Plano de Atendimento a Emergência e Sinistro - PAES. 1. Dados da Empresa:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Atendimento a Emergência e Sinistro - PAES. 1. Dados da Empresa:"

Transcrição

1 Plano de Atendimento a Emergência e Sinistro - PAES 1. Dados da Empresa: Unidade: Têxtil Localização: Urbana Endereço: Rua São Pedro, 2647, Brusque (SC) Vizinhança e arredores: Baixa concentração de residências Distância do Corpo de Bombeiros de Brusque até a Tecebem: 6,2 km Distância do Corpo de Bombeiros de Guabiruba até a Tecebem: 4,9 km Construção: A empresa possui, em sua estrutura, um total 7 galpões de alvenaria, sendo que 6 deles, com área de 4050m², estão encostados uns nos outros e outro, com 1300 m², separado dos demais, todos com cobertura em alumínio, piso em concreto usinado nos setores produtivos e piso cerâmico nas áreas administrativas. Atividade: Indústria NBR Departamento de Pessoal: 79 colaboradores fixos. Brigada de incêndio com 15 membros. Horário de funcionamento: Matutino (05h00min às 13h30minh), Vespertino (13h30min às 22h00minh), Noturno (22h00min às 05h00minh) e Comercial (07h30min às 17h30minh). 2. Objetivo: Determinar os procedimentos e respostas às emergências e sinistros, definindo as responsabilidades e ações dos profissionais no combate ao incêndio, vazamento de líquido, derramamento, explosão, técnicas de abandono de área, primeiros socorros e controle de impactos ambientais. 3. Política: Assegurar a proteção da vida humana, prevenindo danos físicos, o meio ambiente e a proteção ao patrimônio. 4. Abrangência:

2 Todas as áreas. 5. Documentos Associados: Relatório de Análise de Emergências e Sinistros, Calendário Anual de Treinamentos da Brigada, Formulário Relatório de Despesas de Viagem, Normas de Segurança e de Proteção ao Meio Ambiente, Apólice de Seguro da Tecebem. 6. Definições: 6.1 Coordenação de Brigada: A Coordenação da Brigada de emergências e sinistros, por ser a empresa de pequeno porte, e não tendo obrigatoriedade de manter um técnico de segurança em seu quadro de pessoal, será formada por profissional treinado com técnicas de segurança. O Coordenador de Brigada deve ser escolhido segundo alguns critérios, como ser bem relacionado, ter liderança, ser engajado e comprometido com os trabalhos de emergências e sinistros. No turno em que não houver o Coordenador de Brigada, a Brigada se reportará ao Chefe de Brigada. 6.2 Chefe de Brigada: Toda Brigada, conforme seu turno de trabalho, deve ter um Chefe de Brigada, que terá atribuições de comandar e direcionar as atividades, ficando sujeito ao direcionamento e orientação do Coordenador de Brigada. 6.3 Brigadista: Pessoa ou equipe treinada e habilitada para combate a princípios de incêndios, atendimentos de primeiros socorros, coordenação de pessoal para abandono de área e controle de impactos ambientais. Cada Brigadista deve ter funções específicas definidas, visando rapidez no socorro para preservação da vida humana e proteção ao patrimônio. 6.4 Princípio de Incêndio:

3 Situação em que o fogo está se originando em pequenas proporções. Como exemplo tem-se a queima de objetos existentes dentro de um compartimento, porém sem apresentar perigo iminente de propagação, podendo ser extinto por meio métodos naturais e de Extintores. 6.5 Incêndio de Pequeno Porte: Incêndio de proporção relativamente pequena, porém com grande risco de propagação, podendo ser extinto por meio de Extintores de Incêndio e, dependendo o caso, do uso de mangueiras dos hidrantes de incêndio, com o desligamento dos disjuntores elétricos. Como exemplo tem-se a queima na parte interna e externa de uma construção, destruindo parcialmente as instalações. 6.6 Incêndio de Grande Porte: Incêndio de proporção grande e com grande risco de propagação para outros galpões, podendo ser extinto somente por meio do uso de mangueiras dos hidrantes de incêndio, necessitando para sua extinção o auxílio do Corpo de Bombeiros. Como exemplo tem-se um incêndio de propagação crescente com grande poder de destruição na parte interna e externa de uma construção, necessitando para o seu combate, do emprego de todos os meios internos e externos disponíveis. 6.7 Emergências: Emergências são situações reais de origem inesperada, que possam gerar pequenos danos materiais, seguidas ou não, de leves lesões pessoais. As Emergências enquadram: Princípio de incêndio, Acidente de trabalho leve, Desmaio e extremo mal estar de algum funcionário, Sensação de choque elétrico ocasionado por eletricidade estática, passagem de energia pelo de cabo retorno e outros. Furtos e arrombamentos, Perfurações acidentais de recipientes com produtos químicos. 6.8 Sinistros: Sinistros são situações reais de origem inesperada, a princípio desconhecida, e que possam gerar danos materiais, seguidas ou não de lesões pessoais. Os sinistros enquadram:

4 Incêndio de Pequeno Porte, Incêndio de Grande Porte, Explosões, Sabotagem, Perigo iminente à vida humana, Assaltos, Acidente de trabalho grave, Vazamentos de líquidos inflamáveis, Vazamentos de líquidos químicos, Desabamento, Vendaval, Queda de raios. 6.9 Relatório de Análise de Emergências e Sinistros: O Relatório de Análise de Emergências e Sinistros é o registro para análise posterior do evento ocorrido Simulados: É a colocação em prática das técnicas, procedimentos e táticas especiais para a execução das atividades da Brigada Evacuação ou Abandono de Área: É a remoção rápida, segura e eficiente das pessoas, parcial ou total, conforme comunicação préestabelecida, para os casos de emergência real ou simulada Equipe de Combate a Incêndio: Formada por Brigadistas que chegarem primeiro ao local de combate ao fogo Equipe de Primeiros Socorros: Formada pelos Brigadistas que chegarem primeiro ao local de socorro às vítimas.

5 6.14 Equipe de Controle de Impactos Ambientais: Formada pelos Brigadistas que chegarem primeiro ao local onde haja o impacto ambiental Controle de Impactos Ambientais: Medidas de segurança tomadas para minimizar, neutralizar, conter e eliminar toda a forma de agressão ao meio ambiente Central de Emergência: A Central de Emergência é formada pelo Coordenador de Brigada, e na ausência deste, pelo Chefe de Brigada Profissionais de Suporte Técnico Interno: Formado pelos profissionais de diversas áreas, que possuem a função de assessorar e prestar suporte técnico à Brigada nas situações de Emergência e Sinistro: a) Coordenador de Brigada b) Recepcionista c) Auxiliar de Expedição d) Auxiliar de RH e) Eletricista f) Supervisor g) Gerentes h) Diretores 6.18 Profissionais de Suporte Técnico Externo: Órgãos e instituições externas, que podem assessorar a empresa nas situações críticas de emergências: a) Corpo de Bombeiros de Brusque, b) Corpo de Bombeiro de Guabiruba, c) Posto de Saúde da Rua São Pedro, d) Samu,

6 e) Hospital Evangélico, f) Hospital de Azambuja, g) Hospital Dom Joaquim, h) Celesc, i) Defesa Civil, j) Polícia Civil de Brusque, k) Polícia Rodoviária Estadual, l) Polícia Militar de Brusque, m) Fatma, n) Empresa Segurança Patrimonial, o) Empresa Vigilância Patrimonial, p) Empresa de Manutenção Elétrica Pontos de Segurança: A empresa deve representar graficamente, através de croquis espalhados pelos corredores internos, os locais destinados à aglomeração de pessoas durante os procedimentos de evacuação ou abandono de área. Os Pontos de Segurança devem estar sinalizados com uma placa de tamanho 50cm x 70cm, escrita Ponto de Segurança 1 na cor amarela e, Ponto de Segurança 2 na cor azul, assim determinados: a) Ponto de Segurança 1, localizado no estacionamento de motos e bicicleta, b) Ponto de Segurança 2, localizado próximo à malharia Telefones de Emergências e Sinistros: São os aparelhos de telefones espalhados pela planta industrial e usados para a comunicação das Emergências e Sinistros População: São todas as pessoas que estão no ambiente fabril na hora da Emergência ou Sinistro, composta por funcionários, prestadores de serviço, clientes, fornecedores, visitantes, etc. 7. Procedimentos: 7.1 Telefones de Emergências e Sinistros:

7 Todos Telefones de Emergências e Sinistros podem ser do tipo fixo, extensões de troncos ou ramais, como podem ser do tipo móvel. Devem ter sinais através de linha de forma a permitir ligações internas, para o Suporte Técnico Interno, e ligações externas para o Suporte Técnico Externo, durante 24 horas por dia e sete dias na semana e devem ser colocados em pontos, a saber: a) Portaria. b) Talhação c) Oficina d) Balança Próximo ao telefone de emergência deve ter um Quadro de Telefones de Emergência e Sinistros informando os principais números usados em emergência e sinistros, de acordo com Anexo Ramais Internos: Próximo de cada aglomeração humana deve ter um ramal interno e próximo a ele deve ter uma lista com o número do ramal do Coordenador de Brigada e seu nome, como também os ramais próximos aos Chefes de Brigada e seus nomes. 7.1 Comunicação de uma Emergência : A comunicação da Emergência deve ser feita, através de qualquer ramal, para o Coordenador da Brigada, Chefe da Brigada ou Brigadista. 7.2 Comunicação de um Sinistro : A comunicação de um sinistro deve ser feita através do Alarme de Sinistro. 7.3 Alarmes de Sinistro: A empresa deve manter um sistema de Alarme de Sinistro com as seguintes características: a) Possuir sirenes que emitem som por toda planta fabril e que sejam ouvidos por todos os postos de trabalho,

8 b) Funcionar através de eletricidade e bateria, c) Devem ser instalado de forma que todas as pessoas tenham fácil acesso para acioná-lo. Os Alarmes de Sinistro devem ser acionados por qualquer funcionário, seja ele membro da Brigada ou não. 7.4 Apitos de Sinistro: O Apito de Sinistro é um meio de comunicação que devem ser acionados por qualquer funcionário, por um membro da Brigada, pelo Chefe de Brigada ou Coordenador da Brigada quando o Alarme de Sinistro não funcionar. Os apitos devem ser usados conforme abaixo: a) Silvos breves: situações de Evacuação Parcial do Local, como também dando um sinal de Alerta ou pedido de Ajuda a outros brigadistas, b) Silvos longos: situações de Evacuação Total da Fábrica, c) Silvos longos seguidos de silvos breves: convocação extraordinária da Brigada de Emergência 7.5 Ocorrência do Sinistro: Quando houver a Comunicação de Sinistro, o Chefe de Brigada e os Brigadistas deverão deslocar-se, rapidamente, até o local do evento e, após análise preliminar, os Brigadistas juntamente com o Chefe e o Coordenador da Brigada devem tomar as medidas necessárias em relação ao Sinistro e verificar a necessidade de evacuação e abandono da área. 7.6 Abandono de Área: a) O Coordenador de Brigada, o Chefe da Brigada ou o Brigadista, deve definir estratégias e metodologias de ação a serem tomadas, durante as situações de sinistro, caso elas não estejam previstas no P.A.E.S. b) O Coordenador de Brigada, o Chefe da Brigada e o Brigadista terão autoridade para dar início e conduzir a evacuação parcial ou total dos profissionais das áreas atingidas, durante as situações de sinistro.

9 c) O Coordenador de Brigada, o Chefe da Brigada ou o Brigadista deve conduzir a evacuação ou abandono de área, da seguinte forma: Deve iniciar ao procedimento de evacuação usando o Apito, emitindo silvos longos para chamar a atenção da população. Em seguida deve apontar à população a rota de saída indicadas nas Placas de Saída de Emergência. Depois deve formar com a população uma fila indiana em movimento até o Ponto de Segurança. Deve ordenar, continuamente, a população para seguirem até a saída de forma organizada e com rapidez, caminhando apressadamente, porém sem correr, Ninguém poderá resistir ao comando do Coordenador de Brigada, do Chefe da Brigada ou do Brigadista, quando for dada a ordem para evacuação e abandono de área. As pessoas que resistirem ficarão sujeitas a retirada à força e serão aplicadas sanções disciplinares. Em qualquer uma das etapas da evacuação ou abandono de área, em que houver resistência ou desacato da autoridade dos membros da Brigada, profissionais de Suporte Técnico Interno e Externo poderão ser convocados para o apoio e controle da situação. Após a evacuação de todas as áreas da empresa, o Brigadista deve voltar ao local do sinistro e dar apoio ao restante da Brigada. 7.7 Permanência nos Ponto de Segurança: a) A Brigada deve manter a população nos Pontos de Segurança, até que a situação de sinistro seja controlada e não haja mais risco para a população. b) Durante o período em que a população estiver nos Pontos de Segurança, será proibida qualquer evasão do local, salvo quando houver extrema necessidade e com a autorização da Brigada. 7.8 Retorno ao Trabalho: a) Quando a situação de Emergência ou Sinistro estiver controlada, a Coordenação ou Chefe da Brigada, dará o comando para os Brigadistas reconduzirem as pessoas para os seus postos de trabalho, salvo quando houver novas ordens por parte da Diretoria. b) O retorno às áreas de trabalho deverá ser de forma tranqüila e segura. A Brigada conduzirá as pessoas até as entradas principais de acesso à Empresa e logo após os profissionais se deslocarão para os seus postos de trabalho.

10 7.9 Identificação da Brigada de Emergência: Coordenador de Brigada, Chefes de Brigada e Brigadistas serão identificados com o uso de uma camisa de cor vermelha com o brasão estampado na frente e nas costas Relatório de Análise de Emergências e Sinistros : a) A Central de Emergências deve fazer o registro detalhado da ocorrência no Relatório de Análise de Emergências e Sinistros, após o término e controle da situação de Emergência ou Sinistro, no primeiro dia de trabalho seguinte ao da ocorrência. b) Após o atendimento da Emergência ou Sinistro, a Central de Emergências deve acionar imediatamente a Diretoria repassando as informações Situações Particulares de Emergências e Sinistros: Quando houver uma situação particular de Emergência ou Sinistro, o Coordenador de Brigada ou Chefe da Brigada deverá: a) Informar os profissionais da área Para-médica para que se desloquem até a área do sinistro. b) Deslocar veículos da frota para cada Ponto de Segurança a fim de prestar auxílio e socorros de urgência para as pessoas, portanto deverão estar posicionados em locais estratégicos, próximo aos portões de saída da Empresa. c) Os veículos de auxílio e socorros de urgência poderão ser a Ambulância ou outros veículos fechados, que possibilitem o transporte de pessoas com segurança. d) Quando não houver nenhum veículo da empresa adequado para a prestação de auxílio e socorro de urgência, a Coordenação ou o Chefe da Brigada deve solicitar ao proprietário de qualquer veículo que esteja no estacionamento para que auxilie a Brigada no transporte de pessoas para atendimentos especializados. e) Quando a Coordenação ou o Chefe da Brigada solicitar o uso de veículo particular para a prestação de socorro ou auxílio às pessoas, a empresa fará o reembolso das despesas. f) Em seguida deve abrir o portão localizado entre o Estacionamento Nº 01 e a Rua São Pedro, para permitir a passagem das pessoas. g) Dar suporte e apoio à Brigada, quando houver situações de descontrole emocional. h) Impedir o acesso à TECEBEM de polícia, imprensa, órgãos ambientais, curiosos e qualquer outra pessoa, salvo quando solicitado ou autorizado pela Diretoria.

11 i) Impedir o acesso de profissionais da Tecebem, visitantes, terceiros que desejarem entrar na planta no momento da ocorrência. Os acessos somente serão permitidos quando autorizados pela Coordenação ou Chefe da Brigada. j) A Segurança Patrimonial, se houver, deverá posicionar-se nos locais estratégicos da entrada da Tecebem e nas áreas de acesso ao local do sinistro, para facilitar a chegada dos profissionais de Suporte Técnico Interno e Externos. k) A prestação de informação ou entrevista à imprensa, emissora de rádio, televisão, jornal e outros somente poderá ser feita pela Diretoria da Tecebem, ou por pessoa credenciada pela mesma. l) A Central de Emergência deve ficar em alerta nas situações de emergência, para contatar os profissionais de Suporte Técnico Interno e Externo Encaminhamento de Vítimas: A Central de Emergências deve prestar as seguintes informações aos Hospitais, quando for necessário o encaminhamento de vítimas: a) Identificar-se, b) Relatar a ocorrência, c) Informar os dados pessoais da vítima, d) Informar as condições gerais de saúde da vítima, e) Informar o tempo estimado para chegada Solicitação de Suporte Técnico Interno ou Externo: A Central de Emergências ao solicitar ajuda de profissionais de Suporte Técnico Interno e Externo, deve prestar as seguintes informações: a) Identificar-se, b) Relatar a ocorrência, c) Solicitar o tempo estimado para chegada Vazamentos de Produtos Químicos: Para os vazamentos de Produtos Químicos, em Áreas Internas e Externas da Fábrica, qualquer pessoa próxima do vazamento deve procurar ou telefonar para um Brigadista ou a Central de

12 Emergências. A Central de Emergências ao solicitar ajuda de profissionais de Suporte Técnico Interno e Externos deve: a) Identificar a área de vazamento. b) Solicitar ajuda de outros membros da Brigada, fazer convocação extraordinária da Brigada, primeiramente através dos ramais de telefone e se necessário usando o Alarme de Sinistro ou o Apito de Sinistro. c) A Central de Emergência deve acionar, imediatamente, o Suporte Técnico Interno e Externos conforme o caso, bem como a localização exata do vazamento. d) A Coordenação e ou Chefe da Brigada, deverão adotar os seguintes procedimentos: Levar o Kit de Emergência até o local do acidente, Fazer a contenção do produto químico, impedindo que o mesmo chegue até as bocas de lobo e rede de água pluvial, Fazer a contenção do produto químico, espalhando serragem sobre toda a área afetada, Certificar-se de que a fonte de vazamento do líquido esteja sob controle, Recolher a serragem contaminada com o auxílio de vassouras, rodos e pás, Colocar a serragem contaminada nos tambores de cor laranja (Classe I). e) Nos casos de contaminação do solo, devem ser tomadas as seguintes providências: Eliminar a fonte geradora do líquido derramado, Remover o solo (terra/areia/grama), contaminado com o líquido, Colocar o material contaminado nos tambores de cor laranja (Classe I). Verificar se os tambores estão cheios, tomando as seguintes providências: Nível > 50% - Acionar o Serviço de Manutenção, para recolher os tambores, despejandoos na caçamba de resíduos, Nível < 50% - Recolocar o tambor laranja (Classe I), no seu local de origem. Isolar, com fitas zebradas ou qualquer outro material disponível, o local onde foi feita a retirada do solo, para que não haja acidente no local. f) Vazamento ou perfuração de mangueiras e tambores de produtos químicos: Mangueiras - conter o vazamento e acionar o Serviço de Manutenção; Tambores - conter o vazamento e realizar o transbordo Acidente Ambiental:

13 Caso o Acidente Ambiental tenha acontecido em horário ou dia em que não há nenhum Profissional do Meio Ambiente e ou do Coordenador da Brigada, o Vigilante de Segurança Patrimonial deve adotar os seguintes procedimentos: a) Contatar imediatamente a Central de Emergência, repassando as informações sobre a situação de emergência, b) A Central de Emergência avaliará a situação e decidirá se há necessidade de deslocamento imediato para a Empresa da Brigada. c) A Central de Emergência deve repassar as instruções cabíveis para a o Vigilante de Segurança Patrimonial, d) Após o controle da situação, o Vigilante de Segurança Patrimonial deve informar, para o posterior registro no Relatório de Análise de Emergências e Sinistros, no primeiro dia de trabalho seguinte ao da ocorrência, as informações com o máximo de detalhes Emergência e Sinistro no Refeitório: a) O Refeitório não deve dispor de fogão a gás GLP. b) Para aquecimento de água deve ser utilizado utensílios de resistência elétrica. c) Para os casos de quaisquer Emergências que vierem acontecer a Central de Emergência deve ser notificada. d) Para os casos de Sinistros o Alarme de Sinistro ou o Apito de Sinistro deve ser acionado Incêndio e Outros Sinistros em Áreas Fabris e Administrativas: a) Os Alarmes de Sinistro devem ser acionados por qualquer funcionário que esteja próximo ao sinistro. b) O Apito de Sinistro deve ser acionado quando o Alarme de Sinistro não funcionar. c) Quando os Alarmes de Sinistro ou Apito de Sinistro forem acionados, o Chefe de Brigada e todos os Brigadistas deverão deslocar-se, rapidamente, até o local acionado. d) Após análise preliminar, o Chefe de Brigada deve informar o Coordenador de Brigada sobre as medidas a serem tomadas em relação ao Incêndio em si ou ao Sinistro e a necessidade de evacuação e abandono da área. e) Com a chegada do Chefe da Brigada e dos demais Brigadistas, serão definidas as técnicas de abordagem e extinção do incêndio, através de extintores apropriados para cada classe de incêndio ou até mesmo a rede de hidrante, conforme a gravidade de cada situação. Outros Sinistros serão avaliados pelo Chefe de Brigada.

14 f) Um membro da Brigada, determinado pelo Coordenador da Brigada, deverá acionar os Bombeiros Emergências, Incêndio e Outros Sinistros em Veículos Estacionados: Quando a Recepcionista/Telefonista ou o Segurança Patrimonial identificar, ou for informada de qualquer situação de incêndio, vazamentos de combustíveis, janelas abertas, alarmes disparados ou qualquer outra situação de sinistro ocorrido nos veículos estacionados, deverão ser adotados os seguintes procedimentos: a) Identificar o proprietário de veículo sinistrado e solicitar a presença do mesmo até o local; b) Quando houver necessidade, identificar os proprietários dos veículos que estiverem ao lado do veículo sinistrado e pedir que os mesmos retirem seus veículos da área de risco; c) No caso de incêndio, apagar o fogo com o uso de extintores apropriados: Pó Químico para classes (B e C) e Pó Químico (A, B, e C); d) Quando o incêndio fugir do controle, não havendo mais possibilidade de combate com extintores portáteis, a Coordenação da Brigada ou o Chefe da Brigada de Emergência ou o Segurança Patrimonial deverá realizar o combate ao fogo através de rede de hidrantes; e) No incêndio de veículos, quando a situação estiver descontrolada, os profissionais que estiverem realizando o combate através de rede de hidrante, deverão realizar a aproximação com o máximo de cuidado, buscando locais estratégicos e abrigos para proteção, procurando prever possíveis explosões Incêndios Florestais: a) Qualquer sinistro que houver na vegetação existente nas propriedades da Tecebem ou em áreas próximas as propriedades, deverá ser comunicado imediatamente para a Coordenação da Brigada, a qual deixará em estado de alerta Chefe de Brigada, Brigadistas e profissionais responsáveis pelo Meio Ambiente da empresa. b) A Coordenação da Brigada deve realizar a vistoria na área suspeita e/ou incendiada e avaliará sua extensão, podendo ou não solicitar a ajuda da Brigada, devendo proceder da seguinte forma: Nos dias em que não houver expediente e estiverem ausentes os profissionais da Coordenação e/ou Chefe da Brigada, a Segurança Patrimonial, avaliará as proporções da área

15 incendiada e decidirá se deve ou não contatar o Corpo de Bombeiros e em seguida deverá comunicar a Coordenação da Brigada e/ou Chefe da Brigada, Nos dias de expediente quando a Segurança Patrimonial identificar que a área incendiada atingiu ou atingirá proporções graves e/ou críticas será acionado por telefone a Central de Emergência, a qual deverá acionar a Chefe da Brigada, que convocará a Brigada para deslocamento até a área incendiada, Chegando na área incendiada, a Brigada e Segurança Patrimonial aguardarão as ordens e as definições das estratégias de combate ao fogo da Coordenação da Brigada ou Chefe da Brigada, A Coordenação ou o Chefe da Brigada de Emergência, avaliará a proporção do incêndio, podendo solicitar ajuda de profissionais de Suporte Técnico Externo, já no início e/ou no decorrer do combate, conforme a gravidade de cada situação Primeiros Socorros à Vítimas: a) Quando houver vítimas de acidentes de trabalho em qualquer área da Empresa, os profissionais que tomarem conhecimento deverão acionar o ramal de emergências da Central de Emergência ou solicitar ajuda a Brigada de Emergência. b) A Brigada de Emergência fará a avaliação do estado das vítimas, prestando os primeiros socorros no local e quando for possível encaminhará as vítimas ao Posto de Saúde e/ou Hospital mais próximo. c) Nos casos em que não houver possibilidade de remover as vítimas do local do acidente, a Brigada deve solicitar o socorro imediato dos profissionais de Suporte Técnico Externo. d) Nas situações em que houverem vítimas de acidentes em meio a uma evacuação ou abandono de área, ou treinamentos simulados, às vítimas deverão ser encaminhadas para os Pontos de Segurança Simulados de Evacuação ou Abandono de Área: a) Deverão ser realizados obrigatoriamente uma vez por ano. b) Havendo concordância da Diretoria, a Coordenação da Brigada poderá solicitar a realização de mais um simulado de caráter extraordinário, totalizando dois eventos no ano Recomendações Gerais: a) Todos os pequenos incêndios poderão ser combatidos com o uso de extintores de incêndio portáteis.

16 b) Todo escoamento ou fluxo de material perigoso (inflamável, tóxico) para a área afetada deve ser bloqueado. c) A energia elétrica deverá ser cortada quando equipamentos elétricos estiverem envolvidos no incêndio. d) Utilizar o tipo adequado de extintor de incêndio (A,B,C) dependendo da natureza do incêndio. e) Nunca tentar combater um incêndio caso esteja sozinho na área e/ou não tiver conhecimentos técnicos. Solicitar sempre a ajuda da Brigada de Emergência.

2.2 A Administração do Condomínio dá ênfase às medidas preventivas, assim entendidas as seguintes:

2.2 A Administração do Condomínio dá ênfase às medidas preventivas, assim entendidas as seguintes: Fl. 01 de 06 1 Objetivo A presente Regulamentação Especial visa normalizar os procedimentos para o pessoal incumbido de prevenir ou combater um princípio de incêndio e de atuar em situações de emergência,

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 031/DAT/CBMSC) PLANO DE EMERGÊNCIA

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 031/DAT/CBMSC) PLANO DE EMERGÊNCIA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 031/DAT/CBMSC)

Leia mais

PLANO DE FUGA EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS E EMERGÊNCIAS EM ESCOLAS

PLANO DE FUGA EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS E EMERGÊNCIAS EM ESCOLAS PLANO DE FUGA EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS E EMERGÊNCIAS EM ESCOLAS PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO de acordo com o projeto de norma nº 24:203.002-004 da ABNT ( setembro 2000 ) 1 Objetivo 1.1 Estabelecer

Leia mais

AÇÕES A SEREM SEGUIDAS APÓS A ATIVAÇÃO DO PEL

AÇÕES A SEREM SEGUIDAS APÓS A ATIVAÇÃO DO PEL Usina Termelétrica Gov. LEONEL BRIZOLA/TERMORIO Informe de recursos internos LIMITES DA ÁREA INDUSTRIAL COMPOSIÇÃO DA UTE GLB Planta Outras instalações Rota de fuga ATIVAÇÃO DO PEL Qualquer empregado ou

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA PR.11 Revisão: 00 Página 1 de 4 1. OBJETIVO Estabelecer e manter planos

Leia mais

BRIGADAS DE EMERGÊNCIA

BRIGADAS DE EMERGÊNCIA NICOBELO&ART FINAL Nicobelo@hotmail.com BRIGADAS DE EMERGÊNCIA GRUPO INCÊNDIO DE SOROCABA 1 OBJETIVO É estabelecer Programa de Prevenção e levar a cabo medidas que se implementem para evitar ou mitigar

Leia mais

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO BRIGADA DE INCÊNDIO Brigada de Incêndio: É um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuarem dentro de uma área previamente estabelecida na prevenção, abandono e combate

Leia mais

Manual de Assistência 24 horas. Assistência 24 Horas AUTOCONTROLE

Manual de Assistência 24 horas. Assistência 24 Horas AUTOCONTROLE Manual de Assistência 24 horas Assistência 24 Horas AUTOCONTROLE I. Assistência 24 Horas 1. Descrição da Assistência 24 Horas Prestação de atendimento ao cliente/usuário através da administração de rede

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DE POMARES

CENTRO ESCOLAR DE POMARES CENTRO ESCOLAR DE POMARES Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

Etapas do Manual de Operações de Segurança

Etapas do Manual de Operações de Segurança OPERAÇÕES www.proteccaocivil.pt DE SEGURANÇA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ETAPAS LEVANTAMENTO DE MEIOS E RECURSOS ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA PLANO DE EVACUAÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Plano de Abandono SINER / Carapicuíba Data da Revisão 05/06/13

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Plano de Abandono SINER / Carapicuíba Data da Revisão 05/06/13 1/ 8 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Saída de alguns integrantes da Brigada 02 Alteração do item 4.5 composição da brigada e 4.7 Plano de abandono Demais envolvidos

Leia mais

PLANO DE CONTENÇÃO DE EMERGÊNCIA APLICÁVEL AOS TRANSFORMADORES ELEVADORES DA SE 440KV DA UHE JUPIÁ

PLANO DE CONTENÇÃO DE EMERGÊNCIA APLICÁVEL AOS TRANSFORMADORES ELEVADORES DA SE 440KV DA UHE JUPIÁ PLANO DE CONTENÇÃO DE EMERGÊNCIA APLICÁVEL AOS TRANSFORMADORES ELEVADORES DA SE 440KV DA UHE JUPIÁ Autores: Aguinaldo Lima de Moraes Jr. José Natalino Bezerra Luiz Tomohide Sinzato CESP - Companhia Energética

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS Belém 2014 / Versão 1.0 1

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO Cria e regulamenta a Brigada de Incêndio e Emergência do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e dá outras providências. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5 Página 2 de 5 1 OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo o estabelecimento das diretrizes para elaboração de procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações emergenciais, tais

Leia mais

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio INTRODUÇÃO Ambos a experiência e o bom senso nos dizem que as ações tomadas durante uma emergência são mais eficazes

Leia mais

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Rota de Fuga e Análise de Riscos. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Rota de Fuga e Análise de Riscos. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Rota de Fuga e Análise de Riscos Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 É um mapa que representa, através de símbolos apropriados, o trajeto a ser seguido pelo indivíduo

Leia mais

1 OBJETIVO DA POLÍTICA... 1 2 DESCRIÇÃO DA POLÍTICA... 1

1 OBJETIVO DA POLÍTICA... 1 2 DESCRIÇÃO DA POLÍTICA... 1 Política de Resposta a Emergência Ambiental Versão 1 Data 09/2014 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DA POLÍTICA... 1 2 DESCRIÇÃO DA POLÍTICA... 1 2.1 O QUE É UM DERRAMAMENTO?... 1 2.2 QUE TIPOS DE DERRAMAMENTOS EXISTEM?...

Leia mais

O PAE, parte integrante do PGR, contempla também a prevenção do risco de acidentes com produtos perigosos e de combate a incêndio.

O PAE, parte integrante do PGR, contempla também a prevenção do risco de acidentes com produtos perigosos e de combate a incêndio. OBJETIVO O PGR - Programa de Gerenciamento de Risco e PAE - Plano de Ação de Emergências são parte integrante do PBA Plano Básico Ambiental da Estrada-Parque Visconde de Mauá, que compreende a identificação,

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES PROFESSORES Competências dos professores Quando os professores se encontram numa sala de aula com um grupo de alunos, devem: 1. Ao ouvir o sinal de alarme, avisar os alunos para não tocarem nos interruptores

Leia mais

Proteção contra Incêndio

Proteção contra Incêndio CONCURSO PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: SEGURANÇA PROFISSIONAL JÚNIOR - ENG. SEGURANÇA DO TRABALHO Proteção contra Incêndio Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO ANEXO XVI AO DECRETO N o 3.950, de 25 de janeiro de 2010. NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO 1. OBJETIVO Esta Norma Técnica estabelece critérios para proteção contra incêndio

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

INCÊNDIO Ambiente SEFAZ (Ed. Vale do Rio Doce) PGI 002 Incêndio

INCÊNDIO Ambiente SEFAZ (Ed. Vale do Rio Doce) PGI 002 Incêndio GESTÃO DA CONTINUADE DOS NEGÓCIOS E DE PGI 002 Incêndio INCÊNDIO Ambiente SEFAZ (Ed. Vale do Rio Doce) PGI 002 Incêndio As informações existentes neste documento e em seus anexos são para uso exclusivo

Leia mais

SISTEMA GLOBAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. firesafetybrasil@gmail.com

SISTEMA GLOBAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. firesafetybrasil@gmail.com SISTEMA GLOBAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO firesafetybrasil@gmail.com RELAÇÃO ENTRE OS FATORES CONDICIONANTES DE RISCO E AS DISTINTAS CATEGORIAS DE RISCO RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AS CINCO CATEGORIAS

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMAS: PREA PREO

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMAS: PREA PREO PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMAS: PREA PREO Agosto/2014 Você conhece a Política Ambiental Sirtec? Disponível nos murais e no site da empresa Brigada de Emergência O que é a Brigada de Emergência? A

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO Responsabilidade e Compromisso com o Meio Ambiente 2 110766_MEMPCI_REFORMA_SALA_MOTORISTAS_R00 MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

Procedimento de Segurança para Terceiros

Procedimento de Segurança para Terceiros Página 1 de 6 1. OBJETIVO Sistematizar as atividades dos prestadores de serviços, nos aspectos que impactam na segurança do trabalho de forma a atender à legislação, assim como, preservar a integridade

Leia mais

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas 4 Definições 5 Generalidades gerais 6- Procedimentos 7 Certificação e validade/garantia INSTRUÇÃO

Leia mais

Resposta Hospitalar à Catástrofe Externa e Emergência Interna. Abílio Casaleiro

Resposta Hospitalar à Catástrofe Externa e Emergência Interna. Abílio Casaleiro Resposta Hospitalar à Catástrofe Externa e Emergência Interna 27.02.2015 Apresentação do Hospital de Cascais Plano de Catástrofe Externa Plano de Emergência Interna Hospital de Cascais - Caracterização

Leia mais

NPT 033 COBERTURA DE SAPÉ, PIAÇAVA E SIMILARES

NPT 033 COBERTURA DE SAPÉ, PIAÇAVA E SIMILARES Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 033 Cobertura de sapé, piaçava e similares CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 5 páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências

Leia mais

PAE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA. Empresa: OCIDENTAL COMERCIO DE FRIOS LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora:

PAE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA. Empresa: OCIDENTAL COMERCIO DE FRIOS LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora: PAE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Vigência: OUTUBRO/ 2015 à OUTUBRO/2016 Empresa: OCIDENTAL COMERCIO DE FRIOS LTDA - FILIAL Equipe Técnica Executora: REGINALDO BESERRA ALVES Eng de Segurança no Trabalho

Leia mais

Cobertura de Sapé, Piaçava e Similares

Cobertura de Sapé, Piaçava e Similares SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2004 Cobertura de Sapé, Piaçava e Similares SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo

Leia mais

Plano de Contingência das FARESC GESTÃO CIPA 2010/11

Plano de Contingência das FARESC GESTÃO CIPA 2010/11 FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA FARESC Plano de Contingência das FARESC GESTÃO CIPA 2010/11 Responsáveis pela elaboração: Daiane Lorente Palmas Douglas Simão de Moraes Nilton Vieira Pedro

Leia mais

NPT 031 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO PARA HELIPONTO E HELIPORTO

NPT 031 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO PARA HELIPONTO E HELIPORTO Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 031 Segurança Contra Incêndio para Heliponto e Heliporto CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 5 páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação

Leia mais

INDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

INDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS Nº PE 4604.52-6270-948-SMS-011 CLIENTE: PROGRAMA: ÁREA: PETROBRAS MODERNIZAÇÃO DO PONTO DE ENTREGA DE ARAÇAS FOLHA 1/12 TÍTULO: ENGENHARIA/IENE /IETEG/CMIPE PLANO DE EMERGÊNCIAS MEDICAS E PRIMEIROS SOCORROS

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação

Leia mais

Comando do Corpo de Bombeiros. Mód 5 Plano de Emergência Contra Incêndio e Brigada de Incêndio. Maj. QOBM Fernando

Comando do Corpo de Bombeiros. Mód 5 Plano de Emergência Contra Incêndio e Brigada de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Comando do Corpo de Bombeiros Mód 5 Plano de Emergência Contra Incêndio e Brigada de Incêndio Maj. QOBM Fernando Plano de Emergência Requisitos para Elaboração e Aspectos a serem Observados; Implementação

Leia mais

INSTRUÇÃO BÁSICA PLANO DE SEGURANÇA E EVACUAÇÃO. TERCEIRA FASE

INSTRUÇÃO BÁSICA PLANO DE SEGURANÇA E EVACUAÇÃO. TERCEIRA FASE ANO I Nº 1 Junho 2011 2011MARCO 2010 INSTRUÇÃO BÁSICA PLANO DE SEGURANÇA E EVACUAÇÃO. TERCEIRA FASE (Plano em Desenvolvimento) Página 1 de 8 Apresentação Instrução elaborada para o Condomínio do edifício

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC. TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC. TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais Agosto/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem estar e o desenvolviment

Leia mais

TREINAMENTO INTEGRAÇÃO MÓDULO 6 1 CONCEITO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL 3 CRACHÁS ESQUECIMENTO OU PERDA 6 ENTRADA DE EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS E MAT.

TREINAMENTO INTEGRAÇÃO MÓDULO 6 1 CONCEITO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL 3 CRACHÁS ESQUECIMENTO OU PERDA 6 ENTRADA DE EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS E MAT. TREINAMENTO INTEGRAÇÃO MÓDULO 6 1 CONCEITO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL 2 ENTRADA E SAÍDA NA PORTARIA 3 CRACHÁS ESQUECIMENTO OU PERDA 4 ACHADOS E PERDIDOS 5 PROIBIÇÕES 6 ENTRADA DE EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS

Leia mais

TREINAMENTO INTEGRAÇÃO MÓDULO 5

TREINAMENTO INTEGRAÇÃO MÓDULO 5 MÓDULO 5 1 PREVENÇÃO A INCÊNDIO 2 QUÍMICA DO FOGO 3 CLASSES DE INCÊNDIO 4 EXTINTORES PORTÁTEIS 5 PLANO DE EMERGÊNCIA PREVENÇÃO A INCÊNDIO Na PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A., só será permitido fumar em locais

Leia mais

Projeto Unimed Vida 2012. Projeto Unimed Vida 2012

Projeto Unimed Vida 2012. Projeto Unimed Vida 2012 Rev.00 Aprovação: 22/12/2011 Pg.: 1 de 4 Número de escolas participantes: 20 Projeto Unimed Vida 2012 Público alvo: escolas municipais, estaduais e particulares 1 com ensino fundamental completo de Blumenau.

Leia mais

ANEXO III LAUDO DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIO

ANEXO III LAUDO DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIO ANEXO III LAUDO DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIO 108 LAUDO TÉCNICO PREVISTO NO DECRETO Nº 6.795 DE 16 DE MARÇO DE 2009 LAUDO DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁDIO 1.1. Nome do

Leia mais

Megaexpansão - Silves

Megaexpansão - Silves 2010 Megaexpansão - Silves DÁRIO AFONSO FERNANDA PIÇARRA [ 21 09 2010 ] ÍNDICE Objectivos (pág. 3) Caracterização do Estabelecimento (pág. 3 a 6) Organização de Emergência (pág. 6 a 8) Plano de Intervenção

Leia mais

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF

Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF Normas de Segurança para o Instituto de Química da UFF A Comissão de segurança do Instituto de Química da UFF(COSEIQ) ao elaborar essa proposta entende que sua função é vistoriar, fiscalizar as condições

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA DE TRABALHO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA DE TRABALHO 1/5 1. Objetivo Estabelecer critérios para sinalizar e isolar as áreas de trabalho, com a finalidade de garantir a distância e o isolamento adequado na execução de serviços em iluminação pública em redes

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

Portaria Catarina Modelos e Procedimentos. Sugestão Comissão de Obras Criação de Sala de Estar/Recepção Modelo

Portaria Catarina Modelos e Procedimentos. Sugestão Comissão de Obras Criação de Sala de Estar/Recepção Modelo Portaria Catarina Modelos e Procedimentos Sugestão Comissão de Obras Criação de Sala de Estar/Recepção Modelo 1 Alterações Físicas Para implementação desta alternativa a quantidade de alterações físicas

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE DEFESA CIVIL Gerência de Segurança Contra Incêndio e Pânico NORMA TÉCNICA n. 16, de 05/03/07 Plano de Intervenção

Leia mais

1.PLANO AUTO STANDARD

1.PLANO AUTO STANDARD 1.PLANO AUTO STANDARD 1.1.Definições ACIDENTE/SINISTRO Colisão, abalroamento ou capotagem envolvendo direta ou indiretamente o veículo e que impeça o mesmo de se locomover por seus próprios meios. COBERTURA

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

MANUAL DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIAS ESPECIAIS

MANUAL DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIAS ESPECIAIS MANUAL DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIAS ESPECIAIS 1. Objetivo: Este manual contém informações acerca dos procedimentos que deverão ser tomados na ocorrência de qualquer fato que acarrete na utilização de algum

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO www.zonaverde.pt Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Os acidentes nas organizações/estabelecimentos são sempre eventos inesperados, em que a falta de conhecimentos/formação,

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP Aprova a Norma Técnica nº 010/2005-CBMAP, sobre atividades eventuais no Estado do Amapá,

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06 Extintores de Incêndio Portáteis. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras atendam as exigências para utilização dos extintores de incêndio portáteis de acordo com

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ÁREA DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL 6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e armazenagem também apresentam considerável grau

Leia mais

Fire Prevention STANDARD. LME-12:001905 Upt Rev A

Fire Prevention STANDARD. LME-12:001905 Upt Rev A STANDARD LME-12:001905 Upt Rev A Índice 1 Introdução... 3 2 Requisitos... 3 3 Normas de Operação Segura... 4 3.1 Procedimentos de Evacuação em Incêndio... 4 3.2 Caminhos de Escape Designados... 4 3.3 Pontos

Leia mais

Sugere-se a passagem dos slides e explicação sumário durante 5 a 10 minutos. 2/19/2014 Instituto Superior Técnico

Sugere-se a passagem dos slides e explicação sumário durante 5 a 10 minutos. 2/19/2014 Instituto Superior Técnico DECivil, Fevereiro 2014 A necessidade A segurança e as respostas a emergências são aspectos vitais em qualquer organização e edifício. Assim importa assegurar que no DECivil os colaboradores (docentes

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Procedimentos administrativos Parte 5 Plano de Segurança Simplificado

Procedimentos administrativos Parte 5 Plano de Segurança Simplificado Março 2015 Vigência: 15 de março de 2015 NPT 001. Procedimentos administrativos Parte 5 Plano de Segurança Simplificado CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO

Leia mais

INTRODUÇÃO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO 2

INTRODUÇÃO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO 2 1 INTRODUÇÃO É importante a Escola ter um Plano de Evacuação para que todos saibam o que fazer em caso de incêndio. Depois de feito há que treinar regularmente com professores e colegas. A prática permite

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 11 de fevereiro de 2013. Saúde e Segurança na agricultura

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 11 de fevereiro de 2013. Saúde e Segurança na agricultura TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Saúde e Segurança na agricultura TÍTULO DA APRESENTAÇÃO TÍTULO DA APRESENTAÇÃO DEVERES GERAIS DO EMPREGADOR DEVERES GERAIS DO TÍTULO EMPREGADOR DA APRESENTAÇÃO Admissão de trabalhadores

Leia mais

Regulamento sobre Gestão de Risco das Redes de Telecomunicações e Uso de Serviços de Telecomunicações em Situações de Emergência e Desastres

Regulamento sobre Gestão de Risco das Redes de Telecomunicações e Uso de Serviços de Telecomunicações em Situações de Emergência e Desastres Regulamento sobre Gestão de Risco das Redes de Telecomunicações e Uso de Serviços de Telecomunicações em Situações de Emergência e Desastres Conselheiro Marconi Thomaz de Souza Maya Agência Nacional de

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

NORMA TÉCNICA N o 11 PLANOS DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA N o 11 PLANOS DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO ANEXO XI AO DECRETO N o 3.950, de 25 de janeiro de 2010. NORMA TÉCNICA N o 11 PLANOS DE INTERVENÇÃO DE INCÊNDIO 1. OBJETIVOS Esta Norma Técnica estabelece princípios gerais para: a) o levantamento de riscos

Leia mais

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS 2011 Índice 1. Sinalização... 3 2. Organização do Armazém... 3 3. Estabelecer um esquema de armazenamento para:... 4 4. Manter em local visível... 6 5. Deveres do Responsável

Leia mais

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar:

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? A expressão APR significa Análise Preliminar de Risco é muito utilizada no dia-a-dia dos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho. APR é uma técnica

Leia mais

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos Segurança com Produtos Químicos Assuntos a serem Abordados 1. Conceitos e Definições; 2. Pré Avaliação do Produto Químico (Compra); 3. Armazenamento de Produto Químico; 4. Resíduo / Licença Ambiental;

Leia mais

Outras Ferramentas da Equipe de Gerenciamento de Emergências da Instalação. Tópicos a Serem Abordados Durante O Resumo Inicial

Outras Ferramentas da Equipe de Gerenciamento de Emergências da Instalação. Tópicos a Serem Abordados Durante O Resumo Inicial Anexo 7 Outras Ferramentas da Equipe de Gerenciamento de Emergências da Instalação Tópicos a Serem Abordados Durante O Resumo Inicial Realizado pelo Gerente de Instalação Terrestre ou Marítima (OIM) Esclarecer

Leia mais

Termos usados em Segurança Empresarial:

Termos usados em Segurança Empresarial: Termos usados em Segurança Empresarial: Ameaça: É qualquer indicação, circunstância ou evento com potencial de causar dano ou perda. Ativo: É qualquer equipamento, infraestrutura, material, informação,

Leia mais

ASSISTÊNCIA MOTO. Utilizações por ocorrência 2 guinchos *

ASSISTÊNCIA MOTO. Utilizações por ocorrência 2 guinchos * Reboque ou Recolha após Sinistro ASSISTÊNCIA MOTO Em caso de sinistro que impossibilite a locomoção própria do veículo segurado, será feita sua remoção por guincho credenciado até a oficina ou concessionária

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ESCOPO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 3.1. EPI S... 2 3.2 UNIFORMES... 2 3.3 FICHA DE CONTROLE DE EPI S E UNIFORMES... 2 3.4 GESTORES... 2 3.5 ASSOCIADOS... 2 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Unibanco Seguro Lar Plano de Assistência 24 horas BÁSICO I PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. 1. Resumo. 2. Solicitação dos serviços

Unibanco Seguro Lar Plano de Assistência 24 horas BÁSICO I PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. 1. Resumo. 2. Solicitação dos serviços Unibanco Seguro Lar Plano de Assistência 24 horas BÁSICO I PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 1. Resumo 2. Solicitação dos serviços Os serviços disponíveis nesta cobertura deverão ser solicitados pelo segurado

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PET

DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PET DESCRIÇÃO DO PRODUTO ASSISTÊNCIA A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PET DEFINIÇÕES Usuário: é a pessoa física titular de plano de Assistência a Animais de Estimação - Pet, contratado junto à Contratante. Animal

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos no caso de furto, roubo ou sequestro relâmpago, com o veículo, sem acionamento do Botão de Emergência:

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos no caso de furto, roubo ou sequestro relâmpago, com o veículo, sem acionamento do Botão de Emergência: MANUAL DO USUÁRIO BEM VINDO À JAPAN SAT Prezado usuário, ficamos muito satisfeitos por você ter escolhido um produto da JAPAN SAT. O Manual de usuário é o guia que vai lhe permitir o uso de forma correta,

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes?

Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes? Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes? Publicado em 13 de outubro de 2011 Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte e/ou indicado

Leia mais

1. OBJETIVO DO SERVIÇO O Pet Assistência tem por objetivo proporocionar o atendimento a um conjunto de assistência a seus animais domésticos.

1. OBJETIVO DO SERVIÇO O Pet Assistência tem por objetivo proporocionar o atendimento a um conjunto de assistência a seus animais domésticos. 1. OBJETIVO DO SERVIÇO O Pet Assistência tem por objetivo proporocionar o atendimento a um conjunto de assistência a seus animais domésticos. A quantidade de animais de estimação não será limitada, podendo

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 2ª EDIÇÃO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 2ª EDIÇÃO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 2ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas 4 Definições 5 Generalidades 6 Características e critérios para

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

1 e 2... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n.

1 e 2... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n. ANEXO I da NR-20 1 e 2.... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n.º 9: a) o inventário e características dos inflamáveis

Leia mais

FOUNDATIONS 4 Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias

FOUNDATIONS 4 Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias CUSTOS DA SEGURANÇA FOUNDATIONS 4 Custo típico de um acidente fatal: $1,2 Million US Custo de um acidente com afastamento: $38.000 US US

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ARMAZENAGEM DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E RESÍDUOS 2 DESCRIÇÃO O trabalho preventivo no armazenamento de produtos perigosos, visa não só a protecção

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

Caminhão Munck. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Caminhão Munck. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Caminhão Munck Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho O munck é um guindaste comandado hidraulicamente instalado sobre o chassi de um caminhão. Tem grande utilização na movimentação,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 07 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALISE DE RISCO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA. Mauro Gomes de Moura maurogm@fepam.rs.gov.br

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALISE DE RISCO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA. Mauro Gomes de Moura maurogm@fepam.rs.gov.br TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALISE DE RISCO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA Mauro Gomes de Moura maurogm@fepam.rs.gov.br PERFIL DOS ACIDENTES ATENDIDOS PELA FEPAM Emergências Ambientais no RS - Geral TIPO

Leia mais

SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCENDIOS

SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCENDIOS SEGURANÇA E PREVENÇÃO CONTRA INCENDIOS SEGURANÇA DO TRABALHO E BOMBEIROS UNIFESP GUARULHOS 2013/2014 Prezad@s companheiros de atividades, UNIFESP GUARULHOS A notícia que correu o mundo neste inicio de

Leia mais

18/09/2013 UNN-OP-P0XX Versão 1.1, 18/09/2013 Página: 1 de 7. Nome: Política de Transportes. Aprovação - CEO. Nome: Depto.: Nome: Raimundo Expedito

18/09/2013 UNN-OP-P0XX Versão 1.1, 18/09/2013 Página: 1 de 7. Nome: Política de Transportes. Aprovação - CEO. Nome: Depto.: Nome: Raimundo Expedito Versão 1.1, 18/09/2013 Página: 1 de 7 Código do Documento CO-P0XX Nome: Política de Transportes Autor Data: (dd/mm/aaaa) Aprovação - COO Data: (dd/mm/aaaa) Nome: Depto.: Cargo: Karen Ribeiro Operações

Leia mais