Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO"

Transcrição

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Disciplina: Psicologia Social I Curso: Psicologia Professora: Rosana Carneiro Tavares Turmas A02 (preleção) A02-2 e A02-3 (laboratório) Código Nº de Créd. Período Pré-requisito Co-requisito PSI º EMENTA Estudo da Psicologia Social em seus aspectos históricos e paradigmáticos. Indivíduo, cultura e sociedade. Teorias da agressão. Influência Social. Processo de Pesquisa Social. Introdução às abordagens metodológicas. A utilização da entrevista na coleta de dados. OBJETIVO GERAL Conhecer a história da Psicologia Social no mundo e no Brasil, incentivando uma leitura crítica da sua trajetória. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Identificar as perspectivas teóricas e metodológicas, clássicas e recentes, de análise dos fenômenos psicossociais propostos. 2. Discutir e identificar a relação indivíduo-sociedade dentro das diferentes metodologias e estratégias de investigação. 3. Relacionar a atuação do psicólogo social com outras áreas do conhecimento com objetivo de possibilitar ao aluno uma compreensão contextualizada da realidade. 4. Oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer a técnica da Entrevista como instrumento de pesquisa no sentido teórico e prático.

2 PRELEÇÃO Unidade I 1. História da Psicologia. 1.1 Processo de transformação do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. 1.2 O capitalismo e um novo modo de produção de conhecimento - a ciência. 1.3 O século XIX: um conjunto de ideias que tornam necessária a constituição da psicologia. 1.4 A psicologia social tradicional e a psicologia crítica. 1.5 A crise da psicologia social na América Latina e no Brasil. 1.6 O surgimento da Psicologia Social Comunitária. Unidade II 1. A relação entre indivíduo e sociedade 1.1 O homem enquanto produto histórico da realidade social na qual se encontra inserido. Formas de produção, valores, organização social e cultural. 1.2 A mediação enquanto instrumento de transformação da realidade social. Unidade III 1. Temas clássicos da Psicologia Social 1.1. Influência Social A Influência Social de Sheriff A influência Social de Asch Maiorias e Minorias Ativas de Moscovici. 2.2.Teorias da Agressão Teoria da Aprendizagem Teoria Psicanalítica Teoria da Frustração e Agressão Teoria da Desindividuação

3 LABORATÓRIO Unidade I 1. O que é pesquisa. 2. Diferentes tipos de pesquisa. 3. Processo de Pesquisa Social Pesquisa Quantitativa e Qualitativa Unidade II A Entrevista como instrumento na construção do conhecimento (coleta de dados). 1 O que é entrevista 1.1 Entrevista estruturada 1.2 Entrevista Semi-estruturada 1.3 Entrevista Não-estruturada. 2 A Pesquisa e suas aplicações. Unidade III Introdução a três diferentes enfoques na pesquisa social. 1. O positivismo. 2. Marxismo (materialismo dialético e materialismo histórico). 3. Fenomenologia. Metodologia Atividades em sala. Aulas dialogadas. Discussões em pequenos grupos. Discussões em grandes grupos. Realização de entrevistas. Filmes. Assistir ao filme e fazer relação com a teoria em pauta. Técnicas de grupo. Atividades Extra Disciplina AED. AED 1: Participação na Semana de Psicologia / PUC Goiás entrega de relatório da participação em uma atividade com temática na área da Psicologia Social (valendo 2 frequências) 25 a 29 de setembro de 2017.

4 1) Objetivo: Relacionar conteúdos de Oficinas, minicursos, palestras ou experiências do evento com os pressupostos da disciplina Psicologia Social. 2) Descrição da Atividade: Frequentar a Semana de Psicologia da PUC, participar de pelo menos uma oficina e/ou minicurso, palestra e experiências e elaborar relatório crítico sobre a participação, relacionando-a com os conteúdos ministrados nesta disciplina. 3) Cronograma da Atividade: Deverá ser entregue impreterivelmente até o dia 31/09, não sendo aceita fora desta data. Obs.: O relatório poderá ser feito sobre eventos realizados em qualquer um dos dias da Semana. 4) Forma de Registro: Relatório crítico impresso. 5) Critério de Avaliação: Entrega no prazo determinado, cumprimento do enunciado, adequação da análise da temática do evento participado com os pressupostos da disciplina. 6) Valor: sem valor de nota. 7) Bibliografia de Consulta: Bibliografia Básica e de Apoio da Ementa 8) Bibliografia Complementar: Bibliografia Complementar da Ementa. AED 2 (Somente para a turma A02-3 / quinta-feira): (0,5 pt + 2 frequências). 1) Objetivo: Praticar o processo de entrevista, em companhia de um colega de sala, elaborando questões de pesquisa em tema específico da área da Psicologia Social. 2) Descrição da Atividade: Definir um tema de investigação, no campo da Psicologia Social, estudar previamente o assunto e elaborar um pré-roteiro de entrevista direcionado a uma população específica. 3) Forma de Registro: Roteiro de entrevista impresso, Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), compartilhamento das entrevistas em sala de aula. 4) Cronograma: A entrega do Roteiro e TCLE deverá ocorrer em 28/09. 5) Critério de Avaliação: Entrega no prazo determinado e cumprimento do enunciado. Valor: 0,5 ponto + 2 horas de atividade. 6) Bibliografia de Consulta: Livre 7) Bibliografia Complementar: Livre AED 3: Realização de 02 entrevistas semiestruturadas sobre temas referentes aos interesses da disciplina de Psicologia Social I e Transcrição das entrevistas,

5 visando à percepção da atuação do entrevistador na realização da entrevista (Valor: 1,5 pontos). 1) Objetivo: Compreender em profundidade o processo de entrevista, bem como identificar os fatores que influenciaram o processo de contato entre entrevistados e entrevistado. 2) Descrição da Atividade: Após o processo de entrevista, o estudante deverá transcrever na íntegra as falas dos entrevistados e do entrevistador, a fim de analisar em profundidade o processo. 3) Cronograma: as transcrições deverão ser entregues dias 04/12 (Turma A01-1) e 07/12 (Turma A01-2). 4) Forma de Registro: As transcrições deverão conter as falas dos entrevistados na íntegra, deverão estar digitadas e impressas. 5) Critério de Avaliação: Entrega no prazo determinado e cumprimento do enunciado. Valor: 1,5 pontos + 8 horas de atividade. 6) Bibliografia de Consulta: Livre 7) Bibliografia Complementar: Livre Sistema de avaliação: AVALIAÇÂO DE N1. Prova: 01 avaliação escrita de N1 com todo conteúdo apresentado até a véspera da prova. Data da prova: dia 24 de setembro de Valor da prova: 5,0 pontos avaliação escrita de N1. Atividades de preleção em sala de aula: 2,0 pontos Atividades de Laboratório: 3,0 pontos Construção da nota. Soma-se notas de avaliação escrita N1 (5,0 pontos) + 3,0 pontos de Laboratório + 2,0 pontos de atividades de preleção em sala de aula. Observação: Os trabalhos feitos dentro da sala de aula: não terão validade se realizados fora dela ou entregues em outro dia. Trabalhos realizados em casa: só serão considerados se entregues na data marcada. AVALIAÇÂO DE N2: Avaliação interdisciplinar(ai) valendo 1 ponto.

6 PRELEÇÃO: 1ª N2: Uma prova escrita valendo 3,0 pontos. A avaliação ocorrerá no dia 23/11/2017 2ª N2: Realização 1 Seminário em grupo 1,0 ponto Valor Total da nota de preleção 4,0 pontos LABORATÓRIO AED Transcrição literal das entrevistas realizadas em duplas ou trios (1,5 pontos) Apresentação analisada das entrevistas e Núcleos de Significação dos temas investigados (Valor 1,5 pontos). Apresentação de um artigo científico que aborde o tema de investigação nas entrevistas (0,5 ponto). Apresentação de métodos em psicologia (1,5 ponto) Composição da nota de N2: Soma-se as Notas: Preleção (4,0 pontos) Laboratório: Seminários (3,5 pontos) + AED (1,5) Avaliação Interdisciplinar (1,0 ponto) INFORMAÇÕES IMPORTANTES Apresentação oral. No dia da apresentação oral, previamente marcada, a dupla ou o trio deverá estar presente. O aluno que não comparecer à apresentação não obterá a nota da apresentação. OBS: Não haverá segunda chamada nem para N1 e nem para N2. OBS: AS DATAS DAS PROVAS, E OUTRAS ALTERAÇÕES PODERÃO ACONTECER DE ACORDO COM AS NECESSIDADES OBSERVADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA.

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Álvaro, J. L; & Garrido.Luque, Alicia (2006). Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill. Bock, A. M. B. (org.) (2003). A perspectiva sócio-histórica na formação em psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes. Minayo, M. C. S. (org.) (2003). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (22ª. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Campos, R. H. F. & Guareschi, A. P. (orgs.) (2000). Paradigmas em psicologia social: a perspectiva latino-americana. Petrópolis: Vozes. Chizzotti, A.(2001). Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez Kahhale, E. & M, P. (org.). (2002). A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez. Raquel S.L.Guzzo & Fernando Lacerda Jr. (org) (2011). Psicologia Social para a América Latina: o resgate da psicologia da libertação. 2 ed. Campinas SP. Ed. Alínea. Trivinos, A. (1990). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a perspectiva qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. BIBLIOGRAFIA AMPLIADA. Bock, A. M. B., Furtado O., &Teixeira Trassi M.L.(orgs.) (2008) Psicologias:uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo. Saraiva Bock, A. M. B. (org.) (2003). A perspectiva sócio-histórica na formação em psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes. Bock, A. M. B., Gonçalves M. Graça M &Furtado; Odair (orgs.) (2001). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez Campos, R. & H. F. (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. (2001). Petrópolis: Vozes. Campos, R. H. F. & Guareschi, A. P. (orgs.) (2000). Paradigmas em psicologia social: a perspectiva latino-americana. Petrópolis: Vozes. Farr, R. (1998). As raízes da psicologia social moderna. Petrópolis: Vozes.

8 Garret, A. (1989). A entrevista: seus princípios e métodos. Rio de Janeiro: Agir. Jacques, M. C. et al. (1998). Psicologia social contemporânea. Petrópolis: Vozes. Kahhale, E. & M, P. (org.). (2002). A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez. Lane, S. T. M. & Codo, W. (orgs.) (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. Lane, S. T. M. & Sawaia, B. V. (orgs.) (1995). Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense e EDUC. Lane, S. T. M. (1983). O que é psicologia social. 4. ed. São Paulo: Brasiliense Marconi, M. A. & LAKATOS, E. M. (2000). Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas. Minayo, M. C. S. (org.) (2003). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (22ª. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes. Rodrigues, A.; Assmar, E. M. L. & Jablonski, B. (1999). Psicologia social. 18. ed. Petrópolis.Ed. Vozes Sawaia, B. B. &; Namura, M. R. orgs.) (2002). Dialética exclusão/inclusão: reflexões metodológicas e relatos de pesquisa. Taubaté, SP: Cabral. Severino, A. J. (2000). Metodologia do trabalho científico. (21ª ed.). São Paulo: Cortez. Nome dos filmes sugeridos para relacionar teoria e prática. -Shine -Meu pé esquerdo -Escritores da Liberdade -À procura da felicidade - Tarde demais - Para sempre Alice ( entre outros que serão citados em sala) Conto sugerido para relacionar a Teoria com a Prática: Eu só vim telefonar Gabriel García Márquez

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Disciplina: Psicologia Social I Curso: Psicologia Professora Dra: Rosana Carneiro Tavares

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia PLANO DE ENSINO Disciplina: Psicologia Social I Curso: Psicologia Professora Dra: Rosana Carneiro Tavares

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde PLANO DE ENSINO 2016-1 Disciplina: Psicologia Social III Curso: PSICOLOGIA Professores: Rosana Carneiro

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos Psicossociais II Código: PSI18 Professor: Dra. Larissa Raposo Diniz e-mail: larissa.diniz@fasete.edu.br

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró - reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró - reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró - reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde Disciplina: Estágio Básico Supervisionado IV- Psicologia das Organizações e do Trabalho Curso:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM Enfermagem ENFE0037 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 90H PRÁTICA: --- HORÁRIO: Terça 13:00h

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: PSI18 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): Processos Psicossociais I Período: 3º período Ano: 2018.

PLANO DE CURSO. Código: PSI18 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): Processos Psicossociais I Período: 3º período Ano: 2018. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Coordenador do curso: Prof. Mestre Ana Patrícia Amaral Disciplina: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II Professora: Larissa Raposo Diniz

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Coordenador do curso: Prof. Mestre Ana Patrícia Amaral Disciplina: PROCESSOS GRUPAIS Professora: Larissa Raposo Diniz e-mail: larissa.diniz@fasete.edu.br

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003102A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão Código: Professora: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva E-mail: franciane.silva@fasete.edu.br

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003048A - Psicologia Docente(s) Érico Bruno Viana Campos Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Psicologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2012/1 Turma: 06319 Disciplina: PSI

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003003A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 222 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE II SAU 221 Metodologia da Pesquisa em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO Professora: Dra. Elda Gomes Araújo e-mail: eldaaraujo@unifap.br Colegiado de origem: Pedagogia Disciplina: Pesquisa em Educação II Carga

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão Código: PSI06 Professor: Gleci Machado de Lima e-mail: glecimar.lima@fasete.edu.br CH

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional II Professor:

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional II Professor: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional II Código: PSI37 Professor: E-mail: francianeftsilva@hotmail.com CH

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia Escolar/Educacional I Código: PSI31 Professor: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva

Leia mais

Normas e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa, escolha da temática, elaboração, aprovação do pré-projeto de pesquisa.

Normas e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa, escolha da temática, elaboração, aprovação do pré-projeto de pesquisa. 1. EMENTA Normas e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa, escolha da temática, elaboração, aprovação do pré-projeto de pesquisa. 2. OBJETIVOS 2.1. Geral Ser capaz de definir um problema de investigação,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: 3º período Ano: 2019.

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: 3º período Ano: 2019. PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos Grupais Código: PSI30 Professor: Dra. Larissa Raposo Diniz E-mail: larissa.diniz@fasete.edu.br CH

Leia mais

ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1 2 No projeto antigo Renomeação dos grupos de disciplinas: a)

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Bacharelado em Administração Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas em Código: Administração Professor: Drª Maria Cleonice de Souza Vergne e-mail:

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003205A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito (s): Período: 1º período Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito (s): Período: 1º período Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Epistemológicos e Históricos Código: - da Psicologia Professora: Me. Elisângela Lima Araújo E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03316 Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS PORTO VELHO PLANEJAMENTO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

Plano de Ensino

Plano de Ensino Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia Plano de Ensino 2017.1 Disciplina: Estágio Básico Supervisionado VI Psicologia da Saúde e Hospitalar Curso:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICOLOGIA E SOCIEDADE Professor(es) e DRTs 113349-4 Pablo de Carvalho Godoy Castanho 114223-0 Bruna Suruagy

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR1052 - TRABALHO DE CURSO II

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró Reitoria de Graduação Escola de Formação de Professores e Humanidades PLANO DE ENSINO 2016/1

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró Reitoria de Graduação Escola de Formação de Professores e Humanidades PLANO DE ENSINO 2016/1 DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró Reitoria de Graduação Escola de Formação de Professores e Humanidades PLANO DE ENSINO 2016/1 CÓDIGO: : EDU 1101 CARGA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Professor: Paulo Ricardo da Silva Rosa Turma(s): 01 Carga Horária: 60 h H/Aula Semanais : 04 h Curso: Mestrado em Ensino de Ciências

PLANO DE ENSINO. Professor: Paulo Ricardo da Silva Rosa Turma(s): 01 Carga Horária: 60 h H/Aula Semanais : 04 h Curso: Mestrado em Ensino de Ciências PLANO DE ENSINO I) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I Professor: Paulo Ricardo da Silva Rosa Turma(s): 01 Carga Horária: 60 h H/Aula Semanais : 04 h Curso: Mestrado

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR1003 - DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professora: Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.1 DISCIPLINA: Métodos e Técnicas

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Página1 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II Código: 7126 Turma: 07309 Carga horária: 72h semestrais/ 4h semanais Semestre: 2017.2 Professora: Keli Regina Dal Prá E-mail: keli.regina@ufsc.br

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professor(es): Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS-CCJE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS-CCJE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus Goaibeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Departamento de Serviço Social Data de aprovação (Art. N 91): Qualificação/link

Leia mais

CURSO: Medicina INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática Médica I BPPM I. Carga Horária aula.

CURSO: Medicina INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática Médica I BPPM I. Carga Horária aula. CURSO: Medicina Turno: Integral Currículo 2015 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade Curricular Bases Psicossociais da Prática Médica I BPPM I Departamento CCO Período 1º Teórica 108 Carga Horária aula Prática 0

Leia mais

Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano:

Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano: DATA 29/01 1 Nº DE AULA TEÓRICA /PRÁTICA aulas CRÉDITOS Faculdade Adventista da Bahia FADBA Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano: 2015.1 TOTAL

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Código: PSI22 Professor: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva E-mail: franciane.silva@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL?

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO. Departamento

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO. Departamento UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre: 2011/2 Nome da disciplina Departamento Fase Carga horária ODT7181 Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03301 Disciplina:

Leia mais

Plano de Curso-2017/1

Plano de Curso-2017/1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia Plano de Curso-2017/1 Disciplina: ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO IV PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E TRABALHO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1º semestre de 2015 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) Prof. Silvana Maia Borges Contatos: silvanamborges@gmail.com www.silborges.com CRONOGRAMA DAS AULAS Mês

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE FILOSOFIA COFIL Curso: Filosofia

Leia mais

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Teoria sócio histórico cultural de Vygotsky Professora: Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Código: PSI06 Carga Horária:

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código: DIR - 591 CH Total: 60 horas Pré-requisito: Orientação

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: SSO410008 - Fundamentos da pesquisa e produção de

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

Profª Ms. Nuria Micheline Meneses Cabral D.Const.1 - B Página 1

Profª Ms. Nuria Micheline Meneses Cabral D.Const.1 - B Página 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR3201 - DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2018) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR CÓDIGO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso II Código: CH Total: 72 horas Pré-requisitos:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DE PESQUISA E CÓDIGO: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS Currículo:

Leia mais

PLANO DE CURSO. Tópico 1- A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas:

PLANO DE CURSO. Tópico 1- A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia Professor: Elisângela Lima Araújo Código: PSI00 Carga Horária:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2018

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2018 1º SEMESTRE DE 2018 Disciplina Projeto: A Dimensão Subjetiva dos Processos Educacionais VIII Docente: Prof. (A). Dr (A) Wanda Maria Junqueira de Aguiar Horário: 4ª feira das 12h45 às 15h45 Créditos: 03

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC.

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC. ! INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Plano de Ensino Disciplina: PTC-20307 Projeto

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO. Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO. Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás Detalhes da Disciplina Código ARQ1078 Nome da Disciplina ANIMAÇÃO Carga Horária 80 Créditos

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral;

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral; Plano de Ensino Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 80 h/a - 67 h/r Docente: Márcia Gardênia Lustosa Pires Ementa

Leia mais

Plano de Curso-2017/1

Plano de Curso-2017/1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia Plano de Curso-2017/1 Disciplina: ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO IV PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E TRABALHO

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO

Leia mais

PLANO DE ENSINO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO ANO CSA º CSA 1201 Contabilidade Introdutória 2017/2

PLANO DE ENSINO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO ANO CSA º CSA 1201 Contabilidade Introdutória 2017/2 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO ANO CSA 1203

Leia mais

PLANO DE ENSINO.

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. Identificação Departamento: Psicologia Disciplina: PSI 7403 Prática e Pesquisa

Leia mais

Plano de Curso-2018/1

Plano de Curso-2018/1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e da As-ude Curso de Psicologia Plano de Curso-2018/1 Disciplina: ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO IV PSICOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científic Código: ADM 290 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH) ESCOLA DE COMUNICAÇÃO (ECO) DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E ÁREAS CONEXAS (DMAC) Habilitação: Produção Editorial Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR UNIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código:CTB 499 Pré-requisito: Metodologia da Pesquisa Científica/MPC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração - Noturno Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa.

Leia mais