PROJETO CÓMENIUS. De la singularité à l universalité des saveurs et des rythmes de nos régions

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO CÓMENIUS. De la singularité à l universalité des saveurs et des rythmes de nos régions"

Transcrição

1 PROJETO CÓMENIUS De la singularité à l universalité des saveurs et des rythmes de nos régions Relatório da 2ª mobilidade, visita de estudo a Cádis, escola CEIP REYES CATÓLICOS. Data da visita de estudo: 10 a 14 de fevereiro de 2014 País: Espanha Escola: CEIP Reyes Católicos (Escola com Ensino Pré-Escolar e Básico até ao 6º ano) Professoras participantes: Maria Beatriz Cordas e Maria Margarida Silva Alunos participantes: António Carvalho (9ºC); Francisca Ferreira (7ºC); Gonçalo Costa (7º A); Marta Silva (7ºC) e Tiago Rosa (8ºF). Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014: 1º dia Saímos do Sobral pelas 7.45H, partimos do aeroporto de Lisboa, via Madrid, às 11.15H e chegámos a Jerez de la Frontera pelas 17H hora de Espanha. A família de acolhimento transportou-nos a Cádis (aproximadamente 30km de distância). Passámos o dia em viagem (Sobral Lisboa Madrid Jerez Cádiz). As famílias de acolhimento estavam à nossa espera no aeroporto de Jerez. Os alunos ficaram entregues às mesmas e foram estas ainda que também nos conduziram ao 1 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

2 Hotel em Cádis. Todas estas famílias prestaram-nos um caloroso e amável acolhimento. Às 20.45H, nós e os restantes professores parceiros (os que já tinham chegado) reunimo-nos no hall do Hotel, aguardando a professora Coordenadora do Projeto em Espanha e, pelas 21H, teve lugar o jantar que permitiu a primeira confraternização entre os presentes, criando-se assim as bases necessárias para um salutar convívio durante a referida estadia entre todos e um melhor conhecimento do local em visita. Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014: 2º dia Às 8.00H, teve lugar o pequeno-almoço e, pelas 9.00H, a Coordenadora Espanhola conduziu-nos à Escola. Na Biblioteca, procede-se às apresentações da Diretora e de mais alguns professores da Escola de acolhimento. Pouco tempo depois, encontrámos os nossos alunos convivendo alegremente no recreio da escola e podemos constatar que estavam muito à vontade. A timidez sentida na véspera tinha sido ultrapassada e os alunos confessaram estar muito contentes com a receção feita pelas famílias. De seguida, todos os parceiros e alunos foram conduzidos para uma sala onde, após uma breve saudação da Diretora, precedida da tradução em Francês por um docente da escola, os alunos de três turmas do 5º e 6º ano, da escola Reyes Católicos fizeram uma apresentação da cidade de Cádiz, em Espanhol, Francês e Inglês, auxiliando a descrição com a projeção simultânea dos locais Históricos de interesse. Depois desta apresentação, os alunos e professores desfrutaram de um momento de convívio entre pares e, de seguida, dirigimo-nos (a pé) para o Auditório Municipal, local onde se desenvolveu a atividade da Dança Regional. O transporte do Acordeão e da mala dos Trajes ficou assegurado por um pai uma vez que a atividade (esta e muitas outras) era, também, organizada por eles. À chegada, fomos informadas que cada país atuaria, por ordem alfabética, acompanhado pelo parceiro previamente selecionado que aprendera a dança deste, conforme sorteio efetuado aquando da primeira mobilidade a Varsóvia. Uma vez que a Bulgária era o primeiro país a atuar, os nossos alunos entraram logo! 2 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

3 Será que em meia hora estão prontos? Que azáfama! Vestir culotes, saia, avental, lenço, meias, fazer carrapitos, pôr brincos, faixas e lenço mas, ao fim da meia hora, Portugal estava pronto para atuar com a Bulgária. E foi um sucesso! Os nossos meninos dançaram muito bem, sem enganos. Chegou a nossa vez (sextos) e lá subiram ao palco os Portugueses e os Italianos para dançarem O Bailarico Saloio. Fomos o único país a tocar um instrumento (os outros levavam a música gravada). Até quando a faixa do Gonçalo caiu os alunos souberam manter a compostura! Que orgulho! Terminada a atividade os Haitianos e os Turcos presentearam-nos com mais algumas atuações de danças tradicionais. A atividade correu muito bem. Às 14.00H, os alunos regressaram às famílias. Os professores almoçaram na Escola de acolhimento: o almoço foi oferecido e confecionado pelo pessoal docente e não docente. Tivemos oportunidade de conviver e degustar vários pratos típicos da região. Uma delícia! Às 17.00H, fomos de autocarro para o centro da vila (as famílias de acolhimento transportaram a maioria dos alunos ou, os que não puderam, pagaram-lhes o bilhete de autocarro e foram connosco. O ponto de encontro foi na Catedral de Cádiz e depois visitámos o Ayuntamento onde fomos recebidos, no salão nobre, pelo Alcaide. Após as boas vindas e os elogios aos intervenientes e aos objetivos do Projeto, ofereceu a todos uma réplica da Constituição Espanhola. Terminada a 3 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

4 receção, conduzindo-nos à varanda do edifício. De seguida, conduzidas por guias turísticas, visitámos a Velha Vila de Cádiz, fundada pelos Fenícios há 3000 anos e considerada a cidade ainda habitada, mais antiga do ocidente, num percurso onde foi possível conhecer a história e os locais mais emblemáticos deste local (estava um frio de rachar!) e, pelas 20.00H, as famílias foram buscar os seus filhos ao local de encontro. Os professores regressaram ao Hotel para sair logo de seguida para o jantar, por volta das 21.00H, com as famílias da Diretora e de mais professores da Escola de Acolhimento. Findo o jantar, fomos levados a conhecer outros locais de convivo característicos em Cádis. Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014: 3º dia Às 9.00H encontro na Escola e criação de uma dança europeia. No ginásio da Escola, explicaram o que iriamos fazer. Cada país explicava como se dançava a sua dança. Depois do ensaio (pequeno logo se vê), os alunos e professores, numa roda gigante, reproduziam os passos de dança. As crianças rapidamente se entenderam e foi divertidíssimo. A atividade terminou com todos os presentes a dançar em sequência, todas as danças dos países parceiros. Eis senão 4 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

5 quando, nos tempos mortos, a professora Beatriz resolveu entreter os presentes com a dança da pipoca e aí o delírio foi total. Às 11H, fomos de autocarro para a parte histórica da cidade visitar outros locais de interesse da cidade de Cádis. Visitámos a Playa de la Caleta e muitas outras numa cidade quase por inteiro rodeada por mar. Às 14.00H, os alunos foram almoçar com as famílias e os professores parceiros, em conjunto com alguns professores e com a Diretora da Escola de acolhimento, foram almoçar num restaurante. De seguida, a Escola apresentou aos parceiros e pais dos alunos três danças típicas Espanholas. A primeira atuação foi a dos alunos do pré-escolar, seguida da classe do 1º ciclo, terminando com as do 2º ciclo. Após estas atuações, os alunos de cada país agradeceram ao país anfitrião e às famílias de acolhimento a amabilidade e atenção com que foram recebidos. A cada aluno e professor foi entregue um saco com recordações de Cádis. Seguiu-se o lanche ajantarado oferecido pelos pais onde foi possível, mais uma vez, conviver com as famílias. Pelas 22H, para fim da festa, lá fomos conhecer outro local interessante de Cádis. Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014: 4º dia Às 9.00H- encontro na Escola. Todos os alunos reunidos na sala para a atividade de reflexão dos ritmos de vida com a elaboração de um diário ilustrado. Realizaram esta atividade a Espanha, a Bulgária, a Polónia e o Taiti. Foi, para todos nós, interessante verificar que, apesar de algumas diferenças em relação aos horários, as tarefas que realizavam, diariamente, eram semelhantes. 5 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

6 Pelas 11H, saímos da escola rumo a Jerez de la Frontera para assistir a um espetáculo equestre na Escola Equestre de Jerez. De seguida, fomos visitar outros locais de interesse da cidade de Jerez. O almoço, oferecido pela escola, foi tomado em Jerez num piquenique bem descontraído. Para a maioria dos alunos eram os últimos momentos de convívio. Terminada a visita, os alunos regressaram às famílias e os professores usufruíram de duas horas livres antes do reencontro para jantar. A Equipa de Professores No último jantar fomos degustar as famosas tapas num entrar e sair de locais tradicionais situados na parte mais antiga de Cádis. Procedeu-se às despedidas, uma vez que a maioria dos parceiros partia de madrugada, no dia seguinte. 6 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

