Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016"

Transcrição

1 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 7º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos a serem desenvolvidos no próximo semestre. Matéria a ser estudada (conteúdo): Livro Capítulo Assunto Páginas Exercícios 1 2 Características dos seres vivos 13 à 25 Todos 1 4 Biodiversidade e classificação dos seres vivos - Vírus e bactérias 39 à 64 Todos 1 5 Reino Protoctista 67 à 75 Pag 70, ex 1,2 3 Pag 75, ex 1,2 Pag 81, ex 1,2,3 Pag 84, ex 4 Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as videoaulas dos assuntos indicados. Avaliação: O conteúdo descrito acima será avaliado por meio de: 1 PROVA com 10 (dez) questões dissertativas (valor: 8,0) 1 LISTA DE EXERCÍCIOS (valor: 2,0) Como e quando entregar a lista de exercícios: A lista de exercício deverá ser feita em folha de fichário e identificada com nome, número, série, matéria e professor. Deverá ser entregue para a orientadora da sua unidade até o dia 09/08/2016.

2 LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR Capítulo 2: 01) Uma das características de classificação dos seres vivos é a presença de célula. O que diz a teoria celular proposta por Schleiden e Schwann? 02) Além da presença de célula, dê outras 3 características encontradas em todos os seres vivos. 03) Os indivíduos são classificados quanto ao número de células. Determine se os organismos abaixo são uni, pluri ou acelulares. a) Bactérias: b) Lombriga: c) Pinheiro: d) Leão: e) Musgo: f) Vírus g) Protozoários: h) Dinoflagelados: i) Água-viva: j) Arqueobactéria: 04) Os seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. a) Desenhe uma célula procarionte e dê a legenda. b) Desenhe uma célula eucarionte com as 3 partes básicas e dê a legenda. 05) Complete o quadro abaixo indicando as estruturas celulares exclusivas de cada tipo de célula. Célula animal Célula vegetal 06) Em relação à nutrição, os seres vivos podem ser autótrofos ou heterótrofos. Explique esses dois termos. 07) Agora, classifique os indivíduos abaixo quanto à forma de nutrição. a) Bactéria: b) Alga: c) Protozoário: d) Mofo: e) Girafa: f) Samambaia:

3 g) Cogumelo: h) Urso: i) Mosquito: j) Musgo: Plano de Recuperação Semestral 08) Para perpetuar a espécie todos os seres vivos precisam se reproduzir. Complete o quadro com as vantagens e desvantagens de cada tipo de reprodução. Assexuada Sexuada Vantagens Desvantagens Vantagens Desvantagens 09) O que é metabolismo? Dê um exemplo. 10) Segundo a biologia, todos os seres vivos são capazes de evoluir ao longo do tempo. Dois estudiosos ficaram conhecidos nesse assunto: Lamarck e Darwin. Qual das duas teorias é a mais aceita atualmente? Explique-a. 11) Determine se as afirmações a seguir referem-se as ideias de Lamarck ou Darwin. a) Os peixes de regiões profundas são cegos, pois durante a vida os olhos atrofiaram devido ao pouco uso. b) Bactérias que entram em contato com antibióticos ganham resistência. c) A poluição em Manchester provocou a morte de mariposas brancas e o aumento de mariposas pretas que conseguiam se camuflar. d) As plantas que possuíam capacidade de perder menos água foram capazes de sobreviver nos desertos. 12) O que significa dizer que um ser vivo apresenta irritabilidade? Dê um exemplo. Capítulo 4: 13) Segundo o conceito biológico, como podemos definir espécie? 14) Escreve em ordem decrescente as sete categorias taxonômicas de classificação propostas por Whittaker. 15) Se dois indivíduos são da mesma ordem, quais outras categorias obrigatoriamente eles tem em comum? 16) Os nomes científicos devem seguir uma série de regras criadas por Lineu para facilitar a comunicação na comunidade científica. Escreva os nomes abaixo de acordo com essas regras.

4 a) Abelha: APIS MELIFERA: b) Barata: SUPELLA LONGIPALPA: c) Camelo: STRUTHIO CAMELUS: d) Cachorro: CANIS FAMILIARIS: e) Gato: FELIS CATUS: 17) Atualmente, temos cinco reinos que agrupam todos os seres vivos da Terra. Classifique cada ser vivo abaixo no seu reino corretamente. a) Águia: b) Bolor: c) Jacaré: d) Bactéria: e) Alga verde: f) Pinheiro: g) Ameba: h) Arqueobactéria: i) Levedura: j) Grama: k) Pulga: 18) Os vírus não são classificados em nenhum reino, pois não há um consenso entre a comunidade científica se eles são vivos ou não. Complete o quadro abaixo com características de seres vivos e de não vivos que os vírus possuem. CARACTERÍSTICAS DE SER VIVO CARACTERÍSTICAS DE SER NÃO VIVO 19) Os vírus podem ter vários formatos, mas todos são formados por uma estrutura comum. Desenhe um vírus completo (com capsídeo) e dê a legenda de suas partes. 20) A gripe é uma das doenças mais comuns no mundo devido à fácil disseminação do vírus causador. a) Como a gripe é transmitida? b) Quais são os seus principais sintomas? Dê no mínimo 3 sintomas. c) Porque lavar corretamente as mãos é uma forma eficaz de combater a gripe?

5 21) Há alguns anos o Brasil tem sofrido com os casos de dengue que só crescem ao longo do tempo. Quais atitudes as pessoas podem adotar no dia-a-dia que dificulta a proliferação do mosquito transmissor da dengue? 22) O Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela porém essa doença já está bem controlada no Brasil. a) Qual medida profilática ajudou no combate à febre amarela? b) Quais são os principais sintomas dessa doença? 23) Por muitos anos o Zé Gotinha fez parte da campanha de vacinação contra a poliomielite, uma doença muito perigosa que pode causar a morte do indivíduo. Nos últimos anos, essa campanha foi modificada, pois houve uma alteração na forma da vacina, que passou de gotas para injetável. a) Qual é a forma de transmissão dessa doença? b) Quais são os seus principais sintomas? 24) O sarampo é uma doença que geralmente ataca crianças, porém pode se manifestar em adultos também. Uma grande preocupação é com as mulheres grávidas, pois o vírus pode passar para o feto através da placenta. O que pode ocorrer com o feto se ele pegar sarampo? 25) A Aids é uma doença muito perigosa que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Sobre ela, responda: a) Como é chamado o vírus causador da Aids? b) Quais células do corpo esse vírus infecta? c) Quais são os sintomas após 4 semanas de infecção? d) Quais são as formas de transmissão da Aids? e) Como ela pode ser evitada? 26) O Reino Monera é considerado o reino mais simples de todos, contendo os seres mais primitivos do planeta. a) Complete o quadro com as informações sobre o Reino Monera. REPRESENTANTES TIPO DE CÉLULA QUANTIDADE DE FORMA DE NUTRIÇÃO CÉLULA

6 b) Desenhe os quatro tipos de bactérias. c) A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição. Faça um desenho esquemático dessa reprodução e coloque as legendas de cada etapa. BACILOS COCOS ESPIRILOS VIBRÕES 28) As bactérias podem ser benéficas ou maléficas. Dê três benefícios das bactérias. 29) Algumas bactérias são causadoras de doenças. Complete o quadro abaixo com as informações que estão faltando. NOME DA DOENÇA TRANSMISSÃO SINTOMAS PROFILAXIA tuberculose água ou alimentos crus contaminados contato com água de enchentes contaminada pela urina de ratos febre alta, dor de cabeça e dor muscular tétano vacina anti-tetânica

7 Meningite lesões na pele e perda da sensibilidade no local afetado inalação de gotículas de saliva e secreções nasais vacina pentavalente Capítulo 5 - Reino Protoctista 30) O Reino Protoctista engloba dois tipos diferentes de seres vivos, as algas e os protozoários. Complete o quadro com as informações pedidas. ALGAS PROTOZOÁRIOS TIPO DE CÉLULA QUANTIDADE DE CÉLULA FORMA DE NUTRIÇÃO PRESENÇA DE PAREDE CELULAR? 31) Faça a correta relação entre as colunas. A Rodofíecas ( ) São algas pluricelulares e de coloração dourada. B Feofíceas ( ) Podem ser uni ou pluricelulares e são verdes. C Dinoflagelados ( ) São unicelulares e podem provocar a maré vermelha. D Clorofíceas ( ) São pluricelulares e de coloração marrom. E Diatomáceas ( ) São unicelulares e de coloração verde. F Crisofíceas ( ) Apresentam carapaça e possuem a cor dourada.

8 G Euglenoides ( ) São pluricelulares e de coloração vermelha. 32) O que é a maré vermelha? Como ela ocorre? 33) O que é o diatomito? O que pode ser fabricado com ele? 34) Algumas algas pluricelulares podem ser usadas na alimentação. Dê 3 exemplos de alimentos feitos com algas. 4 35) Os protozoários são classificados de acordo com a sua estrutura de locomoção. Identifique os tipos de protozoários abaixo. 36) A doença de Chagas provoca, no seu estágio mais avançado, inchaço de alguns órgãos, como o coração e o fígado. a) Qual é a forma de transmissão dessa doença? b) Quais medidas de prevenção devemos adotar para evitar essa doença? 37) A leishmaniose tegumentar é o tipo de leishmaniose mais comum no Brasil. a) Qual é a sua forma de transmissão? b) Quais são os seus principais sintomas? 38) Amebíase e giardíase são doenças muito parecidas, tanto nos sintomas, como na forma de contágio. Sobre elas responda: a) Qual é a forma de contágio? b) Quais são os principais sintomas? 39) A malária é uma doença presente em quase todas as regiões de clima tropical e subtropical, estando também no Brasil. Isso se deve principalmente ao seu agente vetor. a) Quem é o agente vetor da malária? b) Qual é o sintoma mais característico dessa doença? 40) A toxoplasmose é uma doença geralmente relacionada aos gatos. Como os gatos podem transmitir essa doença para o ambiente? Como esse protozoário atinge o ser humano?

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina com base em culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COLÉGIO PEDRO II CSCII CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2017 DISCIPLINA: CIÊNCIAS CERTIFICAÇÃO: 1ª X 2ª 3ª COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Solos: formação / composição / tipos

Leia mais

Características gerais:

Características gerais: Os Vírus Características gerais: São organismos acelulares; São parasitas intracelulares obrigatórios; Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular; Seu material

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília

Aulas Multimídias Santa Cecília Aulas Multimídias Santa Cecília Prof. Marcôncio Reino Fungi (Fungos) Características: São heterótrofos. Podem ser unicelulares e pluricelulares. São eucariontes. Condições para um fungo germinar: Pouca

Leia mais

Redi teria chegado às mesmas conclusões caso usasse apenas frascos abertos ou frascos fechados? Explique. R.:

Redi teria chegado às mesmas conclusões caso usasse apenas frascos abertos ou frascos fechados? Explique. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Em seu experimento, Redi utilizou

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências Quantos reinos de seres vivos há na natureza? Essa pergunta já

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º ÿ 7º ÿ 8º ÿ 9º Rochas: Origem e características dos tipos de rochas e ciclo das rochas; Usos e aplicações das rochas pela humanidade; Fósseis: formação, importância

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:7º Ano Nº

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:7º Ano Nº LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:7º Ano Nº Disciplina : Ciências Professora : Íris Data : 01/08/2011 1. Observe a filogenia abaixo: a) As 3 espécies possuem um ancestral comum? b) Entre

Leia mais

OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68)

OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68) OS VÍRUS E A NOSSA SAÚDE PROFESSOR: NIXON REIS 7º ANO CAP. 6 (PÁG. 68) COMO SÃO OS VÍRUS (PÁG. 69) SERES ACELULARES ( NÃO SÃO FORMADOS POR CELULAS); SEM METABOLISMO PRÓPRIO (PRECISAM ESTÁ EM UMA CÉLULA

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Classificação dos Seres Vivos

Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Uma obra em eterna construção Dois reinos ou mais? A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Metazoa Protista Metaphyta Protista

Leia mais

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner Uma obra em eterna construção A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Protista Metazoa Protista

Leia mais

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos A descoberta do Vírus pág. 45 Em 1892, o cientista russo Dimitri Ivanovski descobriu que existia algo menor do que uma bactéria atacando as folhas do tabaco.

Leia mais

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner Uma obra em eterna construção Dois reinos ou mais? A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Protista

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

Protistas. Thiago Lins do Nascimento

Protistas. Thiago Lins do Nascimento Protistas 1 Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com Protistas: Características Gerais São seres eucariontes. Os protistas são compostos pelas algas e protozoários. Apresentam muita diversidade

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I Aluno: 1- A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS Caracterização geral Constituídos por células verdadeiras, com citoplasma e núcleo diferenciado (eucariontes). Formados por uma ou várias células mas sem formar tecidos

Leia mais

Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre

Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre 7 O ANO EF CIÊNCIAS RECUPERAÇÃO Thiago Judice Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre Questão 1 Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de

Leia mais

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,

Leia mais

1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo.

1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo. 1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo. 2) Quais são as vantagens para a comunidade científica, em adotar a nomenclatura desenvolvida por Lineu? 3) Qual foi a categoria

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES Algas produtor primário no ecossistema aquático Algas Moneras procariontes cianobactérias Algas Protistas - eucariontes uni ou multicelulares exemplo as clorofíceas

Leia mais

Ciências/15 7º ano Turma:

Ciências/15 7º ano Turma: Ciências/15 7º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 7ºcie301r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 7 ANO 1º trimestre O que estudamos no primeiro trimestre? No primeiro trimestre estudamos as

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS TAXONOMIA CLASSIFICAR Dividir em grupos ou classes que possuam características parecidas. Determinar a classe de alguma coisa dentro de determinado grupo ou conjunto. Ordenar.

Leia mais

O que é um ser vivo? Teoria Celular: seres vivos definidos como possuindo células

O que é um ser vivo? Teoria Celular: seres vivos definidos como possuindo células O que é um ser vivo? Definição de Ser Vivo Teoria Celular: seres vivos definidos como possuindo células http://www.aquaflux.com.br/arquivos_site/imagens_art igos/20111122018336040225.jpg http://1.bp.blogspot.com/-

Leia mais

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS PROTOZOÁRIOS E ALGAS Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; 1 2 Locomoção por meio de pseudópodes; Vida livre ou parasitas; Vacúolo pulsátil

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 07/04/18 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos

Leia mais

Edital de Recuperação de Ciências 1º Semestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos desta recuperação

Edital de Recuperação de Ciências 1º Semestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos desta recuperação Edital de Recuperação de Ciências 1º Semestre - 2019 Nome: nº 7 o Ano Disciplina: Professores: Amanda e Marco INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Conteúdos desta recuperação 1) UNIDADE 1 - OS

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS REINO PROTISA ALGAS Características Gerais As algas são constituídas por diversos tipos, cores, formas e tamanhos. É importante destacar que nem todas as algas possuem parentesco evolutivo com as plantas.

Leia mais

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas 1 Algas e protozoários 2 Algas Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos clorofila; Plastídeos - pigmentos Mar, água doce, terra úmida; Associadas aos fungos, animais e plantas.

Leia mais

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Algas Cloroplastos clorofila a, b ou c; Plastídeos pigmentos; Mar, água doce, terra úmida; Grupo polifilético;

Leia mais

Vírus. Profa: : Jéssica Macedo 2019

Vírus. Profa: : Jéssica Macedo 2019 Vírus Profa: : Jéssica Macedo 2019 Um pouco da história dos vírus - Na Idade Média, julgava-se que a gripe era causada por influência dos astros, motivo pelo qual foi chamada de influenza. - No final do

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Muitos pensam que apenas provocamos doenças, o que não é verdade! Somos organismos unicelulares e procariontes! Podemos ser encontrados em uma

Leia mais

Estudante: Ano/Turma: 7º

Estudante: Ano/Turma: 7º Estudante: Ano/Turma: 7º Educador: Marcela Salgado Ensino Fundamental II ATIVIDADE COMPLEMENTAR C.Curricular: Ciências Data: Questão 1 Sobre o assunto de células responda: a) Indique a função e/ou as características

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes

Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes 1. (FUVEST) Determinada planta do cerrado abriga formigas, cigarrinhas, predadores e parasitas

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte II Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários eucariontes, unicelulares e heterótrofos

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Vírus e Bactérias. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Vírus e Bactérias. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Vírus e Bactérias Prof. Daniele Duó Vírus - São seres simples, formados basicamente por uma capsula proteica (capsídeo) envolvendo o material genético. - Capsídeo +

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

Vírus e Microrganismos

Vírus e Microrganismos Vírus e Microrganismos Prof. Leonardo F. Stahnke Vírus (não vivos) Exemplos: gripe, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, ebola, catapora, caxumba, sarampo, poliomielite, raiva, rubéola, hepatite,

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. A partir da leitura da reportagem a cima, responsa as seguintes questões: a) De acordo com o texto, existem pessoas que acreditam que os fungos fazem

Leia mais

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha Cap. 4 Protoctistas e fungos 7 Ano - Profa. Lucinha Protoctista Características gerais São seres: - eucariontes (têm membrana nuclear) - Uni ou multicelulares (têm várias células) - Heterótrofos ou autótrofos

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: / /2013 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 90 pontos MATUTINO: Orientações

Leia mais

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença A febre amarela vem preocupando a sociedade brasileira. O número de casos no Brasil é o maior desde 1980. A OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 7.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 7.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 7.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 7ª ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 7ª ANO REC. 1 SEM HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes?

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Algas Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: Cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas pro/uni/autó); Reino Protista exclusivamente

Leia mais

Microbiologia de Alimentos

Microbiologia de Alimentos Microbiologia de Alimentos 1) Introdução à Microbiologia de Alimentos A Microbiologia de Alimentos é um ramo da biologia que estuda os microrganismos e suas atividades, envolvendo a análise das características

Leia mais

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Cinco Reinos Animalia Cinco Reinos Plantae Cinco Reinos Fungi Cinco Reinos Protista Cinco Reinos Monera Características/ reino MONERA PROTOCTISTA FUNGI PLANTAE

Leia mais

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas Zoologia de invertebrados I Classificação biológica Prof: Biólogo Luiz A.B. Mello Lula 2º semestre 2011 1. Classificação Classificar = agrupar em classes.

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período - 2012 01. Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos provavelmente será:

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Trilha dos Reinos Microscópicos Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Para lembrar! REINO MONERA O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas). Todos são

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA Fixação 1) (PUC) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodina, Mastigophora, Sporozoa e Cilliphora. A característica considerada para

Leia mais

ANIMALIA PLANTAE FUNGI. MONERA Cianobactérias Bactérias

ANIMALIA PLANTAE FUNGI. MONERA Cianobactérias Bactérias ANIMALIA PLANTAE FUNGI Insetos Plantas com flores Estrelas do mar Algas verde Cogumelos Vertebrados Vermes cilíndricos Moluscos Vermes achatados Musgos Algas marrom Bolor Levedura Organismos Multicelulares

Leia mais

Data: Nome: Ano/Série: 7 ano. Ficha 4 Vírus

Data: Nome: Ano/Série: 7 ano. Ficha 4 Vírus Matéria: Ciências Data: Nome: Professor: André Freddi Ano/Série: 7 ano Ficha 4 Vírus O vírus é o único organismo acelular que existe, ou seja, sua estrutura não é formada por uma célula. Devido a isso

Leia mais

b) É certo ou errado afirmar que o homem descende dos macacos? Explique. R.:

b) É certo ou errado afirmar que o homem descende dos macacos? Explique. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Após séculos de

Leia mais

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera 1. A figura apresenta uma proposta

Leia mais

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO Pertencentes ao Reino Protista, juntamente com os protozoários. O termo Alga, é empregado como designação coletiva, sem valor taxonômico. Fotossintetizantes

Leia mais

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda Doenças causadas por vírus Professora: Elyka Fernanda Herpes labial Transmissão Causador: HSV 1 (vírus do herpes simples tipo 1) Sintomas A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas

Leia mais

OS VÍRUS. Um Caso à Parte

OS VÍRUS. Um Caso à Parte OS VÍRUS Um Caso à Parte CARACTERÍSTICAS São extremamente pequenos (medem menos que 0,2 um) e acelulares São considerados como a nova descoberta de seres vivos, porém possuem muitas características de

Leia mais

Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes

Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes Biologia 1ª série Profª Reisila Mendes Conceito e estrutura Os vírus são fragmentos não vivos de genoma, que evoluíram tanto a partir de bactérias como de eucariontes. Os vírus são os únicos organismos

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano Profº:Nize C. Pavinato - Disciplina: Ciências Aluno (a) : Data: / /

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano Profº:Nize C. Pavinato - Disciplina: Ciências Aluno (a) : Data: / / COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano Profº:Nize C. Pavinato - Disciplina: Ciências Aluno (a) : Data: / / 1. Observe o desenho de uma célula vegetal. Identifique e liste os nomes das três estruturas

Leia mais

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos - 2012 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller.

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller. Prof. Paulo Henrique Mueller CITOLOGIA Kytos = célula / Logus = estudo;ciência Citologia é o campo da Biologia que estuda a célula. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. É a unidade

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - 1º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Os seres vivos 1 1. O que é um ser vivo? 3. Reinos de seres vivos. Proposta do sistema dos três domínios 1 Este volume aborda

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2º Ano do Ensino Médio Disciplina: Biologia 1. Em relação à sistemática e nomenclatura zoológica, pode-se afirmar que: I. Os nomes genéricos devem ser escritos

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 2ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Conhecendo a Estrutura das Bactérias

Conhecendo a Estrutura das Bactérias Reino moneras Reino Monera O Reino Monera é formado pelas bactérias e cianobactérias, seres muito simples cuja característica mais marcante é o fato de não apresentarem núcleo diferenciado, ou seja, são

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

Ano: 7 Turma: 71 / 72

Ano: 7 Turma: 71 / 72 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 71 / 72 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Reino Protista. Protozoários Algas

Reino Protista. Protozoários Algas Reino Protista Protozoários Algas Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Eucariontes. Heterótrofos,

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

Ano: 7 Turma: 71 / 72

Ano: 7 Turma: 71 / 72 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 71 / 72 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS?

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMPLEXIDADE CELULAR Ser unicelular: organismo formado por uma única célula. Bactérias e protistas são unicelulares, apesar de muitas vezes formarem colônias - no entanto,

Leia mais

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Reino Protista ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano - ( ) Ciências Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / /2018

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano - ( ) Ciências Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / /2018 COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano - ( ) Ciências Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / /2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" 1. Todos os seres vivos se

Leia mais

VÍRU R S U Colégio Mauá

VÍRU R S U Colégio Mauá Colégio Mauá VÍRUS O QUE É UM VÍRUS??? Vírus vem do latim = Veneno; São os únicos organismos acelulares, com organização apenas molecular, sendo formados por uma cápsula de proteínas (capsídeo) envolvendo

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

- Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos.

- Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos. Aristóteles Antiguidade Clássica - Classificou os seres vivos em dois reinos: - Reino Animalia e Reino Plantæ. - Esta classificação manteve-se inalterada por vários séculos. Lineu Sec. XVIII Lineu reforçou

Leia mais

Características do Reino Protista

Características do Reino Protista Reino Protista Características do Reino Protista São todos eucariontes Tanto formas unicelulares quanto pluricelulares Autótrofos e heterótrofos Não formam tecidos verdadeiros; Vivem em diversos ambientes;

Leia mais

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Biologia Prof. Rogério 2016 BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Biologia Prof. Rogério 2016 O QUE CARACTERIZA UM

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: MATEMÁTICA Série/Ano: 7º ANO Professores: Tammy, Marcelo L., Rafael, Anderson, Chico. Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 10 Vírus e bactérias

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 10 Vírus e bactérias Plano de Aulas Biologia Módulo 10 Vírus e bactérias Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 12 CAPÍTULO 1 1 d Somente os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. 2 b Os vírus

Leia mais

POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA?

POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? O corpo humano contém normalmente bilhões de microorganismos, quer na pele, debaixo das unhas, na boca, nariz, intestino e em outras cavidades

Leia mais