Oracle VM VirtualBox

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oracle VM VirtualBox"

Transcrição

1 Oracle VM VirtualBox O programa VirtualBox serve para virtualização, ou seja, permite que você rode um sistema dentro de outro, compartilhando o hardware para as operações de cada máquina, uma máquina virtual simula um disco rígido, memória, processador etc, praticamente tudo que uma máquina real possui. Uma das vantagens da VirtualBox é o fato de ser completamente gratuita. Para baixar a VirtualBox entre nesse link, vá para downloads e escolha o seu sistema operacional atual (Windows, Linux, OS X etc). O tutorial foi feito na versão do Windows. Algumas notas antes do tutorial, até mesmo para que o leitor se acostume com os termos utilizados, vou usar os seguintes termos durante o tutorial: Hospedeiro: É o computador real, que "contém" as máquinas virtuais, e é dessa forma que vou me referir a ele no tutorial Convidado: É a máquina ou as máquinas virtuais. Disco virtual: É um arquivo que simula um HD para ser usado pela máquina virtual. VM: Abreviação de virtual machine, máquina virtual em inglês. Esse tutorial visa ajudar quem está começando a utilizar as máquinas virtuais, é importante ter conhecimento mais técnico para aproveitar esse tutorial. IMPORTANTE: O VirtualBox está na versão 4, o tutorial está ainda na versão 3, em breve vou atualizar o tutorial. Instalação Instalação do tipo avançar e finalizar... Preferências da VirtualBox Clicando no menu Arquivo e em seguida em preferências, é possível ajustar algumas opções: Guia geral Escolhe o local das pasta em que as VMs serão guardadas, a pasta que os discos rígidos serão guardados e o caminho para a biblioteca VRDP.

2 Guia entrada: Escolhe a tecla do hospedeiro, um botão que serve para liberar o teclado e mouse do convidado para que você possa voltar a controlar o hospedeiro, é uma tecla importante, não esqueça dela. Guia atualizar e idioma o próprio nome já diz tudo Guia rede: Permite adicionar, remover e configurar os adaptadores Host-Only, nas configurações você vai escolher o IP e mascara do adaptador, servidor DHCP e mascara, e a faixa de IPs que serão distribuídas pelo servidor DHCP.

3 Criando uma máquina virtual. Após a instalação você vai ver essa tela, com a diferença que a sua estará vazia.

4 Para começar clique no Botão Novo na parte superior esquerda, será apresentada uma tela de boas vindas, e em seguida a tela abaixo, escolha o nome (serve somente para você identificar a VM) o tipo de sistema e a versão, vou simular a instalação de uma VM para o sistema Ubuntu. Na próxima tela escolha o tamanho da memoria RAM que será reservada para a VM, lembre-se que depende do seu computador, já que ele tem que suportar a máquina real e a virtual (ou as virtuais).

5 Agora é a hora da criação do disco rígido da VM, você pode optar por criar um novo ou anexar um já existente, o disco virtual é um arquivo que simula o disco rígido, além do formato vdi que é o padrão criado pela VirtualBox, você pode anexar também os formatos vmdk, vhd e hdd. Nessa simulação vou criar um novo para mostrar o processo, na tela abaixo escolha entre armazenamento expansível ou fixo.

6 Expansível: O tamanho do disco não é o tamanho real, por exemplo um disco de 20 GB para a VM pode ser um arquivo no seu HD de somente 1 GB, que cresce conforme o requisitado pela VM até o tamanho máximo, que não pode ser alterado (lembre-se que isso simula um HD), é mais lento pois tem que aumentar primeiro para adicionar informações depois, a vantagem é que pode ocupar menos espaço em seu HD. Fixo: O arquivo em disco tem o tamanho real, um disco virtual de 20 GB vai criar um arquivo de 20 GB, é mais rápido porem ocupa todo o espaço de uma vez. Recomendo o fixo pelo desempenho. Agora escolha o nome do arquivo vdi e o tamanho, tenha em mente que o tamanho tem que suportar o sistema que será instalado, da mesma forma que um computador real.

7 Ao final de tudo é apresentado um resumo da VM a ser criada: Configurando Agora vamos ajustar alguns detalhes, é extremamente recomendável ter conhecimentos de hardware para alterar essas opções, na tela principal selecione a VM e clique em Configurações, na janela que vai abrir você terá as opções abaixo.

