TRAJETOS ESQUIZO-CARTOGRÁFICOS: INTERVENÇÕES POÉTICO-POLÍTICAS DOS CORPOS NA CIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRAJETOS ESQUIZO-CARTOGRÁFICOS: INTERVENÇÕES POÉTICO-POLÍTICAS DOS CORPOS NA CIDADE"

Transcrição

1 TRAJETOS ESQUIZO-CARTOGRÁFICOS: INTERVENÇÕES POÉTICO-POLÍTICAS DOS CORPOS NA CIDADE Autora: Priscila Tamis de Andrade Lima Instituição: Instituto Felix Guattari Fundação Gregório Baremblitt de Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil. USP Universidade de São Paulo. Endereço: Rua Herval, Serra - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP: priscilatamis@yahoo.com.br Telefone:

2 Exponho aqui pretensões cartograficas dos corpos pela cidade. Através de um olhar investigativo e curioso, me proponho a embicar nos conceitos e afetos implicados neste processo. Minhas ferramentas são a perspectiva do paradigma ético-estético-políticoecológico da Esquizoanálise e referências conceituais e corporais do inspirado Esquizodrama, além de pequenas viagens pela zona Sul da cidade de São Paulo, Brasil, propiciadas por um trabalho de mobilização social. Utilizo fotos e pequenos vídeos-ensaios como registro cartográfico das andanças um movimento de encantamento com os variações dos entornos, movimentos, ar, arquitetura e corpos. Atento-me às diferentes cidades dentro da cidade, o movimento contínuo, a sensação de não parar nunca, a solidão e cansaço dos olhares. No entanto, o que converge para o novo também se faz entre os tantos corpos, os desviantes para o inédito, as produções singulares de sentido no caos instalado, os devires que a cidade engendra. Na composição deste olhar proposto estão os desejos de encontros com o que chamo intervenções esquizodramáticas cotidianas. Pelas experimentações e afetações possíveis o corpo vai ganhando para si novas experiências e registros intensivos. Olhar para tudo que fure a lógica capitalística dominante, todas as linhas de fuga, os pequenos inventos criativos de todos os dias, as sutilezas do mesmo que se difere. O desafio consistiria em livrar-se do pseudo-movimento que nos faz permanecer no mesmo lugar, e sondar que tipo de meio uma cidade ainda pode vir a ser, que AFETOS ela favorece ou bloqueia, que TRAJETOS ela produz ou captura, que DEVIRES ela libera ou sufoca, que FORÇAS ela aglutina ou esparze, que ACONTECIMENTOS ela engendra, que POTÊNCIAS fremem nela e à espera de quais novos AGENCIAMENTOS. É nesses termos que se deveria ler o desafio de pensar uma Cidade Subjetiva, que nada tem a ver com uma utopia urbana... 1 (PELBART, 2000, p.45) 2 Quais são as forças que entremeiam, que estão no jogo da sobrevivência na cidade e que têm a velocidade de desarranjar os estabelecidos? As muitas andanças inspiraram o desejo de conhecer mais os diversos lugares e pessoas, seus processos de subjetivação, os jeitos que encontram para viver na grande metrópole... afinal, como não se deixar capturar pela lógica da aceleração e do imediatismo, tão entranhadas no trânsito e no trabalho? 1 Destaques meus. 2 PELBART, P.P. A vertigem por um fio: Políticas da Subjetividade Contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.

3 Deleuze e Guattari insistiam em que não era interessante perguntar o que algo é, já que este seria o questionamento típico da filosofia clássica, com resposta ideal, fechada, totalizante. Eles afirmam que a potência está em problematizar como algo funciona, já que seja o que for, sempre se tratará de um processo, operando um emaranhado de conexões maquínicas, transmutáveis, transversalizantes. (BAREMBLITT in AMORIM, 2008, p. 71) O Esquizodrama é uma das produções de Gregório Baremblitt, resultante de seu encontro frutífero com a Esquizoanálise e sua formação politransdimensional 3. Clareia na inventividade dos corpos uma conexão com a práxis. A proposta é a de que sua prática se realize de tal maneira que se vá dissolvendo as identidades, subjetividades, alteridades, atributos, territórios e semióticas cristalizados das pessoas, bem como as estruturas rígidas dos procedimentos. Através do que o autor chama de Ecletismo Superior, são utilizadas ferramentas variadas, técnicas e expressões advindas de tendências terapêuticas (como bioenergética, psicodrama, holística, reichiana, psicanalítica...), teatrais (como Artaud, Boal...) e rituais (como indígenas, africanos...). Logo, tendo seus saberes e práticas orientados pelo paradigma ético-estético-político-ecológico, inclui em sua caixa de ferramentas as artes em geral, os saberes científico e filosófico, o político, o popular... Dramatiza-se a vida. A dramatização é uma invenção de dispositivos que produzam ou intensifiquem a atualização do virtual e transformações criativas. Acompanhada de elementos fortes como a percepção, sensibilidade, imaginação, desejo, vontade, entendimento, inteligência e pensamento, assim como a rosticidade, a gestualidade, os movimentos, os corpos, as ações; sendo o corpo seu principal instrumento de trabalho e intervenção. Experimenta-se, explora-se o que pode o corpo, os diferentes movimentos e respirações, funcionando como uma engenhoca de perceber, produzir, intensificar e dar vida às linhas de fuga, fura-se a lógica dominante. Neste trabalho, proponho um olhar curioso para com a cidade. Na composição deste olhar estão os desejos de encontros com o que chamo intervenções esquizodramáticas no cotidiano. Considero intervenção esquizodramática toda ação que se exponha ao cotidiano de maneira a tocá-lo, a afetá-lo, a produzir afetos para além dos esperados-comedidos de todos os dias, a intensificação da vida acontecendo. 3 Além de muitos outros, é psiquiatra e psicoterapeuta.... o problema do pensamento é a velocidade infinita, mas esta precisa de um meio que se mova em si mesmo infinitamente, o plano, o

4 vazio, o horizonte. É necessário a elasticidade do conceito, mas também a fluidez do meio 4. É necessário os dois para compor os seres lentos que nós somos. (DELEUZE & GUATTARI, 1993, p. 71) Proponho conexões com as danças singulares que são produzidas no cotidiano da cidade, com a experiência que se realiza no corpo. Um corpo pode esquizodramatizar, uma paisagem pode, a natureza pode... Como nos conectarmos aos devires que a cidade libera em suas pequenas intervenções cotidianas? Como desviar o olhar da própria náusea e atentar-se aos invisíveis e indizíveis da andança de todos os dias? Enquanto espero o trem passar me esparramo na proliferação de devires que a cidade veloz engendra e os devoro desde-a-desordem com o corpo-olhar, alimentando a alma com poesia, ousadia e encanto. A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque se dá nas interrupções, naquele instante breve e sutil de descompasso com o mundo. Instante de suspensão em que paramos para olhar, ouvir e pensar; pensamos mais devagar, nos demoramos nos detalhes, sentimos sem pressa, suspendemos o juízo, o automatismo da ação, nos movemos com delicadeza, falamos sobre o que nos acontece, nos abrimos à arte do encontro, nos disponibilizamos ao outro, à arte, à alegria, à diferença. Nos damos tempo e espaço. Sem reduzir a vida a certas dimensões técnico-científica-identitárias, estreita nos modos capitalísticos de produção e nos critérios burgueses que estabelecem qualidade de vida, podemos nos abrir à compreensão de experiência: o sentido ou sem-sentido que atribuímos ao acontecer do que nos acontece, como compomos, como nos sentimos, nos posicionamos lugar às singularidades. Como afirmo a vida em minhas experiências, como crio um corpo intensivo capaz de animar-se às linhas de força e fuga, reconhecendo os riscos, caminhando com ousadia, paciência e prudência? Um corpo pode ser qualquer coisa, pode ser um animal, pode ser um corpo sonoro, pode ser uma alma ou uma idéia, pode ser um corpus lingüístico, pode ser um corpo social, uma coletividade. (DELEUZE, 2002, p.132) 5 4 Sobre a elasticidade do conceito, Hubert Damisch, Prefácio a Prospectus de Dubuffet, Gallimard, I, p DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

5 Deleuze nos diz que os conceitos são como imagens, cores, nos convêm ou não, nos tocam ou não. Por isso me refiro aqui a um corpo-qualquer coisa, corpo-conceito, corpomáquina de guerra, corpo-desejante. Aqui, me refiro a um corpo que é mais do que carne, do que uma idéia encerrada em orgânico ou inorgânico. É tudo isso também. É uma massa intensiva, corpo de intensidades e não de formas, singular e coletivo. Um corpo-sem-órgãos, corpo intensivo que viaja, se relaciona, briga, vai pelos interstícios, corpo transformacional e criativo.... o outro é uma presença viva feita de uma multiplicidade plástica de forças que pulsam em nossa textura sensível, tornando-se assim parte de nós mesmos. Dissolvem-se aqui as figuras de sujeito e objeto, e com elas aquilo que separa o corpo do mundo... CORPO VIBRÁTIL 6... todo nosso corpo que tem este poder de vibração às forças do mundo. (ROLNIK, S. Geopolítica da Cafetinagem) 7 Minha idéia de corpografias tem a ver com as cartografias de passagem e experiência dos corpos pela cidade. E assim pensar qual o lugar que os devires se anunciam, quais as brechas (linhas de fuga e força), as micropolíticas que os corpos conseguem criar-inventar como resistência aos instituídos, os desvios possíveis nessa relação corpos viventes e cidade. As experiências de investigação do espaço urbano, de seus movimentos, dos afetos que se dispõem apresentam-se como micro-resistências aos modos identitários-molares, tornando possíveis as corpografias. Há nele 8, um conhecimento de que tudo continua e que as coisas permanecem sempre de modo diferente... e a sua felicidade corresponde a uma certeza de que a roda gira desde sempre: esteja com vinte, quarenta ou oitenta anos, o criador não conhece cansaço porque não pára de beber da fonte onde jorra toda a matéria para o novo. [...] Uma humanidade que não cria, não pode resistir por muito mais tempo ao seu próprio cansaço. (FERREIRA, 2009, p. 9) 9 6 Grifo meu Pessoa criadora de mundos 9 FERREIRA, A. Introdução à filosofia de Spinoza. São Paulo: Editora Quebra-Nozes, 2009.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMORIM, M. A. Esquizoanálise, Esquizodrama e as Klínicas da Educação. (tese de mestrado). UNINCOR. Belo Horizonte, BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e Outras Correntes. Belo Horizonte: Fundação Gregório Baremblitt/Instituto Felix Guattari, BAREMBLITT, G. Introdução à Esquizoanálise. Belo Horizonte: Fundação Gregório Baremblitt/Instituto Felix Guattari, BICHUETTI, J. ; OLIVEIRA, M. F. ; AMORIM, M. A. Esquizoanálise e Produção do Conhecimento: o uso do esquizodrama na pesquisa. Belo Horizonte, (monografia) BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In Revista Brasileira de Educação, nº 19, p , Jan/ Abr, DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, DELEUZE, G & PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, DELEUZE. G. & GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia, vols. 1,2,3,4 e 5. São Paulo: Editora 34, DELEUZE. G. & GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, FERREIRA, A. Introdução à filosofia de Spinoza. São Paulo: Editora Quebra-Nozes, JACQUES, P. B. Corpografias Urbanas. MUYLAERT, M. A. Intermezzo: mestiçagem nos encontros clínicos. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo PELBART, P.P. A vertigem por um fio: Políticas da Subjetividade Contemporânea. São Paulo: Iluminuras, ROLNIK, S. Geopolítica da Cafetinagem.

EXPERIMENTAÇÕES NA CLÍNICA: O DISPOSITIVO GRUPAL COM CRIANÇAS

EXPERIMENTAÇÕES NA CLÍNICA: O DISPOSITIVO GRUPAL COM CRIANÇAS 1 EXPERIMENTAÇÕES NA CLÍNICA: O DISPOSITIVO GRUPAL COM CRIANÇAS Ludimila Palucci 1 Marília Aparecida Muylaert Priscila Tamis Renata Domingues Pimenta RESUMO: No projeto Atendimento em Clínica da Diferença

Leia mais

A COMPLEIÇÃO NÔMADE DO INCONSCIENTE MAQUÍNICO DESEJANTE

A COMPLEIÇÃO NÔMADE DO INCONSCIENTE MAQUÍNICO DESEJANTE 1 A COMPLEIÇÃO NÔMADE DO INCONSCIENTE MAQUÍNICO DESEJANTE Rafael Augusto Vieira * Resumo: Para Deleuze e Guattari, o Inconsciente é uma fábrica de Real-Social, produtivo e não representativo como um simples

Leia mais

7 Referências bibliográficas

7 Referências bibliográficas 108 7 Referências bibliográficas AMORIM, M. O pesquisador e seu outro. Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2001. BARCELLOS, L. F. Jovens de pré-vestibulares comunitários na PUC-Rio : experiências

Leia mais

UM CORPO IMENSIDÃO. Ruth Torralba UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ( UFF) RESUMO

UM CORPO IMENSIDÃO. Ruth Torralba UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ( UFF) RESUMO UM CORPO IMENSIDÃO Ruth Torralba UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ( UFF) ruthtorralba@gmail.com RESUMO Numa perspectiva ético-estético-política da clínica importa colocar em xeque as dualidades corpo-psíquico

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: Juliana Maria Padovan Aleixo Orientadora: Elizabeth Araújo Lima CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: INVENÇÃO E PRODUÇÃO DE ENCONTROS NO TERRITÓRIO DA DIVERSIDADE UNESP-ASSIS QUAL A PRODUÇÃO DO

Leia mais

MICROPOLÍTICA EM REDES DE CONVERSAÇÕES NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

MICROPOLÍTICA EM REDES DE CONVERSAÇÕES NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO MICROPOLÍTICA EM REDES DE CONVERSAÇÕES NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO Priscila S. Moreira 1, UFES. Este artigo é decorrente de pesquisa em desenvolvimento na temática: Micropolítica em redes de conversações

Leia mais

O corpo como território do sensível aproximações entre arte, educação e clínica.

O corpo como território do sensível aproximações entre arte, educação e clínica. O corpo como território do sensível aproximações entre arte, educação e clínica. Maíra Gerstner Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Anthropos de Psicomotricidade (RJ) Seminário Angel Vianna

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA N o. 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde.

PLANO DE ENSINO FICHA N o. 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde. PLANO DE ENSINO FICHA N o 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde. Código: Natureza: ( ) obrigatória ( X ) optativa Semestral ( ) Anual

Leia mais

Aline Nunes. Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias. Imagem 1: Dos destinatários

Aline Nunes. Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias. Imagem 1: Dos destinatários Aline Nunes Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias Imagem 1: Dos destinatários. 2018. Imagem 2: Dos destinatários detalhes. 2018 Imagem 3: Carrer Unió e Rialto detalhes. 2018 Imagem 4: À espera. 2018

Leia mais

OFICINAS DE MOVIMENTO: CORPO, CLÍNICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE

OFICINAS DE MOVIMENTO: CORPO, CLÍNICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE OFICINAS DE MOVIMENTO: CORPO, CLÍNICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE Julia Alano Porta Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) julia.alano@gmail.com Yan Menezes Oliveira Universidade Federal do Espírito

Leia mais

PERFORMANCE DE ARTE RELACIONAL COMO CURA

PERFORMANCE DE ARTE RELACIONAL COMO CURA PERFORMANCE DE ARTE RELACIONAL COMO CURA Claudia Regina Garcia Millás Claudia Regina Garcia Millás Doutorado Linha de Pesquisa PCI Orientadora Profª Drª Tania Alice Caplain Feix Doutoranda pelo Programa

Leia mais

O Corpo no Esquizodrama. Antes de falarmos sobre o corpo no Esquizodrama, vamos entender primeiramente o que é o Esquizodrama.

