O EDILIN, O DROPBOX E O GOOGLE SITES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O EDILIN, O DROPBOX E O GOOGLE SITES."

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA TUTORIAIS/MANUAIS SOBRE COMO UTILIZAR: O EDILIN, O DROPBOX E O GOOGLE SITES.

2 Anotações

3 Manual Edilim O Edilim é uma ferramenta criada para que o professor monte atividades através de Livros virtuais. É utilizado o termo livro por ligar diretamente as páginas de atividades criadas no mesmo projeto. Todos os arquivos a serem utilizados devem ser salvos em uma mesma pasta (imagens, sons e o próprio arquivo do Edilim). Aba superior. 1- Novo cria um novo livro. 2- Abrir Abre um livro já criado. 3- Propriedades Você pode definir as cores do livro, imagem de fundo do livro, pode colocar título, autor, na Avaliação, selecionar a mensagem de acerto e erro (Dados que aparecerão), etc. São as propriedades do livro. 4- Salvar Salva o livro. 5- Exportar Publica, Visualiza, inseri anexos, etc Páginas Ambiente aonde você encontrará os diversos tipos de páginas para criar as atividades. 7- Importar Você pode por aqui importar arquivos e indexa-los nas páginas. 8- Visualizar Clicando nesse ícone poderemos ter uma visão de como a atividade esta ficando, sem ter que criar um arquivo html. Após termos todas as atividades criadas e salvas, podemos exportá-las para arquivo tipo HTML, que pode ser inserido num site ou jogado diretamente pelos alunos nos computadores. O nome da atividade não deve conter cê-cedilha e nem acentos. Clique em Publicar e verifique que apareceu a mensagem operação finalizada, na parte superior.

4 Configuração do Livro. Propriedades 1- Pasta de recursos: Local onde estão os arquivos multimídia que vão ser utilizados para criar o livro. 2- Nome do livro. 3- Imagens do logotipo e fundo. Arrastar as imagens da biblioteca de recursos até os marcos de imagem. Se ativar a opção "Máscara" os botões de Lim desaparecem e apenas fica a área ativa. (não é recomendável) 4- Escolher os botões que aparecerão em Lim (só áreas ativas se ativou "Máscara"). Arquivo de ajuda escreva o nome de um arquivo no formato doc, pdf ou htm, contendo informações de ajuda, se desejar. Texto/Ligação Informação (resultado das atividades) Som (ligado/desligado) Redimensionar. 5- Seção de cores: fundo, banda superior, barra de navegação e texto. 6- Textos que aparecem no cabeçalho do livro. 7- Avaliação: textos para indicar o resultado de um exercício. Podendo apresentar sons. 8- Biblioteca de recursos. (redimensionar imagens, importar arquivos, excluir). 9- Barra inferior local para colocar dados complementares (ex:. nome do prof da turma, nome da escola, etc..).

5 Biblioteca de Recursos. Os elementos multimídia que vamos utilizar devem estar na biblioteca de recursos. Estes aparecem catalogados em quatro grupos: imagens (jpg,png e gif ), sons (mp3), animações ( swf) e textos ( html e txt ). Clicando no botão correspondente o edilim mostra os arquivos de cada categoria. Arrastar os arquivos até os marcos de imagem ou caixas de texto/imagem/animação. Os ícones da parte superior permitem respectivamente: editar imagens, importar um arquivo para a biblioteca, atualizar a biblioteca ou apagar um arquivo. Só é possível utilizar arquivos da biblioteca. Não se esqueça de que antes você deverá ter baixado cada arquivo para a pasta correspondente. Editor de imagens. 1- Imagem original. 2- Imagem modificada. 3- Barra para dimensionar a imagem. 4- Inverter, mudar cores. 5- Aplicar efeito ou eliminar. Nota: Depois de aplicar a alteração à imagem não se esqueça de aplicar o comando Salvar ou Salvar como e reinserir a imagem novamente. Barra de Navegação 1- Salvar o livro. 2- Gerenciador de páginas permite modificar a sequência, arrastando a página para outra posição, depois você deverá clicar em 'aplicar'. 3- Duplicar página. 4- Criar nova página. 5- Ir para a primeira página. 6- Avançar páginas. 7- Retroceder páginas. 8- Ir para a última página. 9- Excluir/apagar página atual. 10- Número da página. 11- Desfazer ação.

6 O significado das cores das caixas de texto. 1- Permite escrever texto. 2- Arrastar um elemento da biblioteca de recursos. 3- Mostra apenas informação Não é editável. Tipos de páginas. Selecionar o tipo de página que deseja criar clicando no botão correspondente. Exportar 1- Definir um diretório para exportar o livro. 2- Nome de um diretório para guardar os elementos multimídia. 3- Nome do livro. 4- Ativar se desejar criar uma página HTML e/ou comprimir num arquivo "zip". 5- Nome do diretório das imagens da ajuda. No caso de se criar uma ajuda para o livro em formato html. 6- Botão publicar. Para finalizar a exportação. 7- Visualizar. Clicar para ver o resultado final no navegador Web.

7 Diferença entre Salvar e Exportar. Salvar: guarda o livro no formato local. Neste caso ele será aberto com o EdLim e visualizado com o LimExe. Exportar: prepara o livro para publicá-lo na Internet ou visualizar em um navegador. É recomendável que o livro seja guardado e exportado. Pode abrir um livro guardado em qualquer formato, mas só pode mostrar na Internet um livro exportado. Etiquetas / Etiquetas 2 1- Caixa da imagem de fundo. Arrastar uma imagem da biblioteca de recursos. 2- Áreas ativas. Arrastar com o mouse (botão esquerdo pressionado) até ao destino que desejar. 3- Textos das etiquetas. 4- Tipo do exercício: o Mostrar informação. o Escrever nas etiquetas. o Arrastar as etiquetas. o Passar o cursor ( Mostrar o texto quando se passa o mouse pela área ativa). o Texto o Selecionar o Ligações 5- Textos de cabeçalho. 6- Rodapé da página. 7- Som. Se ativar a opção "auto", o som reproduzir-se-á automaticamente ao entrar na página. 8- Biblioteca de recursos. Porém existe uma diferença de grande nas opções de Formato do Tipo da página. (Etiquetas apresenta mais opções de tipo, do que Etiquetas) Outra forma de utilizar as etiquetas. Escreva 1 para as respostas corretas e zero para as incorretas.

8 Atividade externa. Tipo de página que permite incorporar arquivos flash com possibilidade de avaliação. 1- Arrastar para aqui o arquivo flash. 2- Definir o nome das variáveis para que o LIM possa avaliar os resultados. Em podemos baixar o programa FlashSpring Lite 1.4 gratuitamente. Com ele é possível salvar apresentações do Power Point no formato swf (flash), entretanto ele insere um link em todas as imagens. Mover imagens. 1- Caixa de imagem. 2- Imagens para mover. Arrastar uma imagem desde a biblioteca para a caixa. Mover as imagens até a sua posição final. 3- Informação sobre a imagem. Se clicar no botão limpar eliminará a imagem. 4- Parâmetros: Ver destino: lim mostra a área de destino. Sem ordem: Quando não é necessário que cada imagem coincida com um destino predeterminado. Livre: para fazer composições com o fim de mostrar informação.

9 Sopa de letras / Caça palavras O caça palavras poderá ser feito com imagens no enunciado ou não. Jogo que consiste em procurar até 8 palavras num quadro de 10x10 letras. As palavras não podem ser superiores a 10 caracteres. 1- Enunciados que definem as palavras que se devem procurar. 2- Palavras a procurar. 3- Parâmetros: Mostrar imagens Ver enunciados. Colorir fundo. Ver os quadros das letras. Obs.: Se você não escrever o enunciado, mas selecionar a opção "ver enunciados", o LIM mostrará, como enunciado, as palavras escondidas na sopa de letras / caça-palavras.

10 Arrastar Palavras ; Letras

11 Caracteres Imagem e texto, quando deseja criar alguma explicação ilustrada.

12 Completar Pode completar frases, palavras,...

13 Ditado Tem que clicar no espaço em branco abaixo da imagem para abrir a caixa de texto para digitação. Obs.: Você deve tomar cuidado ao ditar ou a professora que o fizer pois, isso deve ser feito respeitando a sequencia na qual as palavras/texto foram colocadas na caixa de texto.

14 Múltipla escolha Seleciona a resposta correta e clicando no V a atividade será corrigida. Obs.: Sim nessa atividade você pode ter mais que uma resposta. Certa ou Errada / Falsa ou Verdadeira.

15 Escolher Clique na resposta certa

16 Frações Pode clicar no quadrinho e no número ou clicar no quadrinho e digitar a resposta Há duas possibilidades: 1. Escrever: Digitar a resposta 2. Keyboard: Arrastar os números

17 Frações 2 Coloca uma fração (gera automaticamente frações diferentes) e escolhe a operação: (+) Adição de frações (=)Comparação de frações (-) Subtração de frações ( r)escrever a fração correspondente (x) Multiplicação de frações (p) Clicar na fração (pintar) correspondente (/) Divisão de frações Obs.: Não é necessário colocar a resposta, o próprio software corrige. Exemplo: comparação

18 Puzzle: quebra-cabeça Arrasta a imagem para a área determinada, escolhe o formato e o número de peças do quebra-cabeça.

19 Operações Permite montar uma operação de cada vez. Infelizmente nessas atividades não tem como faze-las com reserva de valores.

20 Template Monta página com texto e imagem.

21 Relógio 1- Forma do relógio. 2- Texto que acompanha a atividade. 3- Hora que mostrará o relógio. No formato hora/minutos, por exemplo 15:05. (Isto é importante, se utilizar outro formato, o LIM não representará corretamente a hora). 4- Hora que aparecerá na caixa de texto de LIM. 5- Parâmetros: Escrever: o utilizador deverá escrever uma resposta que tem de ser igual à que se define no campo de "hora texto" (4). Mover relógio: o utilizador deverá mover os ponteiros do relógio. Livre.

22 Parelhas: Memória Jogo que consiste em descobrir as imagens iguais. Arrastar as imagens para criar o jogo de parelhas. Definir as cores de fundo e topo. Se quiser pode especificar um tempo máximo para completar o jogo. O topo é a cor que cobre as imagens. São permitido jogos com 2, 3 e 6 imagens diferentes. Parelhas 2: Memória imagem/palavra ou imagem/letra. Seleciona as figuras, digita a palavra (ou letra inicial). Opcional: pode colocar a imagem também. Referências: Manual do Edilim da Prefeitura de Canoas

23 Dropbox Para que é utilizado e sua instalação. Dropbox é um serviço de armazenamento (depósito) de arquivos eletrônicos: documentos de texto, fotos, músicas, vídeos, entre outros. Este programa cria uma pasta em nosso computador que automaticamente disponibiliza on-line em sua conta no Dropbox. O Dropbox disponibiliza 2GB de espaço gratuito. Com o objetivo de armazenamento de dados na nuvem é muito mais simples para termos acesso aos documentos de vários lugares, não precisando estar armazenado apenas em nosso computador. Ele muito útil podemos acessar e modificar documentos a qualquer instante, de qualquer lugar e de qualquer sistema operacional. O que precisamos é de um computador que acesse a internet. Ao finalizar a instalação o programa fará a sincronização da conta do usuário com o seu computador, sendo assim os arquivos que serão salvos ou copiados para a pasta do Dropbox em seu computador estarão disponíveis na internet. Além do Dropbox existem várias empresas que prestam este tipo de serviço, mas devemos observar o contrato, pois algumas empresas não garantem privacidade. Para armazená-los na nuvem ou dentro do seu dispositivo basta arrastar (ou salvar) os arquivos desejados. Outra vantagem está no compartilhamento de arquivos entre os usuários, algo que torna o DropBox indispensável para estudantes e profissionais que lidam com a constante troca de arquivos. Uma de suas vantagens, além de fácil utilização, é a simplicidade da sua interface. Uma página simples mostrando suas pastas e as últimas atualizações feitas por você ou por algum amigo. E o melhor: sem nenhum tipo de publicidade ou propaganda. Algumas vantagens É seguro. Fácil utilização Você pode compartilhar pastas e compartilhar com seus amigos. Qualquer alteração feita ficará guardada e poderá ser recuperada caso você perca. É super-rápido, ao contrário de outros armazenamentos. Os usuários terão espaço de 2GB para guardar arquivos, gratuitamente. Página do serviço:

24 Instalação A instalação do Dropbox é bem simples. A principio, acesse, se você não tem conta sugiro criar antes de instalar, porque ao terminar de instalar o programa pedirá para você o e- mail e a senha de cadastro para sincronizar o seu computador com o espaço onde será armazenado. Preencha os dados e assinale a opção: I agree to Dropbox terms (concordo com os termos do Dropbox). Ao clicar em Create account irá direto para a página de download, seguinte página:

25 Aqui tem a opção de download Dropbox. Esta página pede para você aguardar o download, caso não for iniciado automaticamente você clica em restart the download. Para realizar o download clique em Download. Depois de carregado clique sobre o arquivo clique duas vezes sobre o mesmo. Atenção o arquivo pode abrir sozinho, isso dependerá do navegador que você está utilizando:

26 O computador irá perguntar se deseja executar o programa, pois ele pode danificar o computador, este é apenas um aviso de segurança. Clique em Executar para iniciar a instalação. Bem-vindo a página de instalação. Clique em Install e aguarde a instalação. É nesta opção que o Dropbox pergunta se você já tem a sua conta. Caso você não tenha criado sua conta acesse a página inicia e clique em create account. Para prosseguir selecione a opção I already have a Dropbox account. clicar em next para avançar. Preencha os dados de login/senha (sincronização) do Dropbox.

27 Escolha o espaço de armazenamento que você deseja do Dropbox. A principio marque a seleção 2GB Free, a não ser que você deseja pagar para ter mais espaço. Após sua escolha clique em Next. Escolha a instalação tipo Typic (tradicional). Nas próximas páginas o Dropbox fara uma breve explicação de utilização Ao instalar o Dropbox criará uma pasta em Meus documentos e fixará um atalho na área de trabalho.

28 Você poderá acessar seus documentos pela internet, usando o endereço dropbox.com fazendo o login aparecerá a seguinte página: O Dropbox terá um ícone de notificação de seu status no canto direto, próximo ao relógio. Este ícone deverá ter um sinal verde de positivo que indicará que está sincronizado (enviando os dados para o servidor onde ficará armazenado). Com o Dropbox você poderá compartilhar com outras pessoas que pode ser modificado em diferentes sistemas operacionais.

29 Por final o Dropbox agradecerá e instalará o programa carregando suas configurações. Clique em Finish para finalizar as configurações. Após finalizar o programa abrirá a pasta que ficará no seu computador. As atividades devem ser gravadas dentro da pasta Public. Você poderá criar ou transferir as pastas de atividades do Hot Potatoes e Edilim diretamente ou de qualquer outra ferramenta diretamente na pasta Public do Dropbox. Referências: Veja. Os melhores Serviços de armazenamento em nuvem. Aluno Virtual. Saiba o que é o Dropbox: o software que pode facilitar muito a sua vida. Blog da Web Room. O que é o Dropbox. Página para download. Dropbox. https://www.dropbox.com/

30 Google Sites Primeiramente acesse o: Obs: Evite utilizar o Internet Explore pois esse navegador apresenta algumas incompatibilidades com o sistema. Dê preferencia para: Chrome, Mozilla Firefox. Opção 1 (com conta no Google Sites): É só acessar com seu login e senha do gmail ou de outro provedor caso já tenha site criado no Google sites. Opção 2 (sem conta no Google Sites): Você irá criar uma conta no Google Sites através do seu login e senha do gmail ou de outro provedor. Preencha os campos que aparecem na tela: 1 -> seu preferencial 2 Senha -> escolha uma senha 3 Local -> no nosso caso Brasil 4 Sua data de nascimento 5 Clique no botão criar conta

31 Aparecerá essa tela para você, acesse o seu e confirme os dados da conta. Faça conforme é indicado. Nesse caso ainda não há site criado, basta clicar em criar para começar um site. Aqui já aparece um site criado. Caso você queria continuar o site é só clicar no nome do site. Mas se você quiser criar um novo é só clicar em criar.

32 Aqui você escolherá entre uma modelo em branco ou um modelo pré-definido existente na galeria. Abaixo você definirá o nome do site. Digite o código e clique no botão criar (botão vermelho). Editando o site Ao clicar no lápis abrirá o site no estilo de edição. Barra de ferramentas A barra de ferramentas é muito intuitivos, muito parecido ao dos editores de textos/planilhas.

33 Em imagem -> é para inserir uma imagem. Em link -> é para se lincar um arquivo/site. Logo esta parte é bem fácil e muito intuitiva. Trabalhando as Imagens Para se inserir uma imagem você deve clicar em imagem e seguir os seguintes passos: 1 escolher entre fazer upload de uma imagem ou pegar uma na web. 2 caso precise poderá ser adicionado um texto junto a imagem. 3 clicar em ok. Deverá abrir uma aba para que se escolha a imagem.

34 Após inserir a imagem você pode edita-la utilizando a barra de ferramentas que aparece logo abaixo da imagem. Alterando seu alinhamento, tamanho, sua posição na página e ainda alterar/remover o link da imagem. Após terminar a edição da tanto da imagem quanto da página do site clique no botão salvar. Obs.: É bom que você sempre salve após cada execução de uma tarefa no site. Trabalhando a Formatação Aqui podemos editar os dados, como por exemplo: Fonte, cabeçalho, etc... Trabalhando com Tabelas Ao clicar no botão tabela aparecerá varias opções como: Inserir tabela Linhas Quantidade de colunas Ou ainda excluir tabela, coluna ou linha.

35 Trabalhando com Layout Neste caso podemos modificar a estrutura da pagina em que se esta trabalhando. Criando uma nova página Ao clica no botão que fica ao lado do lápis você estará criando uma nova página para o seu site. Essa página pode ser lincada diretamente a página principal ou tornar-se uma extensão. 1 Nomeie a página. 2 Selecione o modelo de página. Web Arquivos Aviso Lista 3 Escolha em que posição/nível a página irá ficar. Se ligada diretamente a página principal ou como extensão.

36 Editando a página turmas/atividades Esse exemplo trabalha com uma página web, na qual vamos fazer uma ordenação das disciplinas da turma. 1 Definimos o layout da página. 2 ordenamos Disciplina Tabela dos conteúdos Lincar as atividades Para lincar uma atividade você deve selecionar o texto/imagem a ser lincada e clicar no botão link. Você abrirá a pasta do arquivo ou o endereço da página web a ser acessado e copiará esse endereço (link). No Google Sites abrirá essa imagem, ao lincar em lincar, você deverá inserir o endereço da página ou do arquivo a ser acessado. Podendo também colocar um texto referente ao link. Caso você queria que esse endereço abra em outa pagina web, selecione essa opção e clique em ok.

37 Aqui você observa na tabela as atividades lincadas. Ao clicar em uma das atividades ela deverá abrir. Obs.: não se esqueça de salvar as alterações que você fez. Trabalhando o botão mais Esse botão apresenta uma gama de aplicativos para que você possa alterar o seu site conforme suas necessidades. Neste caso vamos pontuar somente algumas das funções apresentadas neste item. Essa é uma visão geral da aba de administração do site. Na aba esquerda temos as ferramentas para alterar o site, nos três botões na parte de baixo como poderemos notar temos: Copiar o site; Publicar ou Exclui-lo.

38 Alterando o Layout da Página. Como o próprio titulo afirma, aqui você poderá fazer as alterações que achar necessárias para a página do seu site. Ao clicar em alterar logotipo, que esta, localizado na área do cabeçalho. Selecione Personalizar logotipo e ai você poderá inserir uma imagem como logotipo do seu site. Após ter feito as alterações clique em ok. Não se esqueça de sempre salvar as alterações Aqui poderá fazer outras alterações caso ache necessário relacionadas ao layout do site.

39 Alterando as cores e fontes do site. Aqui você pode fazer diversas opções de alterações para seu site, no leque de opções da, PÁGINA INTERNA você tem 51 itens para fazer alterações no site, escolha a opção ou as opções que deseja alterar e depois clique em salvar. Por exemplo, na cor do plano de fundo da pagina, para alterar a cor de fundo do site clique em personalizar, abrirá uma paleta de cores, escolha a cor. Caso queira alterar a fonte (tipo de letras) do site, clique em fonte da página. A baixo do Tema base, você tem opções de alterar o tipo do site através de diversos temas. Abre-se uma cartela de opções. Basta que você simplesmente escolha uma das opções e a selecione. A PARTIR DE AGORA BASTA USAR SUA IMAGINAÇÃO E DIVERTIR-SE TRABALHO EM SEU SITE.

40

Clique no botão novo

Clique no botão novo Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem

Leia mais

COMO USAR O DROPBOX. Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

COMO USAR O DROPBOX. Como usar o Dropbox (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso) COMO USAR O DROPBOX O Dropbox é uma excelente alternativa para quem gosta de ter os seus documentos sempre à mão. Com ele, você pode hospedar os seus arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar e

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Diário On-line Apresentação ----------------------------------------------------------------------------------------- 5 Requisitos Básicos

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ÍNDICE BLUELAB RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ELEMENTOS DA TELA INICIAL DO BLUELAB PROFESSOR guia Meu Espaço de Trabalho...07 A INTERFACE DO BLUELAB...07 INICIANDO

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS

TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS TUTORIAL AUTODESK 360 COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS Autodesk 360 é a nuvem da Autodesk, podendo ser acessada pela sua conta da Autodesk Education Community (estudantes) ou Autodesk Academic Resource

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente Nereu Agnelo Cavalheiro contato@nereujr.com Tutorial UFMG Virtual Primeiros passos do docente Este

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU Imagina que queres criar o teu próprio site. Normalmente, terías que descarregar e instalar software para começar a programar. Com a Webnode não é preciso instalar nada.

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira

BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira 1 BREVE TUTORIAL DO PREZI Por Franz Kreüther Pereira O Prezi veio revolucionar a maneira como se criam apresentações em slide. Embora a Microsoft tenha desenvolvido o PPTPlex, um plugin para o Power Point

Leia mais

Tutorial do programa

Tutorial do programa 1 Tutorial do programa I. Guia Rápido 1. Clique no produto. 2. Clique na pasta de imagens. 3. Clique em preenchimento auto. 4. Verificar pedido. 5. Finalizar pedido. 6. Fazer pagamento / Entrega. 7. Fazer

Leia mais

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Conteúdo Instalando o Orbit Downloader... 1 Configurando o Orbit Downloader para o EU VOU PASAR 2.0... 8 Realizando os Downloads no Eu Vou Passar 2.0... 12 Fazendo o Download

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Recursos... 4 2.1 Rótulos... 4 2.2 Página de Texto Simples... 8 2.3 Página de Texto Formatado... 12 2.4 Site... 16 2.5 Arquivo... 21 2.6 Pasta

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados Construtor Iron Web Manual do Usuário Iron Web Todos os direitos reservados A distribuição ou cópia deste documento, ou trabalho derivado deste é proibida, requerendo, para isso, autorização por escrito

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

A vida depois do Microsoft Outlook

A vida depois do Microsoft Outlook A vida depois do Microsoft Outlook Bem-vindo ao Gmail O que há de diferente? Agora que você migrou do Microsoft Outlook para o Google Apps, veja algumas dicas sobre como começar a usar o Gmail como seu

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato Introdução ao X3 Exercício 1: Criando um registro de Contato Inicie por adicionar um novo registro de Contato. Navegue para a tabela de Contato clicando na aba de Contato no alto da página. Existem duas

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Guia para acesso as câmeras da AMAPBAJ via Internet Explorer

Guia para acesso as câmeras da AMAPBAJ via Internet Explorer Guia para acesso as câmeras da AMAPBAJ via Internet Explorer De qualquer navegador, digite www.luxvision.com.br Clique em SUPORTE Página 1 de 15 Clique em Downloads Clique em Softwares Desça até CONTROLE

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web V 1.7 www.pinaculo.com.br (51) 3541-0700 Sumário 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MG-SOFT WEB... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 1.1.1. IIS Express para

Leia mais

Conceitos básicos do Painel

Conceitos básicos do Painel Básico Wordpress Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Índice Introdução ao Serviço de E-mail O que é um servidor de E-mail 3 Porque estamos migrando nosso serviço de correio eletrônico? 3 Vantagens de utilização

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO 1. Acesse através do navegador (preferencialmente Mozilla Firefox ou Google Chrome) o endereço web do sistema:

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

SIG DMS / NFSe. Manual de Conhecimento. Atualizado em 23/05/2013 por Danillo Campelo Amorim

SIG DMS / NFSe. Manual de Conhecimento. Atualizado em 23/05/2013 por Danillo Campelo Amorim SIG DMS / NFSe Manual de Conhecimento Atualizado em 23/05/2013 por Danillo Campelo Amorim 1 Índice Função do modulo...3 Conhecimentos Exigidos & Requisitos Humanos...3 Acessando o Sistema...4 Padrõe de

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Guia do Usuário. Introdução

Guia do Usuário. Introdução Guia do Usuário Introdução Nosso objetivo ao criar o Auditorbook foi valorizar o tempo de profissionais que realizam auditorias, verificações ou inspeções. Com este aplicativo desenvolvido pela VL Corrêa

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Dicas de uso para Cloud Computing

Dicas de uso para Cloud Computing Dicas de uso para Cloud Computing Este material tem o objetivo de auxiliar você, usuário do acesso cloud, antes porém vamos apenas reforçar o que é o Cloud Computing, este também chamado de computação

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.1 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configuração e uso

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BOAS VINDAS! Prezado (a) aluno (a), seja bem vindo (a) aos cursos na modalidade a distância. É com muita satisfação que o (a) recebemos neste

Leia mais