Projeto de Lei n.º 672/XII/4.ª

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Lei n.º 672/XII/4.ª"

Transcrição

1 PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 672/XII/4.ª Determina o regime jurídico da utilização de embalagens fornecidas em superfícies comerciais Muitas foram já as propostas apresentadas na Assembleia da República, quer através de Projetos de Lei, quer através de Projetos de Resolução, que afirmavam ter em vista a redução da utilização de sacos plásticos nas superfícies comerciais. No entanto, e apesar de aprovadas resoluções nesse sentido, poucas alterações se verificaram na distribuição de sacos de plástico. Na verdade, tanto nas propostas do PS, como nas do PSD sobre esta matéria, sempre se limitou a conceção da política de redução da distribuição de sacos de plástico à possibilidade de cobrança dos sacos, assim agindo na penalização do consumidor final e não na prevenção efetiva da produção de resíduos e de embalagens descartáveis. O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português sempre demonstrou disponibilidade e vontade para criar um regime jurídico que criasse as condições para a redução da utilização massiva de embalagens supérfluas, entre as quais os sacos de plástico. Contudo, é determinante que se ultrapassem as imposições do mercado que estimula o consumo desenfreado e que maximiza o lucro com o recurso à superfluidade de toneladas e toneladas de embalagens, das quais os sacos plásticos são a menos supérflua e uma ínfima parte. Assim, o Grupo Parlamentar do PCP entende que a intervenção legislativa deve ser muito mais ampla do que aquela que tem vindo até aqui a ser experimentada em Portugal e deve assentar, mais do que na penalização do consumidor final, na

2 2 limitação das liberdades do mercado como forma de disciplinar o recurso a produtos sem qualquer utilidade, bem como na efetiva redução. Para o PCP, o mais importante é que a produção e utilização de produtos descartáveis e inúteis seja reduzido, assim reduzindo o seu consumo e não que continuem a ser produzidos e consumidos sem problema desde que alguém pague por eles. Ora, o ambiente, a natureza, as populações que fazem da natureza o seu substrato, são prejudicadas pela irracionalidade do sistema e do modo de produção capitalistas e não por sacos gratuitos. Ou seja, é igualmente prejudicial para a natureza, a distribuição gratuita de sacos, ou a distribuição não gratuita. E para as populações é ainda mais prejudicial a segunda opção, na medida em que os sacos continuam a ser utilizados massivamente tal como outras embalagens continuam a poluir, mas são pagos. Vendo bem, o consumidor final é forçado a comprar grandes volumes de embalagens supérfluas, é confrontado com o pagamento de sacos de plástico e depois chega a casa e tem de deitar a maior parte desses produtos imediatamente no lixo, pagando depois o tratamento desses materiais a empresas que o Governo pretende privatizar. É um negócio em que se ganha muito dinheiro, mas em nada se poupam os recursos naturais, se protege o ambiente ou o consumidor. A solução do PCP passa pela determinação legal da impossibilidade de distribuir, gratuitamente ou não, qualquer tipo de saco plástico não biodegradável, proibir a proliferação de embalagens não necessárias e estimular as embalagens reutilizáveis pelo distribuidor, com aplicação de valor pela tara sempre que necessário, retirando o custo da embalagem sobre o consumidor e, na prática deixando de permitir que constitua um custo, quer económico, quer ambiental. O objetivo não é fazer com que se pague por poluir, mas sim com que não se polua, de facto, na medida do possível e sem prejudicar a integridade dos produtos e mercadorias. A utilização de materiais não degradáveis, plásticos, embalagens de cartão, de tintas, cloro e outros produtos no mercado é absolutamente irresponsável e coloca o lucro acima das limitações da natureza e dos recursos naturais. A limitação da produção de embalagens supérfluas é colocar o bem-estar, a qualidade de vida e a salvaguarda da natureza acima da liberdade de poluir sem qualquer benefício ou utilidade.

3 3 Assim, o Grupo Parlamentar do PCP apresenta um Projeto de Lei que atua na base do problema: na produção do próprio resíduo e da própria superfluidade, combatendo sem penalizar o utilizador ou consumidor final, a distribuição massiva de embalagens e sacos plásticos. A limitação da utilização de embalagens, salvo nos casos em que são necessárias é uma medida que se impõe quando somos confrontados com a escolha entre o que devemos defender: o ambiente e as pessoas ou os caprichos dos grupos económicos que usam e abusam dos recursos em benefício exclusivamente próprio, gerando não só o aumento do preço dos produtos, como a produção de muito mais resíduos do que os que seriam necessários. Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais em vigor, o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, apresenta o seguinte Projeto de Lei: Artigo 1.º Objeto A presente lei determina o regime jurídico da utilização de embalagens e de sacos plásticos fornecidos em superfícies comerciais para acondicionamento e transporte de mercadorias aí adquiridas, com vista à sua redução. Artigo 2.º Definições Para efeitos da presente lei, entende-se por: a) embalagem o produto cuja função é conter, preservar, acondicionar, apresentar mercadorias, sejam elas matérias-primas ou produtos destinados ao utilizador ou consumidor final, desde que seja descartável. b) embalagem primária a embalagem cuja função é acondicionar e constituir a unidade de mercadoria destinada ao utilizador ou consumidor final.

4 4 c) embalagem secundária a embalagem cuja função seja agrupar unidades de mercadoria destinadas ao aprovisionamento da superfície comercial ou à venda para o utilizador ou consumidor final. d) embalagem terciária a embalagem cuja função seja acondicionar as mercadorias para efeitos de transporte, agregando conjuntos de unidades de venda, preservando a sua integridade física e química. e) sacos plásticos a embalagem descartável fornecida gratuitamente ou não pela superfície comercial com o objetivo de conter e permitir o transporte das mercadorias aí adquiridas. f) sacos plásticos biodegradáveis os sacos de plástico que não sejam produzidos a partir de hidrocarbonetos de origem fóssil e cujo material possa ser sujeito a processos de compostagem. g) reutilização pelo distribuidor é a prática que corresponde a reutilizar embalagens, primárias ou secundárias, para o mesmo fim a que se destinaram inicialmente, podendo a recuperação pelo distribuidor ser realizada com recurso ao pagamento de tara. Artigo 3.º Âmbito 1- A presente lei aplica-se a todas as superfícies comerciais, bem como ao conjunto das entidades envolvidas na distribuição e venda de mercadorias, a grosso ou a retalho. 2- Excluem-se do disposto no número anterior as superfícies comerciais detidas por pequenas e médias empresas, bem como por empresários em nome individual. 3- As formas ou objetos de acondicionamento de produtos, que permitam a reutilização pelo distribuidor, com ou sem pagamento de tara, não estão sujeitas às limitações e condicionamentos expressos na presente lei.

5 5 Artigo 4.º Embalagens primárias 1- As embalagens primárias são permitidas sempre que sejam necessárias para identificar ou constituir a unidade de venda, bem como quando determinantes para salvaguardar a integridade física e química do produto. 2- As embalagens primárias devem ser constituídas pela menor quantidade de material possível, e devem apresentar o menor peso e volume possíveis, salvo nos casos em que sejam passíveis de reutilização pelo distribuidor. 3- O Governo regulamenta os critérios necessários para o cumprimento do disposto nos números anteriores através dos Ministérios com tutela sobre a área do ambiente e da economia. Artigo 5.º Embalagens secundárias 1- Não é permitida a utilização de embalagens secundárias. 2- Excetuam-se do número anterior as embalagens secundárias que sejam determinantes para a preservação da integridade da mercadoria. 3- O Governo regulamenta os critérios necessários para o cumprimento do disposto nos números anteriores através dos Ministérios com tutela sobre a área do ambiente e da economia.

6 6 Artigo 6.º Embalagens terciárias 1- Não são permitidas embalagens terciárias, salvo se a sua utilização for determinante para a preservação das características físicas ou químicas da mercadoria. 2- O Governo regulamenta os critérios necessários para o cumprimento do disposto no número anterior através dos Ministérios com tutela sobre a área do ambiente e da economia. Artigo 7.º Sacos Plásticos A partir de 1 de Janeiro de 2015, é proibida a distribuição de sacos plásticos descartáveis não biodegradáveis, vendidos ou cedidos para acondicionamento e transporte de mercadorias. Artigo 8.º Regime contraordenacional 1- A colocação no mercado ou a utilização em transporte de embalagens que não cumpram o disposto na presente lei, por parte do produtor, embalador, vendedor ou importador, constitui contraordenação. 2- A definição das coimas a aplicar, bem como o seu destino e processamento é definido pelo Governo através de regulamentação específica. Artigo 9.º Fiscalização A fiscalização do cumprimento do disposto na presente lei compete ao Governo, através do Ministério que tutela a economia.

7 7 Artigo 10.º Avaliação e Relatório O Governo apresenta à Assembleia da República um relatório sobre o cumprimento da presente lei, bem como sobre a sua aplicação e capacidade de fiscalização, um ano após a entrada em vigor da proibição prevista no n.º1 do artigo 7º. Assembleia da República, 3 de outubro de 2014 Os Deputados, MIGUEL TIAGO; PAULA SANTOS; ANTÓNIO FILIPE; JOÃO OLIVEIRA; CARLA CRUZ; DAVID COSTA; FRANCISCO LOPES; PAULO SÁ; DIANA FERREIRA; JOÃO RAMOS; RITA RATO; JORGE MACHADO

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 389/XIII/2.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 389/XIII/2.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 389/XIII/2.ª Determina o regime jurídico da utilização de embalagens fornecidas em superfícies comerciais O Grupo Parlamentar do Partido

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 342/XII/2ª REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

PROJETO DE LEI Nº 342/XII/2ª REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS PROJETO DE LEI Nº 342/XII/2ª REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS Nota justificativa A prevenção de resíduos sólidos urbanos (RSU), na sua componente de redução da produção, é um objectivo sempre enunciado

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 340/IX REDUÇÃO DE EMBALAGENS E DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 340/IX REDUÇÃO DE EMBALAGENS E DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 340/IX REDUÇÃO DE EMBALAGENS E DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS Exposição de motivos O Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, transpôs para a ordem jurídica portuguesa a Directiva n.º

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 12/XIII/1ª REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

PROJETO DE LEI Nº 12/XIII/1ª REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS PROJETO DE LEI Nº 12/XIII/1ª REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS Nota justificativa. De entre os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), as embalagens assumem um peso bastante significativo da produção total. Neste

Leia mais

Esta iniciativa legislativa é mais um contributo, uma proposta que o PEV apresenta com vista à redução da utilização do plástico.

Esta iniciativa legislativa é mais um contributo, uma proposta que o PEV apresenta com vista à redução da utilização do plástico. PROJETO DE LEI Nº 1187/XIII/4º DETERMINA A NECESSIDADE DE ALTERNATIVA À DISPONIBILIZAÇÃO DE SACOS DE PLÁSTICO ULTRALEVES E DE CUVETES EM PLÁSTICO NOS PONTOS DE VENDA DE PÃO, FRUTAS E LEGUMES Vivemos na

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª. Exposição de Motivos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª. Exposição de Motivos PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª Aprova medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e para a modernização dos serviços municipais

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 336/XIII 2ª Reduz o financiamento público aos partidos políticos e às campanhas eleitorais Exposição de motivos A lei de financiamento dos

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 747/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 747/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 747/XIII/3.ª INTERDIÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE REFEIÇÃO DESCARTÁVEIS EM PLÁSTICO E PREVÊ A TRANSIÇÃO PARA NOVOS MATERIAIS E PRÁTICAS Exposição de motivos

Leia mais

Projeto de Lei n.º 548/XII/3.ª

Projeto de Lei n.º 548/XII/3.ª Projeto de Lei n.º 548/XII/3.ª Aprova o regime do fornecimento, pelos agentes económicos, de sacos de plástico destinados a serem utilizados para carregar e transportar as mercadorias adquiridas pelos

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 690/XII-4ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 690/XII-4ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 690/XII-4ª Altera o Código de Processo Penal limitando a aplicação do processo sumário aos crimes de menor gravidade Exposição de motivos

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 805/XIII/2.ª

Projeto de Resolução n.º 805/XIII/2.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 805/XIII/2.ª Recomenda ao Governo a revisão dos instrumentos de gestão territorial do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa

Leia mais

Projeto de Lei n.º 846/XIII/3.ª

Projeto de Lei n.º 846/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 846/XIII/3.ª Organização do tempo de trabalho, garantia de condições de segurança e criação de carreira dos trabalhadores da segurança da

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 581/XIII/ 2ª INTERDITA A COMERCIALIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE REFEIÇÃO DESCARTÁVEIS EM PLÁSTICO

PROJETO DE LEI N.º 581/XIII/ 2ª INTERDITA A COMERCIALIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE REFEIÇÃO DESCARTÁVEIS EM PLÁSTICO PROJETO DE LEI N.º 581/XIII/ 2ª INTERDITA A COMERCIALIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE REFEIÇÃO DESCARTÁVEIS EM PLÁSTICO Vivemos numa sociedade cada vez mais inundada de objetos descartáveis e de consumo rápido,

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 637/XIII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 637/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 637/XIII/3.ª Altera o regime de serviços mínimos bancários, tornando-o mais adequado às necessidades dos clientes bancários A titularidade

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 825/XIII/3.ª Revoga o fator de sustentabilidade e repõe a idade legal de reforma aos 65 anos Exposição de Motivos Em 2007, pela mão do Governo

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 549/XIII-2ª AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL

Projeto de Resolução n.º 549/XIII-2ª AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 549/XIII-2ª AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL As últimas eleições legislativas 4 de outubro de 2015 demonstraram de uma forma evidente

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 1199/XIII/4.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 1199/XIII/4.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 1199/XIII/4.ª Procede à sexta alteração ao regime de serviços mínimos bancários, tornando-o mais adequado às necessidades dos clientes bancários

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 882/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 882/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 882/XIII/3.ª IMPLEMENTA UM SISTEMA DE DEPÓSITO, DEVOLUÇÃO E RETORNO DE EMBALAGENS DE BEBIDA (TARA RECUPERÁVEL) E CRIA O RESPETIVO SISTEMA DE RECOLHA DE RECOLHA MEDIANTE

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 140/XIII/1.ª Valoriza as longas carreiras contributivas, garantindo a antecipação da pensão sem penalizações aos beneficiários que completem

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 1008/XII 4.ª Regime jurídico da modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais e dos serviços municipais de veterinária. Exposição

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Decreto Legislativo Regional n.º 10/2014/A de 3 de Julho de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Decreto Legislativo Regional n.º 10/2014/A de 3 de Julho de 2014 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Decreto Legislativo Regional n.º 10/2014/A de 3 de Julho de 2014 Cria medidas para a redução do consumo de sacos de plástico A distribuição gratuita

Leia mais

Projeto de Lei n.º 277/XII/1.ª. Proíbe a cobrança a munícipes, utentes ou consumidores, de encargos sobre o uso do subsolo do domínio público

Projeto de Lei n.º 277/XII/1.ª. Proíbe a cobrança a munícipes, utentes ou consumidores, de encargos sobre o uso do subsolo do domínio público Projeto de Lei n.º 277/XII/1.ª Proíbe a cobrança a munícipes, utentes ou consumidores, de encargos sobre o uso do subsolo do domínio público Preâmbulo A Lei n.º 5/2004, de 10 de Fevereiro, (Lei das Comunicações

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

Reforça a proteção dos animais utilizados em circos

Reforça a proteção dos animais utilizados em circos PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei N.º 701/XIII-3ª Reforça a proteção dos animais utilizados em circos Exposição de Motivos A discussão em torno da utilização de animais em espetáculos

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º. Combate a precariedade laboral no sistema de Metro do Porto»

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º. Combate a precariedade laboral no sistema de Metro do Porto» PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º /XIII/2.ª Combate a precariedade laboral no sistema de Metro do Porto» Passados 13 anos da inauguração do Metro do Porto - acontecimento

Leia mais

CONSELHO DE MINISTRO. Exposição de Motivos

CONSELHO DE MINISTRO. Exposição de Motivos CONSELHO DE MINISTRO PROPOSTA DE LEI N.º /VIII/2015 DE DE Assunto: Aprova a interdição da produção, da importação e da comercialização de sacos de plástico convencional para a embalagem Exposição de Motivos

Leia mais

RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS!

RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS! RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS! Transporte de resíduos Entidades Gestoras resíduos de embalagens Novo diploma do regime jurídico da gestão de fluxos específicos de resíduos: Embalagens

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1778/XIII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1778/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 1778/XIII/3.ª Respeito pelo tempo efetivo de trabalho dos professores em horário incompleto O regime de contratação e ingresso na

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 92/XIII/1ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 92/XIII/1ª Projeto de Lei n.º 92/XIII/1ª Determina a obrigatoriedade de as instituições de crédito disponibilizarem uma conta de depósito à ordem padronizada, designada de conta base, e proíbe a cobrança de comissões,

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 124/XIII/1.ª. Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 124/XIII/1.ª. Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 124/XIII/1.ª Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos A caraterização de um conjunto de práticas de partilha de dados ou de obras

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI Nº 524/XII-3ª ALTERA O FUNDO DE COMPENSAÇÃO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DA PESCA

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI Nº 524/XII-3ª ALTERA O FUNDO DE COMPENSAÇÃO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DA PESCA PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI Nº 524/XII-3ª ALTERA O FUNDO DE COMPENSAÇÃO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DA PESCA Exposição de motivos A criação do Fundo de Compensação Salarial

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI Nº 483/XI-2ª Cria o Programa de Remoção de Obstáculos e Armadilhas nas vias de circulação rodoviária Preâmbulo Não existindo uma abordagem

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 797/XIII/3ª

PROJETO DE LEI N.º 797/XIII/3ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 797/XIII/3ª Revoga as normas de celebração do contrato a termo certo nas situações de trabalhadores à procura do primeiro emprego e desempregados

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução nº 478/XIII-2ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução nº 478/XIII-2ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução nº 478/XIII-2ª Recomenda ao Governo a promoção de medidas que salvaguardem a produção leiteira nacional A produção leiteira em Portugal,

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 327/XI/2ª

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 327/XI/2ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 327/XI/2ª RECOMENDA AO GOVERNO A ADOPÇÃO DE MEDIDAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE SACOS DE PLÁSTICO E PROMOVER A REDUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS As características

Leia mais

Proposta de Lei n.º 12/XIII/1ª. (Orçamento de Estado para 2016) PROPOSTA DE ADITAMENTO

Proposta de Lei n.º 12/XIII/1ª. (Orçamento de Estado para 2016) PROPOSTA DE ADITAMENTO Proposta de Lei n.º 12/XIII/1ª (Orçamento de Estado para 2016) PROPOSTA DE ADITAMENTO Objectivos: As embalagens plásticas e o plástico em geral assumem um peso significativo na produção total de resíduos

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 215/XIII/1.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 215/XIII/1.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 215/XIII/1.ª Repõe o regime de férias na função pública, designadamente o direito a 25 dias de férias anuais e majorações de dias de férias

Leia mais

PS, PSD E CDS BLOQUEIAM NA REPÚBLICA VERBAS PARA COMPENSAR PREJUÍZOS DO MAU TEMPO NOS AÇORES

PS, PSD E CDS BLOQUEIAM NA REPÚBLICA VERBAS PARA COMPENSAR PREJUÍZOS DO MAU TEMPO NOS AÇORES Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Representação Parlamentar do PCP Açores PS, PSD E CDS BLOQUEIAM NA REPÚBLICA VERBAS PARA COMPENSAR PREJUÍZOS DO MAU TEMPO NOS AÇORES O Deputado do PCP

Leia mais

Projeto de Lei n.º 527/XII/3ª

Projeto de Lei n.º 527/XII/3ª Projeto de Lei n.º 527/XII/3ª Proíbe a cobrança, pelas instituições de crédito, de comissões, despesas ou outros encargos pela manutenção de contas de depósito à ordem A cobrança, pelas instituições de

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 1202/XIII/4.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 1202/XIII/4.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 1202/XIII/4.ª Regime especial de contabilização do tempo de trabalho dos docentes em horário incompleto O Estatuto da Carreira Docente (ECD),

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 462/XIII-2ª Cria a licença específica de prematuridade ou de internamento hospitalar de recémnascido Exposição de motivos O caminho de aprofundamento

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 45/XIII/1ª. Elimina os exames de 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 45/XIII/1ª. Elimina os exames de 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico Projeto de Lei n.º 45/XIII/1ª Elimina os exames de 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico Exposição de Motivos A criação de exames finais para cada ciclo do Ensino Básico, da autoria do Governo PSD/CDS, correspondendo

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS. Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 59/XIII/1.ª. Revoga o Regime de Requalificação Docente. Exposição de Motivos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS. Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 59/XIII/1.ª. Revoga o Regime de Requalificação Docente. Exposição de Motivos Projeto de Lei n.º 59/XIII/1.ª Revoga o Regime de Requalificação Docente Exposição de Motivos A Requalificação de Trabalhadores em Funções Públicas, também aplicada aos professores, sempre foi combatida

Leia mais

1. Alterações decorrentes da Nova Licença da Sociedade Ponto Verde

1. Alterações decorrentes da Nova Licença da Sociedade Ponto Verde O ano de 2017 deu início a um novo ciclo na gestão das Embalagens e Resíduos de Embalagens. As alterações introduzidas neste novo ciclo terão pela primeira vez impacto em 2018, nomeadamente no preenchimento

Leia mais

Projeto de Lei n.º 813/XIII/3.ª. Requalificação e construção de residências universitárias. Exposição de motivos

Projeto de Lei n.º 813/XIII/3.ª. Requalificação e construção de residências universitárias. Exposição de motivos Projeto de Lei n.º 813/XIII/3.ª Requalificação e construção de residências universitárias Exposição de motivos A realidade do hoje nas Instituições do Ensino Superior Públicas, quanto ao número de camas

Leia mais

Projeto de Lei n.º 390/XII/(2.ª)

Projeto de Lei n.º 390/XII/(2.ª) PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 390/XII/(2.ª) Cria um regime de IVA de caixa, alterando o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 394-B/84,

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 716/XIII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 716/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 716/XIII/3.ª Promove a participação dos trabalhadores em matéria de segurança e saúde no trabalho (1.ª alteração à Lei n.º 102/2009, de

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 812/XIII/3.ª Estabelece critérios de indemnização pela concretização das servidões administrativas para criação de faixas de gestão de combustível e determina a responsabilidade pela

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 354/XIII 2ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 354/XIII 2ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 354/XIII 2ª Reforça a proteção das trabalhadoras grávidas, puérperas e lactantes e de trabalhadores no gozo de licença parental e procede

Leia mais

PARTIDOCOMUNISTAPORTUGUÊS GrupoParlamentar. Projeto de Lei n.º 589/XIII/2.ª

PARTIDOCOMUNISTAPORTUGUÊS GrupoParlamentar. Projeto de Lei n.º 589/XIII/2.ª PARTIDOCOMUNISTAPORTUGUÊS GrupoParlamentar Projeto de Lei n.º 589/XIII/2.ª Fixa o regime de atribuição das compensações em acréscimo aos suplementos remuneratórios que se fundamentem na prestação de trabalho

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 405/XIII/2.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 405/XIII/2.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 405/XIII/2.ª Assegura o direito de declaração de guarda conjunta de menores para efeitos do IRS O atual Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1193/XIII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1193/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 1193/XIII/3.ª Recomenda ao Governo que assegure sem restrições o acesso de todos os municípios aos fundos comunitários para investimento

Leia mais

Projeto de Resolução nº 906/XIII/2ª

Projeto de Resolução nº 906/XIII/2ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução nº 906/XIII/2ª Recomenda ao Governo a tomada de medidas urgentes que permitam o cumprimento da lei no que respeita à redução do número

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 455/XI /2.ª Tributa as mais-valias mobiliárias realizadas por Sociedades Gestores de Participações Sociais (SGPS), Sociedades de Capital

Leia mais

Foi desencadeado o processo de consulta aos membros da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagem.

Foi desencadeado o processo de consulta aos membros da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagem. Decreto-Lei n.º 92/2006 de 25 de Maio O Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 162/2000, de 27 de Julho, transpôs para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 94/62/CE,

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS. Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 46/XIII/1.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS. Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 46/XIII/1.ª Projeto de Lei nº 46/XIII/1.ª Estabelece os requisitos para o acesso à profissão docente e garante a anulação dos efeitos da Prova de Avaliação de Capacidades e Conhecimentos Exposição de Motivos A criação

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1570/XIII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1570/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 1570/XIII/3.ª Promoção do emprego público para as pessoas com deficiência e medidas para acesso à formação profissional e emprego

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 784/XII/4.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS

PROJETO DE LEI N.º 784/XII/4.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 784/XII/4.ª PROÍBE O CULTIVO, IMPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS VEGETAIS Exposição de motivos No planeta, em 2013, 4% do solo agrícola

Leia mais

Projecto de Resolução do PCP pela tomada de medidas na sequência das intempéries no distrito de Avei

Projecto de Resolução do PCP pela tomada de medidas na sequência das intempéries no distrito de Avei Projecto de Resolução do PCP pela tomada de medidas na sequência das intempéries no distrito de Avei Na sequência das intempéries que, em finais do ano passado e inícios deste ano, assolaram todo o distrito

Leia mais

REGULAMENTO DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

REGULAMENTO DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA REGULAMENTO DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA I - Âmbito de aplicação 1 - O presente regulamento estabelece as normas de funcionamento do Arquivo Fotográfico (AF) da Assembleia da República

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 608/XIII/3.ª. Exposição de Motivos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 608/XIII/3.ª. Exposição de Motivos PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 608/XIII/3.ª Repõe o regime de férias na função pública, designadamente o direito a 25 dias de férias anuais e majorações de dias de férias

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 307/XIII/1.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 307/XIII/1.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 307/XIII/1.ª Pela avaliação dos riscos ambientais e do impacto noutras atividades económicas resultantes da prospeção, pesquisa, desenvolvimento

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 667/XII/4.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 667/XII/4.ª Projeto de Lei n.º 667/XII/4.ª Estabelece medidas de redução do número de alunos por turma visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem De acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE),

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES OBRIGAÇÕES DO EMBALADOR DO SECTOR HORECA. Índice

PERGUNTAS FREQUENTES OBRIGAÇÕES DO EMBALADOR DO SECTOR HORECA. Índice PERGUNTAS FREQUENTES OBRIGAÇÕES DO EMBALADOR DO SECTOR HORECA FEVEREIRO 2016 Índice 1. Todo o tipo de embalagens têm de ter o símbolo ponto verde (embalagens de serviço incluídas)? Qual o enquadramento

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 802/XII/2.ª

Projeto de Resolução n.º 802/XII/2.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 802/XII/2.ª Recomenda ao Governo que assuma as responsabilidades pelas intervenções de conservação e manutenção da ponte ferroviária

Leia mais

Lisboa, 28 de dezembro de 2017

Lisboa, 28 de dezembro de 2017 Lisboa, 28 de dezembro de 2017 Exmos. Senhores Líderes dos Grupos Parlamentares do Partido Socialista (PS) Dr. Carlos César Partido Social Democrata (PSD) Dr. Hugo Lopes Soares Bloco de Esquerda (BE) Dr.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 169/XII/1.ª

PROJETO DE LEI N.º 169/XII/1.ª PROJETO DE LEI N.º 169/XII/1.ª Procede à primeira alteração ao Decreto-lei nº 136/2006, de 26 de Julho, que estabelece os princípios de utilização nos veículos automóveis ligeiros e pesados de gases de

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi proclamada pela Organização

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO DE ATIVIDADES N.º 11/2018, DA COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO, ELABORADO AO ABRIGO DO ARTIGO 103.º DO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES.

Leia mais

EMBALAGENS DE MADEIRA E RECICLAGEM

EMBALAGENS DE MADEIRA E RECICLAGEM EMBALAGENS DE MADEIRA E RECICLAGEM Filipa Pico Embar Associação nacional de recuperação e reciclagem de embalagens e resíduos de madeira www.embar.pt - filipa.pico@embar.pt 25 de novembro de 2014 Instituto

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 944/XII/4.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 944/XII/4.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 944/XII/4.ª Criação da Freguesia de Alto do Seixalinho, no Concelho do Barreiro, Distrito de Setúbal I Nota Introdutória O Alto do Seixalinho,

Leia mais

Projeto de Resolução N.º 1340/XIII-3ª

Projeto de Resolução N.º 1340/XIII-3ª Projeto de Resolução N.º 1340/XIII-3ª Recomenda o recesso de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, acautelando medidas de acompanhamento e transição, a realização de um relatório de balanço da aplicação

Leia mais

Projeto de Lei n.º 152/XII/1.ª. Estabelece um regime transitório de isenção de propinas e de reforço do apoio aos estudantes do ensino superior

Projeto de Lei n.º 152/XII/1.ª. Estabelece um regime transitório de isenção de propinas e de reforço do apoio aos estudantes do ensino superior PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 152/XII/1.ª Estabelece um regime transitório de isenção de propinas e de reforço do apoio aos estudantes do ensino superior O país está

Leia mais

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional ESTUDOS OBR EMBALAGEM O segmento industrial de embalagens foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos: o faturamento do setor passou de R$16,3 bilhões, em 2000, para R$31,5 bilhões, em 2007 crescimento

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 804/XIII/3.ª Reforça o apoio aos cuidadores informais e às pessoas em situação de dependência Exposição de Motivos São inúmeras as dificuldades

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Inquérito Parlamentar n.º 9/XII-3ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Inquérito Parlamentar n.º 9/XII-3ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Inquérito Parlamentar n.º 9/XII-3ª Inquérito Parlamentar à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, ao processo que conduziu à aplicação da medida de resolução

Leia mais

Projeto de Lei n.º 100/XIII-1.ª. Regula o cultivo de variedades agrícolas geneticamente modificadas (OGM)

Projeto de Lei n.º 100/XIII-1.ª. Regula o cultivo de variedades agrícolas geneticamente modificadas (OGM) PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 100/XIII-1.ª Regula o cultivo de variedades agrícolas geneticamente modificadas (OGM) A biotecnologia tem vindo a ganhar crescente importância

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 221/XIII/1.ª ENRIQUECIMENTO INJUSTIFICADO (35.ª alteração ao Código Penal aprovado pelo Decreto-Lei n.º 48/95, de 15 de Março, 4.ª alteração

Leia mais

Decreto-Lei n.º 134/2005, de 16 de Agosto Estabelece o regime da venda de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias

Decreto-Lei n.º 134/2005, de 16 de Agosto Estabelece o regime da venda de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias Estabelece o regime da venda de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias O Governo considera que alguns medicamentos para uso humano, concretamente os que não necessitam de receita

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI N.º 515/XIII/2.ª (PS), QUE PREVÊ A OBRIGATORIEDADE DE CONSULTA PRÉVIA AOS MUNICÍPIOS NOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS RELATIVOS À PROSPEÇÃO E PESQUISA, EXPLORAÇÃO

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 160/VIII CRIA A DUPLA AFIXAÇÃO DE PREÇOS NA VENDA A RETALHO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 160/VIII CRIA A DUPLA AFIXAÇÃO DE PREÇOS NA VENDA A RETALHO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 160/VIII CRIA A DUPLA AFIXAÇÃO DE PREÇOS NA VENDA A RETALHO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS Exposição de motivos O preço de venda aos consumidores na venda a retalho de géneros alimentícios

Leia mais

O Sr. JUNJI ABE (PSD-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O pecado

O Sr. JUNJI ABE (PSD-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O pecado O Sr. JUNJI ABE (PSD-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O pecado original do Brasil na gestão dos resíduos sólidos é a utilização de aterros sanitários

Leia mais

pcp: Dii rto. E 2 785/Xll-4. Projeto de Lel n. /O I PARTIi)O COMUNISTA PORTUGUES Grupo Parlamentar -.QAs

pcp: Dii rto. E 2 785/Xll-4. Projeto de Lel n. /O I PARTIi)O COMUNISTA PORTUGUES Grupo Parlamentar -.QAs v I p, /O I pcp: PARTIi)O COMUNISTA PORTUGUES Dii rto. E L.rLc d 0 Projeto de Lel n. 2 785/Xll-4. -.QAs Aiteração ao Regime JurIdico da Urbanizacao,y Edificação Procede a 14. Alteração ao Decreto-Lei n.

Leia mais

Projecto de Lei n.º 25/XI-1ª. Cria o tipo de crime de enriquecimento ilícito

Projecto de Lei n.º 25/XI-1ª. Cria o tipo de crime de enriquecimento ilícito PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 25/XI-1ª Cria o tipo de crime de enriquecimento ilícito (Preâmbulo) A X Legislatura da Assembleia da República (2005-2009) conheceu um

Leia mais

Miguel Bahiense Neto Presidente

Miguel Bahiense Neto Presidente Miguel Bahiense Neto Presidente Brasília, 3 de dezembro de 2013 CONSUMIDOR MEIO AMBIENTE VAREJO ECONOMIA CIÊNCIA MEIO AMBIENTE: Uso de estudos científicos para a tomada de decisões sobre o tema SOCIEDADE:

Leia mais

O Decreto-Lei nº 366/A/97, estabelece os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens.

O Decreto-Lei nº 366/A/97, estabelece os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens. Intervenção proferida pelo Deputado Rui Meneses na sessão Legislativa de Abril de 2005. O Decreto-Lei nº 366/A/97, estabelece os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos

Leia mais

Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 535/XIII/2ª

Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 535/XIII/2ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 535/XIII/2ª ALTERA O DECRETO-LEI N.º 128/2014, DE 29 DE AGOSTO (REGIME JURÍDICO DE EXPLORAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE ALOJAMENTO LOCAL) CLARIFICANDO QUE QUALQUER OPOSIÇÃO

Leia mais

Projecto de Lei n.º 60/XI-1.ª

Projecto de Lei n.º 60/XI-1.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 60/XI-1.ª Altera o sistema de qualificação e formação contínua dos motoristas, reforçando a protecção dos direitos dos trabalhadores Exposição

Leia mais

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos 4 de dezembro de 2015 capeverde@vda.pt da Gestão de Manuel Gouveia Pereira mgp@vda.pt O Governo de Cabo Verde aprovou o Decreto-Lei n.º 56/2015, de 17 de outubro, que estabelece o novo. Objeto > Estabelece

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 410/XIII-1.ª Promoção, valorização e dinamização dos Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional Preâmbulo Os Parques Naturais

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO, ELABORADO AO ABRIGO DO ARTIGO 103.º DO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 8/2015 Capítulo

Leia mais

Projecto de Lei n.º 612X/4ª Supervisão de Instituições de Crédito

Projecto de Lei n.º 612X/4ª Supervisão de Instituições de Crédito PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 612X/4ª Supervisão de Instituições de Crédito [Décima quinta alteração ao Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras,

Leia mais

PARTIDOCOMUNISTAPORTUGUÊS GrupoParlamentar Projeto de Lei n.º 1131/XIII/4.ª

PARTIDOCOMUNISTAPORTUGUÊS GrupoParlamentar Projeto de Lei n.º 1131/XIII/4.ª PARTIDOCOMUNISTAPORTUGUÊS GrupoParlamentar Projeto de Lei n.º 1131/XIII/4.ª Estratégia Nacional de Combate e Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social Exposição de motivos A pobreza e a exclusão social

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Exposição de motivos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Exposição de motivos Projeto de Lei n.º 779/XIII-3ª Repõe a possibilidade de acumulação das prestações por incapacidade permanente com a parcela da remuneração correspondente à percentagem de redução permanente da capacidade

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 1234/XIII/4ª Altera o Código do Processo Civil estabelecendo um regime de impenhorabilidade da habitação própria e permanente e fixando

Leia mais

Desencadear um processo parlamentar de audição pública para avaliação do impacto da dívida pública e das soluções para o problema do endividamento

Desencadear um processo parlamentar de audição pública para avaliação do impacto da dívida pública e das soluções para o problema do endividamento PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1143/XII/4ª Desencadear um processo parlamentar de audição pública para avaliação do impacto da dívida pública e das soluções para o problema do endividamento O Governo estima

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 623/XIII/3ª

PROJETO DE LEI Nº 623/XIII/3ª PROJETO DE LEI Nº 623/XIII/3ª POSSIBILITA A PERMANÊNCIA DE ANIMAIS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, SOB CONDIÇÕES ESPECÍFICAS, PROCEDENDO À SEGUNDA ALTERAÇÃO AO DECRETO-LEI Nº 10/2015, DE 16 DE JANEIRO

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de lei n.º 260/XIII-1ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de lei n.º 260/XIII-1ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de lei n.º 260/XIII-1ª Altera as condições em que um país, região ou território pode ser considerado regime fiscal claramente mais favorável Exposição

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de lei n.º 259/XIII-1ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de lei n.º 259/XIII-1ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de lei n.º 259/XIII-1ª Agrava as taxas de tributação de rendimentos e transferências para entidades sujeitas a regimes fiscais claramente mais favoráveis

Leia mais