O Corpo no Esquizodrama. Antes de falarmos sobre o corpo no Esquizodrama, vamos entender primeiramente o que é o Esquizodrama. O Corpo no Esquizodrama Margarete Aparecida Amorim* Antes de falarmos sobre o corpo no Esquizodrama, vamos entender primeiramente o que é o Esquizodrama. O Esquizodrama é uma proposta de trabalho clínico,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 07319 Disciplina: PSI7117

Leia mais

Palavras chave: Fotografia; Pesquisa-intervenção; formação inventiva de professores.

Palavras chave: Fotografia; Pesquisa-intervenção; formação inventiva de professores. EXPERIÊNCIA COM USO DA FOTOGRAFIA NO TERRITÓRIO ENTRE ESCOLA BÁSICA E UNIVERSIDADE: COMPOSIÇÃO SENSÍVEL ENTRE O OLHAR E O FOTOGRAFAR Renata Cavallini Graduanda de Pedagogia FFP/UERJ PIBID/CAPES/UERJ RESUMO

Leia mais

UM TERRITÓRIO DE MÚTIPLOS AGENCIAMENTOS NO ENSINO MEDIADO POR UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL-TCD

UM TERRITÓRIO DE MÚTIPLOS AGENCIAMENTOS NO ENSINO MEDIADO POR UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL-TCD UM TERRITÓRIO DE MÚTIPLOS AGENCIAMENTOS NO ENSINO MEDIADO POR UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL-TCD Resumo Aliuandra Barroso Cardoso Heimbecker 1 As tecnologias produzem a todo o instante entre os

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dr. Rafael Mendonça Dias Título: Atenção Integral

Leia mais

Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente.

Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente. Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente. Instituto Federal Sul io grandense (IFSUL) psi.marcialeao@hotmail.com Introdução O presente estudo busca compreender

Leia mais

TROCAS. Thais Graciotti. A pesquisa tem como proposta tratar a transitoriedade e a fragilidade dos

TROCAS. Thais Graciotti. A pesquisa tem como proposta tratar a transitoriedade e a fragilidade dos TROCAS Thais Graciotti RESUMO Palavras-chave: corpo memória subjetividade A pesquisa tem como proposta tratar a transitoriedade e a fragilidade dos corpos no contemporâneo através da experiência da TROCA.

Leia mais

Dança como linguagem artística: entre o referente e o devir

Dança como linguagem artística: entre o referente e o devir Dança como linguagem artística: entre o referente e o devir Thaís Gonçalves Instituto de Cultura e Arte ICA da Universidade Federal do Ceará UFC Professora-Assistente Mestre em Políticas Públicas e Sociedade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Irajuba publica:

Prefeitura Municipal de Irajuba publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 938 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CME nº 01./2016 - Solicitação Aprovação da Proposta Pedagógica para os Ciclos de Alfabetização I (1º ao 3º anos) e II (4º

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dra Ana Paola Fare Prof. Dra. Flávia Helena Miranda

Leia mais

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES):

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Os indicadores de produção de artigos são bons, com boa equivalência da produção distribuída da seguinte forma: A1: 4; A2: 7; B1: 26 (...)

Leia mais

UM GESTOR-COMPOSITOR PARA O LUME.

UM GESTOR-COMPOSITOR PARA O LUME. UM GESTOR-COMPOSITOR PARA O LUME. Renato Ferracini i O LUME possui uma situação bastante específica enquanto coletivo de criação teatral: ele se organiza tanto como um grupo teatral independente como quanto

Leia mais

Prefácio: O risco do devir (Regina Benevides e Eduardo Passos) 11. Apresentação: Uma outra imagem da clínica (Tania Mara Galli Fonseca) 15

Prefácio: O risco do devir (Regina Benevides e Eduardo Passos) 11. Apresentação: Uma outra imagem da clínica (Tania Mara Galli Fonseca) 15 Sumário Prefácio: O risco do devir (Regina Benevides e Eduardo Passos) 11 Apresentação: Uma outra imagem da clínica (Tania Mara Galli Fonseca) 15 Introdução 23 I Imagem do pensamento e produção de subjetividades:

Leia mais

Exposição Almandrade INSTALAÇÃO E POEMAS VISUAIS

Exposição Almandrade INSTALAÇÃO E POEMAS VISUAIS Exposição Almandrade INSTALAÇÃO E POEMAS VISUAIS CASA DAS ROSAS Av. Paulista, 37 São Paulo / Sp. (até 27 de abril de 2014) De terça feira a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Leia mais

Micropolítica e a política e a gestão em saúde

Micropolítica e a política e a gestão em saúde (trecho retirado da tese de livre docência: Feuerwerker, L.C.M. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação, apresentada como requisito parcial para obtenção do título de livre docente

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá Perspectivas Musicais na Educação Infantil Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá - 2011 Ementa Reflexão sobre a produção sonora contemporânea e suas implicações para o viver em sociedade. Apresentação das

Leia mais

POLITICIDADE DO CUIDADO : EM BUSCA DE DINÂMICAS EMANCIPATÓRIAS

POLITICIDADE DO CUIDADO : EM BUSCA DE DINÂMICAS EMANCIPATÓRIAS POLITICIDADE DO CUIDADO : EM BUSCA DE DINÂMICAS EMANCIPATÓRIAS Profa. Phd. Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta Departamento de Enfermagem/FS/UnB Parte 1 CONCEPÇÕES, PREMISSAS TEÓRICAS E DIÁLOGOS

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFSM) Disciplina: Seminário de Tese II Professora: Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Vazio

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFSM) Disciplina: Seminário de Tese II Professora: Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Vazio PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFSM) Disciplina: Seminário de Tese II Professora: Dra. Marilda Oliveira de Oliveira Vazio Por: Francieli Regina Garlet AUTORES Blanchot (2005) (2010) e (2011) Deleuze

Leia mais

CARTOGRAFIAS AFETIVAS

CARTOGRAFIAS AFETIVAS Juliana C. Pereira (pseudônimo: Juliana Crispe) 1 Resumo Cartografias Afetivas busca, a partir de uma proposição aberta, criar cartografias diversas. A proposta tem o intuito de potencializar afetos e

Leia mais

O INCONSCIENTE ENTENDIDO À LUZ DA OBRA DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI: CONTRAPONTOS EM RELAÇÃO À PSICANÁLISE DE MELANIE KLEIN

O INCONSCIENTE ENTENDIDO À LUZ DA OBRA DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI: CONTRAPONTOS EM RELAÇÃO À PSICANÁLISE DE MELANIE KLEIN 1 O INCONSCIENTE ENTENDIDO À LUZ DA OBRA DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI: CONTRAPONTOS EM RELAÇÃO À PSICANÁLISE DE MELANIE KLEIN Silva, Dayse P. Da Resende, Vera Da Rocha Júnior, Hélio Rebello Cardoso

Leia mais

CATÁLOGO OBJETIVO: METODOLOGIA: O desenvolvimento da proposta será por meio da exposição da história narrada no livro Grande Sertão veredas.

CATÁLOGO OBJETIVO: METODOLOGIA: O desenvolvimento da proposta será por meio da exposição da história narrada no livro Grande Sertão veredas. CATÁLOGO ÁREA: Estética TEMA: As multiplicidades Virtuais HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Filosofia Contemporânea. INTERDISCIPLINARIDADE: Literatura Pós-moderna brasileira DURAÇÃO: 1 aula de 50 AUTORIA: Caroline

Leia mais

Intervenção urbana de dança. Direção Holly Cavrell

Intervenção urbana de dança. Direção Holly Cavrell Intervenção urbana de dança Direção Holly Cavrell SINOPSE Na paisagem dos centros urbanos, repleta de informação, andamos como passageiros de nosso próprio corpo. O que deixamos de nós e o que levamos

Leia mais

REVISTA APOTHEKE. Daniela Almeida Moreira

REVISTA APOTHEKE. Daniela Almeida Moreira Apontamentos e paralelos entre dois textos: "Ter uma experiência" de John Dewey e "Notas sobre a experiência e o saber sobre experiência" de Jorge Larrosa Bondía Daniela Almeida Moreira Esse texto propõe

Leia mais

6. Lastro NE Encontros de Arte e Crítica no Nordeste Brasileiro

6. Lastro NE Encontros de Arte e Crítica no Nordeste Brasileiro 6. Lastro NE Encontros de Arte e Crítica no Nordeste Brasileiro Lastro Intercâmbios Livres em Arte é rede, pesquisa, viagem e proposta curatorial. É também lugar de comunicação, encontros e trocas. Seu

Leia mais

BIBLIOTECA VIVA: ARTE, LEITURA E INVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

BIBLIOTECA VIVA: ARTE, LEITURA E INVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BIBLIOTECA VIVA: ARTE, LEITURA E INVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Resumo: Rafaela Corrêa Silva e Renata de Souza Moura Graduandas de Pedagogia FFP/UERJ Bolsista ID/PIBID/CAPES Rosimeri de Oliveira Dias

Leia mais

dossiê devir menor (org.: susana Caló)

dossiê devir menor (org.: susana Caló) dossiê devir menor (org.: susana Caló) Susana Caló Apresentação Devir Menor, Espaço, Território e Emancipação Social. Perspectivas a partir da Ibero-América é uma investigação que tem como objectivo interrogar

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga mínima 300 horas O aluno deverá cursar a carga mínima de 300 horas em disciplinas optativas. Estas disciplinas serão oferecidas pelos diversos

Leia mais

Marcas: Sem Nome PAULO LIMA BUENOZ

Marcas: Sem Nome PAULO LIMA BUENOZ Marcas: Sem Nome PAULO LIMA BUENOZ Paulo Lima Buenoz é artista plástico, doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC e mestre pela State University of New York at Buffalo. Professor

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar.

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar. BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos

Leia mais

Cartografar em meio à vida: atlas de uma formação docente em escrileituras

Cartografar em meio à vida: atlas de uma formação docente em escrileituras Cartografar em meio à vida: atlas de uma formação docente em escrileituras Carla Gonçalves Rodrigues 1, Ana Paula Freitas Margarites 2, Josimara Wikboldt Schwantz 3 1 Faculdade de Educação da Universidade

Leia mais

Poética do inacabado - postais cartográficos das expedições urbanas

Poética do inacabado - postais cartográficos das expedições urbanas Poética do inacabado - postais cartográficos das expedições urbanas criação Gisele Dozono Asanuma 1 As imagens que compõem esta edição da revista Interface fazem parte da dissertação de mestrado Poéticas

Leia mais

Palavras-chave: saúde mental, filosofia da diferença, diversidades cênicas

Palavras-chave: saúde mental, filosofia da diferença, diversidades cênicas Filosofias da diferença e diferenças na cena André Luiz Lopes Magela Universidade Federal do Ceará - Professor Assistente Mestre pela UNIRIO Palavras-chave: saúde mental, filosofia da diferença, diversidades

Leia mais

CERIMÔNIAS DO FAZER FOTOGRÁFICO

CERIMÔNIAS DO FAZER FOTOGRÁFICO 134 CERIMÔNIAS DO FAZER FOTOGRÁFICO A imagem não é simplesmente um suplemento da alma, dispensável, mas ao contrário, ela está no próprio âmago da criação. Ela é verdadeiramente uma forma formante, certamente

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

O CORO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA Joana Poppe Crivella

O CORO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA Joana Poppe Crivella O CORO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA Joana Poppe Crivella Joana Poppe Crivella Mestrado Linha de Pesquisa PCT Orientador Prof Dr José da Costa Atriz e colaboradora em processos de criação em

Leia mais

Trans-Imagens. Antônio Fatorelli

Trans-Imagens. Antônio Fatorelli Trans-Imagens Antônio Fatorelli 188 Paisagens invisíveis Rogério Luz O século XVIII, no Ocidente europeu, inventou uma disciplina: a estética. A partir daí, o domínio da sensibilidade é objeto de um discurso

Leia mais

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias A indissociabilidade entre ensino e produção de pensamento filosófico CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 2016.2 Prof.ª. Suze Piza PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

Leia mais

OFERTA CURRICULAR 2019/1

OFERTA CURRICULAR 2019/1 OFERTA CURRICULAR 2019/1 Professor Responsável: Rodrigo Lages e Silva Professores Convidados: Carolina dos Reis (PPG em Psicologia Social e Institucional/UFRGS); Luis Artur da Costa (PPG em Psicologia

Leia mais

As Histórias em Movimento representam uma prática que utiliza as diversas formas de escutar, criar e contar histórias como estratégia para a construção e a transformação das relações intra e interpessoais

Leia mais

A INFÂNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS

A INFÂNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS A INFÂNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro 1 Luiz Artur dos Santos Cestari 2 INTRODUÇÃO Este resumo é resultado

Leia mais

ENTRE A CEGUEIRA E A VISÃO: PERCEPÇÕES E MAQUINAÇÕES

ENTRE A CEGUEIRA E A VISÃO: PERCEPÇÕES E MAQUINAÇÕES ENTRE A CEGUEIRA E A VISÃO: PERCEPÇÕES E MAQUINAÇÕES Juliana Zaffalon Rodrigues Róger Albernaz de Araujo O presente trabalho não pretende responder a perguntas pré-estabelecidas, visa a instigar questionamentos

Leia mais

A criatividade é uma das inúmeras possibilidades humanas. É. pessoas normais. Ela está bem ali. Não se trata de produzir nada.

A criatividade é uma das inúmeras possibilidades humanas. É. pessoas normais. Ela está bem ali. Não se trata de produzir nada. A criatividade é uma das inúmeras possibilidades humanas. É uma faceta da inteligência e, como esta, existe como faculdade em todas as pessoas normais. Ela está bem ali. Não se trata de produzir nada.

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ESQUIZOANÁLISE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) Esquizoanálise Profª. Ms. Angélica Teixeira Gomes Meu nome é Angélica Teixeira Gomes. Sou graduada em Psicologia pela Universidade de Franca, tenho especialização

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Arte e Política no Contemporâneo: o Comum e o Coletivo...

Arte e Política no Contemporâneo: o Comum e o Coletivo... Arte e Política no Contemporâneo: o Comum e o Coletivo... Jorge Vasconcellos* Os textos aqui reunidos pretendem apresentar uma gama de perspectivas das relações entre arte e política na atualidade. Isso

Leia mais

AT como dispositivo clínico: uma perspectiva da esquizoanálise

AT como dispositivo clínico: uma perspectiva da esquizoanálise AT como dispositivo clínico: uma perspectiva da esquizoanálise Marília Aparecida Muylaert Resumo O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um Dispositivo Clínico que problematiza o campo social/existencial,

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2015 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2015 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 1 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A Horário 2 a. feira 3 a. feira 4 a. feira 5 a. feira 6 a. feira sábado 7h00 8h00 8h00 9h00 9h15 12h15 Históricos e Epistemológicos da Psicologia I Jair

Leia mais

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à

Leia mais

CAOSMOFAGIA a arte dos encontros

CAOSMOFAGIA a arte dos encontros CAOSMOFAGIA a arte dos encontros Conselho Editorial Bertha K. Becker (in memoriam) Candido Mendes Cristovam Buarque Ignacy Sachs Jurandir Freire Costa Ladislau Dowbor Pierre Salama Márcio Sales CAOSMOFAGIA

Leia mais

Miriam Lange Guerra (Graduanda UNESP/Assis)

Miriam Lange Guerra (Graduanda UNESP/Assis) II Colóquio da Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.br PARA ALÉM DA REPRESENTAÇÃO: O ESGOTAMENTO DAS LINGUAGENS COMO PRÁTICA

Leia mais

O CUIDADO EM SAÚDE. Maria Terezinha Gariglio

O CUIDADO EM SAÚDE. Maria Terezinha Gariglio O CUIDADO EM SAÚDE Maria Terezinha Gariglio GARIGLIO, M.T. O cuidado em saúde. In: MINAS GERAIS, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Oficinas de qualificação da atenção primária à saúde

Leia mais

Do fragmento às novas subjetividades entrevista com o Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais

Do fragmento às novas subjetividades entrevista com o Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais Rubens Rangel Do fragmento às novas subjetividades entrevista com o Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais Por Maria Antonieta Pereira Raquel Corrêa Ferreira é psicóloga, psicanalista, esquizoanalista

Leia mais

A Ética da Alegria em Baruch Spinoza

A Ética da Alegria em Baruch Spinoza A Ética da Alegria em Baruch Spinoza Contextualizando Fonte: wikipedia.com Spinoza: Polidor de Lentes e Filósofo 1632, Amsterdã Haia, 1677 Cronologia de Suas Obras 1660: Breve Tratado sobre Deus, o Homem

Leia mais

Sumário. Corpo e biopoder 31 Da vida nua a uma vida 47. Contato intensivo: misturas e devires do corpo 55

Sumário. Corpo e biopoder 31 Da vida nua a uma vida 47. Contato intensivo: misturas e devires do corpo 55 Sumário Agradecimentos 7 A prudência do cuidado 13 Iniciando um mergulho: o sensorial do corpo 19 Por uma micropolítica do aspecto sensorial do corpo 31 Corpo e biopoder 31 Da vida nua a uma vida 47 Contato

Leia mais

Resenha: Antonin Artaud. O artesão do corpo sem órgãos de LINS, Daniel 1

Resenha: Antonin Artaud. O artesão do corpo sem órgãos de LINS, Daniel 1 Resenha Resenha: Antonin Artaud. O artesão do corpo sem órgãos de LINS, Daniel 1 COSTA, Patrícia Coelho 2 O Artesão do Corpo sem Órgãos LINS, Daniel. Antonin Artaud. O artesão do corpo sem órgãos. São

Leia mais

A Reinvenção do Campesinato: uma cartografia coletiva

A Reinvenção do Campesinato: uma cartografia coletiva A Reinvenção do Campesinato: uma cartografia coletiva Cristine Jacques Ribeiro Resumo: Este artigo percorre múltiplos caminhos através de discussões e conceitos pertinentes à realidade de assentamentos

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Multi Forme. Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos SANTOS. Leandro Pimentel ABREU. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ

Multi Forme. Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos SANTOS. Leandro Pimentel ABREU. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ 1 Multi Forme 2 Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos SANTOS 3 Leandro Pimentel ABREU Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ RESUMO A fotografia, assim como a dança, é regida por diversas técnicas

Leia mais

MAPAS decalque mapa mais ação do que representação a criação de novas relações e territórios compor elementos heterogêneos organização seletiva

MAPAS decalque mapa mais ação do que representação a criação de novas relações e territórios compor elementos heterogêneos organização seletiva G02 - MAPAS Enquanto o decalque se propõe a representar algo real que preexiste e que a ação não pretende transformar, o mapa propõe produzir outras relações, lançar novas interpretações, novos processos.

Leia mais

Cinco Dicas Fáceis de Composição

Cinco Dicas Fáceis de Composição 18 DE MARÇO DE 2017 INICIANTE Cinco Dicas Fáceis de Composição Apresentando DIANE BERKENFELD Você pode não perceber, mas sempre que trazemos a câmera para perto dos olhos, estamos tomando decisões sobre

Leia mais

Divulgação/Fundação Bienal de São Paulo/ Mariana Galender BIENAL DE SÃO PAULO

Divulgação/Fundação Bienal de São Paulo/ Mariana Galender BIENAL DE SÃO PAULO Divulgação/Fundação Bienal de São Paulo/ Mariana Galender BIENAL DE SÃO PAULO 98 apresentação Intermitências Stela Barbieri 99 Divulgação/Fundação Bienal de São Paulo apresentação Stela Barbieri Artista

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

ENSAIO Área Temática: Educação Visual, Linguagens Visuais e Arte

ENSAIO Área Temática: Educação Visual, Linguagens Visuais e Arte CONVULSÃO DAS SOMBRAS SHADOWS CONVULSION Eugénia Vilela 1 Alik Wunder 2 O que acontece quando o enquadramento são os fragmentos de imagens, fotografias em lentidão de luz que envolve o branco? O que pensar

Leia mais

POR UM SABER SENSÍVEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA. Palavras Chaves: Educação Infantil, formação continuada, educação (do) sensível

POR UM SABER SENSÍVEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA. Palavras Chaves: Educação Infantil, formação continuada, educação (do) sensível POR UM SABER SENSÍVEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA Carla Andrea Corrêa Fabiana Buexm Nagib Secretaria Municipal de Educação de Macaé/RJ O artigo apresenta e analisa o trabalho desenvolvido com

Leia mais

ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA

ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA André Rodrigues André Rodrigues Doutorado Linha de Pesquisa PFE Orientadora Profª Drª Tatiana Motta Lima Pesquisador, professor, performer,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo DISCIPLINAS OPTATIVAS ARQUITETURA E URBANISMO 1º semestre 2017 Bem-vinda(o). Conheça aqui as disciplinas optativas oferecidas neste semestre. OPTATIVAS OFERECIDAS PREFERENCIALMENTE PARA A 6ª ETAPA Eixo

Leia mais

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O processo do fazer artístico de Nelson Felix é delineado, por um lado, por decisões a priori ligadas aos aspectos formais e situacionais, e, por outro, pela permissão que se dá

Leia mais

Anexo I Disciplinas MESTRADO

Anexo I Disciplinas MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA Anexo I Disciplinas 2018-1 MESTRADO Semestre Letivo

Leia mais

Princípios da Rede de Atenção Integral: da Clínica Ampliada e Atenção Psicossocial à Responsabilidade e Co-responsabilização

Princípios da Rede de Atenção Integral: da Clínica Ampliada e Atenção Psicossocial à Responsabilidade e Co-responsabilização Módulo 4 Atenção em rede como condição para o tratamento integral 119 Princípios da Rede de Atenção Integral: da Clínica Ampliada e Atenção Psicossocial à Responsabilidade e Co-responsabilização Luiza

Leia mais

A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA E INSTITUINTE

A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA E INSTITUINTE A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA E INSTITUINTE Rafanelly Ferreira Lopes Solange Paes Matos Maria Goretti Andrade Rodrigues Universidade Federal Fluminense - UFF Eixo Temático: Práticas

Leia mais

O Reconhecimento de uma produção subjetiva do Cuidado.

O Reconhecimento de uma produção subjetiva do Cuidado. O Reconhecimento de uma produção subjetiva do Cuidado. Túlio Batista Franco Prof. Dr. Universidade Federal Fluminense Emerson Elias Merhy Prof. Livre Docente pela Unicamp Introdução. Este ensaio procura

Leia mais

A presença da psicanálise na obra de Gilles Deleuze

A presença da psicanálise na obra de Gilles Deleuze Juliana Martins Rodrigues A presença da psicanálise na obra de Gilles Deleuze DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia

Leia mais

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. ARTE DE PERTO Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA EDUCACIONAL E

Leia mais

A ARTE DE EXPERIMENTAR O CORPO NO TEATRO

A ARTE DE EXPERIMENTAR O CORPO NO TEATRO A ARTE DE EXPERIMENTAR O CORPO NO TEATRO Caroline Soares de Lima 1 Dulce Mari da Silva Voss 2 Resumo Esse texto tem como objetivo provocar uma reflexão em torno das possíveis articulações entre teatro

Leia mais

Escrito por Administrator Seg, 26 de Janeiro de :56 - Última atualização Seg, 26 de Janeiro de :49

Escrito por Administrator Seg, 26 de Janeiro de :56 - Última atualização Seg, 26 de Janeiro de :49 Curso de Extensão Filosofia Clínica para profissionais da saúde Professores: Monica Aiub e César Mendes da Costa Sextas, das 9 às 11 horas Início: 06 de março Local: Instituto Interseção Rua Martinico

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 10h00 10h15 12h15 Psicodiagnóstico: Fundamentos Teóricos e Técnicos Vínculos Amorosos, Conjugalidade e Arranjos Familiares no Contemporâneo Thassia

Leia mais

Ética e paradigmas na psicologia social Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea

Ética e paradigmas na psicologia social Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea Ética e paradigmas na psicologia social Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea Rosane Neves da Silva SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SILVA, RN. Ética e paradigmas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

COMO CARTOGRAFAR OS PERCUSOS DOS HOMENS PELAS REDES DE CUIDADO

COMO CARTOGRAFAR OS PERCUSOS DOS HOMENS PELAS REDES DE CUIDADO I SEMINÁRIO SAUDE DO HOMEM E A PRODUÇÃO DE REDES DE CUIDADO COMO CARTOGRAFAR OS PERCUSOS DOS HOMENS PELAS REDES DE CUIDADO ORGANIZADOR:Luiz Carlos Hubner Moreira O que é cuidado em saúde Mais do que pensarem

Leia mais

Geometrias Sensíveis consiste num projeto que se apresenta em duas etapas: uma ação no espaço urbano e seu desdobramento num conjunto fotográfico.

Geometrias Sensíveis consiste num projeto que se apresenta em duas etapas: uma ação no espaço urbano e seu desdobramento num conjunto fotográfico. Geometrias Sensíveis Regina Helena Pereira Johas 1 Geometrias Sensíveis consiste num projeto que se apresenta em duas etapas: uma ação no espaço urbano e seu desdobramento num conjunto fotográfico. Trata-se

Leia mais

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas 1 NOME DA DISCIPLINA: SALA O ATOR NO TEATRO DA CRUELDADE DE ANTONIN ARTAUD 2 MARIA CRISTINA BRITO 4ª feira 9 às 13 horas Ester Leão (2º andar) Interpretação I e II / ou / Atuação Cênica I e II / e / O

Leia mais

DIZENDO O INDIZÍVEL, CORPORIFICANDO O ETÉREO: O TERRITÓRIO-MICRO EM VAGA CARNE E CLARICE LISPECTOR Bárbara Mazolla

DIZENDO O INDIZÍVEL, CORPORIFICANDO O ETÉREO: O TERRITÓRIO-MICRO EM VAGA CARNE E CLARICE LISPECTOR Bárbara Mazolla DIZENDO O INDIZÍVEL, CORPORIFICANDO O ETÉREO: O TERRITÓRIO-MICRO EM VAGA CARNE E CLARICE LISPECTOR Bárbara Mazolla Bárbara Mazolla Mestrado Linha de Pesquisa PCI Orientador Prof Dr Charles Feitosa Bárbara

Leia mais

Gestão do Trabalho em Saúde Mental.

Gestão do Trabalho em Saúde Mental. Gestão do Trabalho em Saúde Mental. Prof. Dr. Túlio Batista Franco. Psicólogo, doutor em saúde coletiva pela Unicamp, Professor da Universidade Federal Fluminense. Introdução: liberdade como potência para

Leia mais

Auto-retr. caminhos pelo desconhecido. criação. Self-portr a journey through the unknown

Auto-retr. caminhos pelo desconhecido. criação. Self-portr a journey through the unknown Auto-retr etrato caminhos pelo desconhecido criação Self-portr trait a journey through the unknown Se de imediato não vemos auto-retrato, o título sugere procurar um equivalente dele. Ver nas fotografias

Leia mais