Curso de Redes de Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Redes de Computadores"

Transcrição

1 Curso de Redes de Computadores Adriano Mauro Cansian Capítulo 5 Camada de Enlace de Dados

2 Capítulo 5: A Camada de Enlace Nossos objetivos: Entender os princípios dos serviços da camada de enlace: Compartilhando um canal broadcast: acesso múltiplo; Disputa para acesso ao meio. Arbitragem. Endereçamento da camada de enlace; Implementação de tecnologias da camada de enlace. Visão Geral: Serviços da camada de enlace. Detecção de erros, correção. Protocolos de acesso múltiplo e LANs Endereçamento da camada de enlace, ARP. tecnologias específicas da camada de enlace: Ethernet hubs, pontes, switches IEEE LANs

3 Camada de Enlace (Datalink) unesp - IBILCE - SJRP

4 Contexto da Camada de Enlace Dois elementos físicos e fisicamente conectados : host-roteador / roteador-roteador / host-host Unidade de dados = quadro (frame) Hl Ht HnHt HnHt M M M M aplicação transporte rede enlace física protocolo de enlace enlace físico rede enlace física Hl HnHt frame M Interface de rede

5 Serviços da Camada de Enlace (1) 1. Enquadramento e acesso ao enlace: Encapsula datagrama num frame. Inclui cabeçalho e cauda ( header e tail ). Implementa acesso ao canal se o meio for compartilhado. Endereços físicos ou endereços MAC nos cabeçalhos para identificar origem e destino de quadros. 2. Entrega confiável: Pouco usada nos meios de redes locais atuais em fibra óptica, cabo coaxial e alguns tipos de pares trançados devido a taxas de erro de bit muito baixas. Usada em enlaces de rádio, onde a meta é reduzir erros assim evitando a retransmissão fim a fim.

6 Serviços da Camada de Enlace (2) 3. Controle de Fluxo: Compatibilizar taxas de produção e consumo de quadros entre remetentes e receptores. 4. Detecção e Correção de Erros: Erros são causados por atenuação do sinal e por ruído. Receptor detecta presença de erros. Receptor sinaliza ao remetente para retransmissão, ou simplesmente descarta o quadro em erro. Há mecanismos que permitem que o receptor localize e corrija o erro sem precisar da retransmissão. Em alguns casos.

7 Implementação de Protocolo da Camada de Enlace (1) Protocolo da camada de enlace é implementado totalmente na interface (na placa de rede). Adaptador tipicamente inclui: RAM, circuitos de processamento digital de sinais, interface do barramento do computador, e interface do enlace. Operações envio do adaptador: Encapsula. Insere header com endereços, número de seqüência, informações de realimentação e outros controles. Inclui bits de detecção de erros. Implementa controle de acesso ao canal. Transmite no enlace.

8 Implementação de Protocolo da Camada de Enlace (2) Operações recebe do adaptador: Verificação e correção de erros. Interrupção do computador Para enviar o frame para a camada superior. Atualiza informações de estado a respeito de realimentação para o remetente, número de seqüência, dentre outros.

9 Detecção de Erros - métodos Já discutidos anteriormente. Bits de paridade. Técnica Unidimensional. Detecta erros em um único bit. Técnica Bidimensional. Detecta e corrige em um único bit. Métodos de Checksum. Códigos de Redundância Cíclica CRC - Cyclic Redundancy Codes. Atividade extra-classe: entendimento dos códigos de verificação de erros (Kurose & Ross 3ª. Ed. Tópico 5.2).

10 Enlaces e Protocolos de Múltiplo Acesso

11 Enlaces e Protocolos de Múltiplo Acesso Três tipos de enlace: 1. Ponto-a-ponto (um cabo único). 2. Difusão. cabo ou meio compartilhado; Ex: Ethernet, rádio, etc Comutado (camada 2 comutada com switchs, ATM, etc). Começaremos a estudar enlaces com difusão (broadcast) Veremos os protocolo de Múltiplo Acesso

12 Protocolos de Múltiplo Acesso Canal de comunicação único e compartilhado. Caso duas ou mais transmissões ao mesmo tempo: Resulta em interferência do sinal transmitido chamado de colisão. Apenas um nó pode transmitir com sucesso num dado instante. Protocolo de múltiplo acesso: Possuem um algoritmo distribuído Determina como as estações compartilham o canal, isto é, determinam quando cada estação pode transmitir. Comunicação sobre o compartilhamento do canal deve seguir pelo próprio canal. Humanos usam protocolos de acesso múltiplo o tempo todo!

13 Protocolos de Controle de Acesso ao Meio (MAC Media Access Control) Protocolo MAC: coordena transmissões de estações diferentes a fim de minimizar ou evitar colisões. unesp - IBILCE - SJRP Existem diferentes tipos de protocolos de múltiplo acesso. São dividido em 3 classes: Como protocolos de: Particionamento do Canal. Acesso Randômico. Passagem de permissão ou revezamento.

14 Protocolos MAC: taxonomia As três grandes classes: Particionamento de canal divisão do canal igual entre os nós. Dividem o canal em pedaços menores Compartimentos de tempo ou de frequência. Aloca um pedaço de uso exclusivo para cada nó (host). Já bastante discutido neste curso: não será revisto. Acesso Aleatório cada nó transmite quando tiver dados. Pode causar colisões: dois ou mais enviem ao mesmo tempo. Deve permitir recuperação das colisões. Revezamento cada nó transmite na sua vez. Compartilhamento estritamente coordenado. Passagem de permissão evita colisões. Objetivo a ser alcançado: eficiente, justo, simples e descentralizado.

15 Particionamento do canal FDMA TDMA CDMA

16 Protocolos de Particionamento do Canal TDMA (Multiplexação por Divisão de Tempo): canal dividido em N intervalos de tempo ( slots ), um para cada usuário. Ineficiente com usuários de pouco demanda ou quando carga for baixa. FDMA (Multiplexação por Divisão de Frequência): freqüência subdividida em pedaços menores. Já amplamente discutidos nos capítulos anteriores. Os estudantes devem aproveitar para fazer uma boa revisão deste tópico

17 Protocolos de Acesso Randômico 1. SLOTTED ALOHA 2. ALOHA 3. CSMA 4. CSMA/CD

18 Protocolos de Acesso Randômico Idéia básica a estação transmite aleatoriamente. Se houver dados a transmitir, simplesmente transmite. Sem coordenação entre estações. Ocupam toda a banda R do canal. Se houver colisão entre as transmissões de duas ou mais estações, elas retransmitem depois de espera randômica. O protocolo MAC de acesso randômico especifica como detectar colisões, e como se recuperar delas. Protocolo MAC = Media Access Control. Protocolos MAC de acesso randômico: (a) SLOTTED ALOHA (b) ALOHA (c) CSMA e CSMA/CD

19 Slotted Aloha O tempo é dividido em slots de tamanho igual Exemplo: o slot é igual ao tempo para enviar o tamanho de um pacote cheio. Estação que tem dados a enviar transmite no início do próximo slot. Se houver uma colisão, a origem retransmite o pacote a cada slot com probabilidade P, até conseguir sucesso. S-ALOHA é eficiente na utilização do canal. E é completamente descentralizado. Na figura: Slots com Sucesso: (S) / com Colisão: (C) / Vazios: (E).

20 Eficiência do Slotted Aloha Se N estações tem pacotes para enviar, e cada uma transmite em cada slot com probabilidade p, então A probabilidade S de uma transmissão com sucesso é: Para uma estação específica: S = p (1-p) (N-1) Para que qualquer uma das N estações consiga transmitir com sucesso num slot: S = N p (1-p) (N-1) Otimizando, obtemos que o valor ótimo de P é P = 1/N Por exemplo: se N = 2 e S = 0.5 Para N muito grande temos S = 1/e (aproximadamente 0,37). No máximo: uso do canal para envio de dados úteis: 37% do tempo!

21 ALOHA puro: sem slots (1) Slotted ALOHA requer sincronização dos slots. Um versão mais simples: ALOHA puro Não exige slots. Uma estação transmite sem aguardar o início de um slot. A probabilidade de colisão aumenta. Fica duas vezes o tamanho de Sloted-Aloha. Pacote pode colidir com outros pacotes transmitidos dentro de uma janela Repetindo os cálculos e considerações, obtemos que a vazão é reduzida pela metade: S = 1/(2e) 0,18. No máximo, para envio de dados úteis: 18% do tempo!

22 ALOHA puro: sem slots (1) unesp - IBILCE - SJRP

23 CSMA (Carrier Sense Multiple Access) CSMA: escuta antes de transmitir. Se detecta que o canal está sendo usado, adia transmissão. CSMA persistente: tenta novamente assim que o canal se tornar ocioso. CSMA não-persistente: tenta novamente, depois de intervalo randômico. Colisões ainda podem ocorrer: duas estações podem detectar o canal ocioso ao mesmo tempo. Janela de vulnerabilidade devido ao retardo ida e volta entre as duas estações envolvidas. No caso de colisão, é desperdiçado todo o tempo de transmissão do pacote.

24 Colisões unesp - IBILCE - SJRP

25 Colisões em CSMA Colisões podem ocorrer: o atraso de propagação implica que dois nós podem não ouvir as transmissões do outro. Colisão: todo o tempo de transmissão do pacote é desperdiçado. Lembre: O papel da distância e do atraso de propagação na determinação da possibilidade de colisão.

26 CSMA/CD (Detecção de Colisões) CSMA/CD escuta do meio e adiamento. Entretanto, colisões detectadas rapidamente, em poucos intervalos de bit. Transmissão é então abortada, reduzindo consideravelmente o desperdício do canal. Detecção de colisões é fácil em rede locais usando cabo Medir a intensidade do sinal na linha, ou comparar sinais Tx e Rx. CSMA/CD pode conseguir utilização do canal perto de 100% em redes locais.

27 Deteção de colisões em CSMA/CD

28

29 Protocolos MAC de revezamento Até aqui já vimos: Protocolos MAC de particionamento ESTÁTICO de canal (TDM, FDM) podem compartilhar equitativamente o canal; porém, uma única estação não consegue usar toda a capacidade do canal. Protocolos MAC de acesso randômico permitem que um único usuário utilize toda a capacidade do canal; entretanto, eles não conseguem compartilhar o canal de maneira justa. Também existem protocolos de revezamento...

30 Protocolos MAC de revezamento Protocolos MAC de revezamento conseguem tanto justeza como acesso individual a toda a capacidade do enlace. Custo: maior complexidade de controle. Dois grandes métodos: (a) Polling: uma estação Mestre numa rede local convida em ordem as estações escravas a transmitir seus pacotes. (b) Token (ficha) de permissão (ou bastão ) é passada seqüencialmente de estação a estação. É possível aliviar a latência e melhorar tolerância a falhas Token Bus e Token Ring.

31 LAN Protocolos MAC usados em redes locais, para controlar acesso ao canal. Ethernet: Usa o protocolo CSMA/CD; 10Mbps (IEEE 802.3), Fast Ethernet (100Mbps), Gigabit Ethernet (1000 Mbps); Tecnologia mais popular de rede local (LAN). Par trançado (TP Twisted pair) meio físico mais usado.

32 Endereços físicos e ARP Endereço IP: Usado para levar o pacote à rede de destino. Endereço físico (ou endereço MAC): Usado para levar o pacote até a interface de rede de destino na rede local. Endereço MAC tem 48 bits: Na maioria das placas é gravado na ROM da placa de rede. Mas pode ser alterado por software.

33 Endereço MAC (endereço físico) Intervalo de endereços MAC é administrada pelo IEEE ( Um fabricante compra uma parte do espaço de endereços Para garantir unicidade. Endereço MAC não tem estrutura hierárquica para garantir portabilidade. Não depende da rede. Endereço IP é hierárquico NÃO é portátil. Depende da rede. Endereço MAC de difusão (broadcast): All bits one:

34 ARP: Address Resolution Protocol (1) Cada nó IP na rede local possui uma tabela ARP. Tabela ARP: mapeia (traduz) entre endereços IP para MAC. < endereço IP; endereço MAC; TTL> <.. > TTL: temporizador Quanto tempo a entrada deve ser mantida em cache. Temporizador: tipicamente alguns minutos (<5)

35 ARP: Address Resolution Protocol (2) Host A quer enviar pacote para endereço IP de destino X na mesma rede local. Host de origem primeiro verifica se sua tabela ARP contém o endereço IP X (verifica se tem cache). Se X não tiver cache, o host envia um query ARP em broadcast : < IP X, MAC (?) > Todos os hosts na rede local aceitam o pacote ARP. Cada um verifica se é ele que tem aquele IP. Quem tiver, responde. O host de IP X responde direto ao host A com pacote ARP informando seu próprio endereço MAC : < IP X, MAC (X) > enviado para A. Endereço MAC de X é armazenado em cache na tabela ARP de A.

36 Encapsulamento unesp - IBILCE - SJRP

37 Roteando um pacote para outra rede local Por exemplo, rotear pacote do endereço IP de origem < > ao endereço de destino < >. Na tabela de rotas na origem, encontra roteador Na tabela ARP na origem, tira endereço MAC E6-E BB-4B, e etc...

38 Ethernet Muitíssimo difundida porque: Muito barata! < R$ 20 para 100 Mbps Uma das mais antigas tecnologias de rede local. Mais simples e menos cara do que redes usando Token Ting ou ATM. Acompanhou aumento de velocidade: 10, 100, 1000 Mbps. Muitas tecnologias (cobre, fibra, etc), mas todas compartilham características comuns.

39 Estrutura de frame Ethernet (1) unesp - IBILCE - SJRP Interface do emissor encapsula datagrama IP (ou outro pacote da camada de rede) em um frame Ethernet. Contém: Preâmbulo, Cabeçalho, Dados e CRC. Preâmbulo de 8 bytes: 7 bytes com o padrão seguidos por um byte com o padrão Usado para sincronizar receptor ao clock do remetente.

40 Estrutura de frame Ethernet (2) O Cabeçalho contém Endereços de Destino e Origem, e um campo Tipo indica a carga transportada. Endereços: 6 bytes (48 bits) O frame é recebido por todas as interfaces numa LAN, e descartado se não casar o endereço de destino com o de quem recebe lembre que é uma rede de difusão (broadcast). Tipo: indica o protocolo da camada superior, Usualmente IP, mas existe suporte para outros IPX da Novell, NETBIOS, AppleTalk, e outros. CRC: verificado pelo receptor: se for detectado um erro, o quadro será descartado

41 Ethernet frame completo Padding (preenchimento) 9.6 µs para 10 Mbit/s Ethernet, 960 ns para 100 Mbit/s Fas tethernet, 96 ns para 1 Gbit/s (1 gigabit) Ethernet, e 9.6 ns for 10 Gbit/s (10 gigabit) Ethernet.

42 Padding unesp - IBILCE - SJRP

43 Codificação Manchester de Banda Básica (1) Banda básica: significa que não se usa modulação de portadora. Bits são codificados usando Codificação Manchester, e transmitidos diretamente, modificando a voltagem de sinal de corrente contínua. Codificação Manchester garante que ocorra uma transição de voltagem a cada intervalo de bit, ajudando sincronização entre relógios do remetente e receptor.

44 Codificação Manchester de Banda Básica (2) Codificação Manchester Cada período de bits é dividido em dois intervalos iguais. Um bit 1 binário é enviado quando a voltagem é definida como alta durante o primeiro intervalo, e como baixa no segundo. No 0 binário acontece exatamente o contrário: primeiro baixa e depois alta. Garante que cada período de bits tenha uma transição na parte intermediária.

45 Codificação Manchester de Banda Básica (2) Codificação Manchester Diferencial Variação da codificação Manchester básica. Um bit 1 é indicado pela ausência de uma transição no início do intervalo. Um bit 0 é indicado pela presença de uma transição no início do intervalo. Em ambos os casos existe uma transição no meio.

46 Codificação Manchester de Banda Básica (3) Bit stream Binary encoding Manchester encoding Differential Manchester encoding Transition here indicates a 0 Lack of transition here indicates a 1

47 CSMA / CD unesp - IBILCE - SJRP

48 CSMA/CD (1) A: escuta canal; SE ocioso ENTÃO { } transmite e monitora o canal; se detectou outra transmissão então { aborta e envia sinal de jam ; atualiza número de colisões; retarda de acordo com o algoritmo de retardamento exponencial; vai para A } senão {terminado este quadro; zera número de colisões} senão {espera o final da transmissão atual e vai para A}

49 CSMA/CD (2) Sinal Jam : para garantir que todos os outros transmissores tomem conhecimento da colisão sinal possui 48 bits; Retardamento Exponencial: Meta é adaptar a taxa oferecida por transmissores à estimativa da carga atual Isto é, retardar quando carga da rede estiver elevada. Depois da primeira colisão, escolhe K entre {0,1}. O retardo é (K x 512 BTT) [1 BTT = tempo para transmitir 1 bit] Depois da segunda colisão escolhe K de {0,1,2,3} Depois de dez ou mais colisões, escolhe K de {0,1,2,3,4,,1023}

50 CSMA/CD (3) Nota-se que neste esquema um novo quadro tem uma chance de sucesso na primeira tentativa, mesmo com tráfego pesado. Eficiência Ethernet com tráfego pesado e número grande de nós: Efficiency = Eficiência tende a 1 quando t prop tende a 0. Tende a 1 quando t trans tende ao infinito. Muito melhor do que o ALOHA, e ainda é descentralizado, simples e barato t (5* t prop trans ) Exercício: determinar o rendimento % do CSMA/CD em uma situação de alta carga de tráfego na rede.

51 10BaseT e 100BaseT Taxas de transmissão de 10 e 100 Mbps; este último é chamado de fast ethernet T significa Par Trançado (twisted pair). Usa concentrador ( hub ) ao qual os nós estão ligados por cabos individuais de 2 pares trançados, mostrando, portanto uma topologia em estrela CSMA/CD implementado no hub.

52 Gigabit Ethernet Usa formato do quadro Ethernet padrão Admite enlaces ponto-a-ponto e canais de difusão compartilhados. Em modo compartilhado, usa-se CSMA/CD; para ser eficiente, as distâncias entre os nós devem ser curtas (poucos metros). Os Hubs usados são chamados de Distribuidores com Buffers ( Buffered Distributors ). Full-Duplex em 1 Gbps para enlaces ponto-a-ponto Nota-se: o uso de enlaces ponto-a-ponto também foi estendido a 10Base-T e 100Base-T.

53 Hubs, Pontes e Comutadores Usados para estender as características das redes locais: cobertura geográfica, número de nós, funcionalidade administrativa, etc... Diferem entre si em respeito a: Isolamento de domínios de colisão. Camada em que operam Diferentes de roteadores: São plug and play. Não provêem roteamento ótimo de pacotes IP.

54 Hubs (1) Dispositivos da camada física: basicamente são repetidores operando ao nível de bit: repete os bits recebidos numa interface para as demais interfaces. Hubs podem ser dispostos numa hierarquia (ou projeto de múltiplos níveis), com um hub backbone na raiz.

55 Hubs (2) Cada rede local ligado é chamada de segmento de rede local. Hubs não isolam domínios de colisão: um nó pode colidir com qualquer outro nó residindo em qualquer segmento da rede local. Vantagens de Hubs: Dispositivos simples, baratos Configuração em múltiplos níveis provê degradação paulatina: porções da rede local continuam a operar se um dos hubs parar de funcionar. Estende a distância máxima entre pares de nós (100m por Hub).

56 Hubs (3) Limitações de Hubs: Domínio de colisão único resulta em nenhum aumento na vazão máxima; a vazão no caso de múltiplos níveis é igual à do segmento único. Restrições em redes locais individuais põe limites no número de nós no mesmo domínio de colisão (portanto, por Hub ou coleção de Hubs); e na cobertura geográfica total permitida Não se pode misturar tipos diferentes de Ethernet (p.ex., 10BaseT and 100BaseT).

57 Pontes ou Bridges (1) Dispositivos da camada de enlace: operam em quadros Ethernet, examinando o cabeçalho do quadro, e reencaminhando seletivamente um quadro com base no seu endereço de destino. Ponte isola domínios de colisão pois ela armazena e re-encaminha os quadros. Quando se quer re-encaminhar um quadro num segmento, a ponte usa CSMA/CD para fazer acesso ao segmento e transmitir.

58 Pontes (2) Vantagens de pontes: Isola domínios de colisões, o que resulta em aumento de vazão máxima total, e não limita nem o número de nós e nem a cobertura geográfica. Pode interligar tipos diferentes de Ethernet pois é um dispositivo armazena e re-encaminha. Transparente: não requer nenhuma modificação aos adaptadores dos nós da rede local.

59 Pontes X Roteadores Ambos são dispositivos armazena e reencaminha, porém Roteadores são dispositivos da Camada de Rede (examinam cabeçalhos da camada de rede) enquanto Pontes são dispositivos da Camada de Enlace.

60 Comutadores (switch) Ethernet (1) Um comutador Ethernet ( Ethernet switch ) é um dispositivo que estende funções normais de ponte para incluir conexões dedicadas ponto-a-ponto. Uma estação ligada a um comutador através de uma conexão dedicada ponto-a-ponto sempre detecta que o meio está ocioso: não haverá colisões entre duas portas. Comutadores Ethernet provêem combinações de conexões compartilhadas/dedicadas, a 10/100/1000 Mbps.

61 Comutadores (switch) Ethernet (2) Alguns switches suportam comutação cutthrough : O quadro é re-encaminhado imediatamente ao destino, sem esperar a montagem do quadro inteiro no buffer do comutador; Há uma pequena redução na latência. Switches Ethernet variam em tamanho. Os mais rápidos incorporam uma rede de interconexão (chamada de backplane) de alta capacidade.

62 Interconexão com hubs Hub de backbone interconecta segmentos de LAN. Estende a distância máxima entre os nós Mas domínios de colisão individuais tornam-se um único e grande domínio de colisão Não pode interconectar 10BaseT e 100BaseT.

63 Switchs unesp - IBILCE - SJRP Dispositivo de camada de enlace Armazena e encaminha quadros Ethernet. Examina o cabeçalho do quadro e seletivamente encaminha o quadro baseado no endereço MAC de destino. Quando um quadro está para ser encaminhado no segmento, usa CSMA/CD para acessar o segmento. Transparente Hospedeiros são inconscientes da presença dos switches. Plug-and-play, self-learning (auto-aprendizado) Switches não precisam ser configurados

64 Encaminhamento unesp - IBILCE - SJRP Como determinar para qual segmento da LAN encaminhar o quadro? Parece um problema de roteamento...

65 Self learning (auto-aprendizado) Um switch possui uma tabela de comutação. Entrada na tabela do switch: (endereço MAC, interface, marca de tempo) Entradas expiradas na tabela são decartadas (TTL pode ser 60 min) Switch aprende quais hospedeiros podem ser alcançados através de suas interfaces. Quando recebe um quadro, o switch aprende a localização do transmissor Registra o par [transmissor/localização] na tabela.

66 Filtragem/encaminhamento Quando um switch recebe um quadro: indexa a tabela do switch usando end. MAC de destino if entrada for encontrada para o destino then{ if dest. no segmento deste quadro que chegou then descarta o quadro else encaminha o quadro na interface indicada } else flood Encaminha para todas as interfaces, exceto para a que o quadro chegou

67 Switch: exemplo Suponha que C envia um quadro para D A switch hub hub hub endereço interface I A B E G B C D E F G H Switch recebe o quadro de C, com destino a D. Registra na tabela que C está na interface 1 Como D não está na tabela, o switch encaminha o quadro para as interfaces 2 e 3. Quadro é recebido por.

68 Switch: exemplo Suponha que D responde com um quadro para C. A switch hub hub hub endereço interface I A B E G C B C D E F G H Switch recebe quadro de D Anota na tabela que D está na interface 2 Como C está na tabela, o switch encaminha o quadro apenas para a interface 1. Quadro é recebido por C.

69 Switch: isolamento de tráfego A instalação do switch quebra as sub-redes em segmentos de LAN Switch filtra pacotes: Alguns quadros do mesmo segmento de LAN não são usualmente encaminhados para outros segmento de LAN. Segmentos se tornam separados em domínios de colisão switch hub hub hub domínio de colisão domínio de colisão domínio de colisão

70 Switches: acesso dedicado Switch com muitas interfaces. Hospedeiros possuem conexão direta ao switch. Sem colisões; full duplex. Switching: A-para-A e B-para-B, simultaneamente, sem colisões

71 Redes corporativas unesp - IBILCE - SJRP

72 Protocolo Ponto-a-Ponto (PPP) Enlace de dados por cabo, ponto a ponto, mais fácil para gerenciar do que enlace por difusão: Não precisa de Controle de Acesso ao Meio (MAC). Existem vários protocolos de enlace de dados: PPP, HDLC, SDLC, protocolo de Bit Alternado, etc.. PPP (Point to Point Protocol) é muito popular: usado em conexões discadas entre sistema doméstico e provedor; e também em conexões SONET/SDH, etc PPP é extremamente simples. É o mais simples dos protocolos de enlace de dados; É muito otimizado.

73 Requisitos PPP Enquadramento: encapsulamento de pacotes. Transparência de bits: Deve poder carregar qualquer padrão de bits no campo de dados Detecção de erros (porém, sem sua correção). Suporte para múltiplos protocolos da camada de rede. Manter conexão viva. Negociação do Endereço da Camada de Rede: Estações ou nós através do enlace devem aprender e configurar um do outro seus endereços de rede

74 Não são providos por PPP Correção/recuperação de erros. Controle de fluxo. Seqüenciamento. Enlaces multiponto.

75 Quadro de Dados do PPP Flag: delimitador (enquadramento) Endereço: não faz nada (apenas um destino possível) Controle: não faz nada; no futuro possivelmente haverá múltiplos campos de controle Protocolo: camada superior para qual quadro deve ser entregue (p.ex, PPP-LCP, IP, IPCP, etc)

76 Capítulo 5 - Resumo Princípios dos serviços da camada de enlace: Compartilhando um canal broadcast: acesso múltiplo Endereçamento da camada de enlace Instanciação e implementação de várias tecnologias da camada de enlace. Ethernet LANS comutadas PPP

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1 Camada de Enlace 5.1 Introdução e serviços 5.2 Detecção e correção de erros 5.3 Protocolos de Acesso Múltiplo 5.4 Endereçamento da Camada de Enlace 5.5 Ethernet 5.7 PPP 5.6 Hubs e switches 5.8 Virtualização

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Capítulo 5: A camada de enlace

Capítulo 5: A camada de enlace Capítulo 5: A camada de enlace Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace de dados: detecção e correção de erro Compartilhamento de um canal de broadcast: acesso

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2017 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 Tecnologias de Redes

Leia mais

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace Prof. Rone Ilídio Tópicos 5.1 Camada de Enlace: introdução e serviços 5.1.1 Os serviços fornecidos pela Camada de Enlace 5.3 Protocolos de acessos múltiplos

Leia mais

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Controle de acesso ao meio

Controle de acesso ao meio Controle de acesso ao meio Protocolos de múltiplo acesso usados em canais de difusão Coordenação de transmissores e de receptores em um canal de difusão compartilhado Exemplos de canais de múltiplo acesso

Leia mais

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier(

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier( O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Capítulo 5: A Camada de Enlace. Entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace:

Capítulo 5: A Camada de Enlace. Entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace: Redes de Computadores Camada de Enlace Capítulo 5 Kurose & Ross Prof: José arcos Silva Nogueira Universidade Federal de inas Gerais Departamento de Ciência da Computação Belo Horizonte 2008 Capítulo 5:

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

PEL/FEN Redes de Computadores 2018/1 Terceira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein

PEL/FEN Redes de Computadores 2018/1 Terceira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein PEL/FEN Redes de Computadores 2018/1 Terceira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein 1) Descreva os principais serviços providos pela camada enlace. 2) Descreva os vários métodos utilizados

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace n Introdução ndetecção e Correção de Erros n Protocolos de Acesso Múltiplo n Endereçamento

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

PTC Aula Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas. (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas. (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 2550 - Aula 08 2.3 Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas (Kurose, p. 340-348) (Peterson, p. 73-79) 08/06/2016 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross,

Leia mais

Referência deste tópico:

Referência deste tópico: Tópicos em Sistemas de Computação Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org de Dados Referência deste tópico: James F. Kurose & Keith W. Ross. Redes de Computadores e a Internet Capítulo 5 de Dados

Leia mais

Agenda Camada de Enlace

Agenda Camada de Enlace Infraestrutura de Redes de Computadores Turma : TMS 20171.3.01112.1M Camada de Enlace Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace nintrodução nprotocolos de Acesso Múltiplo

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM Tecnologias de rede Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos Ethernet FDDI ATM Ethernet Vários tipos se diferenciam na camada física em função do tipo de cabo, da codificação e do uso

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Controle de acesso ao meio (Medium Access Control - MAC) Aula 09 Enlaces podem ser divididos em duas grandes categorias: Ponto

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

Sub-camada de Acesso ao Meio

Sub-camada de Acesso ao Meio Redes de Computadores Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Sub-camada de Acesso ao Meio Contexto Contexto Protocolos

Leia mais

Controle de Acesso ao Meio

Controle de Acesso ao Meio Controle de Acesso ao Meio Protocolos de Acesso Baseados em Contenção Aloha Slotted Aloha Carrier Sense Multiple Access (CSMA) MAB-510 11 Aloha Método de Acesso para uma rede de radiodifusão via satélite

Leia mais

Camada de Enlace e Física

Camada de Enlace e Física MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA Camada de Enlace e Física Prof. Tiago Semprebom

Leia mais

AULA 6 - ENLACE SEM FIO. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 6 - ENLACE SEM FIO. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 6 - ENLACE SEM FIO Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da aula anterior Redes sem fio Categorias Infraestrutura Ad hoc Vantagens/desvantagens Camada Física Principais características Camada de Enlace

Leia mais

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba.

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba. Camada de Enlace de Dados Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba 1 / 30 Roteiro 1 2 Enlace Ponto-a-Ponto 3 4 5 2 / 30 / O Quadro O Preâmbulo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Controle de acesso ao meio (Medium Access Control - MAC) Aula 09 Enlaces podem ser divididos em duas grandes categorias: Enlace

Leia mais

Capítulo 5: A camada de enlace

Capítulo 5: A camada de enlace Capítulo 5: A camada de enlace Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace de dados: detecção e correção de erro Compartilhamento de um canal de broadcast: acesso

Leia mais

TP308 Introdução às Redes de Telecomunicações

TP308 Introdução às Redes de Telecomunicações Unidade III Múltiplo Acesso TP308 Introdução às Redes de Telecomunicações 136 Tópicos Introdução Protocolos de Múltiplo Acesso FDMA TDMA Aloha Slotted Aloha CSMA CSMA-CD CSMA-CA Polling Comparação das

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace n Introdução ndetecção e Correção de Erros n Protocolos de Acesso Múltiplo n Endereçamento

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Redes de Computadores. Aula: Camada de Enlace Professor: Jefferson Silva

Redes de Computadores. Aula: Camada de Enlace Professor: Jefferson Silva Redes de Computadores Aula: Camada de Enlace Professor: Jefferson Silva Agenda n Recapitulação do modelo OSI n Quais as funcionalidades da camada 2? n Quais as suas características n Endereço MAC n Comunição

Leia mais

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede Nível de enlace Enlace Físico Delimitação da informação Detecção de erros de transmissão Controle de acesso ao Meio Físico Endereçamento

Leia mais

Redes Ethernet: Camada Física e de Ligação

Redes Ethernet: Camada Física e de Ligação Redes Ethernet: Camada Física e de Ligação Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Computadores Ethernet Placas

Leia mais

Arquitetura IEEE 802 Padrões IEEE 802.3, , 802.2

Arquitetura IEEE 802 Padrões IEEE 802.3, , 802.2 Departamento de Ciência da Computação- UFF Arquitetura IEEE 802 Padrões IEEE 802.3, 802.11, 802.2 Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br 1 OSI x IEEE 802 Arquitetura OSI Aplicação

Leia mais

Capítulo 5. Camada de Enlace de Dados

Capítulo 5. Camada de Enlace de Dados Curso de Redes de Computadores Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Capítulo 5 de Dados 1 A Objetivos: q Entender os serviços da camada de enlace: Compartilhando um canal broadcast: acesso múltiplo;

Leia mais

1.1) Explique porque o CSMA-CD não é usado em redes de satélites nem em redes de alta velocidade.

1.1) Explique porque o CSMA-CD não é usado em redes de satélites nem em redes de alta velocidade. 1 a. Lista Redes II pg. 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 2 Prof. Flávio Alencar 1 a. LISTA (Assuntos: Infraestrutura TCP/IP parte 1; LANs IEEE802, PPP) 1.1) Explique porque

Leia mais

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Disciplina: Nível de de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br br Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace

Leia mais

Referência deste tópico:

Referência deste tópico: Tópicos em Sistemas de Computação Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org de Dados Referência deste tópico: James F. Kurose & Keith W. Ross. Redes de Computadores e a Internet Capítulo 5 de Dados

Leia mais

Capítulo 5: A Camada de Enlace e Redes Locais

Capítulo 5: A Camada de Enlace e Redes Locais Capítulo 5: A Camada de Enlace e Redes Locais Nossos objetivos: Entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace de dados: detecção e correção de erros compartilhamento de canal de broadcast:

Leia mais

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Protocolos de Enlace. Thiago Leite

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Protocolos de Enlace. Thiago Leite Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Protocolos de Enlace Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br Protocolos de Enlace Canal de comunicação o meio de transmissão é compartilhado o meio

Leia mais

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM Tecnologias de rede Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos Ethernet FDDI ATM Ethernet Vários tipos se diferenciam na camada física em função do tipo de cabo, da codificação e do uso

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão Introdução a Redes de Computadores Elementos de Interconexão Objetivo! Conhecer os diferentes equipamentos de rede existentes.! Entender quais camadas do modelo de referência na qual cada um destes equipamentos

Leia mais

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados Lista de Exercícios Camada de Enlace de Dados 1. Um pacote de uma camada superior de redes é dividido em 10 quadros, e cada quadro tem 80% de chances de chegar sem danos. Se o protocolo de enlace de dados

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 UNICAST Um endereço MAC unicast (ponto-a-ponto) é o endereço exclusivo utilizado quando um quadro é enviado de um único dispositivo transmissor para um único dispositivo

Leia mais

Capítulo 5. Camada de Enlace de Dados

Capítulo 5. Camada de Enlace de Dados Curso de Redes de Computadores Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Capítulo 5 de Dados 1 A Objetivos: q Entender os serviços da camada de enlace: Compartilhando um canal broadcast: acesso múltiplo;

Leia mais

PTC Aula LANs 2.5 virtualização de enlace: MPLS. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 29/05/2014

PTC Aula LANs 2.5 virtualização de enlace: MPLS. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 29/05/2014 PTC 2550 - Aula 09 2.4 LANs 2.5 virtualização de enlace: MPLS (Kurose, p. 348-362) (Peterson, p. 216-225) 29/05/2014 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All Rights Reserved

Leia mais

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão Equipamentos de Interconexão Repetidor Um repetidor ( repeater ) é um dispositivo utilizado para estender o alcance de uma LAN. Atuando na camada física, o repetidor conecta segmentos de rede, amplificando

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs A subcamada de controle de acesso ao meio LANs sem fios Pontes entre LANs LANs sem fios Tipo de rede que mais se populariza Pode operar de duas formas: com ponto de acesso e sem ponto de acesso Descrita

Leia mais

Redes de Computadores. Camada de Enlace

Redes de Computadores. Camada de Enlace Redes de Computadores Camada de Enlace Camada de Enlace Serviços Detecção de Erros Protocolos Elementares Protocolos de Janela Deslizante Exemplo de Protocolo Subcamada de Acesso ao Meio (MAC) Camada de

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 3 o Teste A Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Capítulo 5.6 e 5.7 Interconexões e PPP Prof. Jó Ueyama Maio/2011 SSC0641-2011 1 Elementos de Interconexão SSC0641-2011 2 Interconexão com Hubs Dispositivo de camada física. Backbone:

Leia mais

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Prof. Rafael Guimarães Redes de Alta Velocidade Tópico 4 - Aula 1 Tópico 4 - Aula 1 Rafael Guimarães 1 / 31 Sumário Sumário 1 Motivação 2 Objetivos

Leia mais

Capítulo 5 Camada de enlace: enlaces, redes de acesso e redes locais

Capítulo 5 Camada de enlace: enlaces, redes de acesso e redes locais Capítulo 5 Camada de enlace: enlaces, redes de acesso e redes locais slide 1 2014 Pearson. Todos os direitos reservados. Os serviços fornecidos pela camada de enlace Entre os serviços que podem ser oferecidos

Leia mais

PTC Aula Introdução à camada de enlace 5.2 Detecção, correção de erros 5.3 Protocolos de acesso múltiplo

PTC Aula Introdução à camada de enlace 5.2 Detecção, correção de erros 5.3 Protocolos de acesso múltiplo PTC 2550 - Aula 06 5.1 Introdução à camada de enlace 5.2 Detecção, correção de erros 5.3 Protocolos de acesso múltiplo (Kurose, p. 321-333) (Peterson, p. 57-79) 29/03/2017 Muitos slides adaptados com autorização

Leia mais

unesp - IBILCE - SJRP Curso de Redes de Computadores Adriano Mauro Cansian Capítulo 5 Camada de Enlace de Dados

unesp - IBILCE - SJRP Curso de Redes de Computadores Adriano Mauro Cansian Capítulo 5 Camada de Enlace de Dados Curso de Redes de Computadores Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Capítulo 5 Camada de Enlace de Dados 1 A Camada de Enlace Objetivos: q Entender os serviços da camada de enlace: Compartilhando

Leia mais

Nível de Enlace. Laboratório MídiaCom - UFF Profa. Débora Christina Muchaluat Saade

Nível de Enlace. Laboratório MídiaCom - UFF Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Laboratório MídiaCom - UFF debora@midiacom.uff.br http://www.midiacom.uff.br/debora 1 Nível de Enlace

Leia mais

Redes de Computadores. Redes de Computadores. Redes de Computadores. ü Contador de caracteres. ü Stuffing de caracteres.

Redes de Computadores. Redes de Computadores. Redes de Computadores. ü Contador de caracteres. ü Stuffing de caracteres. Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Laboratório MídiaCom - UFF debora@midiacom.uff.br Nível de Enlace Funcionalidades principais: Oferecer

Leia mais

Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores - A Camada de Enlace de Dados. Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes

Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores - A Camada de Enlace de Dados. Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores - A Camada de Enlace de Dados Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes Introdução Como obter comunicação entre duas máquinas fisicamente conectadas?

Leia mais

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica CCT0023 Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica Placa de rede Placa de rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido

Leia mais

Redes de Computadores. Segurança e Auditoria de. Redes de Computadores. Sistemas

Redes de Computadores. Segurança e Auditoria de. Redes de Computadores. Sistemas Redes de Computadores Segurança e Auditoria de Redes de Computadores Sistemas Jéfer Benedett Dörr prof.jefer@gmail.com Conteúdo Camada enlace PPP Point-to-Point Protocol Ethernet ARP Kurose Capítulo 5

Leia mais

Aula 3. Delay (Atraso); Jitter - Variação do atraso; LANs e MANs: Padrão IEEE 802; OSI x IEEE 802; Controle de Link Lógico (LLC); Padrão IEEE

Aula 3. Delay (Atraso); Jitter - Variação do atraso; LANs e MANs: Padrão IEEE 802; OSI x IEEE 802; Controle de Link Lógico (LLC); Padrão IEEE Aula 3 Delay (Atraso); Jitter - Variação do atraso; LANs e MANs: Padrão IEEE 802; OSI x IEEE 802; Controle de Link Lógico (LLC); Padrão IEEE 802.3. Delay - Atraso É o tempo que o pacote leva para atravessar

Leia mais

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet 1 Introdução à Ethernet A maior parte do tráfego na Internet origina-se e termina com conexões Ethernet. A idéia original para Ethernet surgiu de problemas de

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Nível de Enlace Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Camada de enlace de dados Introdução Aula 06 Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Físico Protocolo nível de

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são:

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: Ethernet IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: 802.3 (Ethernet) 802.11 (LAN sem fio) 802.15 (Bluetooth) 802.16 (MAN sem fio) Ethernet Os tipos

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Arquitetura IEEE 802 Redes de Computadores IEEE Standard 802 Ethernet Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons. Para visualizar uma cópia desta licença,

Leia mais

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações Tecnologia em Sistemas para Internet e Aplicações Aula 05 Elementos de Interconexões de Redes Objetivos Conhecer os principais dispositivos responsáveis por realizar interconexões em redes de computadores;

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Interconexão Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Redes locais (LANs) Redes privadas contidas em um único edifício ou campus universitário com até alguns quilômetros de extensão.

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Capítulo 5. Camada de enlace: enlaces, redes de acesso e redes locais

Capítulo 5. Camada de enlace: enlaces, redes de acesso e redes locais 1 Capítulo 5 Camada de enlace: enlaces, redes de acesso e redes locais 2 Redes de computadores I Prof.: Leandro Soares de Sousa E-mail: lsousa@id.uff.br Site: http://www.ic.uff.br/~lsousa Não deixem a

Leia mais

Camadas de Enlace e Rede Local

Camadas de Enlace e Rede Local Camadas de Enlace e Rede Local transparências baseadas no livro Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet James Kurose e Keith Ross http://occawlonline.pearsoned.com/bookbind/pubbooks/kurose-ross1/

Leia mais

Redes de computadores Lista de exercícios # 2

Redes de computadores Lista de exercícios # 2 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ICMC Departamento de Ciências de Computação Capitulo 3 Redes de computadores Lista de exercícios # 2 1. Suponha que o cliente A inicie uma sessão Telnet com o servidor S. Quase

Leia mais

Aulas 3 e 4 Camada de Enlace Protocolos ponto-a-ponto e de controle de acesso ao meio

Aulas 3 e 4 Camada de Enlace Protocolos ponto-a-ponto e de controle de acesso ao meio Departamento de Ciência da Computação Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense Aulas 3 e 4 Camada de Enlace Protocolos ponto-a-ponto e de controle de acesso ao meio Igor Monteiro Moraes

Leia mais

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

Redes e Conectividade

Redes e Conectividade Redes e Conectividade Padrões e estrutura do quadro ethernet Versão 1.0 Setembro de 2016 Prof. Jairo jairo@uni9.pro.br professor@jairo.pro.br http://www.jairo.pro.br/ Redes e Conectividade setembro/2016

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio

A subcamada de controle de acesso ao meio A subcamada de controle de acesso ao meio Introdução Iremos abordar redes de difusão e seus protocolos. A questão fundamental é determinar quem tem direito de usar o canal quando há uma disputa por ele

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella Lista de Exercícios 1 1. Diga com suas palavras o que vem a ser uma rede

Leia mais

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira Laboratório de Redes I 1º Semestre Aula 05 Hubs e Switches Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Identificar as características básicas e técnicas para emprego de Hubs e switches em

Leia mais

IEEE 802. Walter Fetter Lages

IEEE 802. Walter Fetter Lages IEEE 802 Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica ELE00002

Leia mais

Técnicas de comutação

Técnicas de comutação Técnicas de comutação Abordagens para a montagem de um núcleo de rede [Kurose] Comutação Alocação de recursos da rede (meio de transmissão, nós intermediários etc.) para transmissão [Soares] Técnicas de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Arquitetura IEEE 802 Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores IEEE Standard 802 Aula 11 Por que dividir a camada de enlace em duas? Nível 2 ISO não específica controle de acesso ao

Leia mais

Universidade Eduardo Mondlane

Universidade Eduardo Mondlane Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Electrotécnica Engenharia Informática Diúrno Redes de Computadores TEMA: Correcção do teste n o 2 Discente: PINTO, CELSO

Leia mais

Prof. Carlos Messani

Prof. Carlos Messani Prof. Carlos Messani A Camada de Enlace Serviços: Encapsulamento HDLC HDLC - o tipo de encapsulamento padrão em conexões point-to-point, links dedicados e conexões com comutação por circuito quando o link

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

MAC Ethernet (IEEE ) Ethernet: domínio de colisão. Ethernet: domínio de colisão. Redes

MAC Ethernet (IEEE ) Ethernet: domínio de colisão. Ethernet: domínio de colisão. Redes MAC Ethernet (IEEE 0. - 99) É usada a codificação Manchester, com taxa de 0 Mbps e o MAC CSMA/CD: Redes Nível de Enlace: Padrão IEEE 0. (Rede Ethernet) Relógio Bits Manchester Características: 0 0 0 0

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Subcamada de Acesso ao Meio (MAC)

Subcamada de Acesso ao Meio (MAC) Subcamada de Acesso ao Meio (MAC) Considerações Gerais Barramentos são compartilhados por todas as estações. Como definir o acesso ao meio? Discussão inicial Padrão IEEE 802 Fatores de Mérito Carga Baixa

Leia mais