AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A auto avaliação, mais do que a finalidade de controlar o funcionamento, tem o objetivo de gerar conhecimento, incrustando-o nas próprias estruturas institucionais. A mesma constitui-se em tema de fundamental importância para as Instituições de Educação Superior (IES), pois se leva em consideração a determinação da Constituição da República na qual estabelece a obrigatoriedade da avaliação da qualidade da educação nacional pelo Poder Público, além de considerar o crescente interesse e necessidade de eficiência institucional das IES na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas nas mesmas. Sem embargo, torna-se manifestamente claro para a comunidade universitária e até para a sociedade como um todo que tal avaliação não corresponde a um simples procedimento burocrático de itens necessários a iniciar uma atividade educacional, ou seja, um checklist, e sim um novo conceito para a gestão acadêmico-administrativa das IES que repercutirá em benefícios diretos à comunidade na qual a mesma está inserida. O conceito pode ser novo para as IES, todavia a situação auto-avaliativa vem sendo utilizada com grande freqüência e de forma democrática desde meados da década de 70 pelo campo de saber do Serviço Social e posteriormente pelas empresas. Enfim, com o advento do SINAES, ou seja, um sistema avaliativo de âmbito nacional, fora possível vislumbrar um padrão brasileiro da educação superior, enfim, foi de grande valia para a área educacional. A própria consciência da necessidade e da presença de um processo de avaliação, a qual depende tanto das ações de sensibilização, quanto das qualidades do sistema interno de comunicação, gera expectativas e debates que estão na raiz da reflexão sobre as atividades educacionais. Conforme o sistema preconizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) a auto-avaliação institucional fica a cargo da Comissões Próprias (e permanentes) de Avaliação (CPAs), compostas pela sociedade civil organizada e por todos os segmentos da comunidade universitária.

2 Essa composição mista tem por objetivo facilitar o debate e o encontro de diversos pontos de vista, que, em muitos casos, correm os riscos do isolamento. Não se trata, portanto, de uma avaliação técnica, com traços de auditoria, como a realizada pelas comissões externas compostas por técnicos do Ministério da Educação, mas de uma avaliação com importantes traços políticos e que se pauta pela crença na formulação de acordos e consensos entre diferentes atores sociais como germe da democracia. Não obstante, parte-se de Orientações Gerais para o Roteiro de Auto- Avaliação das Instituições, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação Superior (CONAES), as quais auxiliam e direcionam as atividades das CPAs. Estas Orientações, de acordo com a Lei e a organização acadêmica da Instituição como Centro Universitário, estabelecem dez dimensões de análise e discussão: 1) Missão institucional e plano de desenvolvimento institucional (PDI); 2) Políticas de Ensino; 3) Responsabilidade social; 4) Comunicação interna e externa; 5) Políticas de pessoal; 6) Organização e gestão; 7) Infra-estrutura física; 8) Planejamento e avaliação; 9) Políticas de atendimento a estudantes; 10) Sustentabilidade financeira. É, portanto, com base nessas dimensões que esta CPA orienta suas atividades, planejando, sensibilizando e pondo em prática as devidas ações de avaliação tendentes a criar e disseminar conhecimento sobre os efetivos processos de educação superior. CONSTITUIÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDESC Em cumprimento à Lei nº , de 14 de abril de 2004, e Portaria Ministerial nº , de 09 de julho de 2004, que a regulamenta, o Centro

3 Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste UNIDESC, criou e designou a Comissão Própria de Avaliação CPA, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação interna, sistematizar e prestar informações ao MEC/INEP, sempre que requerida. A CPA do UNIDESC foi institucionalizada com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento institucional, verificando o cumprimento dos requisitos préestabelecidos de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI e com o Projeto Pedagógico Institucional PPI. Garante que a autoavaliação seja um processo dinamizador, cíclico, criativo, renovador e participativo, descrevendo a realidade e definindo as estratégias mais adequadas para superar os problemas detectados. A CPA desempenha seu papel desencadeando um processo de construção participativa institucional, que viabilize o contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, o planejamento da gestão institucional e a prestação de contas à sociedade. A autoavaliação é concebida e executada em consonância com os valores, objetivos e necessidades da instituição e realidade social da região que está inserida. COMPOSIÇÃO E ATIVIDADES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA A Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário UNIDESC entendeu, a partir de interpretação da Lei do SINAES, que os segmentos da comunidade universitária são aqueles que possuem uma identidade social e influência nas atividades acadêmicas, enfim, àqueles que mais se ajustam ao corpo social da Instituição. A composição da CPA do UNIDESC é constituída por um Coordenador e dois representantes dos demais seguimentos, em consonância com a legislação. Sendo que os representantes da Sociedade Civil Organizada são indicados pela reitoria e nomeado pelo Conselho Universitário CONSU, com mandato de 02 (dois) anos, podendo ser renovado por igual período. Os representantes da categoria Docentes e Técnico-administrativo são indicados pelas coordenações e supervisores, respectivamente, para um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser renovado por igual período. Já os representantes da categoria Discente serão escolhidos pelas coordenações e a própria CPA, para um mandato de 02 (dois)

4 anos, renovável por igual período. O mandato dos membros da CPA será de dois anos, permitida uma recondução. O mandato do membro da CPA/UNIDESC poderá ser objeto de renúncia, interrupção ou perda. A renúncia, que deverá ser motivada, será encaminhada pelo interessado à Reitoria em pedido manuscrito de próprio punho, que antes de aceitála, a submeterá à apreciação e deliberação da CPA/UNIDESC, na hipótese de se tratar de membro da comunidade acadêmica. A perda do mandato será declarada pelo voto da maioria absoluta da plenária da CPA/UNIDESC, e submetida à homologação da Magnífica Reitora. METODOLOGIA, DIMENSÕES E INSTRUMENTOS A SEREM UTILIZADOS NO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO A auto-avaliação na Instituição representa um processo cíclico, mostrando seu caráter diagnóstico e formativo de autoconhecimento, estabelecendo condições que permitem a revisão e a redefinição de prioridades estabelecidas no Projeto Institucional. A Instituição entende que o processo de auto-avaliação constitui um instrumento de base para a garantia da qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, buscando o cumprimento fiel de sua responsabilidade social. Para a realização da autoavaliação, o UNIDESC adota as seguintes estratégias: análise dos documentos institucionais, pesquisas com a comunidade acadêmica, sensibilização permanente, acompanhamento e dinamização das ações de avaliação, construção do instrumento de pesquisa e aplicação, visitas em sala de aula, ouvidoria, reuniões de coordenadores e representantes, coleta e tabulação e organização dos dados, construção do relatório e divulgação dos resultados obtidos, promoção de seminários ou discussões de reavaliação de resultados e processos avaliativos, reuniões com os componentes da CPA e colaboradores e encaminhamento dos resultados aos setores para estudo de novas ações. As atividades de auto-avaliação desenvolvidas pela CPA no Centro Universitário UNIDESC contam com o integral apoio e comprometimento da Reitoria e busca o envolvimento de todos os agentes do processo: estudantes, professores, pessoal técnico-administrativo, dentre outros.

5 SENSIBILIZAÇÃO Objetivando assegurar a institucionalização do processo avaliativo, é necessário envolver os interessados, estabelecendo uma relação de parceria e de credibilidade, respondendo aos anseios da própria Instituição. O maior mérito de um processo de sensibilização está relacionado à socialização do conhecimento sobre avaliação, para toda a comunidade acadêmica. A estruturação deste processo é feita através de reuniões com docentes, discentes e funcionários administrativos. Como método de orientação, são ativadas, dentre outras formas de informação, por palestras, cursos, cartazes, informativos diversos e jornais. O processo de sensibilização desenvolvido pela instituição deve ter o mérito de poder criar uma consciência para a qualidade; ela construirá expectativas nos participantes relacionando-a a um processo que beneficiará a Instituição como um todo, e não apenas o favorecimento de unidades estanques ou o atendimento a expectativas externas, quaisquer que sejam elas. Em suma, a participação de todos os segmentos institucionais reveste-se de extrema importância, vez que oportuniza o desencadeamento de discussão em todos os níveis. A idéia da sensibilização é vista como um processo contínuo em todas as fases da auto-avaliação, garantindo a participação integral de todos os agentes envolvidos, o que conduzirá, necessariamente, a resultados mais consistentes, fundamentais para o sucesso de todo o processo avaliativo. METODOLOGIA A metodologia consubstancia-se no conjunto de instrumentos e procedimentos que devem ser utilizados para análise dos dados coletados. Segundo Deslandes (2002), são elementos da metodologia: coleta de dados, para definir as técnicas a serem utilizadas; organização e análise de dados, para escrever com clareza como os dados serão organizados e analisados. A comunidade acadêmica participa ativamente do processo de avaliação institucional por meio de representantes, emitindo conceitos e avaliando os seguimentos envolvidos no processo. Os resultados da autoavaliação servem de subsídios para o diagnóstico situacional, sugerindo modificações e aperfeiçoamentos necessários ao aprimoramento institucional e gerenciamento dos padrões de qualidade dos cursos oferecidos pelo UNIDESC.

6 Para a realização da autoavaliação, o UNIDESC adota metodos qualitativos e quantitativos, através das seguintes estratégias: análise dos documentos institucionais, pesquisas com comunidade acadêmica, sensibilização permanente, acompanhamento e dinamização das ações de avaliação, construção do instrumento de pesquisa e aplicação, visitas em sala de aula, relatos da ouvidoria, reuniões de coordenadores e representantes, coleta, tabulação e organização dos dados, construção do relatório, divulgação dos resultados obtidos, promoção de seminários ou discussões de reavaliação de resultados e processos avaliativos, reuniões com os componentes da CPA, colaboradores e encaminhamento dos resultados aos setores para estudo de novas ações. A metodologia de auto-avaliação do UNIDESC tem o mérito de constituir um processo pedagógico contínuo. Sua tendência é, pois, a cada reavaliação e redefinição de metas, avançar para níveis mais elevados de qualidade, principalmente pelo efeito demonstração do crescimento/desenvolvimento dos que se encontram em níveis mais avançados do processo de avaliação. FORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES A Auto-Avaliação tem como propósito atender ao processo interno das Instituições de Ensino Superior (IES), regulamentado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instrumento de avaliação superior do MEC/INEP, criado pela Lei n.º , de 14/04/2004. O objetivo deste processo auto-avaliativo é construir um conhecimento sobre a realidade interna do Centro Universitário UNIDESC, identificando o perfil e o significado da atuação do mesmo, com o intuito de levantar possíveis falhas e empreender ações para melhorar a sua qualidade educativa e alcançar maior relevância social. A Auto Avaliação Institucional é hoje um desafio, pois possibilita analisar suas ações administrativas, técnicas e pedagógicas de maneira contextualizada, crítica e participativa, permitindo perceber suas possibilidades e limitações, bem como apontar caminhos. Neste contexto, a auto-avaliação é concebida como um processo participativo e sistemático de busca de informações sobre a realidade da instituição com o intuito de colaborar com a melhoria e o aperfeiçoamento do projeto educacional, configurando-se como importante estratégia para o exercício da gestão

7 participativa e para a tomada de decisões em relação ao pensar e ao agir institucional. Os resultados colhidos pelo programa de auto-avaliação deverão servir de referência para várias melhorias, dentre elas: Conhecer e atender os anseios e necessidades oriundas da realidade acadêmica vivida pelos discentes da instituição; Estruturação e definição do perfil docente da instituição a partir de sua produção científica, implementando ações para a melhoria do desempenho profissional, pessoal e institucional; Conhecimento da situação dos egressos com vistas a fortalecer o atendimento das demandas sociais, advindos do panorama egresso; Adequação do perfil dos cursos implantados na instituição, em consonância às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao desempenho e aceitabilidade social da região; Conhecimento dos programas de extensão, sua articulação com o ensino e a pesquisa e consonância com as necessidades e demandas do entorno social; Construção do perfil da pós-graduação e identificação da capacidade instalada e das ações necessárias ao fortalecimento e ampliação; Aprimorar o perfil dos servidores técnico-administrativos, visando sempre a melhoria do atendimento prestado aliado a motivação da equipe técnica; Conhecimento das condições estruturais e de recursos humanos da instituição com definição de ações de comunicação no Centro Universitário UNIDESC; Aprimorar o perfil sócio-econômico e cultural dos discentes aprimorando e redefinindo uma política de atendimento estudantil adequada aos anseios do público alvo. A CPA desempenha seu papel do modo mais neutro possível, desencadeando um processo de construção participativa institucional, que viabilize o contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, o planejamento da gestão institucional e a prestação de contas à sociedade. A autoavaliação é concebida e executada em consonância com os valores, objetivos e necessidades da instituição

8 e realidade social da região que está inserida. A autoavaliação do UNIDESC é norteada pelos princípios da credibilidade, transparência e legitimidade, objetivivando resultados que sirvam como subsídios para o aperfeiçoamento e aprimoramento institucional refletindo no padrão de qualidade almejado por todos os cursos oferecidos pelo UNIDESC.

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

Regimento da Comissão Própria de Avaliação - CPA. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Regimento da Comissão Própria de Avaliação - CPA. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Regimento da Comissão Própria de Avaliação - CPA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente regimento disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão Própria de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CPA

REGIMENTO INTERNO CPA REGIMENTO INTERNO CPA REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA ESTÁCIO /FIB CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regimento, disciplina a organização e o funcionamento

Leia mais

REGIMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE

REGIMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE REGIMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE 2010 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente regimento disciplina a organização,

Leia mais

REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Governador Valadares 2013 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente Regulamento disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições da

Leia mais

PROJETO DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL SÃO LUÍS / MARANHÃO 2017 1 1. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL O Projeto de Auto-Avaliação Institucional da Faculdade Gianna Beretta foi

Leia mais

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL IESA Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL Prof. Dra. Renata Aquino da Silva de Souza Coordenadora da /IESA Prof. Cícero

Leia mais

Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE LEOPOLDINA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE LEOPOLDINA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE LEOPOLDINA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente Regulamento disciplina a organização, o

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 49, DE 23 DE DEZEMBRO DE Considerando a reunião ordinária do Conselho Superior realizada no dia 1º de outubro de 2014,

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 49, DE 23 DE DEZEMBRO DE Considerando a reunião ordinária do Conselho Superior realizada no dia 1º de outubro de 2014, RESOLUÇÃO CONSUP Nº 49, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014. A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO IFSC no uso das atribuições que lhe foram conferidas e atendendo as determinações da Lei 11.892/2008 de 29 de dezembro

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares CAPÍTULO II. Dos Princípios, Finalidades e Objetivos PRINCÍPIOS SEÇÃO I

CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares CAPÍTULO II. Dos Princípios, Finalidades e Objetivos PRINCÍPIOS SEÇÃO I REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE DIVINÓPOLIS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE DIVINÓPOLIS FACULDADE DE ARTE E DESIGN DE DIVINÓPOLIS CAPÍTULO I

Leia mais

REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI CAPÍTULO I

REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI CAPÍTULO I REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente Regulamento disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente regulamento interno disciplina a organização, o funcionamento

Leia mais

PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PROJETO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Atualizado em Fevereiro, 2018 1 JUSTIFICATIVA A busca pela qualidade nos diversos segmentos da sociedade tem sido uma exigência cada vez mais crescente. Nas instituições

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS Mantida pela Fundação Antônio Carlos

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS Mantida pela Fundação Antônio Carlos Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente Regulamento disciplina a organização, o funcionamento

Leia mais

Universidade Metropolitana de Santos. Faculdade de Ciências Administrativas, CPA- Unimes. Projeto de Avaliação 2013 Avaliação Institucional.

Universidade Metropolitana de Santos. Faculdade de Ciências Administrativas, CPA- Unimes. Projeto de Avaliação 2013 Avaliação Institucional. Universidade Metropolitana de Santos Faculdade de Ciências Administrativas, CPA- Unimes Projeto de Avaliação 2013 Avaliação Institucional Santos SP 2013 INTRODUÇÃO UNIMES Plano de Trabalho 2013 Auto-Avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco FCHPE. O CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA REGULAMENTO INTERNO CPA/IESRN A

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação: estrutura, organização e processos a experiência da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Comissão Própria de Avaliação: estrutura, organização e processos a experiência da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Comissão Própria de Avaliação: estrutura, organização e processos a experiência da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Explicitando o início da autoavaliação institucional A Unicap se inscreve

Leia mais

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE UNIFIA

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE UNIFIA PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE UNIFIA 2010 1 1. CONTETO INSTITUCIONAL 1.1. Missão Institucional 1.2. Marcos Regulatórios da IES Formar cidadãos com competência

Leia mais

PORTARIA Nº 04/09. Nomeia membros da CPA

PORTARIA Nº 04/09. Nomeia membros da CPA PORTARIA Nº 04/09 Nomeia membros da CPA O Diretor da Escola Superior Dom Helder Câmara, no uso de suas atribuições, nomeia os membros da Comissão Própria de Avaliação, com atribuições definidas pelo Plano

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 20/2018, DE 13 DE JULHO DE 2018

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 20/2018, DE 13 DE JULHO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 1070 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 20/2018, DE

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral A experiência da autoavaliação institucional na UFRN: 1994-2004 Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora

Leia mais

Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional?

Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional? Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional? 1 É um sistema nacional de avaliação da educação superior, com o objetivo de incentivar o envolvimento acadêmico dentro da sua instituição

Leia mais

REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC

REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC REGULAMENTO DA CPA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC 2016 1 SUMÁRIO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO... 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC... 1 CAPÍTULO I... 3 Das

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Vanessa Martins Hidd Santos NOVAFAPI INTRODUÇÃO A avaliação institucional constitui objeto de preocupação e análise na NOVAFAPI, desde sua fundação quando

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DISPOSIÇÕES GERAIS I. NATUREZA, FINALIDADES E PRINCÍPIOS Art.1 O processo de avaliação interna ou autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regimento regula a organização, as atribuições

Leia mais

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13)

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13) PORTARIA GR N o 150/2010 Regulamento Interno da Comissão Própria de Avaliação CPA O Reitor da Universidade Católica de Santos, no uso de suas atribuições legais, estatutárias, e na qualidade de Presidente

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - Unifebe Conselho Universitário - Consuni REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

Centro Universitário de Brusque - Unifebe Conselho Universitário - Consuni REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Aprovado pela Resolução Consuni nº 16/06 de 12/04/06. CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Comissão Própria de Avaliação CPA do Centro Universitário

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO PRÓPRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I Da Natureza, Objetivos e Finalidades. Art. 1º O presente Regulamento contém disposições

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA REGULAMENTO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA REGULAMENTO A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo, constituída pelo Diretor, nos termos da Portaria nº 01, de

Leia mais

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional I AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1.1 Natureza A avaliação institucional da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA TÍTULO I DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO Art. 1º - O presente Regulamento Interno

Leia mais

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAECE

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAECE PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAECE TRIÊNIO 2015-2017 APRESENTAÇÃO Este documento apresenta o Projeto de Auto avaliação Institucional da FAECE - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará, assim intitulado

Leia mais

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional PROGRAMA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA- INSTITUCIONAL I. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL A avaliação institucional da Faculdade Presbiteriana

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

PLANO DE TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA- 2016

PLANO DE TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA- 2016 Faculdades Unidas do Vale do Araguaia Rua Moreira Cabral, 1.000 Setor Mariano CEP: 78.600-00 Barra do Garças MT Tel. (66) 3401-1602 www.univar.edu.br PLANO DE TRABALHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA-

Leia mais

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI PDI Plano de Desenvolvimento Institucional 2005-2009 6 AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI 6. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Coordenação: Maria Helena Krüger Diretora de Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ASCES

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ASCES REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ASCES Caruaru 2015 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina a organização, as competências, a composição

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO São José do Rio Preto 2015 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Leia mais

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL R.A.I. Documento elaborado pelos membros da CPA FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/14 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 12/14 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 12/14 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE. O Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Art. 1º. O presente regulamento interno disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão Própria

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA GRUPO UNIDOM REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Salvador - BA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) Altera o regulamento aprovado em 23 de abril de 2012 e o aprovado em

Leia mais

5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional

5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 De forma geral, a atividade de planejamento se torna efetiva por meio de uma direção clara, acompanhamento das atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 DE 01 DE AGOSTO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 043 DE 01 DE AGOSTO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590,

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE CESUMAR DE PONTA GROSSA. CAPÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVOS E FINALIDADES. Art. 1º O

Leia mais

Avaliação I nstitucional M odelo de Avaliação Ănima Educação

Avaliação I nstitucional M odelo de Avaliação Ănima Educação Avaliação I nstitucional Modelo de Avaliação Ănima Educação Apresentação A auto avaliação constitui um processo por meio do qual um curso ou instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser,

Leia mais

FBV - Faculdade Boa Viagem

FBV - Faculdade Boa Viagem Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sessão de 20/10/2010, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 19 do Estatuto e os artigos

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 São Paulo 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA Prof. Francisco José Bastos Presidente da Comissão Lérida Malagueta Representante

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 a 2012

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 a 2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS CURSO DE FISIOTERAPIA PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 a 2012 Anápolis, setembro de 2010. 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS CURSO DE FISIOTERAPIA PROJETO DE

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ENCONTRO DE FORMAÇÃO DAS COMISSÕES SETORIAIS DE AVALIAÇÃO COSE Comissão Própria de Avaliação CPA Assessoria de Avaliação Institucional - AAI AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A avaliação institucional é entendida

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE JARAGUÁ - FEJA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE JARAGUÁ - FEJA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE JARAGUÁ - FEJA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regulamento, com aprovação do Conselho Superior

Leia mais

PROFª DRA. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI MÓDULO III. Perspectivas da avaliação como instrumento de construção da gestão universitária

PROFª DRA. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI MÓDULO III. Perspectivas da avaliação como instrumento de construção da gestão universitária PROFª DRA. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI MÓDULO III Perspectivas da avaliação como instrumento de construção da gestão universitária GESTÃO UNIVERSITÁRIA Políticas e estratégias de gestão para o alcance de

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017.

RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017. RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017. Coord.: Mílvio da Silva Ribeiro Rep. Doc.: Lílian Pereira da Cunha Araújo Rep. Soc. Civil: Ezequiel Sousa Silveira Rep. Disc.: Hugo Deleon

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DECISÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DECISÃO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, REFLEXÃO E DECISÃO ALBUQUERQUE, Rosa 1 NEGREIROS, Gláucia 2 VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques 3 Introdução No ano de 2004 o Governo Federal

Leia mais

Relatório Produzido Pela Comissão Própria de Avaliação CPA. Referência Ano de 2016

Relatório Produzido Pela Comissão Própria de Avaliação CPA. Referência Ano de 2016 Relatório Produzido Pela Comissão Própria de Avaliação CPA Referência Ano de 2016 1 INTRODUÇÃO O processo de avaliação do desempenho organizacional da FAM é desenvolvido a partir das diretrizes constantes

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE ACULDADE ARAGUAIA - 2014 2014 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A comissão Própria de Avaliação (CPA),

Leia mais

VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás

VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES Abril/2015 A Importância da CPA no Planejamento Estratégico das IES

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS

FACULDADE MACHADO DE ASSIS FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Comissão Própria de Avaliação CPA 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Bases Legais... 3 3. Justificativa... 3 4. Objetivos da Autoavaliação... 4 4.1 - Objetivo geral...

Leia mais

Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC

Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC PALMAS) Palmas, 30 de Janeiro de 2018 SUMÁRIO 1 DADOS DA

Leia mais

FACULDADE DE PAULÍNIA FACP

FACULDADE DE PAULÍNIA FACP PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE DE PAULÍNIA FACP Comissão Própria de Avaliação - CPA Paulínia SP 2005 SUMÁRIO Introdução... 3 1. Princípios... 4 2. Objetivos... 8 3. Metodologia... 9

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA - UNAÍ/MG TÍTULO I Regimento da Comissão Própria de Avaliação CPA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, SUAS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR PDI Plano de Desenvolvimento Institucional Hora de Planejar Universidade Estadual do Paraná UNESPAR 2018-2022 1 MISSÃO DA UNESPAR (PDI 2012 2016) A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar

Leia mais

A AVALIAÇÃO FACISABH FACISABH 2014

A AVALIAÇÃO FACISABH FACISABH 2014 A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FACISABH FACISABH 2014 O que é a Avaliação Institucional Processo sistemático e permanente que permite captar informações sobre determinada instituição, para contrastá-lo com

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição.

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. CPA CPA Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. Composição da CPA Representantes: docentes discentes funcionários comunidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DA FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO (FABIC)

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DA FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO (FABIC) REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DA FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO (FABIC) AUGUSTINÓPOLIS - TO ABRIL 2014 Comissão Própria De Avaliação Apresentação A comissão Própria de Avaliação

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA/FACHASUL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA/FACHASUL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA/FACHASUL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regimento, disciplina a organização e o funcionamento da Comissão Própria

Leia mais

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos 2017 CPA o que é Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo avaliativo de 3 anos ao final do qual

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas)

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas) REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas) TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1 - A Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

Leia mais

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS CPA-UNIMES

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS CPA-UNIMES UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS CPA-UNIMES Projeto de Avaliação Institucional 2015-2017 COMPOSIÇÃO DA CPA Presidente: Prof. Dr. Gustavo Duarte Mendes Docentes: Prof. Me. Amaury Alípio Pimentel Profa.

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Secretária: Prof.ª Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária: Prof. ª Ana Karin Nunes Secretaria de Avaliação Institucional SAI Novembro

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM ( )

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM ( ) PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM (2010 2012) INTRODUÇÃO A avaliação é um processo abrangente que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências,

Leia mais

Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2017 Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2017-2019 Comissão Própria de Avaliação - CPA FAHESA/ITPAC Palmas 30/07/2017 Plano de Ação da Avaliação Institucional

Leia mais

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3636 30363806 http://www.univel.br cpe@univel.br RESOLUÇÃO Nº 01 DE JULHO

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI 1 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI Outubro/2005 Atualizado em jan.2013 2 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Mantenedora FLAMINGO 2001 CURSO FUNDAMENTAL Mantida FACULDADE FLAMINGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA São Paulo / SP 2004 Atualizado 05 de abril de 2012 Pg.1 Capítulo I Da Instalação

Leia mais

CONSELHO ACADÊMICO - ADMINISTRATIVO - CAA FACULDADE IRECÊ FAI RESOLUÇÃO Nº14/2014

CONSELHO ACADÊMICO - ADMINISTRATIVO - CAA FACULDADE IRECÊ FAI RESOLUÇÃO Nº14/2014 CONSELHO ACADÊMICO - ADMINISTRATIVO - CAA FACULDADE IRECÊ FAI RESOLUÇÃO Nº14/2014 Regulamenta as Atividades da Comissão Própria de Avaliação CPA da Faculdade Irecê FAI. O presidente do Conselho Acadêmico-Administrativo

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regimento disciplina a organização, as atribuições e

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TERESÓPOLIS - 2017 APRESENTAÇÃO A Comissão Própria de Avaliação CPA do Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO apresenta o Programa de Autoavaliação Institucional

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO-CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO BELEM-

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 17/2016 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Programa de Avaliação Institucional da Universidade de Cruz Alta, ============================

Leia mais