REDES DE INCLUSÃO. Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDES DE INCLUSÃO. Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências"

Transcrição

1 Foto: UNICEF/BRZ/Paulo Rossi REDES DE INCLUSÃO Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências 1

2 O mosquito é bem pequeno Mas bastante apavorador. Além da dengue e chikungunya Também é o transmissor Do Zika, que é temido já bastante conhecido como um vírus assustador [...] Trecho do cordel da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, de Orlando Paiva Os versos do cordel traduzem com poesia o impacto que a epidemia de Zika vírus causou no País, especialmente na Região Nordeste. Em outubro de 2015, o crescimento significativo dos casos notificados de Síndrome Congênita do Zika vírus (SCZv) fez com que o governo brasileiro declarasse Emergência de Saúde Pública, situação que perdurou até maio de A partir de março de 2016, com o aumento dos casos de crianças com alterações no desenvolvimento devido à infecção pelo Zika vírus, o UNICEF, com a coordenação técnica da Fundação Altino Ventura, implementou o projeto Redes de Inclusão, em Recife e Campina Grande (PB), municípios que estavam entre os mais afetados pela epidemia, na época. Além dos governos federal, estaduais e municipais, participaram da iniciativa o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Universidade Federal Rural de Foto: UNICEF/BRZ/Paulo Rossi Pernambuco (UFRPE), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads) e a Johnson & Johnson, entre outras instituições.

3 A união faz a força O projeto Redes de Inclusão foi concebido com base em uma ampla consulta a gestores de saúde, educação, assistência social, organizações não governamentais, universidades e conselhos e em uma pesquisa com famílias de crianças com SCZv e outras deficiências e também com profissionais de saúde dos serviços especializados. A partir dos resultados destas escutas, o projeto trabalhou temas como estimulação de crianças com alterações no desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar, apoio psicossocial às famílias e direitos da mulher gestante e do bebê, e foi organizado em três eixos estratégicos: Trabalho com as mulheres gestantes, as famílias e os cuidadores. Trabalho com os profissionais de saúde, educação e assistência social: ações de planejamento reprodutivo e capacitação dos profissionais. Atenção integral e integrada, e atuação em rede, por meio da articulação de diversos órgãos, entidades e serviços. As rodas de conversa foram importantes para falar sobre as nossas dificuldades. O Redes de Inclusão trouxe ganhos para todas as crianças com deficiência e não apenas para as com microcefalia. Antes de o projeto começar, já existiam redes dentro da saúde, da assistência social e da educação, mas não havia uma integração entre elas. O projeto fez com que a intersetorialidade, que já existia no papel, se tornasse prática. A capacitação também foi importante. Muitos profissionais não tinham informação de como lidar com a criança ou não sabiam como falar com a mãe. E foram capacitados para isso, o que deu um suporte muito maior para as famílias. Susana Lima, mãe de um menino de 1 ano e 7 meses com microcefalia e representante das mães de filhos com microcefalia no projeto Redes de Inclusão, em Recife, e membro da ONG Amar Aliança de Mães e Famílias Raras.

4 Os resultados 380 kits multissensoriais distribuídos para estimulação de crianças com alterações no desenvolvimento. 262 profissionais capacitados como multiplicadores nas áreas de saúde, educação e assistência social. 402 profissionais de saúde qualificados para o atendimento clínico-assistencial por meio do Projeto Laboratório de Formação do Trabalhador de Saúde no Contexto do Vírus Zika (Zikalab) pessoas capacitadas para a redução dos criadouros do mosquito em ações intersetoriais de mobilização. Foto: UNICEF/BRZ/Paulo Rossi crianças e adolescentes treinados para atuar como agentes de mobilização, em parceria com as autoridades governamentais.

5 Muito além dos números O Redes de Inclusão trouxe uma série de ganhos para os municípios: Sensibilização e mobilização dos gestores e dos profissionais de saúde, educação e assistência social para a tomada de decisão, com base na escuta das necessidades das famílias. Capacitação em serviço como estratégia para a integração de ações entre os diversos serviços, fortalecendo o trabalho em rede. União de esforços de várias instituições governamentais e não governamentais, para apoiar ações que beneficiam diretamente as famílias e os cuidadores. Criação de comitês intersetoriais do projeto compostos pelas áreas de saúde, educação e assistência social, para facilitar a integração de ações. Investimento em tecnologia de baixo custo, como kits multissensoriais com materiais acessíveis, como bolas, esponjas e copos coloridos, para estimular as crianças em casa e nas creches. Melhoria e fortalecimento das redes de inclusão de crianças com alterações no desenvolvimento e das famílias. Validação de metodologias sobre estimulação de crianças com alterações no desenvolvimento nos ambientes domiciliar e escolar e sobre os direitos da mulher gestante e do bebê. Apoio psicossocial a mulheres gestantes, famílias e cuidadores de crianças com a SCZv e outras deficiências. O Redes trouxe muita informação e um olhar mais atento para a questão da deficiência e da necessidade de fortalecer essas famílias. Não é a pessoa que tem um problema e sim a estrutura que está deficiente. É importante potencializar essas famílias. Os serviços são vários, mas a família atendida é uma só. Maria Ângela Oliveira de Souza, assistente social, gerente-geral do Sistema Único de Assistência Social de Recife.

6 LIÇÕES APRENDIDAS As ações que a iniciativa piloto mostrou serem eficazes e que podem ser replicadas em outros municípios: Escutar profissionais, famílias e cuidadores para identificar os desafios. Reconhecer o problema, as potencialidades e as fragilidades. Aproveitar a estrutura já existente no município. Articular parcerias para fazer alianças e fortalecer as redes. Valorizar as habilidades e as competências familiares e profissionais. Maximizar recursos. Incluir todas as crianças com deficiência. Inovar e construir coletivamente novas tecnologias para fortalecer a inclusão de crianças com alterações no desenvolvimento. A crise imposta pela Síndrome Congênita do Zika vírus exigiu respostas imediatas e efetivas do setor público e da sociedade em geral. Era preciso fazer uma grande mobilização para a prevenção de novos casos, assim como zelar pelo acolhimento e apoio às famílias acometidas. O Redes de Inclusão se tornou componente fundamental na estratégia de enfrentamento, com ênfase na capacitação, na formação de multiplicadores e no apoio à articulação dos serviços. Jailson de Barros Correia, médico e secretário de Saúde do Recife.

7 Quando o Redes chegou em Campina Grande, em 2016, trouxe ainda mais suporte para os professores, como cursos e outras experiências. Mostrou que eles não estavam sós. Também trouxe mais esperança, fortalecendo o trabalho intersetorial. Estamos mais juntos agora. Apesar de o Redes de Inclusão ser feito sempre em parceria, todo o trabalho acontece no singular, atendendo às necessidades de cada família. O movimento, que começou com a microcefalia, também está trazendo crianças com outras deficiências para a escola. Triplicou a matrícula na rede municipal de crianças com deficiência, e nossas escolas estão sendo adaptadas para serem acessíveis. O projeto também foi implementado de uma forma que permita a sua continuidade. Seu comitê reúne não apenas a saúde mas também educação, assistência, universidades, conselhos e representantes das famílias. Todos participam. Foto: UNICEF/BRZ/Bruna Monteiro Essas crianças foram consideradas uma geração perdida. E estão aí interagindo com outras crianças e respondendo bem aos estímulos. Com o apoio às famílias, as mães estão conseguindo voltar a trabalhar e ter mais tempo para cuidar dos outros filhos e também delas. Por outro lado, está havendo um movimento de inclusão maior nas escolas. Fico feliz de ver que o Redes está bem consolidado no município. A inclusão é muito gratificante. Micheline Pires Leitão de Souza, enfermeira e coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Secretaria de Educação de Campina Grande (PB).

8 INICIATIVA PARCEIROS

A EXPERIÊNCIA DE RECIFE

A EXPERIÊNCIA DE RECIFE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DO RECIFE NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - NDI NÚCLEO DE APOIO A SAUDE DA FAMÍLIA - NASF A EXPERIÊNCIA DE RECIFE Intervenção e integração dos serviços de atenção à saúde.

Leia mais

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR:

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: IMPACTO NA ASSISTÊNCIA À BEBÊS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E SUA FAMÍLIA EXPERIÊNCIA DE CAMPINA GRANDE - PB Maria Jeanette De Oliveira Silveira Mestre em Psicanálise

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

O cuidado às crianças com deficiência na Perspectiva da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência-RCPD. Setembro 2017

O cuidado às crianças com deficiência na Perspectiva da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência-RCPD. Setembro 2017 O cuidado às crianças com deficiência na Perspectiva da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência-RCPD Setembro 2017 Marco Legal Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (NY, 2007) Decreto

Leia mais

Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência

Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência Waldinéa Silva Responsável Técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em

Leia mais

Fortalecimento da Atenção Básica APRENDIZADO Articulação de redes DESAFIOS e o Contexto das Síndromes Congênitas MICROCEFALIAS a nossa mais recente

Fortalecimento da Atenção Básica APRENDIZADO Articulação de redes DESAFIOS e o Contexto das Síndromes Congênitas MICROCEFALIAS a nossa mais recente Fortalecimento da Atenção Básica APRENDIZADO Articulação de redes DESAFIOS e o Contexto das Síndromes Congênitas MICROCEFALIAS a nossa mais recente escola. Nosso aprendizado esta na nossa linha do tempo...

Leia mais

Creche Inclusiva : acolhendo a criança acometida com a Síndrome Congênita do Zika Vírus

Creche Inclusiva : acolhendo a criança acometida com a Síndrome Congênita do Zika Vírus Creche Inclusiva : acolhendo a criança acometida com a Síndrome Congênita do Zika Vírus O que nos motivou... A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14) estabelece o atendimento de 50% das crianças

Leia mais

EMERGÊNCIA MICROCEFALIA OUTRAS ALTERACOES DO SNC ALTERACOES OCULARES SINDROME DE GUILLAIN-BARRÉ MIELITES O UNICEF está atuando em parceria com o Ministério da Saúde e agora quer colaborar com os Estados

Leia mais

Proteção Social às crianças diagnosticadas com microcefalia e suas famílias. PERNAMBUCO Abril de 2016

Proteção Social às crianças diagnosticadas com microcefalia e suas famílias. PERNAMBUCO Abril de 2016 Proteção Social às crianças diagnosticadas com microcefalia e suas famílias PERNAMBUCO Abril de 2016 Objetivo Identificar o papel da Assistência Social na atenção às crianças diagnosticadas com microcefalia

Leia mais

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância Microcefalia e Estimulação Precoce Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Brasil Alteração do padrão

Leia mais

Experiência de Pernambuco em Resposta à Emergência no âmbito da atenção à saúde das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus

Experiência de Pernambuco em Resposta à Emergência no âmbito da atenção à saúde das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Experiência de Pernambuco em Resposta à Emergência no âmbito da atenção à saúde das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika SETEMBRO/2017 SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS?

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 08 de dezembro de 2015

Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 08 de dezembro de 2015 Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia 08 de dezembro de 2015 Ações Instalação do COES-Microcefalia Declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pelo MS

Leia mais

Acessar o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma SIGA no endereço

Acessar o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma SIGA no endereço 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso de Atualização: Atenção intersetorial às crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e suas famílias 1.2 Coordenação: Alessandra Gomes Mendes (alesgomen@iff.fiocruz.br tel.:

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

Zika vírus: a resposta integrada do SUS no BRASIL. Ministério da Saúde

Zika vírus: a resposta integrada do SUS no BRASIL. Ministério da Saúde Zika vírus: a resposta integrada do SUS no BRASIL Ministério da Saúde Como o Brasil enfrentou a Emergência até agora? Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e suas consequências Publicação da Portaria

Leia mais

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia Diretriz Geral SNCC/2015 Sistema de Coordenação e Controle para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito Referências

Leia mais

Políticas Públicas para a Infância no Estado do Amazonas

Políticas Públicas para a Infância no Estado do Amazonas Políticas Públicas para a Infância no Estado do Amazonas S Simpósio: O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância - DPI Katherine M. M. Benevides - Psicóloga

Leia mais

Promovendo desenvolvimento integral na primeira infância. Outubro de 2016

Promovendo desenvolvimento integral na primeira infância. Outubro de 2016 Promovendo desenvolvimento integral na primeira infância Outubro de 2016 MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS de apoio às famílias em sua função

Leia mais

Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí

Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí MICROCEFALIA DEFINIÇÃO E INDICADORES CONCEITO: é uma condição em que uma criança apresenta a medida da cabeça substancialmente menor, quando

Leia mais

Seminário sobre trabalho com famílias nas políticas públicas encerrou projeto de capacitação de dois anos, do NECA, na Baixada Santista

Seminário sobre trabalho com famílias nas políticas públicas encerrou projeto de capacitação de dois anos, do NECA, na Baixada Santista Seminário sobre trabalho com famílias nas políticas públicas encerrou projeto de capacitação de dois anos, do NECA, na Baixada Santista O seminário O Trabalho com Famílias nas Políticas Públicas: tendências,

Leia mais

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Guia de Dicas de Políticas Públicas 93 RESULTADO SISTÊMICO 8 Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Um dos indicadores mais importantes para a garantia do direito à educação de crianças

Leia mais

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNICEF FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNICEF FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNICEF FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA COPATROCINADORES UNAIDS 2015 UNICEF O QUE É UNICEF? O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) acredita que promover os

Leia mais

IBGE: HABITANTES URBANA: RURAL: AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros

IBGE: HABITANTES URBANA: RURAL: AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros IBGE: 2010 16.034 HABITANTES URBANA: 9.871 RURAL:6.150 AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros Nº Famílias referenciadas: 540 famílias Nº Famílias acompanhadas em grupos: 190 famílias. 1 Coordenadora: 40

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS ZIKA VIRUS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE informação sobre doença, complicações, modos de prevenção

Leia mais

Projeto Inclusão Social Urbana Nós do Centro. Prefeitura de São Paulo União Européia

Projeto Inclusão Social Urbana Nós do Centro. Prefeitura de São Paulo União Européia Projeto Inclusão Social Urbana Nós do Centro Prefeitura de São Paulo União Européia Histórico do Projeto Cooperação técnica bilateral da Prefeitura de São Paulo com a União Européia com duração de quatro

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz.

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz. PARECER TÉCNICO Referente: Programa Criança Feliz. Instituído no ano passado pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Resolução Nº 19, de 14 de novembro de 2016, o Programa Criança Feliz, tem

Leia mais

Gestão do Programa de Arboviroses do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas

Gestão do Programa de Arboviroses do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas Gestão do Programa de Arboviroses do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas Apresentação: Andrea von Zuben Médica Veterinária Sanitarista Diretora Departamento de Vigilância em Saúde Comparação

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Resolução nº XX, de 21 de outubro de 2016 Pactua o desenho do Programa Criança

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Integração das Politicas Públicas

Integração das Politicas Públicas Integração das Politicas Públicas para o Enfrentamento das Arboviroses no Município de Campinas: dengue, Zika vírus e Chikungunya Apresentação: Andrea von Zuben Coordenadora do Programa Municipal de Arboviroses

Leia mais

PANORAMA DAS AÇÕES DE MONITORAMENTO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS

PANORAMA DAS AÇÕES DE MONITORAMENTO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS PANORAMA DAS AÇÕES DE MONITORAMENTO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS HISTÓRICO O Estado da Bahia, teve seu primeiro caso suspeito e registrado de microcefalia por infecção do zika vírus

Leia mais

Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017

Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017 Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017 AGENDA ATIVIDADES FORMATIVAS DEZEMBRO/2017 OS NÚMEROS DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017-2020 1. 902 municípios inscritos 1.279 no Semiárido 623 na Amazônia

Leia mais

Nadja Faraone 23 de maio de 2011

Nadja Faraone 23 de maio de 2011 Área de Mobilização Social Nadja Faraone 23 de maio de 2011 1 Área de Mobilização Social Atua para sensibilizar, mobilizar, articular e capacitar a Sociedade Civil Organizada (ONGs) para o controle social

Leia mais

GT NANA DA UNCME: Ações e compromissos com políticas públicas voltadas ao acolhimento e atendimento às crianças com a Síndrome Congênita do Zika.

GT NANA DA UNCME: Ações e compromissos com políticas públicas voltadas ao acolhimento e atendimento às crianças com a Síndrome Congênita do Zika. GT NANA DA UNCME: Ações e compromissos com políticas públicas voltadas ao acolhimento e atendimento às crianças com a Síndrome Congênita do Zika. MARDJANE ALVES DE LEMOS NUNES MÉDICA INFECTOLOGISTA- CRM

Leia mais

INVESTIMENTO DE MAIS R$ 27 MILHÕES. Ministério da Saúde implementa ação que assegura o cuidado às crianças com síndrome associada à Zika

INVESTIMENTO DE MAIS R$ 27 MILHÕES. Ministério da Saúde implementa ação que assegura o cuidado às crianças com síndrome associada à Zika INVESTIMENTO DE MAIS R$ 27 MILHÕES Ministério da Saúde implementa ação que assegura o cuidado às crianças com síndrome associada à Zika Medida reforça compromisso da Saúde em dar continuidade às ações,

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

REDES DE INCLUSÃO. Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências

REDES DE INCLUSÃO. Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências REDES DE INCLUSÃO Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências REDES DE INCLUSÃO Garantindo direitos das famílias e das crianças com Síndrome

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA CENÁRIO ATUAL DIFICULDADES E ENTRAVES SOCORRO E ASSISTÊNCIA DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.725, DE 27 DE ABRIL DE 2016 Institui a Rede Intersetorial de Reabilitação Integral e dá outras providências. A PRESIDENTA

Leia mais

Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti

Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti Ações integradas para o combate ao Aedes aegypti Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti Ações integradas para o combate ao Aedes

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL?

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil foi criado em 2004, como espaço de discussão que visa debater as diferentes questões relacionadas à saúde

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Decreto PR nº 8.612, de 21 de dezembro de 2015 Fonte: Ministério da Saúde Foto de Anna Wanessa, flickr.com Fonte:

Leia mais

Das Diretrizes Políticas às Estratégias

Das Diretrizes Políticas às Estratégias Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde/SAS Ministério

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais

Boletim semanal #1 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências

Boletim semanal #1 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências Boletim semanal #1 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências 4 de março de 2016 Reunião das diretoras da OPAS e da OMS com a presidenta do Brasil

Leia mais

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância.

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância. Assessoria Técnica No conjunto das estratégias definidas por ocasião da implantação do PAIR a atividade da Assessoria Técnica é também destacada como uma das mais relevantes, considerando a necessidade

Leia mais

Autores e Filiações: ORRICO, M.A. (Fundação Dorina Nowill para Cegos); SILVA, A.P. (Fundação Dorina Nowill para Cegos);

Autores e Filiações: ORRICO, M.A. (Fundação Dorina Nowill para Cegos); SILVA, A.P. (Fundação Dorina Nowill para Cegos); Temática(s): Leitura inclusiva e trabalho em rede Tipo de Trabalho: Relato de experiência Título do trabalho: Rede de Leitura Inclusiva Autores e Filiações: ORRICO, M.A. (Fundação Dorina Nowill para Cegos);

Leia mais

LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE SAÚDE NO CONTEXTO DO VÍRUS ZIKA

LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE SAÚDE NO CONTEXTO DO VÍRUS ZIKA LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE SAÚDE NO CONTEXTO DO VÍRUS ZIKA relatório final 2016 1 LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE SAÚDE NO CONTEXTO DO VÍRUS ZIKA 1 Comitê Gestor: IPADS / JOHNSON

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde e o Cuidado às Pessoas com TEA no SUS

Redes de Atenção à Saúde e o Cuidado às Pessoas com TEA no SUS Redes de Atenção à Saúde e o Cuidado às Pessoas com TEA no SUS Viver Sem Limite - Marco Legal Nacional e Internacional Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (NY, 2007) Decreto Presidencial

Leia mais

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE O esporte é um importante vetor

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

Boletim semanal #2 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências

Boletim semanal #2 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências Boletim semanal #2 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências 11 de março de 2016 Reunião do Comitê de Emergências discutiu zika, microcefalia

Leia mais

Mirela Bastiani Pasa Médica de Família e Comunidade Supervisora do PMMB

Mirela Bastiani Pasa Médica de Família e Comunidade Supervisora do PMMB Programa Mais Médicos: a potência da supervisão no fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família Mirela Bastiani Pasa Médica de Família e Comunidade Supervisora do PMMB Supervisão Acadêmica Projeto

Leia mais

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais.

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais. . A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única representante dos municípios brasileiros dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandatos. É organizada em diretoria executiva,

Leia mais

Prova seletiva para o cargo de Visitador para atuar no Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Criança Feliz

Prova seletiva para o cargo de Visitador para atuar no Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Criança Feliz ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO VICENTE CNPJ 14.851.152/0001-02 Praça Joaquim Araújo Filho, 84 - Centro - São Vicente/RN Tel.: (84) 3436-0226 / e-mail: prefsaovicente@yahoo.com.br

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Assessor Nacional do Pró-Saúde

PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Assessor Nacional do Pró-Saúde PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Geraldo Cunha Cury Geraldo Cunha Cury Assessor Nacional do Pró-Saúde B 29 e 30 maio de 2008 Como

Leia mais

Boletim quinzenal # 15 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus zika e suas consequências

Boletim quinzenal # 15 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus zika e suas consequências Boletim quinzenal # 15 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus zika e suas consequências 26 de setembro de 2016 www.paho.org/bra/salazika Estudo mostra causalidade entre

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO ESTADUAL O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE A promoção da saúde compreende a ação individual, a ação da comunidade e a ação e o compromisso

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.1 CRIANÇA COM MICROCEFALIA. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013

REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013 REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013 1. Introdução: O principal objetivo desta mostra é propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS, e assim estimular, fortalecer e divulgar as

Leia mais

31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde planejamento e organização da gestão municipal e regional para o enfrentamento das arboviroses Tema: Gestão

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Resolução nº 61 de 23 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação do Termo de Aceite e Adesão do Município de Paulo Afonso/BA ao Programa Federal Primeira Infância no SUAS e dá outras providências. O

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL MAIO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.311, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014 Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

II FORTEC NE DINE/UFPE

II FORTEC NE DINE/UFPE II FORTEC NE DINE/UFPE NIT/PROPLAN/UECE Vladimir Spinelli Chagas Pró-Reitor PROPLAN Teresa Mota NIT Recife, 13 de abril, 2007 Recife, 13 de abril, 2007 Sumário Estrutura Objetivo Geral Objetivos Específicos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República

Leia mais

ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador

ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador FUNDAMENTOS E DIRETRIZES DA Ter território adstrito; AB Acesso universal e contínuo; Serviços resolutivos e de qualidade; Porta aberta e preferencial

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CARIOCA PSE Carioca 2017 Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Marcelo Crivella PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Carlos Eduardo de Mattos SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cesar

Leia mais

Panorama legal e sistêmico dos cuidados alternativos para crianças afastadas das famílias de origem

Panorama legal e sistêmico dos cuidados alternativos para crianças afastadas das famílias de origem Cuidados Alternativos para Crianças: Práticas para além do Acolhimento. Como Garantir a Convivência Familiar e Comunitária? Panorama legal e sistêmico dos cuidados alternativos para crianças afastadas

Leia mais

Programa Saúde Perto de Você

Programa Saúde Perto de Você Programa Saúde Perto de Você OBJETIVO: Promover políticas de assistência, de prevenção e promoção da saúde no Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo todos os níveis de complexidade do sistema. Projetos:

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JUNHO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti Ações combate ao mosquito Aes aegypti Apresentação O Programa Nacional Controle Dengue (PNCD) tem diretrizes técnicas entre as quais Controle vetorial e Mobilização social e educação em saú, que são componentes

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL SETEMBRO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 20 DE OUTUBRO DE 2016

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 20 DE OUTUBRO DE 2016 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 20 DE OUTUBRO DE 2016 Situação Epidemiológica da Dengue, por temporada, Brasil 2013/2014:

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. ANO. 2013 DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. Este documento foi assinado digitalmente por certificação

Leia mais

Endereço: Rua Mario Batalha, nº 57, Bairro de Fátima, Serra. ES

Endereço: Rua Mario Batalha, nº 57, Bairro de Fátima, Serra. ES RELATÓRIO FINAL Nome: Nilzete dos Santos Aguiar Escolaridade: Pós graduada Idade: 45 anos Profissão: Assistente Social Endereço: Rua Mario Batalha, nº 57, Bairro de Fátima, Serra. ES. 29160-781. DESENVOLVIMENTO:

Leia mais

GUIA CINE. contar esta história! Você também pode DEBATE. Pedagógico. Diálogo NA ADOLESCÊNCIA?

GUIA CINE. contar esta história! Você também pode DEBATE. Pedagógico. Diálogo NA ADOLESCÊNCIA? NA ADOLESCÊNCIA? GUIA Diálogo Pedagógico Você também pode contar esta história! 2 GUIA PEDAGÓGICO PARA REALIZAÇÃO DO DO VÍDEO: Você também pode contar esta história! INTRODUÇÃO Este guia é um convite às

Leia mais

XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida A Arte e Ciência na Qualidade de Vida São Paulo

XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida A Arte e Ciência na Qualidade de Vida São Paulo XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida A Arte e Ciência na Qualidade de Vida São Paulo -2018- CONCEITUANDO SAÚDE E DOENÇA MENTAL Profa Dra Liliana A. M. Guimarães Universidade Católica Dom Bosco-

Leia mais

INFORMATIVO CIEVS 008/2017

INFORMATIVO CIEVS 008/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORMATIVO CIEVS 008/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Coordenação de Policlínicas e NASF. Rafaella Peixoto

Coordenação de Policlínicas e NASF. Rafaella Peixoto Coordenação de Policlínicas e NASF Rafaella Peixoto Maio/2016 II SEMINÁRIO NASF RIO Problematizando o trabalho do NASF : como coordenar o cuidado e ser resolutivo Como será o dia Conferência de abertura:

Leia mais