8 Note que a maioria das configurações são determinadas por padrão quando você define o tipo de sistema da VM na instalação, mas se quiser alterar algo veja abaixo como. Guia Geral Em Básico é possível trocar o nome e o tipo de sistema (serve somente para referencia). Em Avançado você escolha a pasta de snapshots (explico adiante), se a área de transferência (por exemplo quando você copia um texto) é bi-direcional (ambos os lados), do hospedeiro para o convidado, do convidado para o hospedeiro ou nenhum, se a barra de ferramentas é mostrada nos modos Seamless e tela cheia (requerem adicionais para convidado) e a posição da barra.

9 Guia Sistema Permite modificar a quantidade de RAM da VM, a ordem de boot, IO APIC, EFI, relógio em formato UTC e dispositivos de apontamento absoluto (tablet USB por exemplo). Em Processador é possível escolher quantos processadores serão usados na VM (processadores não é igual nucleo, portanto processadores dual, quad, etc não deixam de ser 1), e o recurso PAE (Physical Address Extension, funciona da mesma forma que uma máquina real) e NX bit. Guia Tela Em vídeo você escolhe o tamanho da memória de vídeo, a quantidade de monitores da VM (somente convidados Windows), se há aceleração 3D

10 (necessário adicionais de convidados, recurso "beta") e aceleração 2D (somente convidados Windows) Em tela remota você pode habilitar o servidor de RDP (Remote Desktop Protocol) e permite que você acesse a VM por um cliente RDP como o Terminal Services da Microsoft, você também escolhe a porta (porta que a VM ira expor para conexão de entrada), o método de autenticação (caso você use a biblioteca RDP, se não deixe nula) e o tempo em milissegundos. Guia armazenamento Escolhe o tipo de controladora de disco como IDE, SATA, SCSI (a pronuncia é iscãzi), SAS e disquete. Após a escolha da controladora você pode adicionar discos rígidos, leitor/gravador de DVD/CD, e leitor/gravador de disquetes.

11 Também é possível alterar as propriedades das controladoras, como o tipo, se utilizara o cache do hospedeiro (documentação em inglês sobre I/O caching :D ) também é possível alterar as propriedades dos discos, DVDs/CDs e disquetes, por exemplo é possível gravar DVDs/CDs a partir do convidado com o recurso Passthrough (recuros de teste) nas propriedades. Guia áudio Escolhe o driver e o tipo de controladora de áudio

12 Guia rede Essa guia merece um pouco mais de atenção, é aqui que você adiciona as "placas de rede" do convidado, você pode adicionar até 4 placas, escolhendo o tipo de conexão do convidado ao hospedeiro, o tipo de placa, o endereço físico (MAC) e se o "cabo" está conectado. Também é possível configurar para que a VM enxergue as outras máquinas reais da sua rede ou a internet. Vejas as opções de "Conectado a:" Não conectado: Adiciona a placa de rede no convidado porém ela não se conecta ao hospedeiro NAT: Conecta o convidado ao hospedeiro simulando uma rede do tipo NAT, ou seja, também tem as mesmas limitações e vantagens que uma rede desse tipo,

13 por exemplo não permite conexões de entrada, mas pode enxergar as máquinas reais da sua rede e também ter acesso a internet (somente conexões de saída). Rede interna: As máquinas convidadas enxergam umas as outras, mas não tem conectividade externa, seja a hospedeira, internet ou outra máquina real da sua rede. Placa de rede exclusiva do hospedeiro (host-only): É conectada somente ao hospedeiro por meio de um adaptador de rede que é adicionado no momento da instalação ou manualmente por você. Placa em modo Bridge: É a conexão mais impressionante da VirtualBox, através dela é possível que a VM faça parte de sua rede, se conecte a internet, receba conexões de entrada, seja vista pelos outros computadores (tanto reais quanto virtuais), etc, essa conexão é feita por um filtro no seu adaptador de rede (na sua placa de rede real), quando um pacote é enviado para a sua máquina real, apenas ela recebe, e quando um pacote é destinado a alguma VM em execução, essa ira receber o pacote, portanto essa conexão também merece um pouco mais de sua atenção nas configurações do seu firewall. Após configurar a placa, para incluir a maquina na rede basta seguir os procedimentos padrões de rede, ou seja, configuração de IPs, compartilhamentos e etc, no sistema dentro da VM. Guia portas seriais Permite que você use as portas seriais do hospedeiro no convidado. Guia USB Permite criar filtros para que os dispositivos USB conectados no hospedeiro sejam redirecionados ao convidado.

14 Guia pastas compartilhadas Permite que você escolha uma pasta do hospedeiro que será mostrada para a virtual como sendo uma pasta em um servidor de arquivos (desnecessário caso você use a rede de verdade para transferir os arquivos). Gerenciador de Mídias virtuais Também é possível gerenciar os discos, imagens de CDs/DVDs (aprenda a criar imagens ISO aqui) e imagens de disquetes na VirtualBox através do menu Arquivo e em seguida escolhendo a opção Gerenciador de Mídias virtuais.

15 É possível criar novos discos, remover da VitualBox ou deletar o arquivo, acrescentar mais discos existentes em arquivos vdi, vmdk, vhd e hdd. É possível também adicionar imagens ISO para usar na VM, e por fim imagens de disquetes (arquivos img).

16 Rodando as VMs O funcionamento é o mesmo de uma máquina real, ou seja, você precisa criar partição, formatar, instalar o sistema, etc. Veja aqui o meu computador com o Windows 7 rodando uma VM com o Ubuntu Clicando no menu Máquina você tem essas opções:

17 As mais importantes são: Ativar modo de tela cheia: A VM preenche toda a tela, você não irá mais visualizar sua máquina real, para sair do modo tela cheia é necessário apertar a tecla tecla do hospedeiro mais o botão F. Entrar no modo Seamless: É um modo que "mistura" a sua área de trabalho com a da VM. Criar Snapshot: Explico abaixo Clicando em Dispositivos: Dispositivos de CD/DVD: Permite adicionar os arquivos ISOs ou escolher um leitor real. Instalar adicionais para convidado: É inserido um ISO com os adicionais, para instalação no convidado, entre as funções temos: captura integração do mouse que permite liberar o mouse sem apertar a tecla do hospedeiro, apenas "saindo da tela" da VM, adicionar os drivers para o funcionamento adequado do vídeo, aceleração e suporte para varios monitores (Windows somente). Snapshots Uma ótima função, ela serve para salvar o estado da máquina e excluir todas as modificações feitas a partir desse ponto, por exemplo, eu quero testar um programa em uma VM, eu crio um snapshot, instalo o programa e utilizo, depois eu retorno a máquina ao momento do snapshot, ou seja, quando o programa não estava instalado. Para isso a VirtualBox cria alguns arquivos chamados Discos Diferenciais, e as alterações são gravadas nele, mantendo o arquivo de disco original intacto. Para criar basta na tela principal selecionar a VM e na coluna da direita clicar em Snapshots, depois no botão que representa uma máquina fotografica, para voltar a um estado anterior é usado o segundo botão, e para excluir um snapshot o terceiro. Dicas: Para excluir o snapshot e NÃO voltar ao estado anterior, preservando assim as alterações, exclua direto o snapshot, e aguarde a mesclagem dos discos diferenciais.

18 Para excluir o snapshot e voltar ao estado anterior, primeiro volte ao estado e depois exclua o snapshot. Para gravar um snapshot enquanto a VM está em execução, use a opção do menu dispositivos com a VM aberta. Considerações finais Alguns exemplos de aplicações? Hoje a virtualização é usada para muitas coisas, um exemplo de uso para empresas é utilizar somente um servidor real ao invés de vários, e nele montar várias VMs que serão os servidores dessa rede. As VMs são uma ótima forma de treinar suas habilidades na informatica, pois se algo der errado você pode "voltar no tempo" com os snapshots, ou mesmo reinstalar o sistema, e sempre mantendo sua máquina real a salvo. Um exemplo disso é quando eu estava estudando configurações de redes e também as configurações das VMs, na época eu salvei a imagem da tela: A esquerda acima uma VM com o Windows Vista, a direita uma VM com XP, e abaixo no centro o meu Explorer, na época com Windows 7 RC, todas as máquinas se enxergando na rede perfeitamente. Programadores podem testar suas aplicações em diversos sistemas operacionais, existem testes de vírus que são feitos em VMs já que é um ambiente isolado (lembre-se que não existem 100% de segurança no mundo da informatica),

19 eu posso fazer os tutoriais sem instalar os programas de verdade rss, enfim, basta usar sua imaginação na aplicação das VMs, no fim das contas é o mesmo que ter vários computadores, porém com a economia de espaço. Apenas tenha em mente que o computador real tem que ser potente o suficiente para manter todas as VMs.

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais 1 de 5 09/08/2012 12:57 Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais A instalação do sistema operacional na máquina virtual segue o mesmo procedimento de uma instalação em máquina real. O VirtualBox

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Versão lançada em 2002 Teve grande sucesso mundial Caracterizada por um menu iniciar colorido com o nome iniciar 2 Lançado em 2007 Não teve muito sucesso, por deixar o

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

2. Preencher o nome da máquina, selecionar o tipo e a versão (de acordo com o SO que irá instalar) e clicar no botão continuar:

2. Preencher o nome da máquina, selecionar o tipo e a versão (de acordo com o SO que irá instalar) e clicar no botão continuar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Campus: Natal Central Curso: Técnico em Informática para Internet Disciplina: Instalação e Configuração de Servidores Professor: Thiago Dutra T

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Manual Coleta de Dados Hyperterminal

Manual Coleta de Dados Hyperterminal Manual Coleta de Dados Hyperterminal Objeto: DATABOOK Maio 2016 Coleta_de_Dados_Hyperterminal Pág. 1 De 14 Página em Branco Sumário 1. Conectando o equipamento no Computador:...4 2. Utilizando o Software

Leia mais

Criar uma máquina virtual

Criar uma máquina virtual Criar uma máquina virtual Date : 19 de Janeiro de 2007 Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da "virtualização" de

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Aprenda a usar o VMware Parte 1

Aprenda a usar o VMware Parte 1 Materiais de Apoio Curso: Hardware Descrição/Objetivo: Instalação de maquina virtual. Aula: Elaborador: Bruno A, Gonçalves Unidade: Nova Granada SP. Data: Aprenda a usar o VMware Parte 1 Imagine você,

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

Roteiro de instalação

Roteiro de instalação Roteiro de instalação A primeira vez que for utilizada o tipo de comunicação USB, deve ser instalado o driver da Toledo do Brasil. Os sistemas operacionais compatíveis são: Windows XP; Windows Vista; Windows

Leia mais

Tutorial para criar um servidor Linux

Tutorial para criar um servidor Linux Tutorial para criar um servidor Linux Introdução Este tutorial tem como por objetivo ensinar os alunos do ensino médio técnico de informática a criarem um servidor Linux utilizando uma máquina virtual.

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 300U

Manual de Instalação do DVB-T 300U Manual de Instalação do DVB-T 300U Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação da TV Box do DVB-T 300U...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulor

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...3 Passo 1: Requisitos mínimos...3 Passo 2 (opcional): Configurando a rede no CentOS...3 Passo 3: Download do Arquivo...5 Passo 4: Instalação...5

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede À medida que os hardwares dos computadores evoluiram, cada máquina passou a ter capacidade de processamento muito grande. No entanto

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 100

Manual de Instalação do NB-TV 100 Manual de Instalação do NB-TV 100 Conteúdo Versão 2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa Cardbus do NB-TV 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Guia de instalação de Pin Pad para Windows Vista 32 bits

Guia de instalação de Pin Pad para Windows Vista 32 bits Guia de instalação de Pin Pad para Windows Vista 32 bits Para a instalação de Pin Pad modelo serial com cabo conversor serial-usb, recomendamos o uso do cabo FCA-6 da marca FEASSO. Veja o Apêndice D para

Leia mais

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux)

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux) 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. Conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Configurando WTware boot via rede (PXE)

Configurando WTware boot via rede (PXE) Configurando WTware boot via rede (PXE) Autor: Valdemar Júnior Versão: 1.0 Revisores: Data: 29/09/2014 Objetivo: Este guia informa como configurar o boot via rede PXE. Aplica-se a: Thin Clients ou terminais

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

Setup: Instalando o Pro Tools

Setup: Instalando o Pro Tools Setup: Instalando o Pro Tools Olá, tudo bem? Nesta Aula, começamos o Curso de Pro Tools! Neste vídeo, teremos os seguintes tópicos: 1. Sugestões para Melhor Aproveitamento do Curso; 2. Configuração de

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Linux Conectiva 10. Linux Conectiva 10-1-

Linux Conectiva 10. Linux Conectiva 10-1- Linux Conectiva 10-1- Copyright 2005 Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5.988 de 14/12/1973. Nenhuma parte desta publicação poderá ser produzida ou transmitida, sejam quais forem os meios

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 1. CONCEITO É um sistema operacional proprietário do tipo Payware (Comercial) da Empresa Microsoft Corporation. 1.1 CARACTERÍSTICAS a) Multitarefas e

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8.

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Com ele você facilmente vai poder resolver seus problemas com formatação de PC, chega de solicitar serviços

Leia mais

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE DANIEL ALVES DE OLIVEIRA EMANUEL JOSÉ GUIMARÃES BRITO ERI JONHSON OLIVEIRA DA SILVA TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

USANDO SEU CELULAR NOKIA COMO WEBCAM

USANDO SEU CELULAR NOKIA COMO WEBCAM USANDO SEU CELULAR NOKIA COMO WEBCAM REQUISITOS: - Celular Nokia Symbian S60 3rd - Windows XP (de preferência), funciona também no Windows 2000/ME, no 98se ou Vista não sei se irá funcionar. - Adaptador

Leia mais

Conexões e endereço IP

Conexões e endereço IP Este tópico inclui: "Configuração da impressora" na página 3-2 "Configuração da conexão" na página 3-6 Configuração da impressora As informações desta seção estão também armazenadas na impressora como

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA 1) Baixe e instale a última versão da VM Virtualbox da Oracle: https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html 2) Baixe a ISO do Linux

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e Insira o CD- ROM de Instalação que acompanha sua máquina,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador

Leia mais

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP 1 Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP Sumário Recursos Básicos para acessar e participar da conferência web 2 Acessando uma sala de Teste do sistema de conferência web Mconf 3 Acessando uma sala

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 220

Manual de Instalação do NB-TV 220 Manual de Instalação do NB-TV 220 Conteúdo Versão 2.1 Capítulo 1 : Instalação da Placa de TV do NB-TV 220...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS)

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS) Manual de configuração Open Broadcaster Software (OBS) Sumário Introdução...2 1 Configurando a câmera...3 2 Configurando o áudio...7 3 Configurações do Stream...8 4 Iniciando a transmissão...12 5 Ajustes

Leia mais

Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Windows NT 4.x.

Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Windows NT 4.x. Impressora a laser Phaser 4400 Rede Windows NT 4.x Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Windows NT 4.x. Etapas preliminares consulte a página 17. Etapas de instalação

Leia mais

Introdução ao Parallels Desktop 13

Introdução ao Parallels Desktop 13 Introdução ao Parallels Desktop 13 Parallels International GmbH Vordergasse 59 8200 Schaffhausen Suíça Tel: + 41 52 672 20 30 www.parallels.com Copyright 1999-2017 Parallels International GmbH. Todos os

Leia mais

Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP

Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP 1 Índice Parte 1. Preparativos... 4 Parte 2. Instalação... 4 2.1 Cabo serial... 5 2.2 Cabo serial com conversor

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2016 Índice Sumário Rede VPN UFBA... 1 2016... 1 Introdução... 2 Windows

Leia mais

Leiame. exlhoist Configuration Software V2.0

Leiame. exlhoist Configuration Software V2.0 Leiame exlhoist Configuration Software V2.0 Este documento contém informações importantes sobre o exlhoist Configuration Software. Leia o documento completo antes de iniciar a instalação e operação do

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

Configurando sua conta no site CortaPraMim para transmissão

Configurando sua conta no site CortaPraMim para transmissão Como transmitir áudio ao vivo usando VLC Para transmissão ao vivo, você vai precisar do VLC. Ele é gratuito e pode ser baixado utilizando este link: http://www.videolan.org/vlc/ Configurando sua conta

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR Antes de iniciar o procedimento, recomendamos que o administrador da rede seja consultado. No site www.linear-hcs.com.br, vá na aba Softwares HCS e selecione a opção Software Guarita IP : Clique em baixar:

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Manual de Armazenamento de dados - Windows 7

Manual de Armazenamento de dados - Windows 7 Manual de Armazenamento de dados - Windows 7 Índice 1 - Equipamento 3. 2 - Instalação 3. 3 - Utilização 9. Atenção Leia as instruções contidas neste manual antes de operar o equipamento. 2 1 Equipamento

Leia mais

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux ubuntu Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LINUX UBUNTU Ubuntu é um sistema operacional baseado em Software Livre 1, construído a partir do núcleo Linux,

Leia mais