Avaliação da utilização de corretivo e fertilizantes na recuperação de pastagens de Brachiaria brizanta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação da utilização de corretivo e fertilizantes na recuperação de pastagens de Brachiaria brizanta"

Transcrição

1 Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 0 a de novembro de 00 Avaliação da utilização de corretivo e fertilizantes na recuperação de pastagens de Brachiaria brizanta Mirian Fabiana da Silva, Jehniffer Xandra Alves, Thiago de Jesus do Carmo, Reinaldo Cunha de Oliveira Júnior 4 Bolsista PIBC/UEG, acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás - UnU São Luís de Montes Belos-GO. mirian@zootecnista.com.br PVIC/UEG, acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás - UnU São Luís de Montes Belos-GO. Colaborador, acadêmico do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás - UnU São Luís de Montes Belos-GO. 4 Orientador, Professor Doutor do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás - UnU São Luís de Montes Belos-GO. reinaldo.cunha@ueg.br Palavras-chave: adubação, áreas degradadas, forrageira, perfilhos INTRODUÇÃO As pastagens degradadas se constituem, atualmente, em um dos maiores problemas dos sistemas de produção de bovinos no Brasil Central. Estima-se que 80% dos quase 50 milhões de hectares da área de pastagens na região de Cerrados apresentam algum estádio de degradação (BARCELOS, 996). A inadequada utilização das pastagens promove desequilíbrio em seu ecossistema e ao longo do tempo, atinge estádio indesejável, caracterizado por baixos índices de produtividade e qualidade, denominado degradação. Entretanto alguns métodos de recuperação requerem a adoção de um período de descanso e a correção do solo, visando obter da planta a capacidade regenerativa como resposta à ausência do estresse causado pelo pastejo animal e às técnicas aplicadas (SANTOS et al., 008). No estabelecimento de pastagens, atualmente destacam-se os capins do gênero Brachiaria, que apresentam vantagens em relação a outros gêneros, como boa adaptação a solos ácidos, tolerância à baixa fertilidade dos solos e elevado rendimento de matéria seca.

2 Como a produção de massa verde é prioridade na alimentação e, para o bom manejo, é necessário conhecer e compreender não apenas o processo de transformação do pasto em produto animal, mas sobretudo entender e controlar os processos de crescimento e desenvolvimento que resultam na produção da forragem a ser consumida. Dessa forma, quando se entende a dinâmica de crescimento e desenvolvimento das plantas que compõem uma pastagem e suas respostas morfofisiológicas aos fatores que as influenciam, torna-se mais fácil adequar o manejo do pasto visando à sustentabilidade do sistema de produção com alta produtividade dos componentes planta e animal, respeitando os limites ecofisiológicos das plantas forrageiras (SILVA et al., 009). Para um bom manejo da adubação, torna-se relevante conhecer a necessidade de nutrientes das plantas forrageiras. O uso eficiente da pastagem é dependente de concentrações adequadas de nutrientes minerais na forragem (SANTOS et al., 009a). E o suprimento de nutrientes constitui-se em um importante fator na nutrição de forragem, tendo em vista que a disponibilidade de nutrientes exerce grande influência na nutrição da planta, que por sua vez reflete na produção e na qualidade da forragem. Além dos impactos negativos na produção, se agravam os efeitos ambientais pela erosão dos solos e assoreamento dos mananciais de água. Falta de capital, por parte dos pecuaristas, e os altos custos de insumos (adubos e corretivos) têm sido indicados como fatores limitantes para a solução do problema. Necessitando viabilizar métodos eficientes e práticos de recuperação de pastagens. A reabilitação das áreas degradadas pode apresentar uma contribuição significativa para o desenvolvimento sócio-econômico da região em questão, ao mesmo tempo em que poderá ter reflexos positivos sobre a preservação ambiental. Este trabalho teve por objetivo avaliar a utilização de corretivo e fertilizantes na recuperação de pastagens degradadas de Brachiaria brizantha no município de São Luis de Montes Belos, através da avaliação da produção de matéria seca, verde e orgânica e densidade de perfilhos. MATERIAL E MÉTODOS

3 As avaliações foram desenvolvidas em uma área de quatro parcelas de x4 ( m²) para cada tratamento, na Fazenda Experimental da UEG UnU São Luiz de Montes Belos, totalizando 0 parcelas. A pastagem utilizada já se encontrava em estágios iniciais de degradação, sendo bem representativa da região. Os tratamentos foram: ) calagem - elevar saturação de bases superiores a 70% (foi utilizado 80%), manter o ph acima de 5,5, recomendado por CORSI e NUSSIO (99), ) calagem mais correção de fósforo (P), segundo VILELA et al., (004), ) calagem mais nitrogênio (N) 50 kg/ha/ciclo, 4) calagem mais P e N nas mesmas dosagens anteriores e 5) controle. A análise química do solo foi realizada em abril de 009 e os resultados da mesma, são mostrados na Tabela. Tabela. Análise química do solo. % g/dm cmolc/dm (me/00ml mg/dm (ppm) PH Textura (g/kg) Sat. Mat. P CTC Base Org. Ca Mg Al H+Al K K (Mel.) Zn CaCl Argila Limo Areia 6,86 6,0 0,0,0, 0,0,6 0,6 6,0,5,6 5,0 70,0 90,0 540,0 A calagem foi realizada no início de outubro e as adubações em dezembro de 009 e janeiro de 00, sendo que as avaliações foram realizadas em março de 00. Tanto a calagem como as adubações foram realizadas na superfície sem incorporação (MACEDO; KICHEL; ZIMMER, 000). As avaliações foram realizadas quando o dossel atingiu 5 cm de altura, com auxílio de um quadrado de 0,5x,0 m (0,5 m ) jogado aleatoriamente uma vez por parcela. Para as avaliações de densidade de perfilhos utilizou-se um quadrado de 5x00 cm (SILVA, 006). A área do quadrado (,0x,0 m) foi cortada com tesoura de poda na altura de 5 cm (SILVA, 006), sendo o material pesado e após amostrado para realização das avaliações de produção de matéria verde (GERDES et al, 000), matéria seca (MS), matéria mineral (MM) e matéria orgânica. As determinações de MS e MM foi de acordo com AOAC (990). O delineamento estatístico foi em blocos casualizados com cinco tratamentos (controle, calagem, calagem mais P, calagem mais N e calagem mais P e N) e quatro repetições. Os dados foram processados pelo pacote estatístico SAS (99).

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO A análise de variância não mostrou diferenças significativas (P > 0,05), para a interação da produção tanto em matéria seca e matéria verde em relação a calagem e adubação da forragem, conforme a Tabela. Isto se deve, provavelmente, pelo fato das avaliações terem ocorrido no final do período das chuvas. Estes resultados são diferentes dos encontrados por MACIEL et al. (007), que avaliou diferentes fontes de fósforo (P) e sua interação com os tipos de solo, pode obter influências significativas no aumento na produção de matéria seca da parte aérea da Brachiaria brizantha. SANTOS et al. (008), avaliando a produção de massa seca da parte aérea das forrageiras Brachiaria brizantha cv. marandu e Brachiaria decumbens cv. basilisk., através de diferentes adubações (sem adubo, fósforo (P), nitrogênio (N), nitrogênio+fósforo (NP) e nitrogênio+potássio (NK)) (P<0,05) e observaram a interação entre cultivar e a adubação para a produção de MS. No mesmo experimento, verificaram-se que as adubações contendo nitrogênio não apresentaram diferença estatística (P>0,05) para ambos os cultivares, demonstrando a contribuição deste nutriente para o potencial produtivo da parte aérea das plantas forrageiras. Tabela. Produção de matéria verde e matéria seca por hectare da Brachiaria brizantha, recebendo calagem (cal.) e adubações com nitrogênio (N) e fósforo (P). Tratamentos Produção Controle Cal. Cal.+P Cal.+N Cal.+P+N CV (%) Matéria verde/ha 0465,0 80,0 970,0 9075,0 0470,0 6,8 Matéria seca/ha 86,4 4668, 6,4 8,9 69,7 44,6 Cal.+P= calagem mais fósforo; Cal.+N= calagem mais nitrogênio; Cal.+P+N= calagem mais fósforo e mais nitrogênio. CV= Coeficiente de variação. Não houve diferença a 5% no teste Tukey. Na Tabela estão apresentados os valores médios da quantidade de perfilhos/m², o qual não houve alterações com as aplicações de calagem e de adubações (P<0,05).

5 SILVA et al. (009) avaliaram duas espécies de braquiária adubadas com diferentes doses de nitrogênio e verificaram a influência (P<0,05) da adubação na taxa de aparecimento foliar e no número total de folhas por perfilho, e este número total de folhas por perfilho é uma variável importante da planta, pois influência diretamente a produção de matéria seca. Em trabalho realizado por SANTOS et al. (009a), as massas de forragem total e dos seus componentes morfológicos de Brachiaria decumbens aumentaram de forma linear com o aumento do período de diferimento e das doses de nitrogênio. De acordo com SANTOS et al. (009b) não houve efeito (P>0,0) da dose de nitrogênio sobre o número de perfilhos reprodutivos nos pastos diferidos de capim-braquiária. Tabela. Quantidade de perfilhos/m² da Brachiaria brizantha, recebendo calagem (cal.) e adubações com nitrogênio (N) e fósforo (P). Tratamentos Item Controle Cal. Cal.+P Cal.+N Cal.+P+N CV () (%) Perfilhos/m (),0 4,0 86,5 96,0 85,0 7,4 Cal.+P= calagem mais fósforo; Cal.+N= calagem mais nitrogênio; Cal.+P+N= calagem mais fósforo e mais nitrogênio. CV= Coeficiente de variação. Não houve diferença a 5% no teste Tukey. Não houve diferença estatística (P<0,05) entre os tratamentos, para os teores de matéria seca (MS), matéria mineral (MM) e matéria orgânica (MO) da Brachiaria brizantha, conforme a Tabela 4. SCHEFFER-BASSO et al. (008), trabalharam com adubação com chorume suíno nas doses de 0, 5, 0 e 45 m³/ha, em pastagem natural, e obtiveram com o aumento linear de chorume um aumento na altura da forragem e também um aumento na produção de MS. AMARAL, SCHEFFER-BASSO e FONTANELI (006) realizaram um experimento em pastagem natural com adubação nitrogenada à base de uréia (00 kg/ha de N) e obtiveram aumento de 7% na altura e de 94% na MS (5.40 kg/ha) em relação ao campo não adubado (.789 kg/ha), diferentemente dos resultados encontrados no presente experimento, onde a gramínea não respondeu em crescimento e nem em produção de MS. Tabela 4. Teores de matéria seca (MS), matéria mineral (MM) e matéria orgânica (MO) da Brachiaria brizantha, conforme os tratamentos experimentais.

6 Tratamentos Iten³ Controle Cal. Cal.+P Cal.+N Cal.+P+N CV² (%) MS, % 7, 40,7 5,6,0 0,6 4,6 MM, % 6,0 9,0 7,6 7,5 7,4,5 MO, % 94,0 9,0 9,4 9,5 9,6,7 Cal.+P= calagem mais fósforo; Cal.+N= calagem mais nitrogênio; Cal.+P+N= calagem mais fósforo e mais nitrogênio. CV= Coeficiente de variação. Não houve diferença a 5% no teste Tukey. 4 CONCLUSÕES A produção da Brachiaria brizantha neste experimento não foi influenciada pela calagem e pela adubação nitrogenada e fosfatada. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMARAL, D.C.; SCHEFFER-BASSO, S.M.; FONTANELI, R.S. Efeito da fertilização nitrogenada na produção e composição química de uma pastagem natural. Agrociencia, v.0, n., p.7-4, 006. ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official methods of analysis. 5th ed. Arlington, 990. v., 7p. BARCELOS, A. O. Sistemas extensivos e semi-extensivos de produção pecuária bovina de corte nos Cerrados. In: SIMPÓSIO SOBRE OS CERRADOS, 8.; INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TROPICAL SAVANAS,., 996, Brasília. Biodiversidade e produção sustentável de alimentos e fibras nos Cerrados. Anais... Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 996. p CORSI, M.; NUSSIO, L.G. Manejo do capim-elefante: correção e adubação do solo. In: SIMPÓSIO SOBRE O MANEJO DA PASTAGEM, 0., 99, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 99. p GERDES, L.; WERNER, J. C.; COLOZZA, M. T.; CARVALHO, D. D.; SCHAMMASS, E. P. Avaliação de Características Agronômicas e Morfológicas das Gramíneas Forrageiras Marandu, Setária e Tanzânia aos 5 Dias de Crescimento nas Estações do Ano. Rev. bras. Zootec. v.9. p , 000. MACEDO, M. M.; KICHEL, A. N.; ZIMMER, A. H. Degradação e alternativas de recuperação e renovação de pastagens. Campo Grande: EMBRAPA-CNPGC, 000, p.- 4. (EMBRAPA-CNPGC, Comunicativo técnico n. 6). MACIEL, G. A. et al. EFEITO DE DIFERENTES FONTES DE FÓSFORO NA Brachiaria Brizantha CV. MARANDU CULTIVADA EM DOIS TIPOS DE SOLOS. Ciência Animal Brasileira, v. 8, n., p. 7-, 007. SANTOS, L. C. et al. Produção e composição química da Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens submetidas a diferentes adubações. Ciência Animal Brasileira, v. 9, n. 4, p

7 SANTOS, M. E. R. et al. Capim-braquiária diferido e adubado com nitrogênio: produção e características da forragem. R. Bras. Zootec., v.8, n.4, p , 009a. SANTOS, Manoel Eduardo Rozalino et al. Caracterização dos perfilhos em pastos de capimbraquiária diferidos e adubados com nitrogênio. R. Bras. Zootec., v.8, n.4, p , 009 b. SAS INSTITUTE. SAS/STAT user s guide statistics. Versão 6.4. Cary, 99. v. SCHEFFER-BASSO, S. M.; SCHERER, C. V.; ELLWANGER, M. F. Resposta de pastagens perenes à adubação com chorume suíno: pastagem natural. R. Bras. Zootec., v.7, n., p.-7, 008. SILVA, C. C. F. et al. Características morfogênicas e estruturais de duas espécies de braquiária adubadas com diferentes doses de nitrogênio. R. Bras. Zootec., v.8, n.4, p , 009. SILVA, S. C. Manejo do pastejo para obtenção de forragem de qualidade. In: VIII SIMPÓSIO GOIANO SOBRE MANEJO E NUTRIÇÃO DE BOVINOS. CBNA Goiânia. p VILELA, L.; SOARES, W. V.; SOUSA, D. M. G.; MACEDO, M. C. M. Calagem e adubação para pastagens. In: SOUSA, D. M. G.; LOBATO, E. Cerrado: correção e adubação. ed. Brasília-DF: Embrapa Informações Tecnológica, 004. p. 7-8.

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E MATÉRIA NATURAL DE DOIS CULTIVARES DE BRACHIARIA BRIZANTHA NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E MATÉRIA NATURAL DE DOIS CULTIVARES DE BRACHIARIA BRIZANTHA NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E MATÉRIA NATURAL DE DOIS CULTIVARES DE BRACHIARIA BRIZANTHA NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS Valdomiro Espindola Mota Neto 1,5, Reinaldo Cunha de Oliveira

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE AGRONOMIA FUNDAÇÃO AGRISUS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE AGRONOMIA FUNDAÇÃO AGRISUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE AGRONOMIA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL P.A. nº: 999/12 - USO DE NPK NA RECUPERAÇÃO

Leia mais

Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Sistema de produção animal em pastagem Produção de forrageira por hectare Quantidade de alimento/ha Composição química Digestibilidade

Leia mais

Acadêmico de Zootecnia da UEG/UnU- SLMB

Acadêmico de Zootecnia da UEG/UnU- SLMB ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS MORFOGÊNICAS DA NOVA CULTIVAR MG-5 VITÓRIA DO BRACHIARIA BRIZANTHA E DA TRADICIONAL CV. MARANDU NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS Daiane Aparecida Fausto 1,5, Reinaldo

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA:

Leia mais

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Resumo Expandido Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Palavras-chave: brachiária, adubação, conteúdo ruminal.

Leia mais

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 4 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 4 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio. Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 4 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio. A. B. DOURADO¹, M. R. CARBALLAL², M. F. C DIOGO³,

Leia mais

CAPIM CONVERT HD364 SOB FONTES DE FÓSFORO DURANTE A ESTAÇÃO DE OUTONO EM AQUIDAUANA MS

CAPIM CONVERT HD364 SOB FONTES DE FÓSFORO DURANTE A ESTAÇÃO DE OUTONO EM AQUIDAUANA MS CAPIM CONVERT HD364 SOB FONTES DE FÓSFORO DURANTE A ESTAÇÃO DE OUTONO EM AQUIDAUANA MS Alex Coene Fleitas 1 ; Luísa Melville Paiva 2 ; Henrique Jorge Fernandes 3 ; Luiz Henrique Cassaro; Camila Fernandes

Leia mais

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí Resumo Expandido para publicação na Semana de Iniciação Científica UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Rodrigo de Paula CRISÓSTOMO

Leia mais

Termos para indexação: forragem, matéria seca, recuperação, adubação, superfosfato simples.

Termos para indexação: forragem, matéria seca, recuperação, adubação, superfosfato simples. PRODUTIVIDADE DE CAPIM BRAQUIARÃO (Brachiaria brizantha cv. Marundu) EM FUNÇÃO DE DOSES DE FÓSFORO Antonio Carlos Buchelt 1, Mozarte Santos Santana 1, Cleris Diana Borsa 1,Anderson Lange 1, Antônio Moreno

Leia mais

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio. Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.. SODRÉ M. C. R. F ¹, CARBALIAL M. R. ², DIOG M. F.

Leia mais

DIFERIMENTO DE PASTAGENS

DIFERIMENTO DE PASTAGENS DIFERIMENTO DE PASTAGENS PRODUÇÃO ANIMAL EM PASTAGENS Nas pastagens, a produção de forragem não é constante durante o ano. Época das águas Período quente e chuvoso Época da seca Período frio e sem chuvas

Leia mais

Termos para indexação: IVG, Vigor de sementes, Leguminosa tropical

Termos para indexação: IVG, Vigor de sementes, Leguminosa tropical CORRELAÇÃO ENTRE PESO DE SEMENTES E VIGOR E VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO EM STYLOSANTHES GUIANENSIS (Aubl.) Sw. Mara Sousa Brasileiro 1, Marcelo Ayres Carvalho 2, Cláudio Takao Karia 2 ( 1 Universidade Estadual

Leia mais

ALTURA DE PLANTA DO CAPIM-CORRENTE EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E NITROGENADA

ALTURA DE PLANTA DO CAPIM-CORRENTE EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E NITROGENADA ALTURA DE PLANTA DO CAPIM-CORRENTE EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E NITROGENADA Edvaldo Alves de Moura 1 ; Geovane Alves de Moura 2 ; Guilherme Augusto dos Santos Sá 3 ; Fábio Junno Simões de Morais Bezerra

Leia mais

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 Avaliação dos teores de proteína bruta (PB) e da relação folha caule do feijão guandu Cajanus Cajan cv. Mandarin submetido a diferentes níveis de adubação Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio Augusto

Leia mais

TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS

TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

EFEITOS DA DEGRADAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO

EFEITOS DA DEGRADAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DO PIBIC. EFEITOS DA DEGRADAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO Nome dos autores: Caio Vanderlei Soares Caio Vanderlei

Leia mais

ADUBAÇÃO ORGÂNICA E ORGANOMINERAL COM CAMA SOBREPOSTA SUÍNA E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DO CAPIM MOMBAÇA

ADUBAÇÃO ORGÂNICA E ORGANOMINERAL COM CAMA SOBREPOSTA SUÍNA E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DO CAPIM MOMBAÇA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E ORGANOMINERAL COM CAMA SOBREPOSTA SUÍNA E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DO CAPIM MOMBAÇA Marina da Costa Guerrero 1* (PG), Tiago Rodrigues de Sousa 2 (PG), Adilson Pelá³(PQ) 1 Eng.

Leia mais

Adubação nitrogenada em pastagem de Uroclhoa brizantha cv. Paiaguás: recuperação de nitrogênio e eficiência na produção de forragem

Adubação nitrogenada em pastagem de Uroclhoa brizantha cv. Paiaguás: recuperação de nitrogênio e eficiência na produção de forragem Adubação nitrogenada em pastagem de Uroclhoa brizantha cv. Paiaguás: recuperação de nitrogênio e eficiência na produção de forragem Yago Magalhães Franco 1(IC)*, Arthur Gabriel Teodoro 1(IC), Lucas Matheus

Leia mais

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DA PARTE AÉREA DO CAPIM- BRAQUIÁRIA E DA RECUPERAÇÃO E ACUMULAÇÃO DO NITROGÊNIO APÓS APLICAÇÃO DE DOSES DE FERTILIZANTES NITROGENADOS Juliana Santos Vianna 1, Antônio Xavier de Campos

Leia mais

PRODUÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

PRODUÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB PRODUÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB Ubieli Alves Araújo Vasconcelos 1 ; Rosilene Agra da Silva 2 ; Paulo Henrique Galvão Sobrinho 1 ; Anderson Barbosa de Mederios 1 ; Marcela Nobre Oliveira

Leia mais

Restrição dos solos brasileiros em relação à fertilidade

Restrição dos solos brasileiros em relação à fertilidade Restrição dos solos brasileiros em relação à fertilidade MO Lopes & Fox (1977): SB - 518 amostras de terra - Disponibilidade de P: 0,1 e 16,5 ppm P - 92% das amostras com P < 2 ppm CTC Fonte: Sparovek

Leia mais

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai)

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai) ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai) Renata Freires Lima¹; José Antonio Maior Bono² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da

Leia mais

Comunicado Técnico. Extração de nutrientes e recuperação aparente do nitrogênio em capimmarandu

Comunicado Técnico. Extração de nutrientes e recuperação aparente do nitrogênio em capimmarandu Comunicado Técnico Dezembro, 57 ISSN 1517-1116 São Carlos, SP 2005 Foto capa: Odo Primavesi Extração de nutrientes e recuperação aparente do nitrogênio em capimmarandu 1 Ana Cândida Primavesi 2 Odo Primavesi

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU Josiane da Silva Costa¹, Ana Carolina Alves² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia; E-mail:

Leia mais

Convênio Embrapa Cerrados/SN-Centro

Convênio Embrapa Cerrados/SN-Centro Convênio Embrapa Cerrados/SN-Centro Efeito da adubação de manutenção com fontes de fósforo e de nitrogênio sobre a produção de Brachiaria brizantha cv. Marandu na Região do Cerrado Relatório Parcial -

Leia mais

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS Carlos Hissao Kurihara (1), Bruno Patrício Tsujigushi (2) Introdução A adubação da cultura do milho safrinha

Leia mais

TAXA DE ACÚMULO DE FITOMASSA DO CAPIM-CORRENTE ADUBADO COM ESTERCO SUÍNO SOB DUAS ALTURAS DE CORTE EM TRÊS CICLOS CONSECUTIVOS INTRODUÇÃO

TAXA DE ACÚMULO DE FITOMASSA DO CAPIM-CORRENTE ADUBADO COM ESTERCO SUÍNO SOB DUAS ALTURAS DE CORTE EM TRÊS CICLOS CONSECUTIVOS INTRODUÇÃO TAXA DE ACÚMULO DE FITOMASSA DO CAPIM-CORRENTE ADUBADO COM ESTERCO SUÍNO SOB DUAS ALTURAS DE CORTE EM TRÊS CICLOS CONSECUTIVOS Eduardo Henrique de Sá Júnior 1 ; Manoela Gomes da Cruz 1 ; Maurício Luiz

Leia mais

Estabelecimento da pastagem por meio de diferentes conjuntos mecanizados

Estabelecimento da pastagem por meio de diferentes conjuntos mecanizados Estabelecimento da pastagem por meio de diferentes conjuntos mecanizados JUNHO DE 2005 A DEZEMBRO DE 2008 Prof. Dr. Anderson Chagas Magalhães Introdução O princípio empregado nas operações de mecanização

Leia mais

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010)

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) 5771-5775 AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ IRRIGADO NO USO DE NITROGÊNIO CARVALHO, Glaucilene Duarte 1 ; DE CAMPOS, Alfredo Borges 2 & FAGERIA,

Leia mais

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO Página 1495 ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 Maria da Conceição Santana Carvalho 1 ; Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira 2 ; Ana Luiza Borin 2 1 Embrapa Arroz e

Leia mais

DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA.

DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA. DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA. Isabela Carvalho Costa 1 ; Valdir Botega Tavares 2 ; Fernando Ramos

Leia mais

ADUBAÇÃO QUIMICA E BIOLÓGICA DE PASTAGEM CULTIVADA NA REGIÃO DE CERES- GOIÁS Bruno SILVA* 1, Kenia TRINDADE 2, Alan MACHADO 2

ADUBAÇÃO QUIMICA E BIOLÓGICA DE PASTAGEM CULTIVADA NA REGIÃO DE CERES- GOIÁS Bruno SILVA* 1, Kenia TRINDADE 2, Alan MACHADO 2 ADUBAÇÃO QUIMICA E BIOLÓGICA DE PASTAGEM CULTIVADA NA REGIÃO DE CERES- GOIÁS Bruno SILVA* 1, Kenia TRINDADE 2, Alan MACHADO 2 *autor para correspondência: bruninhosilva2010@outlook.com 1 Instituto Federal

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO EM PASTAGENS

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO EM PASTAGENS EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO EM PASTAGENS Prof. Paulo Sergio Pavinato Departamento de Ciência do Solo - ESALQ/USP 1 2 Conteúdo Espécies responsivas e mercado Uso de fertilizantes Calagem e gessagem Adubação

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DE RESÍDUO ORGÂNICO E ADUBAÇÃO FOSFATADA NO CULTIVO DE GERGELIM (Sesamum indicum L. cv. Trhébua)

AVALIAÇÃO DO USO DE RESÍDUO ORGÂNICO E ADUBAÇÃO FOSFATADA NO CULTIVO DE GERGELIM (Sesamum indicum L. cv. Trhébua) AVALIAÇÃO DO USO DE RESÍDUO ORGÂNICO E ADUBAÇÃO FOSFATADA NO CULTIVO DE GERGELIM (Sesamum indicum L. cv. Trhébua) Jefferson Santana da Silva Carneiro¹; Rubens Ribeiro da Silva²; 1 Aluno do Curso de Agronomia;

Leia mais

NUTRIENTES EXTRAÍDOS PELA CULTURA DO SORGO FORRAGEIRO CV. JUMBO EM FUNÇÃO DAS DOSES DE NITROGÊNIO

NUTRIENTES EXTRAÍDOS PELA CULTURA DO SORGO FORRAGEIRO CV. JUMBO EM FUNÇÃO DAS DOSES DE NITROGÊNIO NUTRIENTES EXTRAÍDOS PELA CULTURA DO SORGO FORRAGEIRO CV. JUMBO EM FUNÇÃO DAS DOSES DE NITROGÊNIO Rasiel Restelatto 1*, Laércio Ricardo Sartor [orientador], Fernanda Paula Baldicera 2, Suelen Maria Einsfeld

Leia mais

VARIABILIDADE PRODUTIVA DE PASTAGEM COM Brachiaria brizantha EM FUNÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO SOB TOPOSSEQUÊNCIA.

VARIABILIDADE PRODUTIVA DE PASTAGEM COM Brachiaria brizantha EM FUNÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO SOB TOPOSSEQUÊNCIA. a de dezembro de Campus de Palmas VARIABILIDADE PRODUTIVA DE PASTAGEM COM Brachiaria brizantha EM FUNÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO SOB TOPOSSEQUÊNCIA. Josevaldo dos Santos Lima ; Antonio Clementino dos Santos

Leia mais

DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIARIA: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ESTRUTURAL

DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIARIA: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ESTRUTURAL DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIARIA: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ESTRUTURAL André Augusto Marinho Silva 1, Emerson Alexandrino 2 1 Aluno de graduação do Curso de Zootecnia; Campus de Araguaína-TO;

Leia mais

2 CORTE. y = x x R2 = NITROGÊNIO(kg/ha)

2 CORTE. y = x x R2 = NITROGÊNIO(kg/ha) Original Article TEOR DE PROTEÍNA BRUTA E PRODUÇÃO DE MASSA SECA DO CAPIM- BRAQUIÁRIA SOB DOSES DE NITROGÊNIO CRUDE PROTEIN AND PRODUCTION OF DRY MATTER OF THE GRASS- BRAQUIARIA UNDER DOSES OF NITROGEN

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE UM POLIFOSFATO SULFORADO (PTC) NO ALGODOEIRO EM SOLO DE GOIÂNIA-GO *

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE UM POLIFOSFATO SULFORADO (PTC) NO ALGODOEIRO EM SOLO DE GOIÂNIA-GO * EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE UM POLIFOSFATO SULFORADO (PTC) NO ALGODOEIRO EM SOLO DE GOIÂNIA-GO * Wilson Mozena Leandro 1, Juarez Patrício de Oliveira Jr. 1, Marcelo Vieira Rolim 2. Fabio do Vale 2, Adriano

Leia mais

Palavras-chave: consorcio, integração, Marandu, pastagem, semeadura. 86

Palavras-chave: consorcio, integração, Marandu, pastagem, semeadura. 86 PRODUTIVIDADE NO CONSÓRCIO SORGO E Brachiaria brizantha EM SISTEMA INTEGRADO LAVOURA-PECUÁRIA 1 Chrystiane Martins de Almeida 2, Geraldo Helber Batista Maia Filho 2, Ângela Maria Quintão Lana 3, José Avelino

Leia mais

INFLUÊNCIA DE DOSES DE NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO ESTACIONAL DO CAPIM MOMBAÇA SUBMETIDO A DUAS ALTURAS DE CORTE

INFLUÊNCIA DE DOSES DE NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO ESTACIONAL DO CAPIM MOMBAÇA SUBMETIDO A DUAS ALTURAS DE CORTE INFLUÊNCIA DE DOSES DE NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO ESTACIONAL DO CAPIM MOMBAÇA SUBMETIDO A DUAS ALTURAS DE CORTE MELLO, Susana Queiroz Santos (1); FRANÇA, Aldi Fernandes de Souza(2); BERGARMASCHINE, Antônio

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 3 de Agosto de 212 Produção de Forragem e Eficiência da Utilização de Nitrogênio na Cultura do Sorgo cv. Jumbo Rasiel Restelato 1, Jean

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO APLICADOS NO PLANTIO

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO APLICADOS NO PLANTIO AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO APLICADOS NO PLANTIO Rogério Nunes Gonçalves (1), Tiago Rodrigues de Sousa (2), Luiz Guilherme Romão (2), Adilson

Leia mais

DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE

DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE Categoria Exposição de Painel DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE Cláudia Fabiana Alves Rezende (UniEVANGÉLICA); Kamilla Menezes Gomides (UniEVANGÉLICA); Thiago

Leia mais

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA Fundação Mato Grosso RELATÓRIIO PARCIIAL Projeto Específico SOJA RCN AGRO LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA 2003//2004 ÍNDICE 1. OBJETIVOS... 3 2. MATERIAL E MÉTODOS...

Leia mais

ÉPOCAS E DOSES DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO SOBRE COMPONENTES DO RENDIMENTO DE SEMENTES DO CAPIM- BRAQUIÁRIA

ÉPOCAS E DOSES DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO SOBRE COMPONENTES DO RENDIMENTO DE SEMENTES DO CAPIM- BRAQUIÁRIA ÉPOCAS E DOSES DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO SOBRE COMPONENTES DO RENDIMENTO DE SEMENTES DO CAPIM- BRAQUIÁRIA Marco dos Santos Martinez, Marcos Weber do Canto, e-mail: marquo110@hotmail.com;mwcanto@uem.br.

Leia mais

CONCENTRAÇÃO MINERAL DE GENÓTIPOS DE

CONCENTRAÇÃO MINERAL DE GENÓTIPOS DE CONCENTRAÇÃO MINERAL DE GENÓTIPOS DE Brachiaria brizantha CULTIVADOS EM SOLO DE CERRADO Roberto Guimarães Júnior 1, Francisco Duarte Fernandes 1, Allan Kardec Braga Ramos 1, Marcelo Ayres Carvalho 1, Evandro

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO ALUNO (BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO) DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ( )

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO ALUNO (BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO) DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ( ) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO ALUNO (BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO) DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (217-218) A Avaliação Final do aluno que participa do Programa Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

Desempenho de Espécies Forrageiras do Gênero Brachiaria: Características morfogênicas e de crescimento

Desempenho de Espécies Forrageiras do Gênero Brachiaria: Características morfogênicas e de crescimento Desempenho de Espécies Forrageiras do Gênero Brachiaria: Características morfogênicas e de crescimento José Messias de Rezende¹; Emerson Alexandrino² 1 Aluno do Curso de Zootecnia; Campus de Araguaína;

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DO PÓ DE ROCHA NO DESEMPENHO DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA DE MESA

AVALIAÇÃO DO USO DO PÓ DE ROCHA NO DESEMPENHO DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA DE MESA AVALIAÇÃO DO USO DO PÓ DE ROCHA NO DESEMPENHO DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA DE MESA Fernanda Pereira de Souza 1 Eder de Souza Martins 2 Luise Lottici Krahl 3 Eduardo Alano Vieira 4 Josefino de Freitas

Leia mais

Manejo de pastagens. Sistemas intensivos GENEPLUS Rodrigo Amorim Barbosa (Guga) Embrapa Gado de Corte

Manejo de pastagens. Sistemas intensivos GENEPLUS Rodrigo Amorim Barbosa (Guga) Embrapa Gado de Corte Manejo de pastagens Sistemas intensivos GENEPLUS 2018 Rodrigo Amorim Barbosa (Guga) Embrapa Gado de Corte Intensivo: - Agricultura: Cultura intensiva, sistema de cultura que consiste em conseguir, num

Leia mais

EFEITO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA ORGANOMINERAL EM CAPIM-TIFTON 85 (Cynodon spp.)

EFEITO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA ORGANOMINERAL EM CAPIM-TIFTON 85 (Cynodon spp.) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO htttp://editora.iftm.edu.br/index.php/sepit ISSN 2594-7605 (Digital) EFEITO DA

Leia mais

Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro

Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro Sinop, 17 de agosto de 217 Estratégias de Adubação x Balanço de Nutrientes Fonte: adaptado de Gianello & Wiethölter

Leia mais

Recomendação de adubação e correção de solo para cultura da Cana-de-açúcar

Recomendação de adubação e correção de solo para cultura da Cana-de-açúcar Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências do Solo LSO 526 Adubos e Adubação Recomendação de adubação e correção de solo para cultura da Cana-de-açúcar

Leia mais

Produtividade, Estrutura e Morfogênese do Panicum maximum cv. Mombaça Produzidos em Sistemas Silvipastoris com diferentes densidades de plantas nativa

Produtividade, Estrutura e Morfogênese do Panicum maximum cv. Mombaça Produzidos em Sistemas Silvipastoris com diferentes densidades de plantas nativa Produtividade, Estrutura e Morfogênese do Panicum maximum cv. Mombaça Produzidos em Sistemas Silvipastoris com diferentes densidades de plantas nativa Jhone Tallison Lira de Sousa 1, Luciano Fernandes

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE Andressa de Queiroz Abreu 1, Carlos Mauricio Soares de Andrade 2, Luis Henrique Ebling Farinatti 3 ¹ Estudante de Agronomia

Leia mais

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 1) Assinale V para alternativas verdadeiras ou F para alternativas falsas A frequência de desfolhação é definida

Leia mais

Manejo da Fertilidade do Solo para implantação do sistema ILP

Manejo da Fertilidade do Solo para implantação do sistema ILP Manejo da Fertilidade do Solo para implantação do sistema ILP Eng. Agr. Dr. Douglas de Castilho Gitti Pesquisador de Fertilidade do Solo 1 Roteiro 1- Avaliação da Fertilidade do solo; 2- Calagem - Perfil

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Efeito dos diferentes níveis de adubação fosfatada sobre as características anatomo fisiológicas da cunhã (Clitoria ternatea L.) cultivada em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹;

Leia mais

EFEITO DA CALAGEM E ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTES NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO CERRADO DE GOIÁS (*)

EFEITO DA CALAGEM E ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTES NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO CERRADO DE GOIÁS (*) EFEITO DA CALAGEM E ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTES NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO CERRADO DE GOIÁS (*) Juarez Patrício de Oliveira Júnior 1, Wilson Mozena Leandro 1, Maria da Conceição Santana Carvalho 2,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO FERTILIZANTE ORGANOMINERAL VALORIZA. VALORIZA/Fundação Procafé

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO FERTILIZANTE ORGANOMINERAL VALORIZA. VALORIZA/Fundação Procafé AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO FERTILIZANTE ORGANOMINERAL VALORIZA VALORIZA/Fundação Procafé Franca - SP / 2017 1 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO FERTILIZANTE ORGANOMINERAL VALORIZA NO DESENVOLVIMENTO E DO CAFEEIRO

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido?

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual a Capacidade de produção anual da Forrageira no Semiárido com base na pluviometria? = ton./ha??? DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

Avaliação Agronômica de gramíneas Forrageiras sob Três Níveis de Fertilização Fosfatada nos Cerrados de Rondônia

Avaliação Agronômica de gramíneas Forrageiras sob Três Níveis de Fertilização Fosfatada nos Cerrados de Rondônia FOL-4455.3 1997 rl-pp 44~j5.:';i. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia Ministério da Agricultura e do Abastecimento N 123, fev./97, p.1-4 tct- ~~SS.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE PASTO EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PARÁ Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE PASTO EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PARÁ Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE PASTO EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PARÁ Apresentação: Pôster Bruno Maia da Silva 1 ; Sebastião Rodrigo do Remédio Souza Oliveira 2 ; Vicente Mendonça Costa

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA BONFADA, Élcio B. 1 ; FIORIN, Jackson E. 2 ; SILVA, Alieze N. da 3 ; WYZYKOWSKI, Tiago 4 Palavras-chave: Nutrição de Plantas.

Leia mais

FONTES DE ADUBOS FOSFATADOS EM ARROZ DE TERRAS ALTAS.

FONTES DE ADUBOS FOSFATADOS EM ARROZ DE TERRAS ALTAS. FONTES DE ADUBOS FOSFATADOS EM ARROZ DE TERRAS ALTAS. Carvalho, F. F. (1) ; Lange, A. (2) (1) Acadêmico do curso de Bacharelado em Agronomia, UNEMAT, Campus Universitário de Alta Floresta e-mail: fernandofcarvalho@unemat.br.

Leia mais

Protocolo. Boro. Cultivo de soja sobre doses de boro em solo de textura média

Protocolo. Boro. Cultivo de soja sobre doses de boro em solo de textura média Protocolo Boro Cultivo de soja sobre doses de boro em solo de textura média Set/ 2016 Out/ 2016 Nov/ 2016 Dez/ 2016 Jan/ 2017 Fev/ 2017 Mar/ 2017 Abr/ 2017 Mai/ 2017 Precipitação pluvial (mm) CAD Parecis

Leia mais

Aluno do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ, bolsista PIBEX, 3

Aluno do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ, bolsista PIBEX, 3 IDENTIFICAÇÃO DE CONDIÇÕES RESTRITIVAS DE SOLO E PROPOSIÇÕES DE MELHORIAS EM PASTAGEM DE TIFTON 85 EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA 1 IDENTIFICATION OF RESTRICTIVE CONDITIONS OF SOIL AND PROPOSITIONS

Leia mais

Adubação Foliar da Cultura do Milho Utilizando Produtos Multinutrientes. Antônio M. Coelho 1/ e Amélio C. Filho 2/

Adubação Foliar da Cultura do Milho Utilizando Produtos Multinutrientes. Antônio M. Coelho 1/ e Amélio C. Filho 2/ Adubação Foliar da Cultura do Milho Utilizando Produtos Multinutrientes Antônio M. Coelho 1/ e Amélio C. Filho 2/ 1/ Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG; CP 151, Email: amcoelho@cnpms.embrapa.br

Leia mais

Efeitos das estações do ano sobre as características produtivas, morfogênicas e estruturais do capim Piatã

Efeitos das estações do ano sobre as características produtivas, morfogênicas e estruturais do capim Piatã Efeitos das estações do ano sobre as características produtivas, morfogênicas e estruturais do capim Piatã Stanley Ribeiro Centurion 1 ; Ana Carolina Amorim Orrico 2, Marco Antonio Previdelli Orrico Junior

Leia mais

Comunicado Técnico. Adubação com uréia em pastagem de Brachiaria brizantha sob manejo rotacionado: Eficiência e perdas 1.

Comunicado Técnico. Adubação com uréia em pastagem de Brachiaria brizantha sob manejo rotacionado: Eficiência e perdas 1. Comunicado Técnico 41 ISSN 1517-1116 São Carlos, SP Novembro, 2003 Adubação com uréia em pastagem de Brachiaria brizantha sob manejo rotacionado: Eficiência e perdas 1 Foto: Jorge Novi dos Anjos Odo Primavesi

Leia mais

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO Juslei Figueiredo da Silva (1), Priscila Akemi Makino (1), Luan Marlon Ribeiro (2), Gessí Ceccon (3) Introdução Em 2012, o milho

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO Fabio César Bratti 1, Laércio Sartor 1* [orientador], Priscila Wielewski 1, Julio Cezar Machado

Leia mais

EFEITO DE DOSES DE CAMA DE PERÚ SOBRE A PRODUÇÃO E QUALIDADE DA MATÉRIA SECA DE CORTES DE CAPIM Brachiaria brizantha cv. Marandú.

EFEITO DE DOSES DE CAMA DE PERÚ SOBRE A PRODUÇÃO E QUALIDADE DA MATÉRIA SECA DE CORTES DE CAPIM Brachiaria brizantha cv. Marandú. EFEITO DE DOSES DE CAMA DE PERÚ SOBRE A PRODUÇÃO E QUALIDADE DA MATÉRIA SECA DE CORTES DE CAPIM Brachiaria brizantha cv. Marandú A. F. DAVID, M. R. CARBALLAL, S. C. FÁVERO, M. S. FERNANDES Resumo O crescimento

Leia mais

ADUBAÇÃO POTÁSSICA DA SOJA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO SUDOESTE DE GOIÁS

ADUBAÇÃO POTÁSSICA DA SOJA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO SUDOESTE DE GOIÁS XXVII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas XI Reunião Brasileira sobre Micorrizas IX Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo VI Re un iã o Bra sile ira d e Bio lo g ia d

Leia mais

DOSES DE NITROGÊNIO SOB O CULTIVO DO Panicum maxium cv. MOMBAÇA IRRIGADO

DOSES DE NITROGÊNIO SOB O CULTIVO DO Panicum maxium cv. MOMBAÇA IRRIGADO DOSES DE NITROGÊNIO SOB O CULTIVO DO Panicum maxium cv. MOMBAÇA IRRIGADO Gustavo Ferreira de Sousa 1, Ana Paula Ferreira Barbosa 1 Sebastiao Feitosa da Silva Junior 1, Tainara Micaely Ferreira de Oliveira

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO AGRICULTOR/ PESQUISADOR NA BUSCA DA ALTA PRODUTIVIDADE

A EXPERIÊNCIA DO AGRICULTOR/ PESQUISADOR NA BUSCA DA ALTA PRODUTIVIDADE A EXPERIÊNCIA DO AGRICULTOR/ PESQUISADOR NA BUSCA DA ALTA PRODUTIVIDADE LEANDRO ZANCANARO Fundação MT, Rondonópolis-MT Fone: (65) 423-2041 E-mail: leandro.pma@fundacaomt.com.br SIMPÓSIO SOBRE ROTAÇÃO SOJA/MILHO

Leia mais

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas Dinâmica de Acúmulo e Perda de Forragem em Sistema Silvipastoril de Floresta Raleada sob Pastejo com Ovinos e Efeito do Sombreamento Arbóreo sob a Atividade da Clorofila da Gramínea Elvis Carlos da Silva

Leia mais

Medição dos teores de clorofila em cultivares de milheto submetidos à adubação nitrogenada

Medição dos teores de clorofila em cultivares de milheto submetidos à adubação nitrogenada Medição dos teores de clorofila em cultivares de milheto submetidos à adubação nitrogenada Lainny Jordana Martins Pereira e Sousa¹ (IC)*, Bruno Monteiro Brandão² (IC), Tatiany Arrais Lopes ³ (IC), Diogo

Leia mais

BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO

BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO Ítalo Bazzo de Oliveira 1 ;João Batista Leite Jr. 2 1 Acadêmico do curso de agronomia da UEMS, Unidade

Leia mais

Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto

Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto Anna Laura

Leia mais

Avaliação da velocidade de reação do corretivo líquido na camada superficial de um Latossolo Vermelho distroférrico

Avaliação da velocidade de reação do corretivo líquido na camada superficial de um Latossolo Vermelho distroférrico Avaliação da velocidade de reação do corretivo líquido na camada superficial de um Latossolo Vermelho distroférrico Bruna de Souza SILVEIRA 1 ; André Luís XAVIER 1 ; Sheila Isabel do Carmo PINTO 2 ; Fernando

Leia mais

Resposta de Pastagens Degradadas de 8rachiaria brizantha cv. Marandu à Fontes e Doses de Fósforo

Resposta de Pastagens Degradadas de 8rachiaria brizantha cv. Marandu à Fontes e Doses de Fósforo ÇOL 0103-9458 Lfg4i Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu"Arla Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rond6nia Ministério da Agricultura e do Abastecimento Nº 138, dez./97, p. 1-5 Resposta de Pastagens

Leia mais

Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes

Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes Calagem no Sistema Plantio Direto para Correção da Acidez e Suprimento de Ca e Mg como Nutrientes Eduardo Fávero Caires Professor Associado - Fertilidade do Solo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SIMPÓSIO

Leia mais

CAPINS MARANDU, MASSAI E MOMBAÇA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

CAPINS MARANDU, MASSAI E MOMBAÇA EM DIFERENTES SUBSTRATOS CAPINS MARANDU, MASSAI E MOMBAÇA EM DIFERENTES SUBSTRATOS Caio Nunes Gonçalves¹; Antônia Flávia Fernandes Torres¹; Mara Roberta de Deus Batista¹; José Rômulo de Sousa¹; Gynna Silva Azar² ¹Graduando(a)

Leia mais

BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais. Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti

BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais. Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti 1 PRODUÇÃO (1 t) ÁREA (1 ha) 18. 16. 15.465 14. 12. 1. 8.836 8. 6.629 6. 4. 2. 25 26 27 28 29 21 211

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1687

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1687 Página 1687 RESPOSTA DO ALGODOEIRO À ADUBAÇÃO FOSFATADA COMPARANDO FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO LENTA COM FERTILIZANTE CONVENCIONAL Maria da Conceição Santana Carvalho 1 ; Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira

Leia mais

PERFILHAMENTO DE CULTIVARES DE PANICUM MAXIMUM NO NORDESTE DO BRASIL 1 EVALUATION OF PANICUM TILLERS IN NORTHEASTERN BRAZIL 1. Apresentação: Pôster

PERFILHAMENTO DE CULTIVARES DE PANICUM MAXIMUM NO NORDESTE DO BRASIL 1 EVALUATION OF PANICUM TILLERS IN NORTHEASTERN BRAZIL 1. Apresentação: Pôster PERFILHAMENTO DE CULTIVARES DE PANICUM MAXIMUM NO NORDESTE DO BRASIL 1 EVALUATION OF PANICUM TILLERS IN NORTHEASTERN BRAZIL 1 Apresentação: Pôster Emmanuel L. de Lima Véras 1 ; Brenda Adelino de Macêdo

Leia mais

Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, Bom Jesus da Lapa, Bahia

Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, Bom Jesus da Lapa, Bahia Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, om Jesus da Lapa, ahia A utilização de solos de baixa fertilidade e a não manutenção de níveis adequados

Leia mais

Experimento Correção de P (safra 2010/11 a 2015/16)

Experimento Correção de P (safra 2010/11 a 2015/16) Experimento Correção de P (safra 21/11 a 215/16) Fundação MT PMA Janeiro/217 Protocolo: Correção de P Modos e doses de aplicação de P no sistema soja/milho safrinha em diferentes níveis de correções iniciais

Leia mais

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno.

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno. PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE José Tiago Rambo Hoffmann 1 ; Leandro Werlang 1 ; Rogério Klein 1 ; Marcos Paulo Zambiazi 1 ; Fabiana Raquel Mühl 2 ; Neuri Antônio Feldman

Leia mais

Production of Forage in Pastures of Brachiaria brizantha cv Marandu and Panicum maximum cv Mombaça, in Reply the Doses of Nutrients, in Umuarama-PR

Production of Forage in Pastures of Brachiaria brizantha cv Marandu and Panicum maximum cv Mombaça, in Reply the Doses of Nutrients, in Umuarama-PR Produção de forragem em pastagens de Brachiaria brizantha cv marandu e Panicum maximum cv mombaça, em resposta a diferentes doses... PRODUÇÃO DE FORRAGEM EM PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv MARANDU

Leia mais

Análise bromatológica da cana-de-açúcar armazenada e hidrolisada com óxido de cálcio

Análise bromatológica da cana-de-açúcar armazenada e hidrolisada com óxido de cálcio Análise bromatológica da cana-de-açúcar armazenada e hidrolisada com óxido de cálcio Luis Fernando de Moraes 1, Duarte Carvalho Minighin 1, Lucas Augusto de Andrade 1, João Felipe Amaral 1, Wellyngton

Leia mais