7 Sexta - Feira, 14 de fevereiro de 2014: 5º dia Dia do regresso a Portugal. Os nossos alunos e os do Taiti passaram a manhã na Escola, em atividades curriculares com os seus colegas Espanhóis. Partilharam as suas ideias numa aula de Educação para a Cidadania e praticaram alguns jogos na aula de Educação Física. Às 14H, foram almoçar com as famílias e de seguida conduzidas ao aeroporto de Jerez de La Frontera. Depois do chek in, as despedidas, que foi para todos os nossos alunos e famílias muito sentida, mas com promessas de reencontros no próximo Verão. Às 17.10H, deu-se a saída do avião em Madrid, nova revista e correria desenfreada pelo aeroporto até chegar à gate de embarque. Foi à justa! Às 23.30H, finalmente no Sobral! Conclusões: Os nossos alunos revelaram uma excelente atitude e grande capacidade de adaptação a uma cultura e a um nível de vida diferente. Aproveitaram muito bem esta oportunidade. A comunicação ao longo da nossa estadia foi sempre em Francês. O programa preparado pelo país anfitrião foi bem estruturado (uma parte do dia na escola; outro com a família e outra parte em visitas) permitindo obter uma primeira impressão da escola, da coordenação da família e da família com a escola e, ainda, do país real, muito diferente de uma visita apenas turística. De facto, dificilmente seria possível ver e aprender mais em apenas cinco dias! É de realçar o grande trabalho de equipa das professoras que prepararam e acompanharam o programa com enorme dedicação e, da disponibilidade da Diretora e restante pessoal docente e não docente. Foram vários os professores que estiveram connosco durante todas as atividades dentro e fora da escola para além da coordenadora. Consideramos que os objetivos do Projeto foram amplamente conseguidos e que são este tipo de intercâmbios que não só desenvolvem e enriquecem o conhecimento da língua Francesa como desenvolvem, nos nossos alunos, o espírito de cidadania europeia, de solidariedade, responsabilidade e autonomia formando cidadãos conscientes. Constatou-se o impacto muito positivo, tanto para os alunos e as suas 7 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

8 famílias, como para os professores e a escola em geral, que este projeto está a ter na promoção da cooperação entre Pais, Professores e restante pessoal da escola. Quanto à divulgação desta experiência, para além deste relatório, as participantes organizarão uma apresentação em Moviemaker para o website do Agrupamento e uma Newsletter para o jornal Contextos. Sobral de Monte Agraço, 5 de março, 2014 Beatriz Cordas e Margarida Silva 8 Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

Relatório da viagem a França

Relatório da viagem a França Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Relatório da viagem a França Março de 2014 Realizado por: Joana Teixeira 9.º D Mariana Carvalho 9.º D Elaborado a 18 de Maio de 2014 Introdução A viagem

Leia mais

Em direção a Samsun, tiramos excelentes fotografias do avião a sobrevoar as águas serenas do Mar Negro.

Em direção a Samsun, tiramos excelentes fotografias do avião a sobrevoar as águas serenas do Mar Negro. Reunião de projeto na Turquia No dia 19 de abril de 2015, pelas 6 horas da manhã partimos do Aeroporto Sá Carneiro rumo à Turquia. Ao aterrarmos em Frankfurt, a surpresa foi enorme. Este aeroporto é uma

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMINÁRIO INTERNACIONAL Educação Infantil Saída BRA 09/10 Chegada ESP 10/10 Saída ESP 18/10 Chegada BRA 19/10 SEMINÁRIO INTERNACIONAL Educação Infantil Público-alvo Alunos de graduação e pós-graduação

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

ROTEIRO TURISTICO DO ALENTEJO

ROTEIRO TURISTICO DO ALENTEJO 2014 ROTEIRO TURISTICO DO ALENTEJO ROTEIRO TIPO Enoturismo Sabores da Rolha ROTEIRO ENOTURÍSTICO ALENTEJO DIA 1 Transfere do aeroporto da Portela (Lisboa) para o hotel Miraparque, (aprox. 30m). Acolhimento

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

FICHA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FICHA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE Ano letivo 2012 /2013 1. Estrutura educativa: Escola Profissional de Fermil Celorico de Basto 2. Atividade: Visita de Estudo ao Instituto Português do Sangue - Porto 3.

Leia mais

Newsletters PROGRAMA FESTA DE NATAL NO SBCD

Newsletters PROGRAMA FESTA DE NATAL NO SBCD AMRT ENTIDADE PROMOTORA Newsletters PROJETO SAI DO BAIRRO CÁ DENTRO - EDIÇÃO Nº20, DEZEMBRO 12 TRAVESSA DE VINHA, Nº172B, R/C DTº - CATUJAL TLF: 219419233 O U T R O S D E S T A Q U E S Festa de natal interna

Leia mais

Projeto Erasmus + The Healthier! The Happier! O Agrupamento de Escolas Emídio Navarro participou em mais um projeto

Projeto Erasmus + The Healthier! The Happier! O Agrupamento de Escolas Emídio Navarro participou em mais um projeto Projeto Erasmus + The Healthier! The Happier! O Agrupamento de Escolas Emídio Navarro participou em mais um projeto europeu, que faz com que esta escola seja uma referência no nosso conselho de Almada.

Leia mais

LISBOA DOIS PROGRAMAS DE FIM DE ANO 2015-2016 PORTUGAL. Um fim de ano diferente e divertido

LISBOA DOIS PROGRAMAS DE FIM DE ANO 2015-2016 PORTUGAL. Um fim de ano diferente e divertido LISBOA Um fim de ano diferente e divertido 26 DEZ SALVADOR / LISBOA Saída em avião especialmente fretado HI-FLY refeições a bordo. JANTAR FIM DE ANO COM BEBIDAS E MUSICA INCLUÍDO 27 DEZ LISBOA Chegada

Leia mais

MAGIA EM 45 Segundos

MAGIA EM 45 Segundos MAGIA EM 45 Segundos AviagemaParisfoi patrocinadapor: Dança%TurcaemParis Nosdias4,5,6e7dejunhode2014,oitoalunoseduasprofessoras, do atelier de cinema da escola E.B. 2,3 Marquesa de Alorna, deslocaramdse

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO

PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO Promovido por: Ministério dos Negócios Estrangeiros (GSECP), Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (Fundação INATEL) e TAP Portugal Organizado

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT Objetivos gerais: Promover os valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direito do trabalho,

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os O que me levou a participar no programa de mobilidade foi a vontade de sair do país, aproveitando as oportunidades daí decorrentes, para ver como é lá fora, poder ter um termo de comparação, além da oportunidade

Leia mais

CLUBE DE CULINÁRIA. Olá a todos!

CLUBE DE CULINÁRIA. Olá a todos! CLUBE DE CULINÁRIA Olá a todos! Bem-vindos às nossas aulas de Culinária do 3º Período. O Clube de Culinária, neste período, continuou a desenvolver as suas atividades com a colaboração de várias instituições

Leia mais

Vila Nova de Gaia, 12 a 16 de Março 2012

Vila Nova de Gaia, 12 a 16 de Março 2012 Vila Nova de Gaia, 12 a 16 de Março 2012 Nesta semana fomos os anfitriões. Alguns dos nossos parceiros chegaram no dia anterior ao previsto, 11 de Março e após receção no aeroporto, viajamos de metro até

Leia mais

Uma Missão para recordar

Uma Missão para recordar Uma Missão para recordar Na semana passada, dias 18, 19, 20 e 21 tive a oportunidade de participar na Missão JRA Conservação ex-situ 2015, no Jardim Zoológico de Lisboa. Esta atividade organizada pela

Leia mais

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO Resumo TEIXEIRA, Ana Cláudia Alves 1 - UFRN JESUS, Edna Nascimento de² - UFRN Este artigo é um relato de

Leia mais

REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO

REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO DGEstE - Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Moura código n.º 135471 Escola Básica de Moura nº 1 (EB23) código n.º 342294 REGULAMENTO

Leia mais

TOUR CIRCUITO DA TERRA SANTA. Partida de Lisboa / Porto. Chegada Lisboa / Porto ITINERARIO AEREO NÃO INCLUÍDO NA TARIFA HELITUR

TOUR CIRCUITO DA TERRA SANTA. Partida de Lisboa / Porto. Chegada Lisboa / Porto ITINERARIO AEREO NÃO INCLUÍDO NA TARIFA HELITUR TOUR CIRCUITO DA TERRA SANTA AEREO NÃO INCLUÍDO NA TARIFA HELITUR Partida de Lisboa / Porto Chegada Lisboa / Porto ITINERARIO PROGRAMA 14 DIAS DESTAQUES: - (Visita à Santa Sé - Vaticano) EGIPTO (Roteiro

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

À DESCOBERTA DE UMA NOVA

À DESCOBERTA DE UMA NOVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS À DESCOBERTA DE UMA NOVA NOVA ILHA INTERCÂMBIO 5º C DAS VELAS/ 5ºC DE VILA FRANCA DO CAMPO Introdução Uma vez que o arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas,

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação Ano letivo 2014/2015 EB1 Afonsoeiro Índice INTRODUÇÃO 2 I - ENQUADRAMENTO 1. Caracterização da Escola 2 II AVALIAÇÃO

Leia mais

Relato da Viagem do Irmão Brian Kocourek à África do Sul

Relato da Viagem do Irmão Brian Kocourek à África do Sul Relato da Viagem do Irmão Brian Kocourek à África do Sul De 28 de novembro à 4 de dezembro de 2015 Voamos do Aeroporto Greater em Cincinnati de tarde, no dia 28 de novembro de 2015, e chegamos à Cidade

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Toulouse, França Nome: Gustavo Linari Rodrigues Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Programa Portugal no Coração

Programa Portugal no Coração Programa Portugal no Coração REGULAMENTO - 2011 Atento à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO

DOCUMENTO DE TRABALHO DOCUMENTO DE TRABALHO Grupo de trabalho 1 ÁREAS PROTEGIDAS ADERENTES À CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL PROGRAMA: Quinta 23 de Novembro: 10:00-13:00 h Comunicação e divulgação da CETS na Europa, Espanha

Leia mais

Reportagem 2012 Escola Secundária de Raul Proença, Ana Beatriz Santos, Círculo Eleitoral de Leiria

Reportagem 2012 Escola Secundária de Raul Proença, Ana Beatriz Santos, Círculo Eleitoral de Leiria Reportagem 2012 Escola Secundária de Raul Proença, Ana Beatriz Santos, Círculo Eleitoral de Leiria A participação da Escola Secundária de Raul Proença (ESRP) no Parlamento dos Jovens foi sempre um motivo

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

Intercâmbio Espanha 2012

Intercâmbio Espanha 2012 Intercâmbio Espanha 2012 Curso de Espanhol no Colégio Parque em Madrid. O Colégio Parque é uma escola que presta serviços desde 1977, seus ensinamentos abrangem idades 2-18 anos e atualmente tem 800 alunos

Leia mais

PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR

PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR I.INTRODUÇÃO: Vivemos em uma época de transformações, de avanços tecnológicos, onde as telecomunicações encurtam as distâncias e provocam novas formas

Leia mais

ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS O Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais oferece condições privilegiadas de aprofundamento do estudo do Período Colonial Brasileiro,

Leia mais

Intercâmbio Marista, a diferença no currículo escolar e na vida.

Intercâmbio Marista, a diferença no currículo escolar e na vida. Intercâmbio Marista, a diferença no currículo escolar e na vida. INTERCÂMBIO CULTURAL COM CURSOS DE IDIOMAS Desejo de conhecer ou aperfeiçoar um idioma, entrar em contato com culturas diferentes e conviver

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR 2012/2013 Julho de 2013 www.mosteiroecavado.net eb23@mosteiroecavado.net Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Durante o ano letivo 2012/2013,

Leia mais

Participação do Curso Profissional de Técnico de Turismo na Feira do Livro de Amares 16 a 20 de março de 2015 Na semana de 16 a 20 de março de 2015

Participação do Curso Profissional de Técnico de Turismo na Feira do Livro de Amares 16 a 20 de março de 2015 Na semana de 16 a 20 de março de 2015 Participação do Curso Profissional de Técnico de Turismo na Feira do Livro de Amares 16 a 20 de março de 2015 Na semana de 16 a 20 de março de 2015 realizou-se a Feira do Livro e Mostra Pedagógica do Agrupamento

Leia mais

www.avalmancil.pt O escritor José Viale Moutinho na E.B. 1 de Almancil semana de 2 a 6 de Maio de 2011

www.avalmancil.pt O escritor José Viale Moutinho na E.B. 1 de Almancil semana de 2 a 6 de Maio de 2011 N@vegador Jornal Electrónico do Agrupamento Vertical de Almancil www.avalmancil.pt semana de 2 a 6 de Maio de 2011 O escritor José Viale Moutinho na E.B. 1 de Almancil A Biblioteca Escolar Sala Mágica,

Leia mais

C O L É G I O D O A M O R D E D E U S

C O L É G I O D O A M O R D E D E U S C O L É G I O D O A M O R D E D E U S N.ª Ref.ª: 311/3 * 20.08.2015 Assunto: Informações diversas: Ano Escolar 2015/2016 A todos os Pais e Encarregados de Educação Exmo/a Senhor/a Encarregado/a Educação,

Leia mais

Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Período Integral

Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Período Integral EMAIL: escola@ethosmg.com.br FACEBOOK: www.facebook.com.br/ethosmg TWITTER: @EscolaEthos INSTAGRAM: @ethosinstitutodeeducacao Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Período Integral

Leia mais

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA Amanda Resende Piassi Estudante do curso de Licenciatura em Física Bolsista do Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

Um TOTEM para comemorar os 30 anos da Escola Curumim!

Um TOTEM para comemorar os 30 anos da Escola Curumim! Um TOTEM para comemorar os 30 anos da Escola Curumim! Recordando o passado, fazendo marcas no presente e construindo lembranças para o futuro. Texto e montagem: Gláucia de Melo Ferreira No ano de 2008,

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

1 Histórico. 2 O local

1 Histórico. 2 O local 1 Histórico No início, o sonho era grande e complexo. A ideia inicial era que tal fazermos um evento chamado sensações auditivas, mostrando reproduções de sons do cotidiano e os perigos que determinados

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de maio, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Despacho Normativo n.º 36/2002, de 4 de junho, estabelece as regras orientadoras para a organização

Leia mais

A experiência de 6 anos

A experiência de 6 anos Aplicação da APP em Cardiopneumologia na ESTeSL A experiência de 6 anos Seminário Aprendizagem por Problemas: O Desafio da Mudança Hermínia Brites Dias Dezembro de 28 Motivação Métodos e Técnicas de Diagnóstico

Leia mais

E R A S M U S + ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Apresentação

E R A S M U S + ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Apresentação ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Apresentação ERASMUS+ - Ensino Superior O Erasmus+ é o novo programa da UE dedicado à educação, formação, juventude e desporto. O programa tem início

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR À convite do NERGA Associação Empresarial da Região da Guarda e NERCAB Associação Empresarial de Castelo

Leia mais

Intercâmbio Juvenil. Problem? Let s Solve It Lednice, República Checa 23 a 30 de Junho de 2013

Intercâmbio Juvenil. Problem? Let s Solve It Lednice, República Checa 23 a 30 de Junho de 2013 Intercâmbio Juvenil Problem? Let s Solve It Lednice, República Checa 23 a 30 de Junho de 2013 CRONOWORLD Quem somos? A CronoWorld é uma Cooperativa de responsabilidade limitada, sem fins lucrativos, multisectorial

Leia mais

O nascimento e o batismo de Ana Maria Javouhey celebram-se, respetivamente, a 10 e 11 de novembro, que foram, este ano, num sábado e num domingo.

O nascimento e o batismo de Ana Maria Javouhey celebram-se, respetivamente, a 10 e 11 de novembro, que foram, este ano, num sábado e num domingo. O nascimento e o batismo de Ana Maria Javouhey celebram-se, respetivamente, a 10 e 11 de novembro, que foram, este ano, num sábado e num domingo. Mas, não podendo esquecer estes dois dias tão importantes

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Educação na Espanha. Seminário Internacional. e gieeducacional.com.br T: 19 4141.1515. contato@efigieeducacional.com.br. Chegada BRA 18/10 19/10

Educação na Espanha. Seminário Internacional. e gieeducacional.com.br T: 19 4141.1515. contato@efigieeducacional.com.br. Chegada BRA 18/10 19/10 Barcelona e Madri Espanha Seminário Internacional Saída BRA Chegada ESP 11/10 12/10 Saída ESP Chegada BRA 18/10 19/10 Público alvo Alunos de graduação e pós-graduação nas áreas da educação, professores,

Leia mais

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono A impactrip é uma promotora de viagens que combate as desigualdades sociais através do turismo solidário em Portugal. A nossa missão é promover experiências

Leia mais

Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais

Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais O Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais oferece condições privilegiadas de aprofundamento do estudo do período colonial brasileiro,

Leia mais

CATALUNHA pátria de artistas

CATALUNHA pátria de artistas oportunidade aproveitando a oportunidade do espaço, visitaremos a Casa-Museu Salvador Dalí em Cadaqués e o Teatro-Museu Dalí em Figueres os cenários mar, espaços naturais, mosteiro em ruínas, vida selvagem,...

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Grupo de 1.º e 2.º ano. Actividade de Expressão e jogos. Realizadas às 6.ª feiras: às 14h Jogo de passagem do disco

Grupo de 1.º e 2.º ano. Actividade de Expressão e jogos. Realizadas às 6.ª feiras: às 14h Jogo de passagem do disco Grupo de 1.º e 2.º ano Actividade de Expressão e jogos Realizadas às 6.ª feiras: às 14h Jogo de passagem do disco 13/10/2006 Caça ao tesouro Actividade relacionada com tema dos Piratas 12/02/2007 Jogo

Leia mais

Exmo. Presidente do município da Murtosa, Joaquim Santos Baptista; - na sua pessoa uma saudação aos eleitos presentes e a esta hospitaleira terra!

Exmo. Presidente do município da Murtosa, Joaquim Santos Baptista; - na sua pessoa uma saudação aos eleitos presentes e a esta hospitaleira terra! Exmo. Presidente do município da Murtosa, Joaquim Santos Baptista; - na sua pessoa uma saudação aos eleitos presentes e a esta hospitaleira terra! 1 Exmo. Diretor-Geral da Educação, em representação do

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Daniel Monteiro Santa Cruz No. USP 6440451 Curso ECA: Publicidade e Propaganda Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad Carlos III de Madrid Curso: Comunicação

Leia mais

Anexo A. Organização do edifício de Creche

Anexo A. Organização do edifício de Creche Anexo A. Organização do edifício de Creche Rés-do-chão: Berçário Copa do leite Sala de atividades Refeitório para crianças Casa de banho para crianças Casa de banho para adultos Refeitório para adultos

Leia mais

O dia foi dos mais novos

O dia foi dos mais novos O dia foi dos mais novos Diversas atividades marcaram ontem as comemorações do Dia da Criança em Ponta Delgada, com cerca de 3050 meninos. Cidade ganhou colorido especial PÂGINAS2E3 Diversas atividades

Leia mais

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DIREÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA CANTO DA MAIA PONTA DELGADA Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro Para a realização desta

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

RELATÓRIO PROJETO PONTO A PONTO EDITAL 2009 O NOSSO PAPEL E VIVA RIO PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ PONTO DE CULTURA PAPO CABEÇA

RELATÓRIO PROJETO PONTO A PONTO EDITAL 2009 O NOSSO PAPEL E VIVA RIO PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ PONTO DE CULTURA PAPO CABEÇA RELATÓRIO PROJETO PONTO A PONTO EDITAL 2009 O NOSSO PAPEL E VIVA RIO PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ E PONTO DE CULTURA PAPO CABEÇA O projeto Intercâmbio Ponto a Ponto realizado entre o

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

Ensino Fundamental - EFI

Ensino Fundamental - EFI CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DAS ETAPAS / 2015 4º e 5º anos Ensino Fundamental - EFI Coordenadora responsável: Maria da Conceição Santana de Castro Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

Leia mais

MUDANDO A ROTINA PARA BRINCAR MAIS

MUDANDO A ROTINA PARA BRINCAR MAIS VERA MARIA RODRIGUES ALVES MARIA LUCIA DE A. MACHADO SÃO PAULO OUTUBRO 2015 DEFININDO OS PASSOS 2 1º - Apresentar o problema Delimitar o problema DEFININDO OS PASSOS Verificar o problema/coletar dados

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO Bruno Rodrigo Teixeira 1 Universidade Estadual de Londrina - UEL bruno_matuel@yahoo.com.br Camila Rosolen 2 Universidade Estadual de Londrina - UEL camilarosolen@yahoo.com.br

Leia mais

1ª Edição Turismo e Voluntariado em Moçambique

1ª Edição Turismo e Voluntariado em Moçambique TU-Voluntário 1ª Edição Turismo e Voluntariado em Moçambique A AIDGLOBAL A AIDGLOBAL Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não Governamental que desenvolve projectos nas seguintes

Leia mais

OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Maria de Lurdes Rodrigues Em matéria de educação, em quase todo o mundo, foram definidas regras que consagram o objetivo de proporcionar a todas as crianças

Leia mais

de Macau Relatório Andy 19 de Março de 2010 Jiahua Chen Nº 1 do 10º ano A

de Macau Relatório Andy 19 de Março de 2010 Jiahua Chen Nº 1 do 10º ano A Escola Portuguesa de Macau Relatório de Visita de Estudo Central Térmica de Coloane Andy 19 de Março de 2010 Jiahua Chen Nº 1 do 10º ano A Índice Introdução... 3 Breve Resumo da Viagem... 3 Informações...

