Ciências Contábeis. 1º Semestre. Matemática I MAT 211, 60h

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências Contábeis. 1º Semestre. Matemática I MAT 211, 60h"

Transcrição

1 Ciências Contábeis 1º Semestre Matemática I MAT 211, 60h Conjunto dos números radicais. Razões e proporções. Regra de três. Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Fatoração. Radiciação. Operação com radicais. Racionalização. Potências. Operação logarítmica. Logaritmos decimais. Sucessões. Análise combinatória. Binômio de Newton. Função linear do 2.º grau. Ciências do Ambiente BIO211, 60h Direito Ecológico e política ambiental. População humana e recursos naturais. O homem como ameaça ao meio ambiente. Ambientes brasileiros: aquáticos e terrestres. Contabilidade I ECO 331, 75h A Contabilidade e sua aplicação. Patrimônio. Princípios e convenções contábeis. Gestão. Escrituração. Plano de contas. Instrumentos de levantamento contábil. Sistema de contabilização. História Econômica ECO332, 45h Visão panorâmica da evolução econômica até o século XV. A formação do Capitalismo. A economia colonial. A revolução industrial. A economia cafeeira. A Primeira Guerra Mundial. A década de 30 e a grande depressão. A Segunda Guerra Mundial. O Período de 1945 a Língua Portuguesa LET969, 45h A comunicação e a linguagem. A estrutura do texto. Filosofia CIS449, 45h Natureza da Filosofia. Problemas filosóficos. Análise dos grandes sistemas de ideias com ênfase nas principais correntes contemporâneas. Antropologia CIS450, 60h Antropologia urbana. Antropologia das sociedades complexas. Estrutura de classes e problemas sociais no Brasil. A política educacional no Brasil. Sociologia Geral CIS396, 60h Discute os conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento. A questão cultural e econômica no Brasil. A questão política institucional brasileira.

2 Psicologia Geral EDC308, 45h A Psicologia e a ciência. História da Psicologia e seus sistemas. A Psicologia e a aprendizagem: relação e limites. 2º Semestre Matemática II MAT261, 75h Limites e derivadas: estudo geral. Aplicação de derivadas no estudo da Economia. Diferencial e integral. Funções exponenciais e logarítmicas: suas aplicações na Economia e na Administração. Estatística I MAT262, 60h População e amostra. Séries estatísticas e representação gráfica. Medidas de tendência central e de dispersão. Números. Índices simples e ponderados. Deflação de dados. Ajustamento estatístico das principais funções matemáticas. Contabilidade II ECO345, 75h O ativo. O passivo. O resultado do exercício futuro. O patrimônio líquido. Contabilização de transações comerciais. A transformação do balancete de verificação em demonstrações financeiras. Problemas contábeis na valorização e avaliação de estoque. Depreciação, amortização e correção monetária. Demonstrações financeiras. Economia I ECO346, 75h Campo, metodologia, objeto e conceito básico da Economia. As leis econômicas. Os sistemas econômicos. Renda, produto e fatores de desenvolvimento. A microeconomia: conceito e instrumento de análise. Instituição do Direito Público e Privado DIR086, 45h A origem do Direito. Normas jurídicas. Fontes do Direito. Classificação do Direito. Ato jurídico. Danos. Legítima defesa. Titulares de Direito. Doutrinas. Psicologia das Relações Humanas EDC351, 45h O indivíduo e o Outro. O indivíduo e o grupo. O indivíduo e o trabalho. A direção em grupo. Comunicação e tensões.

3 Educação Física I EDC380, 30h Basquetebol: fundamentos individuais e de equipe. Voleibol: fundamentos individuais e sua aplicação em atividades recreativas. Ginástica: exercício em circuito, trabalho rítmico, exercícios respiratórios. Ginástica feminina moderna: princípios e características fundamentais. 3º Semestre Metodologia do Trabalho Científico EDC379, 60h O ato de estudar. Leitura analítica e crítica. Documentação e anotação. Noções gerais sobre pesquisa. Tipos de pesquisa. Técnicas de elaboração de projetos e de relatórios. Noções básicas de tratamento estatístico de dados. Estatística II MAT267, 60h Os métodos estatísticos aplicáveis na Contabilidade. Correlação linear simples. Leis básicas e principais distribuições Amostrais. Estimativa por intervalo e teste de hipóteses. Teoria da Contabilidade ECO352, 60h Pensamento histórico e história das doutrinas Contábeis. Postulados, princípios e convenções Contábeis. Núcleo fundamental da Contabilidade e teoria contábil face às reservas e provisões. A teoria contábil. As depreciações e amortizações. Contabilidade geral de preços. Teoria dos resultados. Economia II ECO351, 75h A macroeconomia: conceito e os grandes agregados macroeconômicos. A Contabilidade Social. Montagem de Sistema de Contas Nacionais. Princípios de economia monetária. Bases de comércio internacional. Direito Comercial DIR093, 60h Formação histórica de comércio. Direito Comercial. O comerciante. Sociedades comerciais. Formação, modificações, dissolução, liquidação e espécies de sociedades comerciais. Título de crédito. Falência e expansão.

4 Direito Tributário DIR094, 60h Direito Tributário, ramo do Direito Financeiro. Fenômeno tributário. As espécies de tributos e a obrigação tributária. O imposto no sistema tributário brasileiro. O código tributário nacional. A tecnologia e o Direito Tributário. Orçamento Público ECO374, 45h Noções de receita e despesas públicas. Orçamento tradicional e orçamento programa. Técnica de elaboração orçamentária. Execução de orçamentos. Controle orçamentário. Educação Física II EDC07C, 30h Basquetebol: fundamentos individuais e sistema de jogo. Voleibol: fundamentos individuais e de equipe. Ginástica: ginástica feminina moderna. 4º Semestre Matemática Financeira MAT302, 60h Conceitos introdutórios. Juros simples e juros compostos. Taxa proporcional e equivalente. Anuidade. Montante. Tabela de matemática financeira. Remuneração do capital, acumulação e atualização, equivalência financeira e equação de valor. Instituições Financeiras ECO373, 60h Economia monetária. Inflação. Aspectos internacionais da moeda. Sistema financeiro nacional. Mercado de capitais. Contabilidade Comercial ECO372, 75h Identificação de empresa comercial. Registro das operações sobre mercadorias e serviços. Escrituração de livros fiscais. Operações financeiras atinentes à atividade comercial. Revisão de: Inventário, Provisões, Correção Monetária do Balanço, Depreciação; Amortização e reavaliação. Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Fusão. Incorporação. Contabilidade de empresas com filiais. Balancetes. Demonstrações contábeis. Balanço consolidado. Elementos e Análise de Custos ECO376, 60h Custo: conceito e classificação. Custo por produção. Esquema básico para apropriação do custo. Departamentalização. Inventário, custo por ordem de produção e por produção contínua. Margem de contribuição. Custo padrão.

5 Legislação Social e Direito do Trabalho DIR095, 60h Panorama de Direito do Trabalho. Sindicatos. A empresa. Salário. Contrato de trabalho. Jornada de trabalho. Férias. FGTS. Segurança no trabalho. A CLT e suas alterações. Introdução à Administração ADM 073, 60h Administração científica das técnicas de Administração. Conceitos básicos da Administração. O advento da Administração como ramo autônomo de conhecimento humano. As demonstrações administrativas. Princípios científicos da Administração. A divisão racional do trabalho. Formas de organização e planejamento. 5º Semestre Introdução à Microinformática CPD106, 60h Histórico e classificação dos computadores e microprocessadores. Hardware: dispositivos de entrada e saída. Periféricos, componentes de computador, CPU, unidades de informação bits/bytes. Softwares: sistemas operacionais, principais utilitários comerciais, web. Contabilidade das Instituições Financeiras ECO375, 60h A contabilidade das instituições financeiras dentro do contexto das Ciências Contábeis. O sistema financeiro nacional. Operações das instituições financeiras. Legislação. O plano oficial bancário. Funções das contas. Contabilização das ocorrências. Balancete de verificação. Conciliação bancária. Encerramento de contas. Apuração do exercício. Demonstrações contábeis das instituições financeiras. A informática e a contabilidade das instituições financeiras. Análise das Demonstrações Contábeis ECO380, 60h Estudo da estrutura das demonstrações contábeis. Processo de análise. Análise das estruturas patrimoniais e operacionais. Análise financeira. Análise econômica. Retorno sobre Investimentos. Índices técnicos do mercado de capitais. Análise de investimentos em ações. Limitações das demonstrações contábeis para análise econômico-financeira. Análise das perspectivas econômicas. Relatórios de análise. Monografia EDC08C, 120h Apresentação da produção síntese conclusiva dos estudos individuais desenvolvidos, mediante a execução do plano de trabalho monográfico. Legislação Tributária DIR096, 60h

6 O sistema tributário brasileiro sob o tríplice enfoque jurídico, econômico e administrativo. Classificação dos tributos e sua repartição no Brasil entre a União, os Estados e os Municípios. Análise dos tributos por seus elementos essenciais e em função da competência para sua imposição. Contabilidade Pública ECO378, 60h Patrimônio na administração pública. Inventário e Escrituração. Registro das principais operações nos sistemas contábeis. Balanços. Prestação de contas. Informatização da contabilidade pública do Estado da Bahia. Técnica Comercial ECO379, 60h Introdução à técnica comercial. Estrutura distributiva. Instituições comerciais complementares. Instituições comerciais distributivas. 6º Semestre Informática Aplicada aos Sistemas Contábeis CPD107, 60h Ferramenta para o contador: Dbase, banco de dados, planilhas eletrônicas. Visicalc, Lothus 1, 2, 3 e outros. Pacotes de contabilidade existentes no mercado: demonstrações. Auditoria Introdutória ECO383, 60h Introdução à auditoria. A auditoria e sua relação com as Ciências Contábeis. Legislação específica. Técnicas em auditoria. Atos nominativos e princípios básicos de auditoria. Auditoria, perícia e revisão. Documentos finais do trabalho do auditor. Administração Financeira e Orçamento Empresarial ADM074, 45h Critérios de avaliação de uma empresa. Administração de capital de giro e de aplicação financeiras à longo prazo. Princípios de alavancagem. Análise econômico-financeira. Avaliação dos principais sistemas de financiamento. Orçamento de vendas, de produção, de custos, de despesas e de capital. Contabilidade de Custos ECO381, 60h Custos industriais. Custos comerciais. Custos de administração e o preço de venda. Controle de custos. Implantação do sistema do controle de custos. Escritura e contabilidade de custos. Custos e a informática.

7 Contabilidade Tributária ECO382, 60h A contabilidade tributária e o campo de sua atuação. Base de cálculo dos impostos. Depreciação. Amortização. Exaustão. Provisões. Tributos e multas por infrações fiscais. Contribuições trabalhistas e sociais. Investimentos. Arrendamento mercantil. Ganhos e perdas. Reavaliação. Correção monetária. Lucro. Imposto de renda. Declaração de rendimentos das pessoas jurídicas. A contabilidade tributária e a informática. Português Instrumental LET36B, 45h Desenvolve habilidade de raciocínio e de produção de textos. Elabora redação oficial atendendo às especificidades do curso de Ciências Contábeis Ética Geral e Profissional CIS440, 45h A moral ética e o direito: a moral como fonte do Direito e como agente de moralização do Direito. Conselho Federal e Regional da Contabilidade. Prerrogativas profissionais dos contadores. O código de ética profissional. As entidades de classe contábil. 7º Semestre Prática Contábil I ECO388, 75h Constituição legal das sociedades. Simulação de operações. Registros contábeis e fiscais e o plano de contas. Eventos extra-contábeis e os livros instituídos pela Lei das sociedades anônimas. Apuração de resultados e levantamento das demonstrações contábeis. Auditoria Privada ECO384, 60h Demonstrações contábeis e auditoria dos seus componentes. Eventos subsequentes. Contingência e carta de apresentação da administração. Auditoria Pública ECO385, 60h A auditoria pública nas esferas da União, Estados e Municípios. Normas dos conselhos competentes referentes às contas. Gestão administrativa. Auditoria patrimonial, financeira e orçamentária. Pareceres e relatórios. Auditoria pública e a informática. Auditoria Fiscal ECO386, 60h Estudo dos dispositivos legais e tributários relacionados à contabilidade das empresas, à interpretação legislativa tributária, trabalhista e previdenciária.

8 Auditoria de Sistemas ECO389, 45h Histórico da auditoria na computação eletrônica. Auditoria de sistemas ao redor do computador. Auditoria de sistemas semi-informatizados. Técnicos de rastreamento eletrônico de informatizações. Análise de sistemas informatizados integrados. Estudo de caso real. Contabilidade Gerencial ECO387, 45h Os índices como média de inflação. Demonstrações Contábeis a preços históricos e a preços históricos corrigidos. Demonstrações contábeis a preços de reposição e a preços diferenciais ou custos correntes corrigidos. Os efeitos da correção monetária legal e integral. Análise financeira das Demonstrações Contábeis para moeda estrangeira. Perícia Contábil ECO390, 45h Introdução ao estudo da prova contábil. A perícia contábil: conceito, tipos e finalidades. O perito judicial contábil. Técnica de trabalho pericial. Quesitos. O laudo pericial. A perícia judicial contábil. A perícia e o processo administrativo fiscal. Prática Contábil I ECO388, 75h Constituição legal das sociedades, simulação de operações, registros contábeis e fiscais e o plano de contas, eventos extra contábeis e os livros instituídos pela Lei das sociedades anônimas, apuração de resultados e levantamento das demonstrações Contábeis. 8º Semestre Monografia EDC08C, 120h Apresentação da produção síntese conclusiva dos estudos individuais desenvolvidos, mediante a execução do plano de trabalho monográfico. Prática Contábil II ECO391, 75h Ajuste do balanço definidos em Lei, apuração e distribuição dos resultados, demonstrações contábeis e notas explicativas, as demonstrações contábeis e os ajustes fiscais para o lucro real (Imposto de Renda Pessoa Jurídica). Estágio Supervisionado 270h

9 Resolver atividades práticas no campo da contabilidade e da auditoria como aplicação e conhecimentos adquiridos nas atividades acadêmicas das aulas ministradas apresentando ao final dos trabalhos em relatório ou monografia. Disciplinas Optativas Direito Administrativo DIR100, 60h Noção de Estado. Elementos e organização. Administração Pública. Órgãos públicos e agentes públicos. Princípios básicos da Administração Pública. Uso e abuso de poder. Ato administrativo. Poderes administrativos. Legislação de Seguros DIR101, 60h Seguros. História em campo de sua publicação. Modalidades e contratos. A intervenção estatal no campo dos Seguros. A Legislação Federal específica na área de Seguros. Legislação Previdenciária DIR102, 60h Previdência Social, histórico e sua evolução, do Brasil, Beneficiários. Vinculação das Empresas à Previdência Social. Benefícios e Custeio. Acidente no Trabalho. FGTS. Economia Brasileira ECO400, 60h Bases e características do desenvolvimento comercial, periférico e do subdesenvolvimento Brasileiro: problemas e política econômica. A economia brasileira nas últimas décadas. Atuação econômica atual e perspectiva. Contabilidade da Construção Civil ECO399, 60h A Contabilidade da Construção Civil no Contexto das Ciências Contábeis. Peculiaridade da Contabilidade da Construção Civil. Noções sobre legislação da construção nas esferas municipal, estadual e federal. A construção civil e o BNH. O patrimônio das empresas da construção civil. Demonstrações financeiras das empresas da construção civil. Contabilidade de Transportes ECO396, 60h Princípios fundamentais de contabilidade: revisão. custos em empresas de serviços. contabilidade de transporte e seu campo de aplicação. Organização das empresas de transporte. Transporte ferroviário, rodoviário, aéreo, marítimo e fluvial. Plano de contas. patrimônio, despesas, receitas e sua contabilização. Escrituração de operações típicas e

10 elaboração das demonstrações contábeis. Elementos necessários para a determinação dos custos de transportes. Apuração dos custos. Sistema tarifário e público de transportes. Aspectos tributários inerentes à atividade de transportes. Contabilidade Rural ECO397, 60h Legislação Agrária. Contabilidade Rural e o seu campo de atuação. Patrimônio da Empresa Rural. Plano de Contas. Operações Típicas da Empresa Rural. Imposto de Renda. Contabilidade e Imposto das Pessoas Físicas Detentoras da Propriedade Rural. Obrigações Tributárias. INCRA. Contabilidade de Seguros ECO398, 60h O Seguro em geral: conceito, importância, finalidade, origem histórica, condições de seguro, classificação, companhias de seguros. Organização das instituições de Seguros. Fundamento econômico do Seguro. Noções sobre legislação de Seguros. Previdência social. Contabilidade de Seguros. Escrituração, Balancete, Apuração do exercício, demonstrações contábeis. A informática e a contabilidade de Seguros. História do Pensamento Contábil ECO403, 60h Objetivo; campo, metodologia e evolução da Contabilidade. A Contabilidade no Brasil. Os princípios fundamentais da Contabilidade. Postulado, convenções contábeis e evidenciação. Auditoria de Sistemas de Controles Internos ECO401, 60h Campo de atuação e marco legal da auditoria; classificações. Princípios, normas e técnicas de auditoria. Controles internos; planejamento, execução e avaliação dos trabalhos. Papéis de trabalho, pareceres e relatórios de auditoria. Administração de Materiais ADM085, 60h Administração de Materiais. Função da Administração de Materiais. Organização e Administração de Materiais. Compras. Almoxarifado. Distribuição. Padronização. Integração de Materiais. A Informática na Administração de Materiais. Administração de Pessoal ADM086, 60h O Sistema de Administração de Pessoal. Ideologia da Administração de Pessoal. Organização e Administração de Pessoal.

11 Administração Financeira Governamental ADM087, 60h A Administração Financeira Governamental no contexto das Ciências Administrativas. A função racial do tributo. Nações de Política Fiscal. Receita Pública. Despesas Públicas. Organização e Métodos ADM088, 60h Princípios de organização sob a ótica Sistêmica, A empresa como sistema aberto, introdução de técnicas de racionalização do trabalho. Inglês Técnico LET 23D, 60h Estudo de textos predominantemente técnicos: compreensão, interpretação e tradução; estudo das estruturas gramaticais básicas da língua inglesa aplicado aos textos; desenvolvimento de estratégia de leitura; estudo de falsos cognatos; formação e derivação de palavras (sufixos e prefixos) e expressões idiomáticas. Elaboração e Análise e Projetos ECO 402, 60h Estudo da relação entre desenvolvimento, planejamento, programação e projetos. Importância do projeto. Tipos de projetos. Estruturas e etapas para elaboração de um projeto. Introdução às técnicas de análise e elaboração de projetos.

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I Ciências Contábeis 1º Semestre Contabilidade Geral I Visão global dos conceitos e técnicas contábeis. Fatos Contábeis, Inventários, Contas e Plano de Contas, Escrituração, Registro de Operações, Demonstrações

Leia mais

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica.

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica. 1ª Série 6ADM067 ADMINISTRAÇÃO Fundamentos da administração. A empresa como um sistema. As funções administrativas: planejamento, organização, direção e contro le. Sub-sistemas empresariais. Estruturas

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO 2035 C/H 68

DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO 2035 C/H 68 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO 1915 C/H 102 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

Ementas das Disciplinas Obrigatórias

Ementas das Disciplinas Obrigatórias Currículo/Semestre verão inverno Ementas das Disciplinas Obrigatórias Disciplina Código C.H. Ementa 1 1 Introdução ao ensino superior 200352 30h 1 2 Teoria da contabilidade 322031 30h 1 2 Conhecimentos

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Ciências Contábeis,

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí - AEPU Autorizada pela Portaria MEC 1.

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí - AEPU Autorizada pela Portaria MEC 1. S 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 72 H/A A organização e o Processo Administrativo. As funções: Produção, financeira, Marketing, Recursos Humanos, Funções Administrativas: Planejamento, Organização,

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS 1º SEMESTRE CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE BÁSICA 1º SEMESTRE Ementa: Noções básicas de Contabilidade. Estudo do patrimônio. Estudo das variações patrimoniais. Elenco

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1 ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO 2ª/3ª AN (Noturno) UNIDADE: CEILÂNDIA Sala: 35/C INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO ESTATÍSTICA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL FILOSOFIA 1. CONHECIMENTOS GERAIS: globalização,

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Escrituração dos principais atos e fatos decorrentes das operações praticados pelas organizações, bem como

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO 102 h/a 1975 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação 1. PORTUGUÊS 1.1 Ortografia 05 1.2 Morfologia - Classes de Palavras 1.3 Verbos 08 17 1.4 Sintaxe 27 1.5 Pontuação 33 1.6 Sujeito 37 1.7 Concordância 39 1.8 Regência 45 1.9 Crase 49 1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 61 ANEXO II - A CURRÍCULO PLENO DO, BACHARELADO Introdução à Administração Economia das Empresas Matemática para Administração Português Instrumental Tecnologia da Informação Instituições de Direito Público

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Matriz Curricular 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO... 3 02 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos.

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos. Administração 1 SEMESTRE FUNDAMENTOS DA ADMINISTAÇÃO,75 H Ementa: Administração e organização. Processo administrativo e dinâmica administrativa. Subsistemas organizacionais. Enfoque contemporâneo da administração.

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 043 DE 05 DE JULHO DE APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 043 DE 05 DE JULHO DE APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA UEPG. RESOLUÇÃO CEPE Nº 03 DE 05 DE JULHO DE 11. APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO Núcleo de Negócios Faculdade de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO é uma realização da Faculdade

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADORA Simone Martins

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADORA Simone Martins CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENADORA Simone Martins simone.m@ufv.br 310 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Administração

Ementário do Curso Técnico em Administração Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilo Peçanha, Pinheiral

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. Luiz Felipe Ferreira

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. Luiz Felipe Ferreira Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 009/CEG/2007, de 06 de junho de 2007 Curso Reconhecido pela Portaria nº 623 de 30/10/2014 e Publicada no D.O.U em 31/10/2014. Portaria Normativa

Leia mais

PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE PÚBLICO ALVO: Profissionais graduados em Ciências Contábeis, que necessitem de revisão

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Mantenedora: INSTITUIÇÃO ITURAMENSE DE ENSINO SUPERIOR LIMITADA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Iturama - Minas Gerais 018 1 Renovação de Reconhecimento

Leia mais

Turma MB. Quantidade de aulas de Disciplina

Turma MB. Quantidade de aulas de Disciplina Turma MB Quantidade de aulas de Disciplina exercícios ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 ADMINISTRAÇÃO GERAL 3 AUDITORIA 3 CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS 6 CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICOS 3 DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

1. CONTABILIDADE GERAL

1. CONTABILIDADE GERAL 1. CONTABILIDADE GERAL ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (1ª EDIÇÃO/2012 EDITAL EXAME DE SUFICIÊNCIA N.º 01/2012) a) Patrimônio e Variações

Leia mais

FECHAMENTO DE BALANÇO - PROCEDIMENTOS

FECHAMENTO DE BALANÇO - PROCEDIMENTOS 1 - INTRODUÇÃO FECHAMENTO DE BALANÇO - PROCEDIMENTOS Nesta matéria, abordaremos os procedimentos para fechamento de balanço. Em primeiro lugar deve ser levado em consideração o plano de contas utilizado

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a Edição, xix Prefácio à 1 a Edição, xxi. PARtE I INtRODUÇÃO À CONtABILIDADE COMERCIAL, 1

Sumário. Prefácio à 11 a Edição, xix Prefácio à 1 a Edição, xxi. PARtE I INtRODUÇÃO À CONtABILIDADE COMERCIAL, 1 Sumário Prefácio à 11 a Edição, xix Prefácio à 1 a Edição, xxi PARtE I INtRODUÇÃO À CONtABILIDADE COMERCIAL, 1 1 Noções de Comércio e de Instituições Comerciais, 3 1.1 Conceito de comércio, 3 1.2 Origens

Leia mais

CH T P Total Básica Obrigatória Não. Contabilidade Geral II Profissional Obrigatória Não

CH T P Total Básica Obrigatória Não. Contabilidade Geral II Profissional Obrigatória Não Período Componente Curricular CH T P Total Formação Categoria Prérequisito Geral I 0 Profissional Obrigatória Não º Fundamentos da Administração 0 0 0 Básica Obrigatória Não Metodologia Científica 0 0

Leia mais

Sumário. Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII

Sumário. Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII Sumário Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII Parte I Ambiente Contábil, 1 1 Contabilidade: Conceito, Definição, Objetivos e Responsabilidades,

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Fase Cód. Disciplinas I II III IV V Matriz Curricular do Curso de Graduação em Ciências

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA EMENTÁRIOS: 1o SEMESTRE: 1º. TERMO: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Noções Introdutórias de Contabilidade, O Estudo do Patrimônio, Origem e Aplicação de Recursos, Contas, Procedimentos Básicos de Escrituração,

Leia mais

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: ::

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: :: MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO APROVADA PELA PORTARIA DE RECONHECIMENTO DO CURSO PORTARIA NO. 408, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1º Economia I 40 Filosofia e Ética 40 Teoria da Administração I 80 Matemática

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO CONTABILIDADE APRESENTAÇÃO DO LIVRO... 23

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO CONTABILIDADE APRESENTAÇÃO DO LIVRO... 23 EDITAL SISTEMATIZADO CONTABILIDADE... 19 APRESENTAÇÃO DO LIVRO... 23 PARTE I CONTABILIDADE GERAL CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 27 1. Noções de Contabilidade... 27 1.1. Conceitos, objetivos, campo

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 35 ANEXO II METODOLOGIAS (B) CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 36 B) Metodologias utilizadas no Curso de Ciências Contábeis, bacharelado: a) Aulas Expositivas, Fórum de Debates, Dinâmica de Grupo, Seminários,

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:06 Curso : CIÊNCIAS

Leia mais

Cronograma de publicação das videoaulas

Cronograma de publicação das videoaulas Cronograma de publicação das videoaulas SEFAZ Auditor Fiscal da Receita Estadual DISCIPLINA AULA ASSUNTO DIA DE GRAVAÇÃO PUBLICAÇÃO DIREITO TRIBUITÁRIO 01 Tributo: conceito e classificação 02/05/18 DIREITO

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CT002 CT002- INICIACAO AS CIENCIAS CONTABEIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO

Leia mais

Artigo 2ª Esta Resolução entra em vigor para os ingressantes no curso a partir do ano letivo dez 2010, revogando-se as disposições em contrário.

Artigo 2ª Esta Resolução entra em vigor para os ingressantes no curso a partir do ano letivo dez 2010, revogando-se as disposições em contrário. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 123, DE 11 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais,

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Contábeis

Currículo do Curso de Ciências Contábeis Currículo do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil é habilitado a desenvolver, analisar e efetivar

Leia mais

Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis

Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG é uma

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade.

Normas Brasileiras de Contabilidade. NORMAS CONTÁBEIS PARA FINS DE AUDITORIA Normas Brasileiras de Contabilidade. Art. 1º As Normas Brasileiras de Contabilidade estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos a serem observados

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 PERÍODO Matemática (72 horas) Números. Operações matemáticas avançadas. Máximo Divisor Comum. Mínimo Múltiplo Comum. Expressões e equações. Teoria dos Conjuntos. Funções.

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA Disciplinas Obrigatórias Introdução à Administração Ementa: Conceitos fundamentais: Conceitos de organizações; Tipologias de organizações segundo porte e características

Leia mais

4 NORMAS DE AUDITORIA

4 NORMAS DE AUDITORIA 4.10 Quadro de normas de contabilidade/auditoria/perícia e profissional A relação abaixo foi extraída do livro eletrônico publicado pelo CFC cujo título é: Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 63-COU/UNICENTRO, DE 29 DE MAIO DE 2009. Altera o art. 2º e anexo da Resolução nº 037- COU/UNICENTRO, de 28 de dezembro de 2006, e dá outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 9 Noturno Currículo nº 9 A partir de 2016 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 78/17 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Escrituração contábil

Sumário Capítulo 1 Escrituração contábil Sumário Capítulo 1 Escrituração contábil 01 1.1 Conceito 01 1.2 Métodos de escrituração 01 1.2.1 Método das partidas dobradas 02 1.2.1.1 Funcionamento das contas nas partidas dobradas 04 1.3 Normas legais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIA 1º PERÍODO Créditos Carga Horária Prérequisito Teórico Prático E Total Horas Aula Horas Relógio 1 Contabilidade Básica I DECCA 4 - - 4 60 50-2 Sociologia das Organizações

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis

Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL EMENTA: A ordem constitucional econômica brasileira. A intervenção estatal no setor econômico privado. O abuso do

Leia mais

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? LÍNGUA PORTUGUESA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REDAÇÃO SEMÂNTICA VERBO...

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? LÍNGUA PORTUGUESA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REDAÇÃO SEMÂNTICA VERBO... COMO USAR O LIVRO?... 15 01. LÍNGUA PORTUGUESA 17 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS... 17 2. REDAÇÃO... 62 3. SEMÂNTICA... 94 4. VERBO...112 5. CONCORDÂNCIA... 125 6. PONTUAÇÃO... 140 7. PRONOME... 154 8. REGÊNCIA...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Administração

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Administração MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GRADE 9 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2018 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 7103-1 Matemática

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 13 EDITAL SISTEMATIZADO... 15 APRESENTAÇÃO... 21 CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 23 1. Noções de contabilidade...23 1.1. Conceitos,

Leia mais

EMENTÁRIO 1ª SÉRIE ECONOMIA

EMENTÁRIO 1ª SÉRIE ECONOMIA EMENTÁRIO 1ª SÉRIE ECONOMIA Definição e objeto da economia. Sistemas econômicos. Sistema de economia de mercado. O mercado. Os preços e a elasticidade. Estrutura de mercados e concorrência. Noções de macroeconomia

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1 de 5 31/01/2015 15:30 Tamanho do Texto + tamanho do texto - NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS A publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras está prevista no 4º do artigo

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 751/93. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº 751/93. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº 751/93 DISPÕE SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO ser imperativa a uniformização

Leia mais

1º Período 2º Semestre de º Período 1º Semestre de 2008

1º Período 2º Semestre de º Período 1º Semestre de 2008 Migração de Grade para alunos ingressantes no 2º/2007 1º Período 2º Semestre de 2007 Metodologia Científica 2 30 30 - I 4 60 60 - Matemática I 6 90 90 - Qualidade e Processos de Trabalho 4 60 60 - Filosofia,

Leia mais

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade:

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade: Síntese Contábil Contabilidade: Contabilidade é a ciência que se ocupa do registro, por meio de técnicas próprias, dos atos e fatos da administração das entidades econômicofinanceiras, que possam ser

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Administrativo : Regime Jurídico Administrativo e Princípios da Administração Pública Organização da Administração Pública Serviços Públicos

Leia mais

Sumário. Capítulo Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Estados Patrimoniais...

Sumário. Capítulo Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Estados Patrimoniais... Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos...1 1. Contabilidade...1 1.1. Conceitos...1 1.2. Campo de Aplicação...2 1.3. Funções da Contabilidade...2 1.4. Usuários da Informação Contábil...3 1.5. Técnicas Contábeis

Leia mais

1º Período 1º Semestre de º Período 2º Semestre de 2007

1º Período 1º Semestre de º Período 2º Semestre de 2007 Migração de Grade para alunos ingressantes no 1º/2007 1º Período 1º Semestre de 2007 Metodologia Científica 2 30 30 - I 4 60 60 - Matemática I 6 90 90 - Qualidade e Processos de Trabalho 4 60 60 - Filosofia,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN é uma realização do Curso de Ciências Contábeis. 2. Características: A Olimpíada Interna

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA DIÁRIO OFICIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA Sexta - feira 27 de Abril de 2018 Ano II Edição n 42 Caderno 02 Esta edição encontra-se disponível no site www.diariooficialba.com.br e garantido sua

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADOR Vagner Alves Arantes

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADOR Vagner Alves Arantes UFV Catálogo de Graduação 2014 65 CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENADOR Vagner Alves Arantes vagner.arantes@ufv.br 66 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial

SUMÁRIO. Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira. Capítulo 2 Balanço patrimonial SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivos e características da informação contábil-financeira 1.1 Introdução... 1 1.2 Objetivos da contabilidade... 1 1.3 Usuários e suas necessidades de informação... 2 1.4 Principais

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE FINANCEIRA & IFRS

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE FINANCEIRA & IFRS PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE FINANCEIRA & IFRS 1 OBJETIVOS Existe uma forte demanda por profissionais que tenham sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre a contabilização das diversas operações conforme

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Administração

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Administração MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GRADE 6 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2014 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5103-1 Teorias da

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS. * 1º PERÍODO* Cód. Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H CON 01

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS. * 1º PERÍODO* Cód. Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H CON 01 CURSO DE CIÊNCIAS TÁBEIS 2011.2 - CIÊNCIAS TÁBEIS * 1º PERÍODO* 01 Matemática I -------- 60 02 Sociologia -------- 60 03 Ética e Filosofia -------- 30 04 Contabilidade Básica I -------- 60 05 Psicologia

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADOR Ney Paulo Moreira

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADOR Ney Paulo Moreira CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENADOR Ney Paulo Moreira ney.moreira@ufv.br 58 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000 - Salgueiro/ PE CNPJ:.35.343/000-7 Usuário: Rostand Chave de Autenticação Digital 775-882-40 Página / Anexo 5

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários, 5 1.1 Considerações iniciais, 5 1.2 Conceitos básicos, 6 1.2.1 Classificação e avaliação contábil, 7 1.2.2 Classificação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Administração Organizacional I As teorias administrativas. A evolução da administração e do pensamento administrativo. O ambiente organizacional:

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFES:

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFES: Projeto de Extensão Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: As Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES é uma realização do Departamento

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix Sumário Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix 1 Contabilidade Geral Rodrigo de Souza Gonçalves e Fernanda Fernandes Rodrigues, 1 Objetivos, 1 Introdução, 1 1 Plano de contas elaboração e utilização,

Leia mais