CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN"

Transcrição

1 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - CCHLA DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA DAN 29ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - RBA 03 A 06 DE AGOSTO DE 2014 CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN NATAL-RN 2014

2 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/2014 CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN Comissão de Acessibilidade Coordenadoras: Rozeli Maria Porto (DAN/PPGAS/UFRN) Cássia Helena Dantas Souza (PPGAS/UFRN) Elaborado por: Andressa Lídicy Morais Lima Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/UFRN) Daniel Silva Ciências Sociais (UFRN) Mayra Balza Ciências Sociais (UFRN) Apoio: Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE).

3 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/2014 SUMÁRIO A inclusão e a política de acessibilidade 4 Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes CCHLA 5 Setor de Aulas II 5 Serviço de Psicologia Aplicada SEPA 7 Laboratório de Psicologia Auditório Laboratório de Psicologia Sala B Auditório da Reitoria 7 Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede BCZM 7 Videoteca BCZM 7 Centro de Ciências Exatas e da Terra CCET 8 Anfiteatros A e B 8 Departamento de Química 8 NUPPRAR 8 Laboratório de Química 8 Auditório da Escola de Ciência e Tecnologia C&T 8 Auditório do Laboratório de Comunicação LABCOM 8 Departamento de Enfermagem 8 Auditório de Enfermagem 8 Auditório Oscarina 8 Departamento de Educação Física 9 Auditórios de Educação Física 9 Centro de Educação 9 Centro de Biociências CB 9 Anfiteatro das Aves 9 Sala de Reuniões do Centro de Biociências 9 Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA 9 Setor de Aulas I 9 Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Nepsa 9 Centro de Convivência 9

4 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/ A INCLUSÃO E A POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE A acessibilidade significa condição proporcionada a todas as pessoas, indistintamente - não apenas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de participarem de atividades que incluem o uso de serviços, produtos e informação. Assim, poder alcançar, perceber e utilizar de modo seguro e independente as edificações e os espaços públicos, visando à eliminação de barreiras. O Caderno de Acessibilidade Física na UFRN foi desenvolvido com o objetivo de oferecer conteúdos da melhor forma possível para as pessoas com deficiência. As pessoas podem ler com mais facilidade e utilizar todo o conteúdo do caderno de forma mais confortável para ter uma visão mais ampla de como a nossa universidade está organizada seguindo os parâmetros normativos de inclusão e acessibilidade. Nosso caderno tem o interesse e a preocupação de guiar todas e todos que irão participar da 29a Reunião Brasileira de Antropologia entre os dias 03 e 06 de agosto de 2014, além de oferecer um diagnóstico dos equipamentos e suas funcionalidades, sempre de acordo com as instruções normativas que regulamentam a acessibilidade dos equipamentos presentes na nossa universidade. O caderno contempla um conjunto de informações uniformes sobre banheiros, acessos e estacionamentos. Apresentamos inicialmente as informações sobre o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes ou CCHLA onde está concentrada a maior parte das atividades do nosso evento. Em seguida, trazemos informações a respeito dos demais espaços da nossa universidade. Todos nós que fazemos parte da UFRN e da organização da 29a RBA concebemos a garantia de acesso universal ao espaço público como um dos grandes desafios para que se efetive a inclusão social de pessoas com restrição de mobilidade. Por isso, agradecemos à Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), através de seu presidente, Francisco Ricardo Lins Vieira e Melo que contribuiu de modo significativo para assegurar com excelência a política de acessibilidade dentro do campus da UFRN. Através da CAENE é possível contar com uma equipe de intérpretes de libras, material em braile e o curso de formação para os monitores da 29a RBA. Com este caderno esperamos contribuir com ações para mobilidade durante a realização de nossas atividades, de modo que possamos assegurar independência e autonomia a todas as pessoas que participarem da 29a RBA na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/ Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA Acesso O CCHLA possui rampa de acesso em suas entradas, além de rampas para locomoção dentro do prédio que possui três pavimentos. Dispõe um elevador no hall de entrada do centro. Estacionamento Possui vagas de estacionamento acessíveis. Banheiros adaptados Os banheiros do CCHLA estão em perfeitas condições, com exceção do banheiro masculino do pavimento superior próximo ao departamento de antropologia que está com o vaso sanitário solto Um sanitário no banheiro masculino e um no banheiro feminino no piso térreo. 2. Um sanitário no banheiro masculino e um no banheiro feminino no piso superior. Equipamentos Os auditórios B, C, D são todos acessíveis, estão localizados no piso térreo e de fácil acesso. O auditório de Geografia é considerado acessível, embora esteja organizado de forma que possui diferentes níveis para as cadeiras (estilo arquibancada), mas possui espaço frontal amplo para acomodação de cadeirantes. A sala do Programa de Educação Tutorial - PET de Ciências Sociais também é acessível. Os laboratórios de Antropologia I e II são acessíveis. Setor de Aulas II O setor de aula II está neste momento passando por reformas e adaptações para adequar-se ao plano de mobilidade e acessibilidade da 1 Lembramos que os banheiros destinados às pessoas com deficiência física são exclusivos. Verificamos que algumas tampas dos vasos sanitários estão soltas, o que pode ocasionar acidentes. A norma técnica utilizada como padrão é a ABNT NBR 9050.

6 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/ UFRN. Mas conta com entradas de acesso com rampas, um elevador e possui vagas de estacionamento acessíveis. O setor II conta com nove blocos de salas de aula onde estão distribuídas as salas e os banheiros. Os banheiros são adaptados, contando com sanitários femininos adaptados nos blocos B, D, F, G, H e I (pavimento superior) e com sanitários masculinos adaptados nos blocos A, E, G, H e I (pavimento superior). Bloco A Este bloco conta com um banheiro masculino que não possui assento e está com o vaso sanitário solto. A sala A1 possui rampa fixa, as demais salas A2 e A3 não possuem rampas. Bloco B Este bloco conta com um banheiro feminino que não possui travas para a porta. A sala B2 possui rampa fixa, as demais salas B1, B3 e B4 não possuem rampas. Bloco C Neste bloco estão os auditórios: C4 auditório de História e C5 de Antropologia. A acessibilidade está garantida no C4, enquanto a sala C5 possui degraus de entrada, impossibilitando a acessibilidade. Bloco D Este bloco conta com um banheiro feminino que não possui travas para a porta e que está com o vaso sanitário solto. Além disso, nenhuma sala possui rampa. Bloco E Este bloco conta com um banheiro masculino perfeitamente adaptado, com exceção da torneira da pia adaptada, que apresenta problemas hidráulicos (aparentemente não está saindo água). Dispõe de um banheiro feminino que não possui travas para a porta. A sala E2 possui rampa fixa. As salas E1 e E3 possuem rampas móveis e a sala E4 não possui rampa de acesso. Bloco F Neste corredor a sala F3 possui rampa fixa. As salas F1, F2 e F4 não possuem rampas. O banheiro está fechado para reforma, sem previsão de liberação.

7 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/ Bloco G Este banheiro será transformado em banheiro unissex. Por enquanto passa por reformas e adaptação e não tivemos acesso para verificar suas condições. Quanto o acesso às salas, a sala G2 possui rampa fixa, as demais salas G1, G3, G4 e G5 não possuem rampas. Bloco H Todas as salas deste corredor são niveladas e acessíveis. Bloco I Este corredor conta com banheiros masculinos e femininos adaptados. As salas I7, I8, I9 possuem acessibilidade através de elevador situado próximo ao corredor H. As salas I10, I11, I12, I13, I14 e I15 não estão acessíveis, pois o elevador encontra-se quebrado sem previsão de conserto. Serviço de Psicologia Aplicada - SEPA Possui rampas de acesso e vagas de estacionamento acessíveis. Não possui banheiros adaptados. Laboratório de psicologia auditório 630 Possui rampas de acesso, sala plana, porém não possui banheiros adaptados. Laboratório de psicologia sala B 631 Possui rampas de acesso, sala plana, porém não possui banheiros adaptados. Auditório da Reitoria Possui rampas com acesso através do estacionamento lateral do prédio que possui vagas com acessibilidade. Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede BCZM Possui rampa de acesso, banheiros adaptados e dispõe de elevadores. Além disso, as estantes estão organizadas com espaço desejável para tornar acessível à mobilidade interna de seus usuários. Videoteca - BCZM Possui rampa de acesso, banheiros adaptados e o prédio possui elevadores.

8 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/ Centro de Ciências Exatas e da Terra CCET Anfiteatros A e B Possui rampas de acesso e elevadores que permitem a locomoção entre vários anfiteatros. Banheiros femininos e masculinos adaptados. Departamento de Química Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduo NUPPRAR Possui rampas de acesso, elevadores, banheiros masculino e feminino adaptados, vagas de estacionamento com acessibilidade. Laboratório de Química Possui rampa de acesso, banheiros masculino e feminino adaptados, vagas de estacionamento com acessibilidade próximo, elevadores e acessibilidade ao auditório. Auditório da Escola de Ciência e Tecnologia C&T Possui rampas de acesso, elevadores, banheiros masculino e feminino adaptados, vagas de estacionamento com acessibilidade. Auditório do Laboratório de Comunicação - LABCOM Possui rampas de acesso e banheiros adaptados. Departamento de Enfermagem Auditório de enfermagem Possui rampas de acesso, pavimento plano, banheiros masculino e feminino acessíveis, ressalte-se que o banheiro feminino está com o vaso sanitário solto. Auditório Oscarina Possui rampas de acesso, pavimento plano, banheiros masculino e feminino acessíveis, ressalte-se que o banheiro feminino está com o vaso sanitário solto.

9 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/ Departamento de Educação Física Auditórios Os dois auditórios possuem rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados. Centro de Educação Este prédio conta com rampas de acesso, estacionamento com vagas de acessibilidade, elevadores e banheiros masculinos e femininos adaptados. Centro de Biociências - CB Conta com rampa de acesso, banheiros masculino e feminino adaptados, vagas de estacionamento com acessibilidade. Anfiteatro das Aves O Anfiteatro não é acessível, pois possui escadas laterais e não possui rampas. Sala de reuniões do Centro de Biociências Conta com rampa de acesso, banheiros masculino e feminino adaptados. Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA Setor de Aulas I Conta com rampas de acesso, banheiros masculino e feminino adaptados, vagas de estacionamento com acessibilidade e salas planas. A sala D4 não possui rampa de acesso. Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Nepsa Possui rampas de acesso e banheiros adaptados. Centro de Convivência O centro fica no centro da universidade possui vários acessos com rampas. Dispõe de banheiros masculinos e femininos adaptados com sanitários. Além de contar com vagas de estacionamento acessíveis. Neste centro encontra-se a sede da Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Fone: (84)

10 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº , de 20 de dezembro de Diário Oficial da União, Brasília: DF, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, Disponível em: < >. Acesso em 30 jul MELLO, Anahi G.; FERNANDES, Felipe B. M. Guia de Orientações Básicas sobre Deficiência e Acessibilidade na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Natal, 2014, 13 p. Cartilha sobre Deficiência e Acessibilidade da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). SOUSA, Nilberto Gomes de. Acessibilidade na UFRN: guia de orientações básicas. Natal, RN: EDUFRN, Para citar o Caderno de Acessibilidade Física na UFRN : é permitida a reprodução total ou parcial das ideias aqui expostas por todos os meios, impressos e/ou eletrônicos. Para a cópia e difusão do material publicado, favor citar a fonte como segue abaixo: MORAIS LIMA, A. L.; SILVA, D.; BALZA, M. Caderno de Acessibilidade Física na UFRN. Natal, 2014, 10 f. 29ª Cartilha sobre Acessibilidade Física na UFRN, 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

XIII REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL. Comissão de Acessibilidade. Coordenadora: Valeria Aydos (UFRGS) CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRGS

XIII REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL. Comissão de Acessibilidade. Coordenadora: Valeria Aydos (UFRGS) CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRGS XIII REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL Comissão de Acessibilidade Coordenadora: Valeria Aydos (UFRGS) CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRGS (CAMPUS CENTRO) Elaborado por: Ceres Gomes Victora (UFRGS)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA SIN AÇÕES DE ACESSIBILIDADE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA SIN AÇÕES DE ACESSIBILIDADE FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA SIN AÇÕES DE ACESSIBILIDADE FÍSICA AÇÕES DE ACESSIBILIDADE 2014 Reforma e Ampliação dos Laboratórios de Estudos do Movimento

Leia mais

Acessibilidade, conforme a Lei /00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹

Acessibilidade, conforme a Lei /00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹ Acessibilidade, conforme a Lei 10. 098/00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹ Roberta de Sousa Novais², Thaylane Eloise Gomes dos Santos², Givaldo Oliveira

Leia mais

Comissão de Acessibilidade Física Fazendo Gênero 2017 Denise Siqueira Karla Garcia Milena Brandão

Comissão de Acessibilidade Física Fazendo Gênero 2017 Denise Siqueira Karla Garcia Milena Brandão 1 Comissão de Acessibilidade Física Fazendo Gênero 2017 Denise Siqueira Karla Garcia Milena Brandão Seminário Internacional Fazendo Gênero Universidade Federal de Santa Catarina Instituto de Estudos de

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Reitoria

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Reitoria PLANO DE TRABALHO IFC Blumenau/SC, dezembro de 2017 1/8 Objetivo: Este relatório tem por objetivo listar as ações de acessibilidade a serem executadas em cada campus do IFC. Para mais detalhes, consultar

Leia mais

12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA

12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA 12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA 142 12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA A promoção

Leia mais

Acessibilidade como Prática na Educação Superior

Acessibilidade como Prática na Educação Superior Acessibilidade como Prática na Educação Superior Profª Fabiane Vanessa Breitenbach 26/06/2014 Acessibilidade enquanto Norma Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total

Leia mais

A COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E OS DESDOBRAMENTOS DA ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN.

A COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E OS DESDOBRAMENTOS DA ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN. 410 A COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E OS DESDOBRAMENTOS DA ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Luzia Lívia Oliveira

Leia mais

ADAPTAÇÃO DAS ROTAS DE ACESSO ENTRE BIBLIOTECA E BLOCOS DE SALA DE AULA EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE

ADAPTAÇÃO DAS ROTAS DE ACESSO ENTRE BIBLIOTECA E BLOCOS DE SALA DE AULA EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE ADAPTAÇÃO DAS ROTAS DE ACESSO ENTRE BIBLIOTECA E BLOCOS DE SALA DE AULA EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE André Curcino Ribeiro de Oliveira¹ Mariana Brito de Lima² 1 Graduando do

Leia mais

CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA

CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA GUIA DE ACESSIBILIDADE EM LOCAIS DOS EVENTOS UVESP União de Vereadores do Estado de São Paulo Luiz Baggio Neto Este guia prático de Acessibilidade foi preparado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LABORATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO: Destinado à realização de aulas práticas. Sua infraestrutura está composta com 33 computadores interligados em redes com

Leia mais

Aula 07 Acessibilidade

Aula 07 Acessibilidade Aula 07 Acessibilidade Sumário 1. Introdução 2. Instalações e equipamentos Portas Cozinha Copa / Refeições Sala de estar Banheiro Piso Tátil Elevadores Rampas Cadeiras Elevadoras Plataformas Elevadoras

Leia mais

LAUDO ACESSIBILIDADE IFC CAMPUS CAMBORIÚ

LAUDO ACESSIBILIDADE IFC CAMPUS CAMBORIÚ LAUDO ACESSIBILIDADE IFC CAMPUS CAMBORIÚ CONSIDERAÇÕES INICIAIS Trata-se de um campus do IFC com edificações antigas, sendo que algumas delas passaram por reformas que ainda não contemplavam os critérios

Leia mais

- A sinalização com piso tátil não seguia o Projeto de Padronização de Calçadas da Prefeitura de Belo Horizonte, o que deve ser regularizado;

- A sinalização com piso tátil não seguia o Projeto de Padronização de Calçadas da Prefeitura de Belo Horizonte, o que deve ser regularizado; LAUDO DE 3 DE JULHO DE 2013 1. CALÇADAS Não havia sinalização com piso tátil de alerta junto às entradas de alguns dos estacionamentos, em desacordo com a NBR 9050, bem como não havia sinalização sonora

Leia mais

NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Versões: NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos NBR 9050:2015 (Vigente) Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Descrição:

Leia mais

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA No âmbito da competência do Ministério da Educação, a Portaria n 3.284, de 07 de novembro de 2003, determina as condições que devem ser cumpridas para garantir ao estudante com necessidades educacionais

Leia mais

EXPECTATIVAS RELATIVAS A INFRAESTRUTURA FÍSICA DO IFB

EXPECTATIVAS RELATIVAS A INFRAESTRUTURA FÍSICA DO IFB EXPECTATIVAS RELATIVAS A INFRAESTRUTURA FÍSICA DO IFB PDI 2019-2023 Diretoria de Engenharia - IFB Brasília, 05 de setembro de 2018 1. PDI 2014-2018 com relação a Infraestrutura 1. PDI 2014-2018 com relação

Leia mais

ACESSIBILIDADE DESTINADA A TODOS DO CAMPUS 1 DA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ

ACESSIBILIDADE DESTINADA A TODOS DO CAMPUS 1 DA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ ACESSIBILIDADE DESTINADA A TODOS DO CAMPUS 1 DA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ Fábio Cosme Pandolfo 1 Tiago Cássio Pandolfo 2 Dorival L. dos Santos Junior 3 Gabriel Francisco Alves 4 Maria Conceição

Leia mais

PROPOSTA DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA AS ESCOLAS RESUMO

PROPOSTA DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA AS ESCOLAS RESUMO PROPOSTA DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA AS ESCOLAS Monalisa Alexandre Honorato (1); Cláudia Letícia Monteiro Barbosa (2); Soraia Carvalho de Souza (3) Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ,

Leia mais

ANÁLISE QUANTO ACESSIBILIDADE DE PESSOAS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB

ANÁLISE QUANTO ACESSIBILIDADE DE PESSOAS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB ANÁLISE QUANTO ACESSIBILIDADE DE PESSOAS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB Maria Abílio Fragoso (1); Jaqueline de Souza (1); Idairis Andrade dos Santos(2); Caio César Alves de

Leia mais

4. PROGRAMA DE NECESSIDADES

4. PROGRAMA DE NECESSIDADES CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA SEDE DA PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO q 4. PROGRAMA DE NECESSIDADES DEPENDÊNCIAS - GRUPO 1: Representam as áreas ocupadas pelos gabinetes dos

Leia mais

QUESTIONÁRIO ACESSIBILIDADE ARQUITEÔNICA EM AMBIENTES ESCOLARES

QUESTIONÁRIO ACESSIBILIDADE ARQUITEÔNICA EM AMBIENTES ESCOLARES Prezado(a) Sr(a), Este questionário tem como objetivo mapear e caracterizar a situação da educação dos alunos com deficiência na Rede Estadual de Ensino para auxiliar na melhoria da educação. A sua participação

Leia mais

Localização dos poços no Campus

Localização dos poços no Campus UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRA-ESTRUTURA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA NÚCLEO TECNOLÓGICO

Leia mais

I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas

I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOTURNO OBSERVATÓRIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas O processo de inclusão e

Leia mais

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES Renata Rodrigues De Almeida 2, Kaiolani Schmitt Bittencourt 3,

Leia mais

Funcionários Terceirizados

Funcionários Terceirizados 1. Faixa etária de pessoas atendidas: Todas as idades 2. Bairros Atendidos TODOS 3. Existem critérios para que o espaço seja usado: Sim 3.1 No caso de sim, quais esses critérios: PRÁTICA ESPORTIVA 4. São

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RELATÓRIO DAS OBRAS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DE ALEGRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RELATÓRIO DAS OBRAS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DE ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RELATÓRIO DAS OBRAS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DE ALEGRE Alegre março de 2016 1. INTRODUÇÃO É direito de todo cidadão a autonomia e a segurança para adentrar e utilizar

Leia mais

INFRAESTRUTURA FÍSICA ODONTOLOGIA

INFRAESTRUTURA FÍSICA ODONTOLOGIA INFRAESTRUTURA FÍSICA ODONTOLOGIA Infraestrura Física As Faculdades São José possuem uma infraestrutura adequada ao curso de Odontologia, consequência de um plano permanente de manutenção, atualização

Leia mais

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Leia mais

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ GTT Náutico, 12 de novembro de 2014 Marco Legal de Acessibilidade Lei 10.048 Lei 10.098 Decreto

Leia mais

6.2 ACESSOS - Condições gerais

6.2 ACESSOS - Condições gerais 6.2 ACESSOS - Condições gerais 6.2.1 Nas edificações e equipamentos urbanos todas as entradas devem ser acessíveis, bem como as rotas de interligação às principais funções do edifício. 6.2.2 Na adaptação

Leia mais

1.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso

1.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso 1. INFRAESTRUTURA 1.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso Para o desenvolvimento das atividades do curso Técnico em manutenção e suporte a informática do IFPB, Campus Monteiro dispõe

Leia mais

ESTUDO COMPARADO SOBRE A ACESSIBILIDADE DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- PB EM RELAÇÃO À NBR 9050

ESTUDO COMPARADO SOBRE A ACESSIBILIDADE DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- PB EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO COMPARADO SOBRE A ACESSIBILIDADE DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- PB EM RELAÇÃO À NBR 9050 João Joacélio Duarte Araújo Júnior Éder Wilian de Macedo Siqueira Rafael Wesley Barbosa

Leia mais

Curso de Direito - Unidade Taguatinga

Curso de Direito - Unidade Taguatinga Curso de Direito - Unidade Taguatinga Infraestrutura da instituição O espaço físico do UniProjeção, na Unidade Sede de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é

Leia mais

4 Acessibilidade a Edificações

4 Acessibilidade a Edificações 4 Acessibilidade a Edificações 4.1 Introdução A norma brasileira NBR 9050 (2004) fixa critérios exigíveis para o projeto e detalhamento de espaços físicos destinados a portadores de necessidades especiais.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Nº 21/ 2009 Pelo presente instrumento, com fundamento no artigo 5º, 6º, da Lei nº 7.347/85, de 24 de julho de 1985, de um lado, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pela Procuradora

Leia mais

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE Autoria: Laudicéia Araújo Santana (orientadora) FACISA/IFPB E-mail: laudiceia.araujo@hotmail.com RESUMO AMPLIADO O tema da pesquisa

Leia mais

A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA

A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA LIMA JÚNIOR, Gildo Ferreira NASCIMENTO, Hanna Emília Dias Evangelista PINHEIRO,

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA

ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA M I N I S T É R I O P Ú B L I C O F E D E R A L PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIAS DA REPÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Ações implementadas para a obtenção da acessibilidade

Leia mais

DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESTRUTURA FÍSICA GERAL DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA A estrutura física da ESTÁCIO ASA SUL está apresentada mostrando o inventário global de salas de aula, laboratórios, etc. Dispõe em sua estrutura

Leia mais

TURISMO ACESSÍVEL PARA PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS EM UM PARQUE DE TURISMO DE AVENTURA DO ESTADO DE RORAIMA

TURISMO ACESSÍVEL PARA PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS EM UM PARQUE DE TURISMO DE AVENTURA DO ESTADO DE RORAIMA TURISMO ACESSÍVEL PARA PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS EM UM PARQUE DE TURISMO DE AVENTURA DO ESTADO DE RORAIMA Rebeca Costa Ferreira 1 ; Elizabete Melo Nogueira 2 RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Leis Federais nº 10.048 de 2000 e 10.098 de 2000, Decreto Federal nº 5.296 de 2004 Acessibilidade e Atendimento Prioritário Prof. Caio Silva de Sousa - (Lei Federal nº

Leia mais

Acessibilidade e Desenho Universal

Acessibilidade e Desenho Universal Acessibilidade e Desenho Universal DESENHO UNIVERSAL De acordo com as definições de Ron Mace (1991), É a criação de ambientes e produtos que podem ser usados por todas as pessoas na sua máxima extensão

Leia mais

Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social.

Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social. ETEC VASCO ANTONIO VENCHIARUTTI MEIO AMBIENTE/SANEAMENTO/EDIFICAÇÕES Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social. lamaripalma@hotmail.com

Leia mais

Comprovação de renda mensal compatível aos critérios de recebimento do benefício Bolsa Família. 6. Bairros atendidos

Comprovação de renda mensal compatível aos critérios de recebimento do benefício Bolsa Família. 6. Bairros atendidos CRAS - MARUÍPE Coordenadora: Cremilda Viana Astorga E-mail: cvastorga@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 2001 Endereço: Rua Dom Pedro I, 72 Bairro: Maruípe CEP: 29043-190 Telefone: (27) 3314-5311 Horário

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CAMPUS VITÓRIA

MEMORIAL DESCRITIVO CAMPUS VITÓRIA MEMORIAL DESCRITIVO CAMPUS VITÓRIA A Faculdade de Tecnologia FAESA disponibiliza a comunidade capixaba um complexo acadêmico (campus universitário) planejado, projetado e executado para atender ao Ensino

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. LEGISLAÇÃO FEDERAL... 2 3. LEGISLAÇÃO ESTADUAL... 4 4. NORMAS DA ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS

Leia mais

Direito da Acessibilidade nas Escolas: subsídios para a inclusão P R O F ª DRª P R I S CILA M O R E I RA CORRÊA E S E B A /UFU

Direito da Acessibilidade nas Escolas: subsídios para a inclusão P R O F ª DRª P R I S CILA M O R E I RA CORRÊA E S E B A /UFU Direito da Acessibilidade nas Escolas: subsídios para a inclusão P R O F ª DRª P R I S CILA M O R E I RA CORRÊA E S E B A /UFU O DIREITO DA ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS Com a inclusão educacional as escolas

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG

PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG Kamila Mariana Rocha e Silva¹, Fábio Luís Figueiredo Fernandes² 1 FEPI- Centro Universitário de Itajubá/Engenharia

Leia mais

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS CRAS - JUCUTUQUARA Coordenadora: Talita Laurindo Tinini E-mail: crjucutuquara@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 11/2009 Endereço: Av Paulino Muller, 888 Bairro: Jucutuquara CEP: 29040-712 Telefone:

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar II

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar II UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar II Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Setembro - 2013 1 Acessibilidade a Edificações 1.1 Introdução A norma brasileira

Leia mais

ACESSIBILIDADE Arq. Paula Dias

ACESSIBILIDADE Arq. Paula Dias ACESSIBILIDADE DESENHO UNIVERSAL ACESSIBILIDADE Possibilidade e condição de uso, com segurança, autonomia e independência de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e de

Leia mais

Aula 10 Acessibilidade

Aula 10 Acessibilidade Aula 10 Acessibilidade Sumário 1. Introdução 2. Instalações e equipamentos Portas Cozinha Copa / Refeições Sala de estar Banheiro Piso Tátil Elevadores Rampas Cadeiras Elevadoras Plataformas Elevadoras

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº BRASÍLIA DF

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº BRASÍLIA DF RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº -.2011.6.00.0000 BRASÍLIA DF Relator: Ministro Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Institui o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e dá outras providências.

Leia mais

DECRETO Nº 9.451, DE 26 DE JULHO DE 2018

DECRETO Nº 9.451, DE 26 DE JULHO DE 2018 DECRETO Nº 9.451, DE 26 DE JULHO DE 2018 Regulamenta o art. 58 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Disposições Gerais, Da Igualdade e Da Não-Discriminação e Profa. Sandra Kiefer - Nomenclatura atual: (mudança de valores: inclusão) pessoa com deficiência (CDPD e LBI/EPD)

Leia mais

Palácio de S.Bento. O Parlamento e os Cidadãos As acessibilidades do Parlamento. Arqtª. Maria Susana Veiga Simão

Palácio de S.Bento. O Parlamento e os Cidadãos As acessibilidades do Parlamento. Arqtª. Maria Susana Veiga Simão O Parlamento e os Cidadãos As acessibilidades do Parlamento O Parlamento e os Cidadãos As acessibilidades do Parlamento Sobre as questões que vamos abordar neste Curso de Formação, Acessibilidades do Parlamento,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NA UFRN Resultado Final - Edital 02-2018-DDPed/PROGRAD

Leia mais

Diretores e Professores dos diversos Centros e dos campi avançados

Diretores e Professores dos diversos Centros e dos campi avançados AGRADECIMENTOS Reitoria Superintendência de Infraestrutura - SIN Diretores e Professores dos diversos Centros e dos campi avançados CAOP Inclusão do Ministério Público do RN Dra. Rebeca Monte Nunes Bezerra

Leia mais

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS NÚCLEO DE ESPORTES - ÁLVARES CABRAL Coordenador: Marcos Tadeu Carvalho Loureiro Email: mugmtel@hotmail.com Logradouro: Av Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100 Bairro: Bento Ferreira CEP: 29050-626 Telefone:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE

RESOLUÇÃO Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- CONSEPE Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) Bloco IV, Segundo Andar, Câmpus de Palmas (63) 3232-8067 (63) 3232-8238

Leia mais

PROGRAMA GESTÃO DO PARCEIRO (PGP) MÓDULO 2 INFRA ESTRUTURA - FISICA

PROGRAMA GESTÃO DO PARCEIRO (PGP) MÓDULO 2 INFRA ESTRUTURA - FISICA PROGRAMA GESTÃO DO PARCEIRO (PGP) MÓDULO 2 INFRA ESTRUTURA - FISICA INFRA ESTRUTURA GESTÃO PGP MODELO DE ATUAÇÃO COMERCIAL INFRA ESTRUTURA INDICADORES PROCESSOS CAPACITAÇÃO ESTRUTURA FÍSICA ESTRUTURA

Leia mais

PLANO QUINQUENAL PARA ACESSIBILIDADE INTRODUÇÃO

PLANO QUINQUENAL PARA ACESSIBILIDADE INTRODUÇÃO PLANO QUINQUENAL PARA ACESSIBILIDADE INTRODUÇÃO A UNIVERSIDADE FAMETRO, com enfoque em sua vocação educacional, apresenta à Comunidade Acadêmica seu Projeto de Acessibilidade, cujo objetivo é esclarecer

Leia mais

ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS COMERCIAIS

ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS COMERCIAIS ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS COMERCIAIS SILVA, Arilson.1 STIZ, Camila.2 GUIMARAES, Paulo.3 PAGANI, Vitor.4 MOREIRA, Marieli 5 RESUMO Dada a importância da construção de espaços acessíveis para a maior integração

Leia mais

DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR RENATA MELLO ARQUITETA DA DIVERSIDADE

DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR RENATA MELLO ARQUITETA DA DIVERSIDADE DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR ARQUITETA DA DIVERSIDADE REFLEXÃO USUÁRIOS COMO SENTEM A ARQUITETURA DE HOJE? COMO SENTEM A ARQUITETURA DE HOJE? 1.CONFORTÁVEL??? ELEMENTO: LONGO PERCURSO LAVATÓRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NA UFRN Resultado Parcial - Edital

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PRAZO 02 DE JUNHO DE 2017

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PRAZO 02 DE JUNHO DE 2017 SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PRAZO 02 DE JUNHO DE 2017 Solicitamos orçamento de pessoa jurídica com vistas a receber propostas para se auferir o Valor de Referência para posterior licitação, o orçamento deverá

Leia mais

CRAS - PRAIA DO CANTO. Coordenadora: Silvia Cristina Caldas. Endereço: Rua Francisco Rubim, s/n

CRAS - PRAIA DO CANTO. Coordenadora: Silvia Cristina Caldas.   Endereço: Rua Francisco Rubim, s/n CRAS - PRAIA DO CANTO Coordenadora: Silvia Cristina Caldas E-mail: crpcanto@vitoria.es.gov.br Endereço: Rua Francisco Rubim, s/n Bairro: Bento Ferreira CEP: 29050-680 Telefone: (27) 3315-2605 Horário de

Leia mais

Análise da Acessibilidade do Edifício 4R - UDF

Análise da Acessibilidade do Edifício 4R - UDF Análise da Acessibilidade do Edifício 4R - UDF Sarom R. de M. Lima 1, Lucas A. Vissotto J.² 1. sarom.lima@hotmail.com 2. lucas.junior@udf.edu.br RESUMO: O estudo buscou analisar, o nível de acessibilidade

Leia mais

Página 1 NÚCLEO DE ESPORTES - JABOUR FUTEBOL CLUBE. Coordenador: Cosme Eduardo. Logradouro: Rua Ciro Vieira da Cunha, s/n.

Página 1 NÚCLEO DE ESPORTES - JABOUR FUTEBOL CLUBE. Coordenador: Cosme Eduardo. Logradouro: Rua Ciro Vieira da Cunha, s/n. NÚCLEO DE ESPORTES - JABOUR FUTEBOL CLUBE Coordenador: Cosme Eduardo Logradouro: Rua Ciro Vieira da Cunha, s/n Bairro: Jabour CEP: 29072-280 Funcionamento: 14h às 17h 1. Local de funcionamento do Núcleo

Leia mais

Infra Estrutura PRÉDIO A ARTUR GOMES PRÉDIO C CENTRAL

Infra Estrutura PRÉDIO A ARTUR GOMES PRÉDIO C CENTRAL Infra Estrutura PRÉDIO A ARTUR GOMES Portaria 1,80 Circulação Entrada 69,70 Circulação 41,58 Sanitário Feminino 10,64 Segurança 6,30 Escada 9,20 Hall 60,30 Enfermaria 15,75 Auditório 185,05 Lanchonete

Leia mais

BEPA 2016;13(156):31-38

BEPA 2016;13(156):31-38 Nesta edição Nº 20 Acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Accessibility to the people with disabilities and reduced mobility

Leia mais

Ambientes. Acessibilidade ao edifício

Ambientes. Acessibilidade ao edifício Acessibilidade ao edifício PROGRAMA ARQUITETÔNICO MÓDULO BÁSICO DATA Ciclo I - Ciclo II - Ensino Médio M1 - M2 - M3 - M4 - M5 - M6 Outubro/ 2008 Ambientes DIRETRIZES DE PROJETO Os aspectos de acessibilidade

Leia mais

UFRN CPA. Avaliação da Gestão 2014

UFRN CPA. Avaliação da Gestão 2014 UFRN CPA Avaliação da Gestão 2014 OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação de medidas e a formulação de políticas da UFRN Referência

Leia mais

Leonardo de Avila Fernandez, Graduando, Engenharia Civil, UNIJUI. 3. Eliseu Luís da Palma da Costa, Graduando, Engenharia Civil, UNIJUI.

Leonardo de Avila Fernandez, Graduando, Engenharia Civil, UNIJUI. 3. Eliseu Luís da Palma da Costa, Graduando, Engenharia Civil, UNIJUI. TESTE DE ACESSIBILIDADE URBANA DO ACESSO DA PARADA DE ÔNIBUS DA BIBLIOTECA AO PRÉDIO DA ENGENHARIA CIVIL 1 URBAN ACCESSIBILITY TEST OF ACESS LIBRARY BUS STOP TO CIVIL ENGINEERING BUILDING Leonardo De Avila

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE PROGRAMA DE CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA DA UFRN PROÁGUA RELATÓRIO DE MONITORAMENTO MENSAL Distribuição

Leia mais

MANUAL DE ACESSIBILIDADE

MANUAL DE ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE A acessibilidade tem vantagens para todos os cidadãos, para a comunidade e para o Estado, pois permite o exercício pleno da e participação ativa nos diversos domínios de atividades da sociedade.

Leia mais

PLANO QUINQUENAL PARA ACESSIBILIDADE

PLANO QUINQUENAL PARA ACESSIBILIDADE PLANO QUINQUENAL PARA ACESSIBILIDADE Introdução A FACULDADE FAMETRO, com vistas a sua vocação educacional, apresenta à comunidade acadêmica o seu Projeto de Acessibilidade, objetivando esclarecer quais

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS. a) Necessidades especiais - Adaptabilidade espacial

RECOMENDAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS. a) Necessidades especiais - Adaptabilidade espacial 1 RECOMENDAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS a) Necessidades especiais - Adaptabilidade espacial 2 b) Verificação das barreiras urbanísticas ESCADAS Buracos, desníveis, raízes de árvores, carros estacionados, mesas

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO INICIAL

IDENTIFICAÇÃO INICIAL IDENTIFICAÇÃO INICIAL INSTITUIÇÃO: Centro Universitário de Ji-Paraná CNPJ: 88.332.580/0017-22 LOCAL DA EDIFICAÇÃO: Av. Engº. Manfredo Barata Almeida Fonseca, 762 Jardim Aurélio Bernardi, Ji-Paraná RO /

Leia mais

Ingresso de Alunos com NEE na UFRN

Ingresso de Alunos com NEE na UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO DE APOIO AO ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - CAENE Ingresso de Alunos com NEE na UFRN Equipe Técnico Educacional - CAENE Apresentação

Leia mais

APÊNDICE 2 EXEMPLO DE ARTIGO DE PERIÓDICO

APÊNDICE 2 EXEMPLO DE ARTIGO DE PERIÓDICO 293 APÊNDICE 2 EXEMPLO DE ARTIGO DE PERIÓDICO O exemplo apresentado visa orientar estudantes cuja coordenação de curso exige o trabalho de conclusão de curso no formato de artigo de periódico. Utilizou-se

Leia mais

MUSEUS E ACESSIBILIDADE: UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA ISABEL SANSON PORTELLA

MUSEUS E ACESSIBILIDADE: UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA ISABEL SANSON PORTELLA MUSEUS E ACESSIBILIDADE: UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA ISABEL SANSON PORTELLA INTRODUÇÃO Relações de memória, mnemóticas, são feitas constantemente por todos os seres humanos independente de religião, visão

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direitos Fundamentais Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 42. A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades

Leia mais

Projeto realizado em disciplina no curso de Engenharia Civil da Unijuí. 2

Projeto realizado em disciplina no curso de Engenharia Civil da Unijuí. 2 ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS E PASSEIOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA DO BURICÁ 1 ANALYSIS OF ACCESSIBILITY IN FOOTWEAR AND TOURS IN THE MUNICIPALITY OF BOA VISTA DO BURICÁ Carla Letícia Hunhoff 2,

Leia mais

ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PASSOS MG. Eixo Temático: Políticas Ambientais e Planejamento Urbano

ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PASSOS MG. Eixo Temático: Políticas Ambientais e Planejamento Urbano 1 ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PASSOS MG MENDES, Clayton Silva 1 FERREIRA, Mauro 2 Eixo Temático: Políticas Ambientais e Planejamento Urbano RESUMO As políticas de acessibilidade

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE ACESSIBILIDADE

GUIA PRÁTICO DE ACESSIBILIDADE GUIA PRÁTICO DE ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES ÍNDICE APRESENTAÇÃO.......................................... 3 PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA........................... 4 CIRCULAÇÃO

Leia mais

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE ACESSIBILIDADE

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE ACESSIBILIDADE MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE ACESSIBILIDADE Este documento técnico tem por finalidade descrever as ações e/ou serviços a serem executados referentes a acessibilidade da Unidade Básica

Leia mais

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E URBANÍSTICA: ESTUDO DE CASO E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM PRESIDENTE PRUDENTE

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E URBANÍSTICA: ESTUDO DE CASO E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM PRESIDENTE PRUDENTE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E URBANÍSTICA: ESTUDO DE CASO E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM PRESIDENTE PRUDENTE Graziela Cristiane PAURA 1 Carolina Lotufo Bueno BARTHOLOMEI 2 Resumo: O design universal

Leia mais

João Emanuel Evangelista Pró-Reitor de Planejamento e Coordenação Geral Natal março/2009

João Emanuel Evangelista Pró-Reitor de Planejamento e Coordenação Geral Natal março/2009 UFRN: Missão, Estrutura e Desafios João Emanuel Evangelista Pró-Reitor de Planejamento e Coordenação Geral Natal março/2009 Documentos Oficiais da UFRN Estatuto Regimento Geral Plano de Desenvolvimento

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA, ATITUDINAL E INFORMACIONAL DA MODALIDADE EAD

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA, ATITUDINAL E INFORMACIONAL DA MODALIDADE EAD CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA, ATITUDINAL E INFORMACIONAL DA MODALIDADE EAD Introdução O Centro Universitário CEUNI FAMETRO, com

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação

Leia mais

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLOGICA DA ÁGUA CERTIFICADO Nº 966/2013 DADOS DO CLIENTE

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLOGICA DA ÁGUA CERTIFICADO Nº 966/2013 DADOS DO CLIENTE Local: Departamento de Oceanografia e Limnologia ANÁLISE E MICROBIOLOGICA DA ÁGUA CERTIFICADO Nº 966/2013 Origem: C02 Jardim externo Data de entrada: 27/03/2013 PARÂMETROS Limite de Detecção V.M.P ( 1

Leia mais

Página 1 EMEF OTTO EWALD JUNIOR. Diretor: Claudio Luiz Fernandes Barboza. .: Fundação: 04/09/1970

Página 1 EMEF OTTO EWALD JUNIOR. Diretor: Claudio Luiz Fernandes Barboza.  .: Fundação: 04/09/1970 EMEF OTTO EWALD JUNIOR Diretor: Claudio Luiz Fernandes Barboza E-mail.: emefoej@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 04/09/1970 Criação: Decreto nº 4.922 Endereço: Rua Daniel Abreu Machado, 546 Bairro:

Leia mais

Sustentabilidade. Professor Mateus Silveira.

Sustentabilidade. Professor Mateus Silveira. Sustentabilidade Lei Federal nº 10.098/00 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ250 Acessibilidade predial e urbana

Programa Analítico de Disciplina ARQ250 Acessibilidade predial e urbana 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 2 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Diagnóstico das Necessidades de Infraestrutura dos Cursos de Graduação

Diagnóstico das Necessidades de Infraestrutura dos Cursos de Graduação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas Diagnóstico das Necessidades

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Manaus/AM, 19 de Outubro de 2015.

RELATÓRIO TÉCNICO. Manaus/AM, 19 de Outubro de 2015. RELATÓRIO TÉCNICO Manaus/AM, 19 de Outubro de 2015. I - DAS INFORMAÇÕES 1. OBJETO: Obra construção do Instituto Federal do Amazonas Campus Humaitá; 2. PROPRIETÁRIO: Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS NÚCLEO DE ESPORTES - IFES Coordenador: Cosme Eduardo Professores: Fernando Paes de Pontes e Francisco Santana Lopes Logradouro: Avenida Vitória, 1729 Bairro: Jucutuquara CEP: 29040-780 Telefone: (27) 3382-6430

Leia mais