REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO CURSO DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA 1º Duração 1. O curso tem uma duração de dois anos lectivos e funciona em regime trimestral, sendo o primeiro ano constituído por parte lectiva em quatro trimestres. 2. Sem prejuízo pelos limites impostos pela calendarização das actividades escolares, cada trimestre tem a duração de 10 semanas. 2º Organização 1. O curso organiza-se pelo sistema de unidades de crédito e compreende a frequência, com aproveitamento, de uma parte escolar e a elaboração e discussão, com aprovação, de uma dissertação original. 2. A conclusão, com aproveitamento, da parte escolar do mestrado confere um diploma de pós-graduação em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo. 3º Regime de funcionamento das disciplinas 1. O primeiro ano lectivo é dedicado à parte escolar. As disciplinas funcionam por módulos de leccionação durante os quatro primeiros trimestres do curso. 2. O segundo ano lectivo é dedicado exclusivamente à elaboração, apresentação e discussão da dissertação. 4º Estrutura curricular 1. Ao curso de mestrado corresponde um número total de vinte e seis unidades de crédito (u.c.), das quais vinte correspondem à parte escolar e seis à tese de dissertação. A parte escolar é composta por dez disciplinas, sendo oito disciplinas obrigatórias e duas optativas, sendo estas seleccionadas pelo participante, de entre o elenco anualmente proposto.

2 2. Ao curso de pós-graduação corresponde um número total de vinte unidades de crédito. É composto por oito disciplinas obrigatórias e duas optativas, sendo estas seleccionadas pelo participante, de entre o elenco anualmente proposto. 3. Cada unidade de crédito equivale, para efeitos de cumprimento da escolaridade do curso, a quinze horas de aulas teóricas. 4. A distribuição das unidades de crédito pelas áreas científicas obrigatórias e optativas consta do Quadro I. 5. As unidades de crédito da dissertação serão atribuídas após a discussão e aprovação da mesma, nos termos do disposto no art.º. 15º do Decreto-Lei n.º 216/92, de 13 de Outubro. Quadro I - Áreas Científicas Obrigatórias e Optativas Áreas Científicas Obrigatórias U.C. Optativas U.C. Engenharia 2 Economia 4 Desenvolvimento 4 Direito 2 Economia 2 História 2 Gestão 4 Gestão 4 Marketing 2 Métodos Quantitativos 2 Métodos Quantitativos 2 Ciências Sociais 2 Total de u.c. das áreas cientificas obrigatórias 16 Total de u.c. das áreas cientificas optativas 4 Grau de Mestre U.C Dissertação da Tese de Mestrado 6 Total de unidades de crédito 26 5º Plano de estudos do curso 1. O plano de estudos do curso que inclui as unidades de crédito, as horas lectivas e a área científica atribuídas às disciplinas das áreas obrigatórias e optativas, consta dos Quadros II e III.

3 Quadro II Plano de Estudos do Curso Disciplinas Obrigatórias Área Científica Horas Lectivas U.C. Economia do Turismo Economia 30 2 Ordenamento do Território, Políticas Ambientais e Desenvolvimento do Turismo Desenvolvimento 30 2 Métodos Quantitativos e Estudos de Mercado Métodos Quantitativos 30 2 Análise de Projectos Turísticos Gestão 30 2 Planeamento Estratégico do Turismo e Desenvolvimento Regional e Local Desenvolvimento 30 2 Administração de Projectos e Tomada de Decisões Engenharia 30 2 Marketing Turístico e Técnicas de Comercialização Marketing 30 2 Gestão Estratégica das Organizações Turísticas Gestão 30 2 Quadro III Plano de Estudos das Disciplinas Optativas Opção OD Disciplinas Optativas Área Científica Horas Lectivas U.C. Economia e Planeamento dos Eventos e Atracções Turísticas Economia 30 2 Relações Internacionais e Direito do Turismo Direito 30 2 História do Turismo História 30 2 Os Espaços Naturais como Recursos Turísticos Ciências Sociais 30 2

4 Opção OG Disciplinas Optativas Área Científica Horas Lectivas U.C. Métodos de Decisão Aplicados à Gestão do Turismo Métodos Quantitativos 30 2 Comunicação e Publicidade na Empresa Turística Gestão 30 2 Gestão da Qualidade Gestão 30 2 Mercado do Trabalho e Turismo Economia º Comissão científica 1. A comissão científica do curso é constituída pelos professores Pedro Telhado Pereira (Reitor e Prof. Catedrático da Universidade da Madeira), Santiago Budría (Prof. Auxiliar da Universidade da Madeira), Joaõ Soares (Prof. Associado do Instituto Superior Técnico), Carlos Santos (Prof. Catedrático da Universidade dos Açores) e François Vellas (Prof. Catedrático da Universidade de Toulouse) 2. A Comissão Científica estará presidida por o Coordenador do Mestrado, Prof. Santiago Budría. 3. Compete à comissão científica do mestrado: a) propor o lançamento de cada edição do curso de mestrado; b) seleccionar os candidatos; c) coordenar as actividades lectivas, tutoriais e editoriais d) assegurar a coerência de orientação entre as diversas disciplinas; e) propor a aprovação dos temas das dissertações e dos planos de trabalho correspondentes f) propor ao órgão competente a nomeação dos orientadores das dissertações; g) propor a nomeação dos júris para a apreciação das dissertações; h) decidir a exclusão de um aluno do curso que tenha revelado excesso de faltas às aulas. 4. Compete ao coordenador presidir à comissão científica e representar o mestrado nas instâncias próprias. 7º Local da realização do curso O curso é oferecido na Universidade da Madeira. O local de realização do curso e: Universidade da Madeira Rua Penteada Funchal (Portugal)

5 8º Número de vagas O número de vagas a disponibilizar, em cada ano de candidatura, para efeitos de matrícula e inscrição, não será superior a 30, nem inferior a 15. 9º Regime e duração do curso 1. O curso tem um regime trimestral e uma duração máxima de dois anos lectivos, sendo o primeiro ano constituído por quatro trimestres. 2. O primeiro ano lectivo é dedicado à parte escolar. O segundo ano lectivo é dedicado à elaboração e conclusão da dissertação. 3. Sem prejuízo pelos limites impostos pela calendarização das actividades escolares cada trimestre tem a duração de 10 semanas. 10º Período de funcionamento do curso O período de funcionamento do curso é de Março 2006 a Fevereiro de A data da conclusão das avaliações da parte escolar é em 31 de Março de A frequência às aulas é obrigatória. O aluno não poderá exceder em faltas 20% do total das aulas previstas por disciplina. 11º Condições de acesso 1. Condições de acesso ao curso de mestrado: a) Podem candidatar-se ao curso de mestrado os titulares de qualquer licenciatura, nomeadamente, nas áreas das ciências da engenharia e tecnologia, das ciências sociais e humanas e das ciências exactas, ou os titulares de habilitação legalmente equivalente, com a classificação mínima de 14 valores. a) Será dada preferência a docentes, a investigadores, a quadros de empresas e de organismos públicos ou privados com mais de 2 anos de experiência profissional. c) Excepcionalmente, e em casos devidamente justificados, poderá ser permitida a candidatura a titulares: c 1 ) com classificação inferior a 14 valores, desde que detenham uma reconhecida experiência profissional e uma adequada preparação científica de base; c 2 ) de outras licenciaturas desde que apresentem um currículum vitae que demonstre uma adequada preparação científica de base. 2. Condições de acesso ao curso de pós-graduação: a) Podem candidatar-se ao curso os titulares do grau de licenciado em qualquer licenciatura, nomeadamente, os licenciados nas áreas das

6 ciências da engenharia e tecnologia, das ciências sociais e humanas e das ciências exactas, ou de habilitação legalmente equivalente. b) Será dada preferência a quadros de empresas e de organismos públicos e privados com experiência profissional. 12º Prazos e local de candidatura 1. O local de entrega das candidaturas será nos Serviços Académicos da Universiade da Madeira (Colégio dos Jesuítas, Praça do Município, Funchal) 2. Os prazos para a realização da matrícula e inscrição serão tornados públicos, em relação a cada ano, antes do início das actividades lectivas. 3. O processo de candidatura será instruído com os seguintes documentos: a) boletim de candidatura; b) fotocópia de bilhete de identidade; c) cartão de contribuinte; d) documentação oficial comprovativa das habilitações académicas, com discriminação das classificações obtidas por disciplina e da média final do curso; e) curriculum vitae, que indique as condições susceptíveis de permitir um juízo de mérito ou preferência; f) documento passado pela entidade patronal, comprovativo da disponibilidade do candidato para frequentar o curso ao abrigo das disposições legais, que definem e regulamentam o estatuto de trabalhador estudante; g) documento comprovativo de candidatura a bolseiro; h) duas cartas de recomendação; i) uma fotografia. 4. Os candidatos detentores de habilitações estrangeiras devem apresentar documento comprovativo da equivalência dessas habilitações ao grau de licenciado por uma universidade portuguesa, com a respectiva classificação. 13º Selecção e admissão dos candidatos 1. Os candidatos serão seleccionados pela Comissão Científica com base na aplicação dos seguintes critérios: a) classificação obtida na licenciatura; b) curriculum vitae do candidato, nomeadamente, académico, científico e técnico; c) classificação obtida em provas de selecção, conhecimento da língua inglesa, cartas de referência; d) declaração dos objectivos e motivação da candidatura; e) resultado de entrevista individual, quando tal for considerado necessário pelo júri de selecção. 2. A afixação da lista de candidatos admitidos, depois de ter sido aprovada no Conselho Científico da instituição, terá lugar na segunda quinzena de Fevereiro de Da decisão do Comissão Científica não cabe recurso, salvo se houver vício de forma.!

7 14º Matrículas e Inscrições Os prazos para a realização da matrícula e inscrição serão tornados públicos, antes do início das actividades lectivas anuais. 15º Dissertação 1. O tema da dissertação deverá enquadrar-se na especialidade do mestrado. 2. Todos os participantes que pretendam realizar a dissertação visando a obtenção de grau de mestre terão de proceder à inscrição do tema da dissertação, com indicação do respectivo orientador e co-orientador, quando este último existir, até 31 de Março do ano em que concluírem a parte escolar. 3. O registo do tema da dissertação é efectuado pelo coordenador do mestrado e objecto de aprovação em sede de Conselho Científico da instituição. 4. O orientador e co-orientador (quando exista) são designados pela Comissão Científica, sob proposta do aluno de mestrado, mediante declaração prévia de consentimento daqueles. 5. A dissertação não deverá ultrapassar as 100 páginas de formato A4, impressas ou dactilografadas a dois espaços, excluindo eventuais anexos. 6. O prazo de entrega da dissertação escrita termina 24 meses depois de ter começado a parte escolar. 7. No momento da entrega, o candidato deverá dirigir-se ao Sector Académico da Universidade da Madeira e depositar sete cópias da dissertação. 8. A entrega da dissertação só poderá ser prorrogada nos casos a), b), c) e d) referidos no artigo 12º do Decreto-Lei nº 216/92 de 13 de Outubro ou em casos de contingências excepcionais e devidamente justificadas. Para o pedido de prorrogação, o candidato deverá apresentar um relatório científico e pormenorizado do estado da sua investigação e os resultados já obtidos. Este relatório será avaliado pela Comissão Científica. 9. O prazo máximo de prorrogação é de três meses. Em nenhum caso a prorroga será renovável. 16º Entrega da dissertação e requerimento de provas A entrega da dissertação, a sua eventual reformulação e o funcionamento do júri das provas de mestrado regula-se segundo o prescrito nos regulamentos dos cursos de Mestrado da UMA e no Decreto-Lei n.º 216/92, de 13 de Outubro. 17º Constituição do júri "

8 1. A nomeação do júri é da competência do Reitor, mediante proposta do Conselho Científico e deve ser objecto de despacho nos 30 dias posteriores ao da formulação da proposta. 2. Compete ao Conselho Científico apreciar o pedido de constituição do júri, efectuado pelo coordenador do mestrado, ouvido o orientador da dissertação. 3. O júri é constituído por: a) um professor da área científica do mestrado, pertencente à universidade que confere o grau; b) um professor da área científica do mestrado, pertencente à outra universidade que confere o grau; c) o orientador da dissertação. 4. O júri pode integrar, para além dos elementos referidos no número anterior, mais dois professores do estabelecimento de ensino responsável pela organização do mestrado. 5. O júri será presidido por quem o reitor nomear. 18º Tramitação do processo e discussão da dissertação 1. Numa primeira reunião, o júri decidirá sobre: a) a aceitação da dissertação; b) a necessidade de recomendar a reformulação da dissertação; c) a data da realização das provas; d) o processo de condução das provas, de acordo com as normas legais vigentes; 2. A recomendação prevista na alínea b) do nº1 obriga à realização de nova reunião para verificação do trabalho e marcação das provas. 3. A discussão da dissertação será feita nos termos do disposto no art.º. 15º do Decreto-Lei n.º 216/92, de 13 de Outubro. 19º Avaliação do curso 1. A avaliação em cada uma das disciplinas da parte escolar do curso tem um carácter individual, dela constando a realização de trabalhos escritos, exposições orais e outras formas de avaliação consideradas adequadas aos temas em estudo. 2. O resultado da avaliação em cada disciplina será expresso numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores. 3. A aprovação em cada disciplina depende da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores. 4. A classificação da parte escolar do curso calcula-se pela média aritmética das classificações obtidas nas dez disciplinas. 5. A classificação final corresponderá à média aritmética da classificação na parte escolar do curso e na dissertação da tese. 20º Grau de mestre #

9 1. O grau de mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo será atribuído pela Universidade da Madeira. 2. Para a atribuição do grau de mestre é necessário que sejam satisfeitas as seguintes condições: a) Ter obtido aprovação em dez disciplinas do curso, sendo oito obrigatórias e duas optativas, num total de 20 unidades de crédito; b) Ter obtido aprovação na dissertação da tese de mestrado, por um júri a nomear para o efeito, sendo a mesma equivalente a 6 unidades de crédito. 3. A classificação da parte escolar do mestrado pode ser expressa em termos qualitativos, de acordo com os seguintes níveis: Muito Bom (18-20 valores); Bom (14 a 17 valores; Suficiente (10 a 13 valores); Recusado (inferior a 10 valores). 21º Diploma de pós-graduação 1. O diploma de pós-graduação é concedido pela instituição onde o aluno se inscreveu e teve aproveitamento na parte escolar. 2. Para a atribuição do diploma de pós-graduação é necessário que sejam satisfeitas as seguintes condições: a) Aprovação em dez disciplinas do curso, sendo oito obrigatórias e duas optativas, num total de 20 unidades de crédito. b) A aprovação nas disciplinas referidas no ponto anterior depende da obtenção na parte escolar de uma classificação igual ou superior a 10 valores, numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores. 22º Propinas e Taxas 1. O valor da propina e da taxa de matrícula no curso será fixado anualmente por Despacho do Reitor da Universidade da Madeira. 2. Os emolumentos de candidatura, a taxa de inscrição e a taxa de seguro são fixadas anualmente e não são reembolsáveis. 3. As isenções do pagamento da propina são as previstas nos nº s 3 e 4 do art.º 4º do Decreto-Lei n.º 216/92 de Outubro. 4. A desistência, exclusão ou não aprovação no curso não implicam o reembolso das propinas liquidadas. A possibilidade de inscrição num curso posterior implica novo processo de candidatura, sem prejuízo de, nesse caso, poderem ser reconhecidas as unidades de crédito obtidas apenas mediante requerimento do interessado. 23º Disposições finais Aos casos omissos aplicam-se as normas previstas no Regulamento dos Mestrados da Universidade da Madeira. $

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PLANEAMENTO AMBIENTAL

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PLANEAMENTO AMBIENTAL UNIVERSIDADE DOS AÇORES REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PLANEAMENTO AMBIENTAL Art.º 1.º Âmbito O Curso de Mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental,

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 A. Condições de matrícula e inscrição Os candidatos à frequência do curso de mestrado que tenham sido seleccionados deverão formalizar a matrícula e a inscrição,

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento dos Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS Artigo 1º Criação 1- A Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), confere

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Cláusula 1ª Área de especialização A Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DOUTORAL EM MATEMÁTICA E APLICAÇÕES DAS UNIVERSIDADES DE AVEIRO E MINHO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DOUTORAL EM MATEMÁTICA E APLICAÇÕES DAS UNIVERSIDADES DE AVEIRO E MINHO REGULAMENTO DO PROGRAMA DOUTORAL EM MATEMÁTICA E APLICAÇÕES DAS UNIVERSIDADES DE AVEIRO E MINHO Artigo 1º Criação do Programa As Universidades do Aveiro e Minho, designadas por Universidades, instituem

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO 1. A Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL. Artigo 1º. (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL. Artigo 1º. (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no artº. 32º do Regulamento do Ciclo de Estudos

Leia mais

Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto. Artigo 1º. Enquadramento jurídico

Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto. Artigo 1º. Enquadramento jurídico Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto Artigo 1º Enquadramento jurídico O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituido

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL (PRODEC)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL (PRODEC) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL (PRODEC) Objectivos Como definido no Decreto-Lei nº 74/2006, o grau de doutor é conferido aos que demonstrem: Capacidade de compreensão sistemática

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG [Nos termos do artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março (republicado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008 de 25 de Junho e alterado pelo Decreto-Lei n.º 230/2009

Leia mais

Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO. Artigo 1º. Enquadramento jurídico

Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO. Artigo 1º. Enquadramento jurídico Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO Artigo 1º Enquadramento jurídico O presente regulamento visa desenvolver e complementar

Leia mais

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS IST DO 3º CICLO DE ESTUDOS SUPERIORES

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS IST DO 3º CICLO DE ESTUDOS SUPERIORES REGULAMENTO DOS DIPLOMAS IST DO 3º CICLO DE ESTUDOS SUPERIORES Aprovado na reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico de 24/05/2006 O nº1 do artigo 39.º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de

Leia mais

REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL

REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Doutoramento de 3.º Ciclo em Engenharia Civil Preâmbulo A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DO MESTRADO EM GESTÃO MESTRADO EM GESTÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei e do Regulamento dos Doutoramentos da Universidade de

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à Obtenção do grau de Doutor pela Universidade do Minho, no ramo de Estudos da Criança

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à Obtenção do grau de Doutor pela Universidade do Minho, no ramo de Estudos da Criança Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à Obtenção do grau de Doutor pela Universidade do Minho, no ramo de Estudos da Criança Artigo 1º Natureza e âmbito de aplicação 1. O presente Regulamento dá cumprimento

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor

REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor 1.0 (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA DE MATERIAIS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no

Leia mais

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE LETRAS

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE LETRAS UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE DOUTOR EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO,

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Considerando o disposto da alínea f), do n.º 1, do art. 62.º, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria; Com vista a dar cumprimento ao estabelecido no artigo 26º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ILUSTRAÇÃO

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ILUSTRAÇÃO REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ILUSTRAÇÃO CAPÍTULO I GRAU DE MESTRE Artigo 1.º Criação A ESAG/Escola Superior Artística de Guimarães confere o grau de Mestre em Ilustração.

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Departamento de Matemática

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Departamento de Matemática UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Matemática Regulamento interno do 3º Ciclo de Estudos Conducentes à obtenção do Grau de Doutor em Matemática e Aplicações Artigo 1.º Criação A Universidade

Leia mais

Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL E COMPUTADORES 1 Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

Leia mais

Artigo 1 Criação do Programa. Artigo 2 Órgãos de gestão do Programa

Artigo 1 Criação do Programa. Artigo 2 Órgãos de gestão do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DOUTORAL CONJUNTO EM ESTUDOS CULTURAIS DAS UNIVERSIDADES DE MINHO E AVEIRO Artigo 1 Criação do Programa As Universidades do Minho e Aveiro, designadas por Universidades, instituem

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA E GESTÃO INDUSTRIAL 3ª edição 2011-2013 Nos termos do artigo 26.º

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Educação Pré-escolar são admitidos candidatos titulares do grau de licenciado

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

Regulamento dos Diplomas IST do 3º Ciclo de Estudos Superiores

Regulamento dos Diplomas IST do 3º Ciclo de Estudos Superiores Regulamento dos Diplomas IST do 3º Ciclo de Estudos Superiores Lisboa, 23 de Outubro de 2009 INTRODUÇÃO O nº1 do artigo 39.º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março determina que os estabelecimentos de

Leia mais

Regulamento dos Doutoramentos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

Regulamento dos Doutoramentos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra Regulamento dos Doutoramentos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (aprovado em reunião do Conselho Científico de 16 de Junho de 2010) Os ciclos de estudos conducentes

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira Edital 5 de Setembro de 2008 Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do

Leia mais

REGULAMENTO do 2º. Ciclo. «Mestrado em Comunicação Integrada» Artigo 1º. PRINCIPAIS OBJECTIVOS

REGULAMENTO do 2º. Ciclo. «Mestrado em Comunicação Integrada» Artigo 1º. PRINCIPAIS OBJECTIVOS REGULAMENTO do 2º. Ciclo «Mestrado em Comunicação Integrada» Artigo 1º. PRINCIPAIS OBJECTIVOS 1. O Curso de 2º Ciclo/Mestrado em Comunicação Integrada, do Instituto Superior de Novas Profissões tem por

Leia mais

REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso Artigo 2.º Objectivos Artigo 3.º Condições de acesso Artigo 4.º Critérios de selecção

REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso Artigo 2.º Objectivos Artigo 3.º Condições de acesso Artigo 4.º Critérios de selecção REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEGUM), através do seu Departamento de Economia,

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 20 de Novembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues

Reitoria. Universidade do Minho, 20 de Novembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues Reitoria despacho RT-100/2007 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Integrado Conducente à Obtenção do Grau de Mestre em Engenharia

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro de 2010

Reitoria. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro de 2010 Reitoria RT-21/2010 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Mestrado Integrado em Psicologia, anexo a este despacho. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro

Leia mais

Universidade do Minho, 07 de Agosto de 2009

Universidade do Minho, 07 de Agosto de 2009 Universidade do Minho Reitoria Despacho RT-53/2009 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Curso de Formação Especializada em Enfermagem de Cuidados Paliativos,

Leia mais

ARTIGO 1.º ADMISSÃO NO 2º CICLO DE ESTUDOS

ARTIGO 1.º ADMISSÃO NO 2º CICLO DE ESTUDOS NORMAS REGULAMENTARES DOS CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DOMÍNIO 1: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DOMÍNIO 3: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO 4: ENSINO DO 1.º CICLO DO

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 22 de Fevereiro de 2010

Reitoria. Universidade do Minho, 22 de Fevereiro de 2010 Reitoria RT-18/2010 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à obtenção do Grau de Mestre em Políticas Comunitárias e Cooperação

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO Ano lectivo de 2009/2010 EDITAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO Ano lectivo de 2009/2010 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO Ano lectivo de 2009/2010 EDITAL João Manuel Simões da Rocha, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), faz

Leia mais

(aprovado em reunião do Conselho Científico Plenário em ) Artigo 1º (Estrutura)

(aprovado em reunião do Conselho Científico Plenário em ) Artigo 1º (Estrutura) REGULAMENTO DE DOUTORAMENTO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (aprovado em reunião do Conselho Científico Plenário em 11.10.2013) Artigo 1º (Estrutura) 1. O programa de doutoramento

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Centro Regional das Beiras. CURSO DE DOUTORAMENTO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DAS LÍNGUAS (3º Ciclo de Bolonha)

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Centro Regional das Beiras. CURSO DE DOUTORAMENTO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DAS LÍNGUAS (3º Ciclo de Bolonha) UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras CURSO DE DOUTORAMENTO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DAS LÍNGUAS (3º Ciclo de Bolonha) REGULAMENTO VISEU 2007/2010 O presente documento apresenta a

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES NOTA JUSTIFICATIVA O Decreto-Lei nº 74/2006 veio, no âmbito do processo de revisão dos graus académicos e diplomas do ensino superior, inspirado

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Educação Sénior da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Educação Sénior da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Educação Sénior da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído pelo

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM NA ESPECIALIDADE DE. Universidade da Madeira

REGULAMENTO DO CICLO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM NA ESPECIALIDADE DE. Universidade da Madeira REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, NA ESPECIALIDADE DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Universidade da Madeira O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, diploma que procede à terceira alteração

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DO DESPORTO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição )

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição ) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

Artigo 3º (Diretor do curso) O Diretor do Curso é um professor ou investigador da ULHT, nomeado por despacho conjunto do Reitor e Administrador.

Artigo 3º (Diretor do curso) O Diretor do Curso é um professor ou investigador da ULHT, nomeado por despacho conjunto do Reitor e Administrador. Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor em Informática Novos Media e Sistemas Ubíquos (NEMPS) da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação Artigo 1º (Âmbito

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

EDITAL 3.ª Ciclo - Doutoramento em Ciências Jurídicas sem Programa Doutoral

EDITAL 3.ª Ciclo - Doutoramento em Ciências Jurídicas sem Programa Doutoral Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal Telf. + 351 253 601803 Fax + 351 253 601809 pos-graduacoes@direito.uminho.pt Escola de Direito Pós-Graduações 3.ª Ciclo - Doutoramento em Ciências Jurídicas sem

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição )

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição ) EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008

Leia mais

UNIVERSIDADES LUSÍADA REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES ESPECIAIS ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. Artigo 1º. Condições para inscrição. Artigo 2º.

UNIVERSIDADES LUSÍADA REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES ESPECIAIS ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. Artigo 1º. Condições para inscrição. Artigo 2º. UNIVERSIDADES LUSÍADA REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR Artigo 1º Condições para inscrição Podem candidatar-se ao acesso ao ensino superior nas condições previstas

Leia mais

INUAF - INSTITUTO SUPERIOR DOM AFONSO III

INUAF - INSTITUTO SUPERIOR DOM AFONSO III Colégio de Pós Graduações Regulamento do Mestrado em Psicologia Clínica Artigo 1º O Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica. Artigo 2º Objectivos Gerais

Leia mais

Regulamento Pedagógico Motricidade Orofacial. ed. Lisboa. 2017

Regulamento Pedagógico Motricidade Orofacial. ed. Lisboa. 2017 Regulamento Pedagógico índice Artigo 1.º Regras de admissão Artigo 2.º Normas de candidatura Artigo 3.º Critérios de selecção e de seriação Artigo 4.º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS 2015 Artigo 1º

Leia mais

6. Podem candidatar se ao mestrado:

6. Podem candidatar se ao mestrado: EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações que lhes foram introduzidas pelo

Leia mais

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 REGULAMENTO do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 De acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 274/2006, de 24 de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM RESTAURO E GESTÃO FLUVIAIS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM RESTAURO E GESTÃO FLUVIAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM RESTAURO E GESTÃO FLUVIAIS Junho de 2009 Preâmbulo Com o objectivo de desenvolver e aplicar conhecimentos científicos da área das ciências do ambiente, ecologia,

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

EDITAL. O período de candidaturas decorrerá entre 26 de junho e 31 de julho de 2017.

EDITAL. O período de candidaturas decorrerá entre 26 de junho e 31 de julho de 2017. EDITAL A Universidade dos Açores faz saber que está aberto o concurso de acesso e ingresso ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desenvolvimento de Aplicações WEB, no campo de Ponta Delgada.

Leia mais

Regulamento. Regulamento dos Diplomas de 3º ciclo de estudos da Universidade da Madeira

Regulamento. Regulamento dos Diplomas de 3º ciclo de estudos da Universidade da Madeira Regulamento Em desenvolvimento dos princípios e regras consagrados no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, é posto em vigor o regulamento dos diplomas de 3º ciclo de estudos da Universidade da Madeira

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do artigo 14º do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM TURISMO

REGULAMENTO DO MESTRADO EM TURISMO REGULAMENTO DO MESTRADO EM TURISMO 1. Enquadramento jurídico O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, e demais legislação

Leia mais

DO II CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DO II CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL REGULAMENTO DO II CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL Artigo 1.º Criação É criado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa o II CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico

Normas Regulamentares do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico Normas Regulamentares do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico

Leia mais

REGULAMENTO DE DOUTORAMENTOS DO ISEG (Aprovado pela Comissão Coordenadora do Conselho Científico em 17/07/2008)

REGULAMENTO DE DOUTORAMENTOS DO ISEG (Aprovado pela Comissão Coordenadora do Conselho Científico em 17/07/2008) REGULAMENTO DE DOUTORAMENTOS DO ISEG (Aprovado pela Comissão Coordenadora do Conselho Científico em 17/07/2008) Em conformidade com o disposto no Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, republicado em

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE CRIAÇÃO OU RENOVAÇÃO DE CURSOS DE MESTRADO 1. As propostas de criação ou renovação de

Leia mais

Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento

Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento Programa SÓCRATES/ERASMUS Regulamento Preâmbulo O Programa de Mobilidade de Estudantes SÓCRATES/ERASMUS é uma iniciativa da União Europeia que visa incentivar o intercâmbio internacional de estudantes

Leia mais

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados CAPÍTULO IV 1 Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre Artigo 20º Definição 1 O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, diploma que procede à quinta alteração

Leia mais

EDITAL 3.ª Ciclo - Doutoramento em Ciências Jurídicas sem Programa Doutoral

EDITAL 3.ª Ciclo - Doutoramento em Ciências Jurídicas sem Programa Doutoral Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal Telf. + 351 253 601803 Fax + 351 253 601809 pos-graduacoes@direito.uminho.pt Escola de Direito Pós-Graduações 3.ª Ciclo - Doutoramento em Ciências Jurídicas sem

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES

UNIVERSIDADE DOS AÇORES UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 27/2018 A Universidade dos Açores faz saber que está aberto o concurso de acesso e ingresso ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 15/2017 Concurso de Acesso e Ingresso no Mestrado em Estudos Integrados dos Oceanos A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao mestrado em Estudos Integrados dos

Leia mais

Regulamentos. 19 de Março 2010

Regulamentos. 19 de Março 2010 Regulamentos PROVAS ESPECIALMENTE DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO POR CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS 19 de Março 2010 Pelo Decreto-Lei n. 64/2006, de 21 de Março,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TÉCNICO DE INSPEÇÃO AVANÇADA DE ESTRUTURAS EDIÇÃO 2014/2015

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TÉCNICO DE INSPEÇÃO AVANÇADA DE ESTRUTURAS EDIÇÃO 2014/2015 CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TÉCNICO DE INSPEÇÃO AVANÇADA DE ESTRUTURAS EDIÇÃO 2014/2015 O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João Manuel Simões da Rocha, faz saber:

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Instituto Politécnico de Viseu

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE MADEIRAS Primeira Edição Nos termos do artigo 26.º do Decreto-Lei n.º 74/2006

Leia mais

EDITAL N.º 04/2016. O período de candidaturas decorrerá entre 7 de julho a 31 de agosto de 2016.

EDITAL N.º 04/2016. O período de candidaturas decorrerá entre 7 de julho a 31 de agosto de 2016. EDITAL N.º 04/2016 A Universidade dos Açores faz saber que está aberto o concurso de acesso e ingresso ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desenvolvimento de Aplicações WEB, no polo de Ponta

Leia mais

regulamento pedagógico Pósgraduação em Ventilação Mecânica Nível 1 ed. Algarve apoio

regulamento pedagógico Pósgraduação em Ventilação Mecânica Nível 1 ed. Algarve apoio apoio índice Artigo 1.º Regras de admissão Artigo 2.º Normas de candidatura Artigo 3.º Critérios de selecção e de seriação Artigo 4.º Processo de fixação e divulgação das vagas Artigo 5.º Prazos de candidatura

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Aprovado reunião Conselho Científico de 3 de Dezembro de 2009 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Artigo 1º Concessão do Grau

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 26/2017 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Gestão de Turismo Internacional A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao mestrado em Gestão de Turismo Internacional,

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO Aprovado por deliberação do Conselho Científico da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP em 4 de dezembro de 2015 Artigo 1.º Grau de Mestre em Direito 1. A Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM Regulamento da PGDEEC 0 Departamento Engenharia Electrotécnica e de Computadores REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES (PDEEC) Departamento de Engenharia

Leia mais

Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Periodontologia

Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Periodontologia Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Periodontologia Artigo 1.º Introdução De acordo com as diretivas comunitárias que regulam a profissão de Médico Dentista e as suas especialidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLA DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLA DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLA DE CIÊNCIAS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE DOUTOR EM CIÊNCIAS 2008 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

Leia mais