SEMINÁRIO CAPACIDADE DE SUPORTE PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO CAPACIDADE DE SUPORTE PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS"

Transcrição

1 SEMINÁRIO CAPACIDADE DE SUPORTE PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS BLOCO 1 O AMBIENTE E A PRESERVAÇÃO Florianópolis/SC, 06 de agosto de 2016.

2 BENS DA UNIÃO Constituição Federal de 1988: Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 46, de 2005) V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva; VI - o mar territorial; VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidráulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios

3 BENS DA UNIÃO Decreto-Lei nº 2.398/87 Art. 6º Considera-se infração administrativa contra o patrimônio da União toda ação ou omissão que viole o adequado uso, gozo, disposição, proteção, manutenção e conservação dos imóveis da União. (Redação dada pela Lei nº , de 2015) (...) 1º Incorre em infração administrativa aquele que realizar aterro, construção, obra, cercas ou outras benfeitorias, desmatar ou instalar equipamentos, sem prévia autorização ou em desacordo com aquela concedida, em bens de uso comum do povo, especiais ou dominiais, com destinação específica fixada por lei ou ato administrativo. (Incluído pela Lei nº , de 2015) 2º O responsável pelo imóvel deverá zelar pelo seu uso em conformidade com o ato que autorizou sua utilização ou com a natureza do bem, sob pena de incorrer em infração administrativa. (Incluído pela Lei nº , de 2015) 3º Será considerado infrator aquele que, diretamente ou por interposta pessoa, incorrer na prática das hipóteses previstas no caput. (Incluído pela Lei nº , de 2015)

4 BENS DA UNIÃO Art. 6º do Decreto-Lei nº 2.398/87 4º Sem prejuízo da responsabilidade civil, as infrações previstas neste artigo serão punidas com as seguintes sanções: (Incluído pela Lei nº , de 2015) I - embargo de obra, serviço ou atividade, até a manifestação da União quanto à regularidade de ocupação; (Incluído pela Lei nº , de 2015) II - aplicação de multa; (Incluído pela Lei nº , de 2015) III - desocupação do imóvel; e (Incluído pela Lei nº , de 2015) IV - demolição e/ou remoção do aterro, construção, obra, cercas ou demais benfeitorias, bem como dos equipamentos instalados, à conta de quem os houver efetuado, caso não sejam passíveis de regularização. (Incluído pela Lei nº , de 2015) 5º A multa será no valor de R$ 73,94 (setenta e três reais e noventa e quatro centavos) para cada metro quadrado das áreas aterradas ou construídas ou em que forem realizadas obras, cercas ou instalados equipamentos. (Incluído pela Lei nº , de 2015) 6º O valor de que trata o 5º será atualizado em 1º de janeiro de cada ano com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os novos valores serão divulgados em ato do Secretário de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (Incluído pela Lei nº , de 2015) 7º Verificada a ocorrência de infração, a Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão aplicará multa e notificará o embargo da obra, quando cabível, intimando o responsável para, no prazo de 30 (trinta) dias, comprovar a regularidade da obra ou promover sua regularização. (Incluído pela Lei nº , de 2015)

5 BENS DA UNIÃO ESTRUTURAS NÁUTICAS EM ÁGUAS PÚBLICAS

6 BENS DA UNIÃO ESTRUTURAS NÁUTICAS EM ÁGUAS PÚBLICAS Cessão de Espaços Físicos em Águas Públicas Portaria nº 404, de 28/12/2012 Em águas públicas de domínio da União, tais como lagos, rios, correntes d'água e mar territorial, até o limite de 12 milhas marítimas a partir da costa; Gratuita ou onerosa dependendo do uso; Não se aplica às estruturas contidas nas poligonais dos portos organizados; Necessidade de obtenção de todas as licenças; Necessidade análise quanto a exigibilidade de licitação.

7 BENS DA UNIÃO ESTRUTURAS NÁUTICAS EM ÁGUAS PÚBLICAS Dificuldades enfrentadas: Grande número de estruturas irregulares; Condicionantes ambientais; Diversidade de usos;

8 BENS DA UNIÃO PRAIAS Lei nº 7.661/1988 Gerenciamento Costeiro Art. 10. As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica.

9 BENS DA UNIÃO PRAIAS Permissão de Uso Art. 22 da Lei 9.636/98 e Portaria nº 01, de 03/01/2014; Eventos de curta duração, de natureza recreativa, esportiva, cultural, religiosa ou educacional; Prazo de 3 meses prorrogável por igual período; Autorização prévia dos órgãos federais, estaduais e municipais; Gratuita para eventos de interesse público, realizados pela Administração Pública, desde que não haja exploração comercial. Onerosa para os demais casos.

10 BENS DA UNIÃO PERMISSÃO DE USO

11 BENS DA UNIÃO PRAIAS Riscos: Privatização de espaço público; Restrição de acesso; Exploração comercial desordenada; Degradação ambiental.

12 BENS DA UNIÃO Lei nº /2015 PRAIAS Art. 14. Fica a União autorizada a transferir aos Municípios litorâneos a gestão das praias marítimas urbanas, inclusive as áreas de bens de uso comum com exploração econômica, excetuados: I - os corpos d água; II - as áreas consideradas essenciais para a estratégia de defesa nacional; III - as áreas reservadas à utilização de órgãos e entidades federais; IV - as áreas destinadas à exploração de serviço público de competência da União; V - as áreas situadas em unidades de conservação federais. 1ºA transferência prevista neste artigo ocorrerá mediante assinatura de termo de adesão com a União. 2º O termo de adesão será disponibilizado no sítio eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para preenchimento eletrônico e preverá, entre outras cláusulas: I - a sujeição do Município às orientações normativas e à fiscalização pela Secretaria do Patrimônio da União; II - o direito dos Municípios sobre a totalidade das receitas auferidas com as utilizações autorizadas; III - a possibilidade de a União retomar a gestão, a qualquer tempo, devido a descumprimento de normas da Secretaria do Patrimônio da União ou por razões de interesse público superveniente; IV - a reversão automática da área à Secretaria do Patrimônio da União no caso de cancelamento do termo de adesão; V - a responsabilidade integral do Município, no período de gestão municipal, pelas ações ocorridas, pelas omissões praticadas e pelas multas e indenizações decorrentes. Art. 15. Ficam transferidos aos Municípios e ao Distrito Federal os logradouros públicos, pertencentes a parcelamentos do solo para fins urbanos aprovados ou regularizados pelo poder local e registrados nos cartórios de registro de imóveis, localizados em terrenos de domínio da União.

13 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS Decreto-Lei nº de 05/09/1946: Art. 1º Incluem-se entre os bens imóveis da União: a) os terrenos de marinha e seus acrescidos; Art. 2º São terrenos de marinha em uma profundidade de 33 metros medidos horizontalmente, para a parte da terra, da posição da LPM/1831: a) os situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés. b) os que contornam as ilhas situadas em zonas onde se faça sentir a influência das marés. Parágrafo Único. Para os efeitos deste artigo a influência das marés é caracterizada pela oscilação periódica de 5 cm pelo menos, do nível das águas que ocorra em qualquer época do ano. Art. 3º São terrenos acrescidos de marinha os que tiverem formado, natural ou artificialmente, para lado do mar ou dos rios e lagoas em seguimento aos terrenos de marinha.

14 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS

15 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS Situação da LPM/1831 em Florianópolis Trecho Homologado Região Continental e Parte Central da Ilha de Santa Catariana (Saco dos Limões/Agronômica) Trecho Demarcado a Homologar Trecho 01 Bairro Agronômica ao Bairro Cacupé Processo nº / Portaria nº 55/2007. Extensão...12 Km Sub Trecho 01 Rio do Sertão (Shopping Iguatemi) ao Rio Pau do Barco (Shopping Floripa) Processo nº / Portaria nº 13/2006. Extensão...13 Km Trecho 02 Bairro Cacupé ao Bairro Saco dos Limões (contorno norte da Ilha) Processo nº / Portaria nº 54/2007. Extensão Km

16 Trecho Homologado

17 Trecho Demarcada a homologar: Portaria 55/2007

18 Trecho Demarcada a homologar: Portaria 13/2006

19 Trecho Demarcada a homologar: Portaria 54/2007

20 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS SITUAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DA LPM/1831 ILHA DE SANTA CATARINA Relatórios de Demarcação finalizados e aprovados ; (Art 12 DL 9760/46) Município forneceu os dados do Cadastro Imobiliário; (Art 12-A DL 9760/46) Serão emitidas as Notificações a todos os interessados certos, para que no prazo de 60 dias apresentem as impugnações ao traçado; (Art 12-A DL 9760/46) A SPU/SC publicará Edital em jornal de grande circulação. aos interessados certos, para que no prazo de 60 dias apresentem as impugnações ao traçado; (Art 12-B DL 9760/46) Finalizado o prazo, a SPU/SC promoverá o julgamento de todas as impugnações apresentadas; (Art 13 DL 9760/46) Não sendo acatada a impugnação, o impugnante poderá interpor recurso ao Secretário do Patrimônio da União, no prazo de 20 dias; (Art 13 DL 9760/46) Não sendo acatada a impugnação, o impugnante poderá interpor recurso ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, no prazo de 20 dias; (Art 14 DL 9760/46)

21 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS RESTRIÇÕES DE USO Lei 9.636/98: Art. 9º É vedada a inscrição de ocupações que: I - ocorreram após 10 de junho de 2014; (Redação dada pela Lei nº , de 2015) II - estejam concorrendo ou tenham concorrido para comprometer a integridade das áreas de uso comum do povo, de segurança nacional, de preservação ambiental ou necessárias à preservação dos ecossistemas naturais e de implantação de programas ou ações de regularização fundiária de interesse social ou habitacionais das reservas indígenas, das áreas ocupadas por comunidades remanescentes de quilombos, das vias federais de comunicação e das áreas reservadas para construção de hidrelétricas ou congêneres, ressalvados os casos especiais autorizados na forma da lei. (Redação dada pela Lei nº , de 2007) Art. 10. Constatada a existência de posses ou ocupações em desacordo com o disposto nesta Lei, a União deverá imitir-se sumariamente na posse do imóvel, cancelando-se as inscrições eventualmente realizadas. Parágrafo único. Até a efetiva desocupação, será devida à União indenização pela posse ou ocupação ilícita, correspondente a 10% (dez por cento) do valor atualizado do domínio pleno do terreno, por ano ou fração de ano em que a União tenha ficado privada da posse ou ocupação do imóvel, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

22 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS FORMAS REGULARES DE UTILIZAÇÃO Particulares: Aforamento; Inscrição de Ocupação; Termo de Autorização de Uso Sustentável TAUS; Concessão de Direito Real de Uso; Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia CUEM. Alienação (Lei nº /2015) Administração Pública: Cessão; Autorização de obra.

23 TERRENOS DE MARINHA E ACRESCIDOS Dificuldades enfrentadas: Ocupação irregular em áreas ambientalmente protegidas; Identificação das áreas ambientalmente protegidas; Histórico de ocupação da orla; Homologação da LPM/1831; Dificuldade de interlocução entre as esferas Federal, Estadual e Municipal, na questão ambiental.

24 Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria do Patrimônio da União Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina JULIANO LUIZ PINZETTA Coordenador de Caracterização e Incorporação Praça XV de Novembro, 336, Centro spusc@planejamento.gov.br

Bens da União no litoral. Novembro 2015

Bens da União no litoral. Novembro 2015 Bens da União no litoral Novembro 2015 Histórico da propriedade no Brasil regime das sesmarias Lei de Terras (Lei nº 601/1850) Repartição Geral de Terras Públicas Bens Públicos Município, Estado, Distrito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação dos bens públicos em espécie de Celso Antônio Bandeira de Mello, excluindo-se os bens móveis: Bens do domínio hídrico: o Águas correntes.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

1 de 5 18/09/2017 11:42 04977.002704/2017-97 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo Coordenação de Destinação Avenida Prestes Maia, 733-13º

Leia mais

Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 39-A/2011

Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 39-A/2011 Audiência Pública Comissão Especial da Câmara dos Deputados Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 39-A/2011 Dulce Bentes dubentes@gmail.com Fernando Costa (*) fernando.costa@abea.org.br

Leia mais

COMPETÊNCIA JURISDICIONAL AMBIENTAL

COMPETÊNCIA JURISDICIONAL AMBIENTAL Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: Direito Ambiental - 10 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 10 COMPETÊNCIA JURISDICIONAL AMBIENTAL Acontece um crime ambiental.

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Alagoas

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Alagoas Julho 2013 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Alagoas BENS PÚBLICOS São Bens os que Pertecem á União,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo BENS PÚBLICOS LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno BENS PÚBLICOS Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno Introdução: noção e histórico Sumário Classificação Afetação e desafetação A moldura constitucional Características frequentes Uso

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Competências legislativas privativas da União: listadas no art. 22 da CF/88

Leia mais

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BEM PÚBLICO Segundo Samuelson (1954), um bem público pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Gladstone Felippo 1. Terras Devolutas - Em sentido jurídico, terras devolutas são aquelas que não se acham aplicadas a algum uso público nem se encontram no domínio

Leia mais

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO UNIÃO ESTADOS MUNICÍPIOS COMPETÊNCIA BENS DF E TERRITÓRIOS SISTEMA

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 37

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 37 Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 37 Resíduos Perigosos. Resíduos Radioativos. A lei dedica um capítulo a matéria,

Leia mais

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves Bens públicos Parte I Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. BENS PÚBLICOS PARTE 1... 3 1. Caracterizando os bens públicos... 3 1.1. Conceito... 3 1.2. Classificação dos bens públicos... 4 1.3 Características

Leia mais

13 de julho de

13 de julho de José Roberto de Andrade Coutinho Advogado, Mestre em Ciências Jurídicas pela PUC/RJ e autor do livro Gestão do Patrimônio Imobiliário na Administração Pública. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2011. joserac@terra.com.br

Leia mais

BENS PÚBLICOS ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

BENS PÚBLICOS ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BENS PÚBLICOS ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Bens Públicos são aqueles que fazem parte do domínio da União, dos Estados e dos Municípios (uso público) e divide-se em três grandes grupos: Os terrestres

Leia mais

4.5 A quantidade de placas ou faixas a serem instaladas no local do evento obedecerá a seguinte regra: Até 36m² = 1 (uma) placa ou faixa; De 36,01m²

4.5 A quantidade de placas ou faixas a serem instaladas no local do evento obedecerá a seguinte regra: Até 36m² = 1 (uma) placa ou faixa; De 36,01m² ANEXO Informações: 1. Este formulário deve ser preenchido com letra legível, sem rasuras, datado e assinado. 2. Todos os documentos devem ser entregues com cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais.

Leia mais

LEI N , DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015

LEI N , DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015 LEI N. 13240, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a administração, a alienação, a transferência de gestão de imóveis da União e seu uso para a constituição de fundos; altera a Lei n. 9.636, de 15 de

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro Lei n 7.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro Lei n 7. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro Lei n 7.661 de 1988 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 2º. Subordinando-se aos princípios e

Leia mais

ADM PUBLICA IV -LOZANO

ADM PUBLICA IV -LOZANO BENS PÚBLICOS - PRIVATIZAÇÃO E DELEGAÇÂO Prof.MSc. José Ricardo Leal Lozano 1 A Privatização de Bens Públicos De forma abrangente o processo de privatização compreende a transferência da propriedade e

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 28/2017. TÍTULO: A transferência da União para os Municípios da gestão das praias marítimas urbanas.

NOTA TÉCNICA Nº 28/2017. TÍTULO: A transferência da União para os Municípios da gestão das praias marítimas urbanas. NOTA TÉCNICA Nº 28/2017 Brasília, 14 de julho de 2017. ÁREA: Estudo Técnicos, Finanças, Turismo, Meio ambiente e Habitação. TÍTULO: A transferência da União para os Municípios da gestão das praias marítimas

Leia mais

AULA 02: BENS PÚBLICOS

AULA 02: BENS PÚBLICOS AULA 02: BENS PÚBLICOS 1. CONTEXTUALIZAÇÃO ALICE DEVAUX, CAFETINA FRANCESA, DEIXA IMÓVEIS AVALIADOS EM 5 MILHÕES (O GLOBO) APARELHO DE RESSONÂNCIA DO HOSPITAL DE BASE QUEBRA APÓS "SUGAR" ENCERADEIRA. CABE

Leia mais

Constituição Federal de TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Constituição Federal de TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Constituição Federal de 1988 TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer

Leia mais

PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E RECREATIVAS

PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E RECREATIVAS PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL Art. 206. A utilização da Orla Marítima, considerada como o trecho compreendido entre a água e o calçadão contíguo às edificações,

Leia mais

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado edá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito

Leia mais

DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA. Engº Agrº José Octavio de Azevedo Aragon M.Sc.

DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA. Engº Agrº José Octavio de Azevedo Aragon M.Sc. DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA Engº Agrº José Octavio de Azevedo Aragon M.Sc. 2 1 - Definição Legal O Decreto-Lei nº 9.760, de 15 de setembro de 1946, que dispõe sobre os Bens Imóveis da União e dá outras

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Bens Públicos Bens públicos. Conceito. Classificação. Características. Uso dos bens públicos por particular. Bens públicos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, REGRAS E INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Prof.

DIREITO ADMINISTRATIVO II: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, REGRAS E INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Prof. : APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, REGRAS E INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO II Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Direito Administrativo

Leia mais

IPHAN PROF. ROSENVAL

IPHAN PROF. ROSENVAL IPHAN PROF. ROSENVAL JÚNIOR @PROFROSENVAL BENS PÚBLICOS PROF. ROSENVAL JÚNIOR @PROFROSENVAL Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOS TERRENOS DE MARINHA. Bianca Castellar de Faria 1º Registro de Imóveis de Joinville-SC

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOS TERRENOS DE MARINHA. Bianca Castellar de Faria 1º Registro de Imóveis de Joinville-SC REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NOS TERRENOS DE MARINHA Bianca Castellar de Faria 1º Registro de Imóveis de Joinville-SC Fonte: www.ibape-sp.org.br ORIGEM: Ordem Régia de 04/12/1678 bens públicos Ordem Régia de

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETÁRIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO SUPERINTENDENCIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO NA BAHIA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETÁRIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO SUPERINTENDENCIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO NA BAHIA MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETÁRIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO SUPERINTENDENCIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO NA BAHIA Instrução Operacional SPU/BA nº 01/2011 1 Introdução Dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

PUBLICADO NO DOU Nº 102 SEÇÃO 1, DE 29/05/2013 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO

PUBLICADO NO DOU Nº 102 SEÇÃO 1, DE 29/05/2013 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO PUBLICADO NO DOU Nº 102 SEÇÃO 1, DE 29/05/2013 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO PORTARIA Nº 149, DE 23 DE MAIO DE 2013 A SECRETÁRIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO,

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU )

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU ) 1 DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU 28.04.2009) Regulamenta a Medida Provisória nº 458, de 10 de fevereiro de 2009, para dispor sobre a regularização fundiária das áreas urbanas situadas em

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno CONCEITOS INICIAIS ORIGEM DO FEDERALISMO DIVISÃO DA AULA FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO INTERVENÇÃO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO

Leia mais

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 Dispõe sobre o Regime de Concessão e Permissão da Prestação de Serviços Públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013 Edição n 015

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013 Edição n 015 LEI N 827 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013. Autoriza a doação e permuta de lotes reincorporados pela municipalidade e dá outras providências. O POVO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, por seus representantes,

Leia mais

Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014

Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014 Ratificação de Títulos Incidentes em Faixa de Fronteira Agosto de 2014 Índice 1 Aspectos Históricos e Constitucionais 2 Faixa de Fronteira x Faixa de Segurança Nacional 3 Ratificação de Títulos incidentes

Leia mais

ON-GEARP-005* MP/SPU, de 11 de maio de ASSUNTO: Cancelamento de inscrição de ocupação e reintegração de posse de imóveis da União

ON-GEARP-005* MP/SPU, de 11 de maio de ASSUNTO: Cancelamento de inscrição de ocupação e reintegração de posse de imóveis da União ON-GEARP-005* MP/SPU, de 11 de maio de 2001 ASSUNTO: Cancelamento de inscrição de ocupação e reintegração de posse de imóveis da União FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: A presente Orientação Normativa obedece ao disposto

Leia mais

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 O estudo do regime jurídico do aproveitamento das riquezas minerais no Brasil pode ser dividido em três grupos distintos de normas:

Leia mais

DECRETO Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015.

DECRETO Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015. DECRETO Nº 19.269, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece o Calendário Fiscal de Arrecadação dos Tributos Municipais, o valor da Unidade Financeira Municipal (UFM) e os preços do metro quadrado de terrenos

Leia mais

PROJETO DE LEI. Art. 1º O Decreto-Lei nº 9.760, de 5 de setembro de 1946, passa a vigorar com as seguintes alterações:

PROJETO DE LEI. Art. 1º O Decreto-Lei nº 9.760, de 5 de setembro de 1946, passa a vigorar com as seguintes alterações: PROJETO DE LEI Altera o Decreto-Lei nº 9.760, de 5 de setembro de 1946, o Decreto-Lei nº 2.398, de 21 de dezembro de 1987, a Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998, dispõe sobre o parcelamento e a remissão

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Gestão das florestas públicas Lei n de 2006 Parte 4

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Gestão das florestas públicas Lei n de 2006 Parte 4 DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 4 Prof. Rodrigo Mesquita DO PROCESSO DE OUTORGA Art. 12. O PODER CONCEDENTE publicará, previamente ao edital de licitação,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 82, DE 13 DE SETEMBRO DE 2004

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 82, DE 13 DE SETEMBRO DE 2004 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 82, DE 13 DE SETEMBRO DE 2004 Estabelece as condições para atendimento com redes de energia elétrica nos lotes situados em loteamentos

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

Os Impactos dos Estudos Arqueológicos na Aprovação de Empreendimentos Imobiliários

Os Impactos dos Estudos Arqueológicos na Aprovação de Empreendimentos Imobiliários Os Impactos dos Estudos Arqueológicos na Aprovação de Empreendimentos Imobiliários Expositor Marcelo Coluccini - Advogado com especialização em Engenharia Ambiental pela UNICAMP; - Diretor Regional do

Leia mais

LEI Nº 200, DE

LEI Nº 200, DE LEI Nº 200, DE 24-11-1997 Emenda: Institui o Código de Zoneamento do Município de Guapimirim. O Prefeito do município de Guapimirim, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno 1 BANCA - CESPE 2 SISTEMA DE GOVERNO Presidencialismo Parlamentarismo FORMA DE GOVERNO República Monarquia FORMA DE ESTADO Estado Unitário Confederação

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria do Patrimônio da União TERRENOS DE MARINHA. PEC nº 39-A. Junho/2016

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria do Patrimônio da União TERRENOS DE MARINHA. PEC nº 39-A. Junho/2016 Secretaria do Patrimônio da União TERRENOS DE MARINHA PEC nº 39-A Junho/2016 Sumário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O que são? Contraprestação pelo uso ( taxas ) A PEC 39-A - Substitutivo Principais consequências

Leia mais

O ESTADO E SUA ATIVIDADE FINANCEIRA. Nívea Cordeiro 2012

O ESTADO E SUA ATIVIDADE FINANCEIRA. Nívea Cordeiro 2012 O ESTADO E SUA ATIVIDADE FINANCEIRA Nívea Cordeiro 2012 www.cordeiroeaureliano.com.br nivea@cordeiroeaureliano.com.br 2012 2 A existência de um Estado se deve ao fato de que uma sociedade para sobreviver

Leia mais

PHD 2538 Gerenciamento de Recursos Hídricos

PHD 2538 Gerenciamento de Recursos Hídricos PHD 2538 Gerenciamento de Recursos Hídricos Política e Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos. Aspectos Legais e Institucionais da Gestão de Recursos Hídricos. Gestão de Recursos Hídricos Retrospectiva

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO BENS PÚBLICOS Bens Públicos Código Civil Art. 98: São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

Manual de Normas. Gestão de Garantias. Versão: 02/06/2014 Documento Público

Manual de Normas. Gestão de Garantias. Versão: 02/06/2014 Documento Público Versão: 02/06/2014 Documento Público 2 / 14 MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE GESTÃO DE GARANTIAS 4 CAPÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 5.627, DE 2013 TERRENOS DE MARINHA PROJETO DE LEI Nº 5.

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 5.627, DE 2013 TERRENOS DE MARINHA PROJETO DE LEI Nº 5. COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 5.627, DE 2013 TERRENOS DE MARINHA PROJETO DE LEI Nº 5.627, DE 2013 Altera o Decreto-Lei nº 9.760, de 5 de setembro de 1946, o Decreto-Lei

Leia mais

LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997

LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997 LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997 Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional

Leia mais

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 26 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 26 PRA. Concessão Florestal Nesta aula daremos inicio ao estudo da concessão

Leia mais

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Em vigor a partir de 7 de janeiro de 2011. Lei 11.331,

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Vedações constitucionais impostas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios Profa. Me. Larissa Castro Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I -

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita . CF/88. Decreto-Lei 227/67. Decreto 97.632/89. Lei nº

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO. DECRETO Nº de 26 de outubro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO. DECRETO Nº de 26 de outubro de 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 5.060 de 26 de outubro de 2012 Dispõe sobre o procedimento de fiscalização para fins de SUSPENSÃO e CANCELAMENTO de Alvará de

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 SUMÁRIO Introdução... 13 Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.2. Período Extralegal

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno ANALISTA 50 QUESTÕES BÁSICAS Português Inglês Rac. Lógico D. Constitucional D. Administrativo Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS Conceito Espécies MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS DE USO E GOZO a) Superfície a.1. Conceito a.2. Objeto a.3. Extinção

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

Disposições do Código Florestal Parte 2

Disposições do Código Florestal Parte 2 Instrumentos da legislação ambiental aplicáveis aos sistemas de infraestrutura Disposições do Código Florestal Parte 2 AUT 192 novembro de 2015 Principais determinações gerais do CF Florestas e demais

Leia mais

Profa. Renata Menezes

Profa. Renata Menezes DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: Estados. Estado e território delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência - Parte 3 Profa.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Da União Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA UNIÃO CAPÍTULO II DA UNIÃO Art. 20. São bens da União: # listagemexemplificativa I

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

PORTARIA Nº 44-N DE 14 DE MAIO DE 1997

PORTARIA Nº 44-N DE 14 DE MAIO DE 1997 PORTARIA Nº 44-N DE 14 DE MAIO DE 1997 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS E RENOVÁVEIS IBAMA, no uso das atribuições que lhe conferem o Art. 24, do anexo I, da

Leia mais

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012 O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº. 12.651/2012 BRASIL 8.514.876,599 km² 26 Estados e DF 5.565 Municípios Fonte: www.cennysilva.blogspot.com Bioma Amazônia Bioma Cerrado Fonte: www.biologo.com.br Fonte: www.socerrado.com.br

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário...

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... SUMÁRIO... 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 1.2 Período Extralegal ou das posses (de 17/07/1822 a 18/09/1850)... 1.3. Período de institucionalização

Leia mais

PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008.

PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. Atualiza os valores dos emolumentos, da Taxa Anual por Hectare (TAH), das multas, os critérios e valores a serem cobrados pelas vistorias realizadas pelo DNPM

Leia mais

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências Dispõe sobre as RPPNs DECRETO Nº 1.922, de 05 de junho de 1996 Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das

Leia mais

1. Registro com valor declarado

1. Registro com valor declarado TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 2018 ISS = 2,000000% UFESP 25,70 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.543,00 104,40 29,67 20,31 5,49 7,17 5,01 2,09 174,14 b 1.543,01 Até 3.854,00 167,52 47,61

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Conceito, Classificação, Afetação e Desafetação Parte 2 Prof. Gladstone Felippo dos bens públicos Conceito, Classificação, Afetação e Desafetação A) Quanto a titularidade:

Leia mais

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA.

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA. Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.505,00 101,84 28,94 14,92 5,36 6,99 4,89 162,94 b 1.505,01 Até 3.759,00 163,41 46,45 23,94 8,60 11,22 7,84 261,46 c 3.759,01 Até 6.266,00 293,16 83,32 42,96 15,43 20,12

Leia mais

DECRETO Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 ANO 121 Nº 240 64 PÁG. - BELO HORIZONTE, SÁBA DO, 21 DE DEZE MBRO DE 2013 DECRETO Nº 46.381 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

Maceió - AL Agosto de Oficina de capacitação sobre Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade

Maceió - AL Agosto de Oficina de capacitação sobre Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Maceió - AL Agosto de 2018 Oficina de capacitação sobre Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade ÍNDICE 5. Regras e procedimentos para cumprimento da legislação nas atividades de acesso, remessa

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Administrativo

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/SP - 2006 O direito real de uso, concedido pela Administração Pública, a) corresponde a ato

Leia mais

ESTADO DO ACRE LEI Nº 3.087, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

ESTADO DO ACRE LEI Nº 3.087, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE ESTADO DO ACRE O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE Institui o Programa Habitacional do Servidor Público do Estado do Acre PHSPAC e altera o art. 11, incisos VI e VIII, da Lei n. 1.805, de 26 de dezembro de

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946)

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946) CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (1946) (Parte) (DOU 19/09/1946) Com as emendas introduzidas pela Emenda Constitucional nº 10/1964 (em negrito) Promulgada a 18 de setembro de 1946 Art. 5 Compete

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 1 DECRETO Nº 44.703, DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 13.430, de 13 de setembro de 2002, que aprovou o Plano

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR - TDC

TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR - TDC A NOVA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ZONEAMENTO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR - TDC Marcelo Manhães de Almeida 24 de agosto de 2016 1 Transferência do Direito de Construir

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Lei nº 12.651/2012 Decreto n 7.830/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/MMA, DE 06 DE MAIO DE 2014

Leia mais

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Del1876 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del1876.htm 1 of 3 25/07/2018 09:34 Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO-LEI Nº 1.876, DE 15 DE JULHO DE 1981. Dispensa

Leia mais

LEI Nº DE 6 DE SETEMBRO DE 2006

LEI Nº DE 6 DE SETEMBRO DE 2006 LEI Nº 13.864 DE 6 DE SETEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a Política de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental do Município de São Carlos, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de São

Leia mais

Nº da aula 05 MINERAÇÃO:

Nº da aula 05 MINERAÇÃO: Página1 MINERAÇÃO Curso/Disciplina: Direito Econômico Aula: Mineração art. 176. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Ignacio Loyola Nº da aula 05 MINERAÇÃO: Esse tema é recorrente nas provas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de Santa Brígida 1 Quarta-feira Ano Nº 1497 Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Decreto Municipal Nº277/2018, de 02 de janeiro de 2018-Estabelece o calendário fiscal para

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

Desafios para Implantação de Empreendimentos de Infraestrutura.

Desafios para Implantação de Empreendimentos de Infraestrutura. Desafios para Implantação de Empreendimentos de Infraestrutura. Seminário Socioambiental Hidrelétrico Alexandre Sion Sócio Fundador da Sion Advogados Introdução A atual conjuntura político-econômica e

Leia mais

CAPÍTULO I DO ALVARÁ

CAPÍTULO I DO ALVARÁ LEI COMPLEMENTAR Nº 191, de 09 de dezembro de 2008. "ESTABELECE NORMAS PARA EXPEDIÇÃO DO ALVARÁ DE LICENÇA PARA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO NO MUNICÍPIO E ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR N 110/2003."

Leia mais