Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "www.faj.br/posgraduacao"

Transcrição

1

2 Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não realizaram nenhum tipo de pósgraduação ganham um salário em média 42,1% menor do que aquelas que fizeram a especialização. Acreditamos na importância da pós graduação para o sucesso profissional de nossos alunos. O mercado de trabalho atual valoriza muito os profissionais que estão em constante aprendizado e uma especialização possibilita a evolução na carreira e contribui para que o profissional torne-se mais seguro na área em que atua, além de poder ampliar sua rede de contatos e experiências acadêmicas, afirma o coordenador de Pós-Graduação da FAJ, Prof. Ms. Silvio B. Piotto Junior. Ao mesmo tempo em que se destaca por ser um pólo de tecnologia, desenvolvimento e geração de empregos, Jaguariúna também é, hoje, porta de entrada para a qualificação de profissionais que buscam ampliar conhecimentos teóricos, técnicos ou operacionais nas áreas em que atuam. A Faculdade de Jaguariúna é uma das principais responsáveis por essa nova realidade, ao oferecer cursos de especialização em nível pós-graduação Lato Sensu voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional com o objetivo de atualizar e qualificar profissionais para atuarem no mercado de trabalho em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos.

3 A FAJ oferece cursos de pós-graduação desde 2006, tendo formado mais de 1500 especialistas, muitos dos quais, atualmente, são profissionais de sucesso, ocupando cargos de direção em importantes empresas da região. A Pós-Graduação da FAJ tem, hoje, 887 alunos em cursos das áreas de saúde, gestão de negócios, veterinária, fisioterapia, veterinária e educação. São 34 cursos de pós-graduação acontecendo atualmente na instituição. São mais de 5 anos dedicados à geração e transmissão de conhecimento, impactando positivamente no mercado regional de Campinas. O IBPolis/IBvet é uma das grandes parceiras da FAJ para o desenvolvimento de programas de MBA e Pós-Graduação. Esta parceria vai muito além da prestação de serviços. Através de iniciativa da IBPolis, a FAJ passou a oferecer os programas trainee, através de convênios com algumas das mais prestigiadas empresas da região.

4 *Programa Sujeito a alteralções Certificação A pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria é uma especialização Lato Sensu reconhecida pelo MEC através do programa de Pós Graduação da Faculdade de Jaguariúna. Credenciamento FAJ-MEC: Parecer IES 1490 (Portaria /05/2000). Público-Alvo: Profissionais graduados das diversas áreas do conhecimento, exerçam cargos de gestão ou técnicos e Empresários, Diretores, Gerentes e profissionais que pretendam atuar na área. Realização Curso Presencial com aulas quinzenais aos sábados das 8h ás 17h30. Início: 17 de Março de 2012 Local: Faculdade de Jaguariúna - Campus I Duração: 18 meses Objetivos do Curso Oferecer uma formação conceitual e prática ao profissional, nas áreas de Contabilidade, Controladoria e Auditoria, proporcionando-lhe condições de aprimorar seu conhecimento, ou, ingressar no mercado de trabalho afim das áreas citadas. Ainda, o curso, foca em demonstrar conceitos e técnicas nessas áreas de conhecimento, que permitirão ao discente a aplicação em situações práticas de seu dia-a-dia. Dessa forma, fornece conhecimentos sobre o papel da controladoria e do controller na gestão econômico-financeira dos negócios empresariais, além de destacar procedimentos contábeis alinhados à estratégia e desempenho empresarial.

5 Coordenação Anderson de Barros Silva Possui Pós Graduação Latu Sensu (2007) em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde também se graduou em Ciências Contábeis (2005). Cursou anteriormente o Técnico em Contabilidade (2001) na ETE João Belarmino de Amparo onde recebeu Diploma de Mérito do CRC/SP por ter sido o aluno com o melhor aproveitamento. Trabalha há mais de 12 anos nas Áreas Contábil, Tributária e Financeira. Tem ampla experiência em Contabilidade, Tributos Federais e Municipais, Planejamento Tributário nas áreas Comercial, Industrial, Serviços e Terceiro Setor. Atualmente atua como Contador Associado à Tradição Assessoria Contábil, Sócio Administrador da RAFL Serviços, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jaguariúna. Corpo Docente Allan Vieira de Castro Quadros Mestrando em Economia - Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Geografia pela mesma Universidade. Atualmente é professor de Economia da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional e Economia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação Tecnológica, Instituições, Economia dos Custos de Transação e Agronegócio.

6 Alexandre Franco de Godoi Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, possui MBA Executivo em Gestão Tributária pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG São Paulo, Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas, Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas e Bacharelado em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Cursa Pós Graduação Lato Sensu (SEI) em Formação em Educação a Distância pela UNIP São Paulo. Docente e pesquisador em exercício constante da educação continuada, através da realização de cursos E-Learning em conceituadas Instituições de ensino da área contábil, dentre elas destacando a FIPECAFI-USP, além da participação em vários seminários, palestras e cursos ministrados pelo CRC-SP. Professor no ensino superior em cursos de Pós Graduação e Graduação das disciplinas de Contabilidade Empresarial, Contabilidade Financeira, Contabilidade Tributária, Planejamento Tributário, Gerenciamento dos Impostos sobre o Patrimônio e a Renda, Avaliação das Demonstrações Financeiras, Interpretação das D.C's, Administração Financeira, Contabilidade Introdutória, Contabilidade Intermediária, Sistemas de Informações Contábeis e Finanças Corporativas. Aprovação no Concurso Público para Docente na Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Processo CEETEPS nº 4428/2008, publicado através do Edital 0409/2009 no DOE-SP em Atuou como gestor em empresas de grande porte, exercendo cargo de gerente financeiro e contábil em empresa do segmento de transportes de cargas aéreas nacionais e internacionais, possuindo experiência nas áreas de Administração e Contábil, com ênfase em Administração Financeira, Contabilidade Tributária, Societária, Gerencial e conhecimentos em contabilidade internacional. Situa-se em posição de conhecimentos avançados em línguas estrangeiras nos idiomas inglês e espanhol.

7 Anderson Wilson Simoni Mestre em Administração; Pós-Graduação em Administração Financeira; Graduação em Administração com Habilitação em Finanças e Graduando em Direito no 5º Ano. Ministrando aulas de: Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Investimentos, Matemática Financeira, Controladoria, Análise das Demonstrações Financeiras, Planejamento Financeiro e Tributário e Orientação de TCC e Monografia. Marcos Valério Gebra da Silva Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade São Francisco (1997), graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é estatutário - Secretária da Segurança Publica de São Paulo, técnico de ensino - SENAI Jaguariúna, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão, telecomunicações, máquinas agrícolas e medição de objeto em 3d. Wiliam Calegari de Sousa Mestrando em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC São Paulo, Graduação de Ciências Contábeis pela Universidade São Marcos. Experiência profissional adquirida em mais de 20 anos de atuação na área contábil e tributária. Atualmente é Diretor de Impostos na Ernst & Young Terco com mais de 15 anos de atuação profissional na Companhia (6 anos na gerência e 2 anos na diretoria executiva da empresa). Sua experiência compreende o atendimento a clientes nacionais e estrangeiros, dando suporte técnico e pareceres sobre os diversos campos de incidência da matéria contábil e tributária. Vivência em procedimentos de aquisições de empresas (due diligence), com um ano aproximadamente de dedicação exclusiva em transações de negócios, sendo responsável pela coordenação desses projetos nas áreas de impostos e

