ARTE E REDES SOCIAS. Orientação Denise Agassi 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTE E REDES SOCIAS. Orientação Denise Agassi 2015"

Transcrição

1 ARTE E REDES SOCIAS Orientação Denise Agassi 2015

2 Noções de REDE Na Antiguidade, a idéia de rede estava associada à natureza, corpo, cidade e cosmos.

3 REDE NATURAL Século XVII os pesquisadores observam que um cristal reuni pequenos poliedros iguais e unidos entre si. Conforme avançam as pesquisas, percebem que esta ordem se replica nas moléculas e está presente em toda estrutura natureza.

4 Beijing Stadium, Ai Weiwei REDE ARTIFICIAL De natural, ela passa a ser artificial graças ao domínio da ordem que a representa. Domínio técnico. A rede pode ser construída e se torna um modelo de racionalidade. Ela passa a ser um objeto pensando a sua relação com o espaço.

5 REDE DE COMUNICAÇÃO No século XIX, um ensaio militar representa o território como um esboço de linhas imaginárias e ordenadas em rede. A rede é objetivada como matriz técnica, infraestrutura itinerária de estradas de ferro ou telegrafia, modificando a relação com o espaço, tempo, entre as pessoas ao criar relações entre territórios.

6 Comunicação em rede a partir de 1969 Arpa network.

7 Mapa da Internet

8 Cada fibra, cada nó, cada servidor da net é parte de mim. A medida que interajo com a rede, reconfiguro a mim mesmo. Minha extensão rede me define exatamente como meu corpo material me definiu na velha cultura biológica. Não tenho nem peso nem dimensão em qualquer sentido exato. Sou medido pela minha conectividade. Roy Ascott

9 REDE ORGANIZADA SÓLIDOS - rede estrutural que delimita e garante a circulação dos fluxos. FLUIDOS o que circula pelas estruturas

10 João Modé Projeto Rede, O artista coloca estrategicamente corda e linha em um determinado lugar, para que o público interaja e crie ele mesmo a tal rede (e sejam co-autores da obra). A ação lúdica quase sempre resulta num emaranhado de cordas, uma teia.

11 Web 2.0 Conjunto de comunidades e serviços colaborativos, que tem como principal diferencial seu ambiente de interação e participação através de plataformas web [2004]. - wikis, - redes sociais, - tecnologia da Informação.

12 (Web 1.0) - código HTML - hipertexto - imagem : gif 88 x 31dpi e ASCII - estruturas de formulários - não é possível inserir conteúdos nas páginas, fazer comentários, respostas, etc. - salas de chat

13 Interação / envolvimento - Territorialmente ilimitado - Sociabilidade aleatória - Identidades falsas e representação de papéis - Mundo real x mundo virtual - Visão esteriotipada do cidadão da Internet

14 Participação 24h, Erik Kessels. A cada minuto, 60 horas de vídeos são publicados no YouTube, fotos são publicadas no Flickr, 500 tweets apontam para links de vídeos. Isso não é nada comparado aos 14 bilhões de fotos armazenados no Facebook. Fermentados por dispositivos móveis, redes sociais e aplicativos, como o Instagram, redefinem a cultura das imagens que, cada vez mais, existe para ser linkada, likada e comentada. (Infográfico de Ricardo Van Steen. Pesquisa Giselle Beiguelman. Revista Select jun/jul 2012).

15 See something or say something, Eric Fischer. Flickr (vermelho) Twitter (azul), os dois (branco).

16 Internet inteira é uma grande rede social - s - wikis - bancos de dados - comunidades - redes sociais - celulares

17 Casa da Xiclete Está surgindo uma era de autocomunicação de massas. Em suas análises anteriores, e nas de outros autores, já se falava numa era de comunicação compartilhada, que substituiria a de comunicação de massas. Manuel Castells acrescenta, agora, um outro dado. Além de dispensar o conteúdo dos grandes meios, estabelecendo trocas de conteúdos em pequenos grupos, os cidadãos estão se tornando capazes de falar às massas. As redes sociais permitem multiplicar mensagens transmitidas por pequenos grupos, quando estes são capazes de sensibilizar as sociedades.

18 Can I be your friend? Vítimas do Facebook NOAH Short Short Cuts Canada Festival Exposição na internet deixa usuários vulneráveis a golpes Reportagem Fantástico 21/10/ The anti-social network short film

19 Still de film,1980. Cindy Sherman IDENTIDADE A internet facilita a criação de uma pessoa fictícia online abrindo simplesmente uma conta no correio eletrônico ou publicando uma página pessoal.

20 - A criação de perfis falsos estava mais relacionada com a primeira geração do internet. Os artistas buscavam criar este tipo de relação para testar os limites e as fragilidades do sistema. - A representação de papeis e a construção de identidades parece estar fortemente concentrado em adolescentes, pois estão vivendo um processo de descobrir sua identidade e de fazer experiências.

21 Banco de dados para troca de identidade, de Olia Lialina permite que o público doe ou escolha outra identidade.

22

23 Na web 1.0 a interação online estava por trás de um avatar ou nickname. Mas na Web 2.0, as redes sociais, blogs e banco de dados, nos estimulam a revelar nosso lado mais intimo e pessoal. Deste modo, também somos responsáveis pela criação do nosso próprio perfil na rede e podemos utilizar esta ferramenta de forma mais consciente, uma vez que nossos dados pessoais servem ao mercado consumidor e ao sistema de vigilância (micro e macro) que espiona tudo que fazemos.

24 Eu >> Selfie Estamos transformando a era da Informação! - Em 2006 pessoas comuns foram eleitas personalidades do ano pela Revista Times.

25 Facebook Profiles Scraped for Fake Dating Site - MyFoxNews - Lovely- Faces-1.com - Face to Facebook.

26 Os buscadores tem poder, naturalmente, à medida que é uma máquina que utiliza seus próprios critérios. Dizem que os algoritmos são aleatórios, mas na realidade não é assim: eles utilizam seus próprios critérios e condicionam o que buscamos e o que não buscamos[ ] Google é um negócio, não uma ideologia. Manuel Castells

27 Quando você acessa um produto gratuito, isso significa que você é o produto. Ronaldo Lemos Lei de proteção a privacidade.

28

29 Graham Caldwell O que há de tão importante nisso a ponto da Revista Times e o jornal O Globo escolherem você, (sim, você, nós! pessoas comuns), como personalidade do ano? 2. A importância disso está em afirmar um sistema onde trabalhamos de graça, que transforma a nossa criatividade e vida pessoal em mercadoria e dados para controle social.

30 Google Home View Google Street View

31 Internet das Coisas (Internet of Things) refere-se a criação de um sistema global de registro de bens usando um código eletrônico de produtos, sensores wireless e nanotecnologia parar ligar os objetos do mundo de um modo sensorial e inteligente.

32 Somos Anonymous! We Are Legion - Anonymous Documentario

33 Os imageboards (chans) têm origem nos fórums online japoneses, inspirados em painéis públicos nos quais qualquer pessoa pode fixar uma mensagem e iniciar uma linha de discussão anônima.

34 NOSSOS SUPER-HEROIS Bradley Manning Julian Assange Aaron Schwartz Edward Snowden Anonymous

35 WikiLeaks Entrevista com Julian Assange Cypherpunks - Liberdade e o Futuro da Internet isbn=

36 Meta4WALLS. Lucas Bambozzi Forum Porto Arte NET ART

37 Recomendação de documentários sobre internet WikiRebels - O documentário The Pirate Bay: Away From Keyboard - TPB:AFK Doc: Hackers Criminosos e Anjos Aaron Schwartz

38 O Outro faz as mesmas coisas que você

39 Testament e Mass Ornament, Natalie Bookchin

40 Corinne Vionnet. Photo Oportunnities ( )

41 50 people see the Eiffel Tower, Neil Kandalgaonkar

42 Denise Agassi,

43 Viagem-arquivo Net arte instalação Leste / Oeste. Tags sobre o nascer e pôr do sol.

44 Outro dia, vi um post em um site, dizendo O Instagram anunciou que não aceitará mais upload de fotos de pôr do sol (principalmente as com a hashtag #semfiltro). Já temos o suficiente. Gratos. A mensagem deixada pela assessoria da rede social 1. A noticia era falsa, mas ao mesmo tempo possível, pois estima-se que todos os dias 1 bilhão de fotos do poente sejam publicadas somente no Instagram (o mesmo vale para gatos e comida japonesa). Em tempos de redes sociais e compartilhamento frenético de dados, especialmente relacionados a promoção da vida pessoal e abarcados pelo mercado publicitário, convém questionar para que mais serve bilhões de fotografias diárias do por-do-sol ou do nosso cotidiano?

45 Exposição Viagem-arquivo Net arte instalação Leste / Oeste e Sul. Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2013.

46 Em A Repetição Kierkegaard pensará a questão da escolha pelo viés do cotidiano repetitivo da existência. Pondera que o homem tende a existir cotidianamente tentando reter as experiências prazerosas através da recordação ou de uma busca incessante por novidades, entendendo a repetição como da ordem da estética. Ou, ainda, o homem tentará viver a repetição da existência buscando assegurá-la através de um fazer programado e organizado, na ilusão de que assim pode deter o fluxo dos acontecimentos e, com isso, os acontecimentos indesejados. Propõe que o homem pode, também, entender a repetição cotidiana como uma dádiva cujo sentido lhe escapa. Desta forma a existência dar-se-á sempre de forma renovada, como algo onde se pode encontrar alegria, por vezes dor...

47 As redes socias nos possibilitam o armazenamento e troca de dados mas como disponibilizar ou localizar o conteúdo que está na rede? - Indexação taxonômica (classificação): tag, geotags, #hastags - Buscadores : relevância Café Filosofico com Martha Gabriel. A era da busca: os oráculos digitais.

48 Estamos criando a ilusão de solidez ao colocar nome nas coisas, ao etiqueta-las. Se me dá um nome me nega. Ao dar-me um nome, um rótulo, nega as outras possibilidades do que eu poderia ser. Ao classificar a partícula em ser uma coisa, a está criando, definindo-a, para que ela possa existir. Kierkegaard (filósofo e teólogo dinamarques ).

49 No contexto da net arte, a articulação dos bancos de dados se estruturam a partir de algorítimos baseados em palavraschave e outros parâmetros de programação préestabelecidos pelo artista.

50 Em tempo de tags, metatags e indexadores de busca, o quê é o nome da coisa e o quê é o nome possível da representação da coisa? O que acontece nas vísceras dos search engines? Que tipo de sentido é produzido quando tudo passa a ser regido pelas formas de indexação atuais?

51 O nome disso é Terra. O nome disso é mundo. O nome disso é globo. O nome disso é esfera. O nome disso é azul. O nome disso é bola. O nome disso é hemisfério. O nome disso é luz. O nome disso é planeta. O nome disso é velocidade. O nome disso é Sudão. O nome disso é Austrália. O nome disso é Brasil. Como é que chama o nome disso? Arnaldo Antunes

52 Encontro amoroso entre policial e manifestante Movimento organizado de ravers promove dança coreografada durante um after-party em parque no interior de São Paulo - JM IstoÉ subjetividade!, Antoni Muntadas. O público é convidado a interpretar as imagens e postar as legendas no Flickr. São 18 imagens selecionadas do arquivo de fotojornalismo da revista semanal brasileira IstoÉ.

53

54 Yoko Ono em 1967 lançou o projeto Smile Piece, solicitando ao público que enviasse uma foto pessoal sorrindo. Hoje, passados 40 anos, ela dá continuidade ao seu projeto através da web. Para participar basta tirar uma foto de você mesmo sorrindo e postá-la no Twitter ou Instagram acompanhada da hashtag #smilesfilm, o código permitirá à artista recuperar as fotos e reuni-las em um único formato.

55 youtag, Lucas Bambozzi. Em tempo de tags, metatags e indexadores de busca, o quê é o nome da coisa e o quê é o nome possível da representação da coisa? O que acontece nas vísceras dos search engines? Que tipo de sentido é produzido quando tudo passa a ser regido pelas formas de indexação atuais?

56 Monumento Online, Denise Agassi

57 Vista On Vista Off # 2, net art, Denise Agassi Programação: Fernando Kreigne (1º versão) e Caio Fazolin, Estudio Zoomb (2º versão). A net art Vista On Vista Off # 2 geolocaliza videos online, em tempo real, cruzando informações de uma bússola digital com tags pré- selecionadas em diversos idiomas. As palavras referem- se à vista (aérea, panorâmica, mirante, etc) e aos locais apontados pelo disposirvo. O público aciona a obra ao rotacionar a peça 360º que está fixada no centro de um espaço redondo e fechado. Projeto comissionado pela Residência Ar]sRca LabMIS, em 2010 e premiado pelo FesRval Vivo arte.mov, 2011.

58

59

60

61

62

63

64 Referências Bibliográficas BAMBOZZI, Lucas. Public Life and Pervasive Systems. Dissertation to Institute of Digital Art and Technology, School of Computing, Communications and Electronics, University of Plymouth, Plymouth, UK, BRUSCKY, Paulo. Arte Correiro. FERREIRA, Gloria. COLTRIM, Celia. Escritos de Artista. - CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, negócios e a sociedades. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BR&ei=BPxyTLmCIoaBlAf2073pDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCsQ6AEwAA#v=onepage&q=tecnomeritocr %C3%A1tica&f=false FABRIS, Annateresa. A captação do movimento: do instantâneo ao fotodinamismo. ARS (São Paulo) vol.2 no.4 São Paulo FONTENELLA, Fernando. Nós somos Anonymous: anonimato, trolls e a subcultura dos imageboards. XXXIII Encontro brasileiro das Ciêncas da Comunicação. - FREIRE, Cristina. Paulo Bruscky, Arte, arquivo e utopia. Companhia Editora de Pernambuco, JANA, Reena e TRIBE, Mark. New Media Art. Taschen, LEÃO, Lucia. O Chip e O Caleidoscópio: VR Webcams. - LEMOS, Andre. Cibercultura como território recombinante. Territórios Recombinantes. Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, LOVINK, Geert. The internet of things: a critique of ambient technology and the all-seeing network of RFID. A pdf of this publication can be freely downloaded at: - MUSO, Pierre. Filosofia da Rede. PARENTE, Andre (org.). Tramas da Rede. Ed. Sulina, PIANOVISK, Fabiana. Arte Postal Arte. - PRADO, Gilbertto. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuários: Depois do turismo vem o Colunismo. São Paulo: Itaú Cultural, 2003:70.

ÁREA LINGUAGEM - Artes Visuais Cultura Digital Internet

ÁREA LINGUAGEM - Artes Visuais Cultura Digital Internet ÁREA LINGUAGEM - Artes Visuais Cultura Digital Internet ARTE E REDES SOCIAIS EXPERIMENTAÇÕES NA WEB 2.0 Orientação: Denise Agassi. Aulas teóricas e práticas que apresentam as experimentações artísticas

Leia mais

Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013.

Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013. Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013. Artes Visuais e Cultura Digital / Internet OFICINA: ARTE EM REDE - DA ARTE POSTAL À NET ARTE Orientação:

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

redes sociais comportamento

redes sociais comportamento comportamento redes sociais Ao mesmo tempo em que as redes sociais aproximam as pessoas que estão distantes uma das outras, elas são capazes de distanciar aquelas que estão ao nosso lado. Quem nunca se

Leia mais

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING Frederico Sotero* Este breve manual destina-se aos participantes das redes sociais desenvolvidas pela MANTRUX na plataforma Ning. Trata-se essencialmente de um

Leia mais

Segurança na Internet. Redes Sociais

Segurança na Internet. Redes Sociais Segurança na Internet Redes Sociais Mariana Neto Pita nº14 8ºE Micaela Natalina Sousa Loreto nº16 8ºE Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol 10-12-2013 1 Índice Introdução... 2 O que são redes sociais?...

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica

Oficina de Inclusão Tecnológica 1 Oficina de Inclusão Tecnológica Ementa: O curso LinkedIn apresenta, de forma geral, como desenvolver seu networking através desta rede social. Demonstra como fazer parte dela (inscrição), montagem do

Leia mais

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação NÚCLEO PR@XIS Núcleo Pr@xis COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Francielle Vargas* Tutorial

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Segurança na Internet Redes Socias

Segurança na Internet Redes Socias Segurança na Internet Redes Socias Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol Tecnologias de Informação e Comunicação Soraia Ponte Espírito Santo nº 17 João Feliciano Sousa Pestana n º 10 Juliana Carlota

Leia mais

Manual do usuário Team Member

Manual do usuário Team Member Manual do usuário Team Member CONTEÚDO 1. Meu perfil, tutoriais e ajudas... 3 2. Área de trabalho... 6 3. Minhas tarefas e atividades... 7 4. No projeto... 8 5. Apontamento de horas... 9 6. Sistema de

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB

INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB MECANISMOS DE BUSCA (Motores de Busca) Introdução A realização de pesquisas na Internet para nós usuários parece ser relativamente fácil pela simplicidade e facilidade na obtenção de resultados, mas por

Leia mais

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale]

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] Os Seminários Internacionais Museu Vale FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] O propósito desta introdução, além de apresentar a oitava

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 3.4 1º de julho de 2013 Novell Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Um Site Sobre Viagens...

Um Site Sobre Viagens... Um Site Sobre Viagens... www.cidadaodoplaneta.com.br contato@cidadaodoplaneta.com.br @caiofochetto 2 HISTÓRICO...03 CURRÍCULO...04 MÍDIAS DO SITE...05 PUBLICIDADE...06 ESTATÍSTICAS DE ACESSO...07 DADOS

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã Internet Visão Geral Ong Ação Cidadã O que é a Internet? INTERNET é o conjunto de computadores conectados em escala mundial, utilizando o protocolo TCP/IP para comunicar entre si. Nasceu em 1969 com a

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

Como monitorar o que estão falando da minha empresa

Como monitorar o que estão falando da minha empresa http://www.tecnocratadigital.com.br/wp-content/uploads/2010/11/social-media-optimization.jpg Como monitorar o que estão falando da minha empresa nas Mídias Sociais de forma simples e direta. Paulo Milreu

Leia mais

[conectando vozes ao mundo]

[conectando vozes ao mundo] [conectando vozes ao mundo] »VOJO [ AMPLIANDO VOZES PELO BRASIL ] O Instituto Mídia Étnica, em parceria com o Center for Civic Media, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vem desenvolvendo o

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

Oficina: comunicação interna. 07 de novembro de 2013

Oficina: comunicação interna. 07 de novembro de 2013 Oficina: comunicação interna 07 de novembro de 2013 A Comunicação Interna é o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento,

Leia mais

Quem é Ana Luiza Cunha?

Quem é Ana Luiza Cunha? Apresentação WSI Quem é a WSI? Fundada em 1995 Nascimento da Internet 1.100 Consultores de Marketing Digital 81 países 12 grandes Centros de Produção Receita estimada da rede: acima de US$160 milhões Parceiros:

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação Sobre o portal Tráfego O Estheticon oferece informações abrangentes sobre medicina estética. Ele foi desenvolvido como um portal educacional, permitindo que os pacientes encontrem detalhes de médicos e

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO COLÉGIO ESTADUAL DE PARANAVAÍ ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB 1º MÓDULO SUBSEQUENTE MOTORES

Leia mais

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert Vivemos em um mundo em CONSTANTE MUDANÇA 1 bilhão de pessoas nas redes sociais

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Foi-nos proposto este trabalho no âmbito do projecto Segurança na Internet, pela Segura Net.

Foi-nos proposto este trabalho no âmbito do projecto Segurança na Internet, pela Segura Net. Foi-nos proposto este trabalho no âmbito do projecto Segurança na Internet, pela Segura Net. Com este trabalho pretendemos ficar a saber mais e sensibilizar a comunidade escolar sobre os perigos da internet

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou Módulo 6 Usando a Internet Internet 3.1 Como tudo começou A internet começou a se desenvolver no ano de 1969 onde era chamada de ARPANET, criada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com o propósito

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Thursday, October 18, 12

Thursday, October 18, 12 O Site Legado do IFP é uma comunidade online e global dos ex-bolsistas do programa. É um recurso e um lugar para você publicar notícias profissionais, recursos e teses para a comunidade global do IFP,

Leia mais

GUIA SISTEMA ONLINE. Anote aqui: Acesso: 1- Navegadores: google chrome, firefox, internet explorer, etc.. 2- Digite: web.aeschool.com.

GUIA SISTEMA ONLINE. Anote aqui: Acesso: 1- Navegadores: google chrome, firefox, internet explorer, etc.. 2- Digite: web.aeschool.com. GUIA SISTEMA ONLINE Anote aqui: Acesso: 1- Navegadores: google chrome, firefox, internet explorer, etc.. 2- Digite: web.aeschool.com.br Nome: Nome de usuário: Senha de acesso: My profile ÍNDICE: Apresentação

Leia mais

I - O que é o Mobilize-se

I - O que é o Mobilize-se Índice O que é o Mobilize-se...03 A campanha de lançamento...12 Divulgação da campanha...14 Como irá funcionar o sistema para o ouvinte da rádio...20 O que a rádio deve fazer para se inscrever no Mobilize-se...36

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

Utilização das redes sociais e suas repercussões

Utilização das redes sociais e suas repercussões Utilização das redes sociais e suas repercussões O papel da escola : @ Orientação aos professores, alunos e pais @ Acompanhamento de situações que repercutem na escola @ Atendimento e orientação a pais

Leia mais

1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO

1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente Edital PROGEPE/DDP/DAFFP/ SFP 01/2015 CONCURSO FOTOGRÁFICO POR SEU OLHAR, SERVIDOR A Universidade

Leia mais

Tecnologias Móveis e Ferramentas Web 2.0 no Ensino Superior: algumas possibilidades

Tecnologias Móveis e Ferramentas Web 2.0 no Ensino Superior: algumas possibilidades Tecnologias Móveis e Ferramentas Web 2.0 no Ensino Superior: algumas possibilidades João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão UFMA jbbj@terra.com.br 29 de Outubro de 2013 Contexto

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

Markes Roberto Vaccaro

Markes Roberto Vaccaro Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS INTERNET - 1 AULA REDE - 2 AULA SEGURANÇA - 1 AULA BANCO DE

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MINHA CIDADE, MEU PATRIMÔNIO MUNDIAL

REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MINHA CIDADE, MEU PATRIMÔNIO MUNDIAL REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MINHA CIDADE, MEU PATRIMÔNIO MUNDIAL A OCPM Organização das Cidades Patrimônio Mundial está promovendo um concurso internacional de vídeo, intitulado Minha

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

Como ganhar dinheiro recomendando cursos.

Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Afiliados Cursos Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Conteúdo Apresentação do Autor... 3 Introdução... 4 Panorama do mercado de cursos on-line no Brasil... 4 Objetivo... 5 Requisitos... 5 Métodos

Leia mais

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO.

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO. a marca A Cabelos&cia é referência em conteúdo sobre beleza profissional há 19 anos. E agora toda sua excelência está atualizada, repaginada e muito mais acessível com o portal Cabelos&cia. Direcionado

Leia mais

MOBILE APPS. Principais características. Permitir que o cliente compre produtos e serviços diretamente via app

MOBILE APPS. Principais características. Permitir que o cliente compre produtos e serviços diretamente via app MOBILE APPS Aplicativo para relacionamento e marketing digital, pronto para todos os dispositivos móveis, nas plataformas ios, Android (aplicativos nativos) e mobile web, para plataformas como BlackBerry

Leia mais

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30 (MARCAÇÃO

Leia mais

Estratégias do Governo Federal para as Mídias Sociais. Marcia Pachaly Coordenadora de internet

Estratégias do Governo Federal para as Mídias Sociais. Marcia Pachaly Coordenadora de internet Estratégias do Governo Federal para as Mídias Sociais Marcia Pachaly Coordenadora de internet Outubro/2012 Redes sociais Por que atuar? Redes sociais 80 milhões de brasileiros estão na internet Dogmas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

WWW.CLUBDOFITNESS.COM.BR

WWW.CLUBDOFITNESS.COM.BR WWW.CLUBDOFITNESS.COM.BR SOBRE O SITE O Fitness Club, teve seu inicio em 2011 foi criado com o objetivo de fornecer informação sobre saúde, bem estar, bodybuilding, pilates, suplementos alimentares e fitness

Leia mais

REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DA ESCOLA SOKA INTRODUÇÃO Dispositivos móveis de comunicação definidos legalmente são a Internet do computador, notebook, o

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS: QUERO SER: INTERESSES: OUTROS:

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS: QUERO SER: INTERESSES: OUTROS: 4.1. Apresente-se para o mundo Identidade O estado de possuir características de identificação únicas, não possuídas por nenhuma outra pessoa. As características individuais pelas quais uma pessoa ou coisa

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

CONECTAMOS IDEIAS COM RESULTADOS. Agência Web

CONECTAMOS IDEIAS COM RESULTADOS. Agência Web CONECTAMOS IDEIAS COM RESULTADOS A PLUG AGÊNCIA WEB A Plug é uma agência que transforma as suas ideias em resultados através de conexões. Nosso primeiro passo de todo projeto é conectar as suas ideias

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

1. Áudio. Esta seção servirá para o cliente inserir músicas em formato mp3 para que os visitantes do site possam ouvi-las através do site.

1. Áudio. Esta seção servirá para o cliente inserir músicas em formato mp3 para que os visitantes do site possam ouvi-las através do site. 1. Áudio Esta seção servirá para o cliente inserir músicas em formato mp3 para que os visitantes do site possam ouvi-las através do site. 2. Atendimento online Seção destinada para que os visitantes do

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Catálogo de Serviços SimpleSites

Catálogo de Serviços SimpleSites Catálogo de Serviços SimpleSites Apresentação Nossa empresa Criamos mais do que sites Por seguirmos o conceito all-in-one (tudo em um), provemos de forma completa todos os serviços necessários para promover

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Como criar o Facebook da sua loja

Como criar o Facebook da sua loja Como criar o Facebook da sua loja Criar um perfil no Facebook para sua loja é muito fácil, basta seguir os passos que listamos abaixo para você. Lembre-se: Você só pode criar um perfil, para convidar amigos,

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Como Localizar Uma Pessoa Da Sua Família Em Qualquer Lugar do Mundo. Por Mcgill Dias

Como Localizar Uma Pessoa Da Sua Família Em Qualquer Lugar do Mundo. Por Mcgill Dias Como Localizar Uma Pessoa Da Sua Família Em Qualquer Lugar do Mundo Por Mcgill Dias Entendendo como tudo isso funciona No momento em que vivemos, a informação é o diferencial para termos uma vida mais

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais