Problema de Estoque e Roteirização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Problema de Estoque e Roteirização"

Transcrição

1 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 Poblema de Esoque e oezação Paíca Pado Belfoe (USP) paíca.belfoe@pol.usp.b Oswaldo Luz do Valle Cosa (USP) oswaldo@lac.usp.b esumo Ese abalho aa do poblema de esoque e oezação, que é uma exensão do poblema de oezação de eículos adconal. O poblema consse em deemna quando e quano enega de mecadoa paa cada clene e quas oeos de enegas ulza, com o objeo de mnmza os cusos de esoque e dsbução de modo que as demandas dos clenes sejam aenddas. Palaas-chae: Poblema de esoque e oezação, VMI (Esoque geencado pelo fonecedo), Omzação. 1. Inodução A efcênca e compedade de cada empesa dependem do desempenho da cadea de abasecmeno, fazendo com que o ganho nddual eseja deamene ne-elaconado com o ganho oal da cadea de supmenos. Incaas mpoanes sando elea os ganhos oas da cadea êm sugdo nas ndúsas, com o ampao do Momeno EC Effcen Consume esponse, ou esposa Efcene ao Consumdo. Uma das écncas poposas pelo EC é o VMI Vendo Managed Inenoy Esoque Geencado pelo Fonecedo que em sdo muo dssemnada na ndúsa mundal. O VMI em como objeo a edução de cusos aaés da negação dos componenes da cadea de abasecmeno. O pocesso de eposção aaés do VMI pode ocoe em qualque elo da cadea de abasecmeno. O VMI é uma écnca no qual o fonecedo conola os níes de esoque de seus clenes, e decde quando e quano enega de mecadoa paa cada clene. Sendo assm, os cálculos são ealzados po um algomo cadasado no fonecedo, fomado po paâmeos péesabelecdos pelo endedo e compado e baseado nas nfomações obdas do clene. esse modelo o clene é apenas nfomado da quandade que seá enada. Desa manea, ele faz um acompanhameno, monoa, mas não conola o pocesso. O VMI em ês caaceíscas fundamenas: é auomáco, baseado na demanda eal, e geencado pelo fonecedo. O pmeo passo paa o sucesso da políca VMI eque dsponbldade e acuáca dos dados dos clenes. Paa oma decsões, o fonecedo em acesso a nfomações mpoanes, as como, níes de esoques (dsponbldade de poduos) aual e passado de odos os clenes, compoameno da demanda do consumdo paa pesão das axas de consumo dos clenes, capacdade dos anques dos clenes, dsânca e empo de agem dos clenes em elação ao fonecedo e ene eles, cusos de anspoe, cusos de manuenção de esoques, cuso de fala de esoque, e capacdade e dsponbldade de eículos e moosas paa enega dos poduos. Em muas aplcações, o endedo, além de conola os esoques dos clenes, ambém admnsa uma foa de eículos paa anspoa os poduos aos clenes. ese caso, o objeo do endedo é não só admnsa o eabasecmeno ómo dos esoques como ambém a dsbução dos poduos. Ese poblema é chamado Poblema de Esoque e oezação (IP Inenoy oung Poblem). O IP em como caaceísca a políca VMI e desenole meodologas paa solução dese poblema.

2 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 O Poblema de Esoque e oezação, que em como caaceísca a políca VMI, benefca ano o endedo quano o clene. Do lado do fonecedo, pmeamene, podem-se eduz os cusos de podução e esoque. A ulzação de ecusos é mas unfome, o que eduz o monane dos ecusos necessáos, aumena a podudade dos mesmos, eduzndo o níel de esoque. Em segundo luga, podem-se eduz os cusos de anspoe aaés de uma ulzação mas unfome da capacdade de anspoe. Faze o planejameno aaés de uma nfomação dsponíel ao nés de basea-se em peddos de clenes esula num planejameno mas efcene. Paa o clene, as anagens são o aumeno do níel de seço, em emos de dsponbldade do poduo, e o fao de que ele nese menos ecusos no conole do níel de esoque e peddos. O em 2 consse na defnção do poblema de Esoque e oezação. O em 3 apesena a modelagem do poblema e o em 4 a aplcação do modelo. Fnalmene no úlmo em consaão as consdeações fnas. 2. Defnção do Poblema O Poblema de Esoque e oezação (IP) aa da dsbução de um únco poduo, a pa de um únco ceno de dsbução, que aende clenes deno de um hozone de planejameno T, posselmene nfno. O clene consome o poduo a uma axa u e em uma capacdade de amazenagem C. O níel de esoque do clene no nsane é I. A dsbução dos poduos é fea aaés de M eículos homogêneos e cada eículo em uma capacdade C. A quandade enegue ao clene pela oa no nsane é. O númeo oal de oas de enega é. Defne-se c o cuso de execua a oa = 1,..., e c es, o cuso de amazenagem do clene. O objeo é mnmza o cuso médo dáo de dsbução duane o hozone de planejameno de modo que não haja fala de esoques paa os clenes. Pode-se adcona ao modelo cusos de esoque, cusos de fala (admndo que pode ocoe fala de poduos). O Poblema engloba ês fases: 1. Seleção das oas 2. Deemna a cada da quas oas ão ocoe e quano enega paa cada clene da oa duane cada sa 3. oezação de eículos: odem de enega dos clenes de cada oa. 3. Modelagem de cada uma das fases Dealhaemos a segu cada uma das ês fases. 3.1 Fase 1: Seleção das oas O objeo da fase 1 é selecona dene odas as possíes oas, as oas com meno cuso e ulzá-las paa a fase segune. A defnção dos clenes que faão pae da mesma oa fo fea em função da localzação geogáfca dos mesmos, da axa de consumo e da capacdade de amazenagem de cada um deles. 3.2 Fase 2: Deemna a cada da quas oas ão ocoe e quano enega paa cada clene da oa duane cada sa.

3 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 Os modelos abaxo seão esoldos pelo méodo banch and bound aaés do sofwae Wha s Bes! 6.0. a) Modelo de pogamação nea msa paa um únco peíodo (Campbell e al., 1997). Ao nés de oma decsões a cada da, ese modelo decde quanas ezes duane um únco peíodo T seão execuadas cada uma das oas. Temos os segunes paâmeos: oal de oas de enega c cuso de execua a oa, = 1,..., númeo de clenes u axa de consumo do clene, = 1,..., T hozone de planejameno C capacdade de amazenagem do clene, = 1,..., C capacdade do eículo Vaáes de decsão: = olume oal enegue ao clene na oa no hozone de planejameno T x = fequênca com que a oa é execuada no peíodo T Fomulaemos o poblema como: mn c x (3.1) I x mn( C mn( C = Tµ neo,,, C ) x, I C ) x = 1,..., = 1,...,, = 1,..., = 1,..., 0. (1) (2) (3) O objeo é mnmza o cuso médo dáo de dsbução duane o hozone de planejameno de modo que não haja fala de esoques paa os clenes. A esção (1) gaane que os olumes oas enegues aos clenes da oa no peíodo é meno ou gual ao mínmo ene a capacdade do eículo e a capacdade oal de amazenagem de odos os clenes, mulplcado pelo númeo de ezes que a oa é execuada. A esção (2) gaane que o olume oal enegue ao clene que peence a oa não ulapassaá o mínmo ene a capacdade do eículo e a capacdade de amazenagem do clene, mulplcado pelo númeo de ezes que a oa é execuada. A esção (3) gaane que o olume oal enegue ao clene no peíodo é gual a sua axa de consumo duane o peíodo. b) Modelo de pogamação nea msa mul-peíodo baseado nas déas de Campbell e al.(1999). ese modelo, as decsões sobe quas oas ão ocoe, quano enega paa cada clene da oa e qual o melho oeo são omadas daamene. Paâmeos: oal de oas de enega c cuso de execua a oa, = 1,..., c cuso de amazenagem do clene ($/em da) es,

4 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 númeo de clenes M númeo de eículos dsponíes T hozone de planejameno u axa de consumo do clene, = 1,..., C capacdade de amazenagem do clene, = 1,..., C capacdade do eículo 0 I esoque ncal do clene, = 1,..., I níel de esoque do clene no nsane, = 1,...,, = 1,..., T T = T d duação da oa (fação do da) = empo oal dsponíel po da Vaáes de decsão: = olume oal enegue ao clene da oa no da x = aáel bnáa, ndca se a oa é execuada no da ( x = 1) ou não ( x = 0) O níel de esoque do clene no nsane pode se defndo como: 1 (3.2) I = I + = 1 u A quandade mínma a se enegue ao clene no fnal do da é: (3.3) d = max(0, u I ) A quandade máxma a se enegue ao clene no fnal do da é: (3.4) D = u + C I 0 0 O Poblema pode se fomulado da segune manea: mn c x + c I (3.5) d I s= 1 C x s x bnay, 0, D es, = 1,...,, = 1,..., T = 1,...,, = 1,..., T mn( C, C ). (4) (5) O objeo do modelo é mnmza os cusos de anspoe e esoque de modo que a demanda de odos os clenes sejam aenddas. O modelo pode mnmza apenas os cusos de dsbução, desconsdeando os cusos de esoque, sujeo às mesmas esções. A esção (4) gaane que não haeá fala de esoque paa o clene e que a capacdade de amazenagem do clene não seá excedda. A esção (5) gaane que o olume oal enegue aos clenes da oa não excedeá a capacdade do eículo. Se o empo oal dsponíel po da fo lmado adconamos a segune esção: = 1 T x Td = 1,..., T. A esção (6) gaane que o empo necessáo paa execua as oas não excedeá o empo dsponíel. (6)

5 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 Caso o númeo de eículos esção: (M ) em cada peíodo seja lmado, adcona-se a segune = 1 x M = 1,..., T (7) 3.3 Fase 3: oezação de eículos esa fase, a pa das soluções obdas na Fase 1 e 2, deemnam-se as oas a seem pecodas em cada da. O modelo pode se esoldo pelo méodo banch and bound aaés do sofwae LIGO 6.0. Seja o númeo de clenes a seem sados. Tem-se como aáel de decsão: 1, se j é aenddo depos de x j = 0, caso conáo A função objeo do modelo é mnmza a dsânca oal pecoda: (3.6) mnds j x j As esções são: I x j = 1 j (8) j I A esção (8) gaane que o eículo chega a cada clene j uma únca ez. j I x = 1 (9) j I A esção (9) gaane que eículo sa de cada clene uma únca ez. j ; = 2,3,..., u u j + x j 1 j = 2,3,..., u 0 A esção (10) gaane que odos os clenes sejam aenddos. 4. Aplcação dos modelos Consdee uma empesa dsbudoa que adque poduos químcos de um fabcane e os dsbu paa seus clenes. Além da dsbução do poduo, a empesa é esponsáel pelo conole do níel de esoque de seus clenes. A dsbução é fea aaés de uma foa de eículos homogênea, a pa de um únco depóso cenal que aende = 10 clenes. O númeo de eículos dsponíes paa enega é M = 2. O objeo da empesa é mnmza os cusos de dsbução e esoque. Foam adoadas as segunes hpóeses: demanda deemnísca, hozone de planejameno de cnco das, cada eículo pode faze uma únca uma agem po da, um clene pode peence a mas de uma oa, o cuso de esoque é gual paa odos os clenes, os esoques são mandos nos clenes e não no depóso. Os dados de demanda, capacdade e esoque ncal de cada clene, em oneladas, esão na abela abaxo: (10)

6 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 Tabela 4.1: Dados dos clenes em oneladas dem/sem dem/da Capacdade Es.ncal Clene Clene 2 8 1,6 9 3,2 Clene 3 12,5 2, Clene 4 8 1,6 10 3,2 Clene 5 9 1,8 11 3,6 Clene Clene Clene ,5 6 Clene Clene ,6 10 3,2 Temos a segu dados de cusos e capacdade do eículo: C es ($/ da) = 5/ da C fala ($/ da) = 10/ da Cuso de anspoe = cuso fxo ($100/da) + cuso aáel ($1/km) Cuso do peddo = $100,00 Capacdade do eículo = 20 oneladas A abela abaxo mosa a dsânca ene o depóso (epesenado na abela po 0) e cada clene e ene os clenes: Tabela 4.2: Dsânca ene o depóso e cada clene e ene os clenes x 49 x x x x x x x x x x 45 x x x x 4.1 esulados da modelagem Seão descos a segu os esulados de cada fase esulados da fase 1: Seleção das oas Com base na localzação geogáfca dos clenes, na axa de consumo e na capacdade de amazenagem de cada um deles foam seleconadas as oas. Os esulados enconam-se na abela abaxo: Tabela 4.3: oas seleconadas paa a fase 2 oa Clenes 1 2 e e e e , 6 e 9

7 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de esulados da fase 2: Deemna a cada da quas oas ão ocoe e quano enega paa cada clene da oa duane cada sa a) Modelo de pogamação nea msa paa um únco peíodo A abela a segu defne a feqüênca óma semanal das oas ( x ) e que é a quandade enegue ao clene pela oa no hozone de planejameno T : Tabela 4.4: Feqüênca da oa e quandade enegue a cada clene Clene oa x , * *7, * b) Modelo de pogamação nea msa mul-peíodo As oas e as quandades enegues são: Tabela 4.5: oas ocodas e quandade enegue a cada clene Clene oa Da 1 2 uaa Segunda 4,8 3 1 Segunda uaa 7,5 4 3 uaa 4,8 5 3 uaa 5,4 6 5 Teça una Teça Teça una Teça una Teça 4,8 Apesa dese modelo mnmza ano o cuso de anspoe quano o cuso de esoque, as feqüêncas obdas foam baxas, pos o cuso de anspoe em um peso muo mao que o cuso de esoque. Caso o modelo consdee apenas os cusos de anspoe, busca-se maxmza as quandades enegues aos clenes em cada agem, espeando as esções de capacdade de eículo e amazenagem. ese caso as quandades enegues são menoes, de foma a mnmza os cusos de esoque esulados da fase 3: oezação de eículos

