Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental. Gestão de Documentos TJMG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental. Gestão de Documentos TJMG"

Transcrição

1 Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental Gestão de Documentos TJMG

2 2 Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Presidente Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes 1º Vice-Presidente Desembargador Fernando Caldeira Brant 2º Vice-Presidente e Superintendente da EJEF Desembargador Kildare Gonçalves Carvalho 3º Vice-Presidente Desembargador Wander Paulo Marotta Moreira Corregedor-Geral Desembargador Antônio Sérvulo dos Santos Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência Juiz de Direito Luiz Carlos Rezende e Santos Coordenador Pedagógico da EJEF Desembargador José Fernandes Filho Elaboração Técnica Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental - DIRGED Gerência de Biblioteca Pesquisa e Informação Especializada - GEDOC Gerência de Arquivo e Tratamento da Informação Documental - GEARQ Coordenação de Arquivo - COARQ Revisão de Texto Coordenação de Publicação e Divulgação de Informação - CODIT Produção Editorial Centro de Publicidade e Comunicação Visual - CECOV Coordenação de Mídia Impressa e Eletrônica - COMID Capa Jordana de Souza Germano DÚVIDAS: 1ª Instância: gearq1.apoio@tjmg.jus.br - Fone (s): (31) ou ª Instância: gearq.arquivista@tjmg.jus.br - Fone (s): ou

3 3 SUMÁRIO Apresentação...4 Conceitos...5 O que é gestão de documentos?...8 As etapas da gestão de documentos...9 Como aplicar a tabela de temporalidade da área meio?...10 Como proceder quando o documento não for identificado no PCTT?...15 Procedimentos para eliminação de cópias soltas...17 Procedimentos para eliminação de documento administrativo...19 Benefícios da gestão de documentos...25

4 4 Apresentação A presente publicação apresenta as orientações e definições dos procedimentos referentes à gestão de documentos, com enfoque na eliminação dos documentos públicos administrativos produzidos e recebidos pelos setores de 1ª e 2ª instâncias do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, no contexto de suas atividades. A aplicação das etapas aqui descritas resulta na eliminação de documentos de forma segura, em consonância com as melhores práticas arquivísticas, legais e ambientais, e na preservação dos documentos permanentes, que traduzem e contribuem para a história e a memória institucionais. Este documento encontra-se disponível para acesso no endereço:

5 5 Conceitos Arquivo corrente: Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. Arquivo intermediário: Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação. Arquivo permanente: Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo, em função do seu valor, para fins de prova, informação ou pesquisa. Avaliação: Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Código de classificação de documento arquivístico (CCDA):

6 6 Conjunto de símbolos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes e subclasses, partindo sempre do geral para o particular, dentro das atividades e funções. Destinação final: Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente ou eliminação. Dossiê: Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento, formando uma pasta, expediente, processo, dentre outros. Eliminação: Destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente. É uma das destinações da gestão de documentos. Listagem de eliminação: Relação de documentos cuja eliminação foi autorizada por autoridade competente. Ela deve conter informações relevantes sobre o documento a ser eliminado.

7 7 Plano de classificação e tabela de temporalidade: Os planos de classificação e tabelas de temporalidade (PCTTs) são instrumentos de gestão documental que indicam o prazo de guarda, bem como a destinação final (eliminação ou guarda permanente) dos documentos produzidos na atuação judicial e administrativa. Recolhimento: Entrada de um conjunto de documentos em arquivos permanentes, com competência formalmente estabelecida. É uma das destinações da gestão de documentos. Valor administrativo: Valor que um documento possui para a atividade administrativa de uma entidade produtora, na medida em que informa, fundamenta ou prova seus atos. Valor primário: Valor atribuído a documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais. Valor secundário:

8 8 Valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido. O que é gestão de documentos? Segundo a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, conhecida também como Lei de Arquivos e que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados: Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

9 9 As etapas da gestão de documentos 1ª Fase - Produção dos documentos, que visa a: - Prevenir a criação de documentos não essenciais e, assim, reduzir o volume dos documentos a serem manipulados, controlados, armazenados e destinados, e controlar a produção de cópias; - Definir o suporte dos documentos, as características físicas (material, tamanho, formato) e até as formas de registro da informação, contribuindo para a preservação da integridade física e intelectual do documento e o acesso à informação nele registrada. 2ª Fase - Manutenção e uso: Envolve o controle, o uso e o armazenamento de documentos necessários ao desenvolvimento das atividades. - Nessa etapa, ocorre a elaboração do plano de classificação, escolha do local de acondicionamento do documento, além do controle de tramitação interna e externa, pelo serviço de protocolo, o que racionaliza e facilita a localização da documentação. 3ª Fase - Destinação: É uma fase crítica, pois envolve decisões sobre quais documentos devem ser preservados permanentemente e quais devem ser eliminados. - Reúne as atividades: a) identificação e descrição de documentos por séries ou classes; b) avaliação para determinar quais documentos são de guarda permanente; c) eliminação periódica dos documentos que não possuem valor permanente; d) recolhimento dos documentos permanentes para a instituição arquivística.

