Palavras-Chave: História da Ciência ; Livro Didático ; Química.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-Chave: História da Ciência ; Livro Didático ; Química."

Transcrição

1 ANALISANDO POSSÍVEIS ABORDAGENS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLEM CRUZ,Flávia Santa ¹ SILVA, Thiago Pereira da² FERREIRA,Kalyne Rosário Morais³ SOUZA, Mônica Marcelino de 4 BARBOSA, Daniela de Brito 5 RESUMO O livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados no campo de ensino e aprendizagem, sendo utilizado como fonte de conhecimento e é um suporte de relação entre o professor e o aluno, assumindo um papel primordial na escola, por isso a necessidade de estudá-lo em sua plenitude. O governo federal implantou programas de aperfeiçoamento para escolha do livro didático em que o educador pode selecionar os livros que condizem com a realidade e condições de seu trabalho. Nesse aspecto, uma abordagem importante que deve conter nos livros didáticos, é a história da ciência, pois segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1998) a história da ciência [...] tem uma relevância para o aprendizado que transcende a relação social, pois ilustra também o desenvolvimento e a evolução dos conceitos a serem aprendidos,esclarecendo certas teorias científicas e derrubando certos dogmas impostos como verdade absoluta, mostrando o caráter mutável da ciência.nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar e investigar como está sendo abordada a história da ciência nos livros didáticos de Química do Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio (2012).O método de procedimento utilizado neste trabalho foi uma pesquisa exploratória, onde foi analisada uma vasta bibliografia acerca do tema e em seguida utilizou-se critérios para sistematizar a análise desses livros baseado em uma tabela de classificação levando em consideração 3 categorias de análise sobre abordagem histórica. Os resultados apontam que grande parte dos livros analisados reduzem a história da ciência a nomes, datas e anedotas, pois se baseiam em ideias de que a ciência é feita por grandes personagens, parte de eventos marcantes, com data determinada e o estudo isolado dos fatos. Palavras-Chave: História da Ciência ; Livro Didático ; Química.

2 1.INTRODUÇÃO De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2006) as concepções de ensino escolar são construções históricas que adquirem sentidos e significados próprios.o conhecimento químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana, em contínua mudança. A História da Química, como parte do conhecimento socialmente produzido, deve permear todo o ensino de Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos. Considerando a importância que os livros didáticos têm no contexto educacional, estes devem ser escolhidos pelos educadores de forma crítica, consciente e condizente com a realidade que a escola esteja inserida e o contexto educacional atual. Muitas vezes a história da ciência encontrada nos livros didáticos é distorcida e simplificada, sendo chamada de pseudo-história, reforçando alguns mitos científicos e transmitindo falsas concepções acerca da natureza da ciência a professores e alunos. Neste sentido, alguns questionamentos foram necessários para nortear este estudo: a) A história da ciência está presente nos livros didáticos? Como ela está sendo abordada? b) A forma pela qual a história da ciência aparece nos livros didáticos é considerada adequada para um ensino de boa qualidade? c) Como a história da ciência vem sendo utilizada, uma vez que ela pode ser um excelente recurso pedagógico? Nesta perspectiva, o referido trabalho investigou a presença e analisou como está sendo discutida a história da ciência em 3 livros didáticos de Química adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático E ainda, levantou critérios que foram propostos para a escolha dos mesmos; identificou os autores responsáveis pela seleção dos livros e sua responsabilidade neste cenário; diagnosticou através dos PCN s e dos DCNEM de Química, o trabalho que pode ser desenvolvido no contexto da História da Química e como a mesma está sendo apresentada pelos livros analisados; identificou na literatura referências que abordam como os professores compreendem o uso da História da Ciência no ensino e as possíveis dificuldades apresentadas no trabalho com a mesma, apresentando algumas explicações que podem favorecer uma interferência no sentido de melhorar a abordagem dos conceitos científicos em sala de aula, principalmente nas questões que remetem a gênese da ciência e sua relação com a sociedade.

3 2.COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO TRABALHO ESCOLAR. De acordo com Ferreira (s.a), as escolas têm sido responsáveis pela transmissão de conteúdos inadequados a respeito da Natureza da Ciência. Permanece a rígida tradição de comunicar fatos ou produtos da ciência. O conteúdo do conhecimento é enfatizado, ao passo que a sua construção é negligenciada ou, involuntariamente, distorcida.mesmo nos livros didáticos, ainda hoje a principal ferramenta usada pelo professor e que poderia lhes servir de apoio nesse caso, as concepções sobre Natureza da Ciência costumam ser incorretas, simplistas e incompletas. De acordo com Ferreira : A literatura a favor da pertinência desse tema para o ensino sugere que os conhecimentos sobre Natureza da Ciência seriam relevantes para a tomada de decisões conscientes pela sociedade. Outros argumentos costumam ser citados: manipulação e entendimento da tecnologia; compreensão da ciência como elemento cultural; compreensão das normas da comunidade científica; sucesso no aprendizado de conteúdos da ciência; satisfação dos estudantes ao aprender sobre NdC. Defende-se que sua presença humaniza o ensino de ciências, e que seria fundamental para compreender o significado, produção, correlações, possibilidades e limitações do conhecimento (FERREIRA, s.a, p.2-3) Embora não se pense numa relação de equivalência entre o que o professor sabe e o que ele efetivamente ensina, defende-se, já há algum tempo, a presença de cursos sobre essa temática também na formação desses profissionais.uma das mais atuantes vozes na defesa desse ponto de vista é a do pesquisador Michael Matthews. Para ele, as significativas concepções equivocadas de alunos e professores sobre o tema já justificariam essa necessidade (MATTHEWS, 1994). Podemos observar que apesar dessas recomendações já então existentes,relatos de fins da década de 1990 indicavam que a formação dos docentes era falha nesse sentido. Os professores não sabiam sobre o funcionamento da ciência,consideravam que os cientistas tinham características peculiares e empregavam rigidamente o método científico para alcançar seus objetivos, não tinham consciência da construção social e cultural do pensamento científico, etc. (FERREIRA, s. a.). Em relação à necessidade de uma abordagem contextualizada, aponta-se que tratar de aspectos da NdC sem recorrer a exemplos para contextualizá-los seria ineficiente. Sugere-se a História da Ciência um dos caminhos possíveis para essa contextualização:

4 No ensino de NdC em qualquer nível, exemplos da história da ciência são úteis para gerar discussões sobre NdC e compreender sua natureza contextual (CLOUGH; OLSON, 2008, p. 144). 3. A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SEU USO NA EDUCAÇÃO Martins (2004) aborda que a história da ciência nos apresenta o desenvolvimento do saber cientifico, e nos livros didáticos constam os resultados aos quais a ciência surgiu, as teorias e conceitos que aceitamos, as técnicas de análise que utilizamos, mas não apresentam alguns outros aspectos da ciência. Desse modo, a história das ciências não pode substituir o ensino, mas ela pode complementar dando mais ênfase ao saber cientifico, pois muitos estudiosos consideram a ciência como algo atemporal, sem nexo com a realidade, mas ela não é uma coisa isolada, faz parte de um desenvolvimento histórico e cultural. Há vários anos os educadores de todo o mundo perceberam a importância da utilização da história da ciência no ensino de todos os níveis. O Brasil não é uma exceção, e nos últimos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino médio enfatizaram muito a relevância da história da ciência para complementar outras abordagens do ensino científico. Apesar da história da ciência estar ganhando espaço tanto no nível universitário como no nível médio, ainda existe muitos obstáculos que impedem que esse campo de estudo se efetive no mundo acadêmico e cumpra seu papel no ensino, a primeira barreira refere-se a carência de um número suficiente de professores com a formação adequada para ensinar e pesquisar, pois se aprende acerca da história da ciência com o docente que entenda do assunto, precisamos de professores pesquisadores qualificados para tal ação. Martins (2004) afirma que a carência de um número suficiente de professores com a formação adequada para pesquisar e ensinar de forma correta a história da ciência deverá ser desenvolvido com o passar do tempo no Brasil, como ocorreu em outros países. Precisamos de mais cursos de pós-graduação em história da ciência, intercâmbios com centros de pesquisas especializados do exterior, departamentos e centros de pesquisa na área. Enquanto não é resolvido, deve-se ter em mente que os professores improvisados podem não prestar um grande serviço a essa área.

5 A segunda barreira é a falta de material didático adequado que possa ser utilizado, focando a história da ciência, pois muitas obras destinadas transmitem informações históricas erradas e deturpam a natureza da própria história. Como descreve Martins (2004): Em vez de ajudar a corrigir a visão popular equivocada a respeito de como se dá o desenvolvimento cientifico, esses livros e artigos contribuem para reforçar e perpetuar muitos daninhos a respeito de grandes gênios. Por fim, um bom texto sobre a história das ciências usado na educação deve ter uma linguagem simples e de acordo com a realidade social.(2004, p.12) O terceiro problema refere-se aos equívocos cometidos em relação à natureza das ciências e seu uso na educação, que quando mal colocada torna-se um empecilho. Muitos materiais reduzem a história da ciência a nomes, datas e anedotas, pois se baseiam em ideias de que a ciência é feita por grandes personagens, parte de eventos marcantes, com data determinada e o estudo isolado dos fatos. Outro fato é que os professores de nível cientifico se baseiam no método indutivista da investigação científica positivista. Conforme afirma Martins (2004), geralmente, professores que não têm interesse e competência suficientes em história e filosofia da ciência transmitem uma visão distorcida do funcionamento da ciência para seus estudantes. Outra falha no uso da história da ciência no ensino é a obrigatoriedade de aceitação dos conhecimentos científicos, esses são colocados como verdade absoluta. O conhecimento cientifico implica em instrução de resultados de uma investigação, justificada e fundamentada, por isso não podemos impor e sim propor uma compreensão do que se estudou. Sumariamente, percebeu-se que o uso da ciência na educação não é algo simples, exige-se um conhecimento epistemológico e historiográfico especializado para se evitar que os professores cometam equívocos e empreguem a história da ciência de forma deturpada. 4. LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Segundo Pagliarini (2007) o livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados no campo de ensino e aprendizagem, ele é utilizado como fonte de conhecimento e é um suporte de relação entre o professor e o aluno, além do mais o

6 livro assume um papel primordial na escola por isso a necessidade de estudá-lo em sua plenitude. Lajolo (1996) apud Piedrahita (1998) destaca que, o livro didático é um instrumento importante de ensino e aprendizagem formal, que apesar de não ser o único pode ser decisivo para a qualidade do ensino e aprendizado. Para ter caráter didático, precisa ser trabalhado de forma sistemática e organizada dentro dos parâmetros das disciplinas escolares. A partir da década de 80 foram criados programas federais de aquisição de livros didáticos. O precursor foi o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) esse por sua vez traz políticas inovadoras para os livros didáticos no país, participação dos professores e da escola na escolha dos livros, distribuição gratuita dos exemplares e a universalização do atendimento do programa, são atribuições dessa iniciativa governamental. De acordo com Pagliarini (2007) um segundo marco no PNLD ocorreu em 1996 quando novas mudanças foram realizadas. Ainda mantendo o papel de comprador e distribuidor dos livros didáticos, o governo constituiu uma comissão com o intuito de analisar a qualidade dos conteúdos programáticos, os aspectos pedagógicos e metodológicos dos livros comprados pelo programa para as séries iniciais do ensino fundamental. A primeira pesquisa em relação aos primeiros livros didáticos avaliados pelo PNLD mostrava que os mesmos apresentavam erros conceituais e eram desatualizados, não contendo informações adequadas dos conteúdos curriculares. Partindo disso, o MEC (Ministério da Educação) começou a avaliar os livros didáticos e passou a divulgar essas avaliações nos guias didáticos distribuídos nas escolas para que os professores tenham em mãos um material que facilite a escolha dos materiais pedagógicos. Isso trouxe uma concorrência entre as editoras que a partir do PNLD passaram a rever a produção dos livros a serem utilizados em sala de aula. Em 2005 surgiu o PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio), esse programa foi e é de grande importância para o fazer pedagógico do ensino médio especialmente os livros do campo das ciências, como Física e Química. Segundo o PNLEM (2007) os livros devem auxiliar os professores em seu percurso pedagógico, não deve ser considerado o único material para trabalhar em sala de aula, mas uma ferramenta que ajudará os educadores em sua função de ensinar. Assim, o livro é um apoio e possibilita liberdade em seu caminho didático.

7 Com o PNLEM, o professor do ensino médio tem em mãos um guia, que democratiza o saber pedagógico, o livro não vem com tudo pronto, pelo contrário, possibilita novos caminhos a serem percorridos ao longo da jornada em sala de aula. As obras didáticas precisam atender as necessidades das demandas sociais e as novas exigências de uma sociedade capitalista. O PNLEM estabelece três critérios básicos para os programas de avaliação do livro didático, o primeiro refere-se ao fato de não conter erros conceituais e informações desatualizadas, o segundo exige que a obra didática deva conter uma coerência em suas escolhas metodológicas e ajude no desenvolvimento do raciocínio lógico e o terceiro tem um caráter eliminatório, esse se baseia nos critérios éticos para um convívio social 5. METODOLOGIA O método de procedimento utilizado neste trabalho foi uma pesquisa exploratória, onde analisou-se uma vasta bibliografia acerca do tema, com o objetivo de investigar a presença de alguns aspectos envolvendo o uso da história da ciência e a importância que os livros didáticos de Química possuem como agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento da Ciência Química. Dessa forma foram analisadas 3 livros de Química do 1º ano do Ensino Médio propostos pelo PNLD Assim, realizou-se uma análise em torno da escolha do livro didático de Química, ressaltando a importância desse recurso, pois o livro ainda é o material didático mais usado nas escolas. Atualmente, tem-se um programa do Governo Federal que veio com o objetivo de auxiliar na escolha e seleção dos livros didáticos. Os critérios utilizados para sistematizar a análise desse livros seguiram as ideias do trabalho de SILVA e TEIXEIRA (2009) que elaborou uma tabela de classificação levando em consideração 3 aspectos: a quantidade de informações históricas, a disposição e a maneira como estas inserções ocorreram e por fim a qualidade das informações veiculadas. Estes aspectos iniciais também chamados de categorias foram subdivididos no decorrer da análise devido à diversidade de abordagens históricas que no decorrer da análise são encontradas. Assim a primeira categoria (1) que se refere à quantidade de referências históricas existentes, pôde ser dividida em quatro subcategorias. A primeira (1.1) se caracteriza pela ausência de referências históricas. A segunda subcategoria (1.2) se

8 caracteriza por conter informações históricas, mas de maneira muito espaçada ou incompleta. A subdivisão seguinte (1.3) possui informações completas, mas ainda em quantidade muito pequena e a última subdivisão (1.4) se caracteriza por conter um bom número de referências históricas. A segunda categoria (2) possui um caráter mais classificatório no sentido de apontar as maneiras como estas informações ocorrem; também foi dividida em quatro subcategorias: (2.1) quando há seções específicas ou boxes; (2.2) no caso em que as informações históricas estão diluídas no texto de forma pontual; (2.3) quando elas estão diluídas no texto de maneira articulada; (2.4) quando há capítulos específicos sobre História da Ciência. A última categoria (3) que analisa a qualidade das informações históricas também divididas em quatro subcategorias: (3.1) presença de mitos ou histórias cuja veracidade não é comprovada ou a presença de erros e equívocos nas informações; (3.2) quando houve uma análise equivocada dos eventos históricos sob a ótica dos conceitos modernos; (3.3) quando a qualidade do conteúdo histórico apresentado pouco contribuiu para a aprendizagem do assunto em questão; e a ultima (3.4) quando houve uma importante contribuição da referência histórica fornecida para o conteúdo de Química trabalhado neste trecho específico do livro. 5.1 Relação das Obras Analisadas A seguir seguem os livros de Química adotados pelo PNLD 2012 que foram objetos de análise no presente trabalho acadêmico: Quadro 1. Obras Analisadas LIVRO AUTORES EDITORA VOLUME 1-Química 2-Quimica para a Nova Geração-Quimica Cidadã Andréa horta Machado/ Eduardo Fleury mortimer Eliane Nilvana F. de Castro /Gentil de S. Silva /Gerson de Souza Mól Roseli T. Matsunaga /Sálvia Barbosa Farias /Sandra Maria de Oliveira Santos / Siland Meiry França SCIPIONE Vol 1 NOVA GERAÇÃO Vol 1

9 3-Ser Protagonista Química. Fonte: própria (2012) Dib /Wildson Luiz Pereira dos Santos Julio Cesar Foschini Lisboa SM Volume único (Conteúdos do 1º ano) 5.2. Categorias de Análise Para que se possa entender melhor como funcionou a análise dos 3 livros didáticos é preciso tomar como base as idéias trabalhadas por SILVA e TEIXEIRA (2009) através da compreensãodos critérios representados no quadro abaixo: Quadro 2. Categorias de Análise CATEGORIA SUBCATEGORIA DEFINIÇÃO (1.1) Não há conteúdo História da ciência não foi em (1) EM RELAÇÃO A histórico. nenhum momento abordada. QUANTIDADE DE (1.2) Há conteúdo A História da Ciência aparece CONTEÚDO HISTÓRICO histórico,mas de maneira somente como introdução de espaçada ou incompleta. capítulos ou assuntos ou informações imprecisas incompletas como, por exemplo, sem a devida localização temporal. (1.3) Há conteúdo histórico,mas em quantidade pequena. (1.4) Há uma grande quantidade de conteúdo histórico. A História da Ciência aparece introduzindo assuntos ou capítulos, mas sem riqueza de detalhes. A História da ciência de além fazer introdução ao capitulo ou assunto está presente ao longo do texto. (2) EM RELAÇÃO A MANEIRA COMO ESTES TÓPICOS FORAM ABORDADOS ) EM RELAÇÃO A QUALIDADE DE INFORMAÇÕES HISTÓRICAS APRESENTADAS (2.1) Boxes ou seções específicas sobre história da ciência. (2.2) O conteúdo histórico está presente diluído nos capítulos, mas de forma pontual. (2.3) O conteúdo históricoestá presente diluído nos capítulos de forma articulada (2.4) Capítulo específico sobre História da Ciência (3.1) Presença de mitos científicos ou presença de erros (3.2) Analise equivocadas de eventos históricos sob a ótica dos conceitos atuais. Biografias de cientistas, e/ou fatos relacionadosa alguma descoberta científica. O conteúdo histórico esta inserido no texto, mas serve apenas como introdução aos mesmos. O conteúdo histórico está inserido no texto dialogando com o conteúdo especifico. Capítulos inteiros destinados a História da Ciência. Histórias não comprovadas ou fictícias ou informações imprecisas ou com equívocos Apropriação inadequada de termos e conceitos atuais para discutir a história da ciência. (3.3) Conteúdo histórico não satisfaz As informações históricas não valorizam a Ciência com

10 Fonte: própria (2012) (3.4) O conteúdo histórico complementa os conteúdos dos Livros Didáticos. relação ao ensino. Baseado apenas em fatos historicamente comprovados e que ilustram a forma pela qual a ciência se desenvolve na prática 6. RESULTADOS E DISCUSSÃO Quadro 3. Análise e Classificação das Obras CATEGORIAS 1-Em relação à quantidade de conteúdo histórico 2-Em relação à maneira como estes tópicos foram abordados 3-Em relação à qualidade de informações históricas apresentadas SUBCATEGORIA Química X X X X --- X X --- X X Química para a nova geração- Quimica Cidadã 3-Ser Protagonista Química Fonte: própria (2012) --- X X X --- Fazendo uma análise do Livro 1 ( Química ) dos autores Mortimer e Machado ( 2012),Volume 1, podemos observar em relação a categoria 1,que em alguns capítulos foram apresentados conteúdos históricos mas em quantidades pequenas, onde aparece muitas vezes a história da ciência introduzindo assuntos ou capítulos, mas sem riqueza de detalhes. Isso pode ser observado no capítulo 7( INTRODUÇÃO ÁS TRANSFORMAÇÕES QUIMICAS). A História da Ciência apresentada é apenas introdutória no capítulo descrevendo em linhas gerais a história da humanidade a partir da construção dos primeiros instrumentos e ferramentas, o uso de fogo. Observa-se apenas uma breve passagem sem aprofundamento histórico.

11 Outro exemplo que levantamos em relação ao Livro 1 se refere a categoria 2 ( a maneira como os tópicos foram abordados) no Capítulo 6 ( Modelos para o átomo e uma introdução á tabela periódica, páginas de 137 á 147) consegue-se identificar vários textos que estão dentro da subcategoria 2.1: estão apresentados em Boxes ou seçõesespecíficas ( é o caso dos textos 1: A idéia do Átomo: da Grécia Antiga aos tempos atuais; texto 2: A hipótese Atômica de Dalton).Observa-se que cada boxe é trabalhado a história isoladamente dando ênfase a cada cientista responsável pela descoberta de alguma hipótese atômica. Em relação a categoria 3 ( a qualidade das informações históricas apresentadas) observou-se que no capítulo 7 o conteúdo histórico não satisfaz, ou seja, não valorizam a ciência com relação ao ensino, já que apenas citam sem aprofundamento alguns aspectos históricos. Já no capítulo 6 sobre modelos atômicos, acredita-se que os fatos colocados estão historicamente corretos e ilustram de fato a forma como a ciência se desenvolveu na prática., mas que poderia haver uma interligação maior entre os textos no sentido de apresentar uma ordem cronológica mais adequada. Fazendo uma breve análise do Livro 2 ( Química Cidadã ) dos autores Santos e Mol ( 2012),Volume 1,podemos observar em relação a categoria 1,que em alguns capítulos há conteúdoshistóricos, mas de maneira espaçada ou incompleta, além de apresentar conteúdo histórico.podemos observar isso nos capítulos 3 ( Constituintes das substâncias, Química e Ciência), no capítulo 5 ( Modelos Atômicos). Em relação a categoria 2, ( A maneira como esses tópicos foram abordados),observa-se que a maioria dos capítulos apresentam boxes ou seçõesespecíficas sobre história da ciência, ou seja, biografias de cientistas, e/ou fatos relacionadosa alguma descoberta científica, o que segundo Martins( 2004), é uma forma errônea de se ensinar história da ciência, já que enfatiza apenas nascimento, morte, grande descoberta obtida pelo cientista colocando-o como um grande gênio da ciência. Podemos observar isso nos boxes presentes no deccorrer dos livros que estão nas páginas 149, 155,182,260, entre outros. Já em relação a categoria 3, ( a qualidade de informações históricas apresentadas), podemos observar que grande parte do conteúdo histórico presente no livro não satisfaz, já que as informações históricas não valorizam a Ciência com relação ao ensino. Por fim, fazendo uma análise do Livro 3 ( Química: Ser Protagonista ) do autor Lisboa ( 2012),Volume único ( Avaliando apenas conteúdos do 1º ano- da página 14 á

12 268)- Em relação a categoria 1( A quantidade de conteúdo histórico presente), podemos observar quem em todos os capítulos analisados a História da Ciência aparece somente como introdução de capítulos ou assuntos ou informações imprecisas incompletas como, por exemplo, sem a devida localização temporal. Quanto a categoria 2, ( a maneira como estes tópicos forma abordados), podemos observar que a história da ciência apresenta-se nos capítulos em boxes ou seçõesespecíficas, enfatizando biografias de cientistas, e/ou fatos relacionadosa alguma descoberta científica. O que segundo Martins (2004) é uma forma simplista e errônea de se ensinar história da ciência. Já em relação a categoria 3, ( a qualidade de informações históricas apresentadas), podemos observar que grande parte do conteúdo histórico presente no livro não atende os critérios de um ensino de Química necessário à cidadania, já que as informações históricas não valorizam a Ciência com relação ao ensino. 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do exposto, podemos afirmar que o estudo da história da ciência é de fundamental importância para o campo educacional e para formação de um sujeito pesquisador capaz de entender como deve ser processado o conhecimento cientifico através do estudo e compreensão da natureza da ciência. Compreende-se que a ciência não dar para ser provada e sim estudada, que a verdade absoluta tão empreendida no campo do conhecimento, não existe, pelo contrário, os estudos são trabalhados em cima de hipóteses e devem ser visto dessa forma. Portanto, a ciência é configurada como um empreendimento humano e coletivo para a vida em sociedade. Outro aspecto a destacar é a importância de se trabalhar a história da ciência em nossas salas de aula, ela precisa está vinculada a nossa prática pedagógica, principalmente nos livros didáticos, que devem ser instrumentos dos futuros pesquisadores. O ensino de Química houve uma transformação, em que hoje não se admite uma metodologia pautada na decodificação de fórmulas e conceitos químicos, mas a interpretação deles e seu uso na vida cotidiana. Grande parte dos livros analisados relatam fatos histórico-científicos como se fosse algo para ocupar páginas, não permitindo que o aluno descubra o conceito através de fatos históricos. Também foi observado que os livros Quimica Cidadã e Química:

13 Ser Protagonista, reduzem a história da ciência a nomes, datas e anedotas, pois se baseiam em idéias de que a ciência é feita por grandes personagens, parte de eventos marcantes, com data determinada e o estudo isolado dos fatos. De acordo com a análise feita pode-se concluir que o Livro 1 ( Química) de Montimer e Machado, estaria mais próximo das concepções sobre o ensino de fatos históricos no contexto escolar. O livro 2 ( Química Cidadã) de Santos e Mol também apresentam alguns conteúdos históricos. Fica também evidenciado que a pequena análise dos livros, mostrou de certa forma, uma melhoria no quesito do uso de História da Ciência, mostrando que também acompanharam as mudanças na educação e que também influenciaram e continuam influenciando o ensino de Química no país. No entanto há necessidade do Professor ir em busca de algo que possa complementar seu plano de aula para trabalhar melhor com a história da ciência em sala de aula.é de fundamental importância que o professor como estruturador do ensinose coloque de maneira crítica frente aos Livros Didáticos que irá utilizar. Enfim, foi realizado um estudo em torno dos livros didáticos de Química, mas um estudo não se dá por terminado, desse modo, esse estudo é um ponto inicial para aprofundamentos posteriores, principalmentena análise dos volumes 2 e 3 das respectivas obras. REFERÊNCIAS BARROS, M. A; C, A. M. P. de. A história da Ciência iluminando e ensino de visão. Ciência e Educação, p.83-84, BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, CASSIANO, C.C.F. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História e suas implicações curriculares. História,São Paulo, v.23, n.1-2, p.33-48, 2004.

14 CLOUGH, M. P.; OLSON, J. K. Teaching and assessing the nature of science: an introduction. Science & Education. v. 17, p COBERN,W.W. The nature of Science and the Role of Knowledge and Belief. Science e Education, v.9, p , COSTA, G. F.; SILVA, P. S. A. da. Epistemologia e formação de professores de Química: reflexões sobre a experimentação que emergem num curso de pósgraduação lato sensu de ensino de ciência. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) Brasília, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010s. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, FERREIRA, J. M. H. Contribuições da História das (Pseudo) ciências para a abordagem da natureza da ciência: um estudo de caso. Disponível em: ivo/vol_xvii_1/artigo1_filomena%2520amador_form.pdf+contribui%c3%87% C3%95ES+DA+HIST%C3%93RIA+DAS+%28PSEUDO%29+CI%C3%8ANCIAS+P ARA+A+ABORDAGEM+DA+NATUREZA+DA+CI%C3%8ANCIA:+UM+ESTUDO +DE+CASO&hl=en&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShczJkCYV_vHUrFld9pcwbNeXk _pl9rjygffls1stjm6uop1wzlvimb94kwddlqnf_vl2frkoqjd0o1y1b9kvfjvou055 MtXM5nBARUINZmDEr_7ZJihS6Pg0IJE9gU6yE5mMG&sig=AHIEtbQbOXgXXWC91DpkLluBGBVp-qcA5g. Acesso em: 10 de Novembro de LEDERMAN, N.G;ABD-EL-KHALICK, F;BELL, R.L;SCWARTZ, R.S. Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment of leaners conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v.39, n.6, p , MATTHEWS, M. R. Science Teaching. The role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, V.9, MARTINS, R. A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos para o Ensino Médio PNLD Brasília: FAE, 2008.

15 . Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia das ciências presentes no livro didático de física para o ensino médio. Universidade de São Carlos, PIEDRAHITA, M.V.A. Los Manuale escolares y lós libros de iniciación e La lectura: campo de investigación, Disponível em Acesso em: 22 fev SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, SILVA, E. N. da; TEIXEIRA, R. R. P. A História da Ciência nos Livros Didáticos Um Estudo Crítico sobre o Ensino de Física pautado nos Livros Didáticos e o uso da História da Ciência. In:XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2009 Vitória, ES.

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015: TABELA PERIÓDICA

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015: TABELA PERIÓDICA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015: TABELA PERIÓDICA Fernanda Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), soufernandadias@gmail.com Saniel Ferreira, Universidade Federal

Leia mais

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLEM 2012

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLEM 2012 ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLEM 2012 SILVA.Thiago Pereira da ¹ SOUZA. Monica Marcelino de ¹ BARROS. Ana Patrícia Martins ¹ BARBOSA. Daniela de Brito ¹ RESUMO Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Leia mais

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Apresentação: Pôster

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Apresentação: Pôster O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Apresentação: Pôster Autor Principal 1 ; Rafael Silva de Araujo; Orientadora 2 ; Maristela Maria Andrade da Silva. Introdução Este

Leia mais

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015 SOBRE A TEORIA ATÔMICA

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015 SOBRE A TEORIA ATÔMICA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015 SOBRE A TEORIA ATÔMICA Saniel Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sanielferreira80@gmail.com Fernanda Dias da Silva, Universidade

Leia mais

ABORDAGEM DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ABORDAGEM DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ABORDAGEM DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Joaldo Bezerra de Melo; Marconi Leal do Nascimento; Elaine Negromonte Brandão; Luciano Ferreira Gama; Aline Venâncio

Leia mais

59. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas e os livros didáticos: uma análise comparativa e compreensiva

59. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas e os livros didáticos: uma análise comparativa e compreensiva SEPARATA 59. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas e os livros didáticos: uma análise comparativa e compreensiva Juliana Grosze Nipper Carvalho 1 e Maurivan Güntzel Ramos 2 Pontifícia Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012.

AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012. AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2009 A 2012. José Ijaelson do Nascimento Júnior 1 ; Ana Paula Freitas da Silva 2 1 Universidade

Leia mais

Eixo Temático: Eixo 01: Formação inicial de professores da educação básica. 1. Introdução

Eixo Temático: Eixo 01: Formação inicial de professores da educação básica. 1. Introdução A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUESTÃO DA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: O QUE APONTAM OS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF) ENTRE OS ANOS

Leia mais

A ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS.

A ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. A ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. Alex Luan Welter 1 (IC), Jéssica Carolina de Souza Picinato 2 (IC), Rafael Alexandre Eskelsen 3 (IC), Sthefany Caroline Luebke

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS Edson de Oliveira Costa (1); Rafaela Cristina dos Santos Lima (1);

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONTEÚDOS EXISTENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONTEÚDOS EXISTENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONTEÚDOS EXISTENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS Autor(es): Ewerton Jefferson Barbosa Ferreira Layrla Gabriele Santos de Sousa Luciano Feitosa do Nascimento Rhuan Rommell Bezerra

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Resumo Paulo Sérgio Maniesi O presente artigo apresenta a sistematização preliminar dos resultados

Leia mais

Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental Fabíola Mônica da Silva Gonçalves¹ (fmsgoncalves@ig.com.br) Mayane

Leia mais

ABORDAGEM HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA NO 9º ANO: PERCEPÇÔES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ABORDAGEM HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA NO 9º ANO: PERCEPÇÔES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ABORDAGEM HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA NO 9º ANO: PERCEPÇÔES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III Modalidade: ( X ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( X ) Superior ( ) Pós-graduação Área: (

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

ABORDAGEM HISTÓRICA DOS ESTUDOS DE LOUIS PASTEUR: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD

ABORDAGEM HISTÓRICA DOS ESTUDOS DE LOUIS PASTEUR: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD ABORDAGEM HISTÓRICA DOS ESTUDOS DE LOUIS PASTEUR: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD Modalidade: ( X ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( x ) Superior ( ) Pós-graduação

Leia mais

A Educação Ambiental nos livros didáticos de Química: Os livros indicados pelo PNLD/2012

A Educação Ambiental nos livros didáticos de Química: Os livros indicados pelo PNLD/2012 A Educação Ambiental nos livros didáticos de Química: Os livros indicados pelo PNLD/2012 Ana Carolina A. Silva 1 (PG)*,Ronaldo Lacerda Franco 2 (IC), Penha das Dores S. Silva 3 (PQ), 1 anasilvacarol@hotmail.com;

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Produção Alimentícia CURSO: Técnico em Alimentos FORMA/GRAU: (X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO

A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO Moratelli, Aline Suelem 1 ; Ax, Rafael Henrique 2 ; Clebsch, Angelisa Benetti 3 1 Instituto Federal Catarinense, Rio do

Leia mais

A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO 1

A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO 1 A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO 1 Nicole Gomes Hinterholz 2, Kamila Sandri Dos Passos 3, Fabiane De Andrade Leite 4, Erica Do Espirito Santo Hermel 5. 1

Leia mais

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA:

Leia mais

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO José Ijaelson do Nascimento Júnior; Catalyne Maria de Jesus Lins; Cynthia Maria de Jesus Lins; Ana Paula Freitas da Silva.

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO AULA 2

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO AULA 2 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O PLANEJAMENTO DO ENSINO AULA 2 Lee Shulman (1940 Chicago) O que os professores precisam saber para poder ensinar e para que seu ensino possa conduzir à aprendizagem

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL Resumo Helena Noronha Cury 1 A formação inicial do professor de Matemática tem sido discutida em Fóruns de Licenciatura,

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Maria Eloiza Nenen dos Santos 1 ; Lucicleide Maria de Andrade Silva

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE QUÍMICA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE QUÍMICA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE QUÍMICA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2015 Josiane Vieira Caixeta Brasília DF 2º/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Leia mais

Um breve histórico das aulas de Ciências Naturais. Profª Lúcia Helena Sasseron (FEUSP)

Um breve histórico das aulas de Ciências Naturais. Profª Lúcia Helena Sasseron (FEUSP) Um breve histórico das aulas de Ciências Naturais Profª Lúcia Helena Sasseron (FEUSP) Um breve histórico das aulas de Ciências Naturais LDB (4024/61): insere a obrigatoriedade do ensino de ciências em

Leia mais

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Autor: Almir Lando Gomes da Silva (1); Co-autor: Antonio Fabio do Nascimento Torres (2); Coautor: Francisco Jucivanio

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O (DES)PREPARO DO PROFESSOR: BREVES CONSIDERAÇÕES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O (DES)PREPARO DO PROFESSOR: BREVES CONSIDERAÇÕES EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O (DES)PREPARO DO PROFESSOR: BREVES CONSIDERAÇÕES Nazineide Brito* O preparo do professor da educação inclusiva pode ser o resultado da vivência e da interação com outros indivíduos

Leia mais

UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM COTIDIANO DO EDUARDO LEITE DO CANTO

UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM COTIDIANO DO EDUARDO LEITE DO CANTO UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM COTIDIANO DO EDUARDO LEITE DO CANTO José Robbyslandyo da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande robbyn23@hotmail.com

Leia mais

ENTENDIMENTOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTES NO GUIA DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 2009 E Ana Queli Mafalda Reis 2, Cátia Maria Nehring 3.

ENTENDIMENTOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTES NO GUIA DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 2009 E Ana Queli Mafalda Reis 2, Cátia Maria Nehring 3. ENTENDIMENTOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTES NO GUIA DE LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 2009 E 2012 1 Ana Queli Mafalda Reis 2, Cátia Maria Nehring 3. 1 Recorte da pesquisa realizada junto ao Doutorado em

Leia mais

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS Aline dos Santos Silva (UFCG); Gerlândia Estevam do Nascimento (UFCG); Israel

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

A CONCEPÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A CONCEPÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A CONCEPÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Geissy Cathariny Alves da ROCHA 1, Priscila Brandão de SOUSA 1, Valdelice Lima Gomes da CRUZ 1, Gilberlândio

Leia mais

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EIXO TEMÁTICO: Currículo, Metodologia e Práticas de Ensino FORMA DE APRESENTAÇÃO: RESULTADO DE PESQUISA CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Resumo Darlan Daniel

Leia mais

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR QUÍMICO

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR QUÍMICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ A FORMAÇÃO DO EDUCADOR QUÍMICO Prof. Rita de Cássia A. Costa rita.costa@ifrj.edu.br O educador químico e o currículo na educação

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ESTRUTURA ATÔMICA E MODELOS ATÔMICOS

A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ESTRUTURA ATÔMICA E MODELOS ATÔMICOS A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ESTRUTURA ATÔMICA E MODELOS ATÔMICOS Jaelson Silva Santos 1 (PG), Francine Santos de Paula 1 (PQ). 1 Universidade Federal de Alagoas, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro

Leia mais

LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA ONÇA AO QUILOGRAMA

LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA ONÇA AO QUILOGRAMA LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA ONÇA AO QUILOGRAMA Eliane Pereira Alves Universidade Estadual da Paraíba (lianepa10@hotmail.com) Maria Sílvia Santos de Lima Universidade

Leia mais

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES SANTOS, Luciana Souza - UNINOVE lucianasouza_16@hotmail.com.br MELLO, Márcia Natália Motta UNINOVE

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G. Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LAC1732T1 - Didática Docente(s) Eliane Bambini G. Bruno Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003869A - Didática Docente(s) Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2015 1 Thiago Dias Carvalhedo 2, Jeane Cristina Gomes Rotta 3. 1 Trabalho de Conclusão

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS INTRODUÇÃO Michel Alves Branco Universidade Federal da Paraíba alves_engamb@hotmail.com A inserção da educação ambiental nos Parâmetros

Leia mais

ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1

ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1 1 TRABALHANDO A QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1 RESUMO Atualmente consumimos uma enorme quantidade de produtos derivados de

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

A EXPERIMENTAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA PLENA DE TEMPO INTEGRAL NILO PÓVOAS EM CUIABÁ-MT

A EXPERIMENTAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA PLENA DE TEMPO INTEGRAL NILO PÓVOAS EM CUIABÁ-MT A EXPERIMENTAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA PLENA DE TEMPO INTEGRAL NILO PÓVOAS EM CUIABÁ-MT Amanda Katiélly Souza Silva amandaquimica2014@gmail.com Isabela Camacho Silveira silveiraisabelacamacho@gmail.com

Leia mais

Propostas e projetos para o ensino de física

Propostas e projetos para o ensino de física Propostas e projetos para o ensino de física Análise: Física Integração e Tecnologia X Coleção Ser Protagonista Integrantes: Jorge Eduardo Ribeiro, Fernanda Ribeiro e Evandro Nonato Analise do Livro Física

Leia mais

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS Re s e n h a ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS por Sandra Márcia Campos Pereira 1 CRUSOÉ, N. M. de C.; NUNES, C. P; SANTOS, J. J. dos (Org.). Itinerários de Pesquisa:

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO. Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP

ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO. Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP Relato de Experiência RESUMO A Química é uma ciência que deve

Leia mais

Dossiê: Livro Didático e Ensino de História

Dossiê: Livro Didático e Ensino de História Dossiê: Livro Didático e Ensino de História Luciana Rossato* Vanderlei Machado** O número 1 do volume 23 da Revista Cadernos do Aplicação aborda o livro didático de História. Busca situar sua historicidade,

Leia mais

O LIVRO DIDÁTICO, ESCOLHA E UTILIZAÇÃO: ALGUNS ASPECTOS DO GUIA DIGITAL

O LIVRO DIDÁTICO, ESCOLHA E UTILIZAÇÃO: ALGUNS ASPECTOS DO GUIA DIGITAL O LIVRO DIDÁTICO, ESCOLHA E UTILIZAÇÃO: ALGUNS ASPECTOS DO GUIA DIGITAL João Silva Rocha Secretaria Executiva de Educação PE joaosilvarocha@hotmail.com Ricardo Tiburcio dos Santos LEMATEC Laboratório de

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2015.1 1. Identificação 1.1. Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Agrárias

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE

AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE INTRODUÇÃO Thiago Pereira da Silva¹ E-mail:thiagoellisson@yahoo.com.br Paulo Deyvit Rodrigues de Sousa² E-mail: paulodaivid@gmail.com

Leia mais

Lueny Amorim de oliveira (1); Lainne Saraiva Garreta (1); Malena Correia Costa (2) Antônia Gomes do Nascimento (3)

Lueny Amorim de oliveira (1); Lainne Saraiva Garreta (1); Malena Correia Costa (2) Antônia Gomes do Nascimento (3) A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1 ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS. Lueny Amorim de oliveira (1);

Leia mais

O LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Introdução

O LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Introdução O LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES Autor: Marcelo Silva Bastos Instituição: SME-RJ; Centro Universitário Celso Lisboa e-mail:profsbastos@uol.com.br

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004114A - Psicologia da Educação Docente(s) Rita Melissa Lepre Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Mayky Francley Pereira de Lima 1 ; Diego Rabelo dos Santos 1 ; Josildo José Barbosa da Silva 2 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO AVALIADOS PELO PNLD

UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO AVALIADOS PELO PNLD UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO AVALIADOS PELO PNLD Saul Martins Lopes de Amorim - Ana Carolina Costa Pereira smlamorim@hotmail.com- carolinawx@gmail.com

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

48 Aula prática: 0 Câmpus: SA horária: horas Código da. Turma: Turno: Quadrimestre: Ano: turma: Docente(s) responsável(is):

48 Aula prática: 0 Câmpus: SA horária: horas Código da. Turma: Turno: Quadrimestre: Ano: turma: Docente(s) responsável(is): Caracterização da disciplina Código da NHT3090- Nome da disciplina: Práticas de Ensino de Física II disciplina: 15 Créditos (T-P- ( 2-2 - 4 ) Carga 48 Aula prática: 0 Câmpus: SA I): horária: horas Código

Leia mais

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Luana Firmino Lobo Licenciada em Pedagogia e Mestranda em Educação

Leia mais

Aula 5 OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Aula 5 OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA META Apresentar formas de organização de conteúdos privilegiando o estabelecimento de relações entre os vários conhecimentos químicos e entre a Química e suas aplicações

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente.

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente. ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1 RESUMO Letícia Ramos da Silva 2 Trata-se de um estudo que apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA Anne Charlyenne Saraiva Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - anne.saraiva@hotmail.com) INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta um recorte

Leia mais

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014 A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BARROSO, Poliana Polinabarroso@saocamilo-es.br BICALHO, Alessandro Erick alessandrobicalho@saocamilo-es.br

Leia mais

Palavras-chave: Ensino de Química; Contextualização; Laboratório de Química; Conceitos Científicos; Experimentação. 1. INTRODUÇÃO

Palavras-chave: Ensino de Química; Contextualização; Laboratório de Química; Conceitos Científicos; Experimentação. 1. INTRODUÇÃO A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA: UM AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO Márcia Valente de Brito Dantas 1* Lígia Maria

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico em Manutenção e suporte em Informática FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

LABORATÓRIO DE COMPORTAMENTO MOTOR LACOM Prof. Dr. Luciano Basso

LABORATÓRIO DE COMPORTAMENTO MOTOR LACOM Prof. Dr. Luciano Basso Tani, G. (2006). Comportamento motor e sua relação com a Educação Física. Brazilian Journal of Motor Behavior, v.1, n.1, p 20-31. Autor da resenha: Gil Oliveira da Silva Junior Revisão da resenha: Aline

Leia mais

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL No processo ensino-aprendizagem Rio de Janeiro 2005 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE DINÂMICA GRUPAL OBJETIVOS: Estudar

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO PAE E A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DO ENSINO SUPERIOR

O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO PAE E A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DO ENSINO SUPERIOR O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO PAE E A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DO ENSINO SUPERIOR Maria Angélica Penatti Pipitone; Juliana Antônio; Letícia Ferreira Magnin Universidade de São Paulo Escola Superior

Leia mais

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO Katherine Scheeffer de Almeida Bucher. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Componente Curricular: EJA Educação de Jovens e Adultos Carga Horária: 50 horas Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: 2017.01

Leia mais

Thiago Pereira da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba- Campus I

Thiago Pereira da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba- Campus I DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE. Thiago Pereira da Silva¹ E-mail:thiagoellisson@yahoo.com.br

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ANDRÉA VERUSKA NERY VAZ 1 INTRODUÇÃO Educar é colaborar para que as pessoas transformem suas vidas através de constante aprendizagem. De

Leia mais

XI ENPEC de julho de Primeira Circular

XI ENPEC de julho de Primeira Circular Apresentação XI ENPEC 03-06 de julho de 2017 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência Primeira Circular O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A ANÁLISE DO FOCO CIENTÍFICO EM REVISTAS DE CIRCULAÇÃO MIDIÁTICA Kelly Jaqueline Alves, Priscila Proença Croscatto e Rosebelly Nunes Marques Universidade de São Paulo/ESALQ-Depto. de Economia, Administração

Leia mais

LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA

LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA Priscila Keyla dos Reis de Miranda 1 ; Professora Orientadora Dr.a Ana Maria Koch 2 ; Higo Carlos Meneses de Sousa 3 Resumo O Projeto Material didático de História

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB Vitória de Andrade Freire 1, Maria Betania Hermenegildo dos Santos 2 1 Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais