[PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "[PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS]"

Transcrição

1 [PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS] Este documento trata do Plano de Continuidade de Negócios (PCN) da Interinvest Gestão Data de Publicação: Agosto de 2011

2 Plano de Continuidade de Negócios 1. Conteúdo do documento 1. Conteúdo do documento 2. Objetivo 3. Áreas de Aplicação 4. Diretrizes, Princípios e Conceitos. 5. Níveis de Alerta 6. Processos Críticos 7. Plano de Prevenção, Resposta e Recuperação. 2. Objetivo Criar e manter recursos que permitam a manutenção da continuidade operacional dos processos críticos da Interinvest Gestão em situações de excepcionalidade. Identificar os fatores de riscos que possam comprometer a continuidade dos negócios, apresentando alternativas com custo inferior e proporcional ao da possível perda operacional. Conscientizar os colaboradores a manterem-se alerta a possíveis riscos de descontinuidade operacional e estarem aptos e treinados para a utilização de recursos alternativos, em situações de contingência. Atender exigências dos normativos e legislação dos órgãos reguladores. 3. Áreas de Aplicação Tal PCN foi aprovado pelos sócios-gerentes, devendo ser mantido e implementado pela Área de Sistemas e Informática, bem como pelos demais colaboradores da empresa, prevendo a disponibilização dos recursos necessários para possibilitar sua utilização a qualquer tempo. A Área de Sistemas e Informática, em colaboração com as demais áreas da empresa, promoverão a contínua melhoria no PCN, ajustando-o às novas exigências tecnológicas ou operacionais da empresa e dos órgãos externos reguladores.

3 A Área de Sistemas e Informática e a Área de Recursos Humanos será responsável pela manutenção das relações de equipamentos e programas críticos, bem como a relação com os nomes e telefones do pessoal-chave: colaboradores, parceiros, fornecedores e outras empresas / pessoas envolvidas. Os colaboradores chave participarão dos testes dos recursos alternativos e treinamentos que são realizados, pelo menos, uma vez ao ano. Os responsáveis pela empresa farão o aprimoramento do PCN, mediante a aquisição, contratação ou acesso a recursos alternativos que venham a diminuir o nível de exposição de risco de descontinuidade operacional da empresa. Um grupo de trabalho (GT PCN) fará a operacionalização do PCN, ou seja, deflagrará a situação de contingência, após avaliar cada ocorrência e acionará as pessoas diretamente envolvidas nas ações de resposta. Os colaboradores da Interinvest Gestão terão pleno conhecimento das ações e uso dos recursos alternativos relativos à sua Área e informarão aos Setores de Informática e Telefonia as alterações ocorridas nos processos e em qualquer detalhe do PCN. 4. Diretrizes, Princípios e Conceitos. O Plano de Continuidade dos Negócios (PCN) compreende as orientações e medidas aplicáveis a situações com razoável probabilidade de ocorrência, não considerando situações extremas como simples queda de energia por sobrecarga, desde que solucionadas por pessoal local, nem situações de desastre total, com perdas materiais e pessoais generalizadas. Neste caso o tempo máximo aceitável de permanência da falha é de 2 horas. O escopo do PCN contempla as atividades prioritárias, processos e pessoas da gestora de recursos. Tendo em conta a análise de criticidade feita, algumas destas atividades e pessoas podem não ser requeridas a atuar em ambiente de contingência, mas devem-se manter atualizados sobre a situação geral, para retomar as suas funções assim que possível, no processo de retomada à normalidade.

4 5. Níveis de Alerta Para efeito deste PCN são consideradas as seguintes situações: Normalidade (verde): operação em plena condição dos recursos; Atenção (amarelo): situação de risco iminente ou potencial, quando os recursos de contingências são checados e mantidos em condições de pronto uso; e Contingência (vermelho): deflagrado pelo diretor responsável pelo PCN, quando a empresa passa a operar em situação de excepcionalidade e apenas com os processos críticos ou não afetados. 6. Processos Críticos NIVEIS DE IMPORTÂNCIA E RISCO: 1 Muito baixo 2 Baixo 3 Médio 4 Alto PROCESSOS CRÍTICOS 5 Muito alto SUBPROCESSOS IMPORTÂNCIA RISCO Gestão de Carteiras Ordens de Operações via 5 2 Telefone Ordens de operações via 5 2 Internet Acompanhamento dos preços 5 2 dos ativos a mercado Monitoramento do risco 5 2 Procedimentos de Back Office 4 2 Clientes Obtenção e exame da documentação / capacidade financeira Comunicação de Operações Suspeitas ao SISCOAF Comunicação com o cliente por telefone Comunicação com o cliente pela internet 3 2 Registro dos dados nos 3 2 sistemas Administração Rotinas Administrativas 4 2

5 7. Plano de Prevenção, Resposta e Recuperação. 7.1 Grupo de Trabalho GT PCN É formado pelas seguintes pessoas: Diretor de Riscos e Compliance; Diretor de Gestão de Carteiras; Encarregado pela Área Administrativa; e Encarregado pela Área de Sistemas e Informática. Suas atribuições são: Receber informações sobre situações que possam afetar o funcionamento da Interinvest Gestão; Avaliar a criticidade e determinar providências para iniciar operações em situação de contingência; Acompanhar as providências de correção das falhas; Determinar o fim da contingência e acompanhar as providências de recuperação para o retorno à normalidade; Elaborar e fazer cumprir o calendário de treinamento e testes; Avaliar o resultado das ações de contingência, propondo correções e melhorias no PCN; e Recomendar a contratação da prestação de serviços e processos para atendimento do PCN de Contingência. 7.2 Árvore de Comunicações Assim que deflagrar a contingência o GT comunicará às pessoas chaves envolvidas que, por sua vez, avisarão os demais participantes das ações previstas e previamente conhecidas. As pessoas envolvidas terão em seu poder uma relação com nome e telefones (residencial, celular e alternativo) e, conforme previamente estabelecido, entrarão em contato com seus pares para agilizar o processo. Tais pessoas serão informadas da situação e da ação de contingência adotada pelo GT, com procedimentos a serem definidos pelo grupo. O fim da contingência também é informado aos envolvidos.

6 7.3 Backup Lógico dos Servidores Backup Principal Rotina: realizado diariamente e de forma automática através de software (Job), a partir das 22h00. Mídia utilizada: HD (via VPN). Conteúdo: todos os arquivos de banco de dados e todos os arquivos de trabalho existentes nos diretórios de rede. Integridade/Teste de Restauração: é realizado semanalmente o acesso ao servidor de backup para uma área de teste. São abertos alguns arquivos de modo aleatório, visto a quantidade de diretórios e tamanho total de armazenamento. O prazo de verificação da integridade dessas cópias é de 5 de cinco semanas. Backup Secundário Rotina: realizado semanalmente e de forma manual a cópia de arquivos. Mídia utilizada: em HD Externo de 1000GB. Esse HD é levado um local físico diferente da localização da empresa. Conteúdo: todos os arquivos de banco de dados. (os arquivos dos computadores dos usuários são copiados mensalmente). Reciclagem dos dados: são trocados a cada mês (substituindo os arquivos) Integridade/Teste de Restauração: é realizada a cópia de arquivos como já citado anteriormente. Neste HD ficam instalados os bancos de dados, bem como toda a estrutura de diretórios de rede existente no servidor de produção da Interinvest Gestão. 7.4 Links de Dados Internet: Conexão de internet de 10MB 2(dois) links de dados, de concessionárias diferentes e que garantem o funcionamento da Internet (Embratel/NET e Vivo).

7 7.5 Fornecimento de Energia Elétrica e Nobreaks Os servidores são mantidos em condições de funcionamento por nobreaks, devidamente instalados em gabinete de acesso restrito e que garantem: A uniformidade da tensão da rede, em casos de picos de energia; e No mínimo, o salvamento dos dados e o desligamento apropriado dos equipamentos, nas faltas de energia elétrica. Os nobreaks dos servidores garantem uma autonomia para funcionamento dos mesmos até 1 hora. Utilizamos nas estações de trabalho nobreaks individuais com autonomia de 30 minutos. É realizada a troca de baterias dos nobreaks de 2 a 3 anos. 7.6 Sistema de Telefonia O PABX da Interinvest Gestão é dotado de interfaces analógicas, que garante flexibilidade e segurança a sua operação, a saber: Banco de baterias do PABX com autonomia de 4 horas; Ramais RTM inclusive VOIP. Possuímos contrato com empresas prestadoras de serviço (Skytech), para realizar periodicamente manutenções preventivas em nossos equipamentos. 7.7 Sites de Contingência Contingência Skytec Na impossibilidade de realizar operações na Interinvest Gestão, deverá ser declarado estado de contingência. Deverá ser ligado para a Skytech ( ), explicar a situação de contingência, passar nome e RG dos colaboradores que irão para o site de contingência e deslocar as pessoas para a Rua General Osório, 222. Neste endereço terá uma sala destinada à Interinvest Gestão, com computadores devidamente configurados para os sistemas da Interinvest Gestão e linha telefônica fornecida pela Skytech.

8 7.8 Segurança das Instalações Os equipamentos de informática e telefonia estão instalados em sala exclusiva, climatizada, com acesso por senha e restrito às pessoas autorizadas. Tais equipamentos são protegidos da falta de energia elétrica por nobreaks. Os extintores são apropriados para uso no ambiente e os sistemas de prevenção de incêndio existentes no prédio são periodicamente verificados conforme recomendações dos fabricantes e mantidos em plenas condições de uso. 7.9 Impressão de Documentos A Interinvest Gestão possui 01 impressora laser de 15 ppm funcionando em rede, com sistema Wi-Fi, balanceada entre os usuários da rede interna Outras Informações Á Área de Sistemas e Informática manterá registro atualizado dos recursos utilizados, contendo lista de nomes e telefones de colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, descrição da estrutura da rede de dados e outras informações técnicas. As pessoas envolvidas no PCN terão acesso a este PCN que se encontra disponível na rede interna e, também, às informações sobre os recursos de TI e Telecom, de forma a possibilitar seu uso em toda e qualquer eventualidade. Semestralmente ou sempre que necessário haverá uma seção de treinamento das pessoas envolvidas e teste de funcionalidade do PCN, com documentação, revisão dos resultados e propostas de melhorias. Semestralmente será revisto e aprimorado o PCN, com a aquisição de equipamentos adicionais e outros recursos necessários à operacionalização do PCN. Pelo menos uma vez ao ano os encarregados pela Área de Sistemas e Informática deverão efetuar as seguintes verificações: o Funcionamento dos nobreaks e outros equipamentos que garantem a segurança do hardware no ambiente de rede; o Avaliação dos elementos de hardware, software etc., envolvidos nos processos críticos; e o Quantidade e velocidade dos links de comunicação de dados, adequando-os às exigências de negócios da gestora de recursos.

ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS ASIA ASSET GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos que

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. Garín Investimentos LTDA

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. Garín Investimentos LTDA PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS Garín Investimentos LTDA São Paulo Fevereiro de 2019 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Garín Investimentos LTDA.

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Strategic Portfolio

Leia mais

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS AGOSTO 2016 1 O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS GARDE ASSET MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 18.511.433/0001-77 E DA GARDE PREVIDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 30.701.673/0001-30

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE (CONTINGÊNCIA) DE NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINUIDADE (CONTINGÊNCIA) DE NEGÓCIOS PLANO DE CONTINUIDADE (CONTINGÊNCIA) DE NEGÓCIOS 1) Objetivo O plano de de negócios da MacroInvest se destina a estabelecer um conjunto de procedimentos que deverão ser seguidos na ocorrência de situações

Leia mais

Plano de Continuidade dos Negócios

Plano de Continuidade dos Negócios Data: fevereiro/2019 www.moreinvest.com.br 1. INTRODUÇÃO O Plano de Continuidade de Negócio da More Invest Gestora de Recursos Ltda. (respectivamente Plano e More Invest ) tem por objetivo estabelecer

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

Plano Continuidade de Negócios Vinci Partners

Plano Continuidade de Negócios Vinci Partners Plano Continuidade de Negócios Vinci Partners Janeiro de 2015 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Responsabilidades... 3 3. Procedimentos... 3 Anexo I - Plano de Contingência de TI... 6 2 1. Objetivo O objetivo

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO CARDINAL PARTNERS INVESTIMENTOS LTDA

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO CARDINAL PARTNERS INVESTIMENTOS LTDA PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO CARDINAL PARTNERS INVESTIMENTOS LTDA DEZEMBRO / 2015 I. PLANO DE CONTINGÊNCIAS E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO Este plano tem por objetivo estabelecer medidas

Leia mais

Política de Continuidade de Negócios

Política de Continuidade de Negócios Política de Continuidade de Negócios Junho de 2016 Av Pedroso de Morais 1619 cj 109 05419-001 São Paulo SP 55 11 3038 1287 setinvestimentos.com.br Índice I. Propósito... 2 II. Política... 2 III. Procedimentos...

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Siguler Guff Gestora de Investimentos (Asset Management) Brasil Ltda. 1.0 July / 2016 1. OBJETIVO Este Plano de Continuidade de Negócios ( PCN ) da Siguler Guff Gestora

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SCAI GESTORA DE RECURSOS LTDA. 21 DE FEVEREIRO DE 2019

PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SCAI GESTORA DE RECURSOS LTDA. 21 DE FEVEREIRO DE 2019 PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS DA SCAI GESTORA DE RECURSOS LTDA. 21 DE FEVEREIRO DE 2019 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO 3 2. COMPLIANCE 3 3. PLANOS DE CONTINGÊNCIA 4 4. ATUALIZAÇÃO E REVISÃO 5 5. ACESSO

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Fevereiro 2018 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. DIRETRIZES NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS CONTINGÊNCIAS... 2 3. RECUPERAÇÃO DO NEGÓCIO

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO TÉCNICA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO LABORATORIAL

PADRÃO DE GESTÃO TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO TÉCNICA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO LABORATORIAL Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 6 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da informação técnica e do Sistema de Informação do Laboratório que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições

Leia mais

JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda.

JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda. JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda. Plano de Continuidade de Negócios Este Plano de Continuidade de Negócios ( Plano de Continuidade de Negócios ) foi desenvolvida e é atualizada periodicamente pela Jive

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS GFS ATIVOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS LTDA

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS GFS ATIVOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS LTDA PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS GFS ATIVOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS LTDA Versão: dezembro/2017 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Este Plano de Continuidade de Negócios (o Plano ) tem como objetivo apresentar,

Leia mais

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO Data de Aprovação: 27.12.2017 Versão: 1.2 ÍNDICE 1. Aplicabilidade... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios Norteadores...

Leia mais

POLÍTICA DE CONTINGÊNCIA

POLÍTICA DE CONTINGÊNCIA POLÍTICA DE CONTINGÊNCIA Este material foi elaborado pela DOMO INVEST Gestora de Ativos Financeiros e Valores Mobiliários Ltda. ( DOMO Invest ou Gestora ) e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS Versão: Setembro 2018 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Energia... 3 3. Backup de dados... 3 4. Disaster Recovery... 4 5. Correio (e-mails)... 4 6. Redundância

Leia mais

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA 1/5 Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA / ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política:...

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios. Portofino Gestão de Recursos Ltda.

Plano de Continuidade de Negócios. Portofino Gestão de Recursos Ltda. Plano de Continuidade de Negócios Portofino Gestão de Recursos Ltda. Índice 1. Introdução... 4 2. Definições... 4 3. Segurança quanto ao risco de perda de informações... 4 4. Política e procedimentos de

Leia mais

ARAZUL ASSET MANAGEMENT GESTORA DE RECURSOS LTDA.

ARAZUL ASSET MANAGEMENT GESTORA DE RECURSOS LTDA. ARAZUL ASSET MANAGEMENT GESTORA DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS JULHO DE 2018 Página 1 de 5 1. OBJETO 1.1. O propósito deste Plano de Continuidade de Negócios da Arazul Capital Asset

Leia mais

Administração de Telefones Móveis, Ramais e Links de internet

Administração de Telefones Móveis, Ramais e Links de internet 1. Setor: Telefonia 2. Abrangência: Grupo Cesari Página: 1 / 5 3. Tarefa: Administrar as contratações de planos telefônicos e de internet de linhas móveis e fixas do Grupo Cesari, funcionamento e disponibilização

Leia mais

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA 1/6 Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA / ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política:...

Leia mais

Política de Backup e Restauração

Política de Backup e Restauração Política de Backup e Restauração Preâmbulo Para manter a continuidade do negócio da UFRGS, em sua missão como instituição de ensino, pesquisa e extensão, é fundamental estabelecer mecanismos que permitam

Leia mais

Plano de Contingência e Continuidade de Negócios

Plano de Contingência e Continuidade de Negócios Plano de Contingência e Continuidade de Negócios Objetivo Definir as bases, princípios e regras para contingências e continuidade de negócios da GESTORA. A quem se aplica? Sócios, diretores, funcionários,

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS MAIO / 2016 SUMÁRIO 1.1. Introdução... 3 1.2. Diretrizes na Prevenção e Tratamento das Contingências... 3 1.3. Recuperação do Negócio e das Atividades... 3 1.4. Disposições

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA SAFARI CAPITAL

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA SAFARI CAPITAL POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA SAFARI CAPITAL Jan / 2019 P á g i n a 2 8 APRESENTAÇÃO A Política de Segurança da Informação da Safari Capital ( Safari ), aplica-se a todos os sócios,

Leia mais

ADAM CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO

ADAM CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO ADAM CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DO NEGÓCIO Data de elaboração: 27.06.2016 Versão: 1.0 ÍNDICE PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DE NEGOCIOS... 3 1.1. Aplicabilidade...

Leia mais

Plano de Continuidade dos Negócios

Plano de Continuidade dos Negócios Plano de Continuidade dos Negócios Março/2019 Versão 2.1 Sumário PLANO DE CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS... 3 INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 CONTINGÊNCIA... 3 TESTES DE CONTINGÊNCIA... 4 ATIVAÇÃO DE MECANISMOS

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

ÍNDICE: Av. Fagundes Filho, º andar Vila Monte Alegre - São Paulo - SP -Brasil Página 2 de 7

ÍNDICE: Av. Fagundes Filho, º andar Vila Monte Alegre - São Paulo - SP -Brasil   Página 2 de 7 ÍNDICE: 1.1. Aplicabilidade 1.2. Objetivo 1.3. Princípios Norteadores 1.4. Recuperação do Negócio e das Atividades 1.5. Testes de Contingência 1.6. Plano de Continuidade 1.7. Disposições Gerais 1.8. Vigência

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Este documento define a sistemática utilizada para realizar cópias de segurança (backup) dos Sistemas Informatizados, antivírus, e manutenção corretiva dos computadores da TRUFER.

Leia mais

4. Violação da Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação

4. Violação da Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação Índice 1. Definição... 2 2. Público Alvo... 2 3. Descrição... 2 4. Violação da Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação... 2 5. Classificação da Informação... 2 6. Utilização/Tratamento

Leia mais

WESTERN UNION CORRETORA DE CÂMBIO S.A. E BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A. ( WU BRASIL )

WESTERN UNION CORRETORA DE CÂMBIO S.A. E BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A. ( WU BRASIL ) WESTERN UNION CORRETORA DE CÂMBIO S.A. E BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A. ( WU BRASIL ) Relatório de Gerenciamento de Risco Operacional Data base 31/12/2017 WU Brasil Rua Tabapuã, 1227, 7º andar - Itaim

Leia mais

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas.

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas. Plano de Contingência Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Faculdade Taboão da Serra 2 Procedimentos definidos formalmente para permitir que os serviços de processamento de dados

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE FIERE INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade )

MANUAL DE COMPLIANCE FIERE INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade ) MANUAL DE COMPLIANCE FIERE INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade ) Versão: Dezembro/2018 1. Compliance é uma atividade adotada pelo mercado financeiro internacional, que com preceitos éticos, e sempre em conformidade

Leia mais

RIV-11 Data da publicação: 02/jun/2017

RIV-11 Data da publicação: 02/jun/2017 Resumo Descreve as diretrizes e premissas básicas adotadas pela RIVIERA para estabelecer as medidas a serem tomadas para identificar, prevenir e contornar as possíveis contingências que poderão trazer

Leia mais

Política de Segurança de Informações

Política de Segurança de Informações Política de Segurança de Informações Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Apresentação A Política de Segurança da Informação da Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. ( Edge Investimentos ), aplica-se

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Versa Gestora de Recursos Ltda.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Versa Gestora de Recursos Ltda. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Versa Gestora de Recursos Ltda. Janeiro/2018 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVOS... 3 SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES... 3 TREINAMENTO DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES... 5 RELATÓRIO

Leia mais

Grupo Técnico de Cibersegurança 1 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2017

Grupo Técnico de Cibersegurança 1 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2017 1 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2017 Aplicação da pesquisa ação realizada pelo subgrupo 2 Envio para 262 instituições (30/8 a 22/9); Assets (117 instituições) envio de 2 pesquisas (3 Ed. da pesquisa

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA

POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL CÓDIGO: MINV-P-003 VERSÃO: 04 EMISSÃO: 03/2011 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/2017 INDICE OBJETIVO... 2 ALCANCE... 2 VIGÊNCIA... 2 ÁREA GESTORA... 2 ÁREAS INTERVENIENTES...

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO PLANO DE CONTIGÊNCIA PARA OPERAÇÃO DO COD

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO PLANO DE CONTIGÊNCIA PARA OPERAÇÃO DO COD 1/6 1. Objetivo O objetivo desta orientação técnica é estabelecer planos de contingência a serem aplicados nos casos de alteração das condições normais de operação do COD, seja por motivo de concentração

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 1 1.1 - Objetivo... 1 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II - Requisitos

Leia mais

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Propriedade da CARPA GESTORA DE RECURSOS LTDA. Proibida a reprodução total ou parcial deste código sem a devida autorização prévia. 1 Controle de Versões Versão Data

Leia mais

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex.

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex. 1 POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Disposições Gerais Os sistemas de informação, a infraestrutura tecnológica, os arquivos de dados e as informações internas ou externas, são considerados importantes

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios (PCN)

Plano de Continuidade de Negócios (PCN) Plano de Continuidade de Negócios (PCN) K&C INVESTIMENTOS LTDA. Responsável: Diretor de Compliance e Riscos Data da atualização: 17 de junho de 2016 Aviso Legal: Este documento pode conter informações

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PARA O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 14, INCISO III DA ICVM 558.

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PARA O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 14, INCISO III DA ICVM 558. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ELABORADO PARA O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 14, INCISO III DA ICVM 558. INTRODUÇÃO A Milestones adota políticas e processos de Compliance e controles internos de acordo com as

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS SUMÁRIO OBJETIVOS... 2 ABRANGÊNCIA... 2 REFERÊNCIA... 2 CONCEITOS... 2 DIRETRIZES... 3 RESPONSABILIDADES... 5 TERCEIRIZADOS... 7 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7 INFORMAÇÕES

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Conte conosco para cuidar do seu TI. Temos a solução perfeita para sua empresa. Índice Serviços Contato Suporte Técnico Infraestrutura de Redes Monitoramento Ativo Firewall Virtualização

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC ÁREAS DE ATUAÇÃO Modernização e Manutenção da Infraestrutura de TI Desenvolvimento, Manutenção e Suporte a

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

POLÍTICA DE USO DO SERVIÇO DE BACKUP

POLÍTICA DE USO DO SERVIÇO DE BACKUP Normativas de Segurança referente à utilização, deveres e responsabilidades o quanto ao uso do serviço de Backup da. POLÍTICA DE USO DO SERVIÇO DE BACKUP 1. APRESENTAÇÃO A invenção da computação teve um

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos JURISDIÇÃO GEOGRÁFICA AND BAH BRA ESP USA ISR LUX MEX MON PAN SUI URU X A informação contida neste documento é de uso interno e propriedade do Grupo Andbank sendo proibida

Leia mais

SUMÁRIO. Compartilhe este e-book 03. Introdução 04. O que é Disaster Recovery? 05. Quais riscos sua infraestrutura de TI está correndo? 06.

SUMÁRIO. Compartilhe este e-book 03. Introdução 04. O que é Disaster Recovery? 05. Quais riscos sua infraestrutura de TI está correndo? 06. SUMÁRIO 03. 04. 05. 06. 08. 09. Introdução O que é Disaster Recovery? Quais riscos sua infraestrutura de TI está correndo? Quais são os níveis de segurança do Disaster Recovery? Como elaborar e executar

Leia mais

EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA MANUAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA MANUAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA MANUAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Janeiro 2017 O NÃO CUMPRIMENTO DESTE MANUAL PODERÁ RESULTAR EM AÇÕES DISCIPLINARES APROPRIADAS, INCLUINDO ADVERTÊNCIAS, QUE PODERÃO

Leia mais

5.3. Em relação aos controles adotados pelo emissor para assegurar a elaboração de demonstrações financeiras confiáveis, indicar:

5.3. Em relação aos controles adotados pelo emissor para assegurar a elaboração de demonstrações financeiras confiáveis, indicar: 5.3. Em relação aos controles adotados pelo emissor para assegurar a elaboração de demonstrações financeiras confiáveis, indicar: (a) as principais práticas de controles internos e o grau de eficiência

Leia mais

CB.POL a. 1 / 7

CB.POL a. 1 / 7 CB.POL-.01 4 a. 1 / 7 1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles Internos integrado ao Gerenciamento de

Leia mais

Grupo Técnico de Cibersegurança 2 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2018

Grupo Técnico de Cibersegurança 2 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2018 Grupo Técnico de Cibersegurança 2 Pesquisa ANBIMA de Cibersegurança 2018 Principais características Pesquisa estruturada e conduzida pelo Grupo Técnico de Cibersegurança da ANBIMA Objetivo: avaliar o grau

Leia mais

OUTSOURCING. Gerenciamento de -Criar - Desativar - Criar regras, de . -Monitoramento -Configuração de contas no outlook

OUTSOURCING. Gerenciamento de   -Criar - Desativar - Criar regras, de  . -Monitoramento -Configuração de contas no outlook Gerenciamento de e-mail: -Criar - Desativar - Criar regras, de e-mail. -Monitoramento -Configuração de contas no outlook Gerenciamento de Microsoft Office e Windows: -Gerenciamento das licenças de office

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO IFSP - CAMPUS ITAPETINIGA 1. OBJETIVO Falhas nos serviços de TI (Tecnologia da Informação)

Leia mais

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance Dezembro de 2015 Versão 1.1 Código de Compliance 1. Finalidade 2 2. Amplitude 2 3. Compliance 2 3.1. Definição de Compliance 2 3.2. Risco de Compliance 3 3.3. Atribuições da estrutura de compliance 3 3.4.

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Fev.17

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Fev.17 POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Fev.17 1. OBJETIVO 3 2. CONFIDENCIALIDADE 3 3. INTEGRIDADE E DISPONIBILIDADE: 7 2 1. OBJETIVO A presente política define as diretrizes, procedimentos de trabalho e padrões

Leia mais

Inovando e trazendo tecnologia

Inovando e trazendo tecnologia Inovando e trazendo tecnologia SOBRE NÓS Um pouco sobre a Detto A Detto Considera o TI de sua empresa como ponto focal de seus negócios. Pois em seus ativos de TI se encontram os dados mais valiosos para

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Indice 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO E VIGÊNCIA... 3 3. REGULAMENTAÇÕES APLICÁVEIS... 3 4. DIRETRIZES... 3 4.1. FINALIDADE... 3 4.2. AMBIENTE DE CONTROLE... 3 4.3. AVALIAÇÃO

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS / CONTINGÊNCIA

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS / CONTINGÊNCIA PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS / CONTINGÊNCIA 1. Medidas a Serem Tomadas no Caso de Ativação da Contingência.... 2 2. Acesso por Colaborador... 3 3. Acesso À Informação Após Ativação Da Contingência

Leia mais

Rabobank Segurança Cibernética

Rabobank Segurança Cibernética INFORMAÇÕES SOBRE A POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA DO BANCO RABOBANK 1. INTRODUÇÃO Este documento consiste em uma versão simplificada da Política de Segurança Cibernética do Banco Rabobank International

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE Versão: Março/2017 A STS GAEA Capital e Assessoria Ltda. ( GAEA ) elaborou este Manual de Compliance 1 visando definir as rotinas internas que garantam o fiel cumprimento, pelos seus

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES GERENCIAMENTO DE RISCO

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES GERENCIAMENTO DE RISCO MANUAL DE RISCO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. GERENCIAMENTO DE RISCO... 4 3.1 RISCO DE MERCADO:... 4 3.2 RISCO OPERACIONAL:... 4 3.3 RISCO DE LIQUIDEZ :... 5 3.4 RISCO DE TECNOLOGIA

Leia mais

PROTOCOLO DE SERVIÇOS VERSÃO 2.3

PROTOCOLO DE SERVIÇOS VERSÃO 2.3 PROTOCOLO DE SERVIÇOS VERSÃO 2.3 1 Informações gerais aos usuários 2 Avaliar a informação / solicitação do usuário 3 Ativação e Organização de Ramal telefone/email/protocolado onde é orientado aos usuários

Leia mais

BONSUCESSO ASSET ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA

BONSUCESSO ASSET ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA ELABORAÇÃO: APROVAÇÃO: COMPLIANCE JULIANA PENTAGNA GUIMARÃES Diretoria da Sociedade LEANDRO SALIBA Diretoria da Sociedade INDICE 1. OBJETIVO... 2 2. APLICAÇÃO... 2 3. POLÍTICAS... 2 4. COMPETÊNCIAS...

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO 1/12 ELABORADO CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO APROVADO Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EDIÇÃO DATA ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO FTP GENPRO Nº PE-INF-004 Fl. 1/5 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 21/08/08 30/10/09 27/03/15 Emissão Inicial Revisados itens 3, 5, 6.1, 6.3, 6.4, 7.3, 8 e Incluído item

Leia mais

7. Compete ao compliance a adoção das seguintes rotinas no tocante às matérias abaixo elencadas:

7. Compete ao compliance a adoção das seguintes rotinas no tocante às matérias abaixo elencadas: MANUAL DE COMPLIANCE E, H e R INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade ) (Versão Março/2018) 1. Compliance é uma atividade adotada pelo mercado financeiro internacional, que com preceitos éticos, e sempre em conformidade

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA MOAT CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERNÉTICA Versão Atualizada 29 JAN - 19 Av.Brig. Faria Lima, 3015 11º andar Jd. Paulistano - São Paulo/SP fundos@moat.com.br

Leia mais

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Data de Aprovação: 27.12.2017 Versão: 1.2 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Abrangência... 3 3. Princípios Norteadores... 3 4. Diretrizes...

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO. Processo de implantação e atendimento do Suporte Técnico

SUPORTE TÉCNICO. Processo de implantação e atendimento do Suporte Técnico 1 SUPORTE TÉCNICO Processo de implantação e atendimento do Suporte Técnico Histórico de Alterações Revisão Data Autor Principais Alterações 1 08/09/15 Rafael Anselmo Criação do documento 2 05/12/16 Rafael

Leia mais

Acordo de Nível de Serviço Webglobe Outsourcing Services

Acordo de Nível de Serviço Webglobe Outsourcing Services Acordo de Nível de Serviço Webglobe Outsourcing Services Introdução O Serviço de Atendimento oferecido pela Webglobe, para suportar o ambiente de tecnologia da sua empresa, possui Prazos de Atendimento

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL PRSA 2ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 3.1 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 2 3.1.1 DIRETOR RESPONSÁVEL - RESOLUÇÃO 4.327/14... 2 3.1.2 COORDENADOR ESPONSÁVEL PRSA

Leia mais

PROTOCOLO DE SERVIÇOS

PROTOCOLO DE SERVIÇOS PROTOCOLO DE SERVIÇOS A Informações gerais aos usuários telefone/email/chamado onde é orientado aos usuários a realizarem procedimentos básicos; informar ao usuário para qual telefone ligar para abrir

Leia mais

MANUAL DE RISCO OPERACIONAL TERRA NOVA GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE NEGOCIOS LTDA.

MANUAL DE RISCO OPERACIONAL TERRA NOVA GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE NEGOCIOS LTDA. MANUAL DE RISCO OPERACIONAL TERRA NOVA GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE NEGOCIOS LTDA. 1 Sumário Introdução...3 Definições...3 Gerenciamento de Risco...3 Apoio ao Gerenciamento...4 Escopo de Atuação de Risco...4

Leia mais

Agenda. Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões

Agenda. Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões Panorama de TI Agenda Estrutura de TI na Universidade A DTI Regulamento Geral e Portarias Informe problemas de rede Perguntas e Sugestões Estrutura de TI na universidade AI - Assessoria de Informática

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Número do documento PG-CR-0911 Revisão 00 Data 14/082014 Título Plano de Contingência Classificação Restrito n o de páginas 04 n o de anexos 00 2) ELABORAÇÃO,

Leia mais

MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Controles Internos

MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Controles Internos MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Controles Internos Julho de 2017 ÍNDICE POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... 2 (A) Objetivo... 2 (B) Abrangência... 2 (C) Princípios Gerais... 2 (D) Diretrizes...

Leia mais

Manual de Compliance da Progredir Consultoria de Investimentos Ltda. Manual de Compliance

Manual de Compliance da Progredir Consultoria de Investimentos Ltda. Manual de Compliance Manual de Compliance Versão atual: novembro/2018 Pág.: 1/6 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 1.1 O Compliance visa garantir a reputação da Sociedade que é seu ativo mais valioso, por meio da apresentação,

Leia mais