VEGETAÇÃO: BASES FITOSSOCIOLÓGICAS E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO. Prof. Pedro Eisenlohr

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VEGETAÇÃO: BASES FITOSSOCIOLÓGICAS E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO. Prof. Pedro Eisenlohr"

Transcrição

1 VEGETAÇÃO: BASES FITOSSOCIOLÓGICAS E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO Prof. Pedro Eisenlohr

2 Ferramentas de estudo da vegetação Fitossociologia (Phyto = planta; sociologia = grupos ou agrupamentos): estudo das características, classificação, relações e distribuição de comunidades vegetais naturais, principalmente por meio da descrição e análise de atributos quantitativos.

3 ao acaso Parcelas distribuição sistemática parcelas contíguas

4 Quadrante

5 Parâmetros fitossociológicos Parâmetros fitossociológicos: para uma avaliação momentânea da estrutura da vegetação. Abundância (n): é o número de indivíduos amostrados por espécie ou para a comunidade Densidade (D): é o número de indivíduos por unidade de área (ind.ha -1 ) Densidade absoluta (DA): é o número de indivíduos (n) de uma determinada espécie na área: DA = n/área Unidade de medida: ind.ha -1 Densidade relativa (DR): é a relação do número de indivíduos de uma espécie (n) e o número total de indivíduos amostrados (N) DR = (n/n) x 100 Unidade de medida: %

6 Tabela fitossociológica Área amostral: 1 hectare Número de parcelas: 100 de 10 x 10 m cada

7 Parâmetros fitossociológicos Frequência (F): é o número de parcelas em que determinada espécie ocorre e indica a dispersão média de cada espécie. Frequência absoluta (FA): relação entre o número de parcelas em que certa espécie ocorre e o número total de parcelas amostradas: FA = (Pi / P) x 100 Pi: n. de parcelas que a espécie ocorre P: n. total de parcelas amostradas Unidade de media: % Frequência relativa (FR): relação entre FA de certa espécie com a soma das FAs de todas as espécies amostradas: FR = (FAi / FA) x 100 Fai: frequência absoluta de uma espécie Unidade de medida: %

8 Tabela fitossociológica Área amostral: 1 hectare Número de parcelas: 100 de 10 x 10 m cada

9 Parâmetros fitossociológicos Dominância (Do): é a taxa de ocupação do ambiente pelos indivíduos amostrados. É calculada a partir da área basal (AB): AB = π / 4 x d² d: diâmetro de cada indivíduo Unidade de medida: cm 2 ou m 2 (dividir por ) Dominância absoluta (DoA): é a AB de uma espécie em uma área: DoA = AB / área Unidade de media: m 2.ha -1 Dominância relativa (DoR): é a relação entre a AB de uma espécie e a AB total das espécies amostradas. DoR = (AB/ AB) x 100 Unidade de medida: %

10 Tabela fitossociológica Área amostral: 1 hectare Número de parcelas: 100 de 10 x 10 m cada

11 Parâmetros fitossociológicos Índice de Valor de Importância (IVI): fornece uma ideia da densidade, dispersão espacial e a dimensão alcançada por uma espécie, refletindo a importância ecológica desta. VI = DR + DoR + FR VI = valor máximo de 300 VI % = valor máximo 100, expresso em % Índice de Valor de Cobertura (IVC): fornece informações relacionadas ao número de indivíduos e a biomassa de cada espécie. VC = DR + DoR VC = valor máximo de 200 VC % = valor máximo 100, expresso em %

12 Tabela fitossociológica Área amostral: 1 hectare Número de parcelas: 100 de 10 x 10 m cada

13 Acessórios da Fitossociologia Levantamentos florísticos: lista de espécies em certo local. Subsidiar estudos fitogeográficos e de recuperação de áreas degradadas. Diagramas de perfil: parcela retangular estreita em que as plantas de interesse são medidas e desenhadas em escala. Fonte: Klein, R.M Ecologia da flora e vegetação do Vale do Itajaí. Sellowia 32:

14 Formas de vida de Raunkiaer Aplicado às plantas vasculares. Espécies agrupadas em classes de formas de vida, estabelecidas de acordo com o grau de proteção conferido ao sistema de brotamento. Conjunto das gemas vegetativas capazes de resistir à estação desfavorável e que vão reconstruir, no início da estação favorável, o sistema aéreo da planta.

15 Terófitos (théros = verão, colheita) Vegetais que completam seu ciclo de vida dentro de uma mesma estação favorável. Suas sementes sobrevivem à estação desfavorável protegidas pelo substrato. Representam o máximo grau de proteção à gema vegetativa, pois a gema está presente no próprio eixo embrionário e protegida pelos envoltórios da semente. Predominantes em clima com severa restrição hídrica (ex: desertos, regiões estépicas etc.).

16 Geófitos (geo=terra) Apresentam gemas vegetativas no sistema subterrâneo. As gemas, enterradas no solo, ficam pouco vulneráveis à estação desfavorável, pois a camada de solo (e, em alguns casos, neve) acima delas atua como isolante. No início da estação favorável, brotam devido às reservas acumuladas em seu sistema subterrâneo e reconstroem seu sistema aéreo, podendo florescer e frutificar.

17 Hemicriptófitos (hemi = pela metade, pelo meio; kruptós = escondida) Apresentam gemas vegetativas também no sistema subterrâneo, mas no nível do solo e não abaixo dele. Frequentemente, as gemas são protegidas por escamas, folhas ou bainhas foliares vivas ou mortas. Variedade de formas dominantes nas regiões de latitudes médias. Excluindo as regiões secas, úmidas quentes e polares extremas, são dominantes em todas as floras mundiais.

18 Caméfitos (khamaí = próximo à terra) Gemas vegetativas no sistema aéreo, acima da superfície do solo, porém abaixo de certa altura (variável entre os autores 25 cm ou 50 cm). Caso apresentem gemas acima desta altura, seus ramos secam e caem periodicamente (estação desfavorável). Na estação desfavorável, as gemas vegetativas ficam protegidas pelos restos mortos do sistema aéreo, pela serapilheira, por uma camada de neve ou pelo sistema aéreo denso.

19 Fanerófitos (phanerós = visível, aparente) Sistemas aéreos bem expostos à atmosfera. Gemas vegetativas acima de 25 ou 50 cm. Dependendo do clima, que se traduz em maiores ou menores restrições à sobrevivência do sistema aéreo da planta, a altura do vegetal varia. Nanofanerófitos gemas entre 0,25 e 2 m (arbustos). Macrofanerófitos gemas acima de 2 m (árvores).

20

21 O espectro normal de Raunkiaer Base para comparação. Caso o espectro da flora analisada não se adequasse ao espectro normal, ela seria atribuída a um fitoclima específico espécies representativas da flora mundial.

22 46% 9% 26% 6% 13%

23

24 Transmissão do conhecimento

25 Como fazer uma pesquisa científica? Pesquisa científica: Atividade para responder a uma indagação. Tudo começa com uma pergunta.

26

27 A ESTRUTURA DA CIÊNCIA

28 PUBLICAR = TORNAR PÚBLICO A publicação científica é um passo ético necessário entre a geração de conhecimento aplicável e sua disseminação para além da Ciência. Não se deve permitir que o conhecimento com implicações tecnológicas seja divulgado para a comunidade não-científica antes que tenha sido publicado, isto é, antes que tenha recibo o aval da sociedade científica de sua área.

29 A CIÊNCIA E A TÉCNICA A partir do século XVII, se uniram Nos países fortemente dominados por uma mentalidade da economia, isso gerou a divisão da ciência em pura e aplicada.

30 A CIÊNCIA E A TÉCNICA A ciência pura procura produzir o conhecimento pelo conhecimento, pressupondo que isso é um bem ético. A ciência aplicada procura aplicar o conhecimento para desenvolver técnicas (processos e produtos), tendo levado à criação da tecnologia. Em decorrência da tecnologia, vivemos num mundo em que os sinais da ciência estão em toda parte.

31 A CIÊNCIA E A TÉCNICA Em última instância, a tecnologia representa um ambiente de teste de parte do conhecimento científico. Se a teoria binária está errada, então os computadores podem não funcionar corretamente. Se as teorias sobre eletricidade, composição atômica da matéria e termodinâmica estão erradas, então a lâmpada não funciona. A tecnologia não garante a verdade científica, mas algum grau de acerto.

32 A CIÊNCIA E A TÉCNICA Nos países fortemente dominados por ideias da economia, a divisão da ciência em pura e aplicada gerou um questionamento da ciência pura: Para que serve essa pesquisa? Responde-se a essa pergunta com outra: O que promove o conhecimento científico?

33 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É o melhor discurso que os cientistas podem apresentar sobre os dados disponíveis num dado momento. Os dados podem permanecer, mas as ideias que os explicam mudam. Na Ciência, guiamo-nos por alguns referenciais (aceitos), que são os referenciais que não conseguimos negar no momento, mas que não são necessariamente permanentes ou definitivos.

34 REY, L Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda.

35 PARA QUEM ESCREVEMOS? Escrevemos para pessoas com excesso de informações e que devem ser muito críticas e restritivas às informações que recebem. Quando publicamos um artigo, estamos publicando uma ideia. Uma vez publicada a ideia, ela pode ser aceita pelos outros cientistas ou permanecer no esquecimento. Não basta fazer uma excelente pesquisa e escrever um excelente texto: é necessário convencer os demais cientistas.

36 Pérolas Os artigos publicados estão corretos - Cientistas empíricos acreditavam que estavam construindo um conhecimento correto devido à força dos resultados. - As conclusões científicas, após várias confirmações, tornavam-se leis imutáveis. - Crença popular de que a ciência fornece verdades. - Então não vale a pena questionar o conhecimento. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

37 A base lógica do pensamento científico não permite que estabeleçamos verdades absolutas. A construção do conhecimento se dá por meio do discurso lógico, baseado em evidências empíricas. Portanto, não conhecemos verdades, e sim evidências. Aquilo que de mais plausível existe até o momento. O conhecimento é aceito até que se prove o contrário. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

38 Pérolas Inclua no artigo todos os dados coletados no projeto - Acredita-se que tudo o que o cientista faz interessa aos outros cientistas. - Produz-se assim um manuscrito longo, com informações desnecessárias. - Não se publicará algo do tipo em periódicos de boa qualidade. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

39 Pérolas Estudos quantitativos são mais consistentes que os qualitativos - Perde-se a oportunidade de se aproveitar conclusões e informações importantes vindas de estudos qualitativos. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

40 Pérolas Publique, não importa onde. - Caso se publique em veículo impróprio, se esconderá para sempre a informação e a descoberta. - Se a revista tiver baixa qualidade científica, o artigo será lido por poucos e pouco crédito receberá da comunidade científica. - Por que se perderá tempo com revistas de baixo escalão, em vez de investi-lo em periódicos renomados? As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

41 Pérolas Quanto mais publicações você tiver, melhor. - Quantidade vs. Qualidade. - Teses e artigos muito grandes. - Eficiência científica é parte da qualidade do cientista. - Quanto seus artigos estão repercutindo na ciência internacional de bom nível? As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

42 Pérolas A publicação é o último passo de uma pesquisa. - Da concepção à publicação. - O cientista deve se preocupar com o destino dos seus artigos como eles têm ajudado na construção científica da sua área? Têm levado ao desenvolvimento de novas tecnologias? Têm levado à formulação de estratégias para conservação da biodiversidade? As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

43 Pérolas Revistas que cobram para publicar são de melhor qualidade - Há boas revistas pagas, assim como há boas revistas não pagas. - Não há nenhuma relação entre Fator de Impacto e periódicos pagos. - Assim, o critério capitalista não tem influência sobre o que a comunidade científica prefere ler. - A revista deve ser escolhida pela influência em sua área de atuação, pela sua qualidade e pela adequação em relação ao assunto do seu trabalho. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

44 Pérolas Revistas de boa qualidade são as indexadas - Há vários indexadores, alguns mais rigorosos, outros menos. - Use preferencialmente artigos indexados no ISI Web of Science, ou pelo menos que estejam no Scielo. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

45 Pérolas Notas científicas/short communications são publicações inferiores - Não se deve compará-las com os resumos expandidos. São coisas completamente diferentes. - Uma publicação científica deve fornecer toda a informação necessária para o leitor avaliar as razões do estudo, a adequação dos procedimentos e dos dados, bem como a validade das conclusões. - Isso pode ser feito em uma short communication ou em full paper depende do caso. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

46 Short communication vs. full paper - Nos dois casos, espera-se a divulgação de uma grande novidade. - Short communication ainda sem ter elucidado boa parte do fenômeno. A explicação ainda não está completamente entendida. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

47 Estudos de Caso

48

49

50

51

52

53

54

55

Fitossociologia e Diversidade

Fitossociologia e Diversidade Fitossociologia e Diversidade Fitossociologia Fitossociologia é um processo relacionado a métodos de reconhecimento e definição de comunidades de plantas. Phyto significa planta e sociologia grupos ou

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Por que um biólogo precisa saber Bioestatística? ou Para que serve a bioestatística na Biologia? Aplicações mais comuns Área de saúde: definição de políticas

Leia mais

Fitogeografia de São Paulo

Fitogeografia de São Paulo Fitogeografia de São Paulo Aula 2-2017 LCB 1402 ECOLOGIA Vegetal Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi Prof. Flávio B. Gandara VEGETAÇÃO FISIONOMIA VEGETAÇÃO COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://pessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Biomas Conjunto de comunidades terrestres com uma extensão

Leia mais

Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Formas de vida (de crescimento) das plantas Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://pessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Hábito: Forma

Leia mais

Comunidades Vegetais

Comunidades Vegetais Aula 3-2017 Comunidades Vegetais LCB 0217 ECOLOGIA DE COMUNIDADES Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi & Prof. Flávio B. Gandara Caracterização da Vegetação A - LEVANTAMENTO

Leia mais

Comunidades Vegetais

Comunidades Vegetais Aula 3-2017 Comunidades Vegetais LCB 0217 ECOLOGIA DE COMUNIDADES Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi & Prof. Flávio B. Gandara Caracterização da Vegetação A - LEVANTAMENTO

Leia mais

Oficina de Vegetação Treinamento de Campo 2

Oficina de Vegetação Treinamento de Campo 2 Oficina de Vegetação Treinamento de Campo 2 Nome: Data: Período: Objetivos A finalidade deste treinamento de campo é introduzir algumas técnicas utilizadas no estudo da espacialização da vegetação. A partir

Leia mais

Classificação. da Vegetação. Disciplina: CESIEFL098/60 horas. Iane Barroncas Gomes Professora Assistente Engenharia Florestal

Classificação. da Vegetação. Disciplina: CESIEFL098/60 horas. Iane Barroncas Gomes Professora Assistente Engenharia Florestal Classificação da Vegetação Disciplina: CESIEFL098/60 horas Iane Barroncas Gomes Professora Assistente Engenharia Florestal Conteúdo: Sistemas globais de classificação da vegetação Sistemas brasileiros

Leia mais

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Conteúdo da aula: Obtenção de dados sobre populações

Leia mais

MÉTODOS PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO: ESTRUTURA

MÉTODOS PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO: ESTRUTURA MÉTODOS PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO: ESTRUTURA CONTEXTO SOCIAL E TEÓRICO FISIONOMIA ESTRATIFICAÇÃO FORMAS DE VIDA PARÂMETROS QUANTITATIVOS DENSIDADE FREQUÊNCIA COBERTURA MENSURAÇÃO E COLONIZAÇÃO R.W.

Leia mais

Portaria CBRN 01/2015

Portaria CBRN 01/2015 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Portaria CBRN 01/2015 Estabelece o Protocolo de Monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica O Coordenador de Biodiversidade

Leia mais

2017 Ecologia de Comunidades LCB Prof. Flávio Gandara Prof. Sergius Gandolfi. Aula 2. Caracterização da Vegetação e Fitogeografia

2017 Ecologia de Comunidades LCB Prof. Flávio Gandara Prof. Sergius Gandolfi. Aula 2. Caracterização da Vegetação e Fitogeografia 2017 Ecologia de Comunidades LCB 0217 Prof. Flávio Gandara Prof. Sergius Gandolfi Aula 2 Caracterização da Vegetação e Fitogeografia Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt (1769-1859) FITOGEOGRAFIA

Leia mais

Adaptação e Dispersão dos Seres Vivos

Adaptação e Dispersão dos Seres Vivos Adaptação e Dispersão dos Seres Vivos A adaptação ou a extinção é a resposta de uma população às condições ambientais aliado ao seu fenótipo. Ou seja: Pressão ambiental + Fenótipo = adaptação ou extinção

Leia mais

Considerando a Lei Complementar nº. 233, de , que dispõe sobre a Política Florestal do Estado de Mato Grosso;

Considerando a Lei Complementar nº. 233, de , que dispõe sobre a Política Florestal do Estado de Mato Grosso; DECRETO Nº 2.365, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta a Lei Complementar nº 382, de 12 Janeiro de 2010, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar n 38, de 21 de novembro de 1995, alterada

Leia mais

Estudo 4 - Oportunidades de Negócios em Segmentos Produtivos Nacionais

Estudo 4 - Oportunidades de Negócios em Segmentos Produtivos Nacionais Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Prospecção Tecnológica Mudança do Clima Estudo 4 - Oportunidades de Negócios em Segmentos Produtivos Nacionais Giselda Durigan Instituto

Leia mais

DISCIPLINA: CAB Ecologia II. DOCENTE: Mônica Maria Pereira Tognella. TÍTULO: Organismos, Ciclo de Vida, Estratégias. SEMESTRE: Primeiro

DISCIPLINA: CAB Ecologia II. DOCENTE: Mônica Maria Pereira Tognella. TÍTULO: Organismos, Ciclo de Vida, Estratégias. SEMESTRE: Primeiro DISCIPLINA: CAB 07297 Ecologia II DOCENTE: Mônica Maria Pereira Tognella TÍTULO: Organismos, Ciclo de Vida, Estratégias SEMESTRE: Primeiro São Mateus 2015 ECOLOGIA II Organismos unitários versus modulares

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO Prof. Dra. Sueli Angelo Furlan Dr. Ana Lucia Santos Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP Fitossociologia É um campo de estudo da Ecologia Quantitativa

Leia mais

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM CERRADO RUPESTRE E CERRADO TÍPICO CONTÍGUOS DO PARQUE DO BACABA.

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM CERRADO RUPESTRE E CERRADO TÍPICO CONTÍGUOS DO PARQUE DO BACABA. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM CERRADO RUPESTRE E CERRADO TÍPICO CONTÍGUOS DO PARQUE DO BACABA. Michele Ribeiro 1, Carla Vitorino 1, Josenilton de Farias 1, Alexandre Portella e Emilia Braga.

Leia mais

Fundamentos da Pesquisa III IBB212

Fundamentos da Pesquisa III IBB212 Fundamentos da Pesquisa III IBB212 Aula 3 Lógica do Texto Científico O que é a Publicação Científica Como fazer a Busca de Literatura Prof. Cintia Cornelius Lab. Ecologia - UFAM Processo científico Observação

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Sistema de Ensino CNEC - MG A maior parte da Europa está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo

Leia mais

ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA DA VEGETAÇÃO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO BARREIRA VERMELHA MOSSORÓ-RN

ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA DA VEGETAÇÃO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO BARREIRA VERMELHA MOSSORÓ-RN ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA DA VEGETAÇÃO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO BARREIRA VERMELHA MOSSORÓ-RN Túlio Brenner Freitas da Silva 1* ; Amanda Brito da Silva 1 ; Stephanie Hellen Barbosa Gomes 1 ; Arthur Antunes

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TRILHA DE VISITAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MATA SÃO FRANCISCO SOBRE PARÂMETROS POPULACIONAIS DE Sorocea bonplandii (Moraceae)

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TRILHA DE VISITAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MATA SÃO FRANCISCO SOBRE PARÂMETROS POPULACIONAIS DE Sorocea bonplandii (Moraceae) 1 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1 RELATÓRIO: SEMESTRAL/PARCIAL ( ) FINAL/CONCLUSÃO (X ) 1.2 NOME DO BOLSISTA: Thiago Raphael Felipe de Araújo 1.3 NOME DO ORIENTADOR: Cristiano Medri 1.4 TÍTULO DO PROJETO AVALIAÇÃO

Leia mais

Classificação e ordenação de um povoamento florestal atingido pelo fogo

Classificação e ordenação de um povoamento florestal atingido pelo fogo Classificação e ordenação de um povoamento Flora Martins Eng. florestal, mestranda em sensoriamento remoto florarvm@dsr.inpe.br V Congreso Forestal Latinoamericano 18-21 Octubre 2011 Introdução Diante

Leia mais

ESTRUTURA FLORESTAL DOS CAMPOS DE ALTITUDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ MG.

ESTRUTURA FLORESTAL DOS CAMPOS DE ALTITUDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ MG. ESTRUTURA FLORESTAL DOS CAMPOS DE ALTITUDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ MG. Ricardo Mendes Moraes de Jesus¹, Felipe Zampirolli Moreira¹, Isabela Dias Reboleto² Ítalo Favoreto Campanharo¹, Anna Lara Rodrigues¹,

Leia mais

ESPECTRO BIOLÓGICO DA VEGETAÇÃO DE DUNAS E DE RESTINGA DA ILHA DO CARDOSO, SP

ESPECTRO BIOLÓGICO DA VEGETAÇÃO DE DUNAS E DE RESTINGA DA ILHA DO CARDOSO, SP 392 ESPECTRO BIOLÓGICO DA VEGETAÇÃO DE DUNAS E DE RESTINGA DA ILHA DO CARDOSO, SP Fernanda C.S. Tibério 1, Alline B. Silva 1, Marilina V. Cortez 1, Rafael F. Ramos 1, Fabio T.T. Hanashiro 1, José Pedro

Leia mais

Avaliação florística e estrutural da floresta de conservação de solo e água da Empresa Florestal Integral Guanacahabibes, Cuba

Avaliação florística e estrutural da floresta de conservação de solo e água da Empresa Florestal Integral Guanacahabibes, Cuba http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.228-387-1 Avaliação florística e estrutural da floresta de conservação de solo e água da Empresa Florestal Integral Guanacahabibes, Cuba Ouorou G. M.

Leia mais

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DA FLORESTA SECUNDÁRIA EM UM PERÍMETRO URBANO, BELÉM-PA

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DA FLORESTA SECUNDÁRIA EM UM PERÍMETRO URBANO, BELÉM-PA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DA FLORESTA SECUNDÁRIA EM UM PERÍMETRO URBANO, BELÉM-PA Lucas Guimarães Pereira 1, Caio Felipe Almeida Rodrigues 2, Aryane Rafaela Monteiro Rodrigues 3, Ademir Roberto

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO WISER TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA WISER NA CULTURA DO MILHO

RELATÓRIO TÉCNICO WISER TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA WISER NA CULTURA DO MILHO RELATÓRIO TÉCNICO WISER TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA WISER NA CULTURA DO MILHO 1. OBJETIVO DO TRABALHO Avaliar a eficiência agronômica e viabilidade

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE UMA PRAÇA DE ITAQUI-RS NO SOFTWARE QGIS

CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE UMA PRAÇA DE ITAQUI-RS NO SOFTWARE QGIS CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE UMA PRAÇA DE ITAQUI-RS NO SOFTWARE QGIS 1. INTRODUÇÃO A existência de áreas arborizadas no âmbito das cidades é de grande valia, pois proporciona melhor qualidade

Leia mais

CONCEITOS DE ECOLOGIA. É a história natural científica que se relaciona à sociologia e economia dos animais (Elton,1937)

CONCEITOS DE ECOLOGIA. É a história natural científica que se relaciona à sociologia e economia dos animais (Elton,1937) CONCEITOS DE ECOLOGIA É a ciência das biocenoses (Clemens, 1916) É a história natural científica que se relaciona à sociologia e economia dos animais (Elton,1937) É a ciência que estuda as leis que regem

Leia mais

Guia prático e resumido.

Guia prático e resumido. Guia prático e resumido. Da semente à colheita. Sobre as informações aqui contidas Este livro visa a disseminar conhecimento básico e simples. A utilização prática destas informações assim como os resultados

Leia mais

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UM TRECHO FLORESTAL NA PORÇÃO SUL AMAZÔNICA, QUERÊNCIA MT

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UM TRECHO FLORESTAL NA PORÇÃO SUL AMAZÔNICA, QUERÊNCIA MT ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UM TRECHO FLORESTAL NA PORÇÃO SUL AMAZÔNICA, QUERÊNCIA MT Yhasmin Mendes de Moura, Lênio Soares Galvão, João Roberto dos Santos {yhasmin, lenio, jroberto}@dsr.inpe.br

Leia mais

INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA

INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA vegetação importância Projeto do espaço livre >> Projeto dos vazios >> Vegetação vegetação importância vegetação funções Aspectos Paisagísticos Dramaticidade dada

Leia mais

BIOMA CERRADO Resolução SMA 64/2009. Ilustração: José Felipe Ribeiro

BIOMA CERRADO Resolução SMA 64/2009. Ilustração: José Felipe Ribeiro BIOMA CERRADO Resolução SMA 64/2009 Ilustração: José Felipe Ribeiro CONCEITOS RESOLUÇÃO SMA 64/09 Artigo 2º Estágios sucessionais de regeneração do cerrado: Níveis de complexidade da vegetação do cerrado,

Leia mais

O MÉTODO DOS QUADRATS

O MÉTODO DOS QUADRATS O MÉTODO DOS QUADRATS UM ESTUDO INTRODUTÓRIO O método dos quadrats, também conhecido por método das parcelas, é um dos procedimentos mais usados para o levantamento por amostragem da diversidade vegetal

Leia mais

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Redação Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Estrutura do Artigo Científico Prof. Gilson Yukio Sato satoutfpr.edu.br

Leia mais

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS. Tema da aula - Distúrbios: Sucessão Ecológica: principais conceitos e aplicações.

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS. Tema da aula - Distúrbios: Sucessão Ecológica: principais conceitos e aplicações. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS Tema da aula - Distúrbios: Sucessão Ecológica: principais conceitos e aplicações. http://www.usp.br/agen/bols/2000/rede517.htm

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Efeitos da latitude e da altitude sobre os biomas. Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de ; Coriáceas folhas, e normalmente ; Decíduas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas

Leia mais

Análise de dados. Mathias M Pires BE180

Análise de dados. Mathias M Pires BE180 Análise de dados Mathias M Pires BE180 Objetivo: Como testar hipóteses a partir da análise dos dados e como interpretar os resultados da análise A essência do método científico é o teste de hipóteses com

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

PROJETO: SETH REFLORESTA

PROJETO: SETH REFLORESTA PROJETO: SETH REFLORESTA Em uma atitude inusitada em todo o País o SETH (SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO) através de seu Presidente Sergio Paranhos

Leia mais

DIVERSIDADE E COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA REGENERAÇÃO NATURAL E ESTRATO ARBÓREO EM ANAPÚ, PA

DIVERSIDADE E COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA REGENERAÇÃO NATURAL E ESTRATO ARBÓREO EM ANAPÚ, PA DIVERSIDADE E COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA REGENERAÇÃO NATURAL E ESTRATO ARBÓREO EM ANAPÚ, PA Jeisiane Brenda Soares de Souza 1 ; Fabiano de Almeida Coelho 2 ; Ana Caroline de Jesus de Castro 3 ; Andréia Monteiro

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA.

COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA. COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA. HIRAI, Eliana Harumi ; CARVALHO, João Olegário Pereira de. INTRODUÇÃO

Leia mais

RESPOSTA DE DUAS POPULAÇÕES DE Rottboellia exaltata A HERBICIDAS APLICADOS EM PRÉ-EMERGÊNCIA

RESPOSTA DE DUAS POPULAÇÕES DE Rottboellia exaltata A HERBICIDAS APLICADOS EM PRÉ-EMERGÊNCIA RESPOSTA DE DUAS POPULAÇÕES DE Rottboellia exaltata A HERBICIDAS APLICADOS EM PRÉ-EMERGÊNCIA CORREIA, N. M. (EMBRAPA,Brasília/DF - nubia.correia@embrapa.br), GOMES, L. J. P. (FCAV - UNESP, Câmpus de Jaboticabal/SP

Leia mais

Martin Molz (biólogo, Doutor em Botânica) Martin Grings (biólogo, Mestre em Botânica)

Martin Molz (biólogo, Doutor em Botânica) Martin Grings (biólogo, Mestre em Botânica) CURSO LOCAIS 1. FICHA RESUMO MÉTODOS DE AMOSTRAGEM FITOSSOCIOLÓGICOS, INVENTÁRIO E ANÁLISES FLORESTAIS Instituto de Educação Ivoti, Ivoti RS Campo Bom RS (práticas) (teóricas e análises) NÚMERO DE VAGAS

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO. Dra. Sueli Angelo Furlan Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO. Dra. Sueli Angelo Furlan Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO Dra. Sueli Angelo Furlan Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP Fitossociologia É um campo de estudo da Ecologia Quantitativa de comunidades vegetais,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SUA ABUNDÂNCIA EM UMA FLORESTA

Leia mais

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS CAATINGA 844 Mil Km 2 (9,9%) Território Brasileiro = 9,9% Nordeste = 55,6% Cobertura Atual 30% Fonte: IBAMA 2002 Elaboração:

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA DOCENTE: DR. MARCOS ROBERTO MARTINES DISCENTE: TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO SÃO MIGUEL ARCANJO/SP 15/12/2018 ATIVIDADE 1: Coleta

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

MANILKARA HUBERI STANDLEY (MAÇARANDUBA), EM UMA FLORESTA NATURAL NA REGIÃO DE PARAGOMINAS, PA 1.

MANILKARA HUBERI STANDLEY (MAÇARANDUBA), EM UMA FLORESTA NATURAL NA REGIÃO DE PARAGOMINAS, PA 1. MANILKARA HUBERI STANDLEY (MAÇARANDUBA), EM UMA FLORESTA NATURAL NA REGIÃO DE PARAGOMINAS, PA. HIRAI, Eliana Harumi ; CARVALHO, João Olegário Pereira de. INTRODUÇÃO O sucesso do manejo florestal sustentável

Leia mais

Disciplina: EB68 C Conservação e Recuperação Ambiental

Disciplina: EB68 C Conservação e Recuperação Ambiental Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: EB68 C Conservação e Recuperação Ambiental Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Monitoramento de áreas em

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Bauhinia cheilanta (Bong). Steud, (FABACEAE: CAESALPINOIDEAE) EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL EM MONTES CLAROS, MG. Thaíse de Oliveira Bahia 1, Leonardo Queiroz

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL Tópico Inventário de pequenas florestas INVENTÁRIO FLORESTAL Objetivo: Quantificar o volume ou biomassa

Leia mais

BIODIVERSIDADE ECOLOGIA FLORESTAL

BIODIVERSIDADE ECOLOGIA FLORESTAL BIODIVERSIDADE Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Laboratório de Ecologia Florestal Restauração de Ecosistemas-LAEFRE

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL LCF1581-2015 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL INVENTÁRIO FLORESTAL Objetivo: Quantificar o volume ou biomassa de madeira existente em uma determinada

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO ALGARVE - NAPALGARVE

NÚCLEO DE APOIO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO ALGARVE - NAPALGARVE Na colheita de material vegetal para análise, tendo em vista o diagnóstico do estado de nutrição das culturas, devem observar-se as seguintes regras: 1. A colheita de folhas para análise laboratorial deverá

Leia mais

O que é uma variável binomial? 2 qualidades 2 tamanhos

O que é uma variável binomial? 2 qualidades 2 tamanhos Inventário Florestal l Amostragem de variáveis binomiais O que é uma variável binomial? 2 qualidades 2 tamanhos Exemplo de variável binomial: Morta e viva Doente e sadia Macho e fêmea Jovem e adulto Degradado

Leia mais

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população.

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população. CPAR - UFMS A Estatística: é a ciência que estuda, mediante métodos quantitativos, as populações que se obtém com síntese da observação de unidades estatísticas (Ibarrola et. Al, 2006). População: qualquer

Leia mais

Os OITO Elementos da Restauração. Sergius Gandolfi LERF/LCB/ESALQ/USP

Os OITO Elementos da Restauração. Sergius Gandolfi LERF/LCB/ESALQ/USP Os OITO Elementos da Restauração Sergius Gandolfi LERF/LCB/ESALQ/USP COEXISTÊNCIA ENTRE ECOSSISTEMAS NATURAIS E AGROECOSSISTEMAS 1.Diagnóstico 2.Prescrição = Terapias / Cirurgias 3.Acompanhamento O primeiro

Leia mais

Dia de Campo sobre Olival Tradicional

Dia de Campo sobre Olival Tradicional Dia de Campo sobre Olival Tradicional Vila Verde de Ficalho, 23 de setembro de 2014 José Francisco Ferragolo da Veiga jfveiga@drapal.min-agricultura.pt DRAP Alentejo Direção Regional de Agricultura e Pescas

Leia mais

Comunidade é a assembléia de populações de várias espécies que vivem no mesmo lugar.

Comunidade é a assembléia de populações de várias espécies que vivem no mesmo lugar. Comunidade é a assembléia de populações de várias espécies que vivem no mesmo lugar. Interações interespecíficas = relações entre espécies em uma comunidade Exemplos: competição, predação, herbivoria,

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. DENDROMETRIA e INVENTÁRIO

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. DENDROMETRIA e INVENTÁRIO LCF1581-2010 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas DENDROMETRIA e INVENTÁRIO Tópico 10 Inventário de pequenas florestas Topografia Planta Planialtimétrica da floresta Atividades de campo Atividades

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PPGEM REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PPGEM REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PPGEM REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO Baseado em: Volpato, G. e Barreto, R., Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas, Best

Leia mais

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Mapas e Estatística Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Abordagens Características básicas Ciência Provisório Explicativo Lógico Empírico Filosofia Provisório Explicativo Lógico

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

I CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS

I CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS OTIMIZAÇÃO DO CÁLCULO DOS PARÂMETROS FITOSSOCIOLÓGICOS E COMPARAÇÃO DE SIMILARIDADE DE ESPÉCIES ENTRE SÍTIOS ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE DE ANÁLISES FLORESTAIS MÓDULO DE ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA

Leia mais

8 Pontos básicos para desenvolvimento de projetos de restauração ecológica

8 Pontos básicos para desenvolvimento de projetos de restauração ecológica 8 Pontos básicos para desenvolvimento de projetos de restauração ecológica Danilo Sette de Almeida SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ALMEIDA, DS. Pontos básicos para desenvolvimento de projetos

Leia mais

Diretrizes de silvicultura para a gestão do Pinus pinea para a produção de pinha em Portugal

Diretrizes de silvicultura para a gestão do Pinus pinea para a produção de pinha em Portugal Diretrizes de silvicultura para a gestão do Pinus pinea para a produção de pinha em Portugal João Abranches Freire (1), Abel Rodrigues (2), Isabel Carrasquinho (2), Conceição Santos Silva (3), Mariana

Leia mais

Monitorização dos resultados de remoção de invasoras

Monitorização dos resultados de remoção de invasoras Monitorização dos resultados de remoção de invasoras Relatório de monitorização do Projecto LIFE Biodiscoveries (LIFE13 BIO/PT/000386) 1. Enquadramento: A monitorização dos resultados de remoção de invasoras

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ÚMIDAS MECANISMOS

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

Prof. Pedro Brancalion

Prof. Pedro Brancalion Prof. Pedro Brancalion Conceitos 1. Exame (diagnóstico ambiental) 2.Prescrição de um tratamento (métodos de restauração ecológica) 3.Acompanhamento (monitoramento) Demandas de monitoramento Cumprimento

Leia mais

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR * Avaliação da produção * A escolha da revista * O que é avaliado pelas revistas * Razões para rejeição dos artigos * Como fazer uma revisão Produção científica avaliada por

Leia mais

Amendoeira nas regiões de clima mediterrânico

Amendoeira nas regiões de clima mediterrânico Estratégias de rega deficitária em amendoeira António Castro Ribeiro antrib@ipb.pt Departamento de Produção e Tecnologia e Vegetal Amendoeira nas regiões de clima mediterrânico Exposta a condições desfavoráveis

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica FACULDADE DE ENGENHARIA Metodologia Científica Profa. Aline Sarmento Procópio Dep. Engenharia Sanitária e Ambiental 1 A ciência não é a principal atividade humana, mas é uma das importantes formas de interferir

Leia mais

Reino Plantae. Profª Carla Aquino

Reino Plantae. Profª Carla Aquino Com a conquista do meio terrestre pelas plantas, foi possível a chegada e permanência dos animais em diversos ambientes. Os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para sua sobrevivência.

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios 1ª Lista de Exercícios 1. Classificar as variáveis a seguir: a) número de sementes por vagem (0, 1, 2,...) Variável quantitativa discreta b) peso de 100 sementes, em g Variável quantitativa contínua c)

Leia mais

Disciplina: BI63 B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Disciplina: BI63 B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI63 B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Estrutura etária, de tamanho e espacial de populações.

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil Revisão de Geografia 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO a) Conceito CONTEÚDO AS MASSAS DE AR Massas de ar são porções da atmosfera que se deslocam e carregam consigo as características dos lugares

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho 7. Preparo do Solo Escolha do sistema de manejo e métodos de preparo do solo peculiaridades edáficas e fisiográficas da região características da cultura Uma a duas

Leia mais

Aparecida Rosângela Gomes Ernandes Sena Dutra Ernane Lopes Prado Islene Maria Henriques Lima Lucimar Alves da Silva Sirlei Danieli da Silva

Aparecida Rosângela Gomes Ernandes Sena Dutra Ernane Lopes Prado Islene Maria Henriques Lima Lucimar Alves da Silva Sirlei Danieli da Silva Aparecida Rosângela Gomes Ernandes Sena Dutra Ernane Lopes Prado Islene Maria Henriques Lima Lucimar Alves da Silva Sirlei Danieli da Silva Engenharia Ambiental Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos

Leia mais

Indicadores universais para monitorar áreas em restauração. Pedro H.S. Brancalion UFSCar & Esalq/USP

Indicadores universais para monitorar áreas em restauração. Pedro H.S. Brancalion UFSCar & Esalq/USP Indicadores universais para monitorar áreas em restauração Pedro H.S. Brancalion UFSCar & Esalq/USP Contextualização da definição de indicadores Definição do objetivo do projeto: Restauração ecológica:

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE Andressa de Queiroz Abreu 1, Carlos Mauricio Soares de Andrade 2, Luis Henrique Ebling Farinatti 3 ¹ Estudante de Agronomia

Leia mais

WORKSHOP - Monitorizar a Saúde da Floresta Seminário Nacional Eco-Escolas Guimarães

WORKSHOP - Monitorizar a Saúde da Floresta Seminário Nacional Eco-Escolas Guimarães Steven Kuzma io WORKSHOP - Monitorizar a Saúde da Floresta Seminário Nacional Eco-Escolas Guimarães Jorge Fernandes jorge.fernandes@lpn.pt O que é a Saúde da Floresta? Definir pode ser confuso porque é

Leia mais

GENÉTICA QUANTITATIVA. Herança Mendeliana x herança poligênica. Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante

GENÉTICA QUANTITATIVA. Herança Mendeliana x herança poligênica. Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante GENÉTICA QUANTITATIVA Herança Mendeliana x herança poligênica Interações gênicas (alélicas) Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante Caracteres: => atributos de um organismo (planta, animal, microorganismo)

Leia mais

Laudos de cobertura vegetal aplicado ao licenciamento ambiental em Porto Alegre - 3ª edição

Laudos de cobertura vegetal aplicado ao licenciamento ambiental em Porto Alegre - 3ª edição Laudos de cobertura vegetal aplicado ao licenciamento ambiental em Porto Alegre - 3ª edição 1. RESUMO: Curso teórico-prático direcionado a estudantes e profissionais da área ambiental com interesse no

Leia mais

1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 GEOGRAFIA

1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 GEOGRAFIA 1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 GEOGRAFIA O mapa abaixo representa uma proposta de divisão econômica do espaço mundial. Utilize-o para responder as questões 1 e 2. 01. Caracterize

Leia mais