Alguns apontamentos a respeito do Panorama do Pentateuco: No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alguns apontamentos a respeito do Panorama do Pentateuco: No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1"

Transcrição

1 16/09/2017 Panorama Pentateuco Pr Aldery Junior Alguns apontamentos a respeito do Panorama do Pentateuco: Abram suas Bíblias em Gn 1:1-2 No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1 Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. Gênesis 1:8 À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom Gênesis 1:10 Diferença entre os Céus do versículo 1 e os céus do versículo 8. E da terra do Gn 1:1 e Terra de Gn 1:9-10. No princípio criou Deus os céus (o mundo espiritual) e a terra (o mundo físico). Gn 1:1 O mundo físico estava deserto (sem pessoas, ninguém) e vazio (sem nenhum objeto, sem nada). Somente o mundo físico estava vazio, no mundo espiritual já estava tudo formado. Havendo o tabernáculo, o éden, o trono, celestial, etc. Os céus e terra do versículo 1 se diferenciam dos céus e terra dos versículos Como Jesus comprou a humanidade, se a arca da aliança não existia mais na época de Jesus?? Na arca, no propiciatório o sangue caía em cima da tampa da arca os pecados eram perdoados. Como os pecados seriam perdoados através de Jesus se a arca da aliança desapareceu? Porque existe uma arca da aliança celestial. Tudo já existia e havia acontecido no mundo espiritual antes do dia 1 de Gênesis, inclusive a queda de Satanás. Aquela teoria de que a terra ficou sem forma por causa de Satanás não procede. E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Judas 1:6 ABISMO Não é utilizado demônios porque este termo só se utiliza quando está em estado de possessão. Quando não estão neste estado é chamado de anjos caídos, espíritos imundos, espíritos malignos.

2 Quando ocorreu o caso do endemoniado gadareno, os demônios imploraram para não ir para o abismo. O abismo é uma prisão eterna. Quando não os mandamos para o abismo eles apenas saem da casa que estavam. Gênesis 1:3-5 Disse Deus haja luz, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. Passaram-se a tarde a manhã: esse foi o primeiro dia. Gênesis 1:3-5 Neste trecho vemos Cinco vezes a palavra luz. 1. HAJA LUZ: a primeira vez que aparece significa GÊNESIS, o inicio de tudo. Em Gn 15:13, promessa específica a respeito de Israel. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Gênesis 15:13 2. HOUVE LUZ: somente no Êxodo o povo de Deus se confirmou como povo escolhido por Deus. Israel começou a ser Israel. Cumprir da promessa em Gn 15: A LUZ ERA BOA: significa levítico, onde são apresentadas as leis. Livro bom, porque estão as Leis de Deus que tornam o homem bom, agradável diante de Deus. 4. SEPAROU A LUZ: Números, foi em números a separação aqueles que acreditavam em Deus daqueles que não acreditavam, daqueles que morreram, que não tinham fé, os murmuradores, os desobedientes. Separou a luz das trevas. A serpente, é uma tipologia de Jesus, simbolizava Jesus. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia Números 21:8,9 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

3 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3: DEUS CHAMOU À LUZ DIA: Deuteronômio, a palavra significa de novo, repetição. Este versículo repete o que já foi dito. *onde Deus habita não há tempo, o tempo habita dentro da eternidade. Em algum momento Deus criou primeiro o mundo espiritual, e depois, o mundo físico. GÊNESIS é um panorama/resumo da Bíblia toda. Vemos a expressão Deus em muitos versículos do capítulo 1. O senhorio de Deus só aparece a partir da criação do homem. A partir da criação do homem agora se fala o Senhor Deus. Porque Deus é Deus das coisas, mas é Senhor do homem. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7 O Jardim NÃO SE CHAMA ÉDEN, o Jardim foi plantado no Éden. O Éden era um local físico, onde existia um jardim. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8 **COMENTÁRIO: Ministração da ceia, No dia em que foi traído...o Senhor Jesus deu graças. /era o último dia, ele sabia que seria traído, mas não queria gastar chorando, reclamando, mas agradecendo. **PERGUNTA: Depois que Adão e Eva foram expulsos do Jardim, Deus destruiu tudo? **Onde estava Adão? RESPOSTA: Gn 2: 8-18 / Gn 3:1 a serpente chama Deus de Deus, não de Senhor. Porque Deus era Senhor somente da humanidade. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 MULTIPLICAREI, porque já havia sofrido as dores do parto. Gn 4:1 enfim, tive um filho varão com o auxilio do Senhor. Ela teve filhas antes de Caim. Então, o sexo existia antes da queda, não é consequência do pecado.

4 A árvore da Vida é o que permitiria a eternidade de Adão e Eva na terra. Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:22-24 Se Adão comesse do fruto da arvore da Vida ele seria um eterno pecador, sem direito a salvação. **O Éden ainda existe? INTERVALO Momento de oração pelos pedidos de oração. CALENDÁRIO 23/09 prova 30/09 não haverá aula 07/10 aula normal 14/10 não haverá aula 21/10 tem aula 28/10 tem aula 04/11 não haverá aula 11/11 não haverá aula 18/11 aula normal 25/11 ultimo dia com prova 01,02 e 03/12 RETIRO Gn 3:3 Eva não reconhece o senhorio de Deus, porque o chama apenas de Deus e não mais de Senhor. E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais Gênesis 3:2,3 **O Éden ainda existe?

5 O Éden significa um lugar de relacionamento com Deus, quando o homem pecou Deus destituiu o homem de sua Glória, destituiu-o da presença. Deus colocou os querubins para proteger o Éden. Em Êxodo 26, Deus esta falando para Moisés para fazer o tabernáculo. Este véu fará a separação entre o santo e o santíssimo. O lugar santíssimo era a tipologia do Éden. Evolução do Éden (lugar de encontro/relacionamento com Deus) ao longo a Bíblia Éden > Tenda dos Patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) > Monte Sinai > Tabernáculo > Tenda de Davi > Templo de Salomão > Templo de Zorobabel, o mesmo de Herodes reconstruído > O lugar santíssimo era inacessível às pessoas. Em João 20 Quando Jesus morreu o véu se rasgou de cima abaixo. Deus não precisa mais de querubins para proteger o lugar santíssimo. O homem foi redimido e perdoado. O pecado de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal foi apagado, e agora o homem deve comer o FRUTO DA VIDA - Jesus. *O Jardim não foi feito pela palavra, Deus não disse ao Jardim cresça!. A Biblia diz que o Senhor Deus plantou um Jardim. Por isso algumas pessoas dizem que as primeiras atividades de Deus foi um oleiro (ao fazer o homem) e um Jardineiro (ao fazer o jardim). Jesus morreu num jardim. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. João 20:15 E havia um horto(jardim) naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto. João 19:41 Gn 15:13 quatrocentos anos êx: 12:40 quatrocentos e 30 anos Moisés tinha 40 anos quando foi chamado para ser o libertador de Israel, 80 anos quando voltou ao Egito. Com 120 morreu. No ano 390 da escravidão do povo de Israel no Egito, Moisés fugiu. No ano 400 Israel já poderia sair de lá, porque 10 anos antes Deus havia chamado um libertador. Sl 90 diz que o tempo de uma geração é de 70 anos. Pos isso Calebe e Josué tiveram que trabalhar para conquistar, porque a geração que poderia conquistar era anterior. Israel perdeu o tempo oportuno da conquista da terra prometida. Gn 24:

6 E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo. E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste? E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho. Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio. E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor. E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água. E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor. E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu. Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.

7 E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber. E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos. E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada ou não. E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro; Gênesis 24:1-22 Abraão é tipologia do Pai Servo vai ser a tipologia do Espírito Santo Isaque representa Jesus. O Espirito Santo devia vir À Terra para buscar esposa para ISAQUE-JESUS Voltar para a terra de onde vieste? Jesus retornará à Terra? NÃO Se a mulher não quiser vir estas livre do juramento, só não deixe ir meu filho novamente Os presentes que o servo leva são os dons que Deus nos dá através do Espirito Santo Versículo 11, A tarde as mulheres buscavam a agua, liga-se com o sacrifício de Cristo Versículo 12 oração do ES Versículo 16 tal qual a igreja é descrita em apocalipse Tenha uma consciência acerca do ES, tirando todo tabu, todo conflito mental acerca do ES. O ES só esta esperando por você. Devemos orar não só pedindo ao ES, mas também oferecendo Espírito Santo o que queres de mim? O ES não é o teu bichinho de estimação, não é o gênio da lâmpada, Ele é o Senhor, nos devemos serví-lo. dar de beber.

Gn 24:2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,

Gn 24:2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 1 Capítulo 24 Abraão manda seu servo buscar uma mulher para Isaque Gn 24:1 E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo. Gn 24:2 E disse Abraão ao seu servo,

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe:

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: JO Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

As histórias de Amor da Bíblia!

As histórias de Amor da Bíblia! - Abraão era já de idade muito avançada e o SENHOR tinha-o abençoado de muitas maneiras. Um dia disse ao mais velho dos seus criados, que era quem olhava por tudo o que pertencia a Abraão: - Quero que

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 1 Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi,

Leia mais

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota TOMANDO GRANDES DECISÕES CASAMENTO & SABEDORIA Convém se casar? Com quem? Primeira

Leia mais

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: 11-14 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ Ezequiel 37:11-14 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. 1 Capítulo 32 O bezerro de ouro Êx 32:1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Anésio Rodrigues Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, Gênesis 16:1-15 Disse a Abrão: Já que

Leia mais

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO EMBRIAGADOS PELO Efésios 5:18 ESPÍRITO E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito ; Efésios 5:18 Contenda Grego: Asótia! Excesso;! Devassidão;! Libertinagem;! Dissolução;!

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2 Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2 Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então o SENHOR DEUS disse à serpente:

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então o SENHOR DEUS disse à serpente: O ALIMENTO DA SERPENTE 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, 1 / 5 e mais que todos os

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44

Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos... Levítico 11:44 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 A Santidade de Deus "Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44 "... porquanto

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

Hebreus 12:1-2a 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do

Hebreus 12:1-2a 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança

Leia mais

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 FESTA DOS TABERNÁCULOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 QUARTO DIA Jesus retornará dos céus em uma Festa dos Tabernáculos HEBREUS 4:8-10 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 8 Introdução Seus Nomes Sua Natureza Seus Ofícios O anjo da Guarda A Organização Angelical Os Anjos Decaídos O Maioral dos demônios

Leia mais

JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15

JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15 JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15 1 1. Objetivos: Ensinar a cada aluno que Deus estava com Jacó mesmo quando tinha feito coisas más. Ensinar que Deus promete nos amar e ser com aqueles que acreditam e tentam

Leia mais

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI Pedro Siena & Renato Carmona Encontro 2 de 8 Perspectiva Bíblica O Plano de Deus para o Trabalho Índice i. Perspectiva Bíblica ii. O Plano de Deus para

Leia mais

I Domingo da Quaresma

I Domingo da Quaresma I Domingo da Quaresma PERDÃO SENHOR O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a oriente Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 7-9; 3, 1-7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

ANDRÉ LUIZ MARTINS 1ª EDIÇÃO CUIABÁ EDIÇÃO DO AUTOR

ANDRÉ LUIZ MARTINS 1ª EDIÇÃO CUIABÁ EDIÇÃO DO AUTOR A ORIGEM DO MAL E SUA INFLUÊNCIA NO CORAÇÃO DO HOMEM ANDRÉ LUIZ MARTINS 1ª EDIÇÃO CUIABÁ EDIÇÃO DO AUTOR 2012 PREFÁCIO Muito me alegra em ter sido usado por Deus nosso Pai mais uma vez. Assim digo pois

Leia mais

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA Um mundo sem graça, marcado por: Guerras, Violências, Pressão econômica Competição. Igrejas sem graça, marcadas por: Padrões de conduta que te aprovam, Não saberem lidar com a culpa,

Leia mais

O BEZERRO DE OURO Lição 40

O BEZERRO DE OURO Lição 40 O BEZERRO DE OURO Lição 40 1 1. Objetivos: Ensinar que os israelitas pecaram quando desobedeceram aos mandamentos de Deus e adoraram o bezerro de ouro. Ajudar o aluno a ter um desejo para adorar somente

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 19/06/2016 TEMA: O POVO DE DEUS Versículo Chave Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. Salmo 56:3 Quebra Gelo Avião Desenvolvimento: A um determinado sinal, a criança

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

Buscando o Propósito de Deus

Buscando o Propósito de Deus Buscando o Propósito de Deus Salmos 139:1-16 Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. 2 Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. 3 Tu me vês quando estou trabalhando

Leia mais

Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes

Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes Mateus 16 13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os outros dizem que o Filho do homem é? 14 Eles responderam:

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

DOMINGO I DA QUARESMA

DOMINGO I DA QUARESMA DOMINGO I DA QUARESMA LEITURA I Gen 2, 7-9; 3, 1-7 A criação e o pecado dos nossos primeiros pais Leitura do Livro do Génesis O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei Homens Fundamentais Deuteronômio A Segunda Lei Deuteronômio Deuteronômio, significa segunda Lei ou a segunda entrega da Lei. Muitas das pessoas que haviam estado presentes quando a Lei foi dada no monte

Leia mais

A Aliança que Vence o Inimigo

A Aliança que Vence o Inimigo A Aliança que Vence o Inimigo Cada dia que a igreja entra na presença de Deus e é ministrada profundamente pela Palavra e pelo Espírito Santo, eu creio que é curada de muitas feridas. Também creio que

Leia mais

Capítulo 11 Aressurreição de Lázaro Jo 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

Capítulo 11 Aressurreição de Lázaro Jo 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. 1 Capítulo 11 Aressurreição de Lázaro Jo 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Jo 11:2 E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento,

Leia mais

Nm 21:2 Então Israel fez um voto ao SENHOR, dizendo: Se de fato entregares este povo na minha mão, destruirei totalmente as suas cidades.

Nm 21:2 Então Israel fez um voto ao SENHOR, dizendo: Se de fato entregares este povo na minha mão, destruirei totalmente as suas cidades. 1 Capítulo 21 Os israelitas destróem os cananeus Nm 21:1 Ouvindo o cananeu, rei de Arade, que habitava para o lado sul, que Israel vinha pelo caminho dos espias, pelejou contra Israel, e dele levou alguns

Leia mais

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 09/06/2013 ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Versículos para Decorar 1- Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. Marcos 10:43b

Leia mais

JESUS RESISTIU AO MAL

JESUS RESISTIU AO MAL JESUS RESISTIU AO MAL MARQUE QUAL FOI A ESCOLHA DE JESUS Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para M E U

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para M E U OS UNICISTAS E TRINITARIOS ESTÃO ERRADOS EM SEUS ENSINAMENTOS SOBRE JESUS CRISTO. Somente há uma Verdade sobre o assunto, e isto esta contido na Palavra de Deus(Bíblia). Santifica-os na tua verdade; a

Leia mais

GRANDES PROPÓSITOS PARA MINHA FAMÍLIA EM 2014

GRANDES PROPÓSITOS PARA MINHA FAMÍLIA EM 2014 PEQUENAS DECISÕES E GRANDES PROPÓSITOS PARA MINHA FAMÍLIA EM 2014 Gálatas 5: 16-25 Andar no Espírito... Será que é? 1) Estar na Igreja em todas as programações; 2) Participar ativamente de uma célula;

Leia mais

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO!

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! Venha Teu reino e faça- se a tua vontade aqui na terra como no céu. Mateus 6: 10 Tabernáculos 2013 O leão, o bezerro, o homem é a águia Os Quatro Seres Viventes As

Leia mais

Tema: Aliança com Israel

Tema: Aliança com Israel Texto Bíblico: Gênesis 12.1-9. Tema: Aliança com Israel Versículo para memorizar: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2 Coríntios 5.17 Princípio

Leia mais

A imagem de Cristo Fernando Leite

A imagem de Cristo Fernando Leite A imagem de Cristo 12.03.17 Fernando Leite Introdução Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado,

Leia mais

Plano de aulas. Honestidade sempre. O resto é com Deus. As provas da intimidade. Em busca de soluções espirituais

Plano de aulas. Honestidade sempre. O resto é com Deus. As provas da intimidade. Em busca de soluções espirituais Plano de aulas 7ª Honestidade sempre. O resto é com Deus 8ª As provas da intimidade 9ª Em busca de soluções espirituais Aula 8 As provas da intimidade A circuncisão Gen. 17 Deus promete um filho a Abraão

Leia mais

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 )

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 ) Sara e Agar Sara e Agar é alegoria das duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai, que é a Jerusalém atual.

Leia mais

A Ira de um Deus Benevolente

A Ira de um Deus Benevolente A Ira de um Deus Benevolente Razão da Ira: O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Gênesis

Leia mais

FUJA PARA O MONTE! 23 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "E aconteceu que, tirando-os fora, disse:

FUJA PARA O MONTE! 23 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: FUJA PARA O MONTE! 23 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, 1 / 6 e não pares em toda esta campina;

Leia mais

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 Estamos envolvidos em um conflito cósmico com consequências reais em nossa vida diária. Como surgiu o mal? De que forma fomos contaminados por ele? Como

Leia mais

Lição 5 para 5 de maio de 2018

Lição 5 para 5 de maio de 2018 Lição 5 para 5 de maio de 2018 Deus mandou Moisés construir um modelo do Santuário Celestial. Através dele, quis nos mostrar o plano da salvação preparado desde antes da fundação do mundo. Ao estuda-lo,

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da

Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Conscientes do privilégio de estar a cada dia com você e conscientes da responsabilidade de abrirmos a Palavra de Deus para extrair

Leia mais

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 ...sendo uma vez filho, sempre será um filho......mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 1. Ela deve repousar na confiável Palavra de Deus a. Sua promessas não são bloqueadas pelos limites humanos.

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que:

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: Há uma Grande Diferença em Ser Enviado, e Enviar-se a si mesmo. Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: 1 Mateus 10:40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe

Leia mais

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 0 4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 O diagrama de João 3:16 é altamente eficaz e simples na explicação do Plano de Salvação Seguem algumas dicas importantes: 1) Seja breve, pois pode ser que ocorra alguma

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

Três Depoimentos Três Respostas

Três Depoimentos Três Respostas Três Depoimentos Três Respostas Líderes religiosos Discípulos Jesus Blasfemo / Herege Messias / Filho de Deus Messias / Filho de Deus TIM KELLER Esta é uma questão que ouço mais frequentemente do que...

Leia mais

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali. Sl 8.3. firmaste,

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali. Sl 8.3. firmaste, Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali Sl 8.3 firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei

Leia mais

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar:

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 10/03/2013 PROFESSORA: O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: 1 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os

Leia mais

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd Devocional A esperança segundo a Bíblia A Bíblia inspira esperança. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum -Abraão- Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Quem foi Abraão? Idoso Pai de família Profeta Pai da Fé Guerreiro Negociador Rico Amigo de Deus Pai das Nações 1. O Chamado

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Sob o controle de deus A PROVAÇÃO Passado algum tempo,

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi

Leia mais

MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ

MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ MAIO 2016 PRA. IVONNE BETSABE MUNIZ ! O luto (do latim luctu) é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. O luto é um desprendimento espiritual, emocional e

Leia mais

VINTE E UM DIAS DO JEJUM DE DANIEL DIA 7

VINTE E UM DIAS DO JEJUM DE DANIEL DIA 7 VINTE E UM DIAS DO JEJUM DE DANIEL DIA 7 40 [Davi]...escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa e, com sua funda na mão, aproximou-se do filisteu. 1 Samuel 17:40b 7º Dia. Hoje é o 7º dia

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER A ENCARNAÇÃO Pergunta 22: Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se fez homem? Resposta: Cristo, o Verbo de Deus, fez-se homem tomando um verdadeiro corpo e uma alma racional,

Leia mais

AS TRÊS VINDAS DE JESUS: SERMÃO

AS TRÊS VINDAS DE JESUS: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU AS TRÊS VINDAS DE JESUS: SERMÃO Cachoeira 2006 AS TRÊS VINDAS DE

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

Assunção da Virgem Maria

Assunção da Virgem Maria Assunção da Virgem Maria Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de festa em honra da Virgem Maria. Na sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus. Perdoa-nos, Senhor.

Leia mais