O Departamento de Química conta hoje com 55 (cinquenta e cinco) docentes, sendo 51 (cinquenta e um) professores doutores e 4 (quatro) mestres.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Departamento de Química conta hoje com 55 (cinquenta e cinco) docentes, sendo 51 (cinquenta e um) professores doutores e 4 (quatro) mestres."

Transcrição

1

2 2 1. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL 1.1. BREVE HISTÓRICO A então Universidade do Paraná, hoje Universidade Federal do Paraná é considerada a mais antiga universidade do Brasil tendo sido criada em 19 de dezembro de Iniciou suas atividades com os cursos de direito, Odontologia, Engenharia e Farmácia. As atividades didáticas em Química foram iniciadas no curso de Farmácia desde a fundação da Universidade. A escola superior de Química foi instalada em 1924 e o Curso de Engenharia Química surgiu na Escola Superior de Química em 1924, tendo sido incorporado à Universidade em O curso de Licenciatura em Química foi reconhecido pelo Decreto nº de 04/06/1940, apesar de ter funcionamento anterior na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e formado seu primeiro aluno em Em 1946, o curso foi incorporado à Universidade. Pela reforma universitária de 1968 todas as disciplinas e os professores de química foram reunidos no Instituto de Química. A posterior reforma de 1973 transformou o Instituto em Departamento de Química, vinculado ao Setor de Ciências Exatas, juntamente com os Departamentos de Física, Matemática, Informática, Estatística e Desenho. O Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná tem sob sua responsabilidade a organização administrativa, didática-científica e de distribuição de pessoal, tudo relativo às disciplinas da área da Química. Congrega os docentes desta área com o objetivo comum de ensino, pesquisa e extensão CORPO DOCENTE O Departamento de Química conta hoje com 55 (cinquenta e cinco) docentes, sendo 51 (cinquenta e um) professores doutores e 4 (quatro) mestres.

3 GRÁFICO 1 - Evolução da qualificação dos docentes do D.Q DOUTOR MESTRE GRADUADO SÊNIOR TOTAL Qualificação Docente 1.3. SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS O Departamento de Química conta hoje com 24 (vinte e quatro) Servidores Técnicos Administrativos, sendo que quatro deles apesar de atuarem no Departamento (Secretarias de Graduação e Pós-Graduação), estão lotados em outra unidade. Estes servidores estão alocados da seguinte forma. ATIVIDADE NÚMERO Secretarias (Departamento, Grad. e Pós-Grad.) 6 Apoio Laboratórios de ensino 15 Apoio Laboratórios de Pesquisa 0 Apoio Administrativo e Geral 2 Apoio Instrumental 1 A relação entre o número de funcionários ativos e o número de docentes (24/55 = 0,44 funcionário/docente mais de 2 (dois) docente por funcionário) pode ser

4 4 considerada baixa para o bom desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta falta de funcionários faz com que os docentes dediquem boa parte do tempo em atividades técnicas para suprir esta deficiência. Em centros considerados de excelência podemos verificar que esta relação é oposta, sendo normalmente verificado a existência de pelo menos um funcionário por docente, sendo que em alguns centros esta relação chega a dois ou mais funcionários por docente ENSINO DE GRADUAÇÃO No início de cada ano o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Química diurno recebe 66 novos alunos e 40 alunos no Curso de Licenciatura noturno. Na tabela abaixo estão contidas algumas atividades do Departamento de Química, englobando a atividade de todo seu corpo docente, relacionadas ao ensino de graduação. Atividades do Departamento (Dados de 2010) Atividade Quantidade Disciplinas anuais 11 Disciplinas semestrais 54 Cursos que atende 15 Vagas ofertadas/ano Matriculas/ano 8244 Alunos matriculados no curso de Química 400 Formandos no curso de Química 20 a 30 alunos/ano 1.5. ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO A grande maioria das atividades de ensino e pesquisa do programa estão alocadas no espaço físico do Departamento de Química, envolvendo trinta e seis docentes que estão credenciados no programa de pós-graduação em Química. Atualmente o programa de pós-graduação envolvendo Doutorado e Mestrado em Química conta com 116 alunos matriculados e detêm conceito 5 junto à CAPES.

5 EXTENSÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO O Departamento de Química tem desenvolvido atividades de extensão visando atender à comunidade local, exclusivamente no treinamento de professores que atuam no 1 o e 2 o graus da rede pública e privada que lecionam disciplinas com conteúdo de química. Apoiado os eventos de extensão organizados no âmbito do Curso (como a Semana Acadêmica de Química, realizada dentro da Semana de Ciências Exatas) e da UFPR (como a Feira de Profissões e os eventos integrantes da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão). O Departamento não esta organizado para disponibilizar e manter atividades de consultorias e/ou prestação de serviços, para o publico externo a UFPR INFRAESTRUTURA Apesar de todo empenho na criação de uma infra-estrutura adequada as atividades de ensino e pesquisa, o maior problema continua vinculado a falta espaço físico. Nos últimos 15 anos o prédio do Departamento de Química tem passado por uma constante realocação de áreas e reformas, na tentativa de suprir demandas advindas do crescimento de suas atividades. Até o momento convivemos com a falta de laboratórios e salas para os docentes recém contratados em função da criação do curso noturno (REUNI), bem como as constantes demandas por ampliação de laboratórios de pesquisa já existentes. A nova sistemática de compras via pregão eletrônico tem causado sérias dificuldades na aquisição de materiais de consumo, indispensáveis para o ensino e pesquisa em química. O Departamento possui hoje um excelente parque instrumental, sendo estas facilidades fortemente direcionadas a pesquisa e ensino de pós-graduação.

6 SEGURANÇA Apesar da importância de se garantir a segurança nas atividades desenvolvidas em nossas instalações, o Departamento de Química continua sem qualquer política de segurança. Os laboratórios de ensino e pesquisa não dispõem de normas de segurança e carecem de equipamentos de segurança coletivos e individuais (EPI). 2. PLANOS E METAS PLURIANUAIS DEPARTAMENTAL ( ) 2.1. CORPO DOCENTE Manter o incentivo à qualificação do corpo docente, mantendo e ampliando o índice de qualificação do mesmo. Manter a política de contratação de docentes com doutorado e com dedicação exclusiva, logo na carreira de professor adjunto com DE CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Trabalhar junto a administração superior no sentido de minimizar a falta de apoio técnico-administrativo às várias atividades desenvolvidas no Departamento. Tendo a clareza de que a única solução está na contratação de novos técnicos, via concurso e/ou convênios ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Garantir e melhorar a infra-estrutura física e de pessoal adequada ao desenvolvimento das atividades ligadas ao ensino e pesquisa desenvolvidos no departamento.

7 ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Envolver a comunidade que constitui o Departamento de Químico na elaboração de um planejamento estratégico para avançar nos temas listados abaixo: - Infraestrutura de Ensino, Pesquisa e Extensão; - Prestação de Serviço; - Espaço físico; - Segurança; - Identificação de oportunidades institucionais (internas e externas). Este planejamento dará origem aos planos de ações anuais. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS O Departamento de Química da UFPR, passou por uma longa e ampla reestruturação nos últimos 15 anos, cujos reflexos podem ser facilmente observados na: consolidação da pós-graduação, reforma curricular da graduação, infra-estrutura instrumental; número de formandos do curso de graduação; número de pós-graduandos; entre outros. Entretanto a falta de um investimento na ampliação do corpo técnicoadministrativo do Departamento, que hoje apresenta índice (0,44 técnicos/docente) inferior às reais necessidades e a falta de recursos para reestruturação e ampliação do espaço físico, ainda são desafios a serem superados. Por outro lado, juntamente com a criação do curso noturno esta sendo encaminhado a construção de um prédio de laboratórios de ensino. A viabilização deste prédio poderá permitir uma melhor distribuição de espaço físico para atender as atividades de pesquisa e extensão. Com a elaboração do planejamento estratégico acreditamos que o comprometimento com as metas a serem atingidas deverão ser maiores em função do envolvimento na elaboração do mesmo.

PROPOSTA DE ADESÃO AO PROGRAMA REUNI EM 2008 APRESENTADA NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

PROPOSTA DE ADESÃO AO PROGRAMA REUNI EM 2008 APRESENTADA NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROPOSTA DE ADESÃO AO PROGRAMA REUNI EM 2008 APRESENTADA NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO COM PERSPECTIVA DE CUSTO DOCENTE DE R$ 55.489,99 / ANO O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR 1. Apresentação O Departamento de Matemática - DMAT da UFPR possui atualmente 45 professores efetivos, 42 dos quais trabalhando em regime de dedicação

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA

PLANO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA PLANO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA Aprovado em Plenária Departamental na 113º reunião de Departamento realizada em 18 de maio de 2012. 1- Apresentação e história O Departamento de Geomática

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa. CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BIÊNIO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BIÊNIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES BACHARELADO EM HISTÓRIA MEMÓRIA E IMAGEM 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BIÊNIO 2011-2013 COLEGIADO: Docentes: Prof. Dr. Sergio Odilon

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento Comissão Permanente de Avaliação Avaliação Departamental 2003 4 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO Departamento: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento 1.1.1.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS DAC Curso de Farmácia - UFPR. Planejamento Estratégico

DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS DAC Curso de Farmácia - UFPR. Planejamento Estratégico DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS DAC Curso de Farmácia - UFPR Planejamento Estratégico 2013-2018 Curitiba/PR Outubro - 2013 Fazemos o Planejamento por acreditar que......o futuro pode ser melhorado por

Leia mais

CEH/CAP - INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA

CEH/CAP - INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA CEH/CAP - INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA MISSÃO DA UNIDADE: Promover a educação básica e a formação docente para estudantes da Educação Escolar (Educação Básica e Superior), pelo

Leia mais

Alunos não matriculados; Mostra de Profissões; Currículos dos cursos e Regulamento de Graduação Outros.

Alunos não matriculados; Mostra de Profissões; Currículos dos cursos e Regulamento de Graduação Outros. 9 de abril de 2015 Informes: Alunos não matriculados; Mostra de Profissões; Currículos dos cursos e Regulamento de Graduação Outros. Pauta: Indicadores do SiSU; Estudos sobre evasão ANDIFES e COGRAD Indicadores

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade Comissão Permanente de Avaliação Avaliação de Unidade 2003 2 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA Unidade: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade 1.1.1.

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo 1. Identificação Docente: 5501488-Clever Ricardo Guareis de Farias Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento: Computação e Matemática Função: Prof Jornada: RDIDP

Leia mais

CURSO GRUPO CANDIDATOS VAGAS CAND/VAGA Grupo A 9 2 4,5 Grupo B ADMINISTRACAO - DIURNO

CURSO GRUPO CANDIDATOS VAGAS CAND/VAGA Grupo A 9 2 4,5 Grupo B ADMINISTRACAO - DIURNO Grupo A 9 2 4,5 Grupo B 9 1 9 ADMINISTRACAO - DIURNO Grupo C 26 6 4,3 Grupo D 8 2 4 Grupo E 14 1 14 Grupo A 9 2 4,5 Grupo B 8 1 8 ADMINISTRACAO - NOTURNO Grupo C 33 6 5,5 Grupo D 7 2 3,5 Grupo E 9 1 9

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais

Economia Social. O financiamento da educação superior no Brasil. Características principais da Reforma Universitária de 1968

Economia Social. O financiamento da educação superior no Brasil. Características principais da Reforma Universitária de 1968 Economia Social Parte III: Benefícios na forma de serviços Educação superior Profa. Danielle Carusi Prof. Fábio Waltenberg Aula 10 (parte III) novembro de 2010 Economia UFF O financiamento da educação

Leia mais

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Departamento de Geografia

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Departamento de Geografia Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra Departamento de Geografia Plano Estratégico Geografia - 2013-2015 Curitiba, Abril de 2013 Sumário Objetivo... 3 Específicos:... 3 Histórico...

Leia mais

Parecer sobre o Relatório de Acompanhamento e Avaliação. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Parecer sobre o Relatório de Acompanhamento e Avaliação. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Gabinete do Vice-Reitor Comissão Permanente de Avaliação Rua da Reitoria, 109 - São Paulo, SP Tel: (11) 3091.3094 Fax: (11) 3812.4374 Parecer sobre o Relatório de Acompanhamento

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010-2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ 2012 1. INTRODUÇÃO Após duas amplas avaliações institucionais referentes aos anos de 2005-2006 e 2007 (Relatórios 2007 e 2008)

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

Leia mais

Escrito por Júlio Bastos Qui, 06 de Dezembro de :13 - Última atualização Qui, 03 de Setembro de :46

Escrito por Júlio Bastos Qui, 06 de Dezembro de :13 - Última atualização Qui, 03 de Setembro de :46 O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas (PCMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da Universidade de Brasília (UnB) é possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos inéditos,

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

ANEXO 1 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ANEXO 1 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA MARÍLIA 1994 1.1. O Curso de Biblioteconomia

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

Leia mais

Programa Planejamento Estratégico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Setor Palotina.

Programa Planejamento Estratégico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Setor Palotina. Programa Planejamento Estratégico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Setor Palotina. Responsável pela Execução: Coordenadora: Camila Tonezer Vice-coordenador: Rodrigo Sequinel Demais envolvidos:

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009.

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009. CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Diamantina, agosto de 2009. Até 2013 UFVJM estará entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil... B SITUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 19/2018 PROGEPE ANEXO I

EDITAL Nº 19/2018 PROGEPE ANEXO I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 19/2018 PROGEPE ANEXO I CONCURSOS PÚBLICOS nºs 02 a 10 de 2018 - Campus Juiz de Fora (a aprovação nos concursos 02 a 10, destinam-se a lotação no Campus Juiz de Fora) FACULDADE

Leia mais

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração:

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração: O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE tem como objetivo básico a formação de recursos humanos de alto nível para desempenhar papel significativo no desenvolvimento auto-sustentado

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº de CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº de CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU Aprova Normas de Prestação de Serviços na UESB O CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSU, no uso de suas atribuições, de acordo com o Decreto Estadual nº 7.344/98 de 27 de maio de 1998, de acordo com a Lei Estadual

Leia mais

ANEXO I. Seleções nº 1 a 19. FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contato(s): (32) /

ANEXO I. Seleções nº 1 a 19. FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contato(s): (32) / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS ANEXO I Seleções nº 1 a 19 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contato(s): (32) 2102-3521 / 2102-3522

Leia mais

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Departamento de Geografia

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Departamento de Geografia Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra to de Geografia Plano Estratégico Geografia - 2013-2015 Curitiba, Abril de 2013. Sumário Objetivo... 3 Específicos:... 3 Histórico... 3 Estrutura

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

Senhor Diretor, a) ocupação de vagas ociosas, diminuição da evasão e da retenção;

Senhor Diretor, a) ocupação de vagas ociosas, diminuição da evasão e da retenção; 1 Senhor Diretor, Ao tempo em que cumprimentamos Vossa Senhoria, estamos encaminhando, conforme combinado, tabelas contendo dados referentes a cada Centro. Os cálculos elaborados para o preenchimento das

Leia mais

PAPG-IFES. Formulário para coleta da demanda bruta

PAPG-IFES. Formulário para coleta da demanda bruta PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta Tela de Inicial O formulário Dados do Programa A. Qualificação e fixação permanência de pessoal. B. Crescimento e/ou consolidação das atividades de pós-graduação

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Física (2002) Mestrado (Acadêmico) em Ensino de Física (2006)

Mestrado Profissional em Ensino de Física (2002) Mestrado (Acadêmico) em Ensino de Física (2006) Avaliação do PPG Ensino de Física triênio 2004-20062006 (2002) Mestrado (Acadêmico) em Ensino de Física (2006) Esta apresentação: para cada um dos cursos Parte I: Desempenho do Programa à luz dos critérios

Leia mais

... cont. Dec. 78/ DECIDE. estabelecer as seguintes NORMAS PARA GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS VINCULADOS À PÓS-GRADUAÇÃO:

... cont. Dec. 78/ DECIDE. estabelecer as seguintes NORMAS PARA GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS VINCULADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: DECISÃO Nº 78/2003 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 16.05.2003, de acordo com o constante no processo nº 23078.009650/02-11 e na proposta da Comissão Especial Decisão nº 119/2001 e tendo em vista

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA Av. Ademar de Barros, s/n, Sala 145 - Ondina CEP: 40.170-290 Salvador - BA Tel.: (71) 3283-6299 FAX: 3283-6276 E-mail: mat@ufba.br HomePage: http://www.mat.ufba.br

Leia mais

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT)

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Servidor Ana Mary Costa Bispo Siape 2777232 Regime de Trabalho DE Email Cargo Professor EBTT Campus Formação Departamento Filosofia Departamento

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

PLANO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE DA UFCG

PLANO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE DA UFCG PLANO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE DA UFCG 1. Apresentação Geral O presente plano é parte integrante da POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE da Universidade Federal de Campina Grande (PCD-UFCG), formando um conjunto

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 Proposta aprovada em Reunião Ordinária de fechamento de exercício do NAUFES realizada no dia 15 de janeiro de 2015. Vitória (ES), 15 de dezembro de 2015. Introdução UNIVERSIDADE

Leia mais

VIII RELATÓRIO DE GESTÃO. Janeiro a Dezembro / 2015 PRINCIPAIS AÇÕES IMPLEMENTADAS

VIII RELATÓRIO DE GESTÃO. Janeiro a Dezembro / 2015 PRINCIPAIS AÇÕES IMPLEMENTADAS VIII RELATÓRIO DE GESTÃO Janeiro a Dezembro / 2015 PRINCIPAIS AÇÕES IMPLEMENTADAS O presente Relatório de Gestão trata das principais ações implementadas pela Direção do CCSA, no ano de 2015, no campo

Leia mais

EDITAL Nº 003 DE 2017 PROGRAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PIAPE

EDITAL Nº 003 DE 2017 PROGRAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PIAPE EDITAL Nº 003 DE 2017 PROGRAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PIAPE A Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD, torna pública a abertura de inscrições com vista à seleção para contratação temporária de TUTORES DE GRUPOS

Leia mais

Quem é o NOGUEIRA, candidato a Diretor Geral do Campus Pelotas

Quem é o NOGUEIRA, candidato a Diretor Geral do Campus Pelotas Quem é o NOGUEIRA, candidato a Diretor Geral do Campus Pelotas Natural de Pelotas, José Carlos Pereira Nogueira nasceu no então Distrito do Capão do Leão. Ingressa no Ginásio Industrial, na então Escola

Leia mais

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA DIMENSÃO SUB - DIMENSÕES INDICADORES FONTES/INFORMANTES RESPONSÁVEL PERIODICIDADE Evolução dos cursos Fluxo e desempenho dos alunos 1. ENSINO

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 05, DE 09 DE MAIO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 05, DE 09 DE MAIO DE 2012 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC O Diretor Pró-Tempore em exercício

Leia mais

Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas - DCAT

Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas - DCAT Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas - DCAT Chefe: Rodrigo Nogueira de Codes Vice-chefe: Alan Martins de Oliveira 1 6 cursos de graduação: Engenharia Civil Coordenador: Prof. John Eloi Bezerra

Leia mais

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica 2012-2020 Apresentação: O DEGRAF Departamento de Expressão Gráfica faz parte do Setor de Ciências Exatas, antigo departamento de Desenho, que

Leia mais

Avaliação Externa do INEP nas Bibliotecas

Avaliação Externa do INEP nas Bibliotecas Avaliação Externa do INEP nas Bibliotecas spdc@ndc.uff.br Márcia Silvestre Bibliotecária O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) é o órgão do MEC responsável por

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA (PPG-GEN)

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA (PPG-GEN) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA (PPG-GEN) Planejamento Estratégico 2012-2016 Março de 2012 2 Planejamento Estratégico

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Imperatriz é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio

PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS. Quadriênio PLANO DE GESTÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS Quadriênio 2018-2022 Candidata: Prof. Dra. Dalva Maria de Castro Vitti SÃO CARLOS SP Março 2018 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 PERFIL PROFISSIONAL DA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL O Departamento de Engenharia Ambiental da UFPR (DEA) é um departamento acadêmico relativamente novo, no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL Nº 08/2018 - ESPECÍFICO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL Nº 08/2018 - ESPECÍFICO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL

Leia mais

20/11/2013 EM BRASÍLIA D.F.

20/11/2013 EM BRASÍLIA D.F. PROF. ÉRICO VALVERDE EM BRASÍLIA D.F. 1 ARCABOUÇO LEGAL Decreto nº 7.082/2010 Instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. REHUF Lei No. 12.550 de 2011 - Criação

Leia mais

Setor de Ciências Exatas. Planejamento Estratégico

Setor de Ciências Exatas. Planejamento Estratégico Setor de Ciências Exatas Planejamento Estratégico 2014 1) Diagnóstico: A atuação formativa do Setor de Ciências Exatas baseia-se nos fundamentos da observação à natureza, do raciocínio lógico, da sistematização

Leia mais

A Expansão do Ensino Superior no Brasil

A Expansão do Ensino Superior no Brasil AULA MAGNA UFPE 2009.1 A Expansão do Ensino Superior no Brasil Prof. Amaro Henrique Pessoa Lins Reitor UFPE POR QUE EXPANDIR? O ensino público, gratuito e de qualidade é essencial para reverter a situação

Leia mais

EDITAL CCCPPD Nº 13/2011.

EDITAL CCCPPD Nº 13/2011. 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL Nº 04 DE 25 DE JANEIRO DE 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL Nº 04 DE 25 DE JANEIRO DE 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL Nº 04 DE 25 DE JANEIRO DE 2017. A Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo,

Leia mais

Cursos e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no primeiro período letivo de 2018

Cursos e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no primeiro período letivo de 2018 s e vagas oferecidos em Belo Horizonte (MG) no primeiro letivo de 2018 Total de vagas aos alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em Escola Pública 1 o Administração Antropologia (1) Noturno 40

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO 16/10/2009 1 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Relatório de Pesquisa Interna Avaliação da Instituição pelos docentes

Relatório de Pesquisa Interna Avaliação da Instituição pelos docentes FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAIBA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Relatório de Pesquisa Interna Avaliação da Instituição pelos docentes 2012.2 João Pessoa 2012 Objetivo: O presente Relatório é parte

Leia mais

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA 048 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA 048 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA 048 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: Projeto OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos

Leia mais

INDICADORES DE DESEMPENHO TCU: CONCEITOS E RESULTADOS

INDICADORES DE DESEMPENHO TCU: CONCEITOS E RESULTADOS INDICADORES DE DESEMPENHO TCU: CONCEITOS E RESULTADOS INDICADORES PRIMÁRIOS Custo Corrente sem HU (Hospitais Universitários) EXERCÍCIOS 2015 2014 2013 2012 2011 380.233.749,74 349.662.669,55 269.461.214,87

Leia mais

3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA)

3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA) 2. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) 3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS S (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA) PDI IFRO 2018-2022 115 PDI IFRO 2018-2022 3.1 OFERTA DE S As

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE SERVIDORES ATIVOS E INATIVOS DO IFMA PARA ATUAREM NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - O Diretor Geral Pró-Tempore em exercício do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015 1 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015 Com base no Projeto de Lei Orçamentária do Estado de São Paulo para 2015, (Projeto de Lei nº 1291/2014), encaminhada à Assembleia Legislativa, e nas vigentes Diretrizes

Leia mais

Prof. Jesuan Henrique Rupel Departamento de Química - UEPG

Prof. Jesuan Henrique Rupel Departamento de Química - UEPG Prof. Jesuan Henrique Rupel Departamento de Química - UEPG A Química na UEPG iniciou suas atividades na década de 50 (século passado) na então Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ponta Grossa (dados

Leia mais

EDITAL Nº 277/2017 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

EDITAL Nº 277/2017 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 277/27 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de Regulamenta o Programa de Dimensionamento. Federal de São João del-rei e dá outras providências.

RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de Regulamenta o Programa de Dimensionamento. Federal de São João del-rei e dá outras providências. RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de 2014. Regulamenta o Programa de Dimensionamento do Quadro de Servidores Técnicoadministrativos em Educação da Universidade Federal de São João del-rei e dá outras

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 20, DE 16 DE JULHO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 20, DE 16 DE JULHO DE 2012 1 EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 20, DE 16 DE JULHO DE 22 22/MDS, A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS. A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus

Leia mais

PORTARIA nº xxx DE xxxxxxxxx DE 2014

PORTARIA nº xxx DE xxxxxxxxx DE 2014 PORTARIA nº xxx DE xxxxxxxxx DE 2014 Estabelece orientações para cumprimento do disposto no inciso I do paragrafo 1º do artigo 24 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e dos artigos 5º e 6º do Decreto

Leia mais

Prof. Jackson Proença Testa Reitor

Prof. Jackson Proença Testa Reitor RESOLUÇÃO CU N 0 80/97 Aprova as diretrizes gerais e regulamenta as Atividades de Prestação de Serviços. CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação da Lei Estadual n 0 11.500 de 05 de agosto de 1.996,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2009 BOLSAS REUNI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2009 BOLSAS REUNI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2009 BOLSAS REUNI CONCESSÃO DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO A Pró-Reitoria de Pós-graduação, no uso de suas

Leia mais

Curso Campus Quantidade Administração - Presencial - Campus Arapiraca - Bacharelado - Diurno - Semestral Arapiraca 275 Administração Pública -

Curso Campus Quantidade Administração - Presencial - Campus Arapiraca - Bacharelado - Diurno - Semestral Arapiraca 275 Administração Pública - Curso Campus Quantidade Administração - Presencial - Campus Arapiraca - Bacharelado - Diurno - Semestral Arapiraca 275 Administração Pública - Presencial - Campus Arapiraca - Bacharelado - Noturno - Semestral

Leia mais

4.11. Aspectos financeiros e orçamentários

4.11. Aspectos financeiros e orçamentários 4.11. Aspectos financeiros e orçamentários O planejamento é uma atividade fundamental para alcançar os objetivos de uma organização. O desenvolvimento institucional passa pela reunião de esforços coletivos

Leia mais

Plano de Metas do triênio

Plano de Metas do triênio Plano de Metas do triênio 2009-2001 As metas gerais dos cursos de Graduação do IFUSP, Bacharelado e Licenciatura, para o próximo triênio, têm como objetivo principal uma reestruturação do curso de Bacharelado

Leia mais

EDITAL N 17 DE 02 DE JUNHO DE 2009.

EDITAL N 17 DE 02 DE JUNHO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE RS 377, Km 27, 2º Subdistrito Passo Novo CEP 97541-970 Alegrete RS Fone: (0xx55) 4221655/4221294/4221370

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010 Pró-Reitoria de Pós-Graduação PPg/UFRN PARECER N 977/1965 CES NEWTON SUCUPIRA Conforme o caso,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE EDITAL PROPESQ PROFESSOR VISITANTE Nº. 01/2013 A Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO CoC Período Profa. Dra. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

RELATÓRIO DE GESTÃO CoC Período Profa. Dra. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira 1 RELATÓRIO DE GESTÃO CoC Período 2009 2012 Profa. Dra. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira A seguir são apresentadas as principais atividades desenvolvidas como Coordenadora da CoC de Administração,

Leia mais

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR A FUNDAÇÃO UNIMED E A FACULDADE UNIMED Conexão entre teoria e prática aliada a um corpo docente de alta competência e experiência no mercado de saúde. É assim, há mais de

Leia mais

RESULTADO FINAL - AUXÍLIO MATERIAL PEDAGÓGICO

RESULTADO FINAL - AUXÍLIO MATERIAL PEDAGÓGICO RESULTADO FINAL - AUXÍLIO MATERIAL PEDAGÓGICO Listagem final dos alunos selecionados no processo para obtenção do Auxílio para Aquisição de Material Pedagógico, conforme item 10.2 do Edital nº 06/2015-1º

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA Conselho Universitário CONSUNI 7ª Reunião Ordinária de º PONTO

Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA Conselho Universitário CONSUNI 7ª Reunião Ordinária de º PONTO Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA Conselho Universitário CONSUNI 7ª Reunião Ordinária de 2016 8º PONTO Apreciação e deliberação acerca da distribuição de vagas do Magistério Superior do curso

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2011

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2011 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2011 1 A COP, nos termos das Diretrizes Orçamentárias aprovadas pelo Conselho Universitário em sua reunião de 16/11/10 e com base na Proposta Orçamentária para o Estado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 12, de 12 de

Leia mais

Requisito Básico. Topografia ou Cartografia Digital. Topografia ou Cartografia Digital

Requisito Básico. Topografia ou Cartografia Digital. Topografia ou Cartografia Digital EDITAL RESUMO DE CONCURSO PÚBLICO DOCENTE Nº 130, DE 28 DE ABRIL DE 2010 A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/FUB, nos termos da Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão n. 124, de 15/3/2010,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Seção 1 DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Estágio Obrigatório do Curso

Leia mais

CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA

CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA Histórico O Curso de Odontologia foi implantado em 196. A Clínica Odontológica surgiu em 1963, representada por uma Comissão Administrativa (CACO), na então denominada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de 02.05.2006 QUADRO DE VAGAS DISTRIBUIDAS POR CURSOS E TURNOS O Concurso Vestibular 2017 da UESB objetiva

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD

RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD Estabelece normas para a constituição e utilização do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico FDA. O CONSELHO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO, da Universidade Federal do Paraná, órgão

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada)

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) Alterações incluídas no texto: Decisão nº 083/2017, de 17/03/2017 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011,

Leia mais

MISSÃO. OFERTAS DE DISCIPLINAS - 37 disciplinas CURSOS ATENDIDOS 13 cursos de Graduação NÚMERO TOTAL DE ALUNOS alunos por semestre

MISSÃO. OFERTAS DE DISCIPLINAS - 37 disciplinas CURSOS ATENDIDOS 13 cursos de Graduação NÚMERO TOTAL DE ALUNOS alunos por semestre MISSÃO PLANEJAMENTO SETOR CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA DEPARTAMENTO PATOLOGIA BÁSICA Versão provisória a ser aprovada em setembro de 2017 O Departamento de Patologia Básica é constituído

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 110/2015 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 110/2015 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 110/2015 CONSUNI Aprova o Regimento do Núcleo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Turismo do Curso de Turismo do Câmpus Universitário de Nova Xavantina. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

Pontos de corte do SiSU 2016 / 1ª edição Chamada Única

Pontos de corte do SiSU 2016 / 1ª edição Chamada Única COORDENADORIA DE ASSUNTOS E REGISTROS ACADÊMICOS - CDARA CAMPUS UNIVERSITÁRIO - MARTELOS - JUIZ DE FORA - MG CEP 36036-900 TEL. (32)2102-3733 FAX (32) 2102-3732 e-mail: cdara@ufjf.edu.br Pontos de corte

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL Nº 08/2018 - ESPECÍFICO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL

Leia mais