A opção de CMS que vem crescendo rápido. Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A opção de CMS que vem crescendo rápido. Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes"

Transcrição

1 A opção de CMS que vem crescendo rápido Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes

2 Uma evolução do Mambo, o Joomla! é um gerenciador de conteúdo open source baseado em PHP e MySQL que possui um bom número de recursos e o apoio de diversas comunidades espalhadas pelo mundo. Antes de começarmos a falar do Joomla!, convém fazer uma pequena introdução sobre o que vem a ser um CMS. Do inglês Content Management Systems (ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), o CMS é uma ferramenta para publicar e gerenciar o conteúdo de websites, portais, intranets, extranets, blogs e comunidades. É importante porque o conteúdo de sua iniciativa precisa ser modificado de forma rápida e segura, a partir de qualquer computador conectado à internet. Um sistema de gerenciamento de conteúdo é essencial para reduzir o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo. É importante também que seja simples de usar.

3 Joomla! vem do Mambo O recém chegado Joomla! (2005) é originado do Mambo, outro grande CMS que já teve sua época de glória. Após uma incompatibilidade de interesses e ideologias, alguns dos colaboradores do Mambo resolveram criar uma nova aplicação. A popularidade do Joomla! vem crescendo rapidamente. Sua comunidade e equipe de apoio, composta por membros-chave criadores do Mambo, está fortemente comprometida com o projeto e disposta a modernizar o software continuamente, deixando-o ainda mais completo. Hoje o Joomla! é um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização, escrito em PHP com base de dados no MySQL, dois dos mais populares softwares de código aberto na internet. O nome Joomla!, aparentemente esquisito, tem origem em uma palavra Swahili: Jumla, que significa todos juntos.

4 Conhecimento técnico necessário O Joomla! elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimentos técnicos? Se a pergunta estava pairando no ar, a resposta é não. Apesar de muito simples a instalação, customização e manutenção do Joomla!, algum conhecimento técnico é necessário. Tal conhecimento, porém, pode ser adquirido por qualquer pessoa disposta a estudar o assunto. A instalação e criação de novos módulos devem ser feitas por um programador, mas existem módulos prontos que podem ser facilmente instalados e testados por um leigo. Existem templates gratuitos, mas para criar o seu próprio design será necessária a intervenção de um programador de interface e um designer. O mais importante é que para a criação de conteúdo, não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento básico. Assim, finalmente, pessoas leigas (que serão os autores, editores e publicadores do Joomla) podem criar, editar e publicar páginas quando desejarem, sem necessitar de conhecimentos técnicos aprofundados em HTML e linguagens de programação. Esta é uma possibilidade que, convenhamos, há muito foi prometida, mas somente agora está começando a ser cumprida, graças aos CMS. E, à medida que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso acontece.

5 Principais características Código aberto (Licença GPL) Sistema simples de fluxo de aprovação Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira) Gerenciamento de banners Sistema de publicação para o conteúdo Sumário de conteúdo no formato RSS Busca otimizada (qualquer palavra registrada) Front-End já traduzido em várias línguas Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes Hierarquia para grupos de usuários Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados) Editor de conteúdo WYSIWYG Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real) Sistemas de índices de avaliação Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções)

6 Principais funcionalidades já desenvolvidas Sistema de envio de newsletter (com cadastro e sistema de envio pela própria ferramenta de administração) Calendário de eventos Catálogo de produtos Álbum de fotos Fórum Blog Sistema de notícias e artigos Enquete com resultados em tempo real Gerenciador eletrônico de documentos Subníveis para o menu Para qualquer página de conteúdo existe a possibilidade de imprimir, salvar a página em PDF e indicar a página (viral) FAQ Links Catálogo de endereços

7 Onde instalar o joomla? Como o PHP e o MySQL são multiplataformas, o Joomla pode ser instalado em qualquer servidor web que suporte a instalação destes, como por exemplo o Servidor web Apache no Linux e o servidor web da Microsoft, o IIS. Instalar no seu micro ou servidor. Você deve ter um servidor web configurado, instalar o PHP, o MySQL e criar um site <meusite> no seu servidor web. Descompactar o arquivo do Joomla dentro da pasta correspondente ao seu site. Acessar o navegador e digitar o endereço Siga as instruções apresentadas que ao final o Joomla estará instalado.

8 Instalar em um provedor Internet Muitos provedores de site na Internet possuem o FANTASTICO, que é um script pronto que facilita a instalação do Joomla no provedor. Onde obter a instalação do Joomla? Existem diversos sites que permitem baixar a última versão do Joomla. No Brasil, recomendo o obter a cópia no site que é o site da comunidade Joomla no Brasil ou acesse

9 Estrutura de pastas Após a instalação, será criada uma estrutura de pastas no seu site conforme a seguir. Repare as pastas administrator e templates. Nestas pastas, ficam armazenados, basicamente, o site de administração e o template do seu site. A demais pastas você entenderá mais a seguir, pois se tratam de módulos, componentes e outros recursos para exibição de conteúdo do site. Obs.: Neste caso o nome da pasta que criei para o meu site se chama allb.

10 Áreas do Joomla Conceitos Quando instalamos o Joomla em um servidor web, automaticamente são instaladas duas áreas: Área de usuários (Frontend) e Área de administração (Backend), que correspondem respectivamente ao site principal e um site de administração do site principal. Área de usuários (Frontend) Esta área o próprio o site apresentado na web quando digitamos o endereço no navegador. Este, como qualquer site web, está acessível para todos os usuários. Pode-se criar um template (Design) próprio para apresentação das informações, utilizar um template gratuito disponível pela comunidade Joomla, ou mesmo adequar um site para ter seu conteúdo mantido com os recursos do Joomla. O Frontend é um site normal na web, com a diferença que podemos alterar partes de seu conteúdo diretamente no site.

11 Área de usuários (Frontend) Esta área o próprio o site apresentado na web quando digitamos o endereço no navegador. Este, como qualquer site web, está acessível para todos os usuários. Pode-se criar um template (Design) próprio para apresentação das informações, utilizar um template gratuito disponível pela comunidade Joomla, ou mesmo adequar um site para ter seu conteúdo mantido com os recursos do Joomla. Conceitos O Frontend é um site normal na web, com a diferença que podemos alterar partes de seu conteúdo diretamente no site.

12 Área de administradores (Backend) Conceitos Este é um site que permite a administração do site principal em relação ao seu conteúdo. É nesta área onde informamos as partes que irão aparecer no site principal (Módulos, componentes, etc.), como por exemplo, menu de opções, Notícias, áreas de registros, links, download de arquivos, etc. Para acessar a área de administração, devemos fazer o login na mesma, digitando no navegador o endereço do site, incluindo no final a palavra administrator. Ex.: Basicamente a área de administração abre exibindo o Painel de Controle e um menu superior. Os itens a serem exibidos no menu e no painel de controle dependerão de como está definido o seu nível de usuário para área de administração.

13 Nível de usuário - Papel Conceitos Cada usuário que acessa o site principal ou de administração possui um papel. Dependendo deste papel, o usuário poderá fazer mais ou menos ações/atividades, tanto no site quanto na área de administração. Papéis no Site principal (Frontend) Anonymous Registered Autor Editor Publisher. Obs.: Os usuários do frontend não possuem acesso ao backend. Papeis na Área de administração (BackEnd) Manager Administrator Super Administrator. Obs.: Todos os usuário do BackEnd possuem acesso total também ao frontend.

14 Templates Um template Joomla é uma série de arquivos que com o Joomla CMS controlam a apresentação do conteúdo. Um template não é um web site e também não deve ser considerado um design completo do web site. O template define a disposição das informações no site, podendo existir de um a diversos templates para um mesmo site. Para produzir o efeito de web site completo, o template trabalha em conjunto com o conteúdo armazenado no banco de dados Joomla. Utilizando um template seguindo os padrões do joomla, você poderá migrar de um template para outro apenas com poucos cheques, mudando completamente a cara do seu site. A estrutura do seu template será criada na página index.php, localizado na pasta templates/<nome do template> que utilizará os arquivos de estilos template_css.css, localizado na pasta templates/<nome do template>/css e imagens localizadas na pasta templates/<nome do template>/images.

15 Templates Veja o exemplo na figura para o template denominado rhuk_solarflare_ii.

16 Templates No arquivo template_css.css poderá ser alterado praticamente todo tipo de formatação do seu site, cores, tipos e tamanhos, box, etc. Isto dependerá mais de como o arquivo index.php foi montado. Pode-se criar quantos arquivos de estilos (css) desejar. Procure manter no arquivo padrão template_css as informações de formatação originais do Joomla. Para ver um arquivo template_css.css com vários estilos padrões do Joomla, acesse _minutes/1.html ou

17 Trabalhando no conteúdo Os templates servem para estrutura e dar forma ao seu website. Além deste o Joomla possui objetos que são tratados e carregados no template que irão dispor do conteúdo armazenado dentro do banco de dados do Joomla. Seções Uma seção é uma coleção de categorias que se relacionam entre si de alguma maneira. A seção é parte da hierarquia Seção/Categoria/Conteúdo. A criação de seções pode ser feita no módulo de administração em Contents > Section Manager. Categorias Uma categoria é coleção de itens de conteúdo que se relacionam entre si. A criação de categorias pode ser feita no módulo de administração em Contents > Category Manager.

18 Trabalhando no conteúdo Item de conteúdo Um item de conteúdo é um pedaço de conteúdo dentro da hierarquia do Joomla Um item de conteúdo pode estar associado a uma combinação de Seção/Categoria particular ou ser um item de conteúdo estático. Normalmente os itens de conteúdo são mostrados no corpo principal da página (MainBody). Por exemplo, podemos criar várias notícias a serem apresentadas e cada notícia poder um item de conteúdo individual, possuindo cabeçalho, um texto de introdução e texto principal, exibido através do link Leia mais.... A criação de itens de conteúdo pode ser feita no módulo de administração em Content > All Contents Itens ou Home > Contents Itens Manager (No painel de controle)

19 Trabalhando no conteúdo Conteúdo estático Um item de conteúdo estático também é um item de conteúdo, só que normalmente utilizamos para exibir como se fosse uma página estática, porém, este não pertence à hierarquia de Seção/Categoria/Conteúdo. A principal diferença é que enquanto utilizamos itens de conteúdo organizados na hierarquia seção/categoria/conteúdo, podemos exibir uma lista de itens independentes entre si e cada item poderá ter uma imagem, um texto introdutório e um link tipo Leia mais... para exibir o conteúdo da chamada completa. Já no item de conteúdo estático, você terá uma única área de texto para ser exibida por completo, praticamente ocupando a área principal de conteúdo (MainBody) do site. A criação de conteúdos estáticos pode ser feita no módulo de administração em Content > Static Content Manager ou Home > Static Content Manager (No painel de controle).

20 Trabalhando no conteúdo Menu Um menu estrutura a navegabilidade do seu site. Através destes que são carregadas diversas funcionalidades, tais como conteúdos, Componentes, links, etc. Basicamente o Joomla é instalado como os menus: MainMenu, OtherMenu, TopMenu e UserMenu. Um menu é implementado como módulo no Joomla e para que o mesmo seja exibido e utilizado o módulo correspondente deverá estar publicado na área de administração em Modules > Sites Modules > Modules Manager.

21 Trabalhando no conteúdo Componentes Os componentes são elementos de conteúdo que funcionam como pequenas aplicações no Joomla. Normalmente são mostrados no centro da página, na área de conteúdo principal do template (MainBody), porém isto vai depender de como está organizado seu template. Inicialmente o Joomla instala vários componentes como padrão, tais como: Contact, FlexContent, Login, FrontPage, Banners, Contact (Contacto), Web Links, Etc. Para usar um componente, muitas vezes temos que trabalhá-lo primeiro, fazendo isto acessando a área de administração em Componente > Selecionando o componente e formatando-o.

22 Trabalhando no conteúdo Módulos Os módulos estendem a capacidade do Joomla com novas funcionalidades e permitem mostrar seus conteúdos em qualquer posição que o template permita. Estes são mais fáceis de instalar pela área de administração. Como padrão o Joomla instala alguns módulos tais como: Main Menu (Menu Principal) Top Menu (Menu Superior) Template Chooser (Selector de templates) Etc. A exibição destes módulos se dará posicionalmente, conforme definido na estrutura do template criado (left, legals, newsflash, pathway, right, toolbar, top,etc). Ao utilizar um módulo você indicará aonde o mesmo deverá ser apresentado. Existem diversos novos módulos que podem ser obtidos gratuitamente disponíveis pela comunidade Joomla além de ser permitido o próprio usuário criar um novo módulo (Customer Module). Para acessar os módulos, entre na área de administração e acesse Modules > Sites Modules.

23 Estas são algumas das principais funcionalidades já disponíveis nas comunidades. Há muitas outras, pois são inúmeros os componentes para as mais diferentes necessidades. Você ainda pode criar o seu próprio componente. Lembre-se de colaborar e, se possível, disponibilizá-los para que outros possam utilizar. O Joomla! é uma excelente opção para projetos com investimento não muito alto e que exijam constante monitoramento e manutenção.

Joomla! CMS Visão Geral! Por Fabio Gameleira

Joomla! CMS Visão Geral! Por Fabio Gameleira Joomla! CMS Visão Geral! Por Fabio Gameleira 1/20 Historico de revisões Data Versão Descrição Responsável 23/06/2006 1.0 Conteúdo inicial Fabio gameleira 21/03/2007 1.1 Revisão e correção do url do meu

Leia mais

Visão Geral. Joomla! CMS Visão Geral! 1.5. Por Fabio Gameleira fabiogameleira@gmail.com. Joomla! Por Fabio Gameleira 1/22

Visão Geral. Joomla! CMS Visão Geral! 1.5. Por Fabio Gameleira fabiogameleira@gmail.com. Joomla! Por Fabio Gameleira 1/22 Joomla! CMS Visão Geral! 1.5 Por Fabio Gameleira fabiogameleira@gmail.com 1/22 Historico de revisões Data Versão Descrição Responsável 23/06/2006 1.0 Conteúdo inicial Fabio gameleira fabiogameleira@gmail.com

Leia mais

Joomla! para iniciantes. Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga

Joomla! para iniciantes. Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga Joomla! para iniciantes Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga Sempre teve vontade de fazer seu site? Fica na dúvida de qual tecnologia utilizar? Quer uma abordagem mais profissional do que aquele site

Leia mais

Oficina Joomla. Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes

Oficina Joomla. Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes Oficina Joomla Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes Joomla Sistema gratuito para criação de websites. Projeto de código aberto, que, como a maioria dos demais projetos, está em constante desenvolvimento;

Leia mais

Desenvolvendo Websites com Joomla. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br

Desenvolvendo Websites com Joomla. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br Desenvolvendo Websites com Joomla Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br Currículo Meu nome: Breno Leonardo G. de M. Araújo Formação: Bacharel em Sistemas de

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Consultoria sobre Joomla!

Consultoria sobre Joomla! Consultoria sobre Joomla! Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Leia mais

Curso de Joomla na Prática

Curso de Joomla na Prática Curso de Joomla na Prática Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Leia mais

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira JOOMLA O que é Joomla CMS? O Joomla é um Sistema de Administração de conteúdos (CMS Content Manager

Leia mais

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais

Joomla! x CMS Desenvolvimento de Aplicações Web! Bantu DAW. Por Elpidio Maunde, Luis Materula, Sheila Zefanias, Fritz David e Dercio Menete

Joomla! x CMS Desenvolvimento de Aplicações Web! Bantu DAW. Por Elpidio Maunde, Luis Materula, Sheila Zefanias, Fritz David e Dercio Menete DAW Joomla! x CMS Desenvolvimento de Aplicações Web! Bantu Por Elpidio Maunde, Luis Materula, Sheila Zefanias, Fritz David e Dercio Menete Joomla! Por Bantu DAW Índice 1 Introdução...4 1.1 O que é Joomla

Leia mais

Conteúdo. Curso de Introdução ao Plone. O que é Plone. Parte I Conceitos básicos

Conteúdo. Curso de Introdução ao Plone. O que é Plone. Parte I Conceitos básicos Curso de Introdução ao Plone Conteúdo Parte I - Conceitos básicos Parte II - Interface do Plone Parte III - Gerenciamento de usuários Modulo A Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Laurimar Gonçalves

Leia mais

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 -

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 - 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Curso de Introdução ao Plone. Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Erick Gallani

Curso de Introdução ao Plone. Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Erick Gallani Curso de Introdução ao Plone Instrutores Carlos Alberto Alves Meira Erick Gallani Conteúdo Parte I - Conceitos básicos Parte II - Interface do Plone Parte III - Gerenciamento de usuários Parte IV - Criação

Leia mais

WampServer. O ícone do mesmo aparecerá no rodapé do monitor, próximo ao. Language => portuguese.

WampServer. O ícone do mesmo aparecerá no rodapé do monitor, próximo ao. Language => portuguese. 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Construindo sítios profissionais com Mambo

Construindo sítios profissionais com Mambo 23/09/06 Construindo sítios profissionais com Mambo Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org 1 Sumário Software Livre Conceitos de CMS Mambo Configuração do Mambo Novidades Referências 2 O que é software

Leia mais

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com Manual do IpêCMS Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com INTRODUÇÃO Objetivo IpêCMS é um mini CMS open source distribuido atraves da licença GPL. É desenvolvido em linguagem

Leia mais

Visão geral. Para totós V 1. 0

Visão geral. Para totós V 1. 0 Visão geral Para totós V 1. 0 Índice Índice...iii Índice de Figuras... v Índice de Tabelas... vii 1 O que é o Joomla?... 9 2 Licença... 9 3 Como funciona?... 9 4 Templates... 10 5 Extensões... 11 5.1 Componentes...

Leia mais

Ferramentas desenvolvidas internamente não atendem às necessidades de crescimento, pois precisam estar sendo permanentemente aperfeiçoadas;

Ferramentas desenvolvidas internamente não atendem às necessidades de crescimento, pois precisam estar sendo permanentemente aperfeiçoadas; APRESENTAÇÃO O Myself é um sistema de gerenciamento de conteúdo para websites desenvolvido pela Genial Box Propaganda. Seu grande diferencial é permitir que o conteúdo de seu website possa ser modificado

Leia mais

Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE

Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE As informações contidas neste material de treinamento são distribuídas NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM, sem qualquer garantia,

Leia mais

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado;

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado; ANEXO 11 O CMS PROCERGS Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará uma ferramenta CMS (Content Management Systems ou Sistema de Gestão de Conteúdo)

Leia mais

Joomla - Possibilidades infinitas em CMS.

Joomla - Possibilidades infinitas em CMS. Joomla - Possibilidades infinitas em CMS. Felipe Perin AUV surveyor Consultor de Segurança em TI Desenvolvedor web Entusiasta em software livre Segurança em Redes de Computadores Redator do Pub & Comunic.

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Fábio Rocha de Araújo & Felipe Rocha de Araújo. 30 de janeiro de 2012

Fábio Rocha de Araújo & Felipe Rocha de Araújo. 30 de janeiro de 2012 Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 30 de janeiro de 2012 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! e criando Módulos

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Criação de um site sobre Comunicação

Criação de um site sobre Comunicação Luciano Conceição Martins Criação de um site sobre Comunicação UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Introdução: Um site é um conjunto de arquivos feitos através de códigos de programação. E, estes

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

Alfamídia Web: Wordpress

Alfamídia Web: Wordpress Todos os direitos reservados para Alfamídia Prow. AVISO DE RESPONSABILIDADE As informações contidas neste material de treinamento são distribuídas NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM, sem qualquer garantia,

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Índice. 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog. 4 Capítulo 2: SEO. 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona. Visão Geral Plataforma Frontend Backend

Índice. 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog. 4 Capítulo 2: SEO. 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona. Visão Geral Plataforma Frontend Backend MANUAL 1 Índice 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog Visão Geral Plataforma Frontend Backend 4 Capítulo 2: SEO O que é SEO? Google Configuração Inicial Ferramentas SEO 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso Preço R$ 129.00 Compre aqui Crie sites de forma simples e rápida. Este site www.informaticon.com.br/j foi feito durante o curso de joomla, mas nas aulas tem muita mais conteúdo do que você está vendo no

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan JOOMLA Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 JOOMLA... 3 INSTALANDO UM SERVIDOR WEB LOCAL... 4 Instalando o WampServer.... 4 Instalando o Joomla...

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE Através do presente documento, a agência ACNBRASIL tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e desenvolvimento de Website para COOPERATIVA DE

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto Ivanio Luiz da Rosa O objetivo deste manual, é disponibilizar uma explicação básica das funções do Mambo 4.5.2.3. As Seções não incluídas nesta

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Guia Prático de Utilização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Joomla 3.4.1

Leia mais

JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES

JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES Material desenvolvido para uso no ensino da plataforma Joomla para alunos de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Autor: Daniel Picon Versão 1.1 -

Leia mais

Extensão ez Open Document Format (ezodf) Documentação. versão 2.0. experts em Gestão de Conteúdo

Extensão ez Open Document Format (ezodf) Documentação. versão 2.0. experts em Gestão de Conteúdo Extensão ez Open Document Format (ezodf) Documentação versão 2.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4 Entrando em contato com a ez... 4 1.5

Leia mais

6 Aplicações Ricas para Internet

6 Aplicações Ricas para Internet 6 Aplicações Ricas para Internet DESENVOLVIMENTO WEB II - 7136 6.1. Evolução das aplicações para web O crescente número de pessoas que usufruem da informatização das tarefas cotidianas, viabilizadas na

Leia mais

Criando sites com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management Systems)

Criando sites com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management Systems) Criando sites com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management Systems) Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management Systems - CMS) Entendendo o que são Servidor Web e

Leia mais

Definições: quando usar cada um?

Definições: quando usar cada um? Framework ou CMS? Definições: quando usar cada um? Framework: Uma arquitetura desenvolvida com o objetivo de atingir a máxima reutilização, representada como um conjunto de classes abstratas e concretas,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE SITES PARA COMUNIDADES VIRTUAIS E INTRANET UTILIZANDO CMS

CONSTRUÇÃO DE SITES PARA COMUNIDADES VIRTUAIS E INTRANET UTILIZANDO CMS CONSTRUÇÃO DE SITES PARA COMUNIDADES VIRTUAIS E INTRANET UTILIZANDO CMS Izabel Avelino Jefferson Kuwata Eduardo Barrére izabel.avelino@gmail.com jeferson.kuwata@br.michelin.com barrere@inf.aedb.br Associação

Leia mais

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc Técnica SEO: Search engine Optimization "INDEXADOR" Web Software para Grandes Portais (Gera todo o conteúdo SEO - Otimizado nas buscas)

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação Universidade Estadual do Oeste do Paraná Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Divisão de Desenvolvimento/Sistemas Web Manual de publicação de conteúdos no Joomla da Unioeste Como incluir conteúdo na

Leia mais

Portal AEPQ Manual do utilizador

Portal AEPQ Manual do utilizador Pedro Gonçalves Luís Vieira Portal AEPQ Manual do utilizador Setembro 2008 Engenharia Informática - Portal AEPQ Manual do utilizador - ii - Conteúdo 1 Introdução... 1 1.1 Estrutura do manual... 3 1.2 Requisitos...

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

Drupal para Empresas. Descobrindo os benefícios do Drupal para o seu negócio

Drupal para Empresas. Descobrindo os benefícios do Drupal para o seu negócio Sorteio de R$400 de crédito nos cursos de Drupal! http://j.mp/sorteio400reais O que veremos nessa palestra? # Apresentação # Introdução a CMS # Conhecendo o Drupal # Drupal como solução para Empresas #

Leia mais

WEB SITE Rota Imperial

WEB SITE Rota Imperial WEB SITE Rota Imperial Sistema Gestão de Conteúdo Manual do Operador ENDEREÇO: www.rotaimperial.com.br/administrator LOGIN Para que possa fazer alguma alteração na pagina principal da Rota Imperial, é

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA

MANUAL PARA USO DO SISTEMA Clínicas Odontológicas MANUAL PARA USO DO SISTEMA (GCO) GERENCIADOR CLÍNICO ODONTOLÓGICO SmilePrev Versão 2.0 SmilePrev Clínicas Odontológicas www.smilepev.com 2008 REQUISITOS BÁSICOS DO SISTEMA HARDWARE

Leia mais

UNIVERSO. Curso: Análise de Sistemas. VI Workshop de Aplicações e Tendências em TI VI WATTI

UNIVERSO. Curso: Análise de Sistemas. VI Workshop de Aplicações e Tendências em TI VI WATTI UNIVERSO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso: Análise de Sistemas VI Workshop de Aplicações e Tendências em TI VI WATTI MINICURSO: Aprendendo CMS com Joomla (CMS - Content Management System) Versão

Leia mais

Itens de Conteúdo Estático (para os itens estáticos). - Super Administrator: está acima do Administrador, podendo

Itens de Conteúdo Estático (para os itens estáticos). - Super Administrator: está acima do Administrador, podendo 58 :: tutorial Joomla!, mãos à obra! - Parte 1/4 Por Bruno Viana (webdeveloper e pesquisador), Diego Maia (webdesigner), Julio Pontes (webdeveloper) e W.Gabriel de Oliveira (gerente de marketing, pesquisador

Leia mais

Desenvolvimento de um Componente para Gerenciamento de Perfis de Usuários para o Joomla!

Desenvolvimento de um Componente para Gerenciamento de Perfis de Usuários para o Joomla! Desenvolvimento de um Componente para Gerenciamento de Perfis de Usuários para o Joomla! Michel Carlo Santos Mendes 1, André Luiz Peron Martins Lanna 1, Ricardo de Oliveira Duarte 1 1 Departamento de Computação

Leia mais

Área de Administração

Área de Administração Área de Administração versão 1.1 Partir de 2012/01/14 aplica-se para a versão phpcontact 1.2.x www.phpcontact.net Geral A área de administração é utilizado para uma fácil configuração do software elaboraçao

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Apostila da Ferramenta AdminWEB

Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila AdminWEB SUMÁRIO OBJETIVO DO CURSO... 3 CONTEÚDO DO CURSO... 4 COMO ACESSAR O SISTEMA... 5 CONHEÇA OS COMPONENTES DA PÁGINA... 6 COMO EFETUAR O LOGIN... 9 MANTER

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Cursos de Magento. 2013 Gugliotti Consulting

Cursos de Magento. 2013 Gugliotti Consulting Cursos de Magento F U N D A M E N T O S D E M A G E N T O C O M M E R C E C U R S O E M V Í D E O - A U L A S M Ó D U L O 2 F T O 2 Fundamentos de Magento Commerce Módulo 2 Aula 1 Configuração da plataforma

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Treinamento Plone. Unirio

Treinamento Plone. Unirio Treinamento Plone Unirio Autenticando no Site Ao abrir o site Plone, no canto superior direito você verá a aba acessar. Clique nela. Autenticando no Site Autenticando no Site Ao clicá-la, abrirá uma janela

Leia mais

Montando um Site. Wordpress

Montando um Site. Wordpress Montando um Site Wordpress O Sistema Wordpress O Wordpress é uma plataforma de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo um software livre

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Asset Inventory Service (AIS)

Asset Inventory Service (AIS) Asset Inventory Service (AIS) Última revisão feita em 02 de Setembro de 2008. Objetivo Neste artigo veremos detalhes sobre o Asset Inventory Service (AIS), um serviço disponível através do System Center

Leia mais

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Instruções para gerenciamento dos sites em Joomla (versão 1.5.3) Níveis: Editor e Administrador Junho/2008 Í N D I C E Usuários

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Novell Vibe 4.0. Março de 2015. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 4.0. Março de 2015. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 4.0 Março de 2015 Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho de equipe.

Leia mais

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 2 Sumário 1. Efetuar login... 3 2. Gerenciar Notícias... 5 2.1 Cadastrar Notícias... 6 2.2 Editar Notícia... 7 2.3 Excluir Notícia... 8 3.

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Investigando Sistemas de Informação. Crafty Syntax Live Help

Investigando Sistemas de Informação. Crafty Syntax Live Help Investigando Sistemas de Informação Crafty Syntax Live Help Mateus Vilar Santos 1 Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (SENAC) Caixa Postal 15.064 91.501-970 Pelotas RS Brazil mateus.santos@gmail.com

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 3.4 1º de julho de 2013 Novell Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

TIRE SEU PROJETO DA GAVETA. kinghost.com.br

TIRE SEU PROJETO DA GAVETA. kinghost.com.br TIRE SEU PROJETO DA GAVETA #1 Escolha a ferramenta ideal para impulsionar seu negócio. Existem diversas ferramentas no mercado que podem lhe auxiliar na hora de montar e administrar seu negócio. São plataformas

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Lúcio Sérgio Borges Peixoto borges.ls@gmail.com

Lúcio Sérgio Borges Peixoto borges.ls@gmail.com Joomla Guia Prático Por: Lúcio Sérgio Borges Peixoto borges.ls@gmail.com SUMÁRIO 1. Introdução 2. Preparando sua máquina 2.1. Instalando o Wamp5 2.2. Instalando o Joomla 3. Algumas pastas e arquivos 4.

Leia mais

Gerenciando seu projeto com dotproject

Gerenciando seu projeto com dotproject Gerenciando seu projeto com dotproject Gerência de Projeto Sobre o dotproject Requisitos de instalação Instalando o dotproject Customizando interface Gerenciando um projeto O trabalho Gerenciando seu projeto

Leia mais

formação em WeB developer

formação em WeB developer formação em WeB developer O Treinamento de Web Developer com duração de 40 semanas (média de 1 ano), ensinará como desenvolver sistemas web de alta performance e interatividade. Através das linguagens

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Dono do processo 1. OBJETIVOS Esta instrução de trabalho tem como objetivo orientar os colaboradores da SINFO, de como a será mantida e acessada.

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais