PRESS info. Vantajoso para a ecologia e economia Ecolution by Scania. P10902PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESS info. Vantajoso para a ecologia e economia Ecolution by Scania. P10902PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010"

Transcrição

1 PRESS info P10902PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010 Vantajoso para a ecologia e economia Ecolution by Scania Ecolution by Scania é uma nova linha de produtos e serviços verdes com que os operadores podem minimizar a emissão de CO 2 e maximizar a rentabilidade da exploração dos seus camiões e autocarros com efeito imediato. O conceito inclui a optimização da especificação dos veículos, a utilização de combustíveis renováveis e diesel, apoio ao motorista, apoio operacional e programas de manutenção especiais. Podemos fazer muito, com efeito imediato! Em estreita cooperação com os nossos clientes, poderemos ajudá-los a optimizar as suas actividades, reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO 2 e, ao mesmo tempo, aumentar a vida útil e a rentabilidade, informa Martin Lundstedt, Vice-presidente executivo, responsável por vendas e marketing. Ecolution by Scania permite visualizar, de forma compreensiva para os nossos clientes, a nossa linha de produtos verdes. O pacote contém uma combinação exclusiva de acompanhamento do veículo a longo prazo e de apoio pessoal aos motoristas, para garantir sempre as condições ideais. Optando por Ecolution by Scania, os nossos clientes obtêm sempre as menores emissões de CO 2, e o mais baixo consumo de combustível, com funcionamento a gasóleo ou combustível renovável, comenta Martin Lundstedt. A estratégia consiste em reduzir as emissões de CO 2 utilizando da melhor maneira tanto os produtos como os serviços. A introdução terá lugar em primeiro lugar na Alemanha e na Suécia, com ofertas individualizadas de camiões e autocarros, prevendo-se o lançamento geral na Europa um pouco mais tarde. Alcance Ecolution by Scania engloba diferentes elementos que asseguram melhorias na performance de CO 2 dos veículos em funcionamento. Scania Corporate Relations Telephone SE Södertälje Fax Sweden

2 2 (6) Ecolution by Scania em resumo Veículo Especificação optimizada em termos de CO 2 e rendimento energético. Formação de motoristas Condução económica, individualizada para cada caso. Acompanhamento do motorista Assessoramento e melhoria permanente. Manutenção + Cuidados especiais com a economia de combustível. Apoio especializado ao pessoal de vendas na especificação dos veículos. Análise de transportes, inclusive dos custos e do consumo previsto. Veículos especificados para consumo e emissões de CO 2 mínimos. Formação especialmente adaptada às necessidades de cada motorista e a cada aplicação. Acompanhamento de motoristas (assessoramento) a intervalos acordados. Relatórios periódicos sobre o desempenho da frota. Plano de manutenção especialmente adaptado para manutenção do nível de CO 2 e do rendimento energético. Análise da emissão de CO2 executada em intervalos acordados. Contrato renovado anualmente até ao limite de 3 ou 4 anos. Os clientes que se decidam pela oferta total receberão um certificado Ecolution by Scania. Os elementos também podem ser obtidos individualmente e em separado, mas então não estarão cobertos pelo conjunto Ecolution. Componentes Ecolution by Scania cobre todos os combustíveis disponíveis no mercado ou seja gasóleo, biodiesel 1), biogás, gás natural e etanol 2). Os veículos com motor diesel com emissões de CO 2 optimizadas são recomendáveis em aplicações em que o recurso a combustíveis renováveis é menos viável, por exemplo em longo curso. Os veículos são classificados pela economia de CO 2 presumida. Nos veículos a gasóleo, a classificação é função da economia obtida com a especificação optimizada em termos de CO 2 e combustível. Elementos obrigatórios em Ecolution by Scania: 1) segundo EN14214 (p. ex. RME, FAME). 2) Etanol ED95 adaptado para motores de combustão diesel.

3 3 (6) CAMIÕES Recolha de lixo Distribuição Construção Longo curso Combustível Apoio ao motorista Etanol Biogás Etanol Biogás Formação de motoristas Acompanhamento do motorista Manutenção Manutenção + Acompanhamento Monitorização do combustível Objectivo de consumo Relatórios ambientais Gasóleo AUTOCARROS URBANOS /DE TURISMO Serviço regular, urbano/suburbano Serviço regular, interurbano (longo curso) Serviço ocasional (turismo) Combustível Apoio ao motorista Etanol Biogás Formação de motoristas Acompanhamento do motorista Manutenção Manutenção + Acompanhamento Relatório ambiental Monitorização do combustível Objectivo de consumo Relatórios ambientais Gasóleo

4 4 (6) Fotografias disponíveis em Scania Image Bank, Inscrever IAA2010 no campo de procura. Contactos para mais informações: - Stefan Sylvander, Director Distribution and Green Products, tel , - Jaap Vonk, Product Manager Green Products, tel , - Per-Erik Nordström, Product Affairs, tel , RELAÇÃO DOS ELEMENTOS E DOS RESPECTIVOS EFEITOS Nesta secção apresentamos com mais pormenor os principais elementos de Ecolution by Scania assim como listas das potenciais economias de CO 2 e combustível. Especificação optimizada em termos de CO 2 Uma especificação optimizada é elaborada em conjunto com o cliente, com recurso a uma ferramenta de cálculo de CO 2. São considerados muitos factores relacionados com a aplicação e tipo de transporte assim como as condições de funcionamento e valores resultantes da experiência com veículos anteriores. Entre esses factores destacamos a resistência aerodinâmica, o peso, o uso de regime económico de cruzeiro, Scania Opticruise, Scania Ecocruise e, sempre que seja viável, o recurso a combustível renovável. A ferramenta permite jogar com a maioria dos parâmetros, para observar e discutir os efeitos com o cliente. O resultado é uma estimativa de economia anual de CO 2 e combustível. Se for necessário, também se podem calcular outras emissões do escape. Esses cálculos são próprios para inclusão em documentação para concursos públicos verdes. No exemplo seguinte, com um camião diesel, a economia é de 27 toneladas e de 6,1 litros/100 km respectivamente.

5 5 (6) Formação e acompanhamento do motorista Ecolution by Scania inclui formação do motorista, com ênfase na condução económica, que também diminui o desgaste do veículo e o perigo de acidentes. A formação é individualizada para cada motorista e para cada aplicação. Em média, é possível uma economia de 10%, mesmo com motoristas experientes. O acompanhamento do motorista previsto em Ecolution by Scania destina-se a manter a economia através do tempo. Depois da formação inicial, o pessoal da Scania mantém-se em contacto com os motoristas e fornece-lhes dados retroactivos sobre o seu desempenho. Em veículos de longo curso é recomendável usar Scania Driver Support. A Scania informa o cliente continuamente sobre a performance do veículo e desvios na mesma, sugerindo-lhe medidas adequadas. Estas informações são oriundas do Scania Communicator (nãp aplicável aos motores a gás), que recolhe os dados no sistema CAN-bus do veículo. Este serviço também está incluído nas ofertas de gestão de frotas da Scania. Manutenção + Parte do acordo Ecolution by Scania é um programa de manutenção ampliado, próprio para conservar as economias de CO 2 e de combustível obtidas por meio da especificação optimizada. Ao esquema normal são adicionados cuidados com o posicionamento dos deflectores de ar, alinhamento dos eixos, estado e pressão dos pneus, estado dos filtros e outros consumidores furtivos de combustível.

6 6 (6) Economia anual de CO 2 Em cada área de aplicação podem ser atingidas as economias de combustível apresentadas a seguir, comparando com um veículo normal funcionando a gasóleo de origem fóssil. Aplicação Veículo normal a gasóleo Veículo conforme com Ecolution by Scania Economia anual Camiões de longo curso 150,000 km/ano 122 toneladas de CO 2 Gasóleo: 15% de combustível 15% de combustível, 35% de CO 2 18 toneladas de CO 2 55 toneladas de CO 2 Camiões de construção km/ano 40 litros de gasóleo/100 km 76 toneladas de CO 2 10% de combustível, 35% de CO 2 32 toneladas de CO 2 Camiões de distribuição km/ano 49 toneladas de CO 2 10% de combustível, 35% de CO 2 Etanol: Biogás: 20 toneladas de CO 2 36 toneladas de CO 2 36 toneladas de CO 2 Camiões de recolha de lixo 30,000 km/ano 50 litros de gasóleo/100 km 40 toneladas de CO 2 10% de combustível, 35% de CO 2 Etanol: Biogás: 17 toneladas de CO 2 29 toneladas de CO 2 29 toneladas de CO 2 Serviço ocasional (autocarros de turismo) km/ano 81 toneladas de CO 2 Gasóleo: 13% de combustível 13% de combustível, 35% de CO 2 10 toneladas de CO 2 35 toneladas de CO 2 Serviço regular interurbano 150,000 km/ano 122 toneladas de CO 2 Gasóleo: 13% de combustível 13% de combustível, 35% de CO 2 16 toneladas de CO 2 53 toneladas de CO 2 Serviço regular, urbano/suburbano 65,000 km/ano 50 litros de gasóleo/100 km 88 toneladas de CO 2 10% de combustível, 35% de CO 2 Etanol: Biogás: 37 toneladas de CO 2 64 toneladas de CO 2 64 toneladas de CO 2 Importante: Os valores referentes à redução de CO 2 baseiam-se na Directiva 2009/28/CE relativa à promoção do uso de energia oriunda de fontes renováveis (EU-RED): biodiesel 35%, biogás 70% e etanol 70% de economia de CO 2. Estes valores consideram o teor energético do combustível e portanto incluem as diferenças de consumo. Os valores baseiam-se ainda em comparações do poço às rodas, o que se justifica pelo facto de virtualmente todas as emissões de CO 2 serem originadas na fase de produção dos biocombustíveis. Outras fontes podem mencionar economias de respectivamente 70%, 90% e 100%, em função da origem do combustível e do processo de produção. Para poder usar esses valores é necessária comprovação oficial. Um litro de gasóleo fóssil corresponde a 2.7 kg de CO 2 pelo tubo de escape. Uma abordagem de poço às rodas acrescenta cerca de 0.3 kg e o total passa a ser de 3 kg de CO 2.

PRESS info. Ecolution by Scania. Produtos e serviços para um melhor resultado económico

PRESS info. Ecolution by Scania. Produtos e serviços para um melhor resultado económico PRESS info 22/10/2013 Ecolution by Scania Produtos e serviços para um melhor resultado económico Ecolution by Scania é um novo modelo de negócio para as empresas de transporte preocupadas com os custos

Leia mais

Autocarros urbanos e de turismo Scania uma perspectiva sobre a gama

Autocarros urbanos e de turismo Scania uma perspectiva sobre a gama PRESS info P12904PT / Per-Erik Nordström 4 de setembro de 2012 Autocarros urbanos e de turismo Scania uma perspectiva sobre a gama Scania Citywide é a nova família completa de autocarros urbanos de piso

Leia mais

A Scania promove soluções para clientes no IAA 2012:

A Scania promove soluções para clientes no IAA 2012: PRESS info P12901PT / Per-Erik Nordström 4 de setembro de 2012 A Scania promove soluções para clientes no IAA 2012: es Euro 6, de 9 e 13 litros, para camiões e autocarros Novos motores Euro 6, a gás, de

Leia mais

PRESS info. P14901PT / Örjan Åslund. 24 de setembro de 2014. A Scania na IAA: A Scania foca-se nos benefícios e na sustentabilidade para o cliente

PRESS info. P14901PT / Örjan Åslund. 24 de setembro de 2014. A Scania na IAA: A Scania foca-se nos benefícios e na sustentabilidade para o cliente PRESS info P14901PT / Örjan Åslund 24 de setembro de 2014 A Scania na IAA: A Scania foca-se nos benefícios e na sustentabilidade para o cliente Scania Citywide com sistema híbrido Scania Novas inovações

Leia mais

Gama Euro 6 da Scania: Tecnologia comprovada e uma solução para cada necessidade

Gama Euro 6 da Scania: Tecnologia comprovada e uma solução para cada necessidade PRESS info P13X02PT / Örjan Åslund 24 de oktober de 2013 Gama Euro 6 da Scania: Tecnologia comprovada e uma solução para cada necessidade Presentemente a Scania oferece nada menos do que onze motores Euro

Leia mais

Antecipação Activa Scania o novo cruise control poupa combustível, utilizando os dados do GPS

Antecipação Activa Scania o novo cruise control poupa combustível, utilizando os dados do GPS P11Z01PT / Per-Erik Nordström 2 de Dezembro de 2011 Antecipação Activa Scania o novo cruise control poupa combustível, utilizando os dados do GPS A Scania é pioneira num novo e avançado sistema de cruise

Leia mais

A Scania na Busworld 2013, em Kortrijk. Bélgica Soluções que fazem a diferença aqui e agora

A Scania na Busworld 2013, em Kortrijk. Bélgica Soluções que fazem a diferença aqui e agora PRESS info P1301EN 17 de outubro de 2013 A Scania na Busworld 2013, em Kortrijk. Bélgica Soluções que fazem a diferença aqui e agora As soluções da Scania para autocarros têm um efeito imediato no resultado

Leia mais

Scania R 730 4x2 Topline Tractor V8 com um máximo de prestações e atractividade para o condutor

Scania R 730 4x2 Topline Tractor V8 com um máximo de prestações e atractividade para o condutor PRESS info P10901PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010 Scania apresenta no Salão IAA 2010 Gama de camiões de rendimento melhorado Novas ferramentas que minimizam o consumo e as emissões de CO₂

Leia mais

Economia espetacular de combustível Scania Opticruise com modos de desempenho

Economia espetacular de combustível Scania Opticruise com modos de desempenho PRESS info P13303PT / Per-Erik Nordström 21 de março de 2013 Economia espetacular de combustível Scania Opticruise com modos de desempenho Diversas novas características, incluindo a Antecipação Ativa

Leia mais

Nova plataforma global de motores: excelente desempenho assegurado para todos os operadores

Nova plataforma global de motores: excelente desempenho assegurado para todos os operadores PRESS info P11X21PT / Per-Erik Nordström 25 de Outubro de 2011 Nova plataforma global de motores: excelente desempenho assegurado para todos os operadores A Scania disponibiliza actualmente a mais vasta

Leia mais

Martin Lundstedt, Vice-Presidente Executivo, responsável pelas vendas e marketing:

Martin Lundstedt, Vice-Presidente Executivo, responsável pelas vendas e marketing: PRESS info P11301PT / Per-Erik Nordström 31 mar 2011 Estreia mundial: Scania Euro 6 primeiros motores prontos para lançamento no mercado A Scania apresenta os novos motores Euro 6, de 13 litros, com 440

Leia mais

Nova gama de veículos de construção Scania

Nova gama de veículos de construção Scania PRESS info P11906PT / Per-Erik Nordström 16 de Setembro de 2011 Nova gama de veículos de construção Scania A Scania está em constante expansão da sua oferta de veículos de construção para se adaptar às

Leia mais

Euro 6 de segunda geração para um menor consumo de combustível

Euro 6 de segunda geração para um menor consumo de combustível PRESS info P13304PT / Per-Erik Nordström 21 de março de 2013 Euro 6 de segunda geração para um menor consumo de combustível A Scania apresentou os novos motores Euro 6, com características que reforçam

Leia mais

Novos motores Scania já disponíveis globalmente industriais, marítimos e de geração de energia

Novos motores Scania já disponíveis globalmente industriais, marítimos e de geração de energia Press info P11X27PT / Ann-Helen Tolleman 25 Out 2011 Novos motores Scania já disponíveis globalmente industriais, marítimos e de geração de energia Com a mudança para uma plataforma global de motores,

Leia mais

PRESS info. A Scania oferece a maior seleção de camiões pesados do mercado. P13102PT / Per-Erik Nordström 29 de Janeiro de 2013

PRESS info. A Scania oferece a maior seleção de camiões pesados do mercado. P13102PT / Per-Erik Nordström 29 de Janeiro de 2013 PRESS info P13102PT / Per-Erik Nordström 29 de Janeiro de 2013 A Scania oferece a maior seleção de camiões pesados do mercado Graças ao sistema de produtos modulares Scania os clientes podem escolher entre

Leia mais

PRESS info. 500, 560, 620 e 730 hp Nova gama de camiões Scania V8 com performance e design de topo. P10413PT / Per-Erik Nordström 16 de Abril de 2010

PRESS info. 500, 560, 620 e 730 hp Nova gama de camiões Scania V8 com performance e design de topo. P10413PT / Per-Erik Nordström 16 de Abril de 2010 PRESS info P10413PT / Per-Erik Nordström 16 de Abril de 2010 500, 560, 620 e 730 hp Nova gama de camiões Scania V8 com performance e design de topo Com 3.500 Nm e 730 hp, o novo Scania V8 topo de gama

Leia mais

Tecnologia Alternativa Combustíveis renováveis

Tecnologia Alternativa Combustíveis renováveis 1 2 Tecnologia Alternativa Combustíveis renováveis Portaria nº 3-A/2007 de 2 de Janeiro Promoção da utilização de biocombustíveis nos transportes foi objecto do Decreto - Lei nº 62/2006 Decreto - Lei nº

Leia mais

As mais-valias da Eco-Condução

As mais-valias da Eco-Condução As mais-valias da Eco-Condução Encontros com Energia Montijo, 21 de Novembro de 2013 Ana Isabel Cardoso Energia no sector dos transportes Consumo de energia final por sector em 2011 Dados: DGEG, 2013/Tratamento:

Leia mais

Projecto Eco-condução Portugal

Projecto Eco-condução Portugal Projecto Eco-condução Portugal Apresentação e Principais Actividades Hélder Pedro, ACAP 20 de Maio 2009 Introdução O conceito de Eco-condução tem nos últimos anos sido alvo de muito interesse em toda a

Leia mais

Não é preciso ser novo para estar em forma

Não é preciso ser novo para estar em forma Não é preciso ser novo para estar em forma Scania Classic: Plano personalizado para camiões e autocarros com mais de 5 anos Serviços Scania Dedicação total www.scania.pt O seu Scania merece o melhor Com

Leia mais

Utilização de óleo diesel e emissões de CO 2 por veículos rodoviários pesados

Utilização de óleo diesel e emissões de CO 2 por veículos rodoviários pesados Utilização de óleo diesel e emissões de CO 2 por veículos rodoviários pesados Brasília, 9 de abril de 2013 Milhões de tep Uso de energia fóssil no transporte rodoviário Título do Gráfico 60 50 GNV 40 2011

Leia mais

mais do que uma forma de conduzir, ao serviço da mobilidade sustentável Tiago Lopes Farias

mais do que uma forma de conduzir, ao serviço da mobilidade sustentável Tiago Lopes Farias Eco-condução: mais do que uma forma de conduzir, uma forma de estar ao serviço da mobilidade sustentável Tiago Lopes Farias 24 de Maio 2010 Mobilidade e Energia Diagnóstico Mais de 5 milhões de veículos

Leia mais

Caminhões para longas distâncias

Caminhões para longas distâncias Caminhões para longas distâncias 2 SCANIA CAMINHÕES PARA LONGAS DISTÂNCIAS Veículos Rodoviários Scania, incomparáveis em todos os sentidos. Um caminhão Scania é, em muitos aspectos, o sonho de qualquer

Leia mais

GAMA FIAT GPL BI-FUEL: PROJECTADA, FABRICADA E GARANTIDA PELA FIAT

GAMA FIAT GPL BI-FUEL: PROJECTADA, FABRICADA E GARANTIDA PELA FIAT GAMA FIAT GPL BI-FUEL: PROJECTADA, FABRICADA E GARANTIDA PELA FIAT GPL Euro 5 da Fiat Segurança Economia Tecnologia Ecologia A Gama Fiat GPL Bi-Fuel 1 GPL Euro 5 da Fiat A nova oferta GPL Euro 5 da Fiat

Leia mais

Controlador de Energia Eléctrica. Redutores de Caudal de Água. Supertech o Génio do Depósito do Combustível

Controlador de Energia Eléctrica. Redutores de Caudal de Água. Supertech o Génio do Depósito do Combustível Controlador de Energia Eléctrica Redutores de Caudal de Água Supertech o Génio do Depósito do Combustível 2 O QUE SÃO OS CONTROLADORES? Os controladores são equipamentos de tecnologia inteligente que optimizam

Leia mais

Resultados dos testes de Uso Experimental e Específico. Óleo diesel com teor de biodiesel superior ao disposto em lei

Resultados dos testes de Uso Experimental e Específico. Óleo diesel com teor de biodiesel superior ao disposto em lei Resultados dos testes de Uso Experimental e Específico Óleo diesel com teor de biodiesel superior ao disposto em lei Agenda Regulamentação; Resultados dos testes de uso experimental e específico; Companhia

Leia mais

são mesmo o futuro? Pedro Meunier Honda Portugal, S.A.

são mesmo o futuro? Pedro Meunier Honda Portugal, S.A. Automóveis Híbridos: H são mesmo o futuro? Pedro Meunier Honda Portugal, S.A. Veículos em circulação por região Biliões de Veículos 2.5 2 1.5 1 0.5 0 2000 2010 2020 2030 2040 2050 Total África América

Leia mais

OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A

OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Ricardo de Gusmão Dornelles Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis Jun/2009 MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL E NACIONAL - 2008 54,9 45,1 Brasil (2008)

Leia mais

A nova Etiqueta UE para pneus: A explicação ativa. Com conhecimento técnico. Para que o seu Volkswagen seja sempre um Volkswagen Volkswagen Service

A nova Etiqueta UE para pneus: A explicação ativa. Com conhecimento técnico. Para que o seu Volkswagen seja sempre um Volkswagen Volkswagen Service A nova Etiqueta UE para pneus: A explicação ativa. Com conhecimento técnico. Para que o seu Volkswagen seja sempre um Volkswagen Volkswagen Service Conduza em segurança e poupe energia. A introdução da

Leia mais

PRESS info. A Scania na IAA 2010: Camiões Scania valor acrescentado continuamente. P10906PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010

PRESS info. A Scania na IAA 2010: Camiões Scania valor acrescentado continuamente. P10906PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010 PRESS info P10906PT / Per-Erik Nordström 22 de Setembro de 2010 A Scania na IAA 2010: Camiões Scania valor acrescentado continuamente Importantes introduções da Scania aumentam a produtividade, o conforto

Leia mais

Os pneus de qualidade Premium são um melhor investimento a longo-prazo do que os Low-Budget

Os pneus de qualidade Premium são um melhor investimento a longo-prazo do que os Low-Budget Comunicado de imprensa Os pneus de qualidade Premium são um melhor investimento a longo-prazo do que os Low-Budget Hannover, Junho de 2008. Relatório do Utilizador A WLS Spedition, sedeada em Steinhagen,

Leia mais

DEFINIÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS E DOS DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE CARGA.

DEFINIÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS E DOS DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE CARGA. DEFINIÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS E DOS DESAFIOS DO TRANSPORTE URBANO DE CARGA. Caro participante, Agradecemos a sua presença no III Megacity Logistics Workshop. Você é parte importante para o aprimoramento

Leia mais

Bluefleet. Bem vindo a um futuro mais azul! Veículos eléctricos!

Bluefleet. Bem vindo a um futuro mais azul! Veículos eléctricos! Bem vindo a um futuro mais azul! Veículos eléctricos! ALD Automotive Mobilidade sustentável As Nações Unidas prevêm que em 2050 dois terços da população viverá nas cidades, ou seja cerca de 6 biliões de

Leia mais

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização II 1 setembro 2014 31 outubro

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização II 1 setembro 2014 31 outubro Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização II 1 setembro 2014 31 outubro Indice Enquadramento Principais trabalhos no período Análise de resultados Indicadores de

Leia mais

É Semipesado. É Scania. É seu negócio sempre em movimento.

É Semipesado. É Scania. É seu negócio sempre em movimento. SCANIA Caminhões Semipesados É Semipesado. É Scania. É seu negócio sempre em movimento. Rentabilidade é o que nos move. Caminhões Semipesados Scania. Com um autêntico Scania, você sempre conta com resistência,

Leia mais

Dream Energis. Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia. Dream Code

Dream Energis. Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia. Dream Code Dream Energis Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia Dream Code Como podemos ajudá-lo a poupar energia? Estimativa de18% de poupança de energia todos os

Leia mais

1.1 Enquadramento... 5. 1.2 Objetivo e Definição... 5. 1.3 Vantagens... 6. 1.4 Critérios para Acreditação... 7. 1.5 Processo de Acreditação...

1.1 Enquadramento... 5. 1.2 Objetivo e Definição... 5. 1.3 Vantagens... 6. 1.4 Critérios para Acreditação... 7. 1.5 Processo de Acreditação... ÍNDICE 1 O Sistema de Acreditação de Produtos Eco 2 Seia... 5 1.1 Enquadramento... 5 1.2 Objetivo e Definição... 5 1.3 Vantagens... 6 1.4 Critérios para Acreditação... 7 1.5 Processo de Acreditação...

Leia mais

Eficiência Energética e Mercados de Carbono Sector dos Transportes

Eficiência Energética e Mercados de Carbono Sector dos Transportes Eficiência Energética e Mercados de Carbono Sector dos Transportes Lisboa, 20 de Novembro 2009 Cláudio Casimiro claudio.casimiro@ceeeta.pt tel. +351 213 103 510 fax +351 213 104 411 Rua Dr. António Cândido,

Leia mais

Projecto Bio-Escola Episódios de uma escola sustentável

Projecto Bio-Escola Episódios de uma escola sustentável Ano lectivo 2011-2012 Projecto Bio-Escola Episódios de uma escola sustentável Concurso do Ano Internacional da Juventude - Inovação/Energias renováveis Escola Secundária Anselmo de Andrade Projecto elaborado

Leia mais

A importância da eficiência energética para redução de consumo de combustíveis e emissões no transporte de cargas e passageiros

A importância da eficiência energética para redução de consumo de combustíveis e emissões no transporte de cargas e passageiros A importância da eficiência energética para redução de consumo de combustíveis e emissões no transporte de cargas e passageiros Brasíli, 05 de junho de 2013 1 Consumo Final Energético por Queima de Combustíveis

Leia mais

Uma forma de reduzir o consumo de combustível. Existe outra! www.ecodrive.org

Uma forma de reduzir o consumo de combustível. Existe outra! www.ecodrive.org Uma forma de reduzir o consumo de combustível Existe outra! ECO-CONDUÇÃO modo de condução eficiente e equipamentos de bordo Aumenta a segurança rodoviária, reduz o consumo de combustível, reduz custos

Leia mais

O Líder em Energia Limpa

O Líder em Energia Limpa > O Líder em Energia Limpa www.thecleanenergyleader.com Descubra um mundo de agricultura produtiva e sustentável Desde 2006, a New Holland é comprovadamente o Líder em energia limpa pela sua promoção activa

Leia mais

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Procurando reduzir gastos com energia? Por que não aumentar a produtividade ao mesmo tempo? Reduzir os custos operacionais usando a energia com eficiência

Leia mais

MAN LATIN AMERICA. Uso de Biogás em Frotas de Transporte de Cargas e Passageiros 31 de Outubro de 2012

MAN LATIN AMERICA. Uso de Biogás em Frotas de Transporte de Cargas e Passageiros 31 de Outubro de 2012 MAN LATIN AMERICA Uso de Biogás em Frotas de Transporte de Cargas e Passageiros 31 de Outubro de 2012 MAN Latin America [opcional: departamento] Autor Título 00.00.2012 < 1 > Tecnologi Agenda 1 Tradição

Leia mais

2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra. Lisboa, 13 de Junho de 2015

2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra. Lisboa, 13 de Junho de 2015 2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra Lisboa, 13 de Junho de 2015 EMEL EMEL Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., tem como objecto a gestão

Leia mais

Medida Provisória 532/2011

Medida Provisória 532/2011 Ciclo de palestras e debates Agricultura em Debate Medida Provisória 532/2011 Manoel Polycarpo de Castro Neto Assessor da Diretoria da ANP Chefe da URF/DF Maio,2011 Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural

Leia mais

Scania Driver Support, Opticruise e Retarder.

Scania Driver Support, Opticruise e Retarder. Scania Condução Econômica Scania Driver Support, Opticruise e Retarder. Scania Condução Econômica 2 3 A Scania avança para que o seu negócio não pare de prosperar. A Scania não para de acelerar rumo à

Leia mais

Compressores portáteis

Compressores portáteis Compressores portáteis Mobilair M 13 M 15 M 17 Compressores de parafuso portáteis com perfil Sigma Caudal: 0,75 a 1,6 m³/min. M13 M15 M17 Compactos e potentes O nível de desempenho não depende do tamanho,

Leia mais

O desafio dos Correios. para uma frota sustentável

O desafio dos Correios. para uma frota sustentável O desafio dos Correios para uma frota sustentável Ações para sustentabilidade nos Correios AGENDA 1. O Brasil 2. Os Correios 3. A frota dos Correios 4. As ações AGENDA 1. O Brasil 2. Os Correios 3. A frota

Leia mais

Informação de Imprensa

Informação de Imprensa Informação de Imprensa L Fundação Espaço ECO apresenta ferramentas de gestão que tornam possível a medição da sustentabilidade Com análise de dados científicos precisos, organização colabora para a melhor

Leia mais

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural Engenharia Florestal Desenvolvimento Rural 2/05/2010 Trabalho realizado por : Ruben Araújo Samuel Reis José Rocha Diogo Silva 1 Índice Introdução 3 Biomassa 4 Neutralidade do carbono da biomassa 8 Biomassa

Leia mais

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o n. o 1 do artigo 175. o, Tendo em conta a proposta da Comissão ( 1 ),

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o n. o 1 do artigo 175. o, Tendo em conta a proposta da Comissão ( 1 ), L 123/42 DIRECTIVA 2003/30/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 8 de Maio de 2003 relativa à promoção da utilização de biocombustíveis ou de outros combustíveis renováveis nos transportes O PARLAMENTO

Leia mais

INTRODUÇÃO. Noções de Eco-Driving

INTRODUÇÃO. Noções de Eco-Driving INTRODUÇÃO Noções de Eco-Driving O desenvolvimento sustentável depende grandemente da adopção de melhores tecnologias (veículos mais eficientes), melhores infra-estruturas (estradas) e sobretudo de mudanças

Leia mais

Instituto Superior Politécnico de Viseu. SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental. José Vicente Ferreira

Instituto Superior Politécnico de Viseu. SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental. José Vicente Ferreira Instituto Superior Politécnico de Viseu SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental José Vicente Ferreira SÉRIE ISO 14000 Gestão Ambiental Sistema Gestão Ambiental Análise Ciclo Vida Avaliação Performance Ambiental

Leia mais

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Política Global Novartis 1 de março de 2014 Versão HSE 001.V1.PT 1. Introdução Na Novartis, nossa meta é ser líder em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE).

Leia mais

BIODIESEL ENERGIA MÓVEL GARANTIDA 100% ECOLOGICA PARA COPA E PARA O MUNDO

BIODIESEL ENERGIA MÓVEL GARANTIDA 100% ECOLOGICA PARA COPA E PARA O MUNDO BIODIESEL ENERGIA MÓVEL GARANTIDA 100% ECOLOGICA PARA COPA E PARA O MUNDO O que é BIODIESEL BIODIESEL é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou gordura animal, que pode ser utilizado em

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Programas Operacionais das Organizações de Produtores de Frutas e Produtos Hortícolas. Acções ambientais

Programas Operacionais das Organizações de Produtores de Frutas e Produtos Hortícolas. Acções ambientais Página: 1 de 14 das Organizações de Produtores de Frutas e Produtos Hortícolas Acções ambientais Acção 7.3 Recuperação de energia a partir de resíduos de colheitas e outras matérias orgânicas Acção 7.4

Leia mais

Transportes Sul do Tejo MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Transportes Sul do Tejo MOBILIDADE SUSTENTÁVEL Transportes Sul do Tejo MOBILIDADE SUSTENTÁVEL Graça Calapez Barreiro, 22 de Outubro de 2010 HISTÓRIA A T.S.T. constitui-se a partir de um dos centros da Rodoviária Nacional. Foi privatizada em Janeiro

Leia mais

PRESS info. 500, 560, 580, 620 e 730 hp Nova linha de caminhões Scania V8 com desempenho e estilo excepcionais

PRESS info. 500, 560, 580, 620 e 730 hp Nova linha de caminhões Scania V8 com desempenho e estilo excepcionais PRESS info P10401PTBR / Per-Erik Nordström 16 de abril de 2010 500, 560, 580, 620 e 730 hp Nova linha de caminhões Scania V8 com desempenho e estilo excepcionais Com 3.500 Nm e 730 hp, o novo Scania V8

Leia mais

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Relatório da Visita de Estudo à Central Termoeléctrica da CEM em Coloane Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Trabalho realizado por: António Sérgio Ribeiro, 10ºA, Nº3 Data: 19/03/2010

Leia mais

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização I 16 Junho - 31 Agosto 2014

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização I 16 Junho - 31 Agosto 2014 Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização I 16 Junho - 31 Agosto 2014 Indice Enquadramento Principais trabalhos no período Análise de resultados Indicadores de

Leia mais

Aplicação de filtros de partículas em veículos pesados

Aplicação de filtros de partículas em veículos pesados Resultados dos testes realizados Francisco Ferreira, Hugo Tente, Pedro Gomes FCT-UNL Luísa Nogueira CCDR-LVT Carlos Borrego, Ana Isabel Miranda, Jorge H. Amorim, Pedro Cascão, Anabela Carvalho UAVR-CESAM

Leia mais

Aspectos fundamentais para uma posição da FSESP sobre os desenvolvimentos no sector europeu dos resíduos

Aspectos fundamentais para uma posição da FSESP sobre os desenvolvimentos no sector europeu dos resíduos Aspectos fundamentais para uma posição da FSESP sobre os desenvolvimentos no sector europeu Documento final conforme adoptado pelo Comité Executivo, 25-26/05/1998 Aspectos fundamentais para uma posição

Leia mais

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 1. APRESENTAÇÃO Com o objetivo de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira

Leia mais

Motores Scania para camiões e autocarros Setembro 2010

Motores Scania para camiões e autocarros Setembro 2010 Motores Scania para camiões e autocarros Setembro 200 Motores (e ) CV 230 270 270 280 305 320 360 420 500 730 kw 69 99 98 206 228 235 265 309 368 537 Nm 050 00 200 400 250 600 600 200 2500 3500 Litros

Leia mais

OPORTUNIDADES. Cluster energético: oportunidades; horizontes; observatório, BejaGlobal; PASE

OPORTUNIDADES. Cluster energético: oportunidades; horizontes; observatório, BejaGlobal; PASE CLUSTER ENERGÉTICO DE BEJA OPORTUNIDADES SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E CRESCIMENTO ECONÓMICO A sustentabilidade energética e climática é um desígnio estratégico duplo significado. Por um lado, desenvolvimento

Leia mais

Comunicado à imprensa

Comunicado à imprensa Comunicado à imprensa Reduzir os custos da frota com pneus Continental A influência dos pneus sobre os custos de um veículo médio / pesado é bem conhecida. No entanto, os preços do crude, as portagens

Leia mais

servicos ambiente ccambiente ISO50001

servicos ambiente ccambiente ISO50001 servicos ambiente ccambiente ISO50001 Principais benefícios na implementação de um sistema de gestão de energia Promoção da eficiência energética na organização; Redução dos impactes ambientais, nomeadamente

Leia mais

Objetivo. Para apresentar os atributos e benefícios ecológicos e económicos de combustível com o Supertech.

Objetivo. Para apresentar os atributos e benefícios ecológicos e económicos de combustível com o Supertech. Indice Objectivo. Tendências Globais Negativas Historia do Supertech O Que é o Supertech? Como funciona? Fácil de Instalar. Protocolo Touriel (SAE J1321). Pontos Fortes. Mercados. Benefícios Ecológicos.

Leia mais

Novo MICHELIN X MULTI D PARA TRABALHAR SEM PREOCUPAÇÕES

Novo MICHELIN X MULTI D PARA TRABALHAR SEM PREOCUPAÇÕES Novo MICHELIN X MULTI D PARA TRABALHAR SEM PREOCUPAÇÕES SUMÁRIO FATOS MARCANTES... 3 O DESENVOLVIMENTO DE MICHELIN X MULTI D... 4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS... 6 ELES TESTARAM O PNEU MICHELIN X MULTI...

Leia mais

29082012_WF_reporting_bro_PT. www.tomtom.com/telematics

29082012_WF_reporting_bro_PT. www.tomtom.com/telematics 29082012_WF_reporting_bro_PT www.tomtom.com/telematics T E L E M AT I C S Relatórios WEBFLEET Let s drive business Relatórios WEBFLEET As decisões de trabalho mais difíceis ficam muito mais simples com

Leia mais

Infraestrutura Turística. Magaeventos Esportivos e a Promoção da Imagem do Brasil no Exterior 16 e 17 de agosto Brasília.

Infraestrutura Turística. Magaeventos Esportivos e a Promoção da Imagem do Brasil no Exterior 16 e 17 de agosto Brasília. Infraestrutura Turística. Magaeventos Esportivos e a Promoção da Imagem do Brasil no Exterior 16 e 17 de agosto Brasília Mobilidade Urbana Renato Boareto 1 Organização Não Governamental fundada em 2006

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte. João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com

Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte. João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com Sobre a WayCarbon 7 anos no mercado sul-americano de consultoria em mudanças climáticas Portifólio de projetos

Leia mais

Biocombustíveis da Amazônia. Primeira Iniciativa Comercial na Produção de Biodiesel no Estado do Amazonas

Biocombustíveis da Amazônia. Primeira Iniciativa Comercial na Produção de Biodiesel no Estado do Amazonas Biocombustíveis da Amazônia Primeira Iniciativa Comercial na Produção de Biodiesel no Estado do Amazonas Biocombustíveis da Amazônia Ltda Capacidade inicial de 15 milhões de litros/ano Expansão em 2011

Leia mais

A ANP e a Resolução CONAMA 315/2002 Waldyr Luiz Ribeiro Gallo Assessor de Diretor - ANP

A ANP e a Resolução CONAMA 315/2002 Waldyr Luiz Ribeiro Gallo Assessor de Diretor - ANP A ANP e a Resolução CONAMA 315/2002 Waldyr Luiz Ribeiro Gallo Assessor de Diretor - ANP Câmara dos Deputados - Comissão de Minas e Energia Audiência Pública 22 de novembro de 2007 Brasília, DF Sumário

Leia mais

Seminário Eco-Condução. Tecnologia: Projectos e Oportunidades

Seminário Eco-Condução. Tecnologia: Projectos e Oportunidades Seminário Eco-Condução Tecnologia: Projectos e Oportunidades Margarida C. Coelho Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Lisboa, 20 de Maio de 2009 1 Estrutura 1. Motivação 2. Tendências

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Gestão da Energia e Sustentabilidade

Conceitos Básicos sobre Gestão da Energia e Sustentabilidade Conceitos Básicos sobre Gestão da Energia e Sustentabilidade Energia: Power (Poder) ou Fraqueza? Eficiência Energética o paradigma A estrutura do trilema : Energia não é Eletricidade Energia: Eletricidade,

Leia mais

Ciclo de vida do alumínio é mais ecológico que aço e magnésio

Ciclo de vida do alumínio é mais ecológico que aço e magnésio + Entrevista: Alumínio deve substituir cobre em componentes de eletrônica embarcada + Rodas: Montadoras apostam em rodas forjadas de alumínio para veículos de passeio + Transportes: Alumínio aumenta capacidade

Leia mais

Novo Opticruise, Retarder e Scania Driver Support

Novo Opticruise, Retarder e Scania Driver Support Condução Econômica Novo Opticruise, Retarder e Scania Driver Support Condução Econômica 2-3 A Scania avança para os custos recuarem. A Scania não para de acelerar rumo à diminuição de custos operacionais

Leia mais

Química Verde e Petroquímica Impactos na Distribuição Décio Oddone Vice-presidente responsável pela quantiq

Química Verde e Petroquímica Impactos na Distribuição Décio Oddone Vice-presidente responsável pela quantiq Química Verde e Petroquímica Impactos na Distribuição Décio Oddone Vice-presidente responsável pela quantiq AGENDA BRASKEM DESENVOLVIMENTO QUÍMICA PILARES FUTURO FUTURO DA DISTRIBUIÇÃO AGENDA BRASKEM DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE DE 2011 (Do Sr. Júlio Delgado) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE DE 2011 (Do Sr. Júlio Delgado) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE DE 2011 (Do Sr. Júlio Delgado) Dispõe sobre a criação do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Compostos Orgânicos de Origem Vegetal para Redução das Emissões de Gases

Leia mais

Logística e Sustentabilidade. Valter Luís de Souza Diretor Presidente Tora Transportes Industriais Ltda

Logística e Sustentabilidade. Valter Luís de Souza Diretor Presidente Tora Transportes Industriais Ltda Logística e Sustentabilidade Valter Luís de Souza Diretor Presidente Tora Transportes Industriais Ltda Roteiro: Introdução; Situação atual; Iniciativas do Governo; As iniciativas da Tora voltadas a sustentabilidade;

Leia mais

Volvo HÍBRIDO. Ônibus HÍBRIDO TECNOLOGIA, ECONOMIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

Volvo HÍBRIDO. Ônibus HÍBRIDO TECNOLOGIA, ECONOMIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE Volvo HÍBRIDO Ônibus HÍBRIDO TECNOLOGIA, ECONOMIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE O DESAFIO VERDE O cuidado com o meio ambiente está no centro das discussões da agenda social em todo o mundo. Cada vez mais,

Leia mais

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização III 1 novembro 31 dezembro 2014

Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização III 1 novembro 31 dezembro 2014 Programa de Demostração de Mobilidade Elétrica no MAOTE Relatório de Monitorização III 1 novembro 31 dezembro 2014 Índice Enquadramento Principais trabalhos no período Análise de resultados Indicadores

Leia mais

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE CGD 1 RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GEE CGD S.A. 2014 2 CGD Relatório de Compensação de Emissões de GEE - CGD S.A. 2014 1.1 Introdução O Programa de Baixo Carbono, pioneiro no setor da banca

Leia mais

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa TE GEE.281.01 II Nos termos do Decreto-Lei n.º 233/2004, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 243-A/2004, de 31 de Dezembro,

Leia mais

Gestão do uso de óleo de cozinha para produção de biodiesel

Gestão do uso de óleo de cozinha para produção de biodiesel Gestão do uso de óleo de cozinha para produção de biodiesel Estudo de Caso MCDonald s Autores: Alexandre Formigoni Enio Fernandes Rodrigues Viviane Alves Belo Tatiane Neves Lopes Marcelo Rabelo Henrique

Leia mais

Senhor Presidente do Instituto da Mobilidade e dos. Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Senhor Vereador da Câmara Municipal do Porto

Senhor Presidente do Instituto da Mobilidade e dos. Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Senhor Vereador da Câmara Municipal do Porto Senhor Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa Senhor Vereador da Câmara Municipal do Porto Senhores representantes das associações

Leia mais

Células de combustível

Células de combustível Células de combustível A procura de energia no Mundo está a aumentar a um ritmo alarmante. A organização WETO (World Energy Technology and Climate Policy Outlook) prevê um crescimento anual de 1,8 % do

Leia mais

Filtros de Partículas Diesel

Filtros de Partículas Diesel Introdução A presente nota informativa pretende esclarecer as questões mais frequentes sobre Filtros de Partículas Diesel e as respectivas normas europeias de emissões. Durante as últimas duas décadas

Leia mais

José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia. Lisboa, 20 de Junho de 2011

José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia. Lisboa, 20 de Junho de 2011 O papel dos biocombustíveis na política energética nacional Seminário Internacional sobre Políticas e Impactes dos Biocombustíveis em Portugal e na Europa José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia

Leia mais

Emissões e Consumo do Veículo Convencional e VEH: Resultados Medidos

Emissões e Consumo do Veículo Convencional e VEH: Resultados Medidos Emissões e Consumo do Veículo Convencional e VEH: Resultados Medidos Suzana Kahn Ribeiro Programa de Engenharia de Transportes COPPE/UFRJ IVIG Instituto Virtual Internacional de Mudanças Climáticas Estrutura

Leia mais

Tecnologias de alimentação alternativas para centros de dados e salas de servidores

Tecnologias de alimentação alternativas para centros de dados e salas de servidores Tecnologias de alimentação alternativas para centros de dados e salas de servidores Aplicação técnica nº 64 Revisão 1 Sumário Executivo As células de e as micro-turbinas são novas tecnologias alternativas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÍBRIDO HIDRÁULICO NOS VEÍCULOS COMERCIAIS RESUMO

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÍBRIDO HIDRÁULICO NOS VEÍCULOS COMERCIAIS RESUMO UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HÍBRIDO HIDRÁULICO NOS VEÍCULOS COMERCIAIS Luis Eduardo Machado¹ Renata Sampaio Gomes ² Vanessa F. Balieiro ³ RESUMO Todos sabemos que não é possível haver regressão nas tecnologias

Leia mais

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar.

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. Serviços Scania Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS SCANIA Serviços Scania. Máxima disponibilidade do seu veículo para o melhor desempenho

Leia mais

BR_EU_PORT_11:Layout 1 04/04/2011 10:46 Page 1 PRODUTOS 2011

BR_EU_PORT_11:Layout 1 04/04/2011 10:46 Page 1 PRODUTOS 2011 PRODUTOS 2011 Porquê Online? Autodata Online é o produto mais avançado disponível para oficinas. A versão Online garante aos técnicos o acesso a informação sempre actualizada e precisa, através do sistema

Leia mais

Buderus Diretiva ErP. Na zona verde

Buderus Diretiva ErP. Na zona verde Buderus Diretiva ErP Na zona verde A União Europeia, no âmbito da Diretiva de ErP para os lotes 1 e 2, exige que a partir de 26 de setembro de 2015 todos os equipamentos produtores de calor e depósitos,

Leia mais

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 A meta do projecto é de melhorar as condições de vida para

Leia mais