Dinâmica das Áreas de Vegetação do município de Cândido Sales

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dinâmica das Áreas de Vegetação do município de Cândido Sales"

Transcrição

1 Dinâmica das Áreas de Vegetação do município de Cândido Sales Odair Lacerda Lemos (1) ; Dionísio Costa Cruz Júnior (2) (1) Pós-graduando em Geotecnologias pela Faculdade Escola de Engenharia e Agrimensura, Professor Adjunto, UESB Campus de Vitória da Conquista, odairlacerda@hotmail.com; (2) Engenheiro Agrimensor, Coordenador da Faculdade Escola de Engenharia e Agrimensura, dionisiojunior@iquali.com.br. RESUMO O trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica da vegetação por meio de imagens geradas pelo índice de vegetação por diferença normalizada no município de Cândido Sales, Bahia. Para sua realização foram obtidas imagens do Satélite LANDSAT 5 sensor TM (Thematic Mapper), cenas captadas em 26/06/1988, 27/06/2000 e 10/06/2011 onde foram utilizadas as bandas da região do infravermelho próximo e região vermelho para a execução do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI). Com as imagens devidamente georreferenciadas foram calculados os valores da radiância espectral, reflectância aparente para depois efetuar o cálculo do NDVI. A partir desses mapas de NDVI ficou constatado a dinâmica da vegetação na área em estudo, mostrando aumento de áreas com solo exposto ou desmatamento entre os anos de 2000 e 2011, a interferência dos índices de precipitação nos valores do NDVI encontrado entre o período de 1988 e Palavras-chave: Sensoriamento Remoto, Índice de Vegetação, NDVI. INTRODUÇÃO As constantes mudanças ocorridas nas florestas brasileiras tem despertado um grande interesse no sensoriamento remoto como mecanismo tecnológico para o monitoramento dessas áreas. Rodrigues et al. (2013), relata que desde a década de 1960, a comunidade científica tem buscado desenvolver técnicas aplicadas aos produtos do sensoriamento remoto que sejam capazes de monitorar a cobertura vegetal em grande escala, a partir da utilização de imagens, sobretudo, orbitais. Essa busca se deve à necessidade contínua de avaliação e acompanhamento dos recursos vegetais, por isso diversos estudos vêm sendo conduzidos de modo a aprimorar técnicas de processamento digital de imagens para esse fim. Dentre as técnicas que podem ser utilizadas no sensoriamento remoto e no processamento digital de imagens, têm-se, o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, proposto por Rouse et al. (1973), que utiliza um canal na banda correspondente ao vermelho e outro no infravermelho próximo, e são adotados em estudos de cobertura vegetal. O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) ou Normalize Difference Vegetation Index (NDVI) envolve a diferença e a soma entre estas duas bandas do infravermelho próximo e do vermelho. Para Silva (2013), o NDVI apresenta resultados significativos da detecção de mudanças na cobertura vegetal verde, como desmatamento e queimadas. De acordo com Meneses e Almeida (2012), os valores de NDVI computados variam de -1 a +1, e a vantagem do NDVI sobre outros métodos é que ele tende a ser linearmente mais proporcional - Resumo Expandido - [490] ISSN:

2 à biomassa. Também é mais apropriado quando se pretende fazer comparações ao longo do tempo de uma mesma área, pois é esperado ser menos influenciado pelas variações das condições atmosféricas. Os valores obtidos para o NDVI, que se pode dizer que são valores modulados do índice por razão de vegetação (RVI), são mais indicativos para quantificar o valor numérico de índice para vegetação, que se aproxima de 1 em áreas de densa vegetação, valores negativos para áreas com total ausência de vegetação (água), e solos expostos ficando com valores que se aproximam de zero. Diante do exposto, esse trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica da vegetação por meio de imagens geradas pelo índice de vegetação por diferença normalizada e sua contribuição para o entendimento da qualidade ambiental em fragmentos florestais do município de Cândido Sales, Bahia, nos anos de 1988, 2000 e MATERIAL E MÉTODOS O estudo foi realizado com imagens de satélite do município de Cândido Sales-Ba, que ocupa uma área de 1.617, 665 km², com hectares de área destinada para estabelecimentos agropecuários, totalizando cerca de 754 unidades (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística IBGE, 2006), o município está localizado nas coordenadas geográficas 15º30 18 S e 41º14 20 W, tendo como municípios limítrofes, ao Norte Belo Campo, ao Sul Encruzilhada, Leste Vitória da Conquista e a Oeste Tremedal e Ninheira-MG (Figura 1). Figura 10 - Limites e rede hidrográfica do município de Cândido Sales, Ba. Para a realização do trabalho foram obtidas imagens do Satélite LANDSAT 5 sensor TM (Thematic Mapper), na orbita 217 nos pontos 070 e 071, sendo necessário o mosaico entre os dois pontos para formar uma imagem única para os anos de 1988, 2000 e As cenas foram captadas em 26/06/1988, 27/06/2000 e 10/06/2011, respectivamente. As imagens TM possuem resolução espacial de 30 m e foram obtidas no sítio eletrônico do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( foram utilizadas as bandas da região do infravermelho próximo (banda 4) e região vermelho (banda 3) para a execução do NDVI. As imagens foram georreferenciadas utilizando-se como referência dados da hidrografia da bacia do rio Pardo e Rodovia Federal BR116. Primeiro foi georreferenciada a imagem do ano de 1988 e com base nesta posteriormente fez-se georreferenciamento das imagens de 2000 e 2011, utilizando o Datum WGS84 na projeção UTM zona 24 sul. Com as imagens devidamente referenciadas foram efetuadas as análises do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, - Resumo Expandido - [491] ISSN:

3 onde segundo Silva (2013) o cálculo desse índice é realizado a partir dos valores de reflectância de imagens de satélite referentes ao espectro do vermelho (Banda 3) e infravermelho próximo (Banda 4), sendo necessário para isso obter os valores da radiância espectral e posteriormente da reflectância aparente, sendo essa última utilizada no cálculo do NDVI, conforme fórmula abaixo:, onde: é o valor da reflectância no espectro da banda do infra vermelho próximo, e é o valor da reflectância no espectro da banda do vermelho. Após a obtenção dos índices, fez-se uma reclassificação nos valores encontrados para cada ano, utilizando a ferramenta Reclassify, onde foram estabelecidas duas classes levando em consideração os valores de NDVI < 0,70 para áreas aparentes de vegetação densa e o valores de NDVI < 0,30 que são considerados áreas sem vegetação aparente. Todas as etapas foram realizadas no software de Sistemas de Informações Geográficas ArcGIS Visando analisar a dinâmica da vegetação de acordo as condições climáticas, foram adquiridos dados dos índices pluviométricos da região no site eletrônico do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET para o período de 01/01 a 31/05 dos anos de 1988, 2000 e RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados encontrados demonstram uma grande variação nas respostas das feições nos anos analisados. Para o ano de 1988 observa-se uma pequena área com NDVI maiores que 0,70 o que representa apenas 0,52% da área estudada, já as áreas com NDVI menores que 0,30 o percentual encontrado foi de 11,31% da área de 1617,665 km² (Figura 02). Figura 2 Índice de vegetação por diferença normalizada do município de Cândido Sales-Bahia, no ano de Já para os anos subsequentes observa-se um ganho em áreas com NDVI maior 0,70 (Figura 03 e 04). Os resultados das imagens evidenciam a dinâmica do NDVI que contribui para o entendimento da quantidade de biomassa verde e estacionalidade dos fragmentos florestais, pois as áreas com maiores NDVI apontam para áreas de vegetação densa e/ou áreas em estágio de regeneração. Essa regeneração é comum em regiões de clima semi-árido, pois apresentam vegetação sensível às mudanças climáticas, respondendo rapidamente à presença ou à falta de chuvas. Os índices de vegetação dentre outras coisas, ressaltam o comportamento espectral da vegetação em relação ao solo e a outros alvos da superfície terrestre (MOREIRA, 2011) - Resumo Expandido - [492] ISSN:

4 Figura 3 - Índice de vegetação por diferença normalizada do município de Cândido Sales-Bahia, no ano de Figura 4 - Índice de vegetação por diferença normalizada do município de Cândido Sales-Bahia, no ano de Esses dados encontrados, corroboram com os estudo de Tsuyuguchi, Cunha e Rufino (2010), onde analisando a região da bacia do Rio Taperoá de forma multi-temporal, com o intuito de subsidiar estudos hidrológicos, verificaram que a vegetação teve um decréscimo para toda a região de estudo, entre abril e outubro de 1999, fato este devido ao período do ano em que as imagens foram adquiridas, chuvoso e seco, respectivamente. Visualmente foi possível observar um aumento nas áreas que apresentaram NDVI maior que 0,70 (Figuras 02, 03 e 04). Entretanto na tabela 01 é possível verificar a dinâmica dessas áreas, onde passaram de 8,38 km² em 1988 para 75,10 km² em 2000, essas áreas estão associadas com áreas vegetação densa e/ou áreas de regeneração do dossel que podem estar sendo influenciadas pelos índices pluviométricos da região. De acordo com Tsuyuguchi, Cunha e Rufino (2010), que a partir dos mapas de espacialização da chuva e dos estudos de NDVI e temperatura, foi possível observar o quanto uma variável pode interferir ou influenciar outra variável. - Resumo Expandido - [493] ISSN:

5 Já para as áreas com NDVI menor que 0,30 houve um aumento de 76,99% entre os anos de 2000 e Esse fato pode ser explicado pelo aumento de áreas para implantação de culturas agrícola e florestal, bem como pelo próprio desmatamento que ocorre na região, pois a Fundação SOS Mata Atlântica e o INPE, no Atlas dos municípios da Mata Atlântica, realizado no período de , o município de Cândido Sales está entre os municípios brasileiros que mais perderam Mata Atlântica no Brasil, o mesmo estudo aponta que resta apenas 6% dos remanescentes florestais na região (FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INPE, 2013). Tabela 01 - Área das classes o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN), nos anos de 1988, 2000 e Classe (NDVI) Ano/Área (km 2 ) Menor que 0,30 182,90 78,28 138,55 Entre 0,30 0, , ,99 Maior que 0,70 8,38 75,10 44,93 A interpretação desses resultados apresentados requer alguns cuidados, pois em primeiro momento poderíamos interpretar como ganho de vegetação densa entre os anos de 1988 e 2000, entretanto Ponzoni, Shimabukuro e Kuplich (2012), ressalta que devemos lembrar sempre que tudo o que estiver influenciando a reflectância dos diferentes dosséis estará interferindo também no cálculo desses índices, pois em áreas com maior quantidades de sombras no dossel das florestas em relação ao dossel em áreas em regeneração, pode mascarar e comprometer a relação direta esperada entre os índices e a biomassa. Para Feitosa (2006), o NDVI tem, portanto, uma relação direta com o vigor da vegetação, sendo assim, é possível o mapeamento de áreas com diferentes índices de cobertura vegetal e vigor de biomassa. Outro aspecto a salientar é que nos cinco meses anteriores à data de aquisição das imagens o índice pluviométrico da região favoreceu o aumento de biomassa e diferença no NDVI apresentado, principalmente para o ano de 2000, pois obteve um índice no período de 01/01/2000 à 31/05/2000 igual à 445 mm distribuídos em 76 dias com chuva, enquanto que nos anos de 1988 e 2011, os índices ficaram entre 126 e 244 mm respectivamente (Tabela 02). Tabela 02 Dias com precipitação, precipitação total e média precipitação por dia, nos anos de 1988, 2000 e 2011 DADOS METEROLOGICOS ANO Dias com precipitação Precipitação total (mm) Média precipitação / dia (mm) 3,14 5,85 3,81 Fonte: INMET (2013) - Estação CONCLUSÕES Os dados de precipitação e demais informações para os cálculos de radiância, reflectância, além dos dados obtidos por meio do sensoriamento remoto, foram utilizados para a produção das informações da precipitação e do NDVI da região, o que proporcionou a interpretação e caracterização das mudanças no NDVI do município no período estudado. - Resumo Expandido - [494] ISSN:

6 A partir desses mapas de NDVI ficou constatado a dinâmica da vegetação na área em estudo, mostrando aumento de áreas com solo exposto ou desmatamento entre os anos de 2000 e 2011, a interferência dos índices de precipitação nos valores do NDVI encontrado entre o período de 1988 e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FEITOSA, M.V. Variação temporal do Índice de Vegetação (NDVI) correlacionada ao uso e manejo do solo para a estimativa da erosão. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) IAC. Campinas, f. FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Atlas dos Municípios da Mata Atlântica período Disponível em: Acesso em: 02/09/2013. IBGE. Censo-agropecuario-2006 Disponível em: cand ido-sales censo-agropecuario Acesso em: 02/09/2013. MENESES, P.R.; ALMEIDA, T. (Organizadores). Introdução ao processamento de imagens de sensoriamento remoto. Disponível em: < Acesso em: 02/09/2013. MOREIRA, M. A. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologias de aplicações. 4ª. ed. atual. e ampl. Viçosa, MG: UFV, PONZONI, J.; SHIMABUKURO, Y.E.; KUPLICH, T.M. Sensoriamento remoto da vegetação. 2.ed. Atualizada e ampliada. São Paulo: Oficina de Textos, RODRIGUES, E.L.; FERNANDES, D.H.F.; ELMIRO, M.A.T.; FARIA, S.D. Avaliação da cobertura vegetal por meio dos índices de vegetação SR, NDVI, SAVI e EVI na sub-bacia do Vale do Rio Itapecerica, Alto São Francisco, em Minas Gerais. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, XVI, 2013, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, Anais... São José dos Campos: INPE, p ROUSE, J. W.; HAAS, R. H.; SCHELL, J. A.; DEERING, D. W. Monitoring vegetation systems in the great plains with ERTS. In: Earth Resources Technology Satellite-1 Symposium, 3., Washington, D. C., Proceedings Washington, D. C.: NASA. Goddart Space Flight Center, v. 1, p (NASA SP-351) SILVA, H.B.I. Sistemas de Informações Geográficas aplicados ao Licenciamento Ambiental. Apostila do Curso de Extensão LabGIS. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, TSUYUGUCHI, B.B.; CUNHA, J.E.B.L.; RUFINO, I. A. A. Uso de geotecnologias para espacialização de dados de precipitação, NDVI e temperatura de superfície da bacia do rio Taperoá. In: Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, III, Anais..., Recife, PE, p , Resumo Expandido - [495] ISSN:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NORMALIZADA (NDVI)

Leia mais

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO CULTIVO DE MILHO EM SERGIPE, COM AUXÍLIO DE NDVI/EVI- SENSOR MODIS, NO PERÍODO DE

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO CULTIVO DE MILHO EM SERGIPE, COM AUXÍLIO DE NDVI/EVI- SENSOR MODIS, NO PERÍODO DE ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO CULTIVO DE MILHO EM SERGIPE, COM AUXÍLIO DE NDVI/EVI- SENSOR MODIS, NO PERÍODO DE 2003-2012 Márcia Helena Galina¹, Shalana Santos Carvalho², Valdinete Vieira Nunes³, Lauro Rodrigues

Leia mais

Allan Arantes PEREIRA 1 ; Thomaz Alvisi de OLIVEIRA 1 ; Mireile Reis dos SANTOS 1 ; Jane Piton Serra SANCHES 1

Allan Arantes PEREIRA 1 ; Thomaz Alvisi de OLIVEIRA 1 ; Mireile Reis dos SANTOS 1 ; Jane Piton Serra SANCHES 1 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG APLICAÇÕES DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DAS TENDÊNCIAS DE

Leia mais

ANÁLISE DA DINÂMICA DA COBERTURA VEGETAL ATRAVÉS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS ONÇAS-PB

ANÁLISE DA DINÂMICA DA COBERTURA VEGETAL ATRAVÉS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS ONÇAS-PB ANÁLISE DA DINÂMICA DA COBERTURA VEGETAL ATRAVÉS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS ONÇAS-PB Josilene Pereira Lima (Instituto Nacional do Semiárido INSA/MCTIC), josilenelima2003@yahoo.com.br)

Leia mais

Análise Temporal De Uso/Cobertura Do Solo Na Bacia Da Represa Do Rio Salinas, Minas Gerais

Análise Temporal De Uso/Cobertura Do Solo Na Bacia Da Represa Do Rio Salinas, Minas Gerais Análise Temporal De Uso/Cobertura Do Solo Na Bacia Da Represa Do Rio Salinas, Minas Gerais Bárbara Mendes Oliveira (1) ; Rhagnya Sharon Ferreira Martins (1) ; Ronaldo Medeiros dos Santos (2) (1) Estudante,

Leia mais

ANÁLISE DOS ÍNDICES NDVI E SAVI DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA LIMÍTROFE AO RIO SÃO FRANCISCO ESTIMADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO

ANÁLISE DOS ÍNDICES NDVI E SAVI DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA LIMÍTROFE AO RIO SÃO FRANCISCO ESTIMADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO ANÁLISE DOS ÍNDICES NDVI E SAVI DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA LIMÍTROFE AO RIO SÃO FRANCISCO ESTIMADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO Ivson Lucas de Santana¹, Emanuel Araújo Silva² ¹Discente de Engenharia Florestal,

Leia mais

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP.

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) E DIAGNÓSTICO DO RELEVO NA SUB- BACIA DO RIBEIRÃO DOS BAGRES ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO Gabriel

Leia mais

ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP

ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP Laurizio Emanuel Ribeiro Alves 1 ; Heliofábio Barros Gomes 1 ; Sandro Correia de Holanda

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA ÁREAS PRÓXIMAS AO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA DURANTE PERÍODO DE CRISE HÍDRICA ( )

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA ÁREAS PRÓXIMAS AO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA DURANTE PERÍODO DE CRISE HÍDRICA ( ) UTILIZAÇÃO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA ÁREAS PRÓXIMAS AO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA DURANTE PERÍODO DE CRISE HÍDRICA (2013 2015) Thiago Cabral Nepomuceno 1 ; João Dehon de Araújo Pontes Filho 2 ( 1,2

Leia mais

EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, TOCANTINS.

EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, TOCANTINS. 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, TOCANTINS. Mariléia Lacerda Barros Silva¹, Emerson Figueiredo Leite². ¹Aluno do Curso de Geografia

Leia mais

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 4 2012 www.scientiaplena.org.br Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS C. C. A. Calegari 1 ; L. Calegari 2 ; M. P. Friedrich 3 ; D. A. Gatto 4 ; D. M. Stargerlin

Leia mais

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.261-610-2 Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil Mayara M. de L. Pessoa 1, Daniel C. de Carvalho 1, Luis M.

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NA RESPOSTA DA VEGETAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI

INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NA RESPOSTA DA VEGETAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI 310 INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NA RESPOSTA DA VEGETAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI Thaínne Eve Ribeiro Lima¹, Julio Cezar Costa², Gabriel Pereira³ thainne.ribeiro@outlook.com¹, julioczcta@gmail.com²,

Leia mais

Análise da dinâmica hídrica da Caatinga utilizando dados de sensoriamento remoto multispectral

Análise da dinâmica hídrica da Caatinga utilizando dados de sensoriamento remoto multispectral Análise da dinâmica hídrica da Caatinga utilizando dados de sensoriamento remoto multispectral Cloves Vilas Boas dos Santos 1 ; Magna Soelma Beserra de Moura 2 ; Josiclêda Domiciano Galvíncio 3 ; Hérica

Leia mais

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Antônio Celso de Sousa Leite¹, Felipe Thiago Neres de Sousa Sena¹, Benavenuto José Santiago Neto¹,

Leia mais

Mapeamento das Formações Florestais no Rio Grande do Sul com Dados e Técnicas de Sensoriamento Remoto Estado da Arte

Mapeamento das Formações Florestais no Rio Grande do Sul com Dados e Técnicas de Sensoriamento Remoto Estado da Arte Mapeamento das Formações Florestais no Rio Grande do Sul com Dados e Técnicas de Sensoriamento Remoto Estado da Arte Seminário de Avaliação dos Programas PCI do INPE Dra. María Silvia Pardi Lacruz Bolsista

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 BARBOSA, H. A. 1 ; ACCIOLY FILHO, J. B. P. 2 ; MELCÍADES, W. L. B. 3 ; MELLO, N. G. S. 4 ; SOUZA, J. M. DE 5 RESUMO: Neste trabalho, o

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS LANDSAT 8 OLI

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS LANDSAT 8 OLI 129 COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS LANDSAT 8 OLI 1. Introdução RIBEIRO, Selma Regina Aranha SCHOEMBERGER, Graciani Maria As imagens Landsat OLI, assim como

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 IDENTIFICAÇÃO DE CULTURAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DO SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL Frederico Pinto Teixeira Neto 1, Raphael Augusto Malaquias Dezidério 2, Maria Clara Silva Gerolinêto 3, Leonardo

Leia mais

GERAÇÃO DE UMA CARTA COM VALORES DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTO

GERAÇÃO DE UMA CARTA COM VALORES DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTO GERAÇÃO DE UMA CARTA COM VALORES DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTO Rômulo M. AMORIM 1 ; Fábio L. ALBARICI 2 ; Miguel A. I. DEL PINO 3 ; RESUMO O escoamento superficial de uma área

Leia mais

ANÁLISE TEMPORAL DO USO DA TERRA UTILIZANDO ÍNDICES VEGETATIVOS NA CHAPADA DO APODI CE

ANÁLISE TEMPORAL DO USO DA TERRA UTILIZANDO ÍNDICES VEGETATIVOS NA CHAPADA DO APODI CE ANÁLISE TEMPORAL DO USO DA TERRA UTILIZANDO ÍNDICES VEGETATIVOS NA CHAPADA DO APODI CE Marcio Porfirio da Silva 1, José Wilson Nascimento de Souza 2, Luiz Gonzaga dos Santos Filho 2, Ana Janaína Oliveira

Leia mais

ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DO EVI E DAS PRECIPITAÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE

ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DO EVI E DAS PRECIPITAÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DO EVI E DAS PRECIPITAÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE Wanessa Luana de Brito Costa (1); Clênia Rodrigues Alcântara (2) Adriana de Souza Costa (3); Célia Campos Braga (4) ¹Universidade

Leia mais

USO DE IMAGENS DO SATÉLITE RESOURCESAT 1 (IRS-P6) PARA ESTUDO DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO VALE VERDE, GURUPI-TO

USO DE IMAGENS DO SATÉLITE RESOURCESAT 1 (IRS-P6) PARA ESTUDO DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO VALE VERDE, GURUPI-TO 11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas USO DE IMAGENS DO SATÉLITE RESOURCESAT 1 (IRS-P6) PARA ESTUDO DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO VALE VERDE, GURUPI-TO Nome dos autores: Horrana Ferreira Ribeiro¹,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE QUEIMADAS NA ILHA DO BANANAL NO PERÍODO DE 2008 A 2012 UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE TM/LANDSAT-5.

IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE QUEIMADAS NA ILHA DO BANANAL NO PERÍODO DE 2008 A 2012 UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE TM/LANDSAT-5. IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE QUEIMADAS NA ILHA DO BANANAL NO PERÍODO DE 2008 A 2012 UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE TM/LANDSAT-5. Ingridy Mikaelly Pereira Sousa 1 ; Marcos Giongo 2 1 Aluna do Curso

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL INDICES DE VEGETAÇÃO PARA A AMAZONIA CARACTERIZAÇÃO DO DESMATAMENTO E MUDANÇAS DE USO DA TERRA. Julio Anggas Saenz Orientadora: Mônica

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO Paulo Guilherme Molin, MSc Prof. Silvio F. de Barros Ferraz Prof. Carla Cassiano Laboratório de Hidrologia Florestal Departamento de Ciências Florestais

Leia mais

Uso De Índice De Vegetação Para Determinar A Evolução Do Desmatamento Numa Sub-Bacia Do Uruçuí-Preto

Uso De Índice De Vegetação Para Determinar A Evolução Do Desmatamento Numa Sub-Bacia Do Uruçuí-Preto Uso De Índice De Vegetação Para Determinar A Evolução Do Desmatamento Numa Sub-Bacia Do Uruçuí-Preto Erivan dos Santos Sousa¹; Karla Nayara Santos de Almeida 2 ; Kaíse Barbosa de Souza 3 ; João Batista

Leia mais

Uso de SIG para confecção de um mapa de uso e ocupação do solo do município de Bambuí-MG

Uso de SIG para confecção de um mapa de uso e ocupação do solo do município de Bambuí-MG Uso de SIG para confecção de um mapa de uso e ocupação do solo do município de Bambuí-MG Ana Carolina Toledo Rocha (1) ; Sérgio Augusto Alves Rodrigues Barbosa (1) ; Jairo Rodrigues Silva (2) (1) Mestrandos

Leia mais

Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá

Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá Engº Florestal, D.Sc. Sensoriamento Remoto/Geoprocessamento, Pesquisador Embrapa Semi-Árido

Leia mais

APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NDVI (NORMALIZED DIFFERENCE VEGETATION INDEX) NO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO.

APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NDVI (NORMALIZED DIFFERENCE VEGETATION INDEX) NO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NDVI (NORMALIZED DIFFERENCE VEGETATION INDEX) NO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO. Bruna Kaline de Lima Santos 1, Sidney Anderson Teixeira da

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO Mariane Rezende (Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq) Universidade Federal de

Leia mais

Mapeamento e comparação entre índices de vegetação utilizando imagem OLI/Landsat 8 na bacia do Rio Bacanga, São Luís (MA)

Mapeamento e comparação entre índices de vegetação utilizando imagem OLI/Landsat 8 na bacia do Rio Bacanga, São Luís (MA) Mapeamento e comparação entre índices de vegetação utilizando imagem OLI/Landsat 8 na bacia do Rio Bacanga, São Luís (MA) 1. INTRODUÇÃO Janilci Serra Silva janilciserra@hotmail.com Universidade Federal

Leia mais

Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012

Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012 Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012 Bases de sensoriamento remoto Cálculo de métricas com Fragstats Leandro Reverberi Tambosi letambosi@yahoo.com.br Sensoriamento Remoto Conjunto

Leia mais

ANÁLISE MULTITEMPORAL DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CEARÁ-MIRIM POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO.

ANÁLISE MULTITEMPORAL DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CEARÁ-MIRIM POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO. ANÁLISE MULTITEMPORAL DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CEARÁ-MIRIM POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO. João Augusto Marques da silva (1); Maristélio da Cruz Costa (1); Rafael Costa Ferreira

Leia mais

Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental

Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental 13 Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental Sandra Furlan Nogueira Gustavo Bayma Silva 429 Os satélites e seus sensores podem auxiliar em temáticas relativas às mudanças climáticas? Sim. Imagens orbitais

Leia mais

EVOLUÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DE MATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES

EVOLUÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DE MATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÍRTO SANTO UF CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DEFA DE MONOGRAFIA EVOLUÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DE MATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - Graduando

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO NDVI E EVI2 PARA O MAPEAMENTO DE ÁREAS COM CULTIVO DE CACAU-CABRUCA NO SUL DA BAHIA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO NDVI E EVI2 PARA O MAPEAMENTO DE ÁREAS COM CULTIVO DE CACAU-CABRUCA NO SUL DA BAHIA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO NDVI E EVI2 PARA O MAPEAMENTO DE ÁREAS COM CULTIVO DE CACAU-CABRUCA NO SUL DA BAHIA Hogana Sibilla Soares Póvoas 1, Sarah Moura Batista dos Santos 2, Alisson Lima 3, Fabiane

Leia mais

INFLUÊNCIA DO DESMATAMENTO NA DISPONIBIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO GALO, ES, DOMINGOS MARTINS

INFLUÊNCIA DO DESMATAMENTO NA DISPONIBIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO GALO, ES, DOMINGOS MARTINS INFLUÊNCIA DO DESMATAMENTO NA DISPONIBIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO GALO, ES, DOMINGOS MARTINS André Quintão de Almeida Orientador: Alexandre Rosa dos Santos Julho/2007 Processos ambientais

Leia mais

MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO DA REGIÃO DO EIXO-FORTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA UTILIZANDO IMAGENS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDWI.

MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO DA REGIÃO DO EIXO-FORTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA UTILIZANDO IMAGENS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDWI. p. 001-005 MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO DA REGIÃO DO EIXO-FORTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA UTILIZANDO IMAGENS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDWI. ANA SOFIA SOUSA DE HOLANDA CARLOS EDUARDO GUERRA Universidade

Leia mais

3 COMPARAÇÃO DE CLASSES NDVI UTILIZANDO IMAGENS ESPACIAIS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

3 COMPARAÇÃO DE CLASSES NDVI UTILIZANDO IMAGENS ESPACIAIS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS R.E.V.I - Revista de Estudos Vale do Iguaçu Jul./Dez. 2014, v.01, nº 24, p. 43-52 3 COMPARAÇÃO DE CLASSES NDVI UTILIZANDO IMAGENS ESPACIAIS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS RESUMO: O objetivo deste trabalho

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO SATELITE CBERS-4 E LINGUAGEM PYTHON PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO SATELITE CBERS-4 E LINGUAGEM PYTHON PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO SATELITE CBERS-4 E LINGUAGEM PYTHON PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI Phablo Costa da Nóbrega Benício 1, João Rodrigues Tavares Junior 2, Ana Lúcia Bezerra

Leia mais

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). 89 Interpretação e classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Teles Pires/MT-PA Jéssica da Silva Rodrigues Cecim

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - MONITORAMENTO AMBIENTAL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - MONITORAMENTO AMBIENTAL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - MONITORAMENTO AMBIENTAL ANÁLISE MULTITEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICIPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, ESTADO DO PARÁ. RAYSSA CHAVES BRAGA, LAIS VIEIRA DE CARVALHO, MERILENE

Leia mais

Anais 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (21 a 23 de junho 2016)

Anais 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (21 a 23 de junho 2016) USO E COBERTURA DA TERRA E VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLO DO MUNICÍPIO DE MORRO DO CHAPÉU/BA Ana Paula Sena de Souza; Ivonice Sena de Souza (Universidade Estadual de Feira de Santana, Avenida Transnordestina,

Leia mais

Utilização de subtração de imagem e NDVI na avaliação da cobertura vegetal na RPPN Cafundó, Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Utilização de subtração de imagem e NDVI na avaliação da cobertura vegetal na RPPN Cafundó, Cachoeiro de Itapemirim, ES. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 011, INPE p.1918 Utilização de subtração de imagem e NDVI na avaliação da cobertura vegetal

Leia mais

ÍNDICES DE VEGETAÇÃO PARA A AMAZÔNIA CARACTERIZAÇÃO DO DESMATAMENTO E MUDANÇAS DE USO DA TERRA.

ÍNDICES DE VEGETAÇÃO PARA A AMAZÔNIA CARACTERIZAÇÃO DO DESMATAMENTO E MUDANÇAS DE USO DA TERRA. ÍNDICES DE VEGETAÇÃO PARA A AMAZÔNIA CARACTERIZAÇÃO DO DESMATAMENTO E MUDANÇAS DE USO DA TERRA. Julio Anggas Saenz 1, Mônica Rodrigues de Queiroz 2 1 Centro Universitário do Norte UNINORTE, Graduando em

Leia mais

USO DE IMAGENS TM LANDSAT 5 PARA ANÁLISE DO ALBEDO E SALDO DE RADIAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAMARAGIBE: DESTAQUE PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE-AL

USO DE IMAGENS TM LANDSAT 5 PARA ANÁLISE DO ALBEDO E SALDO DE RADIAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAMARAGIBE: DESTAQUE PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE-AL USO DE IMAGENS TM LANDSAT 5 PARA ANÁLISE DO ALBEDO E SALDO DE RADIAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAMARAGIBE: DESTAQUE PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE-AL Laurizio Emanuel Ribeiro Alves 1 ; Heliofábio Barros Gomes

Leia mais

II Semana de Geografia UNESP / Ourinhos 29 de Maio a 02 de Junho de 2006

II Semana de Geografia UNESP / Ourinhos 29 de Maio a 02 de Junho de 2006 USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA CÓRREGO DO PORTO-TRÊS LAGOAS MS SILVA, Laís C.N. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS lais_cns@yahoo.com.br DELGADO, Valeria P. Universidade Federal de

Leia mais

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA VEGETAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA POR MEIO DO NDVI Luana Menezes Vianna 1 Odair Lacerda Lemos 2 ¹ Estudante de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do

Leia mais

Vinícius Emmel Martins 2, Dieison Morozoli Da Silva 3, Sidnei Luís Bohn Gass 4

Vinícius Emmel Martins 2, Dieison Morozoli Da Silva 3, Sidnei Luís Bohn Gass 4 CORREÇÃO ATMOSFÉRICA DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA FINS DE MAPEAMENTO TEMPORAL DE USO E COBERTURA DO SOLO 1 ATMOSFERIC CORRECTION OF SATELLITE IMAGES FOR MAPPING TEMPORAL LAND USE AND LAND COVER Vinícius

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DE PASTAGENS DEGRADADAS EM MICROBACIAS DA REGIÃO DE GUARARAPES-SP

CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DE PASTAGENS DEGRADADAS EM MICROBACIAS DA REGIÃO DE GUARARAPES-SP CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DE PASTAGENS DEGRADADAS EM MICROBACIAS DA REGIÃO DE GUARARAPES-SP Ricardo Guimarães Andrade 1 Ieda Del Arco Sanches 2 Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues 3 Fábio Enrique Torresan

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA Revista do CERES Volume 1, Número 2 2015 http://www.cerescaico.ufrn.br/ceres/ SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 METODOLOGIA PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS PRODUTORAS DE MILHO Felipe Hashimoto e Fengler

Leia mais

Eixo Temático ET Meio Ambiente e Recursos Naturais

Eixo Temático ET Meio Ambiente e Recursos Naturais 832 Eixo Temático ET-03-008 - Meio Ambiente e Recursos Naturais APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA CARACTERIZAÇÃO DA COBERTURA VEGETATIVA DA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE IGARACY, PB Paloma Mara de Lima Ferreira¹,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA UTILIZANDO O SPRING VISANDO A AVALIAÇÃO TEMPORAL DO USO DO SOLO NO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA UTILIZANDO O SPRING VISANDO A AVALIAÇÃO TEMPORAL DO USO DO SOLO NO ESTADO DE PERNAMBUCO CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA UTILIZANDO O SPRING VISANDO A AVALIAÇÃO TEMPORAL DO USO DO SOLO NO ESTADO DE PERNAMBUCO José Oscar Gomes da Paz 1 ; Rodolfo Jorge Bezerra 2 ; Hernande Pereira da Silva 3 ;

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Pivôs centrais são sistemas circulares de irrigação bastante utilizados no Brasil para produção de grãos, sementes, gramas e hortaliças, entre outros produtos. Considerando-se

Leia mais

ANÁLISE DE DIFERENTES TIPOS DE USO DO SOLO DA REGIÃO SEMIÁRIDA UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS

ANÁLISE DE DIFERENTES TIPOS DE USO DO SOLO DA REGIÃO SEMIÁRIDA UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS ANÁLISE DE DIFERENTES TIPOS DE USO DO SOLO DA REGIÃO SEMIÁRIDA UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS Paulo Roberto Megna Francisco 1 ; Iêde de Brito Chaves 2 ; Lúcia Helena Garófalo Chaves 3 ; Eduardo Rodrigues Viana

Leia mais

DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO SOLO E DA VEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO SOLO E DA VEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO SOLO E DA VEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Douglas Alberto de Oliveira Silva (1); Wellington Manoel dos Santos (1); Telliane Santos Salgueiro Silva (2); Symonne Pereira Fernandes

Leia mais

ENGENHARIA AMBIENTAL - Trabalho de Conclusão de Curso /02

ENGENHARIA AMBIENTAL - Trabalho de Conclusão de Curso /02 IDENTIFICACAO DE CULTURAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DO SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL PLANO DE TRABALHO CLASSIFICAÇÃO DE CULTURAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DE IMAGENS DE SATÉLITE MULTISPECTRAIS AUTORES: Frederico

Leia mais

Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia

Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia O INPE e a Amazônia PRODES - Monitoramento do desmatamento em formações florestais

Leia mais

PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E COBERTURA VEGETAL: UMA ABORDAGEM NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA

PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E COBERTURA VEGETAL: UMA ABORDAGEM NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E COBERTURA VEGETAL: UMA ABORDAGEM NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA Natália de Brito Lima¹, Hermilino Danilo Santana de Carvalho², Elane Fiuza Borges³, Luana Brito Lima 4, Israel

Leia mais

Sensoriamento Remoto e Qualidade da Água

Sensoriamento Remoto e Qualidade da Água Sensoriamento Remoto e Qualidade da Água Fabricio Imamura Isabella Perri Brito Melissa Pegoraro Paola Martinelli AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DE MANSO ATRAVÉS DO SENSORIAMENTO REMOTO

Leia mais

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA RESPOSTA ESPECTRAL DA VEGETAÇÃO DO BIOMA PAMPA, FRENTE ÀS VARIAÇÕES DA FENOLOGIA

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA RESPOSTA ESPECTRAL DA VEGETAÇÃO DO BIOMA PAMPA, FRENTE ÀS VARIAÇÕES DA FENOLOGIA ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA RESPOSTA ESPECTRAL DA VEGETAÇÃO DO BIOMA PAMPA, FRENTE ÀS VARIAÇÕES DA FENOLOGIA ALAN B. A. BISSO¹, CAMILA B. CARPENEDO², ELIANA L. DA FONSECA³, FRANCISCO E. AQUINO 4 1 Geógrafo,

Leia mais

Sensoriamento Remoto: exemplos de aplicações. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.

Sensoriamento Remoto: exemplos de aplicações. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Sensoriamento Remoto: exemplos de aplicações Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Os recursos naturais e o meio ambiente estão em constante mudanças, seja pela evolução natural

Leia mais

Análise da vegetação da Área de Preservação Ambiental de São Desidério - BA, a partir do DVI e DWI

Análise da vegetação da Área de Preservação Ambiental de São Desidério - BA, a partir do DVI e DWI Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.1888 Análise da vegetação da Área de Preservação Ambiental de São Desidério -

Leia mais

Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013, INPE

Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013, INPE Identificação do desmatamento através da análise comparativa do Normalize Difference Vegetation Index (NDVI) e Ratio Vegetation Index (RVI) no município de Juiz de Fora - MG Giana Grupioni Rezende¹ Lais

Leia mais

Celina Cândida Ferreira Rodrigues 1 ; Jéssica Gomes Fontes Nery 2 ; Thomás Rocha Ferreira 3 ; Bernardo Barbosa da Silva 4

Celina Cândida Ferreira Rodrigues 1 ; Jéssica Gomes Fontes Nery 2 ; Thomás Rocha Ferreira 3 ; Bernardo Barbosa da Silva 4 ANÁLISE COMPARATIVA DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA PARA O PERÍMETRO IRRIGADO DE SÃO GONÇALO - PB UTILIZANDO IMAGENS DOS SATÉLITES LANDSAT 5 E 8 Celina Cândida Ferreira Rodrigues 1 ; Jéssica

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO. Daniel C. Zanotta

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO. Daniel C. Zanotta INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO Daniel C. Zanotta O que é Sensoriamento Remoto? Arte e ciência da obtenção de informação sobre um objeto sem contato físico direto com o objeto. É a tecnologia científica

Leia mais

EIXO TEMÁTICO: TÉCNICA E MÉTODOS DE CARTOGRAFIA, GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, APLICADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAIS

EIXO TEMÁTICO: TÉCNICA E MÉTODOS DE CARTOGRAFIA, GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, APLICADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAIS EIXO TEMÁTICO: TÉCNICA E MÉTODOS DE CARTOGRAFIA, GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, APLICADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAIS UTILIZAÇÃO DE UM SIG PARA O ESTUDO DE SUSCEPTIBILIDADE À DESERTIFICAÇÃO

Leia mais

COMPARATIVO ESTATÍSTICO MULTITEMPORAL ENTRE ACP E NDVI NA DETECÇÃO DE SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO EM IMAGENS LANDSAT 5 TM

COMPARATIVO ESTATÍSTICO MULTITEMPORAL ENTRE ACP E NDVI NA DETECÇÃO DE SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO EM IMAGENS LANDSAT 5 TM COMPARATIVO ESTATÍSTICO MULTITEMPORAL ENTRE ACP E NDVI NA DETECÇÃO DE SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO EM IMAGENS LANDSAT 5 TM Fabrício Sousa da Silva fabriciosousasilv@gmail.com Mestrando em Análise e Model. de

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIOS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ÍNDICE CLIMÁTICO.

DETERMINAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIOS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ÍNDICE CLIMÁTICO. DETERMINAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIOS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ÍNDICE CLIMÁTICO. José Eduardo M. PEZZOPANE 1, Sílvio N. de OLIVEIRA NETO 2, Marina de F. VILELA

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Sensoriamento Remoto. Prof. Luiz Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Sensoriamento Remoto. Prof. Luiz Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Sensoriamento Remoto Prof. Luiz Rotta SENSORIAMENTO REMOTO - DEFINIÇÕES Utilização de sensores para a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sem que haja contato direto

Leia mais

ANÁLISE DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA GESTÃO DE IMAGENS CAPTURADAS POR DRONES

ANÁLISE DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA GESTÃO DE IMAGENS CAPTURADAS POR DRONES ANÁLISE DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA GESTÃO DE IMAGENS CAPTURADAS POR DRONES Lucas dos Santos Silva (PIBIC/CNPq/UEPG), Maria Salete Marcon Gomes Vaz (Orientadora), e-mail: salete@uepg.br. Universidade Estadual

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/45 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Teoria Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/45 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO Horrana Ferreira Ribeiro¹; Jacinto Pereira Santos²; ¹Aluno(a) do

Leia mais

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI RESUMO Fausto Miguel da Luz Netto faustoluz_netto@hotmail.com Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

27/03/2017 OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NDVI E RAZÃO DE BANDAS AULA 04 RAZÃO DE BANDAS. Ex: Realce de minerais de Ferro = ρ v / ρ A

27/03/2017 OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NDVI E RAZÃO DE BANDAS AULA 04 RAZÃO DE BANDAS. Ex: Realce de minerais de Ferro = ρ v / ρ A OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NDVI E AULA 04 Daniel C. Zanotta 27/03/2017 Dividir uma banda por outra (pixel a pixel) pode trazer diversas informações a respeitos dos alvos contidos na cena. Dependendo dos canais

Leia mais

Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2011, 2012 e 2013

Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2011, 2012 e 2013 Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2011, 2012 e 2013 Resultados Preliminares Abril de 2014 PIETRO DE ALMEIDA CÂNDIDO MAPAS DAS CICATRIZES DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS

Leia mais

VARIABILIDADE DO NDVI NA BACIA DO RIO TRUSSU CEARÁ

VARIABILIDADE DO NDVI NA BACIA DO RIO TRUSSU CEARÁ VARIABILIDADE DO NDVI NA BACIA DO RIO TRUSSU CEARÁ E. R. F. Lêdo 1 ; F. D. D. Arraes 2 ; M. G. Silva 3 ; D. H. Nogueira 4 RESUMO: Este trabalho teve por objetivo analisar e interpretar a evolução temporal

Leia mais

ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETACAO SAZONAL PADRONIZADO A PARTIR DE IMAGENS DO SPOT VEGETATION E ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO PADRONIZADA DO TRMM

ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETACAO SAZONAL PADRONIZADO A PARTIR DE IMAGENS DO SPOT VEGETATION E ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO PADRONIZADA DO TRMM ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETACAO SAZONAL PADRONIZADO A PARTIR DE IMAGENS DO SPOT VEGETATION E ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO PADRONIZADA DO TRMM Janice F. LEIVAS 1, Ricardo G. ANDRADE 1, Daniel de C. VICTORIA

Leia mais

Determinação de Índices de Vegetação para a análise da cobertura vegetal em bacia hidrográfica do Agreste pernambucano.

Determinação de Índices de Vegetação para a análise da cobertura vegetal em bacia hidrográfica do Agreste pernambucano. Determinação de Índices de Vegetação para a análise da cobertura vegetal em bacia hidrográfica do Agreste pernambucano. Adriana de Carvalho Figueirêdo 1, 3 Abelardo Antonio de Assunção Montenegro 1 Eduardo

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ANÁLISE TEMPORAL DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA ENTRE O PERÍODO DE 1998 A 2009. Maria Eliene

Leia mais

Aplicação de redes neurais artificiais para estimativa de produção florestal utilizando imagens Landsat 7

Aplicação de redes neurais artificiais para estimativa de produção florestal utilizando imagens Landsat 7 http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.8-528-1 Aplicação de redes neurais artificiais para estimativa de produção florestal utilizando imagens Landsat 7 Pablo F. Lopes 1, Thaissa R. Teixeira

Leia mais

O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma

O resultado é uma série de fatias da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma Sensores e Satélites Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma plataforma estável à distância do objeto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados a Estudos Geoambientais Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CURSO: MESTRADO (X)

Leia mais

MAPEAMENTO DE CORPOS HÍDRICOS UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE DE ALTA RESOLUÇÃO

MAPEAMENTO DE CORPOS HÍDRICOS UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE DE ALTA RESOLUÇÃO 1 MAPEAMENTO DE CORPOS HÍDRICOS UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE DE ALTA RESOLUÇÃO Joyce Bueno Mafra¹, Jerry Adriani Johann², Willyan Ronaldo Becker 3, Rennan Paloschi 4, Clovis Cechim Junior 5. Inovação

Leia mais

Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2007, 2008 e 2009

Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2007, 2008 e 2009 Monitoramento de Queimadas e Incêndios na Região do Parque Estadual do Jalapão em 2007, 2008 e 2009 Resultados Preliminares Dezembro de 2013 PIETRO DE ALMEIDA CÂNDIDO MAPAS DAS CICATRIZES DE QUEIMADAS

Leia mais

Metodologia adotada pelas iniciativas de monitoramento do Atlas da Mata Atlântica e do MapBiomas

Metodologia adotada pelas iniciativas de monitoramento do Atlas da Mata Atlântica e do MapBiomas Metodologia adotada pelas iniciativas de monitoramento do Atlas da Mata Atlântica e do MapBiomas 1. Descrição das iniciativas de monitoramento 1.1. Atlas da Mata Atlântica - SOS Mata Atlântica/Inpe O Atlas

Leia mais

CARTOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE DADOS COM ABORDAGEM ESPAÇO E TEMPO

CARTOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE DADOS COM ABORDAGEM ESPAÇO E TEMPO CARTOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE DADOS COM ABORDAGEM ESPAÇO E TEMPO 1 Resumo: A localização e organização dos diferentes tipos de dados geográficos são importantes para a interpretação

Leia mais

DINÂMICAS ESPECTRO-TEMPORAIS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA CE COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS SATÉLITE

DINÂMICAS ESPECTRO-TEMPORAIS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA CE COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS SATÉLITE DINÂMICAS ESPECTRO-TEMPORAIS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA CE COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS SATÉLITE Francilaine Nóbrega de Lima¹; Neison Cabral Ferreira Freire²; Janaína Barbosa da Silva³ ¹Estudante do Curso

Leia mais

¹ Graduandos em Geoprocessamento IFPI.

¹ Graduandos em Geoprocessamento IFPI. Evolução Multitemporal do Uso e Cobertura do Solo no Município de Baixa Grande do Ribeiro PI Hernandes Brito Costa¹, Felipe Ramos Dantas¹, Adriel Rodrigues do Sousa¹ ¹ Graduandos em Geoprocessamento IFPI.

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO KARAMACY - ITAPEVA/SP.

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO KARAMACY - ITAPEVA/SP. MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO KARAMACY - ITAPEVA/SP. Nome do Autor (a) Principal Amanda Aparecida de Lima. Nome (s) do Coautor (a) (s) NatháliaJanjácomo da Mota; Andressa

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS A FAVOR DO PLANEJAMENTO URBANO: UMA APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA

GEOTECNOLOGIAS A FAVOR DO PLANEJAMENTO URBANO: UMA APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA GEOTECNOLOGIAS A FAVOR DO PLANEJAMENTO URBANO: UMA APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA BORGES, V.V. * ZAIDAN, R. T.** Resumo: O levantamento do uso da terra é um aspecto de interesse fundamental para

Leia mais

ESTUDO DE VARIABILIDADE DAS PRECIPITAÇÕES EM RELAÇÃO COM O EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) EM ERECHIM/RS, BRASIL.

ESTUDO DE VARIABILIDADE DAS PRECIPITAÇÕES EM RELAÇÃO COM O EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) EM ERECHIM/RS, BRASIL. ESTUDO DE VARIABILIDADE DAS PRECIPITAÇÕES EM RELAÇÃO COM O EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS) EM ERECHIM/RS, BRASIL. Josué Vicente Gregio 1 jvgregio@gmail.com Fabio de Oliveira Sanches 2 fsanches@uffs.edu.br

Leia mais

RESUMO ESTUDO DE CASO. MELO, Antonio Juscelino de Souza [1], ALVES, Herick Rennan Castro [2], FILHO, Wellington Soares Pereira [3]

RESUMO ESTUDO DE CASO. MELO, Antonio Juscelino de Souza [1], ALVES, Herick Rennan Castro [2], FILHO, Wellington Soares Pereira [3] Detecção de queimadas e realização de mapas de calor utilizando produtos de sensoriamento remoto, e técnicas de geoprocessamento da região nordeste do Pará ESTUDO DE CASO MELO, Antonio Juscelino de Souza

Leia mais

Distribuição Da Precipitação Média Na Bacia Do Riacho Corrente E Aptidões Para Cultura Do Eucalipto

Distribuição Da Precipitação Média Na Bacia Do Riacho Corrente E Aptidões Para Cultura Do Eucalipto Distribuição Da Precipitação Média Na Bacia Do Riacho Corrente E Aptidões Para Cultura Do Eucalipto Jailson Silva Machado ( ¹ ) ; João Batista Lopes da Silva (2) ; Francisca Gislene Albano (3) ; Ilvan

Leia mais

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Coleta de dados de sensoriamento remoto A quantidade de radiação eletromagnética,

Leia mais

Anais 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Cuiabá, MT, 22 a 26 de outubro 2016 Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p.

Anais 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Cuiabá, MT, 22 a 26 de outubro 2016 Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p. Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p. 191-196 Análise multitemporal, com base no Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), da cobertura vegetal da Reserva Particular de Patrimônio Natural

Leia mais

Eixo Temático ET Recursos Hídricos

Eixo Temático ET Recursos Hídricos 1021 Eixo Temático ET-05-003 - Recursos Hídricos UTILIZAÇÃO DE COMPOSIÇÕES DE BANDAS DOS SATÉLITES LANDSAT 5 TM E LANDSAT 8 TM PARA CARACTERIZAÇÃO DA REDUÇÃO DE ÁREA DO AÇUDE ENGENHEIRO ÁVIDOS NO SEMIÁRIDO

Leia mais