Breves Comentários sobre Questões Climáticas no Brasil. Maria da Gloria Faria Consultora Jurídica da Cnseg

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Breves Comentários sobre Questões Climáticas no Brasil. Maria da Gloria Faria Consultora Jurídica da Cnseg"

Transcrição

1 Breves Comentários sobre Questões Climáticas no Brasil Maria da Gloria Faria Consultora Jurídica da Cnseg

2 Pauta da apresentação 1º Pesquisa sobre a percepção do cidadão comum sobre as mudanças climáticas no Brasil 50 Entrevistados 2º Algumas informações sobre agravamento e eventos catastróficos 3º O Seguro minimizando os efeitos das mudanças climáticas

3 Entrevistas

4 A pesquisa traz a consolidação das respostas de 50 entrevistados pessoalmente, por whatsapp e por e- mail, às seguintes perguntas: 1 Como você acha que as mudanças climáticas, o aquecimento global afetarão a sua vida? 2 Qual será o maior impacto das mudanças climáticasno Brasil?

5 Universo de entrevistados por faixa etária e gênero; 20 a 30 anos 05 homens e 04 mulheres 30 a 40 anos 05 homens e 16 mulheres 40 a 50 anos - 03 homens e 05 mulheres 50 a 60 anos 02 homens e 03 mulheres 60 a 70 anos 03 homens e 03 mulheres acima de homens Total: 20 homens e 30 mulheres, somando 50 entrevistados.

6 Universo de entrevistados por escolaridade; Fundamental: 01 entrevistado Médio: 03 entrevistados Superior: 46 entrevistados Total: 50 entrevistados

7 Algumas curiosidades quanto a primeira pergunta: 1 Como você acha que as mudanças climáticas, o aquecimento global afetarão a sua vida? Dois entrevistados declararam que não serão afetados pois acreditam que não haverá mudanças drásticas enquanto viverem. Obs.: Faixa etária: 20 a 30 anos

8 Respostas mais frequentes para a primeira pergunta nas faixas etárias de 20 a 40 anos: Desconforto e piora da qualidade de vida Comprometimento da saúde Aumento do custo de vida, sobretudo, gastos com energia Comprometimento da mobilidade urbana

9 Respostas mais frequentes para a primeira pergunta nas faixas etárias acima de 40 anos: Alterações na saúde, sobretudo, doenças dermatológicas, pelo efeito dos raios solares. Escassez de água. Necessidade de troca de residência, em função de alagamentos e subida do nível dos mares.

10 Respostas mais frequentes para a primeira pergunta : Obs: Os entrevistados mais jovens não demonstraram grande preocupação, com os efeitos das mudanças climáticas, adotando nas respostas uma atitude de quase negação.

11 Respostas mais frequentes para a primeira pergunta : Obs: Os entrevistados das duas últimas faixas etárias (50 anos ou mais) se preocupam bastante com os fatores negativos à saúde, à escassez de alimentos, ao agravamento da crise energética e do custo de vida.

12 Algumas curiosidades quanto a segunda pergunta: 2 Qual será o maior impacto das mudanças climáticas no Brasil? Foram observadas respostas complexas na faixa etária acima de 50 anos, como abaixo: O Brasil poderá ser um grande catalizador das políticas públicas, para enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos e escassez dos recursos hídricos Com certeza a matriz energética brasileira terá que ser repensada e reprojetada vis-à-vis a mitigação dos impactos nas principais fontes de energia como por ex, a biomassa, hídrica, eólica etc.

13 Respostas mais frequentes para a segunda pergunta nas faixas etárias de 20 a 40 anos : Alagamento das cidades litorâneas. Comprometimento na produção de alimentos e na matriz energética. Aumento do custo de vida e da energia.

14 Respostas mais frequentes para a segunda pergunta nas faixas etárias de 40 e mais anos : Escassez dos recursos hídricos e de alimentos. Redução da biodiversidade. Epidemias e surgimento de novas doenças. Necessidade de políticas públicas de saúde e habitação, que minimizem os impactos.

15 Respostas mais frequentes para a segunda pergunta : Obs: Os entrevistados mais jovens acreditam que os efeitos, no Brasil, serão mais tardios que no resto do mundo, em função de sua reserva de recursos naturais. De outro lado demonstraram maior preocupação com o desemprego e a mobilidade urbana.

16 Respostas mais frequentes para a segunda pergunta : Obs: Os entrevistados das duas últimas faixas etárias (50 anos ou mais) se preocupam com os impactos, avaliando o alcance de seus efeitos de forma muito mais imediata que os mais jovens. É preocupação comum a mobilização dos entes públicos a escassez hídrica e energética.

17 Mudanças climáticas e efeitos entre nós Brasil e Regiões 2015 foi o ano mais quente da história, em consequência do aquecimento global. A cidade do Rio de Janeiro chegou a registrar temperaturas acima dos 40º C, com sensação térmica de 47º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A medição das temperaturas iniciou-se em 1915 e desde então os 43,2º C registrados no Rio de Janeiro foram a maior temperatura observada nessa cidade. Nesse mesmo ano, outros capitais brasileiras tiveram recordes de temperaturas altas, como é o caso de Brasília com 35,1ºC, Manaus 38,6º C e Belém com 38º C.

18 Mudanças climáticas e efeitos entre nós Escassez de água A região Sudeste do Brasil tem sofrido nos últimos três anos uma quase constante crise hídrica, reflexo da queda na quantidade de chuvas, observada desde 2014 e agravada pela degradação da vegetação nativa no entorno dos rios e reservatórios, bem como pelo desprezo público, que não investe no setor. Mesmo não frequentando mais as primeiras páginas da mídia, segundo a Companhia de água de São Paulo (Sabesp), o Sistema Cantareira, um dos mais importantes do estado, continua com nível insuficiente e ainda utilizando o chamado volume morto.

19 Mudanças climáticas e efeitos entre nós Enchentes e estiagem O Estado de Santa Catarina registrou, entre 1991 e 2010, 12,2% dos desastres naturais ocorridos no Brasil. A dimensão do problema fica clara ao se considerar que este estado representa apenas 1,2% do território nacional. A região Sul do país, por sua posição geográfica e clima é a mais suscetível aos desastres naturais, sofrendo com tornados, enchentes, estiagens e ressacas frequentes. Foi no estado de Santa Catarina onde foi registrado o primeiro furacão que atingiu, em 2004, a costa brasileira. O período de novembro de 2008 testemunhou chuvas intensas neste estado, que causaram graves inundações e inúmeros deslizamentos fatais.

20 Mudanças climáticas e efeitos entre nós Desertificação O nordeste brasileiro registrou no ano de 2015 uma perda de 49 trilhões de litros de água, acelerando o processo de desertificação pela falta de água no solo, consequente da alteração do clima e da redução da quantidade de chuvas.

21 Mudanças climáticas e efeitos entre nós O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº 4549, DE 2016 (Do Sr. Deputado Federal Dr. Jorge Silva) Dispõe sobre o contrato de seguro de automóveis para vedar a exceção de cobertura aos danos causados por efeitos de fenômenos da natureza e do clima. Art. 1º Os contratos de seguro de automóvel não poderão excetuar do dever de indenizar os danos causados por efeitos de eventos da natureza e do clima. Parágrafo único. Para os efeitos desta lei, consideram-se eventos da natureza ou do clima, ou seus efeitos, as tempestades, chuvas de granizo, enchentes, desmoronamentos, deslizamentos de terra ou de rochas, queda de árvores ou de grandes estruturas, terremotos, maremotos, furacões, ventanias, além de outros fenômenos naturais de grande energia e poder destrutivo. Art. 2º Esta lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias de sua publicação oficial.

22 OBRIGADA Maria da Gloria Faria Consultora Jurídica da Cnseg

OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES

OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES Renaldo Onofre Laureano Junior Capitão Bombeiro Militar Gerente de Logística e Mobilização Essa apresentação é destinada aos profissionais que, diariamente, dedicam

Leia mais

BANCO DE DADOS DE EVENTOS ATMOSFÉRICOS SEVEROS E A RELAÇÃO COM RISCOS AMBIENTAIS. Geórgia Jorge Pellegrina

BANCO DE DADOS DE EVENTOS ATMOSFÉRICOS SEVEROS E A RELAÇÃO COM RISCOS AMBIENTAIS. Geórgia Jorge Pellegrina I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE RISCOS RISCOS AMBIENTAIS E VULNERABILIDADES CLIMÁTICAS BANCO DE DADOS DE EVENTOS ATMOSFÉRICOS SEVEROS E A RELAÇÃO COM RISCOS AMBIENTAIS. Geórgia Jorge Pellegrina INTRODUÇÃO

Leia mais

DESASTRES AMBIENTAIS

DESASTRES AMBIENTAIS DESASTRES AMBIENTAIS Sheila Cristina Jacumasso Caracterização dos Desastres EVOLUÇÃO INTENSIDADE ORIGEM EVOLUÇÃO Desastres súbitos s ou de evolução aguda; Desastres de evolução crônica, ou graduais; Desastres

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Janeiro de 2019

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Janeiro de 2019 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Janeiro de 2019 Durante a maior parte de janeiro prevaleceu sobre o Sudeste do Brasil uma circulação anticiclônica (sentido anti-horário) em níveis

Leia mais

Monitoramento de Estiagens

Monitoramento de Estiagens IX ENCONTRO REGIONAL DE DEFESA CIVIL Resposta e Recuperação em Face de Eventos Meteorológicos: O quê fazer quando o desastre é iminente ou instalado? 30 de Agosto de 2018 Gramado/RS Monitoramento de Estiagens

Leia mais

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL VARIABILIDADE CLIMÁTICAS E OS EVENTOS EXTREMOS NO BRASIL E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS Francisco de Assis Diniz Diretor de INMET As duas últimas décadas tem sido evidenciado com o aumento dos eventos extremos

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO TÍTULO: PREJUÍZOS CAUSADOS POR DESASTRES NATURAIS A 2015

ESTUDO TÉCNICO TÍTULO: PREJUÍZOS CAUSADOS POR DESASTRES NATURAIS A 2015 ESTUDO TÉCNICO Brasília, 6 de maio de 2016. TÍTULO: PREJUÍZOS CAUSADOS POR DESASTRES NATURAIS - 2012 A 2015 ÁREA: Desenvolvimento Territorial - Defesa Civil REFERÊNCIA: Portaria 1.663/2015 PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Reunião CNM/PNUD 24 de outubro de 2014

PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Reunião CNM/PNUD 24 de outubro de 2014 PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Reunião CNM/PNUD 24 de outubro de 2014 Abordagens Estrutura Atual Gestão de Riscos Resposta a Desastres Brasil Observatório de Desastres Naturais Introdução Desastres Naturais nos

Leia mais

ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A

ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A 2011 1 BERNARDI, Ewerthon Cezar Schiavo 2 ; MADRUGA, Roberta Araujo 3 ; SAUSEN, Tania Maria 3 1 Trabalho

Leia mais

Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro, Brasil

Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Centro de Estudos e Pesquisas de Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) / FIOCRUZ / MS Impacto dos desastres naturais sobre

Leia mais

Da formação á prática na saúde

Da formação á prática na saúde REALIZAÇÃO: GRUPO DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA SAÚDE UFPR/CNPq PRROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA DA UFPR Mestrado e Doutorado em Sociologia PATROCÍNIO: APOIO: SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE

Leia mais

ESTAÇÃO DO VERÃO. Características gerais e como foi o Verão de 2018/2019 em Bauru. O verão é representado pelo trimestre dezembro/janeiro/fevereiro;

ESTAÇÃO DO VERÃO. Características gerais e como foi o Verão de 2018/2019 em Bauru. O verão é representado pelo trimestre dezembro/janeiro/fevereiro; ESTAÇÃO DO VERÃO Características gerais e como foi o Verão de 2018/2019 em Bauru 1. Características gerais O verão é representado pelo trimestre dezembro/janeiro/fevereiro; Na estação do verão os dias

Leia mais

A CRISE HÍDRICA OS REAIS MOTIVOS E AS PRINCIPAIS MEDIDAS MITIGATÓRIAS

A CRISE HÍDRICA OS REAIS MOTIVOS E AS PRINCIPAIS MEDIDAS MITIGATÓRIAS A CRISE HÍDRICA OS REAIS MOTIVOS E AS PRINCIPAIS MEDIDAS MITIGATÓRIAS Ciclo da água BRASIL: 12% da água doce superficial 2,5% ->68,9%:calotas e geleiras -> 29,9% subterrânea -> 0,9% outros reservatórios

Leia mais

CONTEÚDO o EVIDENCIAS DE MUDANCAS CLIMATICAS EM MOCAMBIQUE E SEUS IMPACTOS o PROJECÇÕES CLIMÁTICAS PARA MOÇAMBIQUE E IMPACTOS ESPERADOS o PERCEPCOES

CONTEÚDO o EVIDENCIAS DE MUDANCAS CLIMATICAS EM MOCAMBIQUE E SEUS IMPACTOS o PROJECÇÕES CLIMÁTICAS PARA MOÇAMBIQUE E IMPACTOS ESPERADOS o PERCEPCOES Luis Artur, UEM PhD, Sociologia de Desastres e Mudancas Climaticas Mulotane, 07 de Novembro de 2016 CONTEÚDO o EVIDENCIAS DE MUDANCAS CLIMATICAS EM MOCAMBIQUE E SEUS IMPACTOS o PROJECÇÕES CLIMÁTICAS PARA

Leia mais

Metodologia Conhecimento sobre o aquecimento global

Metodologia Conhecimento sobre o aquecimento global Metodologia Conhecimento sobre o aquecimento global A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo da pesquisa

Leia mais

1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES)

1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES) 1. (FACERES) Característico das regiões localizadas em médias latitudes, como Buenos Aires, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões

Leia mais

Ocupações em áreas de risco de desastres e mapeamento RODRIGO MORATELLI. Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina

Ocupações em áreas de risco de desastres e mapeamento RODRIGO MORATELLI. Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Ocupações em áreas de risco de desastres e mapeamento RODRIGO MORATELLI Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina DESASTRES OCORRIDOS EM SC 2011 ENCHENTE em Ituporanga 2016 CHUVA INTENSA em

Leia mais

Regressando ao ponto de partida.

Regressando ao ponto de partida. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SEVERIM DE FARIA CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 10º ANO - FÍSICA ACTIVIDADE LABORATORIAL Nº 0 ENQUADRAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO 0 - DAS FONTES DE ENERGIA AO UTILIZADOR SITUAÇÃO ENERGÉTICA MUNDIAL

Leia mais

Vulnerabilidade de Comunidades Rurais às Mudanças Climáticas no Município de Sumé-PB

Vulnerabilidade de Comunidades Rurais às Mudanças Climáticas no Município de Sumé-PB Vulnerabilidade de Comunidades Rurais às Mudanças Climáticas no Município de Sumé-PB Mônica Garcia Agra de Medeiros; Marília Silva Dantas; Carlos de Oliveira Galvão & Talita Laís Pereira Duarte João Pessoa,

Leia mais

Riscos e catástrofes

Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Risco Perigo que pode ameaçar o ser humano ou o ambiente em geral, como é o caso dos sismos, furacões, secas, inundações,

Leia mais

O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL

O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL Daniel P. GUIMARÃES 1,2, Ruibran J. dos REIS 3 1 Embrapa Milho e Sorgo Sete Lagoas Minas Gerais 2 daniel@cnpms.embrapa.br RESUMO: A variabilidade das temperaturas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO ANÁLISE DOS IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Dezembro de 2018

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Dezembro de 2018 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Dezembro de 2018 O mês de dezembro foi caracterizado por chuvas mal distribuídas e o predomínio de tempo mais seco sobre grande parte do Vale do

Leia mais

ADAPTAÇÃO. Aumentar Resiliência Reduzir Vulnerabilidade

ADAPTAÇÃO. Aumentar Resiliência Reduzir Vulnerabilidade ADAPTAÇÃO Aumentar Resiliência Reduzir Vulnerabilidade Adaptação Alguma Adaptação já esta ocorrendo, mas em base muito limitada ainda Adaptação a variabilidade do clima Adaptação a mudancas climaticas,

Leia mais

Filipa Alves Aveiro, 28 de novembro 2015

Filipa Alves Aveiro, 28 de novembro 2015 Filipa Alves Aveiro, 28 de novembro 2015 Sempre existiram no nosso planeta. Nos últimos anos estamos a registar uma mudança mais rápida do clima. Temos capacidade de reagir/responder a esta mudança? Aquecimento

Leia mais

DESASTRES NATURAIS NO ESTADO PARANÁ Impactos e Medidas de Prevenção

DESASTRES NATURAIS NO ESTADO PARANÁ Impactos e Medidas de Prevenção Simpósio Brasileiro de Emergências Aquáticas Impacto Prevenção - Ação DESASTRES NATURAIS NO ESTADO PARANÁ Impactos e Medidas de Prevenção Ten-Cel. QOBM Edemilson de Barros Coordenador Executivo de Proteção

Leia mais

O Modus Operandi das Questões Ambientais Globais Multilaterais

O Modus Operandi das Questões Ambientais Globais Multilaterais O Modus Operandi das Questões Ambientais Globais Multilaterais Centro de Ensino Superior do Amapá Disciplina: Gestão Ambiental e Empresarial Profa : Nazaré da Silva Dias Ferrão A radiação solar é o fator

Leia mais

Maioria das capitais tem alta no preço da cesta básica

Maioria das capitais tem alta no preço da cesta básica 1 São Paulo, 04 de junho de 2009. NOTA À IMPRENSA Maioria das capitais tem alta no preço da cesta básica Os preços dos produtos alimentícios essenciais voltaram a ter predominantemente aumento em maio,

Leia mais

Délton Winter de Carvalho

Délton Winter de Carvalho Licenciamento Ambiental no Âmbito dos Municípios, Porto Alegre 02/06/16 Délton Winter de Carvalho Advogado Pós-doutor em Direito dos Desastres e Ambiental, na University of California, Berkeley Doutor

Leia mais

Fonte: Folha Uol. Catástrofes climáticas no Brasil Como enfrentar tais riscos?

Fonte: Folha Uol. Catástrofes climáticas no Brasil Como enfrentar tais riscos? Fonte: Folha Uol Catástrofes climáticas no Brasil Como enfrentar tais riscos? Catástrofes Naturais Não-climáticas: terremotos, erupções vulcânicas, maremotos; tsunamis Climáticas: Tempestades, furacões,

Leia mais

Brasil ignora os desastres naturais

Brasil ignora os desastres naturais Brasil ignora os desastres naturais Categories : Reportagens No país em que o presidente é um retirante da seca nordestina, os desastres naturais continuam sendo tratados de forma imprevidente e desorganizada.

Leia mais

Anexo IV Tabulação do questionário das famílias

Anexo IV Tabulação do questionário das famílias Anexo IV Tabulação do questionário das famílias Elaborado por Jaqueline Ferreira e Bibi Cintrão Setembro 2010 PARTE A : Identificação do entrevistado Número e percentual de questionários por UF e total:

Leia mais

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Primavera de 2018

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Primavera de 2018 Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Primavera de 2018 A primavera marca a transição entre a estação seca e a estação chuvosa no Estado de São Paulo, sendo que a estação

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

O Brasil tem cerca de 40% de sua energia gerada por fontes renováveis. As hidrelétricas são a principal fonte, responsáveis por 64% da produção.

O Brasil tem cerca de 40% de sua energia gerada por fontes renováveis. As hidrelétricas são a principal fonte, responsáveis por 64% da produção. O Brasil tem cerca de 40% de sua energia gerada por fontes renováveis. As hidrelétricas são a principal fonte, responsáveis por 64% da produção. No entanto, a matriz ainda pouco diversificada não garante

Leia mais

Geotecnologias para prevenção e localização de áreas de risco. Prof. Siclério Ahlert Eng. Hídrica UFPel

Geotecnologias para prevenção e localização de áreas de risco. Prof. Siclério Ahlert Eng. Hídrica UFPel Geotecnologias para prevenção e localização de áreas de risco Prof. Siclério Ahlert Eng. Hídrica UFPel siclerio@yahoo.com.br Geotecnologias para (1)prevenção e (2)localização de áreas de risco; Geotecnologias

Leia mais

Camadas da Atmosfera (características físico químicas)

Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Gradiente médio negativo temperatura aumenta conforme aumenta a altitude. Gradiente médio positivo temperatura diminui conforme aumenta a altitude.

Leia mais

Augusto José Pereira Filho Departamento de Ciências Atmosféricas Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Augusto José Pereira Filho Departamento de Ciências Atmosféricas Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Augusto José Pereira Filho Departamento de Ciências Atmosféricas Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas 8 o Fórum Mundial da Água 2018 - Evento Preparatório CONFEA 10 a 12 Maio de 2017,

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2019

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2019 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2019 O mês de fevereiro, ao contrário de janeiro, foi de tempo mais instável e com precipitações mais frequentes sobre o Estado de São

Leia mais

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES Elisa Furian elisafurian@outlook.com ÁREA DO TERRENO: A área total do terreno ou lote. ÁREA ÚTIL: Área utilizável de uma edificação ou cômodo excluindo paredes e pilares. ÁREA

Leia mais

Sensoriamento Remoto II

Sensoriamento Remoto II Sensoriamento Remoto II Sensoriamento Remoto por LIDAR (LIDAR Remote Sensing) Aplicações UFPR Departamento de Geomática Prof. Jorge Centeno 2013 copyright@ centenet Vantagens/problemas Vantagens: alta

Leia mais

AVALIAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO URBANO: UM CASO BRASILEIRO

AVALIAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO URBANO: UM CASO BRASILEIRO AVALIAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO URBANO: UM CASO BRASILEIRO :Autoras: Marina Sória Castellano nina_soria@yahoo.com.br Lucí Hidalgo Nunes luci@ige.unicamp.br

Leia mais

Variáveis e Produtos Climáticos de Interesse para o Setor Saúde

Variáveis e Produtos Climáticos de Interesse para o Setor Saúde Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro Variáveis e Produtos Climáticos de Interesse para o Setor Saúde Ulisses E. C. Confalonieri FLUTUAÇÕES CLIMÁTICAS Abundância

Leia mais

EVOLUÇÃO DO VOLUME ARMAZENADO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS NO AÇUDE FELISMINA QUEIROZ NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ PB.

EVOLUÇÃO DO VOLUME ARMAZENADO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS NO AÇUDE FELISMINA QUEIROZ NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ PB. EVOLUÇÃO DO VOLUME ARMAZENADO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS NO AÇUDE FELISMINA QUEIROZ NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ PB. Valquiria Cordeiro da Silva(1); Tatiana Gomes de Pontes(2); Larissa Barreto Barbosa(3);

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professor: Bento Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS

Leia mais

I semana da agua do Riacho Grande SAR 2014

I semana da agua do Riacho Grande SAR 2014 I semana da agua do Riacho Grande SAR 2014 Profa. María Valverde 20 de Março 2014 vulnerare significa ferir, danificar, Produto da exposição física a um perigo natural (Pelling e Uitto, 2002). Representa

Leia mais

É COM VOCÊ. cartilha. Reservatórios: degradação ambiental (?) Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou. Janeiro/ ,00 556,00

É COM VOCÊ. cartilha. Reservatórios: degradação ambiental (?) Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou. Janeiro/ ,00 556,00 cartilha Janeiro/2013 É COM VOCÊ Reservatórios: Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou degradação ambiental (?) 558,00 556,00 Nível máximo operativo 554,00 552,00 550,00 Nível mínimo operativo

Leia mais

eventos extremos ligados a recursos hídricos

eventos extremos ligados a recursos hídricos Mudanças climáticas e eventos extremos ligados a recursos hídricos JOAQUIM GONDIM SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS Brasília, 4 de agosto de 2009 AS INUNDAÇÕES E AS SECAS TÊM CADA VEZ MAIS CHAMADO A ATENÇÃO

Leia mais

R.: R.: R.: d) A região central do Brasil possui duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. R.: R.:

R.: R.: R.: d) A região central do Brasil possui duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Muitas pessoas

Leia mais

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL MAR.2014

INFORMATIVO MENSAL MAR.2014 INFORMATIVO MENSAL.214 Preço de Liquidação das Diferenças 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, PLD Médio /214 PLD TETO 822,83 7 6 5 4 3 2 PLD Médio Anual - Seco x Úmido 1,, MÉDIA SEMANA 1 1/ a 7/ NORTE SEMANA 2 8/

Leia mais

Política Estadual de Defesa Civil no Estado de Santa Catarina. Fabiano de Souza. Secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina

Política Estadual de Defesa Civil no Estado de Santa Catarina. Fabiano de Souza. Secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Política Estadual de Defesa Civil no Estado de Santa Catarina Fabiano de Souza Secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina DESASTRES OCORRIDOS EM SC 2011 ENCHENTE em Ituporanga 2016

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL JUN.2013

INFORMATIVO MENSAL JUN.2013 JAN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN INFORMATIVO MENSAL.213 Preço de Liquidação das Diferenças 35, PLD Médio /213 6 PLD Médio Anual - Seco x Úmido 3, 25, 2, 15, 1, 5 4 3 2 5,, MÉDIA

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA ALTERNATIVAS AMBIENTAIS COMO SOLUÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA ESCASSEZ HIDRICA Luiz Henrique Ferraz Miranda Engenheiro Florestal Chefe do Escritório Regional

Leia mais

OS DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI

OS DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI OS DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI A poluição ambiental se torna um problema mundial com as empresas multinacionais explorando recursos naturais e produzindo substâncias tóxicas em toda parte do mundo;

Leia mais

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos Justificativas da deliberação CBHSINOS 061/2015 O principal objetivo da gestão e da prevenção das crises provocadas pelas inundações deverá

Leia mais

Pegada de Carbono e as Alterações Climáticas. Artur Gonçalves Instituto Politécnico de Bragança

Pegada de Carbono e as Alterações Climáticas. Artur Gonçalves Instituto Politécnico de Bragança Pegada de Carbono e as Alterações Climáticas Artur Gonçalves Instituto Politécnico de Bragança Estrutura Conceitos Alterações Climáticas e o Efeito de Estufa Adaptação e Mitigação O Contributo da Floresta

Leia mais

[Perspectiva Econômica para Consumidor]

[Perspectiva Econômica para Consumidor] Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina [Perspectiva Econômica para 2009 - Consumidor] [A ótica dos consumidores no vislumbre econômico do ano de 2009] Caroline Cunha Araujo Pesquisa sobre as

Leia mais

COMPORTAMENTO DE ALGUNS ELEMENTOS CLIMÁTICOS EM RELAÇÃO À COBERTURA DO SOLO NUMA AREA URBANA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PA

COMPORTAMENTO DE ALGUNS ELEMENTOS CLIMÁTICOS EM RELAÇÃO À COBERTURA DO SOLO NUMA AREA URBANA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PA COMPORTAMENTO DE ALGUNS ELEMENTOS CLIMÁTICOS EM RELAÇÃO À COBERTURA DO SOLO NUMA AREA URBANA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PA Margarete Marizi Oliveira Mardock (*), Bianca Barreto Monteiro, Andrea de Souza

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Outubro de 2018

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Outubro de 2018 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Outubro de 2018 O mês de outubro foi caracterizado por constantes instabilidades sobre boa parte do Estado de São Paulo com precipitações frequentes

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): _ DATA: / / QUESTÃO 01 - A maior parte do Brasil se localiza na Zona Climática Intertropical, aquela que recebe a energia solar

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. Leonardo Monteiro) Estabelece diretrizes para verificação da segurança de barragens de cursos de água para quaisquer fins e para aterros de contenção de resíduos líquidos

Leia mais

ADAPTACAO. Aumentar Resiliencia Reduzir Vulnerabilidade

ADAPTACAO. Aumentar Resiliencia Reduzir Vulnerabilidade ADAPTACAO Aumentar Resiliencia Reduzir Vulnerabilidade Adaptacao Alguma adaptacao ja esta ocorrendo, mas em base muito limitada ainda Adaptacao a variabilidade do clima Adaptacao a mudancas climaticas,

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Trigo: A implantação da cultura enfrentou alguma dificuldade nos últimos dias, devido à variação das condições climáticas. Enquanto boa parte do Estado registrou precipitações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 ESCOLA BÁSICA / MARTIM DE FREITAS Ano letivo 06/0 º Ano de Escolaridade I Período (6 aulas) (6 aulas) I ( aulas) DOMÍNIO: A TERRA, ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Unidade A Geografia e o Território -O objeto

Leia mais

El Niño e La Niña CLIMA

El Niño e La Niña CLIMA CLIMA El Niño e La Niña Alguns fenômenos provocam alterações no comportamento das chuvas, dos ventos e das temperaturas em várias regiões, além de intrigarem a comunidade científica internacional. Entre

Leia mais

AQUECIMENTO GLOBAL Fatos & Mitos

AQUECIMENTO GLOBAL Fatos & Mitos AQUECIMENTO GLOBAL Fatos & Mitos 25º Seminário Internacional de Educação Tecnológica Eliana Veleda Klering Meteorologista, D.Sc Estrutura da apresentação 1. Dependência do homem frente ao clima; 2. Causas

Leia mais

QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR)

QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR) AQUECIMENTO GLOBAL QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR) CHINA GRANDE EMISSÃO DO GEE DEZ SINAIS DE ALARME DO AQUECIMENTO GLOBAL AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS TUVALU refugiados

Leia mais

Bioeconomia: Oportunidades para Parceria Brasil-Alemanha Martin Nissen

Bioeconomia: Oportunidades para Parceria Brasil-Alemanha Martin Nissen Bioeconomia: Oportunidades para Parceria Brasil-Alemanha Martin Nissen Conselheiro para Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor 21 de maio de 2015 Conteúdo I. Introdução II. Brasil e Alemanha III.

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO. Características do Verão

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO. Características do Verão Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa Serviço de Pesquisa Aplicada SEPEA Endereço: Eixo Monumental via S1 Sudoeste Fone: + 55 (61)

Leia mais

Chuva interrompe sequência de queda no nível do Cantareira. Escrito por Admin Global [Vitor - Exibir Comunicação] Ter, 04 de Novembro de :49

Chuva interrompe sequência de queda no nível do Cantareira. Escrito por Admin Global [Vitor - Exibir Comunicação] Ter, 04 de Novembro de :49 A chuva que atingiu o Sistema Cantareira na segunda-feira (3) interrompeu uma sequência de quedas no nível dos reservatórios que vinha desde 27 de setembro. Nesta terça (4), o volume acumulado se manteve

Leia mais

1. (UNIPAM) Nas últimas décadas, diversos fenômenos climáticos têm sido foco de discussões na academia e na mídia, devido às implicações sociais,

1. (UNIPAM) Nas últimas décadas, diversos fenômenos climáticos têm sido foco de discussões na academia e na mídia, devido às implicações sociais, 1. (UNIPAM) Nas últimas décadas, diversos fenômenos climáticos têm sido foco de discussões na academia e na mídia, devido às implicações sociais, econômicas e ambientais que desencadeiam. Entre esses fenômenos,

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Problemas Ambientais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Problemas Ambientais Problemas Ambientais Problemas Ambientais 1. A emissão de CO2 na atmosfera é uma das principais causas do aquecimento global. O mapa a seguir apresenta as emissões de dióxido de carbono per capita em alguns

Leia mais

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE QUARTO RELATÓRIO RIO DE AVALIAÇÃO (AR 4)

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE QUARTO RELATÓRIO RIO DE AVALIAÇÃO (AR 4) PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS (IPCC) QUARTO RELATÓRIO RIO DE AVALIAÇÃO (AR 4) SUMÁRIO PARA TOMADORES DE DECISÃO (SPM) A - Introdução B Impactos observados C Impactos futuros D - Respostas

Leia mais

Tendências de precipitação na Bacia do Rio Tietê - SP

Tendências de precipitação na Bacia do Rio Tietê - SP Tendências de precipitação na Bacia do Rio Tietê - SP Abordagem da atual crise nos reservatórios do Sistema Cantareira CAROLYNE BUENO MACHADO São José dos Campos, 2015 Introdução Mudanças nos padrões de

Leia mais

ANÁLISE DE AGRUPAMENTO (ANUAL)

ANÁLISE DE AGRUPAMENTO (ANUAL) ANÁLISE DE AGRUPAMENTO (ANUAL) 1936-2005 Rainfall Pressure Seven Variables Euclidean Distances Distance ANÁLISE DE AGRUPAMENTO (DIÁRIA) 1936-2005 Fourteen Variables Euclidean Distances Temperature Rainfall

Leia mais

WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL. Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis

WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL. Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis WORKSHOP MODELAGEM CLIMÁTICA E A TERCEIRA COMUNICAÇÃO NACIONAL Experiências de Estudos de Impactos das Mudanças de Clima nas Energias Renováveis Energia Dimensões da Energia Tecnológica Física Energia

Leia mais

A Água nos Oceanos e a Relação com o Território

A Água nos Oceanos e a Relação com o Território 1. (Enem 2007) O artigo 1º, da Lei Federal no. 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos: I) a água é um bem de domínio público; II) a água é um recurso natural limitado,

Leia mais

Física e Meio Ambiente

Física e Meio Ambiente Física e Meio Ambiente Temperatura e Clima na Terra PROF. WILDSON W DE ARAGÃO Ciência Sergipe.com FATORES QUE INFLUENCIAM A TEMPERATURA DA TERRA Movimento de Rotação - Maior arrefecimento após o pôr

Leia mais

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Contrastes de Desenvolvimento

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Contrastes de Desenvolvimento DISCIPLINA DE GEOGRAFIA [9º] PLANIFICAÇÃO 2018/2019 9.ºAno de Escolaridade 1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Contrastes de Desenvolvimento Países com diferentes graus de desenvolvimento 1. Compreender

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA

Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS JOAQUIM GONDIM SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS E EVENTOS CRÍTICOS São

Leia mais

DESAFIOS AMBIENTAIS NOS EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO XIX SIMPÓSIO JURÍDICO ABCE

DESAFIOS AMBIENTAIS NOS EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO XIX SIMPÓSIO JURÍDICO ABCE DESAFIOS AMBIENTAIS NOS EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO XIX SIMPÓSIO JURÍDICO ABCE APRESENTAÇÃO PESSOAL Vice-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB; Titular

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

TERRITORIAL. As áreas de risco e as fortes chuvas no país

TERRITORIAL. As áreas de risco e as fortes chuvas no país A cada ano, as fortes chuvas que costumam ocorrer no verão sulista e inverno nortista do Brasil trazem em conjunto com seu frescor, infelizmente, tragédias naturais como deslizamentos de terra e alagamentos

Leia mais

Riscos de Engenharia

Riscos de Engenharia Riscos de Engenharia 1 Conceito 2 Interessados 3 Vigência 4 Coberturas 5 Informações Necessárias Conceito Apólice tipo All Risks Cobre danos materiais consequentes de acidente de origem súbita e imprevista

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil: atuação e novos projetos

Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil: atuação e novos projetos Sistema Nacional de Proteção e : atuação e novos projetos Eventos climáticos extremos, desastres e impactos sobre a saúde. O que dizem os sistemas de informação? Rio de Janeiro, maio de 2014 DESASTRES

Leia mais

Entrevista CADERNOS DE SEGURO

Entrevista CADERNOS DE SEGURO Entrevista 6 Florian Kummer DIRETOR DE SUBSCRIÇÃO DE RESSEGUROS DE RAMOS ELEMENTARES PARA A AMÉRICA LATINA DA SWISS RE. POR OLGA DE MELLO FOTOS ÉDI PEREIRA 7 Tarde demais? Clima global a um passo do caos

Leia mais

APLICAÇÃO DO MODELO THORNTHWAITE-CAMARGO PARA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM QUATRO CIDADES PARAIBANAS

APLICAÇÃO DO MODELO THORNTHWAITE-CAMARGO PARA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM QUATRO CIDADES PARAIBANAS APLICAÇÃO DO MODELO THORNTHWAITE-CAMARGO PARA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM QUATRO CIDADES PARAIBANAS Andréia Maria Nogueira Dantas¹; Fagna Maria Silva Cavalcante²; Mariana Lima Figueredo³; Renata Luana

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS PARA O ESTADO DO PIAUÍ

BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS PARA O ESTADO DO PIAUÍ BOLETIM DE INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS PARA O ESTADO DO PIAUÍ Teresina - PI Dezembro(2015)/Janeiro(2016)/Fevereiro(2016) Rua 13 de Maio, 307, 4º, 5º e 6º Andar Centro CEP 64.001-150 - www.semar.pi.gov.br Teresina

Leia mais

Questões. Geografia Cláudio Hansen 26/11/2014. #VaiTerEspecífica

Questões. Geografia Cláudio Hansen 26/11/2014. #VaiTerEspecífica Questões 1. Na atualidade, o petróleo é um recurso natural de grande importância para o crescimento econômico, representando uma das principais fontes de riqueza e investimento para os países do mundo.

Leia mais

VIII Fórum Nacional de Defesa Civil Maceió de 21 a 23 de setembro de 2011

VIII Fórum Nacional de Defesa Civil Maceió de 21 a 23 de setembro de 2011 VIII Fórum Nacional de Maceió de 21 a 23 de setembro de 2011 CONCEITOS BÁSICOS DESASTRE Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando grave

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Café

Balanço 2016 Perspectivas Café Café 77 78 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 OFERTA RESTRITA PODE MANTER PREÇO DO CAFÉ FIRME PARA 2017 A demanda crescente no mercado mundial, a queda nos estoques e as incertezas climáticas

Leia mais

ANÁLISE DA REDUÇÃO DO ESPELHO D ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS DO MUNICÍPIO DE PARELHAS/RN

ANÁLISE DA REDUÇÃO DO ESPELHO D ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS DO MUNICÍPIO DE PARELHAS/RN ANÁLISE DA REDUÇÃO DO ESPELHO D ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS DO MUNICÍPIO DE PARELHAS/RN Débora Raquel Silva Félix 1 ; Ana Cláudia Dias dos Santos 2 ; Carla Natali da Silva Simão 3 ; Francisca Uberlândia Silva

Leia mais

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007 Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste Antonio R. Magalhães Agosto 2007 ROTEIRO Introdução Definições Cenários Impactos Adaptação e Mitigação Vulnerabilidade Desenvolvimento

Leia mais

CAPÍTULO 1 PONTO DE PARTIDA

CAPÍTULO 1 PONTO DE PARTIDA CAPÍTULO 1 PONTO DE PARTIDA Autores coordenadores: Eduardo Delgado Assad EMBRAPA e Antonio Rocha Magalhães - CGEE 7 ÍNDICE 1. PONTO DE PARTIDA 9 2. FUNDAMENTOS 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19 8 VOLUME

Leia mais

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como Definição A é uma ciência que estuda o tempo atmosférico e suas variações ao longo do dia, sendo também conhecido como. A meteorologia vem, portanto a se dedicar ao estudo das variações do tempo atmosférico

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Abril de 2019

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Abril de 2019 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Abril de 2019 O mês de abril foi marcado pela diminuição de episódios de chuva e também na intensidade dos mesmos, como é esperado para a época do

Leia mais