Relatório Ambiental Relatório Ambiental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Ambiental Relatório Ambiental 2005 2005"

Transcrição

1 Relatório Ambiental

2 Índice ESTRATÉGIA AMBIENTAL Compromisso da gestão Política Ambiental O QUE É A VOLKSWAGEN AUTOEUROPA Localização Produtos Processo CERTIFICAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL Evolução do Sistema de Gestão Ambiental O Controlo Ambiental e a Equipa ISO14001 Auditorias internas e externas Resposta a emergências Formação e sensibilização ambiental Total Productive Maintenance (TPM) Esteva A Esteva é uma planta arbustiva que ocorre de forma espontânea na área de localização da Volkswagen Autoeuropa. Ao longo do são utilizadas imagens e análises das várias partes da Esteva. Cada parte define um capítulo.

3 ASPECTOS AMBIENTAIS E SEU CONTROLO Aspectos ambientais Resíduos Águas residuais Emissões atmosféricas Ruído Consumo de água Consumo de energia eléctrica Consumo de gás natural Protecção do solo Transportes Aprovação de materiais Influência sobre fornecedores OBJECTIVOS E RESULTADOS AMBIENTAIS Objectivos e resultados Objectivos 2006 INDICADORES AMBIENTAIS Indicadores de produção e desempenho ambiental CUSTOS E INVESTIMENTOS AMBIENTAIS Custos ambientais correntes Investimentos ambientais

4 Esteval Nome das zonas onde surgem as Estevas. Pode ser encontrado desde o nível do mar (habitando inclusivamente as areias das praias) até aos 1000 m. É muito resistente à seca e ao vento, mesmo ao marítimo, ocorrendo mais em zonas soalheiras.

5 Estratégia Ambiental

6 Compromisso da gestão estratégia AMBIENTAL 6 Emilio Sáenz Director-Geral da Volkswagen Autoeuropa Reconhece-se hoje universalmente que o Ambiente, a par dos factores económico e social, é uma das variáveis fundamentais para a Sustentabilidade Global. Por isso, o Ambiente e a gestão eficiente dos recursos naturais e da energia integram a estratégia de desenvolvimento e crescimento da Volkswagen Autoeuropa, reafirmando continuamente os compromissos assumidos em relação aos objectivos de responsabilidade ambiental e reforçando os esforços pela melhoria contínua do nosso desempenho neste âmbito. Construímos diariamente o compromisso de desempenhar a nossa actividade num quadro de equilíbrio de desenvolvimento sustentável, visando níveis de performance baseados em princípios de eco-eficiência. Desenhamos os nossos processos tendo em vista a utilização eficiente dos recursos, minimizando o consumo energético e a produção de emissões e resíduos. Promovemos ainda junto dos nossos fornecedores uma actuação coerente com a nossa Política Ambiental. Mas é no envolvimento e na responsabilização de todos os colaboradores da Volkswagen Autoeuropa que reconheço um dos factores chave para o cumprimento da nossa Política Ambiental: promovendo a formação e a educação ambiental continuamos a apostar nos nossos colaboradores enquanto promotores da sustentabilidade e agentes de mudança. Assim, acreditamos contribuir para a preservação de um património e assegurar a sua transmissão às gerações vindouras. O presente relatório tem por objectivo a publicação dos resultados do nosso desempenho ambiental em.

7 Tal como está expresso na Política Ambiental da nossa empresa, desejamos ser reconhecidos como líderes na protecção do ambiente. Este reconhecimento é conseguido através de todo o trabalho de fundo realizado pelas equipas responsáveis, e pela cultura que nos esforçamos por manter em toda a população da Volkswagen Autoeuropa, assim como dos seus fornecedores. A edição deste segundo comprova o esforço realizado em mostrar que a indústria pode criar riqueza e, ao mesmo tempo, ser compatível com todas as normas ambientais. É este o estímulo que temos para continuar a melhoria contínua ambiental. Ao influenciarmos os novos fornecedores do Parque Industrial e da Volkswagen Autoeuropa, integramo-los no processo de divulgação de que o ambiente que nos envolve é de todos, e que é possível criar harmonia entre indústria, ambiente e sociedade. João Ferra da Silva Director do Planeamento, Ambiente e Infra-estruturas João Luís Alves Chefe Dept. Infra-estruturas e Ambiente em É um dever de todos lutarmos pela boa utilização dos escassos recursos existentes neste planeta. Se quisermos prolongar a nossa existência na Terra por mais alguns milénios, temos de pensar hoje na sustentabilidade da nossa civilização. Quantos séculos de existência terá a Humanidade, se o actual ritmo frenético de utilização dos recursos naturais se mantiver? Uma empresa socialmente responsável deve ter estas questões presentes no seu dia a dia, tentando sempre minimizar os seus impactos ambientais. Na Autoeuropa orgulhamo-nos por sermos uma empresa que tem sempre em conta todos os seus aspectos ambientais e que tenta sempre ir mais além, optimizando a utilização das matérias primas e reduzindo os possíveis impactos no ambiente que nos rodeia. Uma vez, encontrei uma placa com este texto no Brasil, à entrada de uma reserva natural: Numa área natural, não se tira nada além de fotografias, não se mata nada para além do tempo, não se deixa nada além de pegadas, não se leva nada além de lembranças. Preserve a Natureza. Com as devidas ressalvas, acho que esta mentalidade deveria ser aplicada a todas as nossas actividades em todo o Mundo. 7

8 OBJECTIVOS estratégia E AMBIENTAL RESULTADOS AMBIENTAIS Política Ambiental É política global e estratégia da Volkswagen Autoeuropa ser reconhecida como líder na protecção do ambiente. Esta Política Ambiental abrange todas as actividades da fábrica de Palmela, directa ou indirectamente ligadas à fabricação dos nossos produtos. É também política da Volkswagen Autoeuropa procurar a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e, onde possível, controlar os aspectos ambientais na origem. Em particular pretendemos: 8 Cumprir ou ir para além dos requisitos legais. Manter procedimentos e meios para lidar rápida e eficientemente com emergências ambientais. Estabelecer objectivos e programas para reduzir impactos ambientais de actividades nossas. Assegurar que são analisados os aspectos ambientais de novos processos, trabalhos, ou actividades relacionadas. Procurar aumentar a valorização dos resíduos. Assegurar uma clara definição dos objectivos ambientais e das responsabilidades. Influenciar os nossos empreiteiros e fornecedores no sentido de cumprirem os requisitos ambientais da Volkswagen Autoeuropa. Criar ou manter espaços verdes no interior ou na periferia da Volkswagen Autoeuropa.

9 9 A fábrica e ao fundo a Serra da Arrábida

10 raíz A raíz da Esteva constitui um chamariz para outras plantas, insectos e predadores como o louva-a-deus, libélulas, aranhas e escorpiões. Surgem as condições adequadas para uma comunidade de vertebrados que encontram alimento e abrigo. No entanto as raízes da Esteva são muito sensíveis a perturbações.

11 O que é a Volkswagen Autoeuropa

12 tróia O que é a volkswagen autoeuropa localização A Volkswagen Autoeuropa localiza-se na Península de Setúbal, mais concretamente no Concelho de Palmela. A área total do terreno da fábrica é de m 2. Foi construída num local sem ocupação industrial prévia, a norte da auto-estrada Lisboa/Algarve, a sul do caminho-de-ferro Pragal/Pinhal Novo, junto à estação de Penalva. a8 a1 porto alto 12 ponte Vasco da Gama ic3 a5 cascais 2ª circular ponte 25 de Abril lisboa rio tejo montijo n252 barreiro moita A12 ic21 ic32 n252 A2 palmela setúbal rio sado

13 Visitantes Estação de Penalva Parque Ind. Parque Industrial Lisboa -A2- Setúbal Makro 13 A fábrica da Volkswagen Autoeuropa foi construída entre 1991 e 1994, tendo a produção em série começado em Possui uma capacidade instalada de 180 mil veículos/ano, se operar a 3 turnos. Resultou de um investimento de 1970 milhões de euros, e constitui uma das mais modernas unidades industriais em território português.

14 O que é a volkswagen autoeuropa Produtos O ano de foi marcado pela apresentação ao público do novo produto Volkswagen Eos, no Salão Automóvel de Frankfurt em Setembro. Este produto consiste num coupé-cabriolet (convertível através de uma capota eléctrica escamoteável). Todo o ano de foi dominado pelos preparativos para o lançamento deste modelo, que se reflectiram na alteração de alguns edifícios, bem como na instalação de novos equipamentos. Os Monovolumes 14 O Volkswagen Eos Como é do conhecimento geral, a Volkswagen Autoeuropa foi criada com o objectivo de produzir um veículo multiusos (MPV, ou multipurpose vehicle), que foi desenvolvido em parceria entre a Volkswagen e a Ford. Referimo-nos ao Volkswagen Sharan, ao SEAT Alhambra e ao Ford Galaxy. Estes modelos constituíram ainda em a única produção vendável da empresa. Pela primeira vez desde o seu arranque, a Volkswagen Autoeuropa lançou-se assim na produção de veículos de tipologia diferente do MPV. Sem aumentar a sua capacidade de produção instalada, mas diversificando o seu leque de produtos, a Volkswagen Autoeuropa estreia-se com um produto que visa novos mercados, como é o caso do norte-americano. Este mercado extremamente exigente constitui para a Volkswagen Autoeuropa um grande desafio.

15 processo Estampagem MPV e Eos O processo de produção de um veículo consiste numa sequência de fases, que a seguir se apresentam. Algumas fases do processo são comuns aos vários modelos, outras são independentes: Construção da carroçaria MPV Construção da carroçaria Eos Pintura MPV e Eos Linha de montagem MPV e testes Linha de montagem Eos e testes 15 Expedição MPV e Eos

16 caule É uma planta de crescimento rápido, podendo atingir alturas de 2.5 m, mas normalmente não ultrapassa os 2 m. À semelhança da raíz, também o caule reage mal aos cortes de ramos, principalmente nas plantas com mais idade.

17 Certificação e Licença Ambiental

18 certificação e licensa ambiental evolução do sistema de gestão ambiental Em 1998, a Volkswagen Autoeuropa estabeleceu um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de acordo com os requisitos da norma ISO 14001:1996. O sistema foi certificado pela VCA (Vehicle Certification Agency) em Dezembro de 1998, tendo aquela certificação sido já renovada duas vezes (Dezembro de 2001 e Dezembro de 2004). Semestralmente, são feitas auditorias de acompanhamento pela VCA, e de 3 em 3 anos, há uma renovação da Certificação ISO Durante o ano de, foi efectuada com sucesso a transição do SGA para a norma ISO 14001:2004, tendo sido obtido o respectivo certificado em Dezembro de. A Volkswagen Autoeuropa é ainda detentora da Licença Ambiental nº 01/2004, emitida pelo Instituto do Ambiente em Fevereiro de O Controlo Ambiental e a Equipa ISO A Volkswagen Autoeuropa dispõe de uma secção designada por Controlo Ambiental, inserida no departamento de Infra-estruturas e Ambiente. O Controlo Ambiental consiste numa equipa de 3 engenheiros dedicados às acções de gestão ambiental e à coordenação e manutenção do SGA. O SGA, por sua vez, gere e controla todos os aspectos ambientais da instalação e os programas necessários à melhoria contínua do desempenho ambiental. Inclui ainda as ferramentas de verificação desse mesmo desempenho, do cumprimento da legislação e dos requisitos da norma ISO 14001: O Controlo Ambiental é apoiado por um conjunto de representantes de cada área da fábrica, que no seu conjunto, formam a Equipa ISO Esta equipa efectua reuniões quinzenais, sendo abordado, entre outros, o funcionamento do SGA e as medidas de melhoria do mesmo. Algumas das funções mais importantes da equipa ISO são assegurar em cada área a manutenção do SGA e fornecer toda a informação e indicadores necessários à avaliação de desempenho Ambiental da fábrica. Existe ainda um outro grupo de trabalho que indirectamente ajuda a melhorar o desempenho ambiental da fábrica. Referimo-nos à Equipa de Energia. Esta tem por objectivo analisar consumos e aspectos a melhorar, e definir medidas que conduzam à utilização racional dos vários tipos de energia e à optimização de consumos. A Equipa de Energia é também formada por elementos de todas as áreas da fábrica, e reporta ao Director de Produção.

19 19

20 certificação e licensa ambiental 20 Certificado ISO14001

21 Auditorias internas e externas As principais ferramentas utilizadas para a- valiar a eficácia do SGA são as auditorias internas e as Revisões pela Gestão. No programa anual de auditorias internas, que são cerca de vinte, estão contempladas todas as áreas, e tendo por base todos os requisitos da norma ISO e os requisitos legais. Estas auditorias são realizadas por um grupo de auditores internos. Os resultados são reportados semanalmente aos directores das áreas. Os resultados das auditorias internas, dos objectivos ambientais, e de todo um conjunto de indicadores de desempenho são analisados pela Gestão duas vezes por ano. Das Revisões pela Gestão saem novos objectivos ambientais e recomendações de melhoria. Resposta a emergências Uma das regras fundamentais de um SGA é estar preparado para reagir a situações de emergência, que possam causar impactos ambientais. A Volkswagen Autoeuropa dispõe de um corpo privativo de bombeiros que tem ao seu dispor diversos meios de combate a incêndios e outras situações de risco. O serviço do corpo de bombeiros é assegurado durante 24 horas, todos os dias do ano, por elementos com formação nas áreas de intervenção e prevenção. Estes bombeiros estão aptos a executar operações de salvamento e resgate, a prestar primeiros socorros e a transportar feridos e doentes, podendo actuar com uma ambulância, um autotanque pesado, um pronto-socorro ligeiro e um veículo de intervenção química para eventuais acidentes envolvendo substâncias perigosas. 21 Simulacro de um acidente com riscos ambientais

22 certificação e licensa ambiental Em determinados cenários de emergência, há o risco de poderem entrar na rede pluvial substâncias perigosas (ex.: acidente com cisterna, águas contaminadas de combate a incêndio, ruptura de tubagem, etc.). A fábrica dispõe de uma válvula de corte na saída da rede pluvial, que permite a retenção de eventuais substâncias perigosas e águas contaminadas, até um volume de 4000 m 3. Desta forma, o meio hídrico está protegido. 22 Válvula de corte da rede pluvial

23 Formação e sensibilização ambiental A formação e sensibilização dos trabalhadores e fornecedores na temática ambiental são outra das preocupações da fábrica. Todas as pessoas que exercem actividades dentro da empresa, incluindo prestadores de serviços, recebem formação sobre ambiente e resposta a emergências, dada internamente através de sessões de sensibilização. Tal como os empregados da Volkswagen Autoeuropa, também os fornecedores internos devem conhecer e respeitar a Política Ambiental, bem como as regras básicas sobre ambiente e segurança, distribuidas através de folhetos, em reuniões especificas ou nas sessões de sensibilização. A formação ambiental existente engloba, além da referida sensibilização obrigatória, cursos específicos, nomeadamente: Manuseamento e Transporte de Materiais Perigosos Legislação Ambiental Gestão Ambiental Auditores ISO (internos) A formação e sensibilização ambiental dadas a todos os indivíduos que trabalham dentro da Volkswagen Autoeuropa, ajuda a elevar o grau de consciência e de responsabilidade internos em relação ao ambiente. TPM TPM significa: Manutenção Produtiva Total (no inglês: Total Productive Maintenance). É fundamentalmente uma metodologia de melhoramento, que conduz à optimização da disponibilidade dos equipamentos, da sua performance e das peças produzidas. O lema principal é zero desperdícios. O suporte do TPM é o envolvimento de todos os colaboradores, baseado no trabalho em equipa, no princípio cliente - fornecedor, na prática do melhoramento contínuo, do controlo ambiental e da segurança das pessoas e equipamentos. O foco é o sistema de produção, e as perdas a eliminar centram-se nos equipamentos, recursos humanos e nos recursos de produção. Através da formação dada ao abrigo do TPM, e graças ao pilar da segurança e ambiente, indirectamente o TPM ajuda a elevar os níveis de sensibilização ambiental no posto de trabalho. 23

24 folhas As folhas podem ser compridas e estreitas ou mais curtas e largas. Estão agrupadas e quando são jovens, são fortemente impregnadas de uma substância pegajosa, que tem um aspecto brilhante. As folhas mais largas têm um aspecto aveludado. Esta substância reduz a transpiração e reflecte grande parte da radiação solar.

25 Aspectos Ambientais e seu Controlo

26 Aspectos ambientais e seu controlo Aspectos ambientais Entendem-se por aspectos ambientais todas as possíveis formas de a empresa interagir com o ambiente, ou seja, todos os consumos de recursos naturais e/ou energia, bem como a produção de efluentes líquidos e gasosos, de resíduos, ou a emissão de ruído para o exterior da instalação. Emissões atmosféricas Consumo de recursos naturais Água Energia Matérias-primas ruído 26 Águas residuais resíduos Se não forem devidamente controlados, estes aspectos poderão causar impactos ambientais. O objectivo da gestão ambiental, através do seu SGA e da actuação do Controlo Ambiental, é garantir através de uma adequada gestão dos aspectos ambientais a prevenção da ocorrência de impactos ambientais significativos. A melhor forma de uma organização reduzir o seu impacto ambiental é, cumulativamente, minimizando os seus consumos de recursos (água, gás natural, matérias-primas), e minimizando a produção de resíduos, a descarga de efluentes (líquidos e gasosos) e as emissões de ruído para o exterior. São estes os princípios da eco-eficiência. Apresentamos nesta secção um resumo da abordagem da Volkswagen Autoeuropa no que toca ao controlo dos seus aspectos ambientais.

27 Resíduos Na Volkswagen Autoeuropa são produzidos vários tipos de resíduos, que se dividem em dois grandes grupos: os perigosos e não perigosos. Estes resíduos são agrupados pela sua natureza, geridos separadamente, armazenados e expedidos para destinos finais licenciados, sendo dada preferência a destinos de valorização sempre que técnica e economicamente viável. A Volkswagen Autoeuropa celebrou um contrato de gestão global de resíduos com um operador devidamente licenciado, que assegura todas as operações de recolha interna, acondicionamento e rotulagem. O mesmo operador coordena ainda toda a logística de expedição para os destinos de valorização e eliminação, e organiza ainda a documentação exigida pela legislação nacional e europeia aplicável. Tem sido política da empresa trabalhar no sentido de reduzir o volume dos resíduos produzidos e aumentar o índice de valorização dos mesmos. Para uma adequada gestão dos resíduos produzidos, a Volkswagen Autoeuropa dispõe de quatro instalações dedicadas a este efeito: Uma central de triagem de resíduos não perigosos, onde se procede à separação e compactação de embalagens de papel e cartão (incluído papel de escritório), filme plástico e resíduos industriais banais, bem como à separação, por categorias, de resíduos de madeira; 27 Um parque de resíduos perigosos, devidamente coberto, impermeabilizado e com ligação à ETARI, onde são classificados, acondicionados, rotulados e preparados para transporte todos os resíduos perigosos produzidos na instalação (é o caso das lamas de tinta, de fosfatação, da ETARI, dos óleos usados e outros resíduos de hidrocarbonetos, das baterias, dos resíduos de colas e vedantes, solventes usados, pilhas e lâmpadas fluorescentes, e embalagens contaminadas, entre outros);

28 Aspectos ambientais e seu controlo Um centro de valorização de sucatas, onde são segregados e, nalguns casos, compactados, resíduos como sejam componentes e partes danificadas do veículo (metálicas e não metálicas), vidro, cobre, alumínio, equipamento eléctrico e electrónico em fim de vida, outros equipamentos obsoletos provenientes da fábrica, e determinados resíduos de obras e alterações na fábrica; Uma unidade de compactação de aparas de aço, que são as sobras do corte dos vários painéis que constituem a carroçaria do carro. 28 Além destas áreas dedicadas, existem em toda a fábrica inúmeros locais de recolha diferenciada de resíduos (ecopontos), quer dentro das instalações, quer junto ao Parque de Empreiteiros. A gestão global de resíduos é uma peça muito importante do SGA, tendo sido criado um conjunto de procedimentos, instruções e ajudas visuais de apoio ao processo, para que todas as operações associadas aos resíduos se efectuem de uma forma integrada. Existe um código de cores para os diversos contentores de resíduos, e foram criados cartazes sinópticos, com a ilustração dos tipos de contentores e sua função.

29 Águas residuais A Volkswagen Autoeuropa dispõe de redes independentes para águas pluviais, efluentes domésticos e industriais, que estão identificadas, respectivamente, com as cores azul, castanho e lilás. A qualidade das águas pluviais é assegurada através da existência de separadores de óleos nos parques de estacionamento e em diversos locais da fábrica, e ainda pela existência da válvula de corte na saída da rede pluvial, já atrás referida. Desta forma, evita-se a descarga de substâncias poluentes para o meio hídrico natural, através da rede pluvial. As águas pluviais que saem da fábrica são conduzidas a um afluente da bacia hidrográfica do Tejo (Vala das Sete Fontes). O efluente doméstico (proveniente de instalações sanitárias, balneários e cozinhas) é totalmente tratado na ETAR Municipal de Palmela, sendo depois introduzido no meio hídrico na mesma linha de água atrás referida. Por fim, a rede de efluentes industriais serve, além dos principais edifícios fabris, áreas como o parque de empreiteiros, os parques de resíduos, as estações de água de refrigeração e compressores, as zonas onde há armazenamento de produtos químicos, entre outras. Os efluentes industriais são integralmente tratados na ETARI físico-química da fábrica, através de tecnologias que incluem, entre outras, a ultra filtração e a floculação/decantação. 29 ETARI físico-química da Autoeuropa

30 Aspectos ambientais e seu controlo Após o tratamento na ETARI da Volkswagen Autoeuropa, os efluentes industriais são enviados para a ETAR Municipal de Palmela (para novo tratamento, desta vez biológico). O efluente é conduzido por colector desde a ETARI da fábrica até à ETAR Municipal, não havendo contacto entre o efluente industrial e o meio natural. A qualidade dos efluentes é controlada diariamente pelos operadores da ETARI, e quinzenalmente por um laboratório externo. Os resultados são enviados semestralmente à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). A água que é utilizada nas cabinas da pintura é tratada através de um processo físico-químico específico, e continuamente reutilizada. Este processo permite, no fundo, a recirculação de água em circuito fechado (após remoção da tinta que se perde no processo de pintura) e, como tal, assegura à Volkswagen Autoeuropa um consumo de água relativamente reduzido, quando comparado com a maioria das fábricas de automóveis. Emissões atmosféricas 30 O processo de pintura utilizado na Volkswagen Autoeuropa é essencialmente de base aquosa (excepto o verniz final). Isto permite uma das taxas de emissão mais baixas da indústria automóvel. A média de emissão do processo de pintura, dos últimos anos foi de 32,5g de compostos orgânicos voláteis (COVs) por m 2 de chapa pintada, sendo o limite legal de 60 g/m 2. Ainda assim, a fábrica tem equipamento para controlar e reduzir ao mínimo as suas emissões, sobretudo de compostos orgânicos voláteis (solventes). Associados às estufas de secagem do carro (após aplicação de cada camada do tratamento de superfície), existem incineradores que operam a 750ºC para destruírem por completo os vapores de solvente residuais. Actualmente, são utilizados 3 incineradores. Além dos COVs, outros poluentes resultantes do processo de produção automóvel são: partículas, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e óxidos de azoto. Estes resultam essencialmente de processos térmicos (caldeiras). As medições efectuadas revelam que todos são emitidos em quantidades anuais bastante reduzidas. A monitorização semestral dos principais poluentes (provenientes dos incineradores, caldeiras e exaustões) é efectuada por uma entidade externa e os resultados obtidos são comunicados à CCDR.

31 Ruído Consumo de água A Volkswagen Autoeuropa está localizada numa área industrial. De forma a avaliar e controlar a significância das emissões de ruído ambiental, foram efectuadas medições de 2 em 2 anos, e não existem queixas do exterior. Os níveis de emissão não são elevados para o tipo de zona, e a presença de potenciais receptores de incomodidade é relativamente distante. A Volkswagen Autoeuropa é abastecida pela rede pública (Câmara Municipal de Palmela) e por 6 furos de captação existentes na empresa. Os 6 furos estão licenciados, sendo 3 deles utilizados para rega de espaços verdes e os restantes para fins industriais. Existem na fábrica 2 redes de distribuição independentes: uma delas para uso industrial e rede de incêndio, e outra para consumo humano. Consumo de energia eléctrica Consumo de gás natural A Volkswagen Autoeuropa recebe a energia eléctrica em muito alta tensão (150 kv), sendo depois distribuída em média tensão (20 kv) pela fábrica, existindo uma subestação eléctrica interna. Os grandes consumidores de energia eléctrica são o processo produtivo, a climatização e ventilação das naves industriais e a respectiva iluminação. A fábrica dispõe de um sistema informático de gestão de energia, que permite gerir e monitorizar consumos e emitir alertas em caso de consumos instantâneos elevados, podendo ainda actuar em situação de emergência, impedindo que se ultrapasse o valor de potência contratada. O gás natural é transportado por tubagem até à Volkswagen Autoeuropa, evitando-se as emissões e os riscos do transporte por estrada e de trasfega, que estavam presentes enquanto a fábrica foi abastecida por propano liquefeito. O processo de extracção e transporte do gás natural gera emissões muito baixas, ao contrário do que se passa com os gases de petróleo liquefeitos. É o mais limpo combustível fóssil (essencialmente metano), não emite óxidos de enxofre ou azoto, e não origina cinzas ou emissões de partículas. A fábrica foi concebida logo na fase de projecto para utilizar este tipo de combustível, mas só começou a usar o gás natural quando o mesmo ficou disponível em Portugal (foi o primeiro grande consumidor a nível nacional desta fonte de energia). Este combustível tem também vantagens a nível económico. 31

32 Aspectos ambientais e seu controlo Protecção do solo As tubagens que transportam fluidos susceptíveis de causarem danos ambientais foram colocadas, sempre que possível, acima do solo. Os tanques de armazenagem existentes à superfície possuem bacias de retenção. Os subterrâneos são de parede dupla, com sistema de detecção de fugas. As áreas de armazenagem de resíduos, ou de manuseamento de produtos perigosos, são impermeabilizadas. Como equipamento de apoio, existem ainda: kits de absorvente em toda a fábrica, para utilizar em caso de derrames; um veículo de intervenção química, para combate a derrames e limpeza de locais de acidente envolvendo substâncias perigosas (disponível no corpo de bombeiros, como já atrás referido). 32 Transportes Uma das fontes de poluição indirectamente ligadas à actividade da Volkswagen Autoeuropa resulta quer do transporte até à fábrica dos componentes do veículo, quer do escoamento da produção (veículo acabado). Também neste campo se procurou alterar o meio de transporte, no sentido de reduzir os impactos ambientais. Desde o arranque da fábrica em 1995 que a expedição da maior parte da produção é feita por comboio até ao porto de Setúbal. Este meio de transporte é igualmente utilizado para expedir para siderurgias o resíduo que se produz em maior quantidade: as aparas de chapa resultantes do processo de corte dos painéis do carro. Em, saíram da Volkswagen Autoeuropa 1174 vagões de sucata, cada um com cerca de 22 toneladas, em média, de restos de chapa compactada.

33 33 Expedição de sucata por comboio As vantagens ambientais associadas ao transporte ferroviário são os níveis de emissões atmosféricas mais baixos, bem como menores consumos de energia (por tonelada transportada).

34 Aspectos ambientais e seu controlo Aprovação de materiais Os materiais utilizados na Volkswagen Autoeuropa passam previamente por um processo de aprovação interna. Referimo-nos essencialmente a produtos que possam ser perigosos para a saúde das pessoas ou para o ambiente, como sejam óleos, tintas, vernizes, ceras, vedantes, produtos de limpeza e de manutenção industrial, reagentes de laboratório e outros produtos químicos. O objectivo desta aprovação é o de prevenir que entrem na fábrica substâncias ou preparações com riscos elevados. Para se proceder à aprovação interna de um novo material, a ficha de segurança é analisada por uma equipa multidisciplinar, em que participam a Higiene Industrial, a Medicina do Trabalho, a Segurança Industrial, a Prevenção de Incêndios, o Controlo Ambiental e as Áreas utilizadoras. Quando se detectam materiais com riscos elevados, os mesmos são rejeitados para utilização interna na empresa. 34 Influência sobre fornecedores Em termos ambientais, a Volkswagen Autoeuropa considera a actividade dos seus fornecedores directos como uma extensão da sua própria actividade. Desta forma, estabeleceu como objectivo a Certificação Ambiental dos fornecedores situados no Parque Industrial, e de outros que pela sua proximidade fazia sentido serem incluídos. Mais recentemente, alargou o âmbito aos fornecedores com contratos de manutenção. Foi implementado um processo de influência e acompanhamento destas empresas, que envolve a realização de visitas periódi- cas, resultando numa avaliação. Este trabalho é desenvolvido em conjunto pelo Controlo Ambiental e a Área de Logística, dado esta ser o interlocutor privilegiado com os fornecedores. Actualmente, já existem fornecedores da Volkswagen Autoeuropa com Certificação Ambiental concluída, que começaram também a influenciar os seus próprios fornecedores no mesmo sentido. Este processo visa contribuir a longo prazo para um reforço do desenvolvimento sustentável na região e no país.

35 Principais fornecedores já com Certificação Ambiental Número (acumulado) de unidades certificadas Visteon Benteler 35 Out.98 Jan.99 Abr.99 Jul.99 Out.99 Jan.00 Abr.00 Jul.00 Out.00 Jan.01 Abr.01 Jul.01 Out.01 Jan.02 Abr.02 Jul.02 Out.02 Jan.03 Rieter PPG Vanpro Continental SAS Abr.03 Jul.03 Out.03 Jan.04 Abr.04 Jul.04 Kautex Faurecia Tenneco Alcoa wheels palmetal isporeco thyssen-krupp ramel Out.04 Jan.05 Abr.05 Jul.05 Out.05 Data de obtenção da Certificação Ambiental (período 1998/) Evolução do número de fornecedores certificados

36 botão botão Antes das flores desabrocharem é possível vermos um pequeno gomo carnudo, sudividido, onde se formam as pétalas e o pólen da planta. Surge entre as folhas da Esteva.

37 Objectivos e Resultados Ambientais

38 objectivos e resultados ambientais objectivos e resultados ambientais Adaptar a Certificação Ambiental à revisão da Norma ISO 14001:2004. Manter o cumprimento dos requesitos legais. atingido em curso 38 Sensibilização e Comunicação: Promover a educação ambiental com Escolas ou Universidades Plantação de árvores Actualização dos indicadores ambientais e sua divulgação na intranet e internet Artigos nos jornais regionais Afinaçao do Sistema de Gestão de Energia; Diversas acções de redução de consumos de electricidade, gás natural e ar comprimido. Redução de 900 Nm 3 de gás em cada dia de produção. atingido em curso atingido Influenciar as actividades das empresas do Parque de Fornecedores, no sentido de virem a ter sistemas de gestão ambiental próprios e trabalharem para a melhoria continua do seu desempenho ambiental. Conversão de ferramentas pneumáticas para eléctricas por forma a reduzir o consumo de ar comprimido. Sensibilização ambiental através da formação TPM para as áreas de Qualidade, Logística, PEI e Tool Shop. Reduzir o consumo de sealer em 1%/carro nos modelos MPV. Redução de fugas de óleo na Tandem Line. Finalização do Projecto Ecostamp. Em curso Não atingido e cancelado atingido Atingido Atingido

39 objectivos ambientais 2006 Manter a Certificação Ambiental segundo a Norma ISO 14001:2004. Manter o cumprimento dos requesitos legais. Sensibilização e Comunicação: Promover a educação ambiental com Escolas ou Universidades Publicar um e sua divulgação na intranet e internet Artigos nos jornais regionais Melhorar as condiçoes de armazenamento de resíduos. Afinação do Sistema de Gestão de Energia. Diversas acções de redução de consumos de electricidade, gás natural e ar comprimido. Redução de 250 Nm 3 de gás natural em cada dia de produção. Redução de 48 m 3 de água desmineralizada em cada dia de produção. Influenciar as actividades das empresas do Parque de Fornecedores, no sentido de virem a ter sistemas de gestão ambiental próprios e trabalharem para a melhoria contínua do seu desempenho ambiental. 39 Continuar a utilização do TPM como ferramenta para indirectamente melhorar o nível de sensibilização ambiental no posto de trabalho, e se possível implementar em novas áreas de não produção. Monitorizar o consumo de massas adesivas no Cabrio por tipo de produto por forma a que no final de 2006 se possa estabelecer um objectivo mensurável para Redução do consumo de óleo de embutissagem: aplicação de 6ml/peça, equivalente a uma redução de 0,89 ml/peça relativamente a. Redução do consumo de aço em 0,5 Kg/carro (MPV) relativamente a. Melhorar sistema de recolha de fluidos residuais na zona de reparações, por forma a reduzir o volume de águas oleosas.

40 flor A Esteva produz flores grandes e vistosas que podem atingir 5 a 10 cm de diâmetro. As suas 5 pétalas podem ser brancas, com ou sem uma mancha castanha, ou rosadas. Começam a abrir em Março e duram apenas um dia mas estão sempre a desabrochar.

41 Indicadores Ambientais

42 Produção de veículos indicadores ambientais Nos últimos anos, temos assistido a uma redução da procura dos modelos fabricados na Volkswagen Autoeuropa. Para este aspecto, concorrem não apenas questões de ordem económica internacional, bem como o facto de os modelos actuais já estarem no mercado desde 1995 (com uma renovação de imagem em 2000). 42 consumo de matérias primas Consumo de aço (ton)

43 Consumo de tinta (ton) Consumo de verniz (ton) Consumo de solventes de limpeza (ton) O ano de 2003 foi atípico em termos de consumo de solvente, já que o valor apresentado é anormalmente baixo

44 Indicadores Ambientais consumos de recursos naturais e energia Consumo total de água (m 3 ) por tipo de utilização Rede Pública Furo para Rega Furo uso Industrial 44 O ano de 2002 não pode ser representado, por motivo de avaria no contador principal. Consumo específico de água industrial (m 3 /veículo)

45 consumo total de água industrial (m 3 ) e específico (m 3 /veículo) Consumo absoluto Consumo específico Consumo total de electricidade (mwh)

46 Consumo específico de electricidade (kwh/veículo) indicadores ambientais consumo total de electricidade (mwh) e específico (kwh/veículo) Consumo absoluto Consumo específico

47 Consumo total de gás natural (nm 3 ) Consumo específico de gás natural (nm 3 /veículo)

48 consumo total de gás natural (nm 3 ) e específico (nm 3 /veículo) indicadores ambientais Consumo absoluto Consumo específico produção de resíduos resíduos perigosos (ton) Lamas de tintas e vernizes contendo solventes orgânicos ou outras substâncias perigosas Lamas da ETARI Resíduos de colas ou vedantes contendo solventes orgânicos ou outras substâncias perigosas Grupo de resíduos de hidrocarbonetos Lamas de fosfatação Suspensões aquosas contendo tintas ou vernizes, com solventes orgânicos ou outras substâncias perigosas

49 resíduos não perigosos (ton) Aparas e limalhas de metais ferrosos Ferro e aço Embalagens de madeira Embalagens de papel e cartão Resíduos (incluindo misturas de materias) do tratamento mecânico de resíduos Resíduos biodegradáveis de cozinhas e cantinas efluentes atmosféricos e líquidos emissão de covs (g/m 2 ) Limite Legal

50 Principais poluentes existentes nas Águas residuais INDICADORES AMBIENTAIS Média das concentrações dos poluentes mais relevantes no efluente final, antes do tratamento biológico municipal (mg/l) ANO AI Mn As Cr VI Ni CN óleos Minerais Zn Pb Cd Cu <0, (a) <0,5 <0,1 <0, <0, <0,5 <0,1 <0, <0, <0,025 <0, Valor Guia , nd 1 0,2 1 (a) Só se começou a monitorizar este parâmetro em (nd) Não definido Al: alumínio; Mn: manganês; As: arsénio; Cr VI: crómio hexavalente; Ni: níquel; CN: cianetos; Zn: zinco; Pb: chumbo; Cd: cádmio; Cu: cobre Ruído Ambiental Ponto de medida Fontes de ruído predominantes Valores de nível de ruído medidos em db (decibel) - Março de Período diurno (07h00-22h00) Ruído ambiente fábrica a funcionar Ruído residual fábrica parada Impacto sonoro da fábrica Limite (a) 50 1 Trânsito local e laboração da fábrica 58,8 56, Trânsito local, movimento junto a restaurante e laboração da fábrica 62,9 60, Laboração da fábrica e trânsito ferroviário 49,4 49,1 0.3 Laboração da fábrica, trânsito ferroviário e funcionamento da estação de Penalva 48,5 48, Trânsito na autoestrada e na circular sul à fábrica e laboração da fábrica 73,2 71, Actividade do Parque Industrial, movimento logístico de camiões 60,3 58,9 1.4 não definido (a) A fábrica encontra-se implantada em zona industrial, e envolvida por zona mista. Não estão definidos limites de emissão de ruído em zona industrial (o ponto 6 localiza- -se dentro do tecido industrial). Na confrontação entre a zona industrial e a mista, o limite de emissão é de 5 db no período diurno. A emissão de ruído (impacto sonoro) é obtido por diferença do ruído com e sem laboração da fábrica.

51 Ponto de medida 1 Fontes de ruído predominantes Valores de nível de ruído medidos em db (decibel) - Março de Período noturno (22h00-24h00) Ruído ambiente fábrica a funcionar Ruído residual fábrica parada Trânsito local e laboração da fábrica 56,6 55,4 1.2 Impacto sonoro da fábrica Limite (b) 2 Trânsito local, movimento junto a restaurante e laboração da fábrica 60,0 59, Laboração da fábrica e trânsito ferroviário 46,5 44,1 2.4 Laboração da fábrica, trânsito ferroviário e funcionamento da estação de Penalva 45,7 43, Trânsito na autoestrada e na circular sul à fábrica e laboração da fábrica 70,8 67, Actividade do Parque Industrial, movimento logístico de camiões 58,1 56,2 1.9 não definido (b) O limite de emissão no período nocturno é de 3 db. Como a fábrica apenas labora 2 horas no período nocturno, aplica-se um factor correctivo de mais 3 db, resultando no limite total de 6 db. 51 Mapa da fábrica com localização dos pontos de medida

52 pólen pólen As suas flores são muito atractivas para as abelhas que as polinizam. Cruzam-se com muita facilidade com outras espécies do género, formando híbridos.

53 Custos e Investimentos Ambientais

54 custos e investimentos ambientais Gestão de resíduos Materiais e produtos químicos da ETARI Operação e manutenção da ETARI e análises ao efluente Conversão do fluido refrigerante de armários eléctricos para R134a Caracterização de emissões atmosféricas Auditorias externas TOTAL Custos Ambientais Correntes ( ) (a) Investimentos Ambientais ( ) 54 Conversão do fluido refrigerante de armários eléctricos para R134a (a) Acções de poupança de energia Aquisição de amostrador automático para ETARI TOTAL (a) Este trabalho foi repartido entre investimentos e custos correntes.

55 1ª Edição: Volkswagen Autoeuropa, Automóveis Lda. Planeamento, Ambiente e Infra-estruturas Data: Maio de 2006 Ficha técnica Direcção técnica e autoria: Paulo Baptista Manuel Ribeiro Cláudia Campos Fotografias: Volkswagen Autoeuropa Design: MIL Cenas - Lda. Estrada Vale Mulatas Lt. 7 Armazém E Setúbal Tel.: Fax: Impressão: Armazém de Papéis do Sado, Lda. Praça do Quebedo, Setúbal Tel.: Fax: Tiragem: 250 exemplares (versão portuguesa) Depósito legal nº /04 (de acordo com o decreto-lei nº 74/82 de 3 de Março) Este poderá ser encomendado a: Volkswagen Autoeuropa Departamento de Relações Públicas Quinta da Marquesa Quinta do Anjo Portugal Tel.: / 3248 / 2552 Fax:

56 VOLKSWAGEN Autoeuropa Quinta da Marquesa Quinta do Anjo Portugal, Maio 2006 Impresso em papel reciclado

Indicadores Ambientais

Indicadores Ambientais Indicadores Ambientais / Desempenho Em, publicámos o nosso primeiro Relatório Ambiental, como forma de divulgar os nossos esforços e resultados na área da protecção ambiental. A presente publicação deve

Leia mais

Volkswagen Autoeuropa. Relatório. ambiental

Volkswagen Autoeuropa. Relatório. ambiental Volkswagen Autoeuropa 2009 Relatório ambiental Volkswagen Autoeuropa 2009 Relatório ambiental Volkswagen Autoeuropa Índice 1. ESTRATÉGIA AMBIENTAL O compromisso da Direcção Política Ambiental 4. ASPECTOS

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 4. RESPONSABILIDADES...

PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 4. RESPONSABILIDADES... PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 3.1. FASE DE PLANEAMENTO (PRÉ-OBRA)...5 3.2. FASE DE CONSTRUÇÃO...5 3.2.1. Deposição

Leia mais

SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA

SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA Ciclo de melhoria contínua conhecido como Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) EMAS METODOLOGIA FASEADA DE IMPLEMENTAÇÃO FASEADA DO EMAS In, APA,

Leia mais

Estratégia Introdução Emílio Sáenz, Director Geral da VW Autoeuropa Um dos pilares da nossa Visão Estratégica é o reconhecimento da importância do Ambiente em todos os aspectos da nossa actividade, assegurando

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A

Leia mais

Indicadores Ambientais

Indicadores Ambientais Compromisso da gestão Esta publicação de deve ser vista como a actualização da informação disponibilizada ao público no nosso anterior Relatório Ambiental 25 e deve ser entendida como uma extensão do mesmo.

Leia mais

Autoeuropa. Relatório Ambiental

Autoeuropa. Relatório Ambiental Autoeuropa Relatório Ambiental 2007 Autoeuropa Relatório Ambiental 2007 Volkswagen Autoeuropa Índice P 04 1. ESTRATÉGIA AMBIENTAL Compromisso da gestão Política Ambiental P 10 2. O QUE É A VOLKSWAGEN AUTOEUROPA

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha.

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha. A Câmara Municipal procura ser um exemplo de bom desempenho ambiental. A gestão ambiental da autarquia promove, através de um conjunto de projectos, a reciclagem junto dos munícipes e dos seus trabalhadores.

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO ÍNDICE 1.- INTRODUÇÃO... 3 2.- ESPECIFICAÇÕES SOBRE AS OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO... 3 3.- PLANO DE PREVENÇÃO

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00081/2012 (S08958-201207)

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00081/2012 (S08958-201207) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00081/2012 (S08958-201207) Nos termos do Artigo 32º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Eu, abaixo-assinado/a, declaro que a organização que represento solicita a sua admissão como Membro do Cluster Ambiental 2Bparks e

Leia mais

Como melhorar a Sustentabilidade através da implementação de um Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança

Como melhorar a Sustentabilidade através da implementação de um Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança Como melhorar a Sustentabilidade através da implementação de um Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança ENQUADRAMENTO O QUE SE PRETENDE? A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Limpeza e/ou Resíduos

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Limpeza e/ou Resíduos Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Limpeza e/ou Resíduos Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação de um Sistema

Leia mais

VI Jornadas técnicas de segurança no trabalho da AEVA

VI Jornadas técnicas de segurança no trabalho da AEVA VI Jornadas técnicas de segurança no trabalho da AEVA Agenda Volkswagen Autoeuropa em Portugal Produtos e produção Recursos Humanos Boas práticas preventivas 2/32 Volkswagen Autoeuropa em Portugal 3/32

Leia mais

ROTM800GF ROTM1000GF ROTM1500G2F

ROTM800GF ROTM1000GF ROTM1500G2F Apresentação Os es de Gorduras e Féculas, tipo EcoAlcance são recipientes estanques, destinados à recepção de águas residuais gordurosas procedentes do uso doméstico ou industrial, originadas pelo manuseamento

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUAS DE LIMPEZA CENTRAIS FOTOVOLTAICAS

GESTÃO DE ÁGUAS DE LIMPEZA CENTRAIS FOTOVOLTAICAS Página 1 de 6 0 CONTROLO DE REVISÕES... 2 1 OBJECTIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 2 REFERÊNCIAS... 2 3 DEFINIÇÕES... 2 4 ABREVIATURAS... 3 5 PROCEDIMENTO... 3 6 RESPONSIBILIDADES... 5 7 FORMULÁRIOS... 6

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM 1 VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R S: consiste na aplicação dos seguintes princípios, por ordem de prioridade: REDUÇÃO da quantidade de resíduos produzidos e

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

O Portal da Construção Segurança e Higiene do Trabalho

O Portal da Construção Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVIII Plano de Emergência um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Case study 100R RECICLAGEM 100% GARANTIDA EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study 100R RECICLAGEM 100% GARANTIDA EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 100R RECICLAGEM 100% GARANTIDA EMPRESA A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens

Leia mais

A experiência Portuguesa na Incineradora de RH do Parque da Saúde de Lisboa

A experiência Portuguesa na Incineradora de RH do Parque da Saúde de Lisboa A experiência Portuguesa na Incineradora de RH do Parque da Saúde de Lisboa M. Fátima Reis Unidade de Saúde Ambiental 1 ESTRUTURA 1. Enquadramento 2. Vigilância Epidemiológica Fundamentação Componentes

Leia mais

25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11

25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11 PT 25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11 DECISÃO DA COMISSÃO de 18 de Novembro de 2011 que estabelece regras e métodos de cálculo para verificar o cumprimento dos objectivos estabelecidos

Leia mais

1 - Publituris.pt, 30-09-2010, Publituris: ExpoQuintas em processo de certificação para "Green Event"

1 - Publituris.pt, 30-09-2010, Publituris: ExpoQuintas em processo de certificação para Green Event Revista de Imprensa 01-10-2010 Cascais Energia 1 - Publituris.pt, 30-09-2010, Publituris: ExpoQuintas em processo de certificação para "Green Event" 2 - Planeta Azul.pt, 27-09-2010, Caça Watts e Eco-famílias

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

ANA Aeroportos de Portugal Aeroportos e Ruído: Uma Gestão de Compromisso

ANA Aeroportos de Portugal Aeroportos e Ruído: Uma Gestão de Compromisso ANA Aeroportos de Portugal Aeroportos e Ruído: Uma Gestão de Compromisso O ruído tem vindo a assumir um lugar de destaque no conjunto de preocupações dos cidadãos em matéria ambiental. De acordo com informação

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

DE OLHOS NO FUTURO CRE8TIVE. A nossa vocação visa a reciclagem e conservação do meio ambiente.

DE OLHOS NO FUTURO CRE8TIVE. A nossa vocação visa a reciclagem e conservação do meio ambiente. DE OLHOS NO FUTURO 4U CRE8TIVE A nossa vocação visa a reciclagem e conservação do meio ambiente. A BELSERVICE Belservice é uma empresa de direito angolano, vocacionada na reciclagem e tratamento de todo

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS PARA A PRESERVAÇÃO DA ELEVADA QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL NATURAL E DA ÁGUA DE NASCENTE ENGARRAFADA. comparticipado pelo

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS PARA A PRESERVAÇÃO DA ELEVADA QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL NATURAL E DA ÁGUA DE NASCENTE ENGARRAFADA. comparticipado pelo CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS PARA A PRESERVAÇÃO DA ELEVADA QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL NATURAL E DA ÁGUA DE NASCENTE ENGARRAFADA comparticipado pelo 1. INTRODUÇÃO Considerando que as águas minerais naturais e

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO www.zonaverde.pt Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Os acidentes nas organizações/estabelecimentos são sempre eventos inesperados, em que a falta de conhecimentos/formação,

Leia mais

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados:

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados: Nota Técnica ARMAZENAGEM DE ÓLEOS USADOS Para efeitos do presente documento, considera-se a definição de óleos usados constante na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-lei n.º 153/2003. Define-se reservatório

Leia mais

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002)

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) TÍTULO: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) FUNDAMENTOS A nível dos países

Leia mais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais TECNOFIL Workshop Municípios e Certificação Energética de Edifícios Lisboa, 18 Junho 2009 Objectivos A Agência Cascais Energia é

Leia mais

Acumuladores de Calor

Acumuladores de Calor Acumuladores de Calor Em virtude da atividade de muitas pessoas se desenvolver, diariamente, no interior de edifícios, tal obriga a que as condições de conforto, principalmente as relacionadas com a qualidade

Leia mais

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA CENTRAL TÉRMICA DO PORTO SANTO EEM/DSP 1 16 MWe Central Térmica do Porto Santo 1 Descrição Geral A Central Térmica do Porto Santo entrou em funcionamento em 1992,

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Centro Urbano do Futuro Parcerias para a regeneração urbana

Centro Urbano do Futuro Parcerias para a regeneração urbana Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável para a Cidade de Águeda Centro Urbano do Futuro Parcerias para a regeneração urbana Águeda, 27/04/2011 V.M. Ferreira O projecto: Este projecto visou reflectir

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVI Armazenamento de Produtos Químicos Perigosos um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

Biotecnologia e desenvolvimento sustentável. Ana Cristina Rodrigues acrodrigues@esa.ipvc.pt

Biotecnologia e desenvolvimento sustentável. Ana Cristina Rodrigues acrodrigues@esa.ipvc.pt Biotecnologia e Ana Cristina Rodrigues acrodrigues@esa.ipvc.pt - Imposições legais - Opinião pública - Pressão de competitividade Actualmente: Conceito de adoptado por muitas indústrias/actividades: só

Leia mais

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa TE GEE.208.04 II Nos termos do Decreto-Lei n.º 233/2004, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 243-A/2004, de 31 de Dezembro,

Leia mais

Ir mais longe até onde for o futuro!

Ir mais longe até onde for o futuro! Ir mais longe até onde for o futuro! DOSSIER DE IMPRENSA 2010 Luís Simões A Luís Simões (LS) é composta por 10 empresas juridicamente autónomas e agrupadas em 3 unidades de negócio: transporte, logística

Leia mais

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa TE GEE.281.01 II Nos termos do Decreto-Lei n.º 233/2004, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 243-A/2004, de 31 de Dezembro,

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

Errata à Licença Ambiental n.º 19/2006, de 2006.06.23. Instalação Toyota Caetano Portugal, S.A. Divisão Fabril de Ovar Arada, Ovar

Errata à Licença Ambiental n.º 19/2006, de 2006.06.23. Instalação Toyota Caetano Portugal, S.A. Divisão Fabril de Ovar Arada, Ovar Errata à Licença Ambiental n.º 19/2006, de 2006.06.23 Instalação Toyota Caetano Portugal, S.A. Divisão Fabril de Ovar Arada, Ovar (ex. Salvador Caetano Indústrias Metalúrgicas e Veículos de Transporte,

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC. TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC. TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais Agosto/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem estar e o desenvolviment

Leia mais

TEKTÓNICA, 20 MAIO 2008 GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS

TEKTÓNICA, 20 MAIO 2008 GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS TEKTÓNICA, 20 MAIO 2008 GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS www.tterra.pt tp@tterra.pt «Os sistemas de gestão baseiam-se em senso comum (...) os que funcionam melhor são os mais simples.» S.L.Jackson Gestão Ambiental

Leia mais

Agostinho Paim Cota NIF: 128 659 823

Agostinho Paim Cota NIF: 128 659 823 LISTA DE OPERADORES DE GESTÃO DE RESÍDUOS LICENCIADOS EM SÃO JORGE ATUALIZADA A 31.07.2012 Agostinho Paim Cota NIF: 128 659 823 - Armazenagem dos seguintes resíduos: LER Alvará n.º 5/DRA/2012 (validade:

Leia mais

Madeira Impex Electro Mecânica

Madeira Impex Electro Mecânica Madeira Impex Electro Mecânica A Madeira Impex foi criada no ano de 1959; Sector automóvel, importadora para a R.A.M da Mercedes Benz; Desde 1 de Agosto de 2000 é concessionário e oficina autorizada da

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Seminários 2013 Resíduos Hospitalares. Obrigações Legais dos Produtores de Resíduos Hospitalares. Francisco Valente

Seminários 2013 Resíduos Hospitalares. Obrigações Legais dos Produtores de Resíduos Hospitalares. Francisco Valente Seminários 2013 Resíduos Hospitalares Obrigações Legais dos Produtores de Resíduos Hospitalares Francisco Valente OBJECTIVOS Informação sobre as obrigações legais dos produtores de resíduos hospitalares;

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTEL CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE PORTEL CÂMARA MUNICIPAL MUNICÍPIO DE PORTEL CÂMARA MUNICIPAL Sistema da Industria Responsável _ SIR Projeto de alteração à Tabela de taxas e licenças municipais decorrente da aplicação do SIR _ Sistema da Industria Responsável

Leia mais

PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA

PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA 1. ESCOPO Identificar e classificar os aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços da XXXX, visando estabelecer quais causam ou poderão causar impactos ambientais significativos. 2. DEFINIÇÕES

Leia mais

Competências Farmacêuticas Indústria Farmacêutica Versão 23.xi.15

Competências Farmacêuticas Indústria Farmacêutica Versão 23.xi.15 Competências Farmacêuticas Indústria Farmacêutica Versão 23.xi.15 Competência* Conteúdos*1 *3 a que se candidata + E a que se candidata + E a que se candidata + E a que se candidata + E Tipo de Competência*2

Leia mais

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das ISO 14001 A4PT.QXD 8/31/99 4:52 PM Page 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Rockwell Automation está empenhada em aplicar os mais altos padrões de gestão ambiental mundial. É nossa política irmos além do mero cumprimento

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN Edifícios da Sede e Museu e Centro de Arte Moderna. Serviços Centrais

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN Edifícios da Sede e Museu e Centro de Arte Moderna. Serviços Centrais 1 Os edifícios da Sede e Museu foram inaugurados em 1969, 7 anos depois do início da construção, sendo o projecto dos arquitectos Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy d Athouguia; Os jardins são projecto dos

Leia mais

MODELO A. Ano de. 1- Identificação e caracterização do embalador regional e ou responsável pela colocação de produtos no mercado regional:

MODELO A. Ano de. 1- Identificação e caracterização do embalador regional e ou responsável pela colocação de produtos no mercado regional: MODELO A Modelo a preencher pelos embaladores regionais e/ou responsáveis pela colocação de produtos no mercado regional (nº 1 do Artigo 3º da Portaria nº 4/2002, de 31 de Janeiro) Dados estatísticos relativos

Leia mais

SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS

SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS (ELETRICIDADE E GÁS NATURAL) Contexto Regulamentar O enquadramento legal decorre da implementação do designado "Terceiro Pacote Energético", da União Europeia, do qual fazem

Leia mais

Computadores Portáteis. Regulamento de utilização

Computadores Portáteis. Regulamento de utilização Computadores Portáteis Regulamento de utilização 1 Introdução Os computadores portáteis estão disponíveis para: a) a utilização individual e profissional por professores; b) a utilização por professores,

Leia mais

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR INTRODUÇÃO Os sistemas de segurança alimentar devem ser desenhados de forma a controlar o processo de produção e basearem-se em princípios e conceitos

Leia mais

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos 1 1 2 A gestão do armazém está directamente relacionada com o processo de transferência de produtos para os clientes finais, e têm em conta aspectos como a mão-de-obra, o espaço, as condições do armazém

Leia mais

Portaria n.º 827/2005, de 14 de Setembro Estabelece as condições de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM)

Portaria n.º 827/2005, de 14 de Setembro Estabelece as condições de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) Estabelece as condições de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) O Decreto-Lei n.º 134/2005, de 16 de Agosto, que permite a venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM)

Leia mais

ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos

ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos TECNOLOGIA INOVAÇÃO SOFTWARE SERVIÇOS A MISTER DOC foi constituída com o objectivo de se tornar uma referência no mercado de fornecimento de soluções de gestão de

Leia mais

Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás. Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder

Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás. Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder Sumário A Empresa - Petrobras A Exploração e Produção de Óleo e Gás Gestão Ambiental

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS

GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DE OBRA Luísa Pinto Maio. 2008, Tektónica Lisboa O que é? Definição, aplicação ou fiscalização da aplicação de medidas de gestão ambiental, incluindo

Leia mais

Instituto Superior Politécnico de Viseu. SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental. José Vicente Ferreira

Instituto Superior Politécnico de Viseu. SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental. José Vicente Ferreira Instituto Superior Politécnico de Viseu SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental José Vicente Ferreira SÉRIE ISO 14000 Gestão Ambiental Sistema Gestão Ambiental Análise Ciclo Vida Avaliação Performance Ambiental

Leia mais

Produza a sua própria energia

Produza a sua própria energia Produza a sua própria energia CONTEÚDO ENERGIAFRICA QUEM SOMOS A NOSSA MISSÃO SERVIÇOS AS NOSSAS SOLUÇÕES SOLARES PROJECTO MODULO VIDA PORTEFÓLIO MAIS ENERGIA RENOVÁVEL, MAIS VIDA PARA O PLANETA www.energiafrica.com

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Na sua experiência profissional, salienta-se uma longa lista de obras realizadas, entre as quais:

Na sua experiência profissional, salienta-se uma longa lista de obras realizadas, entre as quais: 1. A EMPRESA retende-se com o presente capítulo efectuar a apresentação da Tomás de Oliveira, do seu compromisso em relação à qualidade e da organização que disponibiliza para alcançar esse objectivo.

Leia mais

Unidade de BIOENERGIA, LNEG, Est. do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, Portugal. (e-mail: santino.diberardino@mail.ineti.pt)

Unidade de BIOENERGIA, LNEG, Est. do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, Portugal. (e-mail: santino.diberardino@mail.ineti.pt) Digestão anaeróbia Santino Di Berardino em Porto santo Unidade de BIOENERGIA, LNEG, Est. do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, Portugal. (e-mail: santino.diberardino@mail.ineti.pt) 1 1 Introdução O desenvolvimento

Leia mais

MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS

MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS Destina-se a apoiar. nas explorações agrícolas para a produção primária de produtos agrícolas - Componente 1. na transformação e/ou comercialização de produtos agrícolas

Leia mais

Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho

Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho A Segurança não é negociável Na Nestlé, acreditamos que o sucesso sustentável apenas poderá ser alcançado através dos seus Colaboradores. Nenhum

Leia mais

PPDA DA SONORGÁS ANÁLISE DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO ANO GÁS 2008-2009

PPDA DA SONORGÁS ANÁLISE DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO ANO GÁS 2008-2009 PPDA DA SONORGÁS ANÁLISE DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO ANO GÁS 2008-2009 Março 2010 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

Introdução à Construção Sustentável

Introdução à Construção Sustentável Introdução à Construção Sustentável Origem do conceito Desenvolvimento Sustentável O conceito de Desenvolvimento Sustentável teve origem em 1987 pela Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento em

Leia mais

Questionário para Subscrição de Seguro de Responsabilidade Ambiental e por Contaminação

Questionário para Subscrição de Seguro de Responsabilidade Ambiental e por Contaminação Questionário para Subscrição de Seguro de Responsabilidade Ambiental e por Contaminação Este questionário deve ser preenchido pelo Segurado ou por um representante autorizado, devendo dar-se resposta completa

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Alargamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública Lisboa,

Leia mais

O reconhecimento como uma referência na área de consultadoria em engenharia em Portugal.

O reconhecimento como uma referência na área de consultadoria em engenharia em Portugal. VISÃO & MISSÃO VISÃO O reconhecimento como uma referência na área de consultadoria em engenharia em Portugal. MISSÃO Actuar junto de empresas industriais, de serviços, estabelecimentos de ensino, empresas

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO Novembro/2014 Índice INTRODUÇÃO... 3 Balanço da execução do plano... 4 Conclusão... 5 Recomendações... 8 REVISÃO DO

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA. Preâmbulo

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA. Preâmbulo REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA Preâmbulo O voluntariado é definido como um conjunto de acções e interesses sociais e comunitários, realizadas de forma desinteressada no âmbito

Leia mais

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL SOLUÇÕES EFICIENTES HOJE, A NOSSA RIQUEZA DE AMANHÃ www.construcaosustentavel.pt ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA Apoio: AS CIDADES SÃO O NOSSO DESAFIO 50% da população

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados;

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados; VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos e electrónicos, oferecendo

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50. Fonte: Metalsinter DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S-50 1) O que são os Diesel S-50 e S-10? Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10.

Leia mais

ACSS ACSS. ACSS Unidade de Instalações e Equipamentos. Especificações técnicas para Ar Comprimido Industrial em EdifíciosHospitalares.

ACSS ACSS. ACSS Unidade de Instalações e Equipamentos. Especificações técnicas para Ar Comprimido Industrial em EdifíciosHospitalares. Guia para Especificações técnicas para Ar Comprimido Industrial em EdifíciosHospitalares ET 08/2010 V. 2013 ACSS Administração Central do Sistema de Saúde, IP ACSS ACSS Unidade de Instalações e Equipamentos

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Porquê ler este documento? Terminal da Trafaria OZ Energia

Leia mais