10 10 Como aplicar a tabela de temporalidade da área meio? O plano de classificação e tabela de temporalidade administrativa (PCTT) é um instrumento de gestão documental que indica o prazo de guarda, bem como a destinação final (eliminação ou guarda permanente) dos documentos produzidos na atuação administrativa. O PCTT administrativo foi elaborado com quatro subdivisões, por ordem hierárquica. São elas: Classes - cinza escuro: que correspondem a divisões administrativas no âmbito do Tribunal. Subclasses - cinza claro: que correspondem às divisões dentro das áreas administrativas. Atividades - com negrito e fundo branco: que correspondem às tarefas desenvolvidas dentro de cada contexto previamente dividido. Séries - sem negrito e fundo branco: conjuntos de documentos produzidos na execução das atividades. Para identificá-las, basta seguir a posição de cada descrição, conforme exemplo abaixo:

11 11 Para sabermos se o documento cumpriu seu prazo de guarda de acordo com o indicado no PCTT, é necessário identificar a série documental (seta pontilhada) aplicável, para assim atribuir-lhe um código e aplicar o prazo de guarda correspondente. Essa etapa é denominada CLASSIFICAÇÃO. IMPORTANTE: Antes da escolha da série documental, o produtor deve observar a qual classe e subclasse a série se encontra hierarquicamente vinculada. Ela deve corresponder às atividades de produção do documento a ser classificado. As etapas são as seguintes: 1. Separar as cópias documentais avulsas (soltas, em duplicidade) dos documentos originais, ou seja, cópias que NÃO compõem um dossiê ou pasta documental. Essa separação é importante, pois os prazos constantes no PCTT devem ser aplicados a documentos originais. As cópias produzidas a cargo do produtor, tão somente para consulta, não configuram documentação arquivística, não integrando a tabela de temporalidade, e, por isso, podem ser eliminadas, a cargo do produtor, dispensadas as demais formalidades, salvo as cópias cujos

12 12 originais foram enviados para algum órgão regulamentador, tais como as prestações de contas, encaminhadas para o TCE. Essas deverão ser mantidas por serem comprobatórias. Após a separação das cópias, verificar os procedimentos para eliminação das cópias soltas, na página Com documento original em mãos, o produtor deve identificar no PCTT a qual atividade o documento pertence, bem como sua série documental. IMPORTANTE: Os documentos só estarão aptos para eliminação quando cumprirem os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário. Abaixo alguns exemplos para auxiliar na identificação dos documentos no PCTT: Exemplo 1: Como localizar o CCDA de Livro de Cargas internas (registro de documentos enviados e recebidos entre setores e comarcas do TJMG)? Os Livros de Cargas internas são utilizados para controlar e registrar o envio e o recebimento de documentos em todas as áreas do TJMG. Logo, o produtor deve verificar, no PCTT, a classe a que corresponde a função do documento. Classe Documentação e informação CCDA: Subclasse Documentação arquivística: gestão de documentos e sistemas de arquivos CCDA:

13 13 Atividade: Protocolo CCDA: PROTOCOLO A Série: Recepção, cadastro - Livro de Cargas internas CCDA: A Livros de carga: contar o Protocolo: recepção, cadastro, tramitação, juntada, prazo após o desapensamento e expedição de documentos - Livros de 2 anos Eliminação Ostensivo ENCERRAMENTO do livro cargas internas, Aviso de Recebimento (AR) ou pendências Nesse caso, o Livro de Carga deve ser arquivado por dois anos (após o encerramento) pelo setor e pode ser eliminado após esse prazo. Exemplo 2: Como localizar o CCDA de Comunicações Internas ou Ofícios utilizados APENAS para encaminhamento, comunicação e informativos gerais? Classe: Organização e funcionamento CCDA: Atividade: organização e funcionamento (geral) CCDA: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO (GERAL) Informativos, comunicações, encaminhamentos gerais CCDA: A A Informativos, comunicações, encaminhamentos gerais - Ofícios Comunicações Internas, memorandos 2 anos Eliminação Quando houver documento anexado a um dos previstos para esta série e com prazo superior a 2 anos, prevalece o prazo maior. Quando a CI, ofício, etc contiver uma finalidade específica Ostensivo constante na Tabela de Temporalidade, deverá ser observado prazo estipulado para o assunto. Ex: CI de férias (prevalece o assunto "Férias").

14 14 Nesse caso, os documentos devem ser arquivados por dois anos pelo setor e podem ser eliminados após esse prazo. 3. Separar a documentação por ano, de acordo com as indicações do PCTT; essa separação é importante para facilitar a eliminação dos documentos. IMPORTANTE: Deve ser verificada a data de contagem inicial de prazo, que pode ser: a) a data de produção do documento (quando não há especificação no campo Observações ); b) a data de arquivamento (quando finalizou a tramitação); c) a partir da aprovação de contas pelo TCE; d) a partir do encerramento do livro. Exemplo: 4. Identificar os documentos que cumpriram o prazo de guarda e que podem ser eliminados de acordo com o estabelecido. 5. Separar a documentação apta à eliminação.

15 15 Como proceder quando o documento não for identificado no PCTT? 1. Se for setor da 1º Instância: Enviar para: gearq1.apoio@tjmg.jus.br 2. Se for setor da 2ª Instância: Enviar para: gearq.arquivista@tjmg.jus.br 3. No , devem constar: Assunto: inclusão de documento no PCTT - Setor/Comarca remetente; o nome do documento em que se verificou a necessidade de inclusão; a sugestão de prazo de guarda, justificada de acordo com a utilização do documento; anexar uma imagem do documento a ser classificado. A equipe da DIRGED avaliará se o documento já consta no PCTT e não foi identificado pelo produtor, ou se será necessário, realmente, incluí-lo. Caso o documento conste no PCTT: o será respondido, com indicação do CCDA.

16 16 Caso o documento não conste no PCTT: serão avaliados prazos de guarda sugeridos, em consonância com a legislação. A proposta para inclusão do documento será submetida na reunião da Comissão Técnica de Avaliação Documental - CTAD subsequente e, caso deferida pela CTAD, o PCTT será alterado.

17 17 Procedimentos para eliminação de cópias soltas 1. Separar as cópias e impressos ( , DJe, etc.) dos demais documentos; 2. após a separação, verificar quais cópias podem ser eliminadas, de acordo com a necessidade de consulta da comarca/setor; 3. retirar grampos, metais e plásticos das cópias; 4. encaminhar as cópias para o descarte. IMPORTANTE: As cópias que compõem dossiês ou procedimentos administrativos não devem ser desentranhadas e seguem os prazos dos originais. Recomendações: Separar uma pasta ou caixa-arquivo apenas para arquivamento das cópias; analisar essa documentação uma vez a cada ano;

18 18 definir por qual prazo as cópias devem permanecer no arquivo, de acordo com sua utilidade e recorrência de acesso à informação, o que deve ser feito pelo produtor; EVITAR realizar despachos nas cópias e impressos. Havendo despacho assinado, esse documento seguirá o prazo e procedimentos adotados nos documentos originais.

19 19 Procedimentos para eliminação de documento administrativo Após a classificação e identificação do CCDA dos documentos passíveis de eliminação diretamente pelo setor, sem publicação de edital, ou seja, aqueles com previsão de guarda somente no ARQUIVO CORRENTE, deverão ser observados os seguintes procedimentos: 1. Separar a documentação apta à eliminação dos demais documentos, de acordo com o ano estabelecido para contagem de prazo; 2. retirar grampos, metais, pastas, capas e encadernações dos documentos a serem eliminados; 3. elaborar a listagem de eliminação, disponível em acessar a Listagem de Eliminação de Documentos Administrativos, e preencher conforme os campos abaixo: Procedência dos documentos: refere-se ao setor ou comarca que realizará a eliminação dos documentos. Preencher com a sigla, quando se tratar de setor;

20 20 Listagem nº/ano e Folha nº: preencher um número sequencial da listagem e o ano, e o número da folha referente àquela listagem, quando na listagem tiver mais de uma página. Exemplo: folha 1 de 5; CCDA: inserir o código de classificação de documentos de arquivo, de acordo com o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade Administrativa; Assunto/Atividade/Tipo documental: preencher a identificação do documento, conforme PCTT; Partes/Interessados (se houver): preencher com o nome das partes, porventura, constantes no documento. Exemplo: Expedientes administrativos: Reclamação, Denúncia, Licitação, etc.; Datas-limite: preencher o menor e o maior ano correspondentes ao documento a ser eliminado. Exemplo: Livros de Carga a 2005;

21 21 Observação/Justificativa: demais informações complementares que o setor ou comarca acharem pertinente relatar; Quantificação total (metros lineares ou caixas-arquivo): quantidade de caixas-arquivo a serem eliminadas ou medição total; É obrigatório o preenchimento de TODOS os campos, EXCETO o campo observação/justificativa. Após as etapas acima listadas, realizar os procedimentos conforme o quadro seguinte:

22 22 1ª Instância 2ª Instância Acondicionar em caixas ou maços a Acondicionar em caixas ou maços a documentação a ser eliminada. documentação a ser eliminada. Enviar a Listagem de Eliminação para o Enviar a Listagem de Eliminação para o endereço gearq1.apoio@tjmg.jus.br com o endereço gearq.arquivista@tjmg.jus.br com o assunto: Listagem de eliminação - nome da assunto: Listagem de Eliminação - sigla do setor. comarca. Aguardar o do setor competente com validação da Listagem enviada. Realizar a eliminação por fragmentação completa. - Deverá ser acompanhada por um servidor; - Deverá ser realizada de acordo com os critérios de responsabilidade social e preservação ambiental (Art. 11 Resolução nº 749/2013); - Preencher o Termo de Eliminação de Documentos Administrativos, disponível em: < Enviar para a Coordenação de Arquivo: coarq@tjmg.jus.br com o assunto: Coleta de documentos para eliminação - sigla do setor. Deve ser descrito no corpo do - a quantidade de caixas a serem encaminhadas; - o responsável pelos documentos - quem a COARQ deve procurar; - aguardar agendamento da COARQ. Preencher o Termo de Eliminação de Documentos Administrativos, disponível em: < Solicitar assinatura dos funcionários da COARQ no Termo de Eliminação, que deve ser guardado no setor. IMPORTANTE: Somente após o encaminhamento das listagens de eliminação aos respectivos endereços eletrônicos

23 23 e o devido aceite pelo setor destinatário, é que as comarcas poderão eliminar seus documentos, os setores da 2ª instância poderão solicitar a sua coleta e o TERMO DE ELIMINAÇÃO poderá ser preenchido. IMPORTANTE: Toda Listagem e seu respectivo Termo de Eliminação serão de guarda permanente, de acordo com o PCTT vigente, e devem, portanto, ser arquivados juntos no setor ou comarca para comprovação da eliminação realizada. IMPORTANTE: Para a documentação apta à eliminação cujo prazo de guarda INTERMEDIÁRIO estiver previsto no PCTT ou QUANDO OS DOCUMENTOS ENVOLVEREM PARTES EXTERNAS À INSTITUIÇÃO deverão ser seguidos todos os procedimentos do quadro anterior. Contudo, após o envio da listagem e a validação pelo setor competente, deverá ser publicado o Edital de Eliminação de Documentos, acompanhado da referida listagem.

24 24 1ª Instância: Caberá ao Juiz Diretor do Foro assinar e determinar a publicação do Edital de Eliminação de Documentos. 2ª Instância: Caberá ao setor produtor enviar ao arquivo central da 2ª Instância (COARQ) os documentos em caixas, devidamente listados, sendo que a listagem enviada acompanhará o respectivo Edital de Eliminação de Documentos. Serão eliminados os documentos que, após o decurso do prazo de 45 dias da publicação de Edital, não forem solicitados para guarda particular. IMPORTANTE: Os documentos NÃO podem ser incinerados. Os documentos cuja destinação final for guarda permanente NÃO poderão ser eliminados.

25 25 Benefícios da gestão de documentos Reduzir a massa documental acumulada; aumentar o índice de recuperação da informação; garantir condições de conservação dos documentos de valor permanente; controlar o processo de produção documental; reduzir o custo com espaço destinado para arquivo; aproveitar melhor os recursos materiais; proporcionar uma eliminação respaldada e consciente, evitando eliminar documentos de valor relevante; reduzir o risco de perda de informações relevantes; contribuir para o meio ambiente por meio da reciclagem de papel. LEMBRE-SE! O objetivo é tornar a eliminação dos documentos um trabalho de seleção consciente que possa trazer um retorno positivo para a instituição e para o meio ambiente

PREENCHIMENTO DE CAMPOS DA LISTAGEM DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS. Indicar o nome da Instituição, acompanhado da respectiva sigla.

PREENCHIMENTO DE CAMPOS DA LISTAGEM DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS. Indicar o nome da Instituição, acompanhado da respectiva sigla. COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS CPAD/ UFSC PROCEDIMENTO DE NORMALIZAÇÃO: PREENCHIMENTO DE CAMPOS DA LISTAGEM DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS ABRANGÊNCIA: TODOS OS CAMPI - UFSC Campo 1: Órgão/Entidade:

Leia mais

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Campus Araranguá

Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Campus Araranguá COMISSÃO 9 PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS CPAD/ UFSC PROCEDIMENTO DE NORMALIZAÇÃO: PREENCHIMENTO DE CAMPOS DA LISTAGEM DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS ABRANGÊNCIA: TODOS OS CAMPI - UFSC Campo 1: Órgão/Entidade:

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo TREINAMENTO CADA Avaliação e eliminação de documentos de arquivo Abril 2017 O que é Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade? Plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos São

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 4. RESULTADOS ESPERADOS O Programa de Assistência Técnica visa a alcançar, a curto e médio prazos, os seguintes resultados: a) Padronização

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012 Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI De 30 de julho de 2012 Dispõe sobre o estabelecimento da Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal da UFFS O SECRETÁRIO ESPECIAL DE

Leia mais

Memorando 10 ( ) SEI / / pg. 1

Memorando 10 ( ) SEI / / pg. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Memorando nº 10/2019/UFPR/R/PRA/DELOG/DTPAG Aos(Às) Srs(as). Diretores, coordenadores e servidores de todas as unidades da Universidade Federal do Paraná Assunto: Orientações

Leia mais

Praticando Arquivologia

Praticando Arquivologia Praticando Arquivologia 1. (CESPE/SEDF/2017) Em relação aos conceitos e princípios da arquivística, julgue o item a seguir. De acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários

Leia mais

Manual de Transferência de Documentos

Manual de Transferência de Documentos Manual de Transferência de Documentos Pró-Reitoria de Administração PROAD Coordenadoria de Arquivo CARQ Maceió Fevereiro 2018 Ficha Técnica Instituto Federal de Alagoas Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE DIRETRIZES PARA DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DA FUCRI/UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE DIRETRIZES PARA DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DA FUCRI/UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE COMISSÃO PERMANENTE DE GESTÃO DOCUMENTAL DIRETRIZES PARA DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DA FUCRI/UNESC Elaboração: Comissão Permanente de Gestão Documental (Portaria n.

Leia mais

2. ATOS DO DIRETOR-GERAL

2. ATOS DO DIRETOR-GERAL 2.1. INSTRUÇÃO NORMATIVA 2. ATOS DO DIRETOR-GERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA DE 7 DE MARÇO DE 2010 O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

QUADRO DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DA UNCISAL

QUADRO DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DA UNCISAL QUADRO DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DA UNCISAL Competências/atribuições das Coordenações de Curso. Documento que é gerado a partir da competência ou atribuição do setor. Prazo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 13. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 13. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 13 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 40, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

OFÍCIOS ELETRÔNICOS ON

OFÍCIOS ELETRÔNICOS ON OFÍCIOS ELETRÔNICOS ON Cidarq n/º 03/2019 Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) / Centro de Informação, Documentação e Arquivo (CIDARQ) 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 INICIAR PROCESSO... 4 INCLUIR

Leia mais

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006 CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Rio Claro Seção Técnica Acadêmica

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Rio Claro Seção Técnica Acadêmica Normas e Procedimentos aprovados pela CPE em: - 16ª reunião extraordinária e 48ª reunião ordinária, realizadas em 30-9-09 e 28-10-09, respectivamente. Foram feitas alterações, sendo aprovadas pela CPE

Leia mais

FLUXOGRAMAS DE ROTINAS DOS PROCESSOS

FLUXOGRAMAS DE ROTINAS DOS PROCESSOS FLUXOGRAMAS DE ROTINAS DOS PROCESSOS 1 Gestão 2009 2011 Desembargador José Silvério Gomes Presidente Desembargador Paulo da Cunha Vice Presidente Desesembargador Manoel Ornellas de Almeida Corregedor Geral

Leia mais

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO 8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ CAPÍTULO I DOS

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: CONTROLE DE DOCUMENTOS DA QUALIDADE Código: ILMD-SGQ-POP.003 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: CONTROLE DE DOCUMENTOS DA QUALIDADE Código: ILMD-SGQ-POP.003 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA: PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: CONTROLE DE DOCUMENTOS DA QUALIDADE Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFÊRENCIAS NORMATIVAS

Leia mais

GERENCIAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS HISTÓRICO. Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por:

GERENCIAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS HISTÓRICO. Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por: Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GERENCIAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS HISTÓRICO Data Revisão Descrição Elaborado por: Aprovado por: 00 Emissão Inicial 10/03/2012 01

Leia mais

Regras de Uso: Divulgação de mensagens em massa pela DTI

Regras de Uso: Divulgação de mensagens em massa pela DTI Regras de Uso: Divulgação de mensagens em massa pela DTI DTI Diretoria de Tecnologia da Informação Dados Gerais Identificação do documento: pela DTI Projeto: Regras de Uso: Divulgação de mensagens em massa

Leia mais

Instruções para Solicitações de Material de Consumo, Conserto e Manutenção de Equipamentos no PPGF

Instruções para Solicitações de Material de Consumo, Conserto e Manutenção de Equipamentos no PPGF Instruções para Solicitações de Material de Consumo, Conserto e Manutenção de Equipamentos no PPGF Seropédica, RJ, maio de 2014 Autores: Prof. Pedro Corrêa Damasceno Junior Coordenador do Programa de Pós-graduação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE BOLSAS E AUXÍLIO FINANCEIROS A ACADEMICOS E PAGAMENTOS DE DESPESAS DESSA NATUREZA

PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE BOLSAS E AUXÍLIO FINANCEIROS A ACADEMICOS E PAGAMENTOS DE DESPESAS DESSA NATUREZA Universidade Federal do Tocantins/Pró-Reitoria de Administração e Finanças/Diretoria de Contabilidade e Finanças/Coordenação de Contabilidade e Finanças Telefone/E-mail: (63) 3232-8165/8065/8068/ccont@uft.edu.br

Leia mais

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria Manual de Utilização SUAP Modulo Protocolo Criado por: Carlos Gomes Em: 13/10/2010 Objetivo: Operação do modulo Protocolo SUAP Pré-requisitos: Possuir acesso ao sistema; Possuir usuário com permissão de

Leia mais

TRATAMENTO DE PRODUTOS NÃO CONFORMES NA CENTRAL DE DÍVIDA ATIVA

TRATAMENTO DE PRODUTOS NÃO CONFORMES NA CENTRAL DE DÍVIDA ATIVA Proposto por: Equipe da Central de Dívida Ativa (CADAT) Analisado por: RAS Coordenador da Central de Dívida Ativa (CADAT) Aprovado por: Juiz Coordenador da Central de Dívida Ativa (CADAT) 1 OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

ENTREGA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMPUS ACARAÚ

ENTREGA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMPUS ACARAÚ ENTREGA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMPUS ACARAÚ I OBJETIVO E APLICAÇÃO Art. 1º Visa estabelecer critérios para os procedimentos de depósito dos TCCs/Artigo cientifico para o IFCE - campus Acaraú.

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS UNIDADE EMISSORA IPEN DOCUMENTO IT-IPN-0503.03 1 CÓDIGO DE CONTROLE Tipo Unidade Número Revisão N o IT IPN 0503.03 00 2 TÍTULO CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO Nº 02/2014 JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA EXERCÍCIO 2014

EDITAL DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO Nº 02/2014 JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA EXERCÍCIO 2014 EDITAL DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO Nº 02/2014 JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA EXERCÍCIO 2014 PROMOÇÃO VERTICAL NA CARREIRA O Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, Presidente do Tribunal de Justiça

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 03 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02 Gestão

Leia mais

SIGADOC. Perfil Criador de Documentos

SIGADOC. Perfil Criador de Documentos SIGADOC Perfil Criador de Documentos SIGADOC Acesso ao SIGADOC Página Inicial Página de Criação de Portaria Data Acesso Subscritor Visualização de Documentação(Minuta) Função; Lotação; Localidade Tipo

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo

Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 070 Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo Elaborado por:

Leia mais

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS 1. Contexto Atualmente, já é grande a variedade de computadores, mídias digitais, formatos e softwares utilizados nos trabalhos

Leia mais

Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013

Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013 Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo

Leia mais

1. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação de afastamento no País de técnicos administrativos visando sua autorização.

1. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação de afastamento no País de técnicos administrativos visando sua autorização. 1. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação de afastamento no País de técnicos administrativos visando sua autorização. 2. QUEM FAZ? Divisão de Afastamentos para Capacitação e (DACQ/CPD/PROGEPE)

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 06 1 / 6 1.OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos veículos. 2.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02

Leia mais

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC VISITA TÉCNICA Código TTDD nº 063.1 1) IDENTIFICAÇÃO Local: CCH Setor: Escola de Educação Contato: Profª Sandra Albernaz de Medeiros Tel: 2542-1783 E-mail: cch_educacao@unirio.br; sandra.albernaz@globo.com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000. Fone: (35) 3299-1000 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 082/2016 PROGEPE Orientações

Leia mais

RESOLUÇÃO MPC-MG Nº 001, DE 11 DE MAIO DE 2011

RESOLUÇÃO MPC-MG Nº 001, DE 11 DE MAIO DE 2011 RESOLUÇÃO MPC-MG Nº 001, DE 11 DE MAIO DE 2011 Revogada pela RMPC 2/11 O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, com fundamento direto nos artigos 32 e 119 da Lei Complementar nº 102, de 17 de

Leia mais

Orientações gerais para preenchimento da Listagem de Eliminação de Documentos do Exército:

Orientações gerais para preenchimento da Listagem de Eliminação de Documentos do Exército: Orientações gerais para preenchimento da Listagem de Eliminação de Documentos do Exército: 010.3 Audiências. Despachos. Reuniões. 2001-2003 20 Cx 3,0 012.2 Divulgação interna 2001-2003 10 Cx 1,5 021.2

Leia mais

Baixa no Sistema Informatizado e Arquivamento

Baixa no Sistema Informatizado e Arquivamento Baixa no Sistema Informatizado e Arquivamento Findo o PROCESSO DE NATUREZA CÍVEL, os autos serão remetidos à contadoria judicial para a elaboração dos cálculos das custas finais, salvo se a parte responsável

Leia mais

GERIR O TRÂMITE DE EXPEDIENTES 1 OBJETIVO

GERIR O TRÂMITE DE EXPEDIENTES 1 OBJETIVO Proposto por: Serviço de Mensageria () Analisado por: Diretor do Departamento de Infraestrutura Operacional (DEIOP) Aprovado por: Diretor Geral da Diretoria- Geral de Logística (DGLOG) 1 OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO A manutenção e a guarda do acervo acadêmico da Faculdade de Ensino Regional Alternativa -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus Rio Claro Seção Técnica Acadêmica

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus Rio Claro Seção Técnica Acadêmica Normas e Procedimentos aprovados pela CPE em: 16ª reunião extraordinária e 48ª reunião ordinária, realizadas em 30-09-09 e 28-10-09, respectivamente; Foram feitas alterações, sendo aprovadas pela CPE em:

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Automação de Arquivo SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Introdução: Documentos Arquivísticos Produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão ou entidade, independentemente

Leia mais

MGS. Gestão de Documentos

MGS. Gestão de Documentos MGS CATÁLOGO DE SERVIÇOS Gestão de Documentos SUMÁRIO 1- Apresentação...4 2- Gestão de Documentos...5 3- Missão...6 4- Objetivos...6 5- Conceitos gerais...7 6- Legislação arquivística...8 7- Serviços

Leia mais

MEIOS ELETRÔNICOS.

MEIOS ELETRÔNICOS. MEIOS ELETRÔNICOS www.trilhante.com.br Introdução Em linhas gerais, corregedoria pode ser considerada a instituição governamental a quem cabe corrigir os erros e os abusos de autoridades judiciárias e

Leia mais

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP CGIMP Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP Tem por objetivo acompanhar o andamento das obras e garantir o fluxo de recursos para que o serviço não sofra interrupções

Leia mais

REQUISIÇÃO DE DOCUMENTOS

REQUISIÇÃO DE DOCUMENTOS Data versão inicial: Data versão vigente: 1/6 Unidade de Aplicação: Promotorias de do MP-PR. Objetivo do Processo: Responsável(is) envolvido(s): Secretarias, assessorias e promotores de justiça. Cumprimento

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/2018/PROGRAD, DE 14 DE MAIO DE 2018.

ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/2018/PROGRAD, DE 14 DE MAIO DE 2018. ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/2018/PROGRAD, DE 14 DE MAIO DE 2018. Define atribuições e fluxos dos planos e registros de ensino dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PORTARIA N.º. 065 DE 02 DE AGOSTO DE 2010 SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS O DIRETOR DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DO MINISTÉRIO DA

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG EDITAL 005/2017 PRPPG/Unespar Apoio à Participação de Docentes em Eventos Científicos A Pró-Reitoria de Pesquisa e

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 11/05/18 1- FLUXO DE ESTÁGIO Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS

PROCEDIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ COORDENADORIA DE CONTROLE INTERNO PROCEDIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS Antônio de Oliveira Júnior Coordenador Site. http://paginas.uepa.br/controleinterno

Leia mais

Considerando a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social;

Considerando a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PORTARIA Nº 124, DE 29 DE JUNHO DE 2017 Regulamenta os procedimentos a serem adotados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios,

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019 CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019 Regulamenta a aplicação dos instrumentos de gestão documental e a destinação final de documentos arquivados no âmbito

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Instrução de Serviço PROPESP Nº 03/2016 PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE PROJETOS POR DEMANDA

Instrução de Serviço PROPESP Nº 03/2016 PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE PROJETOS POR DEMANDA Instrução de Serviço PROPESP Nº 03/2016 PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE PROJETOS POR DEMANDA Esta instrução de serviço estabelece os procedimentos para registro de projetos por demanda (PD) na Pró-reitoria

Leia mais

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto. Classificação quanto ao gênero: Escritos

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS PO. 01 12 1 / 11 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI

INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI Processo 23104.007114/2017-74 Doc. SEI 2911 INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI ORIENTAÇÕES GERAIS: Os processos e documentos digitalizados incluídos no SEI devem estar

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/11 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ANALISAR PROCESSO PARA RECEBIMENTO DE RECURSOS DO EXTERIOR ORDEM DO EXTERIOR ELABORADO

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PG-CQMA-0901 Revisão 15 Data 21/09/2018 Título IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE DA AMOSTRA Classificação Ostensivo n o de páginas 04

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

PASSO A PASSO AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULOS OFICIAIS

PASSO A PASSO AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULOS OFICIAIS PASSO A PASSO AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULOS OFICIAIS Abertura de processo por Servidor V.3 IMPORTANTE! O processo de autorização para dirigir veículos oficias foi remodelado visando facilitar os procedimento

Leia mais

Manual Do Usuário Processo Aditivo de Valor

Manual Do Usuário Processo Aditivo de Valor Manual Do Usuário Processo Aditivo de Valor Versão 1.0 Agosto 2015 2 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 4 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ACESSANDO O SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS... 5 4 CONFIGURANDO O IDIOMA DO SISTEMA... 6

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) REV: DATA: Alteração geral do documento 01 12/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018

Leia mais

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Secretaria de Estado da Administração - SEA Gestão de Pessoas Sistemas administrativos Gestão de Materiais e Serviços Gestão Patrimonial Ouvidoria Gestão de Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE BASE DE CONHECIMENTO AUTORIZAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTE NO PAÍS CAPACITAÇÃO E/OU QUALIFICAÇÃO. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação de afastamento

Leia mais

CAPITULO I CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ARQUIVO MUNICIPAL ARTIGO 1.

CAPITULO I CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ARQUIVO MUNICIPAL ARTIGO 1. CAPITULO I CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ARQUIVO MUNICIPAL ARTIGO 1. O Arquivo Municipal da Câmara de Oliveira de Frades tem por atribuições genéricas a recolha, selecção, tratamento e difusão da documentação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO - Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO - Procedimento Operacional 1. OBJETIVO Descrever as atividades e procedimentos para criação, identificação, organização, codificação, emissão e registros de documentos da empresa no âmbito do Sistema de Gestão. 2. RESPONSÁVEIS Diretoria;

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Dezembro de 2018 Versão 1 Página 1 de 26 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, Belo Horizonte 2015 No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula,

Leia mais

PROVIMENTO Nº 161/CGJ/2006 CODIFICA OS ATOS NORMATIVOS DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

PROVIMENTO Nº 161/CGJ/2006 CODIFICA OS ATOS NORMATIVOS DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROVIMENTO Nº 161/CGJ/2006 CODIFICA OS ATOS NORMATIVOS DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Fica instituído o Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS APROVAÇÃO: PÁGINA : 1/7 CONTROLE DE REVISÕES: Revisão Data Itens modificados Observações 01 18.06.2007 6.4 Utilização apenas de pastas, excluindo-se fichários. 01 18.06.2007 ANEXO 01 Coluna Fichários retirada

Leia mais

POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA

POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA Procedimentos Operacionais Padronizados: POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA Revisão Adrianne Paixão Silvia Liane Versão 2.0 Procedimentos Operacionais Padronizados: POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA Elaboração/Revisão:

Leia mais

PROCEDIMENTO DE GUARDA DE DOCUMENTOS

PROCEDIMENTO DE GUARDA DE DOCUMENTOS OAB São Paulo Sistema da Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO DE GUARDA DE DOCUMENTOS Código: PRO.ARQUI 001/06 Folhas: 12 Revisão:02 Data: 11.11.2010 Elaborado por: Benedito Barbosa de Godoy Verificado por:

Leia mais

PROGEPE / CPD / DACQ SEI Base do Conhecimento Pessoal: Autorização de Afastamento de Técnico no Exterior Capacitação e/ou Qualificação SEM ÔNUS

PROGEPE / CPD / DACQ SEI Base do Conhecimento Pessoal: Autorização de Afastamento de Técnico no Exterior Capacitação e/ou Qualificação SEM ÔNUS PROGEPE / CPD / DACQ SEI Base do Conhecimento Pessoal: Autorização de Afastamento de Técnico no Exterior Capacitação e/ou Qualificação SEM ÔNUS 1. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

Associação Nacional de História Seção Rio Grande do Sul (ANPUH/RS) Coleção ANPUH/RS Edital

Associação Nacional de História Seção Rio Grande do Sul (ANPUH/RS) Coleção ANPUH/RS Edital Associação Nacional de História Seção Rio Grande do Sul (ANPUH/RS) Coleção ANPUH/RS Edital 2016-2018 1. IDENTIFICAÇÃO A Coleção ANPUH-RS é uma linha editorial da Associação Nacional de História - Seção

Leia mais

Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI:

Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: 10 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: * Material de Consumo e Serviços (sem contrato) recebidos diretamente na Unidade: a Unidade, quando receber o material ou serviço diretamente da

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO 81. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) De Acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes. COMENTÁRIO:

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 417/PR/2015

PORTARIA CONJUNTA Nº 417/PR/2015 Publicação: 15/06/15 DJe: 12/06/15 PORTARIA CONJUNTA Nº 417/PR/2015 Institui Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade - PCTT dos documentos administrativos da justiça de primeiro e de segundo graus

Leia mais

Administração de Telefones Móveis, Ramais e Links de internet

Administração de Telefones Móveis, Ramais e Links de internet 1. Setor: Telefonia 2. Abrangência: Grupo Cesari Página: 1 / 5 3. Tarefa: Administrar as contratações de planos telefônicos e de internet de linhas móveis e fixas do Grupo Cesari, funcionamento e disponibilização

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DOCUMENTAL ADMINISTATIVA/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: Anexar processos ELABORADO EM: 28/09/2016 REVISADO EM: 30/09/2016

Leia mais