Expedição África do Sul e Moçambique de 7 a 22 Outubro de 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Expedição África do Sul e Moçambique de 7 a 22 Outubro de 2010"

Transcrição

1 Expedição África do Sul e Moçambique de 7 a 22 Outubro de 2010 Como já é normal nas Expedições da HVR tudo começou pela vontade de fazer algo diferente, num misto de organização e participantes assíduos das nossas expedições, fomos construindo um programa que fosse do agrado de todos. A 1ª regra era fugir de certa forma aos percursos mais turísticos deixando no entanto duas opções incontornáveis, Kruguer Park e Parque da Gorongosa. Até ao dia de embarque foram feitas duas reuniões, o objectivo das mesmas era a afinação dos percursos, elucidar os participantes das dificuldades que poderíamos passar e o convívio e conhecimento de todos os participantes/organização. 1º Dia Finalmente chega o dia da partida e assim os 20 aventureiros lá foram chegando ao Aeroporto de Lisboa para embarcar no voo da TAP 287 com destino a Joanesburgo. Esta é sem duvida uma das piores etapas, são 14 horas de viagem pois o avião faz escala em Maputo, e saindo de Lisboa pelas 20h temos uma noite mal dormida. 2ºDia - Joanesburgo - Sabie - A chegada deu-se dentro do horário previsto, no entanto atrasamo-nos porque o condutor de um dos mini-bus, que nos levaria até à nossa frota de 4x4 tinha perdido a chave da viatura o que significou um transporte mais demorado, acabando a chave por aparecer quando já quase tudo estava resolvido. É assim África no seu melhor. Depois destas peripécias lá chegámos finalmente junto da frota: 1 Toyota Land Cruiser, 1 Toyota Hilux e 3 clássicos Land Rover Defender 110, devidamente preparados com todo o equipamento para evoluirmos em autonomia total. (Kit de acessórios TT, Kit de ferramentas, tendas de tejadilho, depósitos de grande capacidade de água e gasóleo, frigorifico, mesas, cadeiras, fogão a gás, candeeiro também a gás, talheres, pratos, copos, panelas e grelhador.) Embora os 3 clássicos apresentassem sinais claros de já terem passado por muitas aventuras, (ao contrário dos Toyotas - um deles era a estrear) foram quase tomados de assalto na base este é meu. É o fascínio das velhas máquinas do Reino de Sua Majestade.

2 Assim, todo o resto da manhã foi passada no primeiro contacto com as viaturas para aprender a usar toda esta panóplia de equipamento. Por fim, após uma refeição ligeira lá nos fizemos à estrada, tomando muito cuidado, pois, para grande parte dos participantes, era o primeiro contacto com um volante à direita, uma condução pela esquerda e uma alavanca de mudanças a exigir a utilização da canhota. Evoluímos assim o mais directo possível até ao nosso objectivo Sabie. 3º Dia - Sabie - Blyde River Canyon - Kruger Park (Acampamento de Satara) O dia começou cedo com a preparação do que vinha pela frente. Depois de um retemperador pequeno-almoço lá fomos para um supermercado local fazer as compras para abastecer as viaturas para os próximos dias, 3 deles em autonomia total. Após esta tarefa lá seguimos visitando as cascatas de Lisboa e Berlim entre outros locais de vista panorâmica espectaculares como o Blyde River Canyon. O que estava previsto para o período da manhã acabou por se alastrar para a tarde, obrigando os condutores a carregar mais no pedal direito para chegar ao acampamento de Satara a horas de podermos entrar. O Kruguer Park tem regras de segurança muito rígidas e é óbvio que a entrada fora de horas está fora de questão.

3 4º Dia - Kruger Park (Acampamento de Satara) - Kruger Park (Acampamento Punda Maria). Este foi um dia inteiro no Kruger Park, a mais bem preservada reserva natural de toda a África. Basicamente evolui-se por uma estrada que atravessa o parque e que permite com as nossas próprias viaturas a visualização de imensas espécies. As regras do parque não deixam muito espaço de manobra e o percurso permitido está praticamente todo assinalado, mas ainda assim, sempre que era permitido saímos dos percursos principais. No fim do dia entrámos no Parque de Punda Maria onde jantámos e pernoitámos aproveitando também para fazer abastecimento das viaturas. 5º Dia - Kruger Park (Acampamento Punda Maria) - Pafuri (Fronteira com Moçambique) - Travessia do Rio Limpopo Acampamento. Saímos bem cedo de Punda Maria com as viaturas completamente atestadas na direcção de Pafuri, pequena fronteira pouco movimentada, e que talvez por isso, fecha durante a noite abrindo só pelas 8h00, deste modo aproveitámos também para reforçar o pequeno almoço enquanto a fronteira não abria. No caminho ainda visitámos Crooks Corner, confluência dos rios Limpopo e Luvuvhu, fazendo fronteira entre África do Sul, Zimbabwe e Moçambique e ponto de passagem por todos aqueles que pretendiam passar a salto por contrabando ou por qualquer outra razão. A passagem da fronteira é relativamente simples e sem grandes demoras. Do lado de Moçambique fomos recebidos com muita simpatia, a facilidade da língua também ajuda muito. Saindo da fronteira a paisagem começa a ser diferente, agora sim, era isto que ansiávamos, estávamos finalmente no Moçambique profundo numa autêntica picada com pequenos troços a exigir alguns dotes de condução TT e finalmente a tirar partido dos nossos 4x4. Ficar o mais perto possível de Machaila era o nosso objectivo. Pelo meio havia a travessia do Rio Limpopo, mas que não deveria oferecer grande dificuldade, pois estávamos no fim da época seca e os caudais eram baixos, o que se veio a concretizar, apenas foi necessário baixar um pouco a pressão dos pneus aos Toyotas pois a areia estava um pouco mole. Nos Defender s foi só dar gás e já está. Pelo facto da noite estar a cair acabámos por acampar a cerca de 40 Km do nosso objectivo.

4 6º Dia Acampamento - Machaila - Massagena (travessia do Rio Save) - Maçobere - Acufera (Algueirão) Acampamento. O sol nesta altura nasce por volta das 5h00 e há que aproveitar toda a sua luz, desta forma às 6h00 da manhã já todo o grupo tinha tomado o pequeno-almoço e estava pronto a seguir viagem para aproveitar o mais possível o dia. Continuámos a evoluir por povoações como Domasse, Machaila, Sucane e Massagena, ficando mais uma vez aquém do nosso objectivo inicial que era Espungabera. Este percurso é um misto de emoções, especialmente para quem lá esteve e muita vez percorreu estes caminhos. Ainda são bem visíveis os tempos da guerra com várias casas cravadas de buracos das balas e alguns destroços de viaturas. Esta pista era muito usada para abastecer os militares no Norte de Moçambique na zona de Tete, segundo um camarada de viagem que a fez várias vezes no seu serviço militar, era a única opção viável no tempo das chuvas, falando até de um secreto acordo entre o Governo Português e a antiga Rodésia, actual Zimbabwe, que permitia a passagem da fronteira em Espungabera e acedendo assim mais facilmente ao Norte de Moçambique por melhores caminhos e sem perigo de emboscadas. Quanto ao tipo de pista, apesar de bastante rolante especialmente a partir de Bacequote, está muito batida e com muito chapa ondulada, tornando a viagem um pouco mais cansativa, exigindo uma atenção redobrada na condução. Pelo caminho tivemos ainda mais uma passagem do Rio Save com a ajuda de um simpático rapaz moçambicano que nos ajudou a encontrar a melhor abordagem para o fazer. Mais uns atascansos dos nipónicos na areia mole, mas tudo se resolve com o baixar da pressão dos pneus.

5 7º Dia Acampamento - Espungabera - Dombe (Travessia do Rio Buzi em jangada) - Chitengo (Gorongosa) Mais um dia com despertador marcado para as 5h00 da manhã, temos que recuperar o atraso de cerca de 50Km em relação ao previsto. Assim, mais uma vez por volta das 6h00 a caravana levanta ferro e segue para Espumgabera, a pista modifica-se passa-se a ter um circuito mais sinuoso mas com muito pó, e azar dos azares o Defender onde eu seguia infelizmente já lhe faltavam umas borrachas nas portas, assim foi um dia de comer muito pó, valeu-nos sermos o primeiro carro da caravana senão ainda estaríamos pior. Quando parávamos éramos chacota do resto do grupo, pois parecíamos uns verdadeiros Rambos camuflados para o combate. Ao chegar a Espungabera aproveitámos para ir à fronteira fazer finalmente o seguro dos carros, pois na fronteira de Pafuri não existe a possibilidade de o fazer. Após uma breve visita e alguns abastecimentos lá continuámos agora na direcção de Gogoi, quase sempre com o Rumo de Nordeste. Nesta altura do ano é impressionante o esforço efectuado pelas populações para o abastecimento de água percorrendo vários Kms com jerricanes ás costas ou em cima de bicicletas, indo buscar o precioso líquido a fontes existentes onde as filas de espera para abastecimento são enormes. É uma realidade que nos leva a pensar o quanto valioso é este bem que para nós é tão fácil de obter, pelo menos por agora!!! Em Dombe tivemos mais uma travessia de rio, Rio Buzzi, mas desta vez em jangada. Aqui os caudais já não permitem que seja de outra forma. Também mais uma vez sinais da guerra, pois uma das jangadas encontrava-se há muito fora de serviço pois tinha sido bombardeada.

6 Em Chibamo entrámos na EN1, que nos levou até ao Parque da Gorongosa, no qual tomámos um merecido banho seguido de um excelente jantar. O Parque tem também uns excelentes bagalows nos quais pernoitámos. 8ºDia Dia passado no Parque Nacional da Gorongosa Mesmo sem o despertador a tocar ás 5h00 da manhã, como o homem é uma animal de hábitos, todos tomaram o pequeno almoço bastante cedo. À nossa espera estava um dos guias do parque para nos acompanhar numa visita guiada. Infelizmente devido a um incidente com um elefante só nos foi possível visitar parte do parque. Segundo fomos informados, parte dos elefantes que se encontram na Gorongosa ainda são do tempo da guerra. Como nesta altura foram praticamente dizimados todos os animais aqui existentes e eram muitos, os que restaram, especialmente os elefantes com a sua reconhecida memória, ainda não encaram bem a presença de visitantes, tornandose por vezes agressivos. Foi o que aconteceu uns dias antes, pois um dos elefantes não gostou de um 4x4 que passou perto e não foi de modas virou-o de rodas para o ar, com os turistas felizmente só a apanharem um valente susto. Os animais visualizados, quer em quantidade numérica quer em diversidade de espécies, são diferentes do Kruguer, o que se compreende pelas razões já descritas, no entanto o ambiente envolvente é mais agradável, pois circulamos por caminhos de terra em vez do asfalto, quase sempre constante no Kruguer Park. Na Gorongosa a savana é mais fechada com uma quantidade de vegetação mais diversificada, sendo assim as paisagens são mais apelativas, ficamos com a nítida sensação que de futuro e quando o trabalho

7 em curso de repovoação permitir mais abundância de animais e espécies, será sem dúvida bastante mais interessante. É de salientar o importante trabalho que está a ser feito por este benemérito americano que com este projecto, além de estar a repovoar o parque, tem também uma forte componente social junto das povoações circundantes, ajudando assim os jovens a fixarem-se pois conseguem trabalho. O parque é também responsável pelo fornecimento da alimentação às escolas locais. O resto do dia foi passado a relaxar e a fazer uma limpeza às viaturas, permitindo ainda privar com o pessoal do parque. 9º Dia - Gorongosa Inhassoro - Vilankulos A partir deste dia o nosso objectivo passou a ser a costa do Índico e as suas belas praias. Desta forma saímos do Parque da Gorongosa rumo à costa, mais uma vez pela Nacional 1 mas desta vez para Sul. Em Inhassoro esperava-nos um conterrâneo que explora um Lodge junto a Vilankulos, que nos levou numa incursão pela praia a almoçar à ponta de Bartolomeu Dias. Foi azar que o restaurante estava fechado e tivemos que nos contentar com umas pizzas servidas à hora do lanche. No entanto valeu pelo excelente banho no Índico, com a temperatura da água a deixar o pessoal com pouca vontade de sair, e pelo percurso pela praia nos 4x4, algo impossível de fazer no nosso País, mas ali a praia é mesmo o melhor acesso e apenas temos que ter em atenção a tabela das marés para não haver surpresas. A chegada ao Lodge já foi de noite, por uma pista arenosa e a exigir alguns cuidados na condução. No entanto desta feita tínhamos o Mário como guia, o jantar foi de arromba até lagosta tivemos direito. 10º Dia Vilankulos Vilankulos. Foi um dia passado no relax, alguns dormiram até tarde e depois foram para a praia, outros saíram para visita e compras na povoação, houve ainda quem aproveitasse para fazer um passeio pedestre pela praia entre Vilankulos e o Logde, cerca de 12km. Assim se passou o dia, Ao jantar tínhamos mais uma excelente refeição preparada pelo mestre Rui, cozinheiro do empreendimento e homem do Norte, com as suas origens na cidade do Porto.

8 11º Dia - Vilankulos Inhambane Chidenguele. Após as despedidas dos nossos novos amigos, com a promessa de um voltar em breve, lá saímos rumo a Inhambane. Após visita e almoço seguimos para Chidenguele, montando, num parque de campismo de Sul Africanos, o nosso último acampamento. Este parque tinha uma característica interessante, talhões bem assinalados para cada campista e cada talhão usufrui-a de um WC privativo. O jantar é que foi fraco, embora tenha sido muito barato, mas o facto é que também vínhamos mal habituados. 12º Dia Chidenguele - Bilene Maputo Embora a ideia inicial fosse mais um dia de relax na praia, o que é facto é que o S. Pedro não ajudou, e como nestas coisas é sempre bom ter um plano B, decidimos ir dormir já a Maputo neste dia ao contrário do que estava previsto. No caminho passámos pela praia do Bilene, e aqui tivemos um guia muito especial, pois era o local de férias da família do nosso amigo e participante Pedro Sequeira, assim se reviram casas de outros tempos e histórias de uma infância bem passada. No fim da visita fomos recebidos no empreendimento das Palmeiras, amigos do Pedro Sequeira, onde almoçámos e efectuámos uma viagem de barco pela baía. Com saída a meio da tarde, lá seguimos para Maputo. A entrada na capital é bastante demorada, com muito trânsito, talvez também pela hora a que entrámos. A periferia da cidade é quase toda ela um enorme bairro de lata, no entanto na passagem já ao anoitecer não sentimos qualquer sinal de violência ou insegurança. Após alojamento no Hotel, fomos jantar no Restaurante Zambie, uma referência a considerar pois come-se muito bem. 13º Dia Maputo Maputo Com a opção de avançar para Maputo no dia anterior, perdemos um dia de praia, mas ganhámos um dia inteiro para visitar a cidade com calma. Como o Hotel ficava no centro, no nosso caso optámos por deixar o carro no Hotel e fazer a visita a pé, o que realmente foi o mais acertado, pois há bastante trânsito e os polícias gostam muito de sacar dinheiro aos turistas, com multas por tudo e por nada.

9 Como o dia de visitas era livre, combinámos reunir no Hotel ao fim da tarde, pois tínhamos combinado um jantar no Restaurante Costa do Sol, outra boa referência gastronómica, entre todo o grupo e alguns amigos residentes em Maputo. De regresso ao Hotel de táxi ainda tivemos mais uma experiência, que foi o facto de termos sido multados no táxi, não me perguntem porquê África é assim, turista tem dinheiro, turista paga. 14º Dia - Maputo Mhlabanyatsi Como havíamos deixado um dia livre para qualquer eventualidade e Maputo também já estava visto, decidimos regressar a África do Sul, local onde nos iríamos separar das nossas viaturas, pela Suazilândia.. Este é um pequeno país com um ambiente diferente, pois é bastante verde e montanhoso. Evoluímos assim a partir da fronteira de Namaacha, primeiro para Sul e depois para Norte num cenário muito verde de estradas e estradões bem conservados, em que a agricultura dominante é o cultivo da cana-de-açúcar, tornando-se depois a norte mais montanhoso e com vegetação composta por arvoredo. A paisagem é muito bonita e deixa-nos com vontade de voltar para desfrutar mais dias neste simpático país. Dormimos perto Mhlabanyatsi num simpático Hotel entre uma soberba paisagem, percebendo o porquê deste país ser conhecido pela Suíça de África.

10 15º Dia Mhlabanyatsi Joanesburgo A saída foi bem cedo, pois tínhamos que estar às 15h em Joanesburgo para entrega das viaturas. Assim, tirando a passagem da fronteira, o dia foi feito praticamente só com uma paragem antes de Joanesburgo para atestar veículos e comer qualquer coisa rápida. Chegados ao destino, foi a despedida dos nossos companheiros de viagem, mais de 4000kms sem qualquer problema, nem um furo. 16º Dia Joanesburgo Lisboa De manhã à hora combinada transfer para o Aeroporto para voltarmos para Lisboa novamente na Tap voo FIM Deixo os meus agradecimentos a todos aqueles que colaboraram para levar a bom termo esta Expedição e para o ano teremos mais, destino previsto Namíbia. Reportagem fotográfica em

EXPEDIÇÃO. 1º Dia Lisboa. Comparência no aeroporto de Lisboa às 16:00. 2º Dia Joanesburgo - Sabie

EXPEDIÇÃO. 1º Dia Lisboa. Comparência no aeroporto de Lisboa às 16:00. 2º Dia Joanesburgo - Sabie África do Sul EXPEDIÇÃO 2011 Moçambique * DATA PREVISTA: 1 a 16 de Setembro 2011 1º Dia Lisboa Comparência no aeroporto de Lisboa às 16:00. 2º Dia Joanesburgo - Sabie Chegada a Joanesburgo às 9:10, transfer

Leia mais

Em direção a Samsun, tiramos excelentes fotografias do avião a sobrevoar as águas serenas do Mar Negro.

Em direção a Samsun, tiramos excelentes fotografias do avião a sobrevoar as águas serenas do Mar Negro. Reunião de projeto na Turquia No dia 19 de abril de 2015, pelas 6 horas da manhã partimos do Aeroporto Sá Carneiro rumo à Turquia. Ao aterrarmos em Frankfurt, a surpresa foi enorme. Este aeroporto é uma

Leia mais

Viagem ao Gerês e à Galiza (Agosto de 2007)

Viagem ao Gerês e à Galiza (Agosto de 2007) Viagem ao Gerês e à Galiza (Agosto de 2007) Por: Jaqueline, Davide, Ivo e André DIA 1-3 de Agosto de 2007 Partida de Olhão em direcção a Coimbra, onde chegamos por volta das 16h00. Ida até à praia fluvial

Leia mais

Dia de Viagem 1, 2 de Abril (Sexta-feira) Portugal-Tarifa, Tanger Plage des nations, total KM=867 (tudo em estrada)

Dia de Viagem 1, 2 de Abril (Sexta-feira) Portugal-Tarifa, Tanger Plage des nations, total KM=867 (tudo em estrada) Dia de Viagem 1, 2 de Abril (Sexta-feira) Portugal-Tarifa, Tanger Plage des nations, total KM=867 (tudo em estrada) O primeiro dia de viagem. A ligação entre Portugal e Tarifa (onde iremos apanhar o ferry

Leia mais

Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 2 Dias

Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 2 Dias Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 2 Dias O Parque Nacional da Kissama é o parque mais próximo de Luanda. Aqui nós realizamos safaris fotográficos, numa mata absolutamente virgem

Leia mais

Graduados, empreendedores lançaram-se estrada fora

Graduados, empreendedores lançaram-se estrada fora 2015-08-05 09:00:55 Uma das frases que mais se tem ouvido neste final do ano lectivo, dos recém licenciados, é que o que os espera é o desemprego. Outra palavra que hoje se ouve bastante é empreendadorismo.

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Começamos a viagem com a tentativa de comprar uma botija de gás propano Repsol compatível com a nossa saída livre. Nada feito

Começamos a viagem com a tentativa de comprar uma botija de gás propano Repsol compatível com a nossa saída livre. Nada feito 03 de Março 2010 Começamos a viagem com a tentativa de comprar uma botija de gás propano Repsol compatível com a nossa saída livre. Nada feito Verificada a pressão dos pneus arrancamos. Seguimos pela A7

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Essa viagem permite fazer um tour gastronômico e visitar as principais vinícolas da região como Catena Zapata, Bodega Séptima e Salentin.

Essa viagem permite fazer um tour gastronômico e visitar as principais vinícolas da região como Catena Zapata, Bodega Séptima e Salentin. O cenário desta deslumbrante viagem é, localizada na Argentina e conhecida pela paisagem voltada para a Cordilheira e principalmente pelos seus vinhos. é responsável por mais de 70% da produção na Argentina.

Leia mais

Tipo de Bike: Moutain Bike ( Inclusa ou quem quiser poderá levar a sua própria).

Tipo de Bike: Moutain Bike ( Inclusa ou quem quiser poderá levar a sua própria). O cenário desta deslumbrante viagem é Mendoza, localizada na Argentina e conhecida pela paisagem voltada para a Cordilheira e principalmente pelos seus vinhos. Mendoza é responsável por mais de 70% da

Leia mais

FOTO-AVENTURA. Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA

FOTO-AVENTURA. Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100. 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA FOTO-AVENTURA Nikon D600. 85mm. f/16. 10. ISO 100 10 zoom - FOTOGRAFIA PRÁTICA Nova Zelândia CADA QUILÓMETRO É UMA POTENCIAL FOTOGRAFIA IR AO OUTRO LADO DO MUNDO APENAS PARA FOTOGRAFAR NÃO É PARA QUALQUER

Leia mais

III ENCONTRO LUSO - BRASILEIRO DE JURISTA DE TRABALHO

III ENCONTRO LUSO - BRASILEIRO DE JURISTA DE TRABALHO III ENCONTRO LUSO - BRASILEIRO DE JURISTA DE TRABALHO PROGRAMA DA VIAGEM 30 / JULHO LISBOA / RECIFE / ARACAJU Comparência no Aeroporto Internacional de Lisboa cerca das 09H30. Formalidades de embarque

Leia mais

Estágio Ironconde Abril 2015

Estágio Ironconde Abril 2015 Estágio Ironconde Abril 2015 www.ironconde.com Estágio Ironconde Abril de 2015 Este estágio de triatlo oferece a oportunidade de treinar com um dos melhores treinadores triatlo de Portugal. Nosso objectivo

Leia mais

Vila Baleira Ilha de Porto Santo

Vila Baleira Ilha de Porto Santo Vila Baleira Ilha de Porto Santo Dia 0 Lisboa Porto Santo (25 12 2009) A viagem a Porto Santo começou a ser preparada com alguma antecedência, de forma a ser adequada a uma família de 4 pessoas. Para isso,

Leia mais

Defesa do Consumidor alerta para casos práticos II

Defesa do Consumidor alerta para casos práticos II Defesa do Consumidor alerta para casos práticos II PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA TERÇA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2013 POR JM As companhias aéreas não serão consideradas responsáveis se tiverem tomado todas

Leia mais

REGULAMENTO GUIÃO 6ª ETAPA DATA:

REGULAMENTO GUIÃO 6ª ETAPA DATA: GUIÃO 6ª ETAPA DATA: REGULAMENTO O evento terá início às 23,00h do dia 12 de julho de 2014. O levantamento dos dorsais será das 20,00h às 23,00h. A concentração para partida é às 23,00h. PERCURSOS: Sendo

Leia mais

Quatro dias no mar alto a bordo da Caravela Vera Cruz

Quatro dias no mar alto a bordo da Caravela Vera Cruz Quatro dias no mar alto a bordo da Caravela Vera Cruz Viagem de lançamento do veleiro WEST - 6-9 junho 2015 Projeto A ponte entre a escola e a Ciência Azul Ricardo Estevens, ES 2/3 Anselmo de Andrade,

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

ARGENTINA MENDOZA ROTA DOS VINHOS

ARGENTINA MENDOZA ROTA DOS VINHOS BIKE ARGENTINA MENDOZA ROTA DOS VINHOS Mendoza, localizada na Argentina e conhecida pela paisagem voltada para a Cordilheira e principalmente pelos seus vinhos. Mendoza é responsável por mais de 70% da

Leia mais

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS MAIO 2011 Apelidos e nome. GRUPO I Leia o Texto A e consulte o vocabulário apresentado a seguir ao texto. TEXTO

Leia mais

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os O que me levou a participar no programa de mobilidade foi a vontade de sair do país, aproveitando as oportunidades daí decorrentes, para ver como é lá fora, poder ter um termo de comparação, além da oportunidade

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Escapadinha em Luanda

Escapadinha em Luanda Anoitecer em Luanda Tive a oportunidade de me deslocar em trabalho a Luanda, entre 20 de Abril e 3 de Maio de 2006. Não sendo propriamente um destino onde se vai frequentemente (aliás, pode mesmo ter sido

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Toulouse, França Nome: Gustavo Linari Rodrigues Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Training Center. Localização

Training Center. Localização Localização Este centro localiza- se no sul de Portugal (no Alentejo) e dista 190km de Lisboa e 165km de Faro. A vila onde está situado chama-se Santa Vitória e fica a apenas 30km de uma capital de districto,

Leia mais

SAFARI! 25 Abril de 2014

SAFARI! 25 Abril de 2014 2º Congresso Internacional de Gestão Sustentável de Resíduos. Luanda, ANGOLA 22 24 Abril 2014 Bem vindo a Luanda, Angola, Africa! Organizado especialmente para os congressistas SAFARI! 25 Abril de 2014

Leia mais

Belém e Ilha de Marajó 7 dias

Belém e Ilha de Marajó 7 dias A surpreendente paisagem das praias marajoaras Belém é encantadora por suas mangueiras centenárias que sombreiam as ruas da capital paraense, localizada em uma baía rodeada por água e floresta amazônica.

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Tour Regular, opera diaramente. Partida: 9h00 / Chegada: 13h00, ou Partida: 14h00 / Chegada: 18h00.

Tour Regular, opera diaramente. Partida: 9h00 / Chegada: 13h00, ou Partida: 14h00 / Chegada: 18h00. CITY TOUR DE MAPUTO Partida: de manhã ou à tarde. Duração: 4horas Visita panorâmica pela cidade de Maputo que inclui visita da Fortaleza, da Casa de Ferro, Museu de Historia Nacional, Mercado Central e

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel Vamos falar umas poucas palavras sobre nosso pai. Na tradição japonesa nessas horas esquecemos a tristeza e falamos das alegrias, das virtudes de quem foi. O duro é esquecer a tristeza. Hiroshi Watanabe

Leia mais

Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar

Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar Quem participa nestes passeios do BMW McP e quem conhece a Bomcar pensa que até já sabe o que vai acontecer... Este fim-de-semana demonstrou mais uma vez que não é

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo

Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa EB1/JI Vasco Martins Rebolo Era uma vez a família Rebolo, muito simpática e feliz que vivia na Amadora. Essa família era constituída por quatro pessoas, os pais Miguel e Natália e os seus dois filhos Diana e Nuno. Estávamos nas férias

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

O encanto do Sri Lanka

O encanto do Sri Lanka Circuito O encanto do Sri Lanka Uma magnífica viagem de 13 noites visitando os mais fabulosos locais deste país fantástico,com estadia na praia (costa este e oeste)!! Dia 1 Lisboa / Colombo Chegada, acolhimento

Leia mais

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== PASSEIO NO BOSQUE

Leia mais

O Regresso do Vapor a Coimbra Outubro de 2002. Comboios em Portugal (fotografia e história) http://combport.pt.to

O Regresso do Vapor a Coimbra Outubro de 2002. Comboios em Portugal (fotografia e história) http://combport.pt.to Comboios em Portugal (fotografia e história) O Regresso do Vapor a Coimbra Outubro de 2002 http://combport.pt.to Texto: João Pedro Joaquim Fotos: João Pedro Joaquim Nota Introdutória Nos últimos anos têm

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos)

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos) I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. Hoje. domingo e o tempo. bom. Por isso nós. todos fora de casa.. a passear à beira-mar.. agradável passar um pouco de tempo

Leia mais

Mais que um workshop, uma verdadeira experiência fotográfica.

Mais que um workshop, uma verdadeira experiência fotográfica. Programa Workshop Mais que um workshop, uma verdadeira experiência fotográfica. Sexta 20 de Fevereiro 21h30 Boas-vindas Sábado 21 de Fevereiro 9h - 11h30 Sessão teórica 12h - 13h Almoço pic-nic 13h - Ocaso

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

MANUAL DE FOTOGRAFIA

MANUAL DE FOTOGRAFIA MANUAL DE FOTOGRAFIA 1. A máquina fotográfica. Breve história As primeiras fotografias tiradas, datam de 1826, mas só em 1870, é que foi possível obter um sistema que permitisse a comercialização de chapas

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

De: Alina Fernandes Enviado: sexta-feira, 19 de Abril de 2013 14:58 Para: ijportugal@pt.intrum.com Assunto: Regularização de valores relativos a serviços CABOVISÃO - SOC. TELEVISÃO

Leia mais

Segunda-feira, dia 04 de maio de 2015

Segunda-feira, dia 04 de maio de 2015 Segunda-feira, dia 04 de maio de 2015 Pousamos no pequeno aeroporto de Katmandu um pouco depois das 6 da manhã. Apenas três aviões cargueiros estavam no aeroporto e poucas caixas com produtos para a população.

Leia mais

Relatório da viagem a França

Relatório da viagem a França Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Relatório da viagem a França Março de 2014 Realizado por: Joana Teixeira 9.º D Mariana Carvalho 9.º D Elaborado a 18 de Maio de 2014 Introdução A viagem

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

Experiência na Amazônia Capítulo 4: Todos acamparão aqui, mas a Zero-Dez vai pro outro lado do rio

Experiência na Amazônia Capítulo 4: Todos acamparão aqui, mas a Zero-Dez vai pro outro lado do rio Experiência na Amazônia Capítulo 4: Todos acamparão aqui, mas a Zero-Dez vai pro outro lado do rio Por Karina Oliani Nosso próximo desafio era montar a rede de descanso. Enquanto todos se agrupavam, eu

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Peça de Teatro Sinopse Argumento

Peça de Teatro Sinopse Argumento 1 Peça de Teatro Sinopse Duas crianças da comunidade...(comunidade local onde será encenada a peça) se encontram, conversam à respeito de limpar a rua e ser útil de alguma forma para o meio em que habitam.

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

GOLF AND BEACH PHUKET GOLF TOUR TAILÂNDIA 2010

GOLF AND BEACH PHUKET GOLF TOUR TAILÂNDIA 2010 GOLF AND BEACH PHUKET GOLF TOUR TAILÂNDIA 2010 Este Phuket Golf Tour é tudo aquilo que pode imaginar e ainda algo mais Tailândia, um dos mais fascinantes e exóticos destinos de turismo do Mundo, ganhou

Leia mais

Essa viagem permite fazer um tour gastronômico e visitar as principais vinícolas da região como Catena Zapata, Bodega Séptima e Salentin.

Essa viagem permite fazer um tour gastronômico e visitar as principais vinícolas da região como Catena Zapata, Bodega Séptima e Salentin. O cenário desta deslumbrante viagem é Mendonça, localizada na Argentina e conhecida pela paisagem voltada para a Cordilheira e principalmente pelos seus vinhos. Mendoza é responsável por mais de 70% da

Leia mais

JAPÃO DE MOCHILA ÀS COSTAS 2ª. PARTE

JAPÃO DE MOCHILA ÀS COSTAS 2ª. PARTE JAPÃO DE MOCHILA ÀS COSTAS 2ª. PARTE Abandonamos Kyoto sentindo já saudades dos dias aqui passados, que foram tão agradáveis e cheios de experiencias novas. Mais aventuras esperavam por nós em Tokyo, e

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar) Oeste Express 11 dias de viagem. 10 noites em hotel. Transporte em veículo privado e acompanhamento de guia local. Descrição DESTINO Estados Unidos. TIPO Cultural, Descoberta,. Nesta viagem visitaremos

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Pipa Alojamento(s): Hotel Pipa

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

O encanto do sul do VIETNAME

O encanto do sul do VIETNAME O encanto do sul do VIETNAME + estadia na praia Uma viagem pelo fascínio da cidade de Ho Chi Minh e pela exuberância do delta do Mekong, complementada por relaxante estadia nas belas praias Dia 1 Portugal

Leia mais

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados. Relato da pescaria em Porto Xavier - Março de 2013 Texto: Jamanta. Fotos: Jamanta, Klaus, Cristiano e Ike. Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Atacama. Esse Roteirinho te leva para

Atacama. Esse Roteirinho te leva para Esse Roteirinho te leva para Atacama Nossos roteirinhos semi-prontos oferecem muito charme e bom custo x benefício, sem cair no lugar comum. Eles são semi-prontos porque tem uma estrutura básica, mas podem

Leia mais

Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel.

Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel. Limpeza de carpetes Venho apresentar mais um excelente tutorial, desta vez relacionado com o cuidado interior do nosso automóvel. É mais um tutorial da autoria do Miguel Oliveira, e como tal a qualidade

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

A minha missão é... Proteger o meu planeta!

A minha missão é... Proteger o meu planeta! A minha missão é... Proteger o meu planeta! Energia A energia que utilizas todos os dias não nasce nos eletrodomésticos lá de casa nem nos postes de iluminação da rua. É transformada a partir do petróleo,

Leia mais

- Sinal de transito agora só em Angra comentou Sandrinha, minha esposa.

- Sinal de transito agora só em Angra comentou Sandrinha, minha esposa. Angra dos Reis Agosto 2013 Depois da viagem a Londres, Lisboa, Praga e Genebra, esta seria a primeira travessia marítima que eu iria participar. Como o pessoal do grupo Maratonas Aquáticas tinha conseguido

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

O grande lance. leilão santander em: O Sr. Joel está à procura de um carro novo...

O grande lance. leilão santander em: O Sr. Joel está à procura de um carro novo... leilão santander em: O grande lance O Sr. Joel está à procura de um carro novo... Onde mais eu poderia encontrar carros bons e baratos? Eu não vou comprar carro em leilão! Só deve ter carro batido ou velho...

Leia mais

A Reprodução da Galinha

A Reprodução da Galinha A Reprodução da Galinha Projecto Celeiro da Vida Album Seriado Manual de Facilitação de Práticas Agrárias e de Habilidades para a Vida Para os Facilitadores das Jffls A reprodução da galinha 2 Rascunho

Leia mais

"Raid à Neve" Passeio TT Turístico - Serra da Estrela. 12 a 14 de Fevereiro de 2016 RAID À NEVE - SERRA DA ESTRELA

Raid à Neve Passeio TT Turístico - Serra da Estrela. 12 a 14 de Fevereiro de 2016 RAID À NEVE - SERRA DA ESTRELA Passeio TT Turístico - Serra da Estrela "Raid à Neve" 12 a 14 de Fevereiro de 2016 Como tão amplamente solicitado voltamos à Serra da Estrela em 2016 para um passeio de todo-o-terreno 4x4. Após difíceis

Leia mais

Após 41 anos de descontos e 65 de idade reformei-me. Fiquei com UMA SÓ reforma calculada a partir dos descontos que fiz nesses 41 anos.

Após 41 anos de descontos e 65 de idade reformei-me. Fiquei com UMA SÓ reforma calculada a partir dos descontos que fiz nesses 41 anos. Vamos lá entender!? Tenho sido questionado sobre a razão de terem terminado a nível do SNS as cirurgias de mudança de sexo que eram feitas por mim no CHLN/Hospital Santa Maria, em Lisboa. Decidi por isso

Leia mais

Conta-me Histórias. Lê atentamente o texto que se segue.

Conta-me Histórias. Lê atentamente o texto que se segue. Prova de Língua Portuguesa 5.º Ano de escolaridade Ano letivo 2013 / 2014-1.ª Chamada Ano lectivo 2012 / 2013 Lê atentamente o texto que se segue. Conta-me Histórias Quando eu era pequena, os campos estavam

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 Mensagem Pr. Mário Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 VOCÊ RECONHECE ESTES SÍMBOLOS? E ESTES SÍMBOLOS? E ESTES? A BÍBLIA TAMBÉM TEM SEUS SÍMBOLOS ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO AO LONGO DA

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Viagem a Dornes e Sertã

Viagem a Dornes e Sertã Viagem a Dornes e Sertã (19 e 20 de Março de 2011) Por: RuckFules 1 No fim de semana, aproveitando os belos dias de Sol com que a chegada da Primavera nos presenteou, decidi dar uma volta pelo interior,

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

O que é um bom instrutor? Que percurso deve ter? Sobretudo como se reconhece um bom instrutor? etc...

O que é um bom instrutor? Que percurso deve ter? Sobretudo como se reconhece um bom instrutor? etc... Instrutor Colocado por jeremias - 16 Out 2011 08:50 Muito se fala sobre o melhor estilo mas parece-me que a preocupaçao essencial para quem procura um sitio para treinar devia ser a qualidade do instrutor.

Leia mais