O EDILIN, O DROPBOX E O GOOGLE SITES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O EDILIN, O DROPBOX E O GOOGLE SITES."

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA TUTORIAIS/MANUAIS SOBRE COMO UTILIZAR: O EDILIN, O DROPBOX E O GOOGLE SITES.

2 Anotações

3 Manual Edilim O Edilim é uma ferramenta criada para que o professor monte atividades através de Livros virtuais. É utilizado o termo livro por ligar diretamente as páginas de atividades criadas no mesmo projeto. Todos os arquivos a serem utilizados devem ser salvos em uma mesma pasta (imagens, sons e o próprio arquivo do Edilim). Aba superior. 1- Novo cria um novo livro. 2- Abrir Abre um livro já criado. 3- Propriedades Você pode definir as cores do livro, imagem de fundo do livro, pode colocar título, autor, na Avaliação, selecionar a mensagem de acerto e erro (Dados que aparecerão), etc. São as propriedades do livro. 4- Salvar Salva o livro. 5- Exportar Publica, Visualiza, inseri anexos, etc Páginas Ambiente aonde você encontrará os diversos tipos de páginas para criar as atividades. 7- Importar Você pode por aqui importar arquivos e indexa-los nas páginas. 8- Visualizar Clicando nesse ícone poderemos ter uma visão de como a atividade esta ficando, sem ter que criar um arquivo html. Após termos todas as atividades criadas e salvas, podemos exportá-las para arquivo tipo HTML, que pode ser inserido num site ou jogado diretamente pelos alunos nos computadores. O nome da atividade não deve conter cê-cedilha e nem acentos. Clique em Publicar e verifique que apareceu a mensagem operação finalizada, na parte superior.

4 Configuração do Livro. Propriedades 1- Pasta de recursos: Local onde estão os arquivos multimídia que vão ser utilizados para criar o livro. 2- Nome do livro. 3- Imagens do logotipo e fundo. Arrastar as imagens da biblioteca de recursos até os marcos de imagem. Se ativar a opção "Máscara" os botões de Lim desaparecem e apenas fica a área ativa. (não é recomendável) 4- Escolher os botões que aparecerão em Lim (só áreas ativas se ativou "Máscara"). Arquivo de ajuda escreva o nome de um arquivo no formato doc, pdf ou htm, contendo informações de ajuda, se desejar. Texto/Ligação Informação (resultado das atividades) Som (ligado/desligado) Redimensionar. 5- Seção de cores: fundo, banda superior, barra de navegação e texto. 6- Textos que aparecem no cabeçalho do livro. 7- Avaliação: textos para indicar o resultado de um exercício. Podendo apresentar sons. 8- Biblioteca de recursos. (redimensionar imagens, importar arquivos, excluir). 9- Barra inferior local para colocar dados complementares (ex:. nome do prof da turma, nome da escola, etc..).

5 Biblioteca de Recursos. Os elementos multimídia que vamos utilizar devem estar na biblioteca de recursos. Estes aparecem catalogados em quatro grupos: imagens (jpg,png e gif ), sons (mp3), animações ( swf) e textos ( html e txt ). Clicando no botão correspondente o edilim mostra os arquivos de cada categoria. Arrastar os arquivos até os marcos de imagem ou caixas de texto/imagem/animação. Os ícones da parte superior permitem respectivamente: editar imagens, importar um arquivo para a biblioteca, atualizar a biblioteca ou apagar um arquivo. Só é possível utilizar arquivos da biblioteca. Não se esqueça de que antes você deverá ter baixado cada arquivo para a pasta correspondente. Editor de imagens. 1- Imagem original. 2- Imagem modificada. 3- Barra para dimensionar a imagem. 4- Inverter, mudar cores. 5- Aplicar efeito ou eliminar. Nota: Depois de aplicar a alteração à imagem não se esqueça de aplicar o comando Salvar ou Salvar como e reinserir a imagem novamente. Barra de Navegação 1- Salvar o livro. 2- Gerenciador de páginas permite modificar a sequência, arrastando a página para outra posição, depois você deverá clicar em 'aplicar'. 3- Duplicar página. 4- Criar nova página. 5- Ir para a primeira página. 6- Avançar páginas. 7- Retroceder páginas. 8- Ir para a última página. 9- Excluir/apagar página atual. 10- Número da página. 11- Desfazer ação.

6 O significado das cores das caixas de texto. 1- Permite escrever texto. 2- Arrastar um elemento da biblioteca de recursos. 3- Mostra apenas informação Não é editável. Tipos de páginas. Selecionar o tipo de página que deseja criar clicando no botão correspondente. Exportar 1- Definir um diretório para exportar o livro. 2- Nome de um diretório para guardar os elementos multimídia. 3- Nome do livro. 4- Ativar se desejar criar uma página HTML e/ou comprimir num arquivo "zip". 5- Nome do diretório das imagens da ajuda. No caso de se criar uma ajuda para o livro em formato html. 6- Botão publicar. Para finalizar a exportação. 7- Visualizar. Clicar para ver o resultado final no navegador Web.

7 Diferença entre Salvar e Exportar. Salvar: guarda o livro no formato local. Neste caso ele será aberto com o EdLim e visualizado com o LimExe. Exportar: prepara o livro para publicá-lo na Internet ou visualizar em um navegador. É recomendável que o livro seja guardado e exportado. Pode abrir um livro guardado em qualquer formato, mas só pode mostrar na Internet um livro exportado. Etiquetas / Etiquetas 2 1- Caixa da imagem de fundo. Arrastar uma imagem da biblioteca de recursos. 2- Áreas ativas. Arrastar com o mouse (botão esquerdo pressionado) até ao destino que desejar. 3- Textos das etiquetas. 4- Tipo do exercício: o Mostrar informação. o Escrever nas etiquetas. o Arrastar as etiquetas. o Passar o cursor ( Mostrar o texto quando se passa o mouse pela área ativa). o Texto o Selecionar o Ligações 5- Textos de cabeçalho. 6- Rodapé da página. 7- Som. Se ativar a opção "auto", o som reproduzir-se-á automaticamente ao entrar na página. 8- Biblioteca de recursos. Porém existe uma diferença de grande nas opções de Formato do Tipo da página. (Etiquetas apresenta mais opções de tipo, do que Etiquetas) Outra forma de utilizar as etiquetas. Escreva 1 para as respostas corretas e zero para as incorretas.

8 Atividade externa. Tipo de página que permite incorporar arquivos flash com possibilidade de avaliação. 1- Arrastar para aqui o arquivo flash. 2- Definir o nome das variáveis para que o LIM possa avaliar os resultados. Em podemos baixar o programa FlashSpring Lite 1.4 gratuitamente. Com ele é possível salvar apresentações do Power Point no formato swf (flash), entretanto ele insere um link em todas as imagens. Mover imagens. 1- Caixa de imagem. 2- Imagens para mover. Arrastar uma imagem desde a biblioteca para a caixa. Mover as imagens até a sua posição final. 3- Informação sobre a imagem. Se clicar no botão limpar eliminará a imagem. 4- Parâmetros: Ver destino: lim mostra a área de destino. Sem ordem: Quando não é necessário que cada imagem coincida com um destino predeterminado. Livre: para fazer composições com o fim de mostrar informação.

9 Sopa de letras / Caça palavras O caça palavras poderá ser feito com imagens no enunciado ou não. Jogo que consiste em procurar até 8 palavras num quadro de 10x10 letras. As palavras não podem ser superiores a 10 caracteres. 1- Enunciados que definem as palavras que se devem procurar. 2- Palavras a procurar. 3- Parâmetros: Mostrar imagens Ver enunciados. Colorir fundo. Ver os quadros das letras. Obs.: Se você não escrever o enunciado, mas selecionar a opção "ver enunciados", o LIM mostrará, como enunciado, as palavras escondidas na sopa de letras / caça-palavras.

10 Arrastar Palavras ; Letras

11 Caracteres Imagem e texto, quando deseja criar alguma explicação ilustrada.

12 Completar Pode completar frases, palavras,...

13 Ditado Tem que clicar no espaço em branco abaixo da imagem para abrir a caixa de texto para digitação. Obs.: Você deve tomar cuidado ao ditar ou a professora que o fizer pois, isso deve ser feito respeitando a sequencia na qual as palavras/texto foram colocadas na caixa de texto.

14 Múltipla escolha Seleciona a resposta correta e clicando no V a atividade será corrigida. Obs.: Sim nessa atividade você pode ter mais que uma resposta. Certa ou Errada / Falsa ou Verdadeira.

15 Escolher Clique na resposta certa

16 Frações Pode clicar no quadrinho e no número ou clicar no quadrinho e digitar a resposta Há duas possibilidades: 1. Escrever: Digitar a resposta 2. Keyboard: Arrastar os números

17 Frações 2 Coloca uma fração (gera automaticamente frações diferentes) e escolhe a operação: (+) Adição de frações (=)Comparação de frações (-) Subtração de frações ( r)escrever a fração correspondente (x) Multiplicação de frações (p) Clicar na fração (pintar) correspondente (/) Divisão de frações Obs.: Não é necessário colocar a resposta, o próprio software corrige. Exemplo: comparação

18 Puzzle: quebra-cabeça Arrasta a imagem para a área determinada, escolhe o formato e o número de peças do quebra-cabeça.

19 Operações Permite montar uma operação de cada vez. Infelizmente nessas atividades não tem como faze-las com reserva de valores.

20 Template Monta página com texto e imagem.

21 Relógio 1- Forma do relógio. 2- Texto que acompanha a atividade. 3- Hora que mostrará o relógio. No formato hora/minutos, por exemplo 15:05. (Isto é importante, se utilizar outro formato, o LIM não representará corretamente a hora). 4- Hora que aparecerá na caixa de texto de LIM. 5- Parâmetros: Escrever: o utilizador deverá escrever uma resposta que tem de ser igual à que se define no campo de "hora texto" (4). Mover relógio: o utilizador deverá mover os ponteiros do relógio. Livre.

22 Parelhas: Memória Jogo que consiste em descobrir as imagens iguais. Arrastar as imagens para criar o jogo de parelhas. Definir as cores de fundo e topo. Se quiser pode especificar um tempo máximo para completar o jogo. O topo é a cor que cobre as imagens. São permitido jogos com 2, 3 e 6 imagens diferentes. Parelhas 2: Memória imagem/palavra ou imagem/letra. Seleciona as figuras, digita a palavra (ou letra inicial). Opcional: pode colocar a imagem também. Referências: Manual do Edilim da Prefeitura de Canoas

23 Dropbox Para que é utilizado e sua instalação. Dropbox é um serviço de armazenamento (depósito) de arquivos eletrônicos: documentos de texto, fotos, músicas, vídeos, entre outros. Este programa cria uma pasta em nosso computador que automaticamente disponibiliza on-line em sua conta no Dropbox. O Dropbox disponibiliza 2GB de espaço gratuito. Com o objetivo de armazenamento de dados na nuvem é muito mais simples para termos acesso aos documentos de vários lugares, não precisando estar armazenado apenas em nosso computador. Ele muito útil podemos acessar e modificar documentos a qualquer instante, de qualquer lugar e de qualquer sistema operacional. O que precisamos é de um computador que acesse a internet. Ao finalizar a instalação o programa fará a sincronização da conta do usuário com o seu computador, sendo assim os arquivos que serão salvos ou copiados para a pasta do Dropbox em seu computador estarão disponíveis na internet. Além do Dropbox existem várias empresas que prestam este tipo de serviço, mas devemos observar o contrato, pois algumas empresas não garantem privacidade. Para armazená-los na nuvem ou dentro do seu dispositivo basta arrastar (ou salvar) os arquivos desejados. Outra vantagem está no compartilhamento de arquivos entre os usuários, algo que torna o DropBox indispensável para estudantes e profissionais que lidam com a constante troca de arquivos. Uma de suas vantagens, além de fácil utilização, é a simplicidade da sua interface. Uma página simples mostrando suas pastas e as últimas atualizações feitas por você ou por algum amigo. E o melhor: sem nenhum tipo de publicidade ou propaganda. Algumas vantagens É seguro. Fácil utilização Você pode compartilhar pastas e compartilhar com seus amigos. Qualquer alteração feita ficará guardada e poderá ser recuperada caso você perca. É super-rápido, ao contrário de outros armazenamentos. Os usuários terão espaço de 2GB para guardar arquivos, gratuitamente. Página do serviço:

24 Instalação A instalação do Dropbox é bem simples. A principio, acesse, se você não tem conta sugiro criar antes de instalar, porque ao terminar de instalar o programa pedirá para você o e- mail e a senha de cadastro para sincronizar o seu computador com o espaço onde será armazenado. Preencha os dados e assinale a opção: I agree to Dropbox terms (concordo com os termos do Dropbox). Ao clicar em Create account irá direto para a página de download, seguinte página:

25 Aqui tem a opção de download Dropbox. Esta página pede para você aguardar o download, caso não for iniciado automaticamente você clica em restart the download. Para realizar o download clique em Download. Depois de carregado clique sobre o arquivo clique duas vezes sobre o mesmo. Atenção o arquivo pode abrir sozinho, isso dependerá do navegador que você está utilizando:

26 O computador irá perguntar se deseja executar o programa, pois ele pode danificar o computador, este é apenas um aviso de segurança. Clique em Executar para iniciar a instalação. Bem-vindo a página de instalação. Clique em Install e aguarde a instalação. É nesta opção que o Dropbox pergunta se você já tem a sua conta. Caso você não tenha criado sua conta acesse a página inicia e clique em create account. Para prosseguir selecione a opção I already have a Dropbox account. clicar em next para avançar. Preencha os dados de login/senha (sincronização) do Dropbox.

27 Escolha o espaço de armazenamento que você deseja do Dropbox. A principio marque a seleção 2GB Free, a não ser que você deseja pagar para ter mais espaço. Após sua escolha clique em Next. Escolha a instalação tipo Typic (tradicional). Nas próximas páginas o Dropbox fara uma breve explicação de utilização Ao instalar o Dropbox criará uma pasta em Meus documentos e fixará um atalho na área de trabalho.

28 Você poderá acessar seus documentos pela internet, usando o endereço dropbox.com fazendo o login aparecerá a seguinte página: O Dropbox terá um ícone de notificação de seu status no canto direto, próximo ao relógio. Este ícone deverá ter um sinal verde de positivo que indicará que está sincronizado (enviando os dados para o servidor onde ficará armazenado). Com o Dropbox você poderá compartilhar com outras pessoas que pode ser modificado em diferentes sistemas operacionais.

29 Por final o Dropbox agradecerá e instalará o programa carregando suas configurações. Clique em Finish para finalizar as configurações. Após finalizar o programa abrirá a pasta que ficará no seu computador. As atividades devem ser gravadas dentro da pasta Public. Você poderá criar ou transferir as pastas de atividades do Hot Potatoes e Edilim diretamente ou de qualquer outra ferramenta diretamente na pasta Public do Dropbox. Referências: Veja. Os melhores Serviços de armazenamento em nuvem. Aluno Virtual. Saiba o que é o Dropbox: o software que pode facilitar muito a sua vida. Blog da Web Room. O que é o Dropbox. Página para download. Dropbox.

30 Google Sites Primeiramente acesse o: Obs: Evite utilizar o Internet Explore pois esse navegador apresenta algumas incompatibilidades com o sistema. Dê preferencia para: Chrome, Mozilla Firefox. Opção 1 (com conta no Google Sites): É só acessar com seu login e senha do gmail ou de outro provedor caso já tenha site criado no Google sites. Opção 2 (sem conta no Google Sites): Você irá criar uma conta no Google Sites através do seu login e senha do gmail ou de outro provedor. Preencha os campos que aparecem na tela: 1 -> seu preferencial 2 Senha -> escolha uma senha 3 Local -> no nosso caso Brasil 4 Sua data de nascimento 5 Clique no botão criar conta

31 Aparecerá essa tela para você, acesse o seu e confirme os dados da conta. Faça conforme é indicado. Nesse caso ainda não há site criado, basta clicar em criar para começar um site. Aqui já aparece um site criado. Caso você queria continuar o site é só clicar no nome do site. Mas se você quiser criar um novo é só clicar em criar.

32 Aqui você escolherá entre uma modelo em branco ou um modelo pré-definido existente na galeria. Abaixo você definirá o nome do site. Digite o código e clique no botão criar (botão vermelho). Editando o site Ao clicar no lápis abrirá o site no estilo de edição. Barra de ferramentas A barra de ferramentas é muito intuitivos, muito parecido ao dos editores de textos/planilhas.

33 Em imagem -> é para inserir uma imagem. Em link -> é para se lincar um arquivo/site. Logo esta parte é bem fácil e muito intuitiva. Trabalhando as Imagens Para se inserir uma imagem você deve clicar em imagem e seguir os seguintes passos: 1 escolher entre fazer upload de uma imagem ou pegar uma na web. 2 caso precise poderá ser adicionado um texto junto a imagem. 3 clicar em ok. Deverá abrir uma aba para que se escolha a imagem.

34 Após inserir a imagem você pode edita-la utilizando a barra de ferramentas que aparece logo abaixo da imagem. Alterando seu alinhamento, tamanho, sua posição na página e ainda alterar/remover o link da imagem. Após terminar a edição da tanto da imagem quanto da página do site clique no botão salvar. Obs.: É bom que você sempre salve após cada execução de uma tarefa no site. Trabalhando a Formatação Aqui podemos editar os dados, como por exemplo: Fonte, cabeçalho, etc... Trabalhando com Tabelas Ao clicar no botão tabela aparecerá varias opções como: Inserir tabela Linhas Quantidade de colunas Ou ainda excluir tabela, coluna ou linha.

35 Trabalhando com Layout Neste caso podemos modificar a estrutura da pagina em que se esta trabalhando. Criando uma nova página Ao clica no botão que fica ao lado do lápis você estará criando uma nova página para o seu site. Essa página pode ser lincada diretamente a página principal ou tornar-se uma extensão. 1 Nomeie a página. 2 Selecione o modelo de página. Web Arquivos Aviso Lista 3 Escolha em que posição/nível a página irá ficar. Se ligada diretamente a página principal ou como extensão.

36 Editando a página turmas/atividades Esse exemplo trabalha com uma página web, na qual vamos fazer uma ordenação das disciplinas da turma. 1 Definimos o layout da página. 2 ordenamos Disciplina Tabela dos conteúdos Lincar as atividades Para lincar uma atividade você deve selecionar o texto/imagem a ser lincada e clicar no botão link. Você abrirá a pasta do arquivo ou o endereço da página web a ser acessado e copiará esse endereço (link). No Google Sites abrirá essa imagem, ao lincar em lincar, você deverá inserir o endereço da página ou do arquivo a ser acessado. Podendo também colocar um texto referente ao link. Caso você queria que esse endereço abra em outa pagina web, selecione essa opção e clique em ok.

37 Aqui você observa na tabela as atividades lincadas. Ao clicar em uma das atividades ela deverá abrir. Obs.: não se esqueça de salvar as alterações que você fez. Trabalhando o botão mais Esse botão apresenta uma gama de aplicativos para que você possa alterar o seu site conforme suas necessidades. Neste caso vamos pontuar somente algumas das funções apresentadas neste item. Essa é uma visão geral da aba de administração do site. Na aba esquerda temos as ferramentas para alterar o site, nos três botões na parte de baixo como poderemos notar temos: Copiar o site; Publicar ou Exclui-lo.

38 Alterando o Layout da Página. Como o próprio titulo afirma, aqui você poderá fazer as alterações que achar necessárias para a página do seu site. Ao clicar em alterar logotipo, que esta, localizado na área do cabeçalho. Selecione Personalizar logotipo e ai você poderá inserir uma imagem como logotipo do seu site. Após ter feito as alterações clique em ok. Não se esqueça de sempre salvar as alterações Aqui poderá fazer outras alterações caso ache necessário relacionadas ao layout do site.

39 Alterando as cores e fontes do site. Aqui você pode fazer diversas opções de alterações para seu site, no leque de opções da, PÁGINA INTERNA você tem 51 itens para fazer alterações no site, escolha a opção ou as opções que deseja alterar e depois clique em salvar. Por exemplo, na cor do plano de fundo da pagina, para alterar a cor de fundo do site clique em personalizar, abrirá uma paleta de cores, escolha a cor. Caso queira alterar a fonte (tipo de letras) do site, clique em fonte da página. A baixo do Tema base, você tem opções de alterar o tipo do site através de diversos temas. Abre-se uma cartela de opções. Basta que você simplesmente escolha uma das opções e a selecione. A PARTIR DE AGORA BASTA USAR SUA IMAGINAÇÃO E DIVERTIR-SE TRABALHO EM SEU SITE.

40

Clique no botão novo

Clique no botão novo Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

COMO USAR O DROPBOX. Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

COMO USAR O DROPBOX. Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso) COMO USAR O DROPBOX O Dropbox é uma excelente alternativa para quem gosta de ter os seus documentos sempre à mão. Com ele, você pode hospedar os seus arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar e

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS Autodesk 360 é a nuvem da Autodesk, podendo ser acessada pela sua conta da Autodesk Education Community (estudantes) ou Autodesk Academic Resource

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Dicas de uso para Cloud Computing

Dicas de uso para Cloud Computing Dicas de uso para Cloud Computing Este material tem o objetivo de auxiliar você, usuário do acesso cloud, antes porém vamos apenas reforçar o que é o Cloud Computing, este também chamado de computação

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Equipa PTE. Janeiro 2012

Equipa PTE. Janeiro 2012 Janeiro 2012 Equipa PTE Índice Introdução... 3 Registo Online... 3 Instalação... 6 Dropbox Online... 9 Separador Files (Ficheiros)... 10 Restaurar arquivos... 11 Recuperar arquivos... 11 Separador "Events"...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar.

Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar. Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar. Aqui, você conhecerá os passos básicos para montar seu site e deixá-lo do jeito que desejar. Procuramos tornar o processo o mais simples

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se!

Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se! TUTORIAL 2015 Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se! 2 Esta será a primeira tela que você verá. Se for o primeiro acesso, você deverá clicar em Cadastre-se 3 Para se cadastrar,

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

MANUAL VERSÃO 4.14 0

MANUAL VERSÃO 4.14 0 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 3 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 8 7. EXAMES

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais