon do Antigo Testamento R. T. Beckwith O Termo "Cânon" O termo "cânon" é proveniente do grego, no qual kanon significa regra, lista um padrão de medida. Com relação à Bíblia, diz respeito aos livros

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO 1 A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO Os vinte e sete livros do Novo Testamento provavelmente só foram preservados por se acharem em conexão com as coleções eclesiásticas, e não por terem sido copiados

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A www.nib.org.br/senib/biblia A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS... ANOS, DEMOROU QUASE...ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO BATISTA DA

Leia mais

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações

As Escrituras (2): formação do cânon e outras considerações Por Alcides Barbosa de Amorim No capítulo (post) anterior, vimos informações mais internas sobre a Bíblia, isto é, aquilo que ela fala de si mesmo, destacando sua revelação, inspiração, inerrância e infalibilidade.

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade

Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade Inspiração: Diz respeito à exposição da verdade, ou seja, é o meio que Deus usou para falar ao homem através da Bíblia dando a ela autoridade escrita. Revelação: O fato da comunicação divina, ou seja,

Leia mais

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às

Leia mais

Como Deus Se Faz Conhecer. Quem Escreveu a Bíblia? A inspiração das Escrituras. Objeto de estudo:

Como Deus Se Faz Conhecer. Quem Escreveu a Bíblia? A inspiração das Escrituras. Objeto de estudo: Quem Escreveu a Bíblia? A inspiração das Escrituras Como Deus Se Faz Conhecer Lição n.º 2 (Final) Lição n.º 3 (Introdução) Objeto de estudo: Conclusão sobre o estudo dos Livros Apócrifos! Início do Estudo

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

Relação dos Evangelhos Apócrifos

Relação dos Evangelhos Apócrifos 1 www.autoresespiritasclassicos.com Relação dos Evangelhos Apócrifos Apocalipse de Adão Apocalipse de Baruc Apocalipse de Moisés Apocalipse de Sidrac As Três Estelas de Seth Ascensão de Isaías Assunção

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico Principal material utilizado para receber uma escrita. MATERIAIS USADOS PARA ESCREVER Atualmente o papel é a principal forma para receber

Leia mais

A Arte de Interpretar as Escrituras

A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras A Arte de Interpretar as Escrituras Hermenêutica Bíblica Jorge A. Ferreira Copyright 2017-Todos os Direitos Reservados Revisado e Atualizado. Capa Agência Efesios Diagramação

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

O Cânon: Antigo e Novo Testamento

O Cânon: Antigo e Novo Testamento O Cânon: Antigo e Novo Testamento O sentido desta palavra tem diversas aplicações, dentre elas, Escrituras Sagradas, consideradas como regra de fé e prática. A palavra cânon é de origem grega. Empregou-se,

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ. Marcelo Richele SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO NA REGIÃO OESTE/SERIDÓ Marcelo Richele Em busca por uma reconstrução do passado. Rolf Rendtorff Nasceu em Preetz, Holstein, Alemanha. Estudou teologia 1945-1950

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

ro, nascido em 20 de ju

ro, nascido em 20 de ju Este trabalho é o resultado de várias filtragem de estudos em diversas fontes. Não tenho vergonha de dizer que são ideias tiradas e adaptadas de outros trabalhos que tem edificadas vidas, e dado crescimento

Leia mais

Livros Apócrifos ou Não Canônicos

Livros Apócrifos ou Não Canônicos Livros Apócrifos ou Não Canônicos 1. A palavra Apócrifo, do grego apokrypha, escondido, nome usado pelos escritores eclesiásticos para determinar, 1) Assuntos secretos, ou misteriosos; 2) de origem ignorada,

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos Introdução à teologia sistemática Teologia Sistemática(Recap) O que é Teologia Sistemática? 1 Teologia Sistemática(Recap) O que é Teologia Sistemática? Wayne Grudem define teologia

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS

PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS PRIMEIRA PARTE COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS B A Bíblia Por mais de mil anos, Deus inspirou diversos homens para que escrevessem o texto sagrado, a Bíblia que se conhece hoje. Os dados da revelação bíblica

Leia mais

Apesar de toda diversidade a Bíblia toda contém uma só idéia central: Jesus Cristo, o Senhor, que ama e salva o homem pecador. Gn 3.15; Ap 19.

Apesar de toda diversidade a Bíblia toda contém uma só idéia central: Jesus Cristo, o Senhor, que ama e salva o homem pecador. Gn 3.15; Ap 19. Apresentação do Curso Existem duas formas de se estudar teologia, uma é através da Teologia Bíblica que extrai as verdades que formularão as doutrinas diretamente do texto. A outra maneira é através da

Leia mais

Um exame das Doutrinas da Bíblia

Um exame das Doutrinas da Bíblia Um exame das Doutrinas da Bíblia III- A Doutrina de Cristo 1-A Deidade de Cristo João 5:18 2-A Humanidade de Cristo Lucas 2:52 3- O Filho de Deus Mat. 16:16 4-O Único Unigênito João 3:16 5-A Generação

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA Jörg Garbers A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? Uma coleção de livros e cartas Encontramos na Bíblia 66 escritos. O fundamento das igrejas cristãs Ela define o que é vida

Leia mais

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O JUDAÍSMO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O PROTESTANTISMO

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma

A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma Assim como a afirmação do Antigo Testamento para a inspiração encontra apoio no Novo Testamento, da mesma forma a reivindicação Novo Testamento para

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1

INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1 INTRODUÇÃO A CARTA AOS HEBREUS 1 CARTA AOS HEBREUS 1. INTRODUÇÃO Tema central: sacerdócio de Cristo Aspectos Gerais:contexto histórico, autor, destinatários, gênero literário, horizonte de fundo Principais

Leia mais

As epístolas de Paulo (3)

As epístolas de Paulo (3) As epístolas de Paulo (3) Roteiro 16 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivo Analisar os principais ensinos

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

O CAMINHO DO CORDEIRO

O CAMINHO DO CORDEIRO O CAMINHO DO CORDEIRO Coleção Palimpsesto Coordenação editorial: Prof. Dr. Paulo Nogueira O caminho do Cordeiro: representação e construção de identidade no Apocalipse de João, Valtair Afonso Miranda Bíblia,

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Lição 1 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Por que Novo Testamento? O termo Novo Testamento vem da ideia da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Jesus Cristo. As alianças, testamentos, contratos

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia

Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia Paróquia de N. Sra. da Assunção Cabo Frio Curso de Teologia SAGRADA ESCRITURA I AULA: 08 04-15 HISTÓRIA DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO As passagens bíblicas começaram a ser escritas esporadicamente já em

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS

MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS Conceitos sobre Ciência INTRODUÇÃO PETER ATKINS... CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO COISAS QUASE QUE COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEIS 3 O QUE É CIÊNCIA? SCIENTIA CONHECIMENTO CIÊNCIA É A DESCRIÇÃO

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

Apresentação da Bíblia:

Apresentação da Bíblia: 2.º encontro Apresentação da Bíblia: Vamos hoje iniciar a nossa viagem através da Bíblia. E nada parece mais lógico que começar pela sua apresentação. Só assim, tal como acontece entre as pessoas, é possível

Leia mais

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»...

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... 1. Génesis: O livro das origens, da criação e dos nossos pais na fé 2. Êxodo: o livro das grandes maravilhas

Leia mais

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7 JANEIRO 1 GÊNESIS 1 2 3 4 5 6 2 GÊNESIS 7 8 9 10 11 12 3 GÊNESIS 13 14 15 16 17 4 GÊNESIS 18 19 20 21 5 GÊNESIS 22 23 24 6 GÊNESIS 25 26 27 7 GÊNESIS 28 29 30 8 GÊNESIS 31 32 33 9 GÊNESIS 34 35 36 10 GÊNESIS

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais