NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRG201

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRG201"

Transcrição

1 D E P AR T AME NT O D E AG R IC U L T UR A C O L E G I AD O D O C U R S O D E AG R O N O MI A Caixa Postal Lavras - MG TELEFAX: (35) dag@dag.ufla.br NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRG201 Lavras, abril de 2013

2 NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRG201 Estabelece as normas para desenvolver a atividade curricular Trabalho de Conclusão do Curso, Atividade PRG201 DOS OBJETIVOS Art. 1 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) constitui-se, numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre objeto de estudo pertinente à profissão desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação de docentes. O objetivo dessa atividade é preparar o estudante para planejar, programar e elaborar uma monografia que documenta o desenvolvimento de um trabalho científico ou técnico referente a um estágio nacional ou internacional, despertando no estudante o espírito criativo, científico e crítico, capacitando-o para o estudo de problemas e proposição de soluções. Trata-se de uma atividade acadêmica obrigatória desenvolvida na atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso (02 créditos), pertencente ao 9º módulo do Curso de Graduação em Agronomia, da matriz curricular 2009/2. 1º A atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso compõem-se de atividades de aprendizagem de instrumentos, técnicas, aspectos éticos da pesquisa e métodos essenciais ao desenvolvimento do trabalho científico monográfico. 2º A atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso compõe-se de atividades de pesquisa ou de desenvolvimento técnico referente a um estágio nacional ou internacional, sob orientação de um professor, obrigatoriamente docente do quadro permanente da Universidade Federal de Lavras. Tem por objetivo despertar no estudante o espírito criativo, científico e crítico, capacitando-o para o estudo de problemas e proposição de soluções.

3 3º É vedada a participação como orientador, docentes em regime temporário, estudantes de pós-doutoramento, pesquisadores de Instituições de pesquisa, extensionistas e demais técnicos. DA MODALIDADE Art. 2 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em uma atividade de pesquisa ou desenvolvimento técnico desenvolvida pelos estudantes do curso de graduação, seguindo as orientações de um docente, sendo um requisito obrigatório para obtenção do diploma de bacharel em Agronomia. 1º O TCC deverá ser constituído de um trabalho individual, teórico e/ou prático, apresentado sob a forma de uma monografia. 2º A monografia poderá ser enquadrada em uma das seguintes modalidades: I- Trabalho científico referente ao planejamento, execução, análise e redação de um experimento científico, pertencente a um projeto científico inserido no Programa de Iniciação Científica da UFLA (PIBIC ou PIVIC, aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa) ou uma atividade vivencial dentro de um Departamento, setor ou unidade da UFLA, onde se executou uma pesquisa científica; II- Trabalho técnico relatório referente a um estágio nacional ou internacional realizado dentro ou fora das dependências da Universidade Federal de Lavras. 3º Caso a monografia seja baseada em um estágio nacional, obrigatório ou não-obrigatório, a mesma deverá seguir as normas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e o estudante deverá entregar os seguintes documentos na referida Pró-Reitoria: plano de estágio, formulário para elaboração do termo de compromisso e autorização do estágio (documentos disponíveis no site da PROEC - Também deverá entregar na Secretaria dos Colegiados do Curso uma cópia do termo de compromisso gerado pela PROEC, junto com a ficha de registro da atividade.

4 4º Caso a monografia seja baseada em um estágio internacional, o estudante deverá seguir as normas da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). 5º Caso o estudante opte em realizar a monografia baseada em um trabalho científico, o mesmo deverá seguir as normas de redação científica, cujos tópicos se encontram no parágrafo 2 do artigo 15. 6º Caso o estudante opte em realizar a monografia baseada em um trabalho técnico referente a um estágio nacional ou internacional, o mesmo deverá seguir as normas de redação de apresentação dos resultados do estágio, cujos tópicos se encontram no parágrafo 3 do artigo 15. 7º Atividades desenvolvidas pelo estudante durante o curso, não registradas como atividade acadêmica ou utilizadas como estágio supervisionado, desde que não seja o mesmo estágio realizado na atividade PRG301 Estágio Supervisionado, poderão ser utilizadas para o TCC, desde que se enquadrem no parágrafo 2 do artigo 2 desta norma. DA DURAÇÃO DA ATIVIDADE Art. 3 A atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso terá a duração de 34 horas teóricas, equivalentes a 02 créditos. Art. 4 As aulas teóricas da atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso serão alocadas aos sábados no horário escolar do estudante, porém as aulas serão não presenciais. Apenas haverá uma reunião com o Coordenador do Curso de Agronomia, responsável pela atividade, entre a segunda e a terceira semana de aula, em horário e local previamente agendado via institucional dos estudantes matriculados na respectiva atividade.

5 Parágrafo único Caso o estudante opte em realizar o estágio (atividade técnica), a duração deverá ser de 408 horas, podendo o estudante, caso julgue necessário, aglutinar as horas de até dois estágios. DAS CONDIÇÕES DE EXEQUIBILIDADE Art. 5 O TCC será desenvolvido nas dependências da UFLA ou em empresas públicas, privadas ou junto a profissionais liberais habilitados, que apresentem atividades relacionadas ao campo da Agronomia, desde que haja convênio com a UFLA. DA MATRÍCULA NA ATIVIDADE PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 6 As condições mínimas, recomendadas pelo Colegiado do Curso de Agronomia, que o estudante deve satisfazer para se matricular na atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso, são: 1) Ter integralizado no mínimo, 70% da carga horária total do Curso de Agronomia; 2) Ter sido aprovado nas disciplinas GBI133 Fisiologia Vegetal, GEX157 Estatística Experimental, GAE137 Fundamentos de Extensão e GAG106 Métodos de Melhoramento de Plantas, todas essas como pré-requisitos fortes para a atividade PRG201. Art. 7 Caso o estudante, matriculado na atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso, não se manifeste, o Colegiado indicará o nome de um docente para a orientação. Art. 8 O estudante ao se matricular na atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso, deverá preencher a ficha de registro da atividade PRG201 - Trabalho de Conclusão de Curso e entregar na secretaria dos Colegiados de Cursos, a qual deve constar os dados do estudante, o nome do orientador e o tipo de atividade na qual deseja desenvolver seu trabalho, local de execução, título provisório, objetivo e duração das atividades, com a concordância do orientador.

6 Parágrafo único aprovado pelo orientador. Não há necessidade do estudante apresentar o pré-projeto DO COORDENADOR DA ATIVIDADE PRG201 Art. 9 O coordenador da atividade PRG201 tem as seguintes atribuições: I- Auxiliar os estudantes no preenchimento dos formulários específicos e participar, junto com o Colegiado do Curso de Agronomia, na indicação do orientador do TCC, caso seja necessário. II- Avaliar os projetos do TCC, com o auxílio do professor orientador e do colegiado do curso de Agronomia e verificar sobreposições com outras atividades dos estudantes; III- Elaborar o Plano de Curso, especificando o sistema de avaliação e o cronograma de atividades para a atividade de Trabalho de Conclusão de Curso; IV- Comunicar as normas de TCC aos estudantes; V- Criar mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento das normas do TCC; VI- Presidir a banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso no impedimento do presidente da banca do TCC; VII- Avaliar as solicitações de conceito X dos estudantes; VIII- Realizar o fechamento e o lançamento das notas no final do semestre. DA ORIENTAÇÃO Art. 10 O orientador deverá ser um docente do quadro permanente da UFLA e ainda possuir conhecimento na área de desenvolvimento do TCC. 1º Cada professor poderá orientar, no máximo, 10 estudantes do Curso de Agronomia, em cada semestre. 2º Não será permitida a inserção de co-orientadores. Art. 11 Das atribuições do orientador:

7 I- Orientar o estudante em todas as atividades do TCC; II- Acompanhar as etapas do desenvolvimento do TCC; III- Assessorar o estudante na elaboração da monografia; IV- Zelar pelo cumprimento das normas que regem o TCC; V- Entregar, pessoalmente ou via protocolo, a documentação do estudante, carimbada e assinada, na Secretaria do Colegiado do Curso de Agronomia, após a defesa; VI- Expor ao coordenador da atividade PRG201 fatores que dificultem a orientação do estudante no TCC. DOS DIREITOS DO ORIENTADO de Curso: Art. 12 São direitos do orientado durante a execução do Trabalho de Conclusão I- Receber orientação para realizar as atividades previstas no programa de TCC; II- Expor ao coordenador da atividade PRG201, em tempo hábil, problemas que dificultem ou impeçam a realização do TCC, para que o mesmo possa buscar soluções, e em última instância, recorrer ao Colegiado do Curso de Agronomia; III- Avaliar e apresentar sugestões que venham a contribuir com o aprimoramento contínuo desta atividade acadêmica; IV- Comunicar ao Colegiado do Curso, quaisquer irregularidades ocorridas durante e após a realização do TCC, dentro dos princípios éticos da profissão, visando seu aperfeiçoamento. DOS DEVERES DO ORIENTADO Art. 13 São deveres do orientado, conhecer e cumprir as normas do TCC, e: I- Zelar e ser responsável pela manutenção das instalações e equipamentos utilizados; II- Respeitar a hierarquia da Universidade e dos locais de realização do TCC, obedecendo a determinações de serviço e normas locais;

8 III- Manter elevado o padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas; IV- Demonstrar iniciativa e mesmo sugerir inovações nas atividades desenvolvidas; V- Guardar sigilo de tudo que diga respeito à documentação de uso exclusivo das pessoas físicas e jurídicas envolvidas no trabalho, bem como dos aspectos do exercício profissional que assim forem exigidos; VI- Não utilizar no TCC atividades já registradas como Atividades Acadêmicas; VII- Não plagiar parcialmente ou integralmente trabalhos de outros autores; VIII- Em comum acordo com o orientador e a banca de avaliação, definir o dia e horário da defesa da monografia; IX- Agendar no Departamento a qual pertence seu orientador ou no Departamento de Agricultura, a data de sua defesa de monografia, bem como reservar o aparelho multimídia, com pelo menos 15 dias de antecedência; X- Encaminhar a ficha de registro de apresentação e o formulário de avaliação, à Secretaria do Colegiado do Curso de Agronomia, com pelo menos 15 dias de antecedência, devidamente preenchidos, assinados e carimbados pelo orientador, dentro do prazo estabelecido no plano de curso; XI- Entregar aos membros titulares e membro suplente, uma cópia formatada e impressa, segundo as normas da Biblioteca, com antecedência mínima de 15 dias; XII- Buscar as atas e documentação de defesa na Secretaria do Colegiado do Curso de Agronomia no dia de sua defesa. Parágrafo único Todos os documentos referentes ao TCC devem ser assinados e carimbados pelo orientador. Caso haja algum impedimento quando a inserção do carimbo, o mesmo poderá ser substituído pela cópia da carteira de identidade e CPF do mesmo. DO INÍCIO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

9 Art. 14 O início das atividades do TCC, serão decididos em conjunto pelo estudante e seu orientador, podendo a execução dos trabalhos experimentais e técnicos se iniciarem antes da execução da matrícula pelo estudante na atividade PRG201. Parágrafo único Para defender a monografia, é necessário que o estudante tenha se matriculado na atividade PRG201 Trabalho de Conclusão de Curso. DA MONOGRAFIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 15 A monografia de graduação (Bacharelado) deverá ser redigida segundo o Manual de Normalização da Biblioteca da UFLA ( que estabelece as normas de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos (disponível em 1º A monografia deverá ter no mínimo 20 páginas e no máximo 50 páginas, exceto elementos pré-textuais e pós-textuais. 2º A monografia baseada em um trabalho científico deverá ter como elementos textuais: Introdução e objetivos, Referencial teórico, Material e métodos, Resultados e discussão e Conclusão. 3º A monografia baseada em um trabalho técnico referente a um estágio nacional ou internacional, deverá ter como elementos textuais: Introdução, Objetivo, Referencial teórico, Desenvolvimento das atividades do estágio e Conclusão. Art. 16 A defesa do TCC deverá ser realizada em até 15 dias antes do encerramento do período letivo. 1º Os períodos para a defesa serão especificados no plano de curso da atividade PRG201 e deverão ter ampla divulgação, responsabilidade esta do estudante.

10 2º O estudante que não defender o TCC no prazo estabelecido no plano de curso da atividade PRG201 será reprovado. 3º O estudante que não cumprir os prazos pré-estabelecidos pelo coordenador da atividade PRG201 será penalizado, conforme descrito no plano de ensino da atividade PRG 201. Art. 17 O estudante que, por motivo de força maior, for impedido de completar a atividade PRG201 no período regular, poderá solicitar ao Coordenador da atividade PRG201 o conceito X. 1º A solicitação do conceito X deverá ser encaminhada via memorando assinado pelo estudante e pelo orientador e direcionado ao Coordenador da atividade PRG201, no prazo de 30 antes do término do período letivo. O documento deverá ser entregue na Secretaria dos Colegiados de Cursos. PRG201. 2º O estudante poderá solicitar o Conceito X uma única vez na atividade Art. 18 A monografia do Trabalho de Conclusão de Curso, já corrigida pelo orientador, deverá ser entregue aos membros da banca com no mínimo 15 dias de antecedência da data estipulada para defesa. DA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 19 A banca da defesa será composta pelo orientador (presidente), dois membros sugeridos pelo orientador e orientado, além de um membro suplente. 1º: A banca examinadora poderá ser composta por docentes e profissionais de nível superior, portadores do título de mestre, com atuação na área objeto da monografia.

11 2º: Caso um dos membros titulares da banca de avaliação seja impedido de participar da defesa da monografia, o estudante deverá comunicar o membro suplente a Secretaria dos Colegiados de Cursos. 3º No impedimento do orientador e do Coordenador da disciplina PRG201 de presidir a banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, esta deverá ser presidida por um docente designado pelo Colegiado de Curso, ou solicitado o reagendamento da data de defesa na Secretaria dos Colegiados de Cursos, pelo docente orientador. Art. 20 A apresentação oral da monografia do TCC será aberta à comunidade universitária, com duração máxima de 30 minutos. Art. 21 Após a apresentação, a banca de defesa realizará arguição e sugestões à monografia, com duração máxima de 30 minutos. Art. 22 A versão final, já corrigida e revisada pelo orientador, deverá ser impressa em 2 (duas) vias, sendo uma a ser entregue ao orientador pelo estudante e a outra na Secretaria do Colegiado de Curso de Agronomia, junto com uma versão eletrônica gravada em CD, até o encerramento do período letivo, para publicação interna na instituição, ficando os direitos autorais atribuídos ao Departamento de Agricultura. DA AVALIAÇÃO Art. 23 Na atividade PRG211, o estudante será avaliado por meio de: I - Formulário de avaliação das atividades; II- Monografia final (relatório final); III- Apresentação oral; IV- Defesa do trabalho; V- Cumprimento dos prazos. 1º Os conceitos deverão ser atribuídos segundo os seguintes critérios: a) Cada membro da banca deverá atribuir notas de 0 a 100 para cada um dos itens descriminados neste artigo;

12 b) A média da atividade PRG201 será calculada pela média aritmética das notas mencionadas no Art. 23; c) Diante da média final o estudante receberá o conceito numérico final. DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 24 Os casos omissos à norma presente serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Agronomia, com acompanhamento da Pró-Reitoria de Graduação. Aprovado pelo Colegiado do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Lavras, em, _05_ / _04_ / _13 conforme consta em Ata da Reunião do Colegiado do Curso de Agronomia. Lavras, 05 de abril de Aprovado pelo Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia em 05/04/2013 Rafael Pio Coordenador do Curso de Graduação de Agronomia

13 ANEXOS

14 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Agronomia Caixa Postal Lavras - MG TELEFAX: (35) colegiados@prg.ufla.br FICHA DE REGISTRO DA ATIVIDADE PRG201 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO * Este formulário deverá ser obrigatoriamente digitado. Matrícula:... Curso:... Estudante:... Telefone: Orientador(a):... Departamento:... Tipo de Atividade: ( ) Trabalho científico ( ) Trabalho técnico Local de Execução:... Título provisório:"......" Objetivo: Duração das atividades: Início:.../.../... Término:.../.../... Prof(a). Orientador(a) (Assinatura e Carimbo) Estudante

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Agronomia Caixa Postal Lavras - MG TELEFAX: (35) colegiados@prg.ufla.br FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PRG201 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Matrícula:... Curso:... Estudante:... Telefone: Orientador(a):... Departamento:... 1) ASPECTOS PROFISSIONAIS ASPECTOS Rendimento na atividade: qualidade, rapidez, precisão com que executa as tarefas pertinentes a atividade PRG201. Facilidade de Compreensão: rapidez e facilidade em interpretar, por em prática ou entender instruções e informações verbais e escritas. Nível de conhecimento teórico e prático: conhecimentos demonstrados no cumprimento do programa de estágio, tendo em vista sua escolaridade, bem como as demais atividades relacionadas a atividade PRG201. Organização e método no trabalho: uso de meios racionais visando melhorar a organização para o bom desenvolvimento do trabalho. Iniciativa-independência: capacidade de procurar novas soluções sem prévia orientação, iniciativa em consultar livros e revistas técnicas visando ampliar seus conhecimentos. NOTA 2) ASPECTOS HUMANOS ASPECTOS Assiduidade: constância e pontualidade dos horários. Disciplina: facilidade em aceitar e seguir instruções de superiores e acatar regulamentos e normas. Socialidade e desembaraço: facilidade e espontaneidade com que agem frente a pessoas, fatos e situações. Cooperação: atuação junto a outras pessoas no sentido de contribuir para o alcance de um objetivo comum, influência positiva no grupo. Responsabilidade: capacidade de cuidar e responder pelas atribuições materiais, equipamentos e bens da Instituição que lhe são confiados durante o estágio, bem como as demais atividades relacionadas a atividade PRG201. NOTA 3) FREQUÊNCIA FREQÜÊNCIA DURAÇÃO (dias) TOTAL DO NÚMERO DE HORAS Comparecimento 4) OUTRAS INFORMAÇÕES Data: / /. Orientador (UFLA)/Supervisor (Assinatura e Carimbo)

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Agronomia Caixa Postal Lavras - MG TELEFAX: (35) colegiados@prg.ufla.br FICHA DE REGISTRO DE APRESENTAÇÃO PRG201 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO * Este formulário deverá ser obrigatoriamente digitado. Matrícula:... Curso:... Estudante:... Telefone: Orientador e Presidente da Banca: (*Titulação e Lotação)... Membro Participante da Banca: (*Titulação e Lotação)... Membro Participante da Banca: (*Titulação e Lotação)... Membro Suplente da Banca: (*Titulação e Lotação)... *Titulação do membro, se Professor, Doutorando, Pesquisador e etc / Lotação, se no DAG, DEG, DCS, DEX, Epamig, IAC e etc. Título: Data:.../.../... Horário da defesa:... Local:... Data de Recebimento (Secretaria dos Colegiados):.../.../... Retirada do Processo:..../.../... Nome:... Devolução do Processo:.../.../... Nome:... Obs.:... Assinatura do Estudante Obs.: Após essa ficha ser entregue, não poderá ser alterada, salvo aprovação do Colegiado do Curso de Agronomia.

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRG201

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRG201 D E P AR T AM E N T O D E AG R I C UL T U R A C O L EGIAD O DO CURSO DE AG RO NOMIA Caixa Postal 3037 - Lavras - MG 37200-000 TELEFAX: (35) 3829.1301 dag@dag.ufla.br NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA

Leia mais

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS D EP AR T AM E N T O DE CIÊNCI A D OS AL I M E NTOS C O LEGI AD O DO CURS O DE N UTRI Ç ÃO NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Estabelece as normas

Leia mais

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS D E P A R T A M E N T O D E C I Ê N C I A D O S A L I M E N T O S C O L E G I A D O D O C U R S O D E N U T R I Ç Ã O NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

Leia mais

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Estabelece as normas para desenvolver a atividade curricular Trabalho

Leia mais

DO CONCEITO DOS OBJETIVOS

DO CONCEITO DOS OBJETIVOS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA ***(Alterada em reunião do Colegiado em 12/03/2014) Estabelece as normas para desenvolver a

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA CURSO DE AGRONOMIA REGULAMENTO DO CURSO DE AGRONOMIA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC Goiânia, GO 2016 2 SUMÁRIO Página 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Normas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos

Normas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Normas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos Lavras 2014 INTRODUÇÃO Art. 1º. O Trabalho

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

Leia mais

Normas para realização do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos

Normas para realização do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Normas para realização do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos Lavras 2014 INTRODUÇÃO Art. 1º. O Estágio

Leia mais

Normas para realização de Projeto Orientado e Estágio Supervisionado

Normas para realização de Projeto Orientado e Estágio Supervisionado UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROJETO ORIENTADO/ESTÁGIO SUPERVISIONADO Normas para realização de Projeto Orientado e Estágio Supervisionado Lavras 2003 DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - CP 09 - CEP: 46430000

Leia mais

Normas para realização de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado

Normas para realização de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO / ESTÁGIO SUPERVISIONADO Normas para realização de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental

Leia mais

Normas para realização do Estágio Supervisionado do Curso de. Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

Normas para realização do Estágio Supervisionado do Curso de. Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA Normas para realização do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Lavras 2013 INTRODUÇÃO

Leia mais

Normas para realização de Estágio Supervisionado Curso de Graduação em Administração

Normas para realização de Estágio Supervisionado Curso de Graduação em Administração UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Departamento de Administração e Economia Caixa Postal 3037- Lavras MG 37200-000 Fone (35) 3829-1441 Fax (35)3829-1772 Normas para realização de Estágio Supervisionado Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 Institui as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 01, DE 16 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 01, DE 16 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 01, DE 16 DE AGOSTO DE 2017 Institui as normas do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS GABINETE DA DIREÇÃO Regulamento

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA PETROLINA-PE 2018

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA PETROLINA-PE 2018 NORMAS DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA PETROLINA-PE 2018 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina Zona Rural PE 647, Km 22,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01, DE 14 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 01, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO Nº 01, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 Institui as Normas dos Estágios Curriculares Supervisionados

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO BECA N 04, DE 05 DE MAIO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO BECA N 04, DE 05 DE MAIO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO BECA N 04, DE 05 DE MAIO DE 2017. O COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUÇÃO Nº 02, DE 28 DE JULHO DE 2017 Institui as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA TRINDADE - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA RESOLUÇÃO CGMV Nº 001, DE 12 DE ABRIL DE 2013. RETIFICA AS NORMAS COMPLEMENTARES DA RESOLUÇÃO CGMV, DE 01 DE JUNHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL RESOLUÇÃO Nº 02, DE 21 DE JULHO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL RESOLUÇÃO Nº 02, DE 21 DE JULHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL RESOLUÇÃO Nº 02, DE 21 DE JULHO DE 2017 Institui as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso do

Leia mais

INSTRUÇAO NORMATIVA Nº 01 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019

INSTRUÇAO NORMATIVA Nº 01 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 INSTRUÇAO NORMATIVA Nº 01 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 NORMAS DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM VITICULTURA E ENOLOGIA Expede normas internas para regulamentar o trabalho

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado constitui disciplina obrigatória do Currículo Pleno para conclusão dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário do Cerrado-

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DO IFRS CAMPUS ERECHIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC

9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC 9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tal atividade é orientada por

Leia mais

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014)

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS DE GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - Cx Postal 09

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 26/16, de 06/07/16. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente regulamento disciplina

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO INTERNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO INTERNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Artigo 1º - O Estágio Supervisionado constitui disciplina obrigatória no Currículo do Curso de Matemática Licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 A direção do INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA (IQB) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), em conjunto com os coordenadores dos cursos de Graduação (Química Bacharelado,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 02, DE 24 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 02, DE 24 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 02, DE 24 DE AGOSTO DE 2017 Institui as Normas dos Estágios Curriculares Supervisionados

Leia mais

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 02 de setembro de 2014 Da Concepção e Objetivos Art. 1º O presente regulamento tem como finalidade normatizar

Leia mais

Normas de Estágio Supervisionado

Normas de Estágio Supervisionado Normas de Estágio Supervisionado Universidade Federal de São Carlos CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Agroecologia REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SEÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TERMO DE ACEITE DO(A) ORIENTADOR(A) Eu, Prof.(a), aceito orientar o Trabalho de Conclusão de Curso do(a) acadêmico(a), preliminarmente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012. RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 27/2012

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este documento regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, Campus

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente regulamento normatiza as disciplinas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO 1 RESOLUÇÃO Nº 01, de 04 de abril de 2017. Estabelece normas para a orientação, elaboração e defesa dos Trabalhos de Conclusão do Curso no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará-UFPA.

Leia mais

RESOLUÇÃO COEST Nº 002/2013

RESOLUÇÃO COEST Nº 002/2013 RESOLUÇÃO COEST Nº 002/2013 Regulamenta as Normas para a disciplina Monografia EST025 do Curso de Estatística. O COEST da Universidade Federal de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais, considerando

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Da Concepção e Objetivos Art. 1º. O presente regulamento tem como finalidade normatizar a atividade relacionada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 02 DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº. 02 DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº. 02 DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017 Estabelece normas para o Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal dos Vales

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 09/13, de 03/04/13. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS PORTO ALEGRE 2009 2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS O Estágio Curricular Supervisionado é um procedimento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MARÍLIA/SP Paulo Luciano Sganzella, Diretor da FACULDADE

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE ARAXÁ COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINA REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Dispõe sobre as ações que regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina Capítulo

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma disciplina curricular do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina. É composto do desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ZOOTECNIA CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ZOOTECNIA CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ZOOTECNIA CAPÍTULO I Das disposições preliminares Art.1º -

Leia mais

Regulamento das Unidades Curriculares Monografia I e Monografia II do curso de Ciências Econômicas. (aprovado em 24/11/2015) Monografia I

Regulamento das Unidades Curriculares Monografia I e Monografia II do curso de Ciências Econômicas. (aprovado em 24/11/2015) Monografia I Regulamento das Unidades Curriculares Monografia I e Monografia II do curso de Ciências Econômicas (aprovado em 24/11/2015) Monografia I Capítulo I Dos objetivos e da carga horária de Monografia I Art.

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Geografia-Bacharelado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Portaria n.º 07/2003 Pró-Reitoria Acadêmica Regulamento interno para elaboração de Monografia de final de Curso de Graduação da Universidade Veiga de Almeida UVA O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO, MODALIDADE E OBJETIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1.o - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUC A O N 004/2016 CEMAT - CT, DE 20 DE MAIO DE 2016. Regulamenta a atividade acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUÇÃO Nº 01, DE 28 DE JULHO DE 2017 Institui as Normas dos Estágios Curriculares Supervisionados

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO No 01/ O COLEGIADO DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições, em reunião realizada em 9 de novembro de 2012,

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO No 01/ O COLEGIADO DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições, em reunião realizada em 9 de novembro de 2012, RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO No 01/2012 1 Constitui o Regulamento do trabalho de conclusão de curso (TCC) de graduação de Museologia da Universidade de Brasília. O COLEGIADO DE GRADUAÇÃO, no uso

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Aprovado pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA O Colegiado do Curso de Matemática do Instituto de Ciências

Leia mais

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA RESOLUÇÃO N. 001 / 2015, DE 16 DE OUTUBRO DE 2015

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 101, DE 08 DE ABRIL DE 2009 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Fundação Educacional de Andradina FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ANDRADINA

Fundação Educacional de Andradina FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ANDRADINA 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma disciplina curricular do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina (FCAA). É composto do

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Formiga Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Formiga Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I. DAS FINALIDADES E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O presente regulamento tem por objetivo normatizar as condições

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR MEDIANEIRA

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR MEDIANEIRA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional Curso Superior em Licenciatura em Química REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

NORMAS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NORMAS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTAÇÃO (Aprovado em 7ª Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Química em 2016). Disposições Gerais Art. 1 o A

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais