Palavras Chave: jogo protagonizado; desenvolvimento; funções psicológicas superiores; teoria-histórico-cultural; educação infantil.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras Chave: jogo protagonizado; desenvolvimento; funções psicológicas superiores; teoria-histórico-cultural; educação infantil."

Transcrição

1 UM ESTUDO SOBRE A BRINCADEIRA DO JOGO PROTAGONIZADO: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL Eixo Temático: Formação de professores Rejane Teixeira Coelhoi Franciele Aparecida Costaii O referido estudo tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa de PIBIC, que se encontra em fase de elaboração, intitulado: Contribuições da teoria histórico-cultural à brincadeira do jogo protagonizado. O objetivo é o de compreender e analisar a brincadeira infantil, jogo protagonizado, a partir de uma perspectiva históricocultural, fundamentada nos autores L.S Vigotski, Aleksei Leontiev e Daniel Elkonin. Para tanto, propõe a realização de uma pesquisa de matriz bibliográfica voltada à análise sobre a periodização do desenvolvimento infantil, com destaque para a brincadeira jogo protagonizado e as repercussões destas experiências para o desenvolvimento da memória, pensamento, linguagem, atenção, emoções e sentimentos e principalmente a imaginação. O estudo parte da seguinte problematização: de que forma e como o jogo protagonizado como uma experiência infantil, típica de um determinado momento do desenvolvimento, influência o desenvolvimento da criança, especialmente o desenvolvimento das funções psicológicas superiores? E de que forma esses conhecimentos podem ser importantes à formação dos professores da educação infantil? Para a Psicologia Histórico-cultural a brincadeira é considerada como um tipo de experiência nas quais as dimensões sociais, afetivas e cognitivas do ser humano são constituintes dessa experiência e se desenvolvem na e a partir dela. Por meio da brincadeira, a criança assimila as funções sociais e os padrões de comportamento. A medida em que a criança se relaciona socialmente, surgem necessidades específicas advindas dessas experiências que não podem ser realizadas concretamente e diretamente pela criança, mas que passam a ser realizadas pelo brincar. As produções advindas com a pesquisa intencionam contribuir com o debate na área de formação de professores, em específico, da educação infantil, sobre a importância do conhecimento acerca do desenvolvimento humano e levantar subsídios teóricos que possibilitem relacionar o papel da brincadeira jogo protagonizados no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Palavras Chave: jogo protagonizado; desenvolvimento; funções psicológicas superiores; teoria-histórico-cultural; educação infantil.

2 Introdução: O projeto de matriz bibliográfica tem como objetivo a realização de uma análise crítica sobre a periodização do desenvolvimento infantil de acordo com os fundamentos da teoria histórico-cultural, representada pelos autores L.S. Vigotski, Aleksei Leontiev e Danil Elkonin. Apresenta como destaque a análise do jogo protagonizado infantil e sua influência sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Ao fim do estudo/pesquisa, pretende-se levantar subsídios teóricos para compreender em que medida a brincadeira, jogo protagonizado, participa e colabora no desenvolvimento dessas funções. Para os autores, representantes da teoria histórico-cultural, os processos de desenvolvimento humano somente podem ser compreendidos na relação direta com o contexto cultural. Conforme destaca Leontiev (1978, p.261) O homem é um ser de natureza social; que tudo que tem de humano nele provém da sua vida em sociedade, no seio da cultura criada pela humanidade. Tudo o que o ser social desenvolve enquanto aptidão humana tem gênese nos fenômenos objetivos da cultura material e espiritual que são apresentados ao homem, mas que para serem apropriados dependem eminentemente das relações de comunicação entre os próprios seres sociais. No estudo proposto, parte-se da seguinte problematização: de que forma e como o jogo protagonizado como uma experiência do brincar, típica de um determinado momento do desenvolvimento da criança, influência o desenvolvimento da criança, especialmente no que envolve o desenvolvimento das funções psicológicas superiores? Na atualidade, o brincar, tem apropriado de valorização como importante experiência para o crescimento da criança. Pesquisadores e especialistas têm estabelecido relações do papel do brincar no desenvolvimento infantil (KISHIMOTO, 2002; BROUGÉRE 1998; CORDAZZO, 2003). Entretanto, estudos de importância na área acadêmica, ainda se voltam para uma forma de análise que fragmenta aspectos afetivos, cognitivos e culturais, da concepção do brincar.

3 Parte desses estudos sofre influência das áreas de psicologia e psicanálise, e enfatizam os aspectos subjetivos envolvidos na experiência infantil. Para o psicanalista Winnicot, por exemplo, à medida que ocorre a brincadeira, a criança se torna criativa. Nesta perspectiva, o brincar, fundamentado nos princípios do prazer e princípio da realidade, seria concebido como uma dinâmica interna do indivíduo, como uma instância à parte, que se torna insignificante em relação às coisas da realidade: brincar é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distância em relação ao real (BROUGÈRE, 1998, p.1). A compreensão crítica que fundamenta o estudo corrobora com Brougère (1998) que, ao destacar sobre a importância do brincar, entende o brincar não como umaatividade em si, interna ao indivíduo, mas que é dotada de significação social e que demanda aprendizagem. No entanto, o referencial teórico/metodológico e histórico que alimenta o problema a ser desvendado, almeja para além Brougère (1998). Entende-se que a concepção dos autores da teoria histórico-cultural, ao dar ênfase ao campo histórico e cultural, estuda a repercussão que tais processos têm sobre a subjetividade, e em especial, ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, tais como: a imaginação, a memória e o pensamento. Para a apresentação deste artigo, optou-se pela apresentação de um recorte no projeto de pesquisa, de matriz bibliográfica, intitulado: Contribuições da teoria históricocultural à brincadeira do jogo protagonizado, pelo fato do projeto encontrar-se, ainda, em fase de elaboração. O texto que compõe este trabalho, foi delimitado para problematizar a concepção da brincadeira de papéis sociais ou jogo protagonizado a partir dos estudos de Vigotski e Elkonin. Dessa forma o trabalho estará organizado em duas partes, a primeira apresenta as contribuições de Vigotski (2008) em um texto em que o autor aprofunda a análise sobre a brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico infantil e na segunda parte aborda as contribuições de Elkonin (2009,2012) sobre a periodização do desenvolvimento infantil, destacando a brincadeira jogo protagonizado a partir de suas características e impactos no desenvolvimento do psiquismo infantil.

4 1- A brincadeira jogo protagonizado: uma leitura a partir da Psicologia HistóricoCultural de Vigotski, Elkonin e Leontiev Para os representantes da teoria Histórico-Cultural a brincadeira assume um papel crucial no desenvolvimento psíquico. Porém trata-se de uma experiência demarcada por contornos históricos, não naturais, delineada pelo campo social, sendo assim, Elkonin (2012, p.159) aponta que O jogo de papéis (role-playing) é uma atividade que é social em sua origem e, consequentemente, social no conteúdo. Nos estudos que realizou o autor, destaca que durante um significativo tempo, a criança foi concebida de forma indiferenciada da condição do adulto, momento em que era incorporada ao sistema de trabalho social. Conforme a sociedade foi se modificando e se complexificando sua forma de organização social, com o desenvolvimento e aprimoramento das formas de produção no sistema capitalista, a criança ocupou um lugar diferenciado, mediado pelo sistema educativo, assumido pelo grupo familiar se tornou responsável pela formação da criança como um membro da sociedade. Ao adulto cabe o papel de ser o transmissor das tarefas sociais. O adulto aparece à criança não apenas como o balizador de modos sociais de ação com objetos, mas também como uma pessoa performando tarefas sociais específicas. (ELKONIN,2012, p.160). No texto: A Brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança, Vigotski (2008) realiza uma análise importante sobre a função que esta exerce no desenvolvimento psíquico infantil, e problematiza a origem e a função que está cumpre no campo do desenvolvimento. Destaca-a como linha principal do desenvolvimento na idade pré-escolar (3 aos 7 anos). O autor parte de uma concepção crítica acerca das teorias que trabalham a brincadeira sob o prisma do intelecto/ cognição, a partir das especificidades etárias. Enfatiza a importância de considerarmos os impulsos afetivos, as necessidades e inclinações da criança e os motivos de sua atividade. Destaca que na criança pré-escolar surgem necessidades específicas que conduzem à brincadeira, à medida que a criança participa das práticas sociais com os adultos e não pode fazer o que o adulto faz, pois existem desejos que não podem ser realizados e que se manifestam como inadiáveis.

5 Assim surge a brincadeira para responder a situação de desenvolvimento das tendências irrealizáveis. Vigotski (2008) define a brincadeira diferenciando-a do jogo, este último se organiza a partir de objetivos pré-definidos, enquanto a brincadeira emerge enquanto uma atividade espontânea que se caracteriza pela atividade imaginária e a presença de regras. Através da brincadeira a criança desenvolve a função imaginativa o que lhe possibilita realizar ilusoriamente seus desejos antes irrealizáveis. A imaginação é o novo que está ausente na consciência da criança na primeira infância. Ela representa uma forma tipicamente humana de atividade da consciência, que se forma, assim como todas as funções da consciência, pela ação. Pelo brincar a criança desenvolve a função imaginativa. Mesmo na situação imaginária possibilitada pelo brincar estão contidos os elementos objetivos do campo social e preservadas as regras de comportamento que definem os papéis sociais. Ao brincar a criança representa esses papéis, como por exemplo, o papel de pai, de mãe, de filho ou de um professor.a imaginação pode ser designada como qualquer processo que é desenvolvido por meio de imagens. (MARTINS, 2013). Enquanto função psicológica, o desenvolvimento da imaginação está diretamente relacionado ao desenvolvimento de outras funções tais como: o pensamento, a memória e a linguagem. Para Vigotski a imaginação não se constitui em um reflexo da percepção sobre as experiências sensoriais da realidade, mas se caracteriza como imagens dinâmicas que suplantam a experiência sensorial prévia. Nesse processo encerra a importância da imaginação como atividade que permite ao homem projetar e antecipar o processo de trabalho humano. Trata-se de uma atividade mental que modifica as conexões já estabelecidas entre imagem e objeto, produzindo outra imagem figurativa. A imagem assim produzida pode operar como modelo psíquico a ser conquistado como produto da atividade orientada por ele, ou seja, por meio desse processo se constrói a imagem antecipada do produto da atividade. (MARTINS,2013 p.227).

6 Para Vigotski a imaginação é o fundamento da atividade criadora, tudo que foi criado pelo homem é resultado da imaginação humana. Ela se manifesta em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e tecnológica (VIGOTSKI, 2014:4). A criação da situação imaginária, que se desenvolve pela brincadeira, possibilita um avanço do ponto de vista do desenvolvimento das funções psicológicas, ao criar uma divergência entre o campo visual e o semântico, a criança deixa de agir com base na sua percepção imediata das coisas, sua ação se torna mediada por um campo imaginário. A criança passa a operar com significados de forma distinta que opera com os objetos, entretanto ela ainda precisa de um ponto de apoio. O que passa a impulsionar a ação são as ideias e não os objetos. Esse processo ocorre de forma lenta e gradual e a brincadeira se torna uma forma de transição para isso. A separação do significado cavalo do cavalo real, a sua transferência para o cabo de vassoura (um ponto de apoio palpável) e o manejo real deste como se fosse um cavalo constituem uma etapa transitória necessária para operar com os significados. No momento em que o cabo de vassoura se torna um elemento de transição, um ponto de apoio, entre o significado de cavalo e o cavalo real, modifica-se radicalmente uma das estruturas psicológicas que determinarão a relação da criança com a realidade. Para que a criança separe a ideia do objeto ela precisa se apoiar em outro objeto. Nesse momento a percepção como uma das funções psicológicas muda radicalmente sua estrutura. (VIGOTSKI,2008, p.30) Sendo assim, o autor analisa que a criação de uma situação imaginária na brincadeira pode ser indicadora como um caminho para o desenvolvimento do pensamento abstrato. Outra importante função que a atividade do brincar possibilita é a vivencia do autocontrole. Pois, por meio da brincadeira a criança vivencia uma forma distinta de satisfação de necessidades, à medida que ela precisa se submeter às regras da brincadeira, as crianças recusam aquilo que desejam, ou seja, a satisfação imediata e ao mesmo tempo é isso que se torna fonte de satisfação. Ela age contra o que deseja

7 naquele momento. A regra assume uma qualidade diferente, nesse caso o cumprimento da regra é fonte de satisfação. Quando a criança toma consciência das regras sociais, está se autoeducando, está, inclusive, educando sua vontade, pois, por mais que queira fazer apenas o que deseja na brincadeira precisa se submeter a regras, que são impostas pelos objetos, pelos parceiros da brincadeira, mas nunca pelos adultos. (...). Na brincadeira, no entanto ela tem que seguir as regras da vida social e, seguindo essas regras, começa a tomar consciência dela, portanto educa sua vontade. (PRESTES, 2016, p.35) Vigotski (2008, p.35) ainda destaca que, a brincadeira cria zonas de desenvolvimento iminente na criança pois nela estão contidas todas as tendências do desenvolvimento. Por trás da brincadeira estão as alterações das necessidades e as alterações de caráter mais geral da consciência(...) intenção voluntária, formação de um plano de vida, motivos. Os estudos sobre o jogo protagonizado para Elkonin (2012) são apontados a partir da discussão denominada pelo autor sobre periodização do desenvolvimento. Sob este prisma, o desenvolvimento infantil estaria organizado em um processo dialético, marcado por saltos e retrocessos, avanços e recuos, no qual se desvela uma determinada forma de organização do desenvolvimento a partir do entendimento de atividade-guia iii. Em determinados momentos/períodos do desenvolvimento, determinadas atividades se destacam e guiam o desenvolvimento do indivíduo direcionando-o. No estudo do desenvolvimento da criança há que partir do desenvolvimento de sua atividade, tal qual ela se forma nas condições concretas dadas de sua vida. (LEONTIEV,2010, p.63). Sendo assim, constata-se que o desenvolvimento se submete à determinadas atividades que se constituem em cada momento assumindo um status de dominância em detrimento a outras. O período que se configura durante os primeiros 12 meses de vida, é denominado por Elkonin de comunicação direta com o adulto, nessa etapa, se desenvolve uma relação peculiar, na qual a criança depende do vínculo emocional com o adulto para se relacionar com o mundo.

8 A animação que aparece durante o terceiro mês de vida do bebê e que formalmente foi considerada uma simples reação ao adulto (o estímulo mais forte e mais complexo) é, na realidade, uma atividade complexa com o objetivo de fazer contato com o adulto e empregando seus próprios meios especiais. É importante notar o fato de que essa ação aparece muito antes de a criança começar a manipular objetos ou antes que o ato de preensão tenha sido formado. (ELKONIN,2012, p.162). No segundo período denominado de objetal-instrumental verifica-se uma forma de relação da criança que se caracteriza pelo domínio de formas socialmente elaboradas de manuseio dos objetos. Nesse momento já se verifica o predomínio da linguagem que aparece mediatizada pelas ações que as crianças estabelecem com os objetos. (Idem.). O próximo período é o ponto principal que dá enredo ao artigo apresentado, e é denominado brincadeira de papéis sociais ou jogo protagonizado e seria predominante enquanto atividade guia do desenvolvimento aproximadamente entre os 3 a 6 anos de idade. O jogo de papéis é uma atividade na qual a criança se torna orientada para significados mais universais, mais fundamentais, da atividade humana. Sobre essa base, a criança começa a despertar para atividades socialmente valiosas e significativas, que é o indicador chave da sua prontidão para a escola. Este é o significado central do brincar para o desenvolvimento mental, é sua função dominante. (ELKONIN,2012, p.164). Posteriormente aparecem os períodos: atividade de estudo, por volta dos 7 aos 11 anos; a adolescência, na qual a atividade dominante seria a comunicação íntima emocional e; e por fim a atividade profissional/de estudo no jovem. Para tratar dos objetivos a que foi proposto anteriormente no corpo deste trabalho passaremos a seguir a análise da atividade da brincadeira jogo protagonizado a partir dos estudos de Elkonin (2009). Inicialmente caracterizando a atividade e também estabelecendo relações entre o jogo protagonizado e o impacto que este exerce no desenvolvimento das funções psicológicas.

9 De acordo com o autor, inspirado em Arkin (1948) os jogos sofrem mudanças qualitativas significativas de acordo com momento de vida da criança, indo dos jogos sem enredo para os jogos com enredo, mudança de temática entre outras. Muda a própria temática dos jogos que, entre as crianças pequenas (três a quatro anos), extrai seu conteúdo na forma de breves episódios fragmentários da vida pessoal ou do seu meio imediato, ao passo que nos jogos dos grupos de mais idade vemos com frequência um reflexo de um relato lido, de estampas que lhes foram mostradas ou de acontecimentos de transcendência sociopolítica (ELKONIN,2009, p. 234). Também é importante destacar que nos jogos a criança vive um como se do mundo dos adultos, ela recria por meio do papel a realidade socialmente vivida por ela. Entretanto uma questão central a ser destacada é que apesar das variações na qualidade e no conteúdo que aparecem nos jogos, um aspecto central que permeia esse tipo de atividade, independente do estágio que ele se apresenta, é o que a base do jogo tem como fundamento, ou seja, atividade concreta das pessoas e suas relações (...) as relações que as pessoas estabelecem mediante as suas ações com os objetos. (...). E como a reconstituição e, por essa razão, a assimilação dessas relações transcorrem mediante o papel do adulto assumido pela criança, são precisamente o papel e as ações organicamente ligadas a ele que constituem a unidade do jogo. (ELKONIM, 2009, p.34) Essa experiência cumpre uma importante função em termos do desenvolvimento psíquico da criança. Por meio da experiência do jogo a conduta da criança sofreimportantes modificações, (...) no jogo, a criança passa a um mundo desenvolvido de formas supremas de atividade humana, a um mundo desenvolvido de regras das relações entre as pessoas. (ELKONIN,2009, p.420/421). Por meio do jogo, modifica-se o desenvolvimento moral das crianças, que passam experimentar de forma lúdica, as regras de convivência do campo social. (...) O jogo é escola de moral, não de moral na ideia, mas de moral na ação.

10 Considerações Finais: Na discussão apresentada intencionou-se caracterizar a importante função que o brincar cumpre no desenvolvimento psíquico infantil. Conforme Barros, Marcolino& Mello (2014), essa atividade assume um status preponderante à medida em que o jogo está fundamentado nas relações sociais sendo uma das formas de inserção e de humanização da criança na sociedade. É papel da escola de educação infantil proporcionar condições para que essa atividade ocorra de forma ampla e diversificada. À medida que a escola oferece condições da criança conhecer a realidade, as relações sociais e a atividade humana essa experiência poderá se revelar matéria-prima para o jogo infantil. Referências Bibliográficas: BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, 1998, 24(2), CORDAZZO, S. T. D. Caracterização das brincadeiras de crianças em idade escolar. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, ELKONIN D.B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças. Educar em Revista, 2012 (43), KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, LEONTIEV, A. Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livro Horizonte, Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: Vigotskii, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone Edusp, 2010.

11 MARCOLINO, S. ; MELLO, S. A. ; BARROS, F. C. O. M.. A teoria do jogo de Elkonin e a Educação Infantil. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional, v. 18, p , MARTINS,L.M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: Contribuições à luz da Psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, PRESTES, Z. A brincadeira de faz de conta e a infância. Revista Trama Interdisciplinar, v. 7, n. 2, VIGOTSKI, L.S. Desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Martins Fontes, Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista de Gestão de Iniciativas Sociais (GIS), Rio de Janeiro, vol.11, 2008, p Imaginação e Criatividade na Infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,2014. i Doutora em Psicologia Social, professora do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel, orientadora do PIBIC: Contribuições da teoria histórico-cultural à brincadeira do jogo protagonizado ii Acadêmica do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel e orientanda do PIBIC: Contribuições da teoria histórico-cultural à brincadeira do jogo protagonizado iii Para Leontiev (2010:65) a atividade guia é considerada uma atividade cujo desenvolvimento governa as mudanças mais importantes nos processos psíquicos e nos traços psicológicos da personalidade da criança em um certo estágio de seu desenvolvimento. É precisamente no brinquedo que a criança, no período pré-escolar,

12 por exemplo, assimila as funções sociais das pessoas e os padrões apropriados de comportamento.

Brincar é importante para as crianças? Por que? Brincadeira/ satisfação/ prazer : são termos de uma mesma equação? Sempre que a criança brinca, ela

Brincar é importante para as crianças? Por que? Brincadeira/ satisfação/ prazer : são termos de uma mesma equação? Sempre que a criança brinca, ela BRINCADEIRA Brincar é importante para as crianças? Por que? Brincadeira/ satisfação/ prazer : são termos de uma mesma equação? Sempre que a criança brinca, ela está satisfeita e feliz? Brincadeira como

Leia mais

A MEMÓRIA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

A MEMÓRIA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL ISBN 978-85-7846-516-2 A MEMÓRIA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Luana Haruka Kawagoe UEL Email: luana.haruka@gmail.com Juliana Carbonieri UEL Email: jucarbonieri@gmail.com

Leia mais

JOGOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA ORGANIZAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JOGOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA ORGANIZAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL JOGOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA ORGANIZAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais (DTP/UEM) Paula Tamyris Moya (PG Educação/UEM) Eliana Cláudia Graciliano

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Heloise de Oliveira Carvalho* Paulo Sérgio Pereira Ricci** JUSTIFICATIVA Ao nos depararmos

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - GEPILE

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - GEPILE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - GEPILE Maria Nazaré da Cruz Universidade Metodista de Piracicaba O Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Linguagem e Educação é um grupo novo,

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DO PAPEL DO PROFESSOR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DO PAPEL DO PROFESSOR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL ISBN 978-85-7846-516-2 CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DO PAPEL DO PROFESSOR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Kethelen Nathalia Rossini Email: kethelenrossini@gmail.com

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ?

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? Princípio: As ações pedagógicas no agrupamento de 2 anos, se estrutura na atividade objetal manipulatória, que no segundo ano

Leia mais

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA GIARETTON, Francielly Lamboia 1 (UNIOESTE) SZYMANSKI, Maria Lidia Sica 2 (Orientadora/UNIOESTE) Este texto compõe parte do projeto de pesquisa do Curso de Mestrado

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PRIMEIRA INFÂNCIA E A ATIVIDADE OBJETAL MANIPULATÓRIA

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PRIMEIRA INFÂNCIA E A ATIVIDADE OBJETAL MANIPULATÓRIA A PRIMEIRA INFÂNCIA E A ATIVIDADE OBJETAL MANIPULATÓRIA Nadia Mara Eidt; Departamento de Educação; Universidade Estadual de Londrina; Londrina; Paraná, Brasil. Cassiana Magalhães*; Departamento de Educação;

Leia mais

A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Aline Hikari Ynoue (PIBIC/CNPq/UEM), Adriana de Fátima Franco (Orientadora), Silvana Calvo Tuleski (Co-orientadora), e-mail: ynoue.aline@gmail.com. Universidade Estadual de Maringá / Centro de Ciências

Leia mais

I SEMINÁRIO DO PPIFOR

I SEMINÁRIO DO PPIFOR CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Mestranda: Maria José Máximo Profª. Drª. Fátima Aparecida de Souza Francioli Resumo: O presente

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES Karolina Guimarães de Oliveira; Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina; Londrina; Paraná, Brasil. Nadia Mara

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Modelo Mecanicista: o importante não é o que há dentro do organismo, senão

Leia mais

FORMAÇÃO PARA BRINQUEDISTA: MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 1. Palavras-chave: brinquedo, brinquedista, brincar, desenvolvimento

FORMAÇÃO PARA BRINQUEDISTA: MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 1. Palavras-chave: brinquedo, brinquedista, brincar, desenvolvimento FORMAÇÃO PARA BRINQUEDISTA: MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 1 LEITE, Rosa Míria Correa 2 ; BORGES, Kamylla Pereira 3 ; PENHA, Márcia Juliana 4 Palavras-chave: brinquedo, brinquedista,

Leia mais

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica:

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Para iniciar uma proposta de atividades para a área de conhecimento linguagem na perspectiva histórico-cultural vale ressaltar a importância

Leia mais

BRINQUEDOTECA, UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL: ENTRE A EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÃO E COMUNIDADE

BRINQUEDOTECA, UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL: ENTRE A EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÃO E COMUNIDADE 01262 BRINQUEDOTECA, UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL: ENTRE A EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÃO E COMUNIDADE Moema Helena de Albuquerque 1 Débora Maian Serpa 2 RESUMO Este projeto de

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL

CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Marlova Neumann Araujo Ademir

Leia mais

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 11 e 12 de maio http://verainfedu.files.wordpress.com/2008/10/legal1.gif Vamos conversar um pouco sobre

Leia mais

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2 BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION 1 Projeto de pesquisa 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. Thaís Kinalski 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema o brincar

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI141 Teoria de Ensino do Jogo

Programa Analítico de Disciplina EFI141 Teoria de Ensino do Jogo 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

O JOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OJCC

O JOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OJCC O JOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OJCC O LÚDICO EM SEUS ASPECTOS PSICOLÓGICOS As brincadeiras e os divertimentos ocupavam um lugar de destaque nas sociedades antigas de acordo com ÁRIES (1981). Essa

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

PSICOLOGIA DO JOGO 1 PSYCHOLOGY OF THE GAME

PSICOLOGIA DO JOGO 1 PSYCHOLOGY OF THE GAME PSICOLOGIA DO JOGO 1 PSYCHOLOGY OF THE GAME Rodrigo Lima Nunes 2 Tatiane da Silva Pires Felix 3 A obra Psicologia do Jogo caracteriza-se enquanto um livro pensado e escrito por Daniil Borisovitch Elkonin

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A ATIVIDADE DO BRINCAR E A ATIVIDADE DE ESTUDOS NA TRANSIÇÃO DA PRÉ-ESCOLA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

A RELAÇÃO ENTRE A ATIVIDADE DO BRINCAR E A ATIVIDADE DE ESTUDOS NA TRANSIÇÃO DA PRÉ-ESCOLA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 148 A RELAÇÃO ENTRE A ATIVIDADE DO BRINCAR E A ATIVIDADE DE ESTUDOS NA TRANSIÇÃO DA PRÉ-ESCOLA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Fabiana Lohani de Sousa, José Ricardo Silva e Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho.

Leia mais

O CONCEITO DE ATIVIDADE PRINCIPAL NA OBRA DE LEONTIEV

O CONCEITO DE ATIVIDADE PRINCIPAL NA OBRA DE LEONTIEV O CONCEITO DE ATIVIDADE PRINCIPAL NA OBRA DE LEONTIEV ANA PAULA DA SILVA COUTINHO 1 JAMYLE SOARES 2 JÉSSICA OLIVEIRA MUNIZ 3 NATÁLIA AYRES 4 Resumo: O presente trabalho, resultante do projeto de pesquisa

Leia mais

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A natureza humana perpassa pelo campo da linguagem, quando é a partir da interação verbal

Leia mais

Artigo Teórico. A Importância dos Jogos na Perspectiva Histórico-Cultural para a Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil

Artigo Teórico. A Importância dos Jogos na Perspectiva Histórico-Cultural para a Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil Artigo Teórico Página 22 A Importância dos Jogos na Perspectiva Histórico-Cultural para a Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil Flávia Pimenta de Souza Carcanholo 5 Resumo O presente

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Profa. MS. Luciana Teofilo Santana

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Profa. MS. Luciana Teofilo Santana ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. MS. Luciana Teofilo Santana O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Profª Luciana Teofilo Santana AULA O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PRÉ-AULA

Leia mais

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola 785 Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola Rosana Niederauer Marques Universidade Federal de Santa Maria Xavéle Braatz Petermann

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena A RELAÇÃO FESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; nayannalp@hotmail.com Orientador (a): Prof. Dra.

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Gessiane Karla Ramos Martins Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: gessianekarla@hotmail.com Letícia

Leia mais

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos RESENHA Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos Maria Teresinha Leite Sene Araújo Universidade de Uberaba (UNIUBE), mteresinhasene@hotmail.com Lílian Araújo Ferreira

Leia mais

UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro.

UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. Paulo Sérgio Pereira Ricci * Arthur Rodovida de Oliveira et al** JUSTIFICATIVA Neste projeto buscaremos trabalhar conceitos científicos

Leia mais

À MODA DOS JOGOS MATEMÁTICOS

À MODA DOS JOGOS MATEMÁTICOS À MODA DOS JOGOS MATEMÁTICOS Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Maria Emília da Silva de Bona Freitas 1 Introdução Está em ênfase, na área da Educação Matemática, a indicação

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL ISBN 978-85-7846-516-2 EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Gabriela Oliveira Guereta Universidade Estadual de Londrina gabrielaoliveiragueretaao@gmail.com Nadia Mara

Leia mais

Cultura Digital, Prototipação de Games e Educação Infantil = Aprendizagem e Protagonismo

Cultura Digital, Prototipação de Games e Educação Infantil = Aprendizagem e Protagonismo Cultura Digital, Prototipação de Games e Educação Infantil = Aprendizagem e Protagonismo Georgia Daniella Feitosa de Araújo Ribeiro 1 Resumo: O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

Objetivos 05/09/2017. Ao nascermos... Psicologia aplicada à nutrição

Objetivos 05/09/2017. Ao nascermos... Psicologia aplicada à nutrição Psicologia aplicada à nutrição O indivíduo como sujeito social e sua relação com o seu ambiente Uma condição sócio-histórica Compreender a relação indissociável entre indivíduo e sociedade na subjetividade

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI Henry Wallon Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa renathakcosta@gmail.com ARQUIVO VI 2016.2 A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social. O ser

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Geysse Gadelha Rocha, 2 Maria Mirian de Fatima Melo Costa, 3 Luciano Gutembergue Bonfim. ¹ Graduanda em Pedagogia pela

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor (1); Maria Karoline Nóbrega Souto Universidade Estadual da Paraíba karol_souto@hotmail.com Co-autor (1); Lucivânia Maria Cavalcanti Ferreira

Leia mais

Palavras-chave: Histórico-cultural; atividade; sentido pessoal; apropriação; alienação.

Palavras-chave: Histórico-cultural; atividade; sentido pessoal; apropriação; alienação. ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS Marisa da Silva Dias Faculdade de Ciências-UNESP marisadias@fc.unesp.br Nathalia Felippi Faculdade de Ciências-UNESP

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

TÍTULO: O BRINCAR NO PROJETO O CÍRCULO DO AMOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

TÍTULO: O BRINCAR NO PROJETO O CÍRCULO DO AMOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL TÍTULO: O BRINCAR NO PROJETO O CÍRCULO DO AMOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Educação Física INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE

Leia mais

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ZONA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ZONA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ZONA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA Karine Rodrigues de Andrade Universidade Estadual da Paraíba UEPB kariineandrade_@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

9º Congresso de Pós-Graduação PRODUÇÃO INTELECTUAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NAS REUNIÕES DA ANPED ( )

9º Congresso de Pós-Graduação PRODUÇÃO INTELECTUAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NAS REUNIÕES DA ANPED ( ) 9º Congresso de Pós-Graduação PRODUÇÃO INTELECTUAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NAS REUNIÕES DA ANPED (2006-2010) Autor(es) ALESSANDRA DILAIR FORMAGIO MARTINS Co-Autor(es) CAROLINA JOSÉ MARIA Orientador(es)

Leia mais

SOBRE O CÉREBRO HUMANO NA PSICOLOGIA SOVIÉTICA citações de Rubinshtein, Luria e Vigotski *

SOBRE O CÉREBRO HUMANO NA PSICOLOGIA SOVIÉTICA citações de Rubinshtein, Luria e Vigotski * SOBRE O CÉREBRO HUMANO NA PSICOLOGIA SOVIÉTICA citações de Rubinshtein, Luria e Vigotski * "O cérebro humano é a estrutura mais complexa de todo o universo conhecido" American Scientific (set. 1992) 1

Leia mais

Organização do Espaço Físico na Creche

Organização do Espaço Físico na Creche Organização do Espaço Físico na Creche O Espaço Físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT Carla Maria Lima Braga Inicio a minha fala agradecendo o convite e me sentindo honrada de poder estar aqui nesta mesa com o Prof. Rezende

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo

Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo Adailes 2016 Introdução Segundo Friedman (1996) Brincadeiras e jogos são considerados fatos universais, pois sua linguagem pode ser compreendida por todas as crianças

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

INCLUSÃO DO SUJEITO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NESSE PROCESSO

INCLUSÃO DO SUJEITO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NESSE PROCESSO INCLUSÃO DO SUJEITO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NESSE PROCESSO IRINEU ALIPRANDO TUIM VIOTTO FILHO; MANOEL OSMAR SEABRA JUNIOR; EDELVIRA DE CASTRO QUINTANILHA MASTROIANNI,

Leia mais

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC.

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Formação inicial de Professores de Ciências e Matemática Zona desenvolvimento proximal. Conceito

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2018

PLANO DE TRABALHO 2018 9.5.5. Plano de Trabalho Grupo Dinossauro PLANO DE TRABALHO 2018 Apresentação: A Educação Infantil caracteriza-se pela inserção da criança na instituição, em cuja fase de 0 a 6 anos de idade a ação educativa

Leia mais

Um pouco mais de nossas reflexões!!!

Um pouco mais de nossas reflexões!!! BRINCAR A preocupação com o lúdico existe há muito tempo nesta escola. Para tanto, investimos, nos espaços formativos, em discussões sobre os instrumentos metodológicos, rotina e áreas de conhecimento,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE JOGOS E BRINQUEDOS: Veremos como sua utilização contribui para o desenvolvimento da criança.

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Escola-Comunidade Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso: MESTRADO ( X) DOUTORADO

Leia mais

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA Resumo Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste Faculdade de Educação/USP marciaborin@unioeste.br,marciaborin@usp.br

Leia mais

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático. 1 LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mara Cristina de Sylvio 1 Sandra Valéria Limonta 2 Pôster GT Didática, Práticas de Ensino

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Texto orientador Referente ao Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação

Leia mais

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA Detalhamento da Matriz Curricular Eixo Temático Módulo Carga Horária Código subjetividade: o sujeito o seu meio e a cultura O Homem como ser Social 70 PSI01-01

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº1: Fundamentos filosóficos do materialismo dialético e psicológicos da teoria Histórico

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE Cleysiele Ferreira Duarte, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), gleyzieleduarte@gmail.com PALAVRAS-CHAVE: Lúdico; Psicomotricidade;

Leia mais

II FORMAÇÃO DE ASSESSORES E SUPERVISORES

II FORMAÇÃO DE ASSESSORES E SUPERVISORES II FORMAÇÃO DE ASSESSORES E SUPERVISORES Salvador, 27.09 a 01.10.2010 BRiNCaR Luciana M.Dias BRiNCaR O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade,observando suas especificidades,

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Questões Conhecimentos Pedagógicos

Questões Conhecimentos Pedagógicos Questões Conhecimentos Pedagógicos PROVA 1: 12 Questões SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO Questões PREFEITURA DE SALVADOR Concurso 2010 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS

Leia mais

135p. (Ensaios comentados) ISBN RESUMO

135p. (Ensaios comentados) ISBN RESUMO Célio Roberto Eyng Vigotski, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores/lev Semionovich Vigotski; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

O CONCEITO DE ATIVIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

O CONCEITO DE ATIVIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO O CONCEITO DE ATIVIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza 1 Aparecido Francisco Bertochi 2 Nesta discussão, vale ressaltar o que seja atividade do ponto de vista histórico e

Leia mais

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PEDAGÓGICAS

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PEDAGÓGICAS O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PEDAGÓGICAS Márcio Issler Universidade Estadual do Oeste do Paraná Email: marcioissler@hotmail.com Resumo: Este trabalho resulta de questionamentos,

Leia mais

Revista Falange Miúda ISSN

Revista Falange Miúda ISSN LOPES, A. P. O lúdico na aprendizagem infantil. Revista Falange Miúda (ReFaMi), ano 2, n. 2, jul.-dez., 2017. [htttp://www.falangemiuda.com] O LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL Adriane Patrícia Lopes Resumo:

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

Anais ISSN online:

Anais ISSN online: Anais ISSN online:2326-9435 XXIII SEMANA DE PEDAGOGIA-UEM XI Encontro de Pesquisa em Educação II Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDOS SOBRE A IMAGINAÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais;

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais; IDENTIDADE E AUTONOMIA Samara da Silva Machado Silandra Badch Rosa Ulbra Cachoeira do Sul samarasilva_machado@hotmail.com RESUMO O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação Infantil O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO CIENTÍFICO NA INFÂNCIA Prof. Stephanie Gurgel Que acontece no cérebro da criança aos conceitos científicos que lhe ensinam na escola?

Leia mais

A LUDICIDADE E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA CORPORAL

A LUDICIDADE E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA CORPORAL A LUDICIDADE E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA CORPORAL Roselaine Ramos Rodrigues i Mariane Oliveira dos Reis ii Anne Caroline Rodrigues Campos iii PALAVRAS-CHAVE: Ludicidade; Prática Corporal; Desenvolvimento

Leia mais