8 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 esa fase deemnou-se a seqüênca das oas pecodas em cada da de acodo com os esulados obdos na fase 1 e 2. oa 1 clenes 2 e 3 oa: oa 2 clenes 1 e 3 oa: oa 3 clenes 4 e 5 oa: oa 4 clenes 7 e 10 oa: oa 5 clenes 6, 8 e 9 oa: Conclusões Ese abalho esudou o Poblema de Esoque e oezação (IP) que em como objeo a edução de cusos aaés da negação da cadea logísca. o IP, que em como caaceísca a políca VMI, o fonecedo conola os níes de esoques dos clenes e é esponsáel pela dsbução dos poduos. O objeo é desenole modelos de omzação paa solução do poblema de esoque e oezação. efeêncas AILY, S. & FEDEGUE, A. (1993) - Two-Echelon Dsbuon Sysems wh Vehcle oung Coss and Cenal Inenoes. Opeaons eseach 41, p BELL, W.; DALBETO, L.; FISHE, M.; GEEFIELD, A.; JAIKUMA,.; KEDIA, P.; MACK,. & PUTZMA, P. (1983) - Impong he Dsbuon of Indusal Gases wh an On-Lne Compuezed oung and Schedulng Opmze. Inefaces 13, n.6, p CAMPBELL, A.; CLAKE, L.; KLEYWEGT, A. & SAVELSBEGH, M. (1987) - The Inenoy oung Poblem. The Logscs Insue School of Indusal and Sysems Engneeng, GA CAMPBELL, A.; CLAKE, L. & SAVELSBEGH, M. (1999) - An Inenoy oung Poblem. Apl 28. FEDEGUE, A. & ZIPKI, P. (1984) - A Combned Vehcle oung and Inenoy Allocaon Poblem. Opeaons eseach 32, p OZEKI, F.L.; ADO, F.K.; LIMA, A.H.P. & YOSHIZAKI, H. T.Y. (2000) - O Poblema do Mlk un: Aplcação de um Modelo de Esoque-oezação em uma Indúsa de Almenos. In: Encono aconal de Engenhaa de Podução, 20/Inenaconal Confeence on Indusal Engneeng and Opeaons Managemen 6, São Paulo. Anas, São Paulo: EPUSP/FCAV. SHAPIO, J. F. (2001) - Modelng he supply chan. Pacfc Goe, CA : Books/Cole- Thomson Leanng.

9 XI Smpep Bauu, SP, Basl, 08 a 10 de noembo de 2004 WISTO, W. L. (1995) - Inoducon o Mahemacal Pogammng. Applcaons and Algohms. 2.ed. Belmon, Ca.: Duxbuy Pess. 2º Congesso EC Basl (2000) - O EC no Basl-Scoecad. São Paulo.

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO Paíca Pado Belfoe (USP) paíca.belfoe@pol.usp.b Oswaldo Luz do Valle Cosa (USP) oswaldo@lac.usp.b Resumo Ese abalho aa do poblema de esoque e oezação, que é uma exensão

Leia mais

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO: UM MODELO COM DEMANDA DETERMINÍSTICA E ESTOCÁSTICA

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO: UM MODELO COM DEMANDA DETERMINÍSTICA E ESTOCÁSTICA Pesqusa Opeaconal e o Desenolmeno Susenáel 27 a 30/09/05, Gamado, RS PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO: UM MODELO COM DEMADA DETERMIÍSTICA E ESTOCÁSTICA Paíca Pado Belfoe Unesdade de São Paulo A. Pof.

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS E SUAS APLICAÇÕES EM MODELOS DE PROGRAMAÇÃO MISTA E EM PROBLEMAS DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO

DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS E SUAS APLICAÇÕES EM MODELOS DE PROGRAMAÇÃO MISTA E EM PROBLEMAS DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO Pesqsa Opeaconal e o Desenvolvmeno Ssenável 7 a /9/ Gamado S DECOMPOSIÇÃO DE BENDES E SUAS APLICAÇÕES EM MODELOS DE POGAMAÇÃO MISTA E EM POBLEMAS DE ESTOQUE E OTEIIZAÇÃO Paíca Pado Belfoe Unvesdade de

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS PARA PROGRAMAÇÃO MISTA E APLICAÇÕES AO PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO

DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS PARA PROGRAMAÇÃO MISTA E APLICAÇÕES AO PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO 4 v. 0 n. 0 : pp.4-7 005 ISSN 808-0448 D.O.I.: 0.895/S808-0448005000000 Revsa Gesão Indsal DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS PARA PROGRAMAÇÃO MISTA E APLICAÇÕES AO PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO BENDERS DECOMPOSITION

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS PARA PROGRAMAÇÃO MISTA E APLICAÇÕES AO PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO

DECOMPOSIÇÃO DE BENDERS PARA PROGRAMAÇÃO MISTA E APLICAÇÕES AO PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO v. n. : pp.-6 5 ISSN 88-448 evsa Gesão Indsal DECOMPOSIÇÃO DE BENDES PAA POGAMAÇÃO MISTA E APLICAÇÕES AO POBLEMA DE ESTOQUE E OTEIIZAÇÃO BENDES DECOMPOSITION FO INGEGE POGAMMING AND ITS APLICATIONS IN

Leia mais

ELECTROMAGNETISMO. EXAME 1ª Chamada 22 de Junho de 2009 RESOLUÇÕES

ELECTROMAGNETISMO. EXAME 1ª Chamada 22 de Junho de 2009 RESOLUÇÕES ELECTROMAGNETISMO EXAME 1ª Chamada de Junho de 00 RESOLUÇÕES As esposas à mao pae das pegunas devem se acompanhada de esquemas lusavos, que não são epoduzdos aqu. 1. a. As ês paículas e o pono (.00, 0.00)

Leia mais

PASSO A PASSO PARA MIGRAR SUA EMPRESA PARA A NUVEM!

PASSO A PASSO PARA MIGRAR SUA EMPRESA PARA A NUVEM! PASSO A PASSO PARA MIGRAR SUA EMPRESA PARA A NUVEM! Sua empesa esá pepaada paa a nuvem? Aualmene empesas esão eduzndo mlhões de eas em nvesmeno na nuvem, e você, esá pepaado paa se benefca dessa ecnologa?

Leia mais

PME 2556 Dinâmica dos Fluidos Computacional. Aula 1 Princípios Fundamentais e Equação de Navier-Stokes

PME 2556 Dinâmica dos Fluidos Computacional. Aula 1 Princípios Fundamentais e Equação de Navier-Stokes PME 556 Dnâmca dos Fldos Compaconal Ala 1 Pncípos Fndamenas e Eqação de Nave-Sokes 1.1 Inodção O escoameno de m fldo é esdado aavés de eqações de consevação paa:. Massa. Qandade de Movmeno. Enega 1. Noação

Leia mais

Cinemática e Dinâmica

Cinemática e Dinâmica nemáca e Dnâmca Resão de colsões: Nas colsões ene paículas a quandade de momeno ncal P (ou momeno lnea ncal) do conjuno das paículas é SEMPRE gual a quandade de momeno nal P (ou momeno lnea nal) do conjuno

Leia mais

Análise da estabilidade termodinâmica através do método do conjunto gerador

Análise da estabilidade termodinâmica através do método do conjunto gerador Análse da esabldade emodnâmca aavés do méodo do conjuno geado Jovana Sao de Souza Unvesdade Fedeal Flumnense- Depaameno de Educação Maemáca 28470 000, Sano Anôno de Pádua, RJ E-mal: jovana@nfesuffb Luz

Leia mais

Departamento de Informática. Modelagem Analítica. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Disciplina:

Departamento de Informática. Modelagem Analítica. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Disciplina: Deparameno de Informáca Dscplna: Modelagem Analíca do Desempenho de Ssemas de Compuação Fluxos de Enrada Fluxos de Saída Le de Lle Faor de Ulzação rof. Sérgo Colcher colcher@nf.puc-ro.br rocesso de Chegada

Leia mais

Universidade Federal Fluminense TEXTOS PARA DISCUSSÃO UFF/ECONOMIA

Universidade Federal Fluminense TEXTOS PARA DISCUSSÃO UFF/ECONOMIA ISSN 59-462 Unvesdade edeal lumnense TEXTOS PARA DISCUSSÃO U/ECONOMIA Unvesdade edeal lumnense aculdade de Economa Rua Tadenes 7 - Ingá - Neó (RJ Tel.: (02 2629-9699 a: (02 2629-9700 hp://.uff.b/econ esc@vm.uff.b

Leia mais

CAPÍTULO 2 PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIVO DE ENERGIA ELÉTRICA

CAPÍTULO 2 PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIVO DE ENERGIA ELÉTRICA CAPÍTULO 2 PLANEJAMEO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIO DE ENERIA ELÉTRICA 2. IRODUÇÃO Ese capíulo apresena um resumo dos prncpas conceos relaconados ao planeameno da operação

Leia mais

5 Modelo financeiro para os ativos

5 Modelo financeiro para os ativos Modelo financeio paa os aivos 51 5 Modelo financeio paa os aivos 5.1. Pemissas A eada de dados de uma pogamação esocásica é caaceizada como o valo que epesea cada fao de isco duae o peíodo de duação de

Leia mais

Escoamentos Compressíveis. Capítulo 06 Forma diferencial das equações de conservação para escoamentos invíscidos

Escoamentos Compressíveis. Capítulo 06 Forma diferencial das equações de conservação para escoamentos invíscidos Escoamenos Compessíveis Capíulo 06 Foma difeencial das equações de consevação paa escoamenos invíscidos 6. Inodução A análise de poblemas na dinâmica de fluidos eque ês passos iniciais: Deeminação de um

Leia mais

3 Sistema Estudado Calibração de Câmera

3 Sistema Estudado Calibração de Câmera Ssema Esudado Nese capíulo descevemos o ssema esudado e poseomene mplemenado paa a capua de modelos compuaconas e os conceos eócos envolvdos. Cada pono é apofundado nas seções coespondenes, dvddas em calbação

Leia mais

Medidas Macroprudenciais Impactos dos Recolhimentos Compulsórios

Medidas Macroprudenciais Impactos dos Recolhimentos Compulsórios Meddas Macopudencas Impacos dos Recolmenos Compulsóos A pa da década de 8, quando boa pae dos bancos cenas começou a abandona a dea de conole de agegados moneáos, os ecolmenos compulsóos se onaam menos

Leia mais

PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WULU

PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WULU 1 PUCPR- Ponfíca Unversdade Caólca Do Paraná PPGIA- Programa de Pós-Graduação Em Informáca Aplcada PROF. DR. JACQUES FACON IMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WUU Resumo: Uma nova écnca de marzação baseada em

Leia mais

MODELAGEM E CONTROLE DE CONVERSORES ELEVADORES DE TENSÃO BASEADOS NO CONVERSOR QZ-SOURCE

MODELAGEM E CONTROLE DE CONVERSORES ELEVADORES DE TENSÃO BASEADOS NO CONVERSOR QZ-SOURCE MODELAGEM E CONTROLE DE CONVERORE ELEVADORE DE TENÃO BAEADO NO CONVEROR QZ-OURCE Tago M. K. Fasel, Anóno M... Andade 2, Ronaldo A. Gusso, Éde Bd, Wagne A. Aes, Hélo L. He, Máo L.. Mans Unvesdade Fedeal

Leia mais

ANO LECTIVO DE 2007/2008

ANO LECTIVO DE 2007/2008 ANO LECTVO DE 7/8 Po. Calos R. Pava Depaameno de Engenhaa Elecoécnca e de Compuadoes nsuo Supeo Técnco Maço de 8 Cavdades Ópcas Noa péva Nese capíulo esudam-se as cavdades ópcas de Faby-Peo consuídas po

Leia mais

Inserção de Variáveis Ambientais no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos

Inserção de Variáveis Ambientais no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos Inserção de Varáves Ambenas no Planejameno da Operação de Ssemas Hdroérmcos VALLE, Ana Cláuda Marques, Escola de Engenhara Elérca e de Compuação, UFG, douoranda em Cencas Ambenas, PRPPG, UFG AGUIAR, Mara

Leia mais

ESPAÇO VETORIAL REAL DE DIMENSÃO FINITA

ESPAÇO VETORIAL REAL DE DIMENSÃO FINITA EPÇO ETORIL REL DE DIMENÃO FINIT Defnção ejam um conjuno não ao o conjuno do númeo ea R e dua opeaçõe bnáa adção e mulplcação po ecala : : R u a u a é um Epaço eoal obe R ou Epaço eoal Real ou um R-epaço

Leia mais

DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE ACEROLAS (Malpighia emarginata D.C) : ESTIMAÇÃO DE DIFUSIVIDADE MÁSSICA EFETIVA

DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE ACEROLAS (Malpighia emarginata D.C) : ESTIMAÇÃO DE DIFUSIVIDADE MÁSSICA EFETIVA oceedngs of he h Bazlan Congess of hemal Scences and Engneeng -- ENCI 6 Baz. Soc. of Mechancal Scences and Engneeng -- ABCM, Cuba, Bazl, Dec. 5-8, 6 ape CI6-67 DESIDRAAÇÃO OSMÓICA DE ACEROLAS (Malpgha

Leia mais

CAPÍTULO 4. Vamos partir da formulação diferencial da lei de Newton

CAPÍTULO 4. Vamos partir da formulação diferencial da lei de Newton 9 CPÍTUL 4 DINÂMIC D PRTÍCUL: IMPULS E QUNTIDDE DE MVIMENT Nese capíulo será analsada a le de Newon na forma de negral no domíno do empo, aplcada ao momeno de parículas. Defne-se o conceo de mpulso e quandade

Leia mais

Os Efeitos dos Parcelamentos sobre a Arrecadação Tributária

Os Efeitos dos Parcelamentos sobre a Arrecadação Tributária ISSN 00-46 Os feos dos Pacelamenos sobe a Aecadação Tbuáa Nelson Leão Paes Pesqusado CNPq- Pogama de Pós-Gaduação em conoma (PIMS/UFP) ndeeço: Av. Pof. Moas do Rego, s/n - Cd. Unvesáa - Recfe - P - Basl

Leia mais

MATEMÁTICA. Retas e Planos no Espaço. Geometria de Posição Capítulo 1 LIVRO 4

MATEMÁTICA. Retas e Planos no Espaço. Geometria de Posição Capítulo 1 LIVRO 4 MATEMÁTICA LIVRO 4 Geomeia de Posição Capíulo 1 Reas e Planos no Espaço GEOMETRIA DE POSIÇÃO POSTULADOS POSTULADO DA EXISTÊNCIA Exisem: pono, ea e plano A C s B β Numa ea, ou foa dela, exisem infinios

Leia mais

Eletromagnetismo II 1 o Semestre de 2007 Noturno - Prof. Alvaro Vannucci

Eletromagnetismo II 1 o Semestre de 2007 Noturno - Prof. Alvaro Vannucci leomagesmo II o Semese de 7 Nouo - Pof. Alvao Vaucc 3 a aula /ab/7 Vmos: Odas sfécas (vácuo: = Ψ (modo T e B = ( ψ ω c ' = ω B ' = ψ c ( ψ (modo TM ; ω Ψ + Ψ = sedo que ψ sasfaz: c (equação scala de Helmholz

Leia mais

Transmissão de calor

Transmissão de calor UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE Faculdade de Engenhaia ansmissão de calo 3º ano Pof D. Engº Joge Nhambiu Aula. Equação difeencial de condução de calo Equação difeencial de condução de calo Dedução da equação

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE TÊMPERA EM GEOMETRIAS AXISSIMÉTRICAS UTILIZANDO UM MODELO CONSTITUTIVO MULTI-FASES

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE TÊMPERA EM GEOMETRIAS AXISSIMÉTRICAS UTILIZANDO UM MODELO CONSTITUTIVO MULTI-FASES COPPE/UFRJ MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE TÊMPERA EM GEOMETRIAS AXISSIMÉTRICAS UTILIZANDO UM MODELO CONSTITUTIVO MULTI-FASES Wendell Poo de Olvea Tese de Douoado apesenada ao Pogama de Pós-gaduação

Leia mais

Neo-fisherianos e teoria fiscal do nível de preços

Neo-fisherianos e teoria fiscal do nível de preços Anono Lcha 4/março/07 Neo-fsheranos e eora fscal do nível de preços O objevo desas noas é desacar os prncpas elemenos da abordagem neofsherana e da eora fscal do nível de preços. Desacamos 4 pequenos modelos

Leia mais

Rastreamento rastreamento

Rastreamento rastreamento Raseameno Em Realdade Val (RV) e Realdade Amenada (RA), o pocesso de acompanhameno das coodenadas de m objeo em empo eal chama-se aseameno. Os objeos mas comns a seem aseados são os capacees de RV e dsposos

Leia mais

DINÂMICA VETORIAL TEORIA

DINÂMICA VETORIAL TEORIA ESCOL DE ENENHR DE SÃO CRLOS DERTMENTO DE ENENHR MECÂNC UNVERSDDE DE SÃO ULO DNÂMC VETORL TEOR MRO FRNCSCO MUCHERON SÃO CRLOS - 0 CÍTULO CNEMÁTC VETORL D RTÍCUL Feqüeneene a segunda le de Newon é esca

Leia mais

HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E ESTOQUE

HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E ESTOQUE Pesqusa Operaconal e o Desenvolvmeno Susenável 7 a /9/5, Gramado, RS HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E ESTOQUE André Luís Shguemoo Faculdade de Engenhara Elérca e Compuação Unversdade Esadual

Leia mais

Eletromagnetismo Licenciatura. 18 a aula. Professor Alvaro Vannucci

Eletromagnetismo Licenciatura. 18 a aula. Professor Alvaro Vannucci leomagesmo Lcecaua 8 a aula Pofesso Alvao Vaucc Na úlma aula vmos... Poêca adada po um Dpolo léco que Oscla: P dpolo p 0 4 c quao que a Poêca adada po uma aea mea-oda: P aea q 0 4 c Agoa, em emos do valo

Leia mais

Versão 2 RESOLUÇÃO GRUPO I. = 0. Tal permite excluir a opção C.

Versão 2 RESOLUÇÃO GRUPO I. = 0. Tal permite excluir a opção C. Teste Intemédo de Matemátca A Vesão Teste Intemédo Matemátca A Vesão Duação do Teste: 90 mnutos.05.0.º Ano de Escoladade Deceto-Le n.º 7/00, de 6 de maço RESOLUÇÃO GRUPO I. Resposta (C) Tem-se: a b log

Leia mais

ESPAÇO VETORIAL REAL DE DIMENSÃO FINITA

ESPAÇO VETORIAL REAL DE DIMENSÃO FINITA EPÇO ETORIL REL DE DIMENÃO FINIT Defnção ejam um conjuno não vao o conjuno do númeo ea R e dua opeaçõe bnáa adção e mulplcação po ecala : : R v u a v u v a v é um Epaço eoal obe R ou Epaço eoal Real ou

Leia mais

CAPÍTULO 1 REPRESENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Sistema monovariável SISO = Single Input Single Output. s 1 s 2. ... s n

CAPÍTULO 1 REPRESENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Sistema monovariável SISO = Single Input Single Output. s 1 s 2. ... s n 1 CAPÍTULO 1 REPREENTAÇÃO E CLAIFICAÇÃO DE ITEMA 1.1. Represenação de ssemas 1.1.1. semas com uma enrada e uma saída (IO) e sema monovarável IO = ngle Inpu ngle Oupu s e = enrada s = saída = ssema 1.1..

Leia mais

Separação Cromatografica. Docente: João Salvador Fernandes Lab. de Tecnologia Electroquímica Pavilhão de Minas, 2º Andar Ext. 1964

Separação Cromatografica. Docente: João Salvador Fernandes Lab. de Tecnologia Electroquímica Pavilhão de Minas, 2º Andar Ext. 1964 Sepaação Comaogafica Docene: João Salvado Fenandes Lab. de Tecnologia Elecoquímica Pavilhão de Minas, º Anda Ex. 964 Sepaação Comaogáfica envolve ineacções ene um soluo numa fase móvel (eluene) e um leio

Leia mais

Campo magnético criado por uma corrente eléctrica e Lei de Faraday

Campo magnético criado por uma corrente eléctrica e Lei de Faraday Campo magnéico ciado po uma coene elécica e Lei de Faaday 1.Objecivos (Rev. -007/008) 1) Esudo do campo magnéico de um conjuno de espias (bobine) pecoidas po uma coene elécica. ) Esudo da lei de indução

Leia mais

Princípios de conservação e Equação de Evolução

Princípios de conservação e Equação de Evolução Pincípios de consevação e Equação de Evolução Os pincípios fundamenais da Mecânica aplicam-se a copos maeiais e po isso em fluidos aplicam-se a uma poção de fluido e não a um volume fixo do espaço. Ese

Leia mais

Tiago Carlos de Oliveira. Identificação Fuzzy Takagi-Sugeno e Projeto de Controle Adaptativo da Articulação do Joelho

Tiago Carlos de Oliveira. Identificação Fuzzy Takagi-Sugeno e Projeto de Controle Adaptativo da Articulação do Joelho ago Calos de Olvea Idenfcação Fuzzy aag-sugeno e Pojeo de Conole Adapavo da Aculação do Joelho Londna 3 ago Calos de Olvea Idenfcação Fuzzy aag-sugeno e Pojeo de Conole Adapavo da Aculação do Joelho Dsseação

Leia mais

MATEMÁTICA. Módulo 28. Frente IV - Caderno 07. Paralelismo e Perpendicularismo no Espaço Página 229

MATEMÁTICA. Módulo 28. Frente IV - Caderno 07. Paralelismo e Perpendicularismo no Espaço Página 229 MATEMÁTICA Fene IV - Cadeno 07 Módulo 28 Paalelismo e Pependiculaismo no Espaço Página 229 GEOMETRIA DE POSIÇÃO POSTULADOS POSTULADO DA EXISTÊNCIA Exisem: pono, ea e plano A C s B Numa ea, ou foa dela,

Leia mais

Vestibular 2ª Fase Resolução das Questões Discursivas

Vestibular 2ª Fase Resolução das Questões Discursivas Vesibula ª Fase Resolução das Quesões Discusivas São apesenadas abaixo possíveis soluções paa as quesões poposas Nessas esoluções buscou-se jusifica as passagens visando uma melho compeensão do leio Quesão

Leia mais

O INVESTIMENTO SEQÜENCIAL EM EMPREENDIMENTOS DE CAPITAL DE RISCO: UM ESTUDO COM OPÇÕES REAIS

O INVESTIMENTO SEQÜENCIAL EM EMPREENDIMENTOS DE CAPITAL DE RISCO: UM ESTUDO COM OPÇÕES REAIS O INESTIMENTO SEQÜENCIAL EM EMPREENDIMENTOS DE CAPITAL DE RISCO: UM ESTUDO COM OPÇÕES REAIS Fabn Hoelz Bagas Alvaez Faculdades IBMEC-RJ Avenda Ro Banco 8/5 anda Ro de Janeo CEP: 4-. fabn@peonlne.com.b

Leia mais

4 Modelagem e metodologia de pesquisa

4 Modelagem e metodologia de pesquisa 4 Modelagem e meodologia de pesquisa Nese capíulo será apresenada a meodologia adoada nese rabalho para a aplicação e desenvolvimeno de um modelo de programação maemáica linear misa, onde a função-objeivo,

Leia mais

CAPÍTULO 2 DINÂMICA DA PARTÍCULA: FORÇA E ACELERAÇÃO

CAPÍTULO 2 DINÂMICA DA PARTÍCULA: FORÇA E ACELERAÇÃO 13 CAPÍTULO 2 DINÂMICA DA PATÍCULA: OÇA E ACELEAÇÃO Nese capíulo seá aalsada a le de Newo a sua foma dfeecal, aplcada ao movmeo de paículas. Nesa foma a foça esulae das foças aplcadas uma paícula esá elacoada

Leia mais

Introdução à Análise Diferencial dos Movimentos dos Fluidos

Introdução à Análise Diferencial dos Movimentos dos Fluidos Inodção à Análise Difeencial dos Moimenos dos Flidos Eqação de conseação de massa (coninidade) Definições ailiaes: Fnção coene Deiada maeial Aceleação Roação de flidos Eqação de Conseação de Qanidade de

Leia mais

Transistores de Efeito de Campo (FETS) Símbolo. Função Controlar a corrente elétrica que passa por ele. Construção. n + n + I D função de V GS

Transistores de Efeito de Campo (FETS) Símbolo. Função Controlar a corrente elétrica que passa por ele. Construção. n + n + I D função de V GS Tansses de Efe de Camp (FET) Cm n cas d TBJ, a ensã ene ds emnas d FET (feld-effec anss) cnla a cene que ccula pel ece emnal. Cespndenemene FET pde se usad an cm amplfcad quan cm uma chae. O nme d dsps

Leia mais

MATEMÁTICA. Módulo 28. Frente IV -Caderno 07. Paralelismoe Perpendicularismono Espaço Página 229

MATEMÁTICA. Módulo 28. Frente IV -Caderno 07. Paralelismoe Perpendicularismono Espaço Página 229 MATEMÁTICA Fene IV -Cadeno 07 Módulo 28 Paalelismoe Pependiculaismono Espaço Página 229 GEOMETRIA DE POSIÇÃO POSTULADOS POSTULADO DA EXISTÊNCIA Exisem: pono, ea e plano A C s B Numa ea, ou foa dela, exisem

Leia mais

Módulo 2: Métodos Numéricos. (problemas de valores iniciais e problemas de condições-fronteira)

Módulo 2: Métodos Numéricos. (problemas de valores iniciais e problemas de condições-fronteira) Módulo : Méodos Numércos Equações dferencas ordnáras problemas de valores ncas e problemas de condções-fronera Modelação Compuaconal de Maeras -5. Equações dferencas ordnáras - Inrodução Uma equação algébrca

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 3. Lagrangeano Princípio da Mínima Ação Exemplos

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 3. Lagrangeano Princípio da Mínima Ação Exemplos MECÂNICA CÁSSICA AUA N o 3 agrangeano Prncípo da Mínma Ação Exemplos Todas as les da Físca êm uma esruura em comum: as les de uma parícula em movmeno sob a ação da gravdade, o movmeno dado pela equação

Leia mais

Física Geral I - F Aula 11 Cinemática e Dinâmica das Rotações. 2 0 semestre, 2010

Física Geral I - F Aula 11 Cinemática e Dinâmica das Rotações. 2 0 semestre, 2010 Físca Geal I - F -8 Aula Cneáca e Dnâca das Roações seese, Moveno de u copo ígdo Vaos abandona o odelo de paícula: passaos a leva e cona as densões do copo, noduzndo o conceo de copo ígdo (CR): é aquele

Leia mais

5 Avaliação do Título Conversível pelo Método de Diferenças Finitas Implícito (DFI)

5 Avaliação do Título Conversível pelo Método de Diferenças Finitas Implícito (DFI) 5 Avalação do Tíulo Conversível pelo Méodo de Dferenças Fnas Implíco (DFI) 5. Meodologa - Premssas Ese modelo desenvolvdo para apreçameno do LYON faz uso da eora de opções desenvolvda por Black and Scholes

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Físca Geal III Aula exploatóa Cap. 24 UNICAMP IFGW F328 1S2014 F328 1S2014 1 Pontos essencas Enega potencal elétca U Sstema de cagas Equvalente ao tabalho executado po um agente exteno paa taze as

Leia mais

O USO DA NOTAÇÃO DE LEVI-CIVITA EM ELETROMAGNETISMO PARA ENGENHEIROS

O USO DA NOTAÇÃO DE LEVI-CIVITA EM ELETROMAGNETISMO PARA ENGENHEIROS O USO A NOTAÇÃO LVI-CIVITA M LTROMAGNTISMO PARA NGNIROS amlon Vana da Slvea -slvea@df.ufsca.b, Unvesdade Fedeal de São Calos epaameno de Físca Va Washngon Lus, m 35 13565-905 São Calos SP Resumo: Nese

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos da físca ndade Capítulo 9 Geadoes elétcos esoluções dos execícos popostos 1 P.19 Dados: 4 ; 1 Ω; 0 a) 0 4 1 4 b) Pot g Pot g 4 4 Pot g 96 W Pot º Pot º 0 4 Pot º 80 W Pot d Pot g Pot º Pot d 96 80 Pot

Leia mais

2. FUNDAMENTOS DE CORRENTE ALTERNADA

2. FUNDAMENTOS DE CORRENTE ALTERNADA Fundamenos de CA 14. FUNDAENTOS DE CORRENTE ALTERNADA Aé o momeno nos preocupamos somene com ensões e correnes conínuas, ou seja, aquelas que possuem módulo e sendo consanes no empo, conforme exemplos

Leia mais

Funções de base nebulosas e modelagem de dinâmica não-linear

Funções de base nebulosas e modelagem de dinâmica não-linear Unvesdade Fedeal de Mnas Geas Fom the SelectedWoks of 2004 Funções de base nebulosas e modelagem de dnâmca não-lnea, Unvesdade Fedeal de Mnas Geas Avalable at: https://woks.bepess.com/gladstone/7/ Cento

Leia mais

Aula 2. Introdução à Mecânica e Biomecânica

Aula 2. Introdução à Mecânica e Biomecânica Aula 2 Inodução à Mecânica e Biomecânica Veoes Enidade com inensidade, dieção e senido Todas as flechas epesenam um mesmo veo! Sisema de coodenadas Um veo gealmene é medido com a ajuda de um sisema de

Leia mais

OPÇÕES FINANCEIRAS - Exame

OPÇÕES FINANCEIRAS - Exame OPÇÕES FINANCEIRAS - Exame (esolução) /4/6 . (a) Aendendo a que e aplicando o lema de Iô a ln S, enão ST ln q S ds ( q) S d + S d ~ W ; Z T + d W ~ u ; () sendo : T. Na medida de pobabilidade Q, o valo

Leia mais

Análise de Dados e Probabilidade B Exame Final 2ª Época

Análise de Dados e Probabilidade B Exame Final 2ª Época Aálse de Dados e obabldade B Eame Fal ª Éoca Claa Cosa Duae Daa: / /7 Cáa Feades Duação: hm edo Chaves MORTATE: Esceva o ome e úmeo o cmo de cada folha Resoda a cada guo em folhas seaadas, caso ão esoda

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física esão pelna 4 de julho de Noas de Aula de ísca. COLSÕES... O QUE É UA COLSÃO... ORÇA PULSA, PULSO E OENTO LNEAR... ORÇA PULSA ÉDA... CONSERAÇÃO DO OENTO LNEAR DURANTE UA COLSÃO... COLSÃO ELÁSTCA E UA DENSÃO...4

Leia mais

2 Programação Matemática Princípios Básicos

2 Programação Matemática Princípios Básicos Programação Maemáca Prncípos Báscos. Consderações Geras Os objevos dese capíulo são apresenar os conceos de Programação Maemáca (PM) necessáros à compreensão do processo de omzação de dmensões e descrever

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL LISTA DE EXERCÍCIOS ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS 1. Consdere o esquema de searação FLASH mosrado na fura a seur que reresena o rocesso que ocorre em

Leia mais

MESTRADO EM ECONOMIA PEDRO DE OLIVEIRA ANDRADE FUNÇÕES DE REAÇÃO FISCAL HORIZONTAL PARA OS ESTADOS BRASILEIROS: HÁ GUERRA FISCAL NO BRASIL?

MESTRADO EM ECONOMIA PEDRO DE OLIVEIRA ANDRADE FUNÇÕES DE REAÇÃO FISCAL HORIZONTAL PARA OS ESTADOS BRASILEIROS: HÁ GUERRA FISCAL NO BRASIL? MESTRADO EM ECONOMIA PEDRO DE OIVEIRA ANDRADE FUNÇÕES DE REAÇÃO FISCA HORIZONTA PARA OS ESTADOS BRASIEIROS: HÁ UERRA FISCA NO BRASI? FORTAEZA 2012 PEDRO DE OIVEIRA ANDRADE FUNÇÕES DE REAÇÃO FISCA HORIZONTA

Leia mais

FLUXO E DIVERGENTE DE UM CAMPO VETORIAL

FLUXO E DIVERGENTE DE UM CAMPO VETORIAL ISTITUTO DE FÍSIC D UFB DEPRTMETO DE FÍSIC DO ESTDO SÓLIDO DISCIPLI: FÍSIC ERL E EXPERIMETL I FIS 4 FLUXO E DIERETE DE UM CMPO ETORIL Os concetos de dvegente e otaconal estão elaconados aos de fluo e de

Leia mais

ANEXO III. Nota Técnica nº 148/2010-SRE/ANEEL Brasília, 24 de maio de 2010.

ANEXO III. Nota Técnica nº 148/2010-SRE/ANEEL Brasília, 24 de maio de 2010. ANEXO III Noa Técnca nº 148/21-SRE/ANEEL Brasíla, 24 de mao de 21. M E T O D O L O G I A E Á L U L O D O F A T O R X ANEXO II Noa Técnca n o 148/21 SRE/ANEEL Em 24 de mao de 21. Processo nº 485.269/26-61

Leia mais

Distribuições Discretas. Estatística. 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas UNESP FEG DPD

Distribuições Discretas. Estatística. 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas UNESP FEG DPD Estatístca 6 - Dstbução de Pobabldade de Vaáves Aleatóas Dscetas 06-1 Como ocoe na modelagem de fenômenos detemnístcos em que algumas funções têm papel mpotante tas como: função lnea, quadátca exponencal,

Leia mais

12 Integral Indefinida

12 Integral Indefinida Inegral Indefinida Em muios problemas, a derivada de uma função é conhecida e o objeivo é enconrar a própria função. Por eemplo, se a aa de crescimeno de uma deerminada população é conhecida, pode-se desejar

Leia mais

ENGENHARIA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS. (Atualizada em abril de 2009)

ENGENHARIA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS. (Atualizada em abril de 2009) ENGENHARIA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA Pofesso : Humbeo Anônio Baun d Azevedo ª LISTA DE EXERCÍCIOS (Aualizada em abil de 009 1 Dados A (1, 0, -1, B (, 1,, C (1, 3, 4 e D (-3, 0, 4 Deemina: a

Leia mais

Aprendizagem Estatística de Dados. Francisco Carvalho

Aprendizagem Estatística de Dados. Francisco Carvalho Aprendzagem Esaísca de Dados Francsco Carvalho A função de Densdade Normal Valor Esperado Caso conínuo [ f ] Caso dscreo f p d [ f ] f p D A função de Densdade Normal Caso Unvarado função de densdade p

Leia mais

MATEMÁTICA LIVRO 4 Geometria de Posição Capítulo 1 Retas e Planos no Espaço

MATEMÁTICA LIVRO 4 Geometria de Posição Capítulo 1 Retas e Planos no Espaço MATEMÁTICA LIVRO 4 Geomeia de Posição Capíulo 1 Reas e Planos no Espaço GEOMETRIA DE POSIÇÃO POSTULADOS POSTULADO DA EXISTÊNCIA Exisem: pono, ea e plano A C s B β Numa ea, ou foa dela, exisem infinios

Leia mais

Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000

Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000 Noa Técnca sobre a rcular nº 2.972, de 23 de março de 2000 Meodologa ulzada no processo de apuração do valor da volaldade padrão e do mulplcador para o da, dvulgados daramene pelo Banco enral do Brasl.

Leia mais

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo POLEMAS ESOLVIDOS DE FÍSICA Pof. Andeson Cose Gaudo Depatamento de Físca Cento de Cêncas Eatas Unvesdade Fedeal do Espíto Santo http://www.cce.ufes.b/andeson andeson@npd.ufes.b Últma atualzação: 3/8/5

Leia mais

Aula 3 Trabalho e Energia - Bioenergética

Aula 3 Trabalho e Energia - Bioenergética Aula 3 Tabalho e Enega - Boenegétca Cálculo deencal Taa de vaação nstantânea de uma unção: lm ( ) ( ) (Função devada) Notação: lm ( ) ( ) d d Cálculo ntegal Áea sob o gáco de uma unção: ( 1 ) ) ( 2 Áea

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.634, DE 4 DE MARÇO DE 2013. Padrão. Padrão. max i. I - F = fator estabelecido no art. 4º da Resolução nº 4.

CIRCULAR Nº 3.634, DE 4 DE MARÇO DE 2013. Padrão. Padrão. max i. I - F = fator estabelecido no art. 4º da Resolução nº 4. CIRCULAR Nº 3.634, DE 4 DE MARÇO DE 2013 Esabelece os procedmenos para o cálculo da parcela dos avos ponderados pelo rsco (RWA) referene às exposções sueas à varação de axas de uros prefxadas denomnadas

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 11

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 11 SE 39 CONVERSÃO EEROMECÂNCA DE ENERGA Aula 11 Aula de Hoje Máquna oava Podução de oque Máquna Roava A ao pae do conveoe eleoecânco de enega de ala poênca ão baeado e oveno oaconal; São copoo po dua pae

Leia mais

31/05/2018. Coeficientes de Financiamentos. Coeficientes de Financiamentos. Coeficientes de Financiamentos. Coeficiente em Séries Uniformes CF =

31/05/2018. Coeficientes de Financiamentos. Coeficientes de Financiamentos. Coeficientes de Financiamentos. Coeficiente em Séries Uniformes CF = Calos R. Godoy Matemátca Fnancea RCC 027 Calos R. Godoy 2 Coefcentes de Fnancamentos Coefcente de fnancamento: fato fnanceo que ao multplca-se pelo valo pesente de um fnancamento apua o valo das pacelas.

Leia mais

3 Planejamento da Operação Energética no Brasil

3 Planejamento da Operação Energética no Brasil 3 Planeameno da Operação Energéca no Brasl 3.1 Aspecos Geras O ssema elérco braslero é composo por dos dferenes pos de ssemas: os ssemas solados, os quas predomnam na regão Nore do Brasl e represenam cerca

Leia mais

Exemplo pág. 28. Aplicação da distribuição normal. Normal reduzida Z=(900 1200)/200= 1,5. Φ( z)=1 Φ(z)

Exemplo pág. 28. Aplicação da distribuição normal. Normal reduzida Z=(900 1200)/200= 1,5. Φ( z)=1 Φ(z) Exemplo pág. 28 Aplcação da dsrbução ormal Normal reduzda Z=(9 2)/2=,5 Φ( z)= Φ(z) Subsudo valores por recurso à abela da ormal:,9332 = Φ(z) Φ(z) =,668 Φ( z)= Φ(z) Φ(z) =,33 Φ(z) =,977 z = (8 2)/2 = 2

Leia mais

UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DE CONTRATOS DE ENERGIA NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DE CONTRATOS DE ENERGIA NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAE-15 19 a 24 Ouubro de 2003 Uberlânda - Mnas Geras GRUPO VI GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS EMPRESARIAIS - GAE UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAÇÃO

Leia mais

OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS COM EXTINÇÃO EM MASSA: UMA ABORDA- GEM APLICADA AO PROBLEMA MULTIDIMENSIONAL DA MOCHILA

OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS COM EXTINÇÃO EM MASSA: UMA ABORDA- GEM APLICADA AO PROBLEMA MULTIDIMENSIONAL DA MOCHILA OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS COM EXTINÇÃO EM MASSA: UMA ABORDA- GEM APLICADA AO PROBLEMA MULTIDIMENSIONAL DA MOCHILA FERNANDA HEMBECKER, HEITOR S. LOPES, DANIEL ROSSATO Unversdade Tecnológca Federal

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURAS EM

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURAS EM SIMUAÇÃO NUMÉRICA DA DISRIBUIÇÃO DE EMPERAURAS EM UMA BARRA UNIFORME DE AÇO-CARBONO COM O MÉODO DE CRANK-NICOSON J. C. ARAÚJO R. G. MÁRQUEZ Resumo Nesse abalho é desevolvda uma solução uméca po dfeeças

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10a UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10a UNICAMP IFGW F-8 Físca Geral I Aula exploraóra-a UNICAMP IFGW username@f.uncamp.br Varáves roaconas Cada pono do corpo rígdo execua um movmeno crcular de rao r em orno do exo. Fgura: s=r Deslocameno angular: em radanos

Leia mais

MATEMÁTICA II - Engenharias/Itatiba SISTEMAS LINEARES

MATEMÁTICA II - Engenharias/Itatiba SISTEMAS LINEARES - Mauco Fabb MATEMÁTICA II - Engenhaas/Itatba o Semeste de Pof Mauíco Fabb a Sée de Eecícos SISTEMAS IEARES IVERSÃO DE MATRIZES (I) Uma mat quadada A é nvetível se est a mat A - tal que AA - I Eecíco Pove

Leia mais

GUILHERME JONAS COSTA DA SILVA

GUILHERME JONAS COSTA DA SILVA GUILHERME JONAS COSTA DA SILVA ENSAIOS EM TEORIA DA FIRMA ANCÁRIA: Esaéga de localzação, dnâmca do spead bancáo e suas mplcações em um modelo baseado em agenes elo Hozone, MG UFMG/Cedepla 9 GUILHERME JONAS

Leia mais

MARK-TO-MARKET DESCRIÇÃO DE PROCESSOS E METODOLOGIA

MARK-TO-MARKET DESCRIÇÃO DE PROCESSOS E METODOLOGIA MARK-TO-MARKET DESCRIÇÃO DE PROCESSOS E METODOLOGIA VERSÃO SETEMBRO 8 SUMÁRIO Inodução... 5. Defnção de Vaáves... 5. Meodologa paa acúmulo de axas... 5.3 Vsão do Pocesso e Esuua Oganzaconal... 6.3. Comê

Leia mais

Análise de Processos ENG 514

Análise de Processos ENG 514 Pof. D. Édle Lns de lbuqueque, Eng. uímca I nálse de Pocessos - ENG 514, 2013.2 nálse de Pocessos ENG 514 aítulo 2 Modelagem enomenológca de Pocessos da Engenhaa uímca Pof. Édle Lns de lbuqueque Outubo

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 4. Carga de Noether- Simetrias e Conservação

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 4. Carga de Noether- Simetrias e Conservação MECÂNIC CLÁSSIC UL N o 4 Carga de Noeher- Smeras e Conservação Vamos ver o caso de uma parícula movendo-se no plano, porém descrevendo-a agora em coordenadas polares: r r d dr T T m dr m d r d d m r m

Leia mais

Esta monografia é dedicada a Letícia e aos meus pais, João e Adelangela

Esta monografia é dedicada a Letícia e aos meus pais, João e Adelangela Esa monografa é dedcada a Leíca e aos meus pas, João e Adelangela Agradecmenos Gosara de agradecer ao Prof. Vrgílo, pelo apoo e orenação dados durane ese e ouros rabalhos. Agradeço ambém a meus colegas

Leia mais

Um Modelo de Dois Fatores para o Cálculo do VaR de uma Carteira de Renda Fixa

Um Modelo de Dois Fatores para o Cálculo do VaR de uma Carteira de Renda Fixa UNIVRSIDAD D SÃO PAULO FACULDAD D CONOMIA, ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDAD. DPARTAMNTO D ADMINISTRAÇÃO Um Modelo de Dos Faoes paa o Cálculo do VaR de uma Caea de Renda Fxa Rafael Paschoaell Vega Oenado: Pof.

Leia mais

Vantagens do Delineamento Completamente Casualizado

Vantagens do Delineamento Completamente Casualizado 5. ANÁLISE DE VARIÂNCIA 5.. Caacezação A análse de vaânca noduzda po R.A.Fshe é essencalmene um pocesso améco paa decompo a vaação oal ene as undades expemenas (vaânca oal ou soma de quadados de desvos

Leia mais

Física I. Aula 9 Rotação, momento inércia e torque

Física I. Aula 9 Rotação, momento inércia e torque Físca º Semeste de 01 nsttuto de Físca- Unvesdade de São Paulo Aula 9 Rotação, momento néca e toque Pofesso: Vald Gumaães E-mal: valdg@f.usp.b Fone: 091.7104 Vaáves da otação Neste tópco, tataemos da otação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO º TRIMESTRE MATEMÁTICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /07 Obs.: Esa lsa deve ser enregue resolvda no da da prova de recuperação. Valor: 5,0

Leia mais

APLICAÇÃO DE INTERFERÊNCIA LÓGICA EM PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO

APLICAÇÃO DE INTERFERÊNCIA LÓGICA EM PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO APLICAÇÃO DE INTERFERÊNCIA LÓGICA EM PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO Edlson de J. Santos Cento de Cêncas Fomas e Tecnologa Unvesdade Tadentes (UNIT) Aacau SE E-mal: conde@untnet.com.b M.T.M. Rodgues

Leia mais

5 Apreçamento de ESOs com preço de exercício fixo

5 Apreçamento de ESOs com preço de exercício fixo 5 Apreçameno de ESOs com preço de exercíco fxo Ese capíulo rá explorar os prncpas modelos de apreçameno das ESOs ulzados hoje em da. Neses modelos a regra de decsão é esruurada em orno da maxmzação do

Leia mais

Conceitos Básicos de Circuitos Elétricos

Conceitos Básicos de Circuitos Elétricos onceos Báscos de rcuos lércos. nrodução Nesa aposla são apresenados os conceos e defnções fundamenas ulzados na análse de crcuos elércos. O correo enendmeno e nerpreação deses conceos é essencal para o

Leia mais

5 Avaliação da Eficiência Computacional

5 Avaliação da Eficiência Computacional 5 Avalação da fcênca Compuaconal 5.1 Inrodução É desejado ncorporar o cálculo dos índces de adequação de ações de conrole de ensão ao programa SAN. O programa SAN esá sendo mplemenado com a esruura aual

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogério Rodrigues

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogério Rodrigues CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogéro Rodrgues I) TABELA PRIMITIVA E DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA : No processo de amostragem, a forma de regstro mas

Leia mais

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MODELO DE APOIO À DECISÃO PARA UM PROBLEMA DE POSICIONAMENTO DE BASES, ALOCAÇÃO E REALOCAÇÃO DE AMBULÂNCIAS EM CENTROS URBANOS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO RESUMO Ese argo apresena uma proposa

Leia mais