O Caso SPMS -Plataforma única de compras na Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Caso SPMS -Plataforma única de compras na Saúde"

Transcrição

1 O Caso SPMS -Plataforma única de compras na Saúde Lisboa, 22 de Setembro de 2015 Laura Raposo

2 Ideia das compras públicas

3 Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro Complementar o regime jáprevisto na Portaria n.º55/2013, de 7 de fevereiro, relativamente àatividade da central de compras da saúde, dotando os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (SPMS, E. P. E.) de novos mecanismos que permitam um funcionamento mais eficaz na prossecução das suas atividades no domínio das compras públicas, designadamente no âmbito da agregação de informação.

4 Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro A implementação e disponibilização de uma solução com vista à desmaterialização de todo o ciclo de compras na saúde, designadamente através: da adoção de ferramentas de planeamento e agregação de necessidades aquisitivas, práticas aquisitivas por via eletrónica interligação automática com todo e qualquer suporte, plataforma ou portal de recolha de informação relativa às compras na saúde, visando a redução de custos para o Estado e o aumento da sua eficiência, através da implementação e gestão de um Sistema de Informação de Compras na Saúde (SCS).

5 Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro

6 Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro Écriada a funcionar junto da SPMS, E. P. E., a Comissão de Acompanhamento de Compras na Saúde (CACS) a quem compete colaborar com a SPMS, E. P. E., no planeamento e monitorização da política de compras específicas do setor da saúde.

7 Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro

8 Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro

9 Plataforma eletrónica de contratação da Saúde

10 Simplificação dos concursos públicos 1. Plataforma electrónica única de publicitação e adjudicação de concursos públicos e processos de aquisição na área da Saúde. Criação de uma Plataforma específica para a Saúde, gerida no seio do Ministério da Saúde. 2. Criação de uma base de dados de documentos frequentes. As empresas, periodicamente, deverão fazer prova junto de um organismo central, da documentação de base (a definir) que as habilite a apresentar-se a todos os concursos hospitalares. Deverá incluir-se na base de dados de documentos frequentes, os documentos que fazem parte do processo de adjudicação. 2. Uniformização das regras dos procedimentos dos concursos públicos. No que se refere quer às regras aplicáveis às negociações, quer às regras aplicáveis à possibilidade de se solicitar a apresentação de novas propostas quando as primeiras sejam consideradas economicamente inadequadas.

11 Simplificação dos concursos públicos 4. Uniformização dos documentos apresentados nos concursos públicos para todos os hospitais. Clareza nos Cadernos de Encargos. Devem ser normalizados, devendo existir uma minuta tipo que seja validada pela SPMS. Alargamento dos prazos para apresentação de propostas dos concursos. Para permitir que as entidades tenham tempo para acionarem as suas garantias procedimentais (pedir esclarecimentos, impugnar, etc.). Medidas para cumprimento de prazos de pagamento aos fornecedores. 5. Definir um prazo para validação das faturas de compra, pelas entidades públicas. O prazo deverá ser até um mês após o recebimento das respetivas mercadorias, evitando-se, assim, arquivos desnecessários por parte das empresas. 6. Eliminar a exigência de garantia bancária (relativamente ao valor do IVA do contrato). A aplicar aos casos em que haja garantia de compra por parte do hospital. 7. Isenção de Imposto de Selo nos contratos hospitalares. Nos acasos em que não exista obrigação de volume de compra mínimo do adjudicatário.

12 Simplificação dos concursos públicos 8. Obrigatoriedade por parte das instituições, da exigência aos concorrentes, do cumprimento dos prazos de notificação e, aos fornecedores, da execução contratual. 9. Acompanhamento rigoroso do cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores. 10. Obrigatoriedade por parte das instituições, da exigência aos concorrentes, do cumprimento dos prazos de notificação e, aos fornecedores, da execução contratual. 11. Acompanhamento rigoroso do cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores. 12. Deverá ser exigido à plataforma privada (concessionada pelo Estado) a interoperabilidade de sistemas informáticos, ligando à publicação dos contratos na Base Gov. 13. Também seria importante a uniformização das notas de encomenda, devendo estas também fazer parte do processo de aquisição e pagamentos. 14. Alteração dos critérios de avaliação de propostas aos fornecedores. Eliminar o critério do preço mais baixo como único critério de avaliação de propostas, introduzindo-se critérios de qualidade, serviços e prazos de entrega.

13 Objetivos imediatos Ocorreu a Revisão dos Acordos Quadro da área da Saúde Medicamentos e Dispositivos Médicos no ano de 2015 estão em vigor 51 acordos quadro: Medicamentos - 29 Dispositivos Médicos - 15 Medicamentos / dispositivos médicos - 5 Serviços 2 Tramitação procedimental do procedimento do novo regime das Convenções previsto no Decreto Lei 139/2013 Desmaterialização integral dos ciclos de Compra Diálogo Concorrencial

14 Novos Acordos Quadro em Curso

15 Instrumentos procedimentais especiais Acordos Quadro

16 Acordo Quadro Acordos quadro Acordos quadro (artigos 251.º e segs.) Contrato celebrado entre uma ou várias entidades adjudicantes e uma ou mais entidades, com vista a disciplinar relações contratuais futuras, a estabelecer ao longo de um determinado período de tempo, mediante a fixação antecipada dos respetivos termos. O prazo de vigência dos acordos quadro não pode ser superior a 4 anos, incluindo prorrogações expressas ou tácitas.

17 Acordo Quadro Acordos quadro Acordos quadro (artigos 251.º e segs.) Escolha do procedimento para a formação de um acordo quadro e a respetiva tramitação = regras gerais da contratação pública. Escolha do ajuste direto e de concursos sem anúncio no JOUE só permite a celebração de contratos ao seu abrigo enquanto o somatório dos respectivos preços contratuais seja inferior aos valores dos limiares internos.

18 Acordo Quadro Acordos quadro Acordos quadro (artigos 251.º e segs.) a) Só as partes num acordo quadro podem dele beneficiar b) Vinculação ao acordo quadro: (i) O adjudicatário tem a obrigação de fornecer bens móveis ou prestar serviços, nas condições previstas no acordo quadro, sempre e à medida que a entidade adjudicante o requeira (ii) A entidade adjudicante não é obrigada a adquirir ao abrigo do acordo quadro, salvo autovinculação

19 Acordo Quadro Acordos quadro Acordos quadro (artigos 251.º e segs.) a) A celebração de contratos ao abrigo de acordos quadro não pode implicar alterações substanciais das condições neles consagradas b) A entidade adjudicante pode actualizar as características dos bens móveis ou serviços, desde que observe as limitações previstas no n.º 3 do artigo 257.º - inovações tecnológicas

20 Acordo Quadro Acordos quadro - 1.ª Modalidade de acordo quadro [alínea a) do n.º 1 do artigo 252.º] Com uma única entidade Quando no acordo quadro estejam suficientemente especificados todos os aspetos da execução dos contratos a celebrar ao seu abrigo que sejam submetidos à concorrência pelo caderno de encargos (acordo quadro fechado )

21 Acordo Quadro Acordos quadro - 2.ª Modalidade de acordo quadro [alínea b) do n.º 1 do artigo 252.º] Com várias entidades Quando no acordo quadro não estejam totalmente contemplados ou não estejam suficientemente especificados os aspetos da execução dos contratos a celebrar ao seu abrigo que sejam submetidos à concorrência pelo caderno de encargos (acordo quadro aberto ).

22 Acordo Quadro Acordos quadro - Celebração de contratos ao abrigo de acordos quadro 1.ª Modalidade: Ajuste directo (sem caderno de encargos) = critério material de escolha do procedimento que permite a celebração de contratos de qualquer valor (258.º). 2.ª Modalidade: Apelo à concorrência no seio do acordo quadro (n.º1 do artigo 259.º), seguido de remissão para as regras do concurso público (especificidade do modelo de avaliação).

23 Acordo quadro Contrato celebrado entre as entidades adjudicantes e as entidades fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços adjudicatárias, com vista a disciplinar as condições jurídicas, técnicas e económicas de aquisição futura de bens ou serviços, ao longo de um determinado período de tempo. Os acordos quadro pré-qualificam os fornecedores para realizarem vendas de bens e serviços à Administração Pública e estabelecem as condições e requisitos que aqueles são obrigados a cumprir, em termos de preços, prazos, níveis de serviço e qualidade de serviço, entre outros aspetos. Mediante este instrumento, os fornecedores ficam qualificados para fornecer todos os organismos do Estado de acordo com as regras definidas no respetivo acordo quadro. Será ao abrigo destes acordos quadro que Ministérios, Direcções-Gerais e Institutos Públicos comprarão os bens e serviços de que necessitam, nos termos definidos nesses acordos, sendo que, nessa altura, as condições de fornecimento poderão ser ainda melhoradas, elevando o nível de competitividade entre fornecedores, por um lado, e o potencial de poupanças do Estado, por outro.

24 Modelo conceptual Modelo Conceptual (SPMS) Identificação da despesa anual associada; Identificação das necessidades do Ministério da Saúde; Estudo das soluções disponíveis no mercado. Consulta a Entidades do Ministério de Saude Revisão do modelo conceptual e das soluções técnicas; Preparação das soluções técnicas a incluir no acordo quadro; Elaboração das peças concursais, definição dos termos do acordo; quadro, dos critérios para seleção e qualificação de propostas. Validação técnica por peritos Revisão e validação das especificações técnicas dos bens e serviços a incluir. Consulta Pública Consulta a entidades adquirentes, fornecedores, associações, administração pública, público em geral.

25 Tramitação para celebração de Acordos Quadro

26 Os tipos de procedimento Concurso Público

27 Fluxograma do concurso público 40 dias seguidos DRE, JOUE, PEC Programa de Concurso e Caderno de Encargos Solicitados ao Júri até 1/3 do prazo de apresentação de propostas PEC 5 dias úteis Melhorar Progressivamente as 1.ª Versão das Propostas

28 Os tipos de procedimento Concurso Limitado por Prévia Qualificação

29 Fluxograma do concurso limitado 40 dias seguidos DRE, JOUE, PEC Programa de Concurso e Caderno de Encargos Solicitados ao Júri até 1/3 do prazo de apresentação de propostas PEC 5 dias úteis Melhorar Progressivamente as 1.ª Versão das Propostas

30

31 Obrigado pela vossa atenção

Compras Públicas Centralizadas Acordos Quadro

Compras Públicas Centralizadas Acordos Quadro Compras Públicas Centralizadas Acordos Quadro AESE, 4 de dezembro de 2014 Artur Trindade Mimoso Vogal Executivo do Conselho de Administração Ideia das compras públicas Plataforma eletrónica de contratação

Leia mais

Compras Públicas Centralizadas Como aceder aos mercados públicos

Compras Públicas Centralizadas Como aceder aos mercados públicos Compras Públicas Centralizadas Como aceder aos mercados públicos Leiria, 29 de maio de 2014 Artur Trindade Mimoso Vogal Executivo do Conselho de Administração A nossa empresa A SPMS, EPE A nossa visão

Leia mais

Compras Públicas Centralizadas Como aceder aos mercados públicos

Compras Públicas Centralizadas Como aceder aos mercados públicos Compras Públicas Centralizadas Como aceder aos mercados públicos Faro, 3 de abril de 2014 Artur Trindade Mimoso Vogal Executivo do Conselho de Administração A nossa organização A SPMS, EPE A nossa visão

Leia mais

1. Índice geral. 2. Índice de anexos. 3. Índice de quadros. 4. Índice de figuras

1. Índice geral. 2. Índice de anexos. 3. Índice de quadros. 4. Índice de figuras 1. Índice geral 2. Índice de anexos 3. Índice de quadros 4. Índice de figuras 7 ÍNDICE FIGURAS INTRODUÇÃO PARTE I TRANSPOSIÇÃO PARA O PLANO NACIONAL DAS DIRECTIVAS COMUNITÁRIAS 1. 2. Principais mudanças

Leia mais

Ajuste directo com convite a uma única entidade. Ajuste directo com convite a várias entidades. Com fase de negociações. Sem fase de negociações

Ajuste directo com convite a uma única entidade. Ajuste directo com convite a várias entidades. Com fase de negociações. Sem fase de negociações 1. Modalidades de ajuste directo: Ajuste directo com convite a uma única entidade Ajuste directo com convite a várias entidades Com fase de negociações Sem fase de negociações Ajuste directo simplificado

Leia mais

Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais

Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais Entre: Central Nacional de Compras Municipais (CNCM), aqui representada por Municípia Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, E.M.,

Leia mais

ANEXO 1 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 CHECK-LIST AUTORIDADE DE GESTÃO

ANEXO 1 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 CHECK-LIST AUTORIDADE DE GESTÃO Check_List_AG 1 ANEXO 1 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 CHECK-LIST AUTORIDADE DE GESTÃO A PREENCHER PELA AUTORIDADE DE GESTÃO PARA CADA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA O preenchimento desta check-list

Leia mais

O regime da contratação pública,

O regime da contratação pública, O regime da contratação pública, João Amaral e Almeida 1 O contexto da elaboração do Código dos Contratos Públicos Da mera transposição das novas diretivas comunitárias 2004/17 e 2004/18 à elaboração do

Leia mais

Contratos públicos de aprovisionamento e acordos quadro

Contratos públicos de aprovisionamento e acordos quadro 17 de Novembro de 2008 Contratos públicos de aprovisionamento e acordos quadro Luís MS Oliveira Luis.ms.oliveira@mirandalawfirm.com Os CPAs Os contratos públicos de aprovisionamento (CPAs) Base legal do

Leia mais

O beneficiário confirma que na informação abaixo prestada tomou em consideração o disposto na Legislação aplicável.

O beneficiário confirma que na informação abaixo prestada tomou em consideração o disposto na Legislação aplicável. FICHA DE VERIFICAÇÂO DOS PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÂO PÚBLICA O beneficiário confirma que na informação abaixo prestada tomou em consideração o disposto na Legislação aplicável. I. Elementos do Pedido

Leia mais

Compras centralizadas. Instrumentos procedimentais especiais de contratação. Tiago Abade, Manager PwC

Compras centralizadas. Instrumentos procedimentais especiais de contratação. Tiago Abade, Manager PwC Compras centralizadas Instrumentos procedimentais especiais de contratação Tiago Abade, Manager PwC Agenda 1. Sistemas de procurement 2. Procedimento especiais de contratação 3. Sistema de aquisição dinâmico

Leia mais

Programa do Procedimento

Programa do Procedimento Direção Nacional Unidade Orgânica de Logística e Finanças Departamento de Logística Programa do Procedimento Concurso Público n.º 21/DAC/2013 Aquisição de dois cinemómetros de controlo de velocidade Programa

Leia mais

Publicado em h:15m N.º

Publicado em h:15m N.º Publicado em 2019-01-08 10h:15m N.º 1134 https://www.cm-oaz.pt/boletimmunicipal/1134.html Protocolo Contrato de Adesão à Central Nacional de Compras Municipais Entre: Central Nacional de Compras Municipais

Leia mais

Checklist de Contratação Pública

Checklist de Contratação Pública Checklist de Contratação Pública (A preencher pelo beneficiário, no GestPDR, e a verificar e completar pelo técnico responsável pela análise do pedido de apoio. Deve ser preenchida uma ficha para cada

Leia mais

Juntos partilhamos eficiência 11 de abril de 2013

Juntos partilhamos eficiência 11 de abril de 2013 Juntos partilhamos eficiência 11 de abril de 2013 2012 espap Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. Direitos reservados. 1 Compras Públicas 2012 espap Entidade de Serviços Partilhados

Leia mais

CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 06/ENB/2011 RELATIVO A IMPRESSÃO E ACABAMENTO DO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS.

CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 06/ENB/2011 RELATIVO A IMPRESSÃO E ACABAMENTO DO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS. CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 06/ENB/2011 RELATIVO A IMPRESSÃO E ACABAMENTO DO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS. CONVITE SESSÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Objecto do Convite

Leia mais

Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3).

Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3). Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3). Ajuste directo (art. 19.º) a) A escolha do ajuste directo só permite a celebração de contratos

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA SESSÕES DE HEMODIÁLISE CONCURSO PÚBLICO N.º 190017/16 Página 1 de 9 PROGRAMA DO CONCURSO SECÇÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo

Leia mais

XXXII Colóquio Nacional da ATAM Alteração ao Código dos Contratos Públicos DL nº 149/2012, de 12 de Julho. Rodrigo Esteves de Oliveira

XXXII Colóquio Nacional da ATAM Alteração ao Código dos Contratos Públicos DL nº 149/2012, de 12 de Julho. Rodrigo Esteves de Oliveira XXXII Colóquio Nacional da ATAM Alteração ao Código dos Contratos Públicos DL nº 149/2012, de 12 de Julho Rodrigo Esteves de Oliveira 1. Eliminação das excepções / restrições à aplicação do CCP Fundações

Leia mais

Concurso público. Tramitação e peças do procedimento

Concurso público. Tramitação e peças do procedimento Concurso público Tramitação e peças do procedimento Luis.ms.oliveira@mirandalawfirm.com Luís MS Oliveira, 2008 (todos os direitos reservados) 17 de Novembro de 2008 Início do procedimento Anúncio Procedimento

Leia mais

Miguel Pupo Correia. Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado

Miguel Pupo Correia. Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado Miguel Pupo Correia Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado 1 Já tratado na sessão anterior: Segurança jurídica do Comércio Electrónico documentos e assinaturas electrónicos Aspectos a tratar

Leia mais

A Contratação Pública Eletrónica - Gestão dos contratos públicos

A Contratação Pública Eletrónica - Gestão dos contratos públicos - Gestão dos contratos públicos Teresa Casaca Porto, 16 Maio 2012 2.º Ciclo de Seminários, IGFSE 2012 Agenda Gestão dos contratos públicos Regulação de Contratos Públicos Código dos Contratos Públicos

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS, HEMODINÂMICA CONCURSO PÚBLICO N.º 190013/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do

Leia mais

Click to edit Master title style

Click to edit Master title style Código dos Contratos Públicos (CCP) Anteprojeto de revisão e posicionamento da Ordem dos Engenheiros Salomé Moreira Anteprojeto do Código dos Contratos Públicos (CCP) 9.ª Alteração ao CCP Foram alterados

Leia mais

GUIA PRÁTICO Aquisição de Bens e Serviços ajuste directo (com consulta a duas ou mais empresas) AJUSTE DIRECTO

GUIA PRÁTICO Aquisição de Bens e Serviços ajuste directo (com consulta a duas ou mais empresas) AJUSTE DIRECTO 1. CONSULTA A DUAS OU MAIS ENTIDADES 1.1 - Diagrama com as fases do procedimento AJUSTE DIRECTO 1ª FASE Despacho Informação Escolha do procedimento 2ª FASE Ofício convite Mínimo duas empresas Anexo: caderno

Leia mais

Formação de funcionários administrativos dos centros do IST

Formação de funcionários administrativos dos centros do IST Formação de funcionários administrativos dos centros do IST Iria Fernandes Rogério Colaço Lisboa, 26 de Fevereiro de 2014 Anfiteatro PA3 Procedimento em que a entidade adjudicante convida diretamente uma

Leia mais

XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Torres Vedras. 1 a 4 de Outubro de Vortal Todos os direitos reservados

XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Torres Vedras. 1 a 4 de Outubro de Vortal Todos os direitos reservados XXVIII Colóquio Nacional da ATAM Torres Vedras 1 a 4 de Outubro de 2008 Enquadramento Legal Código dos Contratos Públicos (CCP) + DL 18/2008 de 28 de Janeiro + Declaração de Rectificação n.º18-a/2008 de

Leia mais

I DIÁLOGO ENTRE AS INDÚSTRIAS DE DEFESA DE PORTUGAL E DO BRASIL. Porto, 9 e 10 de fevereiro de 2017

I DIÁLOGO ENTRE AS INDÚSTRIAS DE DEFESA DE PORTUGAL E DO BRASIL. Porto, 9 e 10 de fevereiro de 2017 I DIÁLOGO ENTRE AS INDÚSTRIAS DE DEFESA DE PORTUGAL E DO BRASIL Porto, 9 e 10 de fevereiro de 2017 Quadro legal da Contratação Pública nos domínios da Defesa e da Segurança Decreto-Lei n.º 104/2011, de

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A REALIZAÇÃO DE TRANSPORTE DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E INTERNAMENTO CONCURSO PÚBLICO N.º 190018/16 1 Programa de Concurso

Leia mais

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do nº 1 do artigo 20º do Código de contratação Pública, aprovado pelo DL nº 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação doravante designado por CCP) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA (aplicável apenas aos contratos celebrados na sequência de procedimentos iniciados a partir do dia 01.01.2018) I. Elementos do projeto Designação

Leia mais

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 5 de novembro de Ana Luísa Nunes

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 5 de novembro de Ana Luísa Nunes 5 de novembro de 2015 Ana Luísa Nunes A LEGISLAÇÃO EM MATÉRIA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA O NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO TEM SUBACENTE: A ADUDICAÇÃO DAS MELHORES PROPOSTAS QUE O MERCADO PODE OFERECER? OU DE PROPOSTAS

Leia mais

Código dos Contratos Públicos. VORTAL Connecting business

Código dos Contratos Públicos. VORTAL Connecting business Código dos Contratos Públicos A experiência de contratação electrónica na Câmara Municipal de Águeda Jorge Macara jorge.macara@vortal.pt VORTAL Connecting business O Desafio A utilização de meios electrónicos

Leia mais

Diretiva n.º 2014/23/UE Diretiva n.º 2014/24/UE Diretiva n.º 2014/25/UE

Diretiva n.º 2014/23/UE Diretiva n.º 2014/24/UE Diretiva n.º 2014/25/UE O Código dos Contratos Públicos, aprovado em 2008, sofre uma grande alteração em 2017, tendo por base a necessidade de transpor 3 Diretivas Europeias de Contratação Pública: Diretiva n.º 2014/23/UE Diretiva

Leia mais

Consulta Pública para formação de Acordo Quadro para prestação de serviços médicos Lisboa, 14 de março de 2015

Consulta Pública para formação de Acordo Quadro para prestação de serviços médicos Lisboa, 14 de março de 2015 Consulta Pública para formação de Acordo Quadro para prestação de serviços médicos Lisboa, 14 de março de 2015 Os nossos valores Os nossos princípios Índice Os nossos valores; Os nossos princípios; Consulta

Leia mais

AJUSTE DIRECTO CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO:

AJUSTE DIRECTO CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO: AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código de Contratação Pública doravante designada por CCP, aprovado pelo D.L. n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO

Leia mais

GESTÃO ECONÓMICO - FINANCEIRO APROVISIONAMENTO

GESTÃO ECONÓMICO - FINANCEIRO APROVISIONAMENTO 1. OBJETIVO Estabelecer o fluxograma da atividade de Aprovisionamento. 2. ÂMBITO Aplica-se à atividade de Aprovisionamento de bens, serviços e empreitadas do IPVC 3. MODO DE PROCEDER 3.1 FLUXOGRAMA - PSN

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DO JOELHO CONCURSO PÚBLICO N.º 120016/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente programa, os seguintes

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, TELERRADIOLOGIA CONCURSO PÚBLICO N.º 190006/17 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Peças Concursais Pedro Vaz Paulo 1. LEGISLAÇÃO DIPLOMAS - Decreto-lei n.º 18/2008 e 278/2009 Código dos Contratos Públicos. - Portaria n.º 701-H/2008 de 29 de Julho. A portaria

Leia mais

ANEXO 2 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 FICHA DE VERIFICAÇÃO - BENEFICIÁRIO

ANEXO 2 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 FICHA DE VERIFICAÇÃO - BENEFICIÁRIO 1 ANEXO 2 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 FICHA DE VERIFICAÇÃO - BENEFICIÁRIO A PREENCHER PELO BENEFICIÁRIO PARA CADA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA O Beneficiário confirma que na informação abaixo

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.º /16

PROGRAMA DO CONCURSO CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.º /16 PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A REALIZAÇÃO DE MEIOS COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA (MCDT) DE NEUROLOGIA, AO EXTERIOR CONCURSO PÚBLICO N.º

Leia mais

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO: AJUSTE DIRECTO

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO: AJUSTE DIRECTO AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código de contratação Pública, aprovado pelo D.L. n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação doravante designado por CCP) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO

Leia mais

RFI (request for information) para celebração de Acordo Quadro de Serviços Cloud na saúde. 09 de novembro de 2016 RFI 01/2016

RFI (request for information) para celebração de Acordo Quadro de Serviços Cloud na saúde. 09 de novembro de 2016 RFI 01/2016 RFI (request for information) para celebração de Acordo Quadro de Serviços Cloud na saúde 09 de novembro de 2016 RFI 01/2016 10/11/2016 Objetivos da RFI A SPMS, EPE pretende com a presente RFI: Envolver

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 Conteúdo Cláusula 1ª - Objeto do Contrato... 3 Cláusula 2ª Contrato... 3 Cláusula 3ª - Prazo...

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DA ANCA E PRÓTESES BIPOLARES CONCURSO PÚBLICO N.º /16

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DA ANCA E PRÓTESES BIPOLARES CONCURSO PÚBLICO N.º /16 PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DA ANCA E PRÓTESES BIPOLARES CONCURSO PÚBLICO N.º 120015/16 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

ACORDOS QUADRO E CENTRAIS DE COMPRA. NO CONTEXTO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artur Trindade Mimoso

ACORDOS QUADRO E CENTRAIS DE COMPRA. NO CONTEXTO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artur Trindade Mimoso ACORDOS QUADRO E CENTRAIS DE COMPRA NO CONTEXTO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artur Trindade Mimoso 23 e MUDANÇA! 1. ACORDOS QUADRO 2. CALL OFF 3. SISTEMA NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS 4. CRISTALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A REALIZAÇÃO DE TRANSPORTE INTER - HOSPITAIS CONCURSO PÚBLICO N.º 190052/16 1 Programa de Concurso SECÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade. Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto

Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade. Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto 14-03-2016 Procedimento pré-contratual Previsto no Código dos Contratos Públicos (CCP) concebido como

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS 5834-(6) Diário da República, 1.ª série N.º 209 30 de outubro de 2017 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Secretaria-Geral Declaração de Retificação n.º 36-A/2017 Nos termos das disposições da alínea

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS HOLTER IMPLANTÁVEL CONCURSO PÚBLICO N.º 120022/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

PARA ALUGUER DE EQUIPAMENTO

PARA ALUGUER DE EQUIPAMENTO Anúncio Procedimento n.º P05/2012 PARA ALUGUER DE EQUIPAMENTO 1 ANUNCIO ANUNCIO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA ALUGUER DE EQUIPAMENTO Artigo 1º Designação do contrato a celebrar -------------------------------------------------------------------------------4

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES

CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES Página 1 de 8 PROGRAMA DE CONCURSO ÍNDICE Artigo 1.º - objeto do concurso Artigo

Leia mais

Contratação Pública. Pressupostos: Concurso Público: Bens ou Serviços < Ajuste Directo: Bens ou Serviços < Outros contratos <150.

Contratação Pública. Pressupostos: Concurso Público: Bens ou Serviços < Ajuste Directo: Bens ou Serviços < Outros contratos <150. Contratação Pública O IGFSE considerou a CVP como entidade adjudicante, uma vez que reúne cumulativamente os dois requisitos da alínea a) do n.º 2 do artigo 2º do Código Contratos Públicos (CCP), isto

Leia mais

Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública. Programa do Concurso

Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública. Programa do Concurso Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública Programa do Concurso ANCP Novembro de 2008 Índice Artigo 1.º Objecto do concurso... 3 Artigo 2.º Entidade pública contratante...

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 01/2017 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM MOTORISTA

CONCURSO PÚBLICO 01/2017 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM MOTORISTA CONCURSO PÚBLICO 01/2017 AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM MOTORISTA PROGRAMA DO CONCURSO Agosto de 2017 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Identificação do Concurso O presente

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE INTERNET E ALUGUER DE CIRCUITOS PONTO A PONTO EM FIBRA ÓTICA PARA O MUNICÍPIO DE PORTIMÃO MUNICÍPIO DE PORTIMÃO Março

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS HOLTER IMPLANTÁVEL CONCURSO PÚBLICO N.º 120047/18 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

Caderno de Encargos. Ajuste Direto n.º 39/2016. Aquisição de serviços para Assessoria Jurídica

Caderno de Encargos. Ajuste Direto n.º 39/2016. Aquisição de serviços para Assessoria Jurídica Caderno de Encargos Ajuste Direto n.º 39/2016 Aquisição de serviços para Assessoria Jurídica Abril de 2016 ÍNDICE CADERNO DE ENCARGOS Página Parte I - Cláusulas Jurídicas Art.º 1.º - Objeto......... 2

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA I. Elementos do projeto Código Operação Beneficiário II. Enquadramento Entidade adjudicante Contratos subsidiados Contratos excluídos Contratação

Leia mais

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo D.L. n.º 18/2008, de 29 de janeiro) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO SERVIÇOS CONTRATAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS TESTE PARA TIPIFICAÇÃO DO VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO CONCURSO PÚBLICO N.º 120028/15 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito

Leia mais

PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE Anúncio Ajuste Directo n.º 017/2011 PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE Formação 1 ANUNCIO ANUNCIO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FORMAÇÃO Artigo 1º Designação do contrato a

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO FORNECEDOR/ PRESTADOR DE SERVIÇOS/ EMPREITEIRO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO FORNECEDOR/ PRESTADOR DE SERVIÇOS/ EMPREITEIRO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO FORNECEDOR/ PRESTADOR DE SERVIÇOS/ EMPREITEIRO A relação com os Fornecedores tem um peso cada vez mais importante no sucesso de uma Organização, pelo que, sendo

Leia mais

Relatório de auditoria

Relatório de auditoria gabinete de auditoria interna Relatório de auditoria contratação pública ajuste direto n.º1 >2014 Página1 Índice A. SUMÁRIO EXECUTIVO... 2 1. NOTA PRÉVIA... 2 2. CONCLUSÕES DE AUDITORIA... 3 3. CONTRADITÓRIO...

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013 Por alteração da Orientação de Gestão da Orientação de Gestão n. º 1/2012 (06-01-2012), n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS - ORTOPEDIA ENCAVILHAMENTO CONCURSO PÚBLICO N.º 120024/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito

Leia mais

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS. Manual de Utilização Concurso de Conceção Comprador Plataforma BizGov Junho 2012

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS. Manual de Utilização Concurso de Conceção Comprador Plataforma BizGov Junho 2012 ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS 2012 Comprador Plataforma BizGov Junho 2012 Índice 1. Introdução 2. Criação do Procedimento 3. Criação de Procedimento Trabalhos de Concepção 4. Geração de

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS UTILIZADOS NAS TÉCNICAS ADJUVANTES DE AVALIAÇÃO DA PLACA, À CONSIGNAÇÃO CONCURSO PÚBLICO N.º 120005/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES

Leia mais

1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA ENTIDADE ENQUANTO ENTIDADE ADJUDICANTE

1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA ENTIDADE ENQUANTO ENTIDADE ADJUDICANTE - A PREENCHER POR CADA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO Salvo indicação em contrário, os artigos mencionados constam do Código dos Contratos Públicos 1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA ENTIDADE ENQUANTO ENTIDADE

Leia mais

NORMA DE GESTÃO Nº 1 (REVISTA EM ABRIL 2018)

NORMA DE GESTÃO Nº 1 (REVISTA EM ABRIL 2018) NORMA DE GESTÃO Nº 1 (REVISTA EM ABRIL 2018) REGRAS APLICÁVEIS ÀS ENTIDADES BENEFICIÁRIAS DO POSEUR DE NATUREZA PRIVADA, NÃO ABRANGIDAS PELOS ARTIGOS 2º, Nº 2, 7º, E 275º DO CCP, EM MATÉRIA DE PROCEDIMENTOS

Leia mais

Guião de auditoria (Instrução n.º 5/2016) Contratação pública de bens e/ou serviços

Guião de auditoria (Instrução n.º 5/2016) Contratação pública de bens e/ou serviços Guião de auditoria (Instrução n.º 5/2016) Contratação pública de bens e/ou serviços Novembro de 2016 ÍNDICE A. Introdução... 3 B. Estrutura do relatório... 3 Contratação pública de bens e/ou serviços GCCI

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO PVE. (Artigo 2.º n.º2, do Decreto-Lei n. 170/2008, de 26 de agosto)

CONTRATO DE ADESÃO PVE. (Artigo 2.º n.º2, do Decreto-Lei n. 170/2008, de 26 de agosto) CONTRATO DE ADESÃO PVE (Artigo 2.º n.º2, do Decreto-Lei n. 170/2008, de 26 de agosto) Entre: Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. com sede em Alfragide, na Av. Leite de Vasconcelos,

Leia mais

As Novas Directivas sobre Contratos Públicos

As Novas Directivas sobre Contratos Públicos As Novas Directivas sobre Contratos Públicos Paulo Silva Comissão Europeia Direcção Geral do Mercado Interno e Serviços Lisboa, 20 de Novembro de 2006 1 Panorâmica Geral Dimensão Europeia da Contratação

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS CATETER BALÃO DE ANGIOPLASTIA CONCURSO PÚBLICO N.º 120006/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições

Leia mais

Ficha Técnica. Data de edição: 27 de Janeiro de 2011

Ficha Técnica. Data de edição: 27 de Janeiro de 2011 RELATÓRIO SÍNTESE DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL 2010 2 Ficha Técnica Título: Contratação Pública em Portugal Relatório Síntese 2010 Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P. Av. Júlio Dinis,

Leia mais

Consulta Pública 2/2015

Consulta Pública 2/2015 Consulta Pública 2/2015 Acordo-Quadro para o fornecimento de gás natural em regime de mercado livre, em Portugal Continental abril 2015 2015 espap Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública,

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS SACOS DE POLIETILENO CONCURSO PÚBLICO N.º 140014/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente programa, os seguintes

Leia mais

Aquisição de Serviço de Fornecimento de Gasóleo Rodoviário e Gasolina sem Chumbo 95

Aquisição de Serviço de Fornecimento de Gasóleo Rodoviário e Gasolina sem Chumbo 95 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS Ajuste direto nº 01/2016 Aquisição de Serviço de Fornecimento de Gasóleo Rodoviário e Gasolina sem Chumbo 95 Data: Loulé, 21 de janeiro de 2016 Assunto: Convite para

Leia mais

Decr t e o L i e 18/ de Janeiro

Decr t e o L i e 18/ de Janeiro Decreto Lei Li 18/2008 8 29 de Janeiro ANNUNTIO VOBIS. GAUDIUM MAGNUM HABEMUS CODEX 2 Objectivos do Novo Regime Estabelecer a disciplina aplicável à contratação pública Estabelecer regime substantivo/procedimental

Leia mais

Auto-avaliação em contratação pública

Auto-avaliação em contratação pública Auto-avaliação em contratação pública I. ENQUADRAMENTO Princípios da contratação pública À contratação pública, enquanto procedimento administrativo, é aplicável a generalidade dos princípios da atividade

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 Por alteração da Orientação de Gestão n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS ASSOCIADAS À CONTRATAÇÃO PÚBLICA A APLICAR PELA AUTORIDADE

Leia mais

Código dos Contratos Públicos

Código dos Contratos Públicos DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código dos Contratos Públicos 2018 10ª Edição Atualização nº 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A.

Leia mais

Programa do concurso

Programa do concurso Processo de Aquisição nº 16R00008 Data: 05-12-2016 Programa do concurso Universidade de Coimbra Administração Serviço de Gestão Financeira (SGF) Divisão de Compras e Aprovisionamento (DCA) Tel.: +351 239

Leia mais

LOCAÇÃO FINANCEIRA (LEASING) PARA AQUISIÇÃO DE VEICULO PESADO DE PASSAGEIROS - 36/16_L

LOCAÇÃO FINANCEIRA (LEASING) PARA AQUISIÇÃO DE VEICULO PESADO DE PASSAGEIROS - 36/16_L MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA LOCAÇÃO FINANCEIRA (LEASING) PARA AQUISIÇÃO DE VEICULO PESADO DE PASSAGEIROS - 36/16_L Concurso Público, alínea b) do n.º1 do artigo 20.º do CCP Índice Identificação do Procedimento...

Leia mais

INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P.

INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. Concurso Público PROGRAMA DE CONCURSO AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DESTINADOS AO DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA E DEMAIS FUNCIONALIDADES

Leia mais

Consulta Pública 2/2016

Consulta Pública 2/2016 Consulta Pública 2/2016 Acordo-Quadro para o fornecimento de combustíveis rodoviários Março 2016 2016 espap Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. Direitos reservados. Índice 01.

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2015 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2015 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2015 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA Conteúdo Cláusula 1ª - Objeto do Contrato... 3 Cláusula 2ª - Contrato... 3 Cláusula 3ª - Prazo... 3 Cláusula 4ª Obrigações

Leia mais

Gestão de Aquisições Manual de Procedimentos

Gestão de Aquisições Manual de Procedimentos Gestão de Aquisições Manual de Procedimentos Junho 2016 Gestão de Aquisições Manual de Procedimentos. Página 1 de 66 Histórico do Documento Versão Data Descrição Autor Aprovação 0.1 28.03.2013 Versão preliminar

Leia mais

MUNICIPIO DE BRAGANÇA CÂMARA MUNICIPAL CONVITE. Consulta Prévia

MUNICIPIO DE BRAGANÇA CÂMARA MUNICIPAL CONVITE. Consulta Prévia CONVITE Consulta Prévia Tendo em conta a Aquisição de envelopes e papel para o ano de 2018 convida-se essa empresa a apresentar uma proposta de acordo com as especificações constantes do "caderno de encargos",

Leia mais

Referência: AEN2ABT N.º 08/2014 CADERNO DE ENCARGOS

Referência: AEN2ABT N.º 08/2014 CADERNO DE ENCARGOS Referência: AEN2ABT N.º 08/2014 CADERNO DE ENCARGOS Aquisição de Serviços de Transporte Escolar em Táxi para a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes e Escola Básica António Torrado do Agrupamento

Leia mais

Feira Viva Cultura e Desporto, EEM

Feira Viva Cultura e Desporto, EEM Concurso Público Caderno de Encargos Feira Viva Cultura e Desporto, EEM 1/6 CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO PARA ADJUDICAÇÃO DA CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO BAR/ESPLANADA DO PAVILHÃO MUNICIPAL DA LAVANDEIRA

Leia mais

PROPOSTA Nº2: Adotar o modelo de avaliação em procedimentos por convite desde que se convide mais de um operador económico

PROPOSTA Nº2: Adotar o modelo de avaliação em procedimentos por convite desde que se convide mais de um operador económico AS 10 PROPOSTAS DA APMEP DE ALTERAÇÃO DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS VISANDO O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E A CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL DE PORTUGAL 1. METODOLOGIA VERSÃO FINAL, 7 DE OUTUBRO

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE REAGENTES PARA ÁREA DE HEMATOLOGIA/HEMÓSTASE, COM COLOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E CONSUMÍVEIS CONCURSO N.º 110004/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES

Leia mais

Referência: CPCP/422/ Transportes especiais

Referência: CPCP/422/ Transportes especiais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Escola Básica e Secundária Vale Tamel www.aevt.pt Tel. 253808170 CONVITE Referência: CPCP/422/082018 Transportes especiais RESUMO Aquisição de serviços de transporte,

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO Página 1 de 9 Concurso público urgente para prestação de serviços de apoio à educação nos estabelecimentos de educação e ensino do préescolar e 1º CEB do Município de Condeixa-a-Nova Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA A CONCESSÃO DA GESTÃO DO PARQUE GERAÇÕES S. JOÃO DO ESTORIL NO CONCELHO DE CASCAIS PROGRAMA DE CONCURSO Proc. N.º8/CON/DCOP/2014 ÍNDICE 1 - IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO 2 - ENTIDADE

Leia mais

Os novos desafios das compras públicas: Evoluir na mudança

Os novos desafios das compras públicas: Evoluir na mudança Os novos desafios das compras públicas: Evoluir na mudança João Amaral e Almeida 1 Slogan do Tribunal de Contas: 2 Saber gastar bem / Saber comprar bem Isto é, saber gastar eficientemente, adquirindo os

Leia mais