Detalhes da Disciplina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Detalhes da Disciplina"

Transcrição

1 Detalhes da Disciplina Código JUR3232 Nome da Disciplina DIREITO DO TRABALHO II Carga Horária 72 Créditos 4 Normas Especiais da Tutela de Trabalho: proteção do trabalho da mulher e do menor. Estabilidade. FGTS. Aviso Prévio. Cessação do contrato de emprego. Seguro-Desemprego. Dano moral no ambiente de trabalho. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Prescrição. Segurança, Ementa saúde e higiene. Direito Administrativo do Trabalho. Direito Coletivo do Trabalho. Organização Sindical. Composição dos conflitos de interesses: natureza coletiva, autocomposição, negociações coletivas, heterocomposição. Autodefesa: direito de greve. Objetivos Gerais Possibilitar a compreensão da origem e fundamentos das normas trabalhistas referentes à execução e extinção do contrato de trabalho, levando em conta a evolução das relações de produção e de trabalho, questionando as normas frente à realidade, e efetuando este estudo à luz dos princípios do Direito do Trabalho. Capacitar o graduando para exercer seus direitos no mundo do trabalho e para a atuação profissional na área do Direito do Trabalho e, sobretudo, para produzir cientificamente e com visão crítica sobre temas específicos nesta área do conhecimento. Estudo e discussão sobre a importância das normas gerais e especiais de tutela do trabalhador, englobando as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho. Estudo das garantias de emprego (estabilidades e FGTS) e as condições de dissolução das várias modalidades contratuais, à luz dos princípios do Direito do Trabalho, em especial os princípios constitucionais trabalhistas. Propiciar o conhecimento dos institutos jurídicos do Direito Coletivo do Trabalho, a partir do estudo crítico da realidade na qual incidem, verificando a sua importância e aplicabilidade, sempre levando em conta os fundamentos e princípios do Direito do Trabalho. Possibilitar a compreensão das normas de Direito Administrativo do Trabalho, sua importância e aplicação prática. A partir de estudo de caso, propiciar visão interdisciplinar das relações jurídicas e da vinculação do Direito do Trabalho com outros ramos do Direito.

2 Objetivos Específicos - Propiciar uma visão humanística do Direito do Trabalho, tendo presente os seus princípios fundamentais e sua finalidade de proteção da parte economicamente mais fraca na relação jurídica laboral e da garantia da dignidade do trabalhador. - Propiciar uma visão interdisciplinar, o debate e análise crítica das normas de Direito do Trabalho, propiciando uma visão humanística e verificando a inserção das normas de Direito do Trabalho no mundo das relações sociais com reflexos nos outros campos do Direito. - Abordagem de casos concretos, de modo a se contextualizar a disciplina. Conteúdo Programático 1. Normas especiais de tutela do trabalho: 1.1. Proteção ao trabalho da mulher: normas específicas relacionadas com a condição física, gravidez, maternidade, amamentação Proteção ao trabalho do menor: fundamentos, trabalho infantil (conceito, normas, doutrina, conselhos tutelares, composição e atribuições) jornada de trabalho do menor, proibições e restrições ao trabalho; prescrição. Aprendizagem modalidades, requisitos, regras básicas dos contratos e importância Outras normas especiais de tutela referentes a diversas categorias. 2. Estabilidade: modalidades, regras atuais, importância. Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS). Estabilidade temporária no contrato a termo. 3. Aviso prévio: conceito, natureza, obrigações das partes, vantagens, duração (regra da proporcionalidade),valor, aviso e estabilidade. 4. Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual. 5. Seguro-desemprego: fundamentos, cabimento, requisitos para o pagamento, valores e número de parcelas, suspensão e cancelamento. 6. Dano moral no ambiente de trabalho: caracterização, modalidade, indenização.

3 7. Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista. Competências para atuação. Instrumentos de ação do MPT. 8. Prescrição no Direito do Trabalho: fundamentos, elementos, causas impeditivas, suspensivas e interruptivas, contagem do prazo, situações especiais. 9. Segurança, saúde e higiene no Trabalho (normas gerais de tutela):órgãos e atribuições; medidas preventivas (exames etc.); atividades insalubres e perigosas. Outras medidas especiais. Direito Administrativo do Trabalho: atribuições do MTE. Inspeção do trabalho: competências, níveis, modalidades e procedimento fiscal, autuação, defesa, recurso. 10. Direito Coletivo do Trabalho: conceito, histórico, denominação, funções, princípios. Conteúdo da liberdade e autonomia sindical, restrições no direito brasileiro. 11. Organização Sindical: conceito de sindicato, modalidades de organização sindical, aspectos históricos, natureza, constituição e funcionamento dos sindicatos, estrutura sindical vigente, registro de sindicato, centrais sindicais, funções e prerrogativas, custeio da atividade sindical (receitas). 12. Composição dos conflitos de interesses de natureza coletiva: autocomposição - negociações coletivas (acordos coletivos, convenções procedimento negocial, registro dos instrumentos coletivos); heterocomposição: mediação, arbitragem, sentença normativa. Comissões de Conciliação Prévia modalidades e atribuições. 13. Autodefesa: direito de greve fundamentação, procedimentos prévios, restrições, garantias e obrigações, greve ilícita, lockout. Atividades Externas da Disciplina (AED) A Atividade Externa da Disciplina (AED) a ser aplicada por este professor está assim estruturada:

4 1. Tema: participação do aluno em uma audiência de instrução trabalhista comprovada através do registro do nome na respectiva ata de audiência e apresentação de relatório contendo os nomes das partes, número do processo, os pedidos realizados, não sendo válida aquela audiência em que meramente ocorreu um acordo entre as partes. É necessário que tenha havido a oitiva de pelo menos uma parte (reclamante ou reclamada) ou de pelo menos uma testemunha conduzida por alguma das partes; 2. Objetivos: possibilitar que o discente veja na prática a aplicação do direito material abordado em sala de aula, tendo em vista que os diversos direitos pleiteados pelos reclamantes estão imbricados com o conteúdo programático da disciplina Direito do Trabalho I, tais como, jornada de trabalho (pedido de horas extras, horas in itinere etc.) remuneração (pedido de diferença de remuneração, equiparação salarial etc.) férias (pedido de aplicação de gozo de férias etc.), ou ainda em relação ao próprio contrato de trabalho (pedido de reconhecimento de vínculo de emprego, retificação de carteira de trabalho etc.); 3. Metodologia: o aluno deverá comparecer à sala de audiências de qualquer uma das Varas do Trabalho dentro da competência territorial do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região a fim de presenciar uma audiência de instrução trabalhista, assim entendendo aquela em que houver a oitiva de alguma das partes ou de alguma testemunha (ou seja, presenciar, pelo menos, um depoimento); solicitar o registro de sua presença na ata; apresentar a cópia da ata da audiência acompanhada de um breve relatório contendo os nomes das partes, número do processo e resumo dos pedidos. A ata e o relatório deverão ser entregues, impreterivelmente, na data em que será aplicada a 1ª N2 (17/11/2016). O aluno que cumprir a atividade ora proposta receberá 08 oito - frequências na pauta. Por amostragem, serão selecionados alguns casos para serem debatidos em sala de aula no encontro seguinte (21/11/2016). 4. Bibliografia: embora a atividade dispense o uso de bibliografia, recomenda-se a obra: MARTINS, Sergio Pinto. Comentários à CLT, 14ª Edição, São Paulo: Atlas, Metodologia O conteúdo programático a seguir exposto terá como referencial metodológico a criticidade, a criatividade e a construção conjunta do conhecimento e será ministrado através de aulas dialogadas, com discussão de temas específicos, com a participação direta dos alunos, de forma livre ou provocada, efetuando questionamentos ou externando posições e trazendo informações. Em cada tema a ser abordado e debatido, com comunicação prévia do conteúdo a ser estudado, se buscará deixar claro o objetivo a ser alcançado.

5 Leitura de textos, estudo, discussão em grupos em sala de aula, com roteiro e, eventualmente, questões, previamente elaboradas, a serem debatidas e respondidas. Leituras preparatórias de textos ou capítulos da matéria, em casa, com anotação de questões de dúvidas ou aspectos relevantes, e/ou formulação de questões a serem debatidas em sala de aula. Também serão utilizados textos, análises ou informações de jornais ou periódicos atinentes ao conteúdo programático, possibilitando o debate e a análise crítica dos regramentos diante dos problemas que a realidade apresenta. O diálogo e os debates em sala de aula visam questionar os fundamentos e as normas de Direito do Trabalho, confrontando-os com a realidade atual. Discussão/debates de temas específicos relacionados com a matéria e com a realidade atual, especificamente as propostas de flexibilização das normas trabalhistas e outras modificações legislativas recentemente efetuadas. Leitura de textos, elaboração e apresentação de trabalhos pelos alunos (em sala) e realização de debates sobre os temas. Revisão de conteúdos, exercícios práticos resolvidos pelos alunos, através de trabalhos em grupos e, dentro do possível, apresentados em sala de aula. Ligação da matéria com outras disciplinas, buscando trabalhar a interdisciplinariedade, visando o preparo do aluno para o exercício da cidadania e sua qualificação profissional, capacitando para a produção de conhecimentos nesta área específica do direito. Estudo de caso, com enfoque interdisciplinar, propiciando visão de conjunto das relações sociais e jurídicas, baseado na metodologia da problematização. Se possível, com outros professores. Eventualmente, uso de recursos audiovisuais para a apresentação de determinadas matérias, e de TV/Vídeo ou DVD para apresentação e discussão de documentários. Correção e revisão das provas escritas, como forma de retomada do conteúdo nos pontos críticos; e revisão da matéria a partir das deficiências constatadas nas provas orais Avaliação Tendo presente que as avaliações também precisam levar à atribuição de notas, de forma somativa, há a preocupação com o aspecto formativo das avaliações, além do diagnóstico que propiciam para a retomada de temas onde for detectada eventual deficiência em termos de compreensão e domínio. O aproveitamento dos alunos é avaliado através de provas escritas (podendo ser de conteúdo misto, ou seja, questões objetivas e questões dissertativas) e/ou orais, garantida a realização de, no mínimo, duas avaliações gerais para N1 e duas para N2. A

6 Atividade Externa da Disciplina (AED) poderá (como hipótese) compor a 2ª N1, em um ponto, além da sua função oficial, conforme regulamentos, de complemento de estudo e de frequências (08 frequências). O estudo de caso interdisciplinar, com apresentação de trabalho final, conforme orientação da coordenação (ato normativo), poderá compor a nota de 2ª N2, valendo dois pontos a partir de questões específicas inseridas na referida avaliação. A frequência, a pontualidade e a participação do aluno nos debates, questionamentos e nas atividades desenvolvidas também serão avaliadas. As provas terão data certa, conforme lançado (adiante) no planejamento das aulas do semestre, podendo, eventualmente, ocorrer alteração em razão de problemas supervenientes, mas sempre com prévia comunicação e deliberação junto com os alunos. Não haverá possibilidade de realização de prova em data anterior ou posterior, exceto casos justificados, com requerimento à Coordenação do curso e deferido por esta. Também não haverá prova de 2ª chamada, exceto em situações excepcionais e/ou legais, deferidas pela Coordenação. O conteúdo das provas (avaliações) será cumulativo, total ou parcialmente, garantida a comunicação prévia do conteúdo que será cobrado e a forma da prova. Cronograma 04/08 - Aula inaugural Apresentação do Curso, do Plano de Ensino e demais critérios. 08/08 - Normas especiais de tutela do trabalho: Proteção ao trabalho da mulher: normas específicas relacionadas com a condição física, gravidez, maternidade, amamentação. 11/08 - Proteção ao trabalho da mulher (2ª parte). 15/08 - Proteção ao trabalho da mulher (3ª parte). 18/08 - Proteção ao trabalho do menor: fundamentos, trabalho infantil (conceito, normas, doutrina, conselhos tutelares, composição e atribuições) jornada de trabalho do menor, proibições e restrições ao trabalho; prescrição. 22/08 - Proteção ao trabalho do menor (2ª parte). 25/08 - Aprendizagem, modalidades, requisitos, regras básicas dos contratos e importância. Outras normas especiais de tutela referentes a diversas categorias. 29/08-1ª Avaliação - 1ª N-1 (Informar o Instrumento de avaliação Tipo de Prova) 01/09 - Estabilidade: modalidades, regras atuais, importância. Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS). Estabilidade temporária no contrato a termo (1ª parte).

7 05/09 - Estabilidade: modalidades, regras atuais, importância. Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS). Estabilidade temporária no contrato a termo (2ª parte). 08/09 - Aviso prévio: conceito, natureza, obrigações das partes, vantagens, duração (regra da proporcionalidade), valor, aviso e estabilidade. 12/09 - Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual (1ª parte). 15/09 - Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual (2ª parte). 19/09 - Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual (3ª parte). 22/09-2ª Avaliação - 2ª N-1 (Informar o Instrumento de avaliação Tipo de Prova). 26/09 - Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual (4ª parte). 29/09 - Cessação do contrato de emprego: modalidades, direitos, cálculo de verbas rescisórias (exercícios práticos). Despedida obstativa. Homologação da rescisão contratual (5ª parte). 03/10 - Seguro-desemprego: fundamentos, cabimento, requisitos para o pagamento, valores e número de parcelas, suspensão e cancelamento. 06/10 - Dano moral no ambiente de trabalho: caracterização, modalidade, indenização. 10/10 - Direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos na esfera trabalhista. Competências para atuação. Instrumentos de ação do MPT. 13/10 - Prescrição no Direito do Trabalho: fundamentos, elementos, causas impeditivas, suspensivas e interruptivas, contagem do prazo, situações especiais. 17/10 - Segurança, saúde e higiene no Trabalho (normas gerais de tutela):órgãos e atribuições; medidas preventivas (exames etc.); 20/10 Segurança, saúde e higiene no Trabalho (continuação) - atividades insalubres e perigosas. Outras medidas especiais. 27/10 - Direito Administrativo do Trabalho: atribuições do MTE. Inspeção do trabalho: competências, níveis, modalidades e procedimento fiscal, autuação, defesa, recurso.

8 31/10 - Direito Coletivo do Trabalho: conceito, histórico, denominação, funções, princípios. Conteúdo da liberdade e autonomia sindical, restrições no direito brasileiro (1ª parte). 03/11- Direito Coletivo do Trabalho: conceito, histórico, denominação, funções, princípios. Conteúdo da liberdade e autonomia sindical, restrições no direito brasileiro (2ª parte). 07/11 - Organização Sindical: conceito de sindicato, modalidades de organização sindical, aspectos históricos, natureza, constituição e funcionamento dos sindicatos, estrutura sindical vigente, registro de sindicato, centrais sindicais, funções e prerrogativas, custeio da atividade sindical (receitas) 1ª parte. 10/11 Avaliação Interdisciplinar. 17/11-3ª Avaliação - 1ª N-2 (Informar o Instrumento de avaliação Tipo de Prova). 21/11 - Organização Sindical: conceito de sindicato, modalidades de organização sindical, aspectos históricos, natureza, constituição e funcionamento dos sindicatos, estrutura sindical vigente, registro de sindicato, centrais sindicais, funções e prerrogativas, custeio da atividade sindical (receitas) 2ª parte. 24/11 - Composição dos conflitos de interesses de natureza coletiva: autocomposição - negociações coletivas (acordos coletivos, convenções procedimento negocial, registro dos instrumentos coletivos); heterocomposição: mediação, arbitragem, sentença normativa (1ª parte). 28/11 - Composição dos conflitos de interesses de natureza coletiva: autocomposição - negociações coletivas (acordos coletivos, convenções procedimento negocial, registro dos instrumentos coletivos); heterocomposição: mediação, arbitragem, sentença normativa (2ª parte). 01/12 - Comissões de Conciliação Prévia modalidades e atribuições (1ª parte). 05/12 - Comissões de Conciliação Prévia modalidades e atribuições (2ª parte) 08/12 - Autodefesa: direito de greve fundamentação, procedimentos prévios, restrições, garantias e obrigações, greve ilícita, lockout (1ª parte). 12/12 - Autodefesa: direito de greve fundamentação, procedimentos prévios, restrições, garantias e obrigações, greve ilícita, lockout (2ª parte). 15/12 4ª Avaliação - 2ª N-2 (Informar o Instrumento de avaliação Tipo de Prova). 19/12 Devolução das avaliações, divulgação e discussão de notas e frequências aos discentes / Entrega das pautas na secretaria

9 22/12 Atendimento em sala de alunos. A vocês caríssimas alunas e caríssimos alunos, boas aulas e um excelente semestre! Bibliografia Básica 1. BARROS, Alice de. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: LTr, BOMFIM, Volia. Direito do trabalho. 9. ed. Niterói: Ímpetus, DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 13. ed. São Paulo: LTr, Bibliografia Complementar CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das leis do trabalho. 38. ed. São 1. Paulo: Saraiva, GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. 5. ed. São Paulo: 2. Método, GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Elson. Curso de direito do trabalho. Rio de 3. Janeiro: Forense, MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do trabalho. 5. ed. São Paulo: Saraiva, NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 28. ed. São Paulo: 5. Saraiva, Material de Apoio Este professor elabora material de apoio disponibilizado aos alunos no site docente, bem como, cópia física em alguma das copiadoras existentes no térreo, de acordo com o conteúdo programático acima exposto, separado por temas e devidamente atualizado. O material poderá sofrer alguma correção ou atualização em sala de aula. O material de apoio possibilita a otimização do tempo, já que trata, item a item, os temas do conteúdo programático, com utilização da doutrina que consta da Bibliografia básica e complementar e, na medida do possível, com jurisprudência também atualizada dos Tribunais Trabalhistas. Além disso, consultas aos seguintes sítios eletrônicos:

10

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2014/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM UNIDADE DISCIPLINA PROFESSOR PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Ciências Jurídicas JUR. PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM JUR DIREITO DO TRABALHO II 1 Cláudia Glênia Silva de Freitas

Leia mais

PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM UNIDADE DISCIPLINA PROFESSOR PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Ciências Jurídicas JUR. PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM JUR DIREITO DO TRABALHO II 1 Cláudia Glênia Silva de Freitas

Leia mais

1 de 9 11/02/2016 17:07 Detalhes da Disciplina Código JUR3231 Nome da Disciplina DIREITO DO TRABALHO I Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais Direito do Trabalho: histórico, evolução, teoria

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DIR30 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br CH

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Individual e Coletivo

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso 503 Direito Diurno Disciplina

Leia mais

DISCIPLINA DIREITO DO TRABALHO I

DISCIPLINA DIREITO DO TRABALHO I PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA P L A N O D E E N S I N O UNIDADE

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: MARCELLO MANCILHA TURMA: 3º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Legislação Social e Trabalhista Ano Letivo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO Curso: Direito Disciplina: Direito Individual do Trabalho Nome da Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DPR051GV Professor: Jean Filipe Domingos Ramos Horário de Atendimento: Quarta-Feira

Leia mais

PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM UNIDADE DISCIPLINA PROFESSOR PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Ciências Jurídicas JUR. PLANO DE ENSINO/APRENDIZAGEM JUR DIREITO DO TRABALHO I 1 Cláudia Glênia Silva de Freitas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Direito do Trabalho II Código da Disciplina: JUR256 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 8 Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de:

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 PERÍODO: 8

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 PERÍODO: 8 1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 PERÍODO: 8 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

2.1 Denominações relevantes; conceito, caracteres; efeitos;

2.1 Denominações relevantes; conceito, caracteres; efeitos; PLANO DE CURSO Curso: Direito Disciplina: Direito Coletivo do Trabalho Nome da Disciplina: Direito do Trabalho II Código: DPR052GV Professor: Jean Filipe Domingos Ramos Horário de Atendimento: Quarta-Feira

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO DO TRABALHO II Código: DIR - 369 Pré-Requisito: Direito do Trabalho I Período Letivo: 2016.1

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO:DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO:DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO:DIREITO 2. EMENTA Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 0 h.a ANUAL: 105 DOCENTE RESPONSÁVEL Prof Anselmo Domingos

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Segurança e Medicina do Trabalho.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Iara Marthos Águila 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º. Ano TURMAS:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRAÇÃO GRAU:

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Período: 8 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Período: 8 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Período: 8 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA A disciplina envolverá a continuidade dos temas relativos aos direitos individuais do trabalho

Leia mais

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho;

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Direito do Trabalho II 086 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO. CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 26 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: Direito 2.

1. IDENTIFICAÇÃO. CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 26 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: Direito 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 26 PERÍODO: 5 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: Direito 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende 013 Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DO TRABALHO II 094 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Iara Marthos Águila 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

Em tudo dai graças ao Senhor!

Em tudo dai graças ao Senhor! Em tudo dai graças ao Senhor! DIREITO DO TRABALHO I Profa. PATRICIA ROSA Mestre em Proteção dos Direitos Fundamentais Email: patriciarrosa_@hotmail.com DIREITO DO TRABALHO I Carga Horária: 60 horas Compreender

Leia mais

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA CURSO: DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC.0378 PRÉ-REQUISITO: IDDPTS UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X ] Optativa [ ] Eletiva

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho I CARGA HORÁRIA

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho I CARGA HORÁRIA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 2ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito do Trabalho I CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas-aula ANUAL: 105 horas-aula DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Individual do Trabalho

Leia mais

Código JUR1034 Nome da Disciplina PRÁTICA JURÍDICA IV - ATIVIDADE CASO CONCRETO Carga Horária 60 Créditos 4

Código JUR1034 Nome da Disciplina PRÁTICA JURÍDICA IV - ATIVIDADE CASO CONCRETO Carga Horária 60 Créditos 4 UC Goiás 1 de 5 10/08/2015 07:34 Detalhes da Disciplina Código JUR1034 Nome da Disciplina PRÁTICA JURÍDICA IV - ATIVIDADE CASO CONCRETO Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais Prática Processual

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 0 3

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: CÓDIGO : DCSA0501 CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 60 h.

Leia mais

FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO

FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE CURSO Identificação Disciplina: DIREITO TRABALHISTA E LEGISLAÇÃO SOCIAL Professor(a): Vilmar Antônio da Silva Carga

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Segurança

Leia mais

Dar ao acadêmico uma visão abrangente dos direitos e normas da proteção ao consumidor, bem como, dos mecanismos e órgãos de defesa desses direitos.

Dar ao acadêmico uma visão abrangente dos direitos e normas da proteção ao consumidor, bem como, dos mecanismos e órgãos de defesa desses direitos. Detalhes da Disciplina Código JUR3470 Nome da Disciplina DIREITO DO CONSUMIDOR Carga Horária 60 Créditos 4 Consumidor: proteção, defesa e direitos básicos. Política Nacional das Relações de Consumo. Responsabilidades

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Disciplina: Direito Individual e Coletivo do Trabalho Carga Horária: 72 (horas) 6º Período

Disciplina: Direito Individual e Coletivo do Trabalho Carga Horária: 72 (horas) 6º Período I EMENTA Histórico, conceito, divisão e fontes. Empregado e Empregador. Contrato de Trabalho. Férias. Carteira de Trabalho e Previdência Social. Higiene e Segurança do Trabalho. O Fundo de Garantia do

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: MARIA CLÁUDIA SANTANA LIMA DE OLIVEIRA 1.2 DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO 1.3 DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO 1.4 SÉRIE: 5º ANO TURMAS: A e B TURNOS: NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

Características; Classificação; Sujeito do contrato de trabalho Empregado e empregador; Relação do emprego; Soli

Características; Classificação; Sujeito do contrato de trabalho Empregado e empregador; Relação do emprego; Soli 95 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA CARGA HORÁRIA: 68 horas-aula CÓDIGO: CC 011 PRÉ-REQUISITO: ES 327 Instituições Direito Público e Privado CRÉDITOS: 4.0.0 EMENTA: Direito. Direito do Trabalho.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA. Ciências Contábeis CURSO. Estagio de Prática Contábil I DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA. Ciências Contábeis CURSO. Estagio de Prática Contábil I DISCIPLINA PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO DISCIPLINA PROFESSOR Ciências Contábeis Estagio de Prática Contábil I Prof. Sérgio de Lima Rodrigues da Costa DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Segurança

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Legislação Trabalhista Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 2º Semestre Professores:

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO DO TRABALHO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Direito Processual Civil, Direito Processual Trabalhista, Direito do Trabalho I.

PLANO DE ENSINO. 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Direito Processual Civil, Direito Processual Trabalhista, Direito do Trabalho I. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professor: Rodrigo Barzotto Pereira de Souza rodrigo@uniarp.edu.br Período / Fase: 6º Semestre:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA CURSO EXTENSÃO EM TRABALHO E PREVIDÊNCIA CAPITULO I - DIREITO DO TRABALHO -- Princípios do Direito do Trabalho -- Relação de Trabalho e Relação de Emprego Natureza jurídica:

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Detalhes da Disciplina. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Conteúdo Programático

Detalhes da Disciplina. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Conteúdo Programático Detalhes da Disciplina Código JUR1763 Nome da Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais As Instituições de Direito no Brasil. Direitos e garantias fundamentais

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

0.1I3l: OSl:In8. OH1'V8'Vl:I.1 00

0.1I3l: OSl:In8. OH1'V8'Vl:I.1 00 S~OG - 'V'S S\f1J.V Vl::JOJ.I03 OlnVd oys OH1'V8'Vl:I.1 00 0.1I3l:110 30 OSl:In8 STJ00099788 2013 by Editora Atlas S.A. As cinco primeiras edições foram publicadas pela Editora Dialética; 6.ed.2014;7.ed.2015

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: NÃO POSSUI UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho...

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho... SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL... 3 1.1. Direito intertemporal no direito material do trabalho... 3 CAPÍTULO 2 A REFORMA TRABALHISTA E AS NORMAS INTERNA- CIONAIS...

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesu@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 0 3

Leia mais

DISCIPLINA DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS

DISCIPLINA DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA PLANO DE ENSINO UNIDADE ESCOLA

Leia mais

NOVAS REGRAS DA. REFORMA TRABALHISTA Curso com foco nas alterações previstas na Lei /17

NOVAS REGRAS DA. REFORMA TRABALHISTA Curso com foco nas alterações previstas na Lei /17 NOVAS REGRAS DA REFORMA TRABALHISTA Curso com foco nas alterações previstas na Lei 13.467/17 SOBRE O CURSO Visando capacitar profissionais frente as mudanças da legislação trabalhista, o curso tem o objetivo

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO Departamento Sindical - DESIN Lei 13.467/2017 Modernização Trabalhista Introdução - Promulgação da Lei 13.467 de 11 de julho de 2017 LEI 13.467/17

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 168, de 7 5 2013, publicada no Diário Oficial de 9 5 2013 Poder

Leia mais

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL Noções de Direito do Trabalho Analista Judiciário Área Administrativa Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR1003 - DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO OBJETIVOS: O curso de Pós-graduação

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Processual do Trabalho Código: DIR43 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 23 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 35 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROFESSOR: UDNO ZANDONADE TURMAS: 9ºDM e

Leia mais

Conceituar a teoria geral dos contratos, cuidando de seus elementos e princípios fundamentais

Conceituar a teoria geral dos contratos, cuidando de seus elementos e princípios fundamentais Detalhes da Disciplina Código JUR3103 Nome da Disciplina DIREITO CIVIL III Carga Horária 60 Créditos 4 Teoria geral dos contratos: princípios, classificação, extinção. Contratos em espécie: compra e venda,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA...

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 148 Curso. Período. 10º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 148 Curso. Período. 10º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 148 Curso Graduação Período 10º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-aula relógio 77 horas-aula

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 143 Curso. Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 143 Curso. Período Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 143 Curso Graduação Período 10º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-aula relógio 77 horas-aula

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRATICA FORENSE TRABALHISTA I 143 Curso Graduação. Período 9 o PERÍODO

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRATICA FORENSE TRABALHISTA I 143 Curso Graduação. Período 9 o PERÍODO Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código PRATICA FORENSE TRABALHISTA I 143 Curso Graduação Período 9 o PERÍODO Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-aula relógio 77 horas-aula Eixo

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Textos, filmes e outros materiais. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO COLETIVO DO TRABALHO (CÓD.: ENEX 60140) ETAPA: 8ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014

RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 RESOLUÇÃO CA Nº 001/2014 Aprova a alteração na Organização Curricular do Curso Bacharelado em, da Faculdade Independente do Nordeste. O Conselho Acadêmico - CA da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR,

Leia mais