8 trabalhista. Participação em mais de 500 horas de treinamento técnico em especialização na matéria contábil e tributária. Integrante da equipe de palestrantes da Universidade Corporativa da Ernst & Young. Principais temas desenvolvidos: normas contábeis nacionais e internacionais, planejamentos tributários, auditoria, preços de transferência, entre outros. Professor no curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Jaguariúna. Matriz Curricular e Carga Horária do Curso O curso, ofertado na modalidade presencial, é composto por 03 (três) módulos semestrais, perfazendo um total de 01 (um) ano e meio de formação. Disciplinas Estratégia de Empresas Economia Empresarial Contabilidade Financeira Matemática Financeira Aplicada Análise e Gestão Estratégica de Custos Carga Horária Total do Módulo I Carga Horária 120 hs Contabilidade Avançada Estrutura e Análise de Demonstrações Contábeis Finanças Corporativas Planejamento Tributário Auditoria Contábil Carga Horária Total do Módulo II 120 hs Análise de Projetos de Investimentos Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial Administração de Capital de Giro

9 Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa Controladoria Carga Horária Total do Módulo III Trabalho de Conclusão Monografia CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 120 hs 60 hs 420 h Programa Completo do Curso Estratégia de Empresas Introdução e evolução do planejamento estratégico empresarial; Visão estratégica do negócio; Missão institucional; Filosofias empresariais; Cenários; Análise do ambiente interno e externo. Modelo das 5 forças de Porter. Matriz de oportunidades versus ameaças. A Cadeia de Valores e a Vantagem Competitiva; Dinâmicas Competitivas e Cooperativas; Estratégia Contemporânea: Construindo a Competitividade Sustentável; Implantação do planejamento estratégico nas empresas. Economia Empresarial Fundamentos da economia; Evolução dos Pensamentos Econômicos; Questões econômicas fundamentais: mercado, preços, população, meios de subsistência e renda nacional; Sistema financeiro nacional; Teoria do comportamento do consumidor e da demanda; Elasticidades e discriminação de preços; Tecnologia: a restrição tecnológica; Custos e escala de produção; O princípio da dualidade: a ligação entre tecnologia e custo; A função lucro; As restrições de mercado; Estrutura de mercado e formação de preços. Contabilidade Financeira Contabilidade Societária; Contabilidade e o conjunto das demonstrações contábeis. Balanço Patrimonial: Conceitos e mensuração de ativos, passivos e patrimônio líquido. DRE - Demonstração do Resultado do Exercício: Receitas, Custos e Despesa. Processo contábil: contas (plano de contas). Normatização Contábil Brasileira e Convergência as Normas Internacionais; CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis: Aspectos contábeis, fiscais e tributários;

10 DMPL Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido; DFC Demonstração dos Fluxos de Caixa; DVA Demonstração do Valor Adicionado. Matemática Financeira Aplicada Juros Simples e Juros compostos; Desconto de Títulos e Duplicatas; Valor de face e valor de mercado; Séries de Pagamento; Correção Monetária e Inflação; Valor do dinheiro no tempo; Valor presente e valor futuro; Taxas anuais, mensais e diárias; Equivalência de fluxos de caixa; Perpetuidades e anuidades; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Sistemas de Amortização; Tabela SAC e Price; Análise de Investimentos. Análise e Gestão Estratégica de Custos A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial; Classificação dos Custos: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos; Sistemas de Acumulação de Custos: Custeio por Absorção, Custeio Variável, Custeio Baseado em Atividades e Custeio Padrão; Critérios de Rateio Custos; Valor Realizável Líquido; Departamentalização; Visão Gerencial e Movimentações dos Custos; Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio; Análise da Relação Custo/Volume/Lucro; Teoria das Restrições; Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção e Vendas; Formação de Preço de Vendas; Preço, Margem e Mark Up; Impostos Incidentes sobre o Preço; Preços e Custos à Vista e à Prazo; Relatórios Gerenciais de Gestão e Análise de Custos. Contabilidade Avançada Métodos de Avaliação de Investimentos Permanentes; Empresas Controladas e Coligadas; Método de Custo Histórico; Método de Equivalência Patrimonial; Consolidação de Demonstrações Contábeis; Conversão em Moedas Estrangeiras; Ganhos e Perdas de Capital; Juros Sobre o Capital Próprio; Cisão, Fusão, Incorporação e Extinção de Sociedades; Ajuste de Avaliação Patrimonial.

11 Estrutura e Análise de Demonstrações Contábeis Objetivos da análise financeira de demonstrativos contábeis; Etapas das técnicas de análise; Metodologias de análise; Fontes; Interpretação e reclassificação das Demonstrações Contábeis; Análise Vertical e Horizontal; Indicadores de Liquidez: Imediata, Corrente, Seca e Geral; Indicadores de Estrutura: Capacidade de endividamento, Geração de Recursos, Renovação; Indicadores de Endividamento: Participações de Capital de Terceiros, Composição do endividamento, Endividamento Oneroso, Imobilização do Patrimônio Líquido, Imobilização de Recursos não correntes; Indicadores de Rentabilidade: Giro do ativo, Margem Líquida, Rentabilidade do ativo, Rentabilidade do Patrimônio Líquido; Indicadores de Prazo Médio: Ciclos operacional e financeiro; Prazos médios de recebimento, pagamento e renovação dos estoques; Indicadores de Rotação: Econômico X Financeiro, Investimento X Financeiro, Giro de Estoques, Contas a Receber, Fornecedores; Análise Dinâmica do Capital de Giro; Método Dupont e Método Fleuriet. Finanças Corporativas Objetivos e fundamentos de Finanças; Decisões de Financiamentos e Investimentos; Fontes de financiamentos de curto e longo prazos. Orçamento e Estrutura de Capital; Relação risco-retorno e o modelo CAPM de precificação de ativos; Custos do capital próprio e de terceiros; Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC); Alavancagem Financeira; Ações e dividendos: avaliação de ações; Políticas de dividendos; Critérios para classificação de projetos. Planejamento Tributário Contabilidade e planejamento tributário; Sistema Tributário Nacional; Tributos indiretos; Exame e gestão dos principais tributos: II, IE, IR, IPI, ICMS e ISS, Contribuições Sociais e Tributos Incidentes sobre a folha de pagamento. Tributos diretos; Metodologia e normais gerais; Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas; Conceitos contábeis e tributários sobre lucro; Custos e despesas operacionais;

12 Contribuição Social sobre o lucro; Provisão e Reservas. Regimes de apuração vigentes: Lucro real, Lucro presumido, Lucro arbitrado e Simples Nacional. Planejamento tributário: importância, fontes e casos práticos. Auditoria Contábil Conceito de Auditoria; Regulamentação da profissão: Normas Técnicas e Profissionais de Auditoria (NBC-T e NBC-P); Exame de Qualificação Técnica e Exercício da Profissão; Planejamento do trabalho; Seleção da Amostra e Avaliação de Risco; Exames e procedimentos contábeis e Controle Interno; Papéis de Trabalho; Pareceres de Auditoria; Auditoria de Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido; Auditoria das Contas de Resultado; Eventos Subsequentes; Relatórios e Pareceres de Auditoria; Revisão pelos Pares. Análise de Projetos de Investimentos Conceitos iniciais e tipos de Investimentos; Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras; Custo de Oportunidade; Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even; Análise de viabilidade econômica; Análise de sensibilidade; Seleção de projetos; Índices de rentabilidade, eficiência e produtividade. Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial Mercado de Capitais, de Finanças e de Crédito; Tomada de Decisão sobre Investimentos; Fontes de Financiamento; Principais Operações e Indicadores de Mercado; Conceitos relativos à Governança Corporativa, o seu histórico e o seu contexto atual. Importância da Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social na moderna gestão empresarial. Administração de Capital de Giro Importância e objetivos da administração Financeira; Fontes e necessidades de capital de giro; Capital de giro próprio; Prazos médios e rotação dos estoques;

13 Contas a receber e contas a pagar; Tesouraria; Fontes de recursos de longo prazo; Ciclo operacional e financeiro; Origens e aplicações de recursos; Planejamento e Orçamento financeiro. Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa Planejamento e Controle de resultados. Definição e funções. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Planejamento da produção. Orçamento como instrumento de planejamento. Orçamento de matérias-primas. Orçamento de mão-de-obra. Orçamento de investimentos. Orçamento de disponibilidades. Plano de resultados. Orçamento operacional. Orçamento econômico-financeiro. Orçamento integrado. Planejamento e controle orçamentário de empresas não industriais. Adaptação orçamentária. Execução orçamentária. Análise de variações orçamentárias. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. Controladoria Introdução e aspectos históricos. Funções básicas da controladoria; Papel e importância da controladoria; Controladoria organizacional; O Papel do Controller na Empresa; Exigências técnicas e pessoais do controller; Accountability; Visão sistêmica de empresa; Controladoria e os sistemas de informações; Sistema integrado de informações; Processo de planejamento e controle; Modelos de integração dos sistemas de controle; Modelos de gestão. TCC Trabalho de Conclusão de Curso Ao final do curso será apresentada uma Monografia, sendo acompanhado pela coordenação acadêmica, com prazo de entrega de 60 (sessenta) dias após o término do curso.

14 Informações Segunda a sexta-feira de 9h às 18h Jaguariúna (19)

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário desenvolvido pela FAACZ visa oferecer aos participantes instrumentais

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira e Controladoria tem por objetivo o fornecimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria 1 OBJETIVO: Proporcionar aos participantes uma visão prática do ponto de vista de mercado e correta

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Sem. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I II III IV V VI VI I Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva OBJETIVO: O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA

Leia mais

MBA Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. Coordenação: Agliberto Cierco

MBA Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. Coordenação: Agliberto Cierco MBA Gestão Financeira Controladoria e Auditoria Coordenação: Agliberto Cierco Metodologia do TCC: O TCC se inicia na disciplina de Estratégia de Empresa, sendo acompanhado pela coordenação acadêmica do

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Coordenação Acadêmica: Betovem Coura, MSc.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Coordenação Acadêmica: Betovem Coura, MSc. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Coordenação Acadêmica: Betovem Coura, MSc. APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

MBA em Controladoria e Auditoria Carga Horária: 360 Aulas: sábados 8h30 18h Valor: R$ 380,00* JUSTIFICATIVA: Faculdade INESP

MBA em Controladoria e Auditoria Carga Horária: 360 Aulas: sábados 8h30 18h Valor: R$ 380,00* JUSTIFICATIVA: Faculdade INESP Pág. 1/6 MBA em Controladoria e Auditoria Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados das 8h30 às 18h, com intervalo para almoço. Valor: 16 parcelas de R$ 380,00*

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014

CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade com Ênfase em Seis Sigma

Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade com Ênfase em Seis Sigma Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade com Ênfase em Seis Sigma 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Custos e de Resultado. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Custos e de Resultado. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Custos e de Resultado Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho 1 APRESENTAÇÃO: Atualmente o mercado está hipercompetitivo.

Leia mais

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria COMPROMISSO NÃO É CHEGAR SEMPRE NO HORÁRIO, É, ÀS VEZES, PERDER A NOÇÃO DO TEMPO. O que é ser bem-sucedido?

Leia mais

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Augusto Furtado Pinto A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial Coordenação Acadêmica FGV : Professora Denize Dutra CÓDIGO NO SIGA : VIANNA0/TMBAGE*1225-14 1. ECONOMIA EMPRESARIAL Fundamentos

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2009.1A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ADMINISTRAÇÃO... 4 02 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I... 4 03 MATEMÁTICA... 4 04 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 05 NOÇÕES

Leia mais

MBA Finanças (Turma II)

MBA Finanças (Turma II) MBA Finanças (Turma II) O MBA Executivo em Finanças do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais que necessitam de conhecimentos aprofundados na área de finanças. Ao longo do curso,

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito

GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito Disciplinas (*) Modalidade H/A (**) Núcleo Contabilidade Contabilidade Financeira Presencial 24 Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias

Leia mais

MBA CONTROLES INTERNOS (COMPLIANCE)

MBA CONTROLES INTERNOS (COMPLIANCE) MBA CONTROLES INTERNOS (COMPLIANCE) Disciplinas Carga horária Gestão de Pessoas 12 Ética Empresarial 15 Cálculos Financeiros 18 Estatística 30 Contabilidade Societária e para Instituições Financeiras (com

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho 1 OBJETIVO: Formar executivos financeiros. Capacitar seus participantes

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA

Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA C U R S O D E C I Ê N C I A S C O N T Á B E I S Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA Código: CNB CH Total: 72H Pré-Requisito: Período

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA.

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. 2014 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva, Mestre 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Especialização em Negócios e Finanças

Especialização em Negócios e Finanças Especialização em Negócios e Finanças Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Nova Turma -->Turma02 *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas, em

Leia mais

MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS Apresentação MBA desenvolvido por uma das mais reconhecidas e respeitadas Universidades do país UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tradição

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Identificação Disciplina: CONTABILIDADE COMERCIAL E INDUSTRIAL Corpo Docente:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Código no SIGA: TMBAGFC*06_75 Coordenação Acadêmica: Prof. Jose Carlos Abreu, Doutor 1 OBJETIVO: proporcionar

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 24/08/2015 Término das aulas: 14/08/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30

Leia mais

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade)

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Prefácio, xvii. Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1

Prefácio, xvii. Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1 Prefácio, xvii Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1 1 Amplitude da análise financeira, 3 1.1 Visão estratégica da empresa, 3 1.2 Que é análise financeira de empresas, 6 1.3 Análise financeira e áreas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 CONTABEIS - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 CONTABEIS - Campus Mossoró) 3ª série ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 CONTABEIS - Campus Mossoró) 3ª série CONTABILIDADE INTRODUTORIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA DA CONTABILIDADE CONTEÚDO

Leia mais

Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Finanças e Governança Corporativa Desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilitem ao profissional dominar os conteúdos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

LUIZ HENRIQUE MOUTINHO COLARES

LUIZ HENRIQUE MOUTINHO COLARES LUIZ HENRIQUE MOUTINHO COLARES Rua 74 nº 311 -Casa Marica-Jaconé-Rj-Cep. 28990-972 E-mail :henriquecolares@ig.com.br Tel-(022)2652-1877-(021)-9361-3589-(022)-9844-1718 OBJETIVO Lecionar matérias ligadas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 41-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em International Financial Reporting Standards, IFRS, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, CPC, e Controladoria,

Leia mais

MBA em Finanças Empresariais

MBA em Finanças Empresariais MBA em Finanças Empresariais Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 11--> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas em outras turmas que ofereçam

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADOR. Suzano

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADOR. Suzano CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADOR Suzano PROJETO INTEGRADOR 1. Introdução O mercado atual de trabalho exige dos profissionais a capacidade de aplicar os conhecimentos

Leia mais

MBA Executivo Contabilidade e Finanças

MBA Executivo Contabilidade e Finanças MBA Executivo Contabilidade e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Contabilidade e Finanças proporciona ao aluno o conhecimento a respeito dos fundamentos de contabilidade e finanças

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria GFCA-07

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria GFCA-07 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho, Mestre GFCA-07 1 OBJETIVO: PÚBLICO ALVO: Profissionais

Leia mais

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 2013 Assim como a Natureza influencia o desenvolvimento das espécies, uma gestão financeira eficiente pode determinar a performance das organizações. Conheça a Fundação Dom

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 2 CELSO ABREU DE ARAUJO Administrador - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrando Adm. Empresas - UDELMAR Telefone: 33-8432-3939 e- mail: celsoaaraujo@gmail.com

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL FINANÇAS E CONTROLADORIA CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL Com ênfase em FINANÇAS E CONTROLADORIA 1. COORDENAÇÃO Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor, Universidade Federal do

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido?

Leia mais

Administração Financeira e Controladoria

Administração Financeira e Controladoria Curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em Administração Financeira e Controladoria Os cursos de Especialização do INPG ampliam o conhecimento e são destinados a quem precisa atualizar-se ou qualificarse

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA Disciplina: Matemática Financeira para Tomada de Decisões (20 horas) Os métodos quantitativos têm sido amplamente

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial com Ênfase na Transformação Organizacional

MBA em Gestão Empresarial com Ênfase na Transformação Organizacional MBA em Gestão Empresarial com Ênfase na Transformação Organizacional Coordenação Acadêmica: Wankes da Silva Ribeiro Coordenação da Ênfase: Wankes Leandro Ribeiro JUSTIFICATIVA O MBA em Gestão Empresarial

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente dinâmico e competitivo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Produção e Logística tem por objetivo fornecer

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido?

Leia mais

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL 1. OBJETIVOS Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão empresarial com intuito de

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM SAÚDE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM SAÚDE SIGA: TMBAES*06/26 Av. Conselheiro Nébias, 159 Bairro Paquetá Santos SP - CEP 11015-001 - Fone: (13) 3228 6000 Rua Almirante Protógenes,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho, Mestre CÓDIGO NO SIGA: TMBAGFC*06/66 1) Análise

Leia mais

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Ciências Contábeis MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2014.1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2015.1 Contabilidade Intermediária I FASE: 3ª fase FASE:

Leia mais

6 Balanço Patrimonial - Passivo - Classificações das Contas, 25 Exercícios, 26

6 Balanço Patrimonial - Passivo - Classificações das Contas, 25 Exercícios, 26 Prefácio 1 Exercício Social, 1 Exercícios, 2 2 Disposições Gerais, 3 2.1 Demonstrações financeiras exigidas, 3 2.2 Demonstrações financeiras comparativas, 4 2.3 Contas semelhantes e contas de pequenos,

Leia mais

MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO

MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO

Leia mais

se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido? Para sua carreira, é fazer o MBA de uma das

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Finanças para Executivos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Finanças para Executivos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA ANÁLISE FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS CONTÁBEIS COM OS CONCEITOS FINANCEIROS FLUXO DE OPERAÇÕES E DE FUNDOS VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA Possibilita um diagnóstico

Leia mais

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze 1 A Controladoria no Processo de Gestão Clóvis Luís Padoveze Cascavel - 21.10.2003 2 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 3 Visão da Ciência da Controladoria

Leia mais

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC)

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L depto. mkt. IBS FGV management CONVENIADA RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07. Ascensão

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 64-CEPE/UNICENTRO, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Contábil, Auditoria e Perícia, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66 Apresentação Parte I - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE, 1 1 Introdução ao Estudo da Ciência Contábil, 3 1 Conceito, 3 2 Objeto, 3 3 Finalidade, 4 4 Técnicas contábeis, 4 5 Campo de aplicação, 5

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

Ementas e bibliografia básica das disciplinas

Ementas e bibliografia básica das disciplinas Ementas e bibliografia básica das disciplinas Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (10h) Conceitos gerais de gestão do conhecimento Conceitos gerais de inteligência competitiva Ferramentas

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 2. Finanças 2.1 Orçamento anual integrado Objetivo: Melhorar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Fundamentos

Gerenciamento de Projetos Fundamentos Gerenciamento de Fundamentos MBA EM GESTÃO DE PROJETOS - EMENTAS Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de. Areas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMI - PMBoK. Ciclo

Leia mais

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS Branding Corporativo O que é Branding. O que é uma marca. História da Marcas. Naming. Arquitetura de Marcas. Tipos de Marcas. Brand Equity. Gestão de Marcas/Branding.

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS

MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS O programa através das mais avançadas técnicas em controladoria e gestão de custos, prepara você para assumir posições de destaque na

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais