PORTARIA N 414 DE 23 DE MARÇO DE 2004

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTARIA N 414 DE 23 DE MARÇO DE 2004"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 414 DE 23 DE MARÇO DE 2004 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino n 04/9394/UEs II e III Ensino Fundamental e Médio, que regula o processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries do 2 o Segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no ano letivo de 2004, fundamentado no Projeto Político-Pedagógico do Colégio Pedro II. O DIRETOR-GERAL DO COLÉGIO PEDRO II, no uso de suas atribuições ex-vi do disposto no Art. 22 do Regimento Interno baixado pela Portaria n 503/MEC, de 28 de setembro de 1987, e Considerando o processo de implantação da proposta pedagógica expressa no Projeto Político-Pedagógico do Colégio Pedro II nas 5ª, 6ª e 7 a séries do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio, no ano letivo de 2003; Considerando as discussões e propostas resultantes das reuniões dos Colegiados de Professores dos Departamentos Pedagógicos do Colégio Pedro II; Considerando as discussões e sugestões levantadas nos encontros nas Unidades Escolares e na Secretaria de Ensino com alunos, professores, Chefes de SOEs e de STEAs no final do ano letivo de 2002 e em 2003; Considerando as análises e conclusões finais dos membros do Conselho Pedagógico; R E S O L V E: Art. 1 O processo de ensino-aprendizagem a ser de senvolvido ao longo do ano letivo de 2004 no 2 o Segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio será avaliado considerando-se a fundamentação teórica, os princípios, os pressupostos didático-pedagógicos e os parâmetros definidos e explicitados no Projeto Político- Pedagógico, tendo como base esta Diretriz. I PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS

2 2 Art. 2º A avaliação do processo de ensino-aprendizagem levará em consideração as características definidas na sua fundamentação teórica (avaliação processual diagnóstico-formativa e voltada para a inclusão social), envolvendo dois aspectos básicos a Diagnose e a Certificação. 1 A Diagnose, voltada para a tomada de decisões de progressão do trabalho, dar-se-á no acompanhamento contínuo do processo de ensino-aprendizagem para identificar os indicadores de avanço e as dificuldades apresentadas pelo aluno em seu percurso escolar e, assim, orientar as interferências a serem feitas pelo Professor, levando-o a redirecionar, dimensionar, reestruturar e modelar sua ação didático-pedagógica. 2 A Certificação é a expressão numérica dos pata mares alcançados pelos alunos e representa, documentalmente, a comunicação institucional da síntese do desempenho escolar, em determinado período letivo, considerados os aspectos quantitativo e qualitativo do processo de avaliação. 3 A avaliação diagnóstico-formativa realiza-se n a sala de aula, partindo da situação real inicial do aluno e das expectativas em relação àquilo que o Professor pretende com a ação pedagógica. 4 A avaliação será feita de acordo com o que est á definido no planejamento didático da disciplina e/ou área de conhecimento, conforme o Projeto Político-Pedagógico. II DA AVALIAÇÃO A Dos Instrumentos Art. 3 A escolha do instrumento de avaliação impl ica levar em conta um conjunto de fatores que permitirão ser a avaliação eficaz e ajustada: à natureza e à amplitude dos saberes, atitudes e valores que se deseja desenvolver; aos conteúdos fatuais e/ou conceituais, disciplinares e/ou interdisciplinares; à situação de aprendizagem que está sendo vivenciada; ao desempenho que se espera do aluno. Art. 4 Para cada Certificação, as atividades voltadas para a avaliação deverão incluir, pelo menos, dois instrumentos de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas, evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período. Art. 5 Ao Chefe do Departamento Pedagógico compete a supervisão das atividades para a avaliação do desempenho do aluno. Art. 6 Quando se optar por desenvolver o processo de ensino-aprendizagem através de projeto ou outras situações de abrangência interdisciplinar, as atividades de avaliação deverão ser elaboradas em equipe pelos Professores das disciplinas envolvidas. B Dos Critérios para a Certificação Art. 7 O processo de Avaliação Diagnóstico-Formati va obedecerá a três etapas básicas indicadoras dos momentos em que ocorrerão as 3 (três) Certificações, de acordo com o Calendário Escolar aprovado anualmente pelo Conselho Pedagógico. Art. 8 Os resultados da avaliação, objetivando a Certificação de que trata o Art. 7, serão registrados nos Boletins Escolares a serem emitidos pelo Colégio. Art. 9 As Certificações, que devem constituir uma síntese do desempenho acadêmico do aluno, serão expressas, no Boletim Escolar, em número de pontos. Cada Certificação será

3 representada por graus de 0 (zero) a 10 (dez), admitindo-se décimos. O somatório das três Certificações, calculado de acordo com a expressão: 3 Somatório = 1ª Certificação x 3 + 2ª Certificação x 3 + 3ª Certificação x 4 será de, no máximo, 100 (cem) pontos. Art. 10. Serão promovidos à série seguinte os alunos que obtiverem em cada disciplina um mínimo de 60 pontos no somatório das três Certificações, calculado conforme o estabelecido no Art. 9. Art. 11. Na 1ª série do Ensino Médio, as disciplinas Artes Visuais e Educação Musical, que se alternam nos dois semestres do ano letivo, obedecerão à regulamentação complementar adaptada à peculiaridade da situação. Art. 12. É vedada, em qualquer hipótese, e passível de nulidade, a repetição ou transferência do número de pontos de uma das Certificações para outra. Art. 13. O aluno transferido por força de lei, quando já tenha ocorrido uma das Certificações, deverá cumprir um elenco de atividades, proposto pelos Chefes dos Departamentos Pedagógicos, no turno diferente daquele em que estiver matriculado, objetivando o cumprimento da presente Diretriz. C Do Conselho de Classe COC Art. 14. O COC é a instância competente para analisar e avaliar o processo pedagógico e decidir a promoção do aluno. 1 O COC, em cada Certificação prevista nesta Dir etriz, terá que acompanhar e estar informado do progresso individual do aluno e da evolução da turma no processo de aprendizagem, através de registros diversos para lastrear a sua tomada de decisão, objetivando alterar, corrigir ou implementar a dinâmica do processo. 2 As decisões do COC só serão válidas se atendid os os critérios estabelecidos na Portaria n o 115/99. D Do Apoio Pedagógico aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Art. 15. O apoio pedagógico refere-se ao acompanhamento do desempenho dos alunos em relação ao tempo previsto e aos conhecimentos a serem construídos. 1 - Quando o Professor diagnosticar que determin ado desempenho não foi ainda atingido por um aluno ou grupo de alunos, deverá promover novas situações de aprendizagem, lançando mão de diferentes estratégias para trabalhar o conteúdo, assim como de outros materiais pedagógicos para que a construção aconteça.

4 2 - As atividades de apoio seguirão as orientaçõ es emanadas dos diferentes Departamentos Pedagógicos, que conjugarão as necessidades dos alunos com os recursos pedagógicos adequados e possíveis. 4 Art. 16. Duas semanas depois do COC das 1 a e 2 a Certificações, serão oferecidas provas de apoio aos alunos com pontuação inferior a 6 (seis) pontos, ainda não ponderados, em cada uma delas. 1 - Nas duas primeiras Certificações, a substitu ição de pontos ocorrerá sempre que o aluno alcançar resultado superior ao obtido anteriormente. 2 - O cálculo para a referida substituição será obtido pela média aritmética simples entre os dois resultados. Art. 17. Os alunos que, ao longo do processo de 1 a, 2 a e 3 a Certificações, não alcançarem 60 (sessenta) pontos no Somatório das mesmas, calculado conforme o expresso no Art. 9 o, serão submetidos a uma Prova de Apoio Final (PAF). Art. 18. A Prova de Apoio Final (PAF) abrangerá, obrigatoriamente, a programação anual de cada disciplina e valerá 100 (cem) pontos. Art. 19. Será considerado aprovado o aluno que obtiver, em cada disciplina, um mínimo de 60 pontos como resultado da expressão SC + PAF 2 em que SC é o Somatório das Certificações, ou seja: SC = (1 a C + Ap) x 3 + (2 a C + Ap) x a C x Art. 20. Os responsáveis pelos alunos que deixarem de cumprir alguma das atividades constantes do planejamento de cada disciplina só poderão requerer uma nova oportunidade, apresentando justificativa junto à Direção da Unidade Escolar, no prazo máximo de quarenta e oito horas úteis após a data marcada para a realização do trabalho escolar específico, acompanhada de documentação comprobatória, para julgamento da procedência do pedido, ouvido o Professor da turma, quando necessário. Art. 21. Em função da realidade da nossa Instituição, a operacionalização das atividades de apoio dependerá: da indicação, pelos Professores, do quantitativo de alunos em cada disciplina, para que a Direção da Unidade possa disponibilizar as condições e os espaços necessários; do planejamento conjunto entre Professores e Coordenadores das diferentes modalidades de atendimento em cada disciplina (aulas e/ou estudo dirigido e/ou monitoria orientada, etc); da comunicação eficiente entre SOE e responsáveis pelos alunos indicados e de seu acompanhamento por este Setor; da atuação do STEA, analisando os resultados do desempenho destes alunos nos pré-cocs para subsidiar o trabalho do Professor em sala de aula. Art. 22. O conjunto da produção do aluno deverá estar registrado no Diário de Classe pelo Professor e fazer parte dos arquivos pessoais dos alunos.

5 Art. 23. O STEA e o SOE deverão ter mapas de acompanhamento de turmas por disciplinas ou áreas de estudo e conhecimento, e relatórios que, junto com o material de registro pertinente ao Professor e ao aluno, serão utilizados pelo COC nas suas avaliações. 5 Art. 24. Em cada etapa das três Certificações serão emitidos Boletins informativos aos responsáveis pelos alunos. Após a Prova de Apoio Final (PAF), será emitido novo Boletim. Art. 25. O aluno só poderá ser promovido à série seguinte tendo concluído as três etapas da Certificação e obtido a pontuação mínima prevista nesta Diretriz, cumprindo também a exigência legal de freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas. Art. 26. Será vedada ao aluno a renovação de matricula, quando for reprovado mais de uma vez em uma mesma série. Art. 27. Normas complementares serão editadas, quando necessário. Art. 28. Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor-Geral, ouvidos a Secretaria de Ensino e o Conselho Pedagógico. WILSON CHOERI Diretor-Geral do Colégio Pedro II

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 07/ PROEJA, que regula o processo de ensino-aprendizagem dos alunos integrantes

Leia mais

PORTARIA N 389 DE 12 DE ABRIL DE 2006

PORTARIA N 389 DE 12 DE ABRIL DE 2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 389 DE 12 DE ABRIL DE 2006 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 06/ 9394/96 - UEs II e III Ensinos Fundamental e Médio, que regula o processo

Leia mais

PORTARIA N 048 DE 1 DE FEVEREIRO DE 2005

PORTARIA N 048 DE 1 DE FEVEREIRO DE 2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 048 DE 1 DE FEVEREIRO DE 200 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 0/ 9394/96 - UEs I, II e III Ensinos Fundamental e Médio, que regula o processo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2018, de 13 de setembro de 2018.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2018, de 13 de setembro de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2018, de 13 de setembro de 2018. Dispõe sobre a Avaliação da Aprendizagem nos cursos de graduação na modalidade presencial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Leia mais

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011.

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. O Presidente do do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, considerando o que foi deliberado na reunião ordinária deste

Leia mais

PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012

PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012 Redefine as atribuições dos Chefes de Departamentos Pedagógicos e dos Coordenadores Pedagógicos/ Responsáveis por Coordenação

Leia mais

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência;

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência; Altera os critérios para oferta das disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência e dá outras providências. O Conselho de Ensino da Faculdade de Minas-BH, FAMINAS-BH, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO REGULAMENTO DO REGIME DE DEPENDÊNCIA POR PERÍODO NOS CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT CAMPUS AVANÇADO SINOP CAPÍTULO I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

RESOLVE: Normatizar os procedimentos para realização da recuperação paralela no Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo.

RESOLVE: Normatizar os procedimentos para realização da recuperação paralela no Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 - Bairro Morobá 29192-733 Aracruz ES 27 3256-0958 REGULAMENTO DOS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 10 DE OUTUBRO

Leia mais

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem Aprovado em CEPE e CAS Processo 001/2012 Parecer 001/2012 de 15/03/2012, entra em vigor no segundo semestre de 2012. Regulamento para o Processo

Leia mais

CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA/ AUM

CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA/ AUM CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA/ AUM Cuiabá MT 2012 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA (AVF) Consiste na avaliação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 02. A Diretora Geral da Faculdades SPEI, no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior,

INSTRUÇÃO NORMATIVA 02. A Diretora Geral da Faculdades SPEI, no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior, INSTRUÇÃO NORMATIVA 02 A Diretora Geral da Faculdades SPEI, no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior, RESOLVE: Regulamentar o Sistema de Avaliação Discente dos cursos de Graduação

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais

Projeto de Avaliação e Recuperação Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Ano Letivo 2017

Projeto de Avaliação e Recuperação Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Ano Letivo 2017 COLÉGIO RESSURREIÇÃO DIOCESANO Mantenedora: Associação Assistencial, Promocional e Educacional Ressurreição APER Rua Paranaíba, 120 Centro Itumbiara(GO) CEP: 75.530-020 Fone: (64) 3431-2643 CNPJ 47.073.911/0035-51

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018

PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018 PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018 Estabelece normas e regulamenta os processos de cálculos das avaliações na Faculdade AGES de Medicina para o semestre 2019-1. O DIRETOR GERAL da FACULDADE

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DEZEMBRO / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande

Leia mais

DO REGIME ESCOLAR PERÍODO LETIVO

DO REGIME ESCOLAR PERÍODO LETIVO REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO E RENDIMENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO REGIME ESCOLAR PERÍODO LETIVO Art 1º O semestre letivo, independentemente do ano civil, abrange no mínimo, 100 (cem) dias de atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 018/10, DE 6 DE JUNHO DE 2010

RESOLUÇÃO CGRAD 018/10, DE 6 DE JUNHO DE 2010 RESOLUÇÃO CGRAD 018/10, DE 6 DE JUNHO DE 2010 Aprova o Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Regulamento da Avaliação de aprendizagem do discente das Faculdades de Medicina da UniRV-Universidade de Rio Verde de acordo com o método PBL (Problem-Based Learning) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1

Leia mais

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem (Aplicado aos Cursos de Graduação) Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) 30 de junho

Leia mais

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO. Parágrafo Único Somente poderá inscrever-se no Estágio, aluno regularmente matriculado.

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO. Parágrafo Único Somente poderá inscrever-se no Estágio, aluno regularmente matriculado. REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado, dos Cursos de Graduação, de caráter de iniciação à prática profissional, nos termos

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. São José dos Pinhais, 20 de dezembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

R E S O L U Ç Ã O. São José dos Pinhais, 20 de dezembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS RESOLUÇÃO CSA N. 34/2010 APROVA O REGULAMENTO PARA O PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

CONSIDERANDO o sistema e critérios de avaliação de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade Anhanguera-UNIDERP;

CONSIDERANDO o sistema e critérios de avaliação de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade Anhanguera-UNIDERP; RESOLUÇÃO Nº 047/CONEPE/2016 Aprova as disposições regulamentais com vistas à melhoria do Processo de Avaliação da Aprendizagem Discente dos cursos de graduação da Universidade Anhanguera- UNIDERP, a partir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DE 06 DE OUTUBRO DE 2016 Aprova o Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Engenharia de Automação

Leia mais

ITE - Centro Universitário de Bauru Regulamento do Estágio Curricular Supervisonado Curso de Ciências Contábeis

ITE - Centro Universitário de Bauru Regulamento do Estágio Curricular Supervisonado Curso de Ciências Contábeis 1 CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado integra o Regimento Geral do Centro Universitário de Bauru - CEUB, mantido pela Instituição

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE Anotada em 19/08/2010 pela Secretaria dos Conselhos Superiores Alterada pela Resol. 127/2010-Cepe Aprova Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos Superiores da FAC FUNAM, realizado em módulos determinados em seus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA FAMMUC

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA FAMMUC RESOLUÇÃO Nº 01/2016 FAMMUC Estabelece o Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri FAMMUC da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA TÍTULO I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os alunos do Curso de Direito pertencentes ao currículo 2002.2, deverão desenvolver, no mínimo, 300 (trezentas)

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PARA ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PARA ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO Credenciada pela Portaria MEC n. 3.640, de 17/10/2005 DOU de 20/10/2005. CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Reconhecido pela Portaria MEC

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA

NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA Regulamenta a Política de Pessoal Docente da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Ciências

Leia mais

U n iversidade Estadual de Maringá

U n iversidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O N o 064/2001-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia / /. Secretária Aprova normas sobre os critérios de avaliação da aprendizagem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECRETARIA DOS CONSELHOS SUPERIORES CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECRETARIA DOS CONSELHOS SUPERIORES CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/06 Estabelece normas para a progressão funcional à classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão-COCEPE,

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 296, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 296, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. Altera o Anexo da Resolução 70/2013, de 25 de março de 2013, que dispõe sobre a regulamentação do Regime de Progressão Parcial para o Ensino Técnico na forma integrada, no âmbito do IFPB. O Presidente

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS MONITORES PARA OS CURSOS DE FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS MONITORES PARA OS CURSOS DE FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS MONITORES PARA OS CURSOS DE FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA 1. Disciplina: ANATOMIA HUMANA 2. Número de vagas: 01 para o curso de Fisioterapia; 01 para o curso de Educação Física.

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES Art. 1º As Complementares Independentes integram o currículo do curso de graduação de Fonoaudiologia, no sentido da sua flexibilização, sendo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CEUB CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado, previsto no Projeto Pedagógico de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA FACULDADE DE BIOLOGIA LICENCIATURA

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA FACULDADE DE BIOLOGIA LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA FACULDADE DE BIOLOGIA LICENCIATURA 2017 UNIVERSIDADE DE RIO VERDE RIO VERDE - GO REGULAMENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA FACULDADE DE BIOLOGIA LICENCIATURA

Leia mais

FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO PROJETO INTEGRADOR

FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO PROJETO INTEGRADOR FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO PROJETO INTEGRADOR JAÚ/ SP - 2014 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional

Leia mais

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2017. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2017. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2017 Informa e orienta a comunidade acadêmica quanto à Estrutura dos Cursos, Regime Escolar, Avaliação do Desempenho e Matrículas nos cursos de Graduação para 2017.2.

Leia mais

EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 01/ DE FEVEREIRO DE 2019 DIRETORIA

EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 01/ DE FEVEREIRO DE 2019 DIRETORIA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH DIRETORIA Av. Antônio Carlos, 521 - Lagoinha Belo Horizonte MG CEP.: 31210-010 TELEFONE: (31) 3421-2207 EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 01/2019-05

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE ARAXÁ COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINA REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

Resolução nº131, de 08 de julho de 2014.

Resolução nº131, de 08 de julho de 2014. Resolução nº131, de 08 de julho de 2014. Define nova metodologia para a Avaliação da Aprendizagem no âmbito da UNIPLAC e regulamenta o artigo 123, parágrafo único do Regimento Geral O Reitor da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 05/2011 Regulamenta o Sistema de Avaliação do Processo

Leia mais

EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM

EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM 1. ABERTURA A Faculdade de Quatro Marcos FQM, em São José dos Quatro Marcos MT, credenciada pela Portaria

Leia mais

Ministério da Educação MEC Universidade Federal de São Paulo Unifesp Escola Paulista de Política, Economia e Negócios EPPEN Campus Osasco

Ministério da Educação MEC Universidade Federal de São Paulo Unifesp Escola Paulista de Política, Economia e Negócios EPPEN Campus Osasco REGIMENTO DA COMISSÃO DE CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAPITULO I DA COMISSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLVE: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº1/2012 CEDU, de 20 de dezembro de 2012.

RESOLVE: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº1/2012 CEDU, de 20 de dezembro de 2012. RESOLVE: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº1/2012 CEDU, de 20 de dezembro de 2012. REESTABELECE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NO CENTRO

Leia mais

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado e da Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

Reflexões/diagnóstico sobre o tema:

Reflexões/diagnóstico sobre o tema: Eixo temático Organização Acadêmica: PROCESSO DE AVALIAÇÃO A avaliação do discente é entendida como um trabalho pedagógico processual, cumulativo e contínuo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA HABILITAÇÃO LICENCIATURA - MODALIDADE PRESENCIAL - CAMPUS DE IVAIPORÃ (CRV) DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Estágio Curricular

Leia mais

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 O Estágio Supervisionado I, II e III, disciplinas pedagógicas integrantes dos

Leia mais

Resolução nº 12/2011/DIRGE Da Diretoria Geral da Faculdade Católica de Uberlândia

Resolução nº 12/2011/DIRGE Da Diretoria Geral da Faculdade Católica de Uberlândia Resolução nº 12/2011/DIRGE Da Diretoria Geral da Faculdade Católica de Uberlândia O Diretor Geral e também Presidente do Conselho Acadêmico da Faculdade Católica de Uberlândia CONAC - no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado desenvolver-se-á de acordo com as normas

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

Normas de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Normas de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Normas de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de São Carlos CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Agroecologia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Direção da FATEO Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, no uso das suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto

Leia mais

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso;

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO (DIURNO e NOTURNO) NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

FACULDADE ITEANA DE BOTUCATU - ITE

FACULDADE ITEANA DE BOTUCATU - ITE FACULDADE ITEANA DE BOTUCATU - ITE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURDO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 019 /2000 Dispõe sobre os critérios de Avaliação de Rendimento Escolar do CAp/UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribuiu o artigo 11,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2018 Página 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS FINALIDADES... 3 CAPITULO II... 3 DO LOCAL DE REALIZAÇÃO... 3 CAPÍTULO III... 4 COMPETÊNCIAS DA UNIDADE CONCEDENTE DE

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 2010

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 2010 1 REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 2010 BARRA DO GARÇAS/2010 2 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 1.0. ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 1.1. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES VITÓRIA 2014 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Conforme Texto

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ Mantida pela Sociedade Educacional de Ciências e Tecnologia C.N.P.J. nº

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ Mantida pela Sociedade Educacional de Ciências e Tecnologia C.N.P.J. nº RESOLUÇÃO Nº 01, de 10 de junho de 2015. Estabelece critérios para o extraordinário aproveitamento nos estudos dos cursos de graduação da FACET - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ. O

Leia mais

PORTARIA Nº 41, DE 23 DE JUNHO DE 2015

PORTARIA Nº 41, DE 23 DE JUNHO DE 2015 PORTARIA Nº 41, DE 23 DE JUNHO DE 2015 A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO Campus Cuiabá - Bela Vista, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Rua Manoel Byrro, 241 Vila Bretas Governador Valadares MG Telefone: (33) CEP EDITAL MONITORIA

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Rua Manoel Byrro, 241 Vila Bretas Governador Valadares MG Telefone: (33) CEP EDITAL MONITORIA EDITAL MONITORIA Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de graduação da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares Nº. 01/2019. O Diretor Acadêmico Pedagógico

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005.

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 1, de 3 de janeiro de 2005. APROVA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO. O Magnífico Reitor da Universidade Cidade de São Paulo, no

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH: Art. 1º Compreende-se como atividade complementar do curso de História, do CTH, toda e qualquer atividade, não compreendida nas práticas pedagógicas

Leia mais

Bacharel em Teologia

Bacharel em Teologia Bacharel em Teologia Programas do curso de demais componentes curriculares 1º Período INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 40 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 80 CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES 80 INTRODUÇÃO Á TEOLOGIA 40 FUNDAMENTOS

Leia mais

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino Resolução SME nº 13/2012 de 26 de novembro de 2012 Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino ARACIANA ROVAI CARDOSO DALFRÉ, Secretária Municipal da Educação, NO EXERCÍCIO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA São Paulo 2012 Art. 1º O presente regulamento origina-se da obrigatoriedade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 192/2003-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 192/2003-CEPE RESOLUÇÃO Nº 192/2003-CEPE Aprova Regulamento das Aulas Práticas Supervisionadas do Curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - campus de Cascavel. Considerando o contido no Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA. ANEXO À RESOLUÇÃO No. 2943, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA. ANEXO À RESOLUÇÃO No. 2943, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA ANEXO À RESOLUÇÃO No. 2943, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003 REGIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA DA ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ 1. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação é uma etapa fundamental que envolve a comunidade escolar em momentos de reflexão crítica sobre as práticas e as aprendizagens desenvolvidas. Neste

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal PROMOÇÃO DE DOCENTE Cód.: PVD Nº: 94 Versão: 7 Data: 20/09/2018 DEFINIÇÃO É a passagem do docente do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente. REQUISITOS BÁSICOS 1. Promoção

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016.

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. Estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas REGULAMENTO. TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO [ TFG ]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas REGULAMENTO. TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO [ TFG ] REGULAMENTO. TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO [ TFG ] 1. BASES 1.1. O Trabalho de Curso deve seguir o disposto na RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010, do Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação/

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES Art. 1º As Atividades Complementares Independentes integram o currículo do curso de graduação de Terapia Ocupacional, objetivando sua flexibilização,

Leia mais