Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Conceitos Iniciais 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa. Um processo estatístico constitui se nas seguintes fases: coleta dos dados, organização, apresentação, análise e tomada de decisão. 2. Classificação A Estatística é dividida em dois grandes blocos. Estatística Descritiva ou Dedutiva: encarregada dos primeiros passos do processo estatístico, quais sejam, a coleta, a organização e a descrição (ou apresentação) dos dados. Dizemos que a Estatística Descritiva é responsável pela síntese dos dados. Estatística Indutiva ou Inferencial: é a parte que trata das etapas finais do processo estatístico, quais sejam, a análise dos dados e a tomada de decisões. 3. População É o conjunto do qual desejamos extrair a informação. Importante lembrar que todos os elementos desse conjunto devem ter pelo menos uma característica comum. A População também pode ser chamada de Conjunto Universo. 4. Censo É o tipo de estudo estatístico que abrange todos os elementos da população. 5. Amostragem É um tipo de estudo estatístico que se contrapõe ao censo. Na amostragem se utiliza uma amostra, uma parte da população (um subconjunto) que representa o todo. Vejamos algumas razões para a adoção da amostragem: Quando a população é muito grande. O resultado da pesquisa deve ser em curto espaço de tempo. Redução do custo financeiro.

2 Quando o objeto é destrutivo. 6. Variável É o objeto da pesquisa, exatamente aquilo que estamos investigando. Por exemplo, se perguntamos as idades das e pessoas de um grupo, a variável é a idade. 7. Classificação das Variáveis As variáveis estatísticas podem ser do tipo quantitativas ou qualitativas. Variáveis Quantitativas: são aquelas onde se atribui um valor numérico, ou seja, a resposta fornecida à pesquisa é expressa por um número. Exemplo: Quando o objeto da pesquisa (a variável) é a idade das pessoas. Variáveis Qualitativas: são aquelas onde não se atribui um valor numérico. Exemplo: Quando o objeto da pesquisa é a cor preferida por um grupo de pessoas. Ainda podemos classificar as variáveis da seguinte forma: Variáveis Quantitativas Descontínuas (ou Discretas): não podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo de resultados possíveis. Exemplo: Se o objeto da pesquisa for o número de membros de uma família, jamais poderão existir resultados como 2,3, 2,9, etc. Outros exemplos: número de carros nas garagens dos brasileiros, número de livros em uma estante, número de óbitos em uma cidade, etc. As respostas não podem assumir todos os valores de um intervalo de resultados possíveis. Dizemos que as respostas possíveis são descontínuas, existindo um vácuo, uma descontinuidade entre uma resposta possível e outra. Variáveis Quantitativas Contínuas: podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo de resultados possíveis. Exemplo: Se o objeto da pesquisa é massa de um grupo de pessoas, podem aparecer valores como 45,34 kg, 87,46 kg, etc. Outros exemplos: altura, tempo, temperatura, etc. Observação: Podemos dizer que as variáveis discretas (descontínuas) nós contamos, e que as variáveis contínuas nós medimos. Variáveis Qualitativas Ordinais: são aquelas onde podemos estabelecer uma ordem, uma hierarquia entre as respostas obtidas.

3 Exemplo: quando o objeto da pesquisa é o nível de escolaridade das pessoas de uma cidade. Variáveis Qualitativas Nominais: quando não podemos verificar uma ordem, uma hierarquia. Exemplo: quando o objeto de pesquisa é a religião de um grupo de pessoas. 8. Dados Brutos e Rol Dados brutos são aqueles obtidos diretamente da pesquisa, desordenados. Rol é uma forma de organizar os dados brutos em ordem crescente ou decrescente. 9. Séries Estatísticas São tabelas que representam o resultado de um estudo estatístico. Nessas tabelas devemos identificar três elementos: o objeto do estudo, o local e a época da pesquisa. Dependendo dos elementos que permanecem constantes ou sofrem variação, podemos classificar as séries estatísticas em: Históricas, Geográficas, Específicas ou Distribuição de Frequências. Séries Históricas: é quando o elemento que sofre variação é a época, permanecendo constantes o local e a descrição do fato (o objeto de pesquisa). Exemplo: PRODUÇÃO DE MILHO (BRASIL) Anos Quantidade (toneladas) Observação: As Séries Históricas também são chamadas de Séries Cronológicas, Temporais ou de Marcha. Séries Geográficas: o elemento que sofre variação é o local, permanecendo constantes o objeto de pesquisa e o tempo.

4 Exemplo: DENSIDADE DEMOGRÁFICA 2010 Municípios Avental 12 Paissandu 11 Vila Real 17 Hab/km² Observação: As Séries Geográficas são também chamadas de Séries Espaciais, Territoriais ou de Localização. Séries Específicas: é quando o objeto de pesquisa sofre variação, permanecendo constantes o local e o tempo. Exemplo: NÚMERO DE ALUNOS COLÉGIO SÃO PEDRO 2012 Séries Total de alunos 1º ano 300 2º ano 400 3º ano 600 Observação: As Séries Específicas também são chamadas de Séries Especificativas ou Categóricas. Distribuição de Frequências: é quando os dados são ordenados em classes ou intervalos, permanecendo constantes o objeto de pesquisa, o local e o tempo.

5 Exemplo: ALTURA DOS EMPREGADOS EMPRESA LOYOLA LTDA 2010 Alturas (m) 1,50 1, ,60 1, ,70 1, ,80 1,90 28 Nº de empregados Séries Conjugadas, Mistas ou Compostas: é a combinação de pelo menos duas das séries vistas anteriormente. Exemplo: GASTOS DA EMPRESA LOYOLA Anos Material Gastos (R$) Pessoal Tipos de Tabela A seguir os tipos de tabela: Tabela Simples ou Unidimensional: é aquela que apresenta dados ou informações relativas a uma única variável. Exemplo:

6 DENSIDADE DEMOGRÁFICA 2010 Municípios Avental 12 Paissandu 11 Vila Real 17 Hab/km² Tabela de Dupla Entrada, Cruzada ou Bidimensional: apresenta dados ou informações relativas a mais de uma variável. Exemplo: GASTOS DA EMPRESA LOYOLA Anos Material Gastos (R$) Pessoal Questões de Concursos 1. (CESPE/FTE ALAGOAS) Julgue os itens seguintes em certo (C) ou errado (E).. Um censo consiste no estudo de todos os indivíduos da população considerada. ( ). Como a realização de um censo tipicamente é muito onerosa e/ou demorada, muitas vezes é conveniente estudar um subconjunto próprio da população, denominado amostra. ( ) 2. (FUMARC/CEASA MG) Os clientes da distribuidora de arroz ABC Ltda. têm fichas de cadastro numeradas consecutivamente de 261 a 973. Deve se selecionar uma

7 amostra aleatória de 25 pacientes para serem pesquisados quanto à satisfação de atendimento por parte Distribuidora. O número de elementos dessa população é: a) 712 b) 710 c) 973 d) (CESPE/TCDF) Considerando a tabela seguinte, concluímos que seus dados mostram uma série: Produto Quantidade (ton) soja arroz milho a) Específica ou Especificativa; b) Geográfica; c) Temporal; d) Distribuição de Frequência. 4.(CESPE/TCU) Assinale a alternativa que está de acordo com os conceitos relacionados à Estatística. a) Estatística Inferencial corresponde a um conjunto de técnicas destinadas à síntese de dados numéricos. b) O processo utilizado para se medir as características de todos os membros de uma dada população recebe o nome de censo. c) A Estatística Descritiva compreende as técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra. d) Uma população só pode ser caracterizada se forem observados todos os seus componentes. e) A Estatística Indutiva trabalha com a síntese dos dados.

8 5. (CESPE/TCDF) Assinale a opção correta. a) Em Estatística, entende se por população um conjunto de pessoas. b) A variável é discreta quando pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo. c) Um experimento aleatório tem resultados previsíveis. d) A série estatística é cronológica quando o elemento variável é o tempo. e) Amplitude total é a diferença entre dois valores quaisquer do atributo. 6. (FJG/ICMS RJ) Os dados de um determinado estudo representam muitas variáveis para cada uma das pessoas que se submeteram ao estudo. Uma variável considerada qualitativa é a seguinte: a) idade; b) altura; c) sexo; d) peso. 7. (CESPE/TCDF) Julgue o item seguinte.. Por Estatística Descritiva entende se um conjunto de ferramentas, tais como gráficos e tabelas, cujo objetivo é apresentar, de forma resumida, um conjunto de observações. Distribuição de Frequências 1. Introdução Vimos que na Distribuição de Frequências os dados são ordenados em intervalos (classes), permanecendo fixos o objeto da pesquisa (variável), o local e a época. Exemplo: ALTURA DOS ALUNOS TURMA B DO COLÉGIO RIO 2013 Alturas (m) 1,50 1,60 8 1,60 1,70 5 Frequências

9 1,70 1,80 4 1,80 1,90 3 Total: 20 Observação: A maioria das questões de prova trazem apenas a tabela, com as classes e frequências, não especificando local nem data. Então, basta identificarmos que os dados estão agrupados em classes para saber que se trata de uma Distribuição de Frequências. 2. Elementos de uma Distribuição de Frequências São os seguintes os elementos envolvidos em uma Distribuição de Frequências: Classes: são os intervalos, definidos por dois limites, o inferior e o superior. No exemplo do item anterior, temos quatro classes. Intervalo de Classe: é qualquer um dos elementos de classe. O pequeno traço vertical indica intervalo fechado; a ausência dele indica intervalo aberto. Exemplo: No intervalo 1,70 1,80 do exemplo anterior, fechado à esquerda e aberto à direita, podemos afirmar que um aluno de 1,70 m pertence à segunda classe, um aluno de 1,73 m pertence à segunda classe, um aluno de 1,79 m também pertence à essa segunda classe e assim por diante. Já um aluno de 1,80 m pertence à classe seguinte (terceira classe). Limites de uma Classe: são os seus extremos, chamados de limite inferior e limite superior. No exemplo anterior, o limite inferior é 1,70 m e o limite superior é 1,80 m. Ponto Médio de um Intervalo de Classe (PM): é o elemento que está no meio do intervalo, dividindo o em duas partes iguais. É calculado somando o Limite Inferior com o Limite Superior e dividindo essa soma por 2: PM = (L inferior + L superior )/2. Por exemplo, o ponto médio do intervalo 1,70 PM = (1,70 + 1,80)/2 = 1,75. 1,80 é dado por: Amplitude (h): é a diferença entre o limite Superior e o limite Inferior, ou seja, h = L superior L inferior. Por exemplo, a amplitude do intervalo 1,70 1,80 é h = 1,80 1,70 = 0,10.

10 Observações: Intervalos tenham a mesma amplitude. 1) Não é obrigatório que todos os 2) As duas partes iguais que o ponto médio divide o ntervalo de classe são exatamente h/2. 3. Colunas de Frequência Veremos aqui os diferentes tipos de frequência: Frequência Absoulta Simples (f), Frequência Relativa Simples (f ), Frequência Absoluta Acumulada (F) e Frequência Relativa Acumulada (F ). Frequência Absoluta Simples (f): indica o número de elementos que faz parte da classe correspondente. Observação: A frequência absoluta simples é a mais importante das frequências. Precisamos conhecer seus valores para resolver a maioria das medidas estatísticas. Frequência Relativa Simples (f ): indica o percentual de elementos. Frequência Absoluta Acumulada (F): indica o número de elementos do conjunto que tem valor abaixo do limite superior da própria classe. Frequência Relativa Acumulada (F ): indica o percentual de elementos do conjunto que tem valor abaixo do limite superior da própria classe. 4. Distribuição de Frequências Simétrica Distribuição com um número ímpar de classes: Classes Frequências

11 Distribuição com um número par de classes: Classes Histograma Frequências É a representação gráfica de uma distribuição de frequências. No eixo das abscissas (horizontal) ficam dispostos os elementos do conjunto, agrupados em classe. No eixo das ordenadas (vertical) ficam as frequências absolutas (ou relativas) simples. As classes são representadas por retângulos, onde a base é determinada pelos limites do intervalo de classe, e altura determinada pela frequência. Exemplos: (Distribuição de Frequências Simétrica)

12 (Distribuição de Frequências Assimétrica) 6. Interpolação Linear da Ogiva Utilizamos quando queremos estimar valores. Vamos esclarecer esse método através dos seguintes exemplos: Na distribuição de frequências a seguir, determine quantos elementos do conjunto apresentam massa abaixo de 12 quilos, utilizando a interpolação linear da ogiva.

13 Massa (kg) Frequência Considerando a distribuição de frequências a seguir, determine a estimativa da porcentagem de elementos do conjunto que apresentam peso acima de 28 kg, usando a interpolação linear da ogiva. Massa (kg) Frequência 7. Questões de Concursos 1. (FCC/ANS) O histograma abaixo representa a distribuição das idades dos pacientes atendidos no ano de 2000 em uma clínica infantil, expressa em anos. 18% 40% 25% 17% A idade que separa os 30% mais jovens é:

14 a) 3,5 b) 4,2 c) 4,4 d) 4,6 e) 5,0 2.(FCC/MPU) Uma empresa procurou estudar a ocorrência de acidentes com seus empregados, e realizou um levantamento por um período de 36 meses. As informações apuradas estão na tabela a seguir: Nº de emp. acid. Nº de meses A porcentagem de meses em que houve menos de 5 empregados acidentados é de aproximadamente:

15 a) 50% b) 45% c) 35% d) 33% e) 30% 3.(FCC/IPEA) O histograma seguinte representa a distribuição dos salários (X) dos 500 funcionários da firma A, no mês de agosto de 2004, expressos em números de salários mínimos (SM). 40% 25% 18% 17% O valor de X que separa os 35% dos funcionários que ganham menos é: a) 3,5 SM b) 4,0 SM c) 4,2 SM d) 4,5 SM e) 4,8 SM 4. (CESPE/EBC/2011)

16 Com base nos dados do quadro acima, em que se demonstra a distribuição de frequências das receitas de todas as empresas de uma cidade, julgue o item a seguir. A frequência acumulada relativa das empresas que estão nas classes de 1 a 3 é de 8%. 5. (FCC/IPEA) A tabela abaixo apresenta a distribuição de frequências relativas da variável tempo, em segundos, requerido para completar uma operação de montagem. Tempo (seg.) a b 0,25 b c 0,25 c d 0,25 Frequência Relativa d 40 0,25 Sabendo se que nessa tabela todas as classes têm mesma amplitude e que 22 segundos é o tempo que é exercido por 75% das montagens, o valor a é:

17 a) 20 b) 18,5 c) 17,8 d) 17,2 e) (ESAF/AFRFB) Em um ensaio pra o estudo da distribuição de um atributo financeiro (X) foram examinados 200 itens de natureza contábil do balanço de uma empresa. Esse exercício produziu a tabela de frequências abaixo. A coluna Classes representa intervalos de valores de X em reais e a coluna P representa a frequência relativa acumulada. Não existem observações coincidentes com os extremos das classes. Classes P(%) Assinale a opção que corresponde à estimativa da frequência relativa de observações de X menores ou iguais a 145. a) 62,5% b) 70,0% c) 50,0% d) 45,0% e) 53,4%

18 7. (ESAF/AFRFB) Considere a tabela de frequências correspondente a uma amostra da variável x. Não existem observações coincidentes com os extremos das classes. Classes Freq. Acum Assinale a opção que corresponde à estimativa do valor da distribuição amostral de x que não é superado por cerca de 80% das observações. a) b) c) d) e) (ESAF/IRB) Na distribuição de freqüências abaixo, não existem observações coincidentes com os extremos das classes. Classes Freq. Acum. 129,5 139, ,5 149, ,5 159, ,5 169,5 46

19 169,5 179, ,5 189, ,5 199,5 100 Assinale a opção que corresponde à estimativa, via interpolação da ogiva, do número de observações menores ou iguais ao valor 164. a) 46 b) 26 c) 72 d) 35 e) (ESAF/TJ CE) A tabela abaixo apresenta a distribuição de frequências do atributo salário mensal medido em quantidade de salários mínimos para uma amostra de 200 funcionários da empresa x. Note que a coluna Classes refere se a classes salariais em quantidades de salários mínimos e que a coluna P refere se ao percentual da frequência acumulada relativo ao total da amostra. Não existem observações coincidentes com os extremos das classes. Classes P Assinale a opção que corresponde à aproximação de frequência relativa de observações de indivíduos com salários menores ou iguais a 14 salários mínimos. a) 65% b) 50%

20 c) 80% d) 60% e) 70%

Aulão - Estatística Ministério da Fazenda Professor: Ronilton Loyola 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa.

Leia mais

PROJETO APROVAÇÃO POLÍCIA FEDERAL ESTATÍSTICA DESCRITIVA Prof. Ronilton Loyola

PROJETO APROVAÇÃO POLÍCIA FEDERAL ESTATÍSTICA DESCRITIVA Prof. Ronilton Loyola 1 CAPÍTULO I: CONCEITOS INICIAIS 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa. Um processo estatístico constitui-se

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a

Leia mais

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha 03 de maio de Universidade Estadual de Londrina

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha   03 de maio de Universidade Estadual de Londrina RESUMO DE DADOS lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 03 de maio de 2017 e gráficos A apresentação de dados estatísticos tem que ser feito de forma organizada,

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de março de 2018 Londrina 1 / 32 Definição Tipos de variáveis Definição

Leia mais

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população.

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população. CPAR - UFMS A Estatística: é a ciência que estuda, mediante métodos quantitativos, as populações que se obtém com síntese da observação de unidades estatísticas (Ibarrola et. Al, 2006). População: qualquer

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO / ESTATÍSTICA LISTA 1

RACIOCÍNIO LÓGICO / ESTATÍSTICA LISTA 1 RACIOCÍNIO LÓGICO / ESTATÍSTICA LISTA 1 I. Conceitos Iniciais RESUMO TEÓRICO 1 1. A Estatística Descritiva ou Dedutiva é o ramo da Estatística que tem por objetivo descrever e analisar fatos relacionados

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1) Um pesquisador que ordena uma lista de cidades segundo o ritmo de vida, do mais lento para o mais acelerado, está operando no nível de medida: (A)

Leia mais

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha  Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017 RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 e gráficos Apresentação de dados A apresentação de dados estatísticos

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população,

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências.

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências. Estatística 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências Renata Souza Técnicas de Estatística Descritiva técnicas para extrair informações

Leia mais

1 Estatística Descritiva

1 Estatística Descritiva 1 Estatística Descritiva A estatística descritiva é parte da estatística que lida com a organização, resumo e apresentação de dados. Esta é feita por meio de: Tabelas; Gráficos; Medidas Descritivas (média,

Leia mais

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo: ESTATÍSTICA- I 1- INTRODUÇÃO -A Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na

Leia mais

PARTE 1- INTRODUÇÃO VERSÃO: JANEIRO DE 2017

PARTE 1- INTRODUÇÃO VERSÃO: JANEIRO DE 2017 COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS ESTATÍSTICA APLICADA PARA PESQUISA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (BASEADO NO MATERIAL DE AULA DO PROFESSOR

Leia mais

1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro

1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro 01. O que é estatística? 02. Quais que elementos que compõe uma tabela estatística? 03. Uma tabela estatística pode ser fechada, ou seja, ser delimitada nos extremos? Justifique. 04. Quais os tipos de

Leia mais

Análise Descritiva de Dados

Análise Descritiva de Dados Análise Descritiva de Dados 1 Estatística estatística descritiva estatística inferencial 2 Estatística descritiva Envolve técnicas que permitem representar, mensurar e analisar um conjunto de dados 3 Estatística

Leia mais

Sumário. Estatistica.indb 11 16/08/ :47:41

Sumário. Estatistica.indb 11 16/08/ :47:41 Sumário CAPÍTULO 1 CONCEITOS INICIAIS... 19 1.1. Introdução... 19 1.2. Estatística... 19 1.2.1. Estatística Descritiva ou Dedutiva... 21 1.2.2. Estatística Indutiva ou Inferencial... 21 1.3. População...

Leia mais

Estatística Descritiva: organização dos dados. 1 - Distribuição de frequências

Estatística Descritiva: organização dos dados. 1 - Distribuição de frequências Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Zootecnia. Disciplina: Estatística Básica. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva: organização

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos

Leia mais

Estatística Descritiva: organização dos dados. 1 - Distribuição de frequências

Estatística Descritiva: organização dos dados. 1 - Distribuição de frequências Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estatística aplicada à educação. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva:

Leia mais

CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM -

CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM - CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM - A imaginação é mais importante que o conhecimento Albert Einstein Estatística stica?!? Conjunto de técnicas

Leia mais

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Bioestatística UNESP Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Perguntas iniciais para reflexão I - O que é Estatística? II - Com que tipo de informação (dados)

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números? Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 1 Professor: Carlos Sérgio

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 1 Professor: Carlos Sérgio Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 1 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO GERAL (NOTAS DE AULA) 1 A Estatística Para algumas

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA Profa. Isabel Espinosa Estatística Veremos nesta unidade: Variáveis Tabela de frequência Gráficos Medidas de tendência central - media,mediana e moda Medidas de dispersão

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação 23/02/2018

Leia mais

Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2

Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2 Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: valeria-lessa@uergs.edu.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Anotações VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS CONCEITOS BÁSICOS RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ESQUEMATIZADOS ESTATÍSTICA AULA 01

Anotações VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS CONCEITOS BÁSICOS RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ESQUEMATIZADOS ESTATÍSTICA AULA 01 VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS São as grandezas em estudo pela pesquisa; Nº Estado Civil Grau de Instrução Nº de Filhos Salário Idade (anos) Idade (meses) Região de Procedência 1 solteiro fundamental 4,00 26 3

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS RESUMO DE DADOS 1 TIPOS DE VARIÁVEIS Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas

Leia mais

Negócios II - Estatística -- Séries Estatísticas Slide 1 de 34

Negócios II - Estatística -- Séries Estatísticas Slide 1 de 34 Séries Estatísticas Introdução à Tabelas Estatísticas Definição de Séries Estatísticas Distribuição de Frequências Dados brutos dados em rol Limite de classes Amplitude total Número de classes amplitude

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos Coleta de dados Há várias maneiras

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Título Cabeçalho. Corpo. Rodapé

Título Cabeçalho. Corpo. Rodapé Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Licenciatura em Pedagogia. Disciplina: Estatística Aplicada à Educação. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições de incerteza,

Leia mais

Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos

Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES DESCRIÇÃO DOS DADOS CONTÍNUOS Trazem informações que expressam a tendência central e a dispersão dos dados. Tendência Central: Média ( x ), Mediana ( Md ),

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS ANEXOS INTRODUÇÃO ANEXO 1 TABELA I Fator para estimar o desvio padrão ANEXO 2 TABELA II Valores padronizados para distribuição normal ANEXO 3 TABELA III Distribuição de

Leia mais

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento)

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento) 1. População é um conjunto de: a) Pessoas. b) Elementos quaisquer. c) Pessoas com uma característica comum. d) Elementos com pelo menos uma característica em comum. e) Indivíduos de um mesmo município,

Leia mais

DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão

DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão Aula # 04 DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão Escala de Medidas de Variáveis. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR ARGEU CARDIM. Só Concursos e Afins - (71)

ESTATÍSTICA PROFESSOR ARGEU CARDIM. Só Concursos e Afins - (71) ESTATÍSTICA PROFESSOR ARGEU CARDIM 1 NOÇÕES DE ESTATÍSTICA A realização de uma pesquisa envolve muitas etapas, como a escolha de uma amostra, a coleta e organização dos dados (informações), o resumo desses

Leia mais

Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA

Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA Objetivos do Módulo IV Organizar e descrever um conjunto de dados Construir uma distribuição de e suas variações Construir histogramas e polígonos de s Fazer

Leia mais

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores).

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores). RESUMO Uma distribuição de frequência é um método de se agrupar dados em classes de modo a fornecer a quantidade (e/ou a percentagem) de dados em cada classe Com isso, podemos resumir e visualizar um conjunto

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

Descrição de Estatística

Descrição de Estatística Descrição de Estatística Elaborado pelo Prof. Leandro Maciel Estatística é um conjunto de métodos aplicados nas ciências com a finalidade de quantificar e analisar as ocorrências (fenômenos) de mesma natureza,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE ESTATÍSTICA APRESENTAÇÃO DOS DADOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE ESTATÍSTICA APRESENTAÇÃO DOS DADOS CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE ESTATÍSTICA APRESENTAÇÃO DOS DADOS Vimos nas últimas aulas que, ao fazer uma pesquisa estatística, precisamos

Leia mais

Prof. Sérgio Carvalho Estatística. I Jornada de Especialização em Concursos

Prof. Sérgio Carvalho Estatística. I Jornada de Especialização em Concursos DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS & INTERPOLAÇÃO LINEAR DA OGIVA 0. (AFRF-000) Utilize a tabela que se segue. Freqüências Acumuladas de Salários Anuais, em Milhares de Reais, da Cia. Alfa Classes de Salário

Leia mais

Métodos Estatísticos. Prof.: Alexandre Tripoli Venção

Métodos Estatísticos. Prof.: Alexandre Tripoli Venção Métodos Estatísticos Prof.: Alexandre Tripoli Venção alexandre.vencao@ifsc.edu.br Gráficos Os gráficos permitem a representação da relação entre variáveis e podem facilitar a compreensão dos dados, se

Leia mais

SS714 - Bioestatística

SS714 - Bioestatística SS714 - Bioestatística Silvia Shimakura silvia.shimakura@ufpr.br Página da disciplina: http://www.leg.ufpr.br/doku.php/disciplinas:ss714 ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade

Leia mais

IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Estatística e Probabilidade CH: 40 h/a Classificação de variáveis, Levantamento de Dados: Coleta; Apuração; Apresentação; e Análise de resultados. Séries Estatísticas.

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese 2.3 - Medidas de Síntese Além das tabelas e gráficos um conjunto de dados referente a uma variável QUANTITATIVA pode ser resumido (apresentado) através de Medidas de Síntese, também chamadas de Medidas

Leia mais

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística Bioestatística Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Ciências biológicas a USP ESALQ LR Nakamura Estatística ESALQ 1 / 67 Estatística e o método científico Circularidade do método

Leia mais

AT = Maior valor Menor valor

AT = Maior valor Menor valor UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos.

Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Aula # 04 Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações

Leia mais

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística

Leia mais

2EMA007 ESTATÍSTICA A

2EMA007 ESTATÍSTICA A 2EMA007 ESTATÍSTICA A Prof.: Tiago V. F. Santana tiagodesantana@uel.br sala 07 www.uel.br/pessoal/tiagodesantana Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística TVFS (UEL) Estatística 1 /

Leia mais

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida Conceito de bioestatística A bioestatística é um recurso matemático aplicado às ciências biológicas Tem por finalidade de coletar,

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson

Leia mais

Organização de dados

Organização de dados Organização de dados Coletar dados podem envolver diversas atividades tais como experimentos em laboratório, observações de campo, pesquisa de opinião, exame de registros históricos,... A quantidade de

Leia mais

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas.

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Departamento de Estatística Luiz Medeiros CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa

Leia mais

Departamento de Estatística

Departamento de Estatística Laboratório de Ciências - Aula 3 Departamento de Estatística 7 de Janeiro de 2014 Introdução Suponha que dispomos de um conjunto de dados, por exemplo, número de gols (ou número de impedimentos, chutes

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Séries Estatísticas Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade

Leia mais

Aula 2: Resumo de Dados

Aula 2: Resumo de Dados Aula 2: Resumo de Dados Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da Silva (UFPR) ce003

Leia mais

André Arruda e Rafael Medeiros

André Arruda e Rafael Medeiros 1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 01. Assinale a opção que expresse a relação entre as médias aritmética (X), geométrica (G) e harmônica (H), para um conjunto de n valores positivos (X1, X2,..., Xn): a) G H X,

Leia mais

Estatística Descritiva: organização dos dados 1 SÉRIES ESTATÍSTICAS

Estatística Descritiva: organização dos dados 1 SÉRIES ESTATÍSTICAS Universidade Estadual de Alagoas UNEAL Campus II Santana do Ipanema Curso: Zootecnia. Disciplina: Estatística Básica. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva: organização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa de

Leia mais

Estatística I Aula 2. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 2. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 2 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Análise Exploratória de Dados Consiste em resumir e organizar os dados coletados Utiliza-se tabelas, gráficos ou medidas numéricas para resumir

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Estatística Descritiva Professora Renata Alcarde Piracicaba fevereiro 2014 Renata Alcarde Estatística Geral 27 de Fevereiro de 2014

Leia mais

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015 Estatística Fácil Prof.º Mario César Castro 2015 A Estatística é um ramos da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar determinados

Leia mais

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015 CE001 Bioestatística Prof. Cesar Augusto Taconeli Curitiba-PR 2015 Parte 2 Estatística descritiva 2 A estatística descritiva compreende técnicas (tabelas, gráficos, medidas) que permitem resumir os dados.

Leia mais

20 Sidia M. Callegari-Jacques

20 Sidia M. Callegari-Jacques 1 Organização de dados quantitativos Uma contribuição importante da estatística no manejo das informações foi a criação de procedimentos para a organização e o resumo de grandes quantidades de dados. A

Leia mais

Caros Alunos, segue a resolução das questões de Estatística aplicadas na prova para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal de Teresina.

Caros Alunos, segue a resolução das questões de Estatística aplicadas na prova para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal de Teresina. Caros Alunos, segue a resolução das questões de Estatística aplicadas na prova para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal de Teresina. De forma geral, a prova manteve o padrão das questões da

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO

ESTATÍSTICA. PROF. RANILDO LOPES  U.E PROF EDGAR TITO ESTATÍSTICA PROF. RANILDO LOPES http://ueedgartito.wordpress.com U.E PROF EDGAR TITO Introdução à Estatística Básica 1- O que é Estatística? A Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico. 3) Suponha

Leia mais

Capítulo 1. Análise Exploratória de Dados

Capítulo 1. Análise Exploratória de Dados Capítulo 1 Análise Exploratória de Dados Introdução A finalidade da Análise Exploratória de Dados (AED) é examinar os dados previamente à aplicação de qualquer técnica estatística. Desta forma o analista

Leia mais

Número de erros de impressão durante 50 dias

Número de erros de impressão durante 50 dias EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1) Contou-se o número de erros de impressão da primeira página de um jornal durante 50 dias, obtendo-se os resultados abaixo: 8 11 8 12 14 13 11 14 14 15 6 10 14 19 6 12 7 5 8 8 10

Leia mais

Seção 1.1 Uma visão geral da estatística

Seção 1.1 Uma visão geral da estatística Seção 1.1 Uma visão geral da estatística Depois de ver os slides de cada seção, faça o Tente isto em seu livro para ver se entendeu o material. Em seguida, resolva os problemas indicados para a seção.

Leia mais

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E Séries Estatísticas 1- Tabela... 2- Elementos de uma Distribuição de Freqüência... 3- Gráficos Estatísticos... 4- Classificação dos Gráficos... 5- Histograma... 6- Tipos

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 Prof.: Tiago V. F. Santana tiagodesantana@uel.br sala 07 www.uel.br/pessoal/tiagodesantana Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística TVFS (UEL)

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º. Ementa Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º PLANO DE ENSINO Ementa Classificação de variáveis, Levantamento de Dados: Coleta; Apuração; Apresentação e Análise de resultados.

Leia mais

Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP Página 1

Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP Página 1 Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP 05033-002 Página 1 SUMÁRIO ESTATÍSTICA... 3 Introdução... 3 A natureza dos métodos estatísticos... 4 População... 4 Amostragem... 4 Amostragem aleatória

Leia mais