Leia mais

Quatro dias no mar alto a bordo da Caravela Vera Cruz

Quatro dias no mar alto a bordo da Caravela Vera Cruz Quatro dias no mar alto a bordo da Caravela Vera Cruz Viagem de lançamento do veleiro WEST - 6-9 junho 2015 Projeto A ponte entre a escola e a Ciência Azul Ricardo Estevens, ES 2/3 Anselmo de Andrade,

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

TAMWOOD Inglês + Trabalho Remunerado Canadá 2011

TAMWOOD Inglês + Trabalho Remunerado Canadá 2011 Informações gerais Este programa oferece a oportunidade de aprender o inglês conciliando aulas em sala de aula e experiência de trabalho em uma empresa canadense. O trabalho é uma parte fundamental do

Leia mais

da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Programa de Incentivo em Lisboa Top Vip

Programa de Incentivo em Lisboa Top Vip Programa de Incentivo em Lisboa Top Vip Dia 1 Chegada dos participantes. Transfere para Belém em autocarro com acompanhamento de guia. Em Belém, área dedicada ao período das Descobertas, iremos encontrar

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

OBJETIVOS. Há, ainda, a possibilidade de esticar a viagem e passar seis dias inesquecíveis em Paris.

OBJETIVOS. Há, ainda, a possibilidade de esticar a viagem e passar seis dias inesquecíveis em Paris. APRESENTAÇÃO Desejo de conhecer ou aperfeiçoar um idioma, entrar em contato com culturas diferentes e conviver com pessoas de vários lugares do mundo. São inúmeras as motivações que levam adolescentes

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O calendário escolar constitui um elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, tendo em vista a execução do seu projeto

Leia mais

Breve descrição do Campo de Verão em Inglês

Breve descrição do Campo de Verão em Inglês Breve descrição do Campo de Verão em Organização: Guangdong University of Foreign Studies Colaboração: Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau Data: 1 a 15 de Agosto de 2013 Local: Campus da Guangdong

Leia mais

Regulamento. Foremor

Regulamento. Foremor Regulamento Foremor Preâmbulo O presente projeto decorre de uma candidatura realizada pela MARCA ADL ao programa ERASMUS+, no âmbito da KA1 Learning Mobility for Individuals e está integrada numa iniciativa

Leia mais

Viagem Técnica SIVE Siveways California 21 de abril a 2 de maio 2012

Viagem Técnica SIVE Siveways California 21 de abril a 2 de maio 2012 Após 10 anos a SIVE volta à Califórnia, para verificar o progresso e conhecer as novas áreas produtivas que estão a surgir na fileira internacional. Para atender tanto quanto possível a todas as necessidades,

Leia mais

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Os últimos meses chegaram e já passaram. No geral, aconteceram muitos encontros com os intercambistas

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Nova Scotia Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DA VIAGEM A FRANÇA

RELATÓRIO DA VIAGEM A FRANÇA EBS À BEIRA DOURO MEDAS RELATÓRIO DA VIAGEM A FRANÇA Projeto Comenius 2014 Ivo Cunha Gonçalo Teixeira 6.º B Comenius - 2014 Domingo 23 de março Finalmente! Após uma longa viagem de comboio, finalmente

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Intercâmbio tem relatos de boas experiências e muita superação

Intercâmbio tem relatos de boas experiências e muita superação Intercâmbio tem relatos de boas experiências e muita superação Professora Áurea Santos, com o grupo de estudantes do Instituto Federal do Piauí pioneiro no intercâmbio com Espanha e a Portugal: A experiência

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Madrid, Espanha Nome: Alessandro Pedreira Crestani Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

ESLC 2011 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROJAVI PROJETOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS

ESLC 2011 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PROJAVI PROJETOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS 1 PROJAVI PROJETOS DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ALUNOS 2 SUMÁRIO EXECUTIVO ESCL apresentação do estudo O primeiro Inquérito Europeu às Competências em Línguas (ESLC 1 ), iniciativa da Comissão Europeia,

Leia mais

Lisboa Clássica Meio-dia

Lisboa Clássica Meio-dia Lisboa Clássica Meio-dia Atrações Principais: Mosteiro dos Jerónimos*, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos Coches*, Alfama e Rossio. *Ambos encerrados à 2ª feira e substituídos pelo Palácio

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais