Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC. GRUPO I. Enquadramento Geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC. GRUPO I. Enquadramento Geral"

Transcrição

1 PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CATEGORIA DE TÉCNICO SUPERIOR DA ÁREA DE ASSESSORIA, DA CARREIRA TÉCNICO SUPERIOR NOME: Nº BI/CC: DATA: Esta Prova de Conhecimentos é constituída por três grupos: Grupo I Seis questões fechadas sobre conhecimentos gerais, das quais serão sorteadas duas questões; Grupo II Quinze questões fechadas sobre conhecimentos específicos, das quais serão sorteadas cinco questões; Grupo III Seis questões abertas sobre conhecimentos específicos, das quais serão sorteadas duas questões. As fotocópias dos Diários da República que os candidatos podem consultar não podem conter quaisquer anotações. Os membros do júri presentes nas salas irão, no decorrer da prova, verificar a legislação trazida pelos candidatos. A prova será imediatamente anulada aos candidatos que tenham na sua posse a legislação anotada. Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC. A prova de conhecimentos tem a duração de 90 minutos. GRUPO I Enquadramento Geral Questões de Resposta Fechada Assinale as respostas corretas: Questão 1 A diferença fundamental em termos de subsistemas do Ensino Superior é:

2 A. A impossibilidade do subsistema politécnico poder realizar doutoramentos, estando limitado aos graus de Licenciado e Mestre, pois aqueles são da competência exclusiva das Universidades B. O facto de apenas os Politécnicos poderem realizar Cursos de Especialização Tecnológica (CET). C. Formal, na medida em que apenas mudam os nomes dos órgãos das respectivas Instituições mantendo-se as competências. D. O facto de o ensino politécnico ter uma vertente profissionalizante e o ensino universitário visar o domínio e a investigação científica. Questão 2 A Audiência dos Interessados é: A. Uma fase facultativa do procedimento administrativo, que apenas ocorre na sequência de uma proposta de decisão negativa para o interessado. B. Uma fase obrigatória do procedimento administrativo, de molde a respeitar o princípio Constitucional e legal da participação dos interessados na formação da decisão. C. Uma fase que ocorre apenas por decisão do órgão instrutor do procedimento, na medida em que existem casos de inexistência e de dispensa daquela. D. Nenhuma das anteriores. Questão 3 A Constituição da República Portuguesa (CRP) e o Código de Procedimento Administrativo (CPA) obrigam todos os trabalhadores da Administração Pública a respeitar um conjunto de princípios no exercício da sua atividade. Identifique os princípios a adotar: A. Princípio de serviço Público e Legalidade. B. Princípio da Justiça e da Imparcialidade. C. Princípio da Lealdade. D. Todas as anteriores. Questão 4 O Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL): A. Fixa anualmente e de forma discricionária, livre, o valor das propinas para todos os alunos e em qualquer dos graus Licenciatura e Mestrado.

3 B. Fixa anualmente e de forma discricionária, livre, o valor das propinas para cada uma das unidades orgânicas, em qualquer dos graus, depois de ouvidas aquelas unidades orgânicas. C. Pode apresentar uma proposta ao Conselho Geral para fixação de propinas depois de ouvidas as unidades orgânicas, sendo este órgão a deliberar. D. Pode apresentar uma proposta ao Conselho Geral, mas este delibera como entender mais útil para o equilíbrio financeiro do IPL. Questão 5 A reclamação como forma de garantia graciosa/administrativa dos interessados: A. Permite ao órgão que praticou o acto administrativo reapreciar a decisão apenas do ponto de vista legal. B. Permite ao órgão que praticou o acto administrativo reapreciar a decisão do ponto de vista legal e ainda do mérito. C. Permite ao órgão que é superior hierárquico daquele que praticou o acto administrativo reapreciar a decisão apenas do ponto de vista legal. D. Permite ao órgão que é superior hierárquico daquele que praticou o acto administrativo reapreciar a decisão do ponto de vista legal e ainda do mérito. Questão 6 Nas unidades orgânicas com órgãos de governo próprios: A. É obrigatória a existência de um Conselho ou Assembleia de Representantes. B. É obrigatória a existência de um Conselho ou Assembleia de Representantes quando as unidades orgânicas tiverem mais do que um curso em funcionamento. C. É facultativa a existência de um Conselho ou Assembleia de Representantes. D. A lei não refere, em momento algum, a existência de um Conselho ou Assembleia de Representantes. GRUPO II Enquadramento Específico Perguntas de Resposta Fechada Assinale as respostas correctas: Questão 1 Os graus, conferidos por instituição de ensino superior estrangeira:

4 A. São automaticamente reconhecidos por instituição de ensino superior portuguesa. B. São automaticamente reconhecidos, desde que o seu nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos de instituição de ensino superior portuguesa. C. São reconhecidos por instituição de ensino superior portuguesa, desde que o Diploma que conferente do grau seja previamente sujeito a registo. D. São reconhecidos por instituição de ensino superior portuguesa, desde que o Diploma que conferente do grau seja previamente sujeito a registo e que o seu nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos de instituição de ensino superior portuguesa. Questão 2 A recusa ou a limitação de acesso a estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, assim como a qualquer meio de compensação/apoio adequado às necessidades específicas dos alunos com deficiência: A. É punível com coima graduada entre 5 e 10 vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida, eventualmente acrescida responsabilidade civil ou de outra sanção que ao caso couber. B. É punível com coima graduada entre 20 e 30 vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida, eventualmente acrescida responsabilidade civil ou de outra sanção que ao caso couber. C. Confere direito a indemnização à pessoa com deficiência, contra quem o ato discriminatório foi praticado. D. Não é punível. Questão 3 Entende-se por estudante em mobilidade : A. O estudante matriculado e inscrito num estabelecimento de ensino superior e curso que realiza parte desse curso noutro estabelecimento de ensino superior. B. O estudante matriculado e inscrito num estabelecimento de ensino superior e curso que realiza integralmente esse curso noutro estabelecimento de ensino superior. C. O estudante matriculado e inscrito num estabelecimento de ensino superior e curso que realiza integralmente o curso nesse estabelecimento de ensino superior. D. O estudante matriculado e inscrito simultaneamente num estabelecimento de ensino superior português e num estabelecimento de ensino superior estrangeiro.

5 Questão 4 Identifique a(s) camada(s) típicas de desenvolvimento de aplicações num sistema de informação. Questão 5 A. Camada de dados; B. Camada de planeamento C. Camada de processo D. Camada de apresentação O suplemento ao Diploma: A. Tem natureza informativa. B. É de emissão obrigatória sempre que seja emitido um Diploma. C. Atesta a conclusão de um curso. D. Pode substituir qualquer certidão de conclusão de curso. Questão 6 As condições de aplicação do sistema de créditos curriculares aos cursos não conferentes de grau, ministrados nas unidades orgânicas do IPL, são estabelecidas: A. Pelo Ministério que tutela o ensino superior. B. Pelo Instituto Politécnico de Lisboa. C. Pela Direção Geral do Ensino Superior. D. Pela própria Unidade Orgânica. Questão 7 Tomando em consideração os Estatutos do IPL e das suas unidades orgânicas, em termos de tipos de estruturas organizacionais, todos os órgãos estão estruturados de acordo com a existência de centralização das decisões, onde cada unidade de trabalho executa tarefas específicas. Que tipo de estrutura é essa? A. Estrutura linear. B. Estrutura funcional. C. Estrutura projectos. D. Estrutura Matricial.

6 Questão 8 O netp@ é : A. Um Portal agregador de serviços. B. Um Portal académico único para todas as instituições de Ensino Superior. C. Destinado apenas a professores e alunos. D. Uma designação comercial. Questão 9 O estatuto de estudante a tempo parcial comporta as seguintes vertentes: A. A adequação do regime de propinas. B. O acesso a épocas especiais de avaliação de conhecimentos. C. A adequação do regime de prescrições. D. Todas as anteriores. Questão 10 Condições de acesso e condições de ingresso: A. São a mesma realidade. B. São condições gerais e específicas que o estudante deve reunir para requerer a admissão a um ciclo de estudos. C. São condições gerais e específicas que o estudante deve reunir para requerer a admissão a um ciclo de estudos num determinado estabelecimento de ensino. D. São ambas fixadas pelo Presidente do IPL. Questão 11 O mecanismo do reingresso: A. Permite ao estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e estabelecimento de ensino superior, voltar a matricular-se no mesmo estabelecimento de ensino superior. B. Está sujeito a limitações quantitativas que implicam seriação dos candidatos, segundo critérios a fixar pelo órgão legal e estatutariamente competente. C. Permite ao estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e estabelecimento de ensino superior, voltar a matricular-se no mesmo estabelecimento de ensino superior e no mesmo curso. D. Todas as anteriores.

7 Questão 12 A atribuição de bolsas de estudo a estudantes matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior público: A. Depende unicamente da condição económica do agregado familiar do estudante. B. É decidida pelo Presidente do IPL, após análise da situação económica do agregado familiar do estudante. C. Depende da obtenção de um nível mínimo de aproveitamento. D. Nenhuma das anteriores. Questão 13 Um novo problema aberto num sistema de Helpdesk designa-se normalmente por: A. Acontecimento B. Ticket C. Abertura D. Event Questão 14 Qual dos seguintes não é um módulo SIGES? A. CXA B. APR C. LNS D. CSD Questão 15 A entrada em funcionamento de um novo ciclo de estudos: A. Carece de acreditação prévia pela Agência de Acreditação do Ensino Superior B. Pressupõe a prévia acreditação do estabelecimento de ensino superior C. Tem como requisito a existência de um corpo docente próprio, qualificado na área em causa e adequado em número. D. A acreditação prévia de um ciclo de estudos de um estabelecimento de ensino superior implica necessariamente o seu financiamento público.

8 GRUPO II Enquadramento Específico Perguntas de Resposta Aberta Questão 1 Descreva resumidamente em que consiste a Base de Dados do Sistema SIGES, quais os seus principais objectivos e o seu papel face ao registo da vida académica do Aluno. Questão 2 Defina Survival Rate e refira qual a importância associada à Taxa de Sucesso de um Curso, bem como em que medida é relevante para o IPL e a Unidade Orgânica em concreto. Questão 3 Defina, por palavras suas, o que significa ECTS, a sua importância no âmbito do Processo de Bolonha e as razões da sua criação. Questão 4 Explique, por palavras suas, o que significam as expressões Transferência de Curso, Mudança de Curso e Reingresso, bem como as diferenças de regime jurídico entre os três conceitos. Questão 5 Explicite o que são condições gerais de acesso no Ensino Superior e, em especial, o que significa a expressão par estabelecimento/curso. Questão 6 Qual a importância da Taxa de Ocupação Racional e quais as variáveis em que a mesma assenta, no contexto do ensino superior.

Prova de Conhecimentos

Prova de Conhecimentos PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE DOIS POSTOS DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE TÉCNICO

Leia mais

Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC.

Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC. PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE TÉCNICO SUPERIOR,

Leia mais

(Preâmbulo) Artigo 1.º Objecto e âmbito

(Preâmbulo) Artigo 1.º Objecto e âmbito Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos regimes de mudança de curso, transferência e de reingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado (Preâmbulo) A legislação decorrente da

Leia mais

Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC.

Durante a prova, em cima da mesa, o candidato apenas poderá ter o enunciado da prova, a caneta, a legislação e o BI/CC. PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE TÉCNICO SUPERIOR,

Leia mais

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados CAPÍTULO IV 1 Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre Artigo 20º Definição 1 O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Versão: 01 Data: 15/06/2009 Elaborado: Verificado: Aprovado: RG-PR12-03

Leia mais

Instituto Politécnico de Leiria. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Leiria. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Instituto Politécnico de Bragança Instituto Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Viana do Castelo Instituto Politécnico de Bragança O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em licenciatura em Engenharia Alimentar é

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência

Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência A Portaria n 401/2007, de 5 de Abril, aprova o Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO APROVADO 14 de agosto de 2013 O Presidente, ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO (Paulo Parente) REGULAMENTO DO PRIMEIRO CICLO DE ESTUDOS Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Natureza e âmbito O

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Nos termos do disposto no artº 10º da Portaria nº 401/2007, de 5 de Abril, é aprovado o Regulamento dos

Leia mais

PROPOSTA. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Criação e registo dos cursos

PROPOSTA. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Criação e registo dos cursos Regulamento Geral para Ciclos de Estudos de 1.º Ciclo e 1.º ciclo de Mestrado Integrado FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROPOSTA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Âmbito O presente

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA N.º 24 Data: 2016/07/15 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e Não docente ASSUNTO: - Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança de par instituição/curso da Escola

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

Tabela de Emolumentos da UA

Tabela de Emolumentos da UA Tabela de Emolumentos da UA Tabela de taxas para os Serviços de Gestão Académica aprovada em reunião do Conselho de Gestão de 13 de maio de 2014, publicada em Diário da República em 30 de junho de 2014

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS Artigo 1º Criação 1- A Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), confere

Leia mais

Grupo II Conhecimentos Específicos (composto por 3 subgrupos).

Grupo II Conhecimentos Específicos (composto por 3 subgrupos). PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE TÉCNICO SUPERIOR

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

ANO LECTIVO 2013/2014

ANO LECTIVO 2013/2014 DIVISÃO DE GESTÃO ACADÉMICA/ SERVIÇO DE FORMAÇÃO GRADUADA ANO LECTIVO 2013/2014 REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO Estes regimes são regulados pela Portaria n.º 401/2007, de 5 de Abril.

Leia mais

Projecto de decreto-lei que visa aprovar os princípios reguladores dos instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior.

Projecto de decreto-lei que visa aprovar os princípios reguladores dos instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior. Projecto de decreto-lei que visa aprovar os princípios reguladores dos instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior. CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV SECÇÃO I Objecto,

Leia mais

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior.

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Considerando que: O Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, (alterado

Leia mais

Regulamentos. É aprovado o Regulamento de creditação de formação anterior e de experiência profissional da Universidade do Porto

Regulamentos. É aprovado o Regulamento de creditação de formação anterior e de experiência profissional da Universidade do Porto Regulamentos CREDITAÇÃO DE FORMAÇÃO E DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Aprovado pelo Despacho Reitoral GR.01/04/ 2012 de 5 de abril de 2012 Considerando que, nos termos do n. 3 do artigo 45. do Decreto -Lei

Leia mais

01 de abril de 2016 Republicação

01 de abril de 2016 Republicação Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para Titulares de Cursos Superiores 2016 01 de abril de 2016 Republicação

Leia mais

Creditação de formação académica e de competências profissionais

Creditação de formação académica e de competências profissionais Creditação de formação académica e de competências profissionais (Aprovado em reunião CTC de 28 de junho de 2012) Preâmbulo A Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que alterou a Lei de Bases do Sistema Educativo,

Leia mais

Prova de Conhecimentos critérios de correção

Prova de Conhecimentos critérios de correção PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CATEGORIA DE TÉCNICO SUPERIOR DA

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

Elaborado: Verificado: Aprovado: RG PR12 02 Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas do IPB. Pág.

Elaborado: Verificado: Aprovado: RG PR12 02 Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas do IPB. Pág. Elaborado: Verificado: Aprovado: RG PR12 02 Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas do IPB GPGQ Vice Presidente do IPB Presidentes dos Conselhos Científicos das Escolas

Leia mais

Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010

Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010 Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010 Nos termos do artigo 10.º do Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso

Leia mais

Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado

Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado Artigo 1.º Objecto e âmbito O presente regulamento estabelece

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Regulamento Pedagógico Motricidade Orofacial. ed. Lisboa. 2017

Regulamento Pedagógico Motricidade Orofacial. ed. Lisboa. 2017 Regulamento Pedagógico índice Artigo 1.º Regras de admissão Artigo 2.º Normas de candidatura Artigo 3.º Critérios de selecção e de seriação Artigo 4.º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo

Leia mais

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial Homologo 27.04.2018 Regulamento Página 1 de 11 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24

Leia mais

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

Regulamento da Candidatura através dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência. Ano Letivo 2013/2014

Regulamento da Candidatura através dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência. Ano Letivo 2013/2014 Regulamento da Candidatura através dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência (Portaria nº401/2007, de 5 de abril) Ano Letivo 2013/2014 A Portaria nº401/2007, de 5 de abril, aprova o

Leia mais

Projeto de revisão do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de março

Projeto de revisão do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de março Artigo 3.º Conceitos Aditado g) «Especialista de reconhecida experiência e competência profissional» aquele que se encontre a exercer a profissão na área em que leciona ou se propõe lecionar e que satisfaça

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DO DESPORTO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTUDANTE EXTRAORDINÁRIO

REGULAMENTO DE ESTUDANTE EXTRAORDINÁRIO REGULAMENTO DE ESTUDANTE EXTRAORDINÁRIO 17 07 10 CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO 2015 03 REGULAMENTO DE ESTUDANTE EXTRAORDINÁRIO ARTIGO 1º (ÂMBITO) 1- Consideram-se Estudantes Regulares os Estudantes matriculados

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição / Curso no Ensino Superior e do Concurso Especial de Acesso para Titulares de Cursos Superiores 2017 20 de março de 2017 ÍNDICE

Leia mais

Tabela de Emolumentos do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Tabela de Emolumentos do Instituto Politécnico de Castelo Branco Tabela de Emolumentos do Instituto Politécnico de Castelo Branco Aprovada em reunião do Conselho de Gestão de 14 de outubro de 16 (entra em vigor a partir de 1 de abril de 17) Designação do Emolumento

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Artº 1º Alterações Os artºs 2º, 4º, 11º, 12º e 17º do Regulamento de Taxas e Propinas

Leia mais

Regulamento Pedagógico Disfagias Orofaríngeas

Regulamento Pedagógico Disfagias Orofaríngeas Artigo 1.º Regras de admissão Artigo 2.º Normas de Candidatura Artigo 3.º Critérios de selecção e de seriação Artigo 4.º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo 5.º Prazos de candidatura índice

Leia mais

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Diário da República, 1.ª série N.º de junho de (13)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Diário da República, 1.ª série N.º de junho de (13) Diário da República, 1.ª série N.º 118 19 de junho de 2015 4292-(13) local, no âmbito das operações previstas nas alíneas e) e g) do n.º 2 do artigo anterior; g) [...] Artigo 77.º Despesas elegíveis 1

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU O DE VISEU

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU O DE VISEU O DE VISEU EDITAL RELATIVO AOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA e REINGRESSO NO ENSINO SUPERIOR - 2.3 fase 214/21 V (Portaria n.s 41/27, de de abril, alterada pela portaria n.e 232-A/213, de

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1.º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha,

Leia mais

Instituto Politécnico de Bragança Relatório de concretização do Processo de Bolonha: indicadores de progresso

Instituto Politécnico de Bragança Relatório de concretização do Processo de Bolonha: indicadores de progresso Instituto Politécnico de Bragança Relatório de concretização do Processo de Bolonha: indicadores de progresso Relatórios #1 - #4, 2008-2011 1979 Criação do sistema de Ensino Superior Politécnico em Portugal

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS E INTERMÉDIA

LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS E INTERMÉDIA LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS E INTERMÉDIA NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1.º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha,

Leia mais

Legislação Relativa ao Ensino Superior. Anexo A

Legislação Relativa ao Ensino Superior. Anexo A Legislação Relativa ao Ensino Superior Anexo A a.2 em Portugal. Neste anexo encontra-se listado um conjunto de referências de legislação relativa ao ensino superior n 427-B/77 14/10/1977 427/77 Cria as

Leia mais

Normas Regulamentares da Licenciatura em Educação Social

Normas Regulamentares da Licenciatura em Educação Social Normas Regulamentares da Licenciatura em Educação Social As presentes Normas Regulamentares materializam o previsto no artigo 1.º do Decreto-Lei n.º /2018, de 1 de agosto, e têm em vista garantir a conformidade

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Direito Regulamento dos regimes de reingresso e de mudança par instituição/curso da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Nos termos do disposto no

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

LICENCIATURA EM TEATRO

LICENCIATURA EM TEATRO LICENCIATURA EM TEATRO NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

LICENCIATURA EM TEATRO INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO

LICENCIATURA EM TEATRO INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO LICENCIATURA EM TEATRO INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO NORMAS REGULAMENTARES Curso do do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo

Leia mais

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO O presente regulamento define as normas específicas aplicáveis à candidatura e ingresso, através

Leia mais

Regulamento Geral dos Cursos de 1.º Ciclo de Estudos, conducentes ao grau de

Regulamento Geral dos Cursos de 1.º Ciclo de Estudos, conducentes ao grau de 3 APROVADO POR: Conselho Técnico Científico 26 09 2011 Data: / / 26 09 2011 Regulamento Geral dos Cursos de 1.º Ciclo de Estudos, conducentes ao grau de licenciado na ESEP INTRODUÇÃO Os Decretos Lei n.º

Leia mais

REGULAMENTO DE ACESSO E INGRESSO

REGULAMENTO DE ACESSO E INGRESSO REGULAMENTO DE ACESSO E INGRESSO Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento destina-se a regular o acesso e ingresso nos cursos da Escola Superior Artística de Guimarães, adiante designada por ESAG. Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DO ISVOUGA

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DO ISVOUGA Página 1 de 6 Artigo 1.º (objecto e âmbito) O presente regulamento disciplina o concurso local de acesso aos cursos do ISVOUGA, através dos regimes de reingresso, mudança de par instituição/curso. CAPÍTULO

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Tradução

Normas regulamentares do Mestrado em Tradução a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Tradução I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

EDITAL. CONCURSO DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017

EDITAL. CONCURSO DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017 EDITAL CON DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/ E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017 Por delegação de competências do Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Agostinha Patrícia

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA Responsável Directora da UDI Data 2011 02 24 Refª V.1 Aprovado por: Conselho Científico da UDI Data: 24 02 2011 REGULAMENTO DOS

Leia mais

Sessão de Apresentação

Sessão de Apresentação Sessão de Apresentação O NOVO REGULAMENTO DE ADMISSÃO E QUALIFICAÇÃO À ORDEM DOS ENGENHEIROS o.alexandrino@centro.ordemdosengenheiros.pt Guarda, 23 de Maio de 2012 Sumário Razões para uma mudança Estrutura

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Psicologia e Educação

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Psicologia e Educação UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Psicologia e Educação REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA Artigo 1.º Criação A Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, diploma que procede à terceira alteração

Leia mais

REGULAMENTO Inscrição e frequência, em Regime de Audição Livre Estudantes Externos

REGULAMENTO Inscrição e frequência, em Regime de Audição Livre Estudantes Externos REGULAMENTO Inscrição e frequência, em Regime de Audição Livre Estudantes Externos Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor Gabinete de Apoio à Reitoria 3.0 (Professor Doutor Rui Oliveira) Verificado

Leia mais

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau O permanente progresso científico e tecnológico exige que a aprendizagem não se circunscreva à formação inicial mas se consubstancie

Leia mais

DESPACHO N.º 12/2015-IPL

DESPACHO N.º 12/2015-IPL DESPACHO N.º 12/2015-IPL A publicação do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que cria os cursos técnicos superiores profissionais, conduziu à necessidade de proceder à revisão do regime jurídico dos

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO (Aprovado pelo Conselho Técnico-Científico em 13 de Junho de 2016) Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto e âmbito

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, diploma que procede à quinta alteração

Leia mais

universidade de aveiro suplemento ao diploma

universidade de aveiro suplemento ao diploma 1 / 8 universidade de aveiro suplemento ao diploma O presente Suplemento ao Diploma segue o modelo elaborado pela Comissão Europeia, pelo Conselho da Europa e pela UNESCO/CEPES. A finalidade deste Suplemento

Leia mais

Regulamento de Creditação

Regulamento de Creditação Regulamento de Creditação Preâmbulo O capítulo VII do Decreto - Lei n.º 74/2006, de 24 de Março bem como a Portaria nº 401/2007 (que fixa o novo regime jurídico dos graus académicos e diplomas do ensino

Leia mais

Regulamento de Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da Universidade de Lisboa.

Regulamento de Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da Universidade de Lisboa. Regulamento de Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da Universidade de Lisboa Nota explicativa O Regulamento de Creditação e Integração Curricular de

Leia mais

Escola Superior de Educação Almeida Garrett. NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTeSP) DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA

Escola Superior de Educação Almeida Garrett. NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTeSP) DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA Escola Superior de Educação Almeida Garrett NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTeSP) DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA Preâmbulo De acordo com o Decreto-Lei nº 74/2006, de

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS Preâmbulo A Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, veio introduzir

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Artigo 1.º Regras sobre a admissão no ciclo de estudos, em especial as condições de natureza académica

Leia mais

REGULAMENTO DE CANDIDATURAS DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO

REGULAMENTO DE CANDIDATURAS DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO REGULAMENTO DE CANDIDATURAS DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO Preâmbulo No âmbito do Processo de Bolonha e com base no reconhecimento mútuo entre os estabelecimentos de ensino superior nacionais

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem

Leia mais

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2.

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2. REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) 1. O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTESP) EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM CRECHE. Preâmbulo

NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTESP) EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM CRECHE. Preâmbulo NORMAS REGULAMENTARES DO CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL (CTESP) EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM CRECHE Preâmbulo De acordo com o Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, que fixa o regime jurídico dos

Leia mais

Normas Regulamentares da Licenciatura em Conservação e Restauro

Normas Regulamentares da Licenciatura em Conservação e Restauro Normas Regulamentares da Licenciatura em Conservação e Restauro Artigo 1º Objecto e Âmbito O presente Regulamento da Licenciatura em Conservação e Restauro da Escola Superior de Artes Decorativas, adiante

Leia mais

Anteprojeto de decreto-lei sobre os consórcios entre. instituições de ensino superior públicas

Anteprojeto de decreto-lei sobre os consórcios entre. instituições de ensino superior públicas Anteprojeto de decreto-lei sobre os consórcios entre instituições de ensino superior públicas CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Artigo 2.º Objeto e âmbito Características gerais CAPÍTULO II SECÇÃO

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro

Normas regulamentares do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro Normas regulamentares do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar

Leia mais

DESPACHO N.º GR.02/06/2014. Alteração do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto

DESPACHO N.º GR.02/06/2014. Alteração do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto DESPACHO N.º GR.02/06/2014 Alteração do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto No uso da competência que me é consagrada na alínea o) do nº 1 do artigo 40º dos estatutos

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS

TABELA DE EMOLUMENTOS TABELA DE EMOLUMENTOS Este ficheiro contém: DESPACHO Nº 19/2018 de 07 de março: Tabela de Emolumentos DESPACHO N.º 20/2018 de 09 de março: Tabela de emolumentos - Retificação (retifica o Despacho n.º 19/2018)

Leia mais

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR (aprovada por deliberação de 3 de setembro de 2014 do Conselho de Gestão do IPT para vigorar a partir do dia seguinte) 1 Diplomas /certificados/certidões:

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (Edição 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Regulamento do 1º ciclo de estudos da Universidade da Madeira

Regulamento do 1º ciclo de estudos da Universidade da Madeira Regulamento do 1º ciclo de estudos da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

regulamento pedagógico Pósgraduação em Ventilação Mecânica Nível 1 ed. Algarve apoio

regulamento pedagógico Pósgraduação em Ventilação Mecânica Nível 1 ed. Algarve apoio apoio índice Artigo 1.º Regras de admissão Artigo 2.º Normas de candidatura Artigo 3.º Critérios de selecção e de seriação Artigo 4.º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo 5.º Prazos de candidatura

Leia mais

REGULAMENTO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DISFAGIAS OROFARÍNGEAS PORTO ANO 2019/2020

REGULAMENTO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DISFAGIAS OROFARÍNGEAS PORTO ANO 2019/2020 REGULAMENTO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DISFAGIAS OROFARÍNGEAS PORTO ANO 2019/2020 REGULAMENTO DE ESPECIALIZAÃO EM DISFAGIAS OROFARÍNGEAS ÍNDICE Artigo 1º Regras de admissão Artigo 2º Normas de candidatura Artigo

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

REGULAMENTO DO 2.º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO

REGULAMENTO DO 2.º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO REGULAMENTO DO 2.º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior (UBI), através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Departamento de

Leia mais

EDITAL. Licenciatura em Educação Básica: 4

EDITAL. Licenciatura em Educação Básica: 4 EDITAL Regime Especial de reingresso e mudança de par Instituição/Curso para candidatos aos ciclos de estudos da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) para o ano letivo de 2017/2